Denizar Alberto da Silva Melo
Graduado em Fisioterapia (FFFMS, 1997), Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia - UFRGS, 2001), Doutorado em Clínica Médica e Ciências da Saúde (PUCRS, 2005) e Pós-doutorado em Biofísica Celular (Universidade de Barcelona, 2011). Atualmente é a Diretor de Graduação da Pró-reitoria de Graduação e Educação Continuada - PROGRAD, pesquisador do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da PUCRS e professor titular da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS. Professor nas áreas de anatomia, fisioterapia respiratória e disciplinas na área de Inovação e Empreendedorismo. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Respiratória. Linhas de pesquisa: biofísica celular e inflamação e novas moléculas com potenciais farmacológicos. Membro do grupo de pesquisa: Laboratório de Pesquisa em Biofísica Celular e Inflamação e coordenador da linha de pesquisa de Tecnologia em Reabilitação.
Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Clínica Médica
2002 - 2005
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Nefro e Citotoxicidade provocada pelo paracetamol e polietilenoglicol 400. O papel protetor da frutose-1,6-bisfosfato
, Ano de obtenção: 2005. Jarbas Rodrigues de Oliveira. Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. Palavras-chave: Paracetamol; Nefrotoxicity; Hepatotoxity; Citocromo p-450; Free Radicals; Polyethylene glycol 400. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Avaliação e analises toxicológicas. Setores de atividade: Outro.
Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)
1999 - 2001
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Comparação e Análise da Expressão do Fator de Ativação Nuclear Kappa B (NF-KB) e da Eletrogastrografia em Ratos Normais e Diabéticos
Orientador: Norma Possa Marroni
, Ano de Obtenção: 2001.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Electrogastrography; NF-KB; Diabetes; Gastric Motylity; Cels B pancreas.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Gastroenterologia. Setores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana; Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais.
Graduação em Fisioterapia
1993 - 1997
Fundação de Faculdades Metodistas do Sul
Título: Fisioterapia Respiratória e suas Conseqüências no Refluxo Gastroesofágico em Lactentes de 0 a 2 Anos.
Orientador: Gilberto Bueno Fischer
Bolsista do(a): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, FAPERGS, Brasil.
Pós-doutorado
2010 - 2011
Pós-Doutorado. , Universitat de Barcelona, UB, Espanha. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas
Formação complementar
2020 - 2020
Programa para Directivos Universitarios. (Carga horária: 30h). , Columbus, COLUMBUS, França.
2019 - 2019
Comunicação Assertiva e Feedback. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Recursos Humanos Rio Grande do Sul, ABRH-RS, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação para Permanência no Banco de Avaliadores do BASis. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Capacitação Docente. (Carga horária: 8h). , Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Capacitação Docente. (Carga horária: 8h). , Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Capacitação Docente. (Carga horária: 8h). , Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Concepções Pedagógicas no Modelo Semipresencial. (Carga horária: 50h). , Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Capacitação Docente. (Carga horária: 8h). , Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Curso Teórico Prático de Eletromiografia. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Curso de Estensão Em Gestão da Unidade Acadêmica. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Programa Capacitação Docente Educação à Distância. (Carga horária: 106h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Pneumo Funcional/Especialidade: Fisioterapia Respiratória.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Ciências Biológicas/Especialidade: Fisiologia Humana.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Morfologia/Especialidade: Anatomia Humana.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Gerontologia Biomédica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Celular.
Organização de eventos
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica. 2016. (Congresso).
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
XIV Fórum Nacional de Docentes em Fisioterapia.XIV Fórum Nacional de Docentes em Fisioterapia (VIII Encontro Nacional de Coordenadores de Fisioterapia). 2006. (Outra).
III Encontro de Docentes dos Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul.III Encontro de Docentes dos Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul. 2005. (Encontro).
Oficina de Formação dos Avaliadores da Área da Saúde.Oficina de Formação dos Avaliadores da Área da Saúde. 2005. (Oficina).
XIII Fórum Nacional de Docentes em Fisioterapia (VII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia).XIII Fórum Nacional de Docentes em Fisioterapia (VII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia). 2005. (Encontro).
IX Seminário de Professores da FAENFI/PUCRS.IX Seminário de Professores da FAENFI/PUCRS. 2004. (Seminário).
Workshop Internacional Estresse Oxidativo em Gastroenterologia.Workshop Internacional Estresse Oxidativo em Gastroenterologia. 2004. (Outra).
XI Seminário de Professores da FAENFI/PUCRS.XI Seminário de Professores da FAENFI/PUCRS. 2004. (Seminário).
XV Congresso Odontológico Rio-grandense. XV Congresso Odontológico Rio-grandense. 2004. (Congresso).
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ASMA. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ASMA. 2003. (Congresso).
VIII Seminário de Professores da FAENFI/PUCRS.VIII Seminário de Professores da FAENFI/PUCRS. 2003. (Seminário).
VII Seminário de Professores FAENFI - PUCRS.VII Seminário de Professores FAENFI -PUCRS. 2003. (Seminário).
III Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia. III Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia. 2002. (Congresso).
V Seminário de Professores FAENFI - PUCRS.V Seminário de Professores FAENFI - PUCRS. 2002. (Seminário).
XII Encontro dos Pneumologistas e Cirurgiões do Tórax do RS.XII Encontro dos Pneumologistas e Cirurgiões do Tórax do RS. 2002. (Encontro).
XIII Congresso de Cardiologia do RGS. XIII Congresso de Cardiologia do RGS. 2002. (Congresso).
III Congresso Sulbrasileiro de Geriatria e Gerontologia. III Congresso Sulbrasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2001. (Congresso).
II Reunião de Coordenadores dos Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.II Reunião de Coordenadores dos Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 2001. (Encontro).
I Jornada Gaúcha de Medicina de Reabilitação.I Jornada Gaúcha de Medicina de Reabilitação. 2001. (Oficina).
I Seminário dos Professores da Faculdade de Fisioteapia.I Seminário dos Professores da Faculdade de Fisioteapia. 2001. (Seminário).
Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino de Graduação em Enfermagem: Competências e Habilidades.Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino de Graduação em Enfermagem: Competências e Habilidades. 2001. (Encontro).
V Fórum Nacional de Docente em Fisioterapia.V Fórum Nacional de Docente em Fisioterapia. 2001. (Outra).
XVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE. XVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. 2001. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Bioética - I Congresso de Bioética do Conesul. III Congresso Brasileiro de Bioética - I Congresso de Bioética do Conesul. 2000. (Congresso).
III Semana Gaúcha do Aparelho Digestivo. III Semana Gaúcha do Aparelho Digestivo. 2000. (Congresso).
Semiologia e Investigação Diagnóstica.Semiologia e Investigação Diagnóstica. 2000. (Simpósio).
X Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e III Congresso Brasileito de Fisioterapia Respiratória.X Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e III Congresso Brasileito de Fisioterapia Respiratória. 2000. (Simpósio).
XV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. XV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. 2000. (Congresso).
XIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. XIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. 1999. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. III Congresso Brasileiro de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. 1997. (Congresso).
I Simpósio sobre Trauma Raquimedular.I Simpósio sobre Trauma Raquimedular. 1997. (Simpósio).
VII Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. VII Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. 1997. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro Fisioterapia. XIII Congresso Brasileiro Fisioterapia. 1997. (Congresso).
XXVI Encontro Anual de Ciências Fisiológicas.XXVI Encontro Anual de Ciências Fisiológicas. 1997. (Encontro).
II Congresso Brasileiro Acadêmico de Fisioterapia. II Congresso Brasileiro Acadêmico de Fisioterapia. 1996. (Congresso).
IX Congreso Argentino deTerapia Intensiva - VIII Jornadas Rioplatenses de Terapia Intensiva - II Congreso Argentino de Efermería en Terapia Intensiva - I Congreso Argentino de Kinesiología en Terapia Intensiva. IX Congreso Argentino deTerapia Intensiva - VIII Jornadas Rioplatenses de Terapia Intensiva - II Congreso Argentino de Efermería en Terapia Intensiva - I Congreso Argentino de Kinesiología en Terapia Intensiva. 1996. (Congresso).
Tópicos em Pneumologia - Abordagem Clínica.Tópicos em Pneumologia - Abordagem Clínica. 1996. (Seminário).
IV Jornada de Pneumologia do HSL.IV Jornada de Pneumologia do HSL. 1995. (Simpósio).
XII Congresso Brasileiro de Fisioterapia - II Congresso Gaúcho de Fisioterapia - I Congresso de Fisioterapia do Mercosul. XII Congresso Brasileiro de Fisioterapia - II Congresso Gaúcho de Fisioterapia - I Congresso de Fisioterapia do Mercosul. 1995. (Congresso).
Curso de Terapêutica.Curso de Terapêutica. 1993. (Outra).
Participação em bancas
DA SILVA MELO, D A; SCHNEIDER, RH; STÖBAUS, C. A Importância da Análise do Apoio Plantar em Idosos: Um Estudo Comparativo entre Jovens e Idosos. 2007. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
DA SILVA MELO, D A; AZEVEDO, VB; SANTOS, ACS. A Efetividade de Um Programa Ergonômico em Idosos Ativos Usuários de Informática. 2007. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
DA SILVA MELO, D A; SCHNEIDER, RH; BOTH A. Avaliação da Força Muscular (Torque Muscular) de Flexores e Extensores de Joelho em Indivíduos Idosos Socialmente Ativos. 2007. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
DA SILVA MELO, D A; Goldin, JR; SCHNEIDER, RH. A Influência da Dor Crônica na Qualidade de Vida do Idoso. 2006. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
DA SILVA MELO, D A; MIURA, E. Efeitos Fisiológicos e Comportamentais de Um Protocolo de Contenção Postural em Recém-nascidos Pré-termo. 2005. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-grad. em Ciências Médicas: Pediatria) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
DA SILVA MELO, D A; THIESEN, Flavia Valladão. Uso das Enzimas Urinárias na Avaliação de Lesão Renal Induzida por Paracetamol. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Análises Clínicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
DA SILVA MELO, D A; PEIXOTO, J R. Autorização de funcionamento do curso de Fisioterapia (Goianésia - GO). 2006. Faculdade Betel de Goianésia.
DA SILVA MELO, D A; BETTEGA, M O P. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA CREDENCIAMENTO / AUTORIZAÇÃO (Indaiatuba - SP). 2006. Faculdade Comunitária de Indaiatuba.
DA SILVA MELO, D A; BRANDAO, L P M. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Pato Branco - PR). 2006. Faculdade de Pato Branco.
DA SILVA MELO, D A; TREVISAN, L M V. Avaliação de Curso de Graduação Tecnológica (Rio de Janeiro - RJ). 2006. Universidade Estácio de Sá.
DA SILVA MELO, D A; OLIVEIRA, R L B C. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Foz do Iguaçu - PR). 2005. Faculdade União das Américas.
DA SILVA MELO, D A; GOULART, F V R P L. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Toledo - PR). 2005. Universidade Paranaense.
DA SILVA MELO, D A; TRZESNIAK, P. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Cascavel - PR). 2005. Faculdade Assis Gurgacz.
DA SILVA MELO, D A; CABRAL, A L S. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Leme - SP). 2005. Centro Universitário Anhangüera.
DA SILVA MELO, D A; RIBEIRO, K S Q S. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Anápolis - GO). 2005. Centro Universitário de Anápolis.
DA SILVA MELO, D A; MUSTIFAGA, M. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Vespasiano - MG). 2005. Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.
DA SILVA MELO, D A; VIANNA, D L. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Belo Horizonte - MG). 2004. Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
DA SILVA MELO, D A; ASSUNÇÃO, M L A C. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Guarulhos - SP). 2004. Universidade de Guarulhos.
DA SILVA MELO, D A; CARDOSO, J R. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Santos - SP). 2004. Centro Universitário Monte Serrat.
DA SILVA MELO, D A; RIBEIRO, K S Q S. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Montes Claros - MG). 2004. Faculdades Pitágoras de Montes Claros.
DA SILVA MELO, D A; TREVISAN, C M. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Curitiba - PR). 2004. Faculdade Dom Bosco.
DA SILVA MELO, D A; ASSUNÇÃO, M L A C. Avaliação do Curso da Fisioterapia (Espírito Santo do Pinhal - SP). 2004. Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal.
DA SILVA MELO, D A; TREVISAN, C M. Avaliação do Curso da Fisioterapia (São Paulo - SP). 2003. Centro Universitário Sant'Anna.
DA SILVA MELO, D A; GOULART, F V R P L. Avaliação do Curso da Fisioterapia (São Paulo - SP). 2003. Centro Universitário Capital.
DA SILVA MELO, D A; BRUNETTO, A F. Avaliação do Curso da Fisioterapia (São Paulo - SP). 2003. Universidade Brasil.
DA SILVA MELO, D A; VALLE, P H C. Avaliação do Curso da Fisioterapia (São Luis - MA). 2002. Faculdade Santa Terezinha.
DA SILVA MELO, D A; VALLE, P H C. Avaliação do Curso de Fisioterapia (Vitória - ES). 2002. Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória.
DA SILVA MELO, D A; BRUNETTO, A F. Avaliação do Curso de Fisioterapia (São José do Rio Preto - SP). 2002. Centro Universitário de Rio Preto.
DA SILVA MELO, D A; GOULART, F V R P L. Avaliação do Curso da Fisioterapia (São José do Rio Preto - SP). 2002. Centro Universitário do Norte Paulista.
Orientou
Influência da Covid Sobre a Incusifiência Cardíaca; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
AVALIAÇÃO DA AÇÃO DO BEZAFIBRATO COMO ANTIFIBRÓTICO EM LINHAGENS CELULARES MRC-5 EXPOSTAS À BLEOMICINA; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
USO DA FRUTOSE-1,6-BISFOSFATO NO TRATAMENTO DA FIBROSE PULMONAR EXPERIMENTAL; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde; ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; (Coorientador);
Avaliação in vitro do efeito do benzofibrato no tratamento e prevenção da fibrose pulmonar induzida por bleomicina; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA EXERCÍCIOS PARA PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA MOTIVANDO O AUTOCUIDADO, ADESÃO E A AUTONOMIA; ; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; (Orientador);
Análise Eletromiográfica da Manobra de Ressuscitação Cardiopulmonar em Hipogravidade com Haste Imobilizadora de Cotovelo; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Relação entre a infecção por covid-19 e a mortalidade por lesão miocárdica em pacientes com insuficiência cardíaca; 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Avaliação da efetividade de um programa exercícios na reabilitação de fístulas arteriovenosas em pacientes com doença renal crônica; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Bezafibrate inhibits the activation of MRC-5 pulmonary fibroblasts cells; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Avaliação da postura e distribuição da pressão plantar e os efeitos da orientação para o exercício em crianças e adolescentes com fibrose cística; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
ESTUDO MULTIDIMENSIONAL DOS IDOSOS DE PORTO ALEGRE:valores de referência da força muscular ventilatória e análise dos fatores intervenientes; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Reprodutibilidade de quatro testes para avaliação da sensibilidade da mão; 2006; Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde; ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
AVALIAÇÃO DO EFEITO ANTIFIBRÓTICO HEPÁTICO DO BEZAFIBRATO EM MODELOS IN VITRO E IN VIVO DE FIBROSE HEPÁTICA; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Efeitos do ultrassom pulsado de baixa intensidade na proliferação e mineralização de pré-osteoblastos in vitro; 2015; Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde; ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Controle Neural como Disparo Para VMI: Perspectivas de Novas Tecnologias; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Intensivismo Adulto) - Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Galvanopuntura e seus efeitos sistêmicos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermato-Funcional) - Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Os efeitos da pressão expiratória positiva durante a hiperinsuflação manual na reexpansão pulmonar e higiene brônquica de crianças com bronquiolite; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Borsatto, Luiza A; Valmorbida e Marina M; Rinaldi; Efeito da mudança do estilo de vida sobre o condicionamento físico de voluntários com síndrome metabólica; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Cestari, Cristina S; Portillo e Juliana T; Silva; O desenvolvimento neuropsicomotor das crianças com bronquite viral aguda; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Leiria, Daiane da S; Borges e Fernanda C; Bolzan; Avaliação da efetividade do método Pilates na modalidade Matwork no tratamento das doenças ocupacionais ocasionadas por LER e DORT em técnicos de enfermagem do setor de neurologia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Brandao e Marina P; Marques; Estudo comparativo da correlação entre eletromiografia de superfície e biofeedback eletromiográfico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Manipulação vertebral para tratamento de dor lombar e cervical: eficácia e mecanismos de ação - uma revisão sistemática; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Revisão bibliográfica de um protocolo tradicional X protocolo acelerado para sujeitos submetidos à tratamento cirúrgico de ruptura aguda do tendão de aquiles; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Efeito do exercício agudo sobre o estresse oxidativo do músculo cardíaco em ratos; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Movimentação passiva contínua em pacientes submetidos à artroplastia total de joelho; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Kastrup Abreu Mello; Tratamento fisioterapêutico para o sobrepeso feminino; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Ação analgésica da corrente interferencial vetorial no pós-operatório de cirurgia da obesidade mórbida; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Associação de um programa de atividade física e educacional na reabilitação de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Estudo dos efeitos das Técnicas Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva e Bad Ragaz em pacientes com Encefalopatia Hipóxica-Isquêmica; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Araújo; Repercussões hemodinâmicas da pressão expiratória positiva (PEP) com aplicação de resistor linear de mola (Spring Loaded) por máscara facial no pós-operatório de cirurgias torácicas mensuradas por cateter de swan-gans; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Repercussões hemodinâmicas da Pressão Expiratória Positiva por máscara facial no pós-operatório de cirurgias toráciacas e abcominais mensuradas por cateter de Swan-Ganz; 2000; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Efeito da modificação do estilo de vida sobre os fatores de risco cardiovascular que compõem os critérios de diagnóstico da síndrome metabólica, marcadores inflamatórios e balanço autonômico: Um estudo randomizado - MERC; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Efeito da modificação do estilo de vida sobre os fatores de risco cardiovascular que compõem os critérios de diagnóstico da síndrome metabólica, marcadores inflamatórios e balanço autonômico: Um estudo randomizado - MERC; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Avaliação das enzimas urinárias na lesão renal pelo paracetamol; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Denizar Alberto da Silva Melo;
Produções bibliográficas
-
REGHELIN, CAMILLE KIRINUS ; BASTOS, MATHEUS SCHERER ; DE SOUZA BASSO, BRUNO ; COSTA, BRUNA PASQUALOTTO ; CRUZ DE SOUSA, ARIELI ; MARTHA, BIANCA ANDRADE ; ANTUNES, GÉSSICA LUANA ; NASSR, MARCELLA TORNQUIST ; ROSA GARCIA, MARIA CLAUDIA ; MATZENBARCHER, LUCAS STRASSBURGUER ; SCHNEIDER LEVORSE, VITOR GIANCARLO ; COSTA RODRIGUES GUMA, FATIMA THERESINHA ; FAGUNDES DONADIO, MÁRCIO VINÍCIUS ; Rodrigues de Oliveira, Jarbas ; ALBERTO DA SILVA MELO, DENIZAR . Hepatic antifibrotic effects of bezafibrate in vitro and in vivo models of liver fibrosis. FOOD AND CHEMICAL TOXICOLOGY , v. 200, p. 115351, 2025.
-
DE SOUZA BASSO, BRUNO ; BASTOS, MATHEUS SCHERER ; ANTUNES, GÉSSICA LUANA ; MATZENBACHER, LUCAS STRASSBURGER ; RODRIGUES, KÉTLIN FERNANDA ; GARCIA, MARIA CLAUDIA ROSA ; DE SOUSA, ARIELI CRUZ ; LEVORSE, VITOR GIANCARLO ; LUFT, CAROLINA ; TONIAL, GIOVANA VIVAN ; PAVANATO, GIOVANNA MEZZOMO ; ASTARITA, LEANDRO VIEIRA ; da Silva Melo, Denizar Alberto ; FAGUNDES DONADIO, MÁRCIO VINÍCIUS ; SANTARÉM, ELIANE ROMANATO ; de Oliveira, Jarbas Rodrigues . Baccharis anomala DC. extract reduces inflammation and attenuates hepatic fibrosis in vivo by decreasing NF-kB and extracellular matrix compounds. TOXICON , v. 237, p. 107560-10, 2024.
-
BASTOS, MATHEUS SCHERER ; SAALFELD, RAFAELA MALLMANN ; COSTA, BRUNA PASQUALOTTO ; GARCIA, MARIA CLAUDIA ; ANTUNES, KRIST HELEN ; RODRIGUES, KÉTLIN FERNANDA ; MELO, DENIZAR ; SANTARÉM, ELIANE ROMANATO ; de Oliveira, Jarbas Rodrigues . Moquiniastrum polymorphum subsp. polymorphum extract inhibits the proliferation of an activated hepatic stellate cell line (GRX) by regulating the p27 pathway to generate cell cycle arrest. JOURNAL OF ETHNOPHARMACOLOGY , v. 303, p. 116056, 2023.
-
DA SILVA JAQUES, ELIANA ; FIGUEIREDO, ANELISE INEU ; SCHIAVO, ANIUSKA ; LOSS, BIANCA PACHECO ; DA SILVEIRA, GABRIEL HOFF ; SANGALLI, VICENZO ABICHEQUER ; da Silva Melo, Denizar Alberto ; XAVIER, LÉDER LEAL ; PINHO, MÁRCIO SARROGLIA ; MESTRINER, RÉGIS GEMERASCA . Conventional Mirror Therapy versus Immersive Virtual Reality Mirror Therapy: The Perceived Usability after Stroke. Stroke Research and Treatment , v. 2023, p. 1-8, 2023.
-
REGHELIN, CAMILLE KIRINUS ; BASTOS, MATHEUS SCHERER ; DE SOUZA BASSO, BRUNO ; COSTA, BRUNA PASQUALOTTO ; LIMA, KELLY GOULART ; DE SOUSA, ARIELI CRUZ ; HAUTE, GABRIELA VIEGAS ; DIZ, FERNANDO MENDONÇA ; DIAS, HENRIQUE BREGOLIN ; LUFT, CAROLINA ; RODRIGUES, KÉTLIN FERNANDA ; GARCIA, MARIA CLÁUDIA ROSA ; MATZENBACHER, LUCAS STRASSBURGER ; ADAMI, BRUNO SILVEIRA ; XAVIER, LÉDER LEAL ; Donadio, Márcio Vinícius Fagundes ; de Oliveira, Jarbas Rodrigues ; da Silva Melo, Denizar Alberto . Bezafibrate reduces the damage, activation and mechanical properties of lung fibroblast cells induced by hydrogen peroxide. NAUNYN-SCHMIEDEBERGS ARCHIVES OF PHARMACOLOGY , v. 1, p. 1-9, 2023.
-
BASTOS, MATHEUS SCHERER ; SAALFELD, RAFAELA MALLMANN ; COSTA, BRUNA PASQUALOTTO ; ANTUNES, KRIST HELEN ; MELO, DENIZAR ; DONADIO, MÁRCIO FAGUNDES ; SANTARÉM, ELIANE ROMANATO ; de Oliveira, Jarbas Rodrigues . Coumaric acid from M. polymorphum extracts reverses the activated state of hepatic stellate cells (GRX) and inhibits their proliferation by decreasing the p53/p21 pathway. NAUNYN-SCHMIEDEBERGS ARCHIVES OF PHARMACOLOGY , v. 303, p. 1-13, 2022.
-
HAUTE, GABRIELA VIEGAS ; LUFT, CAROLINA ; PEDRAZZA, LEONARDO ; ANTUNES, GÉSSICA LUANA ; SILVEIRA, JOSIANE ; DE SOUZA BASSO, BRUNO ; LEVORSE, VITOR GIANCARLO SCHNEIDER ; BASTOS, MATHEUS SCHERER ; MELO, DENIZAR ; RODRIGUES, KETLIN FERNANDA ; GARCIA, MARIA CLAUDIA ; DA COSTA, MARIANA SEVERO ; MATZENBACHER, LUCAS STRASBURGER ; KAIBER, DANIELA BENVENUTTI ; Donadio, Márcio Vinícius Fagundes ; GRACIA-SANCHO, JORDI ; de Oliveira, Jarbas Rodrigues . Simvastatin attenuates inflammatory process on LPS-induced acute lung injury in mice. RESPIRATORY PHYSIOLOGY & NEUROBIOLOGY , v. 309, p. 104002-7, 2022.
-
CABRAL COELHO QUADROS, THIELE ; LIMA HORN, THALINE ; RIBAS, ALEXANDRE ; BLATTNER, CLARISSA NETTO ; POSSOBON SOARES, BRUNA ; da Silva Melo, Denizar Alberto . Utilização da posição prona em ventilação espontânea em paciente com COVID-19. SCIENTIA MEDICA (PORTO ALEGRE. ONLINE) , v. 31, p. e39982, 2021.
-
CAON, GLAUBER ; MARTINS, CÍNTIA COSTA MEDEIROS ; HENK, BÁRBARA ; DA SILVA, DENIZAR ALBERTO MELO ; SANTOS, ANDRESSA NUNES . Fisioterapia em prematuros na unidade de terapia intensiva e o risco de porencefalia. SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO , v. 8, p. 129-137, 2020.
-
RUSSOMANO, THAIS ; HAMMOND, BENJAMINT ; DA SILVA MELO, DENIZARALBERTO ; DE FARIAS, RAFAELPIRES ; DA ROSA, MICHELE ; LAMADRID, INGRID ; DISIUTA, LEANDRO ; MARQUESDE LIMA, JULIOCESAR . Mars walking simulation: An electromyographic analysis. NEUROLOGY INDIA , v. 67, p. 230, 2019.
-
TASSINARY, JOÃO ALBERTO FIORAVANTE ; Lunardelli, Adroaldo ; BASSO, BRUNO DE SOUZA ; DIAS, HENRIQUE BREGOLIN ; CATARINA, ANDERSON VELASQUE ; STÜLP, SIMONE ; HAUTE, GABRIELA VIEGAS ; MARTHA, BIANCA ANDRADE ; Melo, Denizar Alberto da Silva ; Nunes, Fernanda Bordignon ; Donadio, Márcio Vinícius Fagundes ; OLIVEIRA, JARBAS RODRIGUES DE . Low-intensity pulsed ultrasound (LIPUS) stimulates mineralization of MC3T3-E1 cells through calcium and phosphate uptake. ULTRASONICS , v. 84, p. 290-295, 2018.
-
KULCZYNSKI, FERNANDO ZUGNO ; DE OLIVEIRA ANDRIOLA, FERNANDO ; DEON, PEDRO HENRIQUE ; da Silva Melo, Denizar Alberto ; PAGNONCELLI, ROGÉRIO MIRANDA . Postural assessment in class III patients before and after orthognathic surgery. ORAL AND MAXILLOFACIAL SURGERY , v. 000, p. 000-000, 2018.
-
ANDRIOLA, FERNANDO DE OLIVEIRA ; KULCZYNSKI, FERNANDO ZUGNO ; DEON, PEDRO HENRIQUE ; Melo, Denizar Alberto da Silva ; ZANETTINI, LEONARDO MATOS SANTOLIM ; PAGNONCELLI, ROGÉRIO MIRANDA . Changes in Cervical Lordosis After Orthognathic Surgery in Skeletal Class III Patients. JOURNAL OF CRANIOFACIAL SURGERY , v. 1, p. 1-1, 2018.
-
JOST, RENAN TREVISAN ; DIAS, HENRIQUE BREGOLIN ; KRAUSE, GABRIELE CATYANA ; DE SOUZA, RODRIGO GODINHO ; DE SOUZA, TÁSSIA REZENDE ; NUÑEZ, NAILÊ KARINE ; DOS SANTOS, FERNANDA GREINERT ; HAUTE, GABRIELA VIEGAS ; da Silva Melo, Denizar Alberto ; PITREZ, PAULO MÁRCIO ; DA SILVA, VINICIUS DUVAL ; Donadio, Márcio Vinícius Fagundes ; de Oliveira, Jarbas Rodrigues . Fructose-1,6-Bisphosphate Prevents Bleomycin-Induced Pulmonary Fibrosis in Mice and Inhibits the Proliferation of Lung Fibroblasts. INFLAMMATION , v. 1, p. 1-0, 2018.
-
KULCZYNSKI, FERNANDO ZUGNO ; DE OLIVEIRA ANDRIOLA, FERNANDO ; DEON, PEDRO HENRIQUE ; Melo, Denizar Alberto da Silva ; PAGNONCELLI, ROGÉRIO MIRANDA . Postural assessment in class III patients before orthognathic surgery. JOURNAL OF ORAL AND MAXILLOFACIAL SURGERY , v. 1, p. 1, 2017.
-
EIDT, MICHELLE V. ; Nunes, Fernanda Bordignon ; PEDRAZZA, LEONARDO ; CAERAN, GABRIELA ; PELLEGRIN, GIOVANA ; Melo, Denizar A.S. ; POSSUELO, LIA ; JOST, RENAN TREVISAN ; DIAS, HENRIQUE BREGOLIN ; DONADIO, MÁRCIO V.F. ; Oliveira, Jarbas R. . Biochemical and inflammatory aspects in patients with severe sepsis and septic shock: The predictive role of IL-18 in mortality. Clinica Chimica Acta (Print) , v. 453, p. 100-106, 2016.
-
MESTRINER, RÉGIS GEMERASCA ; DE OLIVEIRA, CHARLENE BRITO ; Melo, Denizar Alberto da Silva ; DE MENEZES, MAYARA FERRAZ ; FILHO, IRENIO GOMES DA SILVA ; DA SILVA, JEFFERSON LUIS BRAGA ; FRISON, VERÔNICA BAPTISTA . Método Chordata combinado com eletroterapia na recuperação funcional após lesão do plexo braquial: relato de três casos clínicos. Scientia Medica (Porto Alegre. Online) , v. 26, p. 22425, 2016.
-
SCHINDEL, CLÁUDIA S. ; HOMMERDING, PATRÍCIA X. ; Melo, Denizar A.S. ; BAPTISTA, RAFAEL R. ; MAROSTICA, PAULO J.C. ; DONADIO, MÁRCIO V.F. . Physical Exercise Recommendations Improve Postural Changes Found in Children and Adolescents with Cystic Fibrosis: A Randomized Controlled Trial. The Journal of Pediatrics , v. 166, p. 710-716.e2, 2015.
-
SILVA, GABRIELA L. DA ; LUFT, CAROLINA ; Lunardelli, Adroaldo ; AMARAL, ROBSON H. ; MELO, DENIZAR A. DA SILVA ; DONADIO, MÁRCIO V.F. ; NUNES, FERNANDA B. ; AZAMBUJA, MARCOS S. DE ; SANTANA, JOÃO C. ; MORAES, CRISTINA M.B. ; MELLO, RICARDO O. ; CASSEL, EDUARDO ; PEREIRA, MARCOS AURÉLIO DE ALMEIDA ; OLIVEIRA, JARBAS R. DE . Antioxidant, analgesic and anti-inflammatory effects of lavender essential oil. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online) , v. -, p. 00-00, 2015.
-
TASSINARY, JOÃO A.F. ; Lunardelli, Adroaldo ; BASSO, BRUNO S. ; STÜLP, SIMONE ; POZZOBON, ADRIANE ; PEDRAZZA, LEONARDO ; Bartrons, Ramon ; VENTURA, FRANCESC ; ROSA, JOSE L. ; Melo, Denizar A.S. ; NUNES, FERNANDA B. ; DONADIO, MÁRCIO V.F. ; Oliveira, Jarbas R. . Therapeutic ultrasound stimulates MC3T3-E1 cell proliferation through the activation of NF-κB1, p38α, and mTOR. Lasers in Surgery and Medicine (Print) , v. -, p. n/a-n/a, 2015.
-
HAUTE, GABRIELA VIEGAS ; Caberlon, Eduardo ; SQUIZANI, EAMIM ; DE MESQUITA, FERNANDA CRISTINA ; PEDRAZZA, LEONARDO ; MARTHA, BIANCA ANDRADE ; DE MELO, DENIZAR ; CASSEL, EDUARDO ; CZEPIELEWSKI, RAFAEL SANGUINETTI ; Bitencourt, Shanna ; GOETTERT, MÁRCIA INÊS ; de Oliveira, Jarbas Rodrigues . Gallic acid reduces the effect of LPS on apoptosis and inhibits the formation of neutrophil extracellular traps. Toxicology in Vitro , v. 15, p. 1-10, 2015.
-
Bragança de Moraes, Cristina Machado ; Bitencourt, Shanna ; DE MESQUITA, FERNANDA CRISTINA ; MELLO, DENIZAR ; DE OLIVEIRA, LETICIA PARANHOS ; DA SILVA, GABRIELA VIEGAS ; LORINI, VINICIUS ; Caberlon, Eduardo ; DE SOUZA BASSO, BRUNO ; SCHMID, JULIA ; FERREIRA, GABRIELA ACEVEDO ; de Oliveira, Jarbas Rodrigues . (+)-Catechin attenuates activation of hepatic stellate cells. Cell Biology International (Print) , v. 38, p. n/a-n/a, 2014.
-
DOS SANTOS, R. S. ; DONADIO, M. V. ; DA SILVA, G. V. ; BLATTNER, C. N. ; MELO, D. A. ; NUNES, F. B. ; DIAS, F. S. ; SQUIZANI, E. D. ; PEDRAZZA, L. ; GADEGAST, I. ; DE OLIVEIRA, J. R. . Immediate Effects of Chest Physiotherapy on Hemodynamic, Metabolic, and Oxidative Stress Parameters in Subjects With Septic Shock. Respiratory Care , v. 59, p. 1-6, 2014.
-
SOUZA, CIBELE CARDENAZ DE ; VALMORBIDA, LUIZA ARMANI ; OLIVEIRA, JULIANA PEZZI DE ; BORSATTO, ALICE CARVALHO ; LORENZINI, MARTA ; KNORST, MARA REGINA ; MELO, DENIZAR ; Creutzberg, Marion ; RESENDE, THAIS DE LIMA . Mobilidade funcional em idosos institucionalizados e não institucionalizados. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso) , v. 16, p. 285-293, 2013.
-
Bragança de Moraes, Cristina Machado ; Melo, Denizar Alberto da Silva ; Santos, Roberto Christ Vianna ; Bitencourt, Shanna ; Mesquita, Fernanda Cristina ; Santos de Oliveira, Fernanda dos ; Rodr¿guez-Carballo, Edgardo ; Bartrons, Ramon ; Rosa, Jose Luis ; Ventura, Francesc Pujol ; Rodrigues de Oliveira, Jarbas . Antiproliferative effect of catechin in GRX cells. Biochemistry and Cell Biology (Print) , v. 90, p. 575-584, 2012.
-
da Cunha, Aline Andrea ; Nunes, Fernanda Bordignon ; Lunardelli, Adroaldo ; Pauli, Vânia ; Amaral, Robson Henrich ; de Oliveira, Luciana Mello ; Saciura, Vasyl Custódio ; da Silva, Gabriela Lucas ; Pires, Melissa Guerra Simões ; Donadio, Márcio Vinícius Fagundes ; DA SILVA MELO, D A . Treatment with N-methyl-d-aspartate receptor antagonist (MK-801) protects against oxidative stress in lipopolysaccharide-induced acute lung injury in the rat. International Immunopharmacology (Print) , p. 1-6, 2011.
-
Azambuja, Marcos Schuch ; Lunardelli, Adroaldo ; Amaral, Robson Henrich ; Nunes, Fernanda Bordignon ; Caberlon, Eduardo ; Costa, Vinicius Lorini ; Donadio, Márcio Vinà ; Vitor, Daniela Nunes ; Silva Melo, Denizar Alberto ; Cunha, Silvio ; Oliveira, Jarbas Rodrigues . Anti-inflammatory and immunomodulatory effects of RDV-8 [C18H22N2O2S (ethyl 1-butyl-6-methyl-2-phenyl-4-thioxo-1,4-dihydropyrimidine-5-carboxylate)] in a rat model of induced pleurisy and in vitro lymphoproliferation. Inflammopharmacology (Dordrecht. Print) , v. 19, p. 145-153, 2011.
-
Pacheco, M ; DETONI FILHO, A. ; DA SILVA MELO, D A . PHYSIOTHERAPY FOR THE TREATMENT OF POST-MASTECTOMY LYMPHEDEMA: LITERATURE REVIEW. Revista da Faculdade de Ciencias Medicas de Sorocaba , v. 13, p. 4-7, 2011.
-
Mello, Ricardo Obalski ; Lunardelli, Adroaldo ; Caberlon, Eduardo ; Moraes, Cristina Machado Bragança ; Christ Vianna Santos, Roberto ; Costa, Vinicius Lorini ; Silva, Gabriela Viegas ; Silva Scherer, Patrícia ; Buaes, Luiz Eduardo Coimbra ; Silva Melo, Denizar Alberto ; Donadio, Márcio Vinícius Fagundes ; Nunes, Fernanda Bordignon ; Oliveira, Jarbas Rodrigues ; DA SILVA MELO, D A . Effect of N-Acetylcysteine and Fructose-1,6-Bisphosphate in the Treatment of Experimental Sepsis. Inflammation , p. 1-12, 2010.
-
Ojeda, Beatriz Sebben ; Creutzberg, Marion ; Feoli, Ana Maria Pandolfo ; Melo, Denizar da Silva ; Corbellini, Valéria Lamb . Nursing, nutrition and physiotherapy students: career choice. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) , v. 17, p. 396-402, 2009.
-
Donadio, Marcio Vinicius Fagundes ; Franci, Celso Rodrigues ; Bregolin Dias, Henrique ; de Oliveira, Jarbas Rodrigues ; Jacobs, Silvana ; Sanvitto, Gilberto Luiz ; Jeckel-Neto, Emilio Antonio ; Reichel, Carlos Luiz ; Corezola, Kizzy Ludnila ; Lulhier, Francisco ; da Silva Melo, Denizar Alberto . Neonatal Handling Reduces Renal Function in Adult Rats. Kidney and Blood Pressure Research (Online) , v. 32, p. 286-292, 2009.
-
VIEGAS, K. ; WELFER, M. ; LUCHO, G ; SANTOS, B. R. L. ; Silva Melo, Denizar Alberto da ; KNORST, M R ; REZENDE, T L ; Creutzberg, Marion . Quality of life in senior citizens with urinary incontinence. Ciência & Saúde (Porto Alegre) , v. 4, p. 50-57, 2009.
-
de Oliveira, Jarbas R. ; Nunes, Fernanda Bordignon ; Simoes Pires, Melissa Guerra ; DA SILVA MELO, D A ; Fagundes Donadio, Marcio Vinicius . Antibodies as Anti-Infective Agents in Medicinal Chemistry, v. 7, p. 249-257, 2008.
-
Boschi, Emerson S. ; Leite, Carlos E. ; Saciura, Vasyl C. ; Caberlon, Eduardo ; Lunardelli, Adroaldo ; Bitencourt, Shanna ; Melo, Denizar A.S. ; Oliveira, Jarbas R. . Anti-Inflammatory effects of low-level laser therapy (660 nm) in the early phase in carrageenan-induced pleurisy in rat. Lasers in Surgery and Medicine , v. 40, p. 500-508, 2008.
-
KESSLER, A ; BIASIBETTI, M. ; DA SILVA MELO, D A ; WAJNER, M ; DUTRA-FILHO, CS ; WYSE, ATS ; Wannmacher, CMD . Antioxidant Effect of Cysteamine in Brain Cortex of Young Rats.. Neurochemical Research , v. 00, p. 01-07, 2007.
-
KESSLER, A ; BIASIBETTI, M. ; FEKSA, L.R. ; RECH, VC ; DA SILVA MELO, D A ; WAJNER, M ; DUTRA-FILHO, CS ; WYSE, ATS ; Wannmacher, CMD . Effects of Cysteamine on Oxidative Status in Cerebral Cortex of Rats. Metabolic Brain Disease , v. 21, p. 1-5, 2007.
-
DA SILVA MELO, D A . Evaluation of renal enzymuria and cellular excretion as an marker of acute nephrotoxicity due to an overdose of paracetamol in Wistar rats.. Clinica Chimica Acta , v. 373, p. 88-91, 2006.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . ENADE comentado: fisioterapia 2013. 1. ed. Porto Alegre: ediPUCRS, 2016. v. 1. 96p .
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . ENADE Comentado Fisioterapia 2010. 1. ed. Porto Alegre: ediPUCRS, 2013. v. 01. 86p .
-
da Silva Melo, Denizar Alberto ; KNORST, M R (Org.) ; MACAGNAN, F E (Org.) ; Donadio, MVF (Org.) . ENADE COMENTADO 2007: FISIOTERAPIA. 1. ed. Porto Alegre: ediPUCRS, 2010. v. 01. 83p .
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 29. In: Andressa Nunes Santos; Denizar Alberto da Silva Melo; Mara Regina Knorst; Régis Gemerasca Mestriner.. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2013. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2016, v. 01, p. 77-77.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 30. In: Andressa Nunes Santos; Denizar Alberto da Silva Melo; Mara Regina Knorst; Régis Gemerasca Mestriner.. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2013. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2016, v. 1, p. 81-83.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 31. In: Andressa Nunes Santos; Denizar Alberto da Silva Melo; Mara Regina Knorst; Régis Gemerasca Mestriner. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2013. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2016, v. 1, p. 85-88.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 32. In: Andressa Nunes Santos; Denizar Alberto da Silva Melo; Mara Regina Knorst; Régis Gemerasca Mestriner.. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2013. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2016, v. 1, p. 89-90.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 33. In: Andressa Nunes Santos; Denizar Alberto da Silva Melo; Mara Regina Knorst; Régis Gemerasca Mestriner.. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2013. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2016, v. 1, p. 91-92.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 35. In: Andressa Nunes Santos; Denizar Alberto da Silva Melo; Mara Regina Knorst; Régis Gemerasca Mestriner.. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2013. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2016, v. 1, p. 94-95.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 16. In: Denizar Alberto da Silva Melo; Régis Gemerasca Mestriner; Beatriz Sebben Ojeda; Mara Regina Knorst; Márcio Vinicius Fagundes Donadio.. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2010. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2013, v. 1, p. 24-25.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 21. In: Denizar Alberto da Silva Melo; Régis Gemerasca Mestriner; Beatriz Sebben Ojeda; Mara Regina Knorst; Márcio Vinicius Fagundes Donadio.. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2010. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2013, v. 1, p. 33-34.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 23. In: Denizar Alberto da Silva Melo; Régis Gemerasca Mestriner; Beatriz Sebben Ojeda; Mara Regina Knorst; Márcio Vinicius Fagundes Donadio. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2010. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2013, v. 1, p. 39-40.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 27. In: Denizar Alberto da Silva Melo; Régis Gemerasca Mestriner; Beatriz Sebben Ojeda; Mara Regina Knorst; Márcio Vinicius Fagundes Donadio.. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2010. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2013, v. 1, p. 49-50.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 33. In: Denizar Alberto da Silva Melo; Régis Gemerasca Mestriner; Beatriz Sebben Ojeda; Mara Regina Knorst; Márcio Vinicius Fagundes Donadio.. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2010. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2013, v. 1, p. 65-67.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 36. In: Denizar Alberto da Silva Melo; Régis Gemerasca Mestriner; Beatriz Sebben Ojeda; Mara Regina Knorst; Márcio Vinicius Fagundes Donadio.. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2010. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2013, v. 1, p. 73-74.
-
MELO, DENIZAR A. DA SILVA . Questão 37. In: Denizar Alberto da Silva Melo; Régis Gemerasca Mestriner; Beatriz Sebben Ojeda; Mara Regina Knorst; Márcio Vinicius Fagundes Donadio.. (Org.). ENADE comentado: fisioterapia 2010. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2013, v. 1, p. 75-77.
-
da Silva Melo, Denizar Alberto ; Frison, V . QUESTÃO 12. In: Denizar Melo, Mara Knorst, Fabrício Macagnan e Márcio Donadio. (Org.). ENADE Comentado 2007: Fisioterapia. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2010, v. 01, p. 16-17.
-
da Silva Melo, Denizar Alberto ; KESSLER, A . QUESTÃO 13. In: Denizar Melo, Mara Knorst, Fabrício Macagnan e Márcio Donadio. (Org.). ENADE Comentado 2007: Fisioterapia. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2010, v. 1, p. 18-19.
-
da Silva Melo, Denizar Alberto ; Donadio, MVF . QUESTÃO 20. In: Denizar Melo, Mara Knorst, Fabrício Macagnan e Márcio Donadio. (Org.). ENADE Comentado 2007: Fisioterapia. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2010, v. 1, p. 32-33.
-
da Silva Melo, Denizar Alberto ; TRINDADE, J L A . QUESTÃO 24. In: Denizar Melo, Mara Knorst, Fabrício Macagnan e Márcio Donadio. (Org.). ENADE Comentado 2007: Fisioterapia. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2010, v. 1, p. 24-26.
-
da Silva Melo, Denizar Alberto ; TRINDADE, J L A . QUESTÃO 25. In: Denizar Melo, Mara Knorst, Fabrício Macagnan e Márcio Donadio. (Org.). ENADE Comentado 2007: Fisioterapia. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2010, v. 1, p. 42-44.
-
DA SILVA MELO, D A ; JOHNSTON, C ; CARVALHO, WB . Parâmetros Iniciais para Aplicação da VNIPP. In: Arnaldo Prata Barbosa; Cíntia Johnston; Werter Brunow de CArvalho. (Org.). Ventilação Não-invasiva em Neonatologia e Pediatria. Ied.São Paulo: Atheneu, 2007, v. I, p. 89-106.
-
DA SILVA MELO, D A ; GOMBOSKI, S. M. . A Contribuição da Fisioterapia na Recuperação do Paciente Psiquiátrico. In: Dr. Alfredo Cataldo Neto; Dr. Gabrial José Chittó Gauer; Ms. Nina Rosa Furtado. (Org.). Psiquiatria para Estudantes de Medicina. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, v. , p. 897-900.
-
DA SILVA MELO, D A ; ALHO, C. S . Biobanco - Procedimento Operacional. In: Dr. Délio José Kipper; Ms. Caio Coelho Marques; Ms. Anamaria Feijó. (Org.). Ética em Pesquisa: Reflexões. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, v. , p. 147-150.
-
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira ; Creutzberg, Marion ; Melo, Denizar Alberto da Silva ; CONFORTO, Debora ; MENTGES, Manuir José . Institutional Self-Assessment as Support for the Definition of a New E-Learning Model. In: Edulearn19 - 11th annual International Conference on Education and New Learning Technologies. In: Edulearn19 Proceedings, 2019, Palma de Maiorca. Edulearn19 - 11th annual International Conference on Education and New Learning Technologies. Palma de Maiorca: IATED Digital Library,.
-
JUSTIN CERVEIRA KAMPFF, ADRIANA ; Creutzberg, Marion ; CONFORTO, Debora ; A DA SILA MELO, DENIZAR ; JOSE MENTGES, MANUIR . AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FERRAMENTA PARA A GESTÃO E IMPLANTAÇÃO DE DISCIPLINAS ONLINE. In: 25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2019. Apresentações Trabalhos Científicos.
-
DA SILVA MELO, D A ; KNORST, M R ; REZENDE, T L ; LORENZINI, M . Estudo Multidimensional do Idoso de Porto Alegre - RS: Prevalência de Incontinência Urinária. In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiânia - GO, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; KNORST, M R ; REZENDE, T L ; LORENZINI, M . Estudo Multidimensional do Idoso de Porto Alegre - RS: Incontinência Urinária Relacionada com a Força do Assoalho Pélvico em Idosas de Porto Alegre. In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiânia - GO, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; REZENDE, T L ; LORENZINI, M ; CALOY, L ; LUCHO, G . Estudo Multidimensional do Idoso de Porto Alegre - RS:Autonomia e Acesso aos Serviços de Fisioterapia. In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiânia - GO, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; LORENZINI, M ; LUCHO, G . A influência da dor crônica na qualidade de vida do idoso. In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiânia - GO, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; KESSLER, A ; LUCHO, G ; SACIURA, V C ; MACAGNAN, F E ; SANTOS, R S ; MESTRINER, R ; SEIXAS, R ; MAHR, R ; LEIRIA, A . Estudo Multidimensional do Idoso de Porto Alegre - RS: Reprodutibilidade da Avaliação da Pressão Inspiratória e Expiratória Máximas em Idosos. In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiânia - GO, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; KESSLER, A ; LUCHO, G ; LEIRIA, A ; SEIXAS, R ; MESTRINER, R ; SANTOS, R S ; MACAGNAN, F ; GARCIA, L . Estudo Multidimensional do Idoso de Porto Alegre - RS: Avaliação da força muscular ventilatória. In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiânia - GO, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; LORENZINI, M ; REZENDE, T L ; CALOY, L ; LUCHO, G . Estudo Multidimensional do Idoso de Porto Alegre - RS:Avaliação da Força de Preensão Palmar Bilateral. In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiânia - GO, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; SANTOS, R S ; LUCHO, G ; SEIXAS, R ; SACIURA, V C ; ESCOBAR, M ; BREIGEIRON, M K ; KESSLER, A . Efeitos de programa de reabilitação cardíaca: Um estudo de caso. In: IV Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, 2006, Gramado - RS, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; BERTHIER, M ; BOCCA, F B ; FRAÇÃO, V ; BORTOLUZZI, S M . Análise da Propriocepção no Pós-operatório de Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior. In: V Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia, 2006, Canoas - RS, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; REZENDE, T L ; LORENZINI, M ; KESSLER, A ; LUCHO, G . Estudo Multidimensional do Idoso de Porto Alegre - RS: Aplicação do teste de funcionalidade - Time Up Go. In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiânia - Go, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; OJEDA, B S . A formação de profissionais fisioterapeutas para a realidade atual da saúde: desafios da implantação de um novo curso de graduação. In: VIII Encontro Nacional de Coordenadores de Fisioterapia, 2006, João Pessoa - PB, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; TRINDADE, J L A . Visita domiciliar: Uma abordagem inclusiva no curso de fisioterapia na PUCRS. In: VIII Encontro Nacional de Coordenadores de Fisioterapia, 2006, João Pessoa - PB, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; SANTOS, R S ; LUCHO, G ; SEIXAS, R J ; SACIURA, V C . Efeito de um programa de reabilitação cardíaca: Um estudo de caso. In: IV Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, 2006, Gramado - RS, 2006.
-
DA SILVA MELO, D A ; SACIURA, V C ; ARAÚJO, C S ; ALVES FILHO, J C F . Efeito da administração de paracetamol diluído em polietinoglicol 400 na insuficiência e na lesão renal em ratos Wistar. In: VI Salão de Iniciação Cientifíca da PUCRS, 2005, Porto Alegre - RS, 2005.
-
DA SILVA MELO, D A ; SACIURA, V C ; OLIVEIRA, C S A ; POLONI, J A ; KESSLER, A ; JECKEL NETO, E ; OLIVEIRA, R M . Avaliação de Função e Lesão Renal em Ratos Submetidos à Administração de Paracetamol e Polietilenoglicol 400: Efeito Protetor da Frutose-1,6-Bifosfato. In: XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005, Porto Alegre - RS, 2005.
-
DA SILVA MELO, D A ; OLIVEIRA, J ; SACIURA, V C . Uso de Enzimas Urinárias na Avaliação de Lesão Renal por Paracetamol. In: XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre - RS, 2004.
-
DA SILVA MELO, D A . A contribuição da fisioterapia na recuperação do paciente psiquiátrico. In: VIII Encontro do Serviço de Psiquiatria do Hospital São Lucas da PUCRS, 2003, Porto Alegre - RS, 2003.
-
DA SILVA MELO, D A ; JUSTIN, Cibele F ; NICOLINI, Jossana ; PARTATA, Vânia A . Comparação e análise da expressão do fator de ativação nuclear kappa B (NFKB) em pâncreas e estômago de ratos diabéticos e controles. In: XIII Salão Iniciação Científica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. XIII Salão Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2001. p. 254-254.
-
DA SILVA MELO, D A ; NICOLINI, Jossana ; JUSTIN, Cibele F ; ESCOBAR, Alexandre ; PARTATA, Vânia A . Comparação e análise da eletrogastrografia em ratos controles e diabéticos. In: XIII Salão Iniciação Científica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. XIII Salão Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 276-276.
-
DA SILVA MELO, D A . Repercussões Hemodinâmicas da Pressão Expiratória Positiva (PEP) por Máscara Facial no Pós-operatório de Cirurgias Torácias e Abdominais Mensuradas por Cateter de Swan-Ganz. In: SOBRAFIR, 2000. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Paulo - Brasil. v. 4. p. 51-51.
-
DA SILVA MELO, D A . Fisioterapia Respiratória e Suas Conseqüências no Refluxo Gastroesofágico em Lactentes de 0a 2 Anos. In: SOBRAFIR, 1997. Jornal de Pneumologia. São Paulo - Brasil. v. 23. p. S-23-S-23.
-
DA SILVA MELO, D A ; MARRONI, N. P. ; DIAS, A. S. ; FILLMANN, H. . Alteraciones Gastrintestinales en Ratas Diabéticas. Revista de Gastroenterologia Del Peru , Peru, v. 2, p. s-14-s-14, 2001.
-
DA SILVA MELO, D A ; NESPOLO, Cassia ; DIAS, A. S. ; TOSCANI, Guilherme K ; SALVADOR, Miriam . Effect of rutin administration on lipid peroxidation and catalase activity in rats. Revista de Farmácia e Bioquímica da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 34, n.1, p. 198-198, 1998.
-
DA SILVA MELO, D A ; DIAS, A. S. ; SILVA, Raquel Pelegrino da ; KLEIN FILHO, Sergio B ; PRATTI, Fernando M . Segredos em medicina desportiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. (Tradução/Livro).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA EXERCÍCIOS PARA PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA MOTIVANDO O AUTOCUIDADO, ADESÃO E A AUTONOMIA., Descrição: Projeto guarda-chuva com dois braços. Braço 1: Estudo do efeito de um programa de exercícios para pacientes que realizam dialise peritoneal domiciliar. Braço 2: avaliação dos efeitos dos exercícios de punho e mão homolateral à fístula arteriovenosa de pacientes com doença renal crônica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denizar Alberto da Silva Melo - Coordenador / Ana Elizabeth Prado Lima Figueiredo - Integrante.
-
2015 - Atual
USO DA FRUTOSE-1,6-BISFOSFATO NO TRATAMENTO DA FIBROSE PULMONAR EXPERIMENTAL, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jarbas Rodrigues de Oliveira em 07/10/2015., Descrição: A frutose-1,6-bisfosfato é uma nova droga com potencial para o tratamento da fibrose pulmonar, diminuindo a deposição de colágeno, diminuindo a inflamação e melhorando a função pulmonar de camundongos com fibrose pulmonar induzida por bleomicina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Denizar Alberto da Silva Melo - Integrante / Jarbas Oliveira - Coordenador.
-
2011 - 2015
Efeitos do ultrassom pulsado de baixa intensidade na proliferação e mineralização de pré-osteoblastos in vitro, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jarbas Rodrigues de Oliveira em 07/10/2015., Descrição: Estudo do efeito do ultrassom pulsado na proliferação e mineralização de pré-osteoblastos in vivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Denizar Alberto da Silva Melo - Integrante / Jarbas Oliveira - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Enfermagem Fisioterapia e Nutrição, Curso de Fisioterapia. , Av. Ipiranga, 668, prédio 12, 8° andar, Partenon, 91260000 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 1249, Telefone: (51) 33203646, Ramal: 4598, Fax: (51) 33203647, URL da Homepage:
Experiência profissional
2020 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Diretor de Graduação, na Pró-reitoria de Graduação e Educação Continuada - PROGRAD
2018 - 2020
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na Assessoria de Planejamento e Avaliação - ASPLAN como Procurador Educacional Institucional, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA e Coordenador da Comissão Técnica de Avaliação - CTA.
2016 - 2018
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico da PROGRAD, responsável pelos processos de reconhecimento de curso
2000 - 2016
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Curso de Fisioterapia
Atividades
-
03/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Biociências, Departamento de Ciências Fisiológicas.Linhas de pesquisa
-
04/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Comitê de Ètica Em Pesquisa.Cargo ou função, Consultor do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP-PUCRS.
-
08/2000
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana I, Anatomia Humana II
-
06/2000 - 06/2016
Direção e administração, Faculdade de Enfermagem Fisioterapia e Nutrição, Curso de Fisioterapia.Cargo ou função, Coordenador de curso de Fisioterapia.
2004 - 2022
Ministério da EducaçãoVínculo: Consultor ad hoc, Enquadramento Funcional: Avaliador Basis, Carga horária: 0
Atividades
-
09/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, I N E P, Comissão de Especialistas Fisioterapia.Cargo ou função, Avalidor ad hoc - Comissão de Especialistas INEP-MEC.
1999 - 2000
Federação de Estabelecimento de Ensino Superior Em Novo HamburgoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor em outros cursos como; Enfermagem, Educação Física e Biomedicina.
Atividades
-
02/1999 - 12/2000
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana, Fisiologia Humana
1998 - 2000
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações:
Fisioterapeuta do Hospital São Francisco da ISCMPA, especializado em cirurgia cardíaca, transplante hepático, renal e cardíaco.
Atividades
-
08/1998 - 08/2000
Serviços técnicos especializados , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.Serviço realizado, Fisioterapeuta.
2021 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Presidente do Comitê de Exensão, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Presidente do Comitê de Extensão da PUCRS da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada - PROGRAD/PUCRS.
O Comitê de Extensão coordena e supervisiona as ações de extensão da PUCRS, incluindo a implantação da curricularização da extensão nos cursos de graduação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Denizar Alberto da Silva Melo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?