Fernanda Ávila Nunes
Graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.
Informações coletadas do Lattes em 23/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Letras - Português e Espanhol
2019 - Atual
Graduação em Letras
2022 - 2022
Universidad Nacional de Cuyo, UNCuyo
Orientador: em Universidad Nacional de Cuyo ( Intercâmbio acadêmico)
com Bolsista do(a): Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu, AUGM, Argentina.
Formação complementar
2021 - 2021
CHARLANDO Y PRACTICANDO. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2021 - 2021
CHARLANDO Y PRACTICANDO 2A EDICÃO. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Oficina de Libras para Comunidade. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Espanhol 1. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em ANÁFORA EN ESPAÑOL. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Espanhol 2. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Introdução à Epistemologia Genética de Jean Piaget. (Carga horária: 66h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2019 - 2019
Español - Nivel Intermedio. (Carga horária: 15h). , Referencia Idiomas, RI, Uruguai.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Participação em eventos
Xvii Seminário Institucional Do Pibid-ufrgs: Desafios Do Pibid Em Uma Sociedade Democrática (20 horas ).Conociendo a mi ciudad: pesquisa no PIBID Espanhol UFRGS. 2022. (Seminário).
A formação de professores e práticas pedagógicas no ERE (1h). 2021. (Outra).
Buscando Interfaces Disciplinares: desde o PIBID até o currículo de Licenciatura (1h). 2021. (Outra).
Diálogos del CORPE: Pronunciación (4h). 2021. (Outra).
Diálogos del CORPE: Recursos Educativos en Línea (2h).Diálogos del CORPE: Recursos Educativos en Línea. 2021. (Oficina).
Docência e Cultura Digital (1h). 2021. (Outra).
Educação de Jovens e Adultos: currículos, sujeitos, processos educativos e ação docente (1h). 2021. (Outra).
II SAVIL - SEMANA ACADÊMICA VIRTUAL DA LETRAS (8h). 2021. (Outra).
IV JORNADA DO NELE - PROFESSORES EM FORMAÇÃO E SUAS EXPERIÊNCIAS NA MODALIDADE DE ENSINO ONLINE (10). 2021. (Seminário).
XVI SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID-UFRGS: O PIBID E A FORMAÇÃO DE JOVENS DOCENTES (20h).Experiência no PIBID/Espanhol: expectativas e realidade dos/as Pibidianas/os no Ensino Remoto. 2021. (Seminário).
II JORNADA NELE / UFRGS E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MINISTRANTES BOLSISTAS NO NELE (8h). 2020. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
NUNES, F. Á. ; ROSA, S. ; NARIO RODRIGUEZ, M . O MUNDO DOS JOGOS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID ESPANHOL UFRGS. Revista Bem Legal UFRGS, , v. 12, p. 120 - 127, 19 set. 2022.
-
NUNES, F. Á. ; DUARTE, E. L. ; ROSA, S. . Conociendo a mi ciudad: pesquisa no PIBID Espanhol UFRGS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2022
ESTUDOS DO LÉXICO E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, Descrição: O projeto insere-se no âmbito dos Estudos do Léxico e na linha de pesquisa Lexicografia, Terminologia e Tradução: relações textuais do PPG-Letras, bem como no Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras, UFRGS. Seu tema é a aprendizagem do léxico com foco nos professores e alunos das escolas públicas. Seus objetivos gerais são: a) promover pesquisas na área dos Estudos do Léxico nas diferentes línguas ensinadas no Instituto de Letras, principalmente espanhol, francês e inglês, reunindo os projetos de professores e alunos de graduação e pós-graduação sobre o tema que já estão em andamento; b) valorizar e fortalecer o plurilinguismo e a área de Estudos do Léxico através da parceria entre diferentes línguas e entre a universidade e as escolas públicas. Alguns dos seus objetivos específicos são: a) preparar material teórico que sirva de apoio aos estudantes da Graduação e aos professores em atuação nas escolas, bem como oferecer a eles seminários e oficinas de formação; b) identificar dificuldades e necessidades relativas ao trabalho sobre o léxico no ensino de línguas oferecidas nas escolas públicas; c) analisar livros didáticos, obras de referência (dicionários e gramáticas), bem como material didático-pedagógico on-line para orientar melhor seu uso em sala de aula, bem como propor reformulações em seu formato e conteúdo e/ou material complementar; d) propor sequências didáticas relativas ao léxico com vistas a complementar o material didático disponível e enriquecer a atividade de sala de aula; e) disponibilizar o material elaborado em blogs, e-books, Lúmina-UFRGS, etc. As duas justificativas principais para a proposição do projeto são: a falta de formação dos professores de línguas em relação aos aspectos de aprendizagem do léxico e a necessidade de oferecer recursos teóricos e práticos sobre o tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernanda Ávila Nunes - Integrante / Monica Mario Rodríguez - Integrante / Cleci Regina Bevilacqua - Coordenador / Emilly Lima Duarte - Integrante / Sara Rosa - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão, Carga horária: 4
Outras informações:
(Total: 52 horas)
2020 - 2022
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 20
2023 - Atual
Colégio Sinodal da PazVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 15
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Ávila Nunes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?