Glaydsane Peres Carrilho de Souza
Professora Assistente do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (AEE), no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp UERJ). Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PROPED/UERJ. Mestre em Educação também pelo PROPED/UERJ (Linha: Educação Inclusiva e Processos Educacionais). É integrante do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Comunicação Alternativa e processos educacionais para pessoas com deficiências, na UERJ. Pós-graduada, Lato Sensu, em Psicopedagogia, pelo Instituto de Psicologia, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Possui licenciatura plena em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2016). Tem formação inicial e continuada docente, no Atendimento Educacional Especializado a partir do uso da Comunicação Alternativa, adaptações pedagógicas e curriculares, destinadas às pessoas com deficiência. Foi aluna e pesquisadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa (LATECA-UERJ). Tem experiência na área da Educação Inclusiva, na utilização de propostas pedagógicas, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), além da área da Psicopedagogia Clínica e Institucional. Tem como principal área de interesse, preferencialmente, a pesquisa e estudos relativos à: educação inclusiva, autismo, técnicas de leitura para pessoas com autismo, recursos tecnológicos em CAA e práticas Pedagógicas na Inclusão.
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2025 - Atual
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter
Mestrado em Educação
2022 - 2024
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliação da eficácia de um programa de leitura oral aplicado a um estudante com autismo, no contexto escolar, Ano de Obtenção: 2024
Carolina Rizzoto Schirmer.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Leitura oral; Escola; Transtorno do Espectro Autista.
Especialização em Psicopedagogia
2017 - 2019
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A importância dos jogos na aprendizagem matemática do aluno com TDAH
Orientador: Carolina Azevedo França do Nascimento
Graduação em Pedagogia
2012 - 2016
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: conceitos e perspectivas pedagógicas
Orientador: Amanda Carlou Andrade Santos
Formação complementar
2025 - 2025
Extensão universitária em CURSO PARA TUTORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSI. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Formação continuada em educação inclusiva. (Carga horária: 180h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Alfabetização e Letramento pelo viés do Plano Educacional Individualizado. (Carga horária: 180h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Pensamento Computacional e Inclusão. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2020 - 2020
Introdução às Técnicas de Leitura e de Escrita no Sistema Braille. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Formação em Mediação Pedagógica (Autismo e D.I.). (Carga horária: 96h). , Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAP-UERJ, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Curso Intensivo em Autismo. (Carga horária: 12h). , Núcleo de Psicopedagogia Especializada, ITS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Educação Matemática: sistema de numeração decimal. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2013 - 2015
Formação inicial em Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 240h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2014 - 2014
Jogos Pedagógicos para o Ensino da Matemática. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2014 - 2014
Etnomatemática e construção do conceito no EJA. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
Organização de eventos
SOUZA, G. P. C. ; ROMERO, PRISCILA . O Aluno Autista: Avaliação, Inclusão e Mediação. 2020. (Outro).
Participação em eventos
33 EDICÃO DA UERJ SEM MUROS. ENSINO COLABORATIVO E USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVACOMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2025. (Exposição).
Advanced Research and Intervention Methods for Augmentative and Alternative Communication (AAC) in Autism Spectrum Disorder and Developmental Disabilities. 2024. (Outra).
Congresso Brasileiro de Educação Especial. RELATO DE EXPERIÊNCIA: PLANEJAMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCATIVAS ENTRE DOCENTES DO NÚCLEO COMUM E EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2023. (Congresso).
I Encontro de Comunicação Alternativa LATECA-UERJ. 2018. (Encontro).
IX Seminário Internacional Redes Educativas e as Tecnologias.USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO: Considerações de uma educação democrática e igualitária. 2017. (Seminário).
Oficina de Atividades-Acadêmico-científico-culturais (AACC). 2015. (Oficina).
I Feira Interativa de Educação Matemática. Jogos na educação matemática. 2014. (Feira).
Jornada Pedagógica.Autista, sim! Incapaz não!. 2014. (Outra).
XVIII Seminário de Psicopedagogia. 2014. (Seminário).
Conversas ao cair da tarde - A Educação Proibida. 2013. (Encontro).
Enterrem meu coração na Aldeia Maracanã. 2013. (Encontro).
IX Mostra de Estágios da UERJ. 2013. (Outra).
Lançamento do curtametragem: KIBA: Ser e Não Ser. 2013. (Outra).
Totem e Tabu: cem anos depois. 2013. (Outra).
XVII Seminário de Psicopedagogia. 2013. (Seminário).
Conversas ao cair da tarde - Domingo é dia de Felicidade. 2012. (Encontro).
Seminário Anual de Saúde Mental. 2012. (Seminário).
Participação em bancas
SOUZA, G. P. C.; MOREIRA, J.. Estudo Crítico do Fracasso Escolar. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOUZA, G. P. C.. Os desafios do processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede privada do município de Queimados-Rio de Janeiro: relato dos professores que atuam na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MEDEIROS, V. V. S.;SOUZA, G. P. C.; AZEVEDO, T.. Processo seletivo para professor substituto de Atendimento Educacional Especializado. 2024. Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira.
Orientou
Estágio externo docente; Início: 2025; Orientação de outra natureza; Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira; (Orientador);
ENSINO COLABORATIVO E USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA/COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; Início: 2025; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Departamento de Estágios e Bolsas/CETREINA; (Orientador);
Os impactos da Pandemia da Covid-19 na aprendizagem das crianças da educação infantil no campo de experiências: "O Eu, O Outro e O Nós"; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Glaydsane Peres Carrilho de Souza;
A Educação Infantil frente a pandemia da Covid-19: um relato de experiência sobre os desafios e oportunidades proporcionadas pelo ensino remoto; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Orientador: Glaydsane Peres Carrilho de Souza;
Escola X Família: uma interação necessária em prol de uma educação transformadora; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Glaydsane Peres Carrilho de Souza;
Alfabetização e Letramento para estudantes com deficiência intelectual sob o viés do Plano Educacional Individualizado; 2022; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Glaydsane Peres Carrilho de Souza;
Produções bibliográficas
-
FRANCISCO, P. R. C. ; CRUZ, M. M. ; SOUZA, G. P. C. . O uso da tecnologia digital como instrumento na elaboração do Plano Educacional Individualizado. Revista Educação Inclusiva - REIN , v. 9, p. 77-95, 2024.
-
SANTOS, K. O. ; SOUZA, G. P. C. . O Plano Educacional Individualizado na Perspectiva do Desenho Universal na Aprendizagem. In: Cristina A. de C. Mascaro; Suzanli Estef; Neuzilene Burock. (Org.). Práticas pedagógicas sob a lente da acessibilidade. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2025, v. , p. 9-152.
-
FRADIQUE, J. G. ; SOUZA, G. P. C. . A importância da formação docente para o desenvolvimento de uma escola cada vez mais inclusiva. In: Cristina A. de C. Mascaro; Suzanli Estef; Neuzilene Burock. (Org.). Formação docente no cenário contemporâneo pelo viés da pesquisa-ação: relato de experiências sobre práticas emergentes. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2025, v. , p. 9-145.
-
SOUZA, G. P. C. . Reflexões sobre a reinvenção da prática pedagógica no contexto da pandemia da Covid-19: o papel simbólico de ser "professor por um dia". In: Stefhanny P.N. Silva; Maria Gabriela Lopes Araújo; Leila Regina d' Oliveira de Paula Nunes. (Org.). Vozes de Professores de Educação Especial em tempos de Pandemia. 1ed.Timburi-SP: Cia do eBook, 2021, v. , p. 6-185.
-
SOUZA, G. P. C. . Educação Inclusiva na perspectiva pós-escolar: um olhar sobre a inserção profissionalizante de jovens e adultos com deficiência. In: Lúcia de Araujo Ramos Martins. (Org.). Reflexões sobre a diversidade na educação. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2021, v. , p. 8-360.
-
SILVA, S. L. E. ; OLIVEIRA, N. M. S. ; ARAÚJO, M. G. L. ; SOUZA, G. P. C. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: PLANEJAMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCATIVAS ENTRE DOCENTES DO NÚCLEO COMUM E EDUCAÇÃO ESPECIAL. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2023, CAMPINAS. ANAIS DO 10º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. CAMPINAS: GALOA, 2023. v. 10. p. 1-14.
-
SOUZA, G. P. C. ; GONCALVES, L. D. . O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO DE UM ADULTO COM SÍNDROME DE DOWN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENÁRIO DA COVID-19. In: XI Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias - Docentes, na resistência e na criação, 2022, Rio de Janeiro. Docentes, na resistência e na criação na educação inclusiva, 2022.
-
SOUZA, G. P. C. ; MARCELLO, A. F. . Uso da Tecnologia Assistiva para a Inclusão: Considerações de uma educação democrática e igualitária. In: As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. Educação Inclusiva e Processos Educacionais, 2017.
-
SOUZA, G. P. C. . ENSINO COLABORATIVO E USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA/COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, G. P. C. . Tecnologias Assistivas/Deficiência Física. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, G. P. C. ; AFONSO, N. C. ; GIGANTE, C. C. . Alfabetização e Educação Inclusiva. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, G. P. C. . Tecnologias assistivas no cotidiano escolar. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHIRMER, C. R ; SOUZA, G. P. C. . PROGRAMA DE LEITURA COM UM ESTUDANTE AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, S. L. E. ; OLIVEIRA, N. M. S. ; ARAÚJO, M. G. L. ; SOUZA, G. P. C. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: PLANEJAMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCATIVAS ENTRE DOCENTES DO NÚCLEO COMUM E EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, G. P. C. ; MARCELLO, A. F. . USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO: Considerações de uma educação democrática e igualitária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, G. P. C. . Autista, sim! Incapaz não!. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, G. P. C. . (Re)construindo o Acervo de Currículos dos cursos de Graduação da UERJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SOUZA, G. P. C. . Avaliadora dos Projetos de Extensão da 22º Semana de Graduação. 2025.
SOUZA, G. P. C. . Tutora do curso: Educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2025.
Mascaro (2020) ; SOUZA, G. P. C. . Alfabetização e Letramento pelo viés do Plano Educacional Individualizado para jovens e adultos com deficiência intelectual.. 2022.
SOUZA, G. P. C. ; TOGASHI, C.M ; SIQUEIRA, M. C. D . Diálogos sobre comunicação alternativa e aumentativa no contexto escolar. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUZA, G. P. C. ; SILVA, S. L. E. ; ARAÚJO, M. G. L. . Lateca em 1 minuto - Episódio I. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Mascaro (2020) ; SOUZA, G. P. C. . Formação Continuada em Educação Inclusiva. 2023. .
SOUZA, G. P. C. . Uso das Técnicas Projetivas de Desenho-História sobre a Educação Matemática Escolar. 2020. (Oficina).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Alfabetização e Letramento para estudantes com deficiência intelectual sob o viés do Plano Educacional Individualizado, Descrição: O estudo aqui proposto tem foco nas necessidades educacionais específicas do alunado com deficiência intelectual com ênfase no desenvolvimento acadêmico como uma etapa para sua inclusão social na vida adulta e busca encontrar possibilidade de práticas pedagógicas mediadas por tecnologias, devido a necessidade do isolamento social que impactou todas as propostas educacionais. Este público, apesar de passarem muitos anos na escola, seja no âmbito das escolas especializadas, classes especiais ou em turmas comum, apresentam dificuldades com relação ao domínio das habilidades de leitura, escrita e letramento (MASCARO,2017). A presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um programa de formação docente com ênfase na elaboração e aplicação de Planos Educacionais Individualizados (PEI) relacionado a atividades de alfabetização e letramento para estudantes com deficiência intelectual. A pesquisa proposta dá continuidade aos estudos da tese de doutorado (MASCARO,2017) defendida pela proponente sobre a elaboração e aplicação do Plano Educacional Individualizado para estudantes com deficiência intelectual. A intenção também é fomentar as ações do projeto de extensão da proponente, iniciado em 2020, no qual foi elaborado um protocolo para a aplicação do Plano Educacional Individualizado com ênfase na alfabetização e letramento de jovens com deficiência intelectual (MASCARO, 2020).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glaydsane Peres Carrilho de Souza - Integrante / Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Coordenador / Annie Gomes Redig - Integrante / Lívia Vitorino da Rocha - Integrante / Sunzanli Estel da Silva - Integrante / Maria Regina Tinoco Menezes de oliveira - Integrante / Priscila Rodrigues Cruz Francisco - Integrante / Neuzilene Ferreira Nascimento Burock - Integrante / Caroline Menezes Nunes de Oliveira - Integrante / Patrícia Monteiro Lima Chagas - Integrante / Bruna Mendes do Anjos - Integrante / Marco Aurélio Pereira Vasconcelos - Integrante / Tamires Cavina Pessoa - Integrante / Shabbina Ribeiro Messina - Integrante / Livia Duarte Gonçalves - Integrante / Tereza Cristina Simões de Paiva - Integrante / Anna Karolina Morais De Menezes - Integrante / Alessandra Barbosa Santos - Integrante / Karina Rodrigues - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da SilveiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - 2024
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da SilveiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta do AEE, Carga horária: 20
2019 - 2021
Instituto Braga CarneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 20
2017 - 2019
Colégio Liceu de Artes e OfíciosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inclusão, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de inclusão, na área do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Tem por objetivo promover adaptações pedagógicas inclusivas, na área da Educação Matemática Escolar a partir da Insubordinação Criativa para alunos com deficiência ou transtornos de aprendizagem
2017 - 2017
Instituto Nacional de Qualificação e CapacitaçãoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Pedagoga Empresarial, Carga horária: 30
Outras informações:
Pedagoga empresarial, auxiliando nas atividades de adequações pedagógicas e na elaboração de materiais didáticos para estudantes (cartilhas, manuais pedagógicos, etc.).
2015 - 2017
Instituto Nacional de Qualificação e CapacitaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de pedagogia empresarial, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista externa na área da pedagogia empresarial auxiliando nas atividades de adequações pedagógicas e na elaboração de materiais didáticos para estudantes (cartilhas, manuais pedagógicos, etc.).
2013 - 2015
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista interna complementar, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista interna complementar, auxiliando nas atividades pedagógicas relacionadas ao Projeto: "Acervo dos Currículos dos Cursos de Graduação" do Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica (DEP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Execução nas atividades do desenvolvimento da produção um banco de dados que tem por objetivo a melhoria na catalogação do acervo de currículos da Instituição de Ensino.
Atividades
-
08/2013 - 07/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Glaydsane Peres Carrilho de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?