Francimar Ferrari Ramos

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Especialista em Fisioterapia cardiorrespiratória e em terapia intensiva pela ASSOBRAFIR. Atualmente é coordenador acadêmico da pós graduação de Fisioterapia Cardiopulmonar e Fisioterapia em Terapia Intensiva da Faculdade Redentor em Recife-PE. Coordenador geral do serviço de Fisioterapia dos Esperança Recife (Rede D'or). Coordenador do Serviço de Fisioterapia da UTI Geral e preceptor de residência do Hospital Agamenon Magalhães. É diretor técnico-administrativo do Grupo Pulmocardio Fisioterapia. Coordenador da comissão nacional de honorários e procedimentos fisioterapêuticos do COFFITO. Estuda os seguintes temas: ventilação mecânica, cirurgia cardíaca, treinamento de músculos respiratórios, eletroterapia em pacientes críticos, desmame da ventilação mecânica e mobilização precoce no paciente crítico.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)

2004 - 2006

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Perfil Hematimétrico e Identificação da Hemoglobina do Bicho Preguiça (Bradypus variegatus),Ano de Obtenção: 2006
Carlos Peres da Costa.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.

Especialização em andamento em MBA em Serviços de Saúde

2010 - Atual

Centro Universitário Internacional
Título: Custo efetividade da Fisioterapia Baseada em Protocolos na Unidade de Terapia Intensiva

Especialização em andamento em MBA em Serviços de Saúde

2010 - Atual

Centro Universitário Internacional
Título: Custo efetividade da Fisioterapia Baseada em Protocolos na Unidade de Terapia Intensiva

Especialização em fisioterapia cardio-respiratoria

1999 - 2001

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em fisioterapia

1992 - 1997

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Desenvolvimento Gerencial. (Carga horária: 32h). , Equipe Jairo Martiniano, JM, Brasil.

2014 - 2014

Governança Clínica. (Carga horária: 12h). , Health Services Accreditation, IQG, Canadá.

2014 - 2014

Ventilação Mecânica e as fronteiras do conhecimento. (Carga horária: 20h). , Pulmocardio Trainee, PULMOCARDIO, Brasil.

2013 - 2013

As mudanças demográficas e seus impactos sobre a saúde suplementar. (Carga horária: 8h). , Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERRARI, F . XVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA. 2016. (Congresso).

FERRARI, F . Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Cardiorrespiratória. 2015. (Congresso).

FERRARI, F . 1o Congresso Nordestino e 4o Congresso Pernambucano de Fisioterapia cardiorrespiratório e fisioterapia em terapia intensiva. 2012. (Congresso).

FERRARI, F . 1o Simpósio Pernambucano de Fisioterapia Hospitalar. 2011. (Congresso).

FERRARI, F . XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2008. (Congresso).

FERRARI, F ; Maciel, F . II Congresso Pernambucano de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2007. (Congresso).

FERRARI, F . I Congresso Pernambucano de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro Argentina-Brasil-Chile.Como obter indicadores de qualidade através de marcadores funcionais?. 2016. (Encontro).

II Encontro de Gestores da Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva:.Análise de custo-efetividade: uma missão necessária para o gestor.. 2016. (Seminário).

II Encontro de Gestores da Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva:.Quais indicadores, especificamente podem refletir a efetividade e qualidade assistencial para fisioterapia em terapia intensiva e respiratória?. 2016. (Encontro).

XVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA. 2016. (Simpósio).

XVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA.DESMAME VENTILATORIO E A INCIDÊNCIA DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECANICA. 2016. (Simpósio).

II Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia. Diagnostico cinético-funcional: compartilhando experiencias e estruturando saberes. 2015. (Congresso).

II Jornada de Fisioterapia HCPA/UFRGS.Perspectivas atuais da Fisioterapia no cenário nacional. 2015. (Outra).

IX Congresso Pernambucano de terapia intensiva adulto e pediátrico. Como diminuir o risco de desmame prolongado?. 2015. (Congresso).

IX Congresso Pernambucano de terapia intensiva adulto e pediátrico. Desafios da Reabilitação. 2015. (Congresso).

Simpósio Brasileiro de Fisioterapia do Hospital Copa Dor.Eletroestimulação e força muscular periférica no paciente hospitalizado. 2015. (Simpósio).

Simpósio Brasileiro de Fisioterapia do Hospital Copa Dor.Suporte ventilatório não invasivo: quando não fazer?. 2015. (Simpósio).

Simposio Científico atualização no tratamento do câncer.Abordagem da Fisioterapia na cirurgia torácica de pacientes oncológicos. 2015. (Simpósio).

VIII Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia intensiva. Avaliado de trabalho científico. 2015. (Congresso).

VIII Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia intensiva. Declínio funcional, o que podemos predizer e como avaliar?. 2015. (Congresso).

VIII Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia intensiva. Manobra de recrutamento alveolar. 2015. (Congresso).

20o Simpósio Internacional de ventilação mecânica e mobilização precoce do Hospital São luiz.Eletroestimulação em UTI. 2014. (Seminário).

I Congresso Nacional de Fisioterapia da UNIT. Atualidades e tendências na Fisioterapia. 2014. (Congresso).

I Jornada de Fisioterapia em UTI.Mobilização do paciente na UTI. 2014. (Encontro).

IV Congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva. Cough Assit. 2014. (Congresso).

IV Congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva. Estimulação elétrica muscular: existe uma técnica superior?. 2014. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Monitoração da pressão e a aspiração supra balonete intratarqueal realmente importam?. 2014. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Honorários de Fisioterapia: como estamos e o que queremos. 2014. (Congresso).

9o Congresso Norte-nordeste de medicina Intensiva. Novos modos ventilatórios terapêuticos. 2013. (Congresso).

I Congresso do Sertão de Fisioterapia cardiorrespiratória e terapia intensiva. O fisioterapeuta no ambiente hospitalar. 2013. (Congresso).

II Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco. Treinamento muscular respiratório e suas especialidades. 2013. (Congresso).

II Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco. Utilização de FES em diversas situações clínicas. 2013. (Congresso).

II CONGRESSO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA. Perspectivas remuneratórias do fisioterapeuta cardiorrespiratório. 2013. (Congresso).

VII Congresso Sul Brasileiro de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva da ASSOBRAFIR. Legislação dos honorários fisioterapêuticos. 2013. (Congresso).

VII Congresso Sul Brasileiro de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva da ASSOBRAFIR. Inovações tecnológicas na UTI. 2013. (Congresso).

VIII Congresso Pernambucano de Medicina Intensiva. Como diagnosticar e conduzir o paciente com fraqueza muscular. 2013. (Congresso).

XIII Congresso Mineiro de Medicina Intensiva. Qual a real função do fisioterapeuta na UTI?. 2013. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Fraqueza muscular x desmame. 2013. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Como elaborar um protocolo operacional padrão.. 2013. (Congresso).

1o Congresso Nordestino e 4o Congresso Pernambucano de Fisioterapia cardiorrespiratória em terapia intensiva. Gestão de qualidade e acreditação: RDC 7 e sustentabilidade dos serviços de fisioterapia no ambiente hospitalar. 2012. (Congresso).

1o Congresso Nordestino e 4o Congresso Pernambucano de Fisioterapia cardiorrespiratória em terapia intensiva. Mobilização do doente crítico, nível de funcionalidade e prognóstico clínico. 2012. (Congresso).

1o Congresso Nordestino e 4o Congresso Pernambucano de Fisioterapia cardiorrespiratória em terapia intensiva. Indicadores de qualidade em fisioterapia respiratória. 2012. (Congresso).

1o Congresso Nordestino e 4o Congresso Pernambucano de Fisioterapia cardiorrespiratória em terapia intensiva. Eletroestimulação neuromuscular pode ser uma terapêutica precoce em pacientes críticos?. 2012. (Congresso).

5o Encontro acadêmico de Fisioterapia do Rio Grande do Norte.Honorários fisioterapêuticos. 2012. (Encontro).

III Simpósio SOTIMA de terapia intensiva.Pneumonia associada a ventilação mecânica. 2012. (Simpósio).

XVII Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Temas livre posteres. 2012. (Congresso).

XVII Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Reabilitação no paciente portador de insuficiencia cardíaca crônica. 2012. (Congresso).

XVII Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2012. (Simpósio).

XVII Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.Eletroestimulação neuromuscular como método de treinamento em pacientes críticos. 2012. (Simpósio).

24 Annual Congress ESICM. 2011. (Congresso).

25 anos da ASSOBRAFIR.Mobilização do paciente crítico- Vencendo barreiras em busca da funcionalidade. 2011. (Encontro).

I Congresso Baiano de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisio. Quais desfechos são importantes?. 2011. (Congresso).

II Fórum AMIB de Fisioterapia.As assincronias-Como interpretar?. 2011. (Outra).

II Fórum AMIB de Fisioterapia.Estimulação Elétrica funcional. 2011. (Outra).

I Jornada de Fisioterapia cardiorrespiratória e em terapia intensiva.Ventilação Mecânica como recurso terapêutico. 2011. (Encontro).

I Jornada de Fisioterapia cardiorrespiratória e em terapia intensiva.Indicadores de qualidade em terapia intensiva. 2011. (Encontro).

I Jornada interdisciplinar de ventilação mecânica.Desmame. 2011. (Encontro).

VII Congresso Pernambucano de terapia intensiva. Mobilização no paciente crítico: quebrando paradigmas. 2011. (Congresso).

XXI Jornada de Fisiotarapia da Estácio FIR "Fisioterapia 42 anos fazendo a diferença e superando limites"..Efetivando o SUS: acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde. 2011. (Encontro).

15o Simpósio Internacional de Fisioterapia respiratória e Fisioterapia em terapia intensiva. Desmame da ventilação mecânica com o tema: desmae difícil. 2010. (Congresso).

15o Simpósio Internacional de Fisioterapia respiratória e Fisioterapia em terapia intensiva.Avaliador de trabalho oral. 2010. (Simpósio).

15o Simpósio Internacional de Fisioterapia respiratória e Fisioterapia em terapia intensiva.Avaliador de poster. 2010. (Simpósio).

15o Simpósio Internacional de Fisioterapia respiratória e Fisioterapia em terapia intensiva.Mobilização do doente crítico. 2010. (Simpósio).

I Encontro Paraibano da ASSOBRAFIR.Desmame Dificil. 2010. (Encontro).

I Encontro Paraibano da ASSOBRAFIR.Eletroestimulação em UTI. 2010. (Encontro).

III Congresso Pernambucano de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Atuação da Fisioterapia na recuperação funcional no paciente grave em ventilação mecanica prolongada. 2010. (Congresso).

III Congresso Pernambucano de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Fisioterapia em UTI: um paralelo entre a evidencia cientifica e a gestao de qualidade. 2010. (Congresso).

I Jornada de Fisioterapia em terapia intensiva.Treinamento muscular respiratório: quem são os indicados e como eu faço. 2010. (Encontro).

I Jornada de Fisioterapia em terapia intensiva.Fisioterapia em UTI: onde queremos, devemos e podemos chegar. 2010. (Encontro).

XVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Desmame Dificil. 2010. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Fisioterapia: novas abordagens, tendencias e evidencias. 2010. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. 2010. (Congresso).

I Congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva - Etapa Brasil. Fisioterpia Previne Complicações Pós-operatórias. 2007. (Congresso).

I Congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva - Etapa Brasil. Desmame: Impacto dos índices preditores. 2007. (Congresso).

II Congresso Pernambucano de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Estudos experimentais em fisioterapia respiratória. 2007. (Congresso).

II Congresso Pernambucano de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Cenário atual da fisioterapia cardiorrespiratória: definindo problemas e buscando soluções. 2007. (Congresso).

II Congresso Pernambucano de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Perspectivas da ASSOBRAFIR para o triênio 2007-2009. 2007. (Congresso).

Vi congreso Norte-Nordeste de Medicina Intensiva. Ventilação Mecânica: responsabilidade do fisioterapeuta?. 2007. (Congresso).

Vi Congresso Norte-Nordeste de Medicina Intensiva. Ventilador como Intrumento de Trabalho do Fisioterapeuta. 2007. (Congresso).

VI Congresso Norte-Nordeste de Medicina Intensiva. Fisioterapia no Norte Nordeste: Quem somos e para onde vamos?. 2007. (Congresso).

XIII Jornada de Fisioterapia da FIR (Faculdade Integrada do Recife).Perfil do fisioterapeuta em Terapia Intensiva. 2007. (Outra).

61o Congrasso Brasileiro de Cardiologia e XXII Congrasso Sul-Americano de Cardiologia. VNI no pós-operatório de Cirurgia Cardiaca: deve-se iniciar precocemente?. 2006. (Congresso).

II encontro Pernambucano de Fisioterapia.Niíveis de Evidência em Fisioterapia. 2006. (Encontro).

XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Função respiratória e a capacidade de proteção das vias aéreas. 2006. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Ciclo de Palestras. 2006. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Prática baseada em evidência. 2006. (Congresso).

XII Encontro Nordestino de Estudantes de Fisioterapia.A Construção da Autonomia Profissional Mediante os Avanços Científicos na Fisioterapia Pneumofuncional. 2006. (Encontro).

I Encontro Nordestino de Propedêutica em Fisioterapia.Avaliação da Mecânica Ventilatória em Terapia Intensiva. 2005. (Encontro).

III Congresso do IMIP de Saúde da Mulher e da Criança. Fisiologia da Ventilação Mecânica. 2005. (Congresso).

III Congresso IMIP de Saúde da Mulher e da Criança. Estratégias de Desmame no Paciente Adulto Crítico e Qual a Melhor Estratégia no Pediátrico?. 2005. (Congresso).

V Jornada de Fisioterapia Cardiopulmonar do Comlexo hospitalar Hope-Esperança.Ventilação não-invasiva:aspectos práticos. 2005. (Outra).

V Jornada de Fisioterapia Cardiopulmonar do Complexo Hope-Esperança.Bases fisiológicas da Reezpansão Pulmonar e Terapia de Higiene Brônquica. 2005. (Encontro).

X Jornada de Fisioterapia da FIR (Faculdade integrada do Recife).Avanços Científicos x Autonomia na Fisioterapia Respiratória. 2005. (Outra).

I Congresso Norteriograndense de terapia intensiva. Inserção do fisioterapeuta no serviço de terapia intensiva. 2004. (Congresso).

I Congresso Norteriograndense de Terapia Intensiva. A ventilação mecânica como ferramenta de trabalho para o fisioterapeuta. 2004. (Congresso).

VIII Jornada de Fisioterapia da FIR (Faculdade Integrada do Recife).Fisioterapia na UTI: um reprodutor de técnicas ou um gerenciador de recursos. 2004. (Outra).

Fisioterapia no Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca. XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica -. 2003. (Congresso).

Recrutamento Alveolar. XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica. 2003. (Congresso).

Atualização em Ventilação Mecânica.I Encontro Pernambucano de Interiorização de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 2002. (Encontro).

Curso de Ventilação Mecânica Não Invasiva com a aula: Interfaces e fixadores.XI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória. 2002. (Simpósio).

Suporte Ventilatório Mecânico Não-Invasivo, com o tema: Aspectos Técnicos da VNI. XII Congresso Pernambucano de Cardiologia. 2002. (Congresso).

Suporte Ventilatório Mecânico Não-Invasivo, com o tema: VNI no Edema Agudo de Pulmão. XII Congresso Pernambucano de Cardiologia. 2002. (Congresso).

Utilização da PEEP no Cardiopata?. XII Congresso Pernambucano de Cardiologia. 2002. (Congresso).

Avaliação Pneumofuncional. III Congresso Nordestino de Terapia Intensiva. 2001. (Congresso).

Fisioterapia: Avanço Científico = Autonomia?. III Congresso Nordestino de Terapia Intensiva. 2001. (Congresso).

Síndrome da Apnéia do Sono, com tema:Ventilação Não Invasiva. III Congresso Nordestino de Terapia Intensiva. 2001. (Congresso).

Ventilação Mecânica Não Invasiva em Cardiopatas. XXI Congresso Norte-Nordeste de Cardilogia. 2001. (Congresso).

Fisioterapia em Cirurgia Cardíaca. Tema: Alterações da Mecânica Pulmonar no Pós-Operatório. X CONGRESSO PERNAMBUCANO DE CARDIOLOGIA - II Encontro de Fisioterapia em Cardiologia. 2000. (Congresso).

Fisioterapia nas Cirurgias Tóraco-abdominais.VI ENCONTRO NORDESTINO DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA. 2000. (Encontro).

Papel do Fisioterapeuta na Assistência Domiciliar.VI ENCONTRO NORDESTINO DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thainá de Gomes Figueiredo

FERRARI, F; RIBEIRO, L. C.; OLIVEIRA, MARCIA CORREA DE. DESMAME VENTILATORIO E INCIDÊNCIA DE FRAQUEZA MUSCULAR EM PACIENTES CRITICOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Isabela Kalline Fidelix Magalhães

FERRARI, F; RIBEIRO, L. C.; OLIVEIRA, MARCIA CORREA DE. Controle de tronco como índice preditivo para sucesso ou falha na extubação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Heloisa Martins Ramos de Carvalho

FERRARI, F. Abordagem funcional da fisioterapia em um paciente crítico:relato de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife.

Aluno: Márcia Caroline de Moraes Galvão

FERRARI, F. Fatores associados ao prejuizo funcional em pacientes críticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife.

Aluno: Rui de Alencar Sampaio Neto

FERRARI, F. Quantificação dos ruídos em unidade de terapia intensiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Mariana Ádelle da Rocha Santos

FERRARI, F. Mecânica respiratória de pacientes submetidos à associação entre tosse manualmente assistida e hiperinsuflação pulmonar mecânica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ricardo Espinhara

FERRARI, F. Efeitos da utilização da ventilação com frequência elevada sobre variáveis cardiopulmonares de pacientes em AVM. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Renata Maria da Silva Xavier

FERRARI, F. VIBRAÇÕES ENDOBRÔNQUICAS NA TERAPIA DESOBSTRUTIVA BRONCOPULMONAR: ARTIGO DE REVISÃO. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Sebastião Pacheco Duque Neto

FERRARI, F. Uso do CPAP nasal de fluxo contínuo em paciente com síndrome da apnéia obstrutiva do sono ( relato de caso. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Carla Barbosa de Oliveira

FERRARI, F. BIOFEEDBACK NA AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DOS MÚSCULOS ACESSÓRIOS DA RESPIRAÇÃO EM CRIANÇAS ASMÁTICAS NO PERÍODO ASSINTOMÁTICO. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Raquel Matias Ferreira

FERRARI, F. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MUSCULAR INSPIRATÓRIA ATRAVÉS DA EMG EM PACIENTES DPOC DURANTE A UTILIZAÇÃO. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Andréa Mineiro da Paz

FERRARI, F. Padronização do peak flow numa avaliação fisioterápica respiratória. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paula Beatriz Krebsky S

FERRARI, F. Rocha.VERIFICAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR INSPIRATÓRIA ( Pimáx ) EM INDIVÍDUOS NORMAIS. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Indianara Maria Araújo do Nascimento

ANG Freire;FERRARI, F. ATIVIDADE MUSCULAR INSPIRATÓRIA DURANTE A UTILIZAÇÃO DO THRESHOLD® ATRAVÉS DO BIOFEEDBACK. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Edlamar Geórgea Sobral de Brito

FERRARI, F. Estudo comparativo da alteração das forças inspiratória e expiratória entre jovens e idosos através do uso do incentivador volumétrico ( Voldyne ). 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.

FERRARI, F. 1o Congresso Nordestino e 4o Congresso Pernambucano de Fisioterapia cardiorrespiratório e fisioterapia em terapia intensiva. 2012.

FERRARI, F. Associação entre disfunção sexual e capacidade funcional na insuficiência cardíaca. 2013.

FERRARI, F. Avaliação da diferença mínima clinicamente importante do sgrq para pacientes com DPOC. 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Amilton da Cruz Santos

SANTOS, AMILTON DA CRUZ; SANTOS, M. S. B.. Perfil Hematimétrico e Identificação da Hemoglobina do Bicho Preguiça. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Ana Durce Oliveira da Paixão

PAIXÃO, A. D. O.; Santos, MSB; Santos, AC. Perfil hematimetrico e identificaçao da hemoglobina do bicho preguiça (Bradypus variegatus). 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria do Socorro Brasileiro Santos

SANTOS, A.C.;Brasileiro-Santos MS. PERFIL HEMATIMÉTRICO E IDENTIFICAÇÃO DA HEMOGLOBINA DO BICHO PREGUIÇA. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal de Pernambuco.

Marleyne José Afonso Accioly Lins Amorim

AMORIM, M. J. A. A. L.. Perfil Hematimétrico e identificaçaõ da Hemoglobina do bicho preguiça. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Isabela Kalline Fidelix Magalhães

DesMAME VENTILATORIO E INCIDÊNCIA DE FRAQUEZA MUSCULAR EM PACIENTES CRITICOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Karla Priscila Mendes Gonçalves

Efeito da Mobilização Precoce na Musculatura Periférica e Respiratória do Paciente Crítico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integrada do Recife; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Alessandra Paula de Melo Calado

Volumes, capacidades pulmonares e força muscular no pós-operatório de transplante hepático:estudo de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integrada do Recife; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Léia Idalina de Lima

Efeitos respiratórios da MCDT e MSE no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integrada do Recife; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Juliana Araújo Zamboni

Perfil dos fisioterapeutas que trabalham em terapia intensiva na cidade do Recife e região metropolitana; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integrada do Recife; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Talitha Beltrão de Sá Martins

Efeitos da MCDT associada a PEEP em indivíduos normais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integrada do Recife; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Francimar Ferrari Ramos

CORRELAÇÃO DE FATORES PROGNÓSTICOS COM O TEMPO DE EXTUBAÇÃO NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Francimar Ferrari Ramos

ESTUDO DA CAPACIDADE VITAL NO ESPIROMETRO, ESPIROTESTE E VENTILÔMETRO; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Francimar Ferrari Ramos

ESTUDO COMPARATIVO DA INFLUÊNCIA DO EPAP E DO FLUTTER NA RECUPERAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR NO PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Francimar Ferrari Ramos

USO DO BI-LEVEL NO PÓS-OPERATÓRIO DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Francimar Ferrari Ramos

AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES DA MECÂNICA VENTILATÓRIA DURANTE AEROSOLTERAPIA VIA NEBULIZAÇÃO A JATO EM PACIENTES VENTILADOS MECANICAMENTE; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos José Eduardo das Dores Peres da Costa

Perfil hematimetrico e identificação das hemoglobinas na preguiça Bradypus variegatus; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Carlos José Eduardo das Dores Peres da Costa;

Simone Matias da Silva

Efeitos da Mobilização Precoce na Musculatura Periférica e Respiratória do Doente Crítico; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integrada do Recife; (Orientador);

Francimar Ferrari Ramos

CORRELAÇÃO DE FATORES PROGNÓSTICOS COM O TEMPO DE EXTUBAÇÃO NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Francimar Ferrari Ramos

ESTUDO DA CAPACIDADE VITAL NO ESPIROMETRO, ESPIROTESTE E VENTILÔMETRO; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Francimar Ferrari Ramos

ESTUDO COMPARATIVO DA INFLUÊNCIA DO EPAP E DO FLUTTER NA RECUPERAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR NO PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Francimar Ferrari Ramos

USO DO BI-LEVEL NO PÓS-OPERATÓRIO DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

Francimar Ferrari Ramos

AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES DA MECÂNICA VENTILATÓRIA DURANTE AEROSOLTERAPIA VIA NEBULIZAÇÃO A JATO EM PACIENTES VENTILADOS MECANICAMENTE; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Francimar Ferrari Ramos;

ARMELE DE FATIMA DORNELAS DE ANDRADE

Efeito do treinamento muscular respiratório associado a bicicleta ergométrica paramembros superiores; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Armele de Fátima Dornelas de Andrade;

Denia Palmeira Fittipaldi Duarte

Perfil hematimétrico e identificação das hemoglobinas na preguiça Bradypus variegatus; 2006; 82 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Denia Palmeira Fittipaldi Duarte;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FALAVIGNA, LETÍCIA FERREIRA ; SILVA, MICHELE GONÇALVES ; DE ALMEIDA FREITAS, AMANDA LOPES ; SILVA, PRISCILA FIGUEIREDO DOS SANTOS ; PAIVA JÚNIOR, MARÇAL DURVAL SIQUEIRA ; DE CASTRO, CÉLIA MARIA MACHADO BARBOSA ; ANDRADE, MARIA DO AMPARO ; CAVALCANTI GALLINDO, MARCOS ANTONIO ; RIBEIRO, LUANA CARNEIRO ; RAMOS, FRANCIMAR FERRARI ; DE ANDRADE, FLÁVIO MACIEL DIAS ; DE FRANÇA, EDUARDO ERIKO TENÓRIO . Effects of electrical muscle stimulation early in the quadriceps and tibialis anterior muscle of critically ill patients. Physiotherapy Theory and Practice , v. 30, p. 223-228, 2013.

  • FERRARI, F . Comportamento dos valores da pressão inspiratória máxima e do índice de respiração rápida superficial durante o teste de respiração espontânea. ASSOBRAFIR Ciência , v. 4, p. 9-17, 2013.

  • FRANÇA, EDUARDO ÉRIKO TENÓRIO DE ; FERRARI, FRANCIMAR ; FERNANDES, PATRÍCIA ; CAVALCANTI, RENATA ; DUARTE, ANTONIO ; MARTINEZ, BRUNO PRATA ; AQUIM, ESPERIDIÃO ELIAS ; DAMASCENO, MARTA CRISTINA PAULETE . Fisioterapia em pacientes críticos adultos: recomendações do Departamento de Fisioterapia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Revista Brasileira de Terapia Intensiva (Impresso) , v. 24, p. 6-22, 2012.

  • DANTAS, CAMILA MOURA ; SILVA, PRISCILA FIGUEIREDO DOS SANTOS ; SIQUEIRA, FABIO HENRIQUE TAVARES DE ; PINTO, RODRIGO MARINHO FALCÃO ; MATIAS, SIMONE ; MACIEL, CAROLINE ; OLIVEIRA, MARCIA CORREA DE ; ALBUQUERQUE, CLÁUDIO GONÇALVES DE ; ANDRADE, FLÁVIO MACIEL DIAS ; RAMOS, FRANCIMAR FERRARI ; FRANÇA, EDUARDO ERIKO TENÓRIO . Influência da mobilização precoce na força muscular periférica e respiratória em pacientes críticos. Revista Brasileira de Terapia Intensiva (Impresso) , v. 24, p. 173-178, 2012.

  • SAMPAIO NETO, RUI DE ALENCAR ; MESQUITA, FABRÍCIO OLINDA DE SOUZA ; PAIVA JUNIOR, MARÇAL DURVAL SIQUEIRA ; RAMOS, FRANCIMAR FERRARI ; ANDRADE, FLÁVIO MACIEL DIAS DE ; CORREIA JUNIOR, MARCO AURÉLIO DE VALOIS . Ruídos na unidade de terapia intensiva: quantificação e percepção dos profissionais de saúde. Revista Brasileira de Terapia Intensiva (Impresso) , v. 22, p. 369-374, 2010.

  • FERRARI, F ; FALCAO, J. M. ; LUNA, V. P. V. . Eletroestimulação neuromuscular transcutânea no paciente crítico. In: Cristina Márcia Dias; Jocimar Avelar Martins. (Org.). Eletroestimulação neuromuscular transcutânea no paciente crítico. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2013, v. 4, p. 33-76.

  • FERRARI, F ; França E ; CEDRIM, M. C. ; Vieira, V. ; BALTAR, R. . Prevenção não farmacológica da pneumonia associada à ventilação mecânica:abordagem da fisioterapia. In: Cristina Márcia Dias; Jocimar Avelar Martins. (Org.). Prevenção não farmacológica da pneumonia associada à ventilação mecânica:abordagem da fisioterapia. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2012, v. 2, p. 95-138.

  • FERRARI, F ; Araújo I ; Olinda, Fabrício ; França E ; Maciel, F . Desmame difícil e prolongado da ventilação mecânica. In: Fernando Silva Guimaraes; Jocimar Avelar Martins. (Org.). Desmame difícil e prolongado da ventilação mecânica. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2011, v. 3, p. 111-160.

  • FERRARI, F . Avaliação Fisioterapêutica em Terapia Intensiva. In: Fernando Silva Guimaraes; Jocimar Avelar Martins. (Org.). Avaliação Fisioterapêutica em Terapia Intensiva. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2010, v. 1, p. 13-72.

  • França E ; Albuquerque, C. ; Maciel, F ; FERRARI, F . Mobilização no paciente crítico: procedimentos e evidências. In: Fernando Silva Guimaraes; Jocimar Avelar Martins. (Org.). Mobilização no paciente crítico: procedimentos e evidências. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2010, v. 1, p. 73-106.

  • FERRARI, F . Infecções em UTI. In: Sylvia Lemos Hinrichsen. (Org.). Doenças Infecciosas e Parasitárias. 1ed.Rio de Janeiro: Medsi Guanabara Koogan, 2005, v. 1, p. 988-1031.

  • ANDRADE, L. ; FERRARI, F ; Araújo I ; Dênia Fittipalde Duarte ; Peres C . Manobra de ventilação percussiva intrapulmonar na lesão pulmonar aguda induzida por ácido oléico: repercussões cardiorrespiratórias. In: XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). São Carlos: Editora São Carlos, 2008. v. 12. p. 132-132.

  • Ferreira, T.N. ; França E ; Maciel, F ; Araújo I ; FERRARI, F . Efeito do EPAP sobre a resistência muscular respiratória de pacientes sob AVM prolongada.. In: XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). São Paulo: Zeppelini Editorial, 2008. v. 12. p. 77-77.

  • França E ; Maciel, F ; Olinda, Fabrício ; Araújo I ; Novaes, T. ; FERRARI, F . Efeito do EPAP sobre a força muscular respiratória de pacientes sob AVM prolongada.. In: XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). São Paulo: Zeppelini Editorial, 2008. v. 12. p. 74-74.

  • Alves, A.S. ; Oliveira, R.C ; Galindo, V. ; ALMEIDA, D. ; Araújo I ; Lucas, J.G. ; FERRARI, F . Comparação do nível de atelectasia e função cardiorrespiratória pelo escore radiológico de Richter. In: XIV Sinpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). São Paulo: Zeppelini Editorial, 2008. v. 12. p. 72-72.

  • Lucas, J.G. ; MARANHAO, J. ; Albuquerque, C. ; WANDERLAY, M. ; Galindo, V. ; Vieira, V. ; FERRARI, F . Variação das Pressões ofertadas através do BIPAP em pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio. In: XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). São Paulo: Zeppelini Editorial, 2008. v. 12. p. 71-71.

  • Abth , A. ; Amélia, M. ; Costa, A.P. ; Amorim D ; ANDRADE, L. ; Araújo I ; FERRARI, F ; Galindo, V. . Complicações Pulmonares após cirurgia cardíaca com e sem uso de circulação extracorpórea. In: XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). São Paulo: Zeppelini Editoral, 2008. v. 12. p. 49-49.

  • Vieira, V. ; Valois, M.A. ; Olinda, Fabrício ; Albuquerque, C. ; Lucas, J.G. ; FERRARI, F . Influência da hiperoxigenação sobre a avaliação da pressão inspiratórioa máxima em pacientes críticos. In: XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). São Paulo: Zeppelini Editorial, 2008. v. 12. p. 12-12.

  • Valois, M.A. ; Andrade, D.R. ; Vieira, V. ; WANDERLAY, M. ; Uchoa J.R. ; Maciel, F ; FERRARI, F . Pressão Inspiratória máxima em pacientes críticos avaliada em diferentes decúbitos. In: XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). São Paulo: Zeppelini Editorial, 2008. v. 12. p. 11-11.

  • Santos, E.A. ; Amorim D ; Andrade, J. ; Moura, J.G.. ; MARANHAO, J. ; ALMEIDA, D. ; WANDERLAY, M. ; FERRARI, F . Hiperinsuflação Manual: benefícios com o emprego da PEEP. In: XIV Simpósio Internacional de fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). São Paulo: Zeppelini Editorial, 2008. v. 12. p. 10-11.

  • Alecrim, L.M. ; Andrade, D.R. ; Valois, M.A. ; Albuquerque, C. ; Uchoa J.R. ; Uchoa J.R. ; Novaes, A.L.P. ; FERRARI, F . Pressão Inspiratória máxima em pacientes neurológicos em diferentes posições corporais. In: XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). São Paulo: Zeppelini Editorial, 2008. v. 12. p. 11-11.

  • Novaes, A.L.P. ; Andrade, J. ; Santos, E.A. ; Valois, M.A. ; MARANHAO, J. ; Andrade, D.R. ; WANDERLAY, M. ; FERRARI, F . Efeito de três protocolos de fisioterapia no pós-operatório de gastroplastias por laparotomia. In: XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). São Paulo: Zeppelini Editorial, 2008. v. 12. p. 10-10.

  • Andrade, J. ; Santos, E.A. ; Galindo, V. ; Rodrigues, E.P. ; Ferreira J.L. ; Barreto, R.M. ; França E ; FERRARI, F . Duas Formas de hiperinsuflação pulmonar no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca.. In: XIV simpósio Internacional de Fisoioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). São Paulo: Zeppelini Editorial, 2008. v. 12. p. 9-9.

  • Idalina L ; FERRARI, F ; Maciel, F . efeitops Respiratórios e Hemodinâmicos de Duas Manobras de Reexpansão Pulmonar no Pós-operatório Imediato de Cirurgia Cardíaca.. In: XIII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2006, Curitiba. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2006. v. Supl 2. p. 25-25.

  • BRADAO, D. ; França E ; NEVES, T. ; FERRARI, F . Comparação entre diferentes Métodos de Mensuração da Pressão Positiva Inspiratória Máxima (PiMáx) em Pacientes com Vias Aérea Artificial na Unidade de Terapia Intensiva. In: XIII Sipósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2006, Curitiba. Resvita Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2006. v. Supl 2. p. 51-51.

  • PINA, P. ; FERRARI, F ; Araújo I ; ALMEIDA, D. . Efeitos da Manobra de Compressão e Descompressão Torácica no Pós-operatório Imediato de Cirurgia Cardíaca. In: XIII Simpósio Interancioanl de Fisoterapia Respiratória, 2006, Curitiba. XIII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2006. v. Supl 2. p. 140-140.

  • LIMA, R. ; Araújo I ; FERRARI, F ; CABRAL, K. . Parâmetros Ventilatórios Cardiovasculares em Pacientes em Ventilação mecânica Submetidos a Tosse Manualmente Assistida. In: XIII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2006, Curitiba. Revista Brasileira de Fisioterpai. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2006. v. Supl 2. p. 141-141.

  • ZAMBONI, J. ; FERRARI, F ; ALENCAR, W. . Perfial dos Fisioterapeutas que Trabalham em terapia Intensiva na Cidade do Recife e Região Metropolitana. In: XIII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2006, Curitiba. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2006. v. Supl 2. p. 139-139.

  • FERRARI, F ; Firmo R ; Araújo I . Avaliação da Resposta Funcional com a Utilização do Bi-level no Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca. In: XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2004, Ouro Preto. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2004. v. Sup 2. p. 46-46.

  • Araújo I ; QUEIROZ, L. E. ; FERRARI, F . Fatores de Risco Pré-operatório, Avaliação da Mecânica Ventilatória e Incidência de complicações Pós-operatórias em Pacientes Submetidos a Gastroplastia.. In: Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2004, Ouro Preto. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2004. v. Supl 2. p. 46-47.

  • Araújo I ; ANDRADE, L. ; FERRARI, F . Repercussões Cardiorrespiratórias da manobra de recrutamento Alveolar após Injúria Pulmonar Unilateral por Lavado com Solução Salina em Cães. In: XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2004, Ouro Preto. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2004. v. Supl 2. p. 48-49.

  • SILVA, W. ; FERRARI, F ; Amorim D . Estudo da Capacidade Vital no Espirômetro, Espiroteste e Ventilômetro. In: XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2004, Ouro Preto. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2004. v. Supl 2. p. 118-118.

  • CABRAL, K. ; FERRARI, F ; WANDERLAY, M. . Estudo Comparativo dda Influência de EPAP e do Flutter na Recuperação da Funçaõ Pulmonar no Pós-operatória de Cirurgia Cardíaca.. In: XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiartória, 2004, Ouro Preto. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2004. v. Supl 2. p. 150-150.

  • MARANHAO, J. ; FERRARI, F ; Araújo I . Correlação dos Fatores de Risco Clínicos e Cirúrgicos com o Comportamento da Capacidade Vital no Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca.. In: XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2004, Ouro Preto. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: Unversidade Federal de São Carlos, 2004. v. Supl 2. p. 155-155.

  • NEGREIROS, N. ; FERRARI, F ; Araújo I . Parâmetros de Mecânica Ventilatória, Oxigenação e Hemodinâmica com a Manobra de Suspiro Expiratório no Pós-operatório de cirurgia Cardiaca.. In: XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2004, Ouro Preto. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2004. v. Supl 2. p. 159-160.

  • PACHECO, K. ; FERRARI, F ; Araújo I ; Maciel, F . Correlação dos Fatores de Risco Clínicos e Cirúrgicos com Tempo de Vantilação Mecânica no Pós-operatório de Cirurgia de revascularização do Miocárdio.. In: XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2004, Ouro Preto. Resvita Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2004. v. Supl 2. p. 189-189.

  • XAVIER, P. ; FERRARI, F ; Araújo I ; ANDRADE, L. . Precisão na Mensuração da Capacidade Inspiratória Usando Ventilômetro Analógico e Espirômetro em Adultos Jovens Saudáveis. In: XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2004, Ouro Preto. Resvita Brasileira de Fisioterapia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2004. v. Supl 2. p. 79-79.

  • Martins T ; Araújo I ; FERRARI, F ; ANDRADE, L. . Efeitos da Manobra de Compresão e Descompressão Torácica Associada à PEEP em individuos Normais. In: XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2004, Curitiba. Revista Brasileira de Fisioterapia. São carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2006. v. Supl 2. p. 15-15.

  • Amaral TCN ; MAGALHAES, I. K. F. ; VILACA, A. F. ; FERRARI, F . DESMAME VENTILATORIO E A INCIDÊNCIA DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECANICA,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAGALHAES, I. K. F. ; OLIVEIRA, J. S. ; COSTA, A. K. P. ; FERRARI, F . COMPARAÇÃO DA PRESSÃO INSPIRATÓRIA MÁXIMA AVALIADA NA UTI ATRAVÉS DE DIFERENTES DISPOSITIVOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAGALHAES, I. K. F. ; Amaral TCN ; VILACA, A. F. ; FIGUEIREDO, T. G. ; FERRARI, F . CONTROLE DE TRONCO COMO ÍNDICE PREDITIVO PARA SUCESSO OU FALHA NA EXTUBAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Amaral TCN ; VILACA, A. F. ; MAGALHAES, I. K. F. ; RIBEIRO, L. C. ; FERRARI, F . EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR SOBRE O ESTRESSE OXIDATIVO EM PACIENTES CRÍTICOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAGALHAES, I. K. F. ; Amaral TCN ; VILACA, A. F. ; FIGUEIREDO, T. G. ; FERRARI, F . FATORES DE RISCO RELACIONADOS À FALHA NA EXTUBAÇÃO,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MENEZES, A. N. S. ; BEZERRA, L. C. ; FERRARI, F . Caracterização dos pacientes diagnosticados com pneumonia associada à ventilação mecânica em um hospital privado de grande porte de Recife-PE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERRARI, F . Atenção Fisioterapêutica do paciente adulto na urgência e emergência. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRARI, F . Mobilização precoce no paciente crítico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRARI, F . Mobilização do paciente crítico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRARI, F . Fisioterapia na unidade de terapia intensiva. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRARI, F . I Congresso do Sertão de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRARI, F . I Curso de ventilação mecânica suporte básico e avançado. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRARI, F . I Congresso Baiano de Fisioterapia Cardiorrespiratório e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Presidente de Honra do III Congresso Pernambucano de Fisioterapia Respiratória, Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva - Regional-PE.

2009

Paraninfo, Faculdade Integrada do Recife.

2008

Paraninfo, Faculdade Integrada do Recife.

2008

Paraninfo, Faculdade Integrada do Recife.

2008

Destaque no Desempenho Político e Organizacional, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da primeira Região (CREFITO - 1).

2008

Destaque no Desempenho Político e Organizacional, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da primeira Região (CREFITO - 1).

2004

Especialista em Fisioterapia Respiratória, ASSOBRAFIR.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Hospital Esperança - Rede Dor São Luiz, Fisioterapia. , Rua Antônio Gomes de Freitas, Ilha do Leite, 50070480 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 31317878, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - Atual

    Hospital Agamenon Magalhães

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

  • 2000 - 2015

    Faculdade Integrada do Recife

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor e Supervisor de estágio, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Coordenador da disciplina de Fisioterapia aplicada a Terapia Intensiva Supervisor de estágio (Prática supervisionada em Unidade de Terapia Intensiva)

  • 2000 - Atual

    Complexo Hospitalar Hope-Esperança

    Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Coordenador técnico-científico, Carga horária: 20

  • 1997 - Atual

    Hospital Jayme da Fonte

    Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20