Ana Lúcia Tatsch

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Mestre (1995) e Graduada (1989) em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na UFRGS, integra o Núcleo de Estudos em Tecnologia, Indústria e Economia Internacional (NETIT). É pesquisadora associada à Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist - IE/UFRJ). Membro da Red Latinoamericana sobre sistemas de aprendizaje, innovación y construcción de competencias (LALICS). Membro da Global Network for Economics of Learning, Innovation, and Competence Building Systems (GLOBELICS). Participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Econômica da Inovação (GDIN/UNISINOS). Editora da Revista Análise Econômica da UFRGS. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). Membro da Commission Régionale d`Experts d`Amérique Latine de l`Agence Universitaire de la Francophonie (AUF). Atua principalmente nas áreas de Economia Industrial e da Tecnologia. Temas de interesse: inovação e processos de aprendizagem; sistemas inovativos; arranjos produtivos locais; política industrial, de desenvolvimento econômico e de apoio a sistemas locais de inovação.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Economia

2001 - 2006

UFRJ-Instituto de Economia
Título: O processo de aprendizagem em arranjos produtivos locais: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul
José Eduardo Cassiolato. Palavras-chave: arranjos produtivos locais; máquinas agrícolas.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial / Especialidade: Mudança Tecnológica.

Mestrado em Economia

1990 - 1995

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Os impactos das novas tecnologias sobre o processo de trabalho: um estudo de caso da indústria produtora de bens de capital para o setor coreiro-calçadista,Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Achyles Barcelos da Costa
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Ciências Econômicas

1985 - 1989

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Impactos da crise recente sobre o mercado de trabalho sob a ótica do emprego: um estudo da região metropolitana de Porto Alegre
Orientador: Carlos Henrique Horn

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1997 - 1997

Extensão universitária em PROTAP. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Indústria Brasileira: mudanças tecnológicas e orga. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Metodologia do Ensino superior. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1991 - 1992

Structures Productives et Systeme Mondial. , Université Paris Diderot, PARIS 7, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TATSCH, A. L. ; SCHLUTER, M. S. . I Conferência Estadual de Arranjos Produtivos Locais do Rio Grande do Sul. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

14th Globelics International Conference 2016.Health Innovation System in Rio Grande do Sul / Brazil: an analysis from the interactions carried out by the research groups, the university hospitals and the manufacturing industry. 2016. (Outra).

I Encontro de Economia Industrial e Inovação.A dinâmica do sistema inovativo da saúde no Rio Grande do Sul: uma análise a partir das interações entre os agentes. 2016. (Encontro).

XIX Encontro de Economia da Região Sul - ANPEC.FLUXOS DE CONHECIMENTO E DE INFORMAÇÃO NO CLUSTER VINÍCOLA DA REGIÃO SUL DO BRASIL: A PROXIMIDADE GEOGRÁFICA IMPORTA?. 2016. (Encontro).

XVII Seminário sobre a Economia Mineira.Fontes de informação para inovação e interação entre agentes no sistema setorial da saúde: um olhar a partir das empresas de equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos no RS. 2016. (Seminário).

Health Innovation Systems and Sustainability.Health services and innovation in Brazil: an analysis based on teaching and research hospitals in Rio Grande do Sul and Minas Gerais. 2015. (Seminário).

Science, Technology and Innovation in Neglected Diseases.Health Innovation System in Rio Grande do Sul: an analysis from the interactions carried out by the research groups, the university hospitals and the manufacturing industry. 2015. (Seminário).

Seminario - Inovação e Territorialização da Saúde no Brasil.O sistema inovativo local da saúde de Porto Alegre no Sul do Brasil. 2014. (Seminário).

Debates FEE: Os Arranjos Produtivos Locais do Rio Grande do Sol.Os APLs do RS: análises e políticas públicas. 2013. (Outra).

RISSI INTERNATIONAL SEMINAR "Health Innovation Systems and Social Inclusion". Innovation Systems and Health: Brazil ? Selected Cases (Porto Alegre - RS). 2013. (Seminário).

5 Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais.Ações de apoio a APLs no Brasil: planejamento, execução e avaliação. 2011. (Outra).

V Encontro de Economia Gaúcha.POLÍTICA PARA APLS NO RS: CRITÉRIOS E ARRANJOS SELECIONADOS PARA APOIO. 2010. (Encontro).

VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos - ENABER.ARRANJOS E SISTEMAS PRODUTIVOS E INOVATIVOS LOCAIS EM ÁREAS INTENSIVAS EM CULTURA: O CASO DO ARRANJO DE CINEMA EM PORTO ALEGRE. 2009. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Economia Política.A Relevância do Local: arranjos produtivos locais e políticas no Brasil. 2009. (Encontro).

4 Encontro de Economia Gaúcha.Inovação, Aprendizagem e Cooperação no Arranjo de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul. 2008. (Encontro).

Cultura e Desenvolvimento: perspectivas de promoção de arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais.O arranjo de cinema de Porto Alegre. 2008. (Seminário).

VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos - ENABER.O arranjo de máquinas e implementos agrícolas do Rio Grande do Sul: padrões de interação e processos de aprendizagem. 2008. (Encontro).

VII Encontro Nacional da Inovação Tecnológica. 2008. (Encontro).

XI Encontro de Economia da Região Sul - ANPEC SUL.Dinâmica tecnológica, padrão inovativo e de concorrência da indústria gaúcha de máquinas e implementos agrícolas. 2008. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Economia Política. Inovação, Aprendizagem e Cooperação no Arranjo de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul. 2008. (Congresso).

X Encontro de Eonomia da região Sul - Anpec Sul.Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul. 2007. (Encontro).

3 Encontro de Economia Gaúcha.O arranjo de máquinas e implementos agrícolas do Rio Grande do Sul: infra-estrutura produtiva, educacional e institucional. 2006. (Encontro).

IX SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED IBEROAMERICANA.Os processos de aprendizagem: o caso do arrango produtivo local de máquinas e implementos agrícolas no Río Grande do Sul. 2006. (Seminário).

Perspectivas e Políticas para arranjos e sistemas Produtivos e Inovativos na América Latina.Perspectivas e Políticas para Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos na América Latina. 2004. (Seminário).

Seminário Mercosul: Aprendizado, Capacitação e cooperação em Arranjos Produtivos e Inovativos Locais de MPEs: implicações para políticas.Seminário Mercosul: Aprendizado, Capacitação e Cooperação em Arranjos Produtivos e Inovativos Locais de MPEs: implicações para políticas. 2004. (Seminário).

Innovation Systems and Development Strategies for the Third Millennium: The First Globelics Conference.Innovation Systems and Development Strategies for the Third Millennium: The First Globelics Conference. 2003. (Seminário).

Seminário Interno RedeSist - Conceitos e Metodologias para Arranjos Produtivos Locais.Seminário Interno RedeSist - Conceitos e Metodologias para Arranjos Produtivos Locais. 2003. (Seminário).

Seminário RedeSist Indicadores do conhecimento e de Arranjos Produtivos Locais.Seminário RedeSist Indicadores do Conhecimento e Arranjos Produtivos Locais. 2003. (Seminário).

Estratégias locais e regionais de desenvolvimento.Estratégias locais e regionais de desenvolvimento. 2002. (Seminário).

Seminário Internacional: Promovendo Crescimento e Bem-Estar - Mudança Estrutural e o Papel das Instituições na Ásia.Seminário Internacional: Promovendo Crescimento e Bem-Estar - Mudança Estrutural e o Papel das Instituições na Ásia. 2002. (Seminário).

Seminário Internacional comemorativo dos 50 anos do BNDES: Desenvolvimento em Debate.Seminário Internacional: Desenvolvimento em Debate - 50 anos do BNDES. 2002. (Seminário).

Seminário de Lançamento da Revista de Economia Contemporânea: O Futuro da Indústria: oportunidades e desafios.Seminário de Lançamento da Revista de Economia Contemporânea: O Futuro da Indústria: oportunidades e desafios. 2001. (Seminário).

Seminário Internacional: Desenvolvimento no Século XXI - Evento comemorativo do centenário da Raúl Prebisch.Seminário Internacional: Desenvolvimento no século XXI - Evento comemorativo do centenário de Raul Prebisch. 2001. (Seminário).

Seminário sobre Sistemas Locais de Produção.Seminário sobre Sistemas Locais de Produção. 2000. (Seminário).

Cluster e Sistemas Locais de Inovação: estudos de casos e avaliação de Região de Campinas.Cluster e Sistemas Locais de Inovação: estudos de caso e avaliação de Região de Campinas. 1999. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Economistas. XIII Congresso Brasileiro de Economistas. 1999. (Congresso).

XIII Congresso da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia. XIII Congresso da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia. 1998. (Congresso).

XX Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas do Rio Grande do Sul.XX Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas do Rio Grande do Sul. 1998. (Encontro).

Contextualização da tendência da economia na América Latina.Contextualização da tendência da economia na América Latina. 1996. (Seminário).

.Os Impactos das novas Tecnologias sobre o Processo de trabalho: um estudo de caso da indústria produtora de bens de capital para o setor coureiro/calçadista. 1995. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro dos Economistas. XI Congresso Brasileiro dos Economistas. 1995. (Congresso).

XVII Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas do Rio Grande do Sul.XVII Encontro dos cursos de Ciências Econômicas do Rio Grande do Sul. 1995. (Encontro).

XVI Encontro Regional dos Cursos de Ciências Econômicas do Rio Grande do Sul.XVI Encontro Regional dos Cursos de Ciências Econômicas do Rio Grande do Sul. 1994. (Encontro).

XXII Encontro Nacional de Economia.XXII Encontro Nacional de Economia. 1994. (Encontro).

X Congresso Brasileiro dos Economistas. X Congresso Brasileiro dos Economistas. 1993. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Henrique Pereira Campos

CARIO, S. A. F.; FACHIELLO, A. L.;TATSCH, A. L.; BITTENCOURT, P. F.; LINS, H. N.. A inserção da indústria catarinense nas cadeias globais de valor. 2019. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: GABRIELA REGINA CRIPPA

CARIO, S. A. F.;TATSCH, A. L.; BITTENCOURT, P. F.; LEITE, A. L. S.; SOARES, T. C.. ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DOS INSTITUTOS DE INOVAÇÃO DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL E AS INDÚSTRIAS DE SANTA CATARINA. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juliana de Oliveira Nascimento

RUFFONI, J.TATSCH, A. L.; COSTA, L. A.; SPRICIGO, G.. DIFUSÃO DE INOVAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE HUMANA: Análise do Telessaúde como uma inovação no Rio Grande do Sul. 2019. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Daiane Rossi

CORTIMIGLIA, M. N.; RIBEIRO, J. L. D.;TATSCH, A. L.; POJO, S. R.. Apropriabilidade e mecanismos de proteção à inovação: um estudo no contexto brasileiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: César Gioda Bochi

HERRLEIN JUNIOR, R.;TATSCH, A. L.; MARTINS, M. A.; DATHEIN, R.. Inovação e desenvolvimento econômico: uma analise dos instrumentos disponíveis de apoio à inovação no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano Vergelino Silveira

PORTO JUNIOR, S. S.;TATSCH, A. L.; HENKIN, H.; MASSUQUETTI, A.. O marco regulatório e a concentração do mercado de credenciamento para aceitação de cartões de crédito no Brasil no período de 2010 a 2016. 2017. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leticia Andrea Chechi

SCHULTZ, G.; OLIVEIRA, S. V.;TATSCH, A. L.; FILIPPI, E. E.. Inovação, Conhecimento e Aprendizagem: um estudo sobre Arranjos Produtivos Locais de Erva-Mate no Sul do Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Carla Luna

PORTO JUNIOR, S. S.; MASSUQUETTI, A.; FLORISSI, S.;TATSCH, A. L.. Setor de informática no Brasil: análise do quadro concorrencial do mercado de microprocessadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniel Francisco Pontel

TATSCH, A. L.; FLORISSI, S.; CARRARO, W. B. W. H.. Competição aplicada ao mercado de software: análise dos fatores determinantes que levam as empresas à adoção da computação em nuvem. 2016. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Stefani

RUFFONI, J.; GARCIA, R. C.;TATSCH, A. L.; ALVES, T. W.. Inovação da firma e dinâmicas de proximidade: o caso da indústria de equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos do Rio Grande do Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Paola Rücker Schaeffer

ZAWISLAK, P. A.; DALMARCO, G.;TATSCH, A. L.; ZEN, A. C.. Determinantes industriais do nível de interação entre universidades e empresas. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: LUIS FELIPE SCHWERZ

HENKIN, H.;TATSCH, A. L.; DATHEIN, R.; RHODEN, M. I. S.. Análise comparativa de indicadores industriais das indústrias brasileiras de alta e baixa tecnologia (1996 a 2011). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profisssionalizante em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Silveira dos Santos

HENKIN, H.;TATSCH, A. L.; LAGMANN, E.; CORTIMIGLIA, M. N.. Os incentivos para a Indústria Automobilística: Uma análise comparativa entre o novo regime automotivo de 1996 e o Inovar-Auto de 2012. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profisssionalizante em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tais Sozo Marcon Bett

HENKIN, H.;TATSCH, A. L.; DATHEIN, R.; PADULA, A. D.. Reestruturação produtiva e internacionalização da indústria petroquímica brasileira no período 2000-2013. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profisssionalizante em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcio Leandro Kalkmann

RUFFONI, J.; VILLWOCK, L. H. M.;TATSCH, A. L.; LELIS, M. T. C.. Análise da incorporação tecnológica na agroindústria familiar no município de Crissiumal - RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Vanessa Viégas Alves Furtado

ALVES, T. W.; FEIJO, C. A. V. C.; AZEVEDO, A. F. Z.;TATSCH, A. L.. Produção Científica dos Professores Permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Economia no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

RUFFONI, J.; LAHORGUE, M. A.; RAPINI, M. S.;TATSCH, A. L.. Capacidade absortiva de empresas que possuem interação com universidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marina Miotto Becker

HENKIN, H.; COSTA, A. B.; HAFFNER, J. A. H.;TATSCH, A. L.. O processo de reestruturação e as mudanças de posicionamento estratégico das empresas da indústria calçadista brasileira - no período 1990 a 2011. 2012. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Valquiria Carbonera Conte

COSTA, A. B.; HENKIN, H.; VIEIRA, L. M.;TATSCH, A. L.. A China na cadeia têxtil-vestuário: impactos e ajustes no Rio Grande do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Thaísa Lunelli Rodrigues

COSTA, A. B.; HENKIN, H.; TREZ, J. R.;TATSCH, A. L.. Trajetória do APL de Móveis de Bento Gonçalves. 2010. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Luiz Lentz Junior

COSTA, A. B.; FLIGENSPAN, F. B.; CALANDRO, M. L.; SILVA, C. E. S.;TATSCH, A. L.. O ajuste competitivo em distritos industriais: o caso do distrito calçadista italiano de Montebelluna. 2010. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Luis Antonio Licks Missel Machado

TRICHES, D.; AZEVEDO, A. F. Z.; TIMM, L. B.;TATSCH, A. L.. Análise comparativa entre os modelos institucionais de regulação econômica da exploração do petróleo nos Estados Unidos, Brasil, Argentina e Venezuela. 2010. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ricardo Höher

TATSCH, A. L.; BALESTRIN, A.; ALVES, T. W.; CAMPREGHER, G.. Redes de Cooperação: o caso da Rede Imobiliárias de Santa Maria. 2009. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Manuela Francisca Lopes

PASSOS, M. C. A.; CASTILHOS, C.;TATSCH, A. L.; COSTA, A. B.. O processo inovativo e o papel das instituições no arranjo produtivo de móveis da serra gaúcha. 2008. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Andressa Leite da Silva

ALVES, T. W.; Freitas, C. A. de; COSTA, A. B.;TATSCH, A. L.. O mercado segurador brasileiro de 1985-2007: estrutura do setor e estratégias de negócios da Bradesco Seguros S.A. e Sul América S.A.. 2008. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rosangela Márcia Weippert

ALVES, T. W.; PORTO JUNIOR, S. S.;TATSCH, A. L.; MORAES, R. C.. Economia Solidária: um estudo sobre empreendimentos econômicos solidários apoiados pelo Projeto Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). 2008. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria Isabel Palmeiro Marcantonio

JUNIOR ANTUNES, J. A. V.;TATSCH, A. L.; BALESTRIN, A.; BALESTRO, M. V.. Pólo de Modernização Tecnológica da Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul ? Um Estudo de Caso. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Fabiano Rodolfo

LAHORGUE, M. A.; CASTILHOS, C.; LINS, H. N.;TATSCH, A. L.. Santa Catarina: desenvolvimento, desigualdades regionais e ação do Estado na primeira década do século XXI. 2016. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paula Andréa do Valle Hamberger

BOTELHO, M. R. A.; ZUCOLOTO, G. F.;TATSCH, A. L.; AVELLAR, A. P.; SAIANI, C. C. S.. Comportamento inovativo das pequenas e médias empresas industriais brasileiras: uma análise em nível da firma. 2014. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Márcia Bianchi

HENKIN, H.;TATSCH, A. L.; COSTA, A. B.; PEDROZO, E. A.. Diversificação produtiva do cluster metal-mecânico agrícola da região fronteira noroeste do Estado do Rio Grande do Sul: uma análise de sua trajetória a aprtir dos mecanismos de transbordamento (spillover) e Spin-off. 2013. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Isidoro Ciconet Filho

JUNIOR ANTUNES, J. A. V.;RUFFONI, J.; CALANDRO, M. L.; PUFFAL, D. P.; VERSCHOORE, J. R. S.;TATSCH, A. L.. INOVAÇÃO NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL: SETOR AUTOMOTIVO NA REGIÃO DE CAXIAS DO SUL (RS). 2012. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marcelo Gerson Pessoa de Matos

BRITTO, J.;CASSIOLATO, J. E.; FERREIRA, H.; RUIZ, A. U.;TATSCH, A. L.. Economia da Cultura e Desenvolvimento: teoria e evidências empíricas a partir da análise de arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais culturais no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em doutorado em economia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michelle de Castro Carrijo

BOTELHO, M. R. A.CASSIOLATO, J. E.; AVELLAR, A. P.; MUNHOZ, V. C. V.;TATSCH, A. L.. Inovação e relações de cooperação: uma análise sobre o Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE). 2011. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Vicente Guimarães

CASSIOLATO, J. E.; LASTRES, H. M. M.; BRITTO, J.; BARRADAS, A. V.;TATSCH, A. L.. Impactos das Interações e Sinergias do Sistema Produtivo e Inovativo de Cinema no Rio de Janeiro: impactos sobre a inovatividade e competitividade das empresas produtoras de cinema locais. 2010. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Pentiado Poerschke

HENKIN, H.;TATSCH, A. L.; MOROSINI, F. C.. Defesa Comercial no Brasil:os limites da aplicação de direitos antidumping à luz da indústria calçadista nacional. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcio Eloir Schweig

HAFFNER, J. A. H.;TATSCH, A. L.; MILAN, M.. Os impactos das políticas públicas de promoção do investimento estrangeiro direto: uma análise comparativa entre o Brasil e a Índia, no período 1990-2013. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabiano Rodolfo

LAHORGUE, M. A.; COSTA, A. B.;TATSCH, A. L.. Santa Catarina: desenvolvimento, desigualdades regionais e ação do Estado na primeira década do século XXI. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Suzel Lisiane Jansen Bittencourt

CONCEICAO, O. A. C.;TATSCH, A. L.; COSTA, A. B.. As Universidades Brasileiras como Formadoras de Redes Colaborativas: uma análise de sua contribuição para o desenvolvimento econômico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo Heli Rondinel Cornejo

PAIVA, C. A. N.; CADONA, M. A.;TATSCH, A. L.. A evolução da distribuição espacial do setor coureiro-calçadista por microregiões brasileiras no período de 1995 a 2010 e seus determinantes. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Estêvão Passuello Ruffoni

REICHERT, F. M.;TATSCH, A. L.; GAMARRA, J. T.; ZAWISLAK, P. A.. A evolução das capacidades de inovação: evidências da indústria de máquinas e equipamentos agrícolas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paola Rücker Schaeffer

ZAWISLAK, P. A.;TATSCH, A. L.; ZEN, A. C.. Condicionantes da Interação Universidade-Empresa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPGA/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre Scheir Pires

GUERREIRO, G.;TATSCH, A. L.; DATHEIN, R.. O novo paradigma tecnoeconômico : uma análise do papel do Estado e das instituições diante da 4ª Revolução Industrial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcos Antonio Malacarne

GUERREIRO, G.;TATSCH, A. L.; DUARTE, E. E.. Uma análise do desempenho econômico internacional do setor de tecnologia de informação e comunicação (TIC) no Brasil (2000-2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ANA CLARA COSSETIN FERREIRA DE LIMA

MORRONE, H.;TATSCH, A. L.; MILAN, M.. Uma análise sobre a inserção brasileira nas cadeias globais de valor entre os anos 1997 a 2014. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: NOUARA CRUZ NONNEMACHER

CASTRO, J. D.;TATSCH, A. L.; MONTEIRO, S. M. M.. Custos Sociais do câncer de mama no Brasil: o caso de Porto Alegre no ano de 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maura de Matos Carlos

MARTINS, M. A.;TATSCH, A. L.; STALLBAUM, K.. A evolução do investimento estrangeiro direto no Brasil de 2000 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonardo Barros Torres

HENKIN, H.;TATSCH, A. L.; MARTINS, M. A.. Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: FELIPE CAETANO MAGRIN ORTIZ

DATHEIN, R.;TATSCH, A. L.; MORRONE, H.. O desenvolvimento tecnológico, econômico e da competitividade da base industrial de defesa brasileira no século XXI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Dias Dalalana

OLIVEIRA, J. C.;TATSCH, A. L.; MARTINS, M. A.. Terceirização: uma análise dos impactos dessa estratégia sobre as empresas e os trabalhadores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Galarraga Burch

TATSCH, A. L.; CASTRO, J. D.; DATHEIN, R.. Produção científica e tecnológica em saúde: o caso da UFRGS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lara Stumpf Horn

TATSCH, A. L.; CUNHA, A. M.; MARTINS, M. A.. A estratégia alemã para a indústria digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: DIONATAN DA ROSA

DATHEIN, R.;TATSCH, A. L.; GUERREIRO, G.. Cadeias globais de valor e a indústria aeronáutica brasileira. 2017.

Aluno: Guilherme Longoni Lara

TATSCH, A. L.; HENKIN, H.; HAFFNER, J. A. H.. A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VOLTADAS A PRODUÇÃO DE SOFTWARE E SERVIÇOS RELACIONADOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Ricardi Rissi

DATHEIN, R.;TATSCH, A. L.; GUERREIRO, G.. Inovação tecnológica como indutor de produtividade na indústria brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriel Vinicius Vieira

DATHEIN, R.;TATSCH, A. L.; MARTINS, M. A.. Uma análise comparativa entre os sistemas estaduais de inovação no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Hygor Gurquevicz Zarichta

CUNHA, A. M.;TATSCH, A. L.; DATHEIN, R.. O retorno da política industrial: desafios e oportunidades no ambiente internacional do século XXI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paola Jacobsen

TATSCH, A. L.; GUERREIRO, G.; HERRLEIN JUNIOR, R.. Arranjos Produtivos Locais e as Políticas Públicas de Apoio no Rio Grande do Sul. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila Behrends Perez

TATSCH, A. L.; MARTINS, M. A.; HENKIN, H.. Participação das empresas transnacionais no desenvolvimento tecnológico do Brasil e da China. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tallita Sehn

TATSCH, A. L.; GUERREIRO, G.; CAMPREGHER, G.. As políticas públicas voltadas ao apoio a arranjos produtivos locais no Brasil em nível federal a partir dos anos 2000. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Amanda Camargo Maier

MARTINS, M.;TATSCH, A. L.; MILAN, M.. Investimento externo direto no Brasil nas últimas duas décadas (1990-2010): caracterização e implicações para a política industrial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alano Fleck

CASTRO, J. D.;TATSCH, A. L.; GUERREIRO, G.. Estudo sobre a evolução do complexo econômico industrial da saúde no período 2000-2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Junior Goergen

CAMPREGHER, G.;TATSCH, A. L.; DOMINGUES, F. S.. Software livre como movimento político de inovação sócio-econômica: alcances e limites de uma experiência de apropriação coletiva do trabalho coletivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Folmann Chernhak

MARTINS, M. A.; HAFFNER, J.;TATSCH, A. L.. Drawback como estímulo às exportações brasileiras: sua evolução e trajetória recente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Glaucia de Siqueira Noronha

CONCEICAO, O. A. C.;TATSCH, A. L.; HAFFNER, J. A. H.. Análise da economia brasileira sob a ótica dos paradigmas tecno-econômicos por meio de uma análise setorial da indústria nacional no século XX. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CRISTINA ANA CRESTANI

MILAN, M.; CUNHA, A. M.;TATSCH, A. L.. A EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO DIRETO NO BRASIL (1994-2013). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Pedro Zanini Pretto

MARTINS, M. A.; SALVIANI FILHO, H.;TATSCH, A. L.. Análise estrutural do mercado de telecomunicações do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Taíza Terra Barcellos

MARTINS, M. A.;TATSCH, A. L.; STALLBAUM, K.. Condicionantes da inserção de pequenas empresas em arranjos produtivos locais no Brasil: um estudo focado nos setores tradicionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcio Santetti

LARA, F. M.; SANTANA, V. H.;TATSCH, A. L.. O papel de Sraffa na história do pensamento econômico: críticas e contribuições positivas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ticiana Schaumloeffel

AZEVEDO, A. F. Z.; RODRIGUES, M. C.;TATSCH, A. L.. A produção de cerveja no mundo e no Brasil: concentração e ganhos de escala. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ivanor Fernando Ferreira

RUFFONI, J.; CORTEZIA, S. L. D.;TATSCH, A. L.. Fomento Financeiro Público ao Empreendedorismo - Inovador no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Paulo Roberto Zilio Carvalho

SILVA, C. E. S.; MORAES, I.;TATSCH, A. L.. Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): principais antecedentes históricos e análise do Programa (2007 - 2009). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maykel Tassoni Andriotti

LIMA, R. S.;TATSCH, A. L.; MIRANDA, M. E.. As disparidades econômicas dos municipios gaúchos pertencentes a região carbonífera. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marcelo Gostinski

COSTA, A. B.;TATSCH, A. L.RUFFONI, J.. A exportação como fator de mudança na estrutura, estratégia e competitividade da indústria de calçados do Vale dos Sinos (1970-2007). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jeferson de Abreu Corrêa

COSTA, A. B.;TATSCH, A. L.RUFFONI, J.. O ARRANJO MOVELEIRO DA REGIÃO DAS HORTÊNSIAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Eugênio Paulo Garcia

PASSOS, M. C. A.TATSCH, A. L.; LIMA, R. S.. O setor moveleiro de Bento Gonçalves. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Emerson dos Santos

COSTA, A. B.;TATSCH, A. L.; TREZ, J. R.. A migração de empresas da indústria calçadista do Vale do Sinos para a região nordeste e o impacto sobre o complexo produtivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Andressa Stumph Ely

ROTH, R.;TATSCH, A. L.. As Estratégias de Promoção do Programa Export Plastic Nacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração - habilitação em Comércio Exterior) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Alexandre Teixeira dos Santos

PASSOS, M. C. A.TATSCH, A. L.; GARCIA, A. A. L.. O plástico e os programas de desenvolvimento regionais do Rio Grande do Sul e Bahia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Cléia Duarte Machado

TATSCH, A. L.PASSOS, M. C. A.; LIMA, R. S.. A indústria siderúrgica brasileira: o caso da Gerdau. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Mário César Soares da Silva

CAMPREGHER, G.;TATSCH, A. L.. A reestruturação do setor de telecomunicações no Brasil - o sucesso da telefonia móvel e da empresa TIM em particular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: LAIRTON ZAGONEL

FAGGION, G.;TATSCH, A. L.. Micro e pequena empresa: a questão do crédito e a linha do Proger em São Leopoldo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Sérgio Rohloff

LIMA, R. S.;TATSCH, A. L.. Os desequilíbrios regionais no Rio Grande do sul: origens e perspectivas. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Idilio de Oliveira Júnior

ALVES, T. W.;TATSCH, A. L.. O plano real e a crise bancária. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Roberto da Gama Mór

MENEGHETTI NETO, A.;TATSCH, A. L.. Finanças Municipais de Porto Alegre: 1986 a 1994. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudia Azzolin Terres

TATSCH, A. L.PASSOS, M. C. A.; SMEJOFF, L. S.. O meio ambiente e o setor industrial. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jaime Làzaro

ALVES, T. W.;TATSCH, A. L.. Teoria dos Jogos: um enfoque funcional. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jussara dos Santos

CAMPOS, S. H.;TATSCH, A. L.. Reestruturação produtiva e flexibilidade no mercado de trabalho no Brasil: uma análise a partir dos anos 80. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Giovani Guazelli

ARANDIA, A. K.;TATSCH, A. L.. a Pesquisa Mensal do emprego - PME. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Aní Rení Ew

SCHERER, A. L. F.;TATSCH, A. L.. Os distritos industriais e as novas possibilidades para as pequenas e médias empresas no modelo de especialização flexível. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Sandro Celestino da Rosa Wollenhaupt

LIMA, R. S.;TATSCH, A. L.PASSOS, M. C. A.. A indústria de calçados de couro do Vale do rio dos sinos: origens, características, perspectivas. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Mara Rosane Farias da Silva

KANARZVESKI, J. F.;TATSCH, A. L.. A origem do desenvolvimento industrial no Brasil segundo Wilson Suzigan. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Eva Beatriz da Silva

ARANDIA, A. K.;TATSCH, A. L.. A evolução do mercado informal de trabalho no período 1980-1993 - uma tentativa de mensuração. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

TATSCH, A. L.. Avaliação das condições de Oferta de Cursos de Graduação em Ciências Econômicas. 1999.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica do IV Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação - IV ENEI. 2019. Universidade Estadual de Campinas.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica III Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação - III ENEI. 2018. Universidade Federal de Uberlândia.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica 16th GLOBELICS International Conference 2018. 2018. Science and Technology Policy Research Institute.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica 45 Encontro Nacional de Economia/ANPEC. 2017. Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica II Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação - II ENEI. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica XVIII Encontro de Economia da Região Sul - ANPEC/SUL 2015. 2015. Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica XII ENABER and 2nd Ibero-American Meeting on Regional Development. 2014. Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica XIX Reuniao Anual da Red Pymes Mercosur. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

HOFF, C. R.;RUFFONI, J.TATSCH, A. L.. Comissão Julgadora das Dissertações ? 2014. 2014. Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul.

MATOS, M.;TATSCH, A. L.; VARGAS, Marco Antonio. Comitê Julgador do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2014: homenagem a Armando Dias Mendes. 2014. Ministério da Integração Nacional.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica do XI ENABER ? Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos,. 2013. Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos.

LAHORGUE, M. A.; PICCININI, V. C.; PORTO JUNIOR, S. S.;TATSCH, A. L.RUFFONI, J.; PERIN, M. G.. Comitê de Avaliação dos Editais Auxílio Recém-Doutor e Programa Pesquisador Gaúcho. 2012. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica XVII Reunião Anual da Rede Pymes Mercosul. 2012. Universidade de São Paulo.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica XV Encontro de Economia da Região Sul - XV ANPEC SUL. 2012. Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia.

FERRARI FILHO, F.;TATSCH, A. L.. Comissão Especial de Seleção de Candidatos ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE da CAPES. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos - X ENABER. 2012. Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos.

MORETTO, C. F.; ABDALLAH, P. R.;TATSCH, A. L.. Comissão Julgadora do Prêmio CORECON/RS - 2011, modalidade Artigos Técnicos ou Científicos. 2011. Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul.

TATSCH, A. L.. Comissão Científica IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos - IX ENABER. 2011. Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos.

TATSCH, A. L.; VARGAS, Marco Antonio; REIS, Ricardo Pereira; LUSTOSA, M. C. J.; SOUZA FILHO, T. A.. Comitê Julgador Edital CNPq N 31/2009 - Desenvolvimento de APLs. 2009. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

ARANDIA, A. K.;TATSCH, A. L.; TARRAGO, B.; CORAZZA, G.; PEREIRA, J. M. D.. Premiação de monografias de conclusão de curso de graduação em economia. 1995. Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elida Rubini Liedke

LIEDKE, E. R.. Os impactos das novas tecnologias sobre o processo de trabalho: um estudo de caso na indústria produtora de bens de capital para o setor coureiro-calçadista. 1995. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria da Graca Derengowski Fonseca

DERENGOWSKI FONSECA, MARIA DA GRAÇA; CASSIOLATO, J. E.; MELO, Luiz Martins; BRITO, J. N. Paiva; CAMPOS, Renato R.. O processo de aprendizagem em arranjos produtivos locais: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul. 2006. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Clarisse Chiappini Castilhos

CASTILHOS, C. C. ou CHIAPPINI-CASTILHOS,C.. Difusão de Tecnologia Nas Indústrias de Máquinas para Calçados. 1995. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carlos Henrique Vasconcellos Horn

HORN, Carlos Henrique; CARRION, Otília B. K.; CATTANI, Antonio D.. Impactos da crise recente sobre o mercado de trabalho sob a ótica do emprego: um estudo da Região Metropolitana de Porto Alegre. 1989. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luiz Martins de Melo

MELO, L. M.; CASSIOLATO, Jose Eduardo; BRITTO, Jorge Nogueira de Paiva; FONSECA, Maria da Graça Derengowski; TIGRE, Paulo Bastos. O processo de aprendizagem em arranjos produtivos locais: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul. 2006. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luisa Alem Ribeiro

Política de inovação no Brasil; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Ana Paula Klaumann

AS UNIVERSIDADES TÊM UM PAPEL NA INOVAÇÃO SOCIAL? ANÁLISES A PARTIR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Cláudio Francisco Schefer

EMBRAPII e sua relevância como instrumento de Política de Inovação; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Anderson Barbosa

BIOTECNOLOGIA APLICADA A SAÚDE: TRAJETÓRIA TECNOLÓGICA, DIFUSÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Roger Rodrigues de Oliveira

Setor Aeroespacial e de Defesa Brasileiro: o papel das políticas públicas do período de 2010-2018 na consolidação do setor; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Adriano Leonardo Rossi

Transferência de Tecnologia: um modelo para as universidades públicas federais; Início: 2019; Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Rodrigo Feix

A dinâmica do setor agrícola no Brasil; Início: 2019; Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Julia Mello de Queiroz

FINANCIAMENTO DA BIODIVERSIDADE: UM EXAME DO SEU ARRANJO INSTITUCIONAL E DO GLOBAL ENVIRONMENT FACILITY (GEF) NO BRASIL; Início: 2018; Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rafael Stefani

Startups no segmento de biotecnologia; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Cristina Pereira Vieceli

ECONOMIA E TRABALHOS REPRODUTIVOS, UMA PROPOSTA DE MENSURAÇÃO; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Naomi Moura Fujimoto

Inovação Social no Rio Grande do Sul: uma análise sobre as redes de interação universidade-sociedade no estado nos períodos de 2014 e 2016; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Maiara dos Santos Mascarello

ESTUDO SOBRE A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM OS PROGRAMAS DE INCENTIVO GOVERNAMENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS DESDE A REDEMOCRATIZAÇÃO; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Ana Júlia Alessio

O Vale dos Vinhedos: indicação geográfica e desenvolvimento do setor; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

MÁRCIO MENGUE KNAU

O papel dos hospitais no processo de inovação em serviços: o caso dos serviços de telemedicina do Hospital Moinhos de Vento; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Gabriel Paludo Fiorentin

Sistema Inovativo em Saúde: características das redes de conhecimento; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Naomi Moura Fujimoto

Sistema Inovativo em Saúde no Rio Grande do Sul; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Iago Luiz da Silva

A expansão do ensino superior no Brasil: uma análise para o sistema inovativo do Rio Grande do Sul; 2018; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Mercedes Lamberty

O SISTEMA DE INOVAÇÃO EM SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE AS EMPRESAS INDUSTRIAIS DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS, HOSPITALARES E ODONTOLÓGICOS GAÚCHAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Elisa Basso

Política Pública Federal de Transportes: uma avaliação das ações de infraestrutura rodoviária no Rio Grande do Sul no período de 2007 a 2010; 2013; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Lucimar Antonio Teixeira Roxo

Políticas públicas nacionais para aglomerados produtivos locais: uma análise de Brasil e Espanha; 2012; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Marcelo Gostinski

Análise da capacidade dinâmica da indústria de moldes no Vale do Sinos: estudos de caso; 2011; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Mateus Sangoi Frozza

Uma análise do sistema inovativo de biodiesel no RS; 2010; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Claudio Vinícius Silva Farias

APRENDIZADO, INOVAÇÃO E COOPERAÇÃO: UM ESTUDO DO SEGMENTO VINÍCOLA DO ARRANJO PRODUTIVO DA VITIVINICULTURA DA SERRA GAÚCHA; 2010; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Vanessa De Souza Batisti

Políticas para aglomerados produtivos: uma análise do Arranjo Produtivo Local de Gemas e Jóias do Estado do Rio Grande do Sul; 2009; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Ricardo Höher

Redes de Cooperação: o caso da Rede Imobiliárias de Santa Maria; 2009; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Carolina Silvestri Candido

IMPACTO DAS POLÍTICAS INDUSTRIAIS NA PRODUTIVIDADE BRASILEIRA A PARTIR DOS ANOS 2000: UMA ANÁLISE HETERODOXA SETORIAL; 2018; Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Júlia Tainá Basso

Relevância econômica do local para a indústria audiovisual no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Henrique Rodenbusch de Moura

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE ? ORGANIZAÇÕES NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE NO BRASIL: UMA CARACTERIZAÇÃO A PARTIR DOS PARCEIROS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Gabriela Lemos Cavalcanti

A INTERNACIONALIZAÇÃO DA CADEIA DE VALOR DA INDÚSTRIA TÊXTIL-VESTUÁRIO: CARACTERÍSTICAS, EVOLUÇÃO, INSERÇÃO DOS PAÍSES E PECULIARIDADES DO CASO DO SRI LANKA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Victória Messina Ramos

POLÍTICAS INDUSTRIAIS E O FUTURO DA MANUFATURA: MADE IN CHINA 2025 E INDUSTRIE 4; 0; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Marcelo Thiesen

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA E O PAPEL DAS INCUBADORAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS: CASOS DA INCUBADORA DA UFRGS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

MATHEUS MACHADO NEVES

SETOR CALÇADISTA DO VALE DO SINOS E AS ESTRATÉGIAS DE CONCORRÊNCIA: UMA ANÁLISE DESDE OS ANOS 2000; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Fernanda Postal

A sustentabilidade enquanto estratégia na Indústria têxtil e de confecções: um olhar a partir das empresas do município de Guaporé no Rio Grande do Sul; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Tiago Carrard Lazzari

LEI DE INFORMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA SUA IMPLANTAÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Guilherme Flores Thiesen

Sistema Nacional de Inovação em Saúde Brasileiro: uma análise a partir dos grupos de pesquisa e suas interações no período de 2010 a 2016; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Marina Froeder

Investimento direto estrangeiro no Brasil : uma análise regional e setorial em um período recente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Letícia Santos de Medeiros

Política industrial gaúcha e o desenvolvimento da indústria do Rio Grande do Sul : uma análise dos anos 2000; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Lara Stumpf Horn

A estratégia alemã para a indústria digital; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Lucas Galarraga Burch

Produção Científica e Tecnológica em Saúde: o caso da UFRGS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Guilherme Longoni Lara

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VOLTADAS A PRODUÇÃO DE SOFTWARE E SERVIÇOS RELACIONADOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Camila Behrends Perez

Participação das empresas transnacionais no desenvolvimento tecnológico do Brasil e da China; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Tallita Sehn

As políticas públicas voltadas ao apoio a Arranjos Produtivos Locais no Brasil em nível federal a partir dos anos 2000; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Paola Jacobsen

Arranjos Produtivos Locais e as Políticas de Apoio no Rio Grande do Sul; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Adriano Cesar Pinheiro

ALIANÇAS EMPRESARIAIS COMO ESTRATÉGIA PARA AS EMPRESAS DE SOFTWARE NO BRASIL: O CASO GAÚCHO FRUTO DO PROGRAMA SOFTEX; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Wallace Rodrigues Umbelino

Indústria Siderúrgica Nacional - a inovação como vantagem competitiva: o caso Gerdau; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Taís Mariusa Endres

ANÁLISE DA TRAJETÓRIA COMPETITIVA DA INDÚSTRIA AVÍCOLA BRASILEIRA E GAÚCHA A PARTIR DA DÉCADA DE 70; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Francisco Ricardo Gonçalves Bueno

Recursos Humanos em C&T no Brasil e no Rio Grande do Sul; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

PAULO ESTEVÃO DA CUNDA GOMES

LEI DE INFORMÁTICA E O EFEITO SOBRE O COMPLEXO ELETRÔNICO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Sinara Nunes Rosa

Indústria de Cosméticos no Brasil: o caso do Boticário; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Luciano Souza

Indicadores de Mensuração em CT&I: o caso brasileiro a partir da PINTEC; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

José Carlos Szumski

RESERVA DE MERCADO DE INFORMÁTICA NO BRASIL: PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Cléia Duarte Machado

A indústria siderúrgica brasileira: o caso da Gerdau; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Claudia Azzolin Terrres

O meio ambiente e o setor industrial; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Lara Stumpf Horn

O Sistema de Inovação do Setor da Saúde no Rio Grande do Sul: caracterização, gargalos e oportunidades; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Henrique Moura

O Sistema de Inovação do Setor da Saúde no Rio Grande do Sul; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Lara Stumpf Horn

O Sistema de Inovação do Setor da Saúde no Rio Grande do Sul: caracterização, gargalos e oportunidades; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Lucas Galarraga Burch

O Sistema de Inovação do Setor da Saúde em Porto Alegre no Rio Grande do Sul; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Robinson Mattos Neto

O Sistema de Inovação do Setor da Saúde em Porto Alegre no Rio Grande do Sul; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Elton Geovane Spaniol

Análise de políticas para APLs no Brasil e em países selecionados; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Otávio Beiersdorf Frezza

A trajetória gaúcha em políticas para arranjos produtivos locais: uma comparação com regiões européias; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Sylvio Antonio Kappes

Análise das políticas para APLs no Brasil e em países europeus; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Diogo de Souza

A trajetória gaúcha em políticas para arranjos produtivos locais: uma comparação com regiões européias; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Administração - Gestão para Inovação e Liderança) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Lucia Tatsch;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Henrique Vasconcellos Horn

Impactos da crise recente sobre o mercado de trabalho sob a ótica do emprego: um estudo da Região Metropolitana de Porto Alegre; 1989; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Carlos Henrique Vasconcellos Horn;

ACHYLES BARCELOS DA COSTA

Os impactos das novas tecnologias sobre o processo de trabalho: um estudo de caso da indústria produtora de bens de capital para o setor coureiro/calçadista; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Achyles Barcelos da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROCHA, C. S. C. ; TATSCH, A. L. ; CARIO, S. A. F. . Mudança estrutural e seu impacto na produtividade: uma análise da ascensão do setor de serviços na economia brasileira. ECONOMIA ENSAIOS , v. 33, p. 26-45, 2019.

  • TATSCH, A. L. ; BOTELHO, M. R. A. ; RUFFONI, J. ; HORN, L. S. . Geração de conhecimento na área da saúde humana. Revista Brasileira de Inovação , v. 18, p. 249-270, 2019.

  • RUFFONI, J. ; TATSCH, A. L. ; STEFANI, R. ; SCHAEFFER, P. ; GRINGS, L. . Does the Geographical Proximity Matter in Knowledge and Information Flow? A study about wine cluster in the Southern region of Brazil. REVISTA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL (IMPRESSO) , v. 55, p. 569-588, 2017.

  • TATSCH, A. L. ; RUFFONI, J. ; BOTELHO, M. R. A. . Sistema de innovación de la salud: redes en Rio Grande do Sul/Brasil. América Latina Hoy , v. 73, p. 87, 2016.

  • TATSCH, A. L. ; RUFFONI, J. ; BATISTI, Vanessa ; ROXO, L. A. T. . Análise de políticas para aglomerações no Brasil e em países europeus selecionados. Planejamento e Politicas Publicas , v. 44, p. 189-228, 2015.

  • FROZZA, M. S. ; TATSCH, A. L. . Sistema Setorial do Biodiesel no Rio Grande do Sul: caracterização e oportunidades para a consolidação de um sistema inovativo em agroenergia. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 44, p. 2286-2292, 2014.

  • FARIAS, C. ; TATSCH, A. L. . The Brazilian Wine Industry: a case study of geographical proximity and innovation dynamics. Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso) , v. v. 52, p. 515-532, 2014.

  • TATSCH, A. L. ; RUFFONI, J. ; MORAES, I. . Análise do Comportamento Exportador da Indústria Brasileira de Máquinas e Implementos Agrícolas. Indicadores Econômicos FEE (Impresso) , v. 41, p. 25-44, 2013.

  • TATSCH, A. L. ; BATISTI, Vanessa . Os Fluxos de Comércio do Rio Grande do Sul: Trocas Interestaduais e com o Resto do Mundo. Economia Ensaios , v. 28, p. 27-46, 2013.

  • TATSCH, A. L. . A relevância do local: convergências e divergências entre as abordagens sobre aglomerações. Economia e Sociedade (UNICAMP. Impresso) , v. 22, p. 457-482, 2013.

  • TATSCH, A. L. ; BOTELHO, M. R. A. . ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE APOIO À ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DOS ESTADOS DO CENTRO-SUL DO BRASIL. Revista de Politicas Publicas (UFMA) , v. 17, p. 15-26, 2013.

  • FROZZA, M. S. ; TATSCH, A. L. . Inovação, cooperação e aprendizagem nas empresas produtoras de biodiesel no Rio Grande do Sul. Ensaios FEE (Online) , v. 34, p. 887-907, 2013.

  • BATISTI, Vanessa ; TATSCH, A. L. . O APL gaúcho de gemas e jóias: estrutura produtiva e comercial, arranjo institucional e educacional, e relações interorganizacionais. Ensaios FEE (Impresso) , v. 33, p. 513-538, 2012.

  • HOHER, R. ; TATSCH, A. L. . Redes de cooperação: o caso da rede imobiliárias de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Perspectiva Econômica (São Leopoldo. Online) , v. 7, p. 15-26, 2011.

  • TATSCH, A. L. ; RUFFONI, J. ; BATISTI, Vanessa ; GOSTINSKI, M. ; SPAT, M. D. . Política para APLs no RS: critérios e arranjos selecionados para apoio. Ensaios FEE (Online) , v. 31, p. 703-740, 2011.

  • TATSCH, A. L. . Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Inovação , v. 7, p. 63, 2009.

  • TATSCH, A. L. . Inovação, aprendizagem e cooperação no arranjo de máquinas e implementos agrícolas do Rio Grande do Sul. Ensaios FEE (Online) , v. 30, p. 451-482, 2009.

  • TATSCH, A. L. . O arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul: infra-estrutura produtiva, educacional e institucional. Ensaios FEE (Online) , v. 28, p. 755-774, 2008.

  • TATSCH, A. L. ; PASSOS, M. C. A. . AVALIAÇÃO DAS AÇÕES PARA PROMOÇÃO DE ARRANJOS PRODUTIVOS E INOVATIVOS LOCAIS NO RS: OS CASOS DOS ARRANJOS DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS E DE MÓVEIS. Indicadores Econômicos FEE , v. 35, p. 113-126, 2007.

  • TATSCH, A. L. . A dimensão local e os arranjos produtivos: conceituações e implicações em termos de políticas de desenvolvimento industrial e tecnológico. Revista Ensaios FEE, v. 27, p. 279-299, 2006.

  • TATSCH, A. L. . Impactos da crise do início dos anos 80 sobre o mercado de trabalho: um estudo da Região Metropolitana de Porto Alegre. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 18, n.n.3, p. 194-210, 1990.

  • DE TONI, M. ; TATSCH, A. L. . 1988: emprego e trabalhadores em compasso de espera. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 16, n.n.4, p. 167-187, 1989.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TATSCH, A. L. . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG (Assessoria Ad-Hoc). 2010.

TATSCH, A. L. . Revista Brasileira de Inovação (Parecer). 2018.

TATSCH, A. L. . Estudos Econômicos (São Paulo). 2016.

TATSCH, A. L. . Revista Brasileira de Inovação (Parecer). 2014.

TATSCH, A. L. . Análise Econômica (Parecer). 2014.

TATSCH, A. L. . Revista Economia Ensaios UFU (Parecer). 2012.

AZEVEDO, A. F. Z. ; COSTA, A. B. ; TATSCH, A. L. ; RUFFONI, J. . Diagnóstico Vocacional do Município de Esteio: Análise de Indicadores Econômicos e Sociais e Pesquisa de Campo. 2011.

TATSCH, A. L. . Tipologias para APLs: o foco nas estratégias de intervenção e objetivos de política. 2011.

TATSCH, A. L. ; VIANA, S. W. ; FARIAS, C. . Caracterização e Análise dos Serviços Industriais de Apoio a MPEs: o caso do APL vitivinícola da serra gaúcha. 2011.

TATSCH, A. L. . Ensaios FEE (Parecer). 2011.

TATSCH, A. L. . Revista Base (Parecer). 2010.

TATSCH, A. L. . Revista Ensaios FEE (Parecer). 2009.

TATSCH, A. L. . Revista Perspectiva Econômica (on line) (Parecer). 2009.

TATSCH, A. L. . Revista Ensaios FEE (Parecer). 2007.

SANTANA, V. H. ; TATSCH, A. L. ; KONZEN, O. G. . Avaliação de impactos sócioeconômicos, decorrentes de investimentos em mina de carvão e usina termoelétrica no Rio Grande do Sul. 1996.

TATSCH, A. L. ; RUFFONI, J. . Curso de Capacitação de Agentes Gestores em APLs. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TATSCH, A. L. . Revista Perspectiva Econômica v. 8, n. 1 (2012): Jan-Jun. 2012. (Editoração/Periódico).

TATSCH, A. L. . O arranjo produtivo de Porto Alegre voltado aos tratamentos cardiovasculares e oncológicos (Relatório I). 2012. (Relatório de pesquisa).

TATSCH, A. L. . O arranjo produtivo de Porto Alegre voltado aos tratamentos cardiovasculares e oncológicos (Relatório II). 2012. (Relatório de pesquisa).

TATSCH, A. L. . O arranjo produtivo de Porto Alegre voltado aos tratamentos cardiovasculares e oncológicos (Relatório III). 2012. (Relatório de pesquisa).

TATSCH, A. L. . O arranjo produtivo de Porto Alegre voltado aos tratamentos cardiovasculares e oncológicos (Relatório Final). 2012. (Relatório de pesquisa).

TATSCH, A. L. . Revista Perspectiva Econômica v. 7, n. 2 (2011): Jul-Dez. 2011. (Editoração/Periódico).

TATSCH, A. L. ; VIANA, S. W. ; FARIAS, C. . CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DOS SERVIÇOS INDUSTRIAIS DE APOIO A MPES: O CASO DO APL VITIVINÍCOLA DA SERRA GAÚCHA. 2011. (Relatório de pesquisa).

TATSCH, A. L. . TIPOLOGIAS PARA APLS: O FOCO NAS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO E OBJETIVOS DE POLÍTICA. 2011. (Relatório de pesquisa).

TATSCH, A. L. ; TREZ, J. R. ; BATISTI, Vanessa ; GOSTINSKI, M. ; SPAT, M. D. ; MATOS, C. B. . Análise e sugestões para adensamento das políticas de apoio a APLs no Rio Grande do Sul (Relatório Final). 2010. (Relatório de pesquisa).

TATSCH, A. L. ; TREZ, J. R. ; BATISTI, Vanessa ; Gostinski, M. ; SPAT, M. D. ; MATOS, C. B. . Os arranjos produtivos locais no Rio Grande do Sul: mapeamento, metodologia de identificação e critérios de seleção para políticas de apoio (Relatório I). 2009. (Relatório de pesquisa).

TATSCH, A. L. ; TREZ, J. R. ; BATISTI, Vanessa ; Gostinski, M. ; SPAT, M. D. ; MATOS, C. B. . A Balança Comercial Interestadual e de Comércio Externo do Rio Grande do Sul (Relatório II). 2009. (Relatório de pesquisa).

TATSCH, A. L. ; TREZ, J. R. ; BATISTI, Vanessa ; GOSTINSKI, M. ; SPAT, M. D. ; MATOS, C. B. . Caracterização, análise e sugestões de adensamento das políticas de apoio para APLs implementadas nos estados (Relatório III). 2009. (Relatório de pesquisa).

TATSCH, A. L. ; CAVALCANTE, D. ; SPAT, M. D. . O ARRANJO DE CINEMA EM PORTO ALEGRE. 2008. (Relatório de pesquisa).

TATSCH, A. L. ; PASSOS, M. C. A. . Avaliação da ações para promoção de ASPILs no Rio Grande do Sul: os casos dos arranjos de máquinas e implementos agrícolas e de móveis. 2006. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Inovação tecnológica e desempenho econômico da firma: o papel das proximidades nas redes de atores estabelecidas para a geração de inovação em segmentos produtivos na área da saúde humana no Brasil e na Argentina., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Janaina Ruffoni em 09/07/2019., Descrição: A pesquisa proposta discute elementos presentes na área da dinâmica econômica de inovação da firma. As áreas de conhecimento específicas que abrigam a discussão são da Economia da Inovação e da Geografia Econômica Evolucionária. O objetivo principal da pesquisa é analisar a influência de diferentes tipos de proximidades no estabelecimento de interações pelas firmas com diferentes atores para seu processo de geração de inovação tecnológica e desempenho econômico. A problemática do estudo reside em como identificar, mensurar e analisar a influência de diferentes tipos de proximidades no estabelecimento de interações pelas firmas para inovarem. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, em que se fará uso de revisão sistemática da literatura e de pesquisa survey para coleta de dados primários em dois segmentos produtivos na área da saúde humana, tanto no Brasil quanto na Argentina. Será feito uso centralmente da análise e modelagem de redes sociais (SNA) para investigar as interações estabelecidas entre as firmas e atores diversos, as proximidades que as influenciam e suas relações com o desempenho econômico das empresas. Os grupos de firmas dos segmentos produtivos da área da saúde humana serão definidos no decorrer da pesquisa em comum acordo com as duas equipes de pesquisadores e com base na sua relevância inovativa e econômica para suas regiões/países. Pretende-se, assim, contribuir para a discussão da área e avançar na temática da geração da inovação pela firma, bem como colaborar com a discussão da dinâmica inovativa na área da saúde humana no Brasil e na Argentina. Projeto realizado em conjunto com a Instituto de Altos Estudos Sociales da Universidad Nacional de San Martín (UNSAM) / Argentina. Aprovado no Edital FAPERGS/CAPES 06/2018 - PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Integrante / Janaina Ruffoni - Coordenador / Veronica Robert - Integrante / Gisele Spricigo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Sistema setorial da saúde nos estados brasileiros: oportunidades para a construção de um sistema de inovação em saúde no Brasil EDITAL FAPERGS 05/2019 - PROGRAMA PESQUISADOR GAÚCHO-PQG, Descrição: A partir do referencial neo-schumpeteriano de sistemas de inovação, esta pesquisa visa analisar a evolução recente e a dinâmica do Sistema Inovativo em Saúde no Brasil, considerando suas características principais, a distribuição espacial de seus atores-chave e as inter-relações que se estabelecem entre eles. Para tanto, à luz desse enfoque, buscar-se-á analisar, particularmente, o subsistema de prestação de serviços em saúde; caracterizar os subsistemas industriais de base química e de base mecânica, eletrônica e de materiais; examinar a distribuição espacial das atividades científicas e tecnológicas relativas à saúde no Brasil através de informações sobre a infraestrutura científica, de estatísticas de patentes e de artigos científicos, e de dados dos pesquisadores. Essas informações serão analisadas para a diferentes regiões do Brasil. Adicionalmente, debruçar-se-á sobre uma temática específica, a dos hospitais universitários, como ambientes de geração e seleção de inovações, a partir de estudos de caso. O desenvolvimento do trabalho será levado a cabo mediante a sistematização de um conjunto de dados secundários de diferentes fontes, além da obtenção de dados primários para a análise dos hospitais universitários. Tanto o tratamento estatístico de análise multivariada de clusters via técnica hierárquica quanto a análise de redes sociais serão adotados nos procedimentos metodológicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador / Marco Antonio Vargas - Integrante / Janaina Ruffoni - Integrante / Marisa dos Reis Azevedo Botelho - Integrante / Márcia Siqueira Rapini - Integrante / Rafael Stefani - Integrante / PAOLA SCHAEFFER - Integrante / Thiago Caliari - Integrante / Gabriel Paludo Fiorentin - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Sistemas de Inovação em Saúde: o papel das universidades na geração de conhecimento e inovação em países em desenvolvimento, Descrição: Esta pesquisa visa analisar, no âmbito dos sistemas inovativos de saúde em países em desenvolvimento, o papel das universidades na geração de conhecimento e de inovação. Para tanto, busca examinar o papel das universidades a partir de seus grupos de pesquisa de excelência e dos seus hospitais-escola no Brasil e no México, dois importantes casos ilustrativos de países em desenvolvimento. Investiga ainda as redes de interações entre grupos de pesquisa e outras organizações (firmas, universidades parceiras, hospitais, etc.) no Brasil e no México, visando o desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores para a área da saúde humana e avanços nos serviços médicos. O projeto será realizado através de levantamento bibliográfico e de pesquisa de dados secundários e primários. Com relação aos dados secundários, esses serão coletados visando caracterizar a realidade brasileira e mexicana. Particularmente serão organizadas informações quanto aos grupos de pesquisa das áreas de Ciências da Saúde e Biológicas atuantes nos países analisados e formalizados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) brasileiro e ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) mexicano. Já a investigação empírica tem como foco central da pesquisa de campo os grupos de pesquisa e os hospitais-universitários. Uma amostra de grupos de pesquisa selecionada por conveniência no Brasil e no México será alvo de pesquisa tipo survey. Será ainda realizada uma pesquisa qualitativa, calcada em entrevistas em profundidade, com grupos de excelência identificados na survey. O exame dos resultados da investigação empírica será realizado por análise descritiva e através da metodologia de análise de redes sociais (Social Network Analysis). As partir dos resultados da pesquisa, espera-se avançar nos estudos da área e contribuir para a proposição de ações de política pública de fomento às interações entre as universidades e a sociedade que promovam a aplicação e a difusão de conhecimentos e inovações. Aprovado no EDITAL FAPERGS/CAPES 06/2018 - PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO RS. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador / Janaina Ruffoni - Integrante / Rafael Stefani - Integrante / José Miguel Natera Marín - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    O Sistema de Inovação do Setor da Saúde no Rio Grande do Sul: caracterização, gargalos e oportunidades, Descrição: Esta proposta de pesquisa adota o enfoque neo-schumpeteriano de sistemas de inovação para analisar a evolução recente e a dinâmica do Sistema Inovativo da Saúde no Rio Grande do Sul. À luz desse enfoque, são consideradas centrais as interações que se estabelecem entre prestação de serviços hospitalares, atividades científicas e tecnológicas relacionadas à área de saúde e atividades industriais de base química, biotecnológica e mecânica. Será considerada a dimensão territorial do sistema, ao examiná-lo primeiramente de uma forma abrangente, considerando-se todo o estado do RS, e, adicionalmente, debruçando-se sobre uma temática específica, a dos hospitais universitários em Porto Alegre. O desenvolvimento do trabalho será levado a cabo mediante a sistematização de um conjunto de dados secundários de diferentes fontes, além da obtenção de dados primários para a análise dos hospitais universitários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador / Janaina Ruffoni - Integrante / Marisa dos Reis A. Botelho - Integrante / Rafael Stefani - Integrante.

  • 2012 - 2012

    SAÚDE E INOVAÇÃO: TERRITORIALIZAÇÃO DO COMPLEXO ECONÔMICO-INDUSTRIAL DA SAÚDE, Descrição: O projeto geral tem como objetivo central oferecer bases para o desenvolvimento de políticas que promovam o sistema de inovação da saúde a partir de uma perspectiva territorial. Dentro desta perspectiva, analisa-se o arranjo produtivo ligado às atividades dos hospitais universitários localizados em Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador / Vanessa Batisti - Integrante / Wagner Santana de Fraga - Integrante., Financiador(es): Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2010 - 2013

    ANÁLISE DAS POLÍTICAS PARA ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NO BRASIL, NO RIO GRANDE DO SUL E EM PAÍSES EUROPEUS SELECIONADOS (FAPERGS PqG 06/2010, Processo 1011127), Descrição: No Brasil, as políticas de apoio ao desenvolvimento regional têm incorporado de forma crescente o conceito de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Tal conceito, ao substituir outras abordagens análogas, possibilitou uma evolução nos processos de formulação e implementação de políticas e iniciativas de apoio e promoção ao meio produtivo. Essa evolução deu-se pela redescoberta do local e pela mudança do foco de atuação privilegiando, ao invés da firma individual, as aglomerações e ações conjuntas de empresas. No que tange ao Rio Grande do Sul, esse foi um dos estados pioneiros na política de estímulo a APLs, já que a história da evolução institucional de apoio a APLs no estado antecipa-se inclusive à ação dirigida a arranjos em nível do governo federal. Além do Brasil, outros países também implementaram políticas dessa natureza. Dentre esses pode-se citar os tradicionais casos da Itália e da França, mas também o da Espanha. Diante desta realidade, a presente pesquisa busca comparar as experiências de políticas destinadas a APLs existentes no Brasil, e especialmente no Rio Grande do Sul, com aquelas da Itália, da França e da Espanha. O presente estudo será realizado tanto através de levantamento bibliográfico e de pesquisa de dados secundários quanto por pesquisa de campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador / Janaina Ruffoni - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Análise das políticas para arranjos produtivos locais no Brasil e em países europeus selecionados (CNPq, Processo 401344/2010-0), Descrição: Há um conjunto de teses que consideram a dimensão local como fator determinante da capacidade inovativa e que encaram as aglomerações locais como uma alternativa viável e relevante de desenvolvimento econômico. Neste contexto, a pesquisa proposta centra-se na idéia de que o desenvolvimento regional e local assume importância estratégica, descortinando oportunidades e desafios para as políticas públicas e privadas. No Brasil, as políticas de apoio e desenvolvimento regional têm incorporado de forma crescente o conceito de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Não só o Brasil, mas muitos foram os países que passaram a formular e implementar políticas de desenvolvimento focadas no apoio a aglomerações. Busca-se então traçar um paralelo entre a experiência brasileira no que tange a essas políticas com aquela de economias europeias, como a francesa, a italiana e a espanhola. Visa-se identificar quais são as esferas promotoras que definem e executam as políticas de apoio a APLs no Brasil e nos países selecionados; examinar os focos de atuação das ações políticas identificadas (fomento, adensamento, financiamento, entre outros) e os instrumentos utilizados; e verificar as formas de avaliação das políticas nos diferentes países em análise. Dessa forma, espera-se sugerir a partir das experiências analisas possíveis aperfeiçoamentos nas diretrizes da atual política brasileira com foco em APLs.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador / Janaina Ruffoni - Integrante / Sérgio Wesner Viana - Integrante / Lucimar Antonio Teixeira Roxo - Integrante / Augusto Faber Flores - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    A EVOLUÇÃO E DINÂMICA DE ARRANJOS E SISTEMAS PRODUTIVOS E INOVATIVOS LOCAIS DE MPES NO BRASIL - CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DOS SERVIÇOS INDUSTRIAIS DE APOIO A MPES: O CASO DO APL VITIVINÍCOLA DA SERRA GAÚCHA, Descrição: A existência e/ou criação e desenvolvimento de uma infraestrutura institucional e de serviços, que dê suporte aos agentes produtivos, é de fundamental importância para o desenvolvimento virtuoso de arranjos produtivos. Dentre tais serviços de apoio, destacam-se os serviços técnicos e produtivos, engenharia, consultoria, serviços laboratoriais para testes e certificações, bem como as instituições de ensino e de capacitação profissional, dentre outros. Neste contexto, a presente pesquisa visa contribuir para ampliar e consolidar o conhecimento sobre o setor de serviços voltados ao apoio a MPEs no Brasil. Tal objetivo será alcançado com a realização de estudos de mapeamento da infraestrutura institucional e de serviços direcionados à capacitação produtiva e tecnológica de MPEs em quatro estados brasileiros. No que tange ao Rio Grande do Sul, a análise terá como estudo de caso o APL vitivinícola da Serra Gaúcha. Vale frisar que cerca de 90% da produção nacional de vinhos está concentrada no Rio Grande do Sul, notadamente na Serra Gaúcha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador / Sérgio Wesner Viana - Integrante., Financiador(es): Sebrae Nacional - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2011

    Estudo: Elaboração de Tipologias de APLs e seus Graus de Estruturação - MDIC/ RedeSist, Descrição: O objeto do convênio é elaborar tipologias de APLs e seus graus de estruturação, levando em consideração especificidades regionais e setoriais, como forma de nortear e estruturar ações e instrumentos de fomento aos mesmos. Com esse projeto, será possível compreender o universo dos APLs no Brasil, dividindo-os em uma tipologia que facilite a formulação de políticas públicas diferenciadas de acordo com o grau de maturação do arranjo e sua localização dentro do território brasileiro. Seus resultados serão utilizados no trabalho cotidiano não só do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, como de todas as instituições participantes do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), que tem sua Secretaria Técnica no referido Ministério.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    ANÁLISE DO MAPEAMENTO E DAS POLÍTICAS PARA ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NO SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL, Descrição: O objetivo principal do projeto de pesquisa consiste em consolidar conhecimentos sobre experiências de identificação e mapeamento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) nos Estados e avaliar as ações de apoio existentes, com a finalidade de fornecer subsídios para a formulação e aperfeiçoamento das políticas voltadas para APLs e desenvolvimento regional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador / Janaína Ruffoni Trez - Integrante / Marilise Dorneles Spat - Integrante / Vanessa Batisti - Integrante / Cláudia Borba Matos - Integrante / Marcelo GOSTINSKI - Integrante., Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8

  • 2007 - 2008

    Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais em Áreas Intensivas em Cultura e Mobilizadoras do Desenvolvimento Social, Descrição: No Brasil, o conceito de sistemas locais / APLs vem sendo amplamente difundido, tanto nas instituições de ensino e pesquisa, quanto naquelas encarregadas de planejar e promover o desenvolvimento produtivo e inovativo. Após anos de utilização deste enfoque em pesquisas, foi identificada uma série de avanços, assim como a necessidades de refinamento e de novos campos a investigar. A avaliação das experiências mostrou um viés para os casos de arranjos da indústria manufatureira; e, em conseqüência, a necessidade de aprofundar as análises sobre os segmentos relacionados à comercialização de bens e serviços. Esse é o caso das atividades intensivas em cultura. Assim, no escopo desse projeto, foi desenvolvido o estudo sobre o arranjo produtivo local de cinema em Porto Alegre - RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Integrante / José Eduardo Cassiolato - Coordenador / Marcelo Matos - Integrante / Lúcia Moutinho - Integrante / Sérgio Castro - Integrante / Paulo Cavalcante - Integrante / Francisco Costa - Integrante / Jair do Amaral Filho - Integrante / Valdênia Apolinário - Integrante / Hamilton Ferreira - Integrante., Financiador(es): Sebrae Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2010

    O processo de aprendizagem em arranjos produtivos locais no Rio Grande do Sul, Descrição: Os processos de aprendizagem e o desenvolvimento de competências, essenciais para a criação de vantagens competitivas dos agentes, relacionam-se ao grau de desenvolvimento dos sistemas locais. O ambiente local, portanto, não pode ser visto apenas como uma unidade de delimitação geográfica, mas, antes disso, como uma importante unidade de análise, que dá destaque a características sócio-econômicas e institucionais de um espaço/território específico, condicionando o desempenho competitivo e inovativo dos agentes ali localizados. Por conseguinte, os estudos sobre os arranjos produtivos e inovativos locais merecem realce, já que analisam estes espaços enquanto um lócus privilegiado de aprendizagem interativa. Nesse contexto, objetiva-se examinar as interações que ocorrem entre os atores em arranjos produtivos locais; bem como analisar as formas e os mecanismos de aprendizagem das firmas ali localizadas. Para tanto, o trabalho valer-se-á de estudos de casos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador.

  • 2006 - 2006

    Mobilizando Conhecimentos para Desenvolver Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais de Micro e Pequenas Empresas no Brasil, Descrição: Esse projeto visou aprofundar a análise das experiências de políticas voltadas a arranjos produtivos locais no Brasil. Quatro foram os estados da federação investigados: Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio Grande do Sul. Nesse último, desenvolveu-se o estudo "Avaliação das Ações para Promoção de ASPILS no Rio Grande do Sul: os casos dos Arranjos de Máquinas e Implementos Agrícolas e de Móveis".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador / Maria Cristina Araujo Passos - Integrante / José Eduardo Cassiolato - Integrante., Financiador(es): Sebrae Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2004

    Elaboração de Banco de Dados e Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Integrante / José Eduardo Cassiolato - Coordenador / Márcia Rapinni - Integrante / Jorge Britto - Integrante / Renato Campos - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 1997 - 1999

    O processo de subcontratação na indústria calçadista do Rio Grande do Sul, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Integrante / Maria Cristina Araujo Passos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 1995 - 1997

    A dinâmica industrial do Vale dos Sinos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador / Maria Cristina Araujo Passos - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 1993 - 1994

    Os ajustes do processo de trabalho face às inovações tecnológicas: um estudo do complexo coureiro/calçadista no RS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Lucia Tatsch - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1989

Segundo lugar no III Prêmio do Conselho Regional de Economia/RS, Conselho Regional de Economia/RS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas. , Avenida João Pessoa, 52, Centro, 90046901 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33083324, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2013

    Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Economia da Tecnologia, Microeconomia I, Organização Industrial

  • 08/2013

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Microeconômica I, Economia Industrial, Internacionalização de Empresas: estratégias e práticas, Economia da Tecnologia

  • 06/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Econômicas, .,Linhas de pesquisa

2002 - Atual

UFRJ-Instituto de Economia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Carga horária: 0

1992 - 2013

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2011 - 06/2013

    Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Organização Industrial

  • 08/2011 - 06/2013

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Industrial

  • 08/2011 - 06/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Econômicas, Centro de Ciências Econômicas.,Atividade realizada, Editoria da Revista Perspectiva Econômica on-line.

  • 01/2007 - 06/2013

    Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados em Organização Industrial

  • 01/1996 - 06/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Econômicas, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2012 - 05/2012

    Extensão universitária , Unidade de Educação Continuada, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso de Capacitação de Agentes Gestores em APLs.

  • 01/1992

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Econômico I, Introdução à Economia, Técnicas de Pesquisa em Economia, Teoria Econômica

  • 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.

  • 08/1995 - 01/2001

    Direção e administração, Centro de Ciências Econômicas, .,Cargo ou função, Pró-Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão.

  • 08/1993 - 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Econômicas, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro.

  • 08/1997 - 08/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário.

  • 10/1994 - 09/1995

    Direção e administração, Centro de Ciências Econômicas, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial.

  • 08/1993 - 07/1995

    Direção e administração, Centro de Ciências Econômicas, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Graduação em Ciências Econômicas.

1994 - 1997

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 01/1994

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Econômico I