Rafael Martins Ronqui
Doutorando em Finanças, Controladoria e Tecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado Profissional em Gestão para a competitividade.Quatro pós-graduações.Graduado em engenharia da computação.Técnico em informática.Trabalho há mais de 20 anos com TI, processos de supply e oito anos como professor de graduação. Dez anos com SAP na Nestlé, atuando com alguns módulos, atualmente MM e transportation, sendo projetos à nível local e global.Estou escrevendo um artigo de implementação de projetos com ágil, buscando a qualidade, outro de economia circular com foco em ajudar o coletor com apoio da TI e publicado um de Big Data com NoSQL e Redis.Projetos de transformação digital, Power BI, RPA e Compliance.Gerenciamento de projetos.Coordenação no processo de automação SAP - GRC, Nestlé e Coca-Cola FEMSA.Desenvolvimento e implementação de sistemas voltados para as áreas de supply chain, vendas, marketing, jurídico e finanças com mais de mil usuários.Desenvolvedor Java.Participação ativa em reuniões com outros mercados em inglês e espanhol.Gerenciamento de colaboradores e terceiros.Responsável pelo módulo de transportation no SAP, com atuação não somente na parte de compras, mas também no que envolve as outras partes do processo (vendas e finanças).Elevado conhecimento em alteração e criação de dados mestres de fornecedores, materiais, clientes, produtos e data cleansing.Especificações de desenvolvimento ABAP com o código e requisitos.Sistemas com dados em cloud.Palestrante de carreiras de TI.Utilização da metodologia Scrum e PMI, na Nestlé e em sala de aula.Conhecimentos de outras metodologias ágeis, como SAFe.Especialista em Java orientado a objetos e linguagens WEB como HTML 5, JavaScript, PHP e CSS.Conhecimentos avançados em SQL e Power BI.Desenvolvimento de fornecedores.Microsoft teams e Zoom.Utilização da linguagem R para analytics e big data.Implementação de ChatBot com curadoria, customer experience e big data.Utilização de linguagem R.
Informações coletadas do Lattes em 05/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Gestão para a Competitividade
2020 - 2022
Fundação Getúlio Vargas
Título: Determinação de renda com base em consumo, através de análise estatística, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Eduardo Francisco Rezende
Especialização em Gerência de Projetos com Ênfase nas Práticas do PMI
2012 - 2017
Universidade Sao Judas Tadeu
Título: Gerenciamento das Comunicações em Projetos
Orientador: Aluizio Saiter Mota
Especialização em Pedagogia
2016 - 2016
Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação
Título: Aplicação da pedagogia nas escolas
Orientador: Silvana Maria Rocha Brenha Ribeiro
Especialização em Direito Educacional
2014 - 2014
Faculdade Brasil
Título: Leis que garantam a qualidade dos serviços educacionais de nível superior
Orientador: Tatiana da Silva Calsavara
Especialização em Docência do Ensino Superior
2014 - 2014
Faculdade Brasil
Título: Leis que garantam a qualidade dos serviços educacionais de nível superior
Orientador: Tatiana da Silva Calsavara
Aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica
2021 - 2021
Universidade Federal do Ceará
Título: Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. Ano de finalização: 2021
Orientador: Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação Ensi Híbrido e Inovaç Pedagógica
2021 - 2021
Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará
Título: Aperfeiçoamento em Tecno na Educação Ensino Híbrido e Inovaç Pedagógica. Ano de finalização: 2021
Aperfeiçoamento em Avaliação: Conservadorismo ou Transtorno
2016 - 2016
Faculdade Valorem
Título: N/A. Ano de finalização: 2016
Orientador: N/A
Aperfeiçoamento em A importância do Planejamento Escolar
2016 - 2016
Faculdade Valorem
Título: N/A. Ano de finalização: 2016
Orientador: N/A
Graduação em Engenharia de Computação
2007 - 2012
Universidade Paulista
Título: VAGA CERTA: Estacionamento Inteligente para Automóveis e Portadores de Necessidades Especiais
Orientador: Professor Doutor Orlando Del Bianco Filho
Formação complementar
2022 - 2022
Curso Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. (Carga horária: 3h). , Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará, CETREDE-UFC, Brasil.
2021 - 2021
Aspectos Pedagógicos da Olímpiada de Ciências Humanas do Estado do Ceará: E. (Carga horária: 3h). , Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará, CETREDE-UFC, Brasil.
2021 - 2021
Planejamento de jogos digitais para multiplataformas. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2021 - 2021
A saúde dos professores antes e durante a Inovação Pedagógica. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2021 - 2021
ESTATÍSTICA ESPACIAL. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2021 - 2021
Os desafios do ensino híbrido. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2021 - 2021
Codificação, manutença e documentação de aplicativos Computacionais para In. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2021 - 2021
ESTATÍSTICA ESPACIAL. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2021 - 2021
Curso Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagócia. (Carga horária: 3h). , Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará, CETREDE-UFC, Brasil.
2021 - 2021
Curso de Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica - Alf. (Carga horária: 40h). , Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará, CETREDE-UFC, Brasil.
2021 - 2021
Conversão e importação de elementos de arte em Jogos Digitais. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2021 - 2021
Impactos da pandemia de Covid-19 na Educação Infantil. (Carga horária: 2h). , Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará, CETREDE-UFC, Brasil.
2020 - 2020
Sistema de Gestão Integrada. (Carga horária: 36h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2019 - 2019
Fundamentos de lógica de programação. (Carga horária: 15h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2019 - 2019
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS (POO). (Carga horária: 10h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2019 - 2019
Internet Explorer 9. (Carga horária: 4h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2019 - 2019
MICROSOFT ACCESS 2007 - BÁSICO. (Carga horária: 37h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2018 - 2018
Web Design. (Carga horária: 35h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2018 - 2018
Introdução ao HTML. (Carga horária: 80h). , CETEC - Unidade de Ensino Médio e Técnico, CETEC, Brasil.
2018 - 2018
Criando Menus utilizando o CSS. (Carga horária: 6h). , CETEC - Unidade de Ensino Médio e Técnico, CETEC, Brasil.
2017 - 2017
Microsoft PowerPoint 2007 - Básico. (Carga horária: 16h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2017 - 2017
Microsoft Word 2007 - Básico. (Carga horária: 14h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2017 - 2017
Construindo uma Home Page utilizando CSS. (Carga horária: 12h). , CETEC - Unidade de Ensino Médio e Técnico, CETEC, Brasil.
2017 - 2017
Internet Explorer 8. (Carga horária: 32h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2017 - 2017
Microsoft Word 2007 - Intermediário. (Carga horária: 21h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2017 - 2017
Introdução JavaScript. (Carga horária: 80h). , CETEC - Unidade de Ensino Médio e Técnico, CETEC, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao JavaScript. (Carga horária: 45h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2016 - 2016
HTML Avançado. (Carga horária: 6h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2016 - 2016
HTML - Básico. (Carga horária: 11h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2015 - 2015
SQL Server 2012 - Módulo I. (Carga horária: 24h). , Campu Class, CAMPU CLASS, Brasil.
2015 - 2015
SQL Server 2012 - Módulo II. (Carga horária: 18h). , Campu Class, CAMPU CLASS, Brasil.
2013 - 2013
Linguagem SQL Modulo Básico. (Carga horária: 20h). , Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
2012 - 2012
TRIAD TRAINING. (Carga horária: 8h). , TRIADPS, TRIADPS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia da Computação.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Técnico em informática.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gerenciamento de projetos.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Desenvolvimento de sistemas.
Organização de eventos
RONQUI, R. M. ; Rafael Martins Ronqui ; RONQUI, RAFAEL MARTINS . Global Solution - Blue Future. 2024. (Outro).
RONQUI, R. M. . Palestra - Scrum Day. 2019. (Outro).
Participação em eventos
Minas Summit. 2024. (Feira).
I Seminário de Pesquisa Internacional de Compras. 2023. (Seminário).
2021 International Conference on Information Resources Management (Conf-IRM). Covid-19 Emergency Aid: How the Brazilian Government used Social Big Data Analytics to give economic support and protect vulnerable citizens. 2021. (Congresso).
CLAV. 2021. (Congresso).
Congresso de transformação digital 2020 - CTD 2020. Transformação digital. 2020. (Congresso).
IT FORUM X. 2019. (Congresso).
Participação em bancas
RONQUI, R. M.. Banca examinadora do processo seletivo de docentes - Componente curricular: Língua Estrangeira Moderna - Inglês (Base Nacional Comum/ETIM). 2017.
Seletivo de Docentes.;RONQUI, R. M.. Banca examinadora do processo seletivo de docentes - Componente curricular: Redes de Comunicação. 2016. CETEC - Unidade de Ensino Médio e Técnico.
RONQUI, R. M.. Banca Examinadora do Processo seletivo de docentes - Componente Curricular: Metrologia. 2016. CETEC - Unidade de Ensino Médio e Técnico.
RONQUI, R. M.. Banca examinadora do processo seletivo de docentes - Componente curricular: Tecnologias em ambientes Administrativos II. 2016. CETEC - Unidade de Ensino Médio e Técnico.
Produções bibliográficas
-
RONQUI, R. M. ; Thiago Carlos de Sousa Oliveira ; Alexandre Luis Bastos da Silva ; Carlos Eduardo Brandão ; Rodrigo Rubens da Silva ; William Boscardini Helouani ; LARA, T. ; FRANCISCO, E. R. . COVID-19 EMERGENCY AID: HOW THE BRAZILIAN GOVERNMENT USED SOCIAL BIG DATA ANALYTICS TO GIVE ECONOMIC SUPPORT AND PROTECT VULNERABLE CITIZENS. Revista Contemporânea , v. 1, p. 1, 2023.
-
LIMONGI, R. ; RONQUI, R. M. ; COELHO, P. P. ; FRANCISCO, E. R. . NO PUBLIC SURVEYS, NO DATA? A PROPOSAL FOR INCOME FORECAST IN BRAZILIAN MUNICIPALITIES. REVISTA IBEROAMERICANA DE ESTRATÉGIA , v. 1, p. 1-34, 2022.
-
RONQUI, RAFAEL MARTINS . Guia definitivo para quem quer programar. Eu capacito, https://www.eucapacito.com.br/, p. 1 - 20, 14 set. 2022.
-
RONQUI, R. M. . MBA impulsiona carreira de profissionais de TI em meio à alta demanda do setor. Diário de curitiba.
-
RONQUI, R. M. . Master in IA: Inteligência Artificial invade o ensino universitário. Curto News.
-
Limongi, Ricardo ; RONQUI, RAFAEL MARTINS ; COELHO, PEDRO PAULO ; FRANCISCO, EDUARDO DE REZENDE . No public surveys, no data? A proposal for income forecast in brazilian municipalities. REVISTA IBEROAMERICANA DE ESTRATÉGIA , 2023.
-
RONQUI, R. M. . INDICADORES DE RENDA BASEADOS EM TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO PELA PERSPECTIVA DA ESTATÍSTICA ESPACIAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Limongi, Ricardo ; RONQUI, R. M. ; COELHO, P. P. T. ; FRANCISCO, E. R. . No public surveys, no data? A proposal to forecast income from cable TV subscribers and internet consumption in Brazilian municipalities. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RONQUI, R. M. ; SILVA, A. ; SILVA, R. ; LARA, T. ; OLIVEIRA, T. ; BRANDAO, C. ; HELOUANI, W. ; FRANCISCO, E. R. . Covid-19 Emergency Aid: How the Brazilian Government used Social Big Data Analytics to give economic support and protect vulnerable citizens. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RONQUI, R. M. ; Rafael Martins Ronqui ; RONQUI, R. M. . Profissões na Área da Tecnologia da Informação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Rafael Martins Ronqui ; RONQUI, R. M. ; RONQUI, R. M. . Profissões na área da Tecnologia da Informação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
Vinicius Haikal ; RONQUI, RAFAEL MARTINS . Desafios e oportunidades da transformação tecnológica na indústria brasileira. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Prêmios
2023
Paraninfo e Homenageado na coleção de grau, FIAP.
2022
Paraninfo e Homenageado na coleção de grau, FIAP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Nestle Brasil - Matriz. , Avenida das Nações Unidas - de 17281 ao fim - lado ímpar, Vila Almeida, 04795100 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55089747
Experiência profissional
2012 - Atual
CETEC - Unidade de Ensino Médio e TécnicoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de nível técnico em informática, Carga horária: 15
Outras informações:
Professor de curso técnico em informática.
Aulas de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de sistemas.
Responsável pelas implementações do framework Scrum na unidade escolar.
- Orientado a objetos, WEB, Apps com Android Studio e banco de dados.
Linguagens:
- Java;
- JavaScript;
- CSS;
- T-SQL;
- Python;
- HTML 5.
2010 - 2019
Nestle Brasil - MatrizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sênior, Carga horária: 160
Outras informações:
Fui desenvolvedor e líder de equipe em diversos sistemas.
Tenho conhecimento e utilização do sistema SAP.
2022 - Atual
faculdade de informática e administração paulistaVínculo: Coordenador Acadêmico ON, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico ON, Carga horária: 20
2021 - Atual
faculdade de informática e administração paulistaVínculo: Coordenador Acadêmico, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico, Carga horária: 20
2018 - Atual
faculdade de informática e administração paulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor de curso técnico em informática.
Aulas de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de sistemas.
Responsável pelas implementações do framework Scrum na unidade escolar.
- Orientado a objetos, WEB, Apps com Android Studio e banco de dados.
Linguagens:
- Java;
- JavaScript;
- CSS;
- T-SQL;
- Python;
- HTML 5.
2004 - 2009
Força Aérea BrasileiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Soldado especializado Adm / Informática, Carga horária: 160
Outras informações:
Equipe de TI da Base Aérea de São Paulo (Guarulhos) e Hospital de Aeronáutica de São Paulo.
Desenvolvimento WEB.
Manutenção de servidores.
Desenvolvimento e implementação de sistema.
2009 - 2009
Colegio Rainha da PazVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário da equipe de informática, Carga horária: 80
Outras informações:
Suporte aos usuários administrativos, laboratórios e desenvolvimento WEB.
2007 - 2009
Castro e Campos AdvogadosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário da equipe de informática, Carga horária: 80
Outras informações:
Responsável por toda TI da empresa.
Responsável pelas ferramentas, como Windows Server, Microsoft Exchange, Microsoft SQL Server, Antivírus, Backup e Firewall, implementação, implementação, sustain e treinamento de software jurídico, financeiro (contas a pagar, receber, geração de notas de débitos, honorários e contratos), software de tarifação de ligações e gerenciamento de impressões.
2006 - 2007
Prefeitura Municipal de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário de desenvolvimento WEB, Carga horária: 80
Outras informações:
Estagiário de desenvolvimento WEB.
2003 - 2004
MM Shop InformáticaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 120
Outras informações:
Manutenção e configuração de computadores e servidores.
2020 - 2021
Coca-Cola FEMSAVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente de BI, BA e Projetos, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafael Martins Ronqui e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?