Ailton Pereira Junior

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019) e graduação em Letras/Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). No momento, é mestrando na pós de Artes Visuais da UDESC, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos e atua como artista desenvolvendo trabalhos na área de arte contemporânea e oferecendo oficinas de gravura e livro de artista. É idealizador do selo editorial Ouriço Edições e possui cinco livros publicados, entre eles o projeto "Peixe Livro". Tem interesse no estudo teórico e prático nas áreas de literatura, instalação, performance e livro de artista.

Informações coletadas do Lattes em 02/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Artes Visuais

2021 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Palavra água, memória carvão.
Maria Raquel da Silva Stolf.

Graduação em Artes Visuais

2014 - 2019

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Caulim: Entre linhas e ruínas.
Orientador: Maria Raquel da Silva Stolf

Graduação em Letras/Português

2008 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Relatório Final de Estágio.
Orientador: Chirley Domingues

Formação complementar

2016 - 2016

Ateliê de Fotografia para Documentação Pedagógica. (Carga horária: 15h). , Escola Autonomia, EA, Brasil.

2013 - 2013

Técnicas para contar histórias. (Carga horária: 15h). , Barca dos Livros, BL, Brasil.

2011 - 2011

Encontre o fio da meada: Um jeito Brasil de ler, ver e ouvir. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Participação em eventos

Encontro sobre prevenção Escolar ao uso de drogas - mostra de ações preventivas na escola/ Curitiba. 2014. (Encontro).

VI Semana Acadêmica de Letras/UFSC.Cem noites de punição (Autor: Ailton Pereira Junior). 2012. (Outra).

VI Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Cultura Escrita e escolarização: O PIBID Português e as pesquisas do NELA. 2012. (Outra).

V encontro regional de Estudantes de Letras - Sul. 2011. (Congresso).

V Semana Acadêmica de Letras/ UFSC.Vivências na escola básica: Projetos de iniciação à docência de língua portuguesa e de língua inglesa. 2011. (Outra).

V Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 2011. (Outra).

XXXII ENEL - Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.Agente de Letramento: Como se forma na Universidade? Contribuições da experiência com o PIBID para a formação do agente de Letramento. 2011. (Encontro).

XXXII ENEL - Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2011. (Encontro).

Alfabetização e letramento: implicações para o ensino e a aprendizagem da escrita - palestra com Angela Kleiman..Alfabetização e letramento: implicações para o ensino e a aprendizagem da escrita - palestra com Angela Kleiman.. 2010. (Outra).

IX Seminário de Metodologia de Ensino de Lingua Portuguesa (IX SMELP_ - Linguagens e culturas no ensino de língua e na formação do professor. 2010. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • PEREIRA JUNIOR, A. . O Abacateiro. 1. ed. Florianópolis: Ouriço Edições, 2022. v. 300. 24p .

  • PEREIRA JUNIOR, A. . Peixe Livro. 1. ed. Florianópolis: Ouriço Edições, 2021. v. 300. 141p .

  • PEREIRA JUNIOR, A. . Outros Mesmos Olhos. 1. ed. FLORIANOPOLIS: Ouriço Edições, 2020. v. 150. 42p .

  • PEREIRA JUNIOR, A. . A menina que aprendeu a tocar pífano. 1. ed. Florianópolis: Ouriço Edições, 2020. v. 150. 42p .

  • PEREIRA JUNIOR, A. . A Formiga Dona Injustina. 1. ed. FLORIANOPOLIS: Ouriço Edições, 2020. v. 150. 24p .

  • PEREIRA JUNIOR, A. . Processos de gravura: o que se gravou pelo tempo?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA JUNIOR, A. . Caulim: Diálogos entre literatura, artes e pesquisa acadêmica.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA JUNIOR, A. . Cultura escrita e escolarização: O PIBID Português.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

PEREIRA JUNIOR, A. . Ateliê aberto de gravura: A natureza gravada na poesia de Manoel de Barros.. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA JUNIOR, A. . Oficina de Xilogravura: um diálogo com as canções de Amauri Castro.. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA JUNIOR, A. . Oficina de processos gráficos e Fanzine. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA JUNIOR, A. . Oficina de Zine. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA JUNIOR, A. . Caulim: Era na cara e na coragem. (Exposição individual de trabalhos multimídia realizada no Museu Usina, em Imbituba). 2020. Outra.

PEREIRA JUNIOR, A. . Caulim (Participa de lançamento de livro de artista no Museu Usina, em Imbituba). 2020. Livro de Artista.

PEREIRA JUNIOR, A. . Difusão da literatura brasileira na Tenda Literária, um banho de cultura nas praia de Imbituba, SC. (Participação de curadoria literária no projeto selecionado pelo edital Elisabeth Anderle, de Santa Catarina). 2020. Outra.

PEREIRA JUNIOR, A. . Caulim: Entre ditos e ruínas. (Trabalho multimídia presente na exposição coletiva De Andar por Aí, de curadoria de Carusto Camargo, na pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS).. 2019. Instalação.

PEREIRA JUNIOR, A. . Caixa Texto (Instalação multimídia presente na exposição coletiva Conversativa, de curadora de Priscila Costa Oliveira, na galeria do coletivo Nacasa, em Florianópolis.. 2019. Instalação.

PEREIRA JUNIOR, A. . No Brasil todo mundo é preto, exceto quem não é. (Participação e organização dessa exposição coletiva, na sala de escrita/sala de escuta, CEART, UDESC, Florianópolis.. 2019. Outra.

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2013

    PIBID - Português, Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto do Ministério da Educação, financiado pela Capes e direcionado a alunos de cursos de licenciaturas, que visa fomentar, a partir de uma articulação entre universidade e escola, experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador com o intuito de estabelecer ações que possam superar os problemas diagnosticados nas práticas escolares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ailton Pereira Junior - Coordenador / Natassia D'Agostin Alano - Integrante / Mary Elizabeth Cerutti Rizzatti - Integrante / Karoliny Correa - Integrante / Maíra de Souza Emerick - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor em Introdução à Linguagem Pictórica.

2015 - 2015

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de extensão Estúdio Pintura Apotheke.

2010 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista no PIBID., Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista no projeto PIBID - Programa institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, na Universidade Federal de Santa Catarina, sob a coordenação do Professor MArcos Antônio Rocha Baltar

2009 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Estágio Não obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagio não obrigatório com atividades de elaboração de questionários, correção gramatical e ortográfica de relatórios e prontuários.

2013 - 2014

Colégio Tradição

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 16

2014 - 2014

Escola Básica José Amaro Cordeiro

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

2015 - Atual

Escola Autonomia

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

2015 - 2015

Depto de Educação de Jovens e Adultos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 30