Carla Maria Holanda de Lima Façanha

Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza ? UNIFOR, tendo como linha de pesquisa estudos Sócio Ambientais com área de concentração voltada para Fundamentos e Processos Estratégicos para a Sustentabilidade; Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Ceará ? UFC; Graduação em psicólogia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, com foco de atuação direcionado há mais de 15 anos na implantação e execução dos subsistemas de Gestão de Pessoas, voltados para área de captação e desenvolvimento de pessoas como Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho por competência. Atuo na área académica como docente e coordenadora de cursos CSts na modalidade presencial e EAD , além de trabalho voltados para a consultoria na área de gestão de pessoas, Como pesquisadora, possui estudos relacionados a práticas e reflexões relacionadas a gestão de pessoas, responsabilidade social corporativa, educação universitária e sustentabilidade sócio ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Administração de Empresas

2014 - 2017

Universidade de Fortaleza
Título: Forças Coercitivas no Trabalho Docente Universitário e Competências Sustentáveis na Contemporaneidade, Ano de Obtenção: 2017
Mônica Mota Tassigny..Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Trabalho Docente; Teoria Institucional; Competências Sustentáveis; Vantagem Competitiva.

Especialização em Administração em Recursos Humanos

2005 - 2006

Universidade Federal do Ceará
Título: Avaliação de Desempenho e
Orientador: Marcos Antônio Martins Lima

Graduação em PSICOLOGIA

1996 - 2002

Universidade de Fortaleza
Título: Indisciplina na Escola
Orientador: Francisco Antônio Silva Cavalcante Júnior

Formação complementar

2017 - 2017

EBSCO Information Services. (Carga horária: 2h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2015 - 2017

Curso de Inglês. (Carga horária: 230h). , Wise up - Curso de Inglês, WISEUP, Brasil.

2016 - 2016

Visão Sistêmica e Introdução à Gestão de Inovação. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.

2016 - 2016

Treinamento da Base de Dados Euromonitor. (Carga horária: 2h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2008 - 2008

A ARTE DE SELECIONAR PESSOAS. (Carga horária: 15h). , FAST JOB, FASTJOB, Brasil.

2005 - 2005

PDCA. (Carga horária: 16h). , INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL, INDG, Brasil.

2005 - 2005

OS SEGREDOS DAS ROTINAS TRABALHISTAS. (Carga horária: 8h). , INFORMAÇÕES OBJETIVAS PUBLICAÇÕES JURIDICAS, IOB, Brasil.

2003 - 2003

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE GESTORES DE TREINAME. (Carga horária: 80h). , CLUBE RH, CLUBER RH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Docência em IES.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Treinamento e Avaliação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Projetos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: responsabilidade Social.

Participação em eventos

Programa de iniciação cientifica do campus Dom Luis e Dionísio torres.2 Projetos do curso de Admnistração Universidade Christus. 2017. (Encontro).

XVII Encontro de Pós Graduação e Pesquisa na UNIFOR. Trabalho docente universitário e competências sustentáveis na contemporaneidade. 2017. (Congresso).

XXII Semana Universitária da UECE. Educação Corporativa :Estratégia para o desenvolvimento Organizacional ?. 2017. (Congresso).

XX - Semead.TRABALHO DOCENTE E A INFLUÊNCIA DE FORÇAS COERCITIVAS: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA. 2017. (Seminário).

XX- Semead.Competências do Docente para o Ensino e a Pesquisa na Perspectiva da Sustentabilidade Profissional. 2017. (Seminário).

XVI Encontro de pos graduação e pesquisa na UNIFOR.Qualidade de Vida no Trabalho: Análise sobre as condições de Trabalho nas IES em Teresina - PI. 2016. (Encontro).

XVI Encontro de pos graduação e pesquisa na UNIFOR.Qualidade no Atendimento: Um estudo de caso da AQuafort Tour & Pesca Hotel em Camocim - Ceará. 2016. (Encontro).

XVI Encontro de Pós Graduação e Pesquisa na UNIFOR.Negócios de Impacto Social : De que Sustentabilidade estamos falando?. 2016. (Seminário).

XVI Encontro de Pós Graduação e Pesquisa na UNIFOR.Estudo dos Fatores Motivacionais dos membros da Geração Y em uma Instituição de Ensino Superior. 2016. (Seminário).

XVI Encontro de Pós Graduação e Pesquisa na UNIFOR.Recrutamento e Seleção: Um estudo sobre os meios de hospedagem na cidade de Jaguaribe- Ceará. 2016. (Encontro).

XVI Encontro de Pós Graduação e Pesquisa na UNIFOR.Microcrédito e inclusão social no Brasil: O caso CrediAmigo. 2016. (Encontro).

XVI Encontro de Pós Graduação e Pesquisa na UNIFOR.Redes Sociais e a escolha do destino turístico: Um estudo de caso da Agência de Viagem Casa Blanca Turismo. 2016. (Encontro).

XVI Encontro de Pós Graduação e Pesquisa na UNIFOR.Qualificação Profissional em Hotelaria: Uma análise RATIVA ENTRE DOIS HOTÉIS DE CAMOCIM.. 2016. (Encontro).

XVI Encontro de Pós Graduação e Pesquisa na UNIFOR.Uma Análise de aderência entre a matriz curricular do curso de graduação em administração de empresas e os princípios de responsabilidade social universitária. 2016. (Encontro).

XXII Encontro de iniciação à pesquisa e a à docência e a XI encontro de pesquisadores do centro deUniversitário Christustus.O Uso dos Processos de Aprendizagem: Significativa X Memorização na Matemática. 2016. (Encontro).

XXI Semana Universitária da UECE. Estudo dos Fatores Motivacionais dos membros da Geração Y em uma Instituição de Ensino Superior. 2016. (Congresso).

XXI Semana Universitária da UECE. Negócios de Impacto Social : De que Sustentabilidade estamos falando?. 2016. (Congresso).

XXI Semana Universitária da UECE.integração da Avaliação de desempenho e Coaching como alternativa para o desenvolvimento comportamental e organizacional. 2016. (Seminário).

XXVI Jornadas Luso- Espanholas de Gestão Científica.Uma Análise de aderência entre a matriz curricular do curso de graduação em administração de empresas e os princípios de responsabilidade social universitária. 2016. (Encontro).

XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da UNIFOR.Avaliação de Desempenho: Existe correlação entre avaliação de desempenho individual e indicadores de produtividade organizacionais?. 2015. (Seminário).

XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da UNIFOR.Avaliação de Desempenho: Existe correlação entre avaliação de desempenho individual e indicadores de produtividade organizacionais?. 2015. (Encontro).

XVI Encontro de pos graduação e pesquisa na UNIFOR.Melhores práticas de governança corporativa do IBGC: estudo de caso em uma empresa de distribuição de energia elétrica. 2015. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Joira Batista Barbosa

BIZARRIA, F. P. A.; MARTINS, P.;FAÇANHA, CARLA. Educação em Saúde, Prevenção e Tratamento da Sifilis: Desafios e possibilidades. 2019.

Aluno: Maria José Gualberto da Cruz

BIZARRIA, FABIANA; MARTINS, P.;FACANHA, C. M. H. L.. Desafios no Âmbito da Prevenção e do Tratamento do Sarampo: Um levantamento em estudos brasileiros. 2019.

Aluno: Marcia Sento Sé Magalhães Pimentel

BIZARRIA, FABIANA; MARTINS, P.;FACANHA, C. M. H. L.. A Promoção do Envelhecimento Ativo e a Atuação da Equipe de Enfermagem. 2019.

Aluno: LAIZE SANTANA SILVA

BIZARRIA, FABIANA; MARTINS, P.;FACANHA, C. M. H. L.. Psicologia na Atenção Básica: Desafios e inserção Profissional. 2019.

Aluno: MARIA RAVENIA RODRIGUES PEREIRA

RIOS, J.; LANDIM, F. L. P.; SANTOS, L. A. P. F.;FACANHA, C. M. H. L.. Assédio Moral no Ambiente de Trabalho. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC.

Aluno: MARCOS ANDRE COSTA DA SILVA

FACANHA, C. M. H. L.; RIOS, J.; LANDIM, F. L. P.. Inovação Tecnológica e Sucessão de uma Empresa Familiar. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC.

Aluno: Paulo Roberto dr Freitas Braga

FACANHA, C. M. H. L.; RIOS, J.; LANDIM, F. L. P.; SANTOS, L. A. P. F.. O projeto Bicicletar como instrumento para criação de valor compartilhado e Estratégia Empresarial. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC.

Aluno: SAMERSON CASTRO SOUSA

FACANHA, C. M. H. L.; RIOS, J.; LANDIM, F. L. P.. Contabilidade Gerencial: Suas contribuições na Gestão Empresarial. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC.

Orientou

Camila Carvalho

Os jovens aprendizes e a entrada no mercado de trabalho: (trans)formações através da aprendizagem corporativa; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Psicologia Organizacional) - FANOR DUNAS; (Orientador);

Daniele Queiroz

Pesquisa de Clima - Estratégia de engajamento entre os funcionários; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Psicologia organizacional) - Faculdade do Norte Pioneiro; (Orientador);

Mikarla do Nascimento Ramos

Influência da gestão por competência nos processos de desenvolvimento da gestão de pessoas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Psicologia Organizacional) - FANOR DUNAS; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

José Luis Soares de Almeida

A importância da Liderança na gestão de conflitos no ambiente organizacional; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão empresarial) - FANOR DUNAS; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Ubirajara Bezerra e Bezerra

O Papel do Gestor na identificação de líderes para a empresa; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Jose Ronaldo dos Santos

A importância do PCP junto ao atendimento de metas da produção e faturamento; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Faculdade Estácio do Ceará; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Silvia Helena da Silva

O desafio da corporação Ambev, visando a gestão de pessoas no atual mundo globalizado; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Faculdade Estácio do Ceará; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Tatiana Morais da Costa

Logistica reversa e a sustentabilidade empresarial; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Faculdade Estácio do Ceará; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Maria Cristiane Macedo Gaspar

Estudo do mercado PET em Fortaleza: Estratégia competitiva como solução; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Faculdade Estácio do Ceará; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Eurico de Souza Costa

A propaganda através do propagandista como fator de decisão para a escolha da marca na industria farmacêutica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Faculdade Estácio do Ceará; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Nadyana Milla Duarte de Lima

A 18 edição do Natal de Luz do Ceará e suas implicações no comécio nas famílias cearenses; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Faculdade Estácio do Ceará; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Vanessa Adla Borges do Agostinho

Desafios do Processo Seletivo de Docentes Universitários; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Psicologia Organizacional) - FANOR DUNAS; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Fernanda Guimarães de Barros

A qualidade no atendimento aos clientes: A importância dos serviços prestados pelas administradoras de condoo;indo; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Maria gardene da Costa Sales

Capital Intelectual como fator de compet6encia nas organizações; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Rochelle Dias Vasconcelos

Estudo do Mercado Pet em Fortaleza: Estratégias competitiva como solução; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Lucieuda Serpa

A influência da Gestão da revaloração da cultura organizacional no processo de integração e Mudanças Ocasionadas pela aquisição desta; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Maria Flaviana Vieira Coutinho

Plano estratégico para a Editoria Musical Sony Music; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Heliclécia de Goes Pereira

Recolocação profissional: Um desafio após os trinta; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Sidney Dreger da Silva Ferreira

Discussões preliminares sobre a liderança servidora aplicada às organizações empresarial; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

José Jesus Lédio de Alencar

Micros e pequenas nas licitações públicas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Naiana Moura Almeida

A importância do cerimonial para os casamentos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Valmir Brito de Araújo Junior

Marketing digital: Estratégias , metodologias e ferramentas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Samerson Castro Sousa

Contabilidade Gerencial: Suas contribuições na Gestão Empresarial; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Renata Teixeira Batista

Análise do processo de compras do sistema corporativo SESI e SENAI; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Ideuzuite Costa Barros Filha

Planejamento estratégico como ferramenta de competitividades para micro e pequena empresas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Sandra Maria Roque Lioba

A importância dos eventos religiosos como ferramenta de fortalecimento e divulgação da religião; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Thiago Ferreira Pinheiro

O desenvolvimento de profissionais da teoria X para a teoria Y; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Aline de Souza Cartaxo

Turismo de eventos como alternativa para melhoria da sazonalidade turística em Fortaleza; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Ana Paula Sousa Lopes

Gestão de Negócios na produção de redes de dormir no município de Jaguaruana - CE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Anna Caroline Batista da Silva

Anna Caroline Batista da Silva; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

José Maria de Oliveira

Plano de Negócio para a viabilidade de implantação de um lava jato; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Sheila Diniz Enéas

A importância das redes sociais na área corporativa; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Janaina Sanmia Marques de Oliveira Maciel

Mudança de Layaout de loja como estratégia para aumento de vendas e fluxo de vendas: O caso de loja construtor - filial Horizonte - CE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

MARÍLIA GERMANO ARAÚJO

A importância do capital de giro em empresas de pequeno porte que fornecem a órgãos públicos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Florence

Plano de Negócio : Água pura purificadores; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

MARCOS ANDRE COSTA DA SILVA

Inovação Tecnológica e Sucessão de Uma Empresa Familiar; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Paulo Roberto de Freiras Braga

Criação de Valor Compartilhado como Ferramenta Utilizada na estratégia Empresarial: Um Estudo de Caso; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Luana Tabosa Chaves

As barracas de praia de Fortaleza como a atrativos para eventos sociais - casamentos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Nayanna Albuquerque Rocha Negreiros

Gestão de evento casamento: Um estudo de sucesso; 2017; Orientação de outra natureza; (Gestão Empresarial) - Estácio FIC; Orientador: Carla Maria Holanda de Lima Façanha;

Produções bibliográficas

  • FAÇANHA, CARLA MARIA HOLANDA DE LIMA ; BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA . Competências da docência para o Ensino e a Pesquisa na perspectiva da sustentabilidade profissional. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e47810112007, 2021.

  • JESUS, L. B. ; BIZARRIA, F. P. A. ; FAÇANHA, CARLA . Violência Contra Mulher: Aspectos Normativos e Práticas Preventivas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-33, 2020.

  • FAÇANHA, CARLA ; BIZARRIA, F. P. A. . Competências da Docência para o Ensino e a Pesquisa na Perspectiva da Sustentabilidade Profissional. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 1, 2020.

  • FAÇANHA, CARLA ; TASSIGNY, MÔNICA ; LIMA, MARCOS ; BIZARRIA, FABIANA . Trabalho docente e as influências de forças coercitivas: um estudo em uma universidade privada. TEORIA E PRATICA EM ADMINISTRACAO , v. 9, p. 92-104, 2019.

  • BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA (Org.) ; Ribeiro, Rogeane Morais (Org.) ; Barbosa, Flávia Lorenne Sampaio (Org.) ; FAÇANHA, CARLA MARIA HOLANDA DE LIMA (Org.) ; Sousa, Irlanda Pires de Sá (Org.) . Tela crítica em gestão de pessoas. 1. ed. Pantanal Editora, 2021. v. 1. 112p .

  • RIOS, J. (Org.) ; FACANHA, C. M. H. L. (Org.) ; SOUZA, L. (Org.) . Coletânea em gestão Empresarial. 1. ed. , 2017. v. 1.

  • SOUZA, L. C. ; FACANHA, C. M. H. L. ; FORTE, S. H. A. C. . Diversidade Cultural em Joint Venture como possibilidade de criação de diferencial competitivo para as organizações. Diversidade Cultural em Joint Ventures como possibilidade de criação de diferencial competitivo para as organizações'. 1ed.Fortaleza: , 2017, v. , p. 87-104.

  • FACANHA, C. M. H. L. . Avaliação de Desempenho e Coaching: Estratégia para o Desenvolvimento Humano. In: MARCOS ANTÔNIO LIMA. (Org.). Avaliação, Gestão e Estratégias Educacionais. 1ed.FORTALEZA: FEAAC, FIEC, IEL, 2008, v. 1, p. 23-40.

  • FACANHA, C. M. H. L. ; TASSIGNY, M. M. ; LIMA, C. N. G. V. . Trabalho docente universitário e competências sustentáveis na contemporaneidade. In: XVII Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2017, Fortaleza. XVII Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2017.

  • RIOS, J. ; TASSIGNY, M. M. ; FACANHA, C. M. H. L. ; POMPEU, R. M. . Educação Corporativa :Estratégia para o desenvolvimento Organizacional ?. In: XVII Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2017, Fortaleza. XVII Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2017.

  • CERQUEIRA, E. G. C. ; MARQUES, A. M. S. ; CARIOCA, J. M. G. ; RIOS, J. ; SOUZA, L. ; FACANHA, C. M. H. L. . Ócio criativo e trabalho contemporâneo um difícil caminho para a satisfação no trabalho. In: XXII Semana Universitária da UECE, 2017, Fortaleza. XXII Semana Universitária da UECE, 2017.

  • FACANHA, C. M. H. L. ; TASSIGNY, M. M. ; BIZARRIA, F. P. A. ; LIMA, M. A. M. . Competências do Docente para o Ensino e a Pesquisa na Perspectiva da Sustentabilidade Profissional. In: XX- Semead, 2017, São Paulo. XX- Semead, 2017.

  • FACANHA, C. M. H. L. ; TASSIGNY, M. M. ; LIMA, M. A. M. ; BIZARRIA, F. P. A. . Trabalho Docente e a Influência de Forças Coercitivas: Estudo em uma Universidade Privada. In: XX- Semead, 2017, São Paulo. XX- Semead, 2017.

  • SOUZA, L. ; FACANHA, C. M. H. L. ; SCHILLING, F. ; RIOS, J. . Negócios de Impacto Social : De que Sustentabilidade estamos falando?. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Fortaleza. XXI Semana Universitária da UECE. Fortaleza, 2016.

  • FACANHA, C. M. H. L. ; SOUZA, L. C. ; TASSIGNY, M. M. ; SOUZA, L. ; COSTA, L. O. . Integração da Avaliação de desempenho e Coaching como alternativa para o desenvolvimento comportamental e organizacional. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Fortaleza. XXI Semana Universitária da UECE. Fortaleza, 2016.

  • GADELHA NETO, J. F. ; MIRANDA, R. O. ; FACANHA, C. M. H. L. ; POMPEU, R. M. . Uma análise de aderência entre a matriz curricular do curso de graduação em administração de empresas e os princípios de responsabilidade social universitária. In: XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2016, Fortaleza. XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2016.

  • RIOS, J. ; SOUZA, L. ; FACANHA, C. M. H. L. ; TASSIGNY, M. M. . Estudo dos Fatores Motivacionais dos membros da Geração Y em uma Instituição de Ensino Superior. In: XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2016, Fortaleza. XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2016.

  • SOUZA, L. ; FACANHA, C. M. H. L. ; SCHILLING, F. ; RIOS, J. . Negócios de Impacto Social : De que Sustentabilidade estamos falando?. In: XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2016, Fortaleza. XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2016.

  • GADELHA NETO, J. F. ; MIRANDA, R. O. ; POMPEU, R. M. ; FACANHA, C. M. H. L. . Uma análise de aderência entre a matriz curricular do curso de graduação em administração de empresas e os princípios de responsabilidade social universitária. In: XXVI Jornadas Luso- Espanholas de Gestão Cientifica, 2016, Idanha - Nova - Portugal. XXVI Jornadas Luso- Espanholas de Gestão Cientifica, 2016.

  • FACANHA, C. M. H. L. ; SOUZA, L. C. ; TASSIGNY, M. M. ; ASSIS, O. F. G. . Coaching e Avaliação de desempenho: ferramentas complementares par a gestao comportamental organizacional. In: XV Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2015. XV Encontros de pos graduação e pesquisa, 2015.

  • SOUZA, L. C. ; FACANHA, C. M. H. L. ; MOURA, H. J. . Avaliação de Desempenho: Existe correlação entre avaliação de desempenho individual e indicadores de produtividade organizacionais?. In: XV Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2015. XV Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2015.

  • SOUZA, L. C. ; FACANHA, C. M. H. L. ; FORTE, S. H. A. C. . Diversidade Cultural em Joint Ventures como possibilidade de criação de diferencial competitivo para as organizações',. In: XV Encontro de pós graduação e pesquisa da UNIFOR, 2015, Fortaleza. XV Encontros de pos graduação e pesquisa, 2015.

  • FACANHA, C. M. H. L. ; TASSIGNY, M. M. ; LIMA, C. N. G. V. . Trabalho docente universitário e competências sustentáveis na contemporaneidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, E. G. C. ; MARQUES, A. M. S. ; CARIOCA, J. M. G. ; RIOS, J. ; FACANHA, C. M. H. L. ; SOUZA, L. . Ócio Criativo e trabalho contemporâneo: Um difícil caminho para a satisfação no trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FACANHA, C. M. H. L. ; TASSIGNY, M. M. ; LIMA, M. A. M. ; BIZARRIA, F. P. A. . Trabalho Docente e a influência de força Coercitivas: Um estudo em uma universidade privada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FACANHA, C. M. H. L. ; TASSIGNY, M. M. ; BIZARRIA, F. P. A. ; LIMA, M. A. M. . Competências do Docente para o Ensino e a Pesquisa na Perspectiva da Sustentabilidade Profissional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GADELHA NETO, J. F. ; MIRANDA, R. O. ; FACANHA, C. M. H. L. ; POMPEU, R. M. . Uma Análise entre a Matriz Curricular e os princípios de Responsabilidade Social Universitária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, L. ; FACANHA, C. M. H. L. ; SCHILLING, F. ; SOUZA, L. C. . Negócios de Impacto Social : De que Sustentabilidade estamos falando?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GADELHA NETO, J. F. ; MIRANDA, R. O. ; FACANHA, C. M. H. L. ; POMPEU, R. M. . Uma Análise de aderência entre a matriz curricular do curso de graduação em administração de empresas e os princípios de responsabilidade social universitária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FACANHA, C. M. H. L. ; SOUZA, L. C. ; TASSIGNY, M. M. ; ASSIS, O. F. G. . Avaliação de Desempenho e ?Coaching ?: Integração de ferramentas como estratégias para o desenvolvimento comportamental e organizacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

FACANHA, C. M. H. L. ; TASSIGNY, M. M. . Gestão de projetos no serviço público. 2016. .

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    GEPA, Descrição: Grupo de Pesquisa em Administração. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Maria Holanda de Lima Façanha - Coordenador / Heber José de Moura - Integrante / Jaqueline rios - Integrante / Monica Mota Tassigny - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Ciência em Raiz, Descrição: Integrante do laboratório de pesquisa GELO- COLIN , LINCOS e LINC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Maria Holanda de Lima Façanha - Coordenador / Jaqueline rios - Integrante / Fátima Luna Pinheiro Landim - Integrante / Léticia Adriana Pires Ferreira dos Santos - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - 2016

    Ciência em RAIZ - Laboratório de pesquisa GELP- COLIN, LINCOS e LINC, Descrição: Grupo de estudo com alunos da instituição sobre temas relacionados a organização de empresas e processos gerenciais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Maria Holanda de Lima Façanha - Integrante / Jaqueline rios - Integrante / Léticia Adriana Pires Ferreira dos Santos - Coordenador., Número de orientações: 4

  • 2016 - 2016

    Ciência em RAIZ - Laboratório de pesquisa GELP- COLIN, LINCOS e LINC, Descrição: Grupo de estudo com alunos da instituição sobre temas relacionados a organização de empresas e processos gerenciais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Maria Holanda de Lima Façanha - Integrante / Jaqueline rios - Integrante / Léticia Adriana Pires Ferreira dos Santos - Coordenador., Número de orientações: 4

  • 2016 - 2016

    Ciência em RAIZ - Laboratório de pesquisa GELP- COLIN, LINCOS e LINC, Descrição: Grupo de estudo com alunos da instituição sobre temas relacionados a organização de empresas e processos gerenciais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carla Maria Holanda de Lima Façanha - Integrante / Jaqueline rios - Integrante / Léticia Adriana Pires Ferreira dos Santos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

Prêmios

2016

Menção honrosa na área científica Docência: metodologia e experiências docentes, XXVI jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2020

Faculdade Gestão de Negócios

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de cursos, Carga horária: 18

Atividades

  • 08/2018

    Ensino, Gestão tecnológica Financeira, Comercial e Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Gestão de Pessoas, Trabalho Integrador

  • 08/2018

    Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Agregar e reter talentos

  • 10/2018 - 11/2018

    Treinamentos ministrados , Curso Líder Pleno.,Treinamentos ministrados, Desenvolvendo Equipes de Alta Performance

2017 - 2020

FANOR DUNAS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora de TCC

Outras informações:
Orientadora de TCC do curso de pós graduação de gestão de pessoas

2017 - 2017

FANOR DUNAS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da pós graduação, Carga horária: 24

Outras informações:
Ministrando a disciplina de gestão por competências

2017 - 2017

FANOR DUNAS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós Graduação, Carga horária: 36

Outras informações:
Professora da disciplina de operações de Recursos Humanos

2016 - 2016

FANOR DUNAS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da pós graduação, Carga horária: 60

Outras informações:
Professora do curso de pos graduação de Gestão de Pessoas - Disciplina Operações em RH

2016 - 2017

Estácio Fic

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora de TCC

2015 - 2017

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsistas da FUNCAP

Outras informações:
Bolsista durante o curso de mestrado

2015 - 2015

CETREDE

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de disciplinas de desenvolvimento de Recursos Humanos

2014 - 2014

CETREDE

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina Gestão de Cargos e Remuneração

2013 - 2014

Tecno Indústria e Comércio LTDA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de RH, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pelo subsistemas de RH na unidade central. Responsável pela consolidação de informações gerenciais

2008 - 2008

FACULDADE DARCY RIBEIRO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professra, Carga horária: 60

Outras informações:
Disciplina SIG

2004 - 2013

Companhia de Bebidas das Américas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ANALISTA SENIOR, Carga horária: 36

Outras informações:
Responsável pelos subsistemas de Recursos Humanos como especialista da regional auditando e realizando treinamentos nas unidades para promover o desenvolvimento das analistas de RH e gerentes de RH nos processos de gestão de pessoas, consolidando informações gerenciais para tomada de decisões nas reuniões com a diretoria Acompanhamento de implantação de boas práticas gerenciais por meio do Know how de resultados em práticas de gestão

2021 - Atual

Sociedade Educaciona Edice Portela LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tempo Integral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.