Rosana Liberato Lopes

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2015) e graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002), Especialista em Saúde da Família(2004). Foi coordenadora do Programa Agente Comunitário de Saúde na prefeitura municipal de Massapê. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando como enfermeira da Estatégia Saúde da Família (2002-2018). Advogada Previdenciarista(2017- dias atuais). Supervisora de estágio do Curso de Especialização em Obstetrícia - Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA e Organização Pan-Americana de Saúde-OPAS(2006) Supervisora de estágio da etapa normativa I do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde no município de Sobral-Ceará pela Escola de Saúde Pública do Ceará( 2005).. Membro da Comissão Coordenadora do Processo Seletivo Público dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias no Município de Massaoê (2018). Professora nas Disciplinas de Genética e Saúde Pública. (Aperfeiçoamento de Professores na área de Ciências Biológicas). Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú - IVA (Sobral-Ceará, 2004-2005). Participa na qualidade de mobilizadora pedagógica nas ações de extensão do Projeto/Programa: Em Sintonia com Saúde (S@S), articulado pela Web Rádio AJIR (Universidade Estadual do Ceará) na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (E.E.E.P) FRANCISCA NEILYTA CARNEIRO no município de Massapê-Ceará.(2020 - dias atuais) Técnica do CNPq no Grupo de Pesquisa e Extensão em Qualidade dos Serviços de Saúde pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(Unilab)(2020 - dias atuais).

Informações coletadas do Lattes em 25/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional na Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família ? RE

2020 - Atual

Universidade Estadual do Ceará
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Patricia Freire de Vasconcelos

Especialização em Especialização em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho

2017 - 2019

Faculdades Integradas do Ceará, UniFIC
Título: Direito Previdenciário e do Trabalho

Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem

2003 - 2004

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Uma Proposta Pedagógica para Enfermeiros sobre a Transmissão da Hanseníase

Especialização em Especialização com caráter de residência em Saúde da Família

2002 - 2004

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: Redes Sociais das Mães de Crianças Desnutridas no Bairro Pe. Palhano em Sobral-CE
Orientador: Maristela Inês Osawa Chagas

Graduação em Direito

2008 - 2015

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A Efetivação do Direito à Saúde no Brasil: Uma Análise com Base nas Normas Legais Estruturantes do Sistema Único de Saúde (SUS)
Orientador: Alexandre Pinto Moreira

Graduação em Enfermagem

1997 - 2002

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: Desafios de Enfermagem na Assistência ao Paciente Terminal: Como Tratar a Questão da Morte
Orientador: Lucilane Maria Sales da Silva

Curso técnico/profissionalizante

1993 - 1993

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará

Formação complementar

2002 - 2002

Extensão universitária em Curso de Extensão em Emergência. (Carga horária: 320h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Curso de Extensão em Neurologia. (Carga horária: 300h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Extensão em Obstetrícia. (Carga horária: 630h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais.

Organização de eventos

LOPES, R. L. . I Webnário "Práticas Inovadoras de Educação em Saúde no contexto da APS/ESF. 2021. (Outro).

LOPES, R. L. . 8a Conferência Municipal de Saúde de Massapê. 2019. (Outro).

LOPES, R. L. . 6a Conferência Municipal da Saúde de Massapê. 2015. (Outro).

Participação em eventos

Curso Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa. 2021. (Outra).

Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde. 2021. (Outra).

Whorkshop online: A importância da qualificação profissional no enfrentamento do COVID 19 no. 2021. (Outra).

1 WEBNÁRIO EM MEDIAÇÃO ONLINE: RELATOS DE EXPERIÊNCIA. 2020. (Outra).

V Congresso de Direito Previdenciário da Região Norte - IV Seminário de Prática Forense Trabalhista. 2020. (Congresso).

XII JORNADA DE ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA r. 2020. (Outra).

Cuidados com feridas e realização de curativos. 2019. (Oficina).

Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. 2019. (Encontro).

I CONGRESSO NACIONAL DE ENFERMAGEM FORENSE. Um Relato de Experiência sobre o Preenchimento das Declarações de Óbitos por Causa Básica Mal Definida e sua Codificação no Município de Massapê-Ceará. 2019. (Congresso).

I Encontro Multiprofissional de Saúde Mental. 2019. (Encontro).

II Congresso Internacional Saúde e Sociedade. 2019. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde. 2019. (Congresso).

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO -. 2019. (Congresso).

Curso de Prova Tuberculínica. 2018. (Outra).

Curso Introdutório para Agente Comunitário de Saúde.Curso Introdutório para Agente Comunitário de Saúde. 2018. (Outra).

III Congresso de Direito Previdenciário da Região Norte e II Seminário de Prática Forense Trabalhista. 2018. (Congresso).

Minicurso Contribuinte Individual ? Questões Atuais. 2018. (Outra).

Minicurso Principais Mudanças Processuais da Reforma Trabalhista. 2018. (Outra).

O Pré-Natal da Gestante de Baixo Risco. O Pré-Natal da Gestante de Baixo Risco. 2018. (Exposição).

Curso de Prática Forense Previdenciária. 2017. (Outra).

Curso de Processo Administrativo Previdenciário. 2017. (Outra).

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE DAS MULHERES.Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade. 2017. (Seminário).

I Encontro da Jovem Advocacia da Região Norte. 2017. (Encontro).

Minicurso Acolhimento com classificação de risco. 2015. (Outra).

Oficina de planejamento local e territorialização sanitária. 2015. (Oficina).

Treinamento em Serviço das Ações de Vigilância e Tracoma. 2015. (Outra).

Curso de Capacitação Multiprofissional dos Agentes Comunitários de Saúde de Massapê.Saúde da Mulher. 2010. (Outra).

Curso de Atualização em Sala de Vacinação. 2009. (Oficina).

Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade. 2009. (Outra).

Rede Amamenta Brasil. 2009. (Oficina).

Curso de Capacitação em Saúde Sexual e Reprodutiva. 2007. (Outra).

Curso de Farmacologia Aplicada à Enfermagem. 2007. (Outra).

1ª Jornada de Pneumologia da Zona Norte do Ceará. 2003. (Encontro).

Curso de Ações Básicas de Tuberculose. 2003. (Encontro).

Treinamento de Convocação de Parceiros. 2003. (Oficina).

X Jornada Interioranaa de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. 2003. (Encontro).

1 Congresso Regional de Enfermagem. 2002. (Encontro).

54 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Desafios de Enfermagem na Assistência ao Paciente Terminal: Como Tratar a Questão da Morte. 2002. (Congresso).

Curso de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância - AIDPI. 2002. (Outra).

Jornada Multidisciplinar de Cardiologia. 2002. (Outra).

Treinamento de Ações Básicas de Hanseníase. 2002. (Encontro).

Treinamento em Saúde Sexual e Reprodutiva com Atenção Clínico-Educativa ao Adolescente. 2002. (Oficina).

Treinamento em Terapêutica Combinada para Assistência a Casos de DST. 2002. (Oficina).

10ª Jornada de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.Plantas Medicinais usadas nas afecções de pele em crianças no bairro Padre Palhano (Sobral). 2001. (Outra).

4 Seminário Interestadual de Atenção Primária em Saúde. 2001. (Seminário).

I Jornada de Oncologia Pediátrica do Ceará. 2001. (Encontro).

XXII Encontro Regional dos Estudantes de Enfermagem. 2001. (Encontro).

Curso de Interação Medicamentosa. 2000. (Outra).

III Conferência Municipal de Saúde -Sobral. 2000. (Outra).

I Jornada do Norte Cearense: Um compromisso da Enfermagem com o Adolescente Brasileiro. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Wanderson Souza Marques

LOPES, R. L.. SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: AVALIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Lourena Maria Lourenço Alves de Sousa

LOPES, R. L.; Eroteíde Leite de Pinho. Aleitamento Materno e Desnutrição Infantil: Caracterização de Crianças em Desmame atendidas no PSF Pe.Palhano - Sobral - Ce. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Produções bibliográficas

  • LIMA, ISABELLE DOS SANTOS DE ; VASCONCELOS, PATRÍCIA FREIRE DE ; OLIVEIRA, ANDRESSA SUELLY SATURNINO DE ; ARAÚJO, MÁRCIO FLÁVIO MOURA DE ; SOUSA, FERNANDA PEREIRA DE ; SOUZA NETO, PEDRO HOLANDA ; LOPES, ROSANA LIBERATO . Contribuição da atenção primária à saúde para a segurança do paciente: revisão sistemática e metanálise. ENFERMAGEM BRASIL , v. 21, p. 58-74, 2022.

  • LOPES, Carlos Eduardo T. ; LOPES, R. L. . Nutrição aplicada à enfermagem. 01. ed. Sobral: FUNDECT, 2011. v. 01. 49p .

  • LOPES, R. L. ; VASCONCELOS, P. F. ; OLIVEIRA, A. S. S. ; LIMA, I. S. ; SOUSA, F. P. ; SOUZA NETO, P. H. . CULTURA E CLIMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ensaio teórico. In: Fernando José Guedes da Silva Júnior, Jaqueline Carvalho e Silva Sales, Francisca Tereza de Galiza, Claudete Ferreira de Souza Monteiro e Luís Carlos Lopes-Júnior. (Org.). POLÍTICAS, EPIDEMIOLOGIA E EXPERIÊNCIAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) - POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO CENÁRIO BRASILEIRO. 1aed.Curitiba: CRV, 2021, v. 2, p. 483-490.

  • LOPES, R. L. . A Contribuição do ACS na atuação do Enfermeiro em Vigilância em Saúde. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, R. L. . Código de Ética Profissional da Enfermagem. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, R. L. . Prevenção do Câncer de Colo Uterino. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, R. L. . Um Relato de Experiência sobre o Preenchimento das Declarações de Óbitos por Causa Básica Mal Definida e sua codificação no Município de Massapê - Ceará. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, R. L. . O Pré-Natal da Gestante de Baixo Risco. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, R. L. . Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, R. L. . Acidente Vascular Cerebral: Análise dos Fatores de Risco na Região Norte do Ceará. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, R. L. . Desafios de Enfermagem na Assistência ao Paciente Terminal: Como Tratar a Questão da Morte. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, R. L. ; Raquel Xavier Guimarães . Relato de Experiência: Vivência Acadêmica em Saúde Pública do PSF Padre Palhano. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, R. L. . Estudo de Caso: Assistência de Enfermagem a uma Paciente Submetida a Radioterapia Segundo a Teoria de Sister Callista Roy. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, R. L. . III Encontro de Iniciação Científica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, R. L. ; Eliany Nazaré Oliveira . Perfil da Clientela Psiquiátrica Atendida no Centro de Atenção Psicossocial- CAPS da Cidade de Sobral-Ce. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, R. L. . Um Estudo de Caso: Assistência de Enfermagem ao paciente submetido a histerectomia segundo teoria de Orem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, R. L. . Plantas Medicinais usadas nas afecções de pele em crianças no bairro Padre Palhano (Sobral). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, Carlos Eduardo T. ; LOPES, R. L. . Nutrição aplicada à enfermagem. Sobral- Ceará: FUNDECT, 2011 (Apostila).

Outras produções

LOPES, R. L. . O caso da Dona Neuma: um acompanhamento multidisciplinar em paciente portadora de câncer de mama. 2020.

LOPES, R. L. . Prevenção do Câncer de Colo de Útero. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, R. L. . Semana Nacional de prevenção da Gravidez na Adolescência. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, R. L. . Ações do Novembro Azul no Município de Massapê. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, R. L. . Prevenção do Câncer de Colo Uterino. 2020; Tema: Câncer de Colo Uterino. (Site).

LOPES, R. L. . Entrevista sobre cadastramento de famílias pelo Agente de Saúde para a confecção do cartão do SUS. 2019. (Rede social).

LOPES, R. L. ; SERRA, Anne Evelyn Gomes ; AMORIM, Ednaiane Priscila de Andrade ; PINHEIRO, O. M. . O caso da Dona Neuma: um acompanhamento multidisciplinar em paciente portadora de câncer de mama. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo institucional).

LOPES, R. L. . Curso Introdutório para Agente Comunitário de Saúde. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

PREFEITURA MUNICIPAL DE MASSAPÊ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do PACS, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde - PACS

2006 - 2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE MASSAPÊ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira - PSF, Carga horária: 40

2002 - 2006

Prefeitura Municipal de Sobral

Vínculo: Enfermeira do PSF, Enquadramento Funcional: Enfermeira do PSF, Carga horária: 40

2001 - 2002

Serviço de Vigilância Sanitária

Vínculo: estagiário remunerado, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Agente Administrativo na Vigilância Sanitária do Município de Sobral- Ceará

2000 - 2002

Secretaria de Saúde de Sobral

Vínculo: Auxiliar de Administração, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Administração do Projeto Trevo, Carga horária: 20

2013 - 2015

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2005 - 2005

Escola de Saúde Pública do Ceará

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Supervisora de estágio, Carga horária: 120

Outras informações:
Supervisora de estágio da etapa normativa I do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde no município de Sobral-Ceará.

2017 - Atual

Ordem dos Advogados do Brasil

Vínculo: Advogada, Enquadramento Funcional: Advogada Previdenciarista

2003 - 2005

Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Outras informações:
Professora nas Disciplinas de: Programa de Saúde e Biologia III (Curso de Aperfeiçoamento de Professores na área de Ciências Biológicas)

2005 - 2006

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40

Outras informações:
Supervisora no módulo prático no Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, com carga horária de 400 hs.

2020 - Atual

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Vínculo: Técnica CNPq, Enquadramento Funcional: Técnica CNPq no Grupo de Pesquisa e Extensão

Outras informações:
Técnica do CNPq no Grupo de Pesquisa e Extensão em Qualidade dos Serviços de Saúde pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(Unilab)(2020 - dias atuais).