Andreia Paula Basei

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005), Especialização em Educação Física Escolar pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2009), Doutorado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente atua como Professora Adjunta do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação física escolar, prática pedagógica, pedagogia do movimento e do esporte, se-movimentar, emancipação humana, saberes e formação docente e desenvolvimento profissional, políticas públicas educacionais, políticas públicas de esporte.

Informações coletadas do Lattes em 13/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação

2017 - 2020

Universidade Estadual de Campinas
Título: A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das Atividades Complementares Curriculares em contraturno escolar na microrregião de Ivaiporã, Paraná.
Maria da Glória Marcondes Gonh.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação

2007 - 2009

Universidade Federal de Santa Maria
Título: O desenvolvimento profissional e a construção da identidade do professor de Eduação Física do ensino superior, Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Hugo Norberto Krug

Especialização em Especialização em Educação Física Escolar

2006 - 2007

Universidade Federal de Santa Maria
Título: A interculturalidade na formação de professores: possibilidades de (re)significar as práticas educativas da Educação Física Escolar
Orientador: Wenceslau Virgilio Cardoso Leães Filho

Graduação em Educação Física

2002 - 2005

Universidade do Oeste de Santa Catarina
Título: Educação Intercultural: uma proposta para práticas pedagógicas na educação fisica escolar
Orientador: Marcos Araújo Vieira

Formação complementar

2015 - 2015

Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2004 - 2005

Extensão universitária em Educação Física. (Carga horária: 900h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, UNOESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Escolar.

Comissão julgadora das bancas

Clenio Lago

LAGO, C.. A educação Intercultrual: uma proposta para práticas pedagógicas na Educação Física Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Hugo Norberto Krug

KRUG, H. N.; LEÃES FILHO, Wenceslau Virgílio Cardoso; ACOSTA, Marco Aurélio de Figueiredo; Elizara Carolina Marim. A interculturalidade na formação de professores: possibilidades de (re)significar as práticas pedagógicas da Educação Física Escolar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Federal de Santa Maria.

Cristiane Machado

MACHADO, C.; GANZELI, P.; GOHN, M. G. M.; PAIVA, A. R.; SILVA, A. O.. A participação social como elementos da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno escolar na microrregião de Ivaiporã - PR. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Andréia de Oliveira Silva

GOHN, D. M. G. M.; PAIVA, D. A. R.; MACHADO, P. D. C.; GANZELI, P. D. P.;SILVA, A. O.. A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das Atividades Complementares Curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná.. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNICAMP.

Marco Aurélio de Figueiredo Acosta

LEAES FILHO, W. V. C.;ACOSTA, M. A. F.; KRUG, H. N.. A interculturalidde na formação de professores: possibilidades de (re)significar as práticas pedagógicas da educação física escolar. 2007.

Paulo Evaldo Fensterseifer

KRUG, H. N.;NASCIMENTO, J. V.FENSTERSEIFER, P. E.. O Desenvolvimento Profissional e a Construção da Identidade do Professor do Ensino Superior de Educação Fisica. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Valeska Maria Fortes de Oliveira

KRUG, H. N.; NASCIMENTO, J. V. do; FENSTERSEIFER, P. E.;OLIVEIRA, V. M. F.. O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: influências na formação de professores de educação física. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Valeska Maria Fortes de Oliveira

OLIVEIRA, V. M. F.; KRUG, H. N.; FENSTERSEIFER, P. E.. O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Maria da Gloria Gohn

GOHN, M. G. M.; XIMENES, S. B.; GANZELLI, P.. A participaçao social e a gestão democrática NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES DE CONTRATURNO ESCOLAR DO ESTADO DO pARANÁ. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Foi orientado por

Wenceslau Virgilio Cardoso Leães Filho

A INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE (RE)SIGNIFICAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação Física Escolar) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Wenceslau Virgilio Cardoso Leães Filho;

Marcos Araújo Vieira

Educação intercultural: uma proposta para práticas pedagógicas na educação física escolar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Marcos Araújo Vieira;

Marcos Araújo Vieira

EDUCAÇÃO INTERCULTURA:UMA PROPOSTA PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Marcos Araújo Vieira;

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2023

    Políticas de formação em Educação Física no Brasil, Descrição: A presente pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudo em Políticas de Educação Física e Esporte (GEPEFE/UEM/CNPq). A expansão do ensino superior no Brasil nas últimas duas décadas foi marcada pelo novo reordenamento das políticas de ensino superior no país e pelas controvérsias em relação à forma de condução de tais políticas. Seja pela enorme abertura às instituições privadas com ampliação de vagas e distribuição de recursos públicos via mecanismos de financiamento estudantil, seja pelo sucateamento das instituições públicas. Não obstante, a Educação Física enquadra-se nesse cenário nacional. Assim, a formação superior em Educação Física para além da exacerbada ampliação de cursos e vagas no país passa por considerável mudança a partir de sua nova Diretriz Curricular Nacional, o que confere novos olhares e novas realidades dentro do espectro jurídico. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é apresentar o panorama da formação superior da área no Brasil a partir dos documentos orientadores e mecanismos reguladores. A pesquisa será de natureza documental e objetiva-se a coleta de dados a partir dos indicadores de desempenho (microdados) de cursos e instituições integrantes do sistema SINAES, assim como a verificação do padrão de formação de qualidade para a área tal qual a previsão posta nos documentos oficiais do INEP/MEC. A análise dos dados será feita a partir do modelo CIPP proposto por Stufflebeam com o intuito de subsidiar elementos para uma tomada de decisão para gestores públicos. Espera-se que os resultados possam trazer luz quanto às características atuais da formação superior em Educação Física no país, com especial destaque para os resultados das políticas oficiais postas nos documentos normalizadores a partir das avaliações globais dos cursos e seus indicadores de qualidade apresentados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréia Paula Basei - Integrante / Bruno Inácio Duarte - Integrante / Tamires Fernanda Ferreira - Integrante / BENDRATH, EDUARD A - Coordenador.

  • 2017 - 2020

    ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES E O MACROCAMPO DE ESPORTE E LAZER NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ, PR., Descrição: As atividades curriculares complementares são ações educativas desenvolvidas em contraturno nas escolas estaduais paranaenses, na qual a meta é gradativamente proporcionar a ampliação da jornada escolar com vistas à uma educação de tempo integral. Nesse sentido a configuração dessa política pauta-se na articulação de projetos vinculados a 9 macrocampos gerais, dentre todos, destacamos o Esporte e Lazer como foco de nossa análise. Dessa forma, projetos e ações do macrocampo Esporte e Lazer, articulados com a proposta político-pedagógica da escola podem ampliar, potencializar e proporcionar ferramentas importantes para os conteúdos programáticos da Educação Física, porém compreender a realidade efetiva dos projetos implantados torna-se o primeiro passo para ações de uma gestão mais diretiva no campo da educação e do esporte. Assim o presente projeto tem como objetivo analisar a configuração de implantação de projetos escolares em contraturno escolar nas 25 cidades que integram a Região do Vale do Ivaí, Estado do Paraná. Dessa forma essa pesquisa pode ser caracterizada como de abordagem quantitativa, onde serão coletados e cruzados dados referentes à implantação de projetos, número de matrículas e eixos norteadores disponibilizados na base de dados do Ministério da Educação. A análise será feita a partir da estatística descritiva bem como de testes não-paramétricos para testar a hipótese nula de que a amostra provém de grupos com relações idênticas em relação a essa política pública. Espere-se que o estudo possibilite traçar um panorama sobre as atividades curriculares complementares e forneça informações que possam auxiliar à gestão dessa política no direcionamento de futuras ações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréia Paula Basei - Integrante / Eduard Angelo Bendrath - Coordenador / Vanessa Martins de Souza - Integrante / Ana Paula Thrizotte Ortiz - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Parâmetros internacionais de qualidade na educação: uma análise das atividades complementares do componente curricular educação física no estado do paraná, Descrição: Projeto com apoio financeiro do CNPq (processo 401984/2016-8) .A construção de uma educação pautada em princípios que sustentem a multiplicidade de modelos de aprendizagem torna-se hoje, crucial para o desenvolvimento humano na sociedade contemporânea. Na área da Educação Física, as ações complementares não formais, tais como as atividades complementares tem se ampliado gradativamente nos últimos anos no estado do Paraná, tanto no que se refere a diversidade de ações, quanto no número de alunos matriculados. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é mapear informações a respeito da inserção de atividades educacionais complementares nas escolas estaduais do Paraná tendo como parâmetro ações voltadas para o Esporte e Lazer, construindo dessa forma um arcabouço de auxílio do delineamento da gestão educacional para a área a partir do princípio da educação física de qualidade (EFQ) preconizado pela UNESCO. Usando como estratégia metodológica o emprego das abordagens quantitativa e qualitativa, a execução da pesquisa será feita a partir de duas fases, com duração total de 36 meses. A primeira fase compreenderá o mapeamento das ações complementares de esporte e lazer das escolas estaduais paranaenses, a partir de indicadores quantitativos disponíveis nas bases de dados do MEC/INEP, o DataEscolaBrasil, e da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. A amostra, caracterizada como censitária, será composta por 2.149 escolas distribuídas por todo o estado do Paraná. Estes dados serão analisados utilizando como instrumento o software SPSS 20.0, para gerar escores padronizados de informações numéricas sobre as atividades complementares no campo da educação física desenvolvidas nas escolas. Na segunda fase da pesquisa acontecerá o aprofundamento do conhecimento da gestão das escolas ao que tange as ações complementares por meio da seleção a partir da taxa de proporcionalidade, isto é, para efeito de análise comparativa serão selecionadas as escolas com maior e menor taxa de proporcionalidade em cada Núcleo Regional de Educação (NRE), totalizando 64 escolas que serão visitadas in loco. Nesta fase, as informações serão coletadas a partir de fontes documentais e observacionais sobre o gerenciamento das atividades complementares do campo da educação física, obedecendo aos critérios estipulados pela UNESCO para os parâmetros de EFQ e, também, através da realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores escolares a partir da adaptação do instrumento da UNESCO. Para a análise dos dados qualitativos será utilizado o software IRAMUTEQ, com o intuito de compreender as estruturas específicas que fundamentam as atividades complementares. A partir das análises será possível associar possíveis contribuições de parâmetros internacionais de qualidade da educação física em mecanismos não-formais de educação (atividades complementares) nas escolas públicas paranaense, auxiliando a obtenção de indicativos de correção e melhoria da gestão, bem como identificar possíveis avanços no que tange ao campo da educação física.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréia Paula Basei - Integrante / Eduard Angelo Bendrath - Coordenador.

  • 2016 - 2019

    Políticas públicas municipais de esporte e lazer: gestão e agentes, Descrição: O entendimento do esporte e do lazer como objetos de política pública nos remete pensar na gestão realizada para o desenvolvimento das ações do campo esportivo municipal. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa pretende discutir as políticas públicas de esporte e lazer em municípios do estado do Paraná, com especial atenção aos processos de gestão e os agentes públicos envolvidos nesses processos. Trata-se de uma pesquisa descritiva indireta. Utilizaremos os dados do banco de dados do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (GEPPOL), vinculado ao Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), coordenado pelo professor Dr. Fernando Augusto Starepravo, também coordenador deste projeto. O banco de dados foi constituído a partir do desenvolvimento da pesquisa "Análise dos agentes públicos do Sistema Nacional de Esporte", desenvolvido pelo GEPPOL entre os anos de 2013 e 2015 com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A coleta de dados encerrou-se em meados de 2015 e o banco de dados atualmente reúne dados relativos às políticas públicas municipais de esporte e lazer de 80 municípios paranaenses de diferentes portes representativos das dez mesorregiões do estado do Paraná. Pretende-se a partir de agora empreender análises quantitativas e qualitativas a partir de recortes dos dados disponíveis, buscando aprofundar o entendimento e gerar conhecimento acerca das políticas públicas, gestão e agentes públicos. Espera-se que do projeto de pesquisa resulte: análises aprofundadas sobre as políticas públicas municipais de esporte e lazer e seus processos de gestão; um levantamento detalhado do quantitativo de agentes públicos municipais de esporte e lazer, suas características e modos de ação; produção científica relevante em importantes periódicos e congressos no Brasil e no exterior; informações técnicas relevantes sobre os agentes públicos municipais de esporte e lazer a serem repassadas aos entes da administração pública do esporte e lazer. Objetivo Geral Analisar as políticas públicas de esporte e lazer em municípios do estado do Paraná. Objetivo Específico - Verificar como se dá a gestão pública do esporte e lazer em municípios do estado do Paraná. - Diagnosticar o quadro de agentes públicos municipais de esporte e lazer em municípios do estado do Paraná. - Verificar o modo de ação dos agentes públicos municipais na concepção e implementação de políticas públicas de esporte e lazer.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréia Paula Basei - Integrante / Eduard Angelo Bendrath - Integrante / Fernando Augusto Starepravo - Coordenador / Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo - Integrante.

  • 2015 - 2017

    GESTÃO DA EDUCAÇÃO: MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAS ÁREAS DE ESPORTE E LAZER NAS ESCOLAS ESTADUAIS PARANAENSES (Processo n. 3040/2015 em 24/04/2015), Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo mapear as ações de esporte e lazer oferecidas dentro das escolas públicas estaduais paranaenses caracterizadas como atividades complementares, tendo como base de compreensão o conceito de uma educação não-formal. Nesse sentido, a ausência de mecanismos de gestão de tais ações tornam os processos de desenvolvimento qualitativo das iniciativas deficitários e pouco eficientes. Como forma de compreender a atual dinâmica das atividades complementares de esporte e lazer, será realizado um estudo quantitativo censitário nas escolas públicas estaduais através da base de dados disponibilizada pelo sistema MEC/INEP de gestão com o objetivo de traçar um perfil estadual acerca do tema. Posteriormente um estudo qualitativo será empregado para observar in loco a condução da gestão em um grupo reduzido de escolas com o objetivo de identificar lacunas e potencialidades nos eixos de planejamento, organização, direção e controle da gestão educacional. A análise das informações obedecerá o princípio de avaliação de processo em políticas públicas e gestão e subsidiará a possibilidade de correção de fluxo no que tange a otimização das iniciativas com vistas ao desenvolvimento qualitativo das atividades complementares de esporte e lazer nas escolas públicas do Paraná, conforme preconiza a UNESCO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréia Paula Basei - Integrante / Eduard Angelo Bendrath - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Perfil dos gestores de esporte e lazer da microrregião do Vale do Ivaí, Paraná., Descrição: O presente projeto de iniciação científica tem como objetivo traçar um perfil acerca dos gestores municipais de esporte da microrregião do Vale do Ivaí, com intuito de colaborar na construção de políticas públicas de formação em gestão esportiva. Para tanto serão entrevistados gestores de 10 municípios da região do Vale do Ivaí com população igual ou superior a 5.000 habitantes. As entrevistas serão transcritas, analisadas e categorizadas a posteriori e os dados observados servirão de insumo para a definição do atual perfil dos gestores servindo de parâmetro para possíveis ações futuras de correção frente a lacunas no processo de gerenciamento organizacional do esporte enquanto instrumento de ação pública. Destaca-se que o presente projeto de pesquisa é vinculado a pesquisa ?Analise dos Agentes Públicos do Sistema Nacional de Esporte? (processo 5478/2014), pesquisa essa financiada pelo CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréia Paula Basei - Integrante / Eduard Angelo Bendrath - Coordenador / José Luiz Baggio Cardoso - Integrante.

  • 2015 - 2016

    O processo avaliativo da Educação Física escolar nas escolas de ensino fundamental e médio do município de Ivaiporã, PR, Descrição: A avaliação na Educação Física escolar é um tema que vem despertando o interesse de pesquisadores e estudiosos da área, contudo os estudos sobre o tema ainda se mostram incipientes. Assim, este projeto de iniciação científica, caracterizado como uma pesquisa qualitativa-descritiva, tem por objetivo compreender e analisar como ocorre a avaliação do processo de ensino e aprendizagem da Educação Física nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio na rede pública estadual e particular de ensino de Ivaiporã, PR. Os participantes serão 15 professores de Educação Física atuantes nas escolas públicas e particulares do município. Os instrumentos para a coleta de dados serão: análise dos documentos da escola, uma entrevista semiestruturada com os professores e a observação participantes das aulas ministradas por estes professores. Os dados serão analisados com base na análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e triangulação das informações (TRIVIOS, 1987) obtidas com os instrumentos de pesquisa. Este projeto possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Maringá, registrado sob número CAAE 39451614.4.0000.0104.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréia Paula Basei - Coordenador / Eduard Angelo Bendrath - Integrante / Fagner Sene Rodrigues - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2015 - 2016

    A VISÃO DE GESTORES MUNICIPAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Descrição: Ao se analisar a educação física na educação infantil, nota-se a grande importância que ela exerce no modo de aprendizagem da criança pequena, já que esta se apropria do movimento para se relacionar com o meio. Algumas leis trazem em si configurações a respeito da educação física para a primeira etapa da educação básica, entretanto, é necessário que haja uma equidade entre o direito estabelecido e a prática exercida, pois algumas instituições não cumprem com a obrigatoriedade da implantação da educação física no currículo escolar, bem como a contratação de professores desta área de ensino. Devido a essa dicotomia existente entre legislação e prática educacional, objetiva-se nesta pesquisa, identificar por meio da fala de dois gestores educacionais, quais as políticas públicas e a relevância sobre o perfil de contratação de professores para a disciplina de Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, com a realização de uma entrevista semi-estruturada com os gestores educacionais das cidades de Jardim Alegre e Ivaiporã, a fim de se obter informações sobre a visão dos mesmos quanto à importância dos professores de educação física na educação infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréia Paula Basei - Integrante / Eduard Angelo Bendrath - Coordenador / Eliane Aparecida Nogueira - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Políticas públicas de esporte e lazer na Microrregião de Ivaiporã, PR: concepções e ações dos gestores públicos municipais, Descrição: O presente projeto de iniciação científica tem por objetivo analisar as concepções e ações dos gestores públicos municipais da microrregião geográfica de Ivaiporã, PR, em relação às políticas públicas de esporte e lazer. A importância desta pesquisa é ressaltada ao considerarmos que as políticas públicas desempenham papel fundamental na melhoria da qualidade de vida da população e, que os gestores são peças fundamentais na articulação e concretização dessas políticas. Assim, esta pesquisa irá abranger os municípios da microrregião geográfica de Ivaiporã, PR que possuem acima de 5 mil habitantes, totalizando 10 municípios e seus gestores públicos municipais. Os dados serão coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com os gestores A execução da pesquisa se dará mediante as fases de: contato e agendamento para aplicação do instrumento de coleta de dados; coleta de dados nos municípios participantes; transcrição das entrevistas; tabulação e categorização dos dados coletados e análise dos dados que será realizada com base na análise de conteúdo (BARDIN, 1977).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréia Paula Basei - Coordenador / Eduard Angelo Bendrath - Integrante / Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - 2019

    Análise dos Agentes Públicos do Sistema Nacional de Esporte, Descrição: Considerando que o Sistema Nacional de Esporte e Lazer (NEL) é uma articulação entre diversos agentes de forma plural e representativa contemplando todas as dimensões do esporte e do lazer, categorizados a partir de sua atuação no sistema (BRASIL, 2006), que o SNEL tem sido estruturado com ênfase na municipalização, e que não há dados consistentes acerca de quem são os agentes públicos que compõe o SNEL, o presente projeto busca problematizar: Quais as principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos municipais que compõe o Sistema Nacional de Esporte e Lazer? Nesse sentido, o principal objetivo do projeto é diagnosticar e analisar as principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos municipais que compõe o Sistema Nacional de Esporte e Lazer. A pesquisa será realizada em municípios do estado do Paraná. Atualmente o Paraná conta com 399 municípios. Destes, segundo dados e classificação do IBGE (2010), um é considerado metrópole (mais de 900 mil habitantes), dezessete são municípios de grande porte (entre 100.001 e 900 mil habitantes), quatorze são municípios de médio porte (entre 50.001 e 100 mil habitantes), cinquenta e cinco são municípios de pequeno porte II (entre 20.001 e 50 mil habitantes), e o restante, 312 municípios, são considerados municípios de pequeno porte I (até 20 mil habitantes). Pretendemos trabalhar com um percentual de 20% dos municípios de cada porte, totalizando 79 municípios, que serão escolhidos através de sorteio, respeitando uma divisão equânime entre as dez mesoregiões do estado. Os pesquisadores visitarão todos os 79 municípios, onde aplicarão questionários a todos os agentes públicos municipais que compõe o SNEL e uma entrevista ao gestor municipal maior responsável pelas políticas públicas de esporte e lazer (secretário ou diretor de esporte e lazer) e a um profissional técnico especializado escolhido aleatoriamente. Espera-se que do projeto de pesquisa resulte: 1) um instrumento de pesquisa consistente para o diagnóstico das principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos que compõe o SNEL replicável em outros contextos; 2) um levantamento detalhado do quantitativo de agentes públicos municipais que compõe o SNEL, suas características e modos de ação; 3) produção científica relevante vinculada em importantes periódicos e congressos no Brasil e no exterior; 4) informações técnicas relevantes sobre os agentes públicos municipais que compõe o SNEL a serem repassadas ao Ministério do Esporte e demais entes da administração pública do esporte e lazer, que forneçam subsídios à formulação de políticas de formação inicial e continuada de agentes públicos que compõe o SNEL e atuam nas políticas públicas de esporte e lazer. Projeto financiado pelo CNPq, processo 487407/2013-0.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréia Paula Basei - Integrante / Fernando Augusto Starepravo - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    O Esporte Brasileiro frente ao projeto Rio 2016: Expectativas e realidades, Descrição: O objetivo da pesquisa é mapear, a partir do projeto Olímpico Rio 2016, expectativas, propostas e programas para o desenvolvimento de um legado esportivo para o Brasil, considerando o esporte em suas diferentes dimensões (educacional, participação e rendimento), bem como mapear e descrever os programas e projetos para o desenvolvimento do esporte relacionados aos JO/PO 2016 por parte do governo federal, governos estaduais e municipais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréia Paula Basei - Integrante / Eduard Angelo Bendrath - Integrante / Fernando Augusto Starepravo - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Se-movimentar: uma proposta para aulas de Educação Física escolar, Descrição: Compreendendo a Educação Física escolar como uma das possibilidades de contribuirmos com a emancipação do ser humano, buscamos uma fundamentação em um posicionamento pedagógico, que constitui as práticas que estão renovando o pensamento na Educação Física escolar. Estes posicionamentos estão embasados na razão comunicativa. O que objetivamos nesta pesquisa é a reflexão da prática pedagógica dentro do posicionamento teórico que promova a emancipação humana, desenvolvemos estudos neste sentido e indicando possibilidades de implementação de práticas educativas nesta perspectiva. Com isso, configurou-se a seguinte situação problema: Como implementar uma prática pedagógica na Educação Física, baseando-se na concepção do ?Se-movimentar? em uma escola pública de São Miguel do Oeste ? A partir dessa situação problema, nosso objetivo geral foi pesquisar como implementar uma prática educativa na educação física, baseando-se na concepção do ?Se-movimentar? em uma escola pública de São Miguel do Oeste, e como objetivos específicos, verificar quais as possibilidades do desenvolvimento de práticas educativas da educação física, baseadas na concepção do ?Se-movimentar?, na Escola Referência; identificar como as práticas educativas da educação física na Escola Referência estão sendo implementadas; e implementar procedimentos didático-metodológicos nas aulas de Educação Física da Escola Referência, com base na Concepção do ?Se-movimentar?.Este trabalho é uma pesquisa experimental de cunho qualitativo. A população foi constituída por professores de Educação Física e alunos de educação básica da Escola Referência. A amostragem foi formada pelos professores de Educação Física e por duas turmas das primeiras séries do ensino fundamental, por duas turmas das séries finais do ensino fundamental e pela professora de Educação Física.Para coleta de dados foram utilizadas: implementação de aulas, entrevistas, o Projeto Político Pedagógico da Escola Referência e os Planos de ensino da professora, os quais foram analisados e interpretados através do método hermenêutico. Após cada aula foram elaborados relatórios analisados a partir das seguintes categorias: de experiência corporal, de experiência material e de experiência de interação social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréia Paula Basei - Integrante / Marcos Araújo Vieira - Coordenador / Juliano Daniel Boscatto - Integrante.

Prêmios

2022

Paraninfa Geral da sessão solene de colação de grau dos cursos de Educação Física, História e Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí, Universidade Estadual de Maringá.

2022

Moção de aplauso pela participação do Projeto de extensão "Atividades Físicas Adaptadas do Vale do Ivaí" na 10 edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS)., Câmara Municipal de Vereadores de Ivaiporã, Paraná.

2016

Paraninfa Geral da sessão solene de colação de grau dos cursos de Educação Física, História e Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí., Universidade Estadual de Maringá.

2006

Homenagem melhor média de aproveitamento da turma do curso de Educação Física/06, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Ciências do Movimento Humano. , Avenida Espanha, Jardim Europa, Centro, 86870000 - Ivaiporã, PR - Brasil, Telefone: (043) 34725950

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
* Coordenadora do Curso de Graduação em Educação Física ? Licenciatura ?UEM/CRV Vigência: 01/06/2015 - 01/04/2017 - Portaria n. 408/2015-GRE e Portaria n. 510/2016-GRE. * Coordenadora de estágio do Curso de Graduação em Educação Física ? Licenciatura ?UEM/CRV Vigência: 29/01/2014 ? 01/04/2017 - Portaria n. 005/2015-DEF. * Coordenadora de estágio do curso de Licenciatura em Educação Física do Departamento de Ciências do Movimento Humano ? DMO/CRV. Vigência: 15/10/2020 - Atual - Portaria n. 003/2020-DMO. * Representante Titular do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO/CRV) no Conselho Universitário (COU) Vigência: 18/12/2020 - 19/10/2022 - Portaria n. 3/2021-GRE. * Chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO) - vigência: 19/10/2022 à 30/09/2024 - Portaria n.1469/2022-GRE. * Atuação nas áreas: Pedagógica e Produção do conhecimento

2011 - 2014

Universidade Paranaense

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Superior, Carga horária: 16

Outras informações:
Disciplinas: Educação Física Adaptada e Integração Social - Licenciatura e Bacharelado; Corpo e Movimento na Escola - Licenciatura; Metodologia da pesquisa em Educação Física - Licenciatura e; Filosofia e ética - Licenciatura e Bacharelado.

2010 - 2010

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratação emergencial, Carga horária: 11

2009 - 2009

Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus São Miguel do Oeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratação emergêncial, Carga horária: 13

2009 - 2009

Escola Básica Municipal de Barra Bonita

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contratação temporária, Carga horária: 20