Viviane Pacinato

Possui especialização em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos - SBDG e Faculdades Monteiro Lobato - FATO (2014), licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs (2012) e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000). Por 10 anos foi Gerente de Projetos em agências de comunicação, com foco na gestão do fluxo de trabalho e na facilitação de conversas e interface entre as áreas. Em 2015 concluiu a Certificación Internacional: Formación en Conversaciones Co-laborativas Biología-Cultural, com Humberto Maturana e Ximena Davila, da Escuela Matríztica, no Chile. E, cada vez mais, vê a conexão dessas disciplinas e experiências como ferramenta sistêmica para transformação. Atualmente, trabalha com desenho e facilitação de processos colaborativos para que grupos trabalhem juntos na resolução de problemas e vem desenvolvendo projetos nas áreas de educação, comunicação e negócios.

Informações coletadas do Lattes em 29/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Dinâmica dos Grupos

2013 - 2014

Faculdades Monteiro Lobato
Título: Os conflitos e seus fenômenos no filme August: Osage County / Álbum de Família
Orientador: Solange de Oliveira e Mauro Nogueira

Graduação em Teatro: Licenciatura

2005 - 2012

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Título: A construção da personagem Geni a partir da pesquisa de qualidades opostas
Orientador: Carlos Roberto Mödinger

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

1997 - 2000

Universidade de Passo Fundo
Título: A comunicação mercadológica utilizando o banco de dados a serviço do marketing de relacionamento: o caso San Silvestre Palace Hotel
Orientador: Verner Luis Antoni

Formação complementar

2015 - 2015

Conversaciones Co-laborativas Biología-Cultural. (Carga horária: 108h). , Escuela Matríztica de Santiago.

2012 - 2012

Endomarketing. (Carga horária: 6h). , Academia HappyHouse.

2006 - 2007

Formação em Yoga. (Carga horária: 200h). , Mangalam Yoga Studio.

2002 - 2003

Formação de Atores do TEPA. (Carga horária: 630h). , TEATRO ESCOLA DE PORTO ALEGRE.

2001 - 2001

Extensão universitária em Captação de Recursos. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2001 - 2001

Oficina de Montagem. (Carga horária: 64h). , TEATRO ESCOLA DE PORTO ALEGRE.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.

Produções bibliográficas

  • PACINATO, V. . Colaboração, sinergia e aprendizagem fluída. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

NoOne Consultoria Co-criativa

Vínculo: Consultora parceira, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 30

Outras informações:
Desenho e facilitação de processos colaborativos para que grupos trabalhem juntos na resolução de problemas. Projetos desenvolvidos nas áreas de educação, comunicação e negócios. Entre os projetos de educação, destaque para o Usina - Laboratório de aprendizagem criativa. Um projeto da Prefeitura de Porto Alegre em parceria com a Escola Perestroika. Nesse projeto, através da NoOne, fui responsável pelo desenho e facilitação das oficinas com professores selecionados da rede municipal para a construção de um projeto final aplicado nas escolas.

2015 - Atual

NoOne Consultoria Co-criativa

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Criação e execução de workshops e aulas: - Improviso, criatividade e colaboração através de técnicas de teatro. - Diálogo e colaboração.

2013 - 2014

Agência Matriz

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente de operações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Implantação e administração de projeto de gestão operacional - diagnóstico e redesenho de processos, gerenciamento de projetos, análise de prioridades, elaboração e acompanhamento de cronogramas e gestão da comunicação entre as partes interessadas.

2007 - 2013

HappyHouse Brasil - Agência de Endomarketing

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenadora de pauta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Implantação e gerenciamento de modelo de fluxo de trabalho - diagnóstico e redesenho de processos, gerenciamento de projetos, construção e acompanhamento de cronogramas, alinhamento de negociações e interface entre as áreas.

2006 - 2007

Dcs Comunicações

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente de projetos jr, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação de pauta, gestão do fluxo de trabalho, organização de recursos e interface entre as áreas.

2004 - 2006

Big Bear Design

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Executiva de atendimento e planejamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2004

Max Muscle

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente de marketing e área comercial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2003

Raizler Promocional

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente de marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - 2000

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária - Agência Exp. Publ.e Propaganda, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária de atendimento e planejamento.