Alexandra Maria Lima de Melo

Mestre em linguística aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Trabalha na área de ensino e aprendizagem com pesquisa em novas tecnologias aplicadas ao ensino de línguas e no treinamento e capacitação de professores e coordenadores pedagógicos. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias e ensino de línguas. Foi professora da Casa de Cultura Britânica, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará por dois anos, Orientadora Pedagógica e professora do Yázigi Intenexus por treze anos, lecionou na Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Universidade do Vale do Acaraú (UVA), no curso de Especialização em Ensino da Língua Inglesa da Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ), na Faculdade Christus, em cursos livres e foi tradutora e intérprete do Fundo Cristão para Crianças. Elaborou provas para concursos das Universidades e apresentou trabalhos em seminários e congressos de Língua Inglesa. Foi repórter de jornal televisivo e apresentou um programa de TV. Foi também professora da Universidade Unimed, do Instituto de Prevençaõ do Câncer do Ceará, do Laboratório Labtech e lecionou inglês para empresas e particulares. Fez parte do staff da Pearson Brasil exercendo a função de Coordenadora Pedagógica de Campo e foi Treinadora certificada (Master Trainer) pela Pearson International. Hoje é sócia-administradora de escolas da franquia Wizard em Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu.

Informações coletadas do Lattes em 09/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística Aplicada

2008 - 2010

Universidade Estadual do Ceará
Título: MSN Messenger - Uma ferramenta que proporciona a colaboração na aprendizagem de línguas mediada pelo computador., Ano de Obtenção: 2010
Antônia Dilamar Araújo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ensino de línguas; ferramenta; novas tecnologias.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação; Informação e comunicação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.

Especialização em Especialização em Ensino da Língua Inglesa

2002 - 2003

Universidade Estadual do Ceará
Título: Análise de um software para o ensino de língua via Internet.
Orientador: João Tobias Lima Sales

Graduação em Comunicação Social

1992 - 1997

Universidade Federal do Ceará

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento Pedagógico em Educação Básica. (Carga horária: 80h). , Instituto Superior de Educação de São Paulo, ISESP/Singularid, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Conceitos Estruturantes da Educação: teoria e prática.. (Carga horária: 32h). , Instituto Superior de Educação de São Paulo, ISESP/Singularid, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Participação em eventos

Braz-Tesol International. 2014. (Seminário).

13th Braz-Tesol Fortaleza Chapter Event.Having Fun with Phonetics. 2007. (Outra).

Making the Learning of English More Profound.Why write: Consolidation, Communication and Learning. 2007. (Seminário).

Making the Learning of English More Profound.Knowledge on Phonetics: a request by teachers. 2007. (Seminário).

Seminário para Professores de Língua Inglesa. 2000. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • MELO, A. M. L. . O uso das novas tecnologias e ensino: mudanças de atitudes, mudanças de comportamento?. Revista Querubim , v. 01, p. 39/05-44, 2008.

  • MELO, A. M. L. . ?MSN Messenger ? Uma ferramenta que proporciona a colaboração na aprendizagem de línguas mediada pelo computador. In: I FLAEL ? Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e no V Colóquio de Metodologia do Ensino de Língua e Literatura realizada pela UFC ? Universidade Federal do Ceará, 2008, Fortaleza. I FLAEL. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008. v. 1. p. 1-80.

  • MELO, A. M. L. . ?Uso pedagógico do computador ? ferramenta colaborativa na aprendizagem de línguas e desenvolvimento da competência comunicativa?. In: XXII Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos realizado pelo GELNE ? Grupo de Estudos Lingüísticos e pela UFAL ? Universidade Federal de Alagoas em Maceió ? AL;, 2008, Maceió. XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2008. v. 1. p. 13-277.

  • MELO, A. M. L. . ?Uso pedagógico do computador ? ferramenta colaborativa na aprendizagem de línguas e desenvolvimento da competência comunicativa? nos anais da XXII Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos realizado pelo GELNE ? Grupo de Estudos Lingüísticos e pela UFAL ? Universidade Federal de Alagoas em Maceió ? AL;. In: XXII Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos realizado pelo GELNE ? Grupo de Estudos Lingüísticos e pela UFAL ? Universidade Federal de Alagoas em Maceió ? AL;, 2008, Fortaleza. XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos - Programação e Resumos. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2008. v. 1. p. 13-277.

  • MELO, A. M. L. . ?MSN Messenger ? Uma ferramenta que proporciona a colaboração na aprendizagem de línguas mediada pelo computador. In: I FLAEL ? Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e no V Colóquio de Metodologia do Ensino de Língua e Literatura realizada pela UFC ? Universidade Federal do Ceará;, 2008, Fortaleza. I FLAEL. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008. v. 1. p. 1-80.

  • MELO, A. M. L. ; Jonsson, M. . Acompanhamento de Alunos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, A. M. L. . Kit Pedagógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, A. M. L. . A gestão acadêmica dentro do PEF - Programa de Excelência em Franquias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, A. M. L. ; Jonsson, M. . Professor Coach. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, A. M. L. . Os desafios da nova sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, A. M. L. . Avaliação Todo Dia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, A. M. L. . Uso pedagógico do computador ? ferramenta colaborativa na aprendizagem de línguas e desenvolvimento da competência comunicativa?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, A. M. L. . MSN Messenger ? Uma ferramenta que proporciona a colaboração na aprendizagem de línguas mediada pelo computador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, A. M. L. . Why write: Consolidation, Communication and Learning. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, A. M. L. . Knowledge on Phonetics: a request by teachers. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, A. M. L. . Phonetics: a request by teachers. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, A. M. L. . Having Fun with Phonetics. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELO, A. M. L. . Why write - Consolidation, Communication and Learning. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

MELO, A. M. L. ; Oliveira, C. W. F. . Soda Kaos. 1995. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MELO, A. M. L. . Kit Pedagógico. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MELO, A. M. L. ; Jonsson, M. . Professor Coach. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MELO, A. M. L. . Reportagem Jornalística. 1995.

MELO, A. M. L. . Soda Kaos. 1995.

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    MSN MESSENGER ? UMA FERRAMENTA QUE PROPORCIONA A COLABORAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS MEDIADA PELO COMPUTADOR., Descrição: Análise do uso pedagógico do MSN Messenger, interface computacional de comunicação síncrona disponibilizado gratuitamente pela Microsoft na Internet, como uma ferramenta que proporciona a colaboração na aprendizagem de línguas e desenvolvimento da competência comunicativa mediada pelo computador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandra Maria Lima de Melo - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Prêmios

2015

Treinadora Certificada - Master Trainer, Pearson International.

2011

TOEIC - Test of English for International Communication, ETS.

2010

Mestre em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará.

2000

Proficiência na Língua Inglesa, Universidade de Londres.

2000

Especialista em Ensino da Língua Inglesa, Universidade Estadual do Ceará.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pearson Campinas, Pearson Campinas. , Avenida Andrade Neves - de 2538, Jardim Chapadão, 13070001 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 37432000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - 2012

Faculdade Vale do Jaguaribe

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização

Outras informações:
Lecionou a disciplina de Avaliação e Produção de Material Didático no Curso de Especialização em Ensino da Língua Inglesa.

2012 - 2012

Faculdade Christus

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês Instrumental, Carga horária: 6

Outras informações:
Lecionou a disciplina de Inglês Instrumental para os alunos do Curso de Direito da Faculdade Christus.

2012 - 2012

Labtech Anatomia Patologica e Patologia Molecular

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês Instrumental, Carga horária: 2

Outras informações:
Lecionou a disciplina de Inglês Instrumental na referida instituição.

2012 - Atual

Pearson Campinas

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica de Campo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2007

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Passei 2 anos trabalhando como professora substituta da Casa de Cultura Britânica, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará.

Atividades

  • 01/2006 - 12/2007

    Extensão universitária , Centro de Humanidades.Atividade de extensão realizada, Professora da Casa de Cultura Britânica.

2008 - 2010

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Professora Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Bolsista, Carga horária: 10

2009 - 2012

UNIVERSIDADE UNIMED

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 6

2009 - 2012

UNIVERSIDADE UNIMED

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 6

2009 - 2012

Instituto de Prevenção ao Câncer do Ceará

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 3

Outras informações:
Lecionou para os médicos do Instituto.

2000 - 2005

Fundo Cristão Para Crianças

Vínculo: Tradutora e Intérprete, Enquadramento Funcional: Tradutora e Intérprete