Felipe Carvalho Fortes

Mestrando em Administração pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU) na linha de pesquisa científica em Inovação e Conhecimento, tese sobre Sistema de Classificação de Projetos Inovadores, previsão de conclusão em 2017. MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2008. Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em 2005. Profissional de 15 anos de experiência desenvolvida na área de TI, Telecom e negócio próprio com sólida experiência por mais de 10 anos como Gerente de Projetos e mais de 5 anos como PMO nas empresas American Tower, Huawei, Claro, negócio próprio, PMI SP e Indigosoft. Atualmente atua na área de Governança de TI/Corporativa na Indigosoft no segmento de TI (Software). Tem experiência na área de gestão de projetos, PMO, integração de sistemas, desenvolvimento de negócios, estratégia de negócios, gerenciamentos de processos, gestão financeira, sistema de tecnologia de informação e conhecimento na área de engenharia elétrica/eletrônica e telecomunicações. Possui certificados pelo Project Management Institute (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Scrum Fundamental Certified (SFC) em gerenciamento ágil de projetos. Experiência internacional no Canadá em Toronto por 2 meses para intercâmbio cultural. Inglês fluente.

Informações coletadas do Lattes em 27/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Administração

2016 - Atual

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Título: Contribuição do project organising na relação entre o investidor e a estrutura organizacional de uma startup: um estudo de caso na empresa Indigosoft,Orientador:
Orlando Roque da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Startup; Project organising; transformação digital; gerenciamento de negócio.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em MBA em Gerenciamento Estratégico e Econômico de Projetos

2007 - 2008

Fundação Getúlio Vargas
Título: Viabilidade para implantação dos conceitos em Gerenciamento de Projetos (baseado no PMBOK) em empresas de pequeno porte
Orientador: Marisa Villas Bôas Dias

Graduação em Engenharia Elétrica

2001 - 2005

Universidade do Vale do Paraíba
Título: Arquitetura da Rede GSM
Orientador: Jair Candido de Melo

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Telecomunicações

1996 - 1999

ETEP Faculdades

Formação complementar

2016 -

CERTIFICADO. , PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, PMI, Estados Unidos.

2016 - 2018

TESTE DA ANPAD. , Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, ANPAD, Brasil.

2016 - 2016

CERTIFICADO. , SCRUM FUNDAMENTAL CERTIFIED, SFC, Estados Unidos.

2016 - 2016

Implementação de Sistema de Gestão Empresarial. , Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação, IGTI, Brasil.

2008 - 2008

English Language Programs. (Carga horária: 200h). , ILSC - International Language Schools of Canada, ILSC - CANADA, Canadá.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gerente de Projeto.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.

Participação em eventos

Banca examinadora de qualificação do programa de Mestrado Acadêmico em Administração, de Igor de Branco Moraes, sobre o tema: Rótulos nutricionais e o comportamento do consumidor paulista de alimentos industrializados. 2017. (Outra).

Banca examinadora de qualificação do programa de Mestrado Acadêmico em Administração, de Gabriela Rodrigues Salomão, sobre o tema: O impacto da utilização do BI no varejo de Shopping Center. 2016. (Outra).

Banca examinadora de qualificação do programa de Mestrado Acadêmico em Administração, de Igor de Branco Moraes, sobre o tema: Rótulos nutricionais e o comportamento do consumidor brasileiro de alimentos industrializados. 2016. (Outra).

Banca examinadora de qualificação do programa de Mestrado Acadêmico em Administração, de José Augusto Grassi, sobre o tema: O Empreendedorismo Social: uma análise da relação de microempresas brasileiras com projetos sociais. 2016. (Outra).

II Fórum Integrado de Pesquisas em Administração.II Fórum Integrado de Pesquisas em Administração: Sistema de Classificação de Projetos Inovadores. 2016. (Seminário).

Oficina de currículo Lattes.Oficina de currículo Lattes. 2016. (Oficina).

XVI Feira de Tecnologia e Cultura promovida pela Faculdade Flamingo. XVI Feira de Tecnologia e Cultura promovida pela Faculdade Flamingo, sob o título "Sistema de Telecomunicações" de autoria de Felipe Carvalho Fortes. 2016. (Feira).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

INDIGOSOFT

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestor de projetos de desenvolvimento de software;

2016 - Atual

Project Management Institute - Chapter SP

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 10

Outras informações:
Mentor em Gerenciamento de Projetos

2016 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (Taxa-CAPES) de mestrado

2012 - 2015

Agronegócio Familiar

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 30

Outras informações:
-Responsável pelo controle orçamentário, gerenciamento de projetos, gestão do negócio e análise de viabilidade de novos investimentos;

2011 - 2012

American Tower

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Gestor responsável pela criação do novo departamento DAS (Distributed Antenna System) no Brasil e interface entre Brasil e EUA para a elaboração, definição e implementação de processo do novo departamento com as demais áreas da empresa; - Gerenciamento e implantação baseado na metodologia PMI de 5 projetos Indoor (DAS) com o objetivo de compartilhar o sistema de RF entre as operadoras telefonia celular para atender a tecnologia GSM, 3G e 4G em 5 shoppings centers na cidade de São Paulo; - Avaliação e desenvolvimento de novos fornecedores do sistema DAS para futuros projetos; - Elaboração de escopo, controle orçamentário e custo, gerenciamento de conflitos e de fornecedores, elaboração e monitoramento de KPIs (Key Performance Indicator) aprovado no plano do projeto; - Suporte na elaboração de contratos comerciais com os clientes e fornecedores; - Desenvolvimento de negócio para DAS; - Aprimoramento de relacionamento com os clientes; - Gerenciamento de Infra Telecom para projeto Indoor; - Definição e acompanhamento de SLA para serviço e processo;

2008 - 2011

Huawei do Brasil Telecomunicações - São Paulo, Huawei/SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
- Elaboração e acompanhamento de cronogramas, kick off, mapeamento de risco, elaboração de escopo, qualidade, processos, controle dos KPIs aprovado no plano do projeto, alocação de recursos, controle orçamentário para projeto de médio e grande porte e gerenciamento de múltiplos projetos no segmento de Telecomunicações com projetos orçados em torno R$40.000.000,00; - Gerenciamento de projetos de infra de TI baseado na metodologia PMI e ITIL-F que envolve os equipamentos como roteadores, switch, bridge, hubs and Server; - Gerenciamento de projetos de Telecom baseado na metodologia PMI que envolve os equipamentos como Core PS, Core CS, DPI, MSS, MGW, nodeB, BSC, BTS, PTS/STP e GPRS; - Suporte e elaboração de melhorias dos processos internos utilizando as lições aprendidas dos projetos para implantação na área do Supply Chain, PMO, comercial e outros departamentos da empresa; - Membro do PMO (escritório de projetos) e as principais atividades foram treinamento e suporte para os gerentes de projetos e gerenciamento de processos dos projetos para alcançar as metas dos projetos da regional SP; - Suporte para o departamento de contrato e para o gerente de conta da Huawei; - Sólido conhecimento na estrutura da rede celular como topologias e infra-estrutura; - Gerenciamento de equipes multidisciplinares envolvidas no projeto para atingir as metas e os cronogramas estabelecidos com o cliente; - Gerenciamento de entrega de serviços, desenvolvimento de negócios e relacionamento com os clientes; - Responsável pelos projetos do cliente Telefônica-Vivo

2007 - 2008

CLARO (operadora de Telefonia Celular)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
- Gerenciamento de projetos baseado na metodologia PMI, elaboração de cronograma para implantação da rede 3G, atualização do sistema GSM (MSS, MSC, BSS), gerenciamento de equipe interna e fornecedores e mapeamento de risco; - Elaboração de processos internos entre o departamento de engenharia e operação de rede para a implantação de um escritório de projetos (PMO);

2006 - 2006

CLARO (operadora de Telefonia Celular)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Planejamento de Rede, Carga horária: 40

Outras informações:
- Planejamento e dimensionamento de equipamentos de telecomunicações de Core e interconexão; - Elaboração de projetos técnicos para atender a demanda da rede;

2002 - 2006

CLARO (operadora de Telefonia Celular)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomunicações Pleno, Carga horária: 40

Outras informações:
- Execução de projetos técnicos preparados pelo departamento de planejamento; - Execução de manutenção corretiva e preventiva em equipamentos como MGW, MSS, MSC, PTS, HLR, BSC dos fornecedores Ericsson, Siemens, Tekelec e Nortel;

2000 - 2002

CLARO (operadora de Telefonia Celular)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Telecomunicações Pleno, Carga horária: 40

Outras informações:
- Execução de manutenção preventiva e corretiva em equipamentos como ERB, BTS, sistema de transmissão PDH e SDH dos fornecedores Ericsson, Siemens, Nera e Harris e otimização do sistema de RF nos sites da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado de São Paulo;

2017 - 2017

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de MBA em Administração, Carga horária: 4