Celso José Martinazzo

Possui graduação em Filosofia pelas Faculdades Unidas de Bagé (1973), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (1975), especialização em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco de Santa Rosa (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1993); doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004); e Pós-Doutorado em Ciências da Educação, como Bolsista da CAPES - Proc. n. BEX 2545/15-2, realizado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga/Portugal, em 2015. É professor titular Nível II e atua em programas de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Pedagogia - curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências - da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. É Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis -, nomeado pela Portaria MEC n 1.751 de 27/10/2006. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia/Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Dimensões da Pedagogia, Teorias da Educação, Teoria da Complexidade. Prioriza como linha de pesquisa as dimensões filosóficas, políticas, éticas e epistemológicas da Educação Escolar enquanto um fazer prático e reflexivo e a Pedagogia enquanto Ciência da e para a Educação. Publicou artigos em revistas e capítulos de livros. É organizador e co-autor do livro Histórias de vida de professores: formação, experiências e práticas (Ijuí: Ed. Unijuí, 2000) e autor dos livros: A utopia de Edgar Morin: da complexidade à concidadania planetária (Ijuí: Ed. Unijuí, 2002). Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo: razões e perspectivas para uma racionalidade comunicativa na Pedagogia (Ijuí: Unijuí, 2005); É autor de capítulo e co-organizador dos seguintes livros: Teoria da Complexidade e Educação: Conexões e Confluências: (Ijuí: Unijuí, 2007); Estágio de Docência na Graduação: o desafio da formação de professores: (Ijuí: Unijuí, 2008); Educação Escolar e outras temáticas: ensaios do pensar complexo (Ijuí: Unijuí, 2009); A complexidade e a pluralidade do conhecimento (Ijuí: Unijuí, 2013); O Curso de Pedagogia da Unijuí e suas interfaces (Ijuí: Unijuí, 2015); Educação Escolar em um mundo complexo e multicultural (Ijuí: Unijuí, 2016) e Complexidade e educação em diálogo (Ijuí; Unijuí; Frederico Westphalen: URI, 2016). Email: martinazzo@unijui.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9995-8224

Informações coletadas do Lattes em 07/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2000 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A RACIONALIDADE DA PEDAGOGIA: PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DO ENTENDIMENTO INTERSUBJETIVO COM BASE NA RAZÃO COMUNICACIONAL
, Ano de obtenção: 2004. MERION CAMPOS BORDAS. Palavras-chave: Racionalidade comunicacional; Entendimento intersubjetivo; Hermenêutica.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Educação

1990 - 1993

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Pressupostos filosófico-políticos para uma pedagogia progressista:histórico-crítica
, Ano de Obtenção: 1993.Clóvis Renan Jacques Guterres.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Especialização Em Orientação Educacional

1976 - 1977

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco
Título: VISÃO PROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO E DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NUM MUNDO EM MUDANÇA
Orientador: Eunice Leite

Especialização em Especialização Em Metodologia do Ensino Superior

1976 - 1976

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Pedagogia

1974 - 1975

Faculdade de Filosofia Ciências E Letras de Ijuí

Graduação em Filosofia

1970 - 1973

Faculdades Unidas de Bage

Pós-doutorado

2015 - 2015

Pós-Doutorado. , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Antropologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Organização de eventos

LUFT, Hedi Maria ; MARTINAZZO, Celso J. ; CALLAI, H. C. . XV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (ENACED) Aprendizagem humana e diversidade cultural. 2012. (Outro).

MARTINAZZO, Celso J. ; BOUFLEUER, José Pedro . XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (ENACED) Conhecimento e aprendizagem: o desafio da escola na contemporaneidade. 2011. (Outro).

MARTINAZZO, Celso J. ; BOUFLEUER, José Pedro . XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - APRENDIZAGENS NECESSÁRIAS: COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO COM O EDUCANDO E A SOCIEDADE. 2010. (Outro).

BOUFLEUER, José Pedro ; MARTINAZZO, Celso J. ; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella . XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLO DE ESTUDOS. 2009. (Outro).

MARTINAZZO, Celso J. . Ciclo de Estudos. 2009. (Outro).

BRANDAO, C. R. ; MARTINAZZO, Celso J. . XXV SEMINÁRIO DIOCESANO DE EDUCAÇÃO. 2007. (Outro).

NEUTZLING, P. I. ; MARTINAZZO, Celso J. . XXIV SEMINÁRIO DIOCESANO DE EDUCAÇÃO. 2006. (Outro).

MARTINAZZO, Celso J. . III Encontro Nacional de Educação - Desafios da Educação no terceiro Milênio. 2000. (Congresso).

MARTINAZZO, Celso J. . II ENACED - Encontro Nacional de Educação (Educação e conhecimento: da exclusão à cidadania. 1999. (Congresso).

MARTINAZZO, Celso J. . I ENACED - Encontro Nacional de Educação (A educação e a complexidade do novo milênio). 1998. (Congresso).

Participação em eventos

X Anped Sul. 2014. (Seminário).

XVII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLO DE PEDAGOGIA. 2014. (Encontro).

IV Congresso Internacional da SOFELP - Interculturalidade, Educação e Encontro de Pessoas e Povos. O desafio ético para uma educação escolar intercultural. 2013. (Congresso).

XXI Seminário de Iniciação Científica, XVII Jornada de Pesquisa, XIV Jornada de Extensão, III Mostra de Iniciação Científica Júnior e III Seminário de Inovação e Tecnologia ada. 2013. (Seminário).

IX ANPEDSUL.O curso de Pedagogia da Unijuí: racionalidade e inquietações. 2012. (Seminário).

SALÃO DO CONHECIMENTO. 2012. (Seminário).

Seminário de Formação Continuada de Docentes da Unijuí. 2012. (Seminário).

XV ENACED - Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia. 2012. (Outra).

Seminário de formação continuada de docentes da UNIJUÍ. 2011. (Seminário).

CAPACITAÇÃO DOS AVALIADORES DO BASIS PARA REAVALIAÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA. 2010. (Outra).

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE. 2010. (Outra).

PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA UNINUÍ. 2010. (Encontro).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010. 2010. (Encontro).

Capacitação dos Avaliadores do BASis no Intrumento de Renovação de Reconhecimento de Curso. 2009. (Outra).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: SUJEITOS (DES)CONECTADOS?. 2009. (Congresso).

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: racionalidade diversidade e formação pedagógica. 2008. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2008. (Seminário).

8 Congresso Estadual dos Professores do Ensino Privado do RS. 2007. (Congresso).

1 CURSO DE EDUCAÇÃO REGIONAL. 2006. (Outra).

Encontro de Formação para Professores. 2006. (Encontro).

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM COM EJA. 2006. (Encontro).

III Simpósio Internacional sobre Formação Docente. 2006. (Simpósio).

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE. 2006. (Simpósio).

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPEd Sul. 2006. (Seminário).

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPEd Sul. 2006. (Seminário).

I EBEC - Encontro Nacional de Estudos da Complexidade. 2005. (Encontro).

I SIFOD - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FORMACIÓN DOCENTE. 2005. (Simpósio).

VIII ENACED - Encontro Nacional de Educação e Ciclos de Estudo. 2005. (Encontro).

X Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. 2005. (Outra).

XXIII Seminário Diocesano de Educação. 2005. (Seminário).

1 Encontro de Equipes Diretivas da l7ª CRE.Palestra para Professores das Equipes Diretivas da l7ª CRE A complexidade do cotidiano escolar'. 2004. (Encontro).

I Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências.I Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências. 2004. (Seminário).

IV Congreso Internacional de Educación Superior. IV Congreso Internacional de Educación Superior. 2004. (Congresso).

IX Jornada de Pesquisa.Participação na IX Jornada de Pesquisa. 2004. (Outra).

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS.OS DESAFIOS DO COTIDIANO ESCOLAR: NOVO CONTEXTO E NOVOS RUMOS. 2004. (Encontro).

VII ENACED - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.Palestra: A complexidade do cotidiano escolar e os desafios de aprender e ensinar. 2004. (Encontro).

26ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED.Participação na 26ª Reunião Anual da ANPED. 2003. (Outra).

Ciclo de Estudos do Curso de Pedagogia.Palestra no Ciclo de Estudos: A Pedagogia na construção de novas racionalidades: uma perspectiva da complexidade.. 2003. (Outra).

Ciclo de Estudos do Curso de Pedagogia.Palestra no Ciclo de Estudos: A Pedagogia na construção de novas racionalidades: uma perspectiva da complexidade. 2003. (Outra).

Ciclo de Estudos para Professores de Estudos Sociais da 17ª Coordenadoria Regional de Educação.Palestra no Ciclo de Estudos: Os paradigmas do conhecimento e o ensino de Ciências Sociais. 2003. (Outra).

Encontro para Alunos do Curso de Pedagogia.Palestra: O Curso de Pedagogia da UNIJUÍ: concepção e operacionalização. 2003. (Encontro).

Forum Permanente para Elaboração doPlano Estadual de Educação.Participação em Painel: Ensino Médio: Novos cenários e paradigmas em educação. 2003. (Outra).

VI Encontro Nacional de Educação.Coordenador do Ciclo de Estudo: Edgar Morin e a Reforma do Pensamento. 2003. (Outra).

XXI Seminário de Educação.Participação no XXI Seminário de Educação da Diocese de Santo Ângelo. 2003. (Seminário).

2 Congresso Terra Brasil. Conferência: A teoria da complexidade: articulação com os diversos saberes. 2002. (Congresso).

V Encontro Nacional de Educação..Coordenador do Ciclo de Estudos: Edgar Morin e a Reforma do Pensamento. 2002. (Outra).

VI Seminário Internacional de Comunicação: Cultura, Poder e Tolerância em um Mundo Complexo.Participação no VI Seminário Internacional de Comuicação. 2002. (Seminário).

XX Seminário de Educação.Participação no XX Seminário de Educação. 2002. (Seminário).

24ª Reunião Anual da ANPEd.24ª Reunião Anual da ANPEd. 2001. (Outra).

IV Encontro Nacional de Educação.Coordenador do Ciclo de Estudo: Prática e teoria: compreensão da unidade. 2001. (Outra).

XIX Seminário de Educação.Participação no XIX Seminário de Educação. 2001. (Seminário).

III Ciclo de Debates sobre Educação Infantil do Curso de Pedagogia no Campus Santa Rosa.Debatedor sobre o tema: A educação infantil na perspectiva de Rousseau. 2000. (Outra).

XVIII Seminário de Educação.Palestra sobre: Processo Escolar: Exclusão ou perspectivas de inclusão. 2000. (Seminário).

22ª Reunião Anual da ANPEd.22ª Reunião Anual da ANPEd. 1999. (Outra).

Encontro dos alunos do Ciclo Básico.Participação em Painel: Globalização, trabalho e educação. 1999. (Outra).

Encontro dos alunos do Curso de Pedagogia.Participação em Painel: Globalização, desemprego e educação. 1999. (Outra).

VI Seminário Internacional de Reestruturação Curricular - século XXI: Qual conhecimento? Qual Currrículo?.VI Seminário Internacional. 1999. (Seminário).

21ª Reunião Anual da ANPEd.21ª Reunião Anual da ANPEd. 1998. (Outra).

Encontro de Professores.Palestra no Encontro para Professores. 1998. (Encontro).

Encontro para Professores da Escola Estadual de 1 Grau São Francisco de Três de Maio.Palestra no Encontro: Reflexão e Ressignificação dos Marcos Referenciais. 1998. (Encontro).

Encontro de Alunos do Curso de Mestrado em Educação nas Ciências.Palestra no Encontro de alunos do Curso de Mestrado: A Pós-modernidade e as tendências pedagógicas. 1997. (Encontro).

Encontro de Professores do Município.Palestra no Encontro de Professores do Município de Alecrim: Paradigmas para a aprendizagem na pós-modernidade. 1997. (Encontro).

Encontro para Professores da E. E. de 1 e 2 Graus Érico Veríssimo.Palestra no Encontro de Professores: Tendências Pedagógicas Atuais. 1997. (Encontro).

Encontro para Professores da Rede Municipal e Estadual.Palestra no Encontro para Professores da Rede Municipal e Estadual. 1997. (Encontro).

Encontro para Professores da Rede Municipal e Estadual.Palestra no Encontro para Professores da Rede Municipal e Estadual: O Projeto político-pedagógico e as tendências atuais em educação. 1997. (Encontro).

Encontro para Professores do Município.Palestra para Professores da Rede Estadual e Municiapl: Paradigmas para a aprendizagem na pós-modernidade. 1997. (Encontro).

Encontro sobre A Educação e as Novas Tecnologis de Comunicação.Participação em Encontro sobre A Educação e as Novas Tecnologias em Educação. 1997. (Encontro).

IV Encontro Internacional de Reestruturação Curricular: identidade social e a contrução do conhecimento. Participação no IV Encontro Internacional de Reestruturação Curricular. 1997. (Congresso).

Palestra: Rumos e prospecção da ciência nas diversas áreas do conhecimento. 1997. (Outra).

Reunião Anual da ANPEd.20ª Reunião Anual da ANPEd. 1997. (Outra).

XV Seminário Diocesano de Educação.XV Seminário Diocesano de Educação. 1997. (Seminário).

Ciclo de Estudos para Diretores de Escolas Estaduais de Três Passos.Palestra no Ciclo de Estudos: Tendências Pedagógicas atuais. 1996. (Outra).

Encontro para alunos do Curso de Mestrado em Educação nas Ciências.Palestra no Encontro para alunos do Curso de Mestrado: Intencionalidade do projeto político-pedagógico. 1996. (Encontro).

Encontro para Professores da Escola Estadual de 1 Grau São Francisco.Palestra para Professores: Referenciais para um Plano Integrado de Escola. 1996. (Encontro).

III Seminário Internacional de Reestruturação Curricular: Novos mapas culturais, novas perspectivas em educação.III Seminário Internacional de Reestruturação Curricular. 1996. (Seminário).

Seminário para Professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino.Palestra no Seminário: Espaço público: Cultura e construção do conhecimento. 1996. (Seminário).

Seminário para Professores e Alunos da E. E. de 1 e 2 Graus João XXIII.Palestra no Seminário: Professor - agente de transformação. 1996. (Seminário).

XIV Seminário Diocesano de Educação Regional: Espaço Público Cultural e Construção do Conhecimento.XIV Seminário Diocesano de Educação Regional. 1996. (Seminário).

XXIV Seminário Regional de Educação: A proposta Neoliberal: Confrontos e Alternativas.XXIV Seminário Regional de Educação. 1996. (Seminário).

Encontro de alunos do Curso de Mestrado em Educação nas Ciências.Palestra para Alunos do Mestrado: Projeto Político-Pedagógico. 1995. (Encontro).

Encontro de Professores da Escola.Palestra no Encontro: O profissional da educação e a crise dos anos 90. 1995. (Encontro).

Encontro de Professores da Escola.Palestra no Encontro: O Profissional da Edcuação e a crise dos anos 90. 1995. (Encontro).

Encontro de Professores do Colégio.Palestra para Professores: O profissional da educação e a crise dos anos 90. 1995. (Encontro).

Encontro dos Professores da E. E. de 1 e 2 Graus Leopoldo Ost.Palestra: O profissional da educação e a crise dos anos 90. 1995. (Encontro).

V Seminário Municipal de Educação emMaurício Cardoso.Palestra: O profissional da educação e a crise dos anos 90. 1995. (Seminário).

XXI Encontro Nacional das A.P.M.(s}.Palestra : L.D.B. - Trâmite e Inovações. 1995. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Tiago Henrique Meggiolaro

SILVA, S. P.;MARTINAZZO, Celso J.; COSSETIN, V.; SILVA, F. D. K.; GUSTSACK, Felipe. Linguagem, conhecimento e imaginário no contexto do pensamento complexo: uma investigação dos modos de ensinar e aprender línguas estrangeiras. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Diego dos Santos Verri

LUFT, Hedi Maria;MARTINAZZO, Celso J.; BUSNELLO, M. B.; WEYH, C. B.. Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliana Giacomelli Griebeler

MARTINAZZO, Celso J.; SILVA, S. P.; STRIEDER, R.. Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Aparecida Silva Dias

STRIEDER, R.;MARTINAZO, Celso José; FELDKERCHER, N.. Tecnologias digitais: interconexões, interdependência e aprendizagens colaborativas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Luciane Zamberlan Pasetto

BOER, N.;MARTINAZO, Celso José; MARQUEZAN, F. F.. Formação inicial em Pedagogia e aprendizagem docente: narrativas de professores dos anos iniciais de escolas de Santa Maria, RS. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana.

Aluno: Tailur Mousquer Martins

MARTINAZZO, Celso J.; COSSETIN, V.; SILVA, S. P.; SCHEID, N. M. J.. A ficção científica na escola: perspectivas para o ensino das ciências. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ângela Balz

SILVA, S. P.;MARTINAZZO, Celso J.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; AZEVEDO, J. C.. Saber docente e interdisciplinaridade no contexto das reformas curriculares do ensino médio no Brasil: um estudo com professores de língua inglesa. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna Barboza Traesel

MARTINAZZO, Celso J.; WESCHENFELDER, Noeli; LUFT, Hedi Maria; ANDRADE, E.. Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Halleyde Souza Ramalho

MARTINAZZO, Celso J.; SILVA, S. P.; LUCAS, D. C.; LANDO, G. A.. O desafio do ensino no curso de Direito em tempos de transição paradigmática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila Sousa da Silva

MARTINAZZO, Celso J.; SILVA, S. P.; LUFT, Hedi Maria; ANDRADE, E.. Perspectivas de formação do tecnólogo em gestão comercial. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ângela Cristina Vieira

MARTINAZZO, Celso J.; SILVA, S. P.; GUSTSACK, Felipe. A linguagem e as novas tecnologias da informação/comunicação no processo de ensino-aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lusiane Cristina Ziemann Tolomini

MARTINAZZO, Celso J.; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella; LUFT, Hedi Maria; ZIEGER, L.. A ação supervisora escolar na contemporaneidade: desafios e possibilidades. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angélica Regina Weeck Freitas

MARTINAZZO, Celso J.; COSSETIN, V.; DRÜGG, Angela; SCHMIDT, C.. Os caminhos da exclusão no processo de inclusão escolar: um estudo de caso de autismo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leandro Renner de Moura

MARTINAZZO, Celso J.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SCHNEIDER, P. R.; SOUZA, A. E.. A educação linguística contemporânea: razões ancoradas no paradigma da linguagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudia Medianeira Noal

MARTINAZZO, Celso J.; GUSTSACK, Felipe; PELLANDA, N. M. C.. Humor em tiras e aprendizagem com adolescentes no espaço escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Neide Teresinha Casarotto

GUSTSACK, Felipe;MARTINAZZO, Celso J.; PELLANDA, N. M. C.. A escola como sistema auto-organizativo: desafios e possibilidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Alexandre Jardim

MARTINAZZO, Celso J.; SILVA, S. P.; SCHNEIDER, P. R.; GUSTSACK, Felipe. Educação e transdisciplinaridade: a inspiração da teoria da complexidade para a (re)organização do pensamento. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Óberson Isac Dresch

MARTINAZZO, Celso J.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SILVA, S. P.; ORMEZZANO, G.. Complexidade e educação escolar: certezas e incertezas em diálogo. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila Mariane Müller Vieira

MARTINAZZO, Celso J.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SARTORI, J.. A PRÁXIS SUPERVISORA EDUCACIONAL: DO CONTROLADORISMO À COORDENAÇÃO. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudete Jurawski

CALLONI, H.; MOLON, S. I.; SANTOS, S. S. C.;MARTINAZZO, Celso J.; DORNELES, Malvina Do Amaral. Auto-ética um estudo da constituição do educador ambiental a partir da noção de metamorfose antropossociológica. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Carla Graziela Rodegueiro Barcelos

CHIES, L. A. B.;MARTINAZZO, Celso J.; MEDEIROS, M. R. A.. A ação do Conselho Tutelar frente à reincidência da vilolação dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2011. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Monica Pinz Alves

BOUFLEUER, José Pedro;MARTINAZZO, Celso J.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. REVISTA NOVA ESCOLA: A (IN)FORMAÇÃO CONTINUADA E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Monica Patricia Bonini

MARTINAZZO, Celso J.; WEYH, C. B.; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella. PEDAGOGIA DE PROJETOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCOLA MARISTA. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Frncini Carla Grzeca

MARTINAZZO, Celso J.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SCHNEIDER, P. R.. O DESAFIO ÉTICO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA PLANETÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA COMPLEXIDADE PARA REPENSAR A ÉTICA. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Francini Carla Grzeca

MARTINAZZO, Celso J.; GUSTSACK, Felipe; SCHNEIDER, P. R.. O DESAFIO ÉTICO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA PLANETÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA COMPLEXIDADE PARA REPENSAR A ÉTICA. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Odair Neitzel

BOUFLEUER, José Pedro;MARTINAZZO, Celso J.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. PÓS-MODERNIDADE E AÇÃO COMUNICATIVA: ANÁLISES PROPOSITIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DA AÇÃO COMUNICATIVA. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rose Aparecida Colognese Rech

MARTINAZZO, Celso J.; ARENHART, L. O.; BOUFLEUER, José Pedro; ZANON, L. B.. O APRENDER A APRENDER: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O ENSINO MILITAR. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Monica Patricia Bonini

MARTINAZZO, Celso J.; WEYH, C. B.; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella. PEDAGOGIA DE PROJETOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Odair Neitzel

BOUFLEUER, José Pedro;MARTINAZZO, Celso J.; ROSSATTO, N. D.. EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA RACIONALIDADE COMUNICATIVA. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flávia Garcia Fernandes

FALKEMBACH, E. M. F.; BOUFLEUER, José Pedro;MARTINAZZO, Celso J.; BARCELOS, E. S.. PROCESSOS EDUCATIVOS TRANSDISCIPLINARES: NOVOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flávia Garcia Fernandes

FALKEMBACH, E. M. F.;MARTINAZZO, Celso J.; BOUFLEUER, José Pedro; ZITKOSKI, J. J.. DIÁLOGO INTER/TRANSDISCIPLINAR COMO DESAFIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: ROSE APARECIDA COLOGNESI RECH

MARTINAZZO, Celso J.; BOUFLEUER, José Pedro; ZANON, L. B.. OS PRINCÍPIOS DO APRENDER A APRENDER: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PRA O ENSINO MILITAR. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Allan Jost Hepp

AUTH, M. A.; MALDANER, Otavio;MARTINAZZO, Celso J.; SOUZA, C. A.. A QUESTÃO PARADIGMÁTICA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: UM VIÉS PARA COMPREENDER O SISTEMA ATUAL DE ENSINO. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cledes Antonio Casagrande

BOUFLEUER, José Pedro; HERMANN, N. M. A.;MARTINAZZO, Celso J.. AÇÃO COMUNICATIVA, INTERSUBJETIVIDADE E APRENDIZAGEM: A ESCOLA ENQUANTO COMUNIDADE EDUCATIVA. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cledes Antonio Casagrande

BOUFLEUER, José Pedro; HERMANN, N. M. A.;MARTINAZZO, Celso J.. AÇÃO COMUNICATIVA, INTERSUBJETIVIDADE E APRENDIZAGEM: A ESCOLA ENQUANTO COMUNIDADE EDUCATIVA. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marta Lorentz

COLLING, Ana Maria;MARTINAZZO, Celso J.; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella. AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO TRÂNSITO. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: MARA LORENTZ

COLLING, Ana Maria;MARTINAZZO, Celso J.; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella; NOGUEIRA, S. V.. "SÓ PODIA SER MULHER": A QUESTÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO TRÂNSITO. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lisete Franke Hartmann

MARTINAZZO, Celso J.; BOUFLEUER, José Pedro; GARCIA, C. B.; MUHL, E. H.. CONCEPÇÃO COMUNICATIVA DO CONHECIMENTO NA AÇÃO PEDAGÓGICA ESCOLAR. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristina Scherbaum

MARTINAZZO, Celso J.; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella; DRÜGG, Angela; FRANCISCO, D. J.. O FRACASSO ESCOLAR E A PSISCOLOGIA: REPENSANDO O PAPEL DO PSICÓLOGO EM RELAÇÃO À QUEIXA ESCOLAR. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciana Pasquali

MARTINAZZO, Celso J.. EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: TECENDO ARGUMENTOS COMPLEXOS A RESPEITO DO BRINCAR. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Aluno: Márcia Regina dos Santos

BOUFLEUER, José Pedro;MARTINAZZO, Celso J.; Lívio Arenhart. A PEDAGOGIA DE PROJETOS: DE SUA FORMULAÇÃO INICIAL A SUA RE-SIGNIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATUAL. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Allan Jost Hepp

MARTINAZZO, Celso J.; MALDANER, Otavio; AUTH, M. A.. A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Raquel Pigatto Trevisan

WESCHENFELDER, Noeli;MARTINAZZO, Celso J.; OLIVEIRA, V. F.. O cotidiano da educação infantil permeado pelas dimensões culturais através do brincar. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Raquel Pigatto Trevisan

WESCHENFELDER, Noeli; OLIVEIRA, V. F.;MARTINAZZO, Celso J.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PERMEADO PELAS DIMENSÕES CULTURAIS ATRAVÉS DO BRINCAR. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cledes Antonio Casagrande

BOUFLEUER, José Pedro;MARTINAZZO, Celso J.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. AÇÃO COMUNICATIVA, INTERSUBJETIVIDADE E APRENDIZAGEM: A ESCOLA ENQUANTO COMUNIDADE EDUCATIVA. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mônica Felipin Vincensi

MARTINAZZO, Celso J.; BUSSMANN, Antônia Carvalho; LONGHI, S. M.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A TEORIA E A PRÁTICA NO FAZER DOCENTE. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliane Colpo

MARTINAZZO, Celso J.; WESCHENFELDER, Noeli. O PERCURSO DA RESSIGNIFICAÇAO DE UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇAO INFANTIL: POR UMA ÉTICA NA EDUCAÇÃO. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rejane Gamarra dos Santos

MARTINAZZO, Celso J.; BOUFLEUER, José Pedro; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. SALA DE AULA E AGIR COMUNICATIVO: NOVAS PERSPECTIVAS DO ENSINAR E DO APRENDER. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Neusete Machado Rigo

MARTINAZZO, Celso J.; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella; COLLING, Ana Maria. O projeto político-pedagógico nas fronteiras da modernidade e da pós-modernidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Aluno: Claudir Miguel Zuchi

SILVA, S. P.;MARTINAZZO, Celso J.; FENSTERSEIFER, P. E.; BATTESTIN, C.; CASAGRANDE, E. A.. Educação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitua de Hannah Arendt e de Richard Sennett. 2019.

Aluno: Claudionei Vicente Cassol

SILVA, S. P.;MARTINAZZO, CELSO JOSÉ; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; FAVERO, A. A.; NOGARO, A.. Ambivalência, educação e solidariedade no horizonte da pluralidade. 2018.

Aluno: Óberson Isac Dresch

MARTINAZZO, Celso J.; BOUFLEUER, J. P.; FENSTERSEIFER, P. E.; ADAMS, A.; CASAGRANDE, E. A.. Para que serve servi? A educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt. 2018. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudionei Vicente Cassol

SILVA, S. P.;MARTINAZZO, Celso J.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; NOGARO, A.; FAVERO, A. A.. Educação e solidariedade: um estudo a partir do contexto paradimático da ambivalência baumaniana. 2017. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriane de Souza Silveira

MARTINAZZO, Celso J.; BORDAS, Merion Campos; DORNELES, Malvina Do Amaral; XAVIER, Maria Luisa Merino; SEVERINO, Antonio Joaquim. Pedagogia da alteridade: tramas e complexidades do ser e do viver. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: VANUSA LIESENFELD

BOZETTO, Ingride M;MARTINAZZO, Celso J.. Avaliação em larga escala: sua complexidade e dimensão. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: SIMONE ÂNGELA MADALOSSO DREHER

BOZETTO, Ingride M;MARTINAZZO, Celso J.. O NASCIMENTO E A CONSOLIDAÇÃO DE UMA CATEGORIA PEDAGÓGICA: A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: SILVANA JANINE MAGANHA

BOZETTO, Ingride M;MARTINAZZO, Celso J.. LIMITES E VALORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniel Luís Steinmetz

MARTINAZZO, Celso J.; BOUFLEUER, José Pedro. Escola: Dimensões e Sentido. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Aluno: Berenice Teresinha Soliani

MARTINAZZO, Celso J.; BORGMANN, Marta. As Políticas Públicas da Inclusão. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Aluno: MARIA EUNICE ANTUNES AQUINO

MARTINAZZO, Celso J.; BORGMAN, Marta. Inclusão Escolar: Políticas e Situações Cotidianas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Aluno: Cledes Casagrande

MARTINAZZO, Celso J.; BOUFLEUER, José Pedro. O Projeto Pedagógico da Rede La Salle de Ensino: Limitações e Possibilidades de sua implementação no Colégio La Salle Medianeira de Cerro Largo - RS. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Aluno: João Pedro de Mello

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Aluno: Themis Helena Patias

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria. AS POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCACIONAIS: PAPEL DO EDUCADOR NESSE CONTEXTO. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Aluno: Rosângela Maria P

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria. LODI. APRENDER NA DIVERSIDADE NOS CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Aluno: FABIANE DE ANDRADE LEITE

MARTINAZZO, Celso J.; ROCKENBACH, Arnildo Laurêncio. AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA ROSA. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Aluno: Mariza Filheiro

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria; DEMOLY, Karla. A influência do emocional no desenvolvimento infantil. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ivanete Perin

MARTINAZZO, Celso J.; ROCKENBACH, Arnildo L; DELLAPIANE, Julieta; RUFINO, Solange. Getão democrática na escola pública. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andreia Schley de Almeida

MARTINAZZO, Celso J.; BOZETTO, Ingride M; CUNEGATTI, Claudia; ALLEBRANDT, Lídia. A construção da linguagem escrita no processo de alfabetização. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosemari Aquemi Tokunaga

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria; DEMOLY, Karla. Educação matemática e a teoria das inteligências múltiplas. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rudi Freiberger

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria. Orientação educacional: um desafio. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janete Vione

MARTINAZZO, Celso J.; DEMOLY, Karla; FIORENTINI, Angela. Alcoolismo e suas interferências no processo da aprendizagem das crianças. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Graziela Cristina Adamski de Moura

MARTINAZZO, Celso J.; MALDANER, Otavio; MELLER, Cléria. Aprendizagem da matemática na dinâmica escola/contexto social. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leocir José Faccio

MARTINAZZO, Celso J.; BOZETTO, Ingride M; WAUTIER, Anne. Por que muitos pais não participam da vida da escola? Estudo de um caso. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Isaura Gross

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria; DEMOLY, Karla. AS REPRESENTAÇÕES SOBRE O DEFICIENTE MENTAL NA VIDA FAMILIAR. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elair Maronesi Lehr

MARTINAZZO, Celso J.; BOZETTO, Ingride M; ALLEBRANDT, Lídia. O prazer de ler. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra Regina Simon Finger

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria; DELLAPIANE, Julieta. O papel do Supervisor Escolar - Um desafio. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mário José Puhl

MARTINAZZO, Celso J.; SANTIAGO, Ana. CURRÍCULO: uma prática de significados. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudia Maicá Beal

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria; SAWITSKI, Rosalvo L. O lúdico como facilitador da aprendizagem. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Zenaide Tesche Heimerdinger

MARTINAZZO, Celso J.; BOZETTO, Ingride M. As vice-direções das unidades de ensino mantidas pela sociedade educacional Três de Maio - Alternativas de reestruturação. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dagma Heinkel

MARTINAZZO, Celso J.; DEMOLY, Karla. O brincar e a aprendizagem na infância. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lisiane Kuhn Hesler

MARTINAZZO, Celso J.; CUNEGATTI, Claudia; DEMOLY, Karla. Leitura prazerosa na alfabetização. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ieda Maria Zalamena Gruber

MARTINAZZO, Celso J.; MELLER, Cléria; LUFT, Hedi Maria; DEMOLY, Karla. Influência do horário de verão em nosso relógio biológico. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rita Maria S

MARTINAZZO, Celso J.; BOZETTO, Ingride M; DEOBALD, Dalva. Dall Agnese. Educação Infantil: o papel do afeto na relação pedagógica. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Norberto Berger

MARTINAZZO, Celso J.; CHRISTENSEN, Tereza. A representação do feminino nos livros didáticos. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dinara Amaral Ehlert

MARTINAZZO, Celso J.; SANTIAGO, Ana. O Supervisor da SMEC como mediador na construção das práticas escolares. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Naima Marmitt Wadi

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria; ALLEBRANDT, Lídia. Processos de leitura e escrita na educação infantil. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Iara Aquino Henn

MARTINAZZO, Celso J.; BOZETTO, Ingride M. Alfabetização popular. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Albina Maciel

MARTINAZZO, Celso J.; ROCKENBACH, Arnildo L; LUFT, Hedi Maria. Educação infantil - Autonomia da criança na escola infantil. 2000 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria da Graça Faccin

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria; DEMOLY, Karla. A disciplina na família e na escola. 1999 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Luís Saling

MARTINAZZO, Celso J.; BONILLA, Maria Helena S. Autonomia ou condicionamento de usuários de informática. 1998 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nair Moreira Ribeiro

MARTINAZZO, Celso J.; VERZA, Severino. A importância dos sentimentos do deficiente mental no processo de alfabetização. 1997 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonilda Vieira de Quadros

MARTINAZZO, Celso J.; BOZETTO, Ingride M. Causas e conseqüêencias da evasão escolar no ensino médio do núcleo de orientação do Ensino Supletivo de Santa Rosa. 1997 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Heloísa de Fátima Mendel e Marlene Traczynski Kempfer

MARTINAZZO, Celso J.; WESCHENFELDER, Noeli. A prática pedagógica e o processo de alfabetização. 1997 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Gasparetto e Elaine Sanagiotto

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria. O planejamento como necessidade para a modificação das práticas pedagógicas de professores que atuam diretamente no processo de educação. 1997 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudia Werle Rocckenbach e Mara Eloísa C

MARTINAZZO, Celso J.; DRÜGG, Angela. Scalco. Relações de desejo: das origens do sujeito ao desejo de saber. 1997 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Natalina Moura de Souza e Rosa Maria Zancan

MARTINAZZO, Celso J.; LUFT, Hedi Maria. A disciplina na sala de aula. 1997 - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jaqueline Picetti

BORGMANN, Marta;MARTINAZZO, Celso J.. O processo de inclusão da criança com necessidades educacionais especiais no âmbito escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

MARTINAZZO, Celso J.. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação Superior - BASis, nomeado pela Portaria N 1751 do MEC, DO 27/10/2006. 2006. Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Orientou

Ana Laura A

Araújo; O fracasso escolar na universidade; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Carla Weber Carvalho

Transdisciplinaridade: perspectivas para um novo aprender; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Alex Durães Barbosa

Educação conservadora e sua interface com o trabalho: um diálogo com Hannah Arendt; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Darlon Almeida

Educação e complexidade: reflexões a partir de Edgar Morin; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Halleyde Souza Ramalho

O DESAFIO DO ENSINO NO CURSO DE DIREITO EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Bruna Barboza Trasel Schönwald

PARA ALÉM DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONTEXTO: O PORTFÓLIO E O REGISTRO DA PRÁXIS DOCENTE; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Ângela Cristina Viera

A LEITURA E A ESCRITA SOB OUTRA PERSPECTIVA: O JEITO ?NOVA GERAÇÃO? DE LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO DA CULTURA DIGITAL; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Lusiane Cristina Ziemann Tolomini

A AÇÃO SUPERVISORA ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Camila Sousa da Silva

PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM GESTÃO COMERCIAL; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Angélica Regina Weeck Freitas

Os caminhos da exclusão no processo de inclusão escolar: um estudo de caso de autismo; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Leandro Renner de Moura

A educação linguística contemporânea: razões ancoradas no paradigma da linguagem; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso José Martinazzo;

Alexandre Jardim

Educação e transdisciplinaridade: A inspiração da teoria da complexidade para a (re)organização do pensamento; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Óberson Isac Dresch

Complexidade e educação escolar: certezas e incertezas em diálogo; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso José Martinazzo;

Camila Mariane Müller Vieira

A PRÁXIS SUPERVISORA EDUCACIONAL: DO CONTROLADORISMO À COORDENAÇÃO; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Monica Patricia Bonini

PEDAGOGIA DE PROJETOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCOLA MARISTA; 2010; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso José Martinazzo;

Francini Carla Grzeca

O DESAFIO ÉTICO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA PLANETÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DA COMPLEXIDADE PARA REPENSAR A ÉTICA; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Rose Aparecida Colognese Rech

O APRENDER A APRENDER: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO MILITAR; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Cristina Scherbaum

O FRACASSO ESCOLAR E A PSICOLOGIA: REPENSANDO O PAPEL DO PSICÓLOGO EM RELAÇÃO Á QUEIXA ESCOLAR; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Lisete Franke Hartmann

CONCEPÇÃO COMUNICATIVA DO CONHECIMENTO NA AÇÃO PEDAGÓGICA ESCOLAR; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Luciane Pasquali

EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: TECENDO ARGUMENTOS COMPLEXOS A RESPEITO DO BRINCAR; 2007; 99 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Mônica Felipin Vincensi

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A TEORIA E A PRÁTICA NO FAZER DOCENTE; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Juliane Colpo

O PERCURSO DA RESSIGNIFICAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: POR UMA ÉTICA NA EDUCAÇÃO; 2006; 150 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Leandro Luiz Lied

POR UMA EDUCAÇÃO HOLÍSTICA: A METAMORFOSE NA EDUCAÇÃO; 2019; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Celso José Martinazzo;

Loiva Evanir Gewehr

EIJ - SESI SANTA ROSA /RS: EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO INFANTO-JUVENIL; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Celso José Martinazzo;

Rosangela Lodi

Aprender na diversidade nos centros de formação de condutores; 2006; 53 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS; Orientador: Celso José Martinazzo;

Anamir da Silva Oliveira

Gestão Escolar Democrática e Cidadania; 2006; 42 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS; Orientador: Celso José Martinazzo;

FABIANE DE ANDRADE LEITE

As Políticas Públicas e a Gestão do sistema municipal de ensino de Santa Rosa; 2006; 46 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS; Orientador: Celso José Martinazzo;

Themis Helena Patias

As Políticas Públicas e Educacionais: Papel do Educador nesse Contexto; 2006; 49 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS; Orientador: Celso José Martinazzo;

João Pedro de Mello

Educação Profissional: Contextualização na Globalização e seus Desafios; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS; Orientador: Celso José Martinazzo;

Leocir Faccio

Por que os alunos não participam da escola?; 2000; 80 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí; Orientador: Celso José Martinazzo;

Maria Vanice Schreiner e Susi Margareth Adam

O pensar crítico na educação como mediação para uma sociedade democrática; 1998; 0 f; Monografia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Celso José Martinazzo;

Aline Jessica Mainardi

REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NUM CONTEXTO MULTICULTURAL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso José Martinazzo;

Daniele Thielke Perini

As novas tecnologias no processo educacional: enfoque na educação infantil; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso José Martinazzo;

Rosemari Amaral

AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso José Martinazzo;

TALITA DE OURDES PAZZE

IDENTIDADE HUMANA: UNIDADE E DIVERSIDADE ENQUANTO DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NORESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Orientador: Celso José Martinazzo;

Rosemari Amaral

AUTONOMIA E APRENDIZAGEM: ESTUDO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DAS LICENCIANDAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso José Martinazzo;

Rosemari Amaral

AUTONOMIA, DISCIPLINA E COMPLEXIDADE: A CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS HUMANAS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso José Martinazzo;

ANA LINA CHERUBINI

O PENSAMENTO COMPLEXO E AS IMPLICAÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Celso José Martinazzo;

Produções bibliográficas

  • MARTINAZZO, Celso J. ; SILVA, S. P. ; LUFT, Hedi Maria . A atualidade do diagnóstico e da crítica de Darcy Ribeiro à educação brasileira. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (UFU. IMPRESSO) , v. 19, p. 166-180, 2020.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O sentido do ato de educar em Edgar Morin. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE) , v. 33, p. 1-17, 2020.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O pensamento transdisciplinar como percepção do real e os desafios educacionais e planetários. EDUCAR EM REVISTA , v. 36, p. 01-17, 2020.

  • MARTINAZZO, CELSO JOSÉ . Transdisciplinary thinking as perception of reality and the educational and planetary challenges. EDUCAR EM REVISTA , v. 36, p. 01-17, 2020.

  • TRASEL, B. B. ; SANTOS, D. D. ; KARLINSKI, L. M. C. ; MARTINAZZO, Celso J. . ?TEMPO E ESPAÇO DE SER CRIANÇA?: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICIPIO DE IJUÍ. CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 34, p. 217-229, 2019.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; SILVA, S. P. ; MARTINS, T. M. . A RELIGAÇÃO DOS SABERES A PARTIR DA SÉRIE COSMOS DE CARL SAGAN. CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 104, p. 151-171, 2018.

  • MOCELIN, CASSIA ENGRES ; MARTINAZZO, CELSO JOSÉ ; GUIMARÃES, GLENY TEREZINHA DURO . A trajetória histórica da constituição do marco legal das Ações Afirmativas. ARGUMENTUM (VITÓRIA) , v. 10, p. 293-308, 2018.

  • TRASEL, B. B. ; MARTINAZZO, Celso J. . Breves considerações sobre a pedagogia, a construção de identidade dos profissionais da educação infantil e a formação continuada. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO , v. 19, p. 01-14, 2018.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; GRIEBELER, J. G. . A dinâmica não linear da educação a distância: um olhar a partir da complexidade. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO) , v. 18, p. 478-493, 2018.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; SCHERER, F. S. ; SILVA, S. P. . TEORIA DA COMPLEXIDADE E RACIONALIDADE JURÍDICA CONTEMPORÂNEA: (RE)PENSANDO A COMPLEXIDADE DOS CONFLITOS. Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 26, p. 91-105, 2018.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; DRESCH, O. I. . Desafios do saber-fazer docente na contemporaneidade.. EDUCACAO EM PERSPECTIVA (ONLINE) , v. 9, p. 381-395, 2018.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A filosofia e a filosofia da educação em elo recorrente. Revista: Educação e Filosofia - 0102-6801 - Educação e Filosofia (UFU. Impresso. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO) , v. 31, p. 01-18, 2017.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; BOZETTO, Ingride M ; ROCKENBACH, Arnildo L . A História do Curso de Pedagogia do Instituto Educacional Dom Bosco de Santa Rosa/RS. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 116, p. 732-744-744, 2017.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Ensinar a viver: o sentido do ato de educar em Edgar Morin.. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP , v. 97, p. 443-446-446, 2016.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; DRESCH, O. I. . O desafio escolar do ensino por disciplina e a necessidde da religação dos saberes. Revista Educação , v. 39, p. 289-299, 2014.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; DRESCH, O. I. . GÊNESE DAS LEIS E DOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA COMPLEXIDADE EM EDGAR MORIN. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP , v. 240, p. 457-461, 2014.

  • MARTINAZO, Celso José . AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagem. Revista da Universidade Vale do Rio Verde , v. 12, p. 455-469, 2014.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; SCHMIDT, A. ; BURG, C. I. . IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO ESCOLAR. Revista Contexto & Educação , v. 92, p. 04-20, 2014.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; GRZECA, F. C. . O desafio ético da educação escolar na era planetária: repensando a ética a partir do entendimento de pensamento complexo. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas , v. 23, p. 129-138, 2014.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; DRESCH, O. I. . A compreensão do princípio da incerteza e suas implicações no processo de educação escolar. Impulso (Piracicaba) , v. 23, p. 45-57, 2013.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; AMARAL, Rosemari . Autonomia e Complexidade: a construção das aprendizagens humanas. Impulso (Piracicaba) , v. 22, p. 49-61, 2012.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; GRZECA, F. C. . A compreensão da ética complexa: desafio para a educação escolar num mundo planetário. Revista teias (UERJ. Online) , v. 12, p. 33-46, 2011.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Identidade Humana: Unidade e Diversidade enquanto Desafios para uma Educação Planetária. Contexto & Educação , v. 84, p. 31-50, 2011.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A modernidade filosófica e os fundamentos pedagógicos da educação moderna. Cogitationes , v. 4, p. 63-80, 2011.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O PENSAMENTO COMPLEXO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA PLANETÁRIA. Contrapontos (UNIVALI) , v. 10, p. 197-208, 2010.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; AMARAL, Rosemari . AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: análise das percepções de licenciandas de um curso de Pedagogia. Espacos da Escola (UNIJUÍ) , v. 1, p. 43-54, 2010.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Reflexões sobre a natureza humana e a educação escolar. Teoria e Prática da Educação , v. 13, p. 55-63, 2010.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O DESAFIO CURRICULAR DA PRODUÇÃO DE SABERES NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. Contrapontos (UNIVALI) , v. 9, p. 3-17, 2009.

  • MARTINAZZO, Celso J. . História e Racionalidade do Curso de Pedagogia: a experiência da Unijuí. Espaços da Escola , v. 61, p. 21-28, 2007.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Pedagogia da Unijuí: formando profissionais da educação. Espaços da Escola , v. 61, p. 42-43, 2007.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PERTINENTES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR COM BASE NO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. Contrapontos (UNIVALI) , v. 7, p. 347-363, 2007.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Contribuições para uma pedagogia e práxis pedagógica na perspectiva do paradigma da complexidade: um olhar epistemológico. Aprender (Portalegre) , Vitória da Conquista, v. N 5, n.-, p. 31-48, 2006.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; CHEROBINI, Ana Lina . O pensamento complexo e as implicações da transdisciplinaridade. Aprender (Portalegre) , Vitória da Conquista, v. N 5, n.-, p. 165-182, 2006.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; CHEROBINI, Ana Lina . PEDAGOGIA E COMPLEXIDADE: implicações e transdisciplinaridade. Contexto & Educação , Ijuí, v. 1, n.73/74, p. 55-72, 2006.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Plano Integrado de Escola: Construção de uma Proposta ou Cumprimento da Lei no Rio Grande do Sul. Espaços da Escola , Ijuí, v. 10, n.39, p. 31-42, 2001.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Paradigmas para a aprendizagem na pós-modernidade. Revista Missioneira, Santo Ângelo, v. 8, p. 47-53, 1997.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Pressupostos filosófico-políticos para uma pedagogia progressista: Histórico-crítica. Educação (São Paulo) , Santa Maria, v. 18, n.2, p. 75-114, 1993.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; SILVA, S. P. (Org.) ; CASSOL, C. V. (Org.) . Complexidade e educação em diálogo. 1. ed. Ijuí e Frederico Westphalen: Unijuí e URI, 2016. v. 1. 257p .

  • MARTINAZZO, Celso J. ; BARBOSA, M. G. ; DRESCH, O. I. . A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2016. v. 1. 192p .

  • MARTINAZZO, Celso J. ; WESCHENFELDER, Noeli (Org.) . O curso de pedagogia da Unijuí e suas interfaces. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2015. v. 1. 232p .

  • MARTINAZZO, Celso J. ; PUHL, M. J. (Org.) . A complexidade e a pluralidade do conhecimento. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. v. 1. 200p .

  • MARTINAZZO, Celso J. ; KREUTZ, Stefani S. (Org.) . Conhecimento e Aprendizagem: o Desafio da Escola Contemporânea. 3. ed. Santa Rosa: Brum vídeo, 2011. v. 1.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; KREUTZ, Stefani S. (Org.) . APRENDIZAGENS NECESSÁRIAS: COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO COM O EDUCANDO E A SOCIEDADE. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2010.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Educação Escolar e outras temáticas: ensaios do pensar complexo. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. v. 1. 138p .

  • MARTINAZZO, Celso J. . A EDUCAÇÃO NO ENCONTRO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2009. v. 1.

  • SCHONARDIE, P. A. (Org.) ; Sandra Mara Mezalira (Org.) ; MARTINAZZO, Celso J. (Org.) . ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO: o desfio da formação de professores. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2008. v. 1. 200p .

  • MARTINAZZO, Celso J. ; Sandra Mara Mezalira (Org.) . TEORIA DA COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: Conexões e confluências. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2007. v. 1. 211p .

  • MARTINAZZO, Celso J. . Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo: razões e perspectivas para uma racionalidade comunicativa na Pedagogia. 1ª. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. v. 1. 232p .

  • MARTINAZZO, Celso J. . A utopia de Edgar Morin: da complexidade à concidadania planetária. 1. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2002. v. 1. 110p .

  • MARTINAZZO, Celso J. . RESUMOS DAS MONOGRAFIAS DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO(LATO SENSU) EM EDUCAÇÃO (1998-2000). 1. ed. IjuÍ: Editora UNIJUÍ, 2000. v. 1. 191p .

  • MARTINAZZO, Celso J. . HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES: Formação, Experiencias e Práticas. 1. ed. IjuÍ: Editora Unijuí, 2000. v. 1. 189p .

  • MARTINAZZO, Celso J. . Educação e conhecimento: da exclusão à cidadania. 1. ed. iJUÍ: UNIJUÍ, 1999. v. 1. 126p .

  • MARTINAZZO, Celso J. . A educação e a complexidade no novo milênio. 1. ed. IJUÍ: UNIJUÍ, 1998. v. 1. 72p .

  • MARTINAZZO, Celso J. . Resumos das Monografias de Pós-Graduação em Educação (1996-1998). 1. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 1998. v. 1. 80p .

  • MARTINAZZO, Celso J. . A EDUCAÇÃO E A COMPLEXIDADE NO NOVO MILÊNIO. 1. ed. IJUÍ: Editora UNIJUÍ, 1998. v. 1. 72p .

  • MARTINAZZO, Celso J. ; SILVA, S. P. . O pensamento complexo e os delírios da razão. In: ALVES, Maria Dolores F.; PETRAGLIA, Izabel Cristina, GUÉRIOS, Ettiène Cordeiro. (Org.). Prosa, poesia, saberes e sabedoria em tempos de pandemia. 1ed.Maceió/AL: Edufal, 2021, v. 1, p. 228-238.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Pedagogia e educação escolar sob o olhar da complexidade: desafios e perspectivas para uma Pedagogia Complexa. In: SÃ, Ricardo Antunes de Sã; BEHRENS, Marilda Aparecida. (Org.). Teoria da Complexidade: contriabuições epistemológicas e metodológicas para uma Pedagogia Complexa. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 169-188.

  • WEYH, L. F. ; MARTINAZO, Celso José ; SILVA, S. P. . A REFORMA EDUCACIONAL À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO: UM ENSAIO A PARTIR DE EDGAR MORIN. In: Tarcisio Dorn de Oliveira. (Org.). DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2019, v. 1, p. 225-238.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; BERGMANN, L. M. . APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR DA COMPLEXIDADE. In: Gabriella de Menezes Baldão. (Org.). Gestão do conhecimento, tecnologia e inovação. 1ed.Ponta Grosa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 42-51.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; GUERIOS, E. ; PISKE, F. H. R. ; SOEK, A. M. ; SILVA, E. J. . O sentido do ato de educar em Edgar Morin. In: Ettiène Guérios; Fernanda H. R. Piske; Ana Maia Soek; Eloiza Jaguelte Silva. (Org.). Complexidade e educação: diálogos epistemológicos transformadores. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 97-114.

  • MOCELIN, C. E. ; MARTINAZZO, Celso J. . O debate sobre as ações afirmativas no serviço social: uma análise a partir dos periódicos da área. In: UFSMBruna Pereira Alves Fiorin: Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). EDUCAÇÃO SUPERIOR: desafios para a não compartimentação dos saberes. 1ed.Santa Maria - RS: Facos-UFSM, 2017, v. 1, p. 317-327.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; GRIEBELER, J. G. . A DINÂMICA NÃO LINEAR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR A PARTIR DA COMPLEXIDADE. In: Hedi Maria Luft, Cláudia Maria Seger. (Org.). Cidadania, esperança, mudança: qual educação é possível?. 1ed.Santa Rosa: Ed. Z Comunic, 2017, v. 1, p. 38-48.

  • TRASEL, B. B. ; MARTINAZZO, Celso J. . A FORMAÇÃO CONTINUADA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES POSSÍVEIS. In: Hedi Maria Luft, Cláudia Maria Seger. (Org.). Cidadania, esperança, mudança: qual educação é possível?. 1ed.Santa Rosa - RS: Ed. Z Comunic, 2017, v. 1, p. 285-290.

  • BERGMANN, L. M. ; MARTINAZZO, Celso J. . APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O OLHAR DA COMPLEXIDADE. In: Hedi Maria Luft, Cláudia Maria Seger. (Org.). Cidadania, esperança, mudança: qual educação é possível?. 1ed.Santa Rosa - RS: Ed. Z Comunic, 2017, v. 1, p. 93-103.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A Filosofia e a Filosofia da Educação em elo recursivo. In: Celso José Martinazzo; Manuel Gonçalves Barbosa; Óberson Isac Dresch. (Org.). A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2016, v. 1, p. 45-66.

  • BOUFLEUER, J. P. ; FENSTERSEIFER, P. E. ; SILVA, S. P. ; SCHNEIDER, P. R. ; COSSETIN, V. ; MARTINAZZO, Celso J. . O pedagógico, o ético e o político em suas vinculações com a educação. In: CALLAI, Helena C.. (Org.). Educação nas ciências: memórias de ideias e práticas. Ijuí: Unijuí, 2016.. 14ed.Ijuí: Unijuí, 2016, v. 1, p. 75-90.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; BARBOSA, M. G. . A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. In: Celso José Martinazzo; Manuel Gonçalves Barbosa; Óberson Isac Dresch. (Org.). A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2016, v. 1, p. 19-44.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; BOZETTO, Ingride M ; ROCKENBACH, Arnildo Laurêncio . A HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO EDUCACIONAL DOM BOSCO DE SANTA ROSA. In: Celso José Martinazzo; Noeli Valentina Weschenfelder. (Org.). O curso de pedagogia da Unijuí e suas interfaces. 1ed.Ijúí: Editora Unijuí, 2015, v. 1, p. 65-95.

  • MARTINAZZO, Celso J. . REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE PESQUISA: Uma Compreensão Com Base no Pensar Complexo. In: Celso José Martinazzo; Noeli Valentina Weschenfelder. (Org.). O curso de pedagogia da Unijuí e suas interfaces. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2015, v. 1, p. 121-143.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; GRZECA, F. C. . A Ética na era planetária: um desafio para a educação escolar. In: Woltmann, Angelita; LINCK, Ieda Márcia Donati; NEUBAUER, Vanessa Steigleder. (Org.). A condição humana e seu problema universal. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 63-78.

  • LUFT, Hedi Maria ; MARTINAZZO, Celso J. . OS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO; Histórico. In: LUFT, Hedi Maria; FRANTZ, Walter. (Org.). Professor, família, escola e os processos de inclusão. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2014, v. 1, p. 107-120.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O curso de Pedagogia da Unijuí: racionalidade e inquietações. In: Anna Rosa Fontella Santiago; Iselda Teresinha Sausen Feil; Lídia Inês Allebrandt.. (Org.). O curso de pedagogia da Unijuí ? 55 anos. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2013, v. 1, p. 81-102.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Inclusão: o desafio ético para a educação escolar. In: COLPO, Juliane; RAVASIO, M. H.; SCHNEIDER, R.; WERLE, V.. (Org.). Diálogos sobre educação inclusiva: (im)possibilidades. 1ed.Uberaba: Edigraf, 2013, v. 1, p. 11-26.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O PENSAMENTO COMPLEXO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA PLANETÁRIA. In: Celso José Martinazzo; Mário José Puhl. (Org.). A complexidade e a pluralidade do conhecimento. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2013, v. 1, p. 9-34.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O desafio ético para uma educação escolar intercultural. In: Adalberto Dias de Carvalho. (Org.). Interculturalidade, educação e encontro de pessoas e povos. 1ed.Porto/Portugal: Edições Afrontamento, 2013, v. 1, p. 67-74.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; MAINARDI, A. J. . Reflexões acerca da importância do diálogo no processo de ensino-aprendizagem num contexto multicultural. In: LUFT, Hedi Maria; FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca; CASAES, Juliana Borba de.. (Org.). Freire na agenda da educação: conhecimento, diálogo, esperança. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2012, v. 1, p. 115-127.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Reflexões sobre a natureza humana e a educação escolar. In: ALMEIDA, Cleide; PETRAGLIA, Izabel. (Org.). Estudos de complexidade 4. 1ed.São Paulo: Editora Xamã, 2010, v. 04, p. 15-27.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A teoria da complexidade e o olhar investigativo na pesquisa e nas ciências. Educação Escolar e outras temáticas: ensaios do pensar complexo. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2009, v. 1, p. 11-33.

  • NASCIMENTO, L. A. ; MARTINAZZO, Celso J. . A formação de professores na contemporaneidade: desafios e perspectivas. In: MARTINAZZO, Celso José. (Org.). Educação escolar e outras temáticas: ensaios do pensar complexo. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2009, v. 1, p. 85-105.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; FALKEMBACH, E. M. F. ; ZANON, L. B. . O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO: o desafio da formação de professores. In: MARTINAZZO, Celso José; FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca; ZANON, Lenir Basso. (Org.). ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO: o desafio da formação de professores. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2008, v. 1, p. 13-32.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; BÜTTENBENDER, Pedro Luís . CAMPUS SANTA ROSA DA UNIJUÍ: Gênese e Evolução. In: Pedro Luís Büttenbender. (Org.). EDUCAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO: A experiência da Unijuí na Região Fronteira Noroeste-RS. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2007, v. -, p. 39-58.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; NUNES, Claudia Maria Costa . POSSIBILIDADES DE SUCESSO ESCOLAR: das formulações tradicionais aos princípios da teoria dos sistemas complexos. In: MARTINAZZO, Celso José; MEZALIRA, Sandra Mara. (Org.). TEORIA DA COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: Conexões e confluências. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2007, v. 1, p. 12-24.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A complexidade do cotidiano escolar e os desafios de aprender e de ensinar. In: ASSUMPÇÃO, Eracilda de e COSTA, Marinês U.. (Org.). Organização Curricular da Educação Básica. 1ed.Frederico Westphalen: Ed. URI, 2006, v. 1, p. 81-96.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Complexidade. In: GONZÁLEZ, Fernando J. e FENSTERSEIFER, Paulo E.. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 1ed.Ijuí: Ed. Unijuí, 2005, v. 1, p. 87-89.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; CHEROBINI, Ana Lina . Transdisciplinaridade. In: GONZÁLEZ, Fernando J. e FENSTERSEIFER, Paulo E.. (Org.). Dicionário Critico de Educação Física. 1ed.Ijuí: Ed. Unijuí, 2005, v. 1, p. 410-412.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; CHEROBINI, Ana Lina . Multidisciplinaridade. In: GONZÁLEZ, Fernando J. e FENSTERSEIFER, Paulo E.. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 1ed.Ijuí: Ed. Unijuí, 2005, v. 1, p. 297-300.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Hermenêutica filosófica e práxis educativa. In: GARCIA, Claudio B.; BACKES, Edirles M.; VERONESE, Luciane G.. (Org.). Linguagem, escrita e mundo 2. 1ed.Ijui: Editora UNIJUÍ, 2002, v. 4, p. 12-35.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Recorte e trajetória da vida de um professor. In: MARTINAZZO, Celso José. (Org.). Histórias de vida de professores: formação, experiências e práticas. 2ed.Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2000, v. -, p. 53-77.

  • ROCKENBACH, Arnildo L ; ROHR, J. A. ; MARTINAZZO, Celso J. . PEREGRINAÇÃO À TERRA SANTA II. Jornal Noroeste, SANTA ROSA - RS, p. 13 - 13, 16 jun. 2008.

  • ROCKENBACH, Arnildo Laurêncio ; ROHR, J. A. ; MARTINAZZO, Celso J. . PEREGRINAÇÃO À TERRA SANTA III. Jornal Noroeste, Santa Rosa, p. 06 - 06, 23 maio 2008.

  • ROCKENBACH, Arnildo Laurêncio ; MARTINAZZO, Celso J. ; ROHR, J. A. . PEREGRINAÇÃO À TERRA SANTA I. Jornal Noroeste, Santa Rosa - RS, p. 08 - 08, 02 maio 2008.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Paradigmas do Conhecimento: concepção e história. Espaços da Escola, Ijuí, p. 23 - 27, 23 out. 2007.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Pedagogia UNIJUÍ: formando profissionais da educação. NOROESTE, Santa Rosa, p. 10 - 10, 09 ago. 2007.

  • MARTINAZZO, Celso J. . UNIJUÍ na Fenasoja. UNIagenda, Ijuí, p. 2 - 2.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Avaliação Institucional. UNIagenda, iJUÍ, p. 2 - 2.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Motivação para o planejamento. UNIagenda, Ijuí, p. 2 - 2.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Pesquisa: a especificidade em Santa Rosa. UNIagenda, Ijuí, p. 2 - 2.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Campus Santa Rosa da UNIJUÍ. UNIagenda, Ijuí, p. 2 - 2.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; BOZETTO, Ingride M ; ROCKENBACH, Arnildo L . A história do curso de Pedagogia do Instituto Educacional Dom Bosco de Santa Rosa. In: XVIII Encontro Nacional de Educação e ciclo de Estudos da Pedagogia, 2015, Santa Rosa. A educação e a formação docente. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2015. v. 1. p. 01-13.

  • MARTINAZO, Celso José ; ERTHAL, C. D. ; LIMA, P. F. C. . EDGAR MORIN: O PEDAGOGO CONTEMPORÂNEO DA COMPLEXIDADE. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLO DE ESTUDOS DA PEDAGOGIA, 2014, IJUÍ. XVII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLO DE ESTUDOS DA PEDAGOGIA. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. v. 1. p. 1-9.

  • MARTINAZO, Celso José . Reflexões sobre o processo de pesquisa: uma compreensão com base no pensar complexo. In: X ANPED SUL, 2014, Florianópolis. Textos Completos da X ANPED SUL. Florianópolis: X anped sul, 2014. v. 1. p. 1-19.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O desafio ético para uma educação escolar intercultural. In: IV Congresso Internacional da SOFELP - Interculturalidade, Educação e Encontro de Pessoas e Povos, 2013, Assomada e Praia em Cabo Verde. Atas do IV Congresso Internacional da SOFELP - Interculturalidade, Educação e Encontro de Pessoas e Povos. Praia - Cabo Verde: Editora da Universidade de Santiago, 2013. v. 1. p. 1-9.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; DRESCH, O. I. . O DESAFIO ESCOLAR DO ENSINO POR DISCIPLINA E A NECESSIDADE DA RELIGAÇÃO DOS SABERES. In: XVI Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia, 2013, Santa Rosa. ENACED - XVI Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2013. v. 1. p. 1-14.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; SCHMIDT, A. ; BURG, C. I. . IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO ESCOLAR. In: VI ENACED - Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia, 2013, Santa Rosa. O Profissional da Educação: Relações, Identidade e o Cuidado. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. v. 1. p. 1-12.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; PERINI, D. T. . As novas tecnologias no processo educacional: enfoque na educação infantil. In: XV ENACED - Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia, 2012, Santa Rosa. Aprendizagem humana e diversidade cultural. Ijuí: Editora Unijuí, 2012. v. 1. p. 01-11.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; GRZECA, F. C. . O desafio ético da educação escolar na era planetária: repensando a ética a partir da complexidade. In: XV ENACED - Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia, 2012, Santa Rosa. Aprendizagem humana e diversidade cultural. Ijuí: Editora Unijuí, 2012. v. 1. p. 1-11.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIJUÍ: RACIONALIDADE E INQUIETAÇÕES. In: IX ANPEDSUL, 2012, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica. Caxias do Sul: UCS - Caxias do Sul, 2012. v. 1. p. 1-11.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; GRZECA, F. C. . O DESAFIO ÉTICO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA PLANETÁRIA: REPENSANDO A ÉTICA A PARTIR DA COMPLEXIDADE. In: IX ANPEDSUL, 2012, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica. Caxias do Sul: UCS - Caxias do Sul, 2012. v. 1. p. 1-11.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; ERTHAL, C. D. . Comenius no Contexto da modernidade. In: Salão do Conhecimento, 2012, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2012. v. 1. p. 1-6.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; GRZECA, F. C. . A compreensão da ética complexa: desafio para a educação escolar num mundo planetário. In: XIV ENACED - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2011, Santa Rosa. ENACED - XIV Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia. Santa Rosa - RS: Brum Video, 2011. v. 1. p. 1-13.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; MAINARDI, A. J. . REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NUM CONTEXTO MULTICULTURAL. In: XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2011, SANTA ROSA - RS. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire. SANTA ROSA - RS: Brum Vídeo, 2011. v. 1. p. 1-9.

  • AMARAL, Rosemari ; MARTINAZZO, Celso J. . AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - ENACED, 2010, Santa Rosa. APRENDIZAGENS NECESSÁRIAS: COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO COM O EDUCANDO E A SOCIEDADE. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2010. v. 1. p. 1-11.

  • GRZECA, F. C. ; MARTINAZZO, Celso J. . A DIMENSÃO ÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUDCAÇÃO: reflexões a partir do componente curricular de Ética do Profissional de Educação. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2010, SANTA ROSA. APRENDIZAGENS NECESSÁRIAS: COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO COM O EDUCANDO E A SOCIEDADE. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2010. v. 1. p. 1-13.

  • MARTINAZZO, Celso J. . AMBIENTES VIRTUAIS: ENFATIZANDO A AUTONOMIA E A APRENDIZAGEM. In: VIII ENCONTRO - ANPED SUL 2010, 2010, Londrina. Anais do VIII - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul. Londdrina, 2010. v. 1. p. 01-14.

  • GRZECA, F. C. ; MARTINAZZO, Celso J. . A DIMENSÃO ÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. In: VIII ANPED SUL 2010, 2010, Londrina. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED 2010. Londrina, 2010. v. 1. p. 1-12.

  • MARTINAZZO, Celso J. . IDENTIDADE HUMANA: UNIDADE E DIVERSIDADE ENQUANTO DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA. In: SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010, FORTALEZA. SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2010. v. 1. p. 01-06.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PERTINENTES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. In: SETE SABERES NECESSÁRIOS Á EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010, FORTALEZA. SETE SABERES NECESSÁARIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE. FORTALEZA: Universidade Estadual do Ceará, 2010. v. 1. p. 01-06.

  • AMARAL, Rosemari ; MARTINAZZO, Celso J. . AUTONOMIA E APRENDIZAGEM: ESTUDO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DAS LICENCIANDAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDDUCAÇÃO E CICLO DE ESTUDOS, 2009, SANTA ROSA. XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLO DE ESTUDOS. IJUÍ: UNIJUÍ, 2009. v. 1. p. 1-15.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O DESAFIO CURRICULAR DA PRODUÇÃO DE SABERES NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLO DE ESTUDOS, 2009, SANTA ROSA. XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLO DE ESTUDOS. IJUÍ: UNIJUÍ, 2009. v. 1. p. 1-14.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; AMARAL, Rosemari . AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ESTUDO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DAS LICENCIANDAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2009, SÃO LEOPOLDO. Educação e Tecnologias: Sujeitos (des)contectados?. São Leopoldo: Casa Leiria - O Espaço dos Livros Eletrônicos, 2009. v. 1. p. 1-15.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O DESAFIO CURRICULAR DA PRODUÇÃO DE SABERES NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2009, SÃO LEOPOLDO. Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?. São Leopoldo: Casa Leiria-O Espaço dos Livros Eletrônicos, 2009. v. 1. p. 1-15.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O PENSAR COMPLEXO: EXIGÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA PLANETÁRIA. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE, 2008, SANTA ROSA. IV SINFORMA. Ijuí: Unijuí, 2008. v. 1. p. 01-08.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; AMARAL, Rosemari . AUTONOMIA E COMPLEXIDADE: a construção das aprendizagens humanas. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE, 2008, SANTA ROSA. IV SINFORMA. Ijuí: Unijuí, 2008. v. 01. p. 01-09.

  • NASCIMENTO, L. A. ; MARTINAZZO, Celso J. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NOVAS EXIGÊNCIAS E DESAFIOS NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE, 2008, SANTA ROSA. IV SINFORMA. Ijuí: Unijuí, 2008. v. 01. p. 01-08.

  • MARTINAZZO, Celso J. . REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA HUMANA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2008, Itajaí. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Pesquisa em educação e Inserção Social, 2008. v. 1. p. 01-14.

  • NASCIMENTO, L. A. ; MARTINAZZO, Celso J. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. In: VII SEMINÁRIO DE PESUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2008, Itajaí. VII ANPEDSUL - PESQUISA E INSERÇÃO SOCIAL. Itajaí, 2008. v. 1. p. 01-13.

  • AMARAL, Rosemari ; MARTINAZZO, Celso J. . AUTONOMIA E COMPLEXIDADE: A CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS HUMANAS. In: XVI Seminário de Iniciação Científica, 2008, Santa Rosa. ENERGIA E ALIMENTOS. Ijuí: UNIJUÍ, 2008. v. 1.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; AMARAL, Rosemari . Autonomia e complexidade: a construção das aprendizagens humanas. In: III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, diversidade e formação pedagógica, 2008, Passo Fundo. III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, diversidade e formação pedagógica. Passo Fundo: UPF, 2008. v. 1.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PERTINENTES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. In: VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação, 2006, Santa Maria. VI ANPEd - Sul, 2006. p. 1-16.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; NUNES, Claudia Maria Costa . POSSIBILIDADES DE SUCESSO ESCOLAR: DAS FORMULAÇÕES TRADICIONAIS AOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DOS SISTEMAS COMPLEXOS. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE, 2006, SANTA ROSA. SINFORMA - III Simpósito Internacional sobre Formação Docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. v. 1. p. 1-10.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A complexidade do cotidiano escolar e a constução de conhecimentos pertinentes. In: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ABRANGÊNCIA DA 17ª COORDENADORIA REGINAL DE EDUCAÇÃO, 2006, SANTA ROSA. PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ABRANGÊNCIA DA 17ª COORDENADORIA REGINAL DE EDUCAÇÃO. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. v. 1. p. 11-19.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A complexidade no cotidiano escolar e os desafios do aprender e ensinar. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLOS DE ESTUDOS, 2005, Santa Rosa. VII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLOS DE ESTUDOS: A COMPLEXIDADE DO COTIDIDANO ESCOLAR E OS DESAFIOS DE APRENDER E ENSINAR. Ijuí: Ed. Unijui, 2005. v. 1. p. 51-78.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Edgar Morin e a reforma do pensamento. In: V ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLO DE ESTUDOS E DEBATES, 2002, SANTA ROSA. Avaliando a avaliação: pesquisa e formação de professores, 2002. v. -. p. 75-78.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Prática e teoria: compreensão da unidade. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO e CICLO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2001, SANTA ROSA. RESSIGNIFICANDO O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE TRABALHADORES. IJUÍ: Editora UNIJUÍ, 2000. p. 87-92.

  • TRASEL, B. B. ; MARTINAZZO, Celso J. . A FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONTEXTO: A POSSIVEL PRÁXIS PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Anais de Resumos do II Seminário Internacional e VIII Seminário Estadual de Educação, 2017, Cruz Alta - RS. DOCÊNCIA EM EVIDÊNCIA: DESAFIOS DO CONTEMPORÂNEO. Cruz Alta: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade de Cruz Alta, 2017. v. 05. p. 163-169.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; SCHMITT, D. L. ; PUNDRICH, P. L. . Currículo Intercultural: desafio para a educação escolar. In: 21 Seminário de Iniciação Científica e 18 Jornada de Pesquisa, 2013, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento - 2013. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. v. 1. p. 1-3.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; ERTHAL, C. D. . A OBRA DE DARCY RIBEIRO: HERANÇA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. In: 21 Seminário de Iniciação Científica e 18 Jornada de Pequisa, 2013, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento - 2013 -. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. v. 1. p. 1-3.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; DUARTE, L. R. . EDUCAÇÃO E RACIONALIDADE HUMANA: CONSTRUINDO RELAÇÕES DE ALTERIDADE, DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA SOCIAL. In: 21 Seminário de Iniciação Científica e 18 Jornada de Pesquisa, 2013, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento - 2013 - "Ciência, Saúde e Esporte". Ijuí: Editora Unijuí, 2013. v. 1. p. 1-3.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; MAINARDI, A. J. . Reflexões acerda da importância do diálogo no processo de ensino-aprendizagem num contexto multicultural. In: Salão do Conhecimento: XIX Seminário de Iniciação Científica, 2011, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Unijuí, 2011. v. 1. p. 0-5.

  • MARTINAZZO, Celso J. . IDENTIDADE HUMANA: UNIDADE E DIVERSIDADE ENQUANTO DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA. In: XV Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2010, Santa Rosa. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O DESAFIO CURRICULAR DA PRODUÇÃO DE SABERES NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. In: XIV JORNADA DE PESQUISA DA UNIJUÍ, 2009, SANTA ROSA. XVI Seminário de Iniciação Científica; XIV Jornada de Pesquisa e X Jornada de Extensão. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • PAZZE, T. L. ; MARTINAZZO, Celso J. . IDENTIDADE HUMANA: UNIDADE E DIVERSIDADE ENQUANTO DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ, 2009, Ijuí e Santa Rosa. XVII Seminário de Iniciação Científica; XIV Jornada de Pesquisa e X Jornada de Extensão. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • AMARAL, Rosemari ; MARTINAZZO, Celso J. . AUTONOMIA E APRENDIZAGEM: estudo a partir das percepções das licenciandas de um curso de Pedagogia. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, 2009, Santa Rosa. XVII Seminário de Iniciação Científica; XIV Jornada de Pesquisa e X Jornada de Extensão. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; FALKEMBACH, E. M. F. ; ZANON, L. B. . O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: ENERGIA E ALIMENTOS: XIII Jornada de Pesquisa, 2008, Ijuí. ENERGIA E ALIMENTOS. Ijuí: UNIJUÍ, 2008. v. 1.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; AMARAL, Rosemari ; ALVES, N. J. M. . SANTO AGOSTINHO: APRENDIZAGEM COM/NA INSPIRAÇÃO DIVINA. In: XV Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ, 2007, Campus Santa Rosa. O FUTURO DO PLANETA TERRA. IJUÍ: UNIJUÍ, 2007. v. 1.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A TEORIA DA COMPLEXIDADE E O OLHAR INVESTIGATIVO NA PESQUISA E NAS CIÊNCIAS. In: XII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2007, Campus Santas Rosa da UNIJUÍ. O FUTURO DO PLANETA TERRA. IJUÍ: UNIJUÍ, 2007. v. 1.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; NASCIMENTO, L. A. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. In: XII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2007, Campus Santa Rosa da UNIJUÍ. O FUTURO DO PLANETA TERRA. IJUÍ: UNIJUÍ, 2007. v. 1.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; NUNES, Claudia Maria Costa . POSSIBILIDADES DE SUCESSO ESCOLAR: DAS FORMULAÇÕES TRADICIONAIS AOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DOS SISTEMAS COMPLEXOS. In: IV Salão de Pesquisa SETREM, 2006, Três de Maio - RS. Anais 2006, 2006. v. 1. p. 75-77.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; NUNES, Claudia Maria Costa . POSSIBILIDADES DE SUCESSO ESCOLAR: DAS FORMULAÇÕES TRADICIONAIS AOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DOS SISTEMAS COMPLEXOS. In: XI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2006, IJUÍ. O Ser na Sociedade do Conhecimento, 2006.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Contribuições para uma Pedagogia e práxis pedagógica na perspectiva do paradigma da complexidade: um olhar epistemológico. In: 1 Encontro Brasileiro de Estudos da Complexidade, 2005, Curitiba. 1 EBEC - Encontro Brasileiro de Estudos da Complexidade, 2005.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A modernidade filosófica e os fundamentos pedagógicos da educação moderna. In: I Seminário Nacional de Filosofia e Educação, 2004, Santa Maria, 2004.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Contribuições para uma pedagogia na perspectiva do paradigma da complexidade: um olhar epistemológico. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR, 2004, Havana. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR, 2004.

  • MARTINAZZO, Celso J. . O PENSAMENTO COMPLEXO E IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA O CAMPO DA PEDAGOGIA. In: IX Jornada de Pesquisa, 2004, Santa Rosa. IX JORNADA DE PESQUISA - LIVRO DE RESUMOS. Ijuí: Editora Unijuí, 2004. v. 1. p. 182-182.

  • MARTINAZZO, Celso J. . HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E PRÁXIS EDUCATIVA. In: VI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2001, Santa Rosa. VI JORNADA DE PESQUISA DA UNIJUÍ. IJUÍ: Editora Unijuí, 2001. v. I. p. 151-151.

  • MARTINAZZO, Celso J. . AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DOS ALUNOS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) EM EDUCAÇÃO. In: V JORNADA DE PESQUISA, 2000, SANTA ROSA. V JORNADA DE PESQUISA. Ijuí: EDITORA UNIJUÍ, 2001. v. I. p. 128-128.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Plano Integrado de Escola - Construção de uma Proposta ou Cumprimento da Lei no Rio Grande do Sul. In: IV Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 1999, Santa Rosa, 1999.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Plano Integrado de Escola - Construção de uma Proposta ou Cumprimento da Lei no Rio Grande do Sul?. In: 22ª Reunião Anual da ANPEd, 1999, Caxambu. Diversidade e Desigualdade: Desafios para a Educação na fronteira do Século, 1999. v. I. p. 282-282.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Plano Integrado de Escola - Construção de uma Proposta ou Cumprimento da Lei no Rio Grande do Sul. In: IV Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 1999, IJUÍ, 1999.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Edgar Morin: Complexidade e Educação Escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BERGMANN, L. M. ; MARTINAZZO, Celso J. . Aprendizagem e Educação a Distância: Reflexões Sobre o Olhar da Complexidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOCELIN, C. E. ; MARTINAZZO, Celso J. . A trajetória histórica das ações afirmativas e o Serviço Social: reflexões a partir da constituição do seu arcabouço legal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GRIEBELER, J. G. ; MARTINAZZO, Celso J. . A DINÂMICA NÃO LINEAR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR A PARTIR DA COMPLEXIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TRASEL, B. B. ; MARTINAZZO, Celso J. . A Formação Continuada em Contexto Como Possibilidade de Práxis Docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOCELIN, C. E. ; MARTINAZZO, Celso J. . O debate sobre as ações afirmativas no Serviço Social: uma análise a partir dos peiódicos da área. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; BARBOSA, M. G. . Educação escolar em um mundo complexo e multicultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; BOZETTO, Ingride M ; ROCKENBACH, Arnildo L . A história do curso de Pedagogia do Instituto Educacional Dom Bosco de Santa Rosa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZO, Celso José ; ERTHAL, C. D. ; LIMA, P. F. C. . EDGAR MORIN: O PEDAGOGO CONTEMPORÂNEO DA COMPLEXIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Complexidade: um outro olhar sobre o mundo, a aprendizagem e o conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; ERTHAL, C. D. ; LIMA, P. F. C. . Edgar Morin: o pedagogo contemporâneo da complexidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Reflexões sobre o processo de pesquisa: uma compreensão com base no pensar complexo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; DRESCH, O. I. . O DESAFIO ESCOLAR DO ENSINO POR DISCIPLINA E A NECESSIDADE DA RELIGAÇÃO DOS SABERES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . O desafio ético para uma educação escolar intercultural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Conhecimento complexo e religação de saberes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Interdisciplinaridade: Princípio de articulação da EJA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . OS DESAFIOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Desafios da Educação Contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; PERINI, D. T. . As novas tecnologias no processo educacional: enfoque na educação infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; GRZECA, F. C. . O desafio ético da educação escolar na era planetária: repensando a ética a partir da complexidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . POLITECNIA: conceito, relação parte-totalidade, teoria e prática.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; ERTHAL, C. D. . Comenius no contexto da modernidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; BELATO, D. ; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo . 55 anos da Pedagogia: racionalidade e uas dimensões éticas, políticas e epistemológicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; GRZECA, F. C. . A compreensão da ética complexa: desafio para a educação escolar num mundo planetário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; MAINARDI, A. J. . REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NUM CONTEXTO MULTICULTURAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Pesquisa e Elaboração de Projetos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; SCHNEIDER, P. R. ; ADAMS, A. . Painel: Da Ética e da técnica na educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Educação contemporânea: identidade e diversidade cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL, Rosemari ; MARTINAZZO, Celso J. . AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRZECA, F. C. ; MARTINAZZO, Celso J. . DIMENSÃO ÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUDCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DO COMPONENTE CURRICULAR DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRZECA, F. C. ; MARTINAZZO, Celso J. . A DIMENSÃO ÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINAZZO, Celso J. . AMBIENTES VIRTUAIS: ENFATIZANDO A AUTONOMIA E A APRENDIZAGEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Coordenador de Mesa de apresentações de Trabalhos Científicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . IDENTIDADE HUMANA: UNIDADE E DIVERSIDADE ENQUANTO DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Pesquisa e Elaboração de Projeto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PERTINENTES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . IDENTIDADE HUMANA: UNIDADE E DIVERSIDADE ENQUANTO DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARAL, Rosemari ; MARTINAZZO, Celso J. . AUTONOMIA E APRENDIZAGEM: ESTUDO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DAS LICENCIANDAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINAZZO, Celso J. . O DESAFIO CURRICULAR DA PRODUÇÃO DE SABERES NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINAZZO, Celso J. . O DESAFIO CURRICULAR DA PRODUÇÃO DE SABERES NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; AMARAL, Rosemari . AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ESTUDO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DAS LICENCIANDAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; LUFT, Hedi Maria ; CUNEGATTI, Claudia . Como estudar preparando-se para a vida?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; AMARAL, Rosemari ; PAZZE, T. L. . Coordenador de Mesa de Apresentação de Trabalhos Científicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Como estudar preparando-se para a vida. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Professor: competências no século XXI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL, Rosemari ; MARTINAZZO, Celso J. . AUTONOMIA E APRENDIZAGM: ESTUDO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DAS LICENCIANDAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PAZZE, T. L. ; MARTINAZZO, Celso J. . IDENTIDADE HUMANA: UNIDADE E DIVERSIDADE ENQUANTO DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINAZZO, Celso J. . O DESAFIO CURRICULAR DA PRODUÇÃO DE SABERES NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Coordenador de mesa de apresentação de Comunicações Orais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Coordenador da Conferência: Narrativas em convergência: ser-agir em uma metodologia complexa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Debatedor da Palestra: Drogas: uso, riscos e prevenção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Coordenador de Mesa de Apresentação de Comunicações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; GARCIA, C. B. . Painelista do Painel: Ecoética, Cidadania e Consciência Planetária: Reflexões a partir das idéias de Hans Jonas e Edgar Morin. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NASCIMENTO, L. A. ; MARTINAZZO, Celso J. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINAZZO, Celso J. . REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA HUMANA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO JUNIOR, J. C. N. ; MARTINAZZO, Celso J. ; ARENHART, L. O. . Debatedor: O educador e a construção de novas relações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; AMARAL, Rosemari . Autonomia e complexidade: a construção das aprendizagens humanas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; FALKEMBACH, E. M. F. ; ZANON, L. B. . O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, Rosemari ; MARTINAZZO, Celso J. . AUTONOMIA E COMPLEXIDADE: A CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS HUMANAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Pedagogia em forma de poesia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . TEORIA DA COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo . II SEMINÁRIO BRASILEIRO-ALEMÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM DESAFIO À EDUCAÇÃO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Teoria da Complexidade de Edgar Morin. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Teoria da Complexidade e Educação Infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . A Pedagogia e os Pedagogos: identidade e racionalidade dos cursos de Pedagogia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Conhecimento: gênese, história e complexidade atual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Pesquisa e aprendizagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Coordenador de mesa de Apresentação de Trabalhos de Pesquisa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Atuou como Coordenador de Mesa de Apresentação de Trabalhos no XV Seminário de Iniciação Científica, XII Jornada de Pesquisa e VIII Jornada de Extensão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Coordenador de Mesa de Apresentação de Trabalhos de Pesquisa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; AMARAL, Rosemari ; ALVES, N. J. M. . SANTO AGOSTINHO: APRENDIZAGEM COM/NA INSPIRAÇÃO DIVINA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; NASCIMENTO, L. A. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINAZZO, Celso J. . A TEORIA DA COMPLEXIDADE E O OLHAR INVESTIGATIVO NA PESQUISA E NAS CIÊNCIAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINAZZO, Celso J. . FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; SILVA, S. P. ; CASSOL, C. V. . Complexidade e educação em diálogo. Ijuí e Frederico Westphalen, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MARTINAZZO, Celso J. . APRESENTAÇÃO. Ijuí, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; ARAUJO, M. C. P. ; SCHWENGBER, M. S. V. ; SCHORN, S. C. . Currículo escolar, processo educacional e constituição do sujeito no mundo contemporâneo. Ijuí, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MARTINAZZO, Celso J. . Complexidade. Ijuí: Unijuí, 2014 (Verbete).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; CHEROBINI, Ana Lina . Multidisciplinaridade. Ijuí: Unijuí, 2014 (Verbete).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; CHEROBINI, Ana Lina . Transdisciplinaridade. Ijuí: Unijuí, 2014 (Verbete).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; LUFT, Hedi Maria ; CUNEGATTI, Claudia . APRESENTAÇÃO: Professor, família, escola e os processos de inclusão. Ijuí, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; PUHL, M. J. . APRESENTAÇÃO: A complexidade e a pluralidade do conhecimento complexo. Ijuí, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MARTINAZZO, Celso J. . APRESENTAÇÃO: Educação escolar e outras temáticas: ensaios do pensar complexo. Ijuí, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MARTINAZZO, Celso J. ; AMARAL, Rosemari . AUTONOMIA E COMPLEXIDADE: a construção das aprendizagens humanas. Ijuí: Unijuí, 2008 (Caderno de Estudo).

  • SCHONARDIE, P. A. ; Sandra Mara Mezalira ; MARTINAZZO, Celso J. . INTRODUÇÃO: um caminho percorrido. Ijuí, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • MARTINAZZO, Celso J. . TEORIA DA COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: Conexões e Confluências. IJuí, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MARTINAZZO, Celso J. . A complexidade do cotidiano escolar e a construção de conhecimentos pertinentes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006 (Cadernos de Estudo).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Modernidade, Subjetividade e Educação. IJUÍ: UNIJUÍ, 2003 (Caderno de Estudo).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; BUTTENBENDER, P. L. . UNIJUÍ CAMPUS SANTA ROSA: REENCHERGANDO A HISTÓRIA E A CAMINHADA ATUAL. iJUÍ: EDITORA UNIJUÍ, 2001 (Cadernos de Estudo).

  • MARTINAZZO, Celso J. . PRÁTICA E TEORIA: COMPREENSAO DA UNIDADE. Ijuí: Editora Unijuí, 2001 (Caderno de Estudo).

  • MARTINAZZO, Celso J. . A UTOPIA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE EDGAR MORIN: da complexidade à transdisciplinaridade. Ijuí: Editora Unijuí, 2001 (Caderno de Estudo).

  • MARTINAZZO, Celso J. . PEDAGOGIA E ANTROPOLOGIA: Elos e Mediações. Ijuí: Editora Unijuí, 2001 (Caderno de Estudo).

  • MARTINAZZO, Celso J. . O período da modernidade. Ijuí: UNIJUÍ, 2000 (Cadernos de Estudo).

  • MARTINAZZO, Celso J. ; LODI, Rosângela M. P. . A Pesquisa na Unijuí. Ijuí: UNIJUÍ, 1999 (Caderno de Estudo).

  • MARTINAZZO, Celso J. . A dialética materialista: leis e categorias. Ijuí: UNIJUÍ, 1998 (Cadernos de Estudo).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Da Metafísica Idealista ao Materialismo Histórico e Dialético. Ijuí: UNIJUÍ, 1997 (Cadernos de Estudo).

  • MARTINAZZO, Celso J. . As Pedagogias Progressistas. Ijuí: UNIJUÍ, 1996 (Cadernos de Estudo).

  • MARTINAZZO, Celso J. . Formação social capitalista: elementos e vínculos - enfoque marxista. IJUÍ: UNIJUÍ, 1995 (Cadernos de Estudo).

Outras produções

CALLAI, H. C. ; BOUFLEUER, José Pedro ; MARTINAZZO, Celso J. ; ARAUJO, M. C. P. ; SCHWENGBER, M. S. V. . Integrante da Comissão de Seleção do Mestrado em Educação nas Ciências. 2011.

MARTINAZZO, Celso J. ; SILVA, S. P. . PENSAMENTO COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR: Desafios Educacionais, o Debate de Questões Paradigmáticas da Educação Escolar. 2018.

MARTINAZZO, Celso J. ; VASCONCELLOS, M. L. C. . Reconhecimento de Curso de Filosofia. 2016.

MARTINAZZO, Celso J. ; SILVA, R. S. . Autorização do Curso de Pedagogia. 2016.

MARTINAZZO, Celso J. ; SILVA, M. O. . Relatório técnico para fins de autorização de curso de Filosofia. 2016.

MARTINAZZO, Celso J. ; CARVALHO, R. S. . Autorização do curso de Pedagogia da UnIDEAL. 2015.

MARTINAZZO, Celso J. ; OCTAVIANI, M. I. C. . Renovação de Reconhecimento do curso de Pedagogia. 2015.

MARTINAZZO, Celso J. ; RODRIGUES, A. V. . Reconhecimento de Curso de Pedagogia. 2015.

MARTINAZZO, Celso J. ; FARIA, E. T. . Autorização do curso de Pedagogia da Faculdade do Centro Maranhense - FCMA. 2015.

MARTINAZZO, Celso J. ; LEITE, L. S. . Elaboração de Relatório Técnico para Autorização de Curso de Pedagogia. 2014.

MARTINAZZO, Celso J. . Oficina: O processo e o projeto de pesquisa. 2014.

MARTINAZO, Celso José ; CARVALHEDO, J. L. P. . Elaboração de Relatório Técnico para Renovação de Reconhecimento. 2014.

MARTINAZO, Celso José . Membro do Comitê Científico. 2014.

MARTINAZO, Celso José . Membro do Conselho Editorial. 2014.

MARTINAZO, Celso José ; LIMA, E. G. S. . Elaboração de Relatório Técnico para autorização a distância. 2014.

MARTINAZO, Celso José . Membro da Comissão Científica. 2014.

MARTINAZO, Celso José ; SCHUCH JUNIOR, V. F. . Elaboração de Relatório Técnico para autorização de funcionamento de Curso de Pedagogia na modalidade a distância. 2014.

MARTINAZO, Celso José . Coordenador de Sessão de Comunicação. 2014.

MARTINAZZO, Celso J. ; RIBAS, M. H. . Relatório com vistas à autoriação de Curso de Pedagogia. 2014.

MARTINAZZO, Celso J. ; SILVA, J. A. . Elaboração de Relatório Técnico para Reconhecimento de Curso de Pedagogia. 2014.

MARTINAZZO, Celso J. . V Seminário Nacional de Ciência. 2013.

MARTINAZZO, Celso J. ; GUSTSACK, Felipe ; GAI, E. T. P. ; RICHTER, S. R. S. . Vivendo, sorrindo e aprendendo: as tiras de humor e a aprendizagem no espaço escolar. 2013.

MARTINAZZO, Celso J. ; PELLANDA, N. M. C. ; GUSTSACK, Felipe . O delinear de uma nova face escolar: a escola como sistema auto-organizativo. 2013.

MARTINAZZO, Celso J. . Políticas educacionais do Estado do Paraná na década de 1980 e a Pedagogia Histórico-Crítica. 2013.

MARTINAZZO, Celso J. . ALGUNS DISCURSOS DA PEDAGOGIA SOB ANÁLISE: CIÊNCIA MODERNA E REDUPLICAÇÃO DO HOMEM. 2013.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista - Membro do Comitê Científico. 2013.

MARTINAZZO, Celso J. ; FARIA, E. T. . Elaboração de Relatório Técnico. 2013.

MARTINAZZO, Celso J. ; AMES, J. L. . Elaboração de Relatório de Avaliação para Reconhecimento de Curso. 2013.

MARTINAZZO, Celso J. . Percepção feminina sobre a dengue e seu agente transmissor Aedes aegypti no Bairro Vila Operária da cidade de Horizontina. 2013.

MARTINAZZO, Celso J. . A INFLUÊNCIA DO PÓS-MODERNISMO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2013.

MARTINAZZO, Celso J. . Membro da Comissão Científica. 2013.

MARTINAZZO, Celso J. ; DIREZENCHI, L. R. . Elaboração de Relatório Técnico. 2013.

MARTINAZZO, Celso J. ; ARAGAO, G. S. . Relatório Técnico para autorização de funcionamento do Curso de Filosofia (EAD). 2013.

MORAES, V. C. O. ; MARTINAZZO, Celso J. . Relatório Técnico para Avaliação de renovação de Reconhecimento de Curso de Pedagogia. 2012.

MARTINAZZO, Celso J. ; RIBAS, M. H. . Relatório Técnico para Avaliação de renovação de Reconhecimento de Curso de Pedagogia. 2012.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista - VIII Seminário Internacional de Alfabetização. 2012.

MARTINAZZO, Celso J. ; RUEDELL, A. ; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella ; NEHRING, C. M. ; LUFT, Hedi Maria ; WESCHENFELDER, Noeli . Parecerisa e Membro do Comitê Científico do XV Encontro Nacional de Educação - Enaced. 2012.

MARTINAZZO, Celso J. ; COSTA, D. A. . Relatório Técnico para Renovação de Reconhecimento de Curso Normal Superior. 2012.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista - IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL. 2012.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista - Educação Temática Digital. 2012.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista - Revista Educação e Filosofia. 2012.

CALLAI, M. H. C. ; MARTINAZZO, Celso J. ; BOUFLEUER, José Pedro ; WESCHENFELDER, Noeli ; SCHWENGBER, M. S. V. ; ARAUJO, M. C. P. . Membro do Processo Seletivo do Programa de Mestrado em Educação nas Ciências. 2012.

MARTINAZZO, Celso J. ; CARVALHO, M. C. A. . Relatório Técnico para Avaliação de Reconhecimento de Curso de Pedagogia. 2012.

MARTINAZZO, Celso J. ; SARDENBERG, H. P. . Relatório Técnico para Avaliação de Reconhecimento de Curso de Pedagogia. 2012.

MARTINAZZO, Celso J. . Avaliador nas Sessões de Apresentação de Pôsteres. 2012.

MARTINAZZO, Celso J. . Membro da Comissão Científica. 2012.

MARTINAZZO, Celso J. ; RUEDELL, A. ; SANTIAGO, Ana ; MELLER, Cléria ; ROTTA, E. ; BATTISTI, G. ; LUFT, Hedi Maria ; BOUFLEUER, José Pedro ; BORGMANN, Marta ; WESCHENFELDER, Noeli ; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo ; BATTISTI, I. ; SCHWENGBER, M. S. V. ; NEHRING, C. M. . Parecerista e Coordenador do Comitê Científico do XIV. 2011.

FAVERO, A. A. ; MARTINAZZO, Celso J. . Relatório Técnico para Renovação de Reconhecimento do Curso de História da UFSC. 2011.

MARTINAZZO, Celso J. . Coordenador Adjunto do Colegiado do Curso de Pedagogia, Campus Santa Rosa. 2011.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista ad hoc. 2011.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista sobre trabalhos científicos. 2011.

BORGMAN, Marta ; MARTINAZZO, Celso J. ; LUTZ, Armgard ; WESCHENFELDER, Noeli ; BUSSMANN, Antônia Carvalho ; NODARI, L. C. L. . Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia do Campus Santa Rosa, da UNIJUÍ e do Campus Ijuí, da UNIJUÍ. 2011.

MARTINAZZO, Celso J. . Membro do Comitê de Ética em Pesquisa. 2011.

MARTINAZZO, Celso J. . XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. 2011.

MARTINAZZO, Celso J. ; REZENDE, L. A. . Relatório para Renovação de Reconhecimento de Curso. 2011.

MARTINAZZO, Celso J. ; RESENDE, L. M. G. . Relatório para reonvação de reconhecimento do Curso de Pedagogia da FGG - Joinville - SC. 2011.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista da Área de Ciências Humanas. 2011.

CALLAI, M. H. C. ; MARTINAZZO, Celso J. ; BOUFLEUER, José Pedro ; WESCHENFELDER, Noeli ; SCHWENGBER, M. S. V. ; ARAUJO, M. C. P. . Membro do Processo Seletivo do Programa de Mestrado em Educação nas Ciências. 2011.

LIMA, D. N. ; MARTINAZZO, Celso J. . Relatório para Reconhecimento do Curso de Filosofia do Instituto Filosófico Teológico Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. 2010.

MARTINAZZO, Celso J. ; LIMA, D. N. . Relatório para Reconhecimento do Curso de Filosofia da Faculdade Católica de Pouso Alegre - MG. 2010.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista de Revista - Faculdade Católica de Filosofia de Curitiba: insígnia do Ensino Superior Católico paranaense (1950). 2010.

MARTINAZZO, Celso J. ; RUEDELL, A. ; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella ; MELLER, Cléria ; ROTTA, E. ; BATTISTI, G. ; BOUFLEUER, José Pedro ; WESCHENFELDER, Noeli . Coordenador e Membro da Comissão Científica. 2010.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista de Revista - UMA APROXIMAÇÃO À CONDIÇÃO DOS PROFESSORES DO CAMPO NO URUGUAI. 2010.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista FAPERGS - A Validade das Teorias da Educação na Formação do Educador em Ciências Biológicas da Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2. AÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS FORMADORAS E DE ACADÊMICAS EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR; 3. Educação Empreendedora no Ensino Médio e Fundamental: concepções sobre práticas pedagógicas, aprendizagem e perspectivas sociais.. 2010.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista FAPERGS - USO DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS EM EAD: limitações e possibilidades; 2. Identidade e alteridade na construção de um projeto de escola: polifonia de significados na produção de narrativas digitais. 2010.

COSTA, Antônio Cláudio Moreira ; MARTINAZZO, Celso J. . Relatório para Renovação de Reconhecimento do Curso de Pedagogia da Faculdade de Aracruz/ES. 2010.

CARVALHO, R. C. C. ; MARTINAZZO, Celso J. . RELATÓRIO PARA FINS DE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2010.

MARTINAZZO, Celso J. . PARECERISTA - III SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - POLÍTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2010.

ANDRADE, R. M. R. E. ; MARTINAZZO, Celso J. . Relatório técnico para renovação de reconhecimento do Curso de Filosofia da Faculdade Salesiana Dom Bosco. 2010.

COSTA, Antônio Cláudio Moreira ; MARTINAZZO, Celso J. . Relatório técnico para renovação de reconhecimento do Curso de Pedagogia. 2010.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista - Revista Contexto & Educação. 2010.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista - Revista Contrapontos. 2010.

MARTINAZZO, Celso J. ; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella ; CASARIM, E. ; BOUFLEUER, José Pedro ; WESCHENFELDER, Noeli ; BATTISTI, G. . Membro e Coordenador do Comitê Científico. 2009.

RUEDELL, A. ; ANDRIOLI, Antônio ; MARTINAZZO, Celso J. ; ROTTA, E. ; TESCHE, L. ; FIORENTINI, Angela ; BATTISTI, I. ; PUHL, M. J. . VI FORUM NACIONAL DO MEIO AMBIENTE E XVI SEMANA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2009.

MARTINAZZO, Celso J. . Membro do Comitê Científico do II SIMPÓSIO IBEROAMERICANO EM COMÉRCIO INTERNACIONAL, DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL, III MOSTRA INTERNACIONAL DE ARTES E II MOSTRA INTERNACIONAL DE DESIGN. 2009.

MARTINAZZO, Celso J. . ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - XIV ENDIPE. 2008.

MELLO, Lucrécia S. ; MARTINAZZO, Celso J. . Relatório para Reconhecimento de Curso de Pedagogia da FACITEC. 2008.

MARTINAZZO, Celso J. . Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIJUÍ. 2008.

MARTINAZZO, Celso J. . Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis). 2007.

MARTINAZZO, Celso J. . Parecerista de Artigo para Revista Contexto e Educação. 2007.

MARTINAZZO, Celso J. ; BOZETTO, Ingride M ; RUEDELL, A. . Coordenador da Comissão Científica do III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE. 2006.

MARTINAZZO, Celso J. ; LUFT, Hedi Maria . Seminário Internacional de Educação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MARTINAZZO, Celso J. . Seminário Internacional de Educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MARTINAZZO, Celso J. ; BOUFLEUER, José Pedro ; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo ; SILVA, S. P. . Painel: O saber-fazer docente na contemporaneidade: desafios epistemológicos, pedagógicos e sociológicos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINAZZO, Celso J. . Elaboração de artigo científico e resenha. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PERINI, D. T. ; MARTINAZZO, Celso J. . AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL: ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. ; GRZECA, F. C. . O DESAFIO ÉTICO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA PLANETÁRIA: REPENSANDO A ÉTICA A PARTIR DA COMPLEXIDADE. 2012. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . A modernidade filosófica e os fundamentos pedagógicos da educação moderna.. 2011. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . Identidade Humana: Unidade e diversidade enquanto desafios para uma educação planetária.. 2011. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. ; GRZECA, F. C. . A compreensão da ética complexa: desafio para a educação escolar num mundo planetário. 2011. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. ; MAINARDI, A. J. . Reflexões acerca da importância do diálogo no processo de ensino-aprendizagem num contexto multicultural. 2011. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . Reflexões sobre a natureza humana e a educação escolar.. 2011. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. ; KREUTZ, Stefani S. . Conhecimento e Aprendizagem: o Desafio da Escola Contemporânea.. 2011. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . Reflexões sobre a natureza humana e a educação escolar. 2010. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. ; AMARAL, Rosemari . AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.. 2010. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. ; GRZECA, F. C. . A DIMENSÃO ÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO: reflexões a partir do componente curricular de Ética do Profissional em Educação.. 2010. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . AMBIENTES VIRTUAIS: ENFATIZANDO A AUTONOMIA E A APRENDIZAGEM.. 2010. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . O PENSAMENTO COMPLEXO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA PLANETÁRIA. 2010. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PERTINENTES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR COM BASE NO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. 2010. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . IDENTIDADE HUMANA: UNIDADE E DIVERSIDADE ENQUANTO DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA.. 2010. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . APRENDIZAGENS NECESSÁRIAS: COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO COM O EDUCANDO E A SOCIEDADE. 2010. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . A TEORIA DA COMPLEXIDADE E O OLHAR INVESTIGATIVO NA PESQUISA E NAS CIÊNCIAS. 2009. (Relatório de pesquisa).

AMARAL, Rosemari ; MARTINAZZO, Celso J. . AUTONOMIA E APRENDIZAGEM: ESTUDO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DAS LICENCIANDAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA.. 2009. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . O DESAFIO CURRICULAR DA PRODUÇÃO DE SABERES NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. 2009. (Relatório de pesquisa).

AMARAL, Rosemari ; MARTINAZZO, Celso J. . AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ESTUDO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DAS LICENCIANDAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. 2009. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . EDUCAÇÃO ESCOLAR E OUTRAS TEMÁTICAS: Ensaios do pensar complexo. 2009. (Relatório de pesquisa).

NASCIMENTO, L. A. ; MARTINAZZO, Celso J. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2008. (Relatório de pesquisa).

AMARAL, Rosemari ; MARTINAZZO, Celso J. . Autonomia e complexidade: a construção das aprendizagens humanas. 2008. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . O PENSAMENTO COMPLEXO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA PLANETÁRIA. 2008. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. ; ROTTA, E. ; ARAUJO, M. C. P. ; CALLAI, H. C. ; ANDRIOLI, Antônio ; BOUFLEUER, José Pedro ; MELLER, Cléria ; FABREGAT, C. H. ; MARCOS, A. R. . IV SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE. 2008. (Membro Parecerista de Comitê Científico).

MARTINAZZO, Celso J. . Teoria da Complexidade e suas inter-relações com a Pedagogia e a Teologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARTINAZZO, Celso J. ; NUNES, Claudia Maria Costa . POSSIBILIDADES DE SUCESSO ESCOLAR: das formulações tradicionais aos princípios da teoria dos sistemas complexos. 2007. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA HUMANA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2007. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PERTINENTES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR COM BASE NO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. 2007. (Relatório de pesquisa).

MARTINAZZO, Celso J. . CONTEXTO & EDUCAÇÃO. 2006. (Editoração/Periódico).

MARTINAZZO, Celso J. . VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul. 2006. (Membro Parecerista).

MARTINAZZO, Celso J. . III Simpósio Internacional Sobre Formação Docente. 2006. (Coordenador e Membro da Comissão Científica).

MARTINAZZO, Celso J. . VII Seminário Internacional de Educação. 2005. (Membro Parecerista de Comitê Científico).

MARTINAZZO, Celso J. . V SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA REGIAO SUL. 2004. (Membro Parecerista).

MARTINAZZO, Celso J. . Editorial. 2006 (Publicação) .

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A EDUCAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA, Descrição: As pesquisas de cunho bibliográfico que me proponho a realizar sob o título A EDUCAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA pretendem, portanto, compreender e dimensionar as potencialidades, as contribuições e as implicações da teoria da complexidade, arquitetada pelo pensador francês Edgar Morin, no campo da educação escolar investigando algumas questões nucleares como: o sentido do ato de educar, a organização escolar, o conhecimento pertinente, a ética complexa e a unidade/diversidade cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Celso José Martinazzo - Coordenador / Sidinei Pithan da Silva - Integrante.

  • 2014 - Atual

    A EDUCAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NUM MUNDO COMPLEXO E MULTICULTURAL, Descrição: As temáticas de pesquisa vão investigar, preferentemente, as possibilidades de validação das leis, dos princípios organizadores do conhecimento e das categorias da teoria da complexidade na compreensão da educação escolar com ênfase no processo de construção de um conhecimento pertinente e na dimensão de uma ética complexa e necessária num mundo planetário e inter/multicultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Celso José Martinazzo - Coordenador / Sidinei Pithan da Silva - Integrante / Óberson Isac Dresch - Integrante / Camila Daniela Erthal - Integrante / Leandro Renner de Moura - Integrante.

  • 2012 - 2013

    CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM: REVISITANDO QUESTÕES NUCLEARES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, Descrição: As temáticas de pesquisa vão refletir e debater, preferentemente, sobre as reais possibilidades de validação das leis, dos princípios organizadores do conhecimento e das categorias da teoria da complexidade, bem como de outras teorias afins, na compreensão e no funcionamento do processo educacional, sobretudo, do processo de educação escolar com ênfase no processo de ensino-aprendizagem, no conhecimento e na ética. As pesquisas sob esse título buscam explicitar os conceitos fundamentais da teoria da complexidade, seus principais princípios e categorias, as potencialidades que ela representa em termos de uma nova matriz paradigmática de racionalidade e, por extensão, seus desdobramentos no processo educacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Celso José Martinazzo - Coordenador / Óberson Isac Dresch - Integrante., Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    CONHECIMENTO E ÉTICA: REVISITANDO QUESTÕES NUCLEARES DO PROCESSO EDUCACIONAL, Descrição: As temáticas de pesquisa vão refletir e debater, preferentemente, sobre as reais possibilidades de validação das leis, dos princípios organizadores do conhecimento e das categorias da teoria da complexidade, bem como de outras teorias afins, na compreensão e no funcionamento do processo educacional, sobretudo, do processo de educação escolar com ênfase no processo de ensino-aprendizagem, no conhecimento e na ética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Celso José Martinazzo - Coordenador / Rosemari Amaral - Integrante / Talita de Lourdes Pazze - Integrante / Francini Carla Grzeca - Integrante., Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Remuneração.

  • 2007 - 2009

    A TEORIA DA COMPLEXIDADE E O OLHAR INVESTIGATIVO NA EDUCAÇÃO E NAS CIÊNCIAS., Descrição: Com as pesquisas sob esse título pretendemos destacar e explicitar alguns tópicos da teoria da complexidade, seus principais princípios e categorias, as potencialidades que ela representa em termos de uma nova matriz paradigmática de racionalidade e, por conseqüência, seus desdobramentos no processo educacional e nos diversas áreas das ciências humanas. O que podemos entender por complexidade? Como e por que a complexidade vem assumindo cânones de uma teoria, paradigma, lógica, e, até mesmo, de uma ciência? Quais as possibilidades de intervenção e de validação desse paradigma para o processo cognitivo e para as demais formas de construção de conhecimentos? Será possível compreender a complexidade do real, dos fenômenos complexos com teorias e/ou princípios simplificadores e fragmentadores da realidade? Qual a sua contribuição original em termos de olhar investigativo na educação escolar, na pesquisa e nas ciências humanas em geral? É possível a validação do pensar e do agir complexos em organizações, instituições e ambientes escolares? Essas são apenas algumas das muitas reflexões e interrogações que o tema suscita e sobre as quais procuraremos pesquisar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Celso José Martinazzo - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

Prêmios

2019

Mérito Fidene, Fidene.

2018

Patrono da turma de Formandos em Pedagogia do ano 2018 da Unijuuí, UNIJUÍ.

2017

Paraninfo da turma de Pedagogia 2017, UNIJUÍ.

2014

Paraninfo do Curso de Pedagogia - turma 2014, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

2009

Patrono da turmo de Pedagogia - 2008, UNIJUÍ - Campus Três Passos.

2008

Certificado como Orientador de bolsista PIBIC/CNPq do TRABALHO-DESTAQUE: Autonomia e complexidade: A construção das aprendizagens humanas., UNIJUÍ - XVI Seminário de Iniciação Científica.

2007

Patrono da Turma de Formandos da Pedagogia, UNIJUÍ - Campus Três Passos.

2006

EDUCADOR EMÉRITO, Estado do Rio Grande do Sul.

2005

Paraninfo da Turmo de Pedagogia, UNIJUÍ - Campus Santa Rosa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Pedagogia. , RS 344, Km 39, Timbaúva, 98900000 - Santa Rosa, RS - Brasil, Telefone: (55) 35115200, Ramal: 732, Fax: (55) 35115200, URL da Homepage:

Experiência profissional

1993 - 1996

Secretaria Municiapl de Educação e Cultura de Santa Rosa

Vínculo: Professor Cedido, Enquadramento Funcional: Professor Cedido, Carga horária: 44

Atividades

  • 01/1993 - 12/1996

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação.,Cargo ou função, Diretor de Ensino.

2004 - Atual

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular Nível 2, Carga horária: 40

Outras informações:
A partir de 01 de julho de 2008 passou a 30 horas semanais

1997 - 2004

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular I, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

1995 - 1997

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto - 4, Carga horária: 0

1989 - 1995

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Horista - 5, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor Colaborar Horista - 5 com Regime parcial de 12 horas

Atividades

  • 08/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia nas Perspectivas Atuais

  • 08/2016

    Ensino, Mestrado Em Educação nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade Brasileira e Educação

  • 03/2009

    Direção e administração, Coordenador Adjunto do Colegiado do Curso de Pedagogia.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do Colegiado do Curso de Pedagogia.

  • 08/2004

    Ensino, Mestrado Em Educação nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Contemporânea e Racionalidade, Estágio de Docência na Graduação, Teoria da Complexidade e o olhar investigativo nas ciências

  • 08/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia nas perspectivas atuais, Antropologia e Pedagogia, Cultura, Currículo e Escola, Ética do Profissional em Educação, Filosofia e Educação I e II, Fundamentos da Educação, História da Educaçao, Seminários II

  • 03/1993

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho Universitário, Curso de Pedagogia e Mestrado Em Educação nas Ciências.,Linhas de pesquisa

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Educação I

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Mestrado Em Educação nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Contemporânea e Racionalidade

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Mestrado Em Educação nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade Brasileira e Educação

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Educação; Filosofia e Educação I

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Mestrado Em Educação nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Contemporânea e Racionalidade

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Escolar; Cultura, Currículo e Escola

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Educação I; Filosofia e Educação II

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Mestrado Em Educação nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Contemporânea e Racionalidade

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Educação I; História da Educação e da Pedagogia

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação; Filosofia da Educação II

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Mestrado Em Educação nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Contemporânea e Racionalidade

  • 03/2012 - 12/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura, Currículo e Escola; Filosofia e Educação I; História da Educação e da Pedagogia; História da Educação; Filosofia e Educação II; Ética do Profissional da Educação

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Mestrado Em Educação nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Contemporânea e Racionalidade

  • 03/2011 - 12/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura, Currículo e Escola; Filosofia e Educação I; Pedagogia nas Perspectivas Atuais; Pesquisa (Monografia)

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Mestrado Em Educação nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Contemporânea e Racionalidade

  • 03/2010 - 12/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Educação e Informática; Cultura, Currículo e Escola; História da Educação; Pedagogia nas Perspectivas Atuais; Seminários II; Filosofia e Educação I

  • 04/2009 - 12/2010

    Ensino, Mestrado em Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA E DO ENSINO SUPERIOR

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Mestrado Em Educação nas Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Contemporânea e Racionalidade

  • 11/2008 - 01/2009

    Direção e administração, Coordenação de Seção.,Cargo ou função, Coordenador de Seção.

  • 03/1993 - 07/2007

    Ensino, Ciências Plena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação

  • 01/2005 - 03/2007

    Ensino, Especialização Lato Sensu Em Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário de Escrita e de Pesquisa, Atuais Políticas Públicas de Educação e sua repercussão na Organização Escolar Brasileira

  • 09/2004 - 03/2007

    Direção e administração, Câmara de Graduação, Curso de Pedagogia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Pós-Graduação (lato sensu).

  • 03/1993 - 12/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Educação I, II e III

  • 07/2003 - 12/2003

    Ensino, Especialização Lato Sensu Em Atividade Física e Sa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior

  • 03/2001 - 12/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas e Educação

  • 07/1996 - 12/2000

    Direção e administração, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Pós-Graduação (lato sensu) em Educação.

  • 03/1993 - 08/2000

    Direção e administração, Reitoria, Assessoria da Reitoria.,Cargo ou função, Assessor Acadêmico.

  • 03/1993 - 03/2000

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenador de Seção do Departamento de Pedagogia.

  • 08/1999 - 10/1999

    Ensino, Especialização Lato Sensu Em Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação - Dimensão filosófica

  • 03/1993 - 02/1999

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação I, II e III

1976 - 1992

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 12

Atividades

  • 03/1976 - 12/1983

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, História da Educação Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea

1975 - 1988

Fundação Educacional Machado de Assis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4

Atividades

  • 03/1977 - 10/1988

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa, Curso de Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Reitor.

  • 03/1975 - 10/1988

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

1982 - 2002

Secretaria de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Educação na Área de Orientaçã, Carga horária: 0

1974 - 1981

Secretaria de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor na Disciplina de Psicologia, Carga horária: 0

Outras informações:
Professor na Disciplina de Psicologia aprovado em Concurso Público.

Atividades

  • 04/1974 - 12/1992

    Serviços técnicos especializados , 17ª Delegacia de Educação.,Serviço realizado, Membro do Grupo Funcional de Avaliação e Ativação.