Yanka dos Santos e Santos

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Durante a graduação, atuou como bolsista em Monitoria de ensino do componente curricular: Educação e Ludicidade e do Projeto de extensão intitulado: Clube em Ciências em Micologia e Bioética. Atuou na condição de monitora voluntária do Espaço Ciência Micológica: Educação, conhecimento e interação, Campus VII - Senhor do Bonfim. Pós-graduada em Docência em Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2022). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade - PPGED, da Universidade do Estado da Bahia (2024). Atualmente, investiga a potencialidade da Literatura de Cordel nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia. Tem experiência na área de Biologia e ensino, com ênfase em estratégias didáticas e inovadoras que facilite a aproximação do educando ao conhecimento científico.

Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Educação e Diversidade

2024 - Atual

Universidade do Estado da Bahia
Título: CORDELIZANDO A BIOLOGIA: Um encontro entre Cordel, Docência e Mulheres, Ano de Obtenção:
Orientador: Maria José Souza Pinho

Especialização em Docência em Biologia

2020 - 2022

Universidade Federal do Vale do São Francisco
Título: A Literatura de Cordel como potencializadora dos processos de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia: Um levantamento bibliográfico
Orientador: Maria José Souza Pinho

Graduação em Ciências Biológicas

2014 - 2018

Universidade do Estado da Bahia
Título: Espaço Ciência Micológica: Educação e Ludicidade no Reino dos Fungos
Orientador: Maria José Souza Pinho

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração

2010 - 2013

Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte Norte do Itapicuru

Formação complementar

2024 - 2024

Extensão universitária em I Seminário: É possível aprender a morrer? Reflexões sobre a finitude. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.

2023 - 2023

DISCIPLINA - LEITURA E CULTURA VISUAL. (Carga horária: 45h). , UNIVERSIDADE DO ESTADO BAHIA, UNEB, Brasil.

2016 - 2016

Laboratório de desenho e imagens. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2016 - 2016

Mamíferos do Pleistoceno: Gigantes do passado. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2016 - 2016

Recursos didáticos pedagógicos: estratégias para concretização da Educação. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2016 - 2016

Oficina Sexualidade e Educação. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2016 - 2016

Construindo conceitos de convivência com o Semiárido. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2016 - 2016

Conhecendo as formigas da Caatinga. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

SANTOS, Y. S. ; SILVA, A. L. G. da ; LEAL, I. O. J. . X ATELIÊ DE PESQUISA Arte de Rizo( mar): a diferença como pulsão de vida e formação. 2024. (Outro).

MARQUES, M. F. O. ; MORAES, T. S. ; SANTOS, Y. S. . Uma viagem pelo Reino dos Fungos de todo mundo. 2017. (Exposição).

PINHO, M. J. S. ; SANTOS, Y. S. . Recepção de Calouros de Ciências Biológicas. 2017. (Outro).

MARQUES, M. F. O. ; MORAES, T. S. ; SANTOS, Y. S. . Dos Processos Fermentativos aos Cogumelos: Os Fungos Alimentando o Brasil. 2016. (Outro).

Participação em eventos

XXVII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional ? ANPEd Nordeste. Cordel e Mulheres: Uma revisão de literatura. 2024. (Congresso).

XXVII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional ANPEd Nordeste. 2024. (Congresso).

Conferência: A importância da ciência, educação e tecnologia no controle do Aedes Aegypti - III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar. 2017. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar. 2017. (Congresso).

III Simpósio Micológico do Semiárido. 2017. (Simpósio).

Mesa Redonda: O ensino médio e suas perspectivas - III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar. 2017. (Congresso).

Visita técnica ao Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco - CODEVASF - III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar. 2017. (Congresso).

Dos Processos Fermentativos aos Cogumelos: Os Fungos Alimentando o Brasil. Participação na função de monitora do espaço de divulgação científica - Espaço Ciência Micológica. 2016. (Exposição).

III Encontro de Biologia - Biodiversidade e Sustentabilidade no Piemonte Norte do Itapicuru. 2016. (Encontro).

IV VEM ME VER.Participação na função de monitora do espaço de divulgação científica - Espaço Ciência Micológica. 2016. (Outra).

I Workshop de Inovações Educacionais para a divulgação e popularização da Ciência. 2015. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Jackeline Alves da Silva Barbosa

SANTOS, Y. S.. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: DESAFIOS METODOLÓGICOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS RESIDENTES POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS RESIDENTES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Yanka dos Santos e ; PINHO, MARIA JOSÉ SOUZA . A literatura de cordel como potencializadora dos processos de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia. REnBio: Revista de Ensino de Biologia , v. 16, p. 1313-1328, 2023.

  • SANTOS, Y. S. ; PINHO, M. J. S. ; MORAES, T. S. . Espaço Ciência Micológica: Educação e Ludicidade no Reino dos Fungos. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 15, p. 661-677, 2020.

  • SANTOS, Y. S. ; PINHO, M. J. S. . Cordel e Mulheres: Uma revisão de literatura. In: XXVII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - EPEN, 2024, Aracaju - SE. GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação, 2024.

  • SANTOS, Y. S. ; MORAES, T. S. . Os fungos em massa de modelar: atividade lúdica de aproximação dos estudantes da educação básica aos fungos microscópicos.. In: III SIMPÓSIO MICOLÓGICO, 2017, JUAZEIRO-BA. III SIMPÓSIO MICOCOLÓGICO, 2017.

  • SANTOS, Y. S. . CORDELIZANDO A BIOLOGIA: Um encontro entre Cordel, Docência e Mulheres. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2022

    A Literatura de Cordel como potencializadora do processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia: Um levantamento bibliográfico, Descrição: A Literatura de Cordel no Brasil permanece viva. Inclusive, a resistência deste gênero literário tem fomentado discussões importantes no meio acadêmico. Em razão disso, publicações sobre o potencial do Cordel no processo de ensino e aprendizagem tem sido cada vez mais constantes. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou investigar a potencialidade do uso da Literatura de Cordel como recurso didático no ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia através de um levantamento bibliográfico. Os estudos primários analisados foram encontrados através de uma busca automática utilizando os descritores Cordel e Ciências, Cordel e Biologia nas bases de dados: Portal de Periódicos CAPES, Scientific Electronic Library Online ? SciELO e Google acadêmico. Tais produções passaram por um processo de seleção, enxergando a partir dos títulos e palavras chave as que mais se aproximavam do nosso objeto de estudo. Dessa forma, a amostra constituiu-se por seis publicações. A análise crítica das produções selecionadas foi realizada através de uma leitura do estudo na íntegra e da técnica de análise de conteúdo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yanka dos Santos e Santos - Integrante / Maria José Souza Pinho - Coordenador.

  • 2016 - 2018

    Espaço Ciência Micológica: Educação e Ludicidade no Reino dos Fungos, Descrição: O Centro de Ciência: Espaço Ciência Micológica ? Educação, conhecimento e interação, está situado na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VII, Senhor do Bonfim-BA. Constitui-se em um espaço de grande relevância dentro da perspectiva da Divulgação Científica. Atualmente, o Espaço Micológico abriga uma exposição permanente; e conta também com a realização de exposições itinerantes e temporárias. Assim, são recebidas visitas durante todo o ano letivo; previamente agendadas com a equipe do Espaço, de alunos da rede municipal, estadual, federal e particular de Senhor de Bonfim, como também das cidades circunvizinhas. Deste modo, a presente pesquisa objetivou discutir de que maneira as atividades lúdicas e interativas contribuem para o processo de ensino/aprendizagem mais significativo na área da Micologia, através do acompanhamento das visitas, bem como, as ações realizadas pelo Espaço Ciência Micológica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa participante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yanka dos Santos e Santos - Integrante / Maria José Souza Pinho - Coordenador / Tatyane da Silva Moraes - Integrante.

Prêmios

2017

Prêmio "Melhor pôster": Os fungos em massa de modelar: Atividade lúdica de aproximação dos estudantes da educação básica aos fungos microscópicos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2022

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2018

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de extensão do projeto intitulado: Clube em Ciências em Micologia e Bioética, UNEB - Campus VII, sob orientação da vice-coordenadora do Espaço Ciência Micológica - Educação, conhecimento e interação.

2016 - 2017

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de ensino do componente curricular Educação e Ludicidade, UNEB, Campus VII, sob orientação do professor Marcos Fábio Oliveira Marques.

2021 - 2023

COLÉGIO ESTADUAL WALTER BRANDÃO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20