Pedro Nazareno Barbosa Júnior
Conselheiro Suplente do segmento de Trabalhadores da Saúde do Conselho Municipal de Saúde de Belém-CMS/BEL (Gestão 2024-2026). Especializando em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (PSUS) integrante do Projeto "Desenvolvimento de Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS-DGPSUS" 2021-2022, parceria entre o Ministério da Saúde/MS e o Hospital Sírio Libanês/HSL, por meio dos programas PROADI/SUS e apoio do CONASS e CONASEMS. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidad San Lorenzo-UNISAL-Paraguai. Especialista em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP/FIOCRUZ e UNIFAP. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Autor do Livro: Vozes da família de pessoas com esquizofrenia Editora CROMOS, lançado em maio de 2016. Autor na obra Diálogos Interdisciplinares em Saúde, Capítulo 5 "No contexto contemporâneo brotam cuidados, brotam conquistas coletivas em saúde mental" Editora UFPA (NUFEN). Assistente Social concursado da Prefeitura Municipal de Belém-Secretaria Municipal de Saúde-SESMA, lotado na Unidade Municipal de Saúde da Pratinha; Assistente Social concursado da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará-SESPA, lotado na Escola Técnica do SUS do Pará "Dr Manuel Ayres"-ETSUS-PA. Docente da Pós Graduação Lato Sensu (Especialização) em Saúde Mental da Escola Superior da Amazônia-ESAMAZ, em Belém-PA, na Disciplina Atenção e Reabilitação Psicossocial. Preceptor das Residências Multiprofissionais em Saúde Mental da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna-HCGV e Universidade Estadual do Pará-UEPA, com campo de prática na UMS Pratinha em Belém-PA. Membro da Secretaria Executiva Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial do Pará-MLA-PA.
Informações coletadas do Lattes em 04/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciencias De La Salud
2013 - 2015
Universidad San Lorenzo
Título: A pessoa com esquizofrenia e o cuidador: uma relação de experiência na organização social da família., Ano de Obtenção: 2015
Jani Cris de Lima Cunha.Palavras-chave: Cuidado; Esquizofrenia; Família; Saúde Mental.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização em Saúde Pública
1996 - 1998
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ-ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA
Título: O Serviço de Esgotamento Sanitário do Bairro do Beirol na Avaliação dos Usuários
Orientador: Profª Doutora Maria das Dores de Jesus Machado
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Serviço Social.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Mental.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Atenção Primária do SUS.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
Organização de eventos
BARBOSA JÚNIOR, P. N. ; SOUSA, E. ; BORGES, A. C. F. . II Encontro de Assistentes Sociais da Rede de Atenção Psicossocial: desafios ao trabalho do Assistente Social no SUS. 2013. (Outro).
BARBOSA JÚNIOR, P. N. ; SOUSA, E. ; BORGES, A. C. F. . I ENCONTRO DE ASSISTENTES SOCIAIS DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO PARÁ: ?Sustentar a Diferença no Cotidiano dos Serviços?. 2012. (Outro).
Edval Bernardino ; Carlos Alberto Batista ; Celda Maria Chaves ; BARBOSA JÚNIOR, P. N. . IV Congresso de Assistentes Sociais da Amazônia. 2005. (Congresso).
Participação em eventos
II fórum internacional novas abordagens em saúde mental.Vozes dos cuidadores: construção de saberes sócio históricos. 2019. (Outra).
III Fórum de Estágio Supervisionado em Serviço Social da FAMAZ. 2017. (Encontro).
II Fórum de Estágio Supervisionado em Serviço Social da FAMAZ. 2016. (Encontro).
Semana de Psicologia da Universidade da Amazônia-UNAMA.O papel da família na saúde mental. 2016. (Seminário).
Seminário Multiprofissional da Liga Acadêmica Paraense de Saúde Mental.A importância da participação da família na inclusão da pessoa com transtorno mental. 2016. (Seminário).
Dia do Assistente Social do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.Vozes da família de pessoas com esquizofrenia. 2015. (Encontro).
I Ciclo de Palestra e Mesa Redonda de Saúde Mental, Ética e Justiça.Papel dos Serviços Assistenciais no Auxílio a Manutenção da Dignidade do Portador de Transtorno Mental. 2015. (Seminário).
Jornada Técnico Científica da SESPA.A pessoa com esquizofrenia e o cuidador: uma experiência na estrutura social da família.. 2015. (Outra).
Luta Antimanicomial: aspectos jurídicos e psicossociais.Interdição, Curatela e garantia de direitos de pessoa em sofrimento mental. 2015. (Seminário).
Roda de Conversa: Movimentos Sociais na Amazônia: desafios e perspectivas para o a o Serviço Social.Movimentos Sociais na Amazônia: desafios e perspectivas para o Serviço Social. 2015. (Outra).
Curso de Aperfeiçoamento sobre o Crack e outras Drogas. 2014. (Outra).
Palestra: Acolhimento no luto e a interdisciplinariedade.Acolhimento no luto e a interdisciplinariedade. 2014. (Outra).
Palestra: O Campo da Saúde e os instrumentais do Serviço Social: a prática na UMS Pratinha em Belém.O Campo da Saúde e os instrumentais do Serviço Social: a prática na UMS Pratinha em Belém. 2014. (Outra).
Palestra: Reflexões ao debate sobre o SUS e a Saúde Mental.Reflexões ao debate sobre o SUS e a Saúde Mental. 2014. (Outra).
XII Encontro Nacional de História Oral. 2014. (Encontro).
Interligas de Psiquiatria 2013.. 2013. (Encontro).
I Curso Teórico Prático de Urgência e Emergência Psiquiátricas: Principais manejos em uma perspectiva multidisciplinar. 2012. (Outra).
I Encontro de Assistentes Sociais da RAPS: SUStentar a Diferença no no cotidianos dos serviços. 2012. (Encontro).
I Encontro de Assistentes Sociais da Rede de Atenção em Saúde Mental: Sustentar a Diferença no Cotidiano dos Serviços . Evento promovido pelo MLA -PA. 2012. (Encontro).
Roda de Conversa: Reflexões sobre Intersetorialidade nas Políticas de Saúde e Assistência Social. 2012. (Encontro).
VIII Conferência Nacional de Assistência Social. 2011. (Outra).
Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-3ª Conferência + 2. 2009. (Encontro).
19ª Conferência Mundial de Serviço Social. 2008. (Congresso).
12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. 2007. (Congresso).
12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. Escalpelamento em populações ribeirinhas no Pará: uma realidade para o serviço social. 2007. (Congresso).
Encontro de Governadores da Frente Mercosul. 2007. (Encontro).
Encontro Descentralizado da Região Norte: 50 anos de profissão regulamentada. 2007. (Encontro).
I Fórum de Seguridade Social do IASEP-PA.A Assistência Social no elenco da Seguridade Social: contribuição para o debate no I Fórum de Seguridade Social do IASEP-PA. 2007. (Outra).
IV Encontro Estadual de Assistentes Sociais da Área da Saúde. 2007. (Encontro).
Participação em bancas
BARBOSA JÚNIOR, P. N.. Possibilidades para o cuidado terapêutico ocupacional a pessoas institucionalizadas em razão do sofrimento psíquico crônico: em busca de ocupações significativas. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade do Estado do Pará.
CAVALCANTE, L. I.; SENA, T. C. C. B.;BARBOSA JÚNIOR, P. N.. Perfil sociodemográfico dos cuidadores de pessoas em sofrimento psíquico do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS Renascer. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade do Estado do Pará.
BARBOSA JÚNIOR, P. N.. Prevenção da doença renal crônica na atenção primária: investigação acerca das informações sobre a patologia em um grupo de idosos atendidos na UMS-Pratinha. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Nefrologia da FHCGV) - Universidade do Estado do Pará.
BARBOSA JÚNIOR, P. N.. Processo de trabalho do Assistente Social com pacientes cardiopatas adultos e idosos.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Cardiovascular) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA, J. V.;BARBOSA JÚNIOR, P. N.; REIS, A. A.. A percepção de assistentes sociais e familiares quanto às sucessivas internações de pacientes na emergência psiquiátrica da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade do Estado do Pará.
BARBOSA JÚNIOR, P. N.; MIRANDA, N. C. A.; BENINI, E. A.. Inclusão Socioprodutiva e Economia Solidária: Considerações sobre o processo de implantação do projeto de inclusão socioprodutiva do estado do Pará.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal do Tocantins.
BARBOSA JÚNIOR, P. N.; OLIVEIRA, N. M. S. C.; SOUZA, R. C.. O olhar do serviço social para a rede de atenção psicossocial na política de saúde mental em Belém-Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade Metropolitana da Amazônia.
BARBOSA JÚNIOR, P. N.; GASPAR, M. L. D.. A representação social sobre o transtorno mentaldas famílias dos usuários acompanhados em um Centro de Atenção Psicossocial em Belém.. 2017.
Produções bibliográficas
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. . Vozes da família de pessoas com esquizofrenia. 1ª. ed. Belém: CROMOS, 2016. v. 1. 104p .
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. . No contexto contemporâneo brotam cuidados, brotam conquistas coletivas em saúde mental.. In: Adelma Pimentel ; Maria de Nazareth R. M. de O. Silva. (Org.). Diálogos Interdisciplinares em Saúde. 1ed.Belém: Editora da UFPA, 2019, v. 01, p. 14-26.
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. . Por uma sociedade sem manicômios. Jornal O Liberal, www.oliberal.com, p. 2, 20 dez. 2020.
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. ; BORGES, A. C. F. ; MATOS, M. L. . Escalpelamento em populações ribeirinhas no Pará: uma realidade para o serviço social. In: 12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais-CBAS e IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade Social, 2007, Foz do Iguaçu-PR. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais-CBAS e IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade Social. Brasilia: CFESS, 2007.
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. ; MARTINS, R. A. ; BORGES, A. C. F. . Assessoramento à Organização dos Catadores do Aurá: uma contribuição da Cáritas Norte II. In: IV Congresso de Assistentes Sociais da Amazônia, 2005, Belém-PA. Anais do IV Congresso de Assistentes Sociais da Amazônia. Belém - PA: GTR Gráfica e Editora, 2005. v. 01. p. 01-384.
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. . Vozes da família de pessoas com esquizofrenia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. . Papel dos Serviços Assistenciais no Auxílio à Manutenção da Dignidade do Portador de Transtorno Mental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. . Interdição, curatela e garantia de direitos a pessoas em sofrimento metal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. . A pessoa com Esquizofrenia e o Cuidador: uma relação de experiência na estrutura social da família. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. . O Serviço Social no SUS e a Interdisciplinariedade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. . A Assistência Social no Elenco da Seguridade Social: contribuição para o debate no I Fórum de Seguridade Social do IASEP-PA.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. ; BORGES, A. C. F. ; MATOS, M. L. . Escalpelamento em populações ribeirinhas no Pará: uma realidade para o serviço social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA JÚNIOR, P. N. ; MARTINS, R. A. ; BORGES, A. C. F. . Assessoramento à organização dos Catadores do Aurá:uma contribuição da Cáritas Norte II. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria Municipal de Saúde de Belém, Unidade Municipal de Saúde da Pratinha. , Rodovia Arthur Bernardes,s/nº, Pratinha, 66000-000 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (091) 32580744
Experiência profissional
2024 - Atual
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELÉMVínculo: Conselheiro Municipal de Saúde, Enquadramento Funcional: Membro do Controle Social da Saúde de Belém, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Conselheiro Suplente do Segmento de Trabalhadores da Saúde, representando o CRESS-PA.
2002 - Atual
Prefeitura Municipal de Belém-Secretaria Municipal de SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social concursado, Carga horária: 30
Outras informações:
Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde de Belém-SESMA/PMB, Nomeado por Decreto Municipal nº 40.755/2002-PMB de 30 de setembro de 2002.
Lotação: Unidade Municipal de Saúde da Pratinha.
Atividades
-
01/2005
Serviços técnicos especializados , Unidade Municipal de Saúde da Pratinha.Serviço realizado, Serviço Social.
2005 - Atual
Governo do Estado do Pará-Secretaria Especial de Saúde PúblicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social concursado, Carga horária: 30
Outras informações:
Assistente Social aprovado em Concurso Público para a Secretaria de Estado de Saúde Pública-SESPA, nomeado pelo Decreto de 17 de maio de 2005 do Gabinete do Governador do Estado do Pará: Lotações: 1) Setor de Serviço Social da Urgência e Emergência do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos; 2) Centro de Atenção Psicossocial-CAPS Renascer em Belém-PA; 3) Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde-DGETES-Gerência de Formação e Desenvolvimento-GFD; 4) Escola Técnica do SUS do Pará "Dr Manuel Ayres"-ETSUS/PA.
Atividades
-
07/2005 - 01/2007
Serviços técnicos especializados , Hospital Regional Abelardo Santos-Setor de Urgência e Emergência.Serviço realizado, Serviço Social do Setor de Urgência e Emergência do Hospital Regional Abelardo Santos da SESPA.
2016 - Atual
Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar ViannaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptor na UMS Pratinha, Carga horária: 12
Outras informações:
Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Nefrologia e Cardiologia da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna-HCGV-PA e Universidade do Estado do Pará-UEPA acompanhando os Residentes de Serviço Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, na Unidade Municipal de Saúde da Pratinha em Belém-PA .
2012 - 2019
Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar ViannaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptor no CAPS Renascer
Outras informações:
Preceptor dos Assistentes Sociais da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna-HCGV-PA e Universidade do Estado do Pará-UEPA, no Centro de Atenção Psicossocial-CAPS Renascer em Belém.
2017 - 2017
Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar ViannaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente de Serviço Social, Carga horária: 36
Outras informações:
Docente dos Assistentes Sociais das Residências Multiprofissionais em Saúde Mental, Cardiologia e Nefrologia da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna-PA-HCGV e Universidade do Estado do Pará-UEPA, ministrando a disciplina: Benefícios Sociais.
2016 - 2016
Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar ViannaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente de Serviço Social, Carga horária: 10
Outras informações:
Docente dos Assistentes Sociais das Residências Multiprofissionais em Saúde Mental, Cardiologia e Nefrologia da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna-PA-HCGV e Universidade do Estado do Pará-UEPA, ministrando a disciplina: Benefício Social.
2015 - 2015
Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar ViannaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente de Serviço Social, Carga horária: 36
Outras informações:
Docente dos Assistentes Sociais das Residências Multiprofissionais em Saúde Mental, Cardiologia e Nefrologia da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna-PA-HCGV e Universidade do Estado do Pará-UEPA, ministrando a disciplina: Processos de Trabalho em Serviço Social na Atenção à Saúde.
2015 - 2015
Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar ViannaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente de Serviço Social, Carga horária: 36
Outras informações:
Docente dos Assistentes Sociais das Residências Multiprofissionais em Saúde Mental, Cardiologia e Nefrologia da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna-PA-HCGV e Universidade do Estado do Pará-UEPA, ministrando a disciplina:Benefício Social.
Atividades
-
08/2012
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Preceptor dos Assistentes Sociais participantes da 1ª Residência Multiprofissional em Saúde Mental
2017 - Atual
Escola Superior da AmazôniaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação, Carga horária: 32
Outras informações:
Ministrando a Disciplina Atenção e Reabilitação Psicossocial da Pós Graduação em Saúde Mental da Escola Superior da Amazônia-ESAMAZ em Belém-PA.
2018 - 2018
Faculdade Conhecimento e CiênciaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação, Carga horária: 32
Outras informações:
Ministrando as Disciplinas: "Serviço Social e Saúde Mental / CAPS / AD /
UBS"; "Serviço Social e Saúde Coletiva:PSF/NASF/UBS. Turma SSS117- BELÉM
2016 - Atual
Faculdade Metropolitana da AmazôniaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor do Curso de Serviço Social, Carga horária: 12
Outras informações:
Supervisor de Estágio Curricular do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana da Amazônia-FAMAZ, na UMS Pratinha em Belém.
2016 - 2016
Faculdade Metropolitana da AmazôniaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptor do PET-SAÚDE GRADUASUS/FAMAZ, Carga horária: 12
Outras informações:
Preceptor do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana da Amazônia-FAMAZ, no Projeto PET-SAÚDE-GRADUASUS-FAMAZ, na Unidade Municipal de Saúde da Pratinha-Belém-PA.
2015 - 2015
Instituto Parlamento e CidadaniaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente de Pós Graduação em Saúde Pública, Carga horária: 16
Outras informações:
Docente da Disciplina: Políticas Específicas de Atenção a Saúde: Saúde Mental, na Pós Graduação em Saúde Pública do Instituto Parlamento e Cidadania- IPC- Polo Belém.
2008 - 2010
SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTENCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIALVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Função Comissionada com cessão das Secretarias: SESMA e SESPA.
Nomeação pela Portaria nº 2.099/2008-CCG de 20 de agosto de 2008. Exonerado em 30 de dezembro de 2010, pela Portaria nº 1.722/2010-CCG de 23 de dezembro de 2010.
2009 - 2009
SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTENCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIALVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Adjunto na SEDES-PA, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social-SEDES, no período de 08/06 a 27/06/2009 durante a ausência da Titular do Cargo, por motivo de Férias, conforme Portaria nº 611/09/GS-SEDES, publicada no Diário Oficial do Estado do Pará, nº 31437 de 10/06/2009.
2008 - 2010
Secretaria de Estado de GovernoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Suplente de Comissão Institucional, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Comissão para Gestão do Plano Estadual de Intensificação das Ações de Controle da Doença de Chagas no Pará. Comissão instituída por Portaria nº002/2008-Secretaria de Estado de Governo, de 30 de abril de 2008.
A comissão visa garantir a execução do plano em sua integralidade, relacionadas às ações de vigilância epidemiológica, laboratorial, sanitária, ambiental, entomológica e ainda atividades nos níveis da atenção básica e média, e alta complexidade. São atribuições da comissão, entre outras: assessorar os 86 municípios prioritários para execução das ações de controle da Doença de Chagas e acompanhar a execução das atividades e o alcance das metas. A portaria também estabelece os membros da comissão a qual será coordenada pela SESPA.
2007 - 2008
Secretaria de Estado de GovernoVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor de Câmara III, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
A SEGOV é uma Secretaria do Governo do Estado do Pará, que tem a função de fazer a gestão das ações prioritárias do Governo. Em sua estrutura existem 06 Câmaras Setoriais que são espaços de gestão e pactuações para a intersetorialidade. Desempenhei a função de Assessor, na Câmara Setorial de Políticas Socias-CSPS, acompanhando a gestão da saúde pública.
Nomeação publicada em Diário Oficial do Estado do Pará de 09 de agosto de 2007, Portaria 2.734/2007-CCG, com lotação a contar de 26 de julho de 2007.
Atividades
-
02/2007 - 06/2008
Serviços técnicos especializados , Câmara Setorial de Políticas Sociais.Serviço realizado, Acompanhamento da Política Estadual de Saúde Pública do Governo do Estado do Pará.
2007 - 2007
Secretaria Especial de Estado de Promoção SocialVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor Superior II, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Assessor Superior com responsabilidade em acompanhar a gestão das ações da política pública de saúde do estado do Pará.
Nomeado por Portaria nº 0481/2007-CCG de 30 de janeiro de 2007, com lotação a contar de 1 de janeiro de 2007.
2001 - 2004
Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Equipe Técnica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Cargo Comissionado- Coordenador da Secretaria Executiva do Programa Bolsa Escola Municipal da PMB;Coordenador das ações municipais dos Programas Bolsa Escola Federal e Bolsa Família no município de Belém.A Secretaria Executiva do Bolsa Escola Municipal tinha a composição integrada das Secretarias de Educação, Assistência Social e Economia, sob a coordenção administrativa e financeira da Secretaria de Educação. Nomeado por Decreto Municipal nº 39019/2001-PMB de 04 de julho de 2001, publicado em Diário Oficial do Município de Belém de 31 de agosto de 2001.
Atividades
-
01/2001 - 12/2004
Direção e administração, Coordenação do Programa Bolsa Escola de Belém.Cargo ou função, Coordenador Municipal da Secretaria Executiva do Programa Bolsa Escola de Belém; Coordenador das ações municipais dos Programas Bolsa Escola Federal e Bolsa Família em Belém..
1998 - 2001
Agência Distrital de Mosqueiro-Prefeitura de BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Chefe de Gabinete da Agência Distrital de Mosqueiro, órgão da Prefeitura Municipal de Belém, com as funções de coordenação das ações de participação popular no Distrito Administrativo de Mosqueiro e atendimento das demandas de Serviço Social da Agência Distrital.
Atividades
-
10/1998 - 02/2001
Direção e administração, Chefia de Gabinete da Agência Distrital de Mosqueiro.Cargo ou função, Chefe de Gabinete, com a função de coordenar as ações de participação popular do Governo Municipal de Belém..
1997 - 1998
FUNDAÇÃO PAPA JOÃO XXIIIVínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe de Setor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Assessor com a função de Chefia do Setor Ação Comunitária-SACOM da FUNPAPA; Coordenação do trabalho com as Entidades da Sociedade Civil, participantes da Rede Assistencial de Serviços do Município de Belém.
1995 - 1995
FUNDAÇÃO PAPA JOÃO XXIIIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
Outras informações:
Assistente Social -Contrato Temporário, no Abrigo Ronaldo Araújo, espaço de cumprimento de Medida de Proteção a meninos adolescentes, prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.O Abrigo é da FUNPAPA, órgão da Prefeitura Municipal de Belém, responsável pela execução da Política Municipal de Assistência Social.
Atividades
-
05/1997 - 09/1998
Direção e administração, Setor de Ação Comunitária-SACON-FUNPAPA.Cargo ou função, Chefe do Setor de Ação Comunitária-SACOM. O SACON tinha como função a organização da Rede Assistencial, do município de Belém, composta por Entidades da Sociedade Civill..
-
01/1995 - 05/1995
Serviços técnicos especializados , Abrigo Municipal Ronaldo Araújo.Serviço realizado, Assistente Social com atuação no cumprimento de Medida de Proteção, prevista pelo ECA, atendendo adolescentes do sexo masculino.
2005 - 2008
Conselho Regional de Serviço Social - Pará, CRESS 1ª REGIÃOVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: 2º Tesoureiro
Outras informações:
Conselheiro com a função de 2º Tesoureiro na Diretoria Excutiva ;membro das Comissões de Orientação e Ficalização-COFI e Comissão Temática de Saúde (coordenador).O Conselho Regional de Serviço Social-CRESS-PA tem atribuição de fiscalização do exercício profissional dos Assistentes Sociais no estado.
2006 - 2007
Conselho Regional de Serviço Social - Pará, CRESS 1ª REGIÃOVínculo: Membro de Com. Gestora-CFESS, Enquadramento Funcional: Representante do CRESS-PA
Outras informações:
Representante do Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região-CRESS-PA, na Comissão Gestora do Fundo Nacional de Apoio aos CRESS, Seccionais e CFESS.
2005 - 2005
Conselho Regional de Serviço Social - Pará, CRESS 1ª REGIÃOVínculo: Cons. 2º Tesoureiro CRESS-Pará, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Organizadora
Outras informações:
Membro do Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região-CRESS , na Comissão Organizadora do IV Congresso de Assistentes Sociais da Amazônia realizado de 11 a 14 de outubro de 2005 em Belém-PA.
Atividades
-
01/2005 - 01/2007
Outras atividades técnico-científicas , Conselho Regional de Serviço Social-CRESS-PA, Conselho Regional de Serviço Social-CRESS-PA.Atividade realizada, Conselheiro, na função de 2º Tesoureiro; Coordenador da Comissão Temática de Saúde e membro da Comissão de Orientação e Fiscalização-COFI.
1997 - 1997
Governo do Estado do AmapáVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor para a Juventude, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Assessor Técnico, da Assessoria para Assuntos da Juventude das ações do Governo do Estado do Amapá; Coordenador do Grupo de Trabalho para elaboração do Projeto "Programa de Diálogo com Grupos Organizados de Rua".
1997 - 1997
Governo do Estado do AmapáVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Grupo de Trabalho, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Grupo de Trabalho para elaboração do Projeto Programa de Diálogo com os Grupos Organizados de Rua no Estado do Amapá, vinculado ao Governo do Estado do Amapá, nomeado pela Portaria Interinstitucional nº 020/97-SEPLAN/ADAP, de abril de 1997.
Atividades
-
05/1997 - 05/1997
Direção e administração, Assessoria para Assuntos da Juventude.Cargo ou função, Assessor-Técnico, da Assessoria para Assuntos da Juventude do Governo do Estado do Amapá. Resposável pela coordenação do Grupo de Trabalho para elaboração do Projeto "Programa de Diálogo co Grupos Organizados de Rua"..
1996 - 1998
Conselho Estadual de Assistência SocialVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro Estadual de Assistência Social
Outras informações:
Conselheiro Titular representando a Delegacia Seccional do Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região-CRESS PA, participando do controle social da Política Estadual de Assistência Social no estado do Amapá-AP.
Atividades
-
04/1995 - 04/1998
Outras atividades técnico-científicas , Conselho Estadual de Assitência Social-CEAS-AP, Conselho Estadual de Assitência Social-CEAS-AP.Atividade realizada, Conselheiro Titular, representando a Delegacia Seccional do CRESS-PA..
1995 - 1997
Companhia de Água e Esgoto do AmapáVínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe de Setor na CAESA-AP, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Assessor com a função de Chefe do Serviço de Segurança e Bem-Estar Social-SEBES, da Companhia de Água e Esgoto do Amapá-CAESA,órgão do Governo do Estado do Amapá.
Atividades
-
05/1995 - 05/1997
Direção e administração, Serviço de Segurança e Bem-Estar Social-SEBES.Cargo ou função, Chefe do Serviço de Segurança e Bem-Estar Social-SEBES.Entre as atribuições do SEBES, estavam as de coordenar as ações educativas de segurança no trabalho e de representação da Diretoria na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho-CIPA.
1994 - 1995
Serviço Social do ComércioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 30
Outras informações:
Assistente Técinico, função de nível superior, Casa do Comércio(Assessoria Técnica de Planejamento-ATEPLAN)
Atividades
-
12/1994 - 05/1995
Serviços técnicos especializados , Casa do Comércio-Assessoria de Técnica de Planejamento-ATEPLAN.Serviço realizado, Assistente Técnico em planejamento da Administração Regional do SESC-PA.
-
07/1994 - 11/1994
Serviços técnicos especializados , Centro de Atividades da Doca.Serviço realizado, Assistente Técinico nas Atividades de Recreação.
1993 - 1993
Projeto PNUD/IBAMA/FAO/BPAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto PNUD/IBAMA/FAO/BPA-87/007, com pesquisa realizada no período de julho a outubro de 1993, com 16 Comunidades na Floresta Nacional do Tapajós às proximidades dos Municípios de Santarém e Aveiro Estado do Pará.
1993 - 1993
Projeto de Pré-Investimento G-7Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto de Pré-Investimento G-7 nas áreas de Florestas Nacionais-FLONAS (Tapajós). Visou fornecer subsídios para a elaboração de um diagnóstico da região, contemplando os seguintes temas: Demografia, Nível de vida; Emprego e Renda e Organização Social e Política da População.
1984 - 1987
Ministério da MarinhaVínculo: , Enquadramento Funcional: Marinheiro do Quadro Suplementar, Carga horária: 40
Outras informações:
Marinheiro Especialista em Máquinas admitido por Alistamento Militar Obrigatório
Atividades
-
02/1984 - 09/1987
Serviços técnicos especializados , Base Naval de Val-de-Cães/Corveta Iguatemi.Serviço realizado, Marinheiro com especialidade em Máquinas com última lotação na Corveta Iguatemi em Belém.
2025 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptor do Projeto Mais Saúde com Agente, Carga horária: 8
2023 - Atual
Rede Nacional Internúcleos da Luta AntimanicomialVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 30
Outras informações:
Membro da Coordenação da Secretaria Executiva Nacional da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial-RENILA. Membro Movimento da Luta Antimanicomial do Pará-MLA-PA na condição de representante da categoria de Trabalhador de Serviço de Saúde Mental.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pedro Nazareno Barbosa Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?