Mariana Bertol Leal

graduou-se na primeira turma do primeiro curso de Saúde Coletiva do Brasil, recebendo o título de bacharel em Administração de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2005), se dedicou ao Mestrado em Saúde Coletiva, na área de política, planejamento e avaliação em saúde, no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (conclusão em abril de 2009), onde estudou o tema da constituição do campo científico da Saúde Coletiva no Brasil. Seu Doutorado em Ciências realizado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP, Departamento de Práticas em Saúde Pública, teve como objeto de pesquisa a análise das mútuas influências entre o campo da Saúde Coletiva e o sistema de saúde no Brasil (Conclusão em 2015). Tem experiência como gestora do SUS (trabalha na esfera federal e já atuou na esfera estadual e em serviços de saúde). Desde setembro de 2015 é assessora técnica da Secretaria de Atenção Especializada a Saúde do Ministério da Saúde, atuando com temas relacionados as políticas de atenção a saúde, especialmente na integração das ações de atenção e vigilância em saúde, incluindo na estruturação de estratégias para rotina dos sistemas de saúde como na atuação com a gestão de emergências em saúde pública, a exemplo da resposta a emergência da Zika, Febre Amarela, Sarampo e desastres como o de Brumadinho/MG. Também desenvolve pesquisas e trabalhos técnicos na área da Saúde, com ênfase em Saúde Coletiva e Pública, atuando principalmente com o tema da gestão dos sistemas e serviços de saúde, planejamento, avaliação, programação, contratualização, organização de sistemas e serviços de saúde, vigilância, epidemiologia, atenção a saúde, gestão do trabalho bem como com a formação e educação em saúde.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Saúde Pública

2011 - 2015

Faculdade de Saúde Pública/USP
Título: SAÚDE COLETIVA E SUS: análise sobre as mútuas influências entre o campo e do sistema de saúde no Brasil
Laura Camargo Macruz Feuerwerker. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Saúde Coletiva

2007 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Saúde Coletiva em debate: a brasilidade de muitos encontros,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Kenneth Rochel de Camargo Junior
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em andamento em Especialização em Gestão de Risco de Emergências e Desastres em Saúde

2020 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Especialização em Especialização em Processos Educacionais

2011 - 2012

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA SIRIO LIBANES
Título: A educação permanente para a gestão da clínica nas redes metropolitanas de atenção à saúde: o projeto da linha de cuidado materno-infantil de Porto Alegre
Orientador: Everton Soeiro

Especialização em Especialização em Gestão da Clínica nos Hospitais

2009 - 2010

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA SIRIO LIBANES
Título: APRENDENDO COLETIVAMENTE: uma análise descritiva do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Especialização em Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS
Orientador: Everton Soeiro

Aperfeiçoamento em Curso de Aperfeiçoamento Em Gestão de Projetos de

2006 - 2007

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Projetos de Investimento para serviços de saúde. Ano de finalização: 2007
Orientador: Orientadora/Tutora

Graduação em Administração de Sistemas e Serviços de Saúde

2002 - 2005

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Título: DA REALIDADE AOS DESAFIOS NECESSÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES PARA O SUS
Orientador: Marco Antônio de Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Taller Subregional para la Integración de CICOM en los COE Salud. (Carga horária: 24h). , Organização Panamericana de Saúde, OPAS, Estados Unidos.

2018 - 2018

Oficina de Capacitação das Equipes Médicas de Emergência (EMT). (Carga horária: 24h). , Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude, OPAS/OMS, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Preparacão e Resposta as Emergências em Saúde Pública do SUS. (Carga horária: 60h). , Organização Panamericana de Saúde, OPAS, Estados Unidos.

2014 - 2014

52nd Graduate Study Programme. (Carga horária: 100h). , United Nations Office at Geneva, UN, Suiça.

2013 - 2013

IP1-Intensive Program. (Carga horária: 120h). , Inlingua - Vancouver, INLINGUA, Canadá.

2009 - 2009

Capacitação Fac. Metod. de Ensino-Aprendizagem. (Carga horária: 110h). , Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, IEP, Brasil.

2006 - 2006

(Re)descobrindo o SUS que Temos para Construirmos. (Carga horária: 24h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2006 - 2006

Projeto VER-SUS/BRASIL. (Carga horária: 120h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2004 - 2004

Projeto VER-SUS/BRASIL. (Carga horária: 128h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2004 - 2004

Projeto VER-SUS/BRASIL. (Carga horária: 88h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em A Saúde Coletiva Em Discussão. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Recursos Humanos Em Organizações de Saúde no Setor. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1998 - 1998

Curso de Redação e Gramática. (Carga horária: 120h). , Curso Permanente de Português, CPP*, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Gestão em Saúde.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LEAL, Mariana Bertol ; FERLA, Alcindo Antônio . 10o Congresso Internacional da Rede Unida. 2012. (Congresso).

FERLA, Alcindo Antônio ; LEAL, Mariana Bertol ; FERT, Marta Helena Buzati ; ROCHA, Vera . 9º Congresso da Rede Unida. 2010. 2010. (Congresso).

FERT, Marta Helena Buzati ; FERLA, Alcindo Antônio ; HEINZELMANN, R. S. ; PINTO, L. F. S. ; SORANZ, D. ; LEAL, Mariana Bertol . I Fórum Latino-Americano de Gestores da Atenção Básica/Primária em Saúde. 2010. (Congresso).

FERLA, Alcindo Antônio ; LEAL, Mariana Bertol ; OLIVEIRA, P. T. R. ; MATTOS, Ruben Araújo de . Oficina para elaboração de Programa de Educação Permanente em Saúde Coletiva para Auditores do Sistema Único de Saúde. 2009. (Outro).

FERLA, Alcindo Antônio ; LEAL, Mariana Bertol ; RAMOS, A. S. ; FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz ; SANTOS, Liliana ; PINTO, Isabela Cardoso de Matos ; PEREIRA, Luciana Alves . 8º Congresso Nacional da Rede Unida 2009. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3 Congresso das Secretarias de Saúde e Prefeituras da Bahia. apoio. 2012. (Congresso).

III Congreso Regional de Medicina Familiar Wonca p Iberoamericana - CIMF e X Seminario Internacional de Atención Primaria de Salud. El VER-SUS/Brasil proyecto: una estrategia de educación para la salud para el desarollo de professionales y trabajadores en el SUS. 2012. (Congresso).

III Congreso Regional de Medicina Familiar Wonca p Iberoamericana - CIMF e X Seminario Internacional de Atención Primaria de Salud. La organización de las redes en el cuidado de la salud como estrategia de Brasil sus calificaciones de la gestión y el cuidado. 2012. (Congresso).

III Congresso Regional de Medicina Familiar Wonca e X Seminário Internancional de Atenção Primária em Saúde. El VER-SUS/Brasil projecto: una estrategia de educación para la salud para el desarrollo de profesionales y trabajadores en el SUS. 2012. (Congresso).

III Congresso Regional de Medicina Familiar Wonca e X Seminário Internancional de Atenção Primária em Saúde. La organización de las redes en el cuidado de la salud como estrategia de Brasil SUS calificaciones de la gestión y el cuidado. 2012. (Congresso).

CALASS. A brasilidade da saúde coletiva: inovação na formação de novos sujeitos profissionais para gestão em saúde. 2011. (Congresso).

CALASS. O uso da informação em saúde como estratégia para qualificação da gestão: a experiência do Observatório Baiano de Regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS). 2011. (Congresso).

Oficina de Formação de Apoiadores Institucionais Integrados.nenhum. 2011. (Oficina).

I Feira Nacional de Gestão Estratégica e Participativa. PPI solidária e democrática: mudanças nos arranjos das redes regionalizadas de saúde no Estado da Bahia. 2010. (Feira).

47 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Políticas de Estado para especialização médica no Brasil. 2009. (Congresso).

8 Congresso Nacional da Rede Unida.Cuidado em Saúde: tema crítico para as transformações na formação em saúde. Comissao Organizadora. 2009. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. SAÚDE COLETIVA EM DEBATE: A BRASILIDADE DE MUITOS ENCONTROS. 2009. (Congresso).

1 Encontro sobre Ensino da Saúde Coletiva dos Cursos de Graduação da UFG.Saúde Coletiva e formação dos profissionais de saúde: inovações no contexto das políticas atuais.participação. 2008. (Oficina).

5 Bienal de arte, ciência e cultura da UNE.Mostra de Ciência e Tecnologia. 2007. (Outra).

III Semana Integrada de Saúde Mental do Centro Universitário IPA Metodista.Encontro de Residência Multiprofissional em Saúde Mental: das experiências à regulamentaçnao ra Residência Multiprorfissional. 2007. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humannas em Saúde, X Congresso da Associação Latino Americana de Medicina Social e XIV Congresso Internacional de Política de Saúde. Aproximações e Interseções dos saberes e práticas: as Residências Multiprofissionais em Saúde. 2007. (Congresso).

X Congreso Latinoamericano de Medicina Social/ IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e XIV Congress of the Internacional Association os Health Policy. Inovação institucional e gestão participativa: mudanças na modelagem da atenção e da gestão hospitalar no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - Porto Alegre/RS. 2007. (Congresso).

X Congreso Latinoamericano de Medicina Social/ IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e XIV Congress of the Internacional Association os Health Policy. Redes de Cooperação na formação de profissionais em informação em saúde no Brasil: a experiiencia da parceria do GHC e da Fiocruz. 2007. (Congresso).

X Congreso Latinoamericano de Medicina Social/ IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e XIV Congress of the Internacional Association os Health Policy. Inovação institucional e gestão participativa: mudanças na modelagem da atenção e da gestão hospitalar no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - Porto Alegre/RS. 2007. (Congresso).

44 COBEM. 2006. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletivo / 11 Congresso Mundial de Saúde Públicaa. Um estudo de caso: análise do processo operacional do Programa Viva Nenê no município de Alvorada. 2006. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletivo / 11 Congresso Mundial de Saúde Públicaa. A DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE: uma estratégia do Sistema Único de Saúde. 2006. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletivo / 11 Congresso Mundial de Saúde Públicaa. DA REALIDADE AOS DESAFIOS: efeitos da iniciativa VER-SUS/Brasil na formação de trabalhadores para o SUS. 2006. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletivo / 11 Congresso Mundial de Saúde Públicaa. Descentralização e políticas públicas para DST/AIDS: estudo do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Congresso).

I Encontro Estadual do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS.Oficina sobre Residência Multiprofissional e sua relação com a saúde mental. 2006. (Encontro).

I EXPOGEST.Inovação Institucional e Gestão Participativa: monitorando e avaliando mudanças na modelagem da atenção e da gestão hospitalar no Grupo Hospitalar Conceição. 2006. (Outra).

III Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.delegada. 2006. (Outra).

II Seminário Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. 2006. (Seminário).

I Seminário de HUmanização da Gestão e Atenção à Saúde da Região Sul - HUMANIZASUL. 2006. (Seminário).

Projeto VER-SUS região noroeste do RS.Apoio ao Projeto. 2006. (Outra).

Seminário Regional Nordeste sobre Residência Multiprofissional em Saúde. 2006. (Seminário).

Seminário Regional Norte/Centro Oeste sobre Residência Multiprofissional em Saúde. 2006. (Seminário).

Seminário Regional Sul/Sudeste sobre Residência Multiprofissional em Saúde. 2006. (Seminário).

VII Congresso Nacional da Rede Unida. Como tenho vivido: relato de experiências de uma trajetória de militância estudantil. 2006. (Congresso).

VII Congresso Nacional da Rede Unida. Oficina. 2006. (Congresso).

VII Congresso Nacional da Rede Unida. Os estudantes e a invenção da vida em cenários de protagonismo: uma análise dos efeitos de inter/ação estudantil nos espaços coletivos. 2006. (Congresso).

VII Congresso Nacional da Rede Unida. DA REALIDADE AOS DESAFIOS: efeitos da iniciativa VER-SUS/Brasil na formação de trabalhadores para o SUS. 2006. (Congresso).

VII Congresso Nacional da Rede Unida. Informação e comunicação científica e tecnológica em saúde: complexidade, produção em rede e capacidade de respostas locais associadas a uma experiência concreta de parceria. 2006. (Congresso).

Atuação do Banco Central à Lavagem de Dinheiro. 2005. (Simpósio).

Diretrizes e Protocolos Clínicos para o SUS. 2005. (Seminário).

Encontro de monitores em Educação Permanente para o fortalecimento do controle social no SUS. 2005. (Encontro).

Gestão do Sistema Único de Saúde - VER-SUS/Brasil.Gestão do Sistema Único de Saúde. 2005. (Oficina).

I Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.delegada. 2005. (Outra).

I Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.Gestão da Educação na Saúde: desafios e perspectivas para a Educação Permanente no RS. 2005. (Outra).

I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.Gestão da Educação na Saúde: desafios para a implementação de uma política pública. 2005. (Outra).

II Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador.delegada. 2005. (Outra).

II Fórum Gaúcho de saúde Coletiva. Estudo da Triagem Neonatal como Instrumento de Planejamento Estratégico para Políticas Públicas de Anemia Falciforme no Rio Grande do Sul. 2005. (Congresso).

III Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador.delegada. 2005. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE: uma estratégia do Sistema Único de Saúde. 2005. (Congresso).

III Oficina do Núcleo Sul dos Centros de Colaboradores da ANS. 2005. (Oficina).

I Seminário Nacional da Residência Multiprofissional em Saúde. 2005. (Seminário).

Movimento Estudantil: Bandeiras da Reforma Sanitária - VER-SUS/Brasil.Movimento Estudantil: Bandeiras da Reforma Sanitária. 2005. (Oficina).

Oficina Nacional de avaliação do VER-SUS/Brasil. 2005. (Oficina).

Oficina Nacional de Avaliação do VER-SUS/Brasil.Oficina Nacional de Avaliação do VER-SUS/Brasil. 2005. (Oficina).

V Encontro Regional Sul dos Estudantes de Nutrição.Pólos de Educação Permanente em Saúde. 2005. (Encontro).

V Fórum Social Mundial.V Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

XI Congreso de Investigación en Salud Publica. XI Congreso de Investigación en Salud Publica. 2005. (Congresso).

A política industrial para fármacos e medicamentos e as perspectivas para o Rio Grande do Sul.A política industrial para fármacos e medicamentos e as perspectivas para o Rio Grande do Sul. 2004. (Seminário).

I Encontro de Atualização em Políticas Públicas de Saúde.I Encontro de Atualização em Políticas Públicas de Saúde. 2004. (Encontro).

I Fórum da Fundação Ibero-Americano de Diretrizes Clínicas e I Reunion Fundacional de la Red Iberoamericano de Guías para la Calidad.I Fórum da Fundação Ibero-Americano de Diretrizes Clínicas e I Reunion Fundacional de la Red Iberoamericano de Guías para la Calidad. 2004. (Seminário).

II Conferência Municipal de Saúde Bucal de Porto Alegre.II Conferência Municipal de Saúde Bucal de Porto Alegre. 2004. (Outra).

III Fórum de Educação e Saúde da Região Centro-Oeste e Distrito Federal e Seminário Nacional sobre Educação Popular e Saúde.III Fórum de Educação e Saúde da Região Centro-Oeste e Distrito Federal e Seminário Nacional sobre Educação Popular e Saúde. 2004. (Seminário).

IV Seminário Internacional do Observatório de Políticas Públicas e Saúde (OPPS).IV Seminário Internacional do Observatório de Políticas Públicas e Saúde (OPPS). 2004. (Seminário).

IX Congreso Latinoamericano de Medicina Social (ALAMES). IX Congreso Latinoamericano de Medicina Social (ALAMES). 2004. (Congresso).

Oficina de Capacitação dos Facilitadores do Projeto Piloto do VER-SUS/Brasil.Oficina de Capacitação dos Facilitadores do Projeto Piloto do VER-SUS/Brasil. 2004. (Oficina).

Oficina de Imersão Conceitual em Educação Permanente.Oficina de Imersão Conceitual em Educação Permanente. 2004. (Oficina).

Oficina de Imersão em Educação Permanente em Saúde.Oficina de Imersão em Educação Permanente em Saúde. 2004. (Oficina).

Oficina de Pactuação e qualificação do Desenvolvimento do Projeto VER-SUS/Brasil no Estado do Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul.Oficina de Pactuação e qualificação do Desenvolvimento do Projeto VER-SUS/Brasil no Estado do Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul. 2004. (Oficina).

Projeto-Piloto VER-SUS Brasil ? Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde ?.Projeto-Piloto VER-SUS Brasil ? Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde ?. 2004. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia e 6ª Reunião Científica da América Latina e Caribe da Associação Internacional de Epidemiologia ? IEA. VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia e 6ª Reunião Científica da América Latina e Caribe da Associação Internacional de Epidemiologia ? IEA. 2004. (Congresso).

12ª Conferência Nacional de Saúde. 12ª Conferência Nacional de Saúde. 2003. (Congresso).

1ª Conferência Estadual de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica.1ª Conferência Estadual de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica. 2003. (Outra).

23ª Semana Científica do HCPA ? VIII Curso de Introdução à Bioética.23ª Semana Científica do HCPA ? VIII Curso de Introdução à Bioética. 2003. (Outra).

4ª Conferência Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.4ª Conferência Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. 2003. (Outra).

4ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre.4ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre. 2003. (Outra).

I Fórum Gaúcho de Saúde Coletiva.I Fórum Gaúcho de Saúde Coletiva. 2003. (Outra).

I Fórum Social Brasileiro.I Fórum Social Brasileiro. 2003. (Outra).

II Conferência Regional Metropolitana de Saúde.II Conferência Regional Metropolitana de Saúde. 2003. (Outra).

III Encontro Fani Job de Hematologia.III Encontro Fani Job de Hematologia. 2003. (Encontro).

I Jornada de Economia da Saúde.I Jornada de Economia da Saúde. 2003. (Outra).

Jornadas de Integração Acadêmico-Científica do curso de Administração de Sistemas e Serviços de Saúde da UERGS.Jornadas de Integração Acadêmico-Científica do curso de Administração de Sistemas e Serviços de Saúde da UERGS. 2003. (Outra).

Pré-Conferência Regional de Saúde de Porto Alegre, Gerência Glória/Cruzeiro/Cristal.Pré-Conferência Regional de Saúde de Porto Alegre, Gerência Glória/Cruzeiro/Cristal. 2003. (Outra).

Pré-Conferência Regional de Saúde de Porto Alegre, regiões Centro, Humaitá-Navegantes-Ilhas e Noroeste.Pré-Conferência Regional de Saúde de Porto Alegre, regiões Centro, Humaitá-Navegantes-Ilhas e Noroeste. 2003. (Outra).

Projeto de Extensão Universitária: A saúde coletiva em discussão.Projeto de Extensão Universitária: A saúde coletiva em discussão. 2003. (Outra).

Seminário "Os Estudantes Universitários da Área da Saúde e o SUS".Seminário Os Estudantes Universitários da Área da Saúde e o SUS. 2003. (Seminário).

UNISAÚDE 2003, Congresso: inovando a gestão em busca de resultados. UNISAÚDE 2003, Congresso: inovando a gestão em busca de resultados. 2003. (Congresso).

V Congresso Nacional da Rede Unida (I Fórum Nacional de Redes em Saúde e II Mostra Paranaense de Produção em saúde da família). V Congresso Nacional da Rede Unida (I Fórum Nacional de Redes em Saúde e II Mostra Paranaense de Produção em saúde da família). 2003. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.Oficina: Os estudantes universitários e gestão do SUS. 2003. (Oficina).

V Seminário Estadual Fórum pela Vida Projeto ?Plantas vivas?.V Seminário Estadual Fórum pela Vida Projeto ?Plantas vivas?. 2003. (Seminário).

1 Congresso Gaúcho de estudantes Universitários da Saúde. 1 Congresso Gaúcho de estudantes Universitários da Saúde. 2002. (Congresso).

Curso de extensão Universitária "Recursos Humanos em Organizações de saúde no Setor Público: Repercussões da reforma do Estado.Curso de extensão Universitária Recursos Humanos em Organizações de saúde no Setor Público: Repercussões da reforma do Estado. 2002. (Outra).

Fórum de Debates ?Os Desafios da Humanização do SUS?.Fórum de Debates ?Os Desafios da Humanização do SUS?. 2002. (Outra).

Seminário ?Direito à Assistência Farmacêutica: Aspectos Jurídicos e Bioéticos?.Seminário ?Direito à Assistência Farmacêutica: Aspectos Jurídicos e Bioéticos?. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alexsandro da Silva Evangelista

LAGUARDIA, J.; FERLA, Alcindo Antônio;LEAL, Mariana BertolGUIMARÃES, Maria Cristina Soares. Fluxos de Informação no SisHiperdia: um estudo de caso. 2012. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Juliana Sousa Soares de Araújo

LEAL, Mariana Bertol. O Impacto de uma rede de telemedicina no enfrentamento da microcefalia no EStado da Paraíba. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Janaína Rodrigues Cardoso

LEAL, Mariana Bertol; Lucchese, G.; Cunha, J. R. A.. Os desafios da Atenção Básica para a Consolidação do SUS e da garantia dos Direitos Sociais à Saúde. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Sanitário) - Escola de Governo em Saúde de Brasília/Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Aline G

LEAL, MARIANA BERTOL. Munhoz e Rita Maria de B. A. Aragão e Sandra Passy. Plano Estratégico Utilizado para a implantação do Programa de Qualificação Hospitalar na Rede de Urgências/Emergências - QUALISUS no Estado da Bahia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gisélia Cristina Senna Pinheiro e Maria Alcina Romero Boullo

LEAL, MARIANA BERTOL. Proposta para Otimizar a Capacidade Instalada dos Serviços de Internação Domiciliar no municípios de Salvador e Lauro de Freitas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Juliana S

LEAL, MARIANA BERTOL. Gomes, Suraia M. Peralva, Tânia E. M. S. Iglesias. Efeitos de uma proposta de dimensionamento da força de trabalho da equipe de enfermagem nas condições da atenção à saúde: o caso da emergência do Hospital Geral Ernesto Simões Filho. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Emília R

LEAL, MARIANA BERTOL. Sousa; Fernando C. N. Junior e José Guilherme D. A. Implantação de Registro de Preços de medicamentos: o caso das unidades hospitalares. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: PATRICIA CONCEIÇÃO SANTOS FERREIRA

LEAL, MARIANA BERTOL. Reestruturação da proposta de financiamento para a Política de Hospitais de Pequeno Porte: uma porposta para intervenção no Estado da Bahia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alcione Bastos Alves e Jorge Luiz Fortes de Magalhães

LEAL, MARIANA BERTOL. Desafios da Integralidade da assistência: uma proposta de intervenção na Rede SUS de Salvador. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniela Lopes Lima e Emmanuela Mendes Amorim

LEAL, MARIANA BERTOL. CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR PARA O SUS-BA: ENCONTROS E DESENCONTROS PARA A QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO HOSPITALAR NAS UNIDADES DO SUS/BAHIA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: André Luiz S

LEAL, MARIANA BERTOL. Guimarães, Érica M. S. Queiroz e Jailson A. S.. A contribuição do registro de preços na otimização das compras públicas no hospitais: o caso da evolução dos itens registrados X economia gerada no período compreendido entre 2003 e 2008 na Bahia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ricardo Souza Heinzelmann

HEINZELMANN, R. S.;LEAL, Mariana Bertol. Reflexões sobre o papel da esfera estadual na gestão da Atenção Primária à Saúde. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestão da Atenção Básic) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto Magalhães Neto.

LEAL, MARIANA BERTOL. Banca de Avaliação Pedagógica para composição do quadro docente da Escola GHC. 2012. Grupo Hospitalar Conceição.

ARMANI, Teresa Borget;LEAL, Mariana Bertol. Banca Examinadora para composição do quadro docente da Escola GHC. 2010. Grupo Hospitalar Conceição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eneuton Dornellas Pessoa de Carvalho Filho

CARVALHO FILHO, Eneuton Dornellas Pessoa de. Da realidade aos desafios: efeitos da iniciativa VER-SUS/Brasil na formação de trabalhadores para o SUS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Madel Therezinha Luz

LUZ, M. T.; Ferla, Alcindo; MATTOS, Ruben de Araujo. SAÚDE COLETIVA EM DEBATE: A BRASILIDADE DE MUITOS ENCONTROS. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Paulo Frazão

FRAZÃO, P.; FERLA, A. A.; FEUERWERKER, L. C. M.. Saúde Coletiva e Sistema Unico de Saude: análise sobre as mútuas influências entre o campo e o sistema de saúde no Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Marco Antônio Oliveira de Azevedo

AZEVEDO, Marco A. O.; CARVALHO, Eneuton Dornellas Pessoa de; RÉ, Maria Alice de. Da realidade aos desafios: efeitos da iniciativa VER-SUS/Brasil na formação de trabalhadores para o SUS. 2005 - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Ruben Araujo de Mattos

MATTOS, R. A.; FERLA, A. A.; LUZ, M. T.. Saúde Coletiva em debate: a brasilidade de muitos encontros. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alcindo Antônio Ferla

CAMARGO JR, Kenneth Rochel de;MATTOS, Ruben Araujo deFERLA, A.A.LUZ, Madel Therezinha. Saúde Coletiva em debate: a brasilidade de muitos encontros. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alcindo Antônio Ferla

CAMARGO JR, Kenneth Rochel de;FERLA, A.A.MATTOS, Ruben Araujo de. Saúde Coletiva em debate: discursos sobre a constituição do campo (Projeto de dissertação de mestrado). 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Cristina da Costa Marques

FEUERWERKER, L. C. M.; MERHY, E. E.;MARQUES, M. C. C.; Mattos, R A; Reis, A A C. Saúde Coletiva e SUS: análise sobre as mútuas influências entre o campo e o sistema de saúde no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública - USP.

Laura Camargo Macruz Feuerwerker

FEUERWERKER, L.C.M.; Mattos, R.A.; REIS, A. O. A.; MERHY, Emerson Elias; Marques, M.C.C.. Saúde Coletiva e SUS: análise sobre as mútuas influências entre o campo e o sistema de saúde no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Ademar Arthur Chioro dos Reis

FEUERWEKER, L. C. M.; MERHY, E. E.; MARQUES, M. C. C.; MATTOS, R. A.;CHIORO DOS REIS, A. A.. Saúde Coletiva e SUS: análise sobre as mútuas influências entre o campo e o sistema de saúde no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

João Moysés de Oliveira Filho

Procedimentos de Alto Custo-/Complexidade (Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea e Punção Guiada Por Ultrassom): um estudo de motivos de devolução de laudos médicos no âmbito da 1ª DIRES; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Regionalizada) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof; Francisco Peixoto Magalhães Neto; (Orientador);

Ricardo de Sousa Soares

Panorama da Residência Médica na Bahia; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Regionalizada) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof; Francisco Peixoto Magalhães Neto; (Orientador);

Alexsandro da Silva Evangelista

Fluxos de Informação no SisHiperdia: um estudo de caso; 2012; Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Mariana Bertol Leal;

Anderson Cezar T

Rego; TCC do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Federald o SUS através de processo de ensino-aprendizagem baseado na metodologia ativa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Gestão Federal do SUS) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Sérgio Flávio Cavalcanti Fagundes

Uma conquista social; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Gestão Federal do SUS) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Marcelo Pires de Sousa

Trabalho de conclusão de Curso; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Gestão Federal do SUS) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Maria do Carmo Alves de Castro

Senhor do seu destino; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Gestão Federal do SUS) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Tathiany Deyse Fernandes Rocha

Perspectivas de gestão com foco nas competências necessárias ao SUS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Gestão Federal do SUS) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Nilfran Atácio Lourenço

Metodologia Ativa aplicada à gestão federal do SUS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Gestão Federal do SUS) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

José Alberto Ferreira de Andrade Júnior

A trajetória de José Alberto Ferreira de Andrade Júnior no curso de aperfeiçoamento em gestão federal do SUS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Gestão Federal do SUS) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Marcelo Nonato Mesquita Gomes

Gestão humanizada para a saúde: teoria e prática alcançada pela metodologia ativa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Gestão Federal do SUS) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Dinalva Ramos de Santana

Síntese Reflexiva sobre avaliação nos processos educacionais em saúde que utilizam metodologias ativas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Miller Fontes Brandão

Especialização em processos educacionais em saúde: traçando comparativos entre o "eu" educando e facilitador; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Miralva Ferraz Barreto da Silva

O despertar da condução do processo educativo com a utilização de metodologias ativas de ensino aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Ramon da Costa Saavedra

A experiência de um profissional da saúde enquanto especializando em processos educacionais: um aprendizado para além da saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Roseane Lino da Silva Freire

Facilitador e especializando: as duas visões em apenas um ser; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Yara Oyram Ramos Lima

A experiência de aprender e aprender como facilitadora; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Rafaela da Mota Rosa Lima

Trajetória de aprendizagem no curso de gestão federal do SUS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Gestão Federal do SUS) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Katia Maria da Silva Tatim

Desafios do processo de ensino aprendizagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Clínica nas Redes Metr) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Realda Simone do Amaral

Pelas teias da rede de aprendizado; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Clínica nas Redes Metr) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Elisabete Storck Duarte

Síntese do portfólio do grupo diversidade GD82; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Clínica nas Redes Metr) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Maria Augusta Soares

A trajetória da Augusta: uma trajetória de aprendizagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Clínica nas Redes Metr) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Gilnei Luiz da Silva

Reflexões acerca do processo de aprendizagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Clínica nas Redes Metr) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Clauderly Lima Neves

Trajetória do processo ensino aprendizagem no curso de especialização em gestão da clínica nas redes metropolitanas de atenção à saúde; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Clínica nas Redes Metr) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Graziela Tavares Ertal

Gestão da clínica nas redes metropolitanas de atenção à saúde; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Clínica nas Redes Metr) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Emmanuela Mendes Amorim e Daniela Lopes Lima

CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR PARA O SUS-BA: ENCONTROS E DESENCONTROS PARA A QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO HOSPITALAR NAS UNIDADES DO SUS/BAHIA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mariana Bertol Leal;

André Luiz Guimarães e Érica Queiroz e Jailson Araújo Silva

A contribuição do registro de preços na otimização das compras públicas dos hospitais: A evolução dos itens registrados X economia gerada no período comprenedido entre 2003 e 2008; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Juliana S

Gomes, Suraia M; Peralva, Tânia E; M; S; Iglesias; EFEITOS DE UMA PROPOSTA DE DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NAS CONDIÇÕES DA ATENÇÃO À SAÚDE: O CASO DA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL GERAL ERNESTO SIMÕES FILHO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Alcione Bastos Alves e Jorge Luiz Fortes de Magalhães

DESAFIOS DA INTEGRALIDADE DA ASSISTÊNCIA: Uma proposta de intervenção na rede SUS de Salvador; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mariana Bertol Leal;

PATRICIA CONCEIÇÃO SANTOS FERREIRA

REESTRUTURAÇÃO DA PROPOSTA DE FINACIAMENTO PARA A POLÍTICA DE HOSPITAIS DE PEQUENO PORTE: uma proposta para intervenção no Estado da Bahia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mariana Bertol Leal;

EMÍLIA RITA SOUSA FERNANDO NOVAIS JR JOSÉ GUILHERME DUPLAT

IMPLANTAÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS DOS MEDICAMENTOS: O CASO DAS UNIDADES HOSPITALARES DA REDE PRÓPRIA DO ESTADO DA BAHIA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Maria de Lourdes Luzes Noronha

Reorganização dos processos de trabalho e implantação de protocolos clínicos e assistenciais garantindo a integralidade do cuidado apartir da emergência pediátrica do Hospital Federal Cardoso Fontes; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Clínica nos Hospitais) - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Orientador: Mariana Bertol Leal;

ILKA SANTANA MACIEL

VIVENCIANDO MUDANÇAS DE PRÁTICAS NO PROCESSO DE TRABALHO: IMPLANTAÇÃO DA LINHA GUIA SAÚDE DA MAMÃE E BEBÊ NA USF DO CALABAR, SALVADOR - BAHIA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP; EM SAÚDE DA FAMÍLIA COM ÊNFASE) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof; Francisco Peixoto Magalhães Neto; Orientador: Mariana Bertol Leal;

SÁVIO ARRUDA

A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DA REDE À PUÉRPERA E AO NEONATO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE CARNAÍBA DO SERTÃO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP; EM SAÚDE DA FAMÍLIA COM ÊNFASE) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof; Francisco Peixoto Magalhães Neto; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Romenice Barbosa de Souza

Implantação da Linha de Cuidado Mamãe e Bebe no município de Barra - BA: relato de dificuldades e potencialidades; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESP; EM SAÚDE DA FAMÍLIA COM ÊNFASE) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof; Francisco Peixoto Magalhães Neto; Orientador: Mariana Bertol Leal;

MARISTELA SILVA LESSA

MANUAL TECNOLÓGICO PARA INTERVENÇÃO NOS SERVIÇOS EM SAÚDE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Regionalizada) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof; Francisco Peixoto Magalhães Neto; Orientador: Mariana Bertol Leal;

CLAUDIA CAVALCANTE OLIVEIRA DE LACERDA

ELABORAÇÃO DE PRODUTO TECNOLÓGICO PARA INTERVENÇÃO NA MELHORIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EM SAÚDE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Regionalizada) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof; Francisco Peixoto Magalhães Neto; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Gisélia Cristina Senna Pinheiro e Maria Alcina Romero Boullo

Proposta para Otimizar a Capacidade Instalada dos Serviços de Internação Domiciliar no municípios de Salvador e Lauro de Freitas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Aline G

Munhoz e Rita Maria de B; A; Aragão e Sandra Passy; Plano Estratégico Utilizado para a implantação do Programa de Qualificação Hospitalar na Rede de Urgências/Emergências - QUALISUS no Estado da Bahia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mariana Bertol Leal;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Everton Soeiro

Aprendendo Coletivamente: uma Análise Descritiva do Processo de Ensino-Aprendizagem no Curso de Especialização em Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Everton Soeiro;

Marco Antônio Oliveira de Azevedo

Da realidade aos desafios necessários para a formação de trabalhadores para o SUS: a iniciativa VER-SUS; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Antonio Oliveira de Azevedo;

Kenneth Rochel de Camargo Jr

Saúde Coletiva em Debate: a Brasilidade de Muitos Encontros; 2009; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Kenneth Rochel de Camargo Junior;

Laura Camargo Macruz Feuerwerker

SAÚDE COLETIVA E SUS: análise sobre as mútuas influências entre o campo e o sistema de saúde no Brasil; 2015; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Laura Camargo Macruz Feuerwerker;

Odete Messa Torres

Da Realidade aos Desaifos: efeitos da inciativa VER-SUS/Brasil na formação de trabalhadores para o SUS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Odete Messa Torres;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PACHECO, F. C. ; FRANCA, G. ; ELIDIO, G. A. ; OLIVEIRA, C. ; LEAL, MARIANA BERTOL ; GUILHEM, D. B. . MEASLES-CONTAINING VACCINES IN BRAZIL: COVERAGE, HOMOGENEITY OF COVERAGE AND ASSOCIATIONS WITH CONTEXTUAL FACTORS AT MUNICIPAL LEVEL. VACCINE , v. 38, p. 1881-1887, 2020.

  • FERLA, A.A. ; Dall'Alba, Rafael ; ANDRES, B. ; LEAL, Mariana Bertol ; Barnart, Fabiano ; ASSIMOS, R. ; MONTENEGRO, C. A. ; DENARDIN, N. ; TREPTE, R. F. ; ALBERTI, G. F. . Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação permanente em saúde e aprendizagem de uma saúde que requer integralidade e trabalho em redes colaborativas. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online) , v. 7, p. 892, 2013.

  • EVANGELISTA, A. S. ; LEAL, MARIANA BERTOL ; GUIMARÃES, Maria Cristina Soares . Fluxos de Informação no SisHiperDia: um estudo de caso. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online) , v. 7, p. 10-20, 2013.

  • LEAL, Mariana Bertol ; CAMARGO JR, K. R. ; CAMARGO JUNIOR, Kenneth Rochel de . SaÃde Coletiva em debate: reflexÃes acerca de um campo em construÃÃo. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 16, p. 53-66, 2012.

  • LEAL, MARIANA BERTOL ; TOFFOLI, ESTEVÃO RODRIGUES ; SOUZA, LIDIANE ; MAGALHÃES, MARIA CONCEIÇÃO BENIGNO ; CASTRO, PEDRO JOSÉ FREIRE ; MEDINA, SILVIO ROBERTO . A experiência do Observatório Baiano de Regionalização: uma ferramenta para avaliação e qualificação da gestão regionalizada do SUS na Bahia . RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online) , v. 6, p. 628-628, 2012.

  • LEAL, MARIANA BERTOL ; TOFFOLI, ESTEVÃO RODRIGUES ; SOUZA, LIDIANE ; MAGALHÃES, MARIA CONCEIÇÃO BENIGNO ; CASTRO, PEDRO JOSÉ FREIRE ; MEDINA, SILVIO ROBERTO . The Bahia observatory of regionalisation experiment: a tool to assess and qualify the regional management of the unified health system (SUS) in Bahia . RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online) , v. 6, p. 10-20, 2012.

  • ESPERIDIAO, M. A. ; LEAL, Mariana Bertol ; FONTOURA, M. . GESTÃO COMPARTILHADA DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO HOSPITALAR DA BAHIA. Revista Baiana de Saúde Publica , v. 33, p. 58-67, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LEAL, Mariana Bertol ; PINHEIRO, G.C.S. . Manual para referencia técnica - Como organizar um serviço de controle, avaliação e regulação municipal. 2012.

LEAL, Mariana Bertol ; BAHIA, SESAB ; MAGALHAES, Maria Conceição Benigno ; RODRIGUES, Estevão Toffoli ; MEDINA, Silvio Lopes Medina . Coordenação do GT da Programação Pactuada e Integrada da Região Interestadual Bahia - Pernambuco. 2010.

LEAL, Mariana Bertol ; FERLA, Alcindo Antônio ; POSSA, Lisiane Boer ; CARVALHO, S. M. ; MARCOLINO, H. . Estudos de diagnóstico da força de trabalho e desenho de plano de ação para ordenamento da gestão do trabalho nos hospitais vinculados ao Ministério da Saúde. 2008.

LEAL, MARIANA BERTOL . Facilitadora no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Federal do SUS. 2014.

LEAL, MARIANA BERTOL . Gestora de Aprendizagem no Curso de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária. 2013.

LEAL, MARIANA BERTOL . Gestora de Aprendizagem no Curso de Especialização em Gestão de Emergências em Saúde Pública. 2013.

LIBANES, H. S. ; LEAL, Mariana Bertol . Facilitadora do Curso de Especialização em Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúde. 2011.

LIBANES, H. S. ; LEAL, Mariana Bertol . Facilitadora do Curso de Especialização em Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS. 2009.

BAHIA, SESAB ; LEAL, Mariana Bertol ; RODRIGUES, Estevão Toffoli ; MAGALHAES, Maria Conceição Benigno ; MEDINA, Silvio Lopes Medina ; BAHIA, COSEMS . Observatório Baiano de Regionalização. 2011.

LEAL, Mariana Bertol ; FERLA, Alcindo Antônio ; RAMOS, A. S. . VER-SUS/Brasil. 2011.

BAHIA, SESAB ; LEAL, Mariana Bertol ; MEDINA, Silvio Lopes Medina ; BAHIA, COSEMS . Termo de Referência: Proposta de Contratualização das unidades hospitalares no Estado da Bahia a partir da nova Programação Pactuada Integrada (PPI). 2010.

BAHIA, SESAB ; BAHIA, COSEMS ; LEAL, Mariana Bertol ; RODRIGUES, Estevão Toffoli ; MEDINA, Silvio Lopes Medina ; MAGALHAES, Maria Conceição Benigno . Programação Pactuada e Integrada do Estado da Bahia. 2010.

FERLA, Alcindo Antônio ; LEAL, Mariana Bertol ; POSSA, Lisiane Boer ; VALÉRIO, Andrei Garziera ; CLAUS, S. M. . Descentralização e políticas públicas para DST/AIDS: estudo do sistema de saúde no Estado do Rio de Janeiro. 2006.

LEAL, Mariana Bertol ; BRASIL, . Projeto VER-SUS Brasil. 2003.

LEAL, Mariana Bertol . NETESC - Núcleo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva. 2002.

LEAL, Mariana Bertol ; Martino, A. . Che cosa è il Ver-Sus (O que é o VER-SUS?). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEAL, Mariana Bertol ; PINHEIRO, G.C.S. . Como organizar um serviço de controle, avaliação e regulação municipal. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual para referência técnica).

LEAL, Mariana Bertol . Como organizar um serviço de controle, avaliação e regulação municipal. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LEAL, Mariana Bertol . A experiência da PPI da Bahia: impulso para a construção da PPI no Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERLA, Alcindo Antônio ; LEAL, Mariana Bertol ; POSSA, Lisiane Boer ; VALÉRIO, Andrei Garziera ; CLAUS, S. M. . Descentralização e políticas públicas para DST/AIDS: estudo do sistema de saúde no Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Apresentação em Comunicação).

FERLA, Alcindo Antônio ; LEAL, Mariana Bertol ; FERT, Marta Helena Buzati ; GUIMARÃES, Maria Cristina Soares ; PELLEGRINI, Maria Lectícia Machry de ; SETA, Maurício de . Informação e comunicação científica e tecnológica em saúde: complexidade, produção em rede e capacidade de respostas locais associadas a uma experiência concreta de parceria. 2006. (Apresentação em Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2019

    Estudos multicêntricos integrados de gestão locorregional na saúde: modelagens tecnoassistenciais e redes de gestão no Brasil e em outros países, Descrição: A organização e o funcionamento de sistemas de saúde têm diferentes modelagens em diferentes localidades e países. Como campo de atuação complexo, a saúde requer capacidade de gestão ampliada dos seus diferentes atores. O projeto prevê a análise comparada de experiências brasileira e internacionais, com diversidade de configurações, para compreender as referências epistemológicas que os embasam, os recursos teóricos e tecnológicos utilizados, os modos de organização interna e os processos de decisão. A pesquisa também prevê o desenvolvimento de modelos de análise e tecnologias para o fortalecimento da gestão estratégica e participativa. O conceito de estudos integrados envolve diversidade de métodos e técnicas de análise, com base em experiências e narrativas, e a realização por meio de rede científica ampliada. Projeto desenvolvido com apoio do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Bertol Leal - Integrante / Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira - Integrante / Liliana Santos - Integrante / Emmanuela Mendes Amorim - Integrante / Gisélia Cristina Senna Pinheiro - Integrante / Ana Cristina Lima Pimentel - Integrante / Alcindo Antônio Ferla - Coordenador / Renata Flores Trepte - Integrante / Julio Cesar Schweikardt - Integrante / Mariana da Rosa Martins - Integrante / Frederico Viana Machado - Integrante / Márcio Mariath Belloc - Integrante / Károl Veiga Cabral - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Avaliação da atenção básica no Brasil: estudos multicêntricos integrados sobre acesso, qualidade e satisfação dos usuários, Descrição: Pesquisa que envolve o Programa PMAQ do Ministério da Saúde e realiza o censo e a pesquisa de qualidade da atenção nas unidades básicas de saúde de todos os municípios que aderiram ao programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Bertol Leal - Integrante / Alcindo Antônio Ferla - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Pesquisas avaliativas da educação permanente em saúde e estágios e vivências no Sistema Único de Saúde (SUS): estudos multicêntricos de práticas educativas envolvendo a atenção básica no cotidiano dos serviços e sistemas de saúde, Descrição: O tema da formação de profissionais da área da saúde tem sido constante em fóruns que discutem a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da compreensão de que os trabalhadores e seus processos de trabalho têm grande relevância na definição dos modelos de atenção e gestão do sistema. As políticas de saúde, assim como a bibliografia na área, apontam a qualidade da formação e da prática dos profissionais como um dos fatores determinantes para a definição das modelagens tecnoassistenciais que operam no cotidiano do SUS. A partir desse contexto, o repensar do processo de formação e educação dos trabalhadores de saúde aponta alternativas para articular ensino-pesquisa-serviço-gestão, através de tecnologias que promovam o trabalho e sua interação social enquanto instrumento de afirmação da vida, na perspectiva de que o sistema de saúde, e, portanto, seus trabalhadores, devem proporcionar espaços de encontro entre os atores e promover momentos de repensar seus processos de trabalho. Assim, hoje, enfocam-se, estratégias potenciais para repensar o processo de formação em saúde, e, nesse sentido, diversas propostas têm sido debatidas e experimentadas para que possamos superar esses tantos desafios postos. O projeto, de caráter multicêntrico, fará uma análise mais detalhada e sistematizada sobre os processos de educação permanente na atenção básica para repensar as práticas do mundo do trabalho e dos espaços de formação profissional. Situa-se no campo da avaliação de políticas e programas e tomará as políticas de educação na saúde e de atenção básica em saúde na sua interface, materializada por práticas no cotidiano dos serviços e redes de atenção inclusivas da formação/educação dos profissionais. O que se procura avaliar é o grau de implementação dessas políticas na atenção básica e sistematizar evidências que permitam compreender os efeitos da implementação na qualidade do trabalho produzido e na formação de trabalhadores, inclusive dos profissionais em formaçã. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariana Bertol Leal - Integrante / Alcindo Antônio Ferla - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICSSS) - Fase 2: pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de gestão para a qualificação de serviços, redes e sistemas de saúde, Descrição: O projeto do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICSSS) vem sendo implementado considerando-se que o uso da informação e suas tecnologias para apoio à gestão e ao ensino constituem-se em prioridades políticas e estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme apontam documentos institucionais e a literatura especializada. Mais do que ferramenta tecnológica, o Observatório opera como dispositivo para a implementação da Política de Informação e Informática em Saúde para o SUS, em articulação com a Política de Educação e Desenvolvimento para o Sistema Único de Saúde. Esse desafio foi tomado pelo Observatório por meio da decisão de produção em rede, de caráter multidisciplinar e envolvendo diversas instituições de diferentes localizações e naturezas. O projeto inicial, que constituiu a primeira fase do Observatório, foi apresentado ao Edital CNPq/DECIT n 23/2006, tendo sido aprovado na modalidade de Auxílio à Pesquisa. Na segunda fase, o projeto pretende pesquisar, nas instituições participantes e em outros casos institucionais selecionados modelos de gestão da tecnologia e da informação aplicáveis a outras instituições, definindo critérios, grau de criticidade para as situações de risco, de modo a permitir uma melhor condição no estabelecimento de modelos de acompanhamento e monitoramento de informações sobre risco e qualidade em estabelecimentos de saúde. A pesquisa, nesse caso, produz informações sistemáticas para alimentar os processos de avaliação e, assim, embasar processos decisórios voltados para a qualidade da atenção. Incide no que a literatura tem denominado de cultura de avaliação na saúde . A meta desta etapa é a ampliação e diversificação das experiências pesquisadas, o desenvolvimento de tecnologias de qualificação da gestão do cuidado em ambientes hospitalares e na atenção básica e de média sofisticação tecnológica, a expansão das bases de pesquisa e a ampliação da rede científica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana Bertol Leal - Coordenador / Alcindo Antônio Ferla - Integrante / Lisiane Boer Possa - Integrante / Maria Cristina Soares Guimarães - Integrante / Ricardo Burg Ceccim - Integrante / Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira - Integrante / Edmundo de Almeida Gallo - Integrante / Alexandre Ribeiro - Integrante / Estevão Toffoli Rodrigues - Integrante / Sueli Terezinha Goi Barrios - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde: análise e sistematização de recursos tecnológicos utilizados para apoio à gestão de sistemas e ao ensino de trabalhadores em diferentes contextos do SUS - OTICSSS, Descrição: Entre os avanços obtidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país nos últimos anos está a aprovação de uma política específica para a área de informação e comunicação. Esta política, de acordo com evidências geradas por experiências internacionais e por experiências exitosas no âmbito nacional, associa o uso da informação propriamente dito para apoio à decisão em diferentes níveis do sistema de saúde com o uso criativo e inovador dos recursos informacionais e de comunicação existentes ou em desenvolvimento. O estudo e o desenvolvimento de tecnologias para fortalecer o cenário indicado por esta política mostram-se como ações capazes de ampliar os seus efeitos. Nesse contexto, este projeto de pesquisa e desenvolvimento, aprovado no Edital CNPq/DECIT n° 23/2006, pretende analisar e sistematizar experiências em diversos cenários e contextos de gestão do SUS. Para isso, busca-se operacionalizar um Observatório capaz de integrar e articular os Sistemas Nacionais de Informação em Saúde do Ministério da Saúde e os Bancos de Dados Nacionais oriundos dos inquéritos e levantamentos censitários realizados pelo IBGE. Trata-se de analisar, em diversas realidades regionais do país o uso da informação e suas tecnologias para apoio à gestão e ao ensino no sistema de saúde. O objetivo geral do projeto, portanto, é o de desenvolver e implementar um Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saú de, composto por um conjunto de soluções tecnológicas e operacionais que abrangem aspectos tecnológicos e político-organizacionais, visando qualificar o monitoramento e avaliação de indicadores de saúde, bem como criar meios que facilitem o acesso e a troca de informações entre os diversos atores envolvidos direta ou indiretamente com informação em saúde, estabelecendo a base para um processo permanente e contínuo de gestão de sistemas e serviços de saúde e de gestão do ensino dos trabalhadores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) . , Integrantes: Mariana Bertol Leal - Integrante / Alcindo Antônio Ferla - Coordenador / Ricardo Burg Ceccim - Integrante / Sibele Maria Gonçalves Ferreira - Integrante / Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira - Integrante / Luiz Felipe da Silva Pinto - Integrante / Marta Vaccari Batista - Integrante / Nilva Lúcia Rech Stedile - Integrante / Edmundo de Almeida Gallo - Integrante / Daniel Alvão Júnior - Integrante / Margarete Isoton De David - Integrante / Carine Geltrudes Webber - Integrante / Alexandre Ribeiro - Integrante.

  • 2007 - Atual

    Dimensionamento da força de trabalho nos hospitais vinculados ao Ministério da Saúde: diagnóstico, análise do cenário e desenvolvimento de tecnologias de gestão, Descrição: O dimensionamento de trabalhadores nos ambientes hospitalares é um problema para a gestão desses serviços e para os sistemas de saúde. Esse problema configura-se, em parte, no contexto da atenção hospitalar nos diferentes sistemas e serviços de saúde, uma vez que o rápido desenvolvimento e incorporação de tecnologias alteraram significativamente os processos de trabalho no seu interior nos útlimos 40 anos. Além disso, a reorganização dos sistemas de saúde, em particular no Brasil, e a incorporação de modelagens tecnoassistenciais, com uma expressiva diversificação dos serviços ofertados à população, reconfiguraram o papel dos hospitais nos sistemas de saúde e as formas de relacionamento entre os diferentes serviços. O projeto pretende analisar o cenário nos hospitais vinculados ao Ministério da Saúde e desenvolver metodologias de análise do dimensionamento de trabalhadores tomando variáveis que associam esses serviços à modelagem tecnoassistencial do sistema de saúde. O projeto tem financiamento da Organização Pan-Americana da Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) . , Integrantes: Mariana Bertol Leal - Coordenador / Alcindo Antônio Ferla - Integrante / Lisiane Boer Possa - Integrante / Heloisa Marcolino - Integrante / Sara Martins Carvalho - Integrante., Financiador(es): Organização Pan-Americana de Saúde - Cooperação.

  • 2006 - Atual

    Estudos em Saúde Suplementar: pesquisas em itinerários terapêuticos, ensino e mercado na Região Sul do Brasil, Descrição: A Saúde Suplementar é um componente do sistema de saúde brasileiro, responsável pela assistência a uma parcela de aproximadamente 25% da população, que está vinculada a planos e seguros privados de saúde. Embora evidências indiquem que essa cobertura é relativa a apenas uma parcela das demandas por ações e serviços de saúde da população vinculada, ainda há escassez de estudos confirmatórios da relevância desse mercado no cotidiano do sistema de saúde brasileiro, seja por características econômicas ou por mecanismos de oferta e regulação. Estudos acerca da integralidade na atenção, já freqüentes no componente público do sistema nacional de saúde, ainda são escassos na Saúde Suplementar. Por outro lado, no bojo dos processos de mudanças na formação dos trabalhadores em saúde, há fortes evidências de uma apenas tênue incorporação das particularidades desse subsistema nos processos de ensino, levando à perpetuação de posições políticas e ideológicas embasadas apenas em valores prévios à realidade do sistema de saúde. O presente projeto institucional de pesquisa, que consolida a participação da Universidade de Caxias do Sul, por meio do Núcleo de Educação e Pesquisas em Saúde Coletiva (NEPESC/CCBS), numa rede de instituições e pesquisadores sobre o tema na Região Sul do Brasil, com patrocínio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), constitui-se num projeto maior, composto por dois componentes: a própria constituição da rede de pesquisas na região sul e os estudos sobre a saúde suplementar, realizados a partir de três eixos (Eixo 1: Realidade, itinerários e imaginários: estudos dos itinerários terapêuticos na Saúde Suplementar na Região Sul do Brasil; Eixo 2: Cenários da Saúde Suplementar: inventário e análise de situação da regulação, cobertura assistencial e dinâmica de atores com maior atuação subsetorial; Eixo 3: Educação das profissões de saúde: imaginário social do trabalho no setor privado, o ensino da saúde suplementar nos cursos da área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) . , Integrantes: Mariana Bertol Leal - Coordenador., Financiador(es): Organização Pan-Americana de Saúde - Auxílio financeiro / Agência Nacional de Saúde Suplementar - Cooperação.

  • 2006 - Atual

    Educação dos profissionais de saúde: imaginários sobre a perspectiva pública e privada do trabalho em saúde, estudo de caso na graduação em psicologia, medicina e odontologia, Descrição: Objetivo geral do projeto: Produzir informação técnico-científica sobre o imaginário presente na prática de ensino-aprendizagem de docentes e estudantes dos três cursos de graduação objeto de manifestação pelo Conselho Nacional de Saúde quanto à abertura de cursos por demanda social, tendo em vista conhecer a ideação projetada às respectivas atuações profissionais e sua regulação pelo poder público, no âmbito das três maiores universidades federais da região sul do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Bertol Leal - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    Descentralização e políticas públicas para DST/AIDS: estudo do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: A descentralização é um princípio legal e uma idéia-força do processo de reforma do setor saúde brasileiro, fortalecido com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de descentralização, bem como as demais questões que envolvem o sistema de saúde, tem efeitos diferenciados e heterogêneos no território nacional, apesar de inúmeras tentativas de operacionalizar esse processo, algumas contraditórias entre si, terem sido desencadeadas por estados e pelo Ministério da Saúde nos últimos anos. Por meio de pesquisa exploratória busca-se analisar o processo de descentralização no Estado do Rio de Janeiro tomando a atenção em AIDS como um marcador. A pesquisa envolve análise de dados secundários dos sistemas de informação em saúde, entrevistas e análise documental e com entrevistas com representantes institucionais de Secretarias Municipais de Saúde, da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde. Constituem-se em eixos de análise a organização da atenção, a organização da gestão e da participação da população no sistema de saúde na perspectiva dos atores participantes de oficinas de trabalho com Conselheiros de Saúde, realizadas pela ABIA nos anos de 2004 e 2005 e das instituições entrevistadas. A pesquisa é desenvolvida por meio de parceria interinstitucional entre a Unviersidade de Caxias do Sul, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS e o Grupo Hospitalar Conceição. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mariana Bertol Leal - Integrante / Alcindo Antônio Ferla - Coordenador / Lisiane Boer Possa - Integrante / Andrei Garziera Valério - Integrante / Suzete Marchetto Claus - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação / Não informado / Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS - Auxílio financeiro / Fundação Ford - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Menção Honrosa, ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2014

Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Especialização, Carga horária: 16

Outras informações:
Foi professora do Módulo III - Gestão na Atenção à Saúde Hospitalar" do Curso de Especialização em Gestão da Atenção à Saúde Hospitalar - tema: Planejamento em políticas públicas na atenção hospitalar.

2014 - 2014

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA SIRIO LIBANES

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Facilitadora

Outras informações:
Foi facilitadora do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Federal do SUS, com carga horária de 200h.

2013 - 2014

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA SIRIO LIBANES

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestora de Aprendizagem, Carga horária: 20

Outras informações:
Foi Gestora de Aprendizagem nos cursos de pós-graduação lato-sensu Especialização em Gestão de Emergências em Saúde Pública e Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária, sendo responsável pelo Estado da Bahia, Região Metropolitana de Salvador/BA.

2011 - 2012

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA SIRIO LIBANES

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Facilitadora

Outras informações:
Foi facilitadora no Curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúde.

2009 - 2010

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA SIRIO LIBANES

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Facilitadora

Outras informações:
Foi facilitadora no Curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS com carga horária de 360h.

2011 - 2014

Rede Governo Colaborativo em Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos e Apoiadora, Carga horária: 20

Outras informações:
A Rede Governo Colaborativo em Saúde é um projeto de cooperação instituído por meio da parceria entre o Ministério da Saúde e a UFRGS, tendo sido firmado protocolo de cooperação técnica em 20 de maio de 2011. É objeto deste protocolo a realização de atividades científico-acadêmicas, o intercâmbio interinstitucional e o desenvolvimento e execução de projetos para o fortalecimento da gestão democrática e participativa e da educação em saúde e o apoio ao desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da articulação em rede de instituições e iniciativas para a atuação colaborativa e formativa entre núcleos e instâncias institucionais de pesquisa, educação, avaliação e produção científico-tecnológica na condução de ações, programas, serviços, sistemas e redes no setor da saúde. Propõe, como se verifica pelo seu objeto, a construção de uma nova aliança entre as estruturas de gestão do SUS e as instituições de ensino e pesquisa. Por meio da Rede Governo são realizadas as atividades da UFRGS em parceria com o Ministério da Saúde.

2011 - 2013

Associação Brasileira da Rede Unida

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnica do VER-SUS/BRASIL, Carga horária: 40

Outras informações:
Foi Coordenadora Técnica do Programa "Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) - VER-SUS" em âmbito nacional realizado pela Rede Unida com apoio do Ministério da Saúde e OPAS. Suas atividades foram: - Organização, acompanhamento e execução de estratégias de formação pedagógica em educação permanente em saúde para o SUS para equipes locais, regionais e estaduais; - Elaboração e acompanhamento de editais para projetos de vivências em estados, municípios e instituições de ensino no Brasil; - Análise de projetos de vivências e elaboração de pareceres técnicos para acompanhamento; - Acompanhamento da execução de projetos, nos aspectos físico, financeiro e pedagógico; - Análise de efeitos das iniciativas VER-SUS realizadas nos diversos estados e municípios do Brasil; - Monitoramento da execução física e financeira dos projetos de cooperação com o Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde.

2011 - 2013

Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoiadora e Consultora

Outras informações:
Foi apoiadora e consultora do COSEMS/BA com as seguintes atividades: - apoiar o COSEMS na análise de documentos relativos a PPI para debate e decisão na CIB/BA; - organizar e facilitar oficinas de planejamento do COSEMS; - apoiar a elaboração de materiais técnicos do COSEMS; - apoiar a organização e realização do Congresso do COSEMS/BA.

2011 - 2011

Gesaworld do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Técnica Especializada, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolveu atividades no Projeto de Fortalecimento da Gestão Compartilhada da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro: - apoiar tecnicamente a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES) a desenvolver adequações nos seus processos de trabalho visando sua qualificação para o Programa de Excelência de Gestão através da realização de visitas técnicas, de oficinas de trabalho, da elaboração de relatórios de avaliação, e da realização de reuniões com as equipes de trabalho; - realizar diagnóstico situacional do processo de contratualização de serviços no âmbito do novo modelo de gestão compartilhada da SES/RJ; - apoiar o processo de construção de um plano de estratégias capaz de orientar a tomada de decisão no sentido de estruturar e aprimorar a atuação da SES/RJ para a consolidação dessa experiência inovadora de gestão compartilhada para seus hospitais próprios; - colaborar com a SES/RJ no desenvolvimento de capacidades nas tarefas de planejamento, gestão, controle e avaliação do processo de contratualização de serviços de saúde através da capacitação dos profissionais sobre o modelo de gestão em desenvolvimento e da transferência de conhecimentos necessários para o desenvolvimento pleno das funções e processos visando ao fortalecimento institucional da secretaria; - desenvolver diagnóstico situacional do Programa Pro Criança Cardíaca do Rio de Janeiro identificando necessidades de apoio técnico e especializado para sua estruturação através de visita técnica, elaboração de relatório e planejamento de ações de consultoria.

2009 - 2009

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora da Residência Multiprofissional, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizou atividades de supervisão e tutoria do estágio em gestão do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com Ênfase em Saúde da Família na UNEB, com carga horária total de 840h, acompanhando as residentes em ações de apoio técnico e gestão político-pedagógica desenvolvidas pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto.

2008 - 2010

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Metodologia de Pesquisa

Outras informações:
Foi professora do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar, parceria da SESAB com a EADM UFBA (coordenação do curso e professor), disciplina Oficina de Construção de Projetos.

2008 - 2010

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Especialização

Outras informações:
Foi da Coordenação do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar realizado em parceria com a SESAB e UFBA.

2009 - 2011

Secretaria Estadual de Saúde da Bahia

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Contratualização SESAB, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Foi Coordenadora de Contratualização vinculada a Superintendência de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde da SESAB sendo responsável pela elaboração, monitoramento, manutenção e renovação dos contratos com equipamentos e serviços de saúde em todos os municípios sob gestão estadual da média e alta complexidade. Também apoiou o processo de revisão da PPI e alteração dos fluxos de pactuação regionalizada da programação e regulação. Também foi membro efetivo representando a SESAB na CIR de Cruz das Almas/BA.

2008 - 2010

Secretaria Estadual de Saúde da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Especialização

Outras informações:
Foi da Coordenação do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar representando a SESAB na parceria com a UFBA.

2009 - 2009

Secretaria Estadual de Saúde da Bahia

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Ensino da EESP/BA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Foi Coordenadora de Ensino da Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia e desenvolveu suas atividades com foco nos processos de especialização (Cursos de Especialização Pós-graduada, Residências Médicas, Residências Multiprofissionais), elaboração e desenvolvimento de materiais de apoio pedagógico, desenvolvimento de atividades de educação permanente, desenvolvimento de projetos estratégicos como a UNASUS-Bahia.

2009 - 2009

Secretaria Estadual de Saúde da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Formação VER-SUS

Outras informações:
Foi coordenadora do Curso de Formação Pedagógica doa Mediadores de Aprendizagem do Estágio de Vivências do SUS organizado pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia.

2008 - 2009

Secretaria Estadual de Saúde da Bahia

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Diretora DIPEDI/DGRP/SAIS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Foi Diretora da Dirertoria de Projetos Estratégicos e Desenvolvimento Institucional da Diretoria de Gestão da Rede Própria da SESAB, cargo comissionado, desenvolvendo atividades de apoio à gestão das 54 unidades hospitalares próprias do Estado da Bahia. Estava sob sua direção: Coordenação de projetos estratégicos (obras, compra de equipamentos e modernização dos hospitais, atividades de educação permanente, cursos de capacitação e especialização, desenvolvimento de alternativas para modelos de gestão); Coordenação de Contratos (contratos com os serviços meio das unidades hospitalares, contratos específicos de serviços médico-hospitalares), Núcleo Administrativo-financeiro; Núcleo de Informações Hospitalares, Assessoria Técnica Médica.

2013 - 2013

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Especialização, Carga horária: 24

Outras informações:
Foi Professora no Curso de Especialização em Planejamento em Saúde na Fiocruz de Manaus/AM.

2013 - 2013

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora Projeto Teias, Carga horária: 20

Outras informações:
Exerceu função de apoio à qualificação do sistema de saúde do através atividades de educação em saúde e qualificação da atenção à saúde. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: elaboração de metodologias e materiais didáticos para viabilização do projeto; apoio ao desenvolvimento de atividades educativas com as equipes envolvidas no projeto; participação na equipe de coordenação nacional do VER-SUS/Brasil; desenvolvimento de atividades de educação permanente; elaboração de projetos de intervenção para atividades de vivência no SUS; elaboração de relatórios técnicos do projeto.

2012 - 2013

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora Projeto EPS, Carga horária: 20

Outras informações:
Exerceu atividades de apoio ao projeto realizado em parceria com o Departamento de Atenção Básica e o Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: elaboração de metodologias e materiais didáticos para viabilização do projeto; apoio ao desenvolvimento de atividades educativas com as equipes envolvidas no projeto; participação na equipe de coordenação nacional do VER-SUS/Brasil; desenvolvimento de atividades de educação permanente; elaboração de projetos de intervenção para atividades de vivência no SUS; elaboração de relatórios técnicos do projeto.

2011 - 2012

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoiadora de Redes de Atenção à Saúde, Carga horária: 40

Outras informações:
Exerceu função de apoio à qualificação e ao fortalecimento de gestão estratégica da Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Projeto Executado por meio de Cooperação Técnica entre Ministério da Saúde e FIOTEC. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Articulação com as áreas técnicas do Ministério da Saúde, SES e Municípios/COSEMS no intuito de dar apoio a implantação e execução das políticas publicas em saúde nas regiões de saúde; Integração sinérgica na alocação dos recursos de investimento, de desenvolvimento de recursos humanos e de implementação de novos processos e tecnologias de gestão de RAS; Realização de visitas técnicas sistemáticas aos estados e municípios, subsidiando ações que qualifiquem o processo de gestão e organização das RAS; análise e sistematização da implementação e implantação das redes temáticas, possibilitando estratégias de readequação do processo; desenvolvimento de mecanismos e instrumentos de qualificação, divulgação e promoção para melhor acompanhamento e execução dos projetos; elaboração de relatórios ao final de cada contrato com avaliação dos resultados obtidos.

2011 - 2011

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora Projeto Haiti, Carga horária: 20

Outras informações:
Exerceu função de apoio à qualificação do sistema de saúde do Haiti através do trabalho desenvolvido pela Fiocruz/Ministério da Saúde do Brasil em apoio ao Projeto de Cooperação com o Haiti. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: realização de pesquisas sobre os sistemas de saúde; desenvolvimento de atividades de apoio ao desenvolvimento as ações de cooperação do Brasil com o sistema de saúde do Haiti; elaboração de relatórios e participação em todas as atividades propostas pelo projeto.

2007 - 2010

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: contrato para atividades pontuais

Outras informações:
Exerceu a função de professora no Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica da Saúde do ICICT/Fiocruz.

2007 - 2007

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Especialização

Outras informações:
Foi Professora dos Cursos de Especialização do ICICT/Fiocruz: Curso de Especialização em Comunicação e Saúde (Unidade de Aprendizagem: Fundamentos e Políticas de Saúde) e Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Unidade de Aprendizagem: Saúde, C&T e Sociedade).

2006 - 2006

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Especialização

Outras informações:
Foi professora do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Lato Sensu, realizado pela parceria GHC e Fiocruz, disciplina: Saúde e Sociedade.

Atividades

  • 03/2007

    Ensino, Especialização em ICT&S, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Saúde, C&T e Sociedade

2015 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica do Gabinete da SAS, Carga horária: 40

2011 - 2012

Ministério da Saúde

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Apoiadora de Redes de Atenção à Saúde, Carga horária: 40

Outras informações:
Exerceu função de apoio à qualificação e ao fortalecimento de gestão estratégica da Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Articulação com as áreas técnicas do Ministério da Saúde, SES e Municípios/COSEMS no intuito de dar apoio a implantação e execução das políticas publicas em saúde nas regiões de saúde; Integração sinérgica na alocação dos recursos de investimento, de desenvolvimento de recursos humanos e de implementação de novos processos e tecnologias de gestão de RAS; Realização de visitas técnicas sistemáticas aos estados e municípios, subsidiando ações que qualifiquem o processo de gestão e organização das RAS; análise e sistematização da implementação e implantação das redes temáticas, possibilitando estratégias de readequação do processo; desenvolvimento de mecanismos e instrumentos de qualificação, divulgação e promoção para melhor acompanhamento e execução dos projetos; elaboração de relatórios ao final de cada contrato com avaliação dos resultados obtidos.

2007 - 2010

Ministério da Saúde

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultora Especializada p Hospitais Federais

Outras informações:
Título: Projeto de Dimensionamento da forca de trabalho nos hospitais vinculados ao Ministério da Saúde: diagnóstico, análise do cenário e desenvolvimento de tecnologias de gestão Financiamento: Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

2003 - 2005

Ministério da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação Nacional do Projeto VER-SUS, Carga horária: 20

Outras informações:
Apoiou o Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde e compôs a Coordenação Nacional do Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/Brasil) desenvolvendo as seguintes atividades: - contribuiu para elaboração do projeto em âmbito nacional e nos estados que aderiram; - participou da elaboração dos materiais de divulgação e pedagógicos do projeto; - contribuiu no processo de pactuação e articulação do projeto com gestores municipais de saúde; - participou da negociação com as universidades envolvidas; - contribuiu na mobilização dos estudantes e do movimento estudantil para participação no projeto; - participou da seleção dos participantes do projeto; - contribuiu na capacitação dos facilitadores do projeto; - participou como facilitadora do projeto nas cidades de Niterói/RJ e Porto Alegre/RS; - colaborou na elaboração de relatórios de avaliação do projeto; - participou de reuniões, seminários e demais atividades e eventos afins com o projeto.

2008 - 2011

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora

Outras informações:
Realizou consultoria técnica para a gestão do GHC no desenvolvimento das políticas educacionais e de promoção da saúde na Escola GHC/Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde.

2006 - 2007

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Apoiadora Técnica do GHC, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolveu apoio ao grupo de consultoria para implantação das linhas de cuidado nos 4 hospitais pertencentes ao GHC; apoio a Direção para implantação do Plano de Carreira e Avaliação de Desenvolvimento dos trabalhadores; apoio ao desenvolvimento de ações de educação permanente no GHC; apoio a elaboração de materiais técnico-científicos sobre o GHC; e apoio à Coordenação dos Cursos de Especialização Lato Sensu e de Nível Técnico em Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Essas atividades foram desenvolvidas a partir de uma parceria com a Fundação Osvaldo Cruz - FIOCRUZ. Vínculo de Trabalho através do Projeto 388 firmado entre o GHC e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT - da FIOCRUZ, financiado com recursos do Ministério da Saúde.

2006 - 2006

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Especialização

Outras informações:
Foi da Coordenação do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde e do Curso de Especialização Técnica de Informação e Comunicação em Saúde realizado em parceria do GHC com a Fiocruz.

2006 - 2006

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Especialização

Outras informações:
Foi professora do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Lato Sensu, realizado pela parceria GHC e Fiocruz, disciplina: Saúde e Sociedade.

2005 - 2005

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Técnico, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio Técnico realizado na Direção do Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre/RS, desenvolvendo atividades junto à Assessoria Técnica da Direção em projetos estratégicos.

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora/Coordenadora/Professora/Tutora

Outras informações:
Participou do Projeto "Aperfeiçoamento em gestão estratégica e participativa no Sistema Único de Saúde", registrado no sistema de extensão da UFRGS sob o número 22310, vinculado ao Programa "Educação Permanente para a Gestão Locorregional na saúde: ensino e desenvolvimento institucional para atores sociais" registrado sob o número 19990. Participou como membro da Comissão Coordenadora, também desenvolveu atividades de apoio pedagógico em contato com aluno/público, tutora em atividades de educação à distância e presenciais, coordenação pedagógica, gestão organizacional do projeto, contato com as equipes de referência junto ao Ministério da Saúde e orientação de trabalhos de conclusão de curso.

2011 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Participa do Projeto "Pesquisas avaliativas da educação permanente em saúde e estágios e vivências no Sistema Único de Saúde: a educação permanente no cotidiano dos serviços e sistemas de saúde", registrado no sistema de pesquisas da UFRGS sob o número 21905, com financiamento do Ministério da Saúde e do CNPq. Como pesquisadora realiza atividades de apoio e supervisão ao trabalho de campo, consultoria em metodologia de pesquisa e realização da análise de dados.

2011 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Participa do Projeto "Avaliação da atenção básica no Brasil: estudos multicêntricos integrados sobre acesso, qualidade e satisfação dos usuários", registrado no sistema de pesquisas da UFRGS sob o número 21904, com financiamento do Ministério da Saúde e do CNPq. Como pesquisadora realiza atividades de apoio e supervisão ao trabalho de campo, consultoria em metodologia de pesquisa e realização da análise de dados.

2006 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

2005 - 2007

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: atividades pontuais

2003 - 2005

Conselho Municipal de Saude de Porto Alegre

Vínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: assessoria técnica, Carga horária: 20