Cíntia Beatriz Müller

Professora do Departamento de Antropologia e Etnologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia, Salvador (2010). Com Mestrado e Doutorado em Antropologia Social (UFRGS, 2006). Líder do grupo de pesquisa Pacto - Estudos em Antropologia da Política e do Direito, registrado junto ao CNPq. Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFBA, Salvador (03/2012 - 03/2014). Realizou pesquisa de campo no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão e no sul do Mato Grosso do Sul. Desenvolve estudos na região do Recôncavo da Bahia, especialmente, na região da Baía de Todos os Santos. Pesquisadora na área da Antropologia da Política e do Direito com ênfase em estudos sobre relações interétnicas, laudos e relatórios antropológicos de territórios quilombolas e políticas públicas desenvolvimentistas e de regularização fundiária. Integra o Comitê Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia desde 2009. Maternou em janeiro de 2015 (Pedro Gabriel Müller Machado), uma atividade de dedicação constante.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

2002 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Comunidade Negra de Morro Alto: uma análise etnográfica da constituição de campos de disputa em torno da construção do significado da identidade "remanescente de quilombos"
Profa Dra. Claudia Lee Williams Fonseca. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito. Setores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional.

Mestrado em Antropologia Social

1999 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Análise Antropológica do Juizado Especial Criminal: uma etnografia da consciência legal,Ano de Obtenção: 2001
Profa Dra. Claudia Lee Williams Fonseca.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: antropologia do direito - judiciário - justiça -.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Justiça.

Especialização em Curso de Especialização em Direitos Humanos

2006 - 2008

Escola Superior do Ministério Público da União
Título: A Convenção 169 da OIT e a garantia dos povos quilombolas ao Direito Humano Fundamental ao território. O caso das comunidades dos quilombos no Brasil.
Orientador: Dr. Marcelo Veiga Beckhausen

Especialização em Aperfeiçoamentoe em Direito do Trabalho

1998 - 1999

Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do rio Grande do Sul

Graduação em Direito

1994 - 1997

Universidade Luterana do Brasil
Título: Inexigibilidade das Licitações
Orientador: Profa Elci Godoi Poitevin

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Atualização em Regularização Fundiária Urbana. (Carga horária: 90h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2004 - 2004

MNA846 Relações Interétnicas Dra.Giralda Seyferth. (Carga horária: 60h). , Museu Nacional/UFRJ, MN/UFRJ, Brasil.

2004 - 2004

Sociedades Camponesas Profa. Dra. Giralda Seyferth. (Carga horária: 60h). , Museu Nacional UFRJ, MN/UFRJ, Brasil.

2004 - 2004

Troca e Reciprocidade Profa. Dra. Lygia Sigaud. (Carga horária: 60h). , Museu Nacional UFRJ, MN/UFRJ, Brasil.

1999 - 1999

Temas de Direito Constitucional Comaparado BRA/ALE. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Direito.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Laudos Antropológicos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Direitos Especiais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MULLER, C. B. . XXXV Seminário Estudantil de Pesquisa. 2016. (Outro).

COSTA FILHO, A. ; MULLER, C. B. . GT Direitos Quilombolas, Políticas Públicas e Movimentos Sociais: desafios e perspectivas. 2015. (Congresso).

Müller, Cíntia Beatriz ; MARTINS, Cynthia de Carvalho . GT61 ? Quilombos territorialidades específicas e conflitos. 2012. (Congresso).

CARVALHO, Ana Paula ; Müller, Cíntia Beatriz . GT: 01 - QUILOMBOS: MEMÓRIAS, TERRITORIALIDADES E CONFLITOS. 2012. (Congresso).

Fialho, Vânia ; Müller, Cíntia Beatriz . Coordenação do GT 02 "Povos tradicionais: conflitos e desafios contemporâneos". 2011. (Outro).

Aguiar, Márcio M. ; Faisting, André ; MULLER, C. B. . II Seminário Racismo e Antirracismo: ações afirmativas para o reconhecimento e respeito à diversidade. 2009. (Outro).

FERNANDES, R. C. ; MÜLLER, Cíntia B. . GT Cidadania e Territorialização Étnica: novos e velhos sujeitos do direito. 2008. (Outro).

MÜLLER, Cíntia B. . Seminário Direito à Moradia e Terras dos Quilombos Urbanos de Porto Alegre. 2007. (Outro).

Equipe COHRE/Américas ; MÜLLER, Cíntia B. . Seminário Direitos Humanos e Prevenção de Despejos. 2007. (Outro).

COHRE/Américas ; OSORIO, L. M. ; Walsh, Emily ; MÜLLER, Cíntia B. . Seminário "Territórios a Conquistar: os novos Desafios da Luta Quilombola?. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Semana de Ciências Sociais da UNILAB.Comunidade Quilombola de Tabuleiro da Vitória: reflexões sobre a memória local e o fluxo migratório. 2019. (Seminário).

VI Reunião Equatorial de Antropologia. CONSTRUÇÃO DO ESTADO E PRÁTICAS COLONIAIS: PERSISTÊNCIAS E LUTAS PELO RECONHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE. 2019. (Congresso).

VI Reunião Equatorial de Antropologia. O Antropólogo como Perito: a pesquisa antropológica no âmbito de processos judiciais. 2019. (Congresso).

XIII Reunião de Antropologia do Mercosul. O Antropólogo como Perito: discussão sobre as apropriações da pesquisa antropológica no âmbito de processos judiciais. 2019. (Congresso).

31 Reunião Brasileira de Antropologia. A Construção do Estado Nação, Projetos Desenvolvimentistas e Mobilização Política: diferentes arranjos coletivos na luta pelo direito. 2018. (Congresso).

31 Reunião Brasileira de Antropologia. Identidades, Territórios e Resiliência no Brasil Contemporâneo: Estado, desenvolvimento, violência e reprodução da diferença. 2018. (Congresso).

V Reunião Equatorial de Antropologia (REA/ABANNE). Perícia Antropológica em Processos Judiciais: a judicialização de conflitos relacionados a procedimentos administrativos de titulação de Territórios Quilombolas. 2015. (Congresso).

I Ciclo de Palestras do Mestrado Profissionalizante em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas.Revisitando a elaboração de laudos antropológicos: experiências com perícias em Territórios Quilombolas. 2014. (Simpósio).

Seminário de Pesquisa Baías da Bahia.Notas Exploratórias sobre Pesquisa acerca de Povos e Comunidades Tradicionais em Itaparica, BA. 2014. (Seminário).

VI Simpósio de Ciências Sociais. 2014. (Simpósio).

37 Encontro da ANPOCS.Coordenação do SPG 21 - Ciências Sociais e Direito: questões contemporâneas (juntamente com a proª Simone Becker). 2013. (Simpósio).

IV Reunião Equatorial de Antropologia. Laudos Antropológicos em Territórios Quilombolas: questões metodológicas e éticas na produção etnográfica, em co-autoria com FERNANDES, M. B.. 2013. (Congresso).

Os Direitos dos quilombos e o dever do Estado Brasileiro - Análises dos 25 anos da Constituição Federal de 1988.Comunidades Quilombolas e o direito: limites no diálogo intercultural. 2013. (Seminário).

28 Reunião Brasileira de Antropologia. Ação Direta de Inconstitucionalidade 3239: uma análise a partir da antropologia do direito. 2012. (Congresso).

64ª Reunião Anual da SBPC. Povos e comunidades tradicionais atingidos pro projetos militares. 2012. (Congresso).

III Encontro de São Lázaro.Antropologia e Direito: Comunidades quilombolas na Baía de Todos os Santos, Bahia.. 2012. (Encontro).

35 Encontro Anual da ANPOCS.Quilombos no Brasil: desafios contemporâneos ao fazer antropológico. 2011. (Encontro).

II Encontro de São Lázaro.Povos tradicionais e a apropriação do espaço urbano: é possível um quilombo na cidade?. 2011. (Encontro).

III Reunião Equatroriana de Antropologia/ XII ABANNE. "Ação Direta de Inconstitucionalidade 3239: uma análise a partir da antropologia do direito. Atores". 2011. (Congresso).

IV Jornada de Estudos sobre Etnicidade de Pernambuco.A questão quilombola no Brasil: tenoes legais e conceituais. 2011. (Simpósio).

IX Reunião de Antropologia do Mercosul. ção Direta de Inconstitucionalidade 3239: uma análise a partir da antropologia do direito".. 2011. (Congresso).

IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Culturas, Encontros e Desigualdades.. 2011. (Congresso).

Encontro Estadual de Trabalhadores do SUAS, SAlvador/BA. 2010. (Encontro).

I Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história. "Reflexões sobre a advocacia antropológica".. 2010. (Congresso).

33 Encontro Anual da Anpocs.Trânsito entre fronteiras e construção de classificações identitárias no campo jurídico: povos indígenas e tribais, comunidades tradicionais, índios e remanescentes das comunidades de quilombos. 2009. (Encontro).

Aula Inaugural do Curso de Relações Internacionais: "As Relações Internacionais no Brasil". 2009. (Outra).

Comunidades Quilombolas: territorialidade e proteção jurídica.Palestra: Comunidades Quilombolas: territorialidade e proteção jurídica. 2009. (Seminário).

III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações.A narrativa religiosa enquanto metáfora de um pleito judicial: o mito de N. Sra. da Abadia e o retorno ao território étnico.. 2009. (Simpósio).

II Seminário Racismo e Antirracismo; ações afirmativas para o reconhecimento e respeito à diversidade.Coordenadora da Mesa no II Congresso Racismo e Antirracismo. 2009. (Seminário).

VIII Reunião de Antropologia do Mercosul. Uma antropologia dos povos tribais. 2009. (Congresso).

26 Reunião Brasileira de Antropologia."Vamos fechar um acordo?": a utilização de meios alternativos de solução de conflitos em processos de territorialização". 2008. (Encontro).

Curso de Capacitação Continuada de Agentes Municipais PNAS, Porto Alegre/RS.Aspectos Históricos e Sócio-Antropológicos das Populações Indígenas e Quilombolas. 2008. (Oficina).

I Encontro de Ciências Sociais.Territórios Quilombolas e o Processo de Identificação: processo de identificação dos sujeitos de direito e do território reivindicado.. 2008. (Encontro).

I I Seminário Internacional.Territórios Quilombolas e o Processo de Identificação: processo de identificação dos sujeitos de direito e do território reivindicado.. 2008. (Seminário).

VI Semana Acadêmica de Ciências Sociais.Territórios Quilombolas e o Processo de Identificação: processo de identificação dos sujeitos de direito e do território reivindicado.. 2008. (Outra).

VII Reunião de Antropologia do Mercosul. Oficina 05 - Cidadania e Territorialização Étnica: novos e velhos sujeitos de direito.. 2007. (Congresso).

"Legislação e Territorialidade nas Ações Relativas aos Remanescentes de Quilombos".Regularização Fundiária de Territórios Étnicos Quilombola à Luz da Legislação Brasileira. 2006. (Oficina).

25 Reunião Brasileira de Antropologia. Um lugar no estado nação: a garantia do direito de propriedade a partir do idioma étnico no Braisl, Colômbia e Suriname.. 2006. (Congresso).

I Encontro Nacional de Coordenadores de Centro de Referência em Assistência Social: acompanhamento das famílias beneficiárias do programa no âmbito do SUAS..FACILITADORA. 2006. (Encontro).

Legislação e territorialidade nas ações relativas aos remanescentes de quilombos.Direito à Moradia e Territórios Étnicos.. 2006. (Oficina).

Mini-curso Práticas de Justiça e Diversidade Cultural.Políticas públicas, direitos humanos e a Cosntituição de 1988. 2006. (Oficina).

Práticas de Justiça e Diversidde Cultural.Políticas públicas, direitos humanos e constiruição de 1988. 2006. (Seminário).

Minicurso Práticas de Justiça e Diversidade Cultural.Práticas de Justiça e Diversidade Cultural. 2005. (Oficina).

Oficina Regional de Multiplicadores em Plano Diretor Participativo e Regularização Fundiária Sustentável. 2005. (Oficina).

Práticas de Justiça e Diversidade Cultural.Laudos Periciais: os "Silva" e os trâmites jurídicos dos direitos sociais. 2005. (Seminário).

VI Reunião de Antropologia do Mercosul. Estado nacional e construção da cidadania: legislação brasileira sobre os remanescentes de quilombos e suas modificações de 1988 a 2005.. 2005. (Congresso).

24 Reunião Brasileira de Antropologia. "Vestir a Coberta d'Alma: roupas para o morto, comida para os vivos". 2004. (Congresso).

Curso de Extensão - Raça, Etnia e Nação: a antropologia e as políticas públicas..REgularização Fundiária dos Quilombos Urbanos: o Caso da Família Silva. 2003. (Outra).

Mini-curso Laudos Periciais em Antropologia. 2003. (Oficina).

Oficina de antropologia da Alimentação. 2003. (Oficina).

Raça, Etnia e Nação: a antropologia e as políticas públicas.Expriências Etnográficas em um Contexto de Instituições Públicas. 2003. (Oficina).

V REunião de Antropologia do Mercosul. O implemento de políticas públicas no contexto de uma comunidade remanescente de quilombos. 2003. (Congresso).

V Semana Acadêmica de Ciências Sociais.Relatos da Experiências. 2003. (Seminário).

V Semana Acadêmica de Ciências Sociais.Relatos da Esperiência do Trabalho de Campo na Comunidade de Remanescentes de Quilombos de Morro Alto/RS. 2003. (Outra).

23a. REunião Brasileira de Antopologia. 2002. (Congresso).

IV Reunião de Antropologia do Mercosul. A Experiência de construção de laudos antropológicos no Rio Grande do Sul dentro do porjeto de reconhecimento dos "remanescentes das comunidades de quilombos".. 2001. (Congresso).

22a. Reunião Brasileira de Antropologia. A hormonização de conflitos no Juizado Especial Criminal. 2000. (Congresso).

22 Reunião Brasileira de Antropologia. 2000. (Congresso).

51a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência. 1999. (Congresso).

Minicurso Antropologia e Direitos Humanos. 1999. (Oficina).

X Salão de IniciaçÃo Científica.Certidões de Nascimento: descontruindo um mito legal.. 1998. (Encontro).

Os Segredos do Voto. 1997. (Oficina).

3o. Simpósio Estadual de Direito. 1995. (Simpósio).

Feminino/Masculino: igualdade e diferença na justiça. 1995. (Seminário).

1a. Semana de Temas Jurídicos da ULBRA. 1993. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jaqueline Sousa Barreto

MULLER, C. B.; OLIVEIRA, R.; CARVALHO, A. P. C.. Ganhadeiras de Itapuã: uma etnografia dobre samba, tradição e fé. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luiz Carlos Silva dos Santos Júnior

MULLER, C. B.; OLIVEIRA, R.; LUCIANO, F. F.. Pescadores de Jaguaripe: organização política e luta pelos direitos. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniela dos Santos do Rosário

MULLER, C. B.; GERMANI, G. I.; SANTOS, J. T.. Um Quilombo: identidade e política pública/privada na comunidade remanescente quilombola de Torrinhas, Cairu/BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Railma dos Santos Souza

MULLER, C. B.; REIS, I. C. F.; OLIVEIRA, R.. Memória e História Quilombola: experiência negra na Matinha dos Pretos e no Candeal (Feira de Santana, BA). 2016. Dissertação (Mestrado em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Poliana Nascimento Reis

MULLER, C. B.; GERMANI, G.; SANTOS, J. T.. Quilombo e Territorialidades: a construção do território étnico São Joaquim de Paulo, Vitória da Conquista/BA. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ellen Cristina de Almeida

MULLER, C. B.; BECKER, S.; Pereira, L. M.; MOURA, N. S. P.. O Associativismo na Reserva Francisco Horta Barbosa, Dourados, MS. Redes de Parcerias.. 2015. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Luiza Gabriela Oliveira Meyer

MULLER, C. B.; Pereira, L. M.; BECKER, S.. O direito à consulta prévia e seus (ab) usos nas aldeias Jaguapiru e Bororo, Dourados/MS. 2014. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Vanesa Costa Cançado Silva

CARVALHO, A. P. C.; OLIVEIRA, R.;Müller, Cíntia Beatriz. Negros, Congadeiros e Quilombolas: identidade e reconhecimento na Comunidade de Arturos/MG. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Débora Ferraz de Oliveira

Müller, Cíntia Beatriz; NUMMER, F. V.; ANDRADE, T. M.. Insegurança nas ruas - uma etnografia de usuários de crack em situação de rua e as políticas de segurança pública. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Simone Batistela

CARVALHO, M. R. G.; FURTADO, C.;MULLER, C. B.. Território, identidade e memória na comunidade remanescente de quilombo, Bete II. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Laura Gomes Nascimento

MULLER, C. B.; CARVALHO, A. P. C.; RODRIGUES, V. R.. "Aqui são usos e frutos". Análise antropológica sobre a comunidade do Alto do Tororó, Salvador (BA). 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marianna Pinto dos Santos Ferreira

BARZANO, M. A. L.;MULLER, C. B.; BANDEIRA, F. P. S. F.. Modelagem das mudanças socioambientais de Santo Amaro/BA no período de 1960 - 2011: industrialização e contaminação ambiental na perspectiva de seus moradores. 2012. Dissertação (Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Rosana Carvalho Paiva

ODwyer, Eliane Cantarino; Almeida, Alfredo Wagner de;Müller, Cíntia Beatriz. Fundo de Pasto e Quilombo: território e identidade na Fazenda São Pedro, sertaõ baiano. 2012 - Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFBA.

Aluno: Hildon Oliveira Santiago Carade

Müller, Cíntia Beatriz; Núbia Bento Rodrigues; SALES, D. L. N.. "Invasões solertes": das relações entre a faculdade de filosofia e sua vizinhança (Salvador/BA). 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Brazão José Luis Catopola

Pinho, O.; Zamparoni, V. D.;MULLER, C. B.. Diálogo de identidades: análise das estratégias de construção de identidades entre Yao e Makondes no norte de Moçambique. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Renata C

Cardel, L.; Reesink, E.;Müller, Cíntia Beatriz. A. Nascimento. "A pele negra é muito sofredora": história, memória e reconhecimento, um estudo sobre empoderamente quilombola no Território do Sisal - Bahia. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Hairam Machado da Silva

SARDENBERG, C. M. B.; FERNANDES, F. B. M.; VELLOSO, T. R.; SCHEFLER, M. L. N.;MULLER, C. B.; URIARTE, U. M.. As Amêndoas têm que Estar Inteiras! tradição, tecnologia, educação e relações de gênero na cadeia produtiva do coco de babaçu. 2020. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Bruna Zagatto

MÜLLER, Cíntia B.; MELLO, M. M.; CARVALHO, M. R. G.; BUTI, R. P.; TRINDADE F, H. B.. Sobreposições Territoriais em São Francisco do Paraguaçu: território quilombola, fazendas e unidades de conservação, Baía do Iguape, BA. 2019. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Juliana Rosa de Almeida

MULLER, C. B.; FERNANDES, M. B.; CARVALHO, A. P. C.; MELLO, M. M.; ALMUNA, E. A.. Enseada Indústria Naval: uma análise sobre processos sociais e dramas em torno de um projeto de desenvolvimento. 2018.

Aluno: Laura Gomes Nascimento

CARVALHO, A. P. C.; MARQUES, C. E.; TAVARES, F.; FERNANDES, M. B.;MULLER, C. B.. Seguindo Fluxos às Margens do Paraguaçu: estudo comparativo entre agenciamentos do rio pelo Estado e por quilombolas do Vale do Iguape. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Eliane Pinheiro Santos

BACELAR, J. A.;MULLER, C. B.; PEREIRA, C. L.; FERNANDES, M. B.; GOMES, P. A. G.. O Mercado de las Brujas: coisas, devoção e desejos em um mercado popular em La Paz, Bolívia. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Hildon Oliveira Santiago Carade

RODRIGUES, N. B.;MULLER, C. B.; DIOGENES, G. M. S.; CASTRO, M. G.; CAPPI, R.. Entre a síndrome de Pato e o efeito Mateus: juventude e políticas sociais na periferia de Salvador, BA. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mariana Balen Fernandes

CARVALHO, A. P. C.;MULLER, C. B.; RODRIGUES, V. R.; ARRUTI, J. M. P. A.; MELLO, M. M.. Ilha de Cajaíba: lugar, pertencimento e territorialidade nas Comunidades Quilombolas Acupe, São Braz e Porto Dom João / Recôncavo Baiano. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Arydimar Vasconcelos Gaioso

MULLER, C. B.; CARVALHO, M. R. G.; MARTINS, C. C.; NUNES, P. M. P.; ALMEIDA, A. W. B.. Tempo da Cabaça: etnografia da história social de uma comunidade quilombola - MA. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Patrícia Maria Portela Nunes

MARTINS, Cynthia de Carvalho; PEREIRA, Luena; RAMOS, J. S.;MULLER, C. B.. Canelatiua, Terra dos Pobres, Terra da Pobreza: uma territorialidade ameaçada, entre a recusa de virar Terra da Base e a titulação como Terra de Quilombo. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Antonio Marcos de Oliveira Passos

MULLER, C. B.; MELLO, M. M.; LUCIANO, F. F.. Patrimônio Etnografado: as alteridades e efeitos sociais de um empreendimento na ilha de Bom Jesus dos Passos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Laura Gomes Nascimento

CARVALHO, A. P. C.;MULLER, C. B.; MARQUES, C. E.. A Contribuição da Experiência Etnográfica na Análise das Tecnologias de governo em contextos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Bruna Pastro Zagatto

MULLER, C. B.; MELLO, M. M.; BARRETO FILHO, H. T.. SOBREPOSIÇÕES TERRITORIAIS NA BAIA DO IGUAPE: Territórios Quilombolas, Pesqueiros, Unidades de Conservação, Propriedades Privadas e Grandes Empreendimentos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Juliana Rosa de Almeida

SANSONE, L.; ZHOURI, A.;MULLER, C. B.. Enseada Indústria Naval: dinâmicas e interações entre atores sociais envolvidos em um projeto de desenvolvimento. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Claudia Santana dos Santos Moura

MULLER, C. B.; URIARTE, U. M.; SOUZA, I. M. A.. "Nasci e me criei aqui e daqui eu não saio: daqui ninguém me tira". Um estudo etnográfico sobre Território Quilombola. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ygor Diego Delgado Alves

MACRAE, E. J. B. N.; FERNANDEZ, O. F. R. L.;Müller, Cíntia Beatriz. O uso controlado e crack entre camadas médias urbanas da cidade de São Paulo, SP. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Franklin Plessmann de Carvalho

Müller, Cíntia Beatriz; CARVALHO, Cyntia Martins; Almeida, Alfredo Wagner de. Comunidades de Fundo de Pasto: processo de territorialização. 2012 - Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFBA.

Aluno: Arydimar Vasconcelos Gaioso

Almeida, Alfredo Wagner de;Müller, Cíntia Beatriz; ODwyer, Eliane Cantarino. COMUNIDADE, ETNIA E TERRITÓRIO: análise da organização social de Comunidades Remanescentes de Quilombo em Caxias (MA). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gilda Conceição Silva

PARES, L. N.; SANTOS, J. T.;MULLER, C. B.. No candomblé todo o espaço é sagrado: patrimonialização e territorialidades envolvendo terreiros de candomblé de Salvador, tombados pelo IPAC. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gabriela Machado Bacelar Rodrigues

CARVALHO FILHO, M. J.; CARRASCOSA, D.;MULLER, C. B.. Reconhecer-se negro e ser reconhecido: o dilema da autodeclaração e das políticas públicas para negros de pele clara. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vanusa Santana dos Santos

MULLER, C. B.; URIARTE, U. M.; BECKER, S.. Processos de Reestruturação Urbana no bairro 2 de Julho. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Renata da Silva Cardoso

PARES, L. N.;MÜLLER, Cíntia B.; RODRIGUES, N. B.. Reminiscências de uma Coleção: a coleção afro-baiana do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Tereza Faria

MULLER, C. B.; RODRIGUES, V. R.; CARVALHO, A. P. C.. Tabuleiro da Vitória: uma territorialidade, três comunidades quilombolas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jaqueline Sousa Barreto

MULLER, C. B.; OLIVEIRA, R.; CARVALHO, A. P. C.. Ganhadeiras de Itapuã: notas de uma análise etnográfica sobre memória, trabalho e gênero. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luiz Carlos Silva dos Santos Júnior

MULLER, C. B.; OLIVEIRA, R.; LUCIANO, F. F.. Pescadores de Jaguaripe: organização política e acesso a direitos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Railma dos Santos Soiza

MULLER, C. B.; OLIVEIRA, R.. Memória e História Quilombola: presença negra em Matinha e Candeal (Feira de Santana, 1854 - 1945). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Ellen Cristina de Almeida

Müller, Cíntia Beatriz; Pereira, Levi Marques; Pereria, Noêmia dos Santos. O Associativismo Indígena na Terra Indígena Francisco Horta Barbosa, Dourados, MS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: João Tavares Flores Campos

MULLER, C. B.; CARVALHO, A. P. C.; SILVA, S.. "O brotar do filho da terra": uma análise etnográfica sobre o processo de construção de sujeitos de direitos. Quilombo Salamina Putumuju, Maragojipe, BA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luiza Gabriela Oliveira Meyer

BECKER, S.;MULLER, C. B.; Pereira, L. M.. O direito à "consulta prévia" e seus (ab)usos nas aldeias Bororo e Jaguapiru. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Yann Pellissier

MULLER, C. B.; RODRIGUES, N. B.; SILVA, F. P. S.. O Vale do Capão: uma alternativa? Uma pergunta aos moradores, uma pergunta à antropologia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucas Pereira Carwile

URIARTE, U. M.; BORGES, A.;MULLER, C. B.. "A gente fez caminhos para muita gente andar". Um estudo sobre a construção da memória de lutas por direitos de moradores do Calabar (Salvador/BA). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maribel Cristina Cardona

MULLER, C. B.; RODRIGUES, N. B.; CARIBE, C.. A Colonização do Vazio: territorialização gaúcha no Oeste baiano. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jean C

Müller, Cíntia Beatriz; Faisting, André. N. Guimieiro. A proteção jurídica dos direitos humanos voltada para a pessoa idosa em situação de violência doméstica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espacialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Elton Massanori Ono

Müller, Cíntia Beatriz. O direito a uma educação em respeito à diversidade cultural - A educação escola indígena - Licenciatura indígena Teko Arandu. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espacialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Wagner Valdivino Meirelles

Müller, Cíntia Beatriz. A atuação da polícia militar nas terras indígenas de Dourados/MS - Direitos humanos - Aspectos constitucionais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espacialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Adriane Emília Montovani

Müller, Cíntia Beatriz. Direitos Indígenas e a(s) cultura(s): o diálogo entre (o) direito e (a) antropologia para o seu reconhecimento após a Constituição de 1988. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espacialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: LILIANE G

Becker, Simone;MÜLLER, Cíntia B.; PAZO, C. G.. C. de Souza. A adoção de criança indígena por pessoa não indígena.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espacialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Vanusa Santana dos Santos

MULLER, C. B.; RODRIGUES, N. B.; ALENCAR, Roselene. Processos Locais de Resistência: mobilização social no bairro Dois de Julho, Salvador, BA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rodrigo Melo Vellame

MULLER, C. B.; RODRIGUES, N. B.; ALENCAR, Roselene. "Você chgou ao seu destino": o Uber em Salvador, BA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gilda Conceição Silva

MULLER, C. B.; TAVARES, F.; PARES, L. N.. O Drama do Terreiro Oyá Onípo Neto: análise etnográfica dos diferentes discursos dos atores sociais envolvidos no caso de 2008. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: João Pedro Noronha Ritter

URIARTE, U. M.;MULLER, C. B.. O paradoxo da casa-transitória: trajetória e projeto de uma família sem teto em ocupações do Centro Histórico de Salvador,BA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Renata da Silva Cardoso

PARES, L. N.;MULLER, C. B.; RODRIGUES, N. B.. Reminiscências de uma Coleção: a coleção afro-baiana do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jade Lins Nolasco

Müller, Cíntia Beatriz; PEREIRA, C. L.; SOUZA, M. T.. Conchas em Movimento: usos e significados das cascas de mariscos em Ponta Grossa, Ilha de Itaparica/BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Roseni Santana de Jesus

FIGUEIREDO, A. L. S.;MULLER, C. B.; CARVALHO, Ana Paula. Etnogênese e identidade étnica enquanto modo de vida na comunidade quilombola de São Braz, Santo Amaro/BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Gabriel Fiel Lutz

Müller, Cíntia Beatriz; Becker, Simone; SÁ Jr, Mario Teixeira de. Do "paraíso" da "democracia racial" ao "inferno racial": uma análise sobre as diferentes justificativas dadas às cotas para negros no TJMS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Roberta Peters

MÜLLER, Cíntia B.; STEIL, C. A.; JARDIM, D. F.. A Recriação da Identidade Étnica a Partir das Festas de Casamento entre Palestinos em Porto Alegre e Canoas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais Diurno - Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

BECKER, Simone;MULLER, C. B.; GRAÇA, Antônio. Banca Examinadora de Concurso Público. Área de Direito Público.. 2010. Universidade Federal da Grande Dourados.

Müller, Cíntia Beatriz. Banca Examinadora de Concurso Público. Área de Direito Público.. 2009. Universidade Federal da Grande Dourados.

MÜLLER, Cíntia B.. Banca Examinadora para Contratação de Professor Substituto. Antropologia/Etnologia. 2008. Universidade Federal da Grande Dourados.

Müller, Cíntia Beatriz. Avaliação de Cursos de Ciências Sociais e Direito para o Guia do Estudante 2011. 2010. Editora Abril SA.

Almeida, Alfredo Wagner de; MARTINS, Cynthia de Carvalho;Müller, Cíntia Beatriz. Banca de Qualificação de Mestrado. "Territorialidade, mito e identidades coletivas: uma etnografia das Terras de Santa na baixada maranhense".. 2011. Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFBA.

BANDEIRA, Fábio;Müller, Cíntia Beatriz. Banca de Qualificação de Mestrado. "Modelagem das mudanças socioambientais de Santo Amaro/BA no período de 1960 - 2010, na perspectiva de seus moradores: industrialização e contaminação ambiental". 2011. Universidade Estadual de Feira de Santana.

MULLER, C. B.; Núbia Bento Rodrigues. Banca de Qualificação de Mestrado: "?Invasões Solertes: das relações entre FFCH e sua vizinhança?. 2010. Universidade Federal da Bahia.

Sansone, L.; Pinto, O. S. de A.;MULLER, C. B.. Banca de Qualificadora de Mestrado: Processos de mudança, identidade e práticas culturais em uma comunidade rural do Recôncavo Baiano. 2010. Universidade Federal da Bahia.

Müller, Cíntia Beatriz; CARVALHO, Ana Paula; Pinho, O.. Banca de Qualificação de Mestrado. Diálogo de Identidades: Uma Análise as Estratégias de Construção de Identidades entre os Yao e Makonde do Norte de Moçambique. 2010. Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFBA.

Pereira, Levi Marques; Oliveira, Jorge Eremites;MÜLLER, Cíntia B.. Banca Examinadora do Relatório de Qualificação de Mestrado em História: A Dinâmica Territorial e os Processos de (Re)construção da Área Indígena Jaguaribe. 2008. Universidade Federal da Grande Dourados.

MÜLLER, Cíntia B.; VARIOS. Prêmio Cultura Viva - 2a. Edição. 2007. Ministério da Cultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Umberto Guaspari Sudbrack

SUDBRACK, U. G.. Análise Antropológica do Juizado Especial Criminal : uma Etnografia da Consciência Legal. 2001. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sergio Roberto de Abreu

ABREU, S. R.. Inexigibilidade das Licitações. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil.

bernardo Lewgoy

LEWGOY, Bernardo; STEIL, Carlos; SUDBRACK, Umberto; FONSECA, Cláudia. Análise Antropológica do Juizado Especial Criminal: uma etnografia da consciência legal.. 2001. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sergio Baptista da Silva

SILVA, Sergio Baptista da; FONSECA, Claudia; BARCELLOS, Daisy. Comunidade de negros de Morro Alto: uma análise etnográfica do processo de ressemantização de uma comunidade negra em remanescente de quilombos a partir de sua relação com a terra. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carlos Alberto Steil

STEIL, C. A.; SUDBRACK, Umberto; LEWGOY, Bernado; FONSECA, Laudia Lee W. Análise antropológica do Juizado Especial Criminal: uma etnografia da consciência legal. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Diogo Linhares Fernandes

Conflitos Fundiários Envolvendo Casas de Candomblé: um estudo a partir da AFA, na cidade de Salvador/BA; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Claudivan Silva Soares

Quilombolas de Jequitibá: processos identitários e luta pela terra; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Vanusa Santana dos Santos

Processos de Reestruturação Urbana no bairro 2 de Julho: politicas públicas e resistência; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; (Orientador);

Gardênia Mota Ayres

Os Modos Plurais de Fazer Política Enfatizando a Participação das Mulheres; Início: 2017; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; (Orientador);

Antonio Marcos de Oliveira Passos

Baía de Todos os Santos e Petribrás; Início: 2015; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Ana Paula Magno Perez

Marco Temporal: TI Raposa Serra do Sol e os Direitos Territoriais Indígenas; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Quesia Daiara dos Santos de Jesus

Quilombos Contemporâneos na Baía de Todos os Santos: um diagnóstico do estado da arte; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Alana Reis Silva Santos

O quilombo de Quingoma, Lauro de Freitas, BA: nas tramas de uma política das mulheres; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Mirela Santiago Santos

Comunidade de São Francisco do Paraguaçu, BA: luta pelo Reconhecimento (continuação); Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Tayonara Aillana dos Santos Jesus

Quilombos Contemporâneos na Região Metropolitana de Salvador, BA: reconhecimento e acesso a direitos; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; (Orientador);

Jaqueline Sousa Barreto

Ganhadeiras de Itapuã: notas de uma análise etnográfica sobre memória, trabalho e gênero; 2019; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Luiz Carlos Silva dos Santos Júnior

Pescadores de Jaguaripe: organização política e luta pelos direitos; 2017; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

João Tavares Flores Campos

O brotar do filho da terra: análise etnográfica sobre o processo de construção de sujeitos de direitos, Quilombo Salamina Putumuju, Maragojipe/BA; 2016; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Ana Tereza Dutra Pena de Faria

Tabuleiro da Vitória: processo de territorialização e organização social de uma comunidade quilombola no Vale do Iguape,BA; 2016; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Lucas Pereira Carwile

Da "caminhada" à "correria": o cotidiano da cidadania em um Bairro Popular; 2014; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Laura Gomes Nascimento

"Aqui são usos e frutos"; Análise antropológica sobre a comunidade do Alto do Tororó, Salvador (BA); 2013; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Débora Ferraz de Oliveira

Insegurança nas ruas - uma etnografia de usuários de crack em situação de rua e as políticas de segurança pública; 2013; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Rosana Carvalho Paiva

Fundo de Pasto e Quilombo: território e identidade na Fazenda São Pedro, sertaão baiano; 2012; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Agrimaria Nascimento Matos

Ilha em Movimento; Trabalho, identidade e processo de mudança em uma comunidade do Recôncavo Baiano; 2011; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Coorientador: Cíntia Beatriz Müller;

Bruna Pastro Zagatto

Sobreposições Territoriais em São Francisco do Paraguaçu: território quilombola, fazendas e unidades de conservação, Baía do Iguape, BA; 2019; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Juliana Rosa de Almeida

Enseada Indústria Naval: uma análise sobre processos sociais e dramas em torno de um projeto de desenvolvimento; 2018; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto

Identidade e Território: uma análise antropogeográfica sobre a comunidade negra de Helvécia; 2011; Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFBA,; Cíntia Beatriz Müller;

Andréia Michelly Neves

Uma análise da representação de indígenas de Dourados/MS acerca dos crimes contra os costumes "estupro presumido"; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espacialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Gilda Conceição Silva

O Drama do Terreiro Oyá Onípo Neto: análise etnográfica dos diferentes discursos dos atores sociais envolvidos no caso de 2008; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Jade Lins Nolasco

Conchas em Movimento: usos e significados das cascas de mariscos em Ponta Grossa, Ilha de Itaparica/BA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Vanusa Santana dos Santos

Processos Locais de resistência: mobilização social no bairro 2 de Julho, Salvador, BA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Lucas Pereira Carwile

"A gente fez caminhos para muita gente andar"; Um estudo sobre a construção da memória de lutas por direitos de moradores do Calabar (Salvador/BA); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Lucas Pereira Carwile

A cidade em Salvador: reflexões etnográficas a partir do bairro do Calabar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Carla Rech

O sagrado em interface com o profano: como a lógica sagrada pode auxiliar na criação e manutenção de um "bar"; Dourados/MS; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Mirela Santiago Santos

Comunidade de São Francisco do Paraguaçu, BA: luta pelo reconhecimento; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Hugo Gabriel Silva de Oliveira

Efeitos Sociais da "requalificação" do Porto da Barra: uma etnografia a partir de seus usuários (Parte II); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Laise Louise Guanaes Barrêtto da Silva

Efeitos Sociais da "Requalificação" do Mercado do Peixe, no Rio Vermelho: uma etnografia a partir de seus usuários (Parte II); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Hugo Gabriel Silva de Oliveira

Efeitos Sociais da ?Requalificação? do Porto da Barra: uma etnografia a partir de seus usuários; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Laise Louise Guanaes Barreto da Silva,

Efeitos Sociais da ?Requalificação? do Mercado do Peixe, no Rio Vermelho: uma etnografia a partir de seus usuários; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Luiz Carlos Silva dos Santos Júnior

Comunidades Tradicionais na Ilha de Itaparica: um mapeamento preliminar; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Ana Luisa Leão de Aquino Barreto

Comunidade Quilombola de Rio dos Macacos: reconhecimento étnico e direitos coletivos; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Daiane Santos Ribeiro

Rio dos Macacos: acesso à justiça e atores institucionais; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Vanusa Sntana dos Santos

As dimensões da tradição: questões étnicas e raciais no Sertão baiano; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Jamile Floriceia da Silva Melo

Povos Quilombolas no Brasil: produção de pesquisa, pleitos administrativos e conflitos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Ellen Cristina de Almeida

Mulheres indígenas, organização social e cidadania; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Albert Franca da Costa

Requalificação da Orla, Salvador, BA: investimentos públicos para a implantação de GPI (Parte II); 2018; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, UFBA/PROAE; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Uyara Nayri Batista de Almeida

O processo de migração e os quilombos contemporâneos: podemos encontrar quilombolas na cidade de Salvador? (Parte II); 2018; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, UFBA/PROAE; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Jéssica Nkem Chibuzo Ndukwu

Rua 13, Federação: antes aqui era ?rua da Lama?, memória e transformação espacial (Parte II ? Estudo de Caso); 2017; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, PROAE - UFBA; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Albert Franca da Costa

Requalificação da Orla, Salvador, BA: investimentos públicos para a implantação de GPI; 2017; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, UFBA/PROAE; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Mirela Santiago Santos

Memória local e luta pelo reconhecimento: a transcrição de entrevistas com moradores da comunidade quilombola de Tabuleiro da Vitória; 2017; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, UFBA/PROAE; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Uyara Nayri Batista de Almeida

O processo de migração e os quilombos contemporâneos: podemos encontrar quilombolas na cidade de Salvador?; 2017; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, UFBA/PROAE; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Laise da Silva Rocha

Intolerância religiosa: estudos de caso sobre a violência contra o povo-de-santo; 2014; Orientação de outra natureza - UFBA/PROAE, UFBA/PROAE; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Gilda Conceição Silva

Intolerância religiosa: estudos de caso sobre a violência contra o povo-de-santo; 2014; Orientação de outra natureza - UFBA/PROAE, UFBA/PROAE; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Vanusa Santana dos Santos

Bairro 2 de Julho: moradia e especulação imobiliária, memória e cidadanias; 2014; Orientação de outra natureza - UFBA/PROAE, UFBA/PROAE; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Kmilla Tatiana Sampaio

Vila Brandão: uma ocupação informal no Bairro da Vitória, memória e resistência; 2014; Orientação de outra natureza - UFBA/PROAE, UFBA/PROAE; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Lucas dos Santos Andrade

Rua 13, Federação: antes aqui era; 2014; Orientação de outra natureza - Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFBA, UFBA/PROAE; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Gilda Conceição Silva

Intolerância Religiosa em Salvador: o caso do terreiro Oyá Onipo Neto; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, PROAE - UFBA; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Daniel Souza do Nascimento

Intolerância Religiosa: o caso da roça do Ventura, Cachoeira; 2012; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal da Bahia, UFBA/PROAE; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Gilda Conceição Silva

Intolerância Religiosa em Salvador: o caso do terreiro Oyá Onipo Neto; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, PROAE - UFBA; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Débora Ferraz

Tirocínio; Disciplina de Antropologia I - Curso de Direito; ; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Tedson da Silva Souza

Tirocínio (Estágio Docente Supervisionado); ; 2011; Orientação de outra natureza; (Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Vanusa Santana

Monitoria em Graduação; Antropologia III; Ciências Sociais; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Laura Gomes Nascimento

Tirocínio; Antropologia III - Curso de Ciências Sociais; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Monaliza Reis

Bolsista de Extensão; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Ellen Cristina de Almeida

Pôster "Mulheres indígenas: organização política e cidadania"; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Brazão José Luis Catopola

Tirocínio; (Supervisão de Estágio); PPGA; 2010; Orientação de outra natureza; (Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cíntia Beatriz Müller;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Carlos Silva dos Santos Júnior

Pescadores de Jaguaripe: organização política e luta pelos direitos; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Luiz Carlos Silva dos Santos Júnior

Comunidades tradicionais na ilha de Itaparica: um mapeamento preliminar; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Lorena Maria De Quadros Stein

Inixigibilidade das Licitações; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Lorena Maria De Quadros Stein;

Claudia Lee Williams Fonseca

"Análise antropológica do Juizado Especial Criminal: uma etnografia da consciência legal"; 2001; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Lee Williams Fonseca;

Claudia Lee Williams Fonseca

; Comunidade remanescente de quilombos de Morro Alto: uma análise etnográfica dos campos de disputa em torno da construção do significado da identidade jurídico-política de ?remanescentes de quilombos?; ; 2006; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Lee Williams Fonseca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MULLER, C. B. ; MACHADO JUNIOR, E. F. . IDENTIDADE E INTERLEGALIDADE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O LOCAL E O JUDICIÁRIO. Revista Ambivalências , v. 04, p. 42-67, 2016.

  • MÜLLER, Cíntia B. ; FUJIMOTO, N. S. ; WEIMER, R. A. . Remanescentes de Quilombos na região de Morro Alto/RS:contribuição da geografia física no reconhecimento das áreas ocupadas. Boletim Gaúcho de Geografia , v. 30, p. 13-26, 2006.

  • MÜLLER, Cíntia B. . Ser camponês, ser remanescente de quilombos (ISSN 1517-395X). Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis) , v. 07, p. 29-44, 2005.

  • MÜLLER, Cíntia B. . Raça como retórica: a construção da diferença. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso) , v. 9, p. 316-322, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MÜLLER, Cíntia B. ; BARCELLOS, D. M. ; FONSECA, C. L. W. ; PAIM, H. H. ; VIDOR, C. M. ; SOARES, D. . Dinâmicas Internas e Fluxos de ComunicaçÃo Interna na Fundaçaão de Bem Estar e Amparo ao Menor do Rio Grande do Sul. 2001.

MULLER, C. B. . Parecer. Revista Anuário Antropológico (Qualis A2). 2019.

MULLER, C. B. . Projeto de Pesquisa IC. Quilombos Contemporâneos: estado da arte na Baía de Todos os Santos e Região Metropolitana de Salvador, BA. 2019.

MULLER, C. B. ; MACHADO JUNIOR, E. F. . Perícia Judicial. Comunidade Porto Dom João.. 2018.

MÜLLER, Cíntia B. . Projeto de Pesquisa Sankofa. Efeitos sociais de grandes projetos urbanos: investimentos e melhorias que potencializam a 'requalificação' da Orla, Salvador, BA (Parte II). 2018.

MULLER, C. B. . Projeto de Pesquisa Permanecer. Comunidades Quilombolas da Bacia do Iguape: cidadania e direitos territoriais. 2018.

MULLER, C. B. . Projeto de Pesquisa IC. Perícia Antropológica sobre Territórios Quilombolas: interlegalidade no debate judicial. 2018.

MÜLLER, Cíntia B. . Projeto de Pesquisa Permanecer. Comunidades Quilombolas da Bacia do Iguape: cidadania e direitos territoriais. 2017.

MULLER, C. B. . Projeto de Pesquisa Sakofa. Efeitos sociais de grandes projetos urbanos: investimentos e melhorias que potencializam a 'requalificação' da Orla, Salvador, BA. 2017.

MULLER, C. B. ; MACHADO JUNIOR, E. F. . Perícia Judicial - Comunidade Quilombola de Pitanga dos Palmares. 2016.

MÜLLER, Cíntia B. . Projeto de Pesquisa Permanecer. Antropologia e Direito: memória, cidadania e mobilizações sociais na cidade de Salvador/BA (Parte II). 2016.

MULLER, C. B. . Projeto de Pesquisa de IC. Efeitos sociais de grandes projetos urbanos: a requalificação da Orla em Salvador, BA (Barra e Rio Vermelho). 2016.

MULLER, C. B. . Projeto de Pesquisa Permanecer. Antropologia e Direito: memória, cidadania e mobilizações sociais na cidade de Salvador/BA (Parte II). 2015.

MULLER, C. B. . Projeto de Pesquisa Permanecer. Antropologia e Direito: memória, cidadania e mobilizações sociais na cidade de Salvador/BA. 2014.

Müller, Cíntia Beatriz . Parecer CAPES. Estágio Pós-Doutoral.. 2013.

Müller, Cíntia Beatriz . Parecer. Cadernos de Arte e Antropologia (UFBA). 2013.

Müller, Cíntia Beatriz . Relatório Técnico Semestral, 01.2013.. 2013.

MULLER, C. B. . Projeto de Pesquisa IC. Antropologia e Direito: debates contemporâneos acerca dos Povos Tradicionais. 2013.

Müller, Cíntia Beatriz . Parecer. CAPES. Participação em Evento no Exterior. 2012.

Müller, Cíntia Beatriz . Parecer CAPES. Edital PEC/PG.. 2012.

Müller, Cíntia Beatriz ; ODwyer, Eliane Cantarino . Pareceres Relatórios Preliminares de Identificação e Delimitação de Territórios Quilombolas. Projeto Quilombos ABA/Ford.. 2012.

Müller, Cíntia Beatriz . Parecer. Revista Tellus (UCDB).. 2012.

Müller, Cíntia Beatriz ; ODwyer, Eliane Cantarino . Relatório Descritivo Preliminar. Projeto Quilombos ABA/Ford. 2012.

MULLER, C. B. . Projeto de Pesquisa IC. Direito e Interculturalidade: comunidades quilombolas na Baía de Todos os Santos, Bahia. 2012.

Müller, Cíntia Beatriz . Parecer. Cadernos de Campo. Revista dos alunos do PPGAS/USP. 2011.

MULLER, C. B. . Projeto de Pesquisa IC. Antropologia e Direito: debates contemporâneos acerca dos Povos Tradicionais. 2011.

MULLER, C. B. . Parecer. Cadernos de Campo - Revista dos alunos de pós-graduação (USP). 2010.

Müller, Cíntia Beatriz . Parecer. Revista Horizontes Antropológicos (UFRGS). 2010.

Müller, Cíntia Beatriz . Parecer. Revista Sociedade e Estado (UnB). 2010.

Müller, Cíntia Beatriz . Parecer. Revista Videre (Curso de Direito/UFGD). 2010.

Müller, Cíntia Beatriz . Parecer. Campos - Revista de Antropologia Social (UFPR). 2010.

Müller, Cíntia Beatriz . Parecer. Revista Fronteiras (UFGD). 2009.

MÜLLER, Cíntia B. ; BECKER, S. ; JESUS, Nauk Maria de . Relatório Antropológico Preliminar INCRA. Entre extravios e (re)encontros: percursos da Família Jarcem, descendentes de Joaquim Candido Jarcem e BElizária Conceição Jarcem, na luta pelo retorno às suas terras. 2009.

Müller, Cíntia Beatriz ; Chamorro, Graciela . Organização do dossiê "Terra, Territórios e Identidades". 2009.

Müller, Cíntia Beatriz . Parecer. Revista IDeAS. (CPDA/UFRRJ). 2009.

MÜLLER, Cíntia B. . Parecer. Revista Tempo e Sociedade (UFMG). 2008.

MÜLLER, Cíntia B. . Parecer. Revista Tempo e Argumento (UDESC/PPGH). 2008.

MÜLLER, Cíntia B. . Parecer. Avaliação Final de Iniciação Científica. (FAPESB/UNEB/BA). 2008.

MÜLLER, Cíntia B. ; SALAINI, Cristian Jobi ; SANTOS, Sherol dos ; MÜLLER, Márica Milene ; FOCHESATTO, Ciane ; JARDIM, D. . Comunidade Remanescente de Quilombo da Mormaça: História, Cotidiano e Territorialidade. 2007.

Müller, Cíntia Beatriz . Direito à Moradia e Territórios Étnicos:proteção legal dos quilombos no Brasil. 2006.

BARCELLOS, D. M. ; CHAGAS, M. F. ; MÜLLER, Cíntia B. ; FUJIMOTO, N. S. ; WEIMER, R. A. ; MOREIRA, P. S. ; VIANNA, M. ; FERNANDES, M. B. . Comunidade Negra de Morro Alto: historicidade, identidade, territorialidade e direitos constitucionais.. 2002.

Müller, Cíntia Beatriz . Antropologia e Direito. 2012; Tema: Bolg de caráter acadêmico que auxilia no diálogo entre professora e discentes e dá visibilidade às pesquisas, orientações e produção.. (Blog).

Müller, Cíntia Beatriz . Antropologia e Direito. 2011; Tema: Espaço de discussão para assuntos pedagógicos e divulgação da produtividade.. (Blog).

MÜLLER, Cíntia B. . Questões sobre Filosofia Geral para o Direito.. 2009. (Elaboração de Questões para Prova de Transferência Voluntária de IES).

MÜLLER, Cíntia B. ; Becker, Simone . Questões sobre Direito Constitucional e Previdenciário para Concurso Público.. 2008. (Elaboração de questões para Concurso Público Federal.).

MÜLLER, Cíntia B. ; FERNANDES, R. C. . "Cidadania e Territorializaçào Étnica: novos velhos sujeitos do direito". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MÜLLER, Cíntia B. ; MÜLLER, Márica Milene ; SALAINI, Cristian Jobi ; FOCHESATTO, Ciane ; SANTOS, Sherol dos . Comunidade remanescente "Quilombo da Mormaça": história, cotidiano e territorialidade. 2007. (Relatório de pesquisa).

MÜLLER, Cíntia B. . Legislação e Territorialidade nas Ações Relativas a Remanescentes de Quilombos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO JUNIOR, E. F. ; MULLER, C. B. . Antropologia e Imagem: o uso da fotografia na realização de perícias. 2015. Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Quilombos Contemporâneos: estado da arte na Baía de Todos os Santos e Região Metropolitana de Salvador, BA, Descrição: Questões envolvendo povos tradicionais, especialmente indígenas e quilombolas, e acesso a direitos e políticas públicas, remetem-nos às diversas formas de apropriação territorial que tais grupos exercem sobre seus recursos naturais. A denominação povos tradicionais engloba uma gama muito variada de grupos sendo extremamente heterogênea, as comunidades quilombolas, contudo, são consideradas povos tradicionais no Brasil, de acordo com o Decreto 6.040, de 07 de fevereiro de 2007. Na Bahia, o Recôncavo e a Região Metropolitana de Salvador se encontram sob o impacto de grandes projetos e a implantação de empreendimentos turísticos em sua orla e ilhas que, por consequência, incidem sobre territórios de povos tradicionais. Em termos contemporâneos a região da Baía de Todos os Santos e da Região Metropolitana de Salvador reúnem mais de 39 quilombos que reivindicam seu reconhecimento e o acesso a direitos territoriais. Inspirada neste cenário, propomos o atual projeto com os seguintes objetivos, que serão apoiados pelos planos de trabalho submetidos: identificar o estado da arte das reivindicações das comunidades quilombolas no Recôncavo da Bahia e na Região Metropolitana de Salvador; dar continuidade à análise acerca das representações relacionadas às comunidades quilombolas contemporâneas, acionadas através de meios de comunicação digital; e identificar e analisar demandas de lideranças quilombolas de ambas as regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Coordenador / Mirela Santiago Santos - Integrante / Tayonara Aillana dos Santos Jesus - Integrante / Quesia Daiara dos Santos de Jesus - Integrante / Alana Reis Silva Santos - Integrante / Claudivan Silva Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 5

  • 2016 - Atual

    Efeitos Sociais de Grandes Projetos Urbanos de Investimento, Descrição: A requalificação da orla em Salvador pode ser enquadrada no contexto dos grandes projetos de cunho desenvolvimentista de amplos efeitos sociais. Embora tenha sido implementada sobre equipamentos urbanos já existentes, como por exemplo o Mercado do Peixe no Rio Vermelho e a praia do Porto da Barra, na Barra, aquilo que se denominou de "requalificação", em verdade, implodiu espaços que já estavam apropriados há décadas por seus usuários sem a preocupação aparente de um diálogo próximo com os mesmos. Este processo pode ser denominado de "ajuste urbano e regional" ou "mera adequação territorial às dinâmicas e fluxos dominantes", (VAINER 2007, pp. 10). Por outro lado, a "requalificação" trouxe impactos diferentes em relação aos agentes que se apropriavam de seus espaços, agora remodelados. Diferentes agentes, que ocupam posições sociais distintas, vivenciam efeitos diferenciados a partir da implantação de grandes projetos de investimento (GPIs). Por isso, propomos este projeto de pesquisa para investigar os efeitos sociais da "requalificação" da orla de Salvador em relação aos usuários do Mercado do Peixe, no Rio Vermelho, e aos usuários, especialmente os moradores, do Porto da Barra, na Barra.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Coordenador / Hugo Gabriel Silva de Oliveira - Integrante / Vanusa Santana dos Santos - Integrante / Laise Louise Guanaes Barreto da Silva - Integrante / Albert França da Costa - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.

  • 2015 - Atual

    Comunidades Negras em Rede: caminhos ancestrais e terreiros de candomblé no Recôncavo da Bahia, Descrição: Neste projeto de pesquisa propomos investigar a malha de conexões entre comunidades negras na região do Recôncavo da Bahia. Para tanto, pesquisaremos os terreiros de candomblé localizados em comunidades no interior dos municípios desta região priorizando, neste momento, aqueles que se localizam às margens do rio Paraguaçu e os caminhos ancestrais, por água e terra, utilizados para potencializar o deslocamento e o entrecruzamento destes grupos. A metodologia de investigação será a análise de rede, com seus fluxos e ritmos de trocas que eventualmente adensam ou afrouxam na tecitura social, com suas dinâmicas de cores e formatos. Assim, a pesquisa busca contribuir com os debates acerca das religiosidades de matriz africana que já existem e a produção de territorialidades específicas cuja manutenção suscita conflitos e alianças com a sociedade envolvente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Coordenador / Edmundo Fonseca Machado Júnior - Integrante / Ana Tereza Dutra Pena de Faria - Integrante / Antônio Marcos de Oliveira Passos - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Intolerância religiosa: estudos de caso sobre a violência contra o povo-de-santo, Descrição: O estudo sobre populações afro-brasileiras na Bahia, especialmente na cidade de Salvador não é novidade. O pano de fundo da discussão é o reconhecimento e a eficácia do acesso à justiça por parte de grupos minoritários e a relevância de se levar em consideração aspectos específicos da moralidade e simbologia de tais grupos. Embora não esteja longe a época em que terreiros eram invadidos pela polícia, ainda levará um tempo até que as práticas religiosas de matriz africana sejam reconhecidas pela sociedade em nível de igualdade com as demais religiões e respeitadas pelo próprio poder público.Assim, este projeto se propõe a explorar os significados e o conjunto de ações relacionadas às práticas compreendidas como de intolerância religiosa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Coordenador / Gilda Conceição Silva - Integrante / Laise Rocha - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 3

  • 2012 - 2013

    Direito e Interculturalidade: comunidades quilombolas na Baía de Todos os Santos, Bahia, Descrição: A Baía de Todos os Santos, no estado da Bahia, com uma superfície que soma mais de 1.000 quilômetros quadrados e uma orla com outros 200 quilômetros (Bandeira et al., 2010).Composta por 14 municípios (Simões Filho, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Salvador, São Francisco do Conde, Salinas da Margarida, Saubara, Vera Cruz), dentre eles três se encontram conectados à BTS através dos rios Paraguaçu e Subaré(Cachoeira, Santo Amaro e São Félix). Salvador reúne a maioria da população da BTS com 87% de seus habitantes, de acordo com o Censo do IBGE 2010. Os municípios que compõem a BTS se encontram emaranhados em uma antiga teia de relações.A região da BTS apresentava condições propícias para a exploração agrícola funcionando, por isso, como referência econômica do Brasil colônia, vivenciou o ciclo do açúcar, no século XVII, e do tabaco, no XVIII. A relação entre a cidade que se estabelecia e a área rural, já nesse período, era intensa. Dentre os quatorze municípios que compõem a BTS apenas 6 concentram 38 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares. O objetivo geral do projeto é identificar e analisar o processo de consolidação de novas cidadanias nesta área geográfica, onde o resgate da identidade étnica,embasa reivindicações de justiça, reconhecimento e direitos humanos que assentam "numa constelação de ideias distintas de dignidade humana, tornadas mutuamente inteligíveis e mutuamente capacitantes através de um diálogo intercultural"(Santos 2003). Através do estudo mapearemos tensões e conflitos, pontos de confronto entre comunidades e o Estado no âmbito dos direitos ambientais, culturais e sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Coordenador / Daiane Ribeiro - Integrante / Ana Luísa Barreto - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 2

  • 2011 - 2017

    Antropologia do Direito: possibilidades e desafios, Descrição: O debate de temas relacionados à Antropologia do Direito no Brasil tem tomado impulso nas últimas décadas. A proposta deste projeto é o de consolidar um espaço acadêmico de discussão e pesquisa tomando por base o referencial teórico da antropologia do direito sobre questões vinculadas aos desafios contemporâneos relacionados aos direitos étnicos e interculturalidades, direitos humanos, direito à cidade e à moradia e (novos) movimentos sociais. Em 2014 foi englobado a este Projeto um Sub-Projeto denominado: "Antropologia e Direito: memória, cidadania e mobilizações sociais na cidade de Salvador/BA".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Coordenador / Roselene Alencar - Integrante / Edmundo Fonseca Machado Júnior - Integrante / Jéssica Nkem Chibuzo Ndukwu - Integrante., Número de orientações: 5

  • 2011 - 2017

    Antropologia e Direito: debates contemporâneos acerca dos Povos Tradicionais, Descrição: O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar em quais espaços governamentais e não governamentais povos e comunidades tradicionais, rurais e urbanos, têm estabelecido diálogo com o direito e políticas públicas e compreender o que significa para tais grupos o ?acesso a direitos? e ?ter direito?. Através do estudo poderemos mapear tensões e conflitos que eventualmente existam de acordo com a identidade coletiva acionada, tanto em âmbito local, em relação ao direito costumeiro, quanto institucional, em relação ao direito positivo. Assim, a pesquisa potencializará a proposição e a avaliação de políticas públicas, o desenvolvimento de tecnologias sociais e de aprimoramento de processos burocráticos na relação com tais grupos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Coordenador / Mariana Balen Fernandes - Integrante / Edmundo Fonseca Machado Júnior - Integrante / Juliana Almeida - Integrante / Luiz Carlos Silva dos Santos Júnior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4

  • 2011 - Atual

    Observabaía - Territórios, direitos e vulnerabilidade socioambiental entre populações tradicionais da Baía de Todos os Santos (BTS), Descrição: Trata-se de um programa de pesquisa que objetiva investigar a dinâmica da vida das populações tradicionais que habitam a porção insular e o entorno da Baía de Todos os Santos (BTS), considerando as interações entre os meios físico, biótico e humano. Aborda questões como a construção de territórios e direitos; as redes de cuidado (trabalho e cooperação, saúde, religião e sociabilidade); a vulnerabilidade das zonas costeiras aos impactos socioambientais (elevação da temperatura e do nível do mar, erosão de praias e deslocamentos populacionais forçados, desmatamento e ameaça de extinção de espécies vegetais e animais, contaminação das águas e redução de número e volume dos recursos hídricos) e de grandes projetos (expansão dos portos de Salvador e Aratu; proposta de construção de ponte de interligação entre Salvador e a ilha de Itaparica; pólo naval na baía de Iguape; geração de energia na barragem de Pedra do Cavalo, entre outros de menor porte). Os estudos priorizam quatro eixos de investigação: a) Percepções e condições de acesso ao território; b) Direitos e políticas públicas governamentais e não governamentais; c) Saberes tradicionais e redes de cuidado; d) Riscos e vulnerabilidade às mudanças ambientais e sociais. A partir dos eixos de investigação propostos, serão elaborados indicadores de riscos e vulnerabilidade às transformações socioeconômicas e ambientais na forma de um marcador designado "Indicador de riscos socioambientais, que poderá orientar políticas públicas e privadas, pleitos e ações de movimentos sociais, ações relacionadas à administração da justiça, subsidiar o zoneamento, licenciamento e monitoramento de impactos socioambientais de intervenções que venham a ser propostas para a área. Os resultados da pesquisa serão disponibilizados num sítio na internet sob a forma de um Observatório de riscos e vulnerabilidades socioambientais da BTS denominado OBSERVABTS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Integrante / Ordep Serra - Integrante / Xavier Vatin - Integrante / Carlos Alberto Soares Caroso - Coordenador / Fátima Tavares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2009 - 2011

    Mapeamento e análise quanto ao acesso à justiça de indígenas da região da Grande Dourados., Descrição: O presente projeto de pesquisa busca fazer o levantamento de demandas de indígenas combinado à compreensão de como tais sujeitos resolvem seus conflitos, àquelas que envolvem a categoria analítica do gênero, raça e etnia. Portanto além de mapear quais são as demandas indígenas que desembocam no Poder Judiciário, este projeto busca entender quais são as instituições próprias que os indígenas acionam em situações alternativas à judicialização de conflitos. Finalmente, outra relevância do presente projeto reside na ampliação do diálogo entre a antropologia e o direito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Integrante / BECKER, Simone - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Diferentes representações acerca das desigualdades étnico-raciais regionais entre professores, alunos e ingressantes através do sistema de cotas sociais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) 2009-2011, Descrição: Este trabalho tem como objetivo fazer um mapeamento das representações acerca das desigualdades étnicorraciais regionais entre professores e alunos ingressantes pelo sistema de cotas da UFGD. Busca compreender se as representações de alunos ingressantes ou não pelo sistema de cotas e professores da UFGD sobre indígenas, afro-brasileiros é marcada por estereótipos do senso comum. Além disso, visa investigar como a questão da diversidade é trabalhada nos conteúdos das disciplinas dos cursos escolhidos. Os dados serão levantados através de entrevistas com alunos e professores dos três cursos mais concorridos (Medicina, Direito e Nutrição) e dos três menos concorridos (Matemática-licenciatura, Ciências Biológicas e Geografia). A pesquisa buscará criar um banco de dados sócio-econômicos dos alunos ingressantes pelo sistema de cotas na amostra escolhida. Este estudo também busca contribuir para consolidação do Núcleo de Estudos Afro-brasleiros (NEAB) e de uma linha de pesquisa sobre políticas públicas de combate à discriminação e ao racismo e Movimento Negro a ser desenvolvida num dos laboratórios do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais da UFGD.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Integrante / Marcio Mucedula Aguiar - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Antropologia da Política: cidadania, direitos socioculturais e processos de territorialização, Descrição: Historicamente, no Brasil, grupos étnicos minoritários têm enfrentado dificuldades no exercício de sua cidadania plena. Enquanto atores as minorias se encontram, muitas vezes, dependendo do alcance das políticas de estado para ter acesso à concretização de direitos humanos básicos como saúde, educação e moradia adequada. Com a Constituição Federal de 1988 novos atores emergiram no cenário jurídico, tais como os remanescentes das comunidades dos quilombos, e antigos atores, como as sociedades indígenas, puderam reafirmar a importância política de suas lutas. Tais medidas relacionadas, principalmente ao processo de territorialização dos grupos, colocaram em evidência a diversidade cultural do país e trouxeram à discussão uma nova dimensão do fazer antropológico. Neste projeto vamos analisar de que forma o acesso às políticas públicas está condicionado ao fato de ter, ou não, a coletividade passado por um processo de territorialização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Coordenador / Simone Becker - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Levantamento Histórico-Antropológico de Comunidades Quilombolas no Mato Grosso do Sul, Descrição: Trata-se de pesquisa relacionada a área da antropologia do espaço que analisa o processo de territorialização de comunidades negras em diferentes municípios em Mato Grosso do Sul e seu pleito pelo reconhecimento enquanto remanescentes das comunidades de quilombos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Integrante / Pereira, Levi Marques - Integrante / Rodrigo Aguiar - Coordenador / Jorge Ermeites Oliveira - Integrante / Simone Becker - Integrante / JESUS, Nauk Maria - Integrante.

  • 2004 - 2008

    Remanescentes de Quilombos no Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto de pesquisa teve início com a elaboração do relatório sobre o reconhecimento da Comunidade Negra de Morro Alto, no Rio Grande do Sul. Atualmente, ele tem continuidade com a análise das transformações sociais que levaram essa comunidade à reivindicar uma identidade étnica como mote de interação com o campo jurídico e de que forma a comunidades buscou estabelecer interlocução com órgãos de governo estadual e federal. Estamos iniciando um sub-projeto, mais amplo, que dará continuidade a esse eixo temático de pesquisa: ?Cidadania e Direitos Étnicos: Processo Social de Construção de Legalidades?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) . , Integrantes: Cíntia Beatriz Müller - Integrante / Rodrigo de Azevedo Weimer - Integrante / Denise Fagundes Jardim - Coordenador / Cristian Jobi Salaini - Integrante / Ana Paula Comin de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

1a colocada Concurso para Professor Adjunto Nível 1 (DOU 26.maio.2008), Universidade Federal da Grande Dourados.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia. , FFCH - Estrada de São Lázaro, 197, sl. 14, Federação, 40210730 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836440, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Integrante Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada

2005 - 2007

Centro pelo Direito à Moradia contra Despejos

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

2010 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Vaga assumida de acordo com o publicado no DOU, n. 159, seção 02, pp. 11, 22 de julho de 2010.

Atividades

  • 07/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Antropologia, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I - CiSo - (2016.1), Antropologia II - CiSo - (2016.1), Curso Monográfico em Antropologia - Laudos - (2016.2), Antropologia II - CiSo - (2017.01), Metodologia Qualitativa em Ciências Sociais - CiSo - (2017.01), Prática de Pesquisa em Antropologia - CiSo - (2017.01), Antropologia da Etnicidade e do Nacionalismo - CiSo - (2017.02)

  • 11/2016

    Direção e administração, Departamento de Antropologia, .,Cargo ou função, Vice-Chefe de Departamento (até 10/2018).

  • 12/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2011

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, .,Atividade de extensão realizada, Núcleo de Defesa dos Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais: Direitos Humanos e Sujeitos de Direitos.

  • 04/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante do Departamento de Antropologia e Etnologia no Colegiado do Curso de Ciências Sociais da FFCH/UFBA.

  • 03/2011

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEA - Antropologia e Direito (2011.1, 2015.2), Atividade de Pesquisa Orientada (2013.1, 2014.1, 2014.1), Epistemologia e Metodologia em Antropologia (2013.1, 2016.2), Seminário de Método, Produção e Análise de Dados Etnográficos (2013.2), TEA - Laudos Antropológicos (2012.1)

  • 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do PPGA.

  • 08/2010

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I - Curso de Direito (2012.1,2013.2, 2014.1), Antropologia III - Estruturalismo-Funcional, Estruturalismo e Materialismo Cultural, Antropologia V - Antropologia e Direito, Curso Monográfico em Antropologia - Laudos, Prática de Pesquisa em Antropologia (2013.2, 2014.1), Curso Monográfico em Antropologia - Antropologia e Direito (2014.1)

  • 08/2012 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção do Curso de Mestrado do PPG Antropologia.

  • 10/2010 - 04/2012

    Extensão universitária , Departamento de Antropologia, .,Atividade de extensão realizada, Lorogun - Intolerância religiosa, cidadania e direitos humanos em Salvador/BA.

  • 08/2011 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, .,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Seleção do Curso de Mestrado do PPGA/UFBA.

  • 09/2010 - 12/2010

    Extensão universitária , Programa de Pós-Graduação em Antropologia, .,Atividade de extensão realizada, Grupo de Estudos: "Diálogos entre Antropologia e Cidadania".

2008 - 2010

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de Antropologia, vinculada à Faculdade de Ciências Humanas - FCH. Realiza pesquisa nas áreas da antropologia do direito, diversidade e multiculturalismo. Líder do DIVERSO - Grupo de Pesquisa em Política, Identidade e DIversidade, FCH/UFGD, vinculada às linhas de pesquisa "Cidades e grupos urbanos" e " Identidades: diálogos contemporâneos" Pesquisadora vinculada ao Nexum, núcleo de estudos da Faculdade de Direito/UFGD, nas linhas "Diversidade Cultural" e "Acesso à Justiça". Pesquisadora Associada ao Núcleo de Antropologia e Cidadania NACi/ UFRGS, linhas de pesquisa "Práticas de Justiça no Brasil" e "Política, Etnia e cidadania".

Atividades

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Antropologia Urbana

  • 04/2010 - 05/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas - FCH, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de Acadêmicos para o Programa de Monitoria, (2010). (IS 039/2010, 15 de abril de 2010).

  • 11/2009 - 05/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas - FCH, .,Cargo ou função, Comissão de Atividades Complementares.

  • 08/2009 - 05/2010

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas - FCH, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Antropologia Urbana

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica Contemporânea I

  • 12/2008 - 12/2009

    Extensão universitária , Faculdade de Direito - FADIR, .,Atividade de extensão realizada, Educando para os Direitos Humanos.

  • 07/2009 - 09/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, .,Cargo ou função, Presidência de Comissão de Sindicância.

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito e Sociedade

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Clássica Antropológica

  • 05/2009 - 06/2009

    Ensino, Especialização em Segurança Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópico Especial em Segurança Publica (Dras. Cíntia Beatriz Müller e Simone Becker)

  • 03/2009 - 05/2009

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas - FCH, .,Atividade de extensão realizada, II Seminário Racismo e Antiracismo: ações afirmativas para o reconhecimento e respeito à diversidade.

  • 08/2008 - 03/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas - FCH, .,Cargo ou função, Comissão de elaboração do projeto de mestrado em Ciências Sociais.

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Ciências Sociais

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Ciência

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia da Educação

2008 - Atual

Núcleo de Antropologia e Cidadania/UFRGS

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada

Outras informações:
A pesquisadora associada ao NACi com o tema de pesquisa "Práticas de Justiça e Remanescentes de Quilombos", https://www.ufrgs.br/ppgas/nucleos/naci/, acesso em 28 de março de 2017.

2006 - 2008

Núcleo de Antropologia e Cidadania/UFRGS

Vínculo: Pesquisadora Associada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada

Outras informações:
Pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia e Cidadania da UFRGS, Projeto CNPq/PRONEX/FAPERGS, integrada a linha de pesquisa: Remanescentes de Quilombos no Rio Grande do Sul. Este projeto de pesquisa teve início com a elaboração do relatório sobre o reconhecimento da Comunidade Negra de Morro Alto, no Rio Grande do Sul. Atualmente, ele tem continuidade com a análise das transformações sociais que levaram essa comunidade à reivindicar uma identidade étnica como mote de interação com o campo jurídico e de que forma a comunidades buscou estabelecer interlocução com órgãos de governo estadual e federal. Estamos iniciando um sub-projeto, mais amplo, que dará continuidade a esse eixo temático de pesquisa: ?Cidadania e Direitos Étnicos: Processo Social de Construção de Legalidades?.

Atividades

  • 03/1996

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Antropologia e Cidadania/UFRGS, .,Linhas de pesquisa