Nathália Ferreira Cranchi

Pedagoga pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2020) e Educadora Infantil no cargo de Auxiliar de Primeira Infância da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul (2019). Cursa Especialização em Educação Infantil: Perspectivas Contemporâneas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/CECA/NEaDUNI. Cursou Bacharelado em Flauta Transversal pelo Departamento de Música (CMU) pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Experiência como educadora infantil, professora de flauta transversal e flautista transversal em diversos grupos e formações musicais. Estudos desenvolvidos na área da Educação, com enfoque nos seguintes temas em sua relação com o campo da Educação Infantil: Políticas educacionais e sociais e a filantropia; Relação público-privado e privatização; Desenvolvimento humano e cultural infantil.

Informações coletadas do Lattes em 18/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Educação Infantil: Perspectivas Contemporâneas

2022 - Atual

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Educação Infantil e a apropriação da escrita: reflexões sobre as práticas alfabetizadoras
Orientador: Alcione Tereza Corbari

Graduação em Pedagogia

2017 - 2020

Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Título: Educação Infantil e BNCC: o que diz o documento?
Orientador: Eliane Hilario da Silva Martinoff
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, PMSCS, Brasil.

Graduação interrompida em 2016 em Música Com Habilitação em Instrumento

2012 - Atual

Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 2016

Formação complementar

2023 -

Escola preparatória para a pós-graduação em humanidades (Pós-Graduar). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

1998 - 2013

Música. , Fundação das Artes de São Caetano do Sul, FASCS, Brasil.

2012 - 2012

III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra. , Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, CMD, Brasil.

2010 - 2010

X Festival Internacional de Flautistas na Universidade Estadual de Campinas. (Carga horária: 76h). , Associação Brasileira de Flautistas, ABRAF, Brasil.

2010 - 2010

X Festival de Música de Ourinhos. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Ourinhos, PMO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.

Participação em eventos

Audiência Pública Em defesa das educadoras e da primeirissima infância (Movimentos Somos Todas Professoras). 2023. (Outra).

Debate Luta de Classes e a Reforma de Ensino Médio (Programa de Pós-graduação de Educação da Universidade Federal Fluminense) er). 2023. (Outra).

Desafios políticos na garantia de direitos na Educação Infantil dos Diálogos do GT07 da ANPED com a Educação Infantil - 2ª PARTE - ?Crianças, infâncias e direitos: desafios que se colocam ao campo da Educação.?. 2023. (Outra).

Entrevista Auxiliares de Educação Infantil e sua importância na Educação na Rádio Pelotense. 2023. (Outra).

IV Seminário Políticas Educacionais do Tempo Presente (UFRJ). 2023. (Seminário).

IX Encontro Estadual do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR). 2023. (Encontro).

Lançamento L. S. Vigotski: Psicologia, desenvolvimento humano e marxismo. 2023. (Outra).

Live Crianças atípicas no espaço educativo: e agora? do "As crianças, a Educação Infantil e as práticas pedagógicas (UEPG). 2023. (Outra).

Mesa-redonda Alfabetização: por que ainda é uma política pública prioritária?. 2023. (Outra).

Qualificação de mestrado Juventudes precarizadas no capitalismo de plataforma e seu potencial explosivo do Grupo de estudos e pesquisa sobre Estado e luta de classes na América Latina (Práxis). 2023. (Outra).

Roda de Conversa A Educação Infantil e as concepções em disputa sobre financiamento e avaliação na OCDE com a professora Rosânia Campos (Coletivo Aquilombando Infâncias). 2023. (Outra).

Seminário temático Pesquisa e infância a partir da abordagem Histórico-Cultural (UEPG). 2023. (Seminário).

Atividade de Extensão Aproximações e distanciamentos entre V. V. Davidov e V. V. Repkin a respeito da Teoria da Atividade de Estudo. 2022. (Outra).

Atividade de Extensão Vigotski e Freinet a respeito da aprendizagem da escrita. 2022. (Outra).

Evento Didática Histórico-Crítica. 2022. (Outra).

III Ciclo de Debates do GT Pirapó/FEIPAR: Educação infantil no contexto das políticas e práticas. 2022. (Outra).

III Encontro do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. 2022. (Encontro).

Atividade "BNC da formação e aparelhos hegemônicos burgueses: as possíveis relações" do Ciclo de Estudos e debates sobre a BNCC, trabalho docente, formação e organismos internacionais.. 2021. (Outra).

Atividade "Organismos internacionais e a BNCC: implicações para a formação docente e o trabalho docente" do Ciclo de Estudos e debates sobre a BNCC, trabalho docente, formação e organismos internacionais.. 2021. (Outra).

Congresso Acadêmico da Unifesp "Universidade em defesa da vida". 2021. (Congresso).

Debate "Infância e migrações: entre acolhimento e exclusão" no escopo do Projeto de Extensão "Educação e Insubmissão" da FE-UFRJ.. 2021. (Outra).

Encontro na Semana de Ação Mundial 2021: a educação pública em disputa na pandemia. 2021. (Encontro).

Evento de Extensão "Sobre o método de Marx".. 2021. (Outra).

Evento online "Debates em Política, Educação e Crítica" pelo Grupo de pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).. 2021. (Outra).

II Ciclo de Palestras da CAE: Formação política dos trabalhadores da Educação Básica. 2021. (Outra).

Live "Fundo público, valor e política social" pela Cortez Editora.. 2021. (Outra).

Live "Privatização e Terceirização da Educação Infantil" (Movimento Somos Todas Professora s). 2021. (Outra).

Live "Trabalho, Capital e Neoliberalismo: a superexploração da força de trabalho e a realidade brasileira".. 2021. (Outra).

Live Bolsonarismo o o Infanticício. Des-Caminhos da educação Infantil em tempos de pandemia (Fórum Paulista de Educação Infantil. 2021. (Outra).

Roda de Conversa "A contribuição de Paulo Freire para a educação popular e a escola pública no Brasil".. 2021. (Outra).

XXII Seminário de Economia "Políticas e ausência de um projeto de país como entraves ao desenvolvimento brasileiro".. 2021. (Seminário).

Colóquio online EPSJV "Tempos de pandemia: novos-velhos projetos de política pública para a educação da classe trabalhadora".. 2020. (Outra).

Curso de Extensão: "A história do movimento negro no Brasil".. 2020. (Outra).

Curso de Extensão "Educação e saberes ambientais: a construção de outros" (UEMG).. 2020. (Exposição).

Curso de Extensão "Educação Infantil e relações étnico-raciais: o anti-racismo como pauta.. 2020. (Outra).

Curso de Extensão "Políticas Educacionais em tempos de (pós) covid-19: perspectivas crítico-esperançosas".. 2020. (Outra).

Curso de Formação "O projeto educacional hegemônico e os principais desafios para a Universidade Pública".. 2020. (Outra).

Evento "A defesa da Escola Pública em São Paulo". 2020. (Outra).

Evento "A possibilidade da crítica em tempo de pandemia". 2020. (Outra).

Evento "A primavera secundarista no Paraná e a Pedagogia Histórico-Crítica". 2020. (Outra).

Evento "As mulheres e a crise: educação pela vida, educação pela luta" do Ciclo de Seminários Educação e Crítica Social. 2020. (Outra).

Evento "Desigualdades, educação e pandemia". 2020. (Outra).

Evento "Encontro aberto ECCO: por que escola agora?".. 2020. (Outra).

Evento "Financeirização do Ensino Superior e as disputas pelo fundo público" do Ciclo de Seminários Educação e Crítica Social. 2020. (Outra).

Evento "Inova Educação: um projeto de vida ultraliberal para a juventude do século XXI" do Ciclo de Seminários Educação e Crítica Social. 2020. (Outra).

Evento "O contexto latino-americano e os trabalhadores e trabalhadoras da educação: os efeitos e as possibilidades do trabalho remoto diante da pandemia". 2020. (Outra).

Evento "Pandemia, desigualdades e racismo: o que você tem a ver com isso, professor(a)?. 2020. (Outra).

Evento "Pensamento negro em diálogo com Educação, Estado e Economia: leituras, experiências e práticas com base na lei 10.639/03".. 2020. (Outra).

Evento "Políticas educacionais e docência: precarização do trabalho docente".. 2020. (Outra).

Evento Diálogos do NETSS: A implementação da reforma do ensino médio no Estado de São Paulo. 2020. (Outra).

I Simpósio online de Educação pelo Grupo de pesquisa Observatório da Educação Pública.. 2020. (Simpósio).

I Webnário Taipas, Rincão, Shangri-la e Perus: perspectivas do enfrentamento ao racismo".. 2020. (Outra).

Live "A luta contra a precarização do trabalho na Educação Infantil" dentro da live: Pandemia e Distanciamento Social: diálogos com a Educação Infantil"ntil.. 2020. (Outra).

Palestra "Ensino remoto e Privatização da Educação: as universidades e as escolas públicas entre urgências e incertezas" do I Ciclo de debates "Educação em tempo de pandemia: quais caminhos?". 2020. (Outra).

Palestra "Fanon, vida e obra".. 2020. (Outra).

Palestra "Formação de professores em tempos de pandemia".. 2020. (Outra).

Palestra "O racismo como estruturante da criminologia brasileira".. 2020. (Outra).

Palestra "Racismo e suas expressões na saúde e na saúde mental".. 2020. (Outra).

Palestra "Saúde mental, trauma e sofrimento".. 2020. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CRANCHI, N. F. . Educação Infantil e BNCC: o que diz o documento?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Primeira Infância, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades de Educação Infantil.

2014 - 2020

Espaço Cultural de Artes

Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Professora de Flauta Transversal

Outras informações:
Atividades relativas ao ensino individual do instrumento e formação de repertório para apresentações periódicas.

2017 - 2018

Escola Villare

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Classe na Educação Infantil

Outras informações:
Atividades de Educação Infantil na abordagem Reggio Emilia; Desenvolvimento de projetos educacionais e documentação pedagógica, como o "Pés que bailam afetos e ritmos", "Corpo que (co)move" e "Roda de Samba"; Desenvolvimento de atividades musicais na flauta transversal; Apresentação instrumental nos eventos escolares.

2015 - 2017

Colégio El-Shaday

Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Professora de Flauta Transversal

Outras informações:
Atividades relativas ao ensino em grupos do instrumento e formação de repertório para apresentações periódicas da banda da instituição.

2013 - 2015

Orquestra Brasileira do Auditório Ibirapuera

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Flautista Transversal

2013 - 2015

Orquestra Furiosa do Auditório Ibirapuera

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Flautista Transversal

2012 - 2015

Grupo musical de chorinho Bem Bolado

Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Flautista Transversal