Marcelo Alcântara Beltoso

Mestrando e Bacharel (2016) em Administração pela UFMG. Integrante da linha de pesquisa de Estudos Organizacionais, Trabalho e Pessoas. Desenvolve pesquisa sobre sexualidade e vida social organizada em Belo Horizonte. Vinculado ao Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos/UFMG). Experiência profissional generalista em Recursos Humanos. Temas de interesse: diferenças, diversidade, sexualidade e vida social organizada.

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Administração

2024 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Luiz Alex Silva Saraiva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Administração

2012 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Recursos humanos e competências: um estudo de caso na Kinross
Orientador: Allan Claudius Queiroz Barbosa

Formação complementar

2022 - 2022

Extensão universitária em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. (Carga horária: 160h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2021 - 2021

Plural: Diversidade e Equidade nas organizações. (Carga horária: 4h). , Perestroika, PER, Brasil.

2021 - 2021

Cultura, Diversidade e Inclusão. (Carga horária: 20h). , Hyper Island, HI, Suécia.

2020 - 2020

Fundamentos da Gestão da Cultura Organizacional. (Carga horária: 13h). , Crescimentum, CRE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estudos Organizacionais.

Participação em eventos

34ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. 2024. (Congresso).

XLVIII EnANPAD. 2024. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, P. F. ; DIAS, A. B. C. G. C. L. ; BELTOSO, M. A. ; ALCANTARA, V. C. . ?VALE DA ESPERANÇA?: Significados das palavras que buscam legitimar a exploração do lítio no Vale do Jequitinhonha ? MG. In: XXVII SEMEAD - Seminários em Administração FEA/USP, 2024, São Paulo. Anais dos XXVII Seminários em Administração FEA/USP, 2024.

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Encruzilhadas periféricas nas margens urbanas: um estudo em Belo Horizonte (Edital CNPq N. 09/2023), Descrição: Descrição: A cidade é construída sobre e constrói cotidianamente diversos níveis de diferenças, o que faz dela um complexo constructo assimétrico em distintas dimensões. Todavia, as margens são relegadas a um segundo plano tanto em termos urbanos quanto em termos organizacionais e humanos, o que esta pesquisa pretende corrigir, dando continuidade a uma investigação anterior. O objetivo é analisar a dinâmica das encruzilhadas nas margens da cidade de Belo Horizonte sob a ótica das territorialidades e culturas. A partir de uma perspectiva de inspiração indutiva, será conduzida, em uma comunidade periférica da cidade de Belo Horizonte, uma investigação com os sujeitos de pesquisa, interlocutores que terão protagonismo ao discorrerem tanto sobre os territórios em que vivem e circulam, quanto sobre a cultura que produzem cotidianamente. Serão empregadas algumas técnicas combinadas como de produção de dados como entrevistas, observação participante, fotoelicitação e teste de evocação de palavras, entre outras, pois entendemos que metodologias não positivistas são contínua e dinamicamente construídas durante a própria investigação em razão de pesquisadores e pesquisados conjuntamente produzirem conhecimento. As principais contribuições esperadas se referem a: a) do ponto de vista teórico, produzir conhecimento interdisciplinar academicamente válido sobre margens urbanas sob a ótica dos estudos organizacionais, e também revisitar os conceitos de território e de cultura tendo como referência não apenas a cidade, mas as diferenças que nela se verificam em termos de centro e de margens; b) do ponto de vista metodológico, construir meios pelos quais se acessem as diferenças manifestas territorial e culturalmente na urbe; e c) reafirmar a imprescindibilidade de existências periféricas como componente legítimo e não exótico, acessório ou indesejado da vida social organizada na urbe... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Alcântara Beltoso - Integrante / Luiz Alex Silva Saraiva - Coordenador / Caroline Nayara Marilac Flor - Integrante / Felipe Estevan Cardoso - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2025

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Administrativas.Cargo ou função, Representante Discente Titular do Colegiado do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração.

  • 08/2025 - 12/2025

    Estágios , Faculdade de Ciências Econômicas.Estágio realizado, Atuação como estagiário docente de mestrado voluntário acompanhando o prof. Luiz Alex Silva Saraiva na disciplina obrigatória Teorias da Administração II (60h) para alunos do curso de graduação em Administração (2025/2).

  • 03/2025 - 07/2025

    Estágios , Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Administrativas.Estágio realizado, Atuação como estagiário docente de mestrado voluntário acompanhando o prof. Luiz Alex Silva Saraiva na disciplina obrigatória Teorias da Administração I (60h) para alunos do curso de graduação em Administração (2025/1).

  • 09/2024 - 02/2025

    Estágios , Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Administrativas.Estágio realizado, Atuação como estagiário docente de mestrado lecionando a disciplina optativa Raça e Sexualidade nas Organizações (30h), sob a orientação do prof. Luiz Alex Silva Saraiva, para alunos do curso de graduação em Administração (2024/2).

2022 - 2023

Prosas Tecnologia Social Ltda, Prosas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Recursos Humanos, Carga horária: 40

Outras informações:
Liderança da área de recursos humanos/administrativo.

2021 - 2022

CI&T

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Diversidade e Inclusão, Carga horária: 40

Outras informações:
Promoção da cultura de diversidade, equidade e inclusão.

2019 - 2021

Hotmart

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Treinamento e Desenvolvimento, Carga horária: 40

Outras informações:
Treinamento, desenvolvimento, engajamento e cultura organizacional.

2018 - 2019

Hotmart

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Departamento Pessoal, Carga horária: 40

Outras informações:
Rotinas de departamento pessoal e benefícios.

2017 - 2018

Hotmart

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Departamento Pessoal, Carga horária: 40

Outras informações:
Rotinas de departamento pessoal e benefícios.

2016 - 2017

Cozinhas Itatiaia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Administração de Pessoal, Carga horária: 44

Outras informações:
Rotinas de departamento pessoal e benefícios.

2014 - 2016

COMAU DO BRASIL

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação generalista de RH/HRBP.

2013 - 2014

Prefeitura Municipal de Betim

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial de Apoio à Saúde, Carga horária: 30

Outras informações:
Rotinas de departamento pessoal.