Rami Fanticelli Baptista

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1999) e mestre em Medicina Veterinária (Hig. Veter. e Proc. Tecn. de POA) pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente, é professora adjunta mestre 1 da Universidade do Grande Rio UNIGRANRIO-AFYA, em Duque de Caxias/RJ. Também exerce atividade de Responsável Técnica na empresa Korin Administração e Franquia.Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: carnes e derivados, leite e derivados, aves e derivados, ovos e derivados, pescado e derivados e mel.

Informações coletadas do Lattes em 14/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)

2000 - 2002

Universidade Federal Fluminense
Título: Avaliação da Qualidade Interna de Ovos de Codorna (Coturnix coturnix japonica) em Função da Variação da Temperatura de Armazenamento
Orientador: Sérgio Borges Mano
, Ano de Obtenção: 2003.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ovos de codorna; Análise; Qualidade; Conservação.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos / Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Animal. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Graduação em Medicina Veterinária

1992 - 1999

Universidade Federal Fluminense
Título: Higiene e Tecnologia de Produtos de Origem Animal
Orientador: Teófilo José Pimentel da Silva

Formação complementar

2022 - 2022

Medicina Veterinária. (Carga horária: 1h). , UNIGRANRIO - AFYA, UNIGRANRIO - AFY, Brasil.

2022 - 2022

Medicina Veterinária. (Carga horária: 1h). , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Responsabilidade Técnica. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, CRMV-RJ, Brasil.

2008 - 2008

Fraudes em leite. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2005 - 2005

Análise Físico-Química de Alimentos. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/RJ, SENAI/RJ, Brasil.

2005 - 2005

Validação de Métodos Físico-Químicos de Alimentos. (Carga horária: 12h). , Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos, CBMVHA, Brasil.

2005 - 2005

Pós-Graduação Metod. da Pesquisa e Ensino Superior. (Carga horária: 16h). , Fundação Educacional Serra dos Órgãos, FESO, Brasil.

2003 - 2003

Atualização Em Gestão da Vigilância Sanitária Para. (Carga horária: 120h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2003 - 2003

Boas Práticas Em Manipulação de Alimentos e Sistem. , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.

2002 - 2002

Vigilância da Peste. (Carga horária: 40h). , Fundação Nacional de Saúde - Presidência, FUNASA, Brasil.

1999 - 1999

Seefood Haccp Encore Course. (Carga horária: 80h). , Division Of Food Safety, DFS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco.

Galego

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos.

Organização de eventos

BAPTISTA, Rami Fanticelli . MESA REDONDA: DIFERENTES ABORDAGENS DA OPERAÇÃO CARNE FRACA. 2017. (Outro).

Participação em eventos

II Congreso Nacional de Saúde Pública Veterinária. Aplicação das boas práticas de manipulação e controle de contaminação dos manipuladores em restaurante localizado no município de Teresópolis-RJ, Brasil. 2007. (Congresso).

II Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária. Tipificação e calssificação de ovos in natura comercializados no município de Teresópolis-RJ, Brasil. 2007. (Congresso).

III Congresso Latino-Americano - IX Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos - II Encontro Nacional de Centros de Controle de Zoonoses - I Encontro Nacional do Sistema Brasileiro de Inspeção dos Produtos de Origem Animal. Verificação da qualidade higiênico-sanitária, através da contagem de coliformes fecais, do queijo Minas frescal fracionado comercializado em Duque de Caxias/RJ. 2007. (Congresso).

IV Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde.Inspeção Sanitária de Alimentos. 2007. (Outra).

IV Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde -CCS.Análise sensorial em alimentos. 2007. (Outra).

IV Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde -CCS.Análise Sensorial em Alimentos. 2007. (Outra).

Seafood Expo Latin American.Tecnologia de Processamento de Peixes. 2007. (Seminário).

III Fórum de Produção Acadêmica.Embalagens em atmosfera modificada. 2006. (Outra).

II Congresso Latino-Americano de Higienistas de Alimentos - VII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Prevalência de tuberculose bovina em um matadouro frigorífico no estado de São Paulo no ano de 2001. 2005. (Congresso).

II Congresso Latino-Americano de Higienistas de Alimentos - VII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Prevalência de cisticercose bovina em um matadouro frigorífico no estado de São Paulo no ano de 2001. 2005. (Congresso).

II Congresso Latino-Americano de Higienistas de Alimentos - VII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Avaliação das características físico-químicas das manteigas tipo extra com sal comercializadas no estado do Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).

Concurso de Tocantins.Banca de Elaboração da Prova de Médico Veterinário do Concurso de Tocantins 2004. 2004. (Outra).

IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. 2004. (Outra).

Aula.Aula ministrada: Parasitos de Importância no Pescado. 2003. (Outra).

Palestra - Vigilância Sanitária.I Encontro de Congraçamento da Escola de Medicina Veterinária. 2002. (Encontro).

Aula na Disciplina: Inspeção de Produtos de Origem Animal.Aula Ministrada: Inspeção de Ovos. 2001. (Outra).

Aula na Disciplina: Tecnologia de Alimentos de Origem Animal.Aula ministrada: Tópicos Especiais em Tecnologia e Inspeção de Ovos. 2001. (Outra).

Aula na Disciplina: Tecnologia de Aves, Coelhos, Ovos, Mel, Cera de Abelha e Derivados.Aula ministrada: Industrialização e Propriedades Funcionais dos Ovos. 2001. (Outra).

I Conferência de Vigilância Sanitária da Região Serrana.Integrante da Comissão Organizadora da I Conferência de Vigilância Sanitária da Região Serrana. 2001. (Outra).

IV Congresso Estadual de Saúde Pública e Alimentos. 2001. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. 2001. (Congresso).

Aula.Aula ministrada: Instruções para Manuseio de Alimentos em Nível de Comércio Varejista. 2000. (Outra).

Aula.Aula ministrada: Subprodutos Não Comestíveis de Aves - Graxaria. 2000. (Outra).

Aula.Aula ministrada: Evisceração e Pré-Resfriamento de Carcaças e Miúdos de Aves. 2000. (Outra).

Aulas.Aulas ministradas: Classificação de Ovos. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Lígia Vieira de Paula

FERNANDEZ, Alfredo Tavares; MALAVOLTA, Lícia Cristina;BAPTISTA, Rami Fanticelli. Avaliação Bacteriológica de letie tipo B comercializado no município de Duque de Caxias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Roberta Gomes Mãofredo

BAPTISTA, Rami Fanticelli; FERNANDEZ, Alfredo Tavares. Avaliações sensorial e da rotulagem, segundo a sua validade comercial, de frios fatiados comercializados no Rio de Janeiro e Duque de Caxias. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Ossana Gomes Ribeiro

BAPTISTA, Rami Fanticelli; RODRIGUES, T. P.;MANO, S. B.. Avaliação sensorial (odor e sabor) comparativa entre ovos de granja e ovos caipira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Rosane Marques dos Santos

BAPTISTA, Rami Fanticelli; RODRIGUES, T. P.;MANO, S. B.. Análise quantitativa de metassulfito de sódio em Litopenaeus vannamei (camarão cinza) vendidos em peixarias do município de Saquarema. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Bruna Pereira Brito

FERNANDEZ, Alfredo Tavares; COSTA, A. P.;BAPTISTA, Rami Fanticelli. Avaliação da qualidade bacteriológica e pesquisa de sulfitos em amostras de carne pré-moída comercializadas em açougues e supermercados da Ilha do Governador. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Roberta de Oliveira Resende Ribeiro

BAPTISTA, Rami FanticelliMANO, S. B.; VITAL, H. C.. Verificação do efeito da irradiação sobre as características físico-químicas de méis de abelhas africanas (Apis mellifera) submetidos a este processo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Adriana Balbino Cassane

BAPTISTA, Rami Fanticelli; FERNANDEZ, Alfredo Tavares; FRANCO, Robson Maia. Colimetria e pesquisa de E. coli resistente a anitmicrobianos em amostras de salada mista, queijo Minas fresca e frios fracionados comercializados no Duque de Caxias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Raquel Ribeiro de Borborema

BAPTISTA, Rami Fanticelli; FERNANDEZ, Alfredo Tavares; FRANCO, Robson Maia. Avaliações bacteriológicas e de ranço oxidativo em frios fatiados, segundo sua validade, comercializados na cidade de Duque de Caxias - RJ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Paula Coelho Leal

FERNANDEZ, Alfredo Tavares; FRANCO, Robson Maia;BAPTISTA, Rami Fanticelli. Avaliação do atendimento a reclamações de consumidores recebidas pelo Segundo Serviço de Vigilância Sanitária da cidade do Rio de Janeiro no período de janeiro a junho de 2005. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Viviane Miranda Soly Duarte

FERNANDEZ, Alfredo Tavares; FRANCO, Robson Maia;BAPTISTA, Rami Fanticelli. Avaliação sensorial e da rotulagem de produtos cárneos cozidos comercializados em supermercados da cidade do Rio de Janeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Daniel Haddad Bittencourt Fernandes Leal

BAPTISTA, Rami FanticelliMÁRSICO, E. T.; FERNANDEZ, Alfredo Tavares. Determinação de bases voláteis totais e histamina em sardinha verdadeira (Sardinella brasiliensis) comercializadas no município do Rio de Janeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: André Luiz Avellar da Silva

BAPTISTA, Rami Fanticelli; SILVA, A. C. O.; FERNANDEZ, Alfredo Tavares. Contagem de coliformes fecais em queijo Minas frescal fracionado comercializado no mercado varejista de Duque de Caxias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Amanda de Oliveira Ferreira

BAPTISTA, Rami Fanticelli; FERNANDEZ, Alfredo Tavares; COELHO, E. B.. Pesquisa do conhecimento e da aceitação do consumidor sobre o uso da irradiação em alimentos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Katia Ferreira de Souza

BAPTISTA, Rami Fanticelli; FERNANDEZ, Alfredo Tavares. Avaliação microbiológica de saladas mistas obtidas em restaurantes "self service" nas imediações da Unigranrio - Campus I - Duque de Caxias - RJ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Raul Eduardo Arias Palacios

BAPTISTA, Rami Fanticelli; CASTRO, J. S. M.; FERNANDEZ, Alfredo Tavares. Avaliação comparativa das condições higiênico ? sanitárias dos mercados de peixe localizados na Zona Oeste e em Niterói / RJ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Fábio Martins Ambrósio

BAPTISTA, Rami Fanticelli; FRANCO, Robson Maia; FERNANDEZ, Alfredo Tavares. Avaliação da qualidade dos ovos a granel comercializados no bairro de Jacarepaguá / RJ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Wilson Salles Ávila Filho

DUARTE, M. C. K. H.;BAPTISTA, Rami Fanticelli; VALENTE, M. A.. Avaliação da contagem bacteriana total e contagem de células sométicas do leite crú tipo C comercializado no município de Rio das Flores-RJ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação André Arcoverde.

Aluno: Carolina Bouças Soares Rufino de Oliveira

BAPTISTA, Rami Fanticelli; FRANCO, Robson Maia; FERNANDEZ, Alfredo Tavares. Avaliação da qualidade do Micropogon fournieri (corvina) fresco comercializado no bairro de Jacarepaguá / RJ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Guilherme de Oliveira Balbi

BAPTISTA, Rami Fanticelli; KASNOWSKI, M. C.. Monitoramento no Controle da Qualidade do Leite Crú Refrigerado em uma Cooperativa de Volta Redonda-RJ. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Aluno: Victor Machado Barbosa

TANCREDI, Ian Philippo; COUMENDOUROS, Katherina;BAPTISTA, Rami Fanticelli. Alterações de Fígado Bovino, identificadas em um Matadouro sob Serviço de Inspeção Estadual localizado no Município de Três Rios / RJ. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação André Arcoverde.

Aluno: Josie Rodrigues Montebello

BAPTISTA, Rami Fanticelli; PORTO, Valéria de Lima; MATTOS, Pedro José de. Avaliação das Características Físico-Químicas de Manteigas Tipo Extra Comercializadas no Estado do Rio de Janeiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação André Arcoverde.

Aluno: Cláudia Regina de Moraes Ferreira

MÁRSICO, Eliane Teixeira;BAPTISTA, Rami Fanticelli; FERNANDEZ, Alfredo Tavares. Alterações na qualidade de sardinhas (Sardinellas brasiliensis) armazenadas sob refrigeração, com e sem adição de gelo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Penha Cristina Tenório de Araújo

MÁRSICO, Eliane Teixeira;BAPTISTA, Rami Fanticelli; LEMOS, Môzar. Avaliação do estado de conservação, da maciez e aceitação sensorial da carne de avestruz (Struthio camelus). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Juliana de Morais Guedes

BAPTISTA, Rami Fanticelli; MÁRSICO, Eliane Teixeira; HORA, Iracema Mariade Carvalho da. Análise da Manutenção da Qualidade da Carne Bovina em Três Mercados Varejistas no Município de Volta Redonda / RJ. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação André Arcoverde.

Aluno: Ana Cristina Batista da Silva

BAPTISTA, Rami Fanticelli; MÁRSICO, Eliane Teixeira; NEVES JÚNIOR, José Machado. Toxinas Marinhas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação André Arcoverde.

Aluno: Wagner da Silva Marques Batista

BAPTISTA, Rami Fanticelli; HORA, Iracema de Carvalho da; PORTO, Valéria de Lima. Elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação para uma Empresa de Processamento de Sorvetes localizada no Município de Cataguases / MG. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação André Arcoverde.

Aluno: Kate Porciúncula Koeche

BAPTISTA, Rami Fanticelli; MÁRSICO, Eliane Teixeira;MANO, Sérgio Borges. Influência do Trincamento da Casca do Ovo sobre sua Qualidade Comercial. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

BAPTISTA, Rami Fanticelli. Correção da questão número 5 do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) do ano de 2004.. 2004. Centro de Seleção de Candidatos Ao Ensino Superior do Grande Rio.

BAPTISTA, Rami Fanticelli. Correção da questão número 7 do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) do ano de 2004.. 2004. Centro de Seleção de Candidatos Ao Ensino Superior do Grande Rio.

MANO, Sérgio Borges; TORTELLY, Rogério;BAPTISTA, Rami Fanticelli; LIPARISI, Flávia. Elaboração da prova de seleção de médico veterinário para o Concurso Público do Estado de Tocantins.. 2004. Centro de Seleção de Candidatos Ao Ensino Superior do Grande Rio.

Orientou

Manuelle P

de Freitas; Monografia de Conclusão de Curso; Início: 2005; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação André Arcoverde; (Orientador);

Amanda Cristina Corrêa Cardoso

Ciência de consumidores de pescado do Rio de Janeiro sobre Histaminose; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - AFYA; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Caio Ferreira de Araujo

ANÁLISE DE SASHIMIS DE SALMÃO DE RESTAURANTES DE VILA DA PENHA/RJ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - AFYA; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Jéssica Elaine Gomes Destefani

Avaliação da qualidade da água de consumo de meios alternativos no município de Duque de Caxias - RJ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Letícia Magalhães Pinheiro

Avaliação higiênico-sanitária no setor de açougue de uma rede de supermercados no município do Rio de Janeiro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Larissa Ascenção Camardella

Verificação da qualidade de leite Ultra Alta Temperatura (UAT) dentro do município do Rio de Janeiro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Roberta de Oliveira Resende Ribeiro

Verificação do efeito da irradiação sobre as características físico-químicas de méis de abelhas africanizadas (Apis mellifera) submetidos a este processo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Ossana Gomes Ribeiro

Avaliação Sensorial (odor e sabor) compartiva entre ovos de granja e caipira; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Rosane Marques dos Santos

Análise quantitativa de metassulfito de sódo presente em camarões Litopenaeus vannamei (camarão cinza) vendidos em peixarias do município de Saquarema; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Clarisse Matuck Santiago Mansur

An''alise sensorial comparativa entre tilápias (Oreochromis niloticus) alimentadas com ração e dejetos suínos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Rafael Freitas Carneiro

Aplicação das boas práticas de manipulação e controle de contaminação dos manipuladores em restaurante localizado no município de Teresópolis-RJ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Eveline Ribeiro Brasil

Tipificação e classificação de ovos in natura comercializados a granel no município deTeresópolis-RJ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Carolina Bouças Soares Rufino de Oliveira

Avaliação da qualidade da corvina fresca (Micropogon fournieri) comercializada no bairro de Jacarepaguá/RJ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Fábio Martins Ambrósio

Avaliação da qualidade dos ovos a granel comercializados no bairro de Jacarepaguá/RJ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Priscila Vidal Cunha

Avaliação da qualidade físico-química da carne pré-moída comercializada a granel no município de Teresópolis; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Cíntia Ponte da Silva

Verificação do teor de absorção de água em carcaças de galeto comercializadas congeladas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Daniel Hadad Bittencourt Fernandes Leal

Determinação de bases totais e histamina em sardinha verdadeira; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Amanda de Oliveira Ferreira

Pesquisa do conhecimento e da aceitação do consumidor sobre o uso da irradiação em alimentos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Raul Eduardo Arias Palacio

Avaliação comparativa das condições higiênico-sanitárias dos mercados de peixe localizados na zona oeste e em Niterói/RJ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

André Luiz Avellar da Silva

Contagem de colifirmes fecais em queijo Minas frescal fracionado comercializado no mercado varejista de Duque de Caxias; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Manuelle Pereira de Freitas

Situação Atual do Potencial Pesqueiro no Brasil; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação Educacional Dom André Arcoverde; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Josie Rodrigues Montebello

Avaliação das Características Físico-Químicas de Manteigas Tipo Extra Comercializadas no Estados do Rio de Janeiro; 2004; 32 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação André Arcoverde; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Juliana de Morais Guedes

Análise da Manutenção da Qualidade da Carne Bovina em Três Mercados Varejistas no Município de Volta Redonda / RJ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação André Arcoverde; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Ana Cristina Batista da Silva

Biotoxinas Marinhas; 2003; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Fundação André Arcoverde; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Kate Porciúncula Koeche

Influência do Trincamento da Casca do Ovo sobre sua Qualidade Comercial; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Juçara Lopes Ferreira de Oliveira

Análises Físico-Químicas e Microbiológica de Carnes Bovinas Moídas e Embaladas Comercializadas em Áreas Nobres e Populares do Município do Rio de Janeiro/RJ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

JULIANA DIAS FERREIRA DA SILVA

VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE FILÉS DE FRANGO GRELHADOS, EMBALADOS A VÁCUO E SUBMETIDOS ÀS TEMPERATURAS AMBIENTE E DE REFRIGERAÇÃO; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio, Programa Institucional de Iniciação Científica; Orientador: Rami Fanticelli Baptista;

Produções bibliográficas

  • LIMA, Caroline L. G. ; BARBOSA, N. P. ; PAULINO, M. J. R. ; GATO, I. C. ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; KNACKFUSS, F. B. ; BAPTISTA, R. F. . Análises de fraude por adição de açúcares e rotulagem em méis comercializados no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. PUBVET (LONDRINA) , v. 16, p. 1-8, 2022.

  • Rodrigues, G. L. ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; Rosario, D. K. A. ; Mutz, Y. S. ; CONTE JUNIOR, Carlos Adam . Caracterização sensorial e análises físico-químicas de diferentes espécies de peixes durante armazenamento a 0°C. Higiene Alimentar , v. 33, p. 988-992, 2019.

  • BAPTISTA, Rami Fanticelli ; LEMOS, M. ; TEIXEIRA, C. E. ; VITAL, H. C. ; CARNEIRO, C. S. ; MARSICO, E. T. ; CONTE-JUNIOR, C. A. ; MANO, S. B. . Microbiological quality and biogenic amines in ready-to-eat grilled chicken fillets under vacuum packing, freezing, and high-dose irradiation. Poultry Science (Print) , v. 93, p. 1571-1577, 2014.

  • BAPTISTA, Rami Fanticelli ; TEIXEIRA, C. E. ; LEMOS, M. ; MONTEIRO, M. L. G. ; VITAL, H. C. ; MARSICO, E. T. ; JUNIOR, C. A. C. ; MANO, S. B. . Effect of high-dose irradiation on quality characteristics of ready-to-eat broiler breast fillets stored at room temperature. Poultry Science (Print) , v. 93, p. 2651-2656, 2014.

  • RIBEIRO, R. O. R. ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; VITAL, Hélio da Carvalho ; Carneiro, C.S ; MANO, Sérgio Borges ; MÁRSICO, E. T. . Características Físico-Químicas de Méis Irradiados Produzidos por Appis mellifera. Acta Veterinaria Brasilica (UFERSA) , v. 5, p. 172-176, 2011.

  • GULÃO, E. S. ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; MANO, B. S. . Teor de absorção de água em carcaças congeladas de frango. Higiene Alimentar , v. 25, p. 284, 2011.

  • ESCUDINI, J. R. ; BASTOS, P. A. M. B. ; FRANCO, R. M. ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; MANO, S. B. . Efeito da embalagem em atmosfera modificada sobre a validade comercial de filé de tilápia nilótica ( Oreochromis niloticus). Revista Brasileira de Ciência Veterinária (Impresso) , v. 17, p. 21-24, 2010.

  • CONTE-JÚNIOR, C. A. ; SOUZA, Valéria Garrido de ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; MÁRSICO, E. T. ; MANO, S. B. . Influência do ácido lático e da embalagem em atmosfera modificada sobre a validade comercial da linguiça frescal de frango. Revista Brasileira de Ciência Veterinária (Impresso) , v. 17, p. 59-66, 2010.

  • Roberta de Oliveira Resende Ribeiro ; Silva, C. ; Monteiro, M.L. ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; GUIMARAES, C. F. ; MÁRSICO, E. T. ; MANO, Sérgio Borges ; PARDI, H. S. . Avaliação comparativa da qualidade físico-química de méis inspecionados e clandestinos comercializados no estado do Rio de janeiro, Brasil. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , v. 16, p. 3-7, 2009.

  • MARSICO, E. T. ; MORAES, I. A. ; MANO, S. B. ; SILVA, C. ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; FREITAS, S. M. L. ; MARTINS, A. P. N. ; .BARRETO, M. S. R. ; FEIJO, T. ; FONSECA, E. M. . Avaliação de parâmetros físico-químicos de qualidade de amostras bacalhau comercializado no município do Rio de Janeiro/RJ. Higiene Alimentar , v. 23, p. 159-160, 2009.

  • MORAES, I. A. ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; MANO, S. B. . Análise da rotulagem de ovos comercializados na cidade do Rio de Janeiro - Brasil. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , v. 14, p. 07-11, 2007.

  • BAPTISTA, Rami Fanticelli ; KOECHE, K. P. ; RIBEIRO, R. O. R. ; MÁRSICO, E. T. ; MANO, S. B. . Influência do trincamento da casca do ovo sobre sua qualidade comercial. Revista Brasileira de Ciência Veterinária (Impresso) , v. 14, p. 35-38, 2007.

  • MANO, S. B. ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; MORAES, I. A. . Qualidade dos ovos e de seus derivados. Avicultura Industrial (Porto Feliz. Impresso) , v. 98, p. 48-52, 2007.

  • BAPTISTA, Rami Fanticelli ; SILVA, A. L. A. ; RIBEIRO, R. O. R. . Verificação da qualidade higiênico-sanitária, através da contagem de coliformes fecais, do queijo Minas frescal fracionado comercializado em Duque de Caxias/RJ. Higiene Alimentar , v. 21, p. 43-44, 2007.

  • MANO, S. B. ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; MORAES, I. A. . Qualidade dos ovos e de seus derivados.. Avicultura Industrial (Porto Feliz) , v. 1157, p. 48-52, 2007.

  • MACAHYBA, Rodrigo Braga ; MANO, Sérgio Borges ; FREITAS, Mônica Queiroz de ; BAPTISTA, Rami Fanticelli . Condenações post-mortem em perus (Meleagris gallopavo) criados na região oeste catarinense e abatidos sob Inspeção Federal (enviado). Revista Brasileira de Ciência Veterinária (Impresso) , Niterói / RJ, v. 12, n.1/3, p. 53-57, 2005.

  • BAPTISTA, Rami Fanticelli ; MANO, Sérgio Borges ; COSTA, Paulo Soares da . Avaliação da qualidade interna de ovos de codorna (Coturnix coturnix japonica) em função da variação da temperatura de armazenamento. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 17, p. 25-26, 2003.

  • MANO, Sérgio Borges ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; MORAES, Ismar Araújo de . Qualidade dos ovos e de seus derivados. Avicultura Industrial (Porto Feliz. Impresso), São Paulo, p. 48 - 52, 01 jun. 2007.

  • BAPTISTA, Rami Fanticelli ; SOARES, Marisa . Esquistossomose. Estado de São Paulo, Brasil, 02 nov. 2003.

  • BAPTISTA, Rami Fanticelli . Cerco contra a Malária. O Dia, Estado do Rio de Janeiro, p. 20 - 20, 09 abr. 2003.

  • BAPTISTA, Rami Fanticelli ; JASMIM, Abner Braga . Índice Negativo de Dengue em Sumidouro. Gazeta de Sumidouro, Município de Sumidouro, , v. 489, p. 5 - 5, 06 dez. 2002.

  • BAPTISTA, Rami Fanticelli . Notícias de Sumidouro. A Voz da Serra, Região Serrana do Estado do RJ, p. 11 - 11, 27 mar. 2002.

  • MONTEBELLO, Josie Rodrigues ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; MAGALHAES, F. A. R. ; SILVA, P. H. F. ; MANO, Sérgio Borges . Avaliação das características físico-químicas de manteigas tipo extra com sal comercializadas no estado do Rio de Janeiro. In: II Congresso Latino-americano de Higienistas de Alimentos - VIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos e I Encontro Nacional de Centros de Controle de Zoonoses, 2005, Armação de Búzios. Encarte Eletrônico da Revista Higiene Alimentar. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2005. v. 19. p. 0-0.

  • DUARTE, M. T. ; MÁRSICO, Eliane Teixeira ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; SOUZA, E. R. ; SANTOS, I. F. ; VERARDINO, H. ; ALMEIDA, L. . Prevalência de cisticercose bovina em um matadouro frigorífico do estado de São Paulo no ano de 2001. In: II Congresso Latino-americano de Higienistas de Alimentos - VIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos e I Encontro Nacional de Centros de Controle de Zoonoses, 2005, Armação de Búzios. Encarte Eletrônico da Revista Higiene Alimentar. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2005. v. 19. p. 0-0.

  • DUARTE, M. T. ; MÁRSICO, Eliane Teixeira ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; SOUZA, E. R. ; SANTOS, I. F. ; VERARDINO, H. ; ALMEIDA, L. . Prevalência de tuberculose bovina em um matadouro frigorífico do estado de São Paulo no ano de 2001. In: II Congresso Latino-americano de Higienistas de Alimentos - VIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos e I Encontro Nacional de Centros de Controle de Zoonoses, 2005, Armação de Búzios. Encarte Eletrônico da Revista Higiene Alimentar. São Paulo: Prol Editora Gráfica, 2005. v. 19. p. 0-0.

  • BAPTISTA, Rami Fanticelli ; SOUZA, Ari Mendes de ; NASCIMENTO, Rafael Do ; JASMIM, Abner Braga . Levantamento do índice de esquistossomose em quatro microbacias do município de Sumidouro / RJ. In: IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2004, Rio de Janeiro. Anais da IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. Rio de Janeiro: IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2004. v. 1. p. 0-0.

  • BAPTISTA, Rami Fanticelli ; MANO, Sérgio Borges ; COSTA, Paulo Soares da . Avaliação da Qualidade Interna de Ovos de Codorna (Coturnix coturnix japonica) em função da Variação da Temperatura de Armazenamento. In: I Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos - VII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2001, Belo Horizonte. Revista Higiene Alimentar, 2001. v. 17. p. 25-26.

  • KOECHE, Kate Porciúncula ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; MÁRSICO, Eliane Teixeira ; MANO, Sérgio Borges . Influência do Trincamento da Casca do Ovo sobre sua Qualidade Comercial. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2001, Porto Alegre. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2001. v. 1. p. CP-1057.

  • PEREIRA, Virgínia ; PEIXOTO, Beatriz Tavares de Macedo ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; ROCHA, Karen ; NANTES, Cláudia ; SOUZA, Valéria Garrido de ; GASPAR, Arlene ; MANO, Sérgio Borges . Avaliação da Qualidade Interna de Ovos em Função da Variação da Temperatura de Armazenamento. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária - XXVIII CONBRAVET, 2001, Salvador. Livro de Resumos do XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária. Brasília / DF. Brasilia: Studio R, 2001. p. 149-150.

  • MORAES, Ismar Araújo de ; MANO, Sérgio Borges ; BAPTISTA, Rami Fanticelli . Análise da rotulagem de ovos comercializados na cidade do Rio de Janeiro - Brasil. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , 2007.

  • BAPTISTA, Rami Fanticelli ; KOECHE, Kate Porciúncula ; RIBEIRO, Roberta de Oliveira Resende ; MÁRSICO, Eliane Teixeira ; MANO, Sérgio Borges . Influência do trincamento da casca do ovo sobre sua qualidade comercial. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , 2007.

  • Ribeiro, Ossana G. ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; Saraiva, Ruth P. D. ; MANO, Sérgio Borges ; RIBEIRO, Roberta de Oliveira Resende . Avaliação sensorial (odor e sabor) comparativa entre ovos cozidos de granja e caipiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, R. O. R. ; VALLIM, Felipe ; Silva, Carla da ; GUIMARÃES, Carlos Frederico ; MÁRSICO, E. T. ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; PARDI, Henrique da Silva . Comparação da qualidade físico-química de méis inspecionados pelo serviço de inspeção federal e estadual, comercializados no estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MÁRSICO, Eliane Teixeira ; MORAES, Ismar Araújo de ; MANO, S. B. ; Silva, Carla da ; BAPTISTA, Rami Fanticelli ; Freitas, Suzana Maria de L. ; Ana Paula N. Martins ; BARRETO, M. S. R. ; Feijó, Tatiana ; FONSECA, Éder M. da . Avaliação de parâmetros físico-químicos de qualidade de amostras de bacalhau comercializado no município do Rio de Janeiro/RJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

BAPTISTA, Rami Fanticelli . Curso Técnico de Carnes e Derivados - módulo específico III. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BAPTISTA, Rami Fanticelli . Curso de Especialização em Qualidade de Alimentos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BAPTISTA, Rami Fanticelli . Curso de Pós-Graduação Lato sensu. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de desenvolvimento

  • 2001 - 2004

    Progama Municipal de Controle da Dengue, Descrição: A dengue é uma doença viral, tranmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável por um grande transtorno à saúde pública, devido à gravidade que pode proporcionar e a sua disseminação. O Programa Municipal de Controle da Dengue é um projeto estimulado por órgãos da esfera estadual e municipal que visa diminuir eficientemente a propagação da doença através de medidas intensivas e insistentes de controle dentro dos municípios. A metodologia adotada baseia-se na visitação semestral, de casa em casa, de todos os cidadãos do município de Sumidouro por equipe de técnicos capacitados que transmitem informações sobre o agente transmissor como seu ciclo evolutivo, formas de transmissão da doença, sintomas, tratamento e, principalmetne, profilaxia.Concomitantemente, o técnico realiza a vistoria de rotina e orienta ao responsável pelo domicílio como ele deve agir para evitar a presença do mosquito em seu lar. Outros procedimentos são a colocação de armadilhas para detecção de focos em locais estratégicos e programas educativos em instituições de ensino, do nível primário ao segundo grau. O resultado, embora ainda não satisfatório, pois ainda se constata a evidenciação de focos, tem sido estimulado pela participação, principalmente de crianças, no auxílio do controle do agente transmissor.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / Ari Mendes de Souza - Integrante / Diekson Pinto Scardine - Integrante / Abner Braga Jasmim - Integrante., Financiador(es): Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Programa de Controle da Qualidade da Água de Abastecimento, Descrição: O aumento da exploração agropecuária, bem como a falta de saneamento básico que afeta consideravel quantidade de áreas rurais, vem acarretado maiores possibilidades de contaminação das coleções hídricas existentes nas proximidade. Tal fato preocupa as autoridades sanitárias locais em função, principalmente, da elevada uitlização de águas de fontes alternativas que passam por tratamentos precários, ou mesmo inexistentes, o que leva a um grande risco de prejuízos à saúde de seus usuários. Portanto, o Programa de Controle da Qualidade da Água de Abastecimento vem sendo desenvolvido com o objetivo de evitar as ocorrências de doenças transmitidas pela água, a maioria das quais, as doenças diarreicas agudas. O programa é executado por uma fiscal de saúde pública e um vigilante sanitário que colhem amostras de água de companhias específicas ou fontes alternativas de pontos estratégicos difundidos pelo município. Tais amostras são enviadas para o Laboratório Central Noel Nutels, onde são examinidas quanto à sua contaminação por Coliformes. Os locais de onde foram recolhidas amostras cujos resultados foram insatisfatórios são acionados para que as devidas providências sejam tomadas. As coletas são repetidas durante três meses consecutivos no mesmo local, após a primeira amostras ter resultado satisfastório. Para uma melhor abrangência dos assistidos, há empenho dos envolvidos no projeto para a conclusão de uma contratação de laboratório particular credenciado para a realização de maior quantidade de amostras e, assim, aumentar a segurança hídrica de maior parte da população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / Silmar dos Santos Serafim - Integrante / Rosa Maria Pereira - Integrante., Financiador(es): Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Programa de Controle da Esquistossomose no Município de Sumidouro, Descrição: A esquistossomose, doença endêmica no município de Sumidouro, é transmitida pelo verme Schistossoma mansoni, causando desde formas assintomáticas, passando por febre, dores abdominais e náuseas, entre outros sintomas, até a morte. Com o objetivo de minimizar consideravelmente a incidência da doença, foi elaborado um projeto, orientado pela Fundação Nacional de Saúde, denominado Programa de Controle da Esquistossomose. A metodologia empregada inicia-se pelo mapeamento local, seguido pela efetuação do inquérito coproscópico, preparação e exame das lâminas, entrega dos resultados e orientação para procura médica. A distribuição dos medicamentos é gratuita e entregue pelo Departamento de Vigilância em Saúde. Após cerca de 50 dias do início do tratamento, os casos positivos são revistos para constatação da cura. Além deste procedimento, orientações de profilaxia são constatemente realizadas à população de risco, concomitantemente a apresentação de palestras em instituições de ensino no município. Os resultados obtidos constataram 100% de cura nos tratamentos efetuados nos pacientes positivos. No entanto, sabe-se que a reincidência pode ocorrer devido à falta de saneamento básico que afeta a população. Portanto, para que o controle se estabeleça de fato, é necessário que haja a adequação do sistema de rede e tratamento de esgoto dentro do município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / SDilmar dos Santos Serafim - Integrante / Ari Mendes de Souza - Integrante / Diekson Pinto Scardine - Integrante / Rafael do Nascimento - Integrante / Abner Jasmim Braga - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Programa de Controle da Qualidade da Água de Abastecimento, Descrição: O aumento da exploração agropecuária, bem como a falta de saneamento básico que afeta consideravel quantidade de áreas rurais, vem acarretado maiores possibilidades de contaminação das coleções hídricas existentes nas proximidade. Tal fato preocupa as autoridades sanitárias locais em função, principalmente, da elevada uitlização de águas de fontes alternativas que passam por tratamentos precários, ou mesmo inexistentes, o que leva a um grande risco de prejuízos à saúde de seus usuários. Portanto, o Programa de Controle da Qualidade da Água de Abastecimento vem sendo desenvolvido com o objetivo de evitar as ocorrências de doenças transmitidas pela água, a maioria das quais, as doenças diarreicas agudas. O programa é executado por uma fiscal de saúde pública e um vigilante sanitário que colhem amostras de água de companhias específicas ou fontes alternativas de pontos estratégicos difundidos pelo município. Tais amostras são enviadas para o Laboratório Central Noel Nutels, onde são examinidas quanto à sua contaminação por Coliformes. Os locais de onde foram recolhidas amostras cujos resultados foram insatisfatórios são acionados para que as devidas providências sejam tomadas. As coletas são repetidas durante três meses consecutivos no mesmo local, após a primeira amostras ter resultado satisfastório. Para uma melhor abrangência dos assistidos, há empenho dos envolvidos no projeto para a conclusão de uma contratação de laboratório particular credenciado para a realização de maior quantidade de amostras e, assim, aumentar a segurança hídrica de maior parte da população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / Silmar dos Santos Serafim - Integrante / Rosa Maria Pereira - Integrante., Financiador(es): Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Progama Municipal de Controle da Dengue, Descrição: A dengue é uma doença viral, tranmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável por um grande transtorno à saúde pública, devido à gravidade que pode proporcionar e a sua disseminação. O Programa Municipal de Controle da Dengue é um projeto estimulado por órgãos da esfera estadual e municipal que visa diminuir eficientemente a propagação da doença através de medidas intensivas e insistentes de controle dentro dos municípios. A metodologia adotada baseia-se na visitação semestral, de casa em casa, de todos os cidadãos do município de Sumidouro por equipe de técnicos capacitados que transmitem informações sobre o agente transmissor como seu ciclo evolutivo, formas de transmissão da doença, sintomas, tratamento e, principalmetne, profilaxia.Concomitantemente, o técnico realiza a vistoria de rotina e orienta ao responsável pelo domicílio como ele deve agir para evitar a presença do mosquito em seu lar. Outros procedimentos são a colocação de armadilhas para detecção de focos em locais estratégicos e programas educativos em instituições de ensino, do nível primário ao segundo grau. O resultado, embora ainda não satisfatório, pois ainda se constata a evidenciação de focos, tem sido estimulado pela participação, principalmente de crianças, no auxílio do controle do agente transmissor.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / Ari Mendes de Souza - Integrante / Diekson Pinto Scardine - Integrante / Abner Braga Jasmim - Integrante., Financiador(es): Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Programa de Controle da Esquistossomose no Município de Sumidouro, Descrição: A esquistossomose, doença endêmica no município de Sumidouro, é transmitida pelo verme Schistossoma mansoni, causando desde formas assintomáticas, passando por febre, dores abdominais e náuseas, entre outros sintomas, até a morte. Com o objetivo de minimizar consideravelmente a incidência da doença, foi elaborado um projeto, orientado pela Fundação Nacional de Saúde, denominado Programa de Controle da Esquistossomose. A metodologia empregada inicia-se pelo mapeamento local, seguido pela efetuação do inquérito coproscópico, preparação e exame das lâminas, entrega dos resultados e orientação para procura médica. A distribuição dos medicamentos é gratuita e entregue pelo Departamento de Vigilância em Saúde. Após cerca de 50 dias do início do tratamento, os casos positivos são revistos para constatação da cura. Além deste procedimento, orientações de profilaxia são constatemente realizadas à população de risco, concomitantemente a apresentação de palestras em instituições de ensino no município. Os resultados obtidos constataram 100% de cura nos tratamentos efetuados nos pacientes positivos. No entanto, sabe-se que a reincidência pode ocorrer devido à falta de saneamento básico que afeta a população. Portanto, para que o controle se estabeleça de fato, é necessário que haja a adequação do sistema de rede e tratamento de esgoto dentro do município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / SDilmar dos Santos Serafim - Integrante / Ari Mendes de Souza - Integrante / Diekson Pinto Scardine - Integrante / Rafael do Nascimento - Integrante / Abner Jasmim Braga - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Progama Municipal de Controle da Dengue, Descrição: A dengue é uma doença viral, tranmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável por um grande transtorno à saúde pública, devido à gravidade que pode proporcionar e a sua disseminação. O Programa Municipal de Controle da Dengue é um projeto estimulado por órgãos da esfera estadual e municipal que visa diminuir eficientemente a propagação da doença através de medidas intensivas e insistentes de controle dentro dos municípios. A metodologia adotada baseia-se na visitação semestral, de casa em casa, de todos os cidadãos do município de Sumidouro por equipe de técnicos capacitados que transmitem informações sobre o agente transmissor como seu ciclo evolutivo, formas de transmissão da doença, sintomas, tratamento e, principalmetne, profilaxia.Concomitantemente, o técnico realiza a vistoria de rotina e orienta ao responsável pelo domicílio como ele deve agir para evitar a presença do mosquito em seu lar. Outros procedimentos são a colocação de armadilhas para detecção de focos em locais estratégicos e programas educativos em instituições de ensino, do nível primário ao segundo grau. O resultado, embora ainda não satisfatório, pois ainda se constata a evidenciação de focos, tem sido estimulado pela participação, principalmente de crianças, no auxílio do controle do agente transmissor.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / Ari Mendes de Souza - Integrante / Diekson Pinto Scardine - Integrante / Abner Braga Jasmim - Integrante., Financiador(es): Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Programa de Controle da Esquistossomose no Município de Sumidouro, Descrição: A esquistossomose, doença endêmica no município de Sumidouro, é transmitida pelo verme Schistossoma mansoni, causando desde formas assintomáticas, passando por febre, dores abdominais e náuseas, entre outros sintomas, até a morte. Com o objetivo de minimizar consideravelmente a incidência da doença, foi elaborado um projeto, orientado pela Fundação Nacional de Saúde, denominado Programa de Controle da Esquistossomose. A metodologia empregada inicia-se pelo mapeamento local, seguido pela efetuação do inquérito coproscópico, preparação e exame das lâminas, entrega dos resultados e orientação para procura médica. A distribuição dos medicamentos é gratuita e entregue pelo Departamento de Vigilância em Saúde. Após cerca de 50 dias do início do tratamento, os casos positivos são revistos para constatação da cura. Além deste procedimento, orientações de profilaxia são constatemente realizadas à população de risco, concomitantemente a apresentação de palestras em instituições de ensino no município. Os resultados obtidos constataram 100% de cura nos tratamentos efetuados nos pacientes positivos. No entanto, sabe-se que a reincidência pode ocorrer devido à falta de saneamento básico que afeta a população. Portanto, para que o controle se estabeleça de fato, é necessário que haja a adequação do sistema de rede e tratamento de esgoto dentro do município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / SDilmar dos Santos Serafim - Integrante / Ari Mendes de Souza - Integrante / Diekson Pinto Scardine - Integrante / Rafael do Nascimento - Integrante / Abner Jasmim Braga - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Programa de Controle da Qualidade da Água de Abastecimento, Descrição: O aumento da exploração agropecuária, bem como a falta de saneamento básico que afeta consideravel quantidade de áreas rurais, vem acarretado maiores possibilidades de contaminação das coleções hídricas existentes nas proximidade. Tal fato preocupa as autoridades sanitárias locais em função, principalmente, da elevada uitlização de águas de fontes alternativas que passam por tratamentos precários, ou mesmo inexistentes, o que leva a um grande risco de prejuízos à saúde de seus usuários. Portanto, o Programa de Controle da Qualidade da Água de Abastecimento vem sendo desenvolvido com o objetivo de evitar as ocorrências de doenças transmitidas pela água, a maioria das quais, as doenças diarreicas agudas. O programa é executado por uma fiscal de saúde pública e um vigilante sanitário que colhem amostras de água de companhias específicas ou fontes alternativas de pontos estratégicos difundidos pelo município. Tais amostras são enviadas para o Laboratório Central Noel Nutels, onde são examinidas quanto à sua contaminação por Coliformes. Os locais de onde foram recolhidas amostras cujos resultados foram insatisfatórios são acionados para que as devidas providências sejam tomadas. As coletas são repetidas durante três meses consecutivos no mesmo local, após a primeira amostras ter resultado satisfastório. Para uma melhor abrangência dos assistidos, há empenho dos envolvidos no projeto para a conclusão de uma contratação de laboratório particular credenciado para a realização de maior quantidade de amostras e, assim, aumentar a segurança hídrica de maior parte da população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / Silmar dos Santos Serafim - Integrante / Rosa Maria Pereira - Integrante., Financiador(es): Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Programa de Controle da Qualidade da Água de Abastecimento, Descrição: O aumento da exploração agropecuária, bem como a falta de saneamento básico que afeta consideravel quantidade de áreas rurais, vem acarretado maiores possibilidades de contaminação das coleções hídricas existentes nas proximidade. Tal fato preocupa as autoridades sanitárias locais em função, principalmente, da elevada uitlização de águas de fontes alternativas que passam por tratamentos precários, ou mesmo inexistentes, o que leva a um grande risco de prejuízos à saúde de seus usuários. Portanto, o Programa de Controle da Qualidade da Água de Abastecimento vem sendo desenvolvido com o objetivo de evitar as ocorrências de doenças transmitidas pela água, a maioria das quais, as doenças diarreicas agudas. O programa é executado por uma fiscal de saúde pública e um vigilante sanitário que colhem amostras de água de companhias específicas ou fontes alternativas de pontos estratégicos difundidos pelo município. Tais amostras são enviadas para o Laboratório Central Noel Nutels, onde são examinidas quanto à sua contaminação por Coliformes. Os locais de onde foram recolhidas amostras cujos resultados foram insatisfatórios são acionados para que as devidas providências sejam tomadas. As coletas são repetidas durante três meses consecutivos no mesmo local, após a primeira amostras ter resultado satisfastório. Para uma melhor abrangência dos assistidos, há empenho dos envolvidos no projeto para a conclusão de uma contratação de laboratório particular credenciado para a realização de maior quantidade de amostras e, assim, aumentar a segurança hídrica de maior parte da população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / Silmar dos Santos Serafim - Integrante / Rosa Maria Pereira - Integrante., Financiador(es): Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Progama Municipal de Controle da Dengue, Descrição: A dengue é uma doença viral, tranmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável por um grande transtorno à saúde pública, devido à gravidade que pode proporcionar e a sua disseminação. O Programa Municipal de Controle da Dengue é um projeto estimulado por órgãos da esfera estadual e municipal que visa diminuir eficientemente a propagação da doença através de medidas intensivas e insistentes de controle dentro dos municípios. A metodologia adotada baseia-se na visitação semestral, de casa em casa, de todos os cidadãos do município de Sumidouro por equipe de técnicos capacitados que transmitem informações sobre o agente transmissor como seu ciclo evolutivo, formas de transmissão da doença, sintomas, tratamento e, principalmetne, profilaxia.Concomitantemente, o técnico realiza a vistoria de rotina e orienta ao responsável pelo domicílio como ele deve agir para evitar a presença do mosquito em seu lar. Outros procedimentos são a colocação de armadilhas para detecção de focos em locais estratégicos e programas educativos em instituições de ensino, do nível primário ao segundo grau. O resultado, embora ainda não satisfatório, pois ainda se constata a evidenciação de focos, tem sido estimulado pela participação, principalmente de crianças, no auxílio do controle do agente transmissor.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / Ari Mendes de Souza - Integrante / Diekson Pinto Scardine - Integrante / Abner Braga Jasmim - Integrante., Financiador(es): Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Programa de Controle da Esquistossomose no Município de Sumidouro, Descrição: A esquistossomose, doença endêmica no município de Sumidouro, é transmitida pelo verme Schistossoma mansoni, causando desde formas assintomáticas, passando por febre, dores abdominais e náuseas, entre outros sintomas, até a morte. Com o objetivo de minimizar consideravelmente a incidência da doença, foi elaborado um projeto, orientado pela Fundação Nacional de Saúde, denominado Programa de Controle da Esquistossomose. A metodologia empregada inicia-se pelo mapeamento local, seguido pela efetuação do inquérito coproscópico, preparação e exame das lâminas, entrega dos resultados e orientação para procura médica. A distribuição dos medicamentos é gratuita e entregue pelo Departamento de Vigilância em Saúde. Após cerca de 50 dias do início do tratamento, os casos positivos são revistos para constatação da cura. Além deste procedimento, orientações de profilaxia são constatemente realizadas à população de risco, concomitantemente a apresentação de palestras em instituições de ensino no município. Os resultados obtidos constataram 100% de cura nos tratamentos efetuados nos pacientes positivos. No entanto, sabe-se que a reincidência pode ocorrer devido à falta de saneamento básico que afeta a população. Portanto, para que o controle se estabeleça de fato, é necessário que haja a adequação do sistema de rede e tratamento de esgoto dentro do município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / SDilmar dos Santos Serafim - Integrante / Ari Mendes de Souza - Integrante / Diekson Pinto Scardine - Integrante / Rafael do Nascimento - Integrante / Abner Jasmim Braga - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Programa de Controle da Esquistossomose no Município de Sumidouro, Descrição: A esquistossomose, doença endêmica no município de Sumidouro, é transmitida pelo verme Schistossoma mansoni, causando desde formas assintomáticas, passando por febre, dores abdominais e náuseas, entre outros sintomas, até a morte. Com o objetivo de minimizar consideravelmente a incidência da doença, foi elaborado um projeto, orientado pela Fundação Nacional de Saúde, denominado Programa de Controle da Esquistossomose. A metodologia empregada inicia-se pelo mapeamento local, seguido pela efetuação do inquérito coproscópico, preparação e exame das lâminas, entrega dos resultados e orientação para procura médica. A distribuição dos medicamentos é gratuita e entregue pelo Departamento de Vigilância em Saúde. Após cerca de 50 dias do início do tratamento, os casos positivos são revistos para constatação da cura. Além deste procedimento, orientações de profilaxia são constatemente realizadas à população de risco, concomitantemente a apresentação de palestras em instituições de ensino no município. Os resultados obtidos constataram 100% de cura nos tratamentos efetuados nos pacientes positivos. No entanto, sabe-se que a reincidência pode ocorrer devido à falta de saneamento básico que afeta a população. Portanto, para que o controle se estabeleça de fato, é necessário que haja a adequação do sistema de rede e tratamento de esgoto dentro do município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / SDilmar dos Santos Serafim - Integrante / Ari Mendes de Souza - Integrante / Diekson Pinto Scardine - Integrante / Rafael do Nascimento - Integrante / Abner Jasmim Braga - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Programa de Controle da Qualidade da Água de Abastecimento, Descrição: O aumento da exploração agropecuária, bem como a falta de saneamento básico que afeta consideravel quantidade de áreas rurais, vem acarretado maiores possibilidades de contaminação das coleções hídricas existentes nas proximidade. Tal fato preocupa as autoridades sanitárias locais em função, principalmente, da elevada uitlização de águas de fontes alternativas que passam por tratamentos precários, ou mesmo inexistentes, o que leva a um grande risco de prejuízos à saúde de seus usuários. Portanto, o Programa de Controle da Qualidade da Água de Abastecimento vem sendo desenvolvido com o objetivo de evitar as ocorrências de doenças transmitidas pela água, a maioria das quais, as doenças diarreicas agudas. O programa é executado por uma fiscal de saúde pública e um vigilante sanitário que colhem amostras de água de companhias específicas ou fontes alternativas de pontos estratégicos difundidos pelo município. Tais amostras são enviadas para o Laboratório Central Noel Nutels, onde são examinidas quanto à sua contaminação por Coliformes. Os locais de onde foram recolhidas amostras cujos resultados foram insatisfatórios são acionados para que as devidas providências sejam tomadas. As coletas são repetidas durante três meses consecutivos no mesmo local, após a primeira amostras ter resultado satisfastório. Para uma melhor abrangência dos assistidos, há empenho dos envolvidos no projeto para a conclusão de uma contratação de laboratório particular credenciado para a realização de maior quantidade de amostras e, assim, aumentar a segurança hídrica de maior parte da população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / Silmar dos Santos Serafim - Integrante / Rosa Maria Pereira - Integrante., Financiador(es): Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - Cooperação.

  • 2001 - 2004

    Progama Municipal de Controle da Dengue, Descrição: A dengue é uma doença viral, tranmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável por um grande transtorno à saúde pública, devido à gravidade que pode proporcionar e a sua disseminação. O Programa Municipal de Controle da Dengue é um projeto estimulado por órgãos da esfera estadual e municipal que visa diminuir eficientemente a propagação da doença através de medidas intensivas e insistentes de controle dentro dos municípios. A metodologia adotada baseia-se na visitação semestral, de casa em casa, de todos os cidadãos do município de Sumidouro por equipe de técnicos capacitados que transmitem informações sobre o agente transmissor como seu ciclo evolutivo, formas de transmissão da doença, sintomas, tratamento e, principalmetne, profilaxia.Concomitantemente, o técnico realiza a vistoria de rotina e orienta ao responsável pelo domicílio como ele deve agir para evitar a presença do mosquito em seu lar. Outros procedimentos são a colocação de armadilhas para detecção de focos em locais estratégicos e programas educativos em instituições de ensino, do nível primário ao segundo grau. O resultado, embora ainda não satisfatório, pois ainda se constata a evidenciação de focos, tem sido estimulado pela participação, principalmente de crianças, no auxílio do controle do agente transmissor.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rami Fanticelli Baptista - Coordenador / Ari Mendes de Souza - Integrante / Diekson Pinto Scardine - Integrante / Abner Braga Jasmim - Integrante., Financiador(es): Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - Cooperação.

Prêmios

2018

Paraninfa, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO.

2008

Paraninfa, Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - Atual

Universidade do Grande Rio

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora adjunto mestre 1, Carga horária: 24

Atividades

  • 02/2006

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Legislação em Alimentos de Origem Animal, Normas e Procedimentos Básicos de Controle de Produtos de Origem Animal, Processamento Tecnológico e Inspeção Higiênico-Sanitária de Carnes e Derivados, Processamento Tecnológico e Inspeção Higiênico-Sanitária de Leite e Derivados, Processamento Tecnológico e Inspeção Higiênico-Sanitária de Pescado, Ovos, Mel e Derivados, Aquicultura e Pesca, Estágio Supervisionado 3

2001 - 2004

Departamento de Vigilância Em Saúde Sumidouro Rj

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 20

Outras informações:
Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social da Prefeitura Municipal de Saúde. No DVS incluem-se o Setor de Fiscalização Sanitária e o Setor de Fiscalização Epidemiológica.

Atividades

  • 08/2001 - 10/2004

    Direção e administração, Prefeitura Municipal de Sumidouro, Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social.,Cargo ou função, Diretora.

  • 08/2001 - 10/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Esquistossomose, Dengue

  • 08/2001 - 10/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Esquistossomose, Dengue

2004 - Atual

Fundação Educacional Serra dos Órgãos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora regente, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora das discilplinas de Higiene, Inspeção e Tecnologia de Carnes e Derivados e Controle Físico-Químico de Produtos de Origem Animal.

Atividades

  • 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biomédicas, Faculdade de Medicina Veterinária.,Cargo ou função, Professora participante do Programa de Integração do Aluno na Saúde Coletiva (PIASC).

  • 02/2004

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene, Inspeção e Tecnologia de Carnes e Derivados, Controle Físico-Químico de Produtos de Origem Animal

2003 - 2006

Fundação André Arcoverde

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora das Disciplinas de Tecnologia de Pescado, Inspeção de Pescado, Tecnologia de Aves, Inspeção de Aves e Controle Físico-Químico de Produtos de Origem Animal.

Atividades

  • 10/2003

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Pescado, Inspeção de Pescado, Controle Físico-Químico de Produtos de Origem Animal

2019 - Atual

Korin Preservação Recuperação do MeioAmbiente Ltda

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Responsável Técnica, Carga horária: 6

Outras informações:
Atuação no segmento varejista Korin Administração de Franquia LTDA, no Rio de Janeiro/RJ.