Maico Santos Silveira
Ator, DRT 8650, Mestre em Arts de la scène pela Universidade de Paris8 e Universidade de Sevilla (Master Conjunto Europeu). Possui graduação em Artes Cênicas - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007). Atualmente é ator, diretor de atores e produtor de espetáculos. Membro-fundador do grupo Teatro Sarcáustico (Porto Alegre/ RS) e Virtù Confraria Teatral (Brasília, DF). Também é integrante do Colectivo El Sótano, que reúne artistas de diversos pontos do globo e organiza a publicação online El Sótano - Revista de Artes Escénicas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral.
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Master Arts de la Scène
2008 - Atual
Université de Paris 8 Vincennes Saint-Denis
Orientador: Concha Pérez / Katia Légeret
Bolsista do(a): União Européia - Erasmus Mundus en étude du spectacle vivant. Palavras-chave: ator; Futebol Freestyle; Jogador de Futebol; Jogo; Mimo Corpóreo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Mestrado em andamento em Máster en Artes del Espectáculo Vivo
2008 - Atual
Universidad de Sevilla
Bolsista do(a): União Européia - Erasmus Mundus en étude du spectacle vivant. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Graduação em Artes Cênicas Bacharelado
2002 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Maria Falkembach
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Formação complementar
2010 - 2010
Curso de Casting. (Carga horária: 12h). , Estudio2.
2010 - 2010
Mimo Corporal. (Carga horária: 36h). , Projeto Mímicas - Núcleo Angatu.
2009 - 2009
Curso de Casting. (Carga horária: 12h). , Estudio2.
2009 - 2009
Autobiographie et Autofiction. (Carga horária: 12h). , Collectif des Yeux.
2008 - 2009
Mime Corporel. (Carga horária: 80h). , Pas-De-Dieux.
2008 - 2008
Entraînement Physique et Corporel pour l'acteur. (Carga horária: 40h). , Pas-De-Dieux.
2003 - 2007
Língua Francesa. (Carga horária: 300h). , Instituto Roche.
1999 - 1999
Língua Espanhola. (Carga horária: 150h). , Cultural Madrid.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
Participação em eventos
II Mostra de Mímica Contemporânea.Mimo Corporal. 2010. (Encontro).
12è Festival Internacional de Mim i Teatre Gestual de Reus.Business is Business. 2010. (Encontro).
Porto Alegre em Cena. Roberto Zucco. 2007. (Congresso).
Uma abordagem experimental no processo de construção de Dramaturgias do Ator. IV Congresso Nacional da ABRACE. 2006. (Congresso).
Match Improvisation.Match Improvisation - Oficina teatral com Ricardo Behrens. 2006. (Oficina).
Laboratório de Câmera.Laboratório de Câmera. 2006. (Oficina).
Uma abordagem experimental no processo de construção de Dramaturgias do Ator. XIV Congreso Internacional de Teatro Iberoamericano y Argentino. 2005. (Congresso).
Um Sistema de Treinamento como Base para a Construção de Dramaturgias do Ator.Pampa na Universidade. 2005. (Seminário).
Um Sistema de Treinamento como Base para a Construção de Dramaturgias do Ator.III Encontro Nacional de Pesquisa em Arte. 2005. (Seminário).
Um Sistema de Treinamento como Base para a Construção de Dramaturgias do Ator.VII Salão de Iniciação Científica do IA. 2005. (Simpósio).
Um Sistema de Treinamento como Base para a Construção de Dramaturgias do Ator.XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2005. (Simpósio).
Mimo corpóreo.Mimo Corpóreo. 2005. (Oficina).
Laban para Atores e Dançarinos.Laban para Atores e Dançarinos. 2005. (Oficina).
As técnicas corporais do gaúcho e sua relação com a performance do Ator/ Dançarino. XIII Congreso Internacional de Teatro Iberoamericano y Argentino. 2004. (Congresso).
Porto Alegre em Cena.Comédia em Três Tempos - Tá rindo de quê?. 2004. (Seminário).
As técnicas corporais do gaúcho e sua relação com a performance do Ator/ Dançarino.II Encontro Nacional de Pesquisa em Arte. 2004. (Seminário).
As técnicas corporais do gaúcho e sua relação com a performance do Ator/ Dançarino.VI Salão de Iniciação Científica do IA. 2004. (Simpósio).
As técnicas corporais do gaúcho e sua relação com a performance do Ator/ Dançarino.XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2004. (Simpósio).
Aquecendo o Em Cena.Oficina teatral de treinamento vocal para atores ministrado pelo grupo boliviano Teatro de los Andes. 2004. (Oficina).
Aquecendo o Em Cena.O Ator de Rua - Oficina Teatral com Ricardo Puccetti (Lume/SP). 2004. (Oficina).
Porto Alegre Em Cena.O Ator Contador de Histórias - Oficina Teatral com Meran Vargens. 2003. (Oficina).
Aquecendo o Em Cena.Manipulação de Bonecos - Oficina com Grupo Seres de Luz. 2003. (Oficina).
Aquecendo o Em Cena.O Jogo da Máscara Teatral - Oficina com o Grupo Moitará (RJ). 2003. (Oficina).
Aquecendo o Em Cena.Atuação para Teatro de Rua - oficina ministrada por Ciça Reckziegel. 2003. (Oficina).
Aquecendo o Em Cena.Oficina de Iluminação, com Cláudia de Bem. 2002. (Oficina).
Outras produções
SOTANO, C. E. ; SILVEIRA, M. S. . O dia em que aprendi a dizer não. 2011. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. ; SOTANO, C. E. . Primer Borrador. 2010. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SARCÁUSTICO, Grupo Teatro ; SILVEIRA, M. S. . Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá. 2010. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SARCÁUSTICO, Grupo Teatro ; SILVEIRA, M. S. . Jogo da Memória. 2010. (Apresentação de obra artística/Teatral).
BARRAQUATRO, G. ; SILVEIRA, M. S. . Desejo de Pablo Picasso. 2010. (Apresentação de obra artística/Teatral).
PAS-DE-DIEUX, C. ; SILVEIRA, M. S. . WhanBan Improvisation Corporelle. 2009. (Apresentação de obra artística/Teatral).
BRINCANTES, B. ; SILVEIRA, M. S. . Canto de Cravo e Rosa. 2008. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SARCÁUSTICO, Grupo Teatro ; SILVEIRA, M. S. . IntenCIDADE 1ª: Voar. 2007. (Apresentação de obra artística/Teatral).
VIRTU, G. ; SILVEIRA, M. S. . Roberto Zucco. 2007. (Apresentação de obra artística/Teatral).
VIRTU, G. ; SILVEIRA, M. S. . Combate de Negro e de Cães. 2007. (Apresentação de obra artística/Teatral).
VIRTU, G. ; SILVEIRA, M. S. . Às Cegas. 2005. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. . Pas-de-deux. 2004. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. ; SARCÁUSTICO, Grupo Teatro . GORDOS ou somewhere beyond the sea . 2004. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. . Variações sobre a morte de Trotsky. 2004. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. . Guernica. 2003. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. . De Nada, Nada Virá. 2003. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. . Todomundo. 2003. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. ; TEIXEIRA, Companhia Teatral Regina . O Macaco e a Velha. 2002. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. ; TEIXEIRA, Companhia Teatral Regina . Era Uma Vez . 2001. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. . No Fundo do Sítio. 2000. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. . Auto da Compadecida. 2000. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. ; ENSENANDÔ, Grupo Teatral . O Fantástico Mistério de Feiurinha . 2000. (Apresentação de obra artística/Teatral).
SILVEIRA, M. S. . Sonhos de uma Noite de Verão. 1999. (Apresentação de obra artística/Teatral).
LERNER, J. ; SILVEIRA, M. S. . Kopeck. 2010 (Cinema).
LCL ; SILVEIRA, M. S. . Deux Hommes. 2009 (Cinema).
SILVEIRA, M. S. . Waking Sueño. 2009 (Cinema).
SILVA, S. ; SILVEIRA, M. S. . Quase um tango. 2008 (Cinema).
Arquivo Morto, Produções ; SILVEIRA, M. S. . Os Batedores. 2008 (Cinema).
SILVEIRA, M. S. . Memórias de uma guerra. 2007 (Cinema).
PORTO, C. ; COSTA, U. ; SILVEIRA, M. S. . O Gritador. 2007 (Cinema).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2010
Le footballeur et l'acteur: un corps disponible pour le jeu, Descrição: Pesquisa de Mestrado realizada entre os anos de 2008 e 2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maico Santos Silveira - Coordenador.
Prêmios
2006
Jovem Cientista UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2006
Destaque no XVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - Atual
Colectivo El SótanoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ator - Diretor - Organizador
Outras informações:
O Colectivo El Sótano é um coletivo fundado na cidade de Sevilha, Espanha, no ano de 2010, por cinco artistas de diferentes países: Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, México e Uruguai. Atualmente organiza a publicação eletrônica El Sótano - Revista de Artes Escénicas.
2008 - 2010
Université de Paris 8 Vincennes Saint-DenisVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
2006 - 2008
Palco Aberto ProdutoraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ator - Produtor de espetáculos, Carga horária: 25
2005 - Atual
Grupo VirtùVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ator - Produtor de espetáculos, Carga horária: 25
2005 - Atual
Grupo Teatro SarcáusticoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ator - Produtor de espetáculos, Carga horária: 25
1999 - 2000
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto AlegreVínculo: Recepcionista, Enquadramento Funcional: Recepcionista bilíngue, Carga horária: 36
1998 - 1999
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral NorteVínculo: Recepcionista, Enquadramento Funcional: Recepcionista bilíngue, Carga horária: 36
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maico Santos Silveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?