HENRIQUE SÁ AMARAL

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (2013). Cursando Ensino de História no programa de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Mestrando profissional em Ensino de História no programa nacional ProfHistória na UERJ. Leciono História em turmas de ensino básico no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, desde 2013. Estudo e pesquiso Pedagogia e História com ênfase nas seguintes áreas: Ensino de História, ensino patrimonial, ensino de relações étnico-raciais, manifestação operárias, Pedagogia Libertária, Anarquismo e Brasil República.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ensino de História

2018 - 2020

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Entre a memória e o esquecimento: um percurso sobre o movimento anarquista no Rio de Janeiro, Ano de Obtenção:
Orientador: Carina Martins Costa
Palavras-chave: Educação Patrimonial; Educação Libertária; Ensino de História.

Especialização em Ensino de História

2017 - 2019

Colégio Pedro II Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultur
Título: O ensino de História através da concepção libertária e racional: uma crítica à genealogia do Estado
Orientador: Selmo Nascimento da Silva

Graduação em História

2007 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: Educação Libertária: uma análise sobre a educação integral no contexto contemporâneo
Orientador: Carlos Augusto Addor

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Currículo em pauta: o lugar da história nas atuais propostas curriculares. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Currículo em pauta: o lugar da história nas atuais propostas curriculares. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em A recepção da Teoria Social de Pierre Bourdieu na Educação Brasileira. (Carga horária: 6h). , Colégio Pedro II Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa, Extensão e Cultura, PROPGPEC, Brasil.

2017 - 2017

Usos e possibilidades de documentos no ensino de História. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2017 - 2017

Educação e Geografias Libertárias. (Carga horária: 10h). , Associação de geógrafos Brasileiros (GT Educação e Ensino), AGB - RIO, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Curso de Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II. (Carga horária: 40h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Extensão 50 Anos da Revolução Cubana. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Minicurso Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Organização de eventos

AMARAL, H. S. . Os 100 anos da Insurreição Anarquista no Rio de Janeiro: anarquismos ontem e hoje. 2018. (Congresso).

Participação em eventos

XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica,. 2020. (Simpósio).

Do chã à janela da escola: diálogos entre sabes históricos - Revirando o chão da escola: por uma educação antirracista. 2018. (Seminário).

Do chão à janela da escola: diálogo entre saberes históricos - A disputa da educação democrática em sociedade antidemocrática. 2018. (Seminário).

Do chão à janela da escola: diálogo entre saberes históricos - Aprender e ensinar História em tempos sombrios.. 2018. (Seminário).

Do chão à janela da escola: diálogo entre saberes históricos - a produção de roteiros pedagógicos. 2018. (Seminário).

Do chão à janela da escola: diálogo entre saberes históricos - Autorias da escola: a produção de exposições e atividades em museus. 2018. (Seminário).

Do chão à janela da escola: diálogo entre saberes históricos - Nossos saberes e fazeres docentes. 2018. (Seminário).

Do chão à janela da escola: diálogo entre sabres históricos - Cultura histórica e educação democrática. 2018. (Seminário).

Do chão à janela da escola: diálogos entre saberes históricos: Saberes e diversidade. 2018. (Seminário).

I Colóquio Pesquisa e Anarquismo: perspectivas em debate. Entre a memória e o Esquecimento: um percurso pedagógico sobre o movimento anarquista no RJ. 2018. (Congresso).

I Colóquio Pesquisa e Anarquismo: perspectivas em debate. 2018. (Congresso).

III Oficina - Mais do que objetos religiosos: o ensino de História em museus. 2018. (Oficina).

II Seminário Interno do ProfHistória UERJ. 2018. (Seminário).

Jornada Laboratório do Ensino de História (LEH) - UFF. Professores: Lutas, Projetos, Esperanças!.Pedagogia libertária, História Social dos quilombos a América Portuguesa e as comunidades quilombolas no século XXI. 2018. (Seminário).

"Como você ensia? Novos Desafios e estratégias no ensino de Ciências Sociais e História - FGV CPDOC. 2017. (Seminário).

Práticas de ensino em questões étnico-raciais - FGV CPDOC.Ensino de questões étnico raciais quilombos como resistência social e patrimônio cultural. 2017. (Oficina).

Seminário Internacional Caminhos Cruzados: História e Memória nos exílios latino-americanos no século XX. 2009. (Seminário).

II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza a situação de crianças e adolescentes na América Latina Hoje. 2008. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Rômulo de Souza Castro

SILVA, S. N.; CASTRO, R. C.;CASTRO, Rômulo de Souza.. O ensino de história através da concepção libertária e racional: uma crítica à genealogia do Estado.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Colégio Pedro II.

Vivian Luiz Fonseca

COSTA, Carina M.; ROBERTI, A.;FONSECA, Vivian Luiz; SAMIS, Alexandre R.. Entre a memória e o esquecimento: um percurso sobre o anarquismo no Rio de Janeiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Vivian Luiz Fonseca

COSTA, Carina M.; ROBERTI, A.;FONSECA, Vivian L.. Entre a memória e o esquecimento: um percurso pedagógico sobre o anarquismo no Rio de Janeiro do início do século XX. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

ROGÉRIO CUNHA DE CASTRO

NASCIMENTO, S.;CASTRO, R. C.; CASTRO, R. S.. O Ensino de História através da concepção libertária e Racional: Uma crítica a genealogia do Estado. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II.

Angela Maria Roberti Martins

COSTA, C. M.;MARTINS, A. M. R.; FONSECA, V. L.; SAMIS, A.. Entre a memória e o esquecimento: um percurso sobre o anarquismo no Rio de Janeiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)) - UERJ - FFP.

Angela Maria Roberti Martins

ROBERTI, Angela; COSTA, C. M.; FONSECA, V. L.. Entre a memória e o esquecimento: um percurso pedagógico sobre o anarquismo no Rio de Janeiro no início do século XX. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cezar Teixeira Honorato

HONORATO, Cezar Teixeira; ADDOR, C. A.. EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA: UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense.

Foi orientado por

Selmo Nascimento da Silva

As experiências anarquistas educacionais e sindicais do Rio de Janeiro; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Ensino de História) - Colégio Pedro II; (Orientador);

Selmo Nascimento da Silva

O ensino de história através da concepção libertária e racional: uma crítica a genealogia do Estado; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Ensino de História) - Colégio Pedro II; Orientador: Selmo Nascimento da Silva;

Carlos Augusto Addor

Educação Libertária: uma análise sobre a educação integral no contexto contemporâneo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Carlos Augusto Addor;

Produções bibliográficas

  • AMARAL, H. S. . A EXPERIÊNCIA OPERÁRIA ANARQUISTA PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO: PATRIMÔNIO, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL. In: I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória, 2020, Salvador - BA. Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria, 2020. v. 1.

  • AMARAL, H. S. . Praça pública, lugar de lutas: Educação Integral e a apropriação do espaço urbano para o ensino da História. In: XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica,, 2020, Rio de Janeiro. Anais do XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica.. Rio de Janeiro: Anpuh-RIo, 2020. v. 1.

  • AMARAL, H. S. . Entre a memória e o esquecimento: um percurso pedagógico sobre o movimento anarquista no Rio de Janeiro. In: XIII Semana de História Política/ X Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade, 2018, Rio de Janeiro. XIII Semana de História Política/ X Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade - Quando. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em História, 2018. v. 1. p. 458-475.

  • AMARAL, H. S. . A EXPERIÊNCIA OPERÁRIA ANARQUISTA PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO: PATRIMÔNIO, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL. In: I Congresso Nacional do Profhistoria, 2020, Salvador - BA. Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Salvador: Even3, 2020.

  • AMARAL, H. S. . Praça pública, lugar de lutas: Educação Integral e a apropriação do espaço urbano para o ensino da História.. In: Caderno de Resumos do XIX Encontro de História da ANPUH-Rio: História do Futuro: ensino, pesquisa e divulgação científica., 2020, Rio de Janeiro. ST 04. Anarquismo em questão: conceitos, práticas, circulação e trajetórias. Rio de Janeiro: Anpuh-RIo, 2020. v. 1. p. 133-134.

  • AMARAL, H. S. . Entre a memória e o esquecimento: um percurso pedagógico sobre o movimento anarquista no Rio de Janeiro. In: XIII Semana de História Política - X Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade - Quando 'a imaginação toma o poder': Democracias e representatividades, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XIII Semana de História Política - X Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade - Quando. Rio de Janeiro, 2018. v. 1. p. 114-114.

  • AMARAL, H. S. . Entre a memória e o esquecimento: um percurso pedagógico sobre o movimento anarquista no Rio de Janeiro. In: I Colóquio Pesquisa e Anarquismo - Perspectivas em Debate, 2018, Florianópolis - SC. Caderno de Resumo - I Colóquio Pesquisa e Anarquismo - Perspectivas em Debate. Florianópolis - SC: UFSC/UDESC, 2018. v. único. p. 5-6.

  • AMARAL, H. S. . 'Praça pública, lugar de lutas: Educação Integral e a apropriação do espaço urbano para o ensino da História. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, H. S. . EDUCAÇÃO ANARQUISTA E A MEMÓRIA POPULAR: OS LOCAIS DE MEMÓRIA DO ANARQUISMO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, H. S. . PEDAGOGIA LIBERTÁRIA, HISTÓRIA SOCIAL DOS QUILOMBOS NA AMÉRICA PORTUGUESA E AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO SÉCULO XXI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, H. S. . Entre a memória e o esquecimento: um percurso pedagógico sobre o movimento anarquista no Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, H. S. . Desafios para a nossa formação - Experiência em sala de aula: quilombismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, H. S. . Um percurso pedagógico libertário: militância e educação no Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, H. S. . Entre a memória e o Esquecimento: um percurso pedagógico sobre o movimento anarquista no RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, H. S. . Resistência do corpo discente ao ensino da cultura afro-brasileira e a sociedade conservadora: um estudo de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2018

instituto nossa senhora auxiliadora

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 12

2019 - Atual

Colégio Eron

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 10