Lidiana Aparecida Brígida

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Gestão Estratégia de Pessoas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública - CAEd/UFJF.

Informações coletadas do Lattes em 27/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública

2016 - 2018

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A Gestão de Programas de Graduação ? o caso do Programa de Monitoria na Universidade Federal de Juiz de Fora, Ano de Obtenção: 2018
Prof. Dr. Cassiano Caon Amorim.Setores de atividade: Educação.

Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

2010 - 2015

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: O Assédio moral e sua ocorrência no serviço público
Orientador: Victor Claudio Paradela Ferreira

Graduação em Administração de empresas

2000 - 2005

Universidade Federal de Viçosa
Título: Estrutura Organizacional, Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas na Prefeitura de Cajuri - MG
Orientador: Adriel Rodrigues de Oliveira

Formação complementar

2015 - 2015

Assédio moral no trabalho. (Carga horária: 180h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.

2012 - 2012

Segurança do Trabalho e primeiros socorros. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2012 - 2012

Como classificar documentos de arquivos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2012 - 2012

Instrumentos de melhoria de processos no Serviço Público. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2011 - 2011

Administração Pública - Processo Administrativo na prática. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2011 - 2011

Administração Eficaz do tempo. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2011 - 2011

Segurança da Informação: como nos proteger das ameaças vituais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2010 - 2010

Formação de Liderança e equipes de alta performance. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2010 - 2010

Atualização de Procedimentos Administrativos. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2010 - 2010

Relações de trabalho e gestão de pessoas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2010 - 2010

Gestão por Competência. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

1999 - 2000

WORD, EXCEL, WINDOWS, DIGITAÇÃO, INTERNET. , Criativa informática, CRIATIVA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Participação em eventos

XIV Simpósio de Inciação Cientifica.Responsabilidade Social e Sua Influência no Comportamento do Cosumidor de Viçosa - MG. 2004. (Simpósio).

XIII Simpósio de Iniciação Cientifica da UFV.Visualização do impacto da Responsabilidade Social nas pequenas e médias empresas de Viçosa e microrregião. 2003. (Simpósio).

XII Simpósio de IC da UFV.XII.Choque cultural e desenvolvimento da cidadania nos calouros da UFV: uma análise comparativ. 2002. (Simpósio).

XI Simpósio de Iniciação Cientifica da UFV: A ciência um projeto para o Brasil, 2002.Choque cultural e desenvolvimento da cidadania dos calouros da UFV: um estudo exploratório. 2002. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • BRÍGIDA, L. A. ; ARAUJO, D. C. ; GAVA, R. . Responsabilidade Social e Sua Influência no Comportamento do Cosumidor de Viçosa - MG. In: XIV Simpósio de Inciação Cientifica, 2004, VIÇOSA. XIV SIC e IV Mostra Cientifica da Pós-Graduação e II SEU, 2004.

  • BRÍGIDA, L. A. ; ARAUJO, D. C. ; GAVA, R. . Visualização do impacto da Responsabilidade Social nas pequenas e médias empresas de Viçosa e microrregião. In: XIII Simpósio de Iniciação Cientifica da UFV, 2003, VIÇOSA. Democratização da Ciência: Pesquisa Para que? Para quem?, 2003.

  • BRÍGIDA, L. A. ; ARAUJO, D. C. ; ARIEIRA, J. O. ; BARBASSA, M. ; ULIANA, J. . Choque cultural e desenvolvimento da cidadania dos calouros da UFV: um estudo exploratório. In: XI Simpósio de Iniciação Cientifica da UFV: A ciência um projeto para o Brasil, 2002, 2002, VIÇOSA. A ciência um projeto para o Brasil, 2002.

  • BRÍGIDA, L. A. ; ARAUJO, D. C. ; ARIEIRA, J. O. . Choque cultural e desenvolvimento da cidadania nos calouros da UFV: uma análise comparati. In: . In: XII Simpósio de Iniciação Cientifica da UFV, 2002, Viçosa. XII Simpósio de Iniciação Cientifica da UFV: Desafio Brasil. Prioridade na pesquisa e desenvolvimento social, 2002.

Projetos de pesquisa

  • 2003 - 2004

    Responsabilidade Social e Sua Influência no Comportamento do Cosumidor de Viçosa - MG, Descrição: A pesquisa teve como objetivos: verificar em que medida as ações socialmente responsáveis desenvolvidas pelas empresas têm influência no comportamento dos consumidores, economicamente ativos, de diversas classe sociais, moradores da cidade de Viçosa. Especificamente, pretendeu-se: verificar o grau de compreensão dos consumidores em relação à prática da responsabilidade social empresarial; se o consumo responsável, ou seja, o consumidor dar preferência a produtos de empresas que agem de forma socialmente responsáveis, varia em função de variáveis como renda e grau de escolaridade; quais as atribuições que as empresas devem assumir para serem reconhecidas pelos consumidores de Viçosa como socialmente responsáveis; e identificar as ações que despertam, de forma mais intensa, o reconhecimento dos consumidores em relação à prática de responsabilidade social por parte das empresas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lidiana Aparecida Brígida - Integrante / Djair Cesario de Araujo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2002 - 2003

    Visualização do impacto da Responsabilidade Social nas pequenas e médias empresas de Viçosa e microrregião, Descrição: Com o estudo pretendeu-se analisar o que os dirigentes das pequenas e médias empresas da microrregião de Viçosa têm feito no que diz respeito à questão da responsabilidade social e, em especial, mostrar a concepção que o pequeno empresário tem acerca da responsabilidade social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lidiana Aparecida Brígida - Integrante / Djair Cesario de Araujo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Choque cultural e desenvolvimento da cidadania nos calouros da UFV: uma análise comparativa., Descrição: Pretendeu-se verificar a ocorrência do choque cultural, sua intensidade e as conseqüências dessas mudanças nas atividades acadêmicas e pessoais dos calouros da UFV. Em especial, fazer uma análise comparativa dos resultdos obtidos junto aos alunos calouros de 2000 e verificar se ocorre ou não diferença significativa entre as duas populações pesquisadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lidiana Aparecida Brígida - Integrante / Djair Cesario de Araujo - Coordenador / Daniela Cristina da Silveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2000 - 2001

    Choque cultural e desenvolvimento da cidadania dos calouros da UFV: um estudo exploratorio, Descrição: O estudo teve como objetivo verificar, junto aos calouros, se existe o choque cultural, conhecer sua intensidade e conseqüências em suas vidas acadêmica e pessoal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lidiana Aparecida Brígida - Integrante / Josiane Uliana - Integrante / Djair Cesario de Araujo - Coordenador / MariaHelena Barbassa - Integrante / Daniela Cristina da Silveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora. , Campus universitário, Martelos, 36036-900 - Juiz de Fora, MG - Brasil

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administradora, Carga horária: 40

2009 - 2010

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2009

Prefeitura Municipal de Ubá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: servidora pública, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2005

Prefeitura Municipal de Cajuri

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio realizado na área de recursos humanos da Prefeitura.

2004 - 2004

Arte Livros Encardenadora

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhos desenvolvidos na area de Marketing, foi feito pesquisa de mercado junto aos clientes da copiadora.

2003 - 2004

AgroJuris

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizações de atividades relacionadas ao markenting da empresa, a venda de softwares.

2003 - 2004

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsa de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa: Responsabilidade social e sua influência no comportamento dos consumidores de Viçosa - MG.

2002 - 2003

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsa de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa:Visualização do impacto da Responsabilidade Social nas pequenas e médias empresas de Viçosa e microrregião.

2001 - 2002

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsa de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bosista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa: CHOQUE CULTURAL E DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA NOS CALOUROS DA UFV: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. 2003

2000 - 2001

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa: Choque cultural e desenvolvimento da cidadania dos calouros da UFV: um estudo exploratorio.. 2001. 0 f. Iniciação Científica.