Elen Kirchhoff Appolinario Pierro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), Especialização e Aprimoramento em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-HCFMUSP (2004). Atualmente trabalha em consultório particular e é psicóloga do Instituto de Patologia de Coluna (IPC) em SP. Já atuou como psicóloga colaboradora do programa de Obesidade infantil do Hospital Sírio Libanês SP e foi responsável pela consultoria psicológica da Enfermaria Pediátrica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (com supervisão de alunos do curso de Psicologia Hospitalar e atendimento a residentes da instituição). Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar, Psicologia da Saúde e Consultoria Psicológica(supervisão de casos de diversas especialidades médicas).

Informações coletadas do Lattes em 25/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Psicologia em Hospital Geral

2003 - 2004

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Título: Um estudo sobre a imagem corporal em gestantes cardiopatas
Orientador: Ana Lucia Henriques Gomes
Bolsista do(a): Fundação de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Profissional, FUNDAP, Brasil.

Graduação em Psicologia

1997 - 2002

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: O método Rorschach na avaliaçãoo de mulheres no climatério
Orientador: Paulo Francisco de Castro

Formação complementar

2005 - 2005

Especialização em Família, Infância e Juventude. (Carga horária: 96h). , Instituto Paulista de Psicologia, Estudos Sociais e Pesquisa,, IPPESP, Brasil.

2003 - 2004

Especialização e Aprimoramento em Hospital Geral. (Carga horária: 1762h). , Hospital das Clinicas de São Paulo, HCFMUSP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Distúrbios Psicossomáticos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Treinamento e Reabilitação.

Participação em eventos

Curso de Escoliose do Adulto IPC. 2013. (Encontro).

3° Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes. 2008. (Outra).

Curso sobre "Rastreamento em Saúde Mental Infanti"l-UNIFESP. 2008. (Outra).

Encontro de Fibrose Cística.ministrou palestra:"Recebendo o diagnóstico de Fibrose Cística. Quais as reações emocionais dos pais e familiares. Como lidar com elas?". 2008. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Fibrose Cística. 2008. (Congresso).

Palestra: "Como eleborar uma pergunta de pesquisa e como ler artigos científicos"." no Programa de Educação Continuada do Serviço de Psicologia Hospitalar da Santa Casa. 2007. (Outra).

Palestra: "Noções Básicas de Metodologia de Pesquisa em Saúde Mental" no Programa de Educação Continuada do Serviço de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de São Paulo.. 2007. (Outra).

Palestra: "Psicopatologia dos Transtornos Mentais" no Programa de Educação Continuada do Serviço de Psicologia Hospitalar da Santa Casa..Palestra:. 2007. (Outra).

Palestra: "Uma abordagem Ericksoniana e relaxamento" no Programa de Educação Continuada do Serviço de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de São Paulo.. 2007. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Fibrose Cística. 2006. (Congresso).

3° Congresso Internacional de medicina e Reabilitação da AACD e 5° de Reabilitação da Oritel. 2005. (Congresso).

IX Jornada de Reabilitação-práticas e diversidades-HCFMUSP. 2005. (Outra).

III Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e Outros Métodos Projetivos. Caracteristicas psicologicas observadas em mulheres no periodo do climaterio avaliadas pelo metodo de Rorschach. 2004. (Congresso).

1° Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de avaliação Psicológica: formas e contextos. Funcionamento egóico de uma amostra de mulheres no período do climatério submetidas ao método de Rorschach. 2003. (Congresso).

32ª Reunião Anual de da Sociedade Brasileira de Psicologia. Estudo acerca da ressonância interna em mulheres no período do climatério submetidas ao método de Rorschach. 2003. (Congresso).

Encontro de Pesquisa- Universidade de Guarulhos. Organizacao Egoica de uma amostra de mulheres no periodo do climaterio submetidas ao metodo de Rorschach. 2003. (Congresso).

II Congresso Interamaericano de Psicologia da Saude: Corpo e (in)satisfacao. Um estudo da auto imagem em uma amostra em mulheres no periodo do climaterio. 2003. (Congresso).

32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Estudo acerca da ressonância interna em mulheres no período do climatério submetidas ao método de Rorschach. 2002. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Descrição da dinâmica afetiva em mulheres no período do climatério a partir dos dados do Rorschach. 2002. (Congresso).

3° Encontro em Saúde Mental Infantil. 2001. (Encontro).

Atuação do Psicólogo no Hospital Geral-Hospital Panamericano. 2001. (Encontro).

I Congresso Interamericano de Psicologia da saúde. Estudo comparativo dos dados de afetividade em indivíduos com histórico de drogadição avaliados pelo método de Rorschach. 2001. (Congresso).

II Encontro de Iniciação Científica e VI Mostra de Pós Graduação.Descrição do Tipo de Inteligência em estudantes de Psicologia avaliados pelo método de Rorschach. 2001. (Encontro).

IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outras técnicas de Avaliação Psicológicas.Ressonância interna em indivíduos com histórico de drogadição avaliados pelo método de Rorschach. 2001. (Encontro).

VI Encontro de Iniciação Científica e II Mostra de Pós Graduação da Universidade de Taubaté.Análise comparativa dos conteúdos apresentados nas respostas do teste de Rorschach de indivíduos com histórico de drogadição. 2001. (Encontro).

2° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros métodos projetivos. Estudo de diferentes aspectos no D.F.H. de crianças: uma análise comparativa entre sexos. 2000. (Congresso).

IX Encontro Anual de iniciação Científica.Desempenho de crianças entre sete e onze anos no teste W.I.S.C.. 2000. (Encontro).

XXX Reunião Anual de Psicologia-SBP. Desempenho de crianças entre sete e onze anos no teste W.I.S.C segundo o sexo dos sujeitos. 2000. (Congresso).

II Encontro de Iniciação Científica e de Pesquisadores.Estudo sobre as relações interpessoais e adaptação social infantil a partir do D.F.H.. 1999. (Encontro).

III Encontro de Iniciação Científica.Estudo sobre a fonte dos conflitos infantis em crianças avaliadas através do D.F.H.. 1999. (Encontro).

Extensão Universitária em Teorias e Tecnicas Grupais I e II.. 1998. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Glaucivânia Freitas Guedes

FREGONESE, A.; PIERRO, E. K. A.. Assistência Multiprofissional a gestantes de alto risco e o desenvolvimento da preocupação materna primária. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Aluno: Jamile Santos Souza

WOJCIECHOWSKI, V.; PIERRO, E. K. A.. Repercussões emocionais frente ao diagnóstico de malformação fetal. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Aluno: Maria Luiza Faria Nassar de Oliveira

FLUSCO, F.; PIERRO, E. K. A.. Repercussões psicológicas no vínculo mãe-criança com doença crônica congênita. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Aluno: Camila Bortoleto Alcântara

KITAYAMA, M.; PIERRO, E. K. A.. Diabetes Mellitus Tipo 1:aspectos psicológicos da doença crônica na infância. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Aluno: Camila Siqueira Briglia

HORTA, P. A. C.; PIERRO, E. K. A.. Obesidade Infantil: causas e consequências emocionais. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Aluno: Samantha Moreira

KITAYAMA, M.; PIERRO, E. K. A.. Arteterapia: a arte de inovar com os pacientes adultos em seguimentos ambulatoriais. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Aluno: Tatiane Alves da Silva

HORTA, P. A. C.; PIERRO, E. K. A.. As repercussões emocionais da doença crônica na aprendizagem e comportamento escolar do adolescente. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Orientou

Juliana Ravelli Cavalcante

Repercussões emocionais maternas na vivência do câncer infantil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Orientador: Elen Kirchhoff Appolinario Pierro;

Claudia Mussa

Dor crônica infantil: técnicas que visam seu relaxamento; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Orientador: Elen Kirchhoff Appolinario Pierro;

Natália Villalon Martins

As repercussões emocionais na criança em idade escolar com doença crônica; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Orientador: Elen Kirchhoff Appolinario Pierro;

Adriana Vilela Leite César

Brinquedoteca Hospitalar: uma contribuição no enfrentamento da criança hospitalizada; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Orientador: Elen Kirchhoff Appolinario Pierro;

Produções bibliográficas

  • AMARAL, V. ; Pierro, E.K.A. ; MARCHI, L. ; PIMENTA, L. . The Pivotal Importance of Preoperative Psychological Screening in the Low Back Pain Patient. World Spinal Column Journal , v. v.4, p. p.006-p.011, 2013.

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Características psicológicas observadas em mulheres no período do climatério avaliadas pelo metodo de Rorschach. In: III Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros metodos projetivos, 2004, Porto Alegre. Técnicas Projetivas-produtividade em pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 501-506.

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Organização egóica de uma amostra de mulheres no período do climatério submetidas ao método de Rorschach. In: Encontro de Pesquisa- Universidade de Guarulhos, 2003, São Paulo. Encontro de Pesquisa- Universidade de Guarulhos, 2003.

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Um estudo da auto imagem em uma amostra de mulheres no período do climatério. In: II Congresso Interamaericano de Psicologia da Saude: Corpo e (in)satisfacao, 2003, São Paulo. II Congresso Interamaericano de Psicologia da Saude: Corpo e (in)satisfacao, 2003.

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Funcionamento egóico de uma amostra de mulheres no período do climatério submetidas ao método de Rorschach. In: 32ª Reunião Anual de da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Campinas. Resumos e programas, 2003.

  • APPOLINÁRIO, E. K. . Estudo acerca da Ressonância Interna em mulheres no periodo do climaterio submetidas ao metodo de Rorschach. In: XXXII Reuniao Anual de Psicologia, 2002, Florianopolis. Resumos de Comunicacoes Cientificas, 2002. p. 419-420.

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Descrição da dinâmica afetiva em mulheres no período do climatério a partir dos dados do Rorschach. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão- Resumos, 2002.

  • APPOLINÁRIO, E. K. . Estudo descritivo dos aspectos psicologicos em mulheres no climaterio submetidas ao metodo de Rorschach. In: VII Mostra de TGI, 2002, Sao Paulo. Anais da VII Mostra de TGI, 2002. v. 4. p. 71-71.

  • APPOLINÁRIO, E. K. . Estudo comparativo dos dados de afetividade em individuos com historico de drogadicao avaliados pelo metodo de Rorschach. In: I Congresso Interamericano de Psicologia da Saude, 2001, Sao Paulo. Psicologia Hospitalar, 2001.

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Ressonância interna em indivíduos com histórico de drogadição avaliados pelo método de Rorschach. In: IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outras técnicas de Avaliação Psicológicas, 2001, Itatiba. IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outras técnicas de Avaliação Psicológicas- Resumos, 2001.

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Análise comparativa dos conteúdos apresentados nas respostas do teste de Rorschach de indivíduos com histórico de drogadição. In: VI Encontro de Iniciação Científica e II Mostra de Pós Graduação da Universidade de Taubaté, 2001, Taubaté. Programa e Resumos-VI Encontro de Iniciação Científica e II Mostra de Pós Graduação da Universidade de Taubaté, 2001.

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Descrição do Tipo de Inteligência em estudantes de Psicologia avaliados pelo método de Rorschach. In: II Encontro de Iniciação Científica e VI Mostra de Pós Graduação, 2001, São Paulo. Anais- II Encontro de Iniciação Científica e VI Mostra de Pós Graduação, 2001.

  • APPOLINÁRIO, E. K. . Estudo de Diferentes Aspectos no D.F.H. de criancas: uma analise comparativa entre sexos. In: II Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros metodos projetivos, 2000, Porto Alegre. Resumos dos Trabalhos e Programacao, 2000. p. 77-78.

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Desempenho de criancas entre sete e onze anos no teste W.I.S.C.: comparacao entre generos. In: IX Encontro Anual de Iniciacao Cientifica, 2000, Londrina. Livro de Resumos-IX Encontro Anual de Iniciacao Cientifica. Londrina: UEL, 2000. v. 4. p. 347-348.

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Desempenho de crianças entre sete e onze anos no teste W.I.S.C segundo o sexo dos sujeitos. In: XXX Reunião Anual de Psicologia-SBP, 2000, Brasília. Resumos, 2000.

  • APPOLINÁRIO, E. K. . Estudo sobre relacoes interpessoais e adaptacao social infantil a partir do D.F.H.. In: Segundo Encontro de Iniciacao Cientifica e de Pesquisadores da Universidade de Sorocaba, 1999, Sorocaba. Encontro de Iniciacao Cientifica e de Pesquisadores da Universidade de Sorocaba, 1999.

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Estudo sobre a fonte dos conflitos infantis em crianças avaliadas através do D.F.H.. In: III Encontro de Iniciação Científica, 1999, São José dos Campos. Anais-III Encontro de Iniciação Científica, 1999.

  • CASTRO, P. F. ; APPOLINÁRIO, E. K. . Características psicológicas observadas em mulheres no período do climatério avaliadas pelo método de Rorschach. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • APPOLINÁRIO, E. K. . Funcionamento egóico de uma amostra de mulheres no período do climatério submetidas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Organização egóica de uma amostra de mulheres no período do climatério submetidas ao método de Rorschach. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Um estudo da auto imagem em uma amostra em mulheres no período do climatério. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Estudo acerca da ressonância interna em mulheres no período do climatério submetidas ao método de Rorschach. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APPOLINÁRIO, E. K. . Descrição da dinâmica afetiva em mulheres no período do climatérioa apartir dos dados do Rorschach. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • APPOLINÁRIO, E. K. . Descrição da dinâmica afetiva em mulheres no período do climatérioa apartir dos dados do Rorschach. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Ressonância interna em indivíduos com histórico de drogadição avaliados pelo método de Rorschach. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Estudo comparativo dos dados de afetividade em indivíduos com histórico de Rorschach. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Análise comparativa dos conteúdos apresentados nas respostas do teste Rorschach de indivíduos com histórico de drogadição. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APPOLINÁRIO, E. K. . Diferenças apresentadas na avaliação de inteligência de meninos e meninas: um estudo a partir do WISC. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Estudo de diferentes aspectos no DFH de crianças:uma análise comparativa entre sexos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Desempenho de crianças entre sete e onze anos no teste WISC:comparação entre gêneros. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Diferentes aspectos no DFH de crianças segundo o sexo:estudo das características apresentadas unicamente por meninos ou meninas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Comparação do desempenho de crianças entre sete e onze anos no teste WISC segundo o sexo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Desempenho de crianças entre sete e onze anos no teste WISC segundo o sexo dos sujeitos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Contato com o mundo externo no DFH de crianças: diferenças entre gêneros. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APPOLINÁRIO, E. K. . Estudo sobre a fonte dos conflitos infantis em crianças avaliadas através do DFH. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Caracterização dos membros superiores no DFH em crianças de cinco a oito anos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Características nos olhos no DFH em crianças de cinco a oito anos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • APPOLINÁRIO, E. K. ; CASTRO, P. F. . Levantamento do perfil psicológico de estudantes universitários a partir do teste 16PF. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • APPOLINÁRIO, E. K. . Caracterização do perfil psicológico apresentado por estudantes do primeiro ano em diferentes cursos de graduação:um estudo a partir do inventário de personalidade 16PF. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Prêmios

2004

Título de especialista em Psicologia Hospitalar, Conselho Regional de Psicologia.

1999

Menção Honrosa, Universidade do Vale do Paraíba.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Hospital Sirio-Libanes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: psicóloga hospitalar

Outras informações:
Psicóloga colaboradora no programa de obesidade infantil "Pega Leve"sob a coordenação da médica endocrinologista Dra. Claudia Cozer Kalil

2012 - 2015

Instituto de Patologia da Coluna

Vínculo: , Enquadramento Funcional: psicóloga hospitalar, Carga horária: 20

Outras informações:
Psicóloga responsável pelos atendimentos pré operatórios dos pacientes com deformidades na coluna que necessitavam de intervenção cirúrgica. Participação ativa na equipe multiprofissional e no apoio psicológico aos familiares.

2006 - 2011

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: psicóloga hospitalar, Carga horária: 20

Outras informações:
Psicóloga responsável pelos atendimentos realizados na enfermaria pediátrica da instituição, incluindo intervenções na tríade paciente/familia/equipe. Supervisão e ensino para os alunos da pós graduação do curso de Psicologia Hospitalar e atendimento psicoterápico a alunos residentes da área médica da instituição.

2005 - 2006

Associação e Apoio a Criança Deficiente

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: psicóloga hospitalar, Carga horária: 25

Outras informações:
psicóloga com atividades de reabilitação incluindo tríade paciente/família/equipe.

2003 - 2004

Hospital das Clinicas de São Paulo

Vínculo: aprimoramento, Enquadramento Funcional: aprimoranda de psicologia, Carga horária: 44

Outras informações:
psicóloga aprimoranda em psicologia hospitalar, atuando em contexto ambulatorial, enfermarias, pronto socorro e UTI. Trabalho de suporte emocional a pacientes/familiares e equipes de saúde.