SANDRO GRIZA
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades Mecânicas dos Materiais, com ênfase em Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica da fratura, fadiga, análise de falhas, projeto de materiais e componentes, desenvolvimento de ligas, biomateriais.
Informações coletadas do Lattes em 09/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais
2000 - 2006
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estudo comparativo da influência da forma de hastes femorais cimentadas afiladas e polidas nos padrões de transmissão de carga e estabilidade in vitro
, Ano de obtenção: 2006. Prof Dr. Telmo Roberto Strohaecker. Palavras-chave: fadiga, biomateriais; forma da haste, artroplastia do quadril, ensaios m.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais
1997 - 2000
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Efeito do Torque na Vida em Fadiga de Uniões Parafusadas
Orientador: Prof Dr. Afonso Reguly
, Ano de Obtenção: 2000.Palavras-chave: fadiga, uniões parafusadas, momento de aperto.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de Máquinas Com Componentes de Mecânica de Precisão.
Graduação em Engenharia Mecanica
1991 - 1997
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Análise de Falha em Componentes Mecânicos
Orientador: Prof MSc. Carlos Alberto Cassou
Formação complementar
2006 - 2006
Sistema da Qualidade para Laboratórios ISO 17025. (Carga horária: 20h). , Associação Rede de Metrologia e Ensaios RS, REDE METROLÓGICA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Transformação de Fases.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Elementos de Máquinas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Médica/Especialidade: Biomateriais e Materiais Biocompatíveis.
Participação em eventos
II Encontro de Engenharia Mecânica.palestra. 2011. (Encontro).
III Simpósio de Ciência e Engenharia dos Materiais. 2010. (Simpósio).
II Simpósio de Ciência e Engenharia dos Materiais. 2009. (Simpósio).
IV Seminário Nacional de Perícia em Crimes de Trânsito.Análise Metalográfica e de Fraturas. 2004. (Simpósio).
I Simpósio Combinado de Tecnologia em Reconstrução Articular Protética do Quadril. 2003. (Congresso).
I Seminário de Tecnologia em Implantes Cirúrgicos.Fadiga mecânica em componentes protéticos. 2002. (Seminário).
55 Congresso da ABM. Análise da vida em fadiga de conexões parafusadas sujeitas a diferentes torques. 2000. (Congresso).
II Congresso Internacional De Metalúrgica e de Materiais. 1997. (Congresso).
Participação em bancas
BORGES, M. F.; TAMBORIM, S. M. M.; CANTERLE, J. O. B.; PAES, M. T. P.;Griza, Sandro. Avaliação da Suscetibilidade à Corrosão sob Tensão por CO2 em Aços ao Carbono de Alta Resistência Através de Ensaios de Carregamento Cíclico de Baixa Amplitude. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA,, S.; SANTOS, E. F.;MARTINS, C. O. D.. APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS MODERNAS DE PROCESSAMENTO DE SINAIS ULTRASSÔNICOS COM FOCO NA INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA,, S.; OLIVEIRA, R. M. P. B.. AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE REATIVA DE AGREGADOS MINERAIS DE RORAIMA. 2021.
Griza, S.Batista W.W.; MACHADO, R.. Efeito do processo ECAP sobre a microestrutura e as propriedades mecânicas da liga Ti35Nb0,15Si e do Ti cp. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
S . GrizaBatista W.W.; ITO, E. N.. Avaliação do mecanismo de fratura dos compósitos de polipropileno/talco através do método EWF. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
TRENTO, C. L.;GRIZA, S; HERMANN, C.. Análise da resistência a fadiga entre pilares retos e anatômicos do sistema cone Morse. 2014. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA,, S.. Propriedades mecânicas de juntas soldadas com diferença de espessura pelo processo de soldagem por atrito linear com mistura em ligas de AlMg para aplicação na construção naval. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S. Síntese e caracterização de NiFe2O4 e efeitos da dopagem na magnetização de saturação. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S.REGULY, A; BRAGA, R. M.; Clarke T.G.R.. Identificação do desgaste, prevenção e tratamento de falhas de mancais de rolamento através da lubrificação assistida por ultrassom. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA, S.; Araujo P.M.M.; de Barros S.J.R.. Estudo das propriedades mecânicas de interface aplicadas em revestimentos espessos obtidos por aspersão térmica. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S.. Estudo de um reator solar híbrido para cura acelerada do concreto em água morna. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
CERVIERI, AndréKWIETNIEWSKI, Carlos FortisREGULY, AfonsoGRIZA, S.. Estudo comparativo do padrão de transmissão de carga e da estabilidade primária in vitro entre hastes de quadril não cimentadas de diferrentes geometrias. 2008. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA, S.CERVIERI, AndréLuiz Carlos PereiraSTROHAECKER, Telmo Roberto. Desenvolvimento de uma bancada de teste para torque de parafusos de implantes. 2008. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA, S.. Avaliação da resistência a corrosão-fadiga do aço API 5LX65 revestido com o AISI308L SI. 2008. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Luiz Carlos PereiraCERVIERI, AndréREGULY, AfonsoGRIZA, S.. Estudo da influência da espessura da camada de cimento PMMA no ensaio de fadiga de proteses de quadril orientado pela norma ISO 7206-4. 2007. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Luiz Carlos Pereira; FROEHLICH, A. R.;GRIZA, S.STROHAECKER, Telmo Roberto. Desenvolvimento dos parâmetros de tratamento térmico de um ferro fundido nodular austemperado ASTM 987 grau II. 2007. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Batista W.W.; CAVALCANTI, E. B.;UEKI, MARCELO M.; RIBEIRO, P. V. S.;Griza, S.. PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS COM MATRIZES DE GESSO COMUM E RECICLADO E FIBRA DE COCO VERDE HORNIFICADA. 2024. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
Clarke T.G.R.; LEMOS, G. V. B.; LESSA, C. R. L.;Griza, Sandro. Friction Hydro-Pillar Processing of Carbon Steels: A Numerical Investigation of Joint Structure, Properties and Material Flow. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA,, S.; HOLANDA, FRANCISCO SANDRO RODRIGUES; SANTOS, J. A. B.; SILVA, G. F.; TEIXEIRA, A. S.. Uma modelagem estratégica para transferência de inovação tecnológica em células a combustível. 2022. Tese (Doutorado em CIÊNCIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA,, S.; KOTIK, H. G.; IPINA, J. E. P.; COSTA NETO, C. A.; GODEFROID, L. B.. AVALIAÇÃO DO MÉTODO SPB UTILIZADO NA DETERMINAÇÃO DO CRESCIMENTO ESTÁVEL DE TRINCA EM TESTES DE FRATURA. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ABREU, H. F. G.;Griza, S.; SILVA, M. J. G.; DEUS, E. P.; PARDAL, J. M.. Avaliação das propriedades mecânicas de novas ligas de aço com alto teor de manganês para aplicações criogênicas. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará.
ABREU, H. F. G.;Griza, S.; PARDAL, J. M.; DEUS, E. P.; AGUIAR, W.. Estudo do efeito da temperatura de solubilização nas propriedades mecânicas do aço maraging 300. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará.
S . Griza; TENTARDINI, EDUARDO K.; dos Santos E.A.; HUBLER, R.; MENDES, F. M. T.. Influencia do teor de silício em filmes finos de nitreto de zirconio depositados por magnetron sputtering reativo. 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S; Macedo M. A.. Propriedades mecânicas de compósitos particulados a base de resina epoxi reforçados com pó de rochas graníticas pertencentes à faixa de dobramento sergipana. 2015. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
REGULY, Afonso; SPINELLI, L. F.; GALIA, C. R.; ISRAEL, C. L.;GRIZA, S. Avaliação da vida em fadiga de placas ósseas sob condições pré-operatórias. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SOUZA, M. J. B.; Macedo M. A.;GRIZA, S; SILVA, A. O. S.; ARAUJO, A. S.. Desenvolvimento de catalizadores de óxidos de metais de transição suportados em MCM-41 para a dessulfurização oxidativa de dibenzotiofeno. 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA,, S.. O estudo de caso nas aplicações de ensaios não destrutivos na avaliação da resistência mecânica à compressão e detecção de corrosão no concreto armado da construção civil. 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA,, S.. Estudo das transformações de fase, propriedades mecânicas e de resistência à corrosão em ligas dos sistemas TiNb e TiNbSi. 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S.. Opções tecnológicas para deposição de TENORM da indústria de exploração e produção de petróleo no Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S.STROHAECKER, Telmo RobertoREGULY, Afonso; Almeida L.H.. Caracterização da evolução dos precipitados em aços 9Cr1Mo envelhecidos por ensaios de fluência. 2008. Tese (Doutorado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BORGES, M. F.; LIMA, T. R. S.; CAMPELLO, G. C.; SOUSA, J. R. M.;Griza, Sandro. Avaliação do Desempenho em Fadiga de Armaduras de Tração Submetidas a Diferentes Metodologias de Degradação em Meio Corrosivo. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA, S.. Análise das metodologias de avaliação do desempenho mecânico e corrosivo em estruturas de concreto armado pela técnica de esclerometria e ultrassom. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S. Tratamento e disposição de resíduos da indústria de exploração de petróleo contendo material radioativo de ocorrência natural concentrados tecnologicamente. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
Cunha F.G.C.; de Oliveira S. H.;GRIZA, S.. Estudo de revestimentos nanocompósitos de atuação biocida no controle de biocorrosão. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
Griza, S.; SANTOS, M. J. C.; OLIVEIRA JUNIOR, A. M.. Ligas de titânio: um estudo prospectivo científico e tecnológico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL) - Universidade Federal de Sergipe.
MENDONCA, A. A. M.GRIZA, S; TAKESHITA, W. M.. Análise da resistência a fratura entre pilares retos e anatômicos do sistema cone Morse. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S.. Compósitos reforçados com fibra de vidro: efeito da adição de pó de côco na matriz de poliester. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA,, S.; AZEVEDO, C. R. F.; BARBOSA, C.. Falhas em implantes ortopédicos metálicos: uma análise crítica da regulação do setor no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade de São Paulo.
Griza, Sandro; Batista, Wilton W.. Análise de falha de um rotor de alumínio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S.; FROEHLICH, A. R.;PIZZIO, Everton. Processos de soldagem - como tudo começou. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.; FROEHLICH, A. R.. Estudo das principais causas de falhas em mancais de rolamentos com auxílio das técnicas de análises de vibrações, análises de lub. e análises de falha. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Influência do acabamento superficial em fadiga torcional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Comparação entre a radiografia convencional e a radiografia computadorizada no setor industrial para avaliação de descontinuidades de juntas soldadas circunferenciais de diversos diâmetros e espessuras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Análise da vida em fadiga das placas da corrente Ct-2. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Proposta de um sistema de avaliação de fornecedores: estudo prático da empresa SCA Indústria de Móveis LTDA.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de produção) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Determinação do gradiente de tensões residuais utilizando o método do furo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Projeto conceitual de uma bancada de testes semi-automática para válvula direcional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA, S.. Produção de derivações para tubulações em serviço. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA, S.. Estudo da implantação de fieiras Paraloc em máquinas de trefilar da Gerdau Riograndense. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA, S.. Determinação do fluxo de calor entre pastilha e disco de freio durante um intervalo de frenagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA, S.. Projeto de uma pinça de freio de acionamento hidráulico para um dinamômetro em escala reduzida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA, S.. Desenvolvimento de braço com acionamento pneumático para robôs de inspeção de navios petroleiros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA, S.. Análise de resistência mecânica de materiais empregados na fabricação de terminal de eixo cardan. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.; FROEHLICH, A. R.. Projeto de um sistema de levante hidráulico de três pontos para tratores agrícolas com capacidade de 70000 N. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.; FROEHLICH, A. R.. Simulação numérica comparativa entre aço e termoplástico aplicado em suporte de mancal central. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Verificação teórico-experimental dos esforços de eixos de redutores de velocidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRIZA, S.. Análise de propagação de rachadura devido a scribe line nas juntas sobrepostas da fuselagem de um avião 737-300. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Estudo da influência do ângulo das ferramentas no processo de raiamento de canos por esmagamento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Desenvolvimento de máquina para ensaio de fadiga por rotação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Groehs A.G.;GRIZA, S.. Análise de tensões em bocais e tampos planos reforçados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Estudo comparativo entre os aços ao carbono SAE 1045 e SAE 1070 e os aços ao boro 15B23 e 15B30 para uso em construção mecânica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Estudo do comportamento do metal de solda de aço super martensítico soldado a arco com eletrodo revestido no estado como soldado e tratamento térmico pós soldagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Análise de alterações microestruturais e propriedades mecânicas de tubos AISI 321H que foram expostos a altas temperaturas por longos períodos de tempo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
GRIZA, S.. Avaliação de tratamentos de superfície aplicados em ferramentas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Griza, S.REGULY, AROSENDO, T. S.. Concurso Público de Provas e Títulos, Edital 10/2017 , para Provimento de Cargo na Classe de Professor Adjunto A, do Departamento de Metalurgia, da Escola de Engenharia na Área Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Subárea: Mecânica da Fratura. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
S . Griza. Concurso público para Professor Assistente do Depto. Ciência e Tecnologia dos Materiais, Escola Politécnica da UFBA, Materiais Metálicos. 2016. Universidade Federal da Bahia.
GRIZA, S; E. K. Tentardini; Clarke T.G.R.. Concurso público para professor efetivo edital 31 de 2012 na área de ensaios não destrutivos. 2013. Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S; Batista, Wilton W.; Strohaecker, Telmo R.. Concurso público para professor efetivo edital 31 de 2012 na área de tecnologia de metais. 2013. Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA,, S.. Concurso público para professor adjunto na matéria "Instrumentação e controle de qualidade".. 2013. Universidade Estadual de Santa Cruz.
GRIZA, S. Concurso para professor substituto do Núcleo de Ciência e Engenharia dos Materiais, edital 7/2011. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S. 23 Encontro de Iniciação Científica. 2013. Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S. 22 Encontro de Iniciação Científica. 2012. Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S.. 21 Encontro de iniciação científica Universidade Federal de Sergipe. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
GRIZA, S.. Mostra de iniciação científica. 2002. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Orientou
Influência da solda por fricção rotativa na fragilização por hidrogênio em arames de Ti-45Nb; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Estudos de anodização em ligas e titânio para uso biomédico; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
ESTUDO DAS PROPRIEDADES BIOMECÂNICAS E DE OSSEOINTEGRAÇÃO DAS LIGAS Ti-45Nb E Ti-6Al-4V TRATADAS COM DUPLO ATAQUE ÁCIDO E OXIDAÇÃO ANÓDICA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; (Orientador);
Avaliação do duplo ataque ácido em ligas de titânio tendo em vista a serem utilizadas em implantes dentários; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Estudo de soldagem por fricção e por indução em arames de armadura de tração de umbilicais; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE ESTRUTURAL DE CONCRETO EM DIFERENTES IDADES APÓS EXPOSIÇÃO A ALTAS TEMPERATURAS; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO A CORROSÃO DO AÇO SUPER DUPLEX UNS 32750 APÓS OXIDAÇÃO TÉRMICA E APÓS REVESTIMENTOPOR ZrSiN PELA TÉCNICA DE MAGNETRON SPUTTERING REATIVO; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
ESTUDO DA MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DA LIGA Ti-45Nb, EM FUNÇÃO DOS PARÂMETROS DE DEFORMAÇÃO SEVERA EM CANAIS EQUIANGULARES (ECAP), A FRIO E A QUENTE; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
ESTUDO DE MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DA LIGA TI-45NB SUBMETIDA AO PROCESSO DE DEFORMAÇÃO PLÁSTICA SEVERA POR ECAP E ENVELHECIMENTO; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DA LIGA DE Ti-45Nb SUBMETIDA AO PROCESSO DE ECAP E RECOZIMENTO; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA FREQUÊNCIA NO COMPORTAMENTO À FADIGA DO AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICOAISI ? 316; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Sandro Griza;
ANÁLISE ESTATÍSTICA DO DESEMPENHO EM FADIGA DE ARAMES SOLDADOS DA ARMADURA DE TRAÇÃO DEUMBILICAIS SUBMARINOS; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Sandro Griza;
EFEITO DO TEMPO DE ENVELHECIMENTO NA MICRODUREZA E NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO SOB TENSÃO DOAÇO INOXIDÁVEL SUPER DUPLEX UNS S32750; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
ESTUDO DE FRAGILIZAÇÃO E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE ARAMES UTILIZADOS EM ARMADURA DE TRAÇÃODE CABOS UMBILICAIS SOLDADOS DE TOPO POR RESISTÊNCIA E POR FRICÇÃO; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
EFEITO DO TIPO DE CARREGAMENTO APLICADO PARA A DEFORMACAO PLASTICA ACUMULADA NO DESEMPENHO EM FADIGA DE TUBOS DE ACO SUPERDUPLEX UTILIZADOS EM UMBILICAIS SUBMARINOS; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
EFEITO DA DEFORMACAO PLASTICA ACUMULADA NO DESEMPENHO A FADIGA DE ACO SUPER DUPLEX EMPREGADO EM TUBOS UMBILICAIS PARA PRODUCAO DE PETROLEO; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Coorientador: Sandro Griza;
Efeito da degradação de concreto a diferentes temperaturas nas propriedades mecânicas etenacidade a fratura; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
ANÁLISE QUANTITATIVA DE DANOS POR CORROSÃO SOB TENSÃO EM ARAMES DE ARMADURA DE TRAÇÃO DE RISERS FLEXÍVEIS SUBMETIDOS A CORROSÃO POR FRESTAS EM MEIO DOCE; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE MECÂNICA DE BIOCOMPÓSITO DE MATRIZ MICELIAL E REFORÇO VEGETAL PARA USO COMO MATERIAL BIODEGRADÁVEL; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Sandro Griza;
Influência da duração da oxidação térmica no comportamento à fadiga da liga Ti6Al4V; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Sandro Griza;
Avaliação da rigidez axial de juntas parafusadas; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Efeito da tensão média e frequência na resistência a fadiga e corrosão fadiga de parafusos prisioneiros de aço inoxidável AISI 304; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Sandro Griza;
Estudo do comportamento de propagação de trincas por fadiga de ligas de TiNbSn em função do teor de elementos de liga, deformação a frio e envelhecimento; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Estudo das transformações microestruturais decorrentes do tratamento criogênico em ligas de titânio (TiNbSn) pré-deformadas a frio; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Estudo de resistência à fadiga de uniões parafusadas submetidas à carga axial cíclica em função do comprimento do parafuso; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Sandro Griza;
Estudo dos mecanismos de danos ocorridos em válvulas de injeção de água de poços de petroleo fabricadas em aço inoxidável aisi 316 e aisi 410; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Sandro Griza;
Comportamento em fadiga e corrosão-fadiga da liga Ti6Al4V oxidada termicamente; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Griza;
Aplicação da simulação numérica para resolução de problemas de análise de falhas e mecânica da fratura; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Griza;
Efeito do comprimento do parafuso e da rigidez da união no limite de fadiga de uniões parafusadas; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Sandro Griza;
Desempenho em fadiga e corrosão-fadiga de liga Ti35Nb2,5Sn para aplicação biomédica; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Griza;
Avaliação da vida em fadiga de uniões parafusadas : estudo de caso; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Sandro Griza;
Efeito da frequência cíclica na nucleação e propagação da trinca por fadiga da liga abnt 304 recozida e pré-deformada; 2024; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Griza;
Fadiga, corrosão-fadiga e corrosão sob tensão em parafusos prisioneiros fabricados em aço inoxidável AISI 304 e o desenvolvimento de um software educacional para as 3 solicitações nestes materiais; 2024; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Coorientador: Sandro Griza;
ANÁLISE DOS DANOS EM ARAMES DA ARMADURA DE TRAÇÃO DE UMBILICAIS SUBMARINOS SUBMETIDOS À FADIGA POR FRICÇÃO; 2023; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Sandro Griza;
CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E ANÁLISE DE INTEGRIDADE ESTRUTURAL DE CONCRETOS PÓS-FOGO EM DIFERENTES IDADES E TEMPERATURAS; 2023; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Sandro Griza;
Investigação Experimental e por Elementos Finitos para a Determinação Comparativa de Tenacidade à Fratura e Espessura de Camada Mínima em Bimateriais Odontológicos (Cerâmica Odontológica e NiCr, A1203e Zr02)"; ; 2022; Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Sandro Griza;
EFEITO DO PRÉ-TRATAMENTO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA DE PÓS DE Cr3C2-25NiCr NO DESEMPENHO FRENTE À FADIGA DE REVESTIMENTOS ASPERGIDOS TERMICAMENTE POR HVOF SOBRE AÇO ASTM A516; 2022; Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Sandro Griza;
Relação entre deformação a frio, microestrutura e comportamento mecânico da liga ti35nb2,5sn; 2019; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Sandro Griza;
Estudo de comportamento mecânico de ligas TiNbSn em função do teor de liga, laminação a frio e envelhecimento; 2017; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Estudo de envelhecimento e propriedades mecânicas de compósito epóxi reforçado com tecido plano de kevlar e híbrido vidro/kevlar; 2014; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Sandro Griza;
Caracterização Metalúrgica e Mecânica de Ligas de Ti-Nb-Sn Laminadas a Quente para uso Biomédico; 2013; Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Análise da superfície de implantes de titânio no contexto da ósseointegração; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia clínica) - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE; Orientador: Sandro Griza;
Corrosão sob tensão em aço ASTM A516 com revestimento Cr3C2-25NiCr por HVOF; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
CONSTRUÇÃO DE UM DISPOSITIVO DE FRICÇÃO FADIGA EM ARAMES DE ARMADURA DE TRAÇÃO DE UMBILICAIS SUBMARINOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Desenvolvimento de dispositivo para testes de fricção fadiga em arames; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
ESTUDO DO COMPORTAMENTO EM FADIGA DA LIGA Ti-6Al-4V OXIDADA TERMICAMENTE À TEMPERATURA DE 700 C DURANTE 15 HORAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Solidificação unidirecional em regime transiente de extração de calor da liga AL-BI-NI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Análise de falha em conjunto haste/porca de compressor alternativo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Influência da configuração da férula no comportamento biomecânico de dentes restaurados com pino de fibra de vidro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Estudos de mecânica da fratura de ligas utilizadas na indústria petrolífera; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Modelagem de aços de ultra alta resistência mecânica para simulação de estampagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
ESTUDO DA VIABILIDADE DA SOLDAGEM DISSIMILAR PONTO POR FRICÇÃO ENTRE AÇO AUTOMOTIVO PARA ESTAMPAGEM A QUENTE E A LIGA DE ALUMÍNIO 6016-T4; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Desenvolvimento de máquina de ensaios de corrosão-fadiga; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Ensaios de fadiga e corrosão- fadiga em aço ASTM A516 Gr55; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Estudo de solubilização e envelhecimento da liga Ti35Nb2,5Sn laminada a quente; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Fabricação de uma matriz para deformação plástica severa via método ECAP; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Investigação do processo de soldagem por fricção em ligas de AlMgSc; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Análise de falha de uma prótese parcial removível de liga cobalto-cromo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Análise da integridade estrutural através do ensaio da/dn x δk do aço ASTM A516 gr 55 aplicado como vaso de pressão petroquímico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Análise de falha em eixo de bomba centrífuga; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Desenvolvimento de um dispositivo para ensaios de fadiga em implantes dentários endósseos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Análise estrutural por simulação numérica e caracterização de material de vaso de pressão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Análise de falha em ferramenta de penetração de solo utilizada em pás de retroescavadeiras; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Análise de falha do eixo de um rolo compactador de minério e estudo de reparo através de montagem por interferência; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Estudo da microestrutura e comportamento em fadiga da liga Ti6Al4V aplicada como biomaterial; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Desenvolvimento de uma máquina para abertura de pré-trinca de fadiga em corpos de prova compactos para ensaios de mecânica da fratura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Análise de falha em mola de força constante; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandro Griza;
Avaliação da interferência e tensões residuais em PMMA devido à retração sólida; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandro Griza;
Otimização de pré-forma para forjamento de chave combinada; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sandro Griza;
Análises experimentais e simulação numérica do forjamento a frio de uma cruzeta; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sandro Griza;
Análise De Falha Em Fuso De Prensa De Fricção; 2001; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandro Griza;
Análise De Falha Do Atuador Servocomandado De Controle De Movimento De Uma Superfície De Comando Primária Das Aeronaves Boeing 737; 2001; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandro Griza;
Análise de Falha da Placa Adaptadora do Flap Médio Interno de um Boeing 737-300; 2001; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandro Griza;
Caracterização da Vida em Fadiga de Juntas Soldadas Endurecidas; 2001; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandro Griza;
Estudo da Vida em Fadiga de Uniões de Alumínio Rebitadas; 2001; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandro Griza;
Análise de Falha de um Cilindro do Conjunto de Trem de Pouso Esquerdo de uma Aeronave Boeing B737-300; 2001; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandro Griza;
Projeto de Banco de Testes Para Motor de Arranque de Aeronaves; 2001; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandro Griza;
Fricção fadiga em arames de armadura de tração de umbilicais submarinos ? Fase II; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Oxidação térmica de superduplex para melhoria de desempenho à corrosão de equipamentos de produção de petróleo e gás submetidos a ambiente rico em cloretos; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Oxidação térmica de superduplex para melhoria de desempenho à corrosão de equipamentos de produção de petróleo e gás submetidos a ambiente rico em cloretos; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Fricção fadiga em arames de armadura de tração de umbilicais submarinos ? Fase II; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Fricção fadiga em arames de armadura de tração de umbilicais submarinos; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Fricção fadiga em arames de armadura de tração de umbilicais submarinos; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Inovação em projeto de válvula de injeção de água para produção de petróleo e gás; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Fricção fadiga em arames de armadura de tração de umbilicais submarinos; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Fricção fadiga em arames de armadura de tração de umbilicais submarinos; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Estudo de microestruturas e propriedades mecânicas de ligas para prevenção de falhas e otimização de projetos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Estudo de microestruturas e propriedades mecânicas de ligas para prevenção de falhas e otimização de projetos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Inovação em ensaios para estudos de trincas por corrosão sob tensão em arames de armadura de tração de risers flexíveis para produção de petróleo e gás; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Inovação em ensaios para estudos de trincas por corrosão sob tensão em arames de armadura de tração de risers flexíveis para produção de petróleo e gás; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Estudo de microestruturas e propriedades mecânicas de ligas para prevenção de falhas e otimização de projetos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Inovação em projeto de válvula de injeção de água para produção de petróleo e gás; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Estudo de análise de falhas, microestruturas e propriedades mecânicas de ligas industriais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Inovação em microestrutura e propriedades mecânicas de materiais para equipamentos da indústria de energia e mineração; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Desenvolvimento de ligas TiNbSn; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Estudo e desenvolvimento de materiais para a indústria de petróleo e gás; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Produção e caracterização de ligas de titânio TiNbSn; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Produção e caracterização de ligas de titânio TiNbSn; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Produção e caracterização metalúrgica e mecânica de ligas de titânio TiNbSn; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Produção e caracterização metalúrgica e mecânica de ligas de titânio TiNbSn; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Produção e caracterização metalúrgica e mecânica de ligas de titânio; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Caracterização metalúrgica e mecânica de ligas de titânio; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Produção e caracterização de novas ligas de titânio; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Produção e caracterização de novas ligas de titânio; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Produção e caracterização de novas ligas de titânio; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Sandro Griza;
Estudo de microestrutura de ligas biometálicas: Caracterização metalúrgica e mecânica de ligas Ti-Nb para aplicação no desenvolvimento de hastes para substituições totais de quadril; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Caracterização microestrutural de materiais metálicos utilizados em próteses; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Caracterização mecânico-metalúrgica em implantes; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Griza;
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, BRENNO L. ; SANTOS, IRIS S. ; SANTOS, LUIARA L. ; REIS, MATHEUS M. S. ; DE JESUS, IHANA G. C. ; Griza, Sandro . Effect of Cyclic Load Frequency on the Fatigue Crack Nucleation and Growth of Annealed and Prestrained Austenitic SS 304. FATIGUE & FRACTURE OF ENGINEERING MATERIALS & STRUCTURES , v. 48, p. 441-453, 2025.
-
SANTOS, EULER WAGNER FREITAS ; NUNES, DÉBORA DE ALMEIDA ; MARTINS, CARLOS OTÁVIO DAMAS ; MONTEIRO, MICHAEL DOUGLAS SANTOS ; SANTOS, COCHIRAN PEREIRA DOS ; SUSSUCHI, ELIANA MIDORI ; Griza, Sandro . Influence of exposure temperature variability on concrete degradation as a function of compressive strength and ultrasonic wave propagation velocity. REVISTA IBRACON DE ESTRUTURAS E MATERIAIS , v. 17, p. e17104, 2024.
-
DE JESUS, IHANA GABRIELA CONCEIÇÃO ; SANTOS, IRIS STERFANIE ; NASCIMENTO, BRENNO LIMA ; MONTEIRO, MICHAEL DOUGLAS SANTOS ; SUSSUCHI, ELIANA MIDORI ; Griza, Sandro . Effect of Aging Time on Stress Corrosion Cracking of Super Duplex Stainless Steel UNS S32750. JOURNAL OF FAILURE ANALYSIS AND PREVENTION , v. 24, p. 2821-2830, 2024.
-
NERY, MACCLARCK PESSOA ; NASCIMENTO, BRENNO LIMA ; DA SILVA REIS, MATHEUS MARIANO ; CONCEIÇÃO DE JESUS, IHANA GABRIELA ; Griza, Sandro ; MARTINS, CARLOS OTÁVIO DAMAS . Fatigue, Corrosion-Fatigue and SCC of AISI 304 Stainless Steel Fully-Threaded Stud Bolts. JOURNAL OF FAILURE ANALYSIS AND PREVENTION , v. 24, p. 2969-2978, 2024.
-
DOS SANTOS SIQUEIRA, ALLANCARDI ; MITSUNARI TAKESHITA, WILTON ; Griza, Sandro ; RODRIGUES GARÇÃO, JOÃO VICTOR ; PAGGI, MATHEUS LEONEL ; DA SILVA REIS, MATHEUS MARIANO ; DIAS ALTIDIS, JAQUELINE ; TRETO, CLEVERSON LUCIANO . Análise comparativa da rugosidade superficial da liga Ti-45Nb e do titânio comercialmente puro (cp-Ti) em implantes osseointegrados: estudo exploratório. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences , v. 6, p. 2583-2596, 2024.
-
HOLANDA, FRANCISCO SANDRO RODRIGUES ; VIDAL SANTOS, LUIZ DIEGO ; MELO, JEANGELA CARLA RODRIGUES ; PEDROTTI, ALCEU ; SUSSUCHI, ELIANA MIDORI ; Griza, Sandro ; ARAÚJO FILHO, RENISSON NEPONUCENO DE ; NASCIMENTO, BRENNO LIMA . Influence of Sodium Hydroxide Treatment on Typha domingensis Fibers for Geotextile Manufacturing. ACS Omega , v. 9, p. 51040-51051, 2024.
-
OLIVEIRA, ROSIVÂNIA DA P. S. ; COGO, GABRIEL R. ; NASCIMENTO, BRENNO L. ; REIS, MATHEUS M. S. ; TAKIMI, ANTONIO ; Griza, Sandro ; BERGMANN, CARLOS P. . Influence of Pre-Milling of Cr3C2-25 NiCr Spray Powder on the Fatigue Life of HVOF-Sprayed Coating on ASTM A516 Steel Substrate. Materials , v. 16, p. 1593, 2023.
-
HOLANDA, FRANCISCO SANDRO RODRIGUES ; SANTOS, LUIZ DIEGO VIDAL ; DE MELO, JEANGELA CARLA RODRIGUES ; SANTOS, LEANDRO SILVA ; PEDROTTI, ALCEU ; SUSSUCHI, ELIANA MIDORI ; Griza, Sandro . Comparison of mechanical performance of different geotextiles manufactured from natural fibers subjected to environmental biodegradation. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY , v. 129, p. 3863-3873, 2023.
-
SANTOS PORTO, CARLA PEREIRA ; CARDOSO, RAPHAEL CALAZANS ; PEREIRA, LUIZ CARLOS ; Griza, Sandro ; BERGMANN, CARLOS PÉREZ . Determining specimen thickness limit in fracture toughness tests applied to dental ceramics and metal alloy interfaces. CERAMICS INTERNATIONAL , v. 48, p. 803-810, 2022.
-
CHAVES, ANTELMO SANTOS ; BATISTA, WILTON WALTER ; Griza, Sandro ; CARDOSO, RAPHAEL ; NASCIMENTO, BRENNO LIMA ; REIS, MATHEUS MARIANO DA SILVA ; SANTOS, RENAN CELESTINO SILVA . Efeito da deformação plástica acumulada no desempenho à fadiga de aço super duplex empregados em tubos umbilicais para produção de petróleo. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e49711528614, 2022.
-
MACIEL, CAROLINA MENEZES ; SOUTO, TATIANE CRISTINA VIEIRA ; MELO DE MENDONÇA, ADRIANO AUGUSTO ; TAKESHITA, WILTON MITSUNARI ; Griza, Sandro ; SILVA-CONCÍLIO, LAÍS REGIANE ; BAROUDI, KUSAI ; VITTI, RAFAEL PINO . Morphological surface analysis and tensile bond strength of the immediate dentin sealing submitted to different temporary cement removal treatments. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADHESION AND ADHESIVES , v. 104, p. 102745, 2021.
-
MELO OLIVEIRA, ISADORA ; SANTANA, TAUAN ROSA ; CORREIA, ANA CLAUDIA CONCEIÇÃO ; FONTES, LUCAS SILVA ; Griza, Sandro ; FARIA'E'SILVA, ANDRÉ LUIS . Color heterogeneity and individual color changes in dentin and enamel bleached in the presence of a metallic orthodontic bracket. Journal of Esthetic and Restorative Dentistry , v. 33, p. 262-268, 2021.
-
PEREIRA, LUIZ CARLOS ; BLAS, JUAN CARLOS GARCIA DE ; Griza, Sandro ; DARWISH, FATHI AREF IBRAHIM . Use of instrumented charpy testing on the fracture toughness characterization of metallic materials. TECNOLOGIA EM METALURGIA, MATERIAIS E MINERAÇÃO , v. 18, p. e2469, 2021.
-
SANTOS, IRIS S. ; NASCIMENTO, BRENNO L. ; MARINO, REGINA H. ; SUSSUCHI, ELIANA M. ; MATOS, MAXWELL P. ; Griza, Sandro . Influence of drying heat treatments on the mechanical behavior and physico-chemical properties of mycelial biocomposite. COMPOSITES PART B-ENGINEERING , v. 217, p. 108870, 2021.
-
SANTOS, SILVANDO VIEIRA DOS ; LIMA, GUSTAVO DÓRIA ; NASCIMENTO, BRENNO LIMA ; FONTES, LUCAS SILVA ; Griza, Sandro . The effect of cold working and solution heat treatment on microstructure and mechanical behavior of Ti35Nb2.5Sn alloy. TECNOLOGIA EM METALURGIA, MATERIAIS E MINERAÇÃO , v. 18, p. e2453, 2021.
-
LIMA, TIAGO NUNES ; AZEVEDO, THIAGO FIGUEIREDO ; PEREIRA, LUIZ CARLOS ; Griza, Sandro . Study of fatigue crack growth behavior of cold worked and aged TiNbSn alloys. TECNOLOGIA EM METALURGIA, MATERIAIS E MINERAÇÃO , v. 18, p. e2449, 2021.
-
LIMA FILHO, VENCESLAU XAVIER DE ; LIMA, TIAGO NUNES ; Griza, Sandro ; SARAIVA, BRENO RABELO COUTINHO ; ABREU, HAMILTON FERREIRA GOMES DE . The Increase of Fracture Toughness with Solution Annealing Temperature in 18Ni Maraging 300 Steel. MATERIALS RESEARCH , v. 24, p. e20200472, 2021.
-
TRINDADE, MATHEUS PORTO ; JESUS, IHANA GABRIELA CONCEIÇÃO DE ; REIS, MATHEUS MARIANO DA SILVA ; NASCIMENTO, BRENNO LIMA ; SANTOS, FABRICIO PINHEIRO DOS ; GRIZ, SANDRO . Quantitative analysis of localized corrosion in tensile armor wire of flexible riser submitted to sweet stress corrosion cracking testing with crevice. TECNOLOGIA EM METALURGIA, MATERIAIS E MINERAÇÃO , v. 18, p. e2451, 2021.
-
VALENÇA, SILVIO LEONARDO ; SUSSUCHI, ELIANA MIDORI ; Griza, Sandro ; VALENÇA, GABRIELA OLIVEIRA ; SANTOS, COCHIRAN PEREIRA DOS . Avaliação do Comportamento Mecânico e de Cura da Resina Epóxi em Compósito Reforçado com Aramida/Vidro. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e488101422393, 2021.
-
LIMA, GUSTAVO DÓRIA ; NASCIMENTO, BRENNO LIMA ; DE SOUZA ALVES JÚNIOR, ISAÚ ; TRINDADE, MATHEUS PORTO ; Griza, Sandro . Fatigue behavior and life predictions of thermally oxidized Ti6Al4V alloy according to oxidation parameters. ENGINEERING FAILURE ANALYSIS , v. 130, p. 105737, 2021.
-
AZEVEDO, THIAGO FIGUEIREDO ; LIMA, TIAGO NUNES ; MACEDO, MATHEUS DUARTE ; DE BLAS, JUAN GARCIA ; Griza, Sandro . Fracture mechanics behavior of TiNbSn alloys as a function of alloy content, cold working and aging. ENGINEERING FRACTURE MECHANICS , v. 229, p. 106946, 2020.
-
SILVA, ABRAÃO ; AZEVEDO, THIAGO FIGUEIREDO ; SAMPAIO, WESLLEY RICK VIANA ; PEREIRA, LUIZ CARLOS ; Griza, Sandro . Study of α--Martensitic Transformation in Ti35NbxSn Alloys Subjected to Cryogenic Heat Treatment. ADVANCED MATERIALS RESEARCH (ONLINE) , v. 1158, p. 17-26, 2020.
-
CARDOSO, RAPHAEL CALAZANS ; NASCIMENTO, BRENNO LIMA ; THOMPSON, FELIPE DE FREITAS ; Griza, Sandro . Study of bolted joint axial stiffness using finite element analyses, experimental tests, and analytical calculations. PROCEEDINGS OF THE INSTITUTION OF MECHANICAL ENGINEERS PART C-JOURNAL OF MECHANICAL ENGINEERING SCIENCE , v. 234, p. 4671-4681, 2020.
-
PEDRESCHI, O. ; SANTOS, C. P. ; VALENÇA, S. L. ; Griza, S. ; SUSSUCHI, E. M. ; VALENÇA, G. O. . ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DO CASCO DE UM NAVIO NAUFRAGADO NA BAIA DE TODOS OS SANTOS - BAHIA - BRASIL / ANALYSIS AND CHARACTERIZATION OF THE HULL OF A SHIPWRECKED SHIP IN THE BAIA DE TODOS OS SANTOS - BAHIA - BRAZIL. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 83933-83942, 2020.
-
HOLANDA, FRANCISCO SANDRO RODRIGUES ; CASTRO, J. D. S. ; SANTOS, L. D. V. ; Andrade C. E. C. ; Griza, Sandro ; RODRIGUES JUNIOR, J. J. ; PEDROTTI, A. . Degradation of geotextiles of Typha latifolia Linn used in soil bioengineering techniques. CIÊNCIA FLORESTAL (ONLINE) , v. 30, p. 1147-1160, 2020.
-
OLIVEIRA, ANA C. DE ASSUNÇÃO ; Griza, Sandro ; DE MORAES, RAFAEL R. ; FARIA-E-SILVA, ANDRÉ L. . Effect of Filler Content and Waiting time Before Light-Curing on Mechanical Properties of Dual-Cured Cement. Current Dentistry , v. 2, p. 45-52, 2020.
-
DE ASSIS SEVERIANO, JOSEMBERG ; SILVA, ABRAÃO SANTOS ; SUSSUCHI, E. M. ; DA SILVA SANT'ANNA, MÉRCIA VIEIRA ; DA CUNHA, MATHEUS ARAUJO ; BERGMANN, CARLOS PÉREZ ; GRIZA, S. . Corrosion damages of flow regulation valves for water injection in oil fields. ENGINEERING FAILURE ANALYSIS , v. 96, p. 362-373, 2019.
-
MATOS, MAXWELL PACA ; TEIXEIRA, JUAN LOPES ; NASCIMENTO, BRENNO LIMA ; Griza, Sandro ; HOLANDA, FRANCISCO SANDRO RODRIGUES ; MARINO, REGINA HELENA . Production of biocomposites from the reuse of coconut powder colonized by Shiitake mushroom. CIÊNCIA E AGROTECNOLOGIA (ONLINE) , v. 43, p. 1-10, 2019.
-
FIGUEIREDO, FE ; SANTOS, RC ; SILVA, AS ; VALDÍVIA, AD ; OLIVEIRA-NETO, LA ; Griza, S ; SOARES, CJ ; FARIA-E-SILVA, AL . Ferrule Design Does Not Affect the Biomechanical Behavior of Anterior Teeth Under Mechanical Fatigue: An In Vitro Evaluation. OPERATIVE DENTISTRY , v. 44, p. 273-280, 2019.
-
SANTOS, MARCEL O. ; DE O. S. SANTOS, GÉSSICA ; MATTEDI, SILVANA ; Griza, Sandro ; EGUILUZ, KATLIN I.B. ; SALAZAR-BANDA, GIANCARLO R. . Influence of the calcination temperature and ionic liquid used during synthesis procedure on the physical and electrochemical properties of Ti/(RuO2)0.8-(Sb2O4)0.2 anodes. JOURNAL OF ELECTROANALYTICAL CHEMISTRY , v. 829, p. 116-128, 2018.
-
TEIXEIRA, JUAN LOPES ; MATOS, MAXWELL PACA ; NASCIMENTO, BRENNO LIMA ; Griza, Sandro ; HOLANDA, FRANCISCO SANDRO RODRIGUES ; MARINO, REGINA HELENA . Production and mechanical evaluation of biodegradable composites by white rot fungi. CIÊNCIA E AGROTECNOLOGIA (ONLINE) , v. 42, p. 676-684, 2018.
-
LIMA, M. F. ; MACIEL, C. M. ; CORREIA, AYLA MACYELLE DE OLIVEIRA ; S . Griza ; MENDONÇA, ADRIANO AUGUSTO MELO DE . EFFECT OF TEMPORARY CEMENTS ON THE BOND STRENGTH OF A RESIN CEMENT TO A PRE-HYBRIDIZED DENTIN. Bioscience Journal (Online) , v. 33, p. 247-256, 2017.
-
NASCIMENTO, Y. A. ; CORREIA, AYLA MACYELLE DE OLIVEIRA ; LIMA, D. M. ; S . Griza ; TAKESHITA, WILTON MITSUNARI ; MENDONCA, A. A. M. . Effect of Ceramic Barriers of Different Thicknesses on Microhardness of Light-Cured Resin Cements. INTERNATIONAL JOURNAL OF PERIODONTICS & RESTORATIVE DENTISTRY , v. 37, p. e204-e209, 2017.
-
FIGUEIREDO AZEVEDO, THIAGO ; NUNES LIMA, TIAGO ; GARCIA DE BLAS, JUAN ; CARLOS PEREIRA, LUIZ ; Griza, Sandro . The mechanical behavior of TiNbSn alloys according to alloying contents, cold rolling and aging. Journal of the Mechanical Behavior of Biomedical Materials , v. 75, p. 33-40, 2017.
-
Griza, S. ; DA SILVA, M. E. ; DOS SANTOS, S. V. ; STROHAECKER, T. R. . Experimental evaluation of cyclic stresses on axially loaded bolted joints. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part C: Journal of Mechanical Engineering Science , v. 230, p. 2611-2622, 2016.
-
Griza, Sandro ; GOMES, LUIZ SÉRGIO MARCELINO ; CERVIERI, André ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Effect of removal and reinsertion of force-closed stems on deformation of total hip arthroplasty. Revista Brasileira de Ortopedia (English Edition) , v. 51, p. 29-35, 2016.
-
AZEVEDO, THIAGO FIGUEIREDO ; CARDOSO, RAPHAEL CALAZANS ; DA SILVA, PAULO ROGÉRIO TAVARES ; SILVA, ABRAÃO SANTOS ; Griza, Sandro . Analysis of turbo impeller rotor failure. Engineering Failure Analysis , v. 63, p. 13-20, 2016.
-
PORTO, C. P. S. ; PARENTE, M. P. L. ; JORGE, R. M. N. ; PEREIRA, L. C. ; Griza, S. . Fracture toughness of the interface between Ni-Cr/ceramic, alumina/ceramic and zirconia/ceramic systems. Fatigue & Fracture of Engineering Materials & Structures (Print) , v. 39, p. 817-829, 2016.
-
SANTOS, V. T. G. ; S . Griza . Analysis of resistance to fatigue between straight solid and anatomic abutments of Morse taper system. Revista de Odontologia da UNESP (Online) , v. 45, p. 271-276, 2016.
-
DE OLIVEIRA, CRISTYANE SILVA SANTOS ; Griza, Sandro ; DE OLIVEIRA, MARIZE VARELLA ; RIBEIRO, ALEXANDRE ANTUNES ; LEITE, MÔNICA BARRETO . Study of the porous Ti35Nb alloy processing parameters for implant applications. Powder Technology (Print) , v. 281, p. 91-98, 2015.
-
VALENÇA, SILVIO LEONARDO ; Griza, Sandro ; DE OLIVEIRA, VANDALUCIA GOMES ; SUSSUCHI, ELIANA MIDORI ; DE CUNHA, FREDERICO GUILHERME CARVALHO . Evaluation of the mechanical behavior of epoxy composite reinforced with Kevlar plain fabric and glass/Kevlar hybrid fabric. Composites. Part B, Engineering , v. 70, p. 1-8, 2015.
-
SANTOS, VANESSA TAVARES DE GOIS ; TRENTO, CLEVERSON LUCIANO ; SANTOS, PRICILA REJANE SILVA ; SIQUEIRA, ALLANCARDI DOS SANTOS ; SANTOS, SILVANDO VIEIRA DOS ; Griza, Sandro . Análise da resistência à fratura entre pilares retos e angulados do sistema cone Morse. Revista de Odontologia da UNESP (Online) , v. 44, p. 67-73, 2015.
-
Carvalho C.H. ; MARTINS, C. O. D. ; GRIZA, S ; Clarke T.G.R. ; Barreto L.S. . Evaluation of potential application of micromagnetic techniques for detection of corrosion in reinforced concrete. SCIENTIFIC RESEARCH AND ESSAYS , v. 10, p. 254-259, 2015.
-
FONSECA, GABRIELA SANTOS ; CORREIA, AYLA MACYELLE DE OLIVEIRA ; Griza, Sandro ; VILLARROEL, MILKO ; TAKESHITA, WILTON MITSUNARI ; MENDONÇA, ADRIANO AUGUSTO MELO DE . Efeito da intensidade de fontes de luz e barreiras de cerâmica na microdureza de cimento resinoso dual. Revista de Odontologia da UNESP (Online) , v. 44, p. 207-212, 2015.
-
Griza, Sandro ; GOMES, LUIZ SÉRGIO MARCELINO ; CERVIERI, André ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Migração e deformações induzidas por diferentes hastes do tipo force-closed para ATQ. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso) , v. 50, p. 686-693, 2015.
-
Griza, Sandro ; GOMES, LUIZ SÉRGIO MARCELINO ; CERVIERI, André ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Migration and strains induced by different designs of force-closed stems for THA. Revista Brasileira de Ortopedia (English Edition) , v. 50, p. 686-693, 2015.
-
Griza, Sandro ; GOMES, LUIZ SÉRGIO MARCELINO ; CERVIERI, André ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Efeito da remoção e reinserção de hastes tipo force-closed nas deformações da artroplastia total de quadril. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso) , v. 51, p. 29-35, 2015.
-
AZEVEDO, THIAGO FIGUEIREDO ; DE ANDRADE, CARLOS EDUARDO CELESTINO ; SANTOS, SILVANDO VIEIRA DOS ; SILVA, ABRAÃO SANTOS ; Griza, Sandro . Fatigue and corrosion-fatigue strength of hot rolled Ti35Nb2.5Sn alloy. Materials & Design , v. 85, p. 607-612, 2015.
-
Griza, Sandro ; Faria-e-Silva AL . Bond strength of self-adhesive resin cements to composite submitted to different surface pretreatments. Restorative Dentistry & Endodontics , v. 39, p. 12, 2014.
-
Griza, Sandro ; DE SOUZA SÁ, DÁRCIO HERSCH GOMES ; BATISTA, WILTON WALTER ; DE BLAS, JUAN CARLOS GARCIA ; PEREIRA, LUIZ CARLOS . Microstructure and mechanical properties of hot rolled TiNbSn alloys. Materials in Engineering (Cessou em 1982. Cont. ISSN 0264-1275 Materials and Design) , v. 56, p. 200-208, 2014.
-
CARVALHO,, C. H. ; SEVERO, JUNIOR, J. B. ; MACEDO,, M. C. S. S. ; GRIZA,, S. ; DE, ANDRADE, C. E. C. ; DOS, SANTOS, A. A. ; BARRETO,, L. S. . Application of statistical techniques to evaluate the reliability of ultrasonic and rebound hammer measurements of compressive strength in the concrete of bridges. Scientific Research and Essays , v. 9, p. 136-144, 2014.
-
DE OLIVEIRA, CRISTYANE SILVA SANTOS ; ANTUNES RIBEIRO, ALEXANDRE ; RIBEIRO, ALEXANDRE ANTUNES ; BALESTRA, ROSELI MARINS ; Griza, Sandro ; DE OLIVEIRA, MARIZE VARELLA . Characterization of Porous Ti-35Nb Alloy Sintered at Different Temperatures for Implant Applications. Materials Science Forum (Online) , v. 802, p. 496-500, 2014.
-
LISBOA, D. S. ; SANTOS, S. V. ; GRIZA, S ; RODRIGUES, J. L. ; Faria-e-Silva AL . Dentin deproteinization effect on bond strength of self-adhesive resin cements. Brazilian Oral Research , v. 27, p. 73-75, 2013.
-
Griza, Sandro ; DOS SANTOS, SILVANDO VIEIRA ; UEKI, MARCELO MASSAYOSHI ; BERTONI, FABIANO ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Case study and analysis of a fatigue failure in a THA stem. Engineering Failure Analysis , v. 28, p. 166-175, 2013.
-
Griza, Sandro ; UEKI, MARCELO M. ; SOUZA, DÁRCIO H.G. ; CERVIERI, André ; Strohaecker, Telmo R. . Thermally induced strains and total shrinkage of the polymethyl-methacrylate cement in simplified models of total hip arthroplasty. Journal of the Mechanical Behavior of Biomedical Materials (Print) , v. 18, p. 29-36, 2013.
-
AZEVEDO, THIAGO FIGUEIREDO ; DOS SANTOS, CRISTIANE RAMOS ; DE SOUZA, RICARDO ESTEFANY AQUINO ; TENTARDINI, EDUARDO KIRINUS ; Griza, Sandro . Failure analysis of the repair procedure of an ore compactor roll. Engineering Failure Analysis , v. 31, p. 195-202, 2013.
-
Griza, Sandro ; AZEVEDO, THIAGO FIGUEIREDO ; DOS SANTOS, SILVANDO V. ; Tentardini, Eduardo K. ; Strohaecker, Telmo R. . Metallurgical failure analysis of acetabular metal-backed screws. Engineering Failure Analysis , v. 32, p. 178-187, 2013.
-
GRIZA, S. ; SANTOS, ANTÔNIO PEREIRA ; AZEVEDO, THIAGO FIGUEIREDO ; KWIETNIEWSKI, CARLOS EDUARDO FORTIS ; REGULY, Afonso ; STROHAECKER, TELMO R. . Failure analysis of a petrochemical plant reducing gear. Engineering Failure Analysis , v. 29, p. 56-61, 2013.
-
Griza, Sandro ; DA SILVA, MARCIO ERICK GOMES ; DOS SANTOS, SILVANDO VIEIRA ; PIZZIO, Everton ; STROHAECKER, Telmo Roberto . The effect of bolt length in the fatigue strength of M24x3 bolt studs. Engineering Failure Analysis , v. 34, p. 397-406, 2013.
-
Griza, Sandro ; de Andrade, Carlos Eduardo C. ; Batista, Wilton W. ; Tentardini, Eduardo K. ; Strohaecker, Telmo R. . Case study of Ti6Al4V pedicle screw failures due to geometric and microstructural aspects. Engineering Failure Analysis , v. 25, p. 133-143, 2012.
-
NUNES, F. W. G. ; MENDONCA, A. A. M. ; SANTOS, S. V. ; Griza, Sandro ; Faria-e-Silva AL . Bond strength of a self-adhesive cement to deproteinized dentin: effect of NaOCl concentration and application time. Revista Odonto Ciência (Online) , v. 27, p. 325-328, 2012.
-
NUNES, F. W. G. ; MENDONCA, A. A. M. ; SANTOS, S. V. ; Griza, Sandro ; Faria-e-Silva AL . Bond strength of a self-adhesive cement to deproteinized dentin: effect of NaOCl concentration and application time. Revista Odonto Ciência (PUCRS. Impresso) , v. 27, p. 325-328, 2012.
-
PASSOS, L. M. A. ; SANTOS, S. V. ; RODRIGUES, J. L. ; GRIZA, S. ; Faria-e-Silva AL . Influência da marca do condicionador ácido na resistência de união da resina composta à dentina. Revista de Odontologia da UNESP (Online) , v. 41, p. 420, 2012.
-
GRIZA, S. ; Reguly, A. ; Strohaecker, T.R. . Total hip stem failure due to weld procedure and material selection misuse. Engineering Failure Analysis , v. 17, p. 555-561, 2010.
-
GRIZA, S. ; C.G., Zimmer ; REGULY, Afonso ; STROHAECKER, Telmo Roberto . A case study of subsequential intramedulary nails failure. Engineering Failure Analysis , v. 16, p. 728-732, 2009.
-
GRIZA, S. ; ZANON, G ; SILVA, E ; BERTONI, F ; REGULY, A ; STROHAECKER, T . Design aspects involved in a cemented THA stem failure case. Engineering Failure Analysis , v. 16, p. 512-520, 2009.
-
GRIZA, S ; ZANON, G ; BERTONI, F. ; REGULY, A ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Fatigue in engine connecting rod bolt due to forming laps. Engineering Failure Analysis , v. 16, p. 1542-1548, 2009.
-
GRIZA, S. ; Cê A.N. ; Silva, E.P. ; BERTONI, F. ; REGULY, A ; STROHAECKER, T . Acetabular metal backed fatigue due to severe wear before revision. Engineering Failure Analysis , v. 16, p. 2036-2042, 2009.
-
GRIZA, S. ; KWIETNIEWSKI, Carlos Fortis ; TARNOWSKI, Gabriel ; BERTONI, F. ; REBOH, Y. ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; BAUMVOL, I. J. R. . Fatigue failure analysis of a specific total hip prosthesis stem design. International Journal of Fatigue , v. 30, p. 1325-1332, 2008.
-
REBOH, Y. ; GRIZA, S. ; REGULY, Afonso ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Failure analysis of fifth wheel coupling system. Engineering Failure Analysis , v. 15, p. 332-338, 2008.
-
GRIZA, S. ; Mariana Reis ; REBOH, Y. ; REGULY, Afonso ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Failure analysis of uncemented total hip stem due to microstructure and neck stress riser. Engineering Failure Analysis , v. 15, p. 981-988, 2008.
-
LIMA, T. N. ; Griza, S. . Estudo do comportamento de propagação de trincas por fadiga em metais. Efeito do teor de elemento de liga, deformação a frio e envelhecimento em ligas de TiNbSn. 1. ed. Beau Bassim: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 101p .
-
SANTOS JUNIOR, J. A. ; SANTOS, J. Y. E. ; ALTIDIS, M. E. D. ; RAMOS, A. C. R. ; GRIZA,, S. ; ALTIDIS, J. D. . Estudio de las propiedades adhesivas de composites epoxi reforzados con polvo de cobre para diferentes tiempos de curado. In: Fernanda Chaves Aloisio. (Org.). Desarrollo y sus aplicaciones. 1ed.São José dos Pinhais: Editora Home Publishings, 2023, v. 1, p. 382-387.
-
Griza, S. ; CARDOSO, R. C. ; SOUZA, F. C. ; SILVA, A. ; LIMA, G. D. . Análise da resistência à fadiga de um transportador de lâminas de clinquer. In: Franciele Bonatto, Henrique Ajuz Holzmann, João Dallamuta. (Org.). Engenharias Mecânica e Industrial: Gestão e Simulação. 1ed.Ponta Grossa: , 2018, v. 1, p. 63-73.
-
Porto, C ; Parente, M ; Jorge, R ; Pereira, L ; Griza, S . Fracture toughness in interface systems Ni-Cr/ceramic, alumina/ceramic and zirconia/ceramic. Biodental Engineering III. 1ed.london: CRC Press, 2014, v. , p. 15-20.
-
Porto CPS ; MONTEIRO, E. A. ; Borges PGA ; Nunes MAR ; Griza, Sandro . Analysis of failure cobalt-chromium alloy for partial removable dental prostheses. In: R.M. Natal Jorge; J.C. Reis Campos; João Manuel R.S. Tavares; Mario A.P. Vaz; Sónia M. Santos. (Org.). Biodental Engineering II. 1ed.London: Taylor & Francis Group, 2014, v. II, p. 167-172.
-
GRIZ, SANDRO ; R. W. Souza ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Avaliação da influência de diferentes espessuras de camada de cimento PMMA em ensaios de fadiga de próteses de quadril. In: Miguel Angel Rodriguez Pérez; José Antonio de Saja Saez; Maria Luz Rodriguez Mendez. (Org.). Tendencias en adhesion y adhesivos. 1ed.Valladolid: Universidad de Valladolid, 2008, v. 1, p. 259-271.
-
Kleinübing R. ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise metalográfica e de fraturas aplicadas aos acidentes de trânsito. SOS Estradas.
-
ALTIDIS, J. D. ; ALMEIDA, J. F. ; SANTOS JUNIOR, J. A. ; MARTINS, C. O. D. ; Griza, Sandro . EFEITOS DO TRATAMENTO TERMOQUÍMICO DE CEMENTAÇÃO E TRATAMENTO TÉRMICO EM AÇO DE BAIXO CARBONO. In: III COEMI SE, Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial de Sergipe, 2024, Aracaju. III COEMI SE, 2024.
-
DA SILVA REIS, MATHEUS MARIANO ; BARBOZA, E. C. S. ; SANTOS, J. N. ; SILVA, L. N. ; Griza, Sandro . ANÁLISE DA MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE ARAMES UTILIZADOS EM ARMADURA DE TRAÇÃO EM CABOS UMBILICAIS OFFSHORE SOLDADOS POR FRICÇÃO ROTATIVA. In: V CONEPETRO, Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, 2024, Aracaju. V CONEPETRO, 2024.
-
CHAVES, ANTELMO SANTOS ; SANTOS, LUIARA L. ; Batista W.W. ; CARDOSO, RAPHAEL CALAZANS ; DA SILVA REIS, MATHEUS MARIANO ; Griza, Sandro . EFEITO DA DEFORMAÇÃO PLÁSTICA ACUMULADA NO DESEMPENHO À FADIGA DE AÇO SUPER DUPLEX EMPREGADO EM TUBOS UMBILICAIS PARA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO. In: V CONEPETRO, Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, 2024, Aracaju. V CONEPETRO, 2024.
-
SANTOS, LUIARA L. ; Griza, Sandro ; BERGMANN, CARLOS P. ; OLIVEIRA, ROSIVÂNIA DA P. S. ; JESUS, I. G. . CORROSÃO SOB TENSÃO EM AÇO ASTM A516 COM REVESTIMENTO Cr3C2-25NiCr DEPOSITADO POR ASPERSÃO TÉRMICA HVOF. In: V CONEPETRO, Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, 2024, Aracaju. V CONEPETRO, 2024.
-
BARBOZA, E. C. S. ; OLIVEIRA, A. S. ; ROCHA, M. A. ; SILVA, M. V. ; ROCHA, D. F. ; SANTOS, I. S. ; Griza, Sandro . ESTUDO DA MORFOLOGIA E PROPRIEDADES ELETROQUÍMICAS DO TRATAMENTO DE OXIDAÇÃO POR MICROARCO COM SOLUÇÕES DE ÁCIDO SULFÚRICO NA LIGA TI45NB. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2024, Fortaleza CE. 25 CBECIMAT, 2024. p. 1530-1540.
-
SILVA, M. V. ; OLIVEIRA, A. S. ; Griza, Sandro . AVALIAÇÃO DO DUPLO ATAQUE ÁCIDO (DAE) EM LIGAS Ti-xNb-ySn DEFORMADAS PARA APLICAÇÃO EM IMPLANTES. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2024, Fortaleza CE. 25 CBECIMAT, 2024. v. 25. p. 1541-1552.
-
BARBOZA, E. C. S. ; BENTO, T. H. P. S. ; SANTOS, E. G. ; SANTOS, R. C. S. ; REIS, M. M. S. ; NASCIMENTO, B. L. ; Griza, Sandro . Tratamentos térmicos de solubilização e envelhecimento para aprimoramento das propriedades mecânicas de ligas Ti45Nb laminadas a frio para aplicação em materiais biomédicos. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2024, Fortaleza CE. 25 CBECIMAT, 2024. v. 25. p. 1632-1640.
-
REIS, M. M. S. ; NASCIMENTO, B. L. ; Griza, Sandro ; ALVES, ROBERTY SANTOS . ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MICROESTRUTURAIS DE HASTES DE SONDAS DE PERFURAÇÃO DE TESTEMUNHOS. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2024, Fortaleza CE. 25 CBECIMAT, 2024. v. 25. p. 1779-1788.
-
SANTOS, RENAN CELESTINO SILVA ; CHAVES, ANTELMO SANTOS ; ALVES, ROBERTY SANTOS ; BENTO, T. H. P. S. ; ABREU, HAMILTON FERREIRA GOMES DE ; Griza, Sandro . ESTUDO DA RESISTENCIA EM FADIGA DE CHAPAS AÇO SOLDADAS POR ELETRODO MARAGING TRATADAS TERMICAMENTE. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2024, Fortaleza CE. ESTUDO DA RESISTENCIA EM FADIGA DE CHAPAS AÇO SOLDADAS POR ELETRODO MARAGING TRATADAS TERMICAMENTE, 2024. p. 2362-2372.
-
REIS, M. M. S. ; SANTOS, LUIARA L. ; ALVES, ROBERTY SANTOS ; Griza, Sandro . ANÁLISE DE FRATURA DE DENTE DE ENGRENAGEM UTILIZADA EM SISTEMA DE REDUÇÃO DE MÁQUINA DE ESCAVAÇÃO DE MINA. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2024, Fortaleza CE. 25 CBECIMAT, 2024. p. 2684-2695.
-
NASCIMENTO, B. L. ; JESUS, I. G. ; SANTOS, IRIS S. ; Griza, Sandro . ESTUDO EM HISTÓRICO DE FALHAS EM EIXO DE MOTOR UTILIZADO EM EQUIPAMENTOS DE MINERAÇÃO. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2024, Fortaleza CE. 25 CBECIMAT, 2024. p. 2696-2706.
-
ALVES JUNIOR, I. S. ; Griza, Sandro ; NASCIMENTO, B. L. ; SANTOS, I. S. ; SILVA, M. V. . ANÁLISE DE FALHA DO TUBO DE TROCADOR DE CALOR ESPIRAL INOX 304L. In: 24 Cbcimat, Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2023, Aguas de Lindóia. 24 Cbcimat, 2023. v. 1. p. 1-1.
-
ALVES JUNIOR, I. S. ; Griza, Sandro ; SANTOS, I. S. ; NASCIMENTO, B. L. ; BARBOZA, E. C. S. ; SANTOS, J. A. P. V. . CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DE FALHA DO SEGMENTO DO EIXO DO MOTOR DO ROTOR DA MARIETTA. In: 24 Cbcimat, Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2023, Aguas de Lindóia. 24 Cbcimat, 2022. v. 1. p. 1.
-
JESUS, I. G. ; SILVA, M. V. ; BARBOZA, E. C. S. ; NASCIMENTO, B. L. ; Griza, Sandro . EFEITO DE TRATAMENTO ISOTÉRMICO A 500 °C EM FUNÇÃO DE TEMPO DE EXPOSIÇÃO EM AÇO SUPER DUPLEX UNS S32750. In: 24 Cbcimat, Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2023, Aguas de Lindóia. 24 Cbcimat, 2022. v. 1. p. 1.
-
REIS, M. M. S. ; BARBOZA, E. C. S. ; SILVA, M. V. ; NASCIMENTO, B. L. ; Griza, Sandro . ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO PÓS SOLDAGEM EM ARAMES DE ARMADURA DE TRAÇÃO UTILIZADOS EM CABOS UMBILICAIS SUBMETIDOS À FRAGILIZAÇÃO POR HIDROGÊNIO. In: 24 Cbcimat, Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2023, Aguas de Lindóia. 24 Cbcimat, 2022. v. 1. p. 1.
-
SILVA, M. V. ; REIS, M. M. S. ; SANTOS, I. S. ; JESUS, I. G. ; Griza, Sandro . ANÁLISE DE FALHA EM EIXO PINHÃO DA RODA DE CARRO DE TRANSPORTE DE CARGA EM MINERAÇÃO SUBTERRÂNEA. In: 24 Cbcimat, Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2023, Águas de Lindóia. 24 Cbcimat, 2022. v. 1. p. 1.
-
Griza, Sandro ; SILVA, M. V. ; REIS, M. M. S. ; SANTOS, I. S. ; JESUS, I. G. . ANÁLISE DE FALHA DE EIXO DE MOTOR DE MOINHO DE MINÉRIOS PARA FABRICAÇÃO DE FERTILIZANTES. In: 24 Cbecimat, 2023, Águas de Lindóia. 24 Cbecimat, 2023. v. 24. p. 1-7.
-
BARBOZA, E. C. S. ; Griza, Sandro ; REIS, MATHEUS MARIANO DA SILVA ; SANTOS, J. A. P. V. ; JESUS, IHANA GABRIELA CONCEIÇÃO DE . ANÁLISES DE FALHA E CARACTERIZAÇÃO METALÚRGICA DE BARRA DE IMPACTO DE BRITADOR. In: 24 Cbecimat, 2023, Águas de Lindóia. 24 Cbecimat. Águas de Lindóia: Cbecimat, 2023. v. 24. p. 1.
-
Griza, Sandro ; SANTOS, J. A. P. V. ; SANTOS, I. S. ; REIS, MATHEUS MARIANO DA SILVA ; JESUS, I. G. ; NASCIMENTO, B. L. . ANÁLISE DE FALHA DE PARAFUSO UTILIZADO EM EQUIPAMENTOS PARA EXTRAÇÃO DE MINÉRIO. In: 24 Cbecimat, 2023, Águas de Lindóia. 24 Cbecimat. Águas de Lindóia: Cbecimat, 2023. v. 24. p. 1.
-
NUNES, D. A. ; SANTOS, E. W. F. ; SANTOS, C. M. ; MARTINS, C. O. D. ; Griza, S. . Comportamento da tenacidade à fratura em concretos submetidos à simulação de incêndio. In: Anais do II CoBICET - Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2021, Diamantina. Anais do II CoBICET - Trabalho completo Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia Evento online ? 30 de agosto a 03 de setembro de 2021. Diamantina: Even3, 2021. v. 2. p. 1-6.
-
TRINDADE, M. P. ; JESUS, I. G. ; SANTOS, M. J. ; SUSSUCHI, E. M. ; Griza, S. . Estudo qualitativo de processo de corrosão em perfis de armadura de tração de risers. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 161-172.
-
SANTOS, I. S. ; SUSSUCHI, E. M. ; MATOS, M. P. ; MARINO, REGINA HELENA ; Griza, Sandro . Caracterização e análise mecânica de biocompósito de matriz fúngica reforçado com substrato vegetal. In: 74 Congresso ABM, 2019, São Paulo. 74 Congresso da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 462-472.
-
NASCIMENTO, T. E. G. ; SANTOS, I. S. ; PRATA, A. L. C. ; SANDES, R. P. I. L. ; MARTINS, C. O. D. ; Griza, Sandro . Análise qualitativa e quantitativa de concreto estrutural através da velocidade do pulso ultrassônico. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 1048-1058.
-
NASCIMENTO, B. L. ; TRINDADE, M. P. ; REIS, M. M. S. ; SILVA, A. ; GAMA, T. S. ; SILVA, S. D. ; ANDRADE, J. F. A. ; Griza, Sandro . Análise de falha de arames de armadura de tração de umbilical submarino. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 1257-1268.
-
NASCIMENTO, B. L. ; TRINDADE, M. P. ; REIS, M. M. S. ; LIMA, G. D. ; GAMA, T. S. ; SILVA, S. D. ; ANDRADE, J. F. A. ; Griza, Sandro . Proposta de metodologia simplificada para testes de fadiga em arames de armadura de umbilicais submarinos. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 1269-1278.
-
LIMA, G. D. ; ALVES JUNIOR, I. S. ; NASCIMENTO, B. L. ; M FILHO, M. M. ; TRINDADE, M. P. ; Griza, Sandro . Influência dos parâmetros de oxidação térmica no comportamento à fadiga da liga Ti-6Al-4V. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 1279-1289.
-
SANTOS, R. C. S. ; REIS, M. M. S. ; FONTES, L. S. ; ALVES JUNIOR, I. S. ; SILVA, A. ; SANTOS, P. F. ; Griza, Sandro . Análise de falha de eixo ovo usado na produção de cimento. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 1290-1298.
-
JESUS, I. G. ; MACEDO, M. D. ; ALVES JUNIOR, I. S. ; LIMA, G. D. ; Griza, Sandro . Análise de falha em mola de válvula de injeção de água. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 1395-1403.
-
SILVA, A. ; REIS, M. M. S. ; NASCIMENTO, B. L. ; SOUZA, F. C. ; SANTOS, I. S. ; Griza, Sandro . Análise de fratura de chapa de feixe de mola. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 1404-1410.
-
JESUS, I. G. ; M FILHO, M. M. ; TRINDADE, M. P. ; Griza, Sandro . Análise de falhas em parafusos de filtro. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 2169-2175.
-
JESUS, I. G. ; M FILHO, M. M. ; MACEDO, M. D. ; SUSSUCHI, E. M. ; Griza, Sandro . Análise de corrosão e caracterização de tubo API 5 CT G.40. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 2176-2181.
-
NASCIMENTO, B. L. ; SANTOS, P. F. ; CARDOSO, R. C. ; ALVES JUNIOR, I. S. ; MACEDO, M. D. ; Griza, Sandro . Análise de falha de flange utilizado em equipamento de processo de alimento. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 2772-2778.
-
REIS, M. M. S. ; THOMPSON, F. ; MACEDO, M. D. ; ALVES JUNIOR, I. S. ; SANTOS, P. F. ; Griza, Sandro . Análise de falhas em parafuso utilizado em equipamento de mineração. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 2859-2866.
-
REIS, M. M. S. ; SANTOS, P. F. ; FONTES, L. S. ; JESUS, I. G. ; Griza, Sandro . Análise de falha de elemento de aquecimento usado em calorificador de água doce. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 2931-2942.
-
ALVES JUNIOR, I. S. ; THOMPSON, F. ; SANTOS, R. C. S. ; SANTOS, P. F. ; REIS, M. M. S. ; Griza, Sandro . Caracterização e análise de falha da camisa do rolo compactador de minério. In: 74º Congresso Anual da ABM, 2019, São Paulo. 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2019. v. 1. p. 2974-2981.
-
Griza, S. ; ALTIDIS, J. D. ; VELOSO, A. C. R. ; NERY, M. P. . ESTUDO DAS PROPRIEDADES ADESIVAS DE COMPÓSITOS DE EPÓXI REFORÇADOS COM PÓ DE COBRE PARA DIFERENTES TEMPOS DE CURA. In: 4º. Encontro Nordeste de Ciência e Tecnologia de Polímeros, 2018, Aracaju. Associação Brasileira de Polímeros, 2018.
-
XAVIER, A. V. ; ALTIDIS, M. E. D. ; VELOSO, A. C. R. ; SANTOS, J. Y. E. ; SOUZA, W. L. ; Griza, Sandro ; ALTIDIS, J. D. . ESTUDO DA ADIÇÃO DO PÓ DE ALUMÍNIO NAS PROPRIEDADES ADESIVAS DE COMPÓSITOS DE MATRIZ EPOXÍ. In: X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2018, Salvador. X CONEM. Salvador: CONEM, 2018. v. 1. p. 1-10.
-
Griza, Sandro ; CARDOSO, R. C. ; THOMPSON, F. . Avaliação do comportamento mecânico de juntas parafusadas através de simulação numérica. In: 72º Congresso Anual da ABM, 2017, São Paulo. 72º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM, 2017. v. 72. p. 817-827.
-
S . Griza ; AZEVEDO, A. G. L. ; CUNHA, I. O. G. . Análise microestrutural e de microdureza da liga ti-35nb-2sn após soldagem TIG. In: XVII CONEMI - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial, 2017, Aracaju. XVII CONEMI - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial. Aracaju: Conemi, 2017. v. 17. p. 1-15.
-
S . Griza ; CARDOSO, R. C. ; SOUZA, F. C. ; SILVA, A. ; LIMA, G. D. . Análise da resistência à fadiga de um transportador de lâminas de clínquer. In: XVII CONEMI - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial, 2017, Aracaju. XVII CONEMI - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial, 2017. v. 17. p. 1-12.
-
S . Griza ; THOMPSON, F. ; CARDOSO, R. C. ; FELIX FILHO, L. F. ; NASCIMENTO, B. L. ; MACEDO, M. D. . Projeto de extrator manual de pneus para shuttle car. In: XVII CONEMI - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial, 2017, Aracaju. XVII CONEMI - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial. Aracaju: Conemi, 2017. v. 17. p. 1-12.
-
SEVERIANO, J. A. ; REIS, R. C. S. ; SILVA, A. ; Griza, Sandro ; SUSSUCHI, ELIANA MIDORI . Análise de falha e caracterização metalúrgica da cabeça de assentamento de regulador de fluxo. In: XVII CONEMI - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial, 2017, Aracaju. XVII CONEMI - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial. Aracaju: Conemi, 2017. v. 17. p. 1-12.
-
ALTIDIS, J. D. ; AZEVEDO, A. G. L. ; Griza, Sandro . Estudo das Propriedades Adesivas Variando o Tempo de Cura de Adesivo a Base de Metacaulinita. In: 61º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2017, Gramado. 61º Congresso Brasileiro de Cerâmica. Gramado: ABC, 2017. v. 61. p. 1103-1112.
-
S . Griza ; FONTES, L. S. ; REIS, R. C. S. ; SILVA, A. ; Andrade C. E. C. . CARACTERIZAÇÃO E SUGESTÃO DE MELHORIA EM BARRA DE MOINHO DE COMINUIÇÃO DE MINÉRIO. In: 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Natal: CBECiMat, 2016. v. 22. p. 5533-5537.
-
S . Griza ; BADARO, J. P. ; FONTES, L. S. ; SILVA, A. ; Andrade C. E. C. . ANÁLISE DE FALHA E CARACTERIZAÇÃO METALÚRGICA DE TUBO DE PRESSÃO. In: 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Natal: CBECiMat, 2016. v. 22. p. 5538-5547.
-
S . Griza ; SILVA, A. . Efeito do Processo Criogênico na Microestrutura e Propriedades Mecânicas das Ligas Ti ? 35Nb ? (0,0; 2,5; 5,0; 7,5) Sn. In: 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Natal: CBECiMat, 2016. v. 22. p. 5548-5558.
-
S . Griza ; SILVA, A. ; BADARO, J. P. ; REIS, R. C. S. . Estudo de falha do eixo de correia transportadora de Minério. In: 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Natal: CBECiMat, 2016. v. 22. p. 5559-5565.
-
S . Griza ; SILVA, A. ; BADARO, J. P. ; REIS, R. C. S. . Análise de falha em parafuso prisioneiro 5/8?? - 11 UNC, ASTM-A193 B8M CL.2. In: 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Natal: CBECiMat, 2016. v. 22. p. 5566-5572.
-
S . Griza ; LIMA, T. N. ; AZEVEDO, T. F. ; MONTEIRO, E. A. . EFEITO DO ENVELHECIMENTO E COMPOSIÇÃO QUÍMICA NAS CURVAS Da/DN x ΔK DAS LIGAS DE TiNbSn DEFORMADAS A FRIO. In: 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Natal: CBECiMat, 2016. v. 22. p. 5702-5709.
-
THOMPSON, F. ; S . Griza ; LIMA, T. N. ; SILVA, A. ; CARDOSO, R. C. . ANÁLISE DO LIMITE DE RESISTÊNCIA À FADIGA DE JUNTAS PARAFUSADAS. In: 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Natal: CBECiMat, 2016. v. 22. p. 1-12.
-
M FILHO, M. M. ; AZEVEDO, A. G. L. ; ARAUJO, A. A. ; SANTOS NETO, G. A. ; GRIZA, S . ESTUDO DA USINAGEM DE UM EIXO APÓS A RECUPERAÇÃO POR SOLDAGEM A ARAME TUBULAR. In: 8 congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2015, Salvador. 8 Cobef. Salvador: Cobef, 2015. v. 8. p. 1-7.
-
SEVERIANO, J. A. ; REIS, R. C. S. ; SILVA, A. ; GRIZA, S . ACOMPANHAMENTO DE VIDA DAS VÁLVULAS DE INJEÇÃO DE ÁGUA FABRICADAS A PARTIR DE DIFERENTES AÇOS INOXIDÁVEIS E UTILIZADAS EM POÇOS DE PETRÓLEO. In: 13 Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos, 2015, Cabo de Santo Agostinho. 13 COTEQ. Cabo de Santo Agostinho: Abendi, 2015. v. 13. p. 1431-1441.
-
SEVERIANO, J. A. ; REIS, R. C. S. ; SILVA, A. ; GRIZA, S . ESTUDO DE DANOS POR EROSÃO DE AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO DE VÁLVULA DE INJEÇÃO DE ÁGUA. In: 13 Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos, 2015, Cabo de Santo Agostinho. 13 COTEQ. Cabo de Santo Agostinho: Abendi, 2015. v. 13. p. 1420-1430.
-
S . Griza ; SILVA, A. ; REIS, R. C. S. . ANÁLISE DE FALHAS DE PINOS DE MATRIZES DE INJEÇÃO. In: 70 congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: ABM, 2015. v. 70. p. 1-7.
-
S . Griza ; SILVA, A. ; AZEVEDO, T. F. ; CARDOSO, R. C. ; REIS, R. C. S. . SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA MONTAGEM DE TALA AO TRILHO FERROVIÁRIO. In: 70 Congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: ABM, 2015. v. 70. p. 8-10.
-
SANTOS, R. C. S. ; REIS, R. C. S. ; SILVA, A. ; GUALBERTO JUNIOR, J. P. ; S . Griza . ANÁLISE DE FALHA EM CABO DE AÇO USADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. In: 70 congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: ABM, 2015. v. 70. p. 21-30.
-
S . Griza ; MARTINS, D. A. ; SILVA, A. ; REIS, R. C. S. . ANÁLISE DE FALHAS EM PERFIL U ULTIZADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. In: 70 Congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: a, 2015. v. 70. p. 31-40.
-
GUALBERTO JUNIOR, J. P. ; REIS, R. C. S. ; SILVA, A. ; S . Griza . ANÁLISE DE FALHA EM CABO DE AÇO. In: 70 Congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: ABM, 2015. v. 70. p. 41-50.
-
BADARO, J. P. ; REIS, R. C. S. ; M FILHO, M. M. ; SILVA, A. ; S . Griza . EFEITO DO TRATAMENTO SUB-ZERO EM MORDENTES CEMENTADOS. In: 70 Congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: ABM, 2015. v. 70. p. 51-60.
-
LIMA, T. N. ; AZEVEDO, T. F. ; MONTEIRO, E. A. ; VALENÇA, SILVIO LEONARDO ; FONTES, L. S. ; S . Griza . ANÁLISE DA DEFORMAÇÃO A FRIO DE LIGAS DE TI35NB2SN. In: 70 Congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: ABM, 2015. v. 70. p. 61-70.
-
LIMA, T. N. ; AZEVEDO, T. F. ; MONTEIRO, E. A. ; BLAS, J. G. ; Luiz Carlos Pereira ; S . Griza . CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS DA LIGA Ti35Nb2Sn LAMINADA A FRIO E ENVELHECIDA. In: 70 Congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: ABM, 2015. v. 70. p. 71-80.
-
MONTEIRO, E. A. ; LIMA, T. N. ; AZEVEDO, T. F. ; FONTES, L. S. ; VALENÇA, SILVIO LEONARDO ; S . Griza . PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS LIGAS Ti42Nb FORJADAS A FRIO E ENVELHECIDAS. In: 70 Congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: ABM, 2015. v. 70. p. 81-90.
-
LIMA, T. N. ; MONTEIRO, E. A. ; AZEVEDO, T. F. ; BLAS, J. G. ; Luiz Carlos Pereira ; S . Griza . PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS LIGAS Ti42Nb2Sn. In: 70 Congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: ABM, 2015. v. 70. p. 91-100.
-
AZEVEDO, T. F. ; LIMA, T. N. ; MONTEIRO, E. A. ; VALENÇA, SILVIO LEONARDO ; FONTES, L. S. ; S . Griza . ESTUDO DE LIGAS DO SISTEMA TiNbSn DEFORMADAS A FRIO E ENVELHECIDAS. In: 70 Congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: ABM, 2015. v. 70. p. 101-110.
-
FERNANDES, B. S. ; CARNEIRO, D. O. L. ; LIMA, T. N. ; SILVA, A. ; S . Griza . ANÁLISE DE FALHA DE EIXO DE BOMBA. In: 70 Congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: ABM, 2015. v. 70. p. 111-120.
-
SILVA, A. ; SOUZA, T. E. C. ; LIMA, T. N. ; BADARO, J. P. ; S . Griza . AVALIAÇÃO MECÂNICA DOS DANOS DE FLUÊNCIA EM UM RISER DE REFORMADOR PRIMÁRIO. In: 70 Congresso ABM, 2015, Rio de Janeiro. 70 ABM. Rio de Janeiro: ABM, 2015. v. 70. p. 131-140.
-
Nascimento WV ; GRIZA,, S. . ANÁLISE DE FALHA EM UM COMPRESSOR DE GÁS, E DE UMA VÁLVULA PARA. In: Cobem 2014, 2014, Uberlândia. VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Uberlândia: ABCM, 2014. v. 1. p. 1-5.
-
CUNHA, I. B. ; REIS, R. C. S. ; LEITE, M. B. ; GRIZA,, S. ; MARTINS, D. A. . ANÁLISE DE FALHA EM CABO DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. In: 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. 21º CBECIMAT, 2014. v. 1. p. 6510-6517.
-
M FILHO, M. M. ; CARVALHO, A. M. S. ; MARTINS, D. A. ; GRIZA,, S. ; CUNHA, I. B. ; REIS, R. C. S. . ANÁLISE DE FALHA EM EIXO DE MOTOR USADO EM PROCESSAMENTO DE COSMÉTICOS. In: 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014. v. 21. p. 6502-6509.
-
MARTINS, D. A. ; LEITE, M. B. ; GRIZA,, S. . ESTUDO DE SOLUBILIZAÇÃO E ENVELHECIMENTO DA LIGA Ti35Nb2,5Sn LAMINADA A QUENTE. In: 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014. v. 21. p. 6018-6025.
-
OLIVEIRA, A. F. B. R. ; MELO, P. S. ; GRIZA,, S. . Análise de falha em haste cimentada de artroplastia total de quadril. In: 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014. v. 21. p. 5835-5840.
-
FERREIRA, I. M. ; SANTOS, A. F. A. ; OLIVEIRA, A. F. B. R. ; GRIZA,, S. . Relação entre deformação a frio, envelhecimento e microdureza de ligas de Ti-35Nb-2,5Sn. In: 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014. v. 21. p. 100-107.
-
LEITE, M. B. ; MARTINS, D. A. ; REIS, R. C. S. ; GRIZA,, S. ; Porto CPS ; Luiz Carlos Pereira . TENACIDADE À FRATURA NA INTERFACE DOS SISTEMAS NICR/CERÂMICA, ALUMINA/CERÂMICA E ZIRCÔNIA/CERÂMICA UTILIZADOS EM ODONTOLOGIA. In: 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014. v. 21. p. 876-883.
-
Santos AP ; AZEVEDO, T. F. ; SILVA, A. ; SANTOS, S. V. ; GRIZA,, S. ; de Andrade A . DESENVOLVIMENTO DE UMA MATRIZ PARA DEFORMAÇÃO PLÁSTICA SEVERA VIA MÉTODO ECAP. In: 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014. v. 21. p. 6420-6428.
-
de Oliveira CSS ; RIBEIRO, A. A. ; de OLIVEIRA, M. V. ; GRIZA,, S. . POROUS Ti35Nb ALLOY WITH LOW YOUNG´S MODULUS FOR SPINAL FUSION IMPLANTS. In: 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014. v. 21. p. 6183-6188.
-
Griza, Sandro ; SILVA, M. E. G. ; SILVA, A. ; SANTOS, I. A. D. ; SANTOS, R. C. S. ; SANTOS, S. V. . Efeito da rigidez da união no limite de fadiga de juntas parafusadas. In: 12 Coteq, 2013, Porto de Galinhas. 12 Coteq, 2013. p. 2618-2631.
-
Griza, Sandro ; SILVA, M. E. G. ; SILVA, A. ; SANTOS, I. A. D. ; SANTOS, R. C. S. ; SANTOS, S. V. . Efeito do comprimento do parafuso no limite de fadiga de juntas parafusadas. In: 12 Coteq, 2013, Porto de Galinhas. 12 Coteq, 2013. p. 2608-2617.
-
CABRAL, H. J. R. ; Borges PGA ; TAVARES, A. M. G. ; SOUZA, S. A. S. A. ; GRIZA, S ; Batista W.W. . Recristalização em ligas de Ti-Nb-Si deformadas por compressão. In: 68 ABM International Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 2486-2493.
-
Andrade C. E. C. ; CARVALHO, A. M. S. ; FERNANDES, B. S. ; Batista W.W. ; Griza, Sandro . Estudo das características em fadiga da liga Ti-35Nb-2,5Sn laminada a quente. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 1851-1858.
-
CABRAL, H. J. R. ; Borges PGA ; TAVARES, A. M. G. ; SOUZA, S. A. S. A. ; Griza, Sandro ; Batista W.W. . Estudo da deformação em ligas de Ti-Nb-Si para uso em implantes ortopédicos. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 2478-2485.
-
MONTEIRO, E. A. ; SANTOS, S. V. ; Nunes MAR ; Porto CPS ; Griza, Sandro . Estudo da análise de falha de uma prótese dentária feita de liga Cobalto-Cromo. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 2542-2550.
-
SANTOS, S. V. ; Souza TEC ; CARDOSO, R. C. ; SANTOS, R. C. S. ; Griza, Sandro . Efeito da oxidação térmica e do ambiente contendo 0,9% de NaCl no comportamento em fadiga da liga Ti6Al4V. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 1886-1897.
-
Andrade C. E. C. ; CARVALHO, A. M. S. ; SANTOS, I. A. D. ; Batista W.W. ; Griza, Sandro . Caracterização da liga Ti-35Nb-2,5Sn laminada a quente. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 1859-1866.
-
SANTOS, S. V. ; SILVA, A. ; FERNANDES, B. S. ; CARDOSO, R. C. ; Griza, Sandro . Análise das superfícies de fraturas da liga Ti6Al4V após ensaio de fadiga em corpos de prova com e sem oxidação térmica. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 1876-1885.
-
CARDOSO, R. C. ; AZEVEDO, T. F. ; Santos AP ; Griza, Sandro . Simulação numérica de haste de uma prótese total de quadril. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 2149-2155.
-
AZEVEDO, T. F. ; SANTOS, S. V. ; Andrade C. E. C. ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; Griza, Sandro ; UEKI, MARCELO M. . Análise de falha metalúrgica em parafusos de casca acetabular metálica. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 2339-2347.
-
ARAGAO, V. T. S. ; Santos OA ; SILVA, A. ; Griza, Sandro . Análise de falha em arame de cerca elétrica. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 1833-1841.
-
Rocha MTA ; SILVA, A. ; SANTOS, S. V. ; de SOUZA, R. E. A. ; Griza, Sandro . Análise da integridade estrutural do aço ASTM A516 Gr55 aplicado como vaso de pressão petroquímico antravés do ensaio da/dN x dK. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 1923-1932.
-
SILVA, A. ; Rocha MTA ; Griza, Sandro ; SANTOS, S. V. ; de SOUZA, R. E. A. . Caracterização da resistência à corrosão-fadiga de aço ASTM A516 G55 usado para vaso de pressão. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 1933-1939.
-
SILVA, M. E. G. ; SILVA, A. ; Santos JC ; SANTOS, S. V. ; Griza, Sandro . O efeito do comprimento do parafuso no limite de fadiga de juntas parafusadas. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 1911-1922.
-
SILVA, M. E. G. ; SANTOS, R. C. S. ; SANTOS, I. A. D. ; SANTOS, S. V. ; Griza, Sandro . Estudo experimental e teórico de fadiga em juntas parafusadas devido ao torque e rigidez dos membros. In: 68 ABM International Annual Congress, 2013, Belo Horizonte. 68 ABM, 2013. v. 68. p. 1898-1910.
-
GRIZA, S ; Nascimento WV ; de Andrade A ; Santos AP ; de Oliveira EM ; Menezes BRL ; Santos OA ; SANTOS, S. V. . Desenvolvimento de uma máquina para abertura de pré-trinca de fadiga em corpos de prova compact tension. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - Conem 2012, 2012, São Luis. VII Conem, 2012.
-
Borges PGA ; Porto CPS ; PAULO, S. ; Nunes MAR ; GRIZA, S . Análise de fratura da liga cobalto-cromo de uma prótese parcial removível. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012, São Luis. VII Conem 2012, 2012.
-
SANTOS, S. V. ; Fortes VDO ; Rocha MTA ; GRIZA, S . Estudo da microestrutura e comportamento em fadiga da liga Ti6Al4V aplicada como biomaterial. In: 67 ABM International Congress, 2012, Rio de Janeiro. Proceedings of 67 ABM International Congress, 2012.
-
Borges PGA ; Porto CPS ; PAULO, S. ; Nunes MAR ; GRIZA, S . Estudo de caso e análise do processo de fundição de uma prótese parcial removível fraturada. In: 67 ABM International Congress, 2012, Rio de Janeiro. Proceedings of 67 ABM International Congress, 2012.
-
Griza, Sandro ; Souza TEC ; SANTOS, S. V. ; Santos JC ; Ueki M.M. . Sensibilidade ao entalhe da liga Ti6Al4V em função de diferentes microestruturas. In: Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2012, Natal. VII Colaob, 2012.
-
C.G., Zimmer ; R. W. Souza ; SANTOS, S. V. ; Griza, Sandro ; REGULY, A ; STROHAECKER, T . Análise de falha em implantes ortopédicos explantados: quatro casos de prótese de sistema de quadril. In: Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2012, Natal. VII Colaob, 2012.
-
Borges PGA ; Andrade C. E. C. ; Batista W.W. ; GRIZA, S . Estudo das transformações de fases das ligas Ti-Nb-Sn. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012, Palmas. VII Connepi, 2012.
-
SA, D. H. G. S. ; Luiz Carlos Pereira ; BLAS, J. G. ; GRIZA, S . Microstructural transformation of hot rolled TiNbSn alloys. In: Congresso Latinoamericano de órgãos artificiais e biomateriais, 2012, Natal. VII Colaob, 2012.
-
SA, D. H. G. S. ; Batista W.W. ; GRIZA, S . Mechanical behavior of hot rolled TiNbSn alloys. In: Congresso Latinoamericano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2012, Natal. VII Colaob, 2012.
-
SILVA, A. ; ESTEFANY, R. ; SANTOS, S. V. ; GRIZA, S . Caracterização de solda em aço ASTM A 516 Gr. 70 aplicado para vaso de pressão. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville. 20 CBCIMAT, 2012. p. 6343-6350.
-
de OLIVEIRA, C S S ; BALESTRA, R.M ; MOREIRA, A.C.C ; Luiz Carlos Pereira ; de OLIVEIRA, M. V. ; Griza, Sandro . Study of a Ti-35Nb alloy processing parameters by powder metallurgy for implant applications. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville. 20 CBCIMAT, 2012. p. 8639-8646.
-
SA, D. H. G. S. ; SANTOS, I.A.D. ; BLAS, J. G. ; Batista W.W. ; Griza, Sandro . Influência da adição de Sn sobre a microestrutura e comportamento mecânico de ligas de Ti-Nb do tipo beta-metaestável. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville. 20 CBCIMAT, 2012.
-
Santos AP ; AZEVEDO, T. F. ; de Oliveira EM ; de SOUZA, R. E. A. ; Batista W.W. ; GRIZA, S. . Análise estrutural por simulação numérica de vaso de pressão usado em petroquímica. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville. 20 CBCIMAT, 2012. p. 12154-12166.
-
Santos OA ; de Andrade A ; Griza, Sandro ; SANTOS, S. V. . Análise metalúrgica na região da fratura de um eixo cames de comando de válvulas. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville. 20 CBCIMAT, 2012. p. 8381-8386.
-
Santos AP ; AZEVEDO, T. F. ; Santos C R ; de Oliveira EM ; ESTEFANY, R. ; Griza, Sandro . Análise de falha do eixo de um rolo compactador de minério e estudo de reparo através de montagem por interferência. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville. 20 CBCIMAT, 2012. p. 7992-8006.
-
GRIZA, S. ; Andrade C. E. C. . Análise de falha em ferramenta de penetração de solo utilizada em pás de retroescavadeira. In: 20 Cbecimat, 2012, Joinville. 20 Cbecimat, 2012. p. 8305-8313.
-
Andrade C. E. C. ; ARAGAO, V. T. S. ; GRIZA, S . Análise de falha em ferramenta de penetração de solo utilizada em pás de retroescavadeiras. In: 20 CBECIMAT, 2012, Joinville. 20 CBECIMAT, 2012. v. 20. p. 8305-8313.
-
Brasileiro G.A.M. ; GRIZA, S. ; Barreto L.S. . Effects of chemical treatments on mechanical and physical properties of coir pith-cement green composites. In: 16th International Conference on Composite Structures, 2011, Porto. ICCS 16, 2011.
-
Santos C R ; AZEVEDO, T. F. ; Andrade C. E. C. ; Barreto L.S. ; GRIZA, S. . Análise da formação de manchas na parte externa das cerâmicas artesanais de Santana do São Francisco - Sergipe. In: 55 Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011, Porto de Galinhas. 55 CBC, 2011.
-
AZEVEDO, T. F. ; Andrade C. E. C. ; Santos C R ; GRIZA, S. ; Barreto L.S. . Avaliação da qualidade das argilas utilizadas em cerâmica vermelha oriundas da região do Baixo São Francisco - Sergipe. In: 55 Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011, Porto de Galinhas. 55 CBC, 2011.
-
F. S. Brites ; GRIZA, S . Caracterização da superfície de implantes de titânio. In: 19 CBCIMat, 2010, Campos do Jordão. 19 CBCIMat, 2010.
-
Strohaecker R M ; GRIZA, S. ; REGULY, Afonso ; PIZZIO, Everton . Estudo comparativo do padrão de transmissão de carga e da estabilidade primária in vitro entre hastes de quadril não cimentadas de diferentes geometrias. In: V Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2008, Ouro Preto. V Colaob, 2008.
-
R. W. Souza ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; GRIZA, S. ; A. Silva . Avaliação da influência de diferentes espessuras de camada de cimento PMMA em ensaios de fadiga de próteses de quadril. In: IX Jornadas sobre Adhesivos, 2008, Valladolid. IX Jornadas sobre Adhesivos. Valladolid: Universidad de Valladolid, 2008.
-
R. R. R. Martins ; Mariana Reis ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de falha em próteses ortopédicas: estudo de casos. In: 62 Congresso ABM, 2007, Vitória. 62 Congresso ABM, 2007.
-
J. Rosa ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de Falha em Virabrequins. In: Conferência Internacional sobre Tecnologia de Equipamentos, 2007, Salvador. Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos, 2007.
-
A. G. Wiedenhoft ; H. J. Amorim ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Biomechanical screw resistance analysis: Development of a qualifying methodology. In: 19th International Congress of Mechanical Engineering, 2007, Brasília. Proceedings of COBEM 2007, 2007.
-
A. G. Wiedenhoft ; GRIZA, S. ; H. J. Amorim ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise da resistência de parafusos cirúrgicos canulados de aço inoxidável. In: Congreso Iberoamericano de Ingeniería Mecánica, 2007, Cusco. CIBIM8, 2007.
-
Silva, E.P. ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de falha em um sistema de fixação de coluna. In: 62º Congresso Anual da ABM, 2007, Vitória. 62º Congresso Anual da ABM, 2007.
-
GRIZA, S. ; B. Paiva ; REBOH, Y. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Estudo de falha de um sistema de acoplamento entre veículo e semi-reboque do tipo quinta-roda. In: 61º Congresso Anual da ABM, 2006, Rio de Janeiro. 61º Congresso Anual da ABM, 2006.
-
Mariana Reis ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de falha em haste de fêmur de prótese total de quadril. In: 61º Congresso Anual da ABM, 2006, Rio de Janeiro. 61º Congresso Anual da ABM, 2006.
-
O. J. Morais ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de falha em virabrequim. In: 61º Congresso Anual da ABM, 2006, Rio de Janeiro. 61º Congresso Anual da ABM, 2006.
-
F. P. Coutinho ; REBOH, Y. ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de falha de um regenerador utilizado nos processos de refinamento de petróleo. In: 61º Congresso Anual da ABM, 2006, Rio de Janeiro. 61º Congresso Anual da ABM, 2006.
-
Mariana Reis ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de falha em próteses de substituição total do quadril. In: 4 Congresso Latino americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2006, Caxambú. 4 COLAOB, 2006.
-
GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; CERVIERI, André ; L. S. M. Gomes ; R. W. Souza . A reimplantação de haste femoral cônica e polida no manto de cimento remanescente em revisões assépticas de artroplastia total de quadril é um procedimento mecanicamente adequado?. In: Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2005, Vitórioa. Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2005.
-
C.G., Zimmer ; RENCK, Tiago Samuel ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Estudo do caso de fratura de uma haste de pistão utilizada na indústria. In: 60 Congresso ABM, 2005, Belo Horizonte. 60 Congresso ABM, 2005.
-
Mariana Reis ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de próteses revisadas: uma alternativa para otimização de projetos. In: 60 Congresso ABM, 2005, Belo Horizonte. 60 Congresso ABM, 2005.
-
GRIZA, S. ; KWIETNIEWSKI, Carlos Fortis ; FONTANA, W. ; Carlos A. M. Moraes ; CERVIERI, André ; L. S. M. Gomes ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Estudo do desempenho em fadiga do componente tibial metálico de um modelo de prótese total de joelho. In: III congresso latino americano de órgãos artificiais e biomateriais, 2004, Campinas. Colaob, 2004.
-
ROSENDO, T. S. ; GRIZA, S. ; REGULY, Afonso ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Caracterização do material de um reator de polimerização. In: Congresso Associação Brasileira de Materiais, 2004. ABM, 2004.
-
GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; FRANÇA, Nilton Chemale ; GONÇALVES, Luiz Fernando Pavão . Maximizando Resultados Através de Integração entre a Engenhariade Manutenção e a Universidade. In: XVIII Congresso de Manutenção - ABRAMAN, 2003, Porto Alegre, 2003.
-
GRIZA, S. ; PIZZIO, Everton ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de Falha em Eixo de Prensa. In: VII Conferência Sobre Tecnologia de Equipamentos - COTEC, 2003, Florianópolis, 2003.
-
GRIZA, S. ; WAGNER, Rafael ; CERVIERI, André ; TARNOWSKI, Gabriel ; KWIETNIEWSKI, Carlos Fortis ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de Falha da Haste Femoral de uma Prótese Total de Quadril. In: X Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2003, Ouro Preto, 2003. v. II. p. 327-329.
-
GRIZA, S. ; GUIMARAENS, Elisa ; GRAF, Anna ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Caracterização Microestrutural De Materiais Metálicos Utilizados Em Haste De Substituições Totais De Quadril. In: V Congresso de Estudantes em Ciência e Engenharia de Materiais do Mercosul- CECEMM, 2003, Florianopolis, 2003.
-
GRIZA, S. . Análise de Falha em Barra de Prensa. In: XV CBECIMAT, 2002, Natal. XV CBECIMAT, 2002.
-
STROHAECKER, Telmo Roberto ; GRIZA, S. ; Hoppe R.A. ; Pecantet S. ; RENCK, Tiago Samuel . Análise de falha em virabrequim de motor V8. In: Sexta Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos-Coteq, 2002, Salvador. 6 Coteq, 2002.
-
GRIZA, S. . Análise de Falha em Grande Engrenagem de Redutor Petroquímico. In: 56 Congresso da ABM 2001, 2001, Belo Horizonte, 2001.
-
GRIZA, S. . Análise de Falha em Eixo Viga Tubular. In: IBEROMET VIII, 2001, 2001.
-
GRIZA, S. . Efeito do Torque na Vida em Fadiga de Uniões Parafusadas. In: IBEROMET VIII, 2001. Jornadas SAM 2001, 2001.
-
GRIZA, S. ; STROHAECKER, T ; RENCK, Tiago Samuel ; Hoppe R.A. ; Pecantet S. . Análise de falha em virabrequim de motor V8. In: Jornadas SAM - CONAMET, 2001. Jornadas SAM, 2001.
-
GRIZA, S. ; CASSOU, Carlos Alberto ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise da Vida em Fadigas de Conexões Parafusadas Sujeitas a Diferentes Torques Aplicados. In: 55 Congresso da ABM, 2000, 2000.
-
GRIZA, S. ; RENCK, Tiago Samuel ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de Falha em Virabrequins Para Motores Die. In: 55 Congresso da ABM, 2000, 2000.
-
GRIZA, S. . Análise de Falha em Pino de Ensacadeira Pneumática. In: 55 Congresso da ABM, 2000.
-
GRIZA, S. ; ROLDO, Liane ; TUORROCO, Micaela ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Microstructural Analysis Of Stainless Steel Aisi 321 Of Bellows Expansion Joints. In: Micromat, 1998, 1998.
-
GRIZA, S. ; MILITYTSKY, Marcio ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; CASSOU, Carlos Alberto . Análise da Vida Em Fadiga de Juntas Parafusadas sujeitas a Diferentes Torques. In: IberometV, 1998. Jornadas Sam, 1998.
-
GRIZA, S. ; CASSOU, Carlos Alberto ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de Falha em Conjunto Intermediário de Embreagem. In: IBEROMET V, 1998. Jornadas SAM, 1998.
-
PEDRESCHI, O. ; SANTOS, C. P. ; RAMBELLI, G. ; S . Griza . O naufrágio Black Adder e o ambiente marinho: ensaios em arqueometalurgia. In: 17° Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR? 2017, 2017, Balneário Camboriú. 17° Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR? 2017. Balneário Camboriú: Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Ciências do Mar - ALICMAR, 2017. v. 17. p. 37-38.
-
S . Griza ; SILVA, A. . CARACTERIZAÇÃO DE FIOS DE LANTERNA. In: 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Natal: CBECiMat, 2016. v. 22. p. 1033.
-
S . Griza ; LIMA, T. N. ; AZEVEDO, T. F. . INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E DE TENACIDADE À FRATURA DAS LIGAS DO SISTEMA TINBSN DEFORMADAS A FRIO. In: 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Natal: CBECiMat, 2016. v. 22. p. 5710-5710.
-
ALTIDIS, J. D. ; GRIZA,, S. . Study of the Adhesive Properties of Epoxy Matrix Composites Reinforced with Powdered Copper. In: XIII SBPMat, 2014, João Pessoa. XIII SBPMat, 2014.
-
TRENTO, C. L. ; SANTOS, V. T. G. ; SANTOS, P. R. S. ; SANTOS, S. V. ; Griza, Sandro . Avaliação mecânica da resistência de conjuntos implantes/pilares retos e angulados do sistema cone Morse. In: 3 Neodent International Congress, 2013, Curitiba. Full Dentistry in Science, 2013. v. 15. p. 78-78.
-
TRENTO, C. L. ; SANTOS, V. T. G. ; Griza, Sandro ; SANTOS, S. V. ; SILVA, R. S. . Análise microscópica do ajuste interno na interface implante/pilar de sistemas cone Morse. In: 3 Neodent International Congress, 2013, Curitiba. Full Dentistry in Science, 2013. v. 15. p. 78-78.
-
SANTOS, V. T. G. ; TRENTO, C. L. ; GRIZA, S ; SANTOS, S. V. ; SILVA, R. S. . Fenda na junção pilar/implante: uma avaliação dimensional em microscopia eletrônica de varredura. In: XV Reunião da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa em Odontologia, 2013, Aracaju. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, 2013. v. 13. p. 98-98.
-
SANTOS, V. T. G. ; TRENTO, C. L. ; SANTOS, S. V. ; GRIZA, S ; SANTOS, P. R. S. ; SANTOS, R. C. S. . Resistência máxima à fratura de conjuntos implantes/pilares submetidos a cargas experimentais compressivas. In: XV Reunião da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa em Odontologia, 2013, Aracaju. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, 2013. v. 13. p. 98.
-
SANTOS, A. N. ; MACIEL, C. M. ; NEGREIROS, M. C. ; TAKESHITA, W. M. ; GRIZA, S ; MENDONCA, A. A. M. . Influência da composição de diferentes cerâmicas sobre a microdureza do cimento resinoso dual. In: XV Reunião da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa em Odontologia, 2013, Aracaju. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, 2013. v. 13. p. 36-36.
-
SANTOS, A. N. ; MACIEL, C. M. ; NEGREIROS, M. C. ; TAKESHITA, W. M. ; GRIZA, S ; MENDONCA, A. A. M. . Análise das opções de tratamento frente à falhas de restaurações diretas: estudo piloto. In: XV Reunião da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa em Odontologia, 2013, Aracaju. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, 2013. v. 13. p. 36.
-
Borges PGA ; PAULO, S. ; Nunes MAR ; Porto CPS ; GRIZA, S . Analysis of failure cobalt-chromiun alloy for partial removable dental prostheses. In: Fifth international conference on engineering failure analysis ICEFAV, 2012, Amsterdã. ICEFAV, 2012.
-
Andrade C. E. C. ; GRIZA, S. . Estudo das características de propagação de trinca em liga em liga Ti-35Nb-2,5Sn. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville. 20 CBCIMAT, 2012.
-
Andrade C. E. C. ; Griza, Sandro . Análise de falha em ferramenta de penetração de solo utilizada em pás de retroescavadeiras. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville. 20 CBCIMAT, 2012.
-
GRIZA, S. ; SA, D. H. G. S. ; SANTOS, S. V. . Fatigue strengh of alpha + beta and beta Ti6Al4V alloys. In: Brazilian Materials Research Society, 2011, Gramado. SBPMat, 2011.
-
Andrade C. E. C. ; GRIZA, S. . Failure analysis of a backhoe bucket tool. In: SBPMat, 2011, Gramado. SBPMat, 2011.
-
GRIZA, S. ; AZEVEDO, T. F. ; Andrade C. E. C. . Flaw characterization in ASTM A283 pressure vessel. In: SBPMat, 2011, Gramado. SBPMat, 2011.
-
L. S. M. Gomes ; GRIZA, S ; CERVIERI, André ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Is removal and reinsertion of cemented femoral stems during revision hip arthroplasty a mechanically safe procedure?. In: 10th EFORT, 2009, Viena. 10th EFORT, 2009.
-
L. S. M. Gomes ; GRIZA, S. ; CERVIERI, André ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Different designs of polished, collarless tapered stems influence the in vitro behaviour of cemented femoral hip implants. In: 10th EFORT, 2009, Viena. 10th EFORT, 2009.
-
C.G., Zimmer ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Estudo do efeito da sensitização na resistência a corrosão em aço inoxidável austenítico (ISO 5832-1). In: V Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2008, Ouro Preto. Colaob 2008, 2008.
-
R. W. Souza ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; GRIZA, S. ; A. Silva . Avaliação da influência de diferentes espessuras de camada de cimento PMMA em ensaios de fadiga de próteses de quadril. In: IX Congreso sobre Adhesivos, 2008, Valladolid. IX Congreso sobre adhesivos, 2008.
-
C.G., Zimmer ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, T . Análise de falha em conjunto de placa reta e parafusos. In: 18 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2008. 18 CBECiMat, 2008.
-
Mondo D.S. ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de falha em virabrequim de avião agrícola. In: 16 Salão de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre. XVI Salão de iniciação científica, 2004.
-
Mariana Reis ; GRIZA, S. ; GUIMARAENS, Elisa ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Caracterização metalúrgica de próteses e órteses revisadas : uma alternativa para provimento de projetos. In: 16 Salão de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre. XVI Salão de Iniciação Científica, 2004.
-
Kuhn C.G. ; GRIZA, S. . Levantamento da curva de Wöller em componente tibial de próteses de joelho. In: 14 Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica, 2002.
-
Cunha C.R. ; Kuhn C.G. ; GRIZA, S. . Construção de dispositivos para ensaios de fadiga e carga em hastes femorais. In: XIV Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica, 2002.
-
Barlavento M.A. ; RENCK, Tiago Samuel ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de falha em virabrequim. In: XIII Salão de Iniciação Científica, 2001, Porto Alegre. XIII Salão de Iniciação Científica, 2001.
-
Chludzinski, M. ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise de falha em virabrequins para motores diesel. In: XII Salão de Iniciação Científica, 2000, Porto Alegre. XII Salão de Iniciação Científica, 2000.
-
Chludzinski, M. ; RENCK, Tiago Samuel ; GRIZA, S. ; STROHAECKER, Telmo Roberto . Análise em falha em pino de ensacadeira pneumática. In: XI Salão de Iniciação Científica, 1999, Porto Alegre. XI Salão de Iniciação Científica, 1999.
-
DOS SANTOS, SILVANDO VIEIRA ; LIMA, GUSTAVO DÓRIA ; SANTOS, RENAN CELESTINO SILVA ; NASCIMENTO, BRENNO LIMA ; Griza, Sandro . Fatigue and Corrosion Fatigue of Thermally Oxidized Ti6Al4V Alloy. JOURNAL OF MATERIALS ENGINEERING AND PERFORMANCE , 2024.
-
NERY, MACCLARCK PESSOA ; DOS SANTOS NETO, SEVERIANO JOSÉ ; ALVES, ROBERTY SANTOS ; SANTANA, JOÃO VITOR DOS SANTOS ; Griza, Sandro ; MARTINS, CARLOS OTÁVIO DAMAS . Development of educational software for stainless steel selection and evaluating usability using the System Usability Scale (SUS). INTERNATIONAL JOURNAL OF MECHANICAL ENGINEERING EDUCATION , 2024.
-
GRIZA, S. ; Kleinübing R. . Análises Metalográficas e de Fraturas Aplicadas aos Acidentes de Trânsito. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GRIZA, S. ; REGULY, Afonso ; KWIETNIEWSKI, Carlos Fortis . Fadiga mecânica em componentes protéticos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
GRIZA, S. ; REGULY, Afonso ; MACEDO, M. L. K. ; STROHAECKER, Telmo Roberto ; Limberger I. . Fadiga e análise de falhas. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
GRIZA, S. . Metodologia de Análise de Falhas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Desenvolvimento de liga de titânio a partir do refinamento microestrutural por deformação plástica severa, Descrição: O projeto visa o refinamento da microestrutura da liga de Ti45Nb para otimização de suas propriedades mecânicas a partir da deformação plástica severa a frio por Pressão de Extrusão em Canais Iguais e em Ângulo, que poderia ser livremente traduzido da expressão em inglês Equal Channel Angular Pressing (ECAP), seguido de tratamento térmico por envelhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Gustavo Dória Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro.
-
2024 - Atual
Estudo sobre compatibilidade química de polímeros e elastômeros sob ação de fluidos de tratamento utilizados na indústria de exploração e produção de petróleo e gás natural, Descrição: Em um sistema de exploração de OG, os fluidos de tratamentos são responsáveis, dentre as variadas aplicações, pela manutenção da continuidade operacional do poço. Apesar de sua notória importância, o contato entre o polímero e o fluido pode resultar em fenômenos capazes de alterar as propriedades do material, exigindo estudos e avaliações de compatibilidade para garantia de gestão de integridadeadequada de ativos. Desse modo, o projeto propõe-se em avaliar, do ponto de vista teórico e experimental, a compatibilidade química depolímeros e elastômeros sob ação de fluidos de tratamento quando submetidos a condições típicas de operação, além de envelopes extremos. Para o estudo, serão utilizados diversos termoplásticos (como, por exemplo, mas não limitado a: poliamida 11 ou 12, PVDF, HDPE, PEX, PEEK, PTFE e PPS) e elastômeros (como por exemplo, mas não limitado a: borrachas nítricas, FKM, FEPM e FFKM) sob ação de fluidos característicos de tratamentos (como, por exemplo, mas não limitado a: sequestrantes de H2S, biocidas, inibidores de corrosão,inibidores de incrustação, quelantes, ácidos, bases e solventes) concomitante a variações de tempo de contato fluido x material, temperaturade exposição e concentração do produto químico em contato com o material. Os objetivos serão atingidos a partir da criação de protocolos ótimos de teste via imersão para simulação do ambiente de operação e posterior caracterização dos polímeros e aferição de desempenhodiferencial em relação às propriedades críticas dos polímeros originais. Os resultados esperados somarão à apresentação de metodologia de ensaios padronizada, confecção de plataforma de compatibilidade química direcionada às condições de operação, incluindo abordagempor comparação com parâmetros de solubilidade pré-existentes, bem como ampla revisão de literatura sobre o estado da arte e mapeamento de softwares comerciais que correlacione parâmetro de solubilidade com compatibilidade química, para subsidiar a tomada dedecisão da Petrobras com relação à gestão de integridade de ativos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Eliana Midori Sussuchi - Integrante / Iris Sterfanie Santos - Integrante / JOSE KAIO MAX ALVES DO REGO - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2023 - Atual
Realização de testes de fadiga em arames de dutos flexíveis em condições especificas, sendo então possível a verificação da integridade estrutural dos materiais das camadas estruturais de dutos flexíveis, Descrição: O projeto tem por objetivo contribuir para o entendimento do mecanismo de dano por corrosão fadiga em arames de armadura de tração de risers flexíveis. O projeto busca reproduzir experimentos de corrosão fadiga a diferentes pressões de CO2, injetando em água do marsintética, a diferentes patamares de tensão aplicada nos corpos de prova de arames.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Brenno Lima Nascimento - Integrante / José Antônio Prado Viana Santos - Integrante / joão vitor dos santos santana - Integrante / Roberty Santos Alves - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2022 - 2024
Oxidação térmica de superduplex para melhoria de desempenho à corrosão de equipamentos de produção de gás submetidos a ambiente rico em cloretos, Descrição: O objetivo do presente estudo é analisar a corrosão localizada decorrente daexposição de tubos de aço inoxidável super duplex UNS S32750, sem tratamentotérmico, ou seja, na condição de como recebido da aciaria, laminado a frio, e sobenvelhecimento isotérmico a 500C em duração curta (2h, 4h, 8h) e longa (24h,48h e 100h), constituindo assim diferentes camadas de óxidos, sob os parâmetrosde atmosfera de águas profundas temperatura, pressão e imersão em meio designificativo potencial corrosivo e saturado em CO2, com o intuito de estudar acorrosão sob tensão (CST), resistência à corrosão localizada e propriedadesmecânicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / ihana gabriela de jesus - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Bolsa.
-
2022 - Atual
Multifuncionalidades de ligas de Titânio processadas em escala nanométrica para uso em implantes na área de Saúde, Descrição: Esta proposta envolve a cooperação de pesquisadores que atuam em diferentes Laboratórios Multiusuários da Universidade Federal deSergipe (UFS). O Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFS) é constituído por dois laboratórios multiusuários: O Laboratóriode Caracterização de Biomateriais (LCBio), ligado aos pesquisadores de Odontologia, e o Laboratório de Microestruturas e PropriedadesMecânicas (LAMP), ligado a pesquisadores da área de Engenharia de Materiais. Além disso, a proposta envolve o Centro de Laboratórios de Química Multiusuários (CLQM/UFS) ligados aos pesquisadores da área deQuímica, bem como o Laboratório de Corrosão e Nanotecnologia (LCNT) que está situado no Núcleo Regional de Competência emPetróleo, Gás e Biocombustíveis de Sergipe (NUPEG). O projeto busca dar continuidade a pesquisas inovadoras na área de materiais avançados, através de novas metas ambiciosas e desafiadoras e a promoção da eficiência e eficácia das políticas públicas em Materiais Avançados na Linha Temática de Saúde, que favorecem a interação entre a Universidade Federal de Sergipe e empresas brasileiras para incentivar a pesquisa aplicada na área de funcionalização de novas ligas de Titânio normatizadas através de conformação a frio e tratamentos térmicos, que permitem a obtenção de menor módulo de elasticidade e alta resistência mecânica, garantindo confiabilidade e redução de reabsorção óssea de implantes, além de anodização para produzir nanorugosidade que melhora osteointegração. A proposta busca priorização e equilíbrio, no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre a capacidade de geração do conhecimento, aplicação tecnológica e entrega de valor decorrente dos impactos econômicos, sociais e ambientais do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / André Luiz Faria-e-Silva - Integrante / Eliana Midori Sussuchi - Integrante / Luiz Alves de Oliveira-Neto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2022 - Atual
Programa de Desenvolvimento Institucional relacionado a estudos de microestruturas e propriedades mecânicas de materiais, Descrição: O projeto busca apoiar o desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Sergipe (UFS), através de ações laboratoriais de PD&I desenvolvidas no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFS), como forma de permitir a criação de condições adequadas para que o CDTec possa contribuir para o desenvolvimento institucional da UFS, no âmbito de ações relacionadas a estudos de microestruturas e propriedades mecânicas de materiais. O projeto visa possibilitar a captação de recursos para a manutenção e ampliação da infraestrutura e contratação de pessoal da unidade promotora (Condomínio de Laboratórios Multiusuários Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Laboratório de Microestruturas e Propriedades Mecânicas), a fim de possibilitar a execução dos objetivos específicos deste projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe - Auxílio financeiro.
-
2022 - Atual
Manutenção de Equipamentos e Infraestrutura Multiusuária de Pesquisa UFS?, Ref. Finep nº 0147/18 Subprojeto CDTec, Descrição: Esta proposta busca realizar manutenção preventiva em equipamentos da infraestrutura multiusuária do CDTec, a fim de permitir pesquisas a respeito da correlação entre microestruturas e propriedades mecânicas de materiais. O projeto busca prover condições para o desenvolvimento das atividades estratégicas de pesquisa científica e tecnológica na Universidade, visando ampliação da produção e acesso à ciência, tecnologia e inovação (CT&I).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / André Luiz Faria-e-Silva - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2021 - Atual
Relação entre processamento, microestrutura e propriedades mecânicas de materiais, Descrição: O Estado de Sergipe possui vocação em algumas atividades produtivas como petróleo e gás, fertilizantes, mineração, entre outras. Este projeto objetiva pesquisa, desenvolvimento e inovação sobre a relação entre processamento, microestrutura e propriedades mecânicas de ligas metálicas e materiais para aplicação nos setores de destaque em Sergipe. Além disso, o projeto busca pesquisa aplicada sobre novos materiais avançados, cujo potencial de aplicação é mais amplo. O projeto busca capacitação de pessoal, aumento de indicadores técnico-científicos e ampliação da cooperação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) junto as empresas locais e outras instituições. Os objetivos específicos serão realizados através de métodos de ensaios mecânicos, inclusive ensaios especiais para simular ambientes agressivos de operação, caracterizações metalúrgicas de ligas metálicas e análises de fraturas e de danos. O projeto visa fortalecer a linha de pesquisa em propriedades mecânicas e caracterizações de materiais na UFS, fomentar a captação de recursos em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) junto a agências de fomento e empresas, formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação e aumento dos indicadores de produção científica. A UFS possui total infraestrutura, bem como o proponente possui cooperações com outros pesquisadores da UFS e com outras instituições do Brasil para a execução do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2019 - 2022
Estudo de corrosão sob tensão e corrosão fadiga em arames de armadura de tração de risers flexíveis, Descrição: Armaduras de tração de risers flexíveis são sujeitas a diversos mecanismos de danos em serviço, dentre eles aqueles relacionados a corrosão e aqueles relacionados a carregamentos mecânicos. A interação dos agentes corrosivos e carregamentos mecânicos pode determinar a falha de armaduras por mecanismos de corrosão sob tensão e corrosão fadiga. O objetivo do estudo é avaliar danos porcorrosão sob tensão em arames de armaduras de tração através de testes em câmeras sob pressão de CO2 de até 30 bar e temperatura de até 60 graus C. Além disso, temos como objetivo montar estrutura para ensaios de corrosão fadiga. Esperamos com o desenvolvimento deste projeto ampliar a compreensão da importância do mecanismo de CST nas falhas de arames, a disponibilização de infraestrutura da Universidade Federal de Sergipe para ensaios de arames de risers para os mecanismos de danos por CST e CF, a capacitação técnica e montagem de equipe para a continuidade de estudos de integridade estrutural de risers flexíveis. O projeto tem por objetivo contribuir para o entendimento do mecanismo de dano por corrosão sob tensão em arames de armadura de tração de risers flexíveis. O projeto busca reproduzir experimentos de corrosão a diferentes pressões de CO2, desde 5 bar até 30 bar, injetando em água do mar sintética, a diferentes temperaturas de 40 e 60 graus C, a fim de obter resultados em função de diferentes índices de fugacidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Brenno Lima Nascimento - Integrante / Matheus Mariano da Silva Reis - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Cooperação.
-
2018 - 2022
Estudo de trincas por corrosão sob tensão em arames de armadura de tração de risers flexíveis para produção de petróleo e gás, Descrição: Arames de amaduras de tração de risers flexíveis são sujeitos a trincas por corrosão sob tensão. Os arames são submetidos a meios agressivos, cujos efeitos sobre eles ainda não são totalmente conhecidos para as altas profundidades de lâmina dágua enfrentadas na produção de petróleo e gás do Presal, o que podem levar a alterações dos mecanismos de corrosão e antecipar a falha. O objetivo do presente estudo é avaliar os danos por corrosão sob tensão em arames de armaduras de tração. Amostras serão submetidas ao CO2 injetado a pressão no intervalo de 5 até 30 bar, submersas em água do mar sintética e no intervalo de temperatura de 40 até 60 C. Esperamos correlacionar a morfologia e nível dos danos de corrosão sob tensão em função dos parâmetros de testes, a fim de ampliar a compreensão da importância do mecanismo de corrosão sob tensão nas falhas dos arames. O projeto permitirá o aprofundamento da inserção da Universidade Federal de Sergipe em pesquisas continuadas sobre o tema, inclusive em caráter interinstitucional, bem como o aumento de indicadores de produção científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2018 - 2021
Relação entre processamento, microestrutura e propriedades mecânicas de materiais, Descrição: O Estado de Sergipe possui vocação em algumas atividades produtivas como petróleo e gás, fertilizantes, mineração, entre outras. Este projeto objetiva pesquisa, desenvolvimento e inovação sobre a relação entre processamento, microestrutura e propriedades mecânicas de ligas metálicas e materiais para aplicação nos setores de destaque em Sergipe. Além disso, o projeto busca pesquisa aplicada sobre novos materiais avançados, cujo potencial de aplicação é mais amplo. O projeto busca capacitação de pessoal, aumento de indicadores técnico-científicos e ampliação da cooperação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) junto as empresas locais e outras instituições. Os objetivos específicos serão realizados através de métodos de ensaios mecânicos, inclusive ensaios especiais para simular ambientes agressivos de operação, caracterizações metalúrgicas de ligas metálicas e análises de fraturas e de danos. O projeto visa fortalecer a linha de pesquisa em propriedades mecânicas e caracterizações de materiais na UFS, fomentar a captação de recursos em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) junto a agências de fomento e empresas, formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação e aumento dos indicadores de produção científica. A UFS possui total infraestrutura, bem como o proponente possui cooperações com outros pesquisadores da UFS e com outras instituições do Brasil para a execução do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2016 - Atual
Chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016 ? Centros Nacionais Multiusuários, Subprojeto CDBio, número 0118010100, Descrição: Chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016 ? Centros Nacionais Multiusuários, Subprojeto Infraestrutura para caracterização microestrutural e propriedades mecânicas de biomateriais ? CDBio, número 0118010100. Este projeto visa aquisição de equipamento para compor a infraestrutura do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2015
Caracterização metalúrgica e mecânica de ligas TiNb para aplicação no desenvolvimento de produtos ortopédicos, Descrição: Diversos estudos estão sendo desenvolvidos em ligas TiNbn. Para que novas ligas de titânio possam ser homologadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o uso como biomaterial ou material médico-hospitalar através de normatização, diversos estudos devem ser realizados. A continuidade das pesquisas é direcionada a produção das ligas, tratamentos térmicos e termomecânicos por laminação controlada, confecção de corpos de prova para ensaios mecânicos de fadiga, corrosão-fadiga e mecânica da fratura. Os ensaios de corrosão-fadiga e mecânica da fratura serão realizados em ambiente simulando a condição agressiva do corpo humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Silvando Vieira dos Santos - Integrante / Dárcio Hersch Gomes de Souza Sá - Integrante / Carlos Eduardo Celestino Andrade - Integrante / carla porto - Integrante / Cristyane S S de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 31
-
2010 - 2016
Obtenção e relação microestrutura x propriedades mecano-tribológicas de revestimentos nanoestruturados e convencionais aspergidos termicamente, subprojeto Caracterização física e mecânica de revestimentos convencionais nanoestruturados, Descrição: A proposta visa a formação de uma rede de pesquisa em revestimentos protetores, materiais nanoestruturados e tribologia para aplicações na indústria do petróleo e gás. A forma de atuação da rede envolve três subprojetos: i) UFPel, ii) UFS e iii) UFRGS. Os melhores resultados serão aplicados em equipamentos da indústria e será realizado o acompanhamento dos revestimentos nos produtos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Ledjane Silva Barreto - Integrante / Wilton Walter Batista - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2015
ADEQUAÇÃO DE LABORATÓRIO PARA ENSAIOS DE CORROSÃO-FADIGA, ANÁLISE DIMENSIONAL E DE MATERIAIS PARA COMPONENTES DE VÁLVULAS E ACESSÓRIOS DE TUBULAÇÃO, Descrição: Adequação e capacitação de laboratório de ensaios mecânicos de fadigas e mecânica da fratura em ambientes agressivos, bem como análise de fraturas, dimensionais e caracterizações microestruturais, para aplicação em materiais de acessórios de tubulações e válvulas com possibilidade de futura inserção no SIBRATEC, visando atender as demandas dos fornecedores da cadeia de petróleo e gás, relativas aos serviços tecnológicos decorrentes dos desafios provenientes das descobertas de reservas na camada do pré-sal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Ledjane Silva Barreto - Integrante / Marcelo Ueki - Integrante / Wilton Walter Batista - Integrante / Euler Araújo dos Santos - Integrante / Eduardo Kirinus Tentardini - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 39
-
2010 - 2014
Cooperação Acadêmica P2CEM/UFS-PPGEC/USP-PPGEM/UFRGS em Tecnologia de Materiais e Componentes de Sistemas Construtivos visando o controle dos processos de degradação e falhas dos materiais, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver projetos de pesquisa em Tecnologias de Materiais e Componentes de Sistemas Construtivos da Engenharia Civil, com uma abordagem interdisciplinar e visando o controle dos seus processos de degradação e falhas, por mecanismos químicos, físicos ou mecânicos, naturais ou acidentais. Os projetos devem envolver o desempenho desses materiais desde a sua escala macroscópica e em serviço, passando pela análise dos seus problemas em nano, micro e meso escalas, especialmente aqueles relacionados aos setores da construção civil e indústria de petróleo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Ledjane Silva Barreto - Integrante / Marcelo Andrade Macedo - Integrante / Frederico Guilherme de Carvalho Cunha - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2012
Estudo de Microestrutura de Ligas Biometálicas, Descrição: O projeto busca o estudo e seleção de novas ligas de titânio (TiNb) para aplicação biomédica através da caracterização metalúrgica e mecânica das ligas selecionadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2010 - 2012
Caracterização metalúrgica e mecânica de ligas TiNb para aplicação no desenvolvimento de hastes ortopédicas para substituições totais de quadril, Descrição: Estudo e seleção de novas ligas de titânio para aplicação biomédica; obtenção das ligas selecionadas; estudo de tratamentos térmicos das ligas selecionadas; aplicação dos tratamentos térmicos; caracterização metalúrgica e mecânica das ligas selecionadas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Ledjane Silva Barreto - Integrante / Marcelo Ueki - Integrante / Wilton Walter Batista - Integrante / Euler Araújo dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2010 - 2012
Desenvolvimento de painéis e blocos cerâmicos base argila/fibras naturais para aplicação na construção civil, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver novos produtos cerâmicos com inserção no mercado da construção civil. Objetivos Específicos: estudar as metodologias de produção de painéis e blocos cerâmicos utilizando argila e fibras naturais; caracterizar e determinar as propriedades advindas da incorporação de resíduos de pó e/ou de fibras em uma massa argilosa utilizada na fabricação de blocos e painéis cerâmicos de vedação para a construção civil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Ledjane Silva Barreto - Integrante / Marcelo Ueki - Integrante / Wilton Walter Batista - Integrante / Euler Araújo dos Santos - Integrante / Carlos Henrique de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Análise e Desenvolvimento de um Novo Componente Cefálico para Próteses de Quadril, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Roberto Marques Strohaecker - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2008
Desenvolvimento de um sistema de inspeção e monitoramento de risers flexíveis, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Carlos Fortis Kwietniewski - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2008
Implantação da infra-estrutura do núcleo de excelência em fadiga de risers e componentes estruturais em ambientes agressivos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Gabriel Tarnowski - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2008
Reestruturação do laboratório de dinâmica de risers flexíveis LAMEF/UFRGS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Gabriel Tarnowski - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Roberto Marques Strohaecker - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
Atuador com controle eletrônico para válvulas de gás natural, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Carlos Fortis Kwietniewski - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2007
Materiais metálicos para implantes, Descrição: Análise de implantes para artroplastia total do quadril, joelho e coluna. Avaliaçaõ do desempenho em fadiga de componentes para implantes. Análise de falha e melhorias de implantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / André Cervieri - Integrante / Mariana Reis - Integrante / Roberto Marques Strohaecker - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
-
2005 - 2007
Controle de atmosferas em fornos a gás natural, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Carlos Fortis Kwietniewski - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2008
Atuador de falha segura para industria de petróleo, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Testes de fadiga em risers flexíveis para águas profundas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Qualificação de componentes utilizados em ferrovias, Descrição: Caracterização mecânica e metalúrgica de trilhos, grampos, placas de apoio, dormentes, bem como pesquisas para avaliar a vida remanescentedos componentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação.
-
2003 - 2005
Otimização e caracterização de próteses, Descrição: Otimização do desempenho em fadiga de próteses satisfazendo os requisitos das normas NBR/ISO. Estudo da influência da geometria, microestrutura e acabamento superficial no comportamento em fadiga.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação.
-
2002 - 2003
Comportamento Mecânico de Luvas Metálicas Bipartidas para Reparos de Dutos Terrestres, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2002 - 2002
Controle em Tempo Real da Temperatura do Aço Líquido em uma Aciaria Elétrica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2001 - 2004
Comportamento a Fadiga de tubos Bobinados para aplicação em Risers, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2003
Emprego de gás natural em aciarias e instalações de tratamentos térmicos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro.
-
2000 - 2001
Tratamento Superficial de Componentes para Uso na Indústria Petroquímica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
1998 - 2000
Caracterização e qualificação de materiais para componentes da indústria petroquímica, Descrição: As indústrias petroquímicas trabalham em operações intermitentes, nas quais os componentes utilizados enfrentam condições severas de operação e estão sujeitos a problemas como degradação de material, fadiga, fluência e fadiga térmica, bem como defeitos induzidos por projeto, fabricação e operação. Este projeto tem como objetivos e metas principais a integraçaõ de desenvolvimento tecnológico entre universidade e empresa, otimização de recursos humanos e materiais através da realização de pesqisa referente a integridade de componentes utilizados em temperaturas elevadas das etapas do processamento da matéria-prima na planta petroquímica da Copesul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
-
1996 - 1998
Ensaio ultra-sônico, Descrição: Desenvolvimento de lentes acústicas para cabeçotes de inspeção por ultra-som, colimação de feixe sônico para aumento de resolução.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
Projetos de desenvolvimento
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro / Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro / Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro / Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Finep - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação / Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação / Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2016 - Atual
Estudos e desenvolvimento de simulações computacionais, auxílio em análises de falhas, modificações e melhorias referentes aos equipamentos e processos do Complexo Mínero-Químico Taquari Vassouras (CTV) no município de Rosário do Catete em Sergipe, Descrição: O estudo da integridade estrutural desses equipamentos é importante para o conhecimento e o controle da confiabilidade do equipamento. O aumento da confiabilidade dos equipamentos permitirá a previsão mais adequada das etapas de manutenção, tendo impacto na redução do lucro cessante oriundo de possíveis paradas não planejadas, bem como no auxílio ao planejamento adequado de procedimentos de manutenção e especificação técnica de componentes de equipamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador.
-
2015 - 2015
Estudo de integridade de estrutura formada em perfis metálicos conformados a frio, Descrição: Estudo de tensões e deformações de perfis e estrutura correspondente a montagem dos perfis, através de simulação numérica estrutural e medições mecânicas por extensiometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Renan Celestino Silva Santos - Integrante / raphael calazans cardoso - Integrante / Marcos Menino M Filho - Integrante.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação / Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2016 - Atual
Estudos e desenvolvimento de simulações computacionais, auxílio em análises de falhas, modificações e melhorias referentes aos equipamentos e processos do Complexo Mínero-Químico Taquari Vassouras (CTV) no município de Rosário do Catete em Sergipe, Descrição: O estudo da integridade estrutural desses equipamentos é importante para o conhecimento e o controle da confiabilidade do equipamento. O aumento da confiabilidade dos equipamentos permitirá a previsão mais adequada das etapas de manutenção, tendo impacto na redução do lucro cessante oriundo de possíveis paradas não planejadas, bem como no auxílio ao planejamento adequado de procedimentos de manutenção e especificação técnica de componentes de equipamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador.
-
2015 - 2015
Estudo de integridade de estrutura formada em perfis metálicos conformados a frio, Descrição: Estudo de tensões e deformações de perfis e estrutura correspondente a montagem dos perfis, através de simulação numérica estrutural e medições mecânicas por extensiometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Renan Celestino Silva Santos - Integrante / raphael calazans cardoso - Integrante / Marcos Menino M Filho - Integrante.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Finep - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação / Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2016 - Atual
Estudos e desenvolvimento de simulações computacionais, auxílio em análises de falhas, modificações e melhorias referentes aos equipamentos e processos do Complexo Mínero-Químico Taquari Vassouras (CTV) no município de Rosário do Catete em Sergipe, Descrição: O estudo da integridade estrutural desses equipamentos é importante para o conhecimento e o controle da confiabilidade do equipamento. O aumento da confiabilidade dos equipamentos permitirá a previsão mais adequada das etapas de manutenção, tendo impacto na redução do lucro cessante oriundo de possíveis paradas não planejadas, bem como no auxílio ao planejamento adequado de procedimentos de manutenção e especificação técnica de componentes de equipamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador.
-
2015 - 2015
Estudo de integridade de estrutura formada em perfis metálicos conformados a frio, Descrição: Estudo de tensões e deformações de perfis e estrutura correspondente a montagem dos perfis, através de simulação numérica estrutural e medições mecânicas por extensiometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Renan Celestino Silva Santos - Integrante / raphael calazans cardoso - Integrante / Marcos Menino M Filho - Integrante.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação / Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2016 - Atual
Estudos e desenvolvimento de simulações computacionais, auxílio em análises de falhas, modificações e melhorias referentes aos equipamentos e processos do Complexo Mínero-Químico Taquari Vassouras (CTV) no município de Rosário do Catete em Sergipe, Descrição: O estudo da integridade estrutural desses equipamentos é importante para o conhecimento e o controle da confiabilidade do equipamento. O aumento da confiabilidade dos equipamentos permitirá a previsão mais adequada das etapas de manutenção, tendo impacto na redução do lucro cessante oriundo de possíveis paradas não planejadas, bem como no auxílio ao planejamento adequado de procedimentos de manutenção e especificação técnica de componentes de equipamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador.
-
2015 - 2015
Estudo de integridade de estrutura formada em perfis metálicos conformados a frio, Descrição: Estudo de tensões e deformações de perfis e estrutura correspondente a montagem dos perfis, através de simulação numérica estrutural e medições mecânicas por extensiometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Renan Celestino Silva Santos - Integrante / raphael calazans cardoso - Integrante / Marcos Menino M Filho - Integrante.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Finep - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro / Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2016 - Atual
Estudos e desenvolvimento de simulações computacionais, auxílio em análises de falhas, modificações e melhorias referentes aos equipamentos e processos do Complexo Mínero-Químico Taquari Vassouras (CTV) no município de Rosário do Catete em Sergipe, Descrição: O estudo da integridade estrutural desses equipamentos é importante para o conhecimento e o controle da confiabilidade do equipamento. O aumento da confiabilidade dos equipamentos permitirá a previsão mais adequada das etapas de manutenção, tendo impacto na redução do lucro cessante oriundo de possíveis paradas não planejadas, bem como no auxílio ao planejamento adequado de procedimentos de manutenção e especificação técnica de componentes de equipamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador.
-
2015 - 2015
Estudo de integridade de estrutura formada em perfis metálicos conformados a frio, Descrição: Estudo de tensões e deformações de perfis e estrutura correspondente a montagem dos perfis, através de simulação numérica estrutural e medições mecânicas por extensiometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante.Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro / Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2016 - Atual
Estudos e desenvolvimento de simulações computacionais, auxílio em análises de falhas, modificações e melhorias referentes aos equipamentos e processos do Complexo Mínero-Químico Taquari Vassouras (CTV) no município de Rosário do Catete em Sergipe, Descrição: O estudo da integridade estrutural desses equipamentos é importante para o conhecimento e o controle da confiabilidade do equipamento. O aumento da confiabilidade dos equipamentos permitirá a previsão mais adequada das etapas de manutenção, tendo impacto na redução do lucro cessante oriundo de possíveis paradas não planejadas, bem como no auxílio ao planejamento adequado de procedimentos de manutenção e especificação técnica de componentes de equipamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador.
-
2015 - 2015
Estudo de integridade de estrutura formada em perfis metálicos conformados a frio, Descrição: Estudo de tensões e deformações de perfis e estrutura correspondente a montagem dos perfis, através de simulação numérica estrutural e medições mecânicas por extensiometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Renan Celestino Silva Santos - Integrante / raphael calazans cardoso - Integrante / Marcos Menino M Filho - Integrante.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação / Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2016 - Atual
Estudos e desenvolvimento de simulações computacionais, auxílio em análises de falhas, modificações e melhorias referentes aos equipamentos e processos do Complexo Mínero-Químico Taquari Vassouras (CTV) no município de Rosário do Catete em Sergipe, Descrição: O estudo da integridade estrutural desses equipamentos é importante para o conhecimento e o controle da confiabilidade do equipamento. O aumento da confiabilidade dos equipamentos permitirá a previsão mais adequada das etapas de manutenção, tendo impacto na redução do lucro cessante oriundo de possíveis paradas não planejadas, bem como no auxílio ao planejamento adequado de procedimentos de manutenção e especificação técnica de componentes de equipamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador.
-
2015 - 2015
Estudo de integridade de estrutura formada em perfis metálicos conformados a frio, Descrição: Estudo de tensões e deformações de perfis e estrutura correspondente a montagem dos perfis, através de simulação numérica estrutural e medições mecânicas por extensiometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Renan Celestino Silva Santos - Integrante / raphael calazans cardoso - Integrante / Marcos Menino M Filho - Integrante.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação / Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2016 - Atual
Estudos e desenvolvimento de simulações computacionais, auxílio em análises de falhas, modificações e melhorias referentes aos equipamentos e processos do Complexo Mínero-Químico Taquari Vassouras (CTV) no município de Rosário do Catete em Sergipe, Descrição: O estudo da integridade estrutural desses equipamentos é importante para o conhecimento e o controle da confiabilidade do equipamento. O aumento da confiabilidade dos equipamentos permitirá a previsão mais adequada das etapas de manutenção, tendo impacto na redução do lucro cessante oriundo de possíveis paradas não planejadas, bem como no auxílio ao planejamento adequado de procedimentos de manutenção e especificação técnica de componentes de equipamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador.
-
2015 - 2015
Estudo de integridade de estrutura formada em perfis metálicos conformados a frio, Descrição: Estudo de tensões e deformações de perfis e estrutura correspondente a montagem dos perfis, através de simulação numérica estrutural e medições mecânicas por extensiometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Renan Celestino Silva Santos - Integrante / raphael calazans cardoso - Integrante / Marcos Menino M Filho - Integrante.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação / Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2016 - Atual
Estudos e desenvolvimento de simulações computacionais, auxílio em análises de falhas, modificações e melhorias referentes aos equipamentos e processos do Complexo Mínero-Químico Taquari Vassouras (CTV) no município de Rosário do Catete em Sergipe, Descrição: O estudo da integridade estrutural desses equipamentos é importante para o conhecimento e o controle da confiabilidade do equipamento. O aumento da confiabilidade dos equipamentos permitirá a previsão mais adequada das etapas de manutenção, tendo impacto na redução do lucro cessante oriundo de possíveis paradas não planejadas, bem como no auxílio ao planejamento adequado de procedimentos de manutenção e especificação técnica de componentes de equipamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador.
-
2015 - 2015
Estudo de integridade de estrutura formada em perfis metálicos conformados a frio, Descrição: Estudo de tensões e deformações de perfis e estrutura correspondente a montagem dos perfis, através de simulação numérica estrutural e medições mecânicas por extensiometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Renan Celestino Silva Santos - Integrante / raphael calazans cardoso - Integrante / Marcos Menino M Filho - Integrante.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Finep - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação / Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2016 - Atual
Estudos e desenvolvimento de simulações computacionais, auxílio em análises de falhas, modificações e melhorias referentes aos equipamentos e processos do Complexo Mínero-Químico Taquari Vassouras (CTV) no município de Rosário do Catete em Sergipe, Descrição: O estudo da integridade estrutural desses equipamentos é importante para o conhecimento e o controle da confiabilidade do equipamento. O aumento da confiabilidade dos equipamentos permitirá a previsão mais adequada das etapas de manutenção, tendo impacto na redução do lucro cessante oriundo de possíveis paradas não planejadas, bem como no auxílio ao planejamento adequado de procedimentos de manutenção e especificação técnica de componentes de equipamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador.
-
2015 - 2015
Estudo de integridade de estrutura formada em perfis metálicos conformados a frio, Descrição: Estudo de tensões e deformações de perfis e estrutura correspondente a montagem dos perfis, através de simulação numérica estrutural e medições mecânicas por extensiometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Renan Celestino Silva Santos - Integrante / raphael calazans cardoso - Integrante / Marcos Menino M Filho - Integrante.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro / Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2016 - Atual
Estudos e desenvolvimento de simulações computacionais, auxílio em análises de falhas, modificações e melhorias referentes aos equipamentos e processos do Complexo Mínero-Químico Taquari Vassouras (CTV) no município de Rosário do Catete em Sergipe, Descrição: O estudo da integridade estrutural desses equipamentos é importante para o conhecimento e o controle da confiabilidade do equipamento. O aumento da confiabilidade dos equipamentos permitirá a previsão mais adequada das etapas de manutenção, tendo impacto na redução do lucro cessante oriundo de possíveis paradas não planejadas, bem como no auxílio ao planejamento adequado de procedimentos de manutenção e especificação técnica de componentes de equipamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador.
-
2015 - 2015
Estudo de integridade de estrutura formada em perfis metálicos conformados a frio, Descrição: Estudo de tensões e deformações de perfis e estrutura correspondente a montagem dos perfis, através de simulação numérica estrutural e medições mecânicas por extensiometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Coordenador / Renan Celestino Silva Santos - Integrante / raphael calazans cardoso - Integrante / Marcos Menino M Filho - Integrante.
-
2006 - 2008
Credenciamento do Laboratório de Metalurgia Física / UFRGS na REMATO ? CLAREM, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Everton Pizzio - Integrante / André Cervieri - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Metodologias de Ensaios para Caracterização e Otimização de Implantes Ortopédicos do Tipo Parafusos Pediculares e Prótese Discal, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Ralf Wellis Souza - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante., Financiador(es): Finep - Auxílio financeiro / FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Uso da Termografia como Ferramenta Auxiliar em Manutenção de Sistemas Elétricos, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Integrante / Afonso Reguly - Coordenador / Everton Pizzio - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / Alex Fabiane de Menezes - Integrante / Carlos Otavio Damas Martins - Integrante / Toni Roger Shifelbain de Lima - Integrante / Tonilson de Souza Rosendo - Integrante., Financiador(es): Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz - Cooperação / Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento de Uma Manilha de Alta Capacidade de Carga, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador / Afonso Reguly - Integrante / Jailson Torma Betanzon - Integrante / Ralf Wellis Souza - Integrante / Marcio Levi Kramer de Macedo - Integrante / Rubem Manoel de Braga - Integrante / André Ronaldo Froehlich - Integrante / Fabiano Dornelles Ramos - Integrante / Fabiano Mattei - Integrante / Vitor Jose Frainer - Integrante / Susi Mari Pereira Marques - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Desenvolvimento de um Gancho KS em Aço Fundido, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Otimização e Qualificação de Componentes, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2002
Qualificação de Soldas Radiais para Fricção, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Ligas de Alumínio para Extrusão, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Griza - Integrante / Telmo Roberto Strohaecker - Coordenador.
Prêmios
2018
Prêmio Manutenção e Engenharia, pelo artigo Avaliação do comportamento mecânico de juntas parafusadas através de simulação numérica, apresentado no 72 Congresso Internacional da Associação Brasileira, ABM.
2006
Prêmio Sandvik Bioline de Incentivo a Qualidade do Implante Nacional, Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Núcleo de Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais. , Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze, 49100000 - São Cristóvão, SE - Brasil, Telefone: (79) 9988071843, Fax: (79) 21056845, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2009
Ensino, Ciência e Engenharia de Materiais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cinética dos materiais, Projeto de Materiais, Propriedades mecânicas dos materiais, Tratamentos térmicos dos metais
-
03/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Fundação Universidade Federal de Sergipe.,Linhas de pesquisa
-
03/2009
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conformação, Projeto e Expressão Gráfica, Tecnologia de Materiais Metálicos, Análise de falhas, Tratamentos térmicos, Seleção de materiais
-
03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Núcleo de Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais.,Cargo ou função, Membro do conselho de curso.
-
01/2017 - 01/2018
Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
10/2011 - 10/2013
Direção e administração, Fundação Universidade Federal de Sergipe.,Cargo ou função, Vice-coordenador P2CEM.
-
09/2009 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.,Cargo ou função, Membro do conselho do programa de Pós-graduação P2CEM.
-
09/2009 - 09/2011
Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Núcleo de Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
09/2009 - 09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.,Cargo ou função, Membro do conselho de centro.
1992 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: técnico administrativo, Carga horária: 40
2007 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20
2001 - 2002
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1992 - 03/2009
Serviços técnicos especializados , Escola de Engenharia, Departamento de Metalurgia.,Serviço realizado, técnico em mecânica.
-
04/2007 - 03/2008
Ensino, Engenharia Mecanica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Componentes mecânicos I, Mecânica aplicada
-
03/2001 - 03/2002
Ensino, Engenharia Mecanica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, componentes mecânicos, metodologia de análise de falhas
2001 - 2009
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor PA2, Carga horária: 12
Atividades
-
05/2001 - 02/2009
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conformação 1, Materiais 2, Materiais 1, Materiais B, Materiais A
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de SANDRO GRIZA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?