Regina da Costa da Silveira
Possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) - UFRGS; Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura (2017) - UFRJ. Tem experiência na área de Letras, em Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Letras, como professora na UNIRITTER de 1993 a 2017, literatura brasileira, literatura comparada, literaturas africanas de língua portuguesa, desenvolvendo pesquisas sobre Guimarães Rosa, animismo, realismo animista. Professora aposentada, participa como Professora Colaboradora do Grupo de Pesquisa e do Grupo de Trabalho Vertentes do Insólito Ficcional, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Participa do Conselho Consultivo Estudos Literários da Editora Dialogarts Publicações, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Informações coletadas do Lattes em 19/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras
1991 - 1997
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O herói nos contos de Tutaméia
Orientador: Drª Kathrin Holzermayr Rosenfield
, Ano de obtenção: 1997. Palavras-chave: Conto; herói; Tutaméia; Guimarães Rosa; mitos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise Literária / Especialidade: análise literária. Setores de atividade: Educação; Outro.
Mestrado em Letras
1986 - 1990
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Macunaíma e Ti Noel: reflexões para uma leitura dialógica
Orientador: Dr. Flávio Loureiro Chaves
, Ano de Obtenção: 1990.Palavras-chave: Macunaíma; literatura; Ensino; Dialógica; Ti Noel.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Aperfeiçoamento em andamento em LETRAS
2016 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Pós-doutoramento A insólita leminiscata na obra de João Guimarães Rosa
Orientador: EDUARDO DE FARIA COUTINHO
Graduação em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua P
1973 - 1976
Pós-doutorado
2016 - 2017
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Formação complementar
2021 - 2021
Resistência Cultural Indígena no Rio Grande. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2013 - 2013
XVII SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2008 - 2008
ÉTICA NA AVALIAÇÃO. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2008 - 2008
IX SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2008 - 2008
X SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA. (Carga horária: 7h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2006 - 2006
VI SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA UNIVERSITARIA. (Carga horária: 25h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2005 - 2005
A IDENTIDADE DO HERÓI NA LITERATURA BRASILEIRA UMA. (Carga horária: 12h). , Faculdade deLetras da Universidade de Lisboa, FLUL, Portugal.
2005 - 2005
Curso de Curta Duração. , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2005 - 2005
Avaliação da aprendizagem: concepções e finalidade. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Curta Duração. , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Curta Duração. , UniRitter, UNIRITTER, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária. , SBPC, SBPC, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária. , FÓRUM MUNDIAL DA EDUCAÇÃO, FMC, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Curta Duração. , UniRitter, UNIRITTER, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Curta Duração. , UniRitter, UNIRITTER, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Curta Duração. , UniRitter, UNIRITTER, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Curta Duração. , UniRitter, UNIRITTER, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Curta Duração. , UniRitter, UNIRITTER, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Curta Duração. , UniRitter, UNIRITTER, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Curta Duração. , UniRitter, UNIRITTER, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2017
Literatura, imaginação criadora e memória cultural: animismo, tempo-espaço e a ciência, Descrição: O projeto de pesquisa intitulado Literatura, imaginação criadora e memória cultural: animismo, tempo-espaço e a ciência tem seus pilares construídos sobre propostas de ensino que vêm se desenvolvendo junto a disciplinas do Curso de Letras UniRitter, a saber, graduação, pós-graduação lato sensu, PPG Mestrado e Doutorado. Suas leituras e análises constituem corpus que interliga a pesquisa, o ensino e a extensão: projetos Turismo e Literatura: memória cultural identitária, animismo e ciência, Baú de Memórias e Sexta-feira do Professor e a literatura: propostas de atividades interdisciplinares. Ao analisar obras literárias, de modo especial à luz do conceito de animismo, a pesquisa centra-se na produção literária de João Guimarães Rosa e de Mário de Andrade, nas literaturas africanas de língua portuguesa e na obra épica finlandesa Kalevala, de Elias Lönnrot. Seu objetivo principal é desestabilizar a oposição que rege as discussões acerca do termo animismo, do mesmo modo que dos conceitos de espaço e de tempo. Restrito ao pensamento primitivo em suas definições originais, o animismo será localizado nas discussões recentes; da mesma forma, para investigar a memória cultural em suas raízes, espaço e tempo não deverão circunscrever-se de modo dissociado, conforme o pensamento de Doreen Massey (2016). Dentre os objetivos específicos, destaca-se o que se refere a: oferecer redes de possibilidades para a implantação das Leis 10.639/2003, Lei 11.645/2008, Lei 10.741/2003 e Lei 11.771/2008; empreender estudos comparatistas acerca do herói Don Juan em obras de diferentes nacionalidades; investigar a memória individual e coletiva em textos narrativos e em poemas durante a práxis extensionista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Regina da Costa da Silveira - Coordenador / Cecil Jeanine Albert Zinani - Integrante / ALVES, Eva Esperança Guterres - Integrante / Itália Maria Falceta da Silveira - Integrante / Osmando Jesus Brasileiro - Integrante / Alexandra Marla Marques da Rocha - Integrante / Fábio Antônio Dias Leal - Integrante / Tania Regina Silva da Silva - Integrante / Débora Jael Rodrigues Vargas - Integrante / Ana Laura de Montalvão C. Correa - Integrante / Ana Maria Souza - Integrante / Ana Denise Andrade - Integrante / Solon José Saldanha - Integrante / Marcos Lampert Varnieri - Integrante.
-
2014 - 2017
Literatura, imaginação criadora e concepções da natureza: animismo, ciência e sociedade, Descrição: O projeto de pesquisa intitulado Literatura, imaginação criadora e concepções da natureza: animismo, ciência e sociedade tem seus pilares construídos sobre propostas de ensino que vêm se desenvolvendo junto a disciplinas do Curso de Letras UniRitter, a saber, graduação, pós-graduação lato sensu, PPG Mestrado e Doutorado. Suas leituras e análises constituem corpus que interliga a pesquisa, o ensino e a extensão: projetos Turismo e Literatura: memória cultural identitária, animismo e ciência e ?Sexta-feira do Professor e a literatura: propostas de atividades interdisciplinares?. Ao analisar obras literárias, de modo especial à luz do conceito de animismo, a pesquisa centra-se na produção literária de João Guimarães Rosa, nas literaturas africanas de língua portuguesa e na obra épica finlandesa Kalevala. Seu objetivo principal é desestabilizar as oposições que regem as discussões acerca do termo, restrito ao pensamento primitivo em suas definições originais, para localizá-lo nas discussões recentes. Dentre os objetivos específicos, destaca-se o que se refere a oferecer redes de possibilidades para a implantação das Leis 10.639/2003 e Lei 11.645/2008. Este projeto de pesquisa emerge do conhecimento construído ao longo da carreira docente e tem como objetivo oferecer redes de possibilidades para o cumprimento da legislação. Resulta, portanto, da intersecção de várias pesquisas já realizadas nesta Instituição. Na mais recente, intitulada Poéticas da vivência em leituras: imaginação criadora e animismo, um dos teóricos que a alicerçaram, Wilhelm Dilthey, ao tratar da criação poética, assevera que a vivência é o que dá suporte à imaginação criadora e que, para despertar o leitor tanto quanto para aguçar o crítico literário, é indispensável pensar o texto literário como criação artística em seus processos de anima na sua origem estética. Desde cedo, instaurou-se a necessidade de conferir atualização ao conceito de animismo, restrito antes ao primitivo na origem do mito e das religiões, mas que dá suporte à criança na formação dos símbolos, na representação do brinquedo. O animismo é o que fomenta a imaginação criadora do poeta e do homem na sua fabulação cotidiana. A justificativa do projeto de pesquisa resume-se na necessidade de desestabilizar as oposições acerca de termos como é o caso do animismo, restrito ao pensamento primitivo em suas definições originais (Tylor, Freud e Dilthey), para localizá-lo nas discussões recentes de Harry Garuba, que desestabilizam antagonismos, tais como, primitivo-civilizado, colonizador-colonizado, classe hegemônica e indivíduo subalterno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Regina da Costa da Silveira - Coordenador / Cecil Jeanine Albert Zinani - Integrante / Karine Miranda Campos - Integrante / Osmando Jesus Brasileiro - Integrante / Cristine Lersch - Integrante / Juan Veiga Rodrigues - Integrante / Luciana Lee - Integrante / Fábio Antônio Dias Leal - Integrante / Débora Jael Rodrigues - Integrante / Márcia Rejane Kristiuk Zancan - Integrante / Angelica Oliveira dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 5
-
2012 - 2013
Poéticas da vivência em leitura: imaginação criadora e animismo, Descrição: Neste projeto de pesquisa, argumento que a imaginação criadora e a vida anímica do poeta são questões fundamentais para uma introdução à leitura crítico-teórica do texto literário. Proveniente da teoria e da técnica do drama grego, a Poética, de Aristóteles, alicerçou desde cedo os estudos literários com base no princípio da imitação. A essa fundamentação objetiva, sobrepuseram-se os subjetivistas dos tempos modernos, com a metafísica do belo, acentuando a criação de um mundo novo, acima da realidade vulgar. Frente às duas correntes, posiciona-se Wilhelm Dilthey (1833-1911), cuja investigação dos processos de criação e gozo estético ocorre mediante análise objetiva e histórica das criações artísticas. Na teoria aristotélica, Dilthey rechaçou a limitação de seu horizonte histórico que compromete a validade geral de seus princípios; frente à segunda, em acordo com a inclinação subjetivista, não compactuou, entretanto, com os princípios da metafísica, apoiados no antagonismo dos sistemas e na possibilidade de chegar a decisões definitivas nesse terreno. Segundo o filósofo alemão, a poética deverá apoiar-se na experiência e prestar atenção a sua dupla face: a vida anímica e a obra de arte. Com a leitura do livro Poética La imaginación del poeta. Las três épocas de la estética moderna y su problema actual (Losada, 1945)de Dilthey, o presente projeto não descarta em hipótese alguma a fundamentação teórica do consagrado estagirita grego; aproveita antes a discussão crítica do filósofo alemão para elucidar os termos conceituais que se relacionam com a vida anímica e com a imaginação criadora. Anote-se desde este resumo que ?poesia? será termo empregado no projeto e na pesquisa não somente como a arte de compor versos, mas como a arte do fazer literário, em texto oral ou escrito, em prosa ou em verso. Com valor estético e com uma visão emocional e ou conceitual na abordagem das ideias, o texto poético será examinado como expressão da visão de mundo e dos estados de alma do poeta, expressos quase sempre por associações imagéticas. Em acordo com o estudo teórico-conceitual, o projeto tem a leitura como eixo norteador, com o exame crítico de obras literárias em prosa e verso de autores dos países de língua portuguesa do período pós-colonial e do indiano Tagore (Nobel de Literatura 1913), traduzido para o português. Nesse intento, serão observadas ideias vinculadas a projetos anteriores, relacionadas aos conceitos de imaginário e de imaginação (BELINSKY, 2007), de mito e de linguagem (GRASSI, 1968), de cultura e de multicuralismo (HALL, 2003; MCLAREN, 2000), de ?barbárie? e de ?condição humana? (DELPECH, 2006 e ARENDT, 2009), entre outros. RESULTADOS PARCIAIS: Atrelado este Projeto à Extensão, as oficinas da Sexta-feira d@ professor@ servem-se de ideias e bibliografias do projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido em suas ideias, propostas e ou referências de modo especial na graduação, no mestrado e também no doutorado em Letras. Derivam deste Projeto artigos publicados em Congressos, em Revista e capítulo de livro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Regina da Costa da Silveira - Coordenador / Karine Miranda Campos - Integrante / Lucas Cunha de Vasconcellos - Integrante / Cristine Lersch - Integrante / Silvana dos Santos Ramos - Integrante / Ana Cristina dos Anjos e Silva Amaro - Integrante / Johan Limeira Goulart - Integrante / Alexandra Marla Marques da Rocha - Integrante / Luciana Lee - Integrante / MARCOS VALTER EGGLER DOCKHORN - Integrante.
-
2010 - 2012
Imagens e mitologias afro-brasileiras na formação de identidades: literaturas de língua portuguesa, Descrição: ?Imagens e mitologias afro-brasileiras na construção de identidades: literaturas de língua portuguesa?, de modalidade interdisciplinar, é um projeto de pesquisa docente que faz parte do grupo ?Língua e Literatura na Formação do Sujeito? e da linha ?Linguagem, discurso e sociedade?, do Curso de Letras do UniRitter. O projeto dá continuidade à pesquisa ?A imaginação criadora e as expressões identitárias nas literaturas em língua portuguesa: aspectos linguísticos, literários e culturais?, que teve vigência e auxílio FAPERGS até julho de 2010. Vinculado à disciplina ?Literaturas: expressão identitária e intertexto?, ministrada no Curso de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Letras, o projeto agora proposto problematiza conceitos, tais como, imaginário, imaginação, mito e cultura, tão necessãrios para a compreensão da identidade na formação do sujeito. A pesquisa intenta saber como se processa a representação literária do imaginário, das imagens e metáforas que reencenam os mitos, as lendas e as superstições, as frases-feitas, os provérbios, das marcas de oralidade que em seu conjunto são marcas identitárias da cultura nas obras de escritores angolanos, moçambicanos e brasileiros. Nesse intento, serão tratados os conceitos de imaginário e de imaginação (BELINSKY, 2007), de mito e de linguagem (GRASSI, 1968), de cultura e de multicuralismo (HALL, 2003; MCLAREN, 2000), de ?barbárie? e de ?condição humana? (DELPECH, 2006 e ARENDT, 2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Regina da Costa da Silveira - Coordenador., Financiador(es): BIC UniRitter - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2008 - 2010
A imaginação criadora e as expressões identitárias nas literaturas em língua portuguesa, Descrição: Contribuir para o ensino da Literatura, verificando a presença do imaginário, os mitos e lendas na tradição oral, as marcas de oralidade presentes em textos literários que, ao resgatarem a memória coletiva, desestabilizam o saber normativo da língua e, ao mesmo tempo, valorizam as diversidades culturais. Fundamentar e aprofundar as implicações teóricas, geradas a partir de variáveis imbricadas nos conceitos de ?imaginário? e de ?imaginação?, entre o que é fixo e o que é dinâmico na construção das identidades. Promover a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com cursos e oficinas de capacitação a professores da rede pública estadual e particular; Examinar a influência das diferentes etnias na construção do imaginário social dos povos falantes de língua portuguesa e valorizar elementos da cultura e das artes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Regina da Costa da Silveira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2006 - 2008
Expressões da oralidade identitária na dinâmica da criação e do intertexto nas literaturas de língua portuguesa, Descrição: Pesquisa integrada à pesquisa coletiva Literaturas em Língua Portuguesa: aspectos literários, lingüísticos e culturais e ligada ao Grupo de Pesquisa Linguagem Discurso e Ensino e a Linha Literatura na formação do sujeito. Auxílio CNPq 2006-2008. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Regina da Costa da Silveira - Coordenador., Financiador(es): BIC UniRitter - Auxílio financeiro / Cnpq - Auxílio financeiro / Secretaria de Estado de Educação do RS - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2006 - 2008
LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ASPECTOS LITERÁRIOS, LINGÜÍSTICOS E CULTURAIS, Descrição: Projeto conjunto com UFRGS e com protocolo de intenções entre UniRitter e SEC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Regina da Costa da Silveira - Coordenador., Financiador(es): Secretaria de Educação de Estado do RS - Cooperação / Cnpq - Auxílio financeiro.
Prêmios
2015
DESTAQUE XVI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS Um Don Juan Finlandê: análise comparativa do afamado conquistador no épico Kalevala, PUCRS.
2015
Destaque na XI SEPesq Iniciação Científica, UniRitter.
2015
PROFESSORA PARANINFA turma 2015-02 FORMANDOS GRADUAÇÃO EM LETRAS-INGLÊS UniRitter, UniRitter Laureate International Universities.
2014
Destaque PROJETO DE EXTENSÃO Sexta-feira do Professor e a Literatura na X SEPesq UniRitter, PROPEx.
2013
LÁUREA NOTABILÍSSIMO SABER, UniRitter Laureate International Universities.
2013
TROFÉU AMABÉLIA TEIXEIRA - PROFESSOR DESTAQUE 2013, Clube do Professor Gaúcho - CPG.
2008
Destaque IV Salão de Extensão Universitária: Ler e Escrever sobre Direitos & Diferenças, IV SEPesq CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS.
2008
TRABALHO PIONEIRO EM PESQUISA UniRitter, IV SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação.
2007
Prêmio Açorianos de Literatura Categoria Ensaio - Artigo no livro "Aprendizagem de Língua e Literatura gêneros & vivências de linguagem", Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre Coordenação do Li vro.
2005
Destaque UNITV Nonada Letras em revista, UNITV Porto Alegre.
2004
Destaque na VI Jornada de Iniciação Científica UniRitter, Centro Universitário Ritter dos Reis.
2002
Destaque na III Jornada de Iniciação Científica da UniRitter, Centro Universitário Ritter dos Reis.
Histórico profissional
Experiência profissional
1972 - 1998
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Regente de Classe Ens Fund e Médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Início: Contrato Emergencial Professora 20h de 1972-1973 - Santa Maria RS
Reinício: 1977 - 1996 Escola Estadual de 1 e 2 Graus Odila Gay da Fonseca - POA RS
1983 - Nomeada por Concurso Estadual para o Ensino Fundamental e Ensino Médio (40h)
1986 - Vice-diretora da EE 1 E 2 Graus Odila Gay da Fonseca
1997 - Secretaria de Educação POA RS - Departamento de Assuntos Universitários DAU
1998 - Escola Estadual de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva - POA
Pedido de Exoneração da SE RS para Dedicação Exclusiva no UniRitter
1993 - 2017
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTERVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Cnpq.,Linhas de pesquisa
-
03/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LITERATURA UNIVERSAL
-
03/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa
-
03/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EaD Educação a Distância LITERATURA UNIVERSAL
-
03/2010
Extensão universitária , Propex.,Atividade de extensão realizada, LITERATURA, HISTÓRIA, CULTURA E ENSINO: redes de possibilidades para o cumprimento da legislação Lei 10.639, Lei 11.645 E Art. 80 da LDB.
-
03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Própria da Avaliação Letras e Pedagogia.
-
03/2009
Direção e administração, Núcleo de Educação Permanente e Comunitária - NEPeC.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
03/2009
Extensão universitária , Núcleo de Educação Permanente e Comunitária - NEPeC.,Atividade de extensão realizada, Coordenação NEPeC.
-
03/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conto e Crônica das Literaturas em Língua Portuguesa, Literatura e Identidade
-
03/2008
Extensão universitária , Núcleo de Educação Permanente e Comunitária - NEPeC.,Atividade de extensão realizada, Coordenação da área de Letras no Núcleo de Extensão.
-
03/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Pesquisa E Extensão.,Linhas de pesquisa
-
03/2007
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Semipresencial
-
03/2007
Ensino, Assessoria Lingüística: Produção e Revisão Textual, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Produção da Narrativa: escritura e reescritura
-
03/2007
Ensino, PPGL Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura: expressões identitárias e intertexto
-
03/2007
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura: expressões identitárias e intertexto
-
03/2007
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EXPRESSÕES IDENTITÁRIAS
-
03/2006
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa Eixo 1
-
03/2006
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EaD - Educação a Distância em Língua Portuguesa
-
07/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Cnpq.,Linhas de pesquisa
-
03/2005
Extensão universitária , Propex.,Atividade de extensão realizada, Sexta-feira do Professor no UniRitter.
-
03/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira IV
-
03/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Comparada
-
03/2004
Extensão universitária , Propex.,Atividade de extensão realizada, PROJETO DE EXTENSÃO SEXTA-FEIRA DO PROFESSOR EDIÇÃO ANUAL.
-
03/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EaD - Educação a Distância em Literatura Portuguesa
-
01/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de Pesquisa Nós, do insólito ficcional.,Linhas de pesquisa
-
11/1997
Outras atividades técnico-científicas , Nonada Letras em Revista, Nonada Letras em Revista.,Atividade realizada, Editora.
-
11/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Nonada Letras em Revista.,Cargo ou função, Editora de Nonada Letras em Revista e Membro do Conselho Editorial e Consultivo.
-
11/2010 - 12/2010
Ensino, Mestrado Design, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Design e Cultura Material
-
03/2002 - 03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSELHO SUPERIOR CONSUPE.,Cargo ou função, Representante dos Cursos de Letras e Pedagogia.
-
08/2008 - 03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, CamPesq.,Cargo ou função, Representante do Curso de Letras.
-
08/2008 - 03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, CamEx.,Cargo ou função, Representante Curso de Letras.
-
03/2005 - 03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação.,Cargo ou função, Membro de comissão.
-
03/2003 - 07/2005
Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e Expressão
-
03/2004 - 03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Propex.,Cargo ou função, Coordenadora Setorial de Pesquisa e Iniciação Científica.
-
03/2001 - 07/2004
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
03/2000 - 07/2004
Ensino, Arquitetura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O conto na literatura brasileira
-
07/2002 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Monografias, Leitura da Poesia
-
07/2002 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I, Literatura Brasileira III, Literatura Brasileira IV, Literatura Portuguesa I, Literatura Portuguesa II
-
07/2002 - 12/2002
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
07/2002 - 12/2002
Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e expressão
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Prática: O texto na sala de aula
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Poesia
-
03/1999 - 12/1999
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - Curso de Administração, Literatura Brasileira I, Literatura Brasileira V, Literatura Portuguesa I, Literatura Portuguesa II, Literatua Portuguesa III, Língua Portuguesa - Curso de Arquitetura
-
03/1995 - 12/1999
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira IV, Literatura Brasileira II, Literatura Brasileira III
-
07/1996 - 12/1996
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Literatura Ocidental II, Literatura Brasileira III, Pragmática da Língua Portuguesa
-
03/1996 - 12/1996
Ensino, Graduação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Comparada I e II, Língua Portuguesa
-
03/1996 - 12/1996
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa I, II e III, Literatura Brasileira I, III, IV e V, Teoria da Literatura I e II
-
07/1995 - 12/1995
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura II, Literatura Brasileira III
-
03/1995 - 12/1995
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - Curso de Arquitetura, Literatura Brasileira III, Teoria da Literatura I, Pragmática da Língua Portuguesa, Literatura Brasileira V, Literatura Brasileira II
-
03/1994 - 12/1994
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira II
-
03/1993 - 12/1993
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I
2002 - 2003
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Atividades
-
07/2002 - 01/2003
Ensino, Letras Pós Graduação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Regina da Costa da Silveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?