Claudia Eugênia Castro Bravo

Bióloga com mestrado, doutorado e pós-doutorado, na área de Microbiologia. Formação e experiência acadêmica são na área de Microbiologia Aplicada e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biodiversidade microbiana, taxonomia de leveduras, otimização de processos fermentativos para obtenção de biomoléculas. Atualmente é professora do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Francisco Beltrão (UTFPR/FB). Publicou trabalhos em periódicos nacionais e internacionais abordando diferentes aspectos do conhecimento destacando-se a área da microbiologia aplicada a bioprocessos. Os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica são: bioprocessos, fermentação, biomoléculas, leveduras.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências dos Alimentos

2000 - 2004

Universidade Federal de Lavras
Título: Identificação de leveduras envolvidas no processo de ensilagem de cana-de-açúcar e utilização de extratos vegetais como seus inibidores.
Orientador: Rosane Freitas Schwan
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fermentação; silagem; extratos vegetais; Identificação de Leveduras.Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Ciências dos Alimentos

1996 - 1998

Universidade Federal de Lavras
Título: Determinação de Condições Ideais para Produção de Poligalacturonase por Kluyveromyces marxianus,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Eliana Pinheiro de Carvalho
Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Bacharel em Ciências Biológicas

1991 - 1994

Universidade de Taubaté

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2006 - 2006

Pós-Doutorado. , Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, EPAMIG, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos / Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Modelagem de Negócios. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Compostagem. (Carga horária: 10h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Agrobiologia, EMBRAPA, Brasil.

2017 - 2017

Desenvolvimento Gerencial com ênfase em Análise Transacional (AT 101). (Carga horária: 16h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2017 - 2017

Descarte de Resíduos Químicos. (Carga horária: 300h). , Faculdade Sul Mineira, FASUL, Brasil.

2017 - 2017

Cerveja Artesanal. (Carga horária: 300h). , Faculdade Sul Mineira, FASUL, Brasil.

2017 - 2017

Análise de Solos. (Carga horária: 300h). , Faculdade Sul Mineira, FASUL, Brasil.

2010 - 2010

Tratamento de Efluentes e Resíduos Sólidos. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2008 - 2008

Bioquímica nos Alimentos. (Carga horária: 30h). , Escola Agrotécnica Federal de Satuba, EAFS, Brasil.

2006 - 2006

Reciclagem Global em Laticínios. (Carga horária: 80h). , Instituto de Laticinios Candido Tostes, ILCT, Brasil.

2006 - 2006

Treinamento da Linha de produtos 3M- Microbiologia. (Carga horária: 3h). , Instituto de Laticinios Candido Tostes, ILCT, Brasil.

2006 - 2006

Controle de Qualidade em Produtos Lácteos. (Carga horária: 24h). , Instituto de Laticinios Candido Tostes, ILCT, Brasil.

2002 - 2002

Microbiologia do Rúmen. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2002 - 2002

Marcadores Moleculares. (Carga horária: 16h). , Empresa de Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA - JF, Brasil.

2000 - 2000

Controle Microbiológico de Ambiente e Superfícies. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

1999 - 1999

Métodos Básicos em Microbiologia. (Carga horária: 20h). , Instituto de Laticinios Candido Tostes, ILCT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biotecnologia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Microbiologia e Bioquímica do Solo.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRAVO, C.E.C. . IV Workshop de Ciência Tecnologia e Inovação. 2017. (Outro).

BRAVO, C.E.C. . III Workshop de Ciência Tecnologia e Inovação. 2016. (Outro).

BRAVO, C.E.C. . IV Workshop de Ciência Tecnologia e Inovação. 2017. (Outro).

BRAVO, C.E.C. . III Workshop de Ciência Tecnologia e Inovação. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Modelagem de Negócios. 2018. (Outra).

II WCTI - Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação.Qualidade Microbiológica do ar nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Câmpus Francisco Beltrão. 2014. (Encontro).

II Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI).Caracterização físico-química de efluente agroindustrial proveniente do beneficiamento de milho. 2014. (Oficina).

II Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI).Produção de biomassa de Saccharomyces boulardii. 2014. (Oficina).

II Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI).Aproveitamento biotecnológico de levedura cervejeira para hidrólise e extração de biomoléculas. 2014. (Oficina).

II Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI).Avaliação do potencial antimicrobiano de frutas nativas. 2014. (Oficina).

II Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI).Influência de parâmetros operacionais e nutricionais na produção de biomassa de Saccharomyces boulardii. 2014. (Oficina).

XIX SICITE- Seminário de Iniciação Científica e Tecnológia da UTFPR.Produção de biomassa de Saccharomyces boulardii. 2014. (Seminário).

XVIII SICITE - Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Avaliador dos trabalhos científicos. 2014. (Seminário).

Simpósio Internacional sobre interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na extrensão-Região Sul.Atividades práticas supervisionadas (APS) como promotoras da interdisciplinaridade no curso de engenharia ambiental. 2013. (Simpósio).

XVIII SICITE - Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Estudo in vitro do antagonismo de leveduras contra Escherichia coli utilizando o método de multicamadas e a técnica de Pour Plate. 2013. (Seminário).

Mostra de trabalhos Expo UT 2009.Incidência de micro-organismos patogênicos e indicadores e queijo colonial comercializados no município de Francisco Beltrão, PR. 2009. (Encontro).

24ºCongresso Brasileiro de Microbiologia. CONTROLE DO CRESCIMENTO DE LEVEDURAS UTILIZANDO EXTRATOS VEGETAIS ANTIMICROBIANOS. 2007. (Congresso).

Simpósio LatinoAmericano de Ciências de Alimentos.ISOLAMENTO DE LEVEDURAS DE QUEIJO MINAS ARTESANAL COM POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO PARA APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E FARMACÊUTICA. 2007. (Simpósio).

VI Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas. Sugarcane broth utilization in the culture medium elaboration for Lactobacillus plantarum. 2007. (Congresso).

XV CONGRESSO PAULISTA DE FARMACÊUTICOS E VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FARMACÊUTICOS. INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NA MICROBIOTA DO SORO DE QUEIJO MINAS FRESCAL. 2007. (Congresso).

IX World Conference on Animal Production. IX World Conference on Animal Production. 2003. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. Isolamento e identificação de leveduras envolvidas no processo fermentativo de cana-de-açúcar ensilada. 2003. (Congresso).

4 Encontro Nacional de Biólogos.4 Encontro Nacional de Biólogos. 2002. (Encontro).

Semana da Biologia da UFJF.Semana da Biologia. 2002. (Simpósio).

Tecnologia FT-NIR para análise de alimentos. 2002. (Seminário).

2 Minas Leite - EMBRAPA. 2000. (Simpósio).

XVII Congresso Nacional de Laticínios. 2000. (Congresso).

I Seminário Tecnológico de Leites Fermentados e Reciclagem de Conhecimentos dos Principais Queijos Brasileiros. 1999. (Seminário).

Novos Métodos Cromogênicos e Fluorogênicos em Microbiologia. 1999. (Oficina).

Seminário Técnico-Científico em Comemoração aos 25 anos da EPAMIG. 1999. (Seminário).

XVI Congresso Nacional de Laticínios. 1999. (Congresso).

V Congresso LatinoAmericano de Microbiologia e Higiêne de Alimentos. V Congresso LatinoAmericano de Microbiologia e Higiêne de Alimentos. 1998. (Congresso).

IX Semana da Biologia. 1994. (Congresso).

VIII Semana da Biologia. 1993. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: JANAÍNA FREITAS DE ANDRADE

FROEHLICH, A.; SILVA, M. C. D.; BRAVO-MARTINS, C. E. C.. Caracterização do vendedor e do consumidor de churrasquinho de rua no município de Maceió-AL. 2008. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Waléria Dantas Pereira

FROEHLICH, A.; SILVA, M. C. D.; BRAVO-MARTINS, C. E. C.. Avaliação Microbiológica de Sushis e Sashimis Comercializados na Cidade de Maceió - AL. 2008. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Morgana Suszek Gonçalves

SAMPAIO, S.C.; CORRÊA, M.M.;BRAVO, C.E.C.; GOMES, S.D.; COSTA, M.S.S.M.. Lixiviação, formação de resíduos ligados e biorremedeiação de atrazina em solo subtropical submetido à aplicação de água residuária na suinocultura. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ronaldo Follman Santos

POKRYWIECKI, T. S.; POKRYWIECKI, J. C.;BRAVO, C.E.C.; MANOSSO, F. C.. Caracterização e Proposta de Tratamento dos Resíduos Químicos Gerados no Laboratório de Águas e Resíduos Líquidos da UTFPR Câmpus Francisco Beltrãi. 2013 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Laura Maria Fregonese Antunes

BRAVO, C.E.C.; POKRYWIECKI, T. S.; MANOSSO, F. C.. Caracterização de Efluentes Gerados em Laboratórios de Análises Clínicas. 2013 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: RONALDO FOLLMANN SANTOS

BRAVO, C.E.C.. Caracterização e proposta de tratamento dos resíduos químicos gerados no laboratório de águas e resíduos líquidos da UTFPR-Campus Francisco Beltrão. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especial. em ciência e tec. ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Loreni Teresiinha Espaniol

RAUEN, T.G.BRAVO, C.E.C.; POKRYWIECKI, T. S.. Avaliação das características físico-químicas, biológicas e ecotoxicológicas de fonte de água natural em propriedade rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Helen Caroline Zonta Abilhôa

BRAVO, C.E.C.TONIAL, I. B.PINTO, E. P.. Produção de Óleos Microbianos por Saccharomyces spp.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Joice Cardoso

RAUEN, T.G.BRAVO, C.E.C.. Avaliação da Capacidade de Retenção de Óleo Diesel pela Matéria Orgânica Presente em Substratos de solo através do Método de Lixiviação Simplificado.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jaqueline Klem Bohrer

POKRYWIECKI, T. S.; DUSMAN, E.;BRAVO, C.E.C.. Uso de Processos Oxidativos Avançados no Tratamento dos Resíduos Líquidos Oriundos da Estação de Tratamento de Esgoto do Município de Marmeleiro - PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Joice Cardoso

BRAVO, C.E.C.RAUEN, T.G.CEMBRANEL, A. S.. Relação entre matéria orgânica e teor de óleos e graxas de dois substratos distinstos contaminados por óleo diesel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Kamila Paula Machado Rech e Vanessa Zorzan

PINTO, E. P.BRAVO, C.E.C.; WRUBLACK, S.. APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA CERVEJEIRA NA ELABORAÇÃO DE CUPCAKE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Danilei Machado de Oliveira

BRAVO, Claudia E.C.; GUIMARÃES, E.;CEMBRANEL, A. S.. Atividades Proteolítica de Diferentes Espécies Microbianas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Renan Eliézer Heckler

CEMBRANEL, A. S.; POKRYWIECKI, T. S.;BRAVO, Claudia E.C.. Gerenciamento de Resíduos Líquidos e Toxicidade do Efluente em Empresas de Reparação Automotiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Miguel Felipe de Souza Lima

VIELMO, H.; CONCEICAO, P. S.; PRADO, N. V.;BRAVO, Claudia E.C.. Compostagem: produção, análise e aplicação de compostos na cultura de alface. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Leoberto Savegnago

BRAVO, C.E.C.. Caracterização do esgoto oriundo de fossa séptica biodigestora e seu potencial para aplicação na agricultura como biofertilizante. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Diandra Faust

BRAVO, C.E.C.. Avaliação da eficiência do tratamento de esgoto por estação de zonas de raízes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Annelisa Farah da Silva

VIEIRA, R. C. P. A.; FRIEDRICH, D. B. C.; BRAVO-MARTINS, C. E. C.. Levantamento dos casos de intoxicação alimentar na região de Juiz de Fora no período de 2005/2006: Estudo de Casos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lívia de Oliveira Santos

FURTADO, M. A. M.; VASCONCELOS, E. G.; BRAVO-MARTINS, C. E. C.. Detecção de whey protein em marcas comerciais de suplemento para nutrição desportiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

SOARES, I. A.; MOURA, A. C.; TOLOMEOTTI, K. R. B.; IZUMI, E.;BRAVO, C.E.C.. BANCA AVALIADORA DE CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO FEDERAL, NA CATEGORIA FUNCIONAL DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR ? CLASSE ?A?, DENOMINAÇÃO ?ADJUNTO A?. 2018. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

BRAVO, C.E.C.. Banca Avaliadora de Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor de Ensino Básico, técnico e tecnológico - Área de conhecimento: Biologia - IFPR Barracão. 2014. Instituto Federal do Paraná.

COPETTI, M.V.;BRAVO, C.E.C.; ZAMBIAZI, R.C.. Membro Titular da Comissão Examinadora relativa ao Concurso Público de Provas e Títulos do Concurso referente ao Edital 51/2009. 2009. Universidade Federal do Pampa.

BRAVO, Claudia E.C.PINTO, E. P.; SANTOS, E. C.. Exame de Suficiência. 2018. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

BRAVO, C.E.C.PINTO, E. P.; SANTOS, E. C.. Exame de Suficiência. 2018. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DUSMAN, E.; LINGNAU, R.;BRAVO, C.E.C.. Processo Seletivo para professor Substituto. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

BRAVO, C.E.C.. XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR - SICITE. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

BRAVO, C.E.C.. VI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR - Câmpus FB. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

BRAVO, C.E.C.. Banca Examinadora do 4 processo seletivo simplificado para contratação de docente por prazo determinado da Unioeste, na área/matéria de Biofísica e Fisiologia Humana. Campus de Francisco Beltrão. 2013. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

BRAVO, C.E.C.. Comitê Técnico Científico do XXVI Congresso Nacional de Laticínios. 2009. Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.

BRAVO, C.E.C.. Comitê Técnico Científico do XXV Congresso Nacional de Laticínios. 2008. Instituto de Laticinios Candido Tostes.

BRAVO, C.E.C.. Comitê Técnico Científico do XXIVCongresso Nacional de Laticínios. 2007. Instituto de Laticinios Candido Tostes.

BRAVO, C.E.C.. Comitê Técnico Científico do XXIII Congresso Nacional de Laticínios. 2006. Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.

BRAVO, C.E.C.. Comitê Técnico Científico do XXII Congresso Nacional de Laticínios. 2005. Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.

BRAVO, C.E.C.. Comitê Técnico Científico do XXI Congresso Nacional de Laticínios. 2004. Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Augusto Ramalho de Morais

CARVALHO, E. P.;MORAIS, A. R.; SCHWAN, R. F.. Determinação de condições ideais para a produção de poligalacturonase por Kluyveromyces marxianus. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras.

ROSANE FREITAS SCHWAN

SCHWAN, R. F.CARVALHO, E. P.; MORAIS, A. R.. Determinação de condições ideais para a produção de poligalacturonase por Kluyveromyces marxianus. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Nathalia Marcon Toller

Avaliar a degradação da atrazina em concentração ambientalmente relevante, através de análises físicas-químicas e espectroscópicas; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Coorientador);

Edson Stupp da Silva

Utilização do caldo da uva-Japão (Hovenia dulcis) como substrato em processo fermentativo para a produção de álcool; ; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Magalí Aparecida Schllemer

Utilização de manipueira na elaboração de meio de cultura para crescimento da levedura Saccharomyces boulardii; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especial; em ciência e tec; ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Laura Maria Fregonese Antunes

Caracterização de efluentes gerados em laborátorios de análises químicas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especial; em ciência e tec; ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Magalí Aparecida Schllemer

UTILIZAÇÃO DE MANIPUEIRA NA ELABORAÇÃO DE MEIO DE CULTURA PARA CRESCIMENTO DA LEVEDURA Saccharomyces boulardii; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Fernanda Joice Cardoso

Relação entre Matéria Orgânica e Teor de Óleos e Graxas de Dois substratos Contaminados por Óleo Diesel; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Helen Caroline Abilhôa

Produção de Óleos Microbianos por Saccharomyces spp; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Danieli Machado de Oliveira

Atividades Proteolítica de Diferentes Espécies Microbianas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Lucas Nogueira e Danilo

DETERMINAÇÃO DA BIOMASSA MICROBIANA COMO INDICADOR DA QUALIDADE DO SOLO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Franklin Willian Barbosa

Produção de Biossurfactantes por Bacillus cereus; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Regiane Strapazzon

Determinação de condições ideais para produção de biossurfactante por Kluyveromyces marxianus; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Leila Salmória

Aproveitamento de resíduo cervejeira para obtenção de farinha proteica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Diandra Faust Silveira

Avaliação da eficiência de uma estação de tratamento de esgoto doméstico por zona de raízes; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Leoberto Savegnago

Caracterização de efluente rural oriundo de fossa séptica biodigestora e seu potencial para aplicação na agricultura com o biofertilizante; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Paula Maruthia Bavaresco

Produção de biossurfactantes por diferentes espécies de leveduras; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Regiane Strapazzon

Obtenção de parede celular de Saccharomyces boulardii; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Vitória Brocardo de leon

Caracterização centesimal da água de maceração de milho; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Helen Caroline Abilhôa

Obtenção de biomassa de Saccharomyces boulardii; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

MARINA CANTON

Utilização de água de maceração de milho para obtenção de biomassa microbiana; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

MARINA CANTON

Produção de biomassa microbiana utilizando meio de cultura à base de água de maceração de milho; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

MARINA CANTON

Produção de Biomassa de Saccharomyces boulardii; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

MARINA CANTON

Utilização de água de maceração de milho para obtenção de biomassa microbiana; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambinetal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Helen Caroline Abilhôa

Obtenção de biomassa de Saccharomyces boulardii; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Maico Chiarelotto

Obtenção de parede celular hidrolisada de Saccharomyces boulardii; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Vitória Brocardo de leon

Caracterização centesimal da água de maceração de milho; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

MARINA CANTON

Aproveitamento biotecnológico de manipueira para produção de biomassa de Saccharomyces boulardii; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Helen Caroline Zonta Abilhôa

Aproveitamento biotecnológico de manipueira para produção de biomassa de Saccharomyces boulardii; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Regiane Strapazzon

Aproveitamento biotecnológico de manipueira para produção de biomassa de Saccharomyces boulardii; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Vitória Brocardon de Leon

Produção de biomassa microbiana utilizando meio de cultura à base de água de maceração de milho; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Tamara Garcia Pinho

Avaliação do potencial antimicrobiano de frutas nativas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

THIAGO ANDRÉ BEZERRA HIGUCHI

Avaliação do potencial antimicrobiano de frutas nativas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Leno Sartori

Produção de Biomassa por Saccharomyces boulardii; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Kelvin Teixeira dos Santos Souza Laurindo

Estudo in vitro do antagonismo de leveduras contra Escherichia coli utilizando o método de multicamadas e a técnica de Pour Plate; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Joanny Kamila de Oliveira

Estudo da Atividade Antimicrobiana de Leveduras Frente à Micro-organismos Patogênicos; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Kelvin Teixeira

Estudo in vitro do Antagonismo de extratos vegetais contra Escherichia coli utilizando o método de multicamadas e a técnica de pour plate; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Francieli Braghini

Avaliação Microbiológica de Queijos Coloniais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

CAMILA BALDO

Avaliação da capacidade de inibição de leveduras contra Salmonella sp; utilizando método de multicamadas; 2011; Iniciação Científica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Carla Mara Kubiak

Pesquisa de Salmonella sp; em queijos artesanais; 2011; Iniciação Científica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Ana Letícia Kupkovsky

Incidência de micro-organismos patogênicos e indicadores em queijo colonial comercializados no município de Francisco Beltrão, PR; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Luana Antonello Muller dos Santos

Pesquisa de micro-organismos patogênicos em Queijos Coloniais; 2010; Iniciação Científica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Daiana Lauxen

Influência de Fatores Abióticos e Bióticos no desenvolvimento microbiano; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Diego Moraes

Caracterização Morfológica de Leveduras Presentes em Queijos Artesanais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Rosiélly Dayani Pedroso da Silva

Pesquisa de micro-organismos patogênicos e isolamento de leveduras em queijos coloniais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Almir Rudson da Silva

Diagnóstico do Conhecimento das Práticas Higiênico-Sanitárias nas Operações de Ordenha em Propriedades Rurais Produtoras de Leite de Cabra como Agente de Desenvolvimento da Região de Igaci ? AL; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Superior em Tecnologia de Laticínios) - Escola Agrotécnica Federal de Satuba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Wagner Wildey Silva de Melo

Avaliação da qualidade microbiológica de amostras de água provenientes de agroindústrias; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Superior em Tecnologia de Laticínios) - Escola Agrotécnica Federal de Satuba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Lays Lins Calisto

Monitoramento da Qualidade Microbiológica do Leite de Cabra produzido pela Associação de Agricultores Alternativos do Município de Igaci-AL; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Superior em Tecnologia de Laticínios) - Escola Agrotécnica Federal de Satuba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Roberta Castro Martins

Produção de biossurfactantes por microrganismos e técnicas analíticas; 2017; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Kelvin Teixeira dos Santos Souza Laurindo

Orientadora de Estágio Obrigatório; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Paula Maruthia Bavaresco

Orientadora de Estágio Obrigatório; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Franklin Wilian Barbosa

Orientadora de Estágio Obrigatório; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Miguel Felipe de Souza Lima

Orientador de Estágio Obrigatório; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Gustavo Aguilar Veiga

Professora-orientadora de Estágio no Curso de Engenharia Ambiental da UTFPR-FB; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Leila Salmória

Professora-orientadora de Estágio no Curso de Engenharia Ambiental da UTFPR-FB; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Orlando de Paris Junior

Professora-orientadora de Estágio no Curso de Engenharia Ambiental da UTFPR-FB; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Leoberto Savegnago

Orientadora de Estágio Supervisionado; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Luciana Ikeda

Orientadora de Estágio Supervisionado; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Orlando de Paris Junior

Orientadora de Estágio Supervisionado; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Vitória Brocardo de leon

Orientadora de Estágio Supervisionado; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

João Henrique Zanatta

Desenvolvimento de barra de cereal à base de malte e farinha de levedura; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Driélli Rogério Carvalho

Estágio Supervisionado; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Francieli Braghini

Estágio Supervisionado; 2012; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Diandra Faust

Projeto BelaAraucária; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol; Científico e Tecnol; do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Mônica Bach

Professora-orientadora no Programa de Monitoria da UTFPR em Microbiologia; 2010; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Leide Chaiane Gaspar da Silva

Professora-orientadora em Microbiologia no Programa de Monitoria da UTFPR; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Claudia Eugênia Castro Bravo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

angela Froehlich

Monitoramento Microbioloógico e Físico-Químico do Leite de Cabra Produzido pela Associação de Agricultores Alternativos do Município de Igaci, AL; visando a implantação das Boas Práticas de Fabriacação do Leite Cru e de Seus Derivados; 2008; Orientação de outra natureza - Escola Agrotécnica Federal de Satuba; Orientador: Angela Froehlich;

Luiz Ronaldo de Abreu

Determinação de condições ideais para a produção de poligalaturonase por Kluyveromyces masxianus; 1998; 77 f; Dissertação (Mestrado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Luiz Ronaldo de Abreu;

ROSANE FREITAS SCHWAN

Determinação de condições ideais para a produção de poligalacturonase por Kluyveromyces marxianus; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rosane Freitas Schwan;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CEMBRANEL, A. S. ; TELES, T. J. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . QUALIDADE AMBIENTAL DE NASCENTE EM ÁREA URBANA. Revista Tecnologia e Ambiente , v. 25, p. 145-159, 2019.

  • BEGNINI, K. ; FABRIS, B. R. ; BRAVO, C.E.C. ; POKRYWIECKI, T. S. ; TONIAL, I. B. . AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DAS ATIVIDADES ANTRÓPICAS NA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO MARRECAS ? FRANCISCO BELTRÃO/PR.. Revista de Tecnologia e Ambiente , v. 20, p. 01-17, 2014.

  • OLIVEIRA, D.F. ; PORTO, M. A. C. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE QUEIJOS MINAS ARTESANAL PRODUZIDOS EM DIFERENTES MICRORREGIÕES DE MINAS GERAIS.. Oikos: Revista Brasileira de Economia Doméstica , v. 24, p. 185-196, 2013.

  • OLIVEIRA, D.F. ; TONIAL, I. B. ; BRAVO, C.E.C. . Produção de ácido lático e viabilidade celular de Lactobacillus plantarum inoculado em caldo de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) suplementado.. Revista Pan-Amazônica de Saúde (Impresso) , v. 4, p. 67-71, 2013.

  • GONÇALVES, M.S. ; SAMPAIO, S.C. ; SENE, L. ; SUSZEK, F.L. ; COELHO, S.R.M. ; BRAVO, C.E.C. . Isolation of filamentous fungi present in swine wastewater that are resistant and with the ability to remove atrazine. African Journal of Biotechnology , v. 11, p. 11074-11077, 2012.

  • OLIVEIRA, D. F. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . Whey of milk: a valuable product. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes , v. 67, p. 64-71, 2012.

  • OLIVEIRA, D.F. ; COELHO, A. R. ; SILVEIRA JUNIOR, J. F. ; BRAGHINI, F. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . Avaliação da qualidade microbiológica e nutricional de salsichas tipo hot dog. Revista do Instituto Adolfo Lutz (Impresso) , v. 71, p. 37, 2012.

  • SILVEIRA JUNIOR, J. F. ; OLIVEIRA, D. F. ; BRAGHINI, F. ; LOSS, E.M.S ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . Caracterização Físico-Química de queijos coloniais produzidos em diferentes épocas do ano.. Revista do Instituto de Latícinios Cândido Tostes , v. 67, p. 67-80, 2012.

  • OLIVEIRA, D. F. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . Influência das estações primavera e verão sobre a composição físico-química e avaliação microbiológica de queijos coloniais comercializados no sudoeste do Paraná.. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 64, p. 521-523, 2012.

  • OLIVEIRA, D.F. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I.B. . Sazonalidade como fator interferente na composição físico-química e avaliação microbiológica de queijos coloniais. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 64, p. 521-523, 2012.

  • TONIAL, I. B. ; BRAVO, C.E.C. ; SOUZA, N.E. ; MATSUSHITA, M. ; FURUYA, W. M. ; VISENTAINER, J.V. . Qualidade Nutricional dos Lipídeos de Tilápias (Oreochromis niloticus) Alimentadas com Ração Suplementada com Óleo de Soja.. Alimentos e Nutrição (UNESP. Marilia) , v. 22, p. 103-112, 2011.

  • TONIAL, I. B. ; OLIVEIRA, D.F. ; BRAVO, C.E.C. ; SOUZA, N.E. ; MATSUSHITA, M. ; VISENTAINER, J.V. . Caracterização Físico-Química e Perfil Lipídico do Salmão (Salmo salar L.). Alimentos e Nutrição (UNESP. Marilia) , v. 21, p. 91-96, 2010.

  • Ávila, C.L.S. ; Bravo Martins, C.E.C. ; Schwan, R.F. . Identification and characterization of yeasts in sugarcane silages. Journal of Applied Microbiology (Print) , p. no-no, 2010.

  • GONCALVES, M. S. ; KUMMER, L. ; SEJAS, M.I. ; RAUEN, T.G. ; BRAVO, C.E.C. . Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Universidade Tecnológica Federal de Paraná Campus Francisco Beltrão. Revista Brasileira de Ciências Ambientais , v. 15, p. 79-84, 2010.

  • BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; Castro-Gómez, R.J.H. ; SARROUH, B.F. ; SILVA, S.S. . Production of Cellulolytic Enzymes by Anaerobic Fungi Cultivated in Different Conditions. International Journal of Food Engineering , v. 5, p. 1/14-13, 2009.

  • BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; OLIVEIRA, E. R. L. ; SILVA, J. D. F. ; MELO, W. W. S. ; FROEHLICH, A. . Diagnóstico do conhecimento das práticas higiênico-sanitárias nas operações de ordenha em propriedades rurais produtoras de leite de cabra.. Revista brasileira de nutrição animal , v. 02, p. 12-22, 2008.

  • HOTT, S. C. ; AMARAL, L. M. ; Castro-Gómez, R.J.H. ; BRAVO-MARTINS, C. E. C. . Tratamento térmico do soro de queijo para determinação de condições ideais para produção de b-galactosidase por Kluyveromyces marxianus. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes , v. 2, p. 165-168, 2007.

  • ALVARENGA, A.L. ; Schwan,R.F. ; DIAS, D. R. ; SCHWAN-ESTRADA, K. R. F. ; BRAVO-MARTINS, C. E. C. . Atividade antimicrobiana de extratos vegetais sobre bactérias patogênicas humanas. Revista Brasileira de Plantas Medicinais (Impresso) , v. 9, p. 86-91, 2007.

  • BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; CARNEIRO, H. ; Castro-Gómez, R.J.H. ; FIGUEIREDO, H. C. P. ; Schwan,R.F. . Chemical and microbiological evaluation of ensiled sugar cane with different additives.. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso) , v. 37, p. 499-504, 2006.

  • BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; Silva, P.H.F. da . Queijo de Coalho: aspectos físico-químicos e microbiológicos.. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes , v. 61, p. 17-21, 2006.

  • MARTINS, I.P. ; SILVEIRA, I.A. ; BRAVO-MARTINS, C. E. C. . Aflatoxinas e risco de contaminação do leite humano. Pro Homine (Lavras) , v. 1, p. 12-16, 2002.

  • BRAVO, C.E.C. ; CARVALHO, E.P. ; Schwan,R.F. ; Castro-Gómez, R.J.H. ; PILÓN, L. . Determinação de Condições Ideais para a Produção de Poligalacturonase por Kluyveromyces marxianus. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 24, p. 103-136, 2000.

  • OLIVEIRA, D.F. ; BRAVO, C.E.C. ; BADARÓ, A.C.L. ; TONIAL, I. B. . ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, CONTEÚDO LIPÍDICO E QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA DE QUEIJOS COLONIAIS. In: 27 CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS, 2010, JUIZ DE FORA. ANAIS DO 27 CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS, 2010.

  • MOSCHEN, F. ; SERAFINI, L.F. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. ; BADARÓ, A.C.L. . QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO QUEIJO COLONIAL INDUSTRIALIZADO NA MICRORREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO-PR.. In: 27 CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS, 2010, JUIZ DE FORA. ANAIS DO 27 CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS, 2010.

  • SA, J. F. O. ; BADARÓ, A.C.L. ; TONIAL, I. B. ; BRAVO, C.E.C. . LEVEDURAS ENDÓGENAS EM QUEIJO MINAS ARTESANAL. In: 27 CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS, 2010, JUIZ DE FORA. ANAIS DO 27 CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS, 2010.

  • KUPKOVSKI, A.L. ; OLIVEIRA, D.F. ; TONIAL, I. B. ; BRAVO, C.E.C. . Incidência de Micro-organismos patogênicos e indicadores em queijo colonial comercializados no município de Francisco Beltrão-PR. In: Mostra de trabalhos Expo UT - 2009, 2009, Francisco Beltrão. Expo UT - 2009, 2009.

  • OLIVEIRA, D.F. ; KUPKOVSKI, A.L. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . Análise da Composição Físico-Química e conteúdo lipídico do queijo colonial comercializado no município de Francisco Beltrão-PR. In: Mostra de Trabalhos Expo UT 2009, 2009, Francisco Beltrão. Expo UT 2009, 2009.

  • SILVA, J. D. F. ; Júnior, N.A.N. ; ALVES, M. A. M. ; BRAVO-MARTINS, C. E. C. . Análise Sensorial de Bebida Láctea com Mel de Engenho Orgânico. In: ?Pólo de excelência em leite e derivados como agente de desenvolvimento, 2008, Juiz de Fora. XXV Congresso Nacional de Laticínios, 2008.

  • HOTT, S. C. ; AMARAL, L. M. ; Castro-Gómez, R.J.H. ; BRAVO-MARTINS, C. E. C. . Tratamento Térmico do Soro de Queijo para Determinação de Condições Ideais para Produção de b-galactosidase por Fermentação com Kluyveromices marxianus. In: XXIV Congresso Nacional de Laticínios, 2007, Juiz de Fora. XXIV Congresso Nacional de Laticínios - Tecnologias: Desafios e Contribuições para a Nutrição, 2007.

  • OLIVEIRA, J. C. ; FARIAS, J. L. R. ; BRAVO, C.E.C. ; PINTO, E. P. . Elaboração de bolo tipo cupcake a partir de farinha de bagaço de malte. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2018, Apucarana. Anais XXIII SICITE, 2018.

  • FARIAS, J. L. R. ; OLIVEIRA, J. C. ; BRAVO, C.E.C. ; PINTO, E. P. . Características físico-químicas da farinha de bagaço de malte. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2018, Apucarana. Anais XXIII SICITE, 2018.

  • FARIAS, J. L. R. ; OLIVEIRA, J. C. ; RECH, K. P. M. ; ZORZAN, V. ; BRAVO, C.E.C. ; PINTO, E. P. . Alternativas de utilização do bagaço de Malte. In: IV Workshop de Ciência,Tecnologia e Inovação, 2017, Francisco Beltrão. Anais do IV Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2017.

  • PINTO, E. P. ; BRAVO, C.E.C. . Elaboração de farinha de bagaço de malte: características físico-químicas. In: XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017, Londrina. Anais do XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017.

  • ROCHA, L. F. ; MARTINS, R. C. ; BAVARESCO, P. M. ; BRAVO, Claudia E.C. . Efeito de diferentes fontes de carbono e nitrogênio na produção de biossurfactante por Pseudomonas aeruginosa. In: IV Workshop de Ciência,Tecnologia e Inovação, 2017, Francisco Beltrão. Anais do IV Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2017.

  • BAVARESCO, P. M. ; MARTINS, R. C. ; ROCHA, L. F. ; BRAVO, Claudia E.C. . Produção de biossurfactante por diferentes espécies de leveduras. In: IV Workshop de Ciência,Tecnologia e Inovação, 2017, Francisco Beltrão. Anais do IV Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2017.

  • OLIVEIRA, D.F. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . Influência das estações primavera e verão sobre a composição físico-química e avaliação microbiológica de queijos coloniais produzidos no município de Francisco Beltrão-PR. In: 4 th International Congress on Bioprocess in Food Industries X Southem Regional Meeting on Fod Science and Technology, 2010, Curitiba. Anais ICBF 2010 X ERSCTA, 2010.

  • MORAES, D. ; BRAVO, C.E.C. . Caracterização Morfológica e Isolamento de Leveduras Endógenas de Queijo Artesanal. In: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2010, Cornálio Procópio. Anais SICITE 2010, 2010.

  • SANTOS, L.A.M. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . Incidência de Micro-organismos Patogênicos em Queijos Coloniais. In: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2010, Cornélio Procópio. Anais SICITE 2010, 2010.

  • LAUXEN, D. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . Desenvolvimento Microbiano em Queijos Coloniais. In: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2010, Cornélio Procópio. Anais SICITE 2010, 2010.

  • KUPKOVSKI, A.L. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . Quaidade Microbiológica de Queijos Coloniais Comercializados no Município de Francisco Beltrão - PR. In: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológia, 2010, Cornélio Procópio. Anais SICITE 2010, 2010.

  • OLIVEIRA, D.F. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . Composição em ácidos graxos e qualidade nutricional da fração lipídica do Salmão (Salmo salar) nas formas in natura e grelhado. In: 4 th International Congress on Bioprocess in Food Industries X Southem Regional Meeting on Fod Science and Technology, 2010, Curitiba. Anais ICBF 2010 - X ERSCTA, 2010.

  • SILVA, J. D. F. ; Júnior, N.A.N. ; FROEHLICH, A. ; ALVES, M. A. M. ; BRAVO-MARTINS, C. E. C. . BEBIDA LÁCTEA ADOÇADA COM MEL DE ENGENHO: UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008, Belo Horizonte. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008.

  • BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; CARNEIRO, H. ; Arcuri, P.A. ; Schwan,R.F. . Effect of Stage of Maturity on the Nutritive Value, Isolation and Identification of Microrganisms Involved In the Fermentative Process of Sugarcane Preserved as Silage. In: IX World Conference on Animal Production and XVIII Reunião Latinoamericana de Produção Animal, 2003, Porto Alegre. Anais do IX World Conference on Animal Production, 2003.

  • BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; CARNEIRO, H. ; Schwan,R.F. . Isolamento e identificação de leveduras envolvidas no processo fermentativo de cana-de-açúcar ensilada. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianópolis. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003.

  • BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; CARNEIRO, H. ; Schwan,R.F. . Utilização de Extratos Vegetais como Inibidores de Leveduras Isoladas de Silagem de Cana-de-açúcar.. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianópolis. Compact Disc Congresso Brasileiro de Microbiologia.

  • Arcuri, P.A. ; LIMA, J.R. ; BRAVO-MARTINS, C. E. C. . Isolamento de Fungos de Conteúdo Ruminal de Bovinos Leiteiros. In: XXXIX reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002, Recife. Anais da XXXIX reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002.

  • BRAVO, C.E.C. ; Schwan,R.F. ; Castro-Gómez, R.J.H. ; CARVALHO, E.P. ; PILÓN, L. . Seleção de Linhagens de Kluyveromyces em Processo Fermentativo para Produção da Enzima Poligalacturnase. In: V Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiêne de Alimentos, 1998, Águas de Lindóia. Anaias de Águas de Lindóia, 1998.

  • BRAVO, C.E.C. ; Schwan,R.F. ; Castro-Gómez, R.J.H. ; CARVALHO, E.P. ; PILÓN, L. . Utilização da Análise de Superfície de Resposta na Determinação de Condições Ideias para Produção de Poligalacturonase por Kluyveromyces fragilis. In: V Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiêne de Alimentos, 1998, Águas de Lindóia. Anais de Águas de Lindóia, 1998.

  • CHAM JUNIOR, A. C. ; MARTINS, R. C. ; BRAVO, C.E.C. ; ANSCHAU, A. ; SKONIESKI, F. R. ; FRATA, M. T. . Influência de Parâmetros Nutricionais na Produção de Biomassa de Kluyveromyces marxianus. In: Congresso SulBiotec, 2018, Canela. Livro-de-Resumos-SulBiotec, 2018.

  • ABILHOA, H. C. Z. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I.B. . Produção de Lipídeos por Leveduras do gênero Saccharomyces spp.. In: XI Simpósio Brasileiro de Microbiologia Aplicada, 2018, Porto Alegre. Anais do XI SBMA, 2018.

  • SOUZA, L. T. ; ABILHOA, H. C. Z. ; BRAVO, C.E.C. ; PINTO, E. P. ; MARCHI, J.F. . Potencial de Utilização de Citrus na Produção de Cerveja Artesanal. In: 7º SEMINÁRIO MERCOSUL DE BEBIDAS, 2018, Cascavel - PR. Anais do 7º SEMINÁRIO MERCOSUL DE BEBIDAS, 2018.

  • TOLLER, N. M. ; GUIMARÃES, E. ; BRAVO, Claudia E.C. . Biodegradação de atrazina estimulada por Saccharomyces cerevisiae e palha de milho. In: XI Simpósio Brasileiro de Microbiologia Aplicada, 2018, Porto Alegre. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Microbiologia Aplicada, 2018.

  • PINTO, E. P. ; BRAVO, Claudia E.C. . Características físico-químicas da farinha de cascas de beterraba. In: XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017, Londrina. Anais do XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017.

  • PINTO, E. P. ; BRAVO, Claudia E.C. . Elaboração de farinha de cascas de beterraba: compostos bioativos. In: XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017, Londrina. Anais do IV Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2017.

  • RAUEN, T.G. ; BRAVO, C.E.C. ; Bortolini, J. ; RIMOLDI, A. ; Silva, R.D.P. . Investigação da relação entre grupos microbianos e quantidade de C orgânico em Lactossolo vermelho de diferentes ambientes. In: 33 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Anais da 33 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

  • BRAVO, C.E.C. ; Castro-Gómez, R.J.H. . Seleção de Fontes de Enxofre para Produção de Enzimas Celulolíticas por Fungos Anaeróbicos. In: VI SEMANA DE BIOTECNOLOGIA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 2010, LONDRINA. ANAIS DA VI SEMANA DE BIOTECNOLOGIA, 2010.

  • GONCALVES, M. S. ; KUMMER, L. ; SEJAS, M.I. ; RAUEN, T.G. ; BRAVO, C.E.C. . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO.. In: SEMANA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE - SENAMA - UNIOESTE, 2010, MARECHAL CÂNDIDO RONDON. ANAIS DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, 2010.

  • OLIVEIRA, D.F. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . Análise da Composição Físico-química, conteúdo lipídico e qualidade higiênico-sanitária de queijos coloniais. In: EXPO UT 2010, 2010, Francisco Beltrão. Anais Expo UT 2010, 2010.

  • BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; Castro-Gómez, R.J.H. ; SARROUH, B.F. ; SILVA, S.S. . Influence of Different Cultivation conditions for the Production of Cellulolytic Enzymes by Anaerobic Fungi. In: VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2008, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2008.

  • BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; Castro-Gómez, R.J.H. ; AMARAL, L. M. ; HOTT, S. C. . Sugarcane Broth utilization in the culture medium elaboration for Lactobacillus plantarum. In: 6th Internacional Congress of Pharmaceutical Sciences, 2007, Ribeirão Preto - SP. Anais, 2007.

  • AMARAL, L. M. ; HOTT, S. C. ; ABREU, R.M. ; Castro-Gómez, R.J.H. ; BRAVO-MARTINS, C. E. C. . Influência do Tratamento Térmico na Microbiota do Soro de Queijo Minas Frescal. In: XV CONGRESSO PAULISTA DE FARMACÊUTICOS E VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FARMACÊUTICOS, 2007, São Paulo. Anais do XV Congresso Paulista de Farmacêuticos e VII Seminário Internacional de Farmacêuticos, 2007.

  • AMARAL, L. M. ; CARNEIRO, H. ; HOTT, S. C. ; Castro-Gómez, R.J.H. ; BRAVO-MARTINS, C. E. C. . Controle do Crescimento de Leveduras Utilizadas Extratos Vegetais Antimicrobianos. In: 24ºCongresso Brasileiro de Microbiologia, 2007, Brasília. Anais do 24ºCongresso Brasileiro de Microbiologia, 2007.

  • BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; HOTT, S. C. ; AMARAL, L. M. ; ABREU, R.M. ; Castro-Gómez, R.J.H. . ISOLAMENTO DE LEVEDURAS DE QUEIJO MINAS ARTESANAL COM POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO PARA APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E FARMACÊUTICA. In: Simpósio LatinoAmericano de Ciências de Alimentos, 2007, Campinas. Anais do Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos, 2007.

  • CARNEIRO, H. ; Brum, S.S. ; BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; Schwan,R.F. . Nutritive value and microbiologic population of whole-plant sugarcane preserved as silage with and without chemical addiction. In: IX World Conference on Animal Production and XVIII Reunião Latinoamericana de Produção Animal, 2003, Porto Alegre. Anais do IX World Conference on Animal Production, 2003.

  • BRAVO, C.E.C. ; Castro-Gómez, R.J.H. ; Guilherme, R.L. . Purificação e caracterização parcial de poligalacturonase obtida de Kluyveromyces marxianus e sua aplicação em casca de laranja para extração de pectina.. In: 5 Seminário Nacional de Tecnologia Enzimática, 2002, Brasília. Anais do 5 Seminário Nacional de Tecnologia Enzimática- ENZITEC, 2002.

  • BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; LIMA, J.R. ; Arcuri, P.A. . Avaliação Morfológica da População de fungos anaeróbios do Rúmen de Vacas Leiteiras. In: XXV Semana da Biologia da UFJF e VII Mostra de Produção Científica, 2002, Juiz de Fora. XXV Semana da Biologia da UFJF e Mostra de Produção Científica, 2002.

  • BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; Schwan,R.F. ; Arcuri, P.A. . Produção de Enzimas Celulolíticas por Fungos Anaeróbios Ruminais. In: XI Congresso de Pós Graduação da UFLA, 2002, Lavras. XI Congresso de Pós Graduação da UFLA, 2002.

  • Lorençato, L.A. ; BRAVO-MARTINS, C. E. C. ; LIMA, J.R. ; Arcuri, P.A. . Isolamento de Bactérias Celulolíticas Anaeróbias de Conteúdo Ruminal de Bovinos Leiteiros. In: 4 Encontro Nacional de Biólogos, 2002. Anais do IV Encontro Nacional de Biólogos, 2002.

  • RAUEN, T.G. ; BRAVO, C.E.C. ; Bortolini, J. ; Silva, R.D.P. . Investigação da relação entre grupos microbianos e quantidade de C orgânico em Lactossolo vermelho de diferentes ambientes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, D.F. ; KUPKOVSKI, A.L. ; BRAVO, C.E.C. ; TONIAL, I. B. . Análise da composição Físico-química e conteúdo lipídico do queijo colonial comercializado no município de Francisco Beltrão/PR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUPKOVSKI, A.L. ; SANTOS, L.A.M. ; OLIVEIRA, D.F. ; TONIAL, I. B. ; BRAVO, C.E.C. . Incidência de micro-organismos patogênicos e indicadores em queijo colonial comercializado no município de Francisco Beltrão, PR.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRAVO-MARTINS, C.E.C. . Algumas considerações sobre bactérias psicrotróficas 2006 (Revista Ciência do Leite - On line).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRAVO-MARTINS, C. E. C. . Avaliação da qualidade microbiológica do queijo minas padrão fabricado a partir de leite cru e leite pasteurizado. 2000.

SOUZA, H.M. ; BRAVO-MARTINS, C. E. C. . Qualidade dos Leites Humano Cru e Pasteurizado e Dos Leites Industrializados Utilizados n a Alimentação de lactentes Doentes no Município de Juiz de Fora, MG.. 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    "Isolamento, identificação e triagem de microrganismos com potencial tecnológico para uso como probiótico na bovinocultura leiteira, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Integrante / Heloisa Carneiro - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Indicadores Bioquímicos e Microbiologicos da Qualidade do Solo, Descrição: A população microbiana presente do solo é extremamente diversificada e abundante, desempenhando um importante papel na decomposição da matéria orgânica do solo. Em função da sensibilidade dos microrganismos à alterações químicas e físicas do solo, a avaliação da biomassa microbiana se torna um indicador importante de sua qualidade, bem como seu aspecto bioquímico, como a atividade enzimática total. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Coordenador / Ivane Benedetti Tonial - Integrante / Elisete Guimarães - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2014 - 2016

    Avaliação do potencial antimicrobiano de frutas nativas, Descrição: este estudo se torna interessante pela possibilidade de poder estudar as substâncias naturais presentes em frutas nativas, que além de agregar valor do ponto de vista dos possíveis efeitos benéficos que podem ocasionar à saúde humana, possam ter um efeito inibitório contra o crescimento de micro-organismos em produtos alimentícios, já que as doenças veiculadas por alimentos representam um grande problema de saúde pública e economia para a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Integrante / Ellen Porto Pinto - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Produção de Biomassa Microbiana Utilizando Meio de Cultura a Base de Água de Maceração de Milho., Descrição: A compreensão da problemática dos resíduos industriais e a busca de sua solução exigem mais do que a adoção de tecnologias limpas. A reutilização a fim de agregar valor comercial a um resíduo é uma das soluções mais viáveis nesse momento, visto que o desenvolvimento de novas tecnologias exige um investimento muito alto, além de muita pesquisa relacionada. Os problemas ambientais causados pela disposição inadequada da água de maceração de milho ou ?steep corn liquor?, resíduo líquido gerado nas indústrias de processamento de amido de milho, estão relacionados ao grande volume de resíduo líquido gerado e à sua composição química. É uma solução concentrada que contêm em sua composição química carboidratos solúveis, aminoácidos e sais minerais, correspondendo a 40% de sólidos totais. Estudos indicam algumas formas de aplicação desse resíduo, como a utilização na alimentação animal, fonte de energia para produção de celulose e desenvolvimento de biomassa e polissacarídeos.Dentre os grupos microbianos com grande potencial tecnológico destaca-se, entre outros, a levedura Saccharomyces boulardii. Cepas têm sido utilizadas na agregação de valor de resíduos agroindustriais. Este projeto propõe uma alternativa para a utilização da água de maceração de milho (steep corn liquor ou milhocina) como base para o crescimento da levedura S. boulardii.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Coordenador / Raúl Jorge Hernán Castro Gómez - Integrante / Ellen Porto Pinto - Integrante., Número de orientações: 4

  • 2014 - Atual

    Avaliação da viabilidade do aproveitamento de cascas de beterraba (Beta vulgaris L.) na elaboração de farinha e biscoitos com propriedades funcionais, Descrição: A beterraba vem se destacando, entre as hortaliças, por sua composição nutricional principalmente pelo seu conteúdo de açúcares, vitaminas do complexo B e minerais como potássio, sódio, ferro, cobre e zinco. Além disso, possui importantes compostos bioativos, dentre os quais se destacam as betalaínas e fibras. Com o objetivo de incentivar o reaproveitamento de alimentos, mais especificamente das cascas de beterraba que são originadas como resíduos pela indústria de processamento de vegetais, e oferecer uma alternativa nutritiva e potencialmente funcional de baixo custo, propõe-se o desenvolvimento de uma farinha deste componente vegetal e a elaboração deu um biscoito tipo cookie a partir de uma farinha deste componente vegetal e a elaboração deu um biscoito tipo cookie a partir desta farinha. MCTI/CNPq Nº 14/2014.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Integrante / Raúl Jorge Hernán Castro-Gómez - Integrante / Magalí Aparecida Schllemer - Integrante / Ellen Porto Pinto - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Tratamento de resíduos da indústria de alimentos visando o potencial biotecnológico, Descrição: A compreensão da problemática dos resíduos industriais e a busca de sua solução exigem mais do que a adoção de tecnologias limpas. A reutilização a fim de agregar valor comercial a um resíduo é uma das soluções mais viáveis nesse momento, visto que o desenvolvimento de novas tecnologias exige um investimento muito alto, além de muita pesquisa relacionada. Os problemas ambientais causados pela disposição inadequada desses resíduos, estão relacionados ao grande volume de resíduo gerado e à sua composição química. Para minimizar os impactos ambientais causados pelos resíduos agroindustriais e tornar um subproduto com valor agregado, estudos indicam algumas formas de aplicação, como a utilização na alimentação animal, produção de defensivos agrícolas, fertilizantes, etanol, produtos de limpeza, vinagre, entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Coordenador / Raúl Jorge Hernán Castro Gómez - Integrante., Número de orientações: 3

  • 2010 - 2012

    ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, CONTEÚDO LIPÍDICO E INCIDÊNCIA DE MICRO-ORGANISMOS PATOGÊNICOS NO QUEIJO COLONIAL COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO/PR., Descrição: Projeto Aprovado pela Fundação Araucária - Edital 13/2009 ? Programa Primeiros Projetos. Conhecidos e procurados pelo consumidor, os queijos coloniais, nem sempre podem garantir a segurança alimentar nutricional e microbiológica necessária, devido a falta de critérios de qualidade e padronização da matéria-prima e das técnicas de processamento do queijo. Desta forma, podem chegar ao mercado produtos bem diversos em relação à sua composição e muitas vezes de baixa qualidade, pois pode se tornar um veículo freqüente de patógenos de origem alimentar e de micro-organismos indicadores comprometendo assim sua qualidade. Dentro deste contexto, o presente projeto visa avaliar de acordo com a legislação brasileira, a qualidade microbiológica e físico-química, além do percentual lipídico e seu fracionamento em classes de lipídios neutros e fosfolipídios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Integrante / Ivane Benedetti Tonial - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2012

    SEGURANÇA ALIMENTAR: MONITORAMENTO E BIOCONTROLE VISANDO QUALIDADE DE ALIMENTOS E ÁGUA, Descrição: Projeto Aprovado pela Fundação Araucária - Edital 13/2009 ? Programa Primeiros Projetos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Integrante / Alessandra Machado - Integrante / Alexandre Rodrigo Coelho - Integrante / Mário Antonio Alves da Cunha - Integrante / Margarida Masami Yamaguchi - Integrante / Elisabete Hiromi Hashimoto - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvol. Científico e Tecnol. do Paraná - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DE EXTRATOS VEGETAIS COMO AGENTES FUNGICIDAS NO BIOCONTROLE DE LEVEDURAS PRESENTES EM SILAGEM DE CANA-DE-AÇÚCAR, Descrição: A produção de silagem de cana-de-açúcar vem surgindo como uma alternativa às culturas tradicionais utilizadas. Entretanto, esta silagem é um alimento desbalanceado, rico em energia e pobre em proteína bruta. No processo de ensilagem da cana-de-açúcar ocorre intensa fermentação alcoólica devido à presença de leveduras que utilizam açúcares e ácido láctico, competindo com as bactérias ácido lácticas no início do processo fermentativo. Na intenção de melhorar este quadro e contribuir com técnicas que preservem a qualidade fermentativa da silagem o objetivo deste trabalho é verificar o efeito inibitório sobre leveduras isoladas de silagem de cana-de-açúcar utilizando extrato vegetal de Cymbopogonn citratus.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Coordenador / Raúl Jorge Hernán Castro Gómez - Integrante / Heloisa Carneiro - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Londrina - Cooperação / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação.

  • 2009 - 2011

    MONITORAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS E FÍSICO-QUÍMICAS DO LEITE DE CABRA PRODUZIDO NO SERTÃO ALAGOANO, VISANDO A IMPLANTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS NA ORDENHA E NA INDUSTRIALIZAÇÃO DO LEITE DE CABRA, Descrição: COLABORADORA NA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO Edital MCT/CNPq/Ação Transversal I ? N º 039/2008 (processo 574574/2008-5). O leite de cabra é considerado um dos alimentos mais próprios para o consumo humano e vem se destacando como complemento alimentar de idosos, convalescentes, crianças alérgicas, bem como dos adeptos de alimentos naturais.No Estado de Alagoas a produção de leite de cabra vem aumentando significativamente nos últimos anos, principalmente devido aos incentivos sociais de destinar o leite de cabra à merenda escolar por ser um alimento nutritivo capaz de auxiliar na diminuição significativa da desnutrição infantil e também pelos incentivos dos arranjos produtivos locais (APLs). O APL de ovinocaprinocultura abrange vários municípios do Estado, contando inclusive com dois laticínios de pequeno porte que são destinados exclusivamente ao processamento de leite de cabra. A presente pesquisa objetiva estudar as características físico-químicas e microbiológicas do leite de cabra produzido por produtores das cidades de Pão de Açúcar e São José da Tapera ? AL e dos derivados do leite de cabra produzidos nas usinas beneficiadoras das mesmas cidades, derivados estes destinados à merenda escolar do município. Paralelamente a essas investigações serão realizados treinamentos de BPF junto aos produtores na obtenção da matéria prima e na elaboração dos produtos derivados de acordo com a Portaria 326 que diz respeito às Boas Práticas de Fabricação (BPF) de alimentos para consumo humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Integrante / Ângela Froehlich - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2011

    INCIDÊNCIA DE MICRO-ORGANISMOS PATOGÊNICOS E INDICADORES EM QUEIJO COLONIAL COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO, PR., Descrição: Embora conhecido e procurado pelo consumidor, o queijo artesanal, por ser, na maioria das vezes, elaborado a partir de leite cru e não sofrer processo de maturação tornou-se um veículo freqüente de patógenos de origem alimentar, comprometendo a sua qualidade. Apesar de ter grande importância histórica e social, o queijo colonial é carente de estudos e a melhoria na qualidade pode tornar sua produção mais viável economicamente, uma vez que, a grande maioria dos produtores desse queijo, vive exclusivamente da renda oriunda de sua produção. Este estudo poderá contribuir com informações sobre a qualidade higiênico-sanitária do queijo colonial comercializado na cidade de Francisco Beltrão, PR, para que ações possam ser definidas para melhorar o produto artesanal, resultando em ganho para os diferentes elos da cadeia produtiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Coordenador / Ivane Benedetti Tonial - Integrante., Financiador(es): Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2009 - Atual

    DETERMINAÇÃO DE CONDIÇÕES IDEAIS PARA SÍNTESE DE EXOPOLISSACARÍDEOS PRODUZIDOS POR LEVEDURAS., Descrição: Os plásticos convencionais produzidos a partir de derivados de petróleo, utilizados e descartados de modo incorreto, podem gerar impactos ambientais porque não são biodegradáveis e permanecem no meio ambiente como resíduos sólidos por longo período de tempo. Os biopolímeros são uma boa alternativa, pois apresentam boa biodegradabilidade em contato com o ambiente, sendo também biocompativeis e produzidos a partir de matéria prima renovável, seu potencial poluente é bem menor se comparado aos plásticos petroquímicos. Estes materiais biodegradáveis representam uma nova geração de materiais capazes de ser naturalmente degradados, contribuindo para a redução de impactos ambientais. Nas últimas décadas observaram-se progressos significativos à identificação, caracterização e utilização de polissacarídeos sintetizados por micro-organismos. Inúmeros biopolímeros têm sido produzidos e utilizados comercialmente entre eles: dextrana, xantana, curdulana, alginato bacteriano, zanflo, gelana, escleroglucana, pululana, celulose bacteriana. A seleção de micro-organismos que produzam polissacarídeos com propriedades funcionais economicamente interessantes bem como os estudos de para otimizar o rendimento e a produtividade dos processos fermentativos na obtenção deles é um desafio constante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Coordenador / Raúl Jorge Hernán Castro Gómez - Integrante / Mário Antonio Alves da Cunha - Integrante., Financiador(es): Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2008 - 2008

    MONITORAMENTO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DO LEITE DE CABRA PRODUZIDO PELA ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES ALTERNATIVOS DO MUNICÍPIO DE IGACI ? AL, VISANDO A IMPLANTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS NA OBTENÇÃO DO LEITE CRU E DE SEUS PRODUTOS DERIV, Descrição: No Estado de Alagoas a produção de leite de cabra vem aumentando significativamente nos últimos anos, principalmente devido aos incentivos sociais de destinar o leite de cabra à merenda escolar por ser um alimento nutritivo capaz de auxiliar na diminuição significativa da desnutrição infantil e também pelo incentivos dos arranjos produtivos locais (APLs). O APL de caprinocultura abrange vários municípios do Estado, contando inclusive com dois laticínios de pequeno porte que são destinados exclusivamente ao processamento de leite de cabra. Durante a ordenha o leite de cabra pode ser contaminado com diversos microrganismos, entre eles alguns patogênicos, essa contaminação se deve à falta de higiene do ordenhador e dos utensílios utilizados durante a ordenha. Além da contaminação microbiana, outros problemas podem resultar em um leite com baixa qualidade, como por exemplo, alteração da composição físico-química. Com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade e a segurança desse produto oferecido para crianças em idade escolar a proposta deste trabalho é avaliar as condições higiênico-sanitárias da produção do leite de cabra e a composição físico-química do mesmo. Uma vez avaliadas essas condições, os produtores de leite de cabra da Associação de Agricultura Alternativa que apresentarem problemas na qualidade e/ou segurança do leite serão alertadas orientados a trabalhar de acordo com a Portaria 326 que diz respeito às boas práticas de fabricação assim como os trabalhadores da mini agroindústria também.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Coordenador / Ângela Froehlich - Integrante / Lays Lins Calixto - Integrante / Wagner Wildey Silva de Melo - Integrante / José Dilson Francisco da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2007 - 2009

    EFEITO ANTAGÔNICO DA MICROBIOTA ENDÓGENA DO QUEIJO MINAS ARTESANAL DO SERRO-MG SOBRE Listeria sp. e Salmonella sp., Descrição: O projeto tem como objetivo verificar possíveis efeitos inibitórios da microbiota endógena dos queijos produzidos na Região do Serro sobre Listeria sp. e Salmonella sp.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Integrante / Fernando Antônio Resplande Magalhães - Integrante / Frederico José Vieira Passos - Integrante / Jaqueline Flaviana Oliveira Sá - Integrante / Maximiliano Soares Pinto - Coordenador / Antônio Fernandes de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Viçosa - Cooperação.

  • 2007 - 2007

    SUGARCANE BROTH UTILIZATION IN THE CULTURE MEDIUM ELABORATION FOR Lactobacillus plantarum, Descrição: A aplicação de inoculantes biológicos em silagens consiste na adição de bactérias ácido lácticas (BAL) em quantidades suficiente para dominar o processo fermentativo, produzindo rapidamente ácido láctico e outros ácidos orgânicos. Como resultado ocorre diminuição do pH e a forragem é preservada. A inoculação de silagem com bactérias homolácticas representa um eficiente avanço tecnológico, pois esta técnica garante uma alta concentração inicial destas bactérias, que mediante condições favoráveis se multiplicam, garantindo a utilização dos açúcares solúveis, intensa produção de ácido láctico e fermentação rápida e eficiente. A composição do meio bem como as condições de cultivo são essenciais para um bom crescimento da cultura iniciadora. Atualmente tem-se pesquisado o uso de inoculantes biológicos contendo microrganismos específicos como a alternativa mais adequada para otimizar o processo fermentativo de conservação e melhoria das propriedades nutritivas da silagem. Entre as BAL mais freqüentemente utilizadas estão as espécies homofermentativas tais como Lactobacillus plantarum, Enterococcus faecium and Pediococcus spp. Considerando que diversos subprodutos e matérias-primas da indústria de alimentos e/ou agroindústria têm sido empregados para o desenvolvimento de meios de cultura viáveis ao crescimento de microrganismos de interesse biotecnológico, realizou-se a avaliação da melhor composição de meio de cultivo tendo como base caldo de cana-de-açúcar suplementado com extrato de levedura e sulfato de amônia, para fermentação da cultura iniciadora o L. plantarum.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Coordenador / Raúl Jorge Hernán Castro Gómez - Integrante / Sara Cristina Hott - Integrante / Lorena Machado Amaral - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2007

    PRESENÇA E DIVERSIDADE DE LEVEDURAS ENDÓGENAS EM QUEIJO MINAS ARTESANAL, Descrição: Dentre os grupos de microrganismos com grande potencial tecnológico destacam-se, entre outros, as leveduras. A grande importância e o possível impacto que as leveduras endógenas do queijo Minas artesanal podem representar na produção de biomoléculas e bioprodutos como ribonucleotídeos ativos, proteínas, enzimas, compostos prébióticos de parede celular, entre outros, traz à tona a necessidade do isolamento e estudos desses microrganismos, tanto do ponto de vista morfológico/fisiológico, como de diversidade e riqueza de espécies. As novas tendências da indústria de alimentos e farmacêutica buscam desenvolver produtos de alto valor agregado que proporcionem maior impacto positivo na manutenção. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Coordenador., Financiador(es): Instituto de Laticinios Candido Tostes - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2006

    QUEIJO DE COALHO: ADAPTAÇÃO DE TECNOLOGIA E IMPLANTAÇÃO DE UNIDADE MODELO DE FABRICAÇÃO., Descrição: No Brasil, são fabricadas uma variedade grande de queijos, que refletem a nossa própria formação cultural. Há queijos mais tipicamente brasileiros e há outros inspirados nos conhecimentos trazidos ao país por franceses, dinamarqueses, italianos. Dentre os vários tipos de queijos fabricados no Brasil, o queijo de Coalho se destaca entre os principais tipos de queijos artesanais, de fabricação e consumo comprovadamente incorporados à cultura regional nordestina. Nos últimos anos, diante do processo acelerado de globalização e de formação de um mercado consumidor cada vez mais exigente, entidades governamentais nacionais e internacionais, têm se empenhado no sentido de estabelecer padrões de qualidade para os produtos alimentícios com o objetivo principal de proteger à saúde pública. Entretanto, a produção deste queijo se caracteriza por condições de obtenção da matéria prima e processamento variáveis o que leva à falta de qualidade e padronização dos queijos. Esta pesquisa tem como objetivo adaptar as tecnologias de fabricação de queijo de Coalho, implementar unidade modelo de fabricação em Leme do Prado/MG e oferecer condições para disponibilização desta tecnologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Integrante / Paulo Henrique Fonseca da Silva - Coordenador / Fernando Antônio Resplande Magalhães - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1999 - 2000

    QUALIDADE DO LEITE CRU HUMANO UTILIZADOS NA ALIMENTAÇÃO DE LACTENTES DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Eugênia Castro Bravo - Integrante / Heloiza Maria de Souza - Coordenador / Edna Froeder Arcuri - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Professora Homenageada - Patrona da Turma de Formandos do Curso de Engenharia Ambiental, UTFPR-FB.

2015

Professora Homenageada - Paraninfa da Turma de Formandos de 2014/2, UTFPR-FB.

2010

Melhor Trabalho de Alimentos, Sessão Técnica n. 4 - XV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2007

Professora Homenageada, Discentes da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFJF.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão. , Linha Santa Bárbara s/n, Zona Rural, 85601-970 - Francisco Beltrao, PR - Brasil - Caixa-postal: 135, Telefone: (46) 35237111, Ramal: 38, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 12/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Designada pela Portaria n. 181 de 29 de novembro de 2017 a ser responsável pelo Centro de Atividade Física - CAFIS do Campus Francisco Beltrão..

    • 11/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Portaria n. 134 de 03 de novembro de 2014. Designada para compor como membro o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia Ambiental do Câmpus Francisco Beltrão.

    • 03/2012

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biotecnologia

    • 08/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Ambiental

    • 03/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Francisco Beltrão, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2017 - 12/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Designada pela Portaria n. 183 de 04 de dezembro de 2017 a compor as mesas receptoras das eleições para a escolha dos representantes titulares e respectivos suplentes no conselho universitário da UTFPR no Campus Francisco Beltrão..

    • 02/2017 - 02/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Portaria n, 0158 de 07 de fevereiro de 2017. Designada a compor a Banca Examinadora, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação da prova do Processo Seletivo para Professor do Magistério Federal no Câmpus Francisco Beltrão.

    • 05/2015 - 03/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Portaria n. 84, de 15 de maio. Designada como responsável pelo Centro de Atividade Física (CAFIS) do Câmpus Francisco Beltrão.

    • 06/2015 - 06/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Portaria n. 118, de 24 de junho de 2015. Designada para compor a Comissão pela organização do mês de planejamento referente ao semestre 02/2015.

    • 11/2014 - 12/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Portaria n. 144 de 25 de novembro. Designada para compor a comissão responsável pela organização do mês de planejamento referente ao semestre 01/2015.

    • 08/2011 - 12/2014

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Biologia

    • 09/2014 - 10/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Portaria n. 113 de 11 de setembro de 2014. Designada para compor como membro a comissão de seleção para classificação dos projetos inscritos no Edital n. 32/2014 de Apoio à Produção de Recursos Educacionais Digitais do Câmpus Francisco Beltrão..

    • 09/2014 - 09/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Portaria n. 119 de 29 de setembro de 2014. Desligada da presidência do Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental do Câmpus Francisco Beltrão.

    • 08/2013 - 08/2014

      Direção e administração, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental.

    • 08/2013 - 08/2014

      Direção e administração, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Portaria n. 1451 de 15 de agosto de 2014. Desligada da função de Coordenadora do Curso Superior de Engenharia Ambiental do Câmpus Francisco Beltrão, para qual foi designada pela portaria n. 1957 de 02 de agosto de 2013.

    • 08/2013 - 08/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Desiganada pela portaria n. 109 de 20 de agosto de 2013 a Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

    • 08/2013 - 08/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Designada pela Portaria n. 106 de 14 de agosto de 2013, para exercer o Cargo de Presidente do Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental do Campus Francisco Beltrão.

    • 04/2010 - 08/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Desiganada pela portaria n. 035 de 29 de abril de 2010 para compor o Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental do Campus Francisco Beltrão..

    • 02/2014 - 02/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Portaria n. 0266 de 26 de fevereiro de 2014. Designada para banca examinadora encarregada da elaboração, aplicação e avaliação da prova do Concurso Público para Professor do Magistério Superior no Câmpus Francisco Beltrão Área/subárea Engenharia/Eng Bioq.

    • 11/2013 - 11/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Portaria n. 2547 de 06 de novembro de 2013. Designada para banca Examinadora encarregada da elaboração, aplicação e avaliação da prova do Concurso Público para Professor no Câmpus Francisco Beltrão Área/Subárea Engenharia/Bioprocessos.

    • 04/2013 - 08/2013

      Direção e administração, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, O reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná através da Portaria n. 1749, designa os substitutos dos servidores ocupantes da função de direção ou chefia do Câmpus Francisco Beltrão, o substituto do Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental..

    • 04/2013 - 05/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Portaria n. 050 de 26 de abril de 2013. Designada para compor a comissão de designação das funções gratificadas do Câmpus Francisco Beltrão.

    • 03/2013 - 04/2013

      Direção e administração, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Designada pela Portaria n. 028 de 15 de março de 2013 para a Função de Coordenadora do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia Ambiental..

    • 03/2010 - 12/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Nomeada pela portaria n. 026 de 25 de março de 2010 - responsável pelas atividades complementares do Curso de Engenharia Ambiental..

    • 04/2010 - 06/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Desiganada pela portaria n. 034 de 27 de abril de 2010, a compor a comissão própria de avaliação do Campus Francisco Beltrão..

    • 08/2010 - 03/2012

      Extensão universitária , Campus Francisco Beltrão, .,Atividade de extensão realizada, CHAMADA UTFPR - PROJETOS DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO - EDITAL PROREC 01/2010.

    • 01/2009 - 03/2012

      Ensino, Tecnologia em Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia de Alimentos

    • 11/2010 - 12/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Designada pela Portaria n. 109 de 24 de novembro de 2010 a compor o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Campus Francisco Beltrão..

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Tecnologia em Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biotecnologia

    • 08/2009 - 07/2010

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ECOSSISTEMAS

    • 04/2009 - 03/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Coordenação - designada, através da Portaria nº. 052, de 16 de abril deste ano, expedida pela Direção do Campus Francisco Beltrão, como Coordenadora do grupo CIMCO - Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos.

    • 03/2009 - 03/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Francisco Beltrão, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2009 - 04/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Francisco Beltrão, .,Cargo ou função, Colaboradora na Comissão DIAGNÓSTICO PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE COLETA E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS AMBIENTAIS GERADOS PELA UTFPR ? CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO.

  • 2008 - 2009

    Escola Agrotécnica Federal de Satuba

    Vínculo: Bolsista DCR/CNPq, Enquadramento Funcional: Professor/ Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    COORDENADORA DO PROJETO DE PESQUISA APROVADO PELA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE ALAGOAS EM CONVÊNIO COM CNPQ.

    Atividades

    • 03/2008 - 05/2008

      Ensino, Superior em Tecnologia de Laticínios, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biotecnologia - Fermentações

  • 2000 - 2004

    Universidade Federal de Lavras

    Vínculo: Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1996 - 1998

    Universidade Federal de Lavras

    Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2000 - 09/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciência dos Alimentos, .,Linhas de pesquisa

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2006 - 12/2007

      Ensino, Faculdade de Farmácia e Bioquímica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enzimologia e Tecnologia das Fermentações, Microbiologia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos

  • 2007 - 2008

    Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

    Outras informações:
    Projeto de Pesquisa: EFEITO ANTAGÔNICO DA MICROBIOTA ENDÓGENA DO QUEIJO MINAS ARTESANAL DO SERRO-MG SOBRE Listeria sp. e Salmonella sp. Descrição: O projeto tem como objetivo verificar possíveis efeitos inibitórios da microbiota endógena dos queijos produzidos na Região do Serro sobre Listeria sp. e Salmonella sp..

  • 2006 - 2006

    Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projeto de Pesquisa: Queijo de Coalho: Adaptação de Tecnologia e Implementação de Unidade Modelo de Fabricação

  • 1999 - 2000

    Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação em Pesquisa e Desenvolvimento junto aos pesquisadores da EPAMIG/CT/ILCT, com a responsabilidade de realizar análises microbiológicas e interpretação dos dados.

    Atividades

    • 07/1999 - 06/2000

      Estágios , Centro Tecnológico - Instituto de Laticínios Cândido Tostes, .,Estágio realizado, Análises Microbiológicas em Leite e Derivados; Desenvolvimento de projetos de pesquisa.

  • 2001 - 2002

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolvimento de trabalhos de pesquisa no Laboratório de Microbiologia do Rúmen, especificamente com fungos anaeróbios, processos fermentativos e enzimáticos.

    Atividades

    • 11/2001 - 09/2002

      Estágios , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Gado de Leite, .,Estágio realizado, Desenvolvimento de análises microbiológicas de conteúdo ruminal, utilzando técnica para cultivo de anaeróbios.