André Menezes Delfino
Graduado em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) em 1996, possui pós-graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), concluída em 2001, e mestrado em Direito das Relações Econômico Empresariais pela Universidade de Franca (UNIFRAN), finalizado em 2005. Atualmente, é professor de Direito das Famílias, de Direito das Sucessões e de Metodologia do Trabalho Científico na Universidade de Uberaba. É também coordenador e supervisor dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), membro do Colegiado e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Direito da mesma instituição. É ex-professor de Teoria Geral do Direito, de Responsabilidade Civil e de Ética Profissional. Em nível de pós-graduação, é ex-docente de Direto das Famílias e das Sucessões na Universidade Presidente Antônio Carlos (campus Araguari) e na Universidade de Franca. Como advogado militante, é associado ao Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e membro do Centro de Estudos e Promoção ao Acesso à Justiça (CEPAJ), organização da qual é cofundador. Contribui para a Revista Brasileira de Direito Processual (RBDPro) como membro do Conselho de Redação e participa de seminários como palestrante e debatedor. Atuou ainda como coordenador editorial da revista jurídica UNIJUS e foi membro de diversas comissões e institutos relacionados ao Direito. É presidente da Comissão de Direito das Famílias e das Sucessões da 14 Subseção da OAB/MG (Uberaba) e sócio da 'João Delfino e André Delfino Advogados Associados', atuando com ênfase em Direito Civil.
Informações coletadas do Lattes em 07/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Direito das Relações Econômico Empresariais
2002 - 2005
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: Regime de bens entre os cônjuges e seus reflexos na sociedade empresária: análise de contradições intrassistêmicas entre Direito de Família e Direito de Empresa, Ano de Obtenção: 2006
Maria Amália de F Pereira Alvarenga.Palavras-chave: regime de bens; direito de família; direito de empresa.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Direito Processual Civil
2001 - 2002
Universidade Federal de Uberlândia
Título: O Novo Agravo no Código de Processo Civil e Outras Considerações Acerca das Mudanças no Sistema Recursal Cível
Orientador: Rubens Valtecides Alves
Especialização em Direito Civil e Processual Civil
1998 - 1998
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: O sistema eleitoral no direito brasileiro.
Formação complementar
2002 - 2002
Organizando Escritórios e Departamentos Jurídicos. (Carga horária: 4h). , Central Prática de Modernização, CPMOD, Brasil.
2002 - 2002
Técnicas de Estudo Memorização e Aprendizagem. (Carga horária: 20h). , Curso Tema, TEMA, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Introdução Ao Direito Registral Imobiliário. (Carga horária: 36h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
1996 - 1997
Estágio e Prática Forense. (Carga horária: 360h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
1995 - 1995
Atualização Em Direito Processual Civil Novas Alte. , Ordem dos Advogados do Brasil Seção de Minas Gerais, OAB/MG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Participação em eventos
Congresso de Direito Porcessual de Uberaba - 7a. Edição. 2013. (Congresso).
Congresso de Direito Processual de Uberaba - 6a. Edição. 2012. (Congresso).
Congresso de Direito Processual de Uberaba - 5a. edição. 2011. (Congresso).
Congresso de Direito Processual - 4a. edição. 2010. (Congresso).
Congresso de Direito Processual - 3a. edição. 2009. (Congresso).
Congresso de Direito Processual - 2a. edição. 2008. (Congresso).
A Nova Execução Civil - Leis 11.232/2005 e 11.382/2006.A Nova Execução Civil - Leis 11.232/2005 e 11.382/2006. 2007. (Outra).
As Reformas da Nova Lei da Separação Judicial, Separação e Divórcio.As Reformas da Nova Lei da Separação Judicial, Separação e Divórcio. 2007. (Outra).
I Congresso de Direito Processual de Uberaba. 2007. (Congresso).
Partilha e Sucessões à Luz do Novo Código Civil.Partilha e Sucessões à Luz do Novo Código Civil. 2007. (Simpósio).
Reformas do CPC 2005/2006: Análise Pontual e Crítica.Reformas do CPC 2005/2006: Análise Pontual e Crítica. 2007. (Encontro).
Congresso de Direito de Família e Sucessões. Congresso de Direito de Família e Sucessões. 2005. (Congresso).
II Jornada de Estudos Jurídicos.II Jornada de Estudos Jurídicos. 2005. (Encontro).
Semana de Seminários da Universidade de Uberaba.Semana de Seminários da Universidade de Uberaba. 2005. (Seminário).
1ª Jornada de Estudos Jurídicos de Uberaba.I Jornada de Estudos Jurídicos de Uberaba. 2004. (Outra).
Seminário de Direito Processual Civil em homenagem ao Prof. Virgílio Machado Alvim.Seminário de Direito Processual Civil em homenagem ao Prof. Virgílio Machado Alvim. 2004. (Seminário).
3º Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores.3º Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores. 2002. (Encontro).
II Simpósio de Direito Constitucional & I Encontro Nacional dos Núcleos de Defesa da Constituição.II Simpósio de Direito Constitucional & I Encontro Nacional dos Núcleos de Defesa da Constituição. 2002. (Simpósio).
I Simpósio de Pesquisadores da Pós-Graduação.I Simpósio de Pesquisadores da Pós-Graduação. 2002. (Simpósio).
Palestra sobre As Novas Leis de Reforma do Código de Processo Civil.Palestra sobre As Novas Leis de Reforma do Código de Processo Civil. 2002. (Outra).
Semana de Seminários da Universidade de Uberaba.Semana de Seminários da Universidade de Uberaba. 2002. (Seminário).
1º Encontro de Atualização e Aperfeiçoamento Técnico em Regulamentação dos Planos de Saúde. 2001. (Encontro).
I Congresso Brasileiro de Direito Processual e Penal em homenagem ao Prof. Paulo Cláudio Tovo. I Congresso Brasileiro de Direito Processual e Penal em homenagem ao Prof. Paulo Cláudio Tovo. 2001. (Congresso).
O Direito no Século XXI - Novos Desafios. O Direito no Século XXI - Novos Desafios. 2001. (Congresso).
XIV Simpósio das UNIMEDS do Estado de Minas Gerais e II Seminário das UNICREDS. 2001. (Simpósio).
I Congresso Nacional de Direito da Universidade de Caxias do Sul. 2000. (Congresso).
XVII Simpósio Nacional - Os Notáveis do Processo 5 - Processo Civil em nível Constitucional. 2000. (Simpósio).
Encontro Jurídico do Triângulo Mineiro - Estudos em Homenagem à Roberto Lyra. 1997. (Encontro).
II Simpósio Jurídico do Triângulo Mineiro. 1996. (Simpósio).
Simpósio Jurídico. 1996. (Simpósio).
Simpósio Jurídico. 1996. (Simpósio).
1ª Semana Jurídica da Mulher. 1995. (Encontro).
Seminário de Estudos Jurídicos. 1995. (Seminário).
Seminário de Estudos Jurídicos - O Estado Democrático de Direito e a Reforma Constitucional / Juizados Especiais. 1995. (Seminário).
Simpósio Jurídico do Triângulo Mineiro. 1995. (Simpósio).
Seminário de Estudos Jurídcos - As Funções do Advogado, do Ministério Magistratura na Sociedade. 1994. (Seminário).
XV Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. 1994. (Outra).
Debates - O Poder Judiciário e a Revisão Constitucional. 1993. (Outra).
Seminário de Estudos Jurídicos - Revisão Constitucional. 1993. (Seminário).
Simpósio de Direito Constitucional, Ambiental e Urbanístico. 1993. (Simpósio).
Simpósio de Estudos Jurídicos. 1993. (Simpósio).
Participação em bancas
LUIZ, E. R. O. P.;DELFINO, André Menezes. Erro De Diagnostico E A Teoria Da Perda De Uma Chance De Cura Ou Sobrevivência.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BESSA, R. M.;DELFINO, André Menezes. O Código De Ética E Disciplina Da Ordem Dos Advogados Do Brasil E Os Limites Das Estratégias Do Marketing Jurídico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
XAVIER, T. P. L.;DELFINO, André Menezes. O Código De Ética E Disciplina Da Ordem Dos Advogados Do Brasil E Os Limites Das Estratégias Do Marketing Jurídico. 2022 - Universidade de Uberaba.
CASTRO, F. M. C. M. N. S.;DELFINO, André Menezes. A Psicopatia E As Dificuldades Da Sanção Penal Adequada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SENE, D. R.;DELFINO, André Menezes. Direito E Startups: A Orientação Jurídica E A Prevenção De Danos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SANTOS, M. F.;DELFINO, André Menezes. Direito E Startups: A Orientação Jurídica E A Prevenção De Danos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
LEAL, L. R.;DELFINO, André Menezes. Fashion Law: A Proteção À Propriedade Intelectual Do Design De Moda Brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
PEREIRA, M. R.;DELFINO, André Menezes. Fashion Law: A Proteção À Propriedade Intelectual Do Design De Moda Brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
MORAES, P. V.;DELFINO, André Menezes. O Legal Design E O Visual Law No Acesso À Informação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
GOMES, G. O.;DELFINO, André Menezes. Aplicação Da Lei De Proteção De Dados Pessoais No Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Arbitragem Como Meio De Pacificação De Conflitos E Suas Intempéries. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Arbitragem Como Meio De Pacificação De Conflitos E Suas Intempéries. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
MATOS, A. C. C.;DELFINO, André Menezes. Responsabilidade Civil Em Caso De Abandono Afetivo Parental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
PAULA, A. C. X.;DELFINO, André Menezes. Supressão Do Sobrenome Paterno Em Razão Do Abandono Afetivo Pelo Genitor. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
ALVES, B. I.;DELFINO, André Menezes. Autoalienação Parental, Uma Revisão Bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CLEMENTE, C. A.;DELFINO, André Menezes. Abandono Afetivo Inverso: A Responsabilidade Civil Da Prole Em Relação Aos Pais Idosos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CORNELIO, C. B.;DELFINO, André Menezes. As Hipóteses De Nulidade Matrimonial Do Código Canônico De 1983, O Processamento E A Possibilidade De Homologação Da Sentença Eclesiástica Pelo Direito Brasileiro.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CUNHA, I. R. F.;DELFINO, André Menezes. Alienação Parental No Contexto De Pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
RODRIGUES, J. R. F.;DELFINO, André Menezes. Impactos E Aspectos Gerais Da Covid-19 Em Relação Ao Instituto Jurídico Da Pensão Alimentícia.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
FERREIRA, L. S.;DELFINO, André Menezes. Responsabilidade Civil Da Gestante Pela Violação Do Direito Ao Nascimento Sadio Do Embrião. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
MORAES, L. P.;DELFINO, André Menezes. Os Institutos Da Guarda E Do Direito De Visita Aplicados Aos Animais De Estimação (Pets). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
FREITAS, L. V.;DELFINO, André Menezes. Alienação Parental E A Família Contemporânea. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
VIEIRA, M. E. M.;DELFINO, André Menezes. A Necessidade Da Expansão Da Justiça Restaurativa No Direito De Família Como Instrumento Pacificador. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
JUNQUEIRA, M. A.;DELFINO, André Menezes. União Estável X Namoro Qualificado ? Repercussões Jurídicas Acerca Dessa Distinção. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
COSTA JUNIOR, S. R. D.;DELFINO, André Menezes. A Adoção No Sistema Brasileiro E A Morosidade Em Correlação Ao Princípio Da Dignidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
GUARIENTO, L. S. F.;DELFINO, André Menezes. O Reconhecimento Da Paternidade/Maternidade Socioafetiva E A Consequente Retificação Do Registro Civil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
PRATA NETO, L.;DELFINO, André Menezes. Estudo Sobre A Natureza Jurídica Da Dispensa Da Outorga Conjugal Prevista No Art. 978 Do Código Civil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Responsabilidade Civil Por Erro Médico: Negligência, Imprudência Ou Imperícia.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
FERREIRA, F. M. M.;DELFINO, André Menezes. Responsabilidade Civil Por Abandono Afetivo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; GAIA, G. S.. A Possibilidade De Aplicação Da Responsabilidade Civil Aos Adotantes Ante A Devolução Imotivada De Crianças E Adolescentes.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
FERREIRA, G. L. S.;DELFINO, André Menezes. O Instituto Da Tomada De Decisão Apoiada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
MASSON, J. B.;DELFINO, André Menezes. Fake News. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CHAGAS, J. G.;DELFINO, André Menezes. O Afeto Abraçado Com A Violência: A Responsabilidade Civil Em Casos De Relacionamento Abusivo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
OLIVEIRA, L. F.;DELFINO, André Menezes. Ocorrência De Dano Moral Presumido (In Re Ipsa) Em Razão Do Indeferimento Indevido (Ilegal) Do Auxílio Emergencial (Lei 13.982, De 2 De Abril De 2020). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
GONCALVES, M. C.;DELFINO, André Menezes. Capacidade Civil Plena E As Pessoas Com Deficiência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
VILLAS BOAS, S. S.;DELFINO, André Menezes. Aspectos Da Responsabilidade Civil Do Estado Decorrente Do Erro Judicial Em Razão De Uma Prisão Indevida. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SANTOS, M. H. D. G.;DELFINO, André Menezes. As Implicações Jurídicas Da Não Transferência De Propriedade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SILVA, V. A. B. M.;DELFINO, André Menezes. Responsabilidade Civil Por Abandono Afetivo Direto E Inverso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
RIBEIRO, A. S.;DELFINO, André Menezes. Os Direitos De Exclusividade Na Indústria Da Moda. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A responsabilidade civil dos provedores de aplicação de internet no país. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Adoção. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A guarda do menor em caso de caso de violência doméstica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Responsabilidade Civil Indenizatória por abandono afetivo de menores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A responsabilidade civil dos adotantes em face da devolução dos filhos adotivos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Responsabilidade Civil no caso de alienação parental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Responsabilidade Civil pelos procedimentos realizados por esteticistas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Adoção por casais homoafetivos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Abandono Afetivo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Herança digital - transmissão post mortem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Testamento vital no ordenamento jurídico brasileiro: o direito à morte digna por meio das diretivas antecipadas da vontade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Alienação parental: consequências jurídicas e psíquicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Aspectos sociais da violação da dignidade do menor, e a negligência familiar em conflito com a ausência de programas e ações específicas para a aplicação de medidas de proteção: estudo do projeto direitos violados.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Efeitos sucessórios na multiparentalidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Alienação parental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. O caso do Gugu Liberato e o reconhecimento da união estável no direito brasileiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A alienação parental e a violência sexual intrafamiliar: análise de casos concretos e eficácia estatal. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. As consequências e os efeitos da prisão civil pelo débito alimentar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Responsabilidade Civil decorrente de abandono afetivo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Responsabilidade Avoenga na Obrigação Alimentar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Dupla paternidade no registro civil brasileiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A multiparentalidade e seus aspectos no registro civil das pessoas naturais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Alimentos Gravidicos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Adoção de casais homossexuais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Obrigação alimentar avoenga. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A pensão alimentícia após a maioridade decorrente do dever de solidariedade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Multiparentalidade e sua atuação no direito sucessório. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Uma análise acerca da coparentalidade e seus aspectos jurídicos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. As Obrigações Alimentares para além das Obrigações Principais (pais e filhos). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Teoria do Direito ao Esquecimento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Responsabilidade jurídica em veículos autônomos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Teodoro.Adoção pelos avós: interpretação dos princípios do melhor interesse da criança e da proteção integral em face da vedação legal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Direitos Sucessórios de embriões congelados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Adoção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Abandono Afetivo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Guarda Compartilhada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. O Direito Autoral na proteção das obras musicais na atualidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Sucessão de embriões congelados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Práticas colaborativas - Mudança de paradigma no trato do divórcio e a renúncia à via judicial.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Desbiologização da paternidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Adaptações Jurídicas para atender pessoas trans.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Filiação biológica versus socioafetiva nas relações jurídicas familiares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Responsabilidade civil nas relações de abandono afetivo paterno-filiais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. As consequências do abandono afetivo e a possibilidade de indenização por danos morais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Responsabilidade civil por abandono afetivo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Responsabilidade Civil por abandono afetivo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Alienação Parental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Os efeitos sucessórios e alimentícios na multiparentalidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A (não) concorrência do cônjuge sobrevivente na separação convencional de bens. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Resoluções de Conflitos Extrajudiciais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A desburocratização do inventário pela via extrajudicial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Indenização por abandono afetivo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A aplicabilidade do direito sistêmico na resolução dos conflitos familiares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A responsabilidade civil dos pais adotivos perante a devolução de seus filhos adotados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo pelos genitores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Guarda compartilhada como instrumento de redução à alienação parental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Responsabilidade por abandono afetivo de idosos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A dupla paternidade no registro civil e seus reflexos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. A regulamentação do direito de visitas dos avós. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. O dever da mãe de efetuar pagamento de pensão alimentícia e o ônus da prisão civil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Os tipos de família no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Técnicas processuais de efetivação na execução de alimentos no CPC. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; SICÍLIA, Claudia Beatriz. Direito real de superfície direcionado para efetivar a função social da propriedade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; LIMA, J. J.; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. O direito de superfície como forma de efetivar a função social da propriedade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; LIMA, J. J.; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Usucapião de bens imóveis considerando-se as terras devolutas como objeto para a aquisição originária da propriedade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
LIMA, J. J.; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes. O direito de superfície como forma de efetivar a função social da propriedade imóvel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; LIMA, J. J.; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Direito de sequela do credor hipotecário no caso de hipoteca cancelada por arrematação ou adjudicação de terceiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; LIMA, J. J.. A usucapiãos sobre a propriedade imóvel pública em face da Constituição de República de 1988. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CUNHA, Rita Maria Silvano da;DELFINO, André Menezes; SOUZA JÚNIOR, R. B.. A mídia televisiva e o princípio constitucional da privacidade e a obrigação reparadora. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DANTAS, Widson;DELFINO, André Menezes; VAZ, Rodrigo Corrêa. A constitucionalização do inquérito policial no estado democrático. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; DANTAS, Widson; VAZ, Rodrigo Corrêa. H. de Melo.Estudo sobre a lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; ABDU, Eduardo de Cavalho Azank; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Desapropriação para fins de reforma agrária no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; FERES, Claudia; SICÍLIA, Claudia Beatriz. A guarda compartilhada e a possibilidade de deferimento a terceiro que não seja genitor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; FERES, Cláudia; SICÍLIA, Claudia Beatriz. A situação dos filhos na dissolução da união estável. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. O poder midiático e o fascínio do 'reality show' em detrimento do princípio da dignidade humana: uma perspectiva constitucional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DANTAS, Widson;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Responsabilidade civil das empresas transportadoras de valores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Breve estudo da linguagem jurídica empregada no Juizado Especial Federal de Uberaba à luz dos princípios constitucionais do processo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes; VAZ, Rodrigo Corrêa. A usucapião coletiva como efetivação da função social da propriedade urbana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes; DANTAS, Widson. Dupla condenação do ex-presidiário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. A possibilidade da veiculação do crime de estelionato por meio do discurso de determinada seita religiosa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes; VAZ, Rodrigo Corrêa. Direito de proteção à propriedade agrária no caso de invasão pelo movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
GARCIA, Cláudia Feres;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Condomínios e loteamentos fechados: a privatização de áreas públicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia Beatriz;DELFINO, André Menezes; GARCIA, Cláudia Feres. O dever de alimentos na relação entre pais e filhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes. Poder e dominação no discurso jurídico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia Beatriz;DELFINO, André Menezes; FERES, Cláudia. Releitura da adoção frente à Constituição Federal, ao Código Civil, ao Estatuto da Criança e do Adolescente e o preconceito que o insituto enfrenta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CALZADO, Afonso Delfino;DELFINO, André Menezes; SICÍLIA, Claudia Beatriz. A responsabilidade civil do transportador de coisas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes; SICÍLIA, Claudia Beatriz. Direito a alimentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes; SICÍLIA, Claudia Beatriz. (Im)possibilidade de aquisição pela usucapião de bens públicos e a função social da propriedade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Cláudia B;DELFINO, André Menezes; CARDOSO, Paulo Leonardo V. O contrato de barriga de aluguel. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes; TORMIN, Cristiano. Vedação do contraditório e da ampla defesa no processo de desapropriação estabelecido no Decreto-Lei 3.365 de 1941. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
NOGUEIRA, Marcelo;DELFINO, André Menezes; DANTAS, Widson. Importância do método APAC para a reformulação do sistema penitenciário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; MOREIRA, Nilton; PEDROSA, Jussara. Aplicação da multa do art. 475-J do CPC no Direito Processual Trabalhista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia Beatriz;DELFINO, André Menezes; FERES, Cláudia. A responsabilidade subsidiária na complementação dos alimentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia Beatriz;DELFINO, André Menezes; FERES, Cláudia. Submissão ao exame de DNA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
FALEIROS, Thaisa Haber;DELFINO, André Menezes; NEGRI, André Del. A despenalização da narcodependência e seu enfoque como problema de saúde pública. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BARROS, Rodrigo Borges de;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Reserva legal ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia Beatriz;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Adoção internacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes; TORMIN, Cristiano. O instituto da usucapião coletiva urbana no Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes; TORMIN, Cristiano. Cálculo da renda mensal inicial, da renda mensal e reajustamentos desta, nos benefícios previdenciários. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes; TORMIN, Cristiano. Aposentadoria especial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia Beatriz;DELFINO, André Menezes; FERES, Cláudia. A paternidade socioafetiva e os crescentes valores jurídicos do afeto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia Beatriz;DELFINO, André Menezes; FERES, Cláudia. A nova visão do poder familiar a partir da Constituição Federativa Brasileira de 1988. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CALZADO, Afonso Delfino;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Responsabilidade civil dos estacionamentos dos shoppings centers e supermercados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
MOREIRA, Nilton;DELFINO, André Menezes; PEDROSA, Jussara. Duplicidade de pena na demissão por justa causa com condenação criminal do empregado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia Beatriz;DELFINO, André Menezes; FERES, Cláudia. Os alimentos gravídicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia Beatriz;DELFINO, André Menezes; FERES, Cláudia. Estabelecimento de paternidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CALZADO, Afonso Delfino;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Dano estético causado por cirurgia plástica estética. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CALZADO, Afonso Delfino;DELFINO, André Menezes; BARROS, Rodrigo Borges de. O valor do silêncio no Código Civil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; SICÍLIA, Claudia Beatriz; FERES, Cláudia. A responsabilidade subsidiária dos avós em relação à obrigação alimentar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; SICÍLIA, Claudia Beatriz; FERES, Cláudia. A homoafetividade na concepção de família da Constituição da República de 1988. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
MOREIRA, Nilton;DELFINO, André Menezes; PEDROSA, Jussara. Abuso do poder diretivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; CALZADO, Afonso Delfino; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Impenhorabilidade do bem de família. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
MOREIRA, Nilton;DELFINO, André Menezes; PEDROSA, Jussara. A emenda constitucional 45 e alterações promovidas na organização judiciária trabalhista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; COSCI, Maria Angélica de Queiroz; FATURETO, Abadia Aparecida. A herança jacente e a herança vacante. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; NEGRI, André Del; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Exclusão por indignidade: estudo de direito comparado entre Brasil e Estados Unidos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; SICÍLIA, Claudia Beatriz. Adoção internacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; ABDU, Eduardo de Carvalho Azank; BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e. A sucessão do companheiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; FATURETO, Abadia Aparecida; COSCI, Maria Angélica de Queiroz. A nova ordem da vocação hereditária. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; SICÍLIA, Claudia Beatriz. Sucessão do companheiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; BARROS, Rodrigo Borges de; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Breve estudo sobre o tombamento e as consequências dele advindas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; SICÍLIA, Claudia Beatriz; BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e. Sucessão do companheiro no código civil de 2002. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; SICÍLIA, Claudia Beatriz. da Costa.Adoção por casais homossexuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; NEGRI, André Del; BARROS, Rodrigo Borges de. Ação civil pública como instituto de defesa do meio ambiente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Souza Lima.Contrato de locação e suas garantias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e; SICÍLIA, Claudia Beatriz. A tutela sucessória do companheiro nas relações civis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; SICÍLIA, Claudia Beatriz. de Oliveira.Guarda compartilhada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; DIAS, Adelino José de Carvalho; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Interpretação e aplicação da norma jurídica sob a perspectiva da linguagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; SICÍLIA, Claudia Beatriz. Marinho.A sucessão na união estável. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; SICÍLIA, Claudia Beatriz. A tutela como forma de família substituta. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; SICÍLIA, Claudia Beatriz. Gregorute.Deserdação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; FATURETO, Abadia Aparecida; GOMES, Edilson. Sucessão entre companheiros que vivem em união estável. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; COSCI, Maria Angélica de Queiroz; GOMES, Edilson. R. M. Rodigues.Direito sucessório do companheiro sobrevivente: análise frente aos direitos do cônjuges. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
FERES, Cláudia;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. O princípio da transparência nos contratos de adesão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CARDOSO, Paulo Leonardo V;DELFINO, André Menezes; BARROS, Rodrigo Borges de. Resolução da Sociedade Limitada no caso de morte de um dos sócios. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CARVALHO, Rodrigo Córrea Vaz de;DELFINO, André Menezes; SICÍLIA, Claudia Beatriz. A responsabilidade dos parentes na ação de alimentos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia Beatriz;DELFINO, André Menezes; BARROSO, Persio Henrique. Reconhecimento judicial da filiação com objetivos distintos: função genética e filiação socioafetiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes; CALZADO, Afonso Delfino. Retificação do registro civil para transexuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Responsabilidade civil do estado em face do caos aéreo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CALZADO, Afonso Delfino;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. O princípio da boa-fé na formação dos contratos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes; BARROS, Rodrigo B. Guarda compartilhada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; CALZADO, Afonso Delfino; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. A separação obrigatória de bens para pessoas maiores de sessenta anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
PEDROSA, Jussara; CARDOSO, Paulo Leonardo V;DELFINO, André Menezes. Demissão por justa causa com base nas informações contidas em e-mail corporativo: critérios a serem considerados para a validação da medida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
FERES, Cláudia;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. O princípio da função social do contrato. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
FERES, Claudia;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Princípios socias aplicáveis ao direito contratual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
FERES, Cláudia;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Responsabilidade civil da imprensa por violação da imagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Cláudia B; FERES, Cláudia;DELFINO, André Menezes. Personalidade jurídica do nascituro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
MARQUES, Fernanda Telles;DELFINO, André Menezes. Aspectos psicossociais do abuso sexual intrafamiliar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; MARQUES, Fernanda Telles;DELFINO, André Menezes. Aspectos sócio-jurídicos da guarda compartilhada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BARROS, Rodrigo Borges; FÁBRI, Andréa Queiroz;DELFINO, André Menezes. Aspectos jurídico-ambientais da bacia do rio grande. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BARROS, Rodrigo Borges; FÁBRI, Andréa Queiroz;DELFINO, André Menezes. Reprodução assistida heteróloga e seus aspectos jurídicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
COSCI, Maria Angélica de Queiroz; FATURETO, Abadia Aparecida;DELFINO, André Menezes. O desamor como causa de separação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; BARROS, Rodrigo Borges de. Os anseios dos envolvidos na separação em relação à guarda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; FÁBRI, Andréa Queiroz; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Mutabilidade dos regimes de bens no código civil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e; CAMPOS, Roberta Toledo. Responsabilidade da União Federal na apllicação da vacina tríplice (DPT). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; COSCI, Maria Angélica de Queiroz; FATURETO, Abadia Aparecida. Obrigação alimentar de tios, primos e sobrinhos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; ABDU, Eduardo de Carvalho Azank. Evolução do direito sucessório na união estável. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. O direito de herança nas sociedades homoafetivas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; FÁBRI, Andréa Queiroz; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Sucessão do companheiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e. Adoção por casais homoafetivos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla; BARROS, Rodrigo Borges de. Exclusão por indignidade e deserdação: semelhanças e diferenças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; FÁBRI, Andréa Queiroz; PIOLLA, Mara. Direito de heranças nas uniões homoafetivas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia Beatriz;DELFINO, André Menezes; CASTEJON, Cândido. Do regime de participação final nos aqüestos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e;DELFINO, André Menezes; CAMPOS, Rita Maria Silvano da Cunha. Responsabilidade Civil do médico anestesista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e;DELFINO, André Menezes; CAMPOS, Rita Maria Silvano da Cunha. Responsabilidade Civil no Código de Defesa do Consumidor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CARDOSO, Paulo Leonardo V;DELFINO, André Menezes; CAMPOS, Rita Maria Silvano da Cunha. Legalizaçao das relações homoafetivas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia Beatriz;DELFINO, André Menezes. Casamento, sexualidade e amor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e;DELFINO, André Menezes; CAMPOS, Rita Maria Silvano da Cunha. A responsabilidade civil no direito aeronáutico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e;DELFINO, André Menezes; CAMPOS, Rita Maria Silvano da Cunha. Contratos Agrários. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e;DELFINO, André Menezes; CAMPOS, Rita Maria Silvano da Cunha. Comércio eletrônico e o Código de Defesa do Consumidor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e;DELFINO, André Menezes; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Responsabilidade civil do médico na cirurgia estética ou reparadora. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
PIRES, Marcelo Humberto;DELFINO, André Menezes. Os direitos dos conviventes na dissolução da união estável. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CALZADO, Afonso Delfino;DELFINO, André Menezes; ABDU, Eduardo de Carvalho Azank. Natureza jurídica do casamento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
PIRES, Marcelo Humberto;DELFINO, André Menezes; BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e. Concubinato e união estável: os direitos na dissolução. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e;DELFINO, André Menezes; CAMPOS, Rita Maria Silvano da Cunha. A imposição do regime de bens para maiores de sessenta anos em face dos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da igualdade da lei, da intimidade e do devido processo legal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e;DELFINO, André Menezes; CAMPOS, Rita Maria Silvano da Cunha. A aplicabilidade da presunção de paternidade quando da recusa do investigado em realizar o exame de DNA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BARROS, Rodrigo Borges de;DELFINO, André Menezes; BRASILEIRO, Paulo. Responsabilidade civil ambiental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; BRAGA, Vicente P Cunha; CAMPOS, Rita Maria Cunha. A responsabilidade civil do Estado face às torturas ocorridas no Golpe Militar de 1964.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; CARVALHO, Rodrigo Córrea Vaz de; SILVA, Wagner Cotrim Volpe. Responsabilidade Civil do Estado por Enchentes.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CAMPOS, Rita Maria Cunha;DELFINO, André Menezes; CARVALHO, Rodrigo Correa Vaz de. Erro médico e responsabilidade civil.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CALZADO, Afonso Delfino;DELFINO, André Menezes; ABDU, Eduardo C Azank. Posse: sua controvertida natureza jurídica.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; CARVALHO, Rodrigo C V; SICÍLIA, Cláudia. Alimentos Provisórios e o artigo 1698 do Código Civil.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
ROSSI, Fernando F;DELFINO, André Menezes; BARROS, Rodrigo B. Ação Monitoria, Natureza e Procedimento.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CARVALHO, Rodrigo Correa Vaz de;DELFINO, André Menezes; ABDALLA, Ata. .Responsabilidade civil dos bancos: inexistência da solidariedade passiva no caso de emissão de cheque sem fundos por um dos titulares da conta conjunta.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; CARDOSO, Paulo L V; CORRÊA, Luiz Artur de P. Da aceitação e da renúncia na sucessão gestamentária.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; CARVALHO, Rodrigo C Vaz de; CORRÊA, Luiz Artur de P. Direito sucessório do(a) companheiro(a) no atual Código Civil.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CAMPOS, Rita Maria Silvano da C;DELFINO, André Menezes; BARROS, Rodrigo B. A necessidade de Reforma no Conselho de Segurança da ONU: Uma tentativa de democratização nas Relações Internacionais.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; VAZ, Rodrigo Corrêa; SILVA, Wagner Cotrin Volpe. A deserdação e indignidade.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Cláudia B; FATURETO, Abadia Aparecida;DELFINO, André Menezes. Novos rumos do Direito de Família quanto à investigação da Paternidade.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
ROSSI, Fernando; CORRÊA, Luiz Artur de Paiva;DELFINO, André Menezes. Medida Cautelar inominada no processo executório: novas possibilidades.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CARVALHO, Rodrigo Corrêa V de;DELFINO, André Menezes; CARDOSO, Paulo L V. As conseqüências dos contratos celebrados mediante imprevisões onerosas.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CARVALHO, Rodrigo C Vaz de; COSCI, Maria Angélica de Queiroz;DELFINO, André Menezes. Responsabilidade profissional do advogado frente ao Ordenamento Civil Brasileiro.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; SILVA, Wagner C Volpe; BARROS, Rodrigo Borges. Responsabilidade Civil: erro medido, responsabilidade subjetiva.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CARVALHO, Rodrigo Corrêa Vaz de;DELFINO, André Menezes; ABDU, Eduardo C A. O Estatuto do Idoso e o Direito ao Passe Livre nos transportes interestaduais.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; CARDOSO, Paulo Leonardo V; BARROS, Rodrigo Borges. Sucessão do Companheiro: Evolução Legislativa.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e;DELFINO, André Menezes; CUNHA, Rita Campos. Os Direitos Fundamentais do Nascituro.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CAMPOS, Rita Maria Cunha; FÁBRI, Andréa Queiroz;DELFINO, André Menezes. A Cruz Vermelha do cenário internacional como garantidora do Direito Humanitário.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; CARDOSO, Paulo L Vilela; CALZADO, Afonso Delfino. A Extinção do Usufruto.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; SICÍLIA, Cláudia B; ABDU, Eduardo de Carvalho Azank. A inserção do cônjuge na sucessão legítima e a aplicabilidade do artigo 1829, I do Código Civil.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Cláudia B; FERES, Claudia;DELFINO, André Menezes. Adoção internacional no Brasil após o Estatuto da Criança e do Adolescente.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; CARVALHO, Rodrigo C Vaz; ABDU, Eduardo C Azank. A Exceção de pré-executividade no Direito Processual Brasileiro.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CARVALHO, Rodrigo C Vaz de; SILVA, Wagner Cotrim Volpe;DELFINO, André Menezes. Aplicação da Lei Penal no tempo, o conflito aparente de normas e sua solução.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BARROS, Rodrigo Borges;DELFINO, André Menezes; ROSSI, Fernando Fonseca. A exigência da averbação notarial da Reserva Legal para a consideração da função ambiental da propriedade no Direito Brasileiro.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BARROS, Rodrigo Borges;DELFINO, André Menezes; ROSSI, Fernando F. A necessidade da indenização da cobertura florística como benfeitoria útil na desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e;DELFINO, André Menezes; ABDALA, Ata. O suicídio e o seguro de vida.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e; CUNHA, Rita Maria Silvano da. Da ausência de responsabilidade do consumidor quando do envio de mercadorias não solicitadas.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; CARVALHO, Rodrigo Corrêa V de; ABDU, Eduardo C Azank. Instrumento particular de testamento.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BARROS, Rodrigo Borges de; CORREA, Luiz Artur Paiva; CARDOSO, Paulo L V;DELFINO, André Menezes. Meio Ambiente Tutelado pela Ação Civil Pública.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BARROS, Rodrigo Borges;DELFINO, André Menezes; CARDOSO, Paulo L V. O meio ambiente tutelado pela ação popular. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia B;DELFINO, André Menezes. O filho adotivo na sucessão.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, LúcioDELFINO, André Menezes; ABDU, Eduardo C Azank. A Tutela Jurisdicional em Face das Tutelas de Urgência Cassadas e a Recomposição do Dano.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
GARCIA, Cláudia Feres; SICÍLIA, Claudia B;DELFINO, André Menezes. Ação de Petição de Herança e Ação de Investigação de Paternidade: Interdependência na Tutela de Direitos Hereditários.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Claudia;DELFINO, André Menezes. O reconhecimento da União Civil nas relações homoafetivas.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. Instituto da Concorrência do Cônjuge com os Descendentes do Falecido. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; SICÍLIA, Cláudia B; GARCIA, Claudia Feres. A negatória de paternidade e seus aspectos frente ao novo Código Civil.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; SICÍLIA, Claudia B; GARCIA, Cláudia Feres. Guarda Compartilhada.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André MenezesDELFINO, Lúcio. Fertilização In Vitro: Direitos dos Embriões.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; SICÍLIA, Claudia B. Os excluídos da sucessão: inovações e perspectivas de acordo com o Código Civil de 2002.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Cláudia B;DELFINO, André Menezes. União estável no Código Civil de 2002: Efeitos Patrimoniais.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; GARCIA, Claúdia Feres. A reparação do dano moral.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes; GARCIA, Cláudia Feres. Exclusão do herdeiro por indignidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CAMPOS, Rita Maria Cunha;DELFINO, André Menezes. Consideração acerca da infidelidade virtual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
CAMPOS, Rita Maria Cunha;DELFINO, André Menezes. Separação judicial como conseqüência de infidelidade virtual.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
SICÍLIA, Cláudia B;DELFINO, André Menezes. A obrigação alimentar entre cônjuges decorrente da separação judicial.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
DELFINO, André Menezes. O testamento particular nos Códigos de 1916 e de 2002.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla;DELFINO, André Menezes. As capacidades e incapacidades de testar e adquirir por testamento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
BATISTUTA, Cláudia Feres Garcia e;DELFINO, André Menezes. A responsabilidade das instituições bancárias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
GARCIA, Cláudia Feres; CAMPOS, Rita Maria Silvano da Cunha; CORREA, Luiz Artur Paiva;DELFINO, André Menezes. A possibilidade jurídica da união entre homossexuais no ordamento brasileiro.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba.
Orientou
Guarda Compartilhada: Consequências E Prevenção Da Alienação Parental; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Guarda Compartilhada: Consequências E Prevenção Da Alienação Parental; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A Possibilidade De Responsabilização Civil De Uma Mãe Em Razão De Condutas Nocivas Ao Nascituro Durante A Gravidez; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Teoria Da Imprevisão Na Ruptura De Contrato Na Pandemia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Teoria Da Imprevisão Na Ruptura De Contrato Na Pandemia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Teoria Da Imprevisão Na Ruptura De Contrato Na Pandemia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O Caso Huxley E A Adoção De Crianças Com Deficiência; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O Caso Huxley E A Adoção De Crianças Com Deficiência; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Alienação Parental: Os Filhos Como Instrumento De Vingança Entre Os Pais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Alienação Parental: Os Filhos Como Instrumento De Vingança Entre Os Pais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade Civil Por Erro Médico Em Cirurgia Plástica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade Civil Por Erro Médico Em Cirurgia Plástica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Alienação Parental E Guarda Compartilhada: Os Desafios Da Dissolução Conjugal Para Além Do Direito; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Alienação Parental E Guarda Compartilhada: Os Desafios Da Dissolução Conjugal Para Além Do Direito; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A Dificuldade Do Acesso À Justiça Por Consequência Do Excesso De Formalidade Da Linguagem Jurídica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A Dificuldade Do Acesso À Justiça Por Consequência Do Excesso De Formalidade Da Linguagem Jurídica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade Civil Por Erro Médico Em Cirurgias Estéticas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade Civil Por Erro Médico Em Cirurgias Estéticas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Usucapião Extrajudicial E Sua Apreciação Baseada Em Sua Exequibilidade Na Lei 13; 465/2017; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Usucapião Extrajudicial E Sua Apreciação Baseada Em Sua Exequibilidade Na Lei 13; 465/2017; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A Penhorabilidade Do Bem De Família Do Fiador Nos Contratos Residenciais E Comerciais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A Penhorabilidade Do Bem De Família Do Fiador Nos Contratos Residenciais E Comerciais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Efeito Sucessório Na Multiparentalidade; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Efeito Sucessório Na Multiparentalidade; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Erros Cometidos Via Pix: Possibilidades, Consequências E Aspectos Legais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Erros Cometidos Via Pix: Possibilidades, Consequências E Aspectos Legais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Exclusão Por Indignidade Do Inimputável; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Exclusão Por Indignidade Do Inimputável; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Legislação Brasileira Acerca Das Crianças Diagnosticadas Com Autismo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Legislação Brasileira Acerca Das Crianças Diagnosticadas Com Autismo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Uniões Paralelas E Relações Poliafetivas Sob A Ótica Do Direito De Família; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Uniões Paralelas E Relações Poliafetivas Sob A Ótica Do Direito De Família; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Abandono Afetivo Inverso: Eventuais Violações Ao Estatuto Do Idoso; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Abandono Afetivo Inverso: Eventuais Violações Ao Estatuto Do Idoso; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A Responsabilidade Civil Dos Filhos E As Consequências Legais No Abandono Afetivo Inverso; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Aspectos Da Insegurança Jurídica Da União Estável; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Aspectos Da Insegurança Jurídica Da União Estável; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A Guarda De Animais De Estimação E A Necessidade De Sua Regulamentação Pelo Ordenamento Jurídico Brasileiro; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A Guarda De Animais De Estimação E A Necessidade De Sua Regulamentação Pelo Ordenamento Jurídico Brasileiro; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Guarda Compartilhada De Animais Domésticos: Aplicabilidade, Possibilidades E Limites Jurídicos; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Guarda Compartilhada De Animais Domésticos: Aplicabilidade, Possibilidades E Limites Jurídicos; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Óbices Acerca Do Reconhecimento De Paternidade Socioafetiva Post Mortem E Seus Efeitos Sucessórios; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Óbices Acerca Do Reconhecimento De Paternidade Socioafetiva Post Mortem E Seus Efeitos Sucessórios; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Adoção No Sistema Judiciário Brasileiro: Possibilidades De Transformação Como Efetivação Da Dignidade Humana; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Adoção No Sistema Judiciário Brasileiro: Possibilidades De Transformação Como Efetivação Da Dignidade Humana; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Dilemas Jurídicos Da Separação Obrigatória De Bens Para Maiores De 70 Anos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Dilemas Jurídicos Da Separação Obrigatória De Bens Para Maiores De 70 Anos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A Responsabilidade Civil Por Abandono Inverso; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Da Silva; A Devolução De Adotados Apos A Sentença Que Formalizou A Adoção; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A Devolução De Adotados Apos A Sentença Que Formalizou A Adoção; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O Acesso Do Policial Militar Ao Celular Do Abordado Para Obtenção Do Código Imei E O Direito À Intimidade; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O Acesso Do Policial Militar Ao Celular Do Abordado Para Obtenção Do Código Imei E O Direito À Intimidade; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Intervenção Cirúrgica Para Esterilização Dentro Dos Parâmetros Constitucionais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O Aumento De Violência Doméstica Durante A Pandemia Do Covid - 19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O Aumento De Violência Doméstica Durante A Pandemia Do Covid - 19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Erro De Diagnostico Médico Na Responsabilidade Civil Médica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Os Efeitos Jurídicos Da Teoria Da Perda De Uma Chance Aplicados Ao Erro Médico; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade Civil E Direito Médico; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade Civil Nos Casos De Desistência Dos Pretendentes À Adoção; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Divórcio E Guarda Compartilhada; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O Direito De Convivência Nas Relações Familiares Frente À Crise Epidemiológica Da Covid 19; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Adoção Homoafetiva; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A responsabilidade civil dos provedores de aplicação de internet no país; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Adoção; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A guarda do menor em caso de caso de violência doméstica; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade civil indenizatória por abandono afetivo de menores; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A responsabilidade civil dos adotantes em face da devolução dos filhos adotivos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade civil no caso de alienação parental; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade civil pelos procedimentos realizados por esteticistas; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Adoção por casais homoafetivos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Abandono Afetivo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Herança digital - transmissão post mortem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Testamento vital no ordenamento jurídico brasileiro: o direito à morte digna por meio das diretivas antecipadas da vontade; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Alienação parental: consequências jurídicas e psíquicas; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Aspectos sociais da violação da dignidade do menor, e a negligência familiar em conflito com a ausência de programas e ações específicas para a aplicação de medidas de proteção: estudo do projeto direitos violados; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Efeitos sucessórios na multiparentalidade; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Alienação Parental; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O caso do Gugu Liberato e o reconhecimento da união estável no direito brasileiro; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A alienação parental e a violência sexual intrafamiliar: análise de casos concretos e eficácia estatal; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
As consequências e os efeitos da prisão civil pelo débito alimentar; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade civil decorrente de abandono afetivo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade avoenga na obrigação alimentar; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Dupla paternidade no registro civil brasileiro; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A multiparentalidade e seus aspectos no registro civil das pessoas naturais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Alimentos Gravidicos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Adoção de casais homossexuais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Obrigação alimentar avoenga; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A pensão alimentícia após a maioridade decorrente do dever de solidariedade; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Multiparentalidade e sua atuação no direito sucessório; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Uma análise acerca da coparentalidade e seus aspectos jurídicos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
As obrigações alimentares para além das obrigações principais (pais e filhos); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Teoria do Direito ao Esquecimento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade Jurídica em veículos autônomos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Teodoro; Adoção pelos avós: interpretação dos princípios do melhor interesse da criança e da proteção integral em face da vedação legal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Direitos sucessórios de embriões congelados; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Adoção; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Abandono Afetivo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Guarda Compartilhada; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O direito autoral na proteção das obras musicais na atualidade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Sucessão de embriões congelados; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Práticas colaborativas - mudança de paradigma no trato do divórcio e a renúncia à via judicial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Desbiologização da paternidade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Adaptações jurídicas para atender pessoas trans; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Filiação biológica versus socioafetiva nas relações jurídicas familiares; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade civil nas relações de abandono afetivo paterno-filiais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
As consequências do abandono afetivo e a possibilidade de indenização por danos morais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade civil por abandono afetivo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade civil por abandono afetivo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Alienação Parental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Os efeitos sucessórios e alimentícios na multiparentalidade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A (não) concorrência do cônjuge sobrevivente na separação convencional de bens; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Resoluções de conflitos extrajudiciais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A desburocratização do inventário pela via extrajudicial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Indenização por abandono afetivo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A aplicabilidade do direito sistêmico na resolução dos conflitos familiares; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A responsabilidade civil dos pais adotivos perante a devolução de seus filhos adotados; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo pelos genitores; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Guarda compartilhada como instrumento de redução à alienação parental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade por abandono afetivo de idosos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A dupla paternidade no registro civil e seus reflexos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A regulamentação do direito de visitas dos avós; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O dever da mãe de efetuar pagamento de pensão alimentícia e o ônus da prisão civil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Os tipos de família no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Técnicas processuais de efetivação na execução de alimentos no CPC; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Lacunas na sucessão do cônjuge; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Efeitos jurídicos da filiação socioafetiva; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
As lacunas da lei nº 11; 441/2007 ao que tange ao inventário e à partilha; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A incosntitucionalidade da culpa na separação e no divórcio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Regime de bens na união estável; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O direito sucessório na união estável; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Sucessão na união estável; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A concorrência entre o cônjuge e o companheiro na sucessão hereditária; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Inconstitucionalidade do regime de separação de bens para os maiores de sessenta anos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O direito à herança nas sociedades homoafetivas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O adultério virtual e suas consequências sócio-jurídicas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A situação sucessória do cônjuge sobrevivente no Código Civil de 2002; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Reconhecimento do companheiro como herdeiro necessário; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Sucessão hereditáriado companheiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Sucessão: a concorrência do cônjuge na herança; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O instituto da guarda compartilhada; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Exclusão por indignidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Sucessão entre companheiros: inconstitucionalidade do art; 1790, do Código Civil de 2002; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Direito de herança nas uniões homoafetivas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O instituto matrimonial de bens e a possibilidade de sua alteração na constância do casamento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O direito sucessório na união estável; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Os efeitos patrimoniais na união estável; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Questões polêmicas do inventário extrajudicial (Lei 11; 441/2007); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A sucessão na união estável; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Perda da herança por indignidade e deserdação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Guarda compartilhada; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O direito sucessório no âmbito das uniões homoafetivas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A concorrência do cônjuge com os descendentes na sucessão legítima; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A exclusãoo do herdeiro por indignidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A exclusão da sucessão por indignidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Direito sucessório do companheiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Obstáculos necessários para a adoção no Brasil e, consequentemente, seus respectivos prejuízos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A justa causa no testamento perante os bens da legítima; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Herança jacente e heranã vacante; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Os excluídos por indignidade no direito sucessório; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Sucessão do cônjuge em concorrência com os descendentes do "de cujus"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A ausência do companheiro na nova ordem da vocação hereditária; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Testamento: disposições testamentárias; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Direito real de habitação do cônjuge e do companheiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Direito Sucessório do companheiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O direito à herança nas sociedades homoafetivas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Os companheiros como herdeiros necessários; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A filiação advinda da reprodução artificial homóloga e os seus efeitos jurídicos sobre o direito de sucessões; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Acesso a uma ordem jurídica justa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A sucessão do companheiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A nova ordem da vocação hereditária; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Sucessão do companheiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A tutela sucessiva do companheiro nas relações civis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Marinho; A sucessão na união estável; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Gregorute; Deserdação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Sucessão entre companheiros que vivem em união estável; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
S; M; Rodrigues; Direito sucessório do companheiro sobrevivente:análise frente aos direitos do cônjuge; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Guarda compartilhada; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A herança jacente e a herança vacante; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Da legalidade do direito sucessório na união homoafetiva; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A mutabilidade do regime de bens; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade da União Federal na aplicação da vacina tríplice (DPT); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Autonomia universitária; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Dano moral por abandono afetivo na relação paterno-filial; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A mutabilidade do regime de bens; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A concorrência entre o cônjuge e o companheiro sobreviventes; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Mutabilidade dos regimes de bens; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Sociedade empresária: continuidade da empresa no caso de sucessão "causa mortis"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
União estável - direito sucessório dos companheiros; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Adoção por casais homoafetivos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Direito de herança nas sociedades homoafetivas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Evolução do direito sucessório na união estável; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Adoção por casais homoafetivos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O desamor como causa da separação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Os excluídos da sucessão por indignidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Direito de herança nas uniões homoafetivas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Obrigação alimentar de tios, primos e sobrinhos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Sucessão do compaheiro; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Mutabilidade dos regimes de bens no Código Civil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Exclusão por indignidade e deserdação: diferenças e semelhanças; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Os anseios envolvidos na separação em relação à guarda; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Pensão alimentícia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Vocação hereditária; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Nova ordem de vocação hereditária e concorrência sucessória; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
União estável - entidade familiar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A possibilidade de dano moral na traição virtual; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Os aspectos positivos e negativos da guarda compartilhada; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
União estável e direito sucessório: evolução, regulamentação e crítica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Testamentos: cláusulas restritivas e o Código Civil de 2002; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Sucessão do companheiro no Código Civil de 2002; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Da sucessão hereditária entre os companheiros em face do reconhecimento constitucional como entidade familiar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Da capacidade e da incapacidade de adquirir por testamento; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Culpa de separação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A necessidade de regulamentação da reprodução humana assistida heteróloga; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Concorrência do companheiro com o poder público; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A imposição do regime de separação obrigatória de bens para maiores de 60 anos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Dos direitos sucessórios do companheiro na união estável; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Reprodução humana medicamente assistida homóloga; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A união estável no novo código civil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A prestação alimentar aos menores na lei nº 10; 406/02; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Da sucessão dos descendentes, ascendentes e o direito de representação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Nascituro: sujeito ou expectador de direito?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Direitos hereditários nas relações homoafetivas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade civil do transportador no transporte de pessoas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A responsabilidade civil do Estado face às torturas ocorridas no golpe militar de 1964; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade civil do Estado por enchentes; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Alimentos provisórios e o artigo 1; 698 do Código Civil; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Da aceitação e da renúncia na sucessão testamentária; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Direito sucessório do(a) companheiro(a) no atual Código Civil; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A deserdação e a indignidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Responsabilidade civil: erro médico, responsabilidade subjetiva; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Sucessão do companheiro: evolução legislativa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A extinção do usufruto; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A inserção do cônjuge na sucessão legítima e a aplicabilidade do artigo 1; 829, I do Código Civil; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Instrumento particular de testamento; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Ação de petição de herança e ação de investigação de paternidade: interdependência na tutela de direitos hereditários; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O reconhecimento da união civil nas relações homoafetivas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Instituto da concorrência do cônjuge com descendentes do falecido; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Fertilização in vitro; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Os excluídos da sucessão: inovações e perspectivas de acordo com o código civil de 2002; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Exclusão do herdeiro por indignidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
O testamento particular nos códigos de 1916 e de 2002; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
As capacidades e incapacidades de testar e adquirir por testamento; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Guarda compartilhada; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
A evolução dos direitos sucessórios do cônjuge; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Uberaba; Orientador: André Menezes Delfino;
Produções bibliográficas
-
DIAS, Maria Berenice ; DELFINO, André Menezes ; DELFINO, Lúcio ; COSTA, Eduardo José da Fonseca . É possivel aplicar o artigo 733 do CPC na execução de alimentos firmados em escritura pública?. Revista Brasileira de Direito Processual (Impresso) , v. 64, p. 209-224, 2008.
-
DELFINO, André Menezes . A união estável no direito sucessório: a vantagem e as desvantagens na nova legislação.. Revista Jurídica Unijus, site da UNIUBE, v. 07, 2004.
-
DELFINO, André Menezes ; ABDU, Eduardo de Carvalho Azank ; RIBEIRO, Fabiano Martins ; MARQUES, Roberto Lins . Cadernos de Estudos Integrados em Direito Privado e Processo. 1. ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2021. v. 1. 16p .
-
DELFINO, André Menezes ; MALTA, C. O. . Inventário e partilha: um breve estudo sobre a sistemática adotada pelo novo código de processo civil. In: Mirna Cianci; Lúcio Delfino; Bruno Dantas; Fredie Didier Jr; Leonardo Carneiro da Cunha; Luiz Henrique Volpe Camargo; Bruno Garcia Redondo.. (Org.). Novo Código de Processo Civil: Impactos na Legislação Extravagante e Interdisciplinar. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2016, v. 2, p. 02-496.
-
DELFINO, André Menezes ; ALVES, Amanda Milliê da Silva . O projeto do novo código de processo civil e a lei nº11.441/07 - o que poderia ter sido regulamentado. In: Fernando Rossi; Glauco Gumerato Ramos; Jefferson Carús Guedes. Lúcio Delfino; Luiz Eduardo Ribeiro Mourão.. (Org.). O futuro do processo civil no Brasil: uma análise crítica ao projeto do novo CPC. 1ed.Belo Horizonte: FÓRUM, 2011, v. 1, p. 2-792.
-
DELFINO, André Menezes . O Produtor Rural e a Concordata Preventiva. Jornal da Manhã, Uberaba (MG), 09 maio 2003.
-
DELFINO, André Menezes . Palestra: A concorrência do cônjuge sobrevivente com os descendentes do falecido.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DELFINO, André Menezes . Palestra: Inovações no Código Civil de 2002. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DELFINO, André Menezes . Regime de bens entre os cônjuges e seus reflexos na sociedade empresária: análise de contradições intrassistêmicas entre Direito de Família e Direito de Empresa. 2005 (dissertação de Mestrado).
-
DELFINO, André Menezes . A responsabilidade civil das operadoras de planos de saúde, pelos erros médicos.. 2002 (Anteprojeto) .
-
DELFINO, André Menezes . O Novo Agravo no Código de Processo Civil e Outras Considerações Acerca das Mudanças no Sistema Recursal Cível. 2001 (monografia) .
-
DELFINO, André Menezes . A aplicação do Código de Defesa do Consumidor nos contratos eletrônicos.. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .
-
DELFINO, André Menezes . O sistema eleitoral no direito brasileiro.. 1998 (monografia) .
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2012
A INDISSOCIABILIDADE DO DIREITO DAS SUCESSÕES, DO DIREITO DE FAMÍLIA E DO DIREITO DAS COISAS NO QUE TANGE À TRANSFERÊNCIA PATRIMONIAL: PONTOS CONTROVERSOS E OMISSOS NA LEGISLAÇÃO REGULADORA DA SUCESSÃO CAUSA MORTIS (ARTIGOS 1.790, 1.829, 1.830, 1.831, CC), Descrição: Embora a transferência de patrimônio ocorra também entre pessoas vivas (a exemplo das doações), o Direito Sucessório aborda o instituto jurídico que regula a transmissão patrimonial de uma pessoa que falece aos seus sucessores vivos. Além da atual legislação (inclusive esparsa), a matéria ainda se encontra diretamente ligada ao Código Civil de 1916, uma vez que a época do falecimento é que, em regra, define a legitimação do sucessor (ou seja, se determinado familiar pode ou não receber o patrimônio do falecido - e o que recebe). Além da época, vale dizer, a vontade da pessoa (agora falecida) também é levada em consideração, pois a disposição de última vontade por ela deixada - o chamado testamento ou codicilo - é tida, ao lado do casamento, como um dos atos mais solenes do Direito brasileiro. Diante dessa formalidade, é imprescindível que sejam conjuntamente compreendidos vários tópicos presentes no Direito das Sucessões, no Direito de Família e no Direito das Coisas. A título exemplificativo, pode-se citar a dissolução de um casamento (por morte de um dos cônjuges) na qual o cônjuge sobrevivente somente terá direito à herança (Direito das Sucessões) se não estivesse, ao tempo da morte do outro, separado judicialmente ou, se separado de fato (Direito de Família), a culpa não tivesse sido sua, sobrevivente. Na mesma situação, necessário o estudo do direito de habitação (Direito das Coisas) do cônjuge sobrevivente sobre imóvel (agora) de propriedade de outros sucessores do falecido, mesmo que referido imóvel não servisse de residência para a família. De mais a mais, imprescindível a análise de como tudo é processado nos juízos competentes (inventário e partilha) ou mesmo fora da esfera do Poder Judiciário (inventário extrajudicial).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: André Menezes Delfino - Coordenador.
-
2009 - Atual
Coordenador/Supervisor do Núcleo de Monografias (TCC), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Menezes Delfino - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
João Delfino e André Delfino Advogados Associados S/C, Escritório de Advocacia. , Rua Pires de Campos, 37, Estados Unidos, 38015120 - Uberaba, MG - Brasil, Telefone: (34) 33319100, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - 2019
Instituto Brasileiro de Direito de FamíliaVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 0
2006 - 2010
Universidade Presidente Antônio Carlos - campus AraguariVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do corpo docente
Atividades
-
01/2006
Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Direito das Sucessões
2006 - Atual
Ordem dos Advogados do Brasil Seção de Minas GeraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão
Outras informações:
Membro da Comissão de Apoio ao Fórum da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de MInas Gerais.
Membro da Comissão de Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais.
2004 - Atual
Instituto dos Advogados de Minas GeraisVínculo: membro associado, Enquadramento Funcional: membro associado, Carga horária: 0
Outras informações:
Eleito 1º Secretário do IAMG da Seção de Uberaba (MG) em março de 2006.
Atividades
-
10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Uberaba Mg, 1ª Seção.,Cargo ou função, membro do corpo de associados.
1997 - Atual
João Delfino e André Delfino Advogados Associados S/CVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Livre
Atividades
-
03/1997
Direção e administração, Escritório de Advocacia.,Cargo ou função, Advogado/Sócio.
-
03/1997
Serviços técnicos especializados , Escritório de Advocacia.,Serviço realizado, Consultoria jurídica.
-
02/1993 - 02/1997
Estágios , Escritório de Advocacia.,Estágio realizado, Estágio.
2003 - Atual
Universidade de UberabaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de Responsabilidade Civil, em nível de graduação;
Professor de Metodologia do Trabalho Científico , em nível de graduação;
Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), no curso de Direito;
Coordenador de projeto de pesquisa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC);
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Direito.
Coordenador Editorial da Revista Jurídica UNIJUS (ISSN 1518-8280), produção da Universidade de Uberaba em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Atividades
-
03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Comitê Institucional de Iniciação Científica.,Cargo ou função, Membro do Comitê.
-
08/2003
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil VI (Direito de Família) 2015 até hoje, Direito Civil VII (Direito das Sucessões) desde agosto/2003
-
02/2005 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Curso de Direito.,Cargo ou função, Membro de Colegiado Superior, por três mandatos..
-
02/1995 - 12/1996
Estágios , Câmara de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Curso de Direito.,Estágio realizado, elaboração de peças processuais, exames de autos, diligências forenses e outros atos pertinentes e limitados à atividade de estágio.
2005 - Atual
UNIVERSIDADE DE FRANCAVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor no Curso de Pós Graduação de Direito Civil e Processo Civil da Universidade de Franca.
Atividades
-
01/2005
Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Direito das Sucessões
2002 - 2003
Instituto Brasileiro de Direito ConstitucionalVínculo: membro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
11/2002 - 11/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria, Uberaba Mg.,Cargo ou função, membro.
2004 - Atual
Centro de Estudos e Promoção ao Acesso à JustiçaVínculo: co-fundador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria, Uberaba Mg.,Cargo ou função, co-fundador e membro..
2005 - 2005
Curso Elo Consultoria e Assessoria Em EducaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Outras informações:
membro do corpo docente do curso ELO, filial em Uberaba (MG).
Atividades
-
01/2005 - 06/2005
Ensino, Preparatório Para Exames da Oab, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil (Direito das Sucessões)
1999 - 2000
Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
08/1999 - 07/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Procuradoria Geral de Justiça, Santa Catarina.,Cargo ou função, elaboração de pareceres.
1997 - 1998
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAISVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações:
Prestou serviços na área jurídica da 39ª Superintendência Regional de Ensino - Uberaba (MG)
Atividades
-
06/1997 - 12/1998
Serviços técnicos especializados , 39ª Superintendência Regional de Ensino, Uberaba Mg.,Serviço realizado, assessoria jurídica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André Menezes Delfino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?