Vivian Tiemi Sugano

Possui graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em Geotecnologias para Gestão Ambiental pelo SENAC, em Geoprocessamento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Neurociência na Escola pela Instituto Singularidades. Estudou Linguagem da Dança no Instituto Caleidos e possui formação de Yoga com Micheline Berry e com Camila Heitz. Trabalha com questão ambiental e fundiária desde 2005 e leciona aulas de yoga desde 2014. Atualmente é responsável técnica pelo Setor de Geoprocessamento e Cartografia da Fundação Florestal - SIMA; leciona a disciplina Mindfulness e Neurociência no Instituto Singularidades; ministra treinamentos de meditação para professores pela empresa Alice Education; e da aulas particulares de yoga.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Especialização em Geoprocessamento

2007 - Atual

Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura
Bolsista do(a): Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas e Industriais, CPTI, Brasil.

Especialização em Neurociência na Escola

2017 - 2019

instituto singularidades
Título: IOGA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
Orientador: Adriessa Aparecida dos Santos

Especialização em GEOTECNOLOGIAS EM PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

2004 - 2005

Centro Universitário Senac
Título: Aplicação de Geotecnologias na Análise de Questões Fundiárias Versus Legislações Ambientais ? 6 Perímetro da Capital
Orientador: Mateus Batistella

Graduação em biologia

1999 - 2003

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Lianas: aspectos gerais e comparações de abundância
Orientador: Eduardo Pereira Cabral Gomes

Formação complementar

2015 - 2017

Linguagem da dança. , Instituto Caleidos, IC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geotecnologias.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Monitoramento Ambiental.

Participação em bancas

Aluno: ANA CAROLINA MATHEUS REGGI BELDA

SUGANO, V. T.. MINDFULNESS, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA E ABRANGÊNCIA DA TÉCNICA DA ATENÇÃO PLENA NAS ESCOLAS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociência na Escola) - Instituto Singularidades.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação para Conservação e P. Florestal - SMA- SP. , Avenida Professor Frederico Herman Júnior, Alto de Pinheiros, 05459010 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 29975000

Experiência profissional

2004 - 2014

Procuradoria Geral do Estado de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico de Geoprocessamento, Carga horária: 40

Outras informações:
? Desenvolvimento de Projetos em Arc GIS organizando e atualizando acervo de Próprios Estaduais, Parques Estaduais e Terras Devolutas do Estado de São Paulo; ? Levantamento de documentos cartográficos e processuais em diferentes Instituições tais como Fundação ITESP, Instituto Florestal, Museu da Imigração, Museu Paulista, FUNDAP, Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente ? SP, Cartórios e outras prefeituras. ? Desenho de poligonais de áreas particulares, estaduais e municipais a partir de rumos ou azimutes, distâncias, e descrições físicas obtidos em registros imobiliários, cadernetas de campo, decretos, leis e memoriais descritivos (Auto CAD e Arc GIS); ? Estudo de Imagens de Satélite e Ortofotos em software Arc GIS e ENVI; ? Estudo, georreferenciamento e vetorização de plantas, cartas, croquis de diversas datas, obtidos em processos, cartórios, museus e no setor de engenharia da Procuradoria do Estado (Arc GIS e ENVI); ? Desenvolvimento, em Arc GIS, de ?layouts? que respondam às necessidades dos procuradores na defesa de processos ou ações judiciais; ? Interpretação da análise de imagens, análise espacial, modelagem de dados e análises da paisagem de Unidades de Conservação; ? Participação em reuniões com Gerentes de Núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar para apresentação de resultados; ? Gerenciamento e atualização da base de dados cadastrais e geográficos de áreas já especializadas e georreferenciadas, pertencentes ao Governo do Estado de São Paulo; ? Desenvolvimento de projetos 3D no software ArcScene; ? Geração de layouts em vídeo dos projetos em 3D para ilustrar defesas de ações judiciais.

Atividades

  • 07/2004

    Serviços técnicos especializados , Laboratório de geoprocessamento.,Serviço realizado, Mapeamento de próprios estaduais e parques.

2011 - 2012

Lexton Consultoria e Engenharia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bióloga e Analista de geoprocessamento, Carga horária: 40

Outras informações:
Mapeamentos e caracterização de vegetação em processos de Licenciamento Ambiental e Renovação de licença para Mineradoras e Aterros Sanitários no Estado de São Paulo. Participação em Relatórios de Controle Ambiental e Planos de controle Ambiental Participação em Relatórios Ambientais Preliminares - RAP. Atendimentos às condicionantes para Estudos de Impactos Ambientais. Participação no cumprimento de Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental - TCRA. Participação em Monitoramentos ambientais (Análise de qualidade de águas superficiais, desenvolvimento de áreas de recuperação ambiental). Participação em estudos e propostas para Reservas Leais (cálculo de áreas, mapeamento de uso e ocupação do solo da propriedade, caracterização da vegetação, proposta de área para averbação e desenvolvimento de memorial descritivo). Participação em estudos e propostas para áreas de Compensação Ambiental e Revegetação (cálculo de áreas, mapeamento de uso e ocupação do solo da propriedade, caracterização da vegetação e proposta de área para compensação ambiental). Participação em Planos de reflorestamento de áreas degradadas (caracterização da vegetação local, levantamento de espécies para reflorestamento). Geração de perfis de cavas de mineração em projeto 3D ? Arc Scene.

2009 - 2009

M. Stortti Business Consulting Groups

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bióloga e Analista de geoprocessamento

Outras informações:
- INFRAERO - ESTUDOS DE VIABILIDADE AMBIENTAL - Tecnoparq de Maringá ? PR - ESTUDO DE VIABILIDADE AMBIENTAL

2017 - Atual

Fundação para Conservação e P. Florestal - SMA- SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de geoprocessamento, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável Técnica pelo Setor de Geoprocessamento e Cartografia.

2020 - Atual

instituto singularidades

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora do Módulo de Mindfulness e Neurociência.

2021 - Atual

Alice Education

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Treinamento de meditação para professores de rede escolar particular.