Ariane Soares Dias
Médica veterinária graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2020). Mestre em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduanda em Defesa Sanitária Animal. Atuou como bolsista em projetos de iniciação científica pela UFJF nos perídodos de 2015-2016 e 2016-2017. Foi voluntária em um projeto de iniciação científica no período de 2018-2019 pela mesma instituição. Atuou como estagiária no Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal (DTIPOA) da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (EV/UFMG), realizando análises físico-químicas e microbiológicas de leite e derivados no ano de 2019. Foi Estagiária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), no Serviço de Inspeção Federal n 3498 situado em um Frigorífico de bovinos e suínos no município de Juiz de Fora (MG) no ano de 2019. Atuou prestando serviços de consultoria em segurança de alimentos para indústrias de alimentos e serviços de alimentação pelo período de 2020 a 2023. Atualmente é Fiscal Agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) atuando na área de Defesa Sanitária Animal na região de Lima Duarte - MG.
Informações coletadas do Lattes em 12/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados
2021 - 2023
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Desenvolvimento de um aplicativo de auditoria de qualidade para laticinios e supermercados, Ano de Obtenção:
Orientador: Vanessa Aglaê Martins Teodoro
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Curso de Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos. (Carga horária: 50h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Curso de RT e Consultoria de Alimentos. (Carga horária: 40h). , INSITEC Cursos, INSITEC, Brasil.
2020 - 2020
Minicurso de Tecnologia Industrial de produção de Iogurte. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2020 - 2020
Semana da Rotulagem. (Carga horária: 2h). , Aline G. V. de Assis Pierro, ALINE ASSIS, Brasil.
2020 - 2020
Curso Transporte Legal de Aves. (Carga horária: 10h). , Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, IICA, Brasil.
2020 - 2020
Intensivão RT & Consultoria. (Carga horária: 8h). , INSITEC Cursos, INSITEC, Brasil.
2020 - 2020
Minicurso de Produtividade Agropecuária. (Carga horária: 1h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2020 - 2020
Boas Práticas de Manipulação em Serviços de alimentação. (Carga horária: 12h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Gestão Ambiental e Recursos Hídricos. (Carga horária: 20h). , UAITEC, UAITEC, Brasil.
2020 - 2020
Curso Inspeção Sanitária de Bovinos. (Carga horária: 40h). , Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, CIDASC, Brasil.
2020 - 2020
Curso Inspeção Sanitária de Leite e Derivados. (Carga horária: 40h). , Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, CIDASC, Brasil.
2020 - 2020
Curso Higiene e Vigilância Sanitária dos Alimentos. (Carga horária: 30h). , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, EEPHCFMUSP, Brasil.
2020 - 2020
Curso Boas Práticas nos Serviços de Alimentação. (Carga horária: 40h). , SEBRAE, SEBRAE, Brasil.
2020 - 2020
Introdução às Práticas de Inspeção de Produtos de Origem Animal em SC. (Carga horária: 40h). , Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, CIDASC, Brasil.
2020 - 2020
Análise Sensorial. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2020 - 2020
Inspeção Sanitária de Aves. (Carga horária: 40h). , Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, CIDASC, Brasil.
2020 - 2020
Inspeção Sanitária de Suínos. (Carga horária: 40h). , Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, CIDASC, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Normas ABNT Aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2019 - 2019
Principais Dermatopatias em Roedores e Lagomorfos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2019 - 2019
Liderança em Gestão de Projetos. (Carga horária: 4h). , Instituto de Educação Tecnológica, IETEC, Brasil.
2019 - 2019
Nutrição Animal - Pecuária de Corte. (Carga horária: 3h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2019 - 2019
Minicurso de Tratamento de Águas Residuárias. (Carga horária: 1h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2019 - 2019
Curso de Como Produzir Leite de Qualidade. (Carga horária: 10h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2019 - 2019
Curso de Introdução ao Bem-Estar Animal. (Carga horária: 10h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2019 - 2019
Minicurso de Higienização e Conservação de Alimentos. (Carga horária: 1h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2019 - 2019
Higiene e Vigilância Sanitária de Alimentos. (Carga horária: 60h). , UAITEC, UAITEC, Brasil.
2019 - 2019
Curso de WORD 2010 - BÁSICO. (Carga horária: 40h). , UAITEC, UAITEC, Brasil.
2019 - 2019
Curso de Organização de Eventos. (Carga horária: 40h). , UAITEC, UAITEC, Brasil.
2019 - 2019
Curso de Microbiologia dos Alimentos. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2019 - 2019
Bovinocultura de corte, cria e recria. (Carga horária: 25h). , UAITEC, UAITEC, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à Vigilância Sanitária. (Carga horária: 100h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
English advanced conversation 2. (Carga horária: 60h). , Veg Sistema de ensino, VEG, Brasil.
2015 - 2015
English advanced conversation 1. (Carga horária: 60h). , Veg Sistema de ensino, VEG, Brasil.
2014 - 2015
English intermediate conversation 2. (Carga horária: 60h). , Veg Sistema de ensino, VEG, Brasil.
2014 - 2014
English intermediate conversation 1. (Carga horária: 60h). , Veg Sistema de ensino, VEG, Brasil.
2013 - 2014
English basic conversation 2. (Carga horária: 60h). , Veg Sistema de ensino, VEG, Brasil.
2013 - 2013
English basic conversation 1. (Carga horária: 60h). , Veg Sistema de ensino, VEG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.
Organização de eventos
VIEITES, F. M. ; DIAS, A. S. ; PENNA, A. ; CARDOSO, M. D. F. ; OLIVEIRA, D. T. D. . I Jornada Científica do Curso de Medicina Veterinária da UFJF. 2014. (Outro).
Participação em eventos
1° Webinar de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2020. (Encontro).
33º Congresso Nacional de Laticínios - Ciclo de Palestras Online. 2020. (Congresso).
55º Seminário Básico de Responsabilidade Técnica Online do CRMV-MS. 2020. (Seminário).
Ciclo de Palestras "Vendendo o Peixe". 2020. (Outra).
Discussões ?Comentando os temas do I COICTA 2020 - Congresso On-line Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos?.Comentando os temas do I COICTA 2020 - Congresso On-line Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2020. (Encontro).
discussões ?Comentando os temas do I Simpósio de Medicina Preventiva com foco em Inspeção de Alimentos e Saúde Pública?.Comentando os temas do I Simpósio de Medicina Preventiva com foco em Inspeção de Alimentos e Saúde Pública. 2020. (Encontro).
I Congresso de Alimentos e Agropecuária do IFPE Campus Barreiros. 2020. (Congresso).
III Encontro de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte. 2020. (Encontro).
I International Online Congress of Food Science and Technology: "Food Security: Strategies in the Pandemic Period". 2020. (Congresso).
I Seminário Online de Biotecnologia e Ciência de Alimentos. 2020. (Seminário).
I Simpósio Internacional em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFRJ Campus Rio de Janeiro. 2020. (Simpósio).
I Simpósio Internacional Online do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - UEMA. 2020. (Simpósio).
I Simpósio Online de Medicina Veterinária Preventiva: Inspeção de Alimentos e Saúde Pública. 2020. (Simpósio).
I Simpósio Online do Departamento de Tecnologia dos Alimentos - UFF. 2020. (Simpósio).
Mini-Ciclo One Health - O Papel do Médico Veterinário Durante a Pandemia de COVID-19. 2020. (Oficina).
Palestra: Abelhas e meliponicultura, muito além de uma importância econômica - Centro Universitário Newton Paiva. 2020. (Outra).
Palestra: Alterações Anatomopatológicas de Importância Detectadas na Inspeção Post Mortem de Bovinos - LAPATO-VET UFJF. 2020. (Outra).
Palestra: A Visão da Vigilância Sanitária nos Tempos de Pandemia - PPGHigVet UFF. 2020. (Outra).
Palestra: Benefícios dos Produtos Funcionais de Origem Animal na Pandemia - PPGHigVet UFF. 2020. (Outra).
Palestra: II Webinar de Medicina Veterinária do PPHigVet da UFF. 2020. (Outra).
Palestra: Mitos e Verdades do Autocontrole na Indústria de Alimentos do Ponto de Vista da fiscalização - GETIPOA Universidade Anhembi Morumbi. 2020. (Outra).
Palestra: O mercado de trabalho na área de produtos de origem animal para o recém formado - GEPOA UNIBH. 2020. (Outra).
Palestra Gestão na Área de Indústria de Alimentos. 2020. (Outra).
Simpósio Internacional de Tecnologia de Alimentos e Inspeção- PUCPR. 2020. (Simpósio).
Simpósio Veteduka de Medicina Veterinária. 2020. (Simpósio).
Webinar: Análise Semanal do Impacto do Coronavírus na Cadeia do Leitte. 2020. (Outra).
Webinar: Fraudes em Produtos de Origem Animal. 2020. (Encontro).
Webinar - Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos: Desafios em meio a Pandemia do COVID-19. 2020. (Encontro).
Webinar Tecnologia de Leite e Derivados - UNESP. 2020. (Encontro).
25º Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Análises Microbiológicas, Físico-Químicas e Microscópicas Como Formas de Detecção de Alterações e Adulterações em Salsichas Tipo Hot Dog. 2019. (Seminário).
II Ciclo de Palestras do GIISPOA - UFMG. 2019. (Encontro).
International Symposium on Veterinary Science.Hygiene And Sanitary Conditions Of Animal Products Sale At Open-air Market In Juiz De Fora, MG.. 2019. (Simpósio).
Palestra Sobre Ética no uso de Animais não Humanos na Pesquisa e Ensino. 2019. (Outra).
Palestra Sobre Gestão do Tempo. 2019. (Outra).
Primeira Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2019. (Outra).
23º Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Efeitos de Diferentes Doses de Rosuvastatina Sobre o Processo Inflamatório e Alterações Estruturais da Aorta de Camundongos C57BL/6 Alimentados com Dieta Hiperlipídica. 2017. (Seminário).
I Encontro de Medicina Veterinária - Ciclo de palestras. 2017. (Encontro).
22º Seminário de Iniciação Científica da UFJF.EFEITOS DE DIFERENTES DOSES DE ROSUVASTATINA NO REMODELAMENTO AÓRTICO DE CAMUNDONGOS C57BL/6 ALIMENTADOS COM DIETA HIPERLIPÍDICA. 2016. (Seminário).
I Simpósio Sudeste Brasileiro de Microscopia e Microanálise.EFEITOS DA ROSUVASTATINA NO REMODELAMENTO AÓRTICO DE CAMUNDONGOS C57BL/6 COM DIETA HIPERLIPÍDICA. 2016. (Simpósio).
Palestra de Fisioterapia e Acupuntura Veterinária - Aula Inaugural da LAFC-Vet. 2016. (Outra).
Avaliação de Alimentos Para Gado de Leite. 2015. (Outra).
I Jornada Científica do Curso de Medicina Veterinária da UFJF. 2014. (Outra).
Produções bibliográficas
-
DIAS, A. S. ; SANTOS, E. M. P. . Fraudes em frangos e derivados e a questão dos antimicrobianos. REVISTA V & Z , v. XXXVIII, p. 47-51, 2019.
-
SANTOS, E. M. P. ; JAGUARIBE, T. L. ; SOUZA, M. A. S. ; DIAS, A. S. ; BASILIO, J. L. . Hygiene And Sanitary Conditions Of Animal Products Sale At Open-air Market In Juiz De Fora, MG.. In: International Symposium on Veterinary Science, 2019, Viçosa. International Symposium on Veterinary Science, 2019.
-
DIAS, A. S. ; BASILIO, J. L. ; SANTOS, E. M. P. ; NASCIMENTO, H. L. S. ; CARVALHO, K. C. ; OSHIO, L. T. ; CARVALHO, M. C. ; ROCHA, V. N. . Análises Microbiológicas, Físico-Químicas e Microscópicas Como Formas de Detecção de Alterações e Adulterações em Salsichas Tipo Hot Dog. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, A. S. ; ROCHA, V. N. ; PAOLI, F. ; GAMEIRO, J. ; NETO-FERREIRA, R. ; CARVALHO, J. J. . Efeitos de Diferentes Doses de Rosuvastatina Sobre o Processo Inflamatório e Alterações Estruturais da Aorta de Camundongos C57BL/6 Alimentados com Dieta Hiperlipídica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, A. S. ; ROCHA, V. N. ; PAOLI, F. ; GAMEIRO, J. ; NETO-FERREIRA, R. ; CARVALHO, J. J. . Efeitos de Diferentes Doses de Rosuvastatina no Remodelamento Aórtico de Camundongos C57BL/6 Alimentados com Dieta Hioerlipídica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, V. N. ; NETO-FERREIRA, R. ; DIAS, A. S. ; NASCIMENTO, A. L. R. ; CARVALHO, J. J. . Efeitos da Rosuvastatina no Remodelamento Aórtico de Camundongos C57BL/6 Alimentados com Dieta Hiperlipídica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
Análises Microbiológicas, Físico-Químicas e Microscópicas Como Formas de Detecção de Alterações e Adulterações em Salsichas Tipo Hot Dog, Descrição: Projeto sob orientação da Professora Doutora Emília Maricato Pedro dos Santos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ariane Soares Dias - Integrante / Vinicius Novaes Rocha - Integrante / Joseani Leal Basílio - Integrante / Emília Maricato Pedro dos Santos - Coordenador / Karoline Croci de Carvalho - Integrante / Leonardo Toshio Oshio - Integrante / Marius Cesar de Carvalho - Integrante / Ana Marcella Neves Dias - Integrante / Haroldo Lobo - Integrante.
-
2016 - 2017
Efeitos de diferentes doses de Rosuvastatina sobre o processo innflamatório e alterações estruturais da aorta de camundongos C57BL/6 alimentados com dieta hiperlipídica, Descrição: Projeto orientado pelo Professor Dr. Vinicius Novaes Rocha. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ariane Soares Dias - Integrante / Vinicius Novaes Rocha - Coordenador / Flávia de Paoli - Integrante / Jacy Gameiro - Integrante / Jorge José de Carvalho - Integrante / Rodrigo Neto Ferreira - Integrante.
-
2015 - 2016
Efeitos de diferentes doses de Rosuvastatina no remodelamento aórtico de camundongos C57BL/6 alimentados com dieta hiperlipídica, Descrição: Projeto orientado pelo Professor Vinicius Novaes Rocha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ariane Soares Dias - Integrante / Vinicius Novaes Rocha - Coordenador / Flávia de Paoli - Integrante / Jacy Gameiro - Integrante / Jorge José de Carvalho - Integrante / Rodrigo Neto Ferreira - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Instituto Mineiro de AgropecuáriaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fiscal Agropecuário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2023
LE Consultoria em Segurança de AlimentosVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Prestação de serviços de consultoria em segurança de alimentos para indústrias de alimentos e serviços de alimentação.
2019 - 2019
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado obrigatório, Carga horária: 40
Outras informações:
Estágio no Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal (DTIPOA). Realização de análises físico-químicas e microbiológicas de leite e derivados no Laboratório de Microbiologia do Leite da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Carga horária total: 160 horas.
2019 - 2019
Superintendência Federal de Agricultura em Minas GeraisVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado obrigatório, Carga horária: 40
Outras informações:
Estágio supervisionado obrigatório no Serviço de Inspeção Federal nº 3498 situado no Frigorífico Fripai Alimentos, em Juiz de Fora (MG). Acompanhamento da rotina de um Auditor Fiscal Federal Agropecuário, acompanhando todo o processo de abate de bovinos e suínos; coletas de amostras pelo MAPA a serem enviados para Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) ou laboratórios credenciados; acompanhamento da inspeção ante mortem e post mortem de bovinos e suínos, além de acompanhar as condenações nas linhas de inspeção post mortem e no Departamento de Inspeção Final. O estágio foi supervisionado pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário Victor Ottoni e foi orientado pela Profª Drª Emília Maricato Pedro dos Santos. Carga horária total: 296 horas.
2018 - 2019
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no Projeto de Iniciação Científica intitulado: Análises microbiológicas, físico-químicas e microscópicas como formas de detecção de alterações e adulterações em salsichas tipo hot dog, sob a orientação da Profª Drª Emília Maricato Pedro dos Santos.
2016 - 2017
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no projeto intitulado: Efeitos de Diferentes Doses de Rosuvastatina Sobre o Processo Inflamatório e Alterações Estruturais da Aorta de Camundongos C57BL/6 Alimentados Com Dieta Hiperlipídica, orientado pelo Prof. Dr. Vinicius Novaes Rocha.
2015 - 2016
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no Projeto intitulado: Efeitos de Diferentes Doses de Rosuvastatina no Remodelamento Aórtico de Camundongos C57BL/6 Alimentados com Dieta Hiperlipídica, orientado pelo Professor Dr. Vinicius Novaes Rocha.
2017 - 2018
Hospital Veterinario Estrada RealVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio extracurricular, Carga horária: 9
Outras informações:
Atuação na rotina clínico-cirúrgica de pequenos animais. Carga horária total: 200 horas.
2017 - 2017
Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Vacinadora, Carga horária: 13
Outras informações:
Participação como vacinadora na Campanha de Vacinação Antirrábica Animal da Prefeitura de Juiz de Fora (MG), atuando na vacinação de cães e gatos do município de Juiz de Fora.
2016 - 2016
Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Vacinadora, Carga horária: 12
Outras informações:
Participação como vacinadora na Campanha de Vacinação Antirrábica Animal da Prefeitura de Juiz de Fora (MG), atuando na vacinação de cães e gatos do município de Juiz de Fora.
2015 - 2015
Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Juiz de ForaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Vacinadora, Carga horária: 12
Outras informações:
Participação como vacinadora na Campanha de Vacinação Antirrábica Animal da Prefeitura de Juiz de Fora (MG), atuando na vacinação de cães e gatos do município de Juiz de Fora.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ariane Soares Dias e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?