Rondymilson de Souza Lopes

Especialista em engenharia de Manutenção, graduado em Engenharia Mecânica Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Atuação nas áreas de manutenção centrada em confiabilidade, manutenção de equipamentos industriais, equipamentos móveis, veículos pesados, máquinas da linha amarela e automóveis. Atualmente trabalho como profissional liberal elaborando projetos de implementos rodoviários, laudos técnicos, executando inspeções de segurança conforme a NR 13, responsabilidade técnica e diversos serviços relacionados à engenharia. Além disso, sou docente do curso de Engenharia Mecânica, tutor presencial do curso de Engenharia de Produção (EAD) na Faculdade Anhanguera, tutor a distância do curso de Licenciatura em Física (EAD) na Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) e instrutor de treinamentos em operações de caldeiras e vasos de pressão. Entre minhas características principais destacam-se a adaptabilidade, o bom relacionamento interpessoal, dinamismo e o interesse por novos desafios.

Informações coletadas do Lattes em 25/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA em Engenharia de Manutenção

2014 - 2016

ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE
Título: PARAMETRIZAÇÃO DO FLUXO DE CARGA NOS ARMAZÉNS DE ESTOCAGEM INSTALADOS EM UM TERMINAL DE ARMAZENAGEM E EMBARQUE DE GRÃOS
Orientador: Antonio José Dias Graça

Graduação em Engenharia Mecânica Industrial

2008 - 2014

Instituto Federal do Maranhão
Título: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO APLICADAS A FROTA DE VEÍCULOS LOCOTRATORES PARA MANOBRA DE VAGÕES
Orientador: Keyll Carlos Ribeiro Martins

Formação complementar

2021 - 2021

Power BI Avançado. (Carga horária: 8h). , Qualit Consult Assessoria, QUALIT, Brasil.

2016 - 2016

Minicurso Estruturas de aço: Projeto e dimensionamento. (Carga horária: 3h). , Grupo HCT, HCT, Brasil.

2015 - 2015

Cultura Lean. (Carga horária: 8h). , Lean Institute Brasil, LIB, Brasil.

2012 - 2012

Comunicação e trabalho em equipe. (Carga horária: 8h). , Vale S.A., Vale, Brasil.

2011 - 2011

Primeiros passos e estratégia de negócios. (Carga horária: 8h). , Vale S.A., Vale, Brasil.

Participação em eventos

2ª Mostra Científica de Engenharia Mecânica (ICEMEC). REAPROVEITAMENTO DOS RESIDUOS DE MADEIRA COMO ALTERNATIVA DE COMBUSTIVEL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA. 2018. (Exposição).

2ª Mostra Científica de Engenharia Mecânica (ICEMEC). AUTOMATIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE TROCA DE LÍQUIDO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA. 2018. (Exposição).

XXV Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (XXV CREEM). AUTOMATIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE TROCA DE LÍQUIDO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA. 2018. (Congresso).

8 Encontro Maranhense de Estágio. 2014. (Encontro).

Workshop em Engenharia Aeroespacial.Grandes desafios da engenharia aeroespacial no Brasil 2010-2016. 2010. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Marcus Monteiro Viegas

LOPES, R. S.; DOURADO, E. C.. GESTÃO DA PRODUÇÃO: A importância do Controle de Estoque. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Pitágoras São Luís.

Orientou

FURTADO,Leandro: MELO,Pablo; MARTINS,Ramon; SILVA,Rodolfo

AUTOMATIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE TROCA DE LÍQUIDO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras São Luís; Orientador: Rondymilson de Souza Lopes;

ABREU,Elania; ALMEIDA,Bruno; ALMEIDA,Rubia; ALMEIDA,Thiago

REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DE MADEIRA COMO ALTERNATIVA DE COMBUSTÍVEL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras São Luís; Orientador: Rondymilson de Souza Lopes;

FURTADO,Leandro: MELO,Pablo; MARTINS,Ramon; SILVA,Rodolfo

AUTOMATIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE TROCA DE LÍQUIDO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras São Luís; Orientador: Rondymilson de Souza Lopes;

ABREU,Elania; ALMEIDA,Bruno; ALMEIDA,Rubia;OLIVEIRA, Ana

REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DE MADEIRA COMO COMBUSTÍVEL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras São Luís; Orientador: Rondymilson de Souza Lopes;

SOUSA, Felipe; JADÃO, Fernando; MONTEIRO, M

R; ; FRANÇA, R; R; OS CICLOS PDCA PARA O PLANEJAMENTO, CONTROLE E MELHORIA DA QUALIDADE; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras São Luís; Orientador: Rondymilson de Souza Lopes;

MAGALHAES, A

A; RODRIGUES, A; Y; M; RODRIGUES, H; S; MONTELO;V; ; ANÁLISE DE RUÍDOS EM TERMINAIS DE TRANSPORTE COLETIVO NA CIDADE DE SÃO LUIS-MA; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras São Luís; Orientador: Rondymilson de Souza Lopes;

CAMPOS,A; MACHADO,T

S; CARVALHO,J; F; CHAVES,L; S; CONCEIÇÃO,S; ANÁLISE DA GESTÃO DE MANUTENÇÃO DOS CONDICIONADORES DE AR DO O CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ATRAVÉS DA FERRAMENTA FMEA; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras São Luís; Orientador: Rondymilson de Souza Lopes;

ROSÁRIO, F

E; R; ; MACEDO, L; F; X; ; COSTA, L; J; B; FRAZÃÕ, Y; L; ; ANÁLISE DE TEMPERATURA EM MANCAL DE ROLAMENTO; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Faculdade Pitágoras São Luís; Orientador: Rondymilson de Souza Lopes;

Produções bibliográficas

  • LOPES, R. S. ; COSTA. D. S ; ROSÁRIO ; REGO ; COSTA ; MACEDO ; SILVA . SISTEMA ONLINE DE MONITORAMENTO DA TEMPERATURA EM MANCAIS DE ROLAMENTO. In: III ICEMEC Pitágoras, 2019, São Luís. Coletânea Iniciação Científica da Engenharia Mecânica. São Luís: Editora Pascal, 2019. v. 1. p. 113-117.

  • LOPES, R. S. ; MELO, P. A. ; MARTINS, R. S. ; SILVA, R. M. . AUTOMATIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE TROCA DE LÍQUIDO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA. In: XXV Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (XXV CREEM), 2018, Brasília. ANAIS DO 25 CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2018. v. 4. p. 309-312.

  • LOPES, R. S. ; SILVA, R. M. ; MARTINS, R. S. ; MELO, P. A. . AUTOMATIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE TROCA DE LÍQUIDO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA. In: ICEMEC Pitágoras, 2018, São Luís. Anais: II Mostra Científica da Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras de São Luís ? MA. São Luís: CEAMA, 2018. v. 1. p. 12-14.

  • LOPES, R. S. ; ALMEIDA, B. E. F. ; ABREU, E. M. ; ALMEIDA, R. R. . REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DE MADEIRA COMO ALTERNATIVA DE COMBUSTÍVEL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA. In: II ICEMEC Pitágoras, 2018, São Luís. Anais: II Mostra Científica da Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras de São Luís ? MA. São Luís: CEAMA, 2018. v. 1. p. 118-119.

  • LOPES, R. S. . Análise da NR13: Vaso de Pressão e Caldeiras. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, R. S. ; COSTA. D. S ; COSTA ; REGO ; ROSÁRIO ; SILVA ; MACEDO . SISTEMA ONLINE DE MONITORAMENTO DA TEMPERATURA EM MANCAIS DE ROLAMENTO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, R. S. ; MELO, P. A. ; MARTINS, R. S. ; SILVA, R. M. ; FURTADO, L. M. . AUTOMATIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE TROCA DE LÍQUIDO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, R. S. ; ALMEIDA, B. E. F. ; ABREU, E. M. ; ALMEIDA, R. R. . REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DE MADEIRA COMO ALTERNATIVA DE COMBUSTÍVEL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

LOPES, R. S. . Mini Baja. 2009.

LOPES, R. S. . Inspeção em vaso de pressão e tubulações de ar comprimido conforme a NR 13. 2016.

LOPES, R. S. . Segurança nas Operações de Unidades de Processo. 2019. .

LOPES, R. S. . Segurança nas Operações de Caldeiras. 2019. .

LOPES, R. S. . Segurança nas Operações de Caldeiras. 2018. .

LOPES, R. S. . Segurança nas Operações de Unidades de Processo. 2018. .

LOPES, R. S. . Segurança nas Operações de Caldeiras. 2017. .

LOPES, R. S. . Segurança nas Operações de Unidades de Processo. 2017. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

BECKMAN SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Instrutor de Treinamento de NR 13, Carga horária: 40

Outras informações:
Aplicação de treinamentos de ?Segurança em Operação de Caldeiras e Vasos de pressão", conforme a NR 13, para o efetivo operacional de uma empresa do segmento de geração de energia (Usinas Termoelétricas).

2016 - Atual

Universidade Anhanguera - Uniderp

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 6

Outras informações:
? Aplicação de aulas e atividades relacionadas às disciplinas do curso a distância de engenharia mecânica.

2011 - 2013

Companhia Vale do Rio Doce

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário Superior, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação nas atividades relacionadas à Manutenção Centrada na Confiabilidade: elaboração de Relatório de Análise de Falhas (RAF),controle dos indicadores de manutenção e acompanhamento do plano de ação gerado pelas análises de falhas; ? Atualização dos planos de manutenção preventiva e preditiva dos equipamentos; ? Auxílio durante as análises das propostas de modificação de ativos; ? Participação no desdobramento das metas relacionadas a área de manutenção; ? Responsável pelas atividades de confiabilidade direcionadas a frota de Equipamentos Móveis que compreende: empilhadeiras a combustão e locotratores ferroviários.

2011 - 2011

EDECONSIL CONSTRUÇÕES E LOCAÇÕES

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário Superior, Carga horária: 30

Outras informações:
? Atualização dos planos de manutenção preventiva; ? Atuação no tratamento de não conformidades relacionadas à segurança operacional; ? Acompanhamento das atividades de manutenção; ? Execução de abertura e fechamento de ordens de serviço; ? Atuação na manutenção da frota de veículos pesados e máquinas composta por retro escavadeiras, pá carregadeiras, motoniveladoras,escavadeiras hidráulicas, tratores de esteira, caminhões de diversos tipos e diversos equipamentos da linha amarela.

2008 - 2014

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Estudante de Engenharia Mecânica Industrial, Carga horária: 40

2018 - 2019

Faculdade Pitágoras São Luís

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 11

Outras informações:
APLICAÇÃO DE AULAS TEóRICAS, AULAS PRáTICAS, AVALIAçõES E ATIVIDADES RELACIONADAS àS DISCIPLINAS DE ELEMENTOS DE MáQUINAS; ACIONAMENTOS ELéTRICOS, HIDRáULICOS E PNEUMáTICOS; PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIADE CALOR; GESTÂO DE SISTEMAS DA QUALIDADE; VIBRAÇÕES; FUNDAMENTOS DE LUBRIFICAÇÃO E LUBRICANTES; DINÂMICA DE CORPOS RÍGIDOS; FUNDIÇÃO E PROCESSOS SIDERÚRGICOS; ENGENHARIA E PROFISSÃO E DEMAIS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENGENHARIA MECâNICA. ALÉM DAS REFERIDAS ATIVIDADES MENCIONADAS, ORIENTO DISCENTES PARA ELABORAçãO DE TRABALHOS DE INICIAçãO CIENTíFICAS PROMOVIDOS PELA INSTITUIçãO.

2020 - 2021

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como tutor a distância do Curso de Licenciatura em Física (EAD), ministrado no polo de Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA NET).

2016 - Atual

Novvel Engenharia

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico de Engenharia Mecânica, Carga horária: 10

Outras informações:
Emissão de ART, elaboração de PMOC e realização de vistorias em sistemas de climatização e de combate a incêndio nos estabelecimentos dos contratantes da empresa.