Roberta Borges Monteiro
Mestre em Ensino de Ciências - Universidade Estadual (UERR); Licenciada em Matemática e Pedagogia com Especialização em Docência do Ensino Superior. Atualmente é professora efetiva de Educação Básica - Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista/RR.
Informações coletadas do Lattes em 24/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
2017 - 2019
Universidade Estadual de Roraima
Título: A Teoria dos Campos Conceituais e uma Proposta Educativa para as Estruturas Aditivas, Ano de Obtenção: 2020
Rossiter Ambrósio dos Santos.Palavras-chave: Ensino; Estrutura Aditiva; Campos Conceituias.Grande área: Outros
Mestrado profissional em andamento em Ensino de Ciências
2017 - Atual
Universidade Estadual de Roraima
Título: O plano de ensino na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais; um estudo com professores de matemática, estudantes do PARFOR, Ano de Obtenção:
Orientador: Rossiter Ambrósio dos Santos
Palavras-chave: Campos Conceituais; Plano de Ensino..Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.
Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
2010 - 2012
faculdade roraimense de ensino superior fares
Título: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Orientador: HILDA MARIA F. MONTYSUMA
Graduação em Matemática
2006 - 2010
Universidade Estadual de Roraima
Título: O uso da resolução de problemas como estratégia de ensino nas aulas de Matemática envolvendo a divisão aplicada a alunos de 5ª série do ensino fundamental.
Orientador: Semírames Coelho da Silva Guabiraba
Formação complementar
2019 - 2019
VI Simpósio Lasera Manaus. (Carga horária: 20h). , Escola Superior de Tecnologia, EST - UEA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em A resolução de Problemas como proposta para a otimização do Ensino. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Didática das ciências e seus processos cognitivos em Roraima. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
2014 - 2014
CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. (Carga horária: 280h). , Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, CEDEPP, Brasil.
2014 - 2014
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONSELHOS ESCOLARES. (Carga horária: 100h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA, SMEC, Brasil.
2013 - 2013
MATEMÁTICA NO MOODLE. (Carga horária: 180h). , Instituto Federal de Roraima, IFRR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Participação em eventos
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 - A Matemática está em tudo!. Uma investigação do uso da estrutura multiplicativa na resolução de problemas com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. 2017. (Congresso).
Semana Nacional de Ciências e Tecnologia 2016 - Ciência Alimentando o Brasil. 2016. (Simpósio).
CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. GEOMETRIA PLANA: POLÍGONOS REGULARES "FORMANDO UM PLANO". 2009. (Congresso).
CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. GEOMETRIA PLANA: POLÍGONOS REGULARES "FORMANDO UM PLANO". 2009. (Congresso).
CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2009. (Congresso).
Participação em bancas
MONTEIRO, R.BSANTOS, R. A.; LARANJEIRA, S. R. A.. A teoria dos campos conceituais e o uso de mapas conceituais na organização do processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Roraima.
MONTEIRO, R.BSANTOS, R. A.; LARANJEIRA, S. R. A.. A resolução de problemas e sua utilização do processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Roraima.
MONTEIRO, R.B; LARANJEIRA, S. R. A.;SANTOS, R. A.. Jogos pedagógicos no ensino de matemática: uma abordagem de ensino além da sla de aula. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Roraima.
MONTEIRO, R.BSANTOS, R. A.; LARANJEIRA, S. R. A.. Jogos Pedagógicos: análise, perspectiva e desafios para o ensino de matemática.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Roraima.
MONTEIRO, R.BSANTOS, R. A.; LARANJEIRA, S. R. A.. O uso da Resolução de Problemas no ensino e aprendizagem de Função Quadrática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Roraima.
MONTEIRO, R.B; PEREIRA, F. A.; PAIXAO, H. M. C. S.. A relação família/escola como fator importante no rendimento escolar do aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
MONTEIRO, R.B; PEREIRA, F. A.; PAIXAO, H. M. C. S.. ~Prática Docente: as dificuldades frente ao planejamento interdisciplinar no ensino da arte nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
MONTEIRO, R.B; PEREIRA, F. A.; PAIXAO, H. M. C. S.. As implicações do ensino estruturado adotado pela rede municipal de Boa Vista-RR no processo de planejamento de uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
Produções bibliográficas
-
MONTEIRO, ROBERTA BORGES ; ALVES LARANJEIRA, SUYANNE RODRIGUES ; RIBEIRO NETO, JUCICLEIA GOMES ; MARTINHO DE ANDRADE, LEYDE DAYANE . CONTRIBUIÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA. REVISTA REAMEC , v. 8, p. 57-68, 2020.
-
MONTEIRO, R.B ; SANTOS, R. A. ; LARANJEIRA, S. R. A. ; MUSSATO, S. . O software geogebra como potencializador na exploração intuitiva do conceito de derivdas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MONTEIRO, R.B ; SANTOS, R. A. . uma investigação do uso da estrutura multiplicativa na resolução de problemas com alunos do 5 ano do ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MONTEIRO, R.B . Avaliação de Sistemas: da legalidade a aplicabilidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
MONTEIRO, R.B . Dia Nacional da Matemática. 2018. (Participação na comissão organizadora do Dia Nacional da Matemática - UERR).
Roberta Borges da Silva ; MONTEIRO, R.B . Dia Nacional da Matemática. 2017. (Participação na comissão organizadora do Dia Nacional da Matemática da UERR).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Secretaria Municipal de Educação e CulturaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 50
2014 - 2014
ESCOLA ESTADUAL OLAVO BRASIL NETOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA, Carga horária: 25
2011 - 2011
SECRETARIA ESTADUAL DE RORAIMAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA, Carga horária: 25
2012 - 2012
Escola Estadual Maria de LourdesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA, Carga horária: 25
2013 - 2013
Escola Municipal Darcy RibeiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 25
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roberta Borges Monteiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?