Daniel Ferreira de Castro Furtado

Graduação no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, e Mestrado em Engenharia Ambiental, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Durante a graduação atuou em pesquisas no Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado - GESAD, com o projeto "Aperfeiçoamento de Sistemas de Tratamento de Efluentes em Centros de Treinamento da EPAGRI utilizando Filtros Plantados com Macrófitas" em parceria com a EPAGRI; no Grupo Transdiciplinar em Governaça da Água e do Território - GTHidro, com o projeto "Tecnologias Sociais para a Gestão da Água", financiado pelo Programa Petrobrás Ambiental; no Laboratório de Hidráulica do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, como monitor, onde desenvolveu atividades referentes ao estudo e operação de sistemas de condutos forçados, vertedores e canais, e à condução de aulas práticas para os alunos das turmas da disciplina de Hidráulica; no Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico da UFSC - NEAmb, como conselheiro técnico e desenvolvendo projetos ambientais relacionados com fundamentos da educação ambiental, saneamento ecológico, unidades de conservação da natureza, mobilidade sustentável e governança; e na Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN, como estagiário das atividades de fiscalização de redes coletoras de esgoto de Florianópolis/SC. Profissionalmente atuou como coordenador do projeto "Criação do Refúgio de Vida Silvestre de Itapema" pelo NEAmb; como Professor temporário do Curso Técnico em Controle Ambiental Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú; na OSCIP Instituto Çarakura desenvolvendo projetos relacionados a restauração ambiental, saneamento ecológico, sustentabilidade na cadeia produtivo de fumo, educação ambiental e governança, e como Monitor Ambiental do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, gerido pela Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina - FATMA; na Empresa Rhas Ambiental como consultor para o desenvolvimento de projetos de tratamento de efluentes empregando a tecnologia dos wetlands construídos; e como Engenheiro autônomo no desenvolvimento de projeto de infiltração de efluentes tratados para um condomínio vertical no município de Bombinhas/SC e na elaboração de laudo técnico sobre o sistema predial de esgoto sanitário de um condomínio vertical em Florianópolis/SC. Atualmente atua como consultor da empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades na elaboração do Plano Diretor Municipal de Macrodrenagem de Braço do Norte/SC, do Plano Diretor Municipal de Controle de Erosão no Meio Rural de Tupã/SP, do Plano Municipal de Saneamento Básico de Uauá/BA e do Plano de Mobilidade de Imbituba/SC.

Informações coletadas do Lattes em 14/05/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental

2010 - 2012

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Caracterização de Lodo de Tanque Séptico e Tratamento em Filtros Plantados com Macrófitas,Ano de Obtenção: 2012
Luiz Sérgio Philippi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: lodo de tanque séptico; filtros plantados com macrófitas; desaguamento; mineralização; biossólidos.

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental

2003 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Implantação de dois filtros plantados com macrófitas utilizados no tratamento de esgotos domésticos e monitoramento da fase inicial de operação
Orientador: Luiz Sérgio Philippi

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Práticas Pedagógicas Inclusivas. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.

2018 - 2018

Disciplina do PPGEA/UFSC - Tratamento Descentralizado de Esgotos. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

O grande desafio para o empreendedor do novo milênio. (Carga horária: 1h). , Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.

2015 - 2015

CAPACITAÇÃO EM ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS. (Carga horária: 5h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2015 - 2015

CURSO DE DESIGN EM PERMACULTURA (PDC). (Carga horária: 86h). , Instituto Çarakura, IÇARA, Brasil.

2014 - 2014

Formação Docente Continuada - Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. (Carga horária: 2h). , INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CAMBORIÚ, IFC - CAMBORIÚ, Brasil.

2013 - 2013

Desafios e Superação com Oscar Schmidt. (Carga horária: 3h). , Assembléia Legislativa do Estado Santa Catarina, ALESC, Brasil.

2008 - 2008

INTRODUÇÃO AO SPRING. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação - Docência.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário de Criação e Gestão de UCs. 2014. (Seminário).

I Conferência Inovações e Desafios do Saneamento da Costa Esmeralda. 2013. (Outra).

I Seminário de Criação e Gestão de Unidades de Conservação. 2012. (Seminário).

12th International Conference on Wetland Systems for Water Pollution Control.. Hybrid Constructed Wetlands used in the treatment of domestic wastewater - Implementation and monitoring of the initial phase of operation. 2010. (Congresso).

V Encontro Nacional de Juventude e Meio Ambiente.Projeto Travessia Pacífico-Atlântico. 2010. (Encontro).

SUSTENTAR 2008 - Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável. 2008. (Outra).

XXXI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL. 2008. (Congresso).

24º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2007. (Congresso).

2º Congresso Latinoamericano de Parques Nacionais e outras Áreas Protegidas. 2007. (Congresso).

Encontro Preparatório do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina. 2007. (Encontro).

Fórum do Saneamento Ambiental - Água e Esgoto, Região da Grande Florianópolis. 2006. (Outra).

II Semana Acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental (SAESA). 2006. (Outra).

VII Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2006. (Seminário).

23º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2005. (Congresso).

3º Congresso Nacional do Meio Ambiente. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rodrigo Felipe da Cal

PHILIPPI, L. S.; PINTO, C. R. S. C.;FURTADO, D. F. C.. DESINFECÇÃO DE ÁGUAS CINZAS POR APLICAÇÃO DE HIPOCLORITO DE CÁLCIO PARA FINS DE REUSO NÃO-POTÁVEL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Bernadete Panceri

MAGRI, Maria Elisa;PANCERI, B.. Implantação de dois filtros plantados com macrófitas utilizados no tratamento de esgotos domésticos e monitoramento da fase inicial de operação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

FERNANDO SOARES PINTO SANT'ANNA

SANT'ANNA, F.S.P.; BELLI FILHO, P.; COMIN, J. J.. Caracterização de lodo de tanque séptico e tratamento em filtros plantados com macrófitas. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

LUIZ SERGIO PHILIPPI

BELLI FILHO, Paulo; Sant'Anna, F.S.P; COMIN, J. J.;PHILIPPI, L. S.. Caracterização de lodo de tanque septico e tratamento em filtros plantados com macrófitas. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

LUIZ SERGIO PHILIPPI

PHILIPPI, L. S.MAGRI, Maria Elisa; PANCERI, Bernardete. Implantação de dois filtros plantados com macrófitas utilizados no tratamento de esgotos domésticos e monitoramento da fase inicial de operação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Nathan Willian dos Santos, Thayná Hack

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS DO IFC ? CAMPUS CAMBORIÚ; 2015; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Controle Ambiental Integrado ao Ensino Médio) - INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CAMBORIÚ; Orientador: Daniel Ferreira de Castro Furtado;

Matheus Camargo Hilha

Projeto Praia Limpa; 2015; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Controle Ambiental) - Instituto Federal Catarinense; Orientador: Daniel Ferreira de Castro Furtado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

LUIZ SERGIO PHILIPPI

Implantação de filtros plantados com macrófitas de fluxo vertical e horizontal para tratamento de esgoto sanitário; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FURTADO, D. F. C. ; PHILIPPI, L. S. ; SUNTTI, C. ; HAIML, C. ; REGI, R. . Utilização de Filtros Plantados com Macrófitas para o desaguamento e mineralização de lodo de tanque séptico. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 06, p. 1271-1283, 2012.

  • MORAES, M. A. ; FURTADO, D. F. C. ; SMITH, R. E. ; OLIVEIRA, A. . Restauração de Florestas e Paisagens no Brasil. 1. ed. Brasília: IUCN Brazil, 2016. v. 1. 266p .

  • FURTADO, D. F. C. ; SANTOS, N. W. ; HACK, T. . AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS DO IFC ? CAMPUS CAMBORIÚ. In: VI Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE), 2015, Camboriú/SC. Anais [da] VI Feira de Iniciação Científica e Extensão. Camboriú/SC: IFC-Camboriú, 2015.

  • FURTADO, D. F. C. ; PHILIPPI, L. S. ; HAIML, C. ; SUNTTI, C. ; REGI, R. . Utilização de filtros plantados com macrófitas para o desaguamento e mineralização de lodos de tanque séptico. In: XIV ENCONTRO DA REDE LUSO-BRASILEIRA DE ESTUDOS AMBIENTAIS, 2011, Recife. Utilização de filtros plantados com macrófitas para o desaguamento e mineralização de lodos de tanque séptico, 2011.

  • PELISSARI, C. ; SEZERINO, P. H. ; BENTO, A. P. ; PHILIPPI, L. S. ; FURTADO, D. F. C. . Filtros plantados com macrófitas de fluxo vertical (wetlands construídos) empregados no tratamento complementar de efluentes de tanque séptico: início de operação.. In: 26° Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Filtros plantados com macrófitas de fluxo vertical (wetlands construídos) empregados no tratamento complementar de efluentes de tanque séptico: início de operação., 2011.

  • MAGRI, M. E. ; FURTADO, D. F. C. ; FRANCISCO, J. G. Z. ; REGI, R. ; PHILIPPI, L. S. . Desempenho de diferentes espécies de macrófitas no desaguamento de lodo anaeróbio em filtros plantados de fluxo vertical. In: 26° Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Desempenho de diferentes espécies de macrófitas no desaguamento de lodo anaeróbio em filtros plantados de fluxo vertical, 2011.

  • FURTADO, D. F. C. ; SUNTTI, C. ; PHILIPPI, L. S. ; HAIML, C. ; REGI, R. . Utilização de filtros plantados com macrófitas para o desaguamento e mineralização de lodos de tanque séptico. In: XIV Encontro da Rede Luso-brasileira de estudos ambientais, 2011, Recife. Utilização de filtros plantados com macrófitas para o desaguamento e mineralização de lodos de tanque séptico, 2011.

  • FURTADO, D. F. C. ; PHILIPPI, L. S. ; SEZERINO, P. H. ; PELISSARI, C. . Hybrid constructed wetlands used in the treatment of domestic waste water in rural area in south of Brazil ? implementation and monitoring of the initial phase of operation. In: 12th International Conference on Wetland Systems for Water Pollution Control, 2010, Veneza. Hybrid constructed wetlands used in the treatment of domestic waste water in rural area in south of Brazil ? implementation and monitoring of the initial phase of operation, 2010.

  • Celso Moller Ferreira ; FURTADO, D. F. C. ; Frederico Thompson Genofre ; CURTARELLI, M. P. ; Arruda, Lucas Barros . ESTRUTURAÇÃO DE OFICINAS DE CAPACITAÇÃO COMUNITÁRIA EM REPRESENTAÇÃO DIGITAL DO TERRITÓRIO E SIG PARTICIPATIVO. In: XXXI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERÍASANITARIA Y AMBIENTAL, 2008, Santiago - CHILE. XXXI AIDIS, 2008.

  • FURTADO, D. F. C. . Bicicleta e mobilidade urbana, cicloviagens e unidades de conservação da natureza: o projeto Travessia Pacífico-Atlântico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FURTADO, D. F. C. . Cicloviagem, Unidades de Conservação da Natureza e Sustentabilidade: O caso do Projeto Travessia Pacífico-Atlântico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FURTADO, D. F. C. ; SANTOS, N. W. ; HACK, T. . Avaliação do Processo de Compostagem dos Resíduos Sólidos Orgânicos do IFC/Campus Camboriú. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FURTADO, D. F. C. . Saneamento Ecológico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FURTADO, D. F. C. . Oficina intitulada 'BIKE'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FURTADO, D. F. C. ; SANCHEZ, L. ; FARAON, M. . Projetos Travessia Pacífico-Atlântico e EcoAustral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FURTADO, D. F. C. . Palestra: Mobilidade Urbana e Ciclovias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VON SPERLING, M. ; SEZERINO, P. H. ; FURTADO, D. F. C. . Dimensionamento de wetlands construídos no Brasil 2018 (Boletim).

  • MEREGE, R. C. C. B. ; FURTADO, D. F. C. ; CUNHA, G. F. . Criação do Refúgio de Vida Silvestre de Itapema: Levantamento da estrutura fundiária 2012 (Relatório de Projeto Ambiental).

  • MEREGE, R. C. C. B. ; FURTADO, D. F. C. ; CUNHA, G. F. . Criação do Refúgio de Vida Silvestre de Itapema: Educação Ambiental e Governança 2012 (Relatório de Projeto Ambiental).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2009

    Aperfeiçoamento de Sistemas de Tratamento de Esgoto em Centros de Treinamento da EPAGRI utilizando Filtros Plantados com Macrófitas, Descrição: Tecnologias de tratamento de esgotos empregadas sob as bases do saneamento descentralizado são importantes alternativas para suprir a enorme carência de saneamento no Brasil, principalmente nas áreas rurais. Os filtros plantados com macrófitas apresentam grande potencial no tratamento de esgotos e apresentam baixos custos de implantação, operação e manutenção, sendo uma opção viável para o tratamento de efluentes de residências, comunidades, indústrias e instituições. Nos centros de treinamento da EPAGRI nas cidades de São Joaquim (Cetrejo) em 2001 e Videira (Cetrevi) em 2004, foram implantados filtros plantados com macrófitas de fluxo horizontal que atualmente apresentam condições de subdimensionamento. O objetivo deste trabalho foi implantar novos filtros plantados com macrófitas para funcionar em conjunto com os filtros já existentes, de maneira a complementar o desempenho dos sistemas de tratamento. A eficiência de cada unidade implantada foi avaliada por meio de análises realizadas com periodicidade mensal dos parâmetros DQO, pH, NTK, NH4-N, NO2-N, NO3- N, PO4-P, sólidos totais, sólidos voláteis, sólidos suspensos, coliformes totais e fecais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Ferreira de Castro Furtado - Integrante / Luiz Sérgio Philippi - Coordenador.

  • 2008 - 2008

    Tecnologias Sociais para a Gestão da Água, Descrição: Projeto financiado pelo Programa Petrobrás Ambiental, em parceria com a EMBRAPA e a EPAGRI. Este projeto visou implementar tecnologias para a gestão social da água que sejam efetivas, eficazes e eficientes, por meio de processos participativos, contemplando o conceito de Governança. Atuação como bolsista voluntário, desenvolvendo as atividades descritas abaixo no período de março de 2008 à dezembro de 2008: Condução de oficinas e reuniões de educação ambiental com estudantes da rede pública e com lideranças sociais da comunidade do município de Urubici/SC; Condução de saídas a campo com a comunidade utilizando GPS; Elaboração de material didático sobre re-conhecimento do território e geoprocessamento (apostila para utilização do software ArcExplorer); Condução de oficina de geoprocessamento e criação de mapas utilizando o software ArcExplorer com lideranças socais da comunidade do município de Urubici/SC. O trabalho desenvolvido resultou no artigo científico: ?Estruturação de oficinas de capacitação comunitária em representação digital do território e SIG participativo?. XXXI Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental. Santiago ? Chile, 2008.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Daniel Ferreira de Castro Furtado - Integrante / Daniel Jose da Silva - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

2º LUGAR com o trabalho ?AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS DO IFC - CAMPUS CAMBORIÚ? na categoria PÔSTER/ESTANDE - VI FICE, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú (VI Feira de Iniciação Científica e Extensão).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Temporário do Curso Técnico em Controle Ambiental Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú pelo período de dois anos. Responsável pela condução do processo ensino-aprendizagem das disciplinas Gestão Ambiental e Organizacional, Impactos Ambientais, Poluição e Controle Ambiental, Sistemas Urbanos de Água e Esgoto, Análises de Águas e Efluentes, Gestão de Resíduos Sólidos, Vigilância Sanitária e Ambiental, Noções de Hidráulica, Projetos Ambientais, e Laboratório de Práticas Profissionalizantes Orientadas no tema Gestão de Resíduos Sólidos.

  • 2015 - 2016

    Instituto Çarakura

    Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Projetos Ambientais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitor Ambiental do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST) no período de janeiro a junho de 2016, no âmbito do contrato de termo de gestão compartilhada do PAEST entre a FATMA e o Instituto Çarakura. Foram desenvolvidas atividades de recepção dos visitantes do Parque com informações sobre histórico, importância, biodiversidade, aspectos sócio-culturais da unidade de conservação, bem como as temáticas do desenvolvimento sustentável, planejamento ambiental, conservação da natureza e educação ambiental. Era realizada a condução dos visitantes na trilha interpretativa da Restinga do Maciambu, que possuíam os mais diversos perfis, desde crianças dos Núcleos de Educação Infantil, passando pelas escolas e colégios até as universidades, além de moradores do entorno e turistas de outras cidades, Estados e países. Também foram realizadas atividades de extensão em escolas dos municípios do entorno do Parque, desenvolvendo atividades de educação ambiental relacionadas a temática do PAEST e a conservação da natureza. No período de julho de 2015 a junho de 2016 atuou na elaboração e desenvolvimento dos seguintes projetos: Governança e restauração ambiental da mata ciliar do Rio Areias na APA do Anhatomirim em Governador Celso Ramos/SC, no âmbito do projeto PILaR, financiado pela União Internacional para a Conservação da Natureza; Elaboração do projeto Restauração ambiental de matas ciliares de rios e nascentes da Bacia Hidrográfica do rio Cubatão Norte, em Joinville/SC, no âmbito do edital 01/2015 do Fundo Nacional do Meio Ambiente; Elaboração de projeto de saneamento ecológico no interior de Pernambuco; Elaboração do projeto Elaboração de diagnósticos ambientais na bacia do rio Areias na APA do Anhatomirim, aprovado pela Vara Ambiental da Justiça Federal.

  • 2012 - 2012

    Instituto Çarakura

    Vínculo: Consultoria Técnica, Enquadramento Funcional: Coordenador de campo

    Outras informações:
    Atuou como coordenador da equipe de campo responsável por pesquisa socioambiental entre produtores de fumo da região Sul do Brasil, no âmbito do Projeto ?Sustentabilidade da cadeia produtiva da madeira para lenha utilizada na cura do tabaco?, financiado pela UICN ? União Internacional para a Conservação da Natureza por meio da Philip Morris International.

  • 2012 - 2012

    Instituto Çarakura

    Vínculo: Consultoria Técnica, Enquadramento Funcional: Consultoria Técnica

    Outras informações:
    Atuou como coordenador, facilitador e ministrante de Curso sobre Saneamento Ecológico com foco em Banheiro Seco. Foram abordados aspectos técnicos e teóricos da tecnologia, dimensionamento, sinalização para o uso e manutenção, formas de utilização dos resíduos armazenados, além da construção prática de um banheiro seco na sede rural do Instituto Çarakura. A preparação e organização do curso ocorreu durante os meses de setembro e outubro de 2012, e as atividades teóricas e práticas nos dias 02, 03 e 04 de novembro de 2012.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador e Conselheiro Técnico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenação do projeto "Criação do Refúgio de Vida Silvestre de Itapema", desenvolvendo atividades de gestão financeira e administrativa, governança com a comunidade local e atores sociais de Itapema, e educação ambiental relacionadas à preservação e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

  • 2005 - 2005

    Companhia Catarinense de Águas e Saneamento

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Fiscalização das ligações residenciais na rede coletora de esgoto dos bairros Córrego Grande, Santa Mônica e Pantanal, em Florianópolis/SC.

  • 2013 - 2013

    Rhas Ambiental

    Vínculo: Consultoria Técnica, Enquadramento Funcional: Consultor

    Outras informações:
    Elaboração de projeto de um filtro plantado com macrófitas de fluxo horizontal para pós-tratamento de esgoto doméstico e acompanhamento técnico da implementação do sistema.

  • 2018 - Atual

    Líder Engenharia e Gestão de Cidades Ltda.

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atua como consultor no desenvolvimento do Plano Diretor de Macrodrenagem de Braço do Norte/SC, Plano Diretor de Controle de Erosão no Meio Rural de Tupã/SP, Plano Municipal de Saneamento Básico de Uauá/BA e Plano de Mobilidade de Imbituba/SC.