Verno Kruger
Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), especialização em En sino de Química (UFRGS-1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professor associado I da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Curso de Licenciatiura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ci~encias e Matemática - Mestrado Profissional da FaE-UFPEL.. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da FaE-UFPEL e é Coordenador Institucional do PIBID-UFPEL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: estágios supervisionados, formação inicial e continuada de professores.
Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
1997 - 2000
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Evolução do Conhecimento Profissional de Professores de Ciências e Matemática: uma proposta de educação continuada
Orientador: ROQUE MORAES
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: educação; formação continuada; Investigação em aula.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
1992 - 1994
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A Construção de um Ensino Ativo de Química a partir do cotidiano de Professores de Educação Básica,Ano de Obtenção: 1994
Orientador: Dra Terezinha Maria Vargas Flores
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: educação; Ensino de Química; Formação de Professores.Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas.
Organização de eventos
KRUGER, V. . IV SEMINÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ENSINOI DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2011. (Outro).
KRUGER, V. ; SILVEIRA, D. N. ; SOARES, A. C. ; RODRIGUES, C. G. . II SEMINÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA. 2007. (Outro).
KRUGER, V. ; SALGADO, T. D. M. ; CHASSOT, A. I. ; SCHROEDER, E. O. ; PINO, José Claudio Del . XIII Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 1993. (Congresso).
Participação em eventos
32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Saberes Docentes com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia - PIBID. 2012. (Encontro).
II ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA NA UFPI.O PIBID na formação de Professores: múltiplos olhares. 2012. (Encontro).
III Encontro Nacional das Licenciaturas e II SEminário Nacional do PIBID.Implantação do Ensino Politécnico no EStado do Rio GRande do Sul e a Formação de Professores. 2012. (Encontro).
31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.A Formação do Professor de Química nos Programas de Pós-Graduação. 2011. (Encontro).
31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Projetos de Ensino de Química. 2011. (Encontro).
I SEminário Internacional de Educação mem Ciências.Nenhum. 2011. (Seminário).
Seminário Estadual de Pesquisa.A formação doProfessor de Ciências e Matemática frente às necessidades da sociedade contemporânea. 2011. (Seminário).
I Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professaores.O Proigrama de Bolsas de Iniciação à Docencia(PIBID): algumas experiências. 2010. (Outra).
II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Construção de Saberes e Práticas nos Estágios Supervisionados das Licenciaturas da Área de Ciêrncias e Matemática da UFPEL. 2010. (Congresso).
II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências. 2010. (Seminário).
XV Encontro Naciona ded Ensino de Químical. 2010. (Encontro).
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Niveis de Reflexividade de Futuros Professores de Química durante o Estágio Supervisionado. 2010. (Encontro).
I Encontro de Coordenadores Institucionais do PIBID.O PIBID na UFPEL. 2009. (Encontro).
VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia:sujeitos (des)conectados. Constituição de saberes da formação profissional em um curso de licenciatura em química. 2009. (Congresso).
28° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Idéias prévias de futuros professores de Química em início de formação profissional sobre as características desejáveis em um professor. 2008. (Encontro).
XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.UMA HIPÓTESE CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA. 2008. (Encontro).
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química.Concepções Iniciais sobre o ser professor de licenciandos em Química da UFPEL. 2008. (Encontro).
13ª Jornada Nacional de Educação: desafios da educação na sociedade de consumo. 2007. (Outra).
7ª Encontro sobre o Poder escolar: Nossa maneira de ser na nossa maneira de ensinar.PROJETOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2007. (Encontro).
II fórum das licenciaturas - Normatização das práticas de ensino.II fórum das licenciaturas - Normatização das práticas de ensino. 2007. (Outra).
I Seminário de Práticas Educativas em Matemática.Ensino de Matemática. 2007. (Seminário).
V Congresso Internacional de Educação - Pedagogias (entre) lugares e saberes. Uma hipótese curriucular para a formação continuada de professores de Ciências e Matemática. 2007. (Congresso).
XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação da UFPel ? XVI CIC. Ideias previasde futuros professores de Química em início de formação profissional sobre as características desejáveis de um professor. 2007. (Congresso).
XV Seminário Internacional sobre la Formación de Profesores para el MERCOSUR - CONO SUR.EScutando os professores em formação: conflitos e tensões gerados no percurso da formação. 2007. (Seminário).
6º Encontro sobre o poder escolar: A escoa inquieta arrisca vôos... e inventa.EDucação de Jovens e Adultos. 2006. (Encontro).
XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.O estágio supervisionado em Ciências:análise de uma hipõtese curricular. 2006. (Encontro).
5º Encontro sobre o Poder Escolar - Na sala de aula o que fazer é não medir horizontes.Educação de JOvens e Adultos. 2005. (Encontro).
IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola.Um projeto educativo referenciado pelo MIE e pelo enfoque CTS. 2005. (Encontro).
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - V ENPEC.O novo currículo do curso de licenciatura em Química da UFPEL: considerações iniciais. 2005. (Encontro).
Fórum Mundial da Educação: Educação para um Outro Mundo Possível. 2004. (Outra).
IV Encuentro Nacional y I Latinoamericano: La Universidad como Objeto de Investigación.Estágio Supervisionado: reflexões sobre um processo de tutoria. 2004. (Encontro).
VII Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas.Ensino de Ciências. 2004. (Outra).
XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- XII ENDIPE.Considerações sobre o novo currículo do Curso de Licenciatura em Química da UFPEL. 2004. (Encontro).
3º Encontro Estadual sobre Poder Escolar e 4º Seminário Interinstitucional de Educação. 2003. (Encontro).
IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - IV ENPEC. 2003. (Encontro).
IV Encontro sobre Investigação na Escola - IV EIE.A abordagem dos livros didáticos de de Ciências sobre o corpo humano e sua possível relação com as concepções dos alunos do Ensino Fundamental. 2003. (Encontro).
VI Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Biologia, Física, Química e Áreas Afins.Ser ou não ser Professor:a prática de ensino ajuda?. 2003. (Outra).
XII Congresso de Iniciação Científica. 2003. (Congresso).
III Encontro sobre Investigação na Escola - III EIE. 2002. (Encontro).
III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - III ENPEC. 2001. (Encontro).
II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - II ENPEC. 1999. (Encontro).
I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - I ENPEC. 1997. (Encontro).
Participação em bancas
SALGADO, T. D. M.PINO, José Claudio Del; FONSECA, C. V.;KRUGER, V.. Concepções de grupos de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnolofgias sobre o Ensino por Pesquisa e sobre Avaliação aplicada a essa perspectiva de ensino: encontros e desencontros em torno dessa práxis. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ferreira, M.; NORNBERG, M.; SOUZA, M. L.;KRUGER, V.. O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSIÇÃO DE DESFRAGMENTAÇÃO DO CURRÍCULO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE TURUÇU. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Universidade Federal de Pelotas.
SILVEIRA, D.;KRUGER, V.; MARTINS, M. F. D.; COSSIO, M. F.. A GESTÃO PÚBLICA FRENTE AO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: OUVINDO OS SUJEITOS QUE PODEM FAZER UMA POLLITICA PÚBLICA ACOJNTECER. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
SILVEIRA, D. N.;KRUGER, V.; RIOS, D. F.; FERNANDES, C. M. B.. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
HARRES, J. B.; HA FILHO, J. B. R.;KRUGER, V.. Implantação do Ensino Politécnico da Rede Pública do Rio Grande do Sul e a Pesquisa na Escola: estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
KRUGER, V.; GALLIAZI, Maria Do Carmo; Ferreira, M.; FRISON, L. M. B.. Um olhar pibidiano sobre o desenvolvimento profissional do PIBID/UFPEL. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
RODRIGUEZ, R. C. M. C.; GIL, Robledo Lima;KRUGER, V.; MARTINS, T. L. C.; SILVEIRA, D. N.. Formação Continuada: algumas compreensões sobre o processo formativo a partir das concepções dos professores de Ciências. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
OLIVEIRA, E. C.;PINO, José Claudio DelKRUGER, V.; REHFELDT, M. J. H.. Ensinar matemática por meio de alimentos: alfabetização científica de jovens e adultos referenciada na teoria da apreendizagem significativa. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Univates Centro Universitário.
NORNBERG, M.; RODRIGUEZ, R. C. M. C.; MARTINS, T. L. C.;KRUGER, V.. As contribuições da formação continuada de professores na qualificação do ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Bagé-RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Universidade Federal de Pelotas.
Souza, Diogo O. G.; MARQUES, T.B.I;KRUGER, V.. Análise de uma proposta de ensino de compostos inorgânicos, reações e da pesquisa de iniciação científica no ensino profissionalizante pós-médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PINO, José Claudio DelKRUGER, V.; FERREIRA, M.; EICHLER, M. L.. Ensino de Ciências: uma proposta para adequar o conhecimento ao cotidiano - enfoque sobre a água. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
LOGUERCIO, Rochele de Quadros; MORAES, Roque;SALGADO, T. D. M.KRUGER, V.. Química, nutrição e ensino médio: produção de material didático sob a ótica da teoria das representações sociais. 2010. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GALIAZZI, Maria Do Carmo; MORAES, Roque;KRUGER, V.. Do que tudo é feito? A professora de Ciências tecendo-nos na narração de uma Unidade de Aprendizagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ZANON, L. B.; SOUZA, D.;KRUGER, V.. Atividades Integradas de Ensino e aprendizagem em Química numa perspectiva problematizadora. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
KRUGER, V.; GALLIAZI, Maria Do Carmo; DAMIANI, Magda Floiriana. Vida, problemas e colaboração na experiência educativa: em busca do conhecimento, da significação e da autonomia. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.; MORAES, Roque;DAMIANI, Magda Floriana; ROCHA, Beatriz Helena Gomes. Avaliação de uma hipótese curricular de formação inicial de professores de Ciências e Biologia. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.; GALIAZZI, Maria Do Carmo; TIJIBOY, Ana Vilma; LAURINO, D. P.. Educação Ambiental e formação profissional no curso técnico de eletrônica do CEFET-RS. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.
KRUGER, V.; HILLEBRAND, Vicente; BASSO, Nara Regina de Souza. Investigação sobre os hábitos de estudos e pesquisa de alunos do Ensino Médio. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
KRUGER, V.PINO, José Claudio DelDAMIANI, Magda FlorianaGARCIA, I. T. S.. A formação inicial de professores de Química - o caso da UFPel. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.; AULER, Decio;HARRES, J. B. S.; ZANCHET, Beatriz A. Uma Proposta Curricular de Física para o Ensino Médio, construída a partir de um enfoque educativo CTS. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.; BASTOS, Fabio da Purificação; KIELING, Fernando. Uma reflexão sobre as aulas de Ciências Naturais no Programa para Formação de Professores em serviço nas Redes Públicas de Ensino da Região Sul do Rio Grande do Sul. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.DAMIANI, Magda Floriana; GALIAZZI, Maria Do Carmo. Professor-pesquisador e sua formação: uma hipótese curricular. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.; MORAES, Roque. Concepções e Crenças dos Professores de Matemática da URCAMP sobre formar professores de Matemática. 2001. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Faculdade de Educação.
Molon, S. I.; CALLONI, H.; QUINTANILHA, F.; SILVA, L. E.;KRUGER, V.. AS CONCEPÇÕES DE HOMEM, NATUREZA E TRABALHO DE ALUNOS DOS CURSOS DE TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE E TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL DO CAMPUS VISCONDE DA GRAÇA DO INSTITUTO FEDERAL SULRIOGRANDENSE. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Fundação Universidade do Rio Grande.
GALIAZZI, Maria Do Carmo; MACHADO, C.; PRADO, D. P.; GUERRA, A. F. S.; ASMUS, M. L.;KRUGER, V.. A poluição industrial no Mar de Dentro na perspectiva da Educação Ambiental Cr´pitica e Transformadora. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Fundação Universidade do Rio Grande.
PINO, José Claudio Del; Ferreira, M.;KRUGER, V.; FRISON, M. D.. O PROCESSO CRIATIVO NA APRENDIZAGEM DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: UMA PROPOSTA PARA ESTUDANTES CONSTRUÍREM NOVOS CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Qu) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
MARTINI, E. M. A.; Ferreira, M.; CAMPO, L. F.;KRUGER, V.. O Curso de Licenciatura em Química da UFRGS: conquistas e desafdios freente reformulação curricular de 2005. 2012. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CARAMELLO, G. W.;HARRES, J. B. S.KRUGER, V.; LIMA, V. M. R.. História, teoria e a análise do Projeto Ires: uma proposta para inovar no Ensino de Ciências. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
HARRES, J. B. S.; CARAMELLO, G. W.; LIMA, V. M. R.;KRUGER, V.. EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
NORNBERG, M.; ZANCHET, B. M. B. A.;KRUGER, V.; LIMA, V. M. R.; SANTOS, S. M. M.. PERFIL, MUDANÇA E EVOLUÇÃO CONCEITUAL: CONCEPÇÕES E SABERES DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.; Ferreira, M.; FRISON, M.. O processo criativo na aprendizagem das transformações químicas: uma proposta para estudantes construírem novos conhecimentos na educação básica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
MOLON, S. I.; CALLONI, H.; VERAS NETO, F. Q.; FRIGOTTO, G.;KRUGER, V.. Educação Ambiental nos Cursos de Tedcnólogo em Gestão Ambiental e Técnico em Medio Ambiente do Campus Visconde da GRaça do Instituto Federal Sul-riograndense. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.
SILVEIRA, D. N.; MARTINS, M. F. D.; COSSIO, M. F.;KRUGER, V.. A GESTÃO ESCOLAR FRENTE AO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: OUVINDO OS SUJEITOS QUE PODEM FAZER UMA POLÍTICA PÚBLICA ACONTECER|. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Universidade Federal de Pelotas.
Ferreira, M.; NORNBERG, M.;KRUGER, V.. O Ensino de Ciências no 9 ano do Ensino Fundamental em escolas da rede pública municipal da cidade de Turuçu: análise e proposições. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Universidade Federal de Pelotas.
Silva, A. L. da;KRUGER, V.. Uma Proposta de Ensino de Botânica no Ensino Fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas.
LOGUERCIO, Rochele de QuadrosKRUGER, V.. Promovendo a Informação e o Conhecimento sobre a Importância de uma Alimentação Saudável: um Projeto de Ensino para a Escola. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas.
Silva, M. B. da;KRUGER, V.. Biocombustíveis: uma alternativa ao Ensino de Química. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas.
Silva, M. B. da;KRUGER, V.. Construção de um Aquecedor Solar de Baixo Custo: um Projeto de Ensino e Aprendizagem para Alunos do 1ª Ano do Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas.
DAMIANI, Magda Floiriana; GALIAZZI, Maria Do Carmo;KRUGER, V.. O Registro da Dieta Alimentar e a Escrita em Prosa como Ferramentas Mediadoras na Aprendizagem da Termoquímica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas.
Ferreira, M.;KRUGER, V.; AUGE, V. B.. PROJETOS INTERDISCIPLINARES DESENVOLVIDOS NO PIBID-UFPEL NA ÁREA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.. Domissanitários: uma proposta de química para o Ensino Médio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.. Licenciatura e Bacharelado em Química da UFPEL: o que dizem os egressos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.. Ensino de Química: o ponto de vista de alunos do Ensino Médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.. Concurso Público para seleção de Professor Assistente. 2016. Universidade Federal do Pampa.
GARCIA, I. T. S.PINO, José Claudio DelKRUGER, V.. Concurso Público para Professor Adjunto na Área de Ensino de Química. 2009. Universidade Federal de Pelotas.
GARCIA, I. T. S.PINO, José Claudio DelKRUGER, V.. Concurso Público para Professor Assistente de Ensino de Química. 2009. Universidade Federal de Pelotas.
GALIAZZI, Maria Do Carmo;KRUGER, V.; Bresolin, L.. Concurso de Provas e Títulos para Professor Adjunto na Área de Ensino de Química. 2009. Fundação Universidade do Rio Grande.
KRUGER, V.. Concurso Público para Seleção de Professor para o Instituto de Química. 2008. Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.; RODRIGUES, C. G.; ROSA, C. M.. Concurso Publico para Seleção de Professor Substituto. 2008. Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.. Concurso Publico para Seleção de Professor Substituto. 2006. Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.. Concurso para Professor Adjunto na área do Ensino de Ciências e de Matemática. 2004. Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.. Concurso Público para Professor substituto. 2004. Universidade Federal de Pelotas.
KRUGER, V.. Concurso Público para seleção de Professor. 2002. Univates Centro Universitário.
KRUGER, V.. 60° Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da ciência. 2008. Universidade Estadual de Campinas.
Orientou
Projetos de Ensino; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Projeto de Ensino de Ci~encias; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Formação Continuada em Serviço de Professores; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Química para o Ensino Politécnico; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Uma proposta curricular de Ensino de Química para a 3; Série do Curso Integrado em Agropecuária do IFRS com uma abordagem CTS; 2015; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Verno Kruger;
Um olhar pibidiano sobre o desenvolvimento profissional de professores do PIBID/UFPEL; 2014; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Verno Kruger;
Uma experiência de formação continuada referencikada pelo Modelo de Investigação na Escola; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Verno Kruger;
Inserção de professores novatos na escola; 2013; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verno Kruger;
Avaliação de uma Hipótese Curricular de Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Verno Kruger;
Uma proposta curricular de Física para o Ensino Médio, construída a partir de um enfoque educativo CTS; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Verno Kruger;
Professor-Pesquisador e sua Formação: uma Hipótese Curricular; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Verno Kruger;
Funções Inorgânicas a partir de Óxidos com Enfoque na Poluição do Ar, Chuva Ácida e Efeito Estufa; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
O USO DE INSTRUMENTOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE ÂNGULOS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
PILHAS e BATERIAS: o descarte indevido e o impacto no meio ambiente; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Estudo dos Principais Ecossistemas do Municiípio de Pelotas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Drogas: um processo de conscientização; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Aprendizagem no Terceiro Grau; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Reprodução Humana, Genética e Sexualidade; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Poluição das Águas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
A Química que dá gosto de aprender; 2007; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Projeto de Educação Alimentar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Quando o Currículo afronta o senso comum; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Ler e escreve r como foco da educação; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Ervas Medicinais ? resgatando o uso alternativo e seus benefícios; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Educação Matemática: vencendo preconceitos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
A utilização de vetores na informática ? um projeto de ensino e de aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Uso racional da água; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Um olhar sobre o estímulo dos alunos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Água: fonte de vida e de cidadania; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Educação em saúde na escola; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Projeto de Ensino de Química; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Disciplina e afetividade na sala de aula de Matemática; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Proposta de conscientização sobre desmatamento; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Ciências e Matemática) - Univates Centro Universitário; Orientador: Verno Kruger;
Trabalhando conteúdos ligados ao tema gerador água : uma proposta curricular; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Ciências e Matemática) - Univates Centro Universitário; Orientador: Verno Kruger;
Investigação sobre o Ensino de Estatística no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Ciências e Matemática) - Univates Centro Universitário; Orientador: Verno Kruger;
O uso racional do agrotóxico numa proposta de educação para a vida; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS) - Univates Centro Universitário; Orientador: Verno Kruger;
PEIES: uma alternativa curricular?; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS) - Univates Centro Universitário; Orientador: Verno Kruger;
Educação para preservação do meio ambiente: separação e reciclagem do lixo; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS) - Univates Centro Universitário; Orientador: Verno Kruger;
Investigando Alternativas para Elevar o Grau de Motivação dos alunos nas aulas de física; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS) - Univates Centro Universitário; Orientador: Verno Kruger;
Matzembacher Finger; Perfil do professor-aluno de química(1990-1996): avaliação, expectativas e o aperfeiçoamento; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Verno Kruger;
Indicativos da Qualidade do Ensino de Química em algumas escolas de Canoas; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Verno Kruger;
Proposta de ensino a partir do tema gerador água; 1996; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Verno Kruger;
Desafios da Educação Química na Formação de Jovens e Adultos do Curso Supletivo 2º Grau de uma Escola Pública de Santa Maria -RS; 1996; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Verno Kruger;
Educação Ambiental: abordando o meio ambiente e os defensivos agrícolas; 1995; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Verno Kruger;
Romeiro; Uma proposta de metodologia para o ensino de Química em cursos técnicos de mecânica; 1995; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Verno Kruger;
Ensino de Química: o ponto de vista de alunos do ensino médio; 2004; 57 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Avaliação do Curso de Licenciatura de Química na opinião dos egressos; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Domissanitários na sala de aula; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Verno Kruger;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, C. G. ; KRUGER, V. ; SOARES, A. C. . Uma hipótese curricular para a formação continuada de professores de Ci^Çencias e Matemática. Ciência e Educação (UNESP. Impresso) , v. 16, p. 415-426, 2010.
-
GARCIA, I. T. S. ; KRUGER, V. . Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Forma\ção de Professores de Química em uma instituição de ensino superior: desafios e perspectivas. Química Nova (Impresso) , v. 32, p. 2218-2224, 2009.
-
GARCIA, I. T. S. ; KRUGER, V. . Implantação das diretrizes curriculares nacionais para formação de professores de química em uma instituição federal de ensino superior: desafios e perspectivas. Química Nova (Impresso) , v. 32, p. 2218-2224, 2009.
-
KRUGER, V. ; NUNES, S. L. P. . Uma proposta de educação em física para o ensino médio: o Projeto Reluz em Pelotas. Caderno Pedagógico , v. 5, p. 93-116, 2008.
-
KRUGER, V. ; LOPES, C. V. M. ; PINO, José Claudio Del ; Souza, Diogo O. G. . Concepções de Professores de Química sobre a Natureza do Conhecimento Científico. Acta Scientiae (ULBRA) , v. 9, p. 3-16, 2007.
-
KRUGER, V. . Formação Continuada de Professores de Ciências: o trabalho docente como referência. Educação (Porto Alegre) , Porto Alegre-RS, v. XXVI, n.51, p. 69-85, 2003.
-
KRUGER, V. . Evolução das concepções de professores de Ciências e de Matemática sobre metodologia: análise de um caso. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , Porto Alegre/RS, v. 1, n.2, p. 120-131, 2001.
-
HARRES, J. B. ; KRUGER, V. . El conocimiento de los profesores sobre el conocimiento de los alumnos: el caso de las concepciones sobre la forma de la Tierra. Investigación en la Escuela , Sevilha, Espanha, v. 45, p. 103-112, 2001.
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. S. . Concepções Prévias de Professores de Ciências Sobre Ensino: Referentes para a Evolução de seus Conhecimentos Profissionais. Caderno Pedagógico , Lajeado - FATES, v. 3, p. 113-133, 2000.
-
KRUGER, V. ; PINO, José Claudio Del ; LOPES, C. V. M. . Educação Continuada de Professores de Química no Rio Grande do Sul. Educación Química , México, v. 11, n.2, p. 214-219, 2000.
-
KRUGER, V. . Formação Inicial e Continuada de Profesores de Ciências: algumas reflexões. Caderno Pedagógico , Lajeado - FATES, v. 2, p. 81-90, 1999.
-
KRUGER, V. ; SCHROEDER, E. O. ; PINO, José Claudio Del ; SALGADO, T. D. M. . Propostas de Ensino de Química compatível com as características das cidades periféricas da Grande Porto Alegre. Série Documental-INEP , INEP - Brasília, v. 26, p. 9-21, 1995.
-
KRUGER, V. ; CHASSOT, A. I. ; SCHROEDER, E. O. ; PINO, José Claudio Del ; SALGADO, T. D. M. . Química do cotidiano: pressupostos teóricos para a elaboração de material didático alternativo. Espaços da Escola, IJUÍ/RS, v. 3, n.3, p. 47-53, 1993.
-
KRUGER, V. . PIBID UFPel: projetos interdisciplinares. , 2011. v. 01. 239p .
-
KRUGER, V. ; LOPES, C. V. M. (Org.) . Propostas para o Ensino de Química: Poluição do Ar e Lixo. Porto Alegre: Secretaria da Educação - CECIRS, 1997. 299p .
-
KRUGER, V. ; LOPES, C. V. M. (Org.) . Poposta para o Ensino de Química: Águas. Porto Alegre: Secretaria da Educação - CECIRS, 1997.
-
KRUGER, V. ; PINO, José Claudio Del . Segurança no Laboratório. Porto Alegre: Secretaria da Educação - CECIRS, 1997. 136p .
-
KRUGER, V. . O Pibid na Ufpel: uma trajetória de sucesso. In: Claudia Mariza Mattos Brandão, Isabel Bonato Hirsch, Daniela Llopart Castro e Liz Cristiane Dias (orgs). (Org.). INTERDISCIPLINARIDADE NO PIBID GEOARTES/UFPEL. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014, v. 1, p. 7-23.
-
KRUGER, V. . Construção de Saberes Profissionais Docentes: o Programa PIBID na Formação Inicial Interdisciplinar de Professores n a UFPEL. In: Angela Susana Jagmin Carreta, Veronice C amargo da Silva. (Org.). Tecendo Saberes e Fazeres Docentes. 01ed.Bagé: Ediurcamp, 2013, v. 01, p. 83-102.
-
KRUGER, V. ; Ferreira, M. ; YAMAZAKI, A. . Construção de Saberes Docentes: o Programa de Formação Inicial em Química da UFPEL. In: CARVALHO, A.D.F.. (Org.). Conversas Pedagóigicas: Elementos de Cnstrução da Identidade Docente. 1ªed.Terezina: Editora da Universidade Federal do Piauí, 2012, v. , p. 39-54.
-
KRUGER, V. . A interdisciplinaridade como eixo articulador das atividades do PIBID-UFPel. In: Kruger, Verno. (Org.). PIBID UFPEL - projetos interdisciplinares;. Pelotas: Editora da UFPEL, 2011, v. 01, p. 07-16.
-
KRUGER, V. . O Programa dee Bolsa de Iniciação à Docência na Universidade Federal de Pelotas. In: FREITAS, D.; BAZON, F.V.M.; OZETO, H.F.B.. (Org.). Iniciação à Docência e Formação Continuiada de Professorers. São Carlos-SP: Suprema, 2011, v. 01, p. 51-57.
-
KRUGER, V. ; FERREIRA, M. . Aprendizagens na Formação Inicial de Professores de Química da UFPEL: a importância dos estágios supervisionados. In: Gaiger, P. J. G., Pinto, M. G. G. e Pitano, S. C.. (Org.). Currículo e Projeto Pedagógico, Estágio e Formação Continuada: Outros Olhares e Outras Reflexõesz. Pelotas-RS: Editora da UFPEL, 2010, v. , p. 97-110.
-
GARCIA, Irene T. S. ; YAMAZAKI, A. ; DOURADO, M. ; KRUGER, V. . O Novo Currículo do Curso de Licenciatura em Química da UFPEL e a Estrutura dos Estágios. In: PEREIRA, Flavio Menezes. (Org.). Configuração Pedagógica dos Estágios Curriculares Supervisionados na UFPEL: Passado, Presente e Futuro. Pelotas: Copia Santa Cruz, 2008, v. 1, p. 143-156.
-
KRUGER, V. ; LOPES, C. V. M. . Propostas para o Ensino de Química: Águas. In: Verno Kruger; Cesar V. Machado Lopes. (Org.). Propostas para o Ensino de Química: Águas. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1997, v. 01, p. 19-169.
-
KRUGER, V. ; PINO, José Claudio Del ; FERREIRA, M. . Propostas para o Ensino de Química: Poluição do Ar e Lixo. In: Cesar V. Machado Lopes ; Verno Kruger. (Org.). Propostas para o Ensino de Química: Poluição do Ar e Lixo. Porto Alegre: SE/SECIRS, 1997, v. 01, p. 19-124.
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. . Por uma escola onde se aprenda errando, esquecendo e brincando V. Jornal do Vale, Lajeado - RS, p. 14 - 14, 20 maio 2000.
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. . Por uma escola onde se aprenda errando, esquecendo e brincando IV. Jornal do Vale, Lajeado - RS, p. 22 - 22, 13 maio 2000.
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. . Por uma escola onde se aprenda errando, esquecendo e brincando III. Jornal do Vale, Lajeado - RS, p. 18 - 18, 06 maio 2000.
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. . Por uma escola onde se aprenda errando, esquecendo e brincando II. Jornal do Vale, Lajeado - RS, p. 18 - 18, 29 abr. 2000.
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. . Por uma escola onde se aprenda errando, esquecendo e brincando I. Jornal do Vale, Lajeado - RS, p. 22 - 22, 22 abr. 2000.
-
KRUGER, V. . Construção da docência interdisciplinar: o Programa PIBID na UFPEL. In: SIIEPE - Simposio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - Região Sul, 2013, Florianópolis. SIIEPE - Sul Simposio Internac ional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - Região Sul, 2013.
-
COSTA, E. L. G. ; KRUGER, V. . A prática interdisciplinar CTS: uma experiência com a temática drogas. In: Simposio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão:-Região Sul, 2013, Florianópolis.. SIIEPE - Sul Simposio Internacikonal sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - RegiãO sUL, 2013.
-
ROCHA, P. P. ; Ferreira, M. ; KRUGER, V. . Processos de legitimação de conteúdos de Ensino de Química: um estudo sobree Currículo. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en la Enseñanza de Las CIencias I CIEC, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC, 2012. v. 1. p. 1'-11.
-
KRUGER, V. ; SILVEIRA, D. ; Ferreira, M. . CONSTRUÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DAS LICENCIATURAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFPEL. In: II Congreso Internacional sobre profesorado principiante e inserción profesional a la docencia, 2010, Buenos Aires. EL ACOMPAÑAMIENTO A LOS DOCENTES NOVELES: PRÁCTICAS Y CONCEPCIONES, 2010. v. 01. p. 01-12.
-
KRUGER, V. ; FERREIRA, M. ; SILVEIRA, D. . Níveis de Reflexividade de Futuros Professores de Química Durante o Estágio Supervisionado. In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte - MG. ANAIS do XV ENDIPE. Belo Horizonte - MG: Editora da UFMG, 2010. v. 1. p. 1-12.
-
RODRIGUES, C. G. ; KRUGER, V. ; SIEVERT, M. . A formação continuada de Professores: a Álgebra no ensino Fundamental, referendada pelo plantio de fumo. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010. v. 1. p. 1-12.
-
ROCHA, M. P. ; KRUGER, V. . Significar a Biologia Celular no Terceiro Grau. In: XII Forum de Estidos: Leituras de Paulo Freire, 2010, Porto Alegre. XII Forum de Estidos: Leituras de Paulo Freire, 2010. v. 1. p. 1-12.
-
KRUGER, V. ; NOGUEIRA, C. . Constituição de Saberes da Formação Profissional em um Curso de Licenciatura em Química. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2009, São Leopoldo. VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados, 2009.
-
KRUGER, V. . OS NOVOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPEL: ENTRE O DITO E O FEITO. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008, Porto Alegre. TRAJETÓRIAS E PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER: LUGARES, MEMÓRIAS E CULTURAS. Porto Alegre: ediPUCRS, 2008. v. 1. p. 1-12.
-
KRUGER, V. ; MAYER, C. E. ; SILVEIRA, A. G. . O desenvolvimento do novo currículo das licenciaturas em química da UFPEL na visão dos alunos. In: XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação da UFPel - XVI CIC, 2007, Pelotas. Atas do XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação da UFPel - XVI CIC, 2007. v. XVI. p. 1-4.
-
KRUGER, V. ; SOARES, A. C. ; RODRIGUES, C. G. . Uma hipótese curricular para a formação continuada de professores de Ciências e Matemática. In: V Congresso Internacional de Educação - Pedagogias (entre) lugares e saberes, 2007, São Leopoldo ? RS. Anais do V Congresso Internacional de Educação, 2007.
-
KRUGER, V. ; FERNANDES, C. M. B. ; SILVEIRA, D. N. . Escutando os professores em formação: conflitos e tensões gerados no percurso da formação inicial. In: XV Seminário Internacional sobre la Formación de Profesores para el MERCOSUR ? CONO SUR, 2007, Caracas. No Prelo, 2007.
-
KRUGER, V. . O Estágio Supervisionado em Ciências: análise de uma hipótese curricular. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XIII ENDIPE, 2006, Recife - PE. Anais XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006. v. 13. p. 1-14.
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . A Didática como referência das Práticas de Ensino: uma Hipótese Curricular para a Formação Inicial de Professores. In: IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola, 2005, Lajeado-RS. Anais IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola, 2005. v. 4. p. 1-14.
-
KRUGER, V. ; NUNES, Sergio Luiz Pereira . Um projeto educativo referenciado pelo MIE e um enfoque CTS. In: IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola, 2005, Lajeado - RS. Anais do IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola. Lajeado - RS: Editora UNIVATES, 2005. p. 1-9.
-
KRUGER, V. ; PINO, José Claudio Del ; LOGUERCIO, Rochele de Quadros ; DAMIANI, Magda Floriana ; GIL, Robledo Lima . O Novo Currículo do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas: considerações iniciais. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - V ENPEC, 2005, Bauru - SP. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - V ENPEC, 2005.
-
KRUGER, V. ; LOGUERCIO, Rochele de Quadros ; DAMIANI, Magda Floriana ; GIL, Robledo Lima ; PINO, José Claudio Del . Considerações sobre o desenvolvimento do novo currículo do Curso de Licenciatura em Química da UFPEL. In: V Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências - V ENPEC, 2005, Bauru. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências - V ENPEC, 2005. v. 5. p. 1-12.
-
KRUGER, V. . Considerações sobre o novo currículo do Curso de Licenciatura em Química da UFPel. In: XII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. XII ENDIPE - Conhecimento Local e Conhecimento Universal, 2004. p. 1-12.
-
KRUGER, V. . Estágio Supervisionado: reflexões sobre um processo de tutoria. In: IV Encuentro Nacional y I Latino Americano La Universidad como objetcto de investigación, 2004, Tucumán-Argentina. Anais IV Encuentro Nacional y I Latino Americano La Universidad como objeto de investigación. Tucumán-Argentinas: Universidad de Tucumán, 2004. p. 1-8.
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . A abordagem dos livros didáticos de Ciências sobre o corpo humano e sua possível relação com as concepções dos alunos do Ensino Fundamental. In: IV Encontro sobre Investigação na Escola, 2003, Lajeado-RS. Anais do IV Encontro sobre Investrigação na Escola, 2003. v. 1. p. 10-15.
-
KRUGER, V. . Ser ou não ser Professor: a Prática de Ensino ajuda?. In: VI Escola de Verão de Prática de Ensino de Biologia, Física e Química, 2003, Niterói-RJ. Anais da VI EScola de Verão de Prática de Ensino de Biologia, Física e Química. Niterói-RJ: Universidade Federal Fluminense, 2003. v. 1. p. 1604-1614.
-
KRUGER, V. . Aprendendo a ser professor: a prática de ensino, ensina?. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru-SP. Anais do IV ENPEC, 2003. v. 4. p. 1-12.
-
KRUGER, V. . Evolução das concepções de professores de Ciências e de Matemática sobre metodologia: análise de um caso. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - III ENPEC, 2001, Atibaia - SP. Anais do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - III ENPEC, 2001.
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. S. . Conhecimento dos Professores Sobre o Conhecimento dos alunos: o caso das concepções sobre o formato da Terra. In: VII Conferência Interamericana sobre Educação em Física, 2000, Canela - RS. Anais da VII Conferência Interamericana sobre Educação em Física, 2000. p. 1-12.
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. S. . Concepções Prévias de Professores de Ciências sobre Ensino: Referente para a Evolução de seus Conhecimentos Profissionais. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999, Valinhos - SP. Anais do II Encontro Nacional de Pesquisa em Ensaino de Ciências, 1999. p. 1-10.
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. S. . Percepções de Professores de Química sobre seu Processo de Educação Continuada: relato de uma experiência. In: II Encuentro Iberoamericano de Colectivos Escolares que Hacen Investigación desde su escuela, 1999, Mexico. Percepções de Professores de Química sobre seu Processo de Educação Continuada: relato de uma experiência, 1999. p. 1-12.
-
KRUGER, V. ; LOPES, C. V. M. . Concepções de Professores de Química Sobre a Natureza do Conhecimento Científico: contribuições para a formação docente. In: 1º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ENPEC), 1997, Águas de Lindóia - SP. Anais do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Porto Alegre: Instituto de Física-UFRGS, 1997. p. 563-572.
-
KRUGER, V. ; SCHROEDER, E. O. ; PINO, José Claudio Del ; SALGADO, T. D. M. . Produducción de Materiales Instructivos de Química para una Enseñanza Alternativa en el Nivel Secundario. In: VI Congresso Nacional e Internacional de Profesores de Química, 1994, Montevidéu - Uruguai. Atas do VI Congresso Nacional e Internacional de Profesores de Química, 1994. p. 1-13.
-
CHASSOT, A. I. ; SCHROEDER, E. O. ; PINO, José Claudio Del ; KRUGER, V. ; SALGADO, T. D. M. . Propostas de modificações metodológicas e curriculares no ensino de Química através da Área de Educação Química da UFRGS. In: 6º Congreso Nacional e Internacional de Profesores de Química, 1992, Montevidéu. Anales del 6º Congreso Nacional e Internacional de Profesores de Química, 1992. v. 1. p. 65-70.
-
KRUGER, V. ; CHASSOT, A. I. ; SALGADO, T. D. M. ; SCHROEDER, E. O. ; PINO, José Claudio Del . Abordagem de conteúdos específicos de química através do estudo da poluição do ar.. In: 6º Congreso Nacional e Internacional de Profesores de Química, 1992, Montevidéuy. Anales del 6º Congreso Nacional e Internacional de Profesores de Química, 1992. v. 1. p. 1-5.
-
KRUGER, V. ; SALGADO, T. D. M. ; CHASSOT, A. I. ; SCHROEDER, E. O. ; PINO, José Claudio Del . Produção de materiais instrucionais para um ensino alternativo de química no nível secundário. In: 6 ºCongreso Nacional e Internacional de Profesores de Química, 1992, Montevidéu. Anales del 6º Congreso Nacional e Internacional de Profesores de Química, 1992. p. 54-67.
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . As ideias prévias dos alunos de Ensino Fundamental sobre o corpo humano: uma abordagem possível. In: III ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2003, LAJEADO - RS. ANAIS DO III ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA. LAJEADO - RS: UNIVATES, 2003. v. 1. p. 25-25.
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. . Desenvolvimento profissional de professores de Ciências: contribuições de um curso voltado para a reflexão da prática pedagógica. In: I Encontro sobre Investigação na Escola - I EIE, 2000, Lajeado - RS. Anais do I Encontro sobre Investigação na Escola - I EIE, 2000. p. 62-64.
-
KRUGER, V. ; MAYER, C. E. ; SILVEIRA, A. G. . Novo Currículo da Licenciatura em Química da UFPel: Uma Análise Preliminar. In: XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação da UFPel ? XVI CIC, 2007, Pelotas. XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação da UFPel ? XVI CIC, 2007. v. XVI. p. 1-1.
-
KRUGER, V. ; PINO, José Claudio Del ; LOGUERCIO, Rochele de Quadros ; DAMIANI, Magda Floriana ; GIL, Robledo Lima . Considerações sobre o desenvolvimento do novo currículo do Curso de Licenciatura em Química da UFPEL. In: V Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Cadernos de Resumos - V ENPEC. Bauru-SP: ABRAPEC, 2005. v. unico. p. 335-335.
-
KRUGER, V. . A química no ensino médio de Pelotas: o ponto de vista de professores da rede pública. In: Seminário de Pesquisa: Globalização, Educação e Formação Docente, 2004, Pelotas-RS. Seminário: A Pesquisa em Educação, 2004. p. 1-1.
-
KRUGER, V. . Ensino de Química: o ponto de vista de alunos do Ensino Médio. In: Semináfrio de Pesquisa: Globalização, Educação e Formação Docente, 2004, Pelotas-RS. Seminário: A Pesquisa em Educação, 2004. p. 1-1.
-
KRUGER, V. . Possibilidades metodológicas para a consideração das idéias prévias de alunos do ensino fundamental sobre corpo humano. In: Seminário de Pesquisa: Globalização, Educação e Formação Docente, 2004, Pelotas-RS. Seminário: Pesquisa em Educação, 2004. p. 1-1.
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . Análise das idéias prévias dos alunos sobre o corpo humano e sua relação com a abordagem dos livros didáticos de Ciências. In: XII Congresso de Iniciação Científica, 2003, Pelotas - RS. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica, 2003. p. 1-1.
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . Educar pela pesquisa: questionar, argumentar, comunicar. In: XII Congresso de Iniciação Científica, 2003, Pelotas - RS. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica, 2003. p. 1-1.
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . O corpo humano como sistema integrado no ensino de ciências. In: XI Congresso de Iniciação Científica - UCPel, 2002, Pelotas - RS. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica - UCPel, 2002. p. 1-1.
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . O corpo humano como sistema integrado: concepção ausente em alunos do Ensino Fundamental. In: XIV Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre - RS. Anais so XIV Salão de Iniciação Científica, 2002. p. 1-1.
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . A visão fragmentada dos alunos do Ensino Fundamental sobre a integração dos sistemas do corpo humano.. In: XI Congresso de Iniciação Científica, 2002, Pelotas - RS. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica, 2002. p. 1-1.
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. ; ROCHA, L. B. ; VENTER, E. ; FUCHS, E. I. ; LUZZI, J. ; HABERKAMP, D. W. ; SCHREINER, I. V. . Estudo das pilhas através de experiências. In: IV MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES, 2001, Lajeado - RS. Anais da IV MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES, 2001. v. 4. p. 76-76.
-
KRUGER, V. . A Integração da Formação Inicial de Professores de Química e de Ciências com a Educação Continuada: Uma Alternativa. In: Congreso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales, 1998, La Serena - Chile. Libro de Actas, 1998. v. 01. p. 94-96.
-
KRUGER, V. ; PINO, José Claudio Del . Grupo de estudio para la reformulacion curricular de química - proyecto pro-ciências una metodologia para la educacion continuada de professores de química.. In: Congreso Nacionallas Innovaciones Educativasen el Ambito de la Universidad Tecnológica Nacional, 1997, Avellaneda / Argentina. Programa del Congreso Nacional Las Inovaciones Educativas en el Ambito de la Universidad Tecnológica Nacional, 1997. p. 16-16.
-
KRUGER, V. . Proporção na Reações Químicas: Estequiometria. In: VIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 1996, Campo Grande. Caderno de Resumos e Anais, 1996. v. 01. p. 133-133.
-
KRUGER, V. ; Ferreira, M. ; SILVEIRA, D. . CONSTRUÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DAS LICENCIATURAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFPEL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KRUGER, V. ; FERREIRA, M. ; SILVEIRA, D. . Niveis de Reflexividade de Futuros Professores de Química Durante o Estágio Supervisionado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KRUGER, V. ; GARCIA, I. T. S. ; MAYER, C. E. ; ALVES SOBRINHO, R. C. M. ; LEAL, C. M. Q. . Proposta para trabalhar Físico-Química utilizando alimentos como tema motivador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KRUGER, V. ; GARCIA, I. T. S. ; MAYER, C. E. . Concepções Iniciais sobre o ser professor de licenciandos em Química da UFPEL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KRUGER, V. ; MAYER, C. E. ; FARIAS, A. M. ; OLIVEIRA, D. H. . Idéias prévias de futuros professores de Química em início de formação profissional sobre as características desejáveis em um professor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KRUGER, V. ; FERNANDES, C. M. B. ; SILVEIRA, D. N. . Escutando os professores em formação: conflitos e tensões gerados no percurso da formação inicial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KRUGER, V. ; RODRIGUES, C. G. ; SOARES, A. C. . Uma hipótese curricular para a formação continuada de professores de Ciências e Matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KRUGER, V. . Conversando sobre professoralidades contemporâneas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KRUGER, V. ; SILVEIRA, D. N. ; FERNANDES, C. M. B. . Escutando os professores em formação: conflitos e tensões gerados no percurso da formaçãop inicial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KRUGER, V. . O estágio supervisionado em Ciências:análise de uma hipótese curricular. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima ; LOGUERCIO, Rochele de Quadros ; DAMIANI, Magda Floriana ; PINO, José Claudio Del . Considerações sobre o desenvolvimento do novo currículo do curso de Licenciatura em Química da UFPel. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . Possibilidades metodológicas para a consideração das idéias prévias de alunos do Ensino Fundamental sobre o corpo humano. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KRUGER, V. . Estágio supervisionado: reflexões sobre un processo de tutoría. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KRUGER, V. . Prática de Ensino: cenário favorável para mudanças conceptuais em futuros professores de ciências. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KRUGER, V. . Educação Ambiental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KRUGER, V. ; ROSA, C. M. ; MOOR, A. M. . Educar significa ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência e um semeador de idéias. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . Análise das idéias prévias dos alunos sobre o corpo humano e sua relação com os livros didáticos de ciências. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima ; CECAGNO, D. . Educar pela pesquisa: questionar, argumentar, comunicar.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . As idéias prévias dos alunos de Ensino Fundamental sobre o corpo humano: uma abordagem possível. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . A abordagem dos livros didáticos de ciências sobre o corpo humano e sua possível relação com as concepções dos alunos do Ensino Fundamental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KRUGER, V. . Considerações sobre o novo currículo de Química da UFPEL. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . A abordagem dos livros didáticos de Ciências sdobre o corpo humano e sua possível relação com as concepções dos alunos do Ensino Fundamental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KRUGER, V. . Ser ou não saer professor: a prática de ensino ajuda?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . O corpo humano como sistema integrado: concepção ausente em alunos do ensino fundamental. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . O corpo humano como sistema integrado no ensino de ciências. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KRUGER, V. ; GIL, Robledo Lima . A visão fragmentada dos alunos do Ensino Fundamental sobre a integração dos sistemas do corpo humano. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. ; SCHREINER, I. V. ; ROCHA, L. B. ; VENTER, E. ; LUZZI, J. ; FUCHS, E. I. ; HABERKAMP, D. W. . Estudo das pilhas através de experiências. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. . Conhecimento dos professores sobre o conhecimento dos alunos: o caso das concepções sobre o formato da terra. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. . Desenvolvimento profissional de professores de ciências: contribuições de um curso voltado para a reflexão da prática pedagógica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. . Concepções prévias de professores de ciências sobre ensino: referente para a evolução de seus conhecimentos profissionais. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KRUGER, V. ; HARRES, J. B. . Percepções de professores de química sobre seu prosseso de educação continuada: relato de uma experiencia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KRUGER, V. ; LOPES, C. V. M. . Concepções de Professores de Química Sobre a Natureza do Conhecimento Científico: contribuições para a formação docente. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KRUGER, V. ; PINO, José Claudio Del ; SALGADO, T. D. M. ; SCHROEDER, E. O. . Produducción de Materiales Instructivos de Química para una Enseñanza Alternativa en el Nivel Secundario. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
KRUGER, V. . Assessor Ad Hoc XI Encontro de Química da Região Sul. 2003.
KRUGER, V. . Elaboração de Parecer para a Revista Química Nova na Escola. 2010.
KRUGER, V. . Elaboração de parecer para a Revista Thema. 2010.
KRUGER, V. . Debatedor na mesa Educação de Jovens e Adultos no 8° Poder Escolar. 2008.
KRUGER, V. ; GARCIA, I. T. S. ; FONSECA, J. F. D. ; ROCHA, M.P ; OLIVEIRA, S.L.C . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): Iniciação à docência - UFPEL - 5° CRE. 2008.
KRUGER, V. . Debatedor no 7ª Encontro sobre o Poder escolar: Nossa maneira de ser na nossa maneira de ensinar. 2007.
KRUGER, V. . Debatedor no 6º Encontro sobre o poder escolar: A escoa inquieta arrisca vôos... e inventa. 2006.
KRUGER, V. . Debatedor no 5º Encontro sobre o poder escolar: Na sala de aula "o que fazer" é não medir horizontes. 2005.
KRUGER, V. . V ANPEDSUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2004.
KRUGER, V. . Parecer: O Programa de Formação Docente de Wisconsin-Madison para a educação básica: inovações e contradições. 2003.
KRUGER, V. ; PINO, José Claudio Del . Projeto de Qualificação em Serviço dos Professores de Química do Ensino Médio da Rede Pública Estadual - RS. 1997.
KRUGER, V. ; PINO, José Claudio Del . Projeto de Qualificação em Serviço dos Professores de Química do Ensino Médio da Rede Pública Estadual - RS. 1996.
KRUGER, V. . Interdisciplinaridade e Contextualização na Formação Continuada para Profissionais da Educação do Colégio Dom João Braga. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
KRUGER, V. . Projetos de Ensino de Química. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KRUGER, V. ; LOGUERCIO, Rochele de Quadros ; PINO, José Claudio Del . O novo currículo das licenciaturas em Química e Ciências Biológicas da UFPEL: O escrito e o real - Relatório final. 2008. (Relatório de pesquisa).
KRUGER, V. . Radioatividade: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Médio. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
KRUGER, V. . A Química e a Sociedade de Consumo. 2007. .
Projetos de pesquisa
-
2011 - Atual
Mestrado Profissional e a Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática, Descrição: O estudoi visa analisar os discursos de mudança na educação escolar em um curso de formação continuada de professores em mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática e analisar os discursos de mudança nas práticas desenvolvidas pelos professores nas escolas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Verno Kruger - Integrante / Maria Ferreira - Coordenador.
-
2011 - Atual
Avaliações Externas: efeitos nos discursos e práticas na Educação Básica e no Ensino Superior, Descrição: Análise dos efeitos das avalkiações nacionais para o ensino superior e para a escola básica nos discursos e práticas de acadêmicos de cursos de Licenciatura em Química, e de professores e eswtudantes da Educação Básica referentes às avaliações externaS ENEM e ENADE. Analisar a produtividade das avaliações externas na mídia e ver quais discursos circulam nestes materiais. Conhewcer as concepções de acadêmicos ingressantes e concluintes sobre os exames ENEM e ENADE. Analisar as questões das provas do ENEM e do ENADE, procurando ver os movimentops no tipo de aboredagem de conhecimentos em diferentes momentos. Analisar os possíveis efeitos no currículo vigente. Analisar as práticas de gestão nesse período que podem ser consideradas como efeitos das avaliações nacionais. Realizar um histórico dos exames nacioinais sob a perspectiv a de sua continuidade e rupturas, seus efeitos políticos e suas perspectivas de gestão do saaqber.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Verno Kruger - Integrante / Maria Ferreira - Coordenador.
-
2009 - 2011
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DAS LICENCIATURAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFPEL: SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, Descrição: RESUMO O presente projeto de pesquisa pretende investigar a natureza e o desenvolvimento dos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química da UFPEL, estruturadas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (2002), além de identificar os saberes profissionais construídos pelos licenciandos durante este período. Neste sentido, pretende-se acompanhar a realização dos estágios supervisionados dos alunos destes cursos e que ingressaram na UFPEL em 2007/01, iniciando, portanto, seus estágios em 2009. O objetivo geral desta pesquisa é o de identificar se o perfil de profissional formado nestes cursos mantém coerência com a proposta expressa nas referidas diretrizes e assumidas nos projetos político-pedagógicos das instituições formadoras, além de identificar os saberes prático-profissionais construídos por eles.. Para isto, propõe-se uma pesquisa qualitativa de análise de caso (estágio supervisionado em cursos de licenciatura da UFPEL) a partir de dados diversificados coletados durante o desenvolvimento do estágio, tais como: questionários semi-estruturados, memórias das aulas, planejamento das atividades, reflexões sobre suas práticas, etc. e que serão analisados de acordo com os pressupostos da análise qualitativa, especificamente, da análise de conteúdo. Estes dados poderão possibilitar a identificação dos saberes profissionais que estes alunos construíram ao longo das etapas anteriores ao estágio e, a partir disto identificar as aprendizagens ocorridas em cada uma das etapas durante este período de formação e o perfil de professor formado na UFPEL.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verno Kruger - Coordenador.
-
2009 - 2011
Conteúdos de Ensino em Química: um estudo sobre currículo escolar no ensino médio da Rede Pública Estadual, na cidade de Pelotas, Descrição: Analisar a natureza dos conteúdos de química selecionados pelos professores além de iden tificar os critérios de seleção. Identificar também a inserção de conteúdos transversais e referências curriculares nos Parâmetros Curriculares Nacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Verno Kruger - Coordenador / José Claudio Del Pino - Integrante / Rochele de Quadros Loguercio - Integrante / Maira Ferreira - Integrante.
-
2008 - 2009
Evolução do conhecimento profissional prático de futuros professores de Ciências Exatas através de vivências interdisciplinares e de investigação, Descrição: Esta proposta dá continuidade à linha de pesquisa na formação inicial de professores através de espaços e vivências inovadoras desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa na Formação de Professores (GPFP). Esta tem por contexto o Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UNIVATES e está centrada num conjunto de quatro disciplinas, denominadas Laboratórios de Ensino de Ciências Exatas (LECs). No período de 2008 e 2009, passaremos a uma etapa de análise e avaliação mais concreta e mais ligada à futura prática profissional desejável, segundo nossa hipótese de progressão do desenvolvimento profissional desenvolvida em períodos anteriores. Nossa atenção estará concentrada nas duas últimas dessas disciplinas, as quais estão estruturadas para desenvolver as concepções práticas dos futuros professores quanto à dimensão inovadora e interdisciplinar (LEC III) e quanto à dimensão investigativa e epistemológica (LEC IV). Estas perspectivas serão investigadas através de processos (tais como questionários, entrevistas e outras formas de coleta de dados de cunho etnográfico) que favorecem uma avaliação do conjunto dessas disciplinas e uma integração mais ampla destas perspectivas no curso de licenciatura vinculado. Tais resultados serão submetidos à apreciação da comunidade que investiga a formação de professores de ciências e matemática através da submissão à revistas e congressos da área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Verno Kruger - Integrante / João Batista Harres - Coordenador / Michelle Camara Pizzato - Integrante / Ana Paula Sebastiany - Integrante / Ivan Francisco Diehl - Integrante / Atos Falkenbach - Integrante / Juliane Prediger - Integrante / Carolina B. dos Santos - Integrante.
-
2007 - 2009
A constituição do campo de saberes do professor em formação: articulação teoria-prática e as tensões do campo da formação e do campo profissional, Descrição: A formação inicial de professores tem sido objeto de estudos e exige análises permanentes sobre sua configuração e sobre suas práticas, situadas historicamente no panorama das políticas públicas e nos processos de operacionalização dessas políticas. A formação e suas implicações de identidade não se constituem em um constructo arbitrário, elas decorrem de uma concepção de educação e de mundo, que mediados pelo trabalho com o conhecimento, como categoria fundante das relações pedagógicas, humanas e sócio-culturais, possibilitam o ato educativo. Os questionamentos sobre a formação, buscando suas finalidades ético-culturais e cidadãs nos inquietam para produzir sentidos que permitam uma compreensão e uma intervenção possível nos processos formativos, processos estes impregnados das ideologias e dos valores, nem sempre percebidos, mas revelados nos atos e nas escolhas que fazemos. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa interinstitucional envolvendo a UNISINOS: (Cleoni Maria Barbosa Fernandes - coordenadora geral); PUCRS; UFPEL (Verno Krüger -coordenador local; Jacira Reis da Silva; Maria das Graças Gonçalves Pinto); UFSM; UCPEL e UNIPLAC pretende investigar as experiências em formação inicial de professores desenvolvidas nestas IES (Instituições de Ensino Superior), a partir do impacto da Resolução CNE/CNP 19/02/2002. Assim, a questão básica de pesquisa está relacionada com a forma segundo a qual vem sendo constituído o campo de saberes dos estudantes, professores em formação, especialmente, na articulação teoria e prática, incluindo as tensões entre o campo da formação (Universidade) e o campo profissional (Escola/espaço não escolar) e que configuram o exercício da docência?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Verno Kruger - Coordenador / Denise Nascimento Silveira - Integrante / Maria das Graças Pinto - Integrante.
-
2005 - 2007
O Novo Currículo das Licenciaturas em Química e Ciências Biológicas da UFPEL: Análise entre o Dito e o Feito, Descrição: Pretende-se analisar a nova configuração dos Cursos de Licenciatura em Química e em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas a partir da identificação de algumas características didático-metodológicas das disciplinas de primeiro e segundo semestres destes cursos. Esta identificação será feita a partir dos depoimentos dos professores destas disciplinas e também dos alunos que iniciaram seus respectivos cursos no semestre 2005/1. As análises, envolvendo questões como interdisciplinaridade, contextualização dos conteúdos, simetria invertida e natureza dos conteúdos, serão referenciadas pelos pressupostos definidos nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica e nos documentos normativos expedidos pela Universidade Federal de Pelotas para subsidiar suas reestruturações curriculares. Ao final do projeto, pretende-se analisar questões de pesquisa relacionadas com a forma como este novo currículo está sendo aplicado para identificar ações que favoreçam a implantação destes currículos, principalmente relacionados com mudanças metodológicas ocorridas, ou que necessitariam ocorrer, na sala de aula. Estas questões, aliadas à identificação de eventuais mudanças de concepção dos alunos em relação à profissão docente, deverão servir de temática para seminários sobre os cursos de licenciatura referidos, envolvendo professores e alunos, cujo objetivo principal é reforçar as mudanças didático-metodológicas já ocorridas e promover a ocorrência daquelas consideradas necessárias mas que ainda não tiverem ocorrido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Verno Kruger - Coordenador / José Claudio Del Pino - Integrante / Robledo Lima Gil - Integrante / Rochele de Quadros Loguercio - Integrante / Magda Damiani - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Integração entre a formação inicial e continuada: uma proposta de estágio curricular supervisionado de química e física compartilhado com escola de educação básica, Descrição: A partir da integração da Universidade com o Sistema Estadual de Ensino, pretende-se estruturar uma proposta de estágio supervisionado compartilhada, o que significa a inserção do professor da escola parceira como tutor dos alunos-estagiários. Esta proposta está referenciada pelo Modelo de Investrigação na Escola e vincula a tutoria com a possibilidade de uma formação continuada dos professores- tutores em um curso de especialização. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Verno Kruger - Coordenador.
-
1999 - 2003
Desenvolvimento de processos inovadores na formação de professores, Descrição: Esta pesquisa se concentra na articulação teórico-prática de atividades inovadoras implementadas nas disciplinas de Laboratórios de Ensino no Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, visando a consecução de uma teoria sobre o desenvolvimento inicial do conhecimento profissional de professores, acompanhada de uma avaliação mais profunda do nível de evolução das concepções e práticas dos futuros professores envolvidos nessas disciplinas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Verno Kruger - Integrante / João Batista Harres - Coordenador / Lígia Bergesch Rocha - Integrante / Tatiane Henz - Integrante / Luciana Caroline Weber - Integrante / Magda Cristiane Fonseca - Integrante / Michelle Camara Pizzato - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
1993 - 1995
Fazendo educação através da química, Descrição: : Este projeto é constituído de cinco sub-projetos: 1. Cursos de Educação Química:cursos de extensão de pequena duração; curso de especialização de 400 horas; cursos especiais em disciplinas de química do curso de graduação da UFRGS (utilização de vagas sobrantes nas disciplinas); pretende-se também prestar assessoria as escolas quanto a estruturação curricular em ciências/química quanto a utilização pedagógica e técnica do laboratório de ensino ; 2. Interação da AEQ com os Alunos da Licenciatura em Química: avaliação do curso de química, proposição de um novo currículo e acompanhamento da implantação junto a Comissão de Graduação de Química; 3. Redefinição de Bases Curriculares e de Metodologia de Ensino de Ciências e Química: encontros de professores para a proposição, execução e avaliação das atividades desenvolvidas nas escolas ; 4. Ensino de Química no 2o Grau: Reflexões e Ações com Professores da Comunidade a partir de Proposta Referenciada pela História e Filosofia da Ciência: atividade desenvolvida no Colégio de Aplcação da UFRGS envolvendo professores da escola e de outras escolas públicas de Porto Alegre ; 5. Produção de Materiais Didáticos: produção de material didático de apoio aos professores de química, distribuição de um informativo bimestral com propostas de química do cotidiano e experimentação. Nestas diferentes ações busca-se um diagnóstico da realidade de ensino de ciências/química, identificação de propostas inovadoras para o ensino de química e sua disseminação, com posterior avaliação e reestruturação das propostas. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Verno Kruger - Integrante / Cesar Valmor Machado Lopes - Integrante / José Claudio Del Pino - Coordenador / Edni Oscar Schroeder - Integrante / Tania Denise Miskinis Salgado - Integrante / Atico Inácio Chassot - Integrante / Rochele de Quadros Loguercio - Integrante / Marcelo Leandro Eichler - Integrante / Antônio Sérgio Milagre - Integrante / Eniz Conceição Oliveira - Integrante / Regina Herbert - Integrante., Financiador(es): Sub Programa Para o Ensino de Ciências Coodenação de Apoio Ao Pessoal de En - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino. , Rua Alberto Rosa, 154, Centro, 96010-770 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 2786653, Fax: (53) 2786908, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Universidade Federal de PelotasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2011
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, S.A. Ciência, Tecniologia e Sociedade, Metrodologias para o Ensino de Química, Historia e Filosofia da Ciência
-
02/2009
Outras atividades técnico-científicas , Coordenação Institucional PIBID/PROGRAD, Coordenação Institucional PIBID/PROGRAD.,Atividade realizada, Coordenador Institucional do Projeto PIBID/CAPES/UFPEL.
-
06/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação Departamento de Ensino, Departamento de Ensino.,Linhas de pesquisa
-
03/2008 - 12/2013
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino de Química, Estágio Supervisionado I ? Química, Estágio Supervisionado II - Química, Projetos de Ensino em Química
-
03/2011 - 03/2013
Direção e administração, Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.
-
07/2008 - 12/2011
Direção e administração, Pro-Reitoria de Graduação, .,Cargo ou função, Coordenador Geral do Programa Institucional e de Bolsas de Inciação a Docência (PIBID).
-
03/2008 - 12/2010
Ensino, Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática e Prática de Ensino de Ciências e Matemática
-
03/2005 - 12/2010
Direção e administração, Coor Pedag do Curso de Espec em Educação ? Ensino de Ciências e Matemática, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
03/2004 - 10/2010
Ensino, Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática e Prática de Ensino de Ciências e Matemática
-
10/2007 - 12/2009
Direção e administração, Pro-Reitoria de Graduação - UFPEL, .,Cargo ou função, Coordenador Institucional do Programa Interinstitucional de Iniciação à Docência-PIBID da Universidade Federal de Pelotas.
-
03/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, stágio Supervisionado II ? Química, Estágio Supervisionado IV ? Química
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Ma, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática e Prática de Ensino de Ciências e Matemática I
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III ? Química, Metodologia de Pesquisa em Ensino de Química
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática e Prática de Ensino de Ciências e Matemática
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II ? Química, Prática de Ensino I - Química, Projetos de Ensino em Química, Estágio Supervisionado I ? Química
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino de Ciências e Biologia
-
06/2002 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino.,Linhas de pesquisa
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática II
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura Dirigida: Tardif e Porlán
-
03/2004 - 07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Coordenação e Pesquisa, Comissão de Graduação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Graduação do COCEPE.
-
11/2003 - 03/2004
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino
-
11/2003 - 03/2004
Ensino, Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino
-
11/2003 - 03/2004
Ensino, Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ensino de Ciências
-
06/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino.,Cargo ou função, Comissão para Elaboração dos Currículos das Licenciaturas.
-
04/2003 - 10/2003
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática II
-
04/2003 - 10/2003
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Currículo como Processo
-
04/2003 - 10/2003
Ensino, Licenciatura Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pré-Estágio
-
11/2002 - 03/2003
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Os processos de aprendizagem e as concepções prévias
-
11/2002 - 03/2003
Ensino, Licenciatura Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Habilitações IV
-
11/2002 - 03/2003
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Química, Didática I
-
06/2002 - 10/2002
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática II
-
06/2002 - 10/2002
Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Ciências Biológicas I
-
06/2002 - 10/2002
Ensino, Licenciatura Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino I
2007 - 2009
Univates Centro UniversitárioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4
1998 - 2002
Univates Centro UniversitárioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2007
Ensino, Mestrado em Ensino de Ciências Exatas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ensinar e Aprender Investigando
-
05/2000 - 05/2002
Ensino, Vários Cursos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior
-
04/2000 - 05/2002
Ensino, Especialização Em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Prática de Ensino de Ciências e Matemática
-
03/1999 - 05/2002
Ensino, Licenciatura Em Ciências Exatas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química III, Química II, Laboratório de Ensino I, Instrumentação I, Laboratório de Ensino III, Química IV
-
05/2000 - 03/2002
Direção e administração, Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão, Departamento de Ciências Exatas e Biológicas.,Cargo ou função, Coordenador do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.
-
03/1999 - 07/2000
Direção e administração, Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão, Departamento de Ciências Exatas e Biológicas.,Cargo ou função, Coordenador do curso de Especialização em Ensino de Ciências.
-
03/1999 - 07/2000
Ensino, Especialização Em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Prática de Ensino de Ciências
-
05/1999 - 05/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão, Departamento de Ciências Exatas e Biológicas.
1991 - 1998
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1996 - 03/1997
Ensino, Especialização Em Educação Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Prática de Ensino de Química
-
03/1995 - 12/1996
Direção e administração, Instituto de Química, Departamento de Química Inorgânica.,Cargo ou função, coordenador executivo do curso e especialização em educação química.
-
03/1995 - 01/1996
Ensino, Especialização Em Educação Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Prática de Ensino de Química
-
01/1994 - 12/1995
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química, Educação Química.
-
03/1991 - 12/1994
Direção e administração, Instituto de Química, Ensino de Química.,Cargo ou função, Coordenador do Projeto de Elaboração de Material Didático Alternativo de Química.
-
03/1993 - 07/1994
Ensino, Especialização Em Educação Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Transposição de conteúdos de Química Geral para o Ensino Médio
1975 - 2002
Governo do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2001 - 05/2002
Serviços técnicos especializados , Secretaria Estadual de Educação, Departamento de Coordenação das Regionais.,Serviço realizado, Assessoria Pedagógica.
-
08/1994 - 02/1999
Serviços técnicos especializados , Secretaria Estadual de Educação, Centro de Ciências do Rio Grande do Sul Cecirs.,Serviço realizado, Assessor Técnico do Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Verno Kruger e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?