Gladis Jung

É mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção pela UFRGS (2002), na área de concentração Análise Organizacional e Avaliação de Desempenho e doutorado não concluído na área de Estratégias Interorganizacionais - PPGEP UFRGS.(2008/2011). Possui MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela FMU SP (2015). Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela UNISINOS RS (1992), possuindo especialização em Saúde do Idoso pelo Instituto de Terapias Integradas (1996) e em Administração Hospitalar pelo IACHS PUCRS (1995). Atualmente compõe o Núcleo de Relacionamento com os Prestadores Hospitalares na Secretaria de Saúde de Porto Alegre, após ter exercido o cargo de Diretora de Regulação, Controle e Avaliação na Secretaria Municipal de Saúde em Canoas, onde esteve cedida por dois anos. Anteriormente coordenou o Projeto de Modernização da rede de saúde do município de Porto Alegre (2010 - 2013). Esteve 3 anos em Luanda, Angola, tendo atuado como consultora em Saúde Ocupacional pela Empresa de Saúde Lifecare (2010), Administradora da Clínica de Hemodiálise do Hospital Josina Machel, pela empresa Intercontinental Trading Company (2009) e Diretora de Operações da Clínica Girassol (2008). No Brasil, exerceu os cargos de Coordenadora do Plantão Médico do Hospital Mãe de Deus (1995/2002), Assessora Técnica da Direção do Hospital de Pronto Socorro Deputado Nelson Marchezan, em Canoas (2004/2007). Nas atividades de docência, exerceu a coordenação dos Cursos de Pós-graduação do Centro Educacional São Camilo Sul dos cursos de Auditoria e Sistemas de Saúde e Enfermagem Gerencial (2002/2004), foi professora convidada da Pós-graduação em Urgências, Emergências e Trauma da UNIJUÍ RS (2003/2007), da Especialização em Gestão dos Serviços de Saúde da FEEVALE (2007), Especialização da Enfermagem em UTI da Ulbra (2006) e da Especilização de Enfermagem de Urgência e Emergência da EEUFRGS (2007), além de ter sido professora titular na graduação em Enfermagem do Instituto IPA Metodista de Porto Alegre, RS. No voluntariado, exerceu trabalho de ajuda humanitária na Ordem de Malta, para catástrofes no continente africano (2008-2010).

Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia de Produção

2007 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Modelo de Governança como Estratégia Interorganizacional na Saúde,
Orientador: Francisco José Kliemann Neto
Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Mestrado profissional em Engenharia de Produção

2000 - 2002

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Desenvolvimento de um Modelo Integrado ao Activity-based Management para Análise de Eficácia em Serviços de Emergência, Ano de Obtenção: sim
Orientador: Francisco José Kliemann Neto
Palavras-chave: eficácia; Serviços de Emergência; Activity-based Management.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Especialização em Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação

2013 - 2015

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Título: A Integração das Informações em Saúde
Orientador: Edilson Ignácio

Especialização em O Idoso, sua Família e sua Comunidade

1997 - 1997

Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre

Especialização em Administração Hospitalar

1996 - 1996

Instituto de administração Hospitalar e Ciências da Saúde

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

1986 - 1992

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Formação complementar

2016 - 2016

Oficina SIOPS Itinerente - Sistema de Informações Orçamento Público Saúde. (Carga horária: 16h). , Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e desenvolvimento, DESID MS, Brasil.

2016 - 2016

APURASUS. (Carga horária: 16h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2016 - 2016

Gestão de Custos na Saúde. (Carga horária: 16h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2016 - 2016

Licitação na prática. (Carga horária: 8h). , Escola de Gestão Pública, EGP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Sistemas de Informações Gerenciais - BSC. (Carga horária: 28h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2002 - 2002

Curso Básico de Radiologia do Tórax. (Carga horária: 3h). , Hospital Mãe de Deus, HMD, Brasil.

2002 - 2002

Ausculta Pulmonar. (Carga horária: 2h). , Hospital Mãe de Deus, HMD, Brasil.

2001 - 2001

Liderança Situacional. (Carga horária: 18h). , Hospital Mãe de Deus, HMD, Brasil.

2001 - 2001

Atendimento ao Paciente Traumatizado na Sala de Em. (Carga horária: 9h). , Hospital Mãe de Deus, HMD, Brasil.

2000 - 2000

Trauma Life Support Nursing. (Carga horária: 30h). , Hospital de Clínicas de São Paulo, FMUSP, Brasil.

2000 - 2000

Advanced Trauma Life Support. (Carga horária: 30h). , Centro SENAC de Tecnologia em Saúde, SENAC, Brasil.

1999 - 1999

O Novo Gestor nas Instituições de Saúde para o séc. (Carga horária: 8h). , Federação dos Hospitais Públicos, Comunitários, Lucrativos, Religiosos e Es, FEHOSUL, Brasil.

1998 - 1998

Processos Racionais de Diagnóstico de Causa, Tomad. (Carga horária: 24h). , J.B.Amaral S/C Ltda. Treinamento e Gerencial & Operacional, J.B.A, Brasil.

1997 - 1997

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 16h). , PROAÇÃO Consultoria Kpener Tregoe Associada, PROAÇÃO, Brasil.

1997 - 1997

O Papel da Enfermagem nos Custos Hospitalares. (Carga horária: 16h). , Planejamento e Organização de Instituições de Saúde S/C Ltda., PLANISA, Brasil.

1997 - 1997

Negociação. (Carga horária: 12h). , Hospital Mãe de Deus, HMD, Brasil.

1997 - 1997

Sistematização e Uso da Informação. (Carga horária: 12h). , Hospital Mãe de Deus, HMD, Brasil.

1996 - 1996

Desenvolvimento de Habilidades de Supervisão. (Carga horária: 48h). , Assessoria e Treinamento Empresarial Ltda, MHS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Organização de eventos

JUNG, G. . I Fórum de Regulação na Saúde de Canoas. 2014. .

JUNG, G. . 56° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).

JUNG, G. . Capacitação em Atendimento Inicial no Trauma e Atualização em RCPC. 2003. (Outro).

JUNG, G. . V Jornada de Enfermagem do Hospital Mãe de Deus. 2002. (Outro).

JUNG, G. . VI Jornada de Enfermagem do Hospital Mãe de Deus. 2001. (Outro).

Participação em eventos

Ciclo de Palestras do COREn-RS.A Enfermagem de Urgência no Pré e Intra-hospitalar. 2007. (Outra).

I Semana de Enfermagem de Canoas.Os Indicadores do Município de Canoas. 2007. (Encontro).

1° Encontro da Liga do Trauma da PUCRS.Atendimento Inicial no Atendimento Pré-hospitalar às vítimas de trauma. 2006. (Encontro).

Ciclo de Palestras do COREn-RS.A Enfermagem de Emergência. 2006. (Outra).

XIII SBAIT. A Ética no Trauma. 2006. (Congresso).

XIII SBAIT. Atendimento ao Trauma do Idoso. 2006. (Congresso).

XIII SBAIT. Os Indicadores de Qualidade no Trauma. 2006. (Congresso).

XIII Semana de Enfermagem da UNIJUÍ.A Enfermagem Baseada em Evidências e os Protocolos. 2006. (Encontro).

60° Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia e XVIII Fórum de Enfermagem em Cardiologia. Protocolos e Indicadores Assistenciais. 2005. (Congresso).

I Fórum de Enfermagem em Emergência do RS.Modelo de Gestão para serviços de Urgências e Emergências. 2005. (Outra).

56° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 56° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).

55° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 55° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2003. (Congresso).

Seminário Internacional.Seminário Internacional sobre Medidas Assistenciais e Gerenciais em UTI: TISS e suas diferentes versões. 2003. (Seminário).

I Simpósio de Enfermagem em cardiologia.I Simpósio de Enfermagem em Cardiologia. 2002. (Simpósio).

X Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva e VII Fórum Latino-amaericano de ressuscitação. X Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva e VII Fórum Latino-amaericano de ressuscitação. 2002. (Congresso).

Atualização Enfermagem de Emergência.Ressuscitação Cárdiopulmonar cerebral. 2001. (Oficina).

III Congresso Nacional de Enfermeiros. III Congresso Nacional de Enfermeiros. 2001. (Congresso).

VII Congresso Estadual das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS. VII Congresso Estadual das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS. 2001. (Congresso).

V Simpósio Internacional de Enfermagem em UTI.V Simpósio Internacional de Enfermagem em UTI. 2001. (Simpósio).

I Congresso Internacional de Qualidade RS. I Congresso Internacional de Qualidade RS. 1999. (Congresso).

Simpósio sobre Primary Nursing.Primary Nursing - A Enfermagem do Século XXI. 1999. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Tatiane Briston

JUNG, G.. O Atendimento Pré-hospitalar no município de Canoas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ethiane Paulo Silveira

SILVEIRA, E. P.; DUARTE, E.;JUNG, G.; CHAVES, E.. Benefícios da utilização do Sistema de Classificação de pacientes nas Unidades de Internação do Hospital Parque Belém. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Orientou

Patricia Curral

A Classificação de Risco nos Serviços de Emergência: caracterizando o papel do enfermeiro; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - UNIVERSIDADE DE IJUÍ; Orientador: Gladis Jung;

ÁVILA, Rejane Marilda

AVALIAÇÃO DO CONJUNTO DE MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAIS E COLETIVAS, IMPLANTADAS PARA A PREVENÇÃO DA TUBERCULOSE PULMONAR OCUPACIONAL: A PERCEPÇÃO DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Gerencial) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

BARBOSA, Eva Leivas

SENSIBILIDADE EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PARA TORNÁ-LA AMIGA DA AMAMENTAÇÃO; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Gerencial) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

SILVESTRIN, Sônia

ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Gerencial) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

JARDIM, Cleonice Rosa Silvestrin

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL EM UNIDADE DE COLETA DE TRANSFUSÃO ? UCT; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Gerencial) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

CARLOS, Claudemir Justo

MANUALK DE ORIENTAÇÃO PARA PACIENTES COM SÍNDROME CORONARIANA AGUDA; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Gerencial) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

KONIG, Michele Andrade

CONTRIBUIÇÃO DA ROTINA PRÉ-OPERATÓRIA NA EFICÁCIA DO SERVIÇO E CUIDADO DO PACIENTE; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Gerencial) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

ALBA, Alexandra

DUPLA JORNADA DE TRABALHO: UMA NECESSIDADE OU UMA OPÇÃO?; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Gerencial) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

DALCIN, Mirtes Beatriz

GERENCIAMENTO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE/SUS ? POSTO DE SAÚDE TROMBUDO VALE DO SOL/RS; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Gerencial) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

BUHLER, Andréa Laurini

PERCEPÇÃO DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O ESTILO DE LIDERANÇA DO ENFERMEIRO; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Gerencial) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

FLORES, Giceli

ESTRESSE OCUPACIONAL: UMA PREOCUPAÇÃO GERENCIAL; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Gerencial) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

DRUZIAN, Valdinéia

AUDITORIA NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

KNUTH, Berenice Scaletzky

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES SUBMETIDOS À QUIMIOTERAPIA EM UM PLANO DE SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

SILVA, Jurandy da

IMPACTO DOS PACIENTES COM OBJETOS PÉRFURO-CORTANTES E A HEPATITE B NOS CUSTOSD DE UM HOSPITAL DA GRANDE PORTO ALEGRE/RS; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

DI LORENZO, Fabiana

AUDITORIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE AOS PACIENTES SOROPOSITIVOS COM INDICAÇÃO DE TRATAMENTO DOMICILIAR; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

LANIUS, Maria Alice

EDUCAÇÃO CONTINUADA COMO ESTRATÉGIA PARA O GERENCIAMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Gerencial) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

NEUMANN, Pedro Paulo

PARA QUE SERVE A COMISSÃO DE ÉTICA NO TRABALHO DA ENFERMAGEM?; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Gerencial) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

BITDINGER, Marlene

A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO NA AUDITORIA; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

ATZ, Paulo Cesar

PANORAMA DOS LITÍGIOS TRABALHISTAS EM AMBIENTE HOSPITALAR; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

ADAMS, Clair Terezinha

COMPOSIÇÃO DE CUSTOS EM UM SISTEMA DE ASSISTÊNCIA À SAUDE E SUAS VARIÁVEIS; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

STEFFEN, Helena Maria

AS VARIAÇÕES DOS INDICADORES DE CUSTOS NOS SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde) - Centro Educacional São Camilo Sul; Orientador: Gladis Jung;

Produções bibliográficas

  • JUNG, G. ; DILEONI, A. ; JACQUES, J. E. ; ROLOFF, A. . A Aplicação do método Balanced Scorecard no Desenvolvimento de Modelo de Gestão para Serviços de Emergência. Logos (Canoas) , v. 1, p. 50-63, 2008.

  • JUNG, G. . A Enfermagem Baseada em Evidências e os protocolos de cuidados. Revista Brasileira de Enfermagem , v. 58, p. 659-664, 2005.

  • JUNG, G. ; OLIVEIRA, A. ; CORRAL, S. . Documentar a Implantação do Therapeutic Intervention Scoring System no Serviço de Emergência do Hospital Mãe de Deus. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , São Paulo, v. 3, n.13, p. 27-31, 2003.

  • JUNG, G. ; SANTANNA, A. M. J. (Org.) ; PEREIRA, A. (Org.) ; REGNER, A. P. (Org.) . Regulação do acesso e da atenção à saúde nos serviços públicos: conceitos, metodologias, indicadores e aplicações. 1ª. ed. Porto Alegre: Moriá Editora, 2016.

  • JUNG, G. . Urgência e Emergência na prática de enfermagem. 1. ed. Porto Alegre: Moriá, 2014. v. II. 1632p .

  • PIZZOL, A. L. D. ; SILVA, A. C. B. ; STADNIK, C. M. B. ; COSTA, E. S. ; JUNG, G. ; RIBEIRO, M. C. ; LEAL, S. M. C. ; PRAZERES, S. ; Pasin, S ; ALSCHER, S. ; COHEN, V. D. ; BASTOS, V. A. . Tratamento de Feridas: Teoria e Prática. 1. ed. Porto Alegre: Moriá Editora, 2009. v. 1. 378p .

  • JUNG, G. . Dois anos após a implantação do Teleagendamento, projeto continua em expansão. Revista COSEM RS, Porto Alegre, p. 13 - 14, 10 nov. 2014.

  • JUNG, G. . O Impacto do Projeto de Modernização da Saúde em Porto Alegre. Revsita do COSEM RS, Porto Alegre, p. 1 - 1, 08 maio 2012.

  • JUNG, G. ; JACQUES, J. E. . Análise do Desempenho Hospitalar: uma abordagem através do Balanced Scorecard e do Pensamento Sistêmico. In: 30° EnANPAD, 2006, Salvador. Resumo dos Trabalhos EnANPAD 2006. São Paulo: Scan - Editoração e Produção Gráfica, 2006.

  • JUNG, G. ; DILEONI, A. ; JACQUES, J. E. . O Balanced Scorecard como Modelo de Gestão para Serviços de Emergência. In: 9th Congress of the WFSICCM, 2005, Buenos Aires. Anais do 9th Congress of the WFSICCM, 2005.

  • JUNG, G. ; KLIEMANN NETO, F. J. . Desenvolvimento de um Modelo integrado ao Activity-based Management (ABM) para análise de eficácia em serviços de emergência. In: 11° Congresso Panamericano de Professionales de Enfermaría e 55° Congresso Brasileiro de Enferamgem, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 55° Congresso Brasileiro de Enferamgem, 2003.

  • JUNG, G. ; JACQUES, J. E. . Modelo de Análise Econômica de Custo-Minimização da mensuração da pressão venosa central em sala de emergência através dos métodos Punção da veia subclávia x acesso venoso periférico. In: 2° Seminário de Contabilidade da USP, 2002, São Paulo. Anais do 2° Seminário de Contabilidade da USP, 2002.

  • JUNG, G. ; COPSTEIN, C. ; BELIO, H. ; FLACH, J. ; GIL, S. ; ENDRES, S. ; CUNHA, S. S. . Indicadores de Qualidade da Enfermagem do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. In: 56° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Anual. E-livro, 2004.

  • JUNG, G. ; GIL, S. . Desenvolvimento de Protocolos de Enfermagem como Estratégia de Eficácia no Cuidado aos Pacientes em Serviços de Emergência. In: 55° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 11° Congresso Panamericano de profesionales de Enfermaria, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 55° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2003.

  • JUNG, G. ; JACQUES, J. E. . TISS e BSC juntos como ferramenta gerencial da qualidade no atendimento inicial da síndrome coronariana isquêmica aguda na sala de emergência. In: XIII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 2002, Gramado. Anais do XIII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 2002.

  • JUNG, G. ; JACQUES, J. E. . TISS 28 e o Balanced Scorecard como ferramenta gerencial para avaliar a qualidade dos atendimentos na SCIA. In: VII Fórum Latino-americano de Ressuscitação e X Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva, 2002, Rio de Janeiro. Anais do VII Fórum Latino-americano de Ressuscitação e X Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva, 2002.

  • JUNG, G. ; JACQUES, J. E. . Proposta de um Sistema de Custeio para Unidades Hospitalares baseados na associação ABC + Custo Padrão dos Protocolos Assistenciais. In: VIII Congresso Brasileiro de Custos, 2001, São Leopoldo. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Custos, 2001.

  • JUNG, G. ; SCHMITT, M. H. ; GIL, S. ; ENDRES, S. . A Caracterização dos pacientes graves em sala de emergência segundo índices de gravidade e de cuidados. In: X Jornada Sulbrasileira de Terapia Intensiva, 2003, Gramado. Anais da X Jornada Sulbrasileira de Terapia Intensiva, 2003.

  • JUNG, G. ; COPSTEIN, C. ; FLACH, J. ; PIZZOL, A. D. ; POZEBON, I. ; LONGARAY, S. ; AMARAL, V. . A Aplicação do Nursing Activitie Score (NAS) em Unidade de Terapia Intensiva de Trauma. In: X Jornada Sulbrasileira de Terapia Intensiva, 2003, Gramado. Anais da X Jornada Sulbrasileira de Terapia Intensiva, 2003.

  • JUNG, G. ; OLIVEIRA, A. ; CORRAL, S. . Documentar a Implantação do TISS no Serviço de Emergência do Hospital Mãe de Deus. In: 63° Semana Brasileira de Enfermagem, 2002, São Leopoldo. Anais da 63° Semana Brasileira de Enfermagem, 2002.

  • JUNG, G. ; ROLOFF, A. ; JACQUES, J. E. . Autocrítica e Satisfação dos Atendimentos das Paradas Cádiorespitatórias na Emergência: Oportunidades de melhorias do processo. In: XIII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 2002, Gramado. Anais do XIII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 2002.

  • JUNG, G. ; ALVES, I. Z. ; ROLOFF, A. ; CORRAL, S. . O Serviço de Triagem como indicador de eficácia no atendimento a pacientes cardiológicos no serviço de emergência do Hospital Mãe de Deus. In: XIII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 2002, Gramado. Anais do XIII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 2002.

  • JUNG, G. ; RAFAEL, F. ; GIACOMEL, L. . Acompanhamento das Complicações Vasculares pós-exames no Centro de Terapia Endovascular do Hospital Mãe de Deus. In: XIII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 2002, Gramado. Anais do XIII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 2002.

  • JUNG, G. ; SILVA, C. S. ; ARALDI, M. T. . Análise do Recurso da Ventilação Mecânica nos Pacientes da Emergência que internam na UTI. In: III Congresso Nacional de Enfermeiros, 2001, São Paulo. Anais do III Congresso Nacional de Enfermeiros, 2001.

  • JUNG, G. ; OLIVEIRA, A. ; CORRAL, S. . Documentar a Implantação do TISS no Serviço de Emergência do Hospital Mãe de Deus. In: III Congresso Nacional de Enfermeiros, 2001, São Paulo. Anais do III Congresso Nacional de Enfermeiros, 2001.

  • JUNG, G. ; JACQUES, J. E. . TISS numa UTI-Emergência como Instrumento de Avaliação da Prática Assistencial Inicial. In: V Simpósio Internacional de Enfermagem em UTI, 2001, São Paulo. Anais do V Simpósio Internacional de Enfermagem em UTI, 2001.

  • JUNG, G. . Regulação das Redes de Atenção à Saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JUNG, G. . A implementação do sistema de avaliação de desempenho das contratualizações dos serviços hospitalares no município de porto alegre. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JUNG, G. ; JACQUES, J. E. . Análise do Desempenho Hospitalar: uma abordagem através do Balanced Scorecard e do Pensamento Sistêmico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRAZERES, S. ; CORRAL, S. ; JUNG, G. ; TIMM, M. . Construção e Implantação de Protocolos Assistenciais: Prevenção de lesões e reparação tissular. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

JUNG, G. ; FREDERES, S. ; CZNHARK, P. . Planejamento Estratégico do Hospital de Pronto Socorro de Canoas. 2005.

JUNG, G. . Planejamento do Serviço de Atendimento Externo do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. 2004.

JUNG, G. ; DILEONI, A. ; CORRAL, S. . Curso de Medidas de Resultados Assistenciais. 2005. .

JUNG, G. . A Importância do Tecnológo em Gestão Hospitalar no Sistema de Saúde. 2005. (Palestra proferida).

JUNG, G. . Atendimento de Enfermagem em Urgência e Emergência. 2005. (Palestrante).

JUNG, G. . Estado da Arte dos Protocolos e Enfermagem Baseada em Evidências. 2005. (Palestra).

JUNG, G. . Relato de Experiência: Enfermagem em Urgências no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. 2005. (Palestra proferida).

JUNG, G. ; STEIN, A. ; ZUCCHETTI, A. ; MERLO, I. ; JACQUES, J. E. ; SCHNEID, S. . Curso de Elaboração de Protocolos Clínicos Embasados em Evidências. 2004. .

JUNG, G. ; ROLOFF, A. ; CORRAL, S. . Curso de Elaboração de Protocolos de Enfermagem. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUNG, G. . Atendimento Inicial. 2004. (Palestrante em Simpósio).

JUNG, G. . Elaboração de Protocolos de Enfermagem. 2004. (Palestra proferida).

JUNG, G. . Enfermagem Baseada em Evidências. 2004. (Palestra Proferida).

JUNG, G. . Gestão de Custos em Trauma. 2004. (Palestra Proferida).

JUNG, G. . O Therapeutic Intervention Scoring System em Unidades de Emergência. 2004. (Palestra Proferida).

JUNG, G. . Protocolo de Enfermagem. 2004. (Palestra proferida).

JUNG, G. . Curso de Medidas Assistenciais e Gerenciais na Enfermagem: O uso do TISS e NAS. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUNG, G. . Instrumentos Assistenciais: TISS, NAS e TRISS. 2003. (Palestrante).

JUNG, G. . Instrumentos Assistenciais: TISS, NAS e TRISS. 2003. (Palestrante).

JUNG, G. . Protocolo Inicial no Choque Hipovolêmico - Cuidados de Enfermagem. 2003. (Palestra proferida).

JUNG, G. . Protocolos de Atendimento Clínico Inicial. 2003. (Instrutora).

JUNG, G. ; JACQUES, J. E. . Curso de Gestão de Custos em UTI. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUNG, G. . Gerenciamento de Custos em UTI. 2002. (Palestra Proferida).

JUNG, G. . Inovações e Tendências em Gestão do Cliente de Alta Complexidade. 2002. (Palestra Proferida).

JUNG, G. . Custos e Eficácia em Sala de Emergência. 2001. (Palestra Proferida).

JUNG, G. . Gestão de Qualidade e Custos Assistenciais. 2001. (Palestra Proferida).

JUNG, G. . Utilização do TISS como Instrumento para Realocação de Recursos Humanos. 2001. (Palestrante em Simpósio).

JUNG, G. ; MAYER, A. . O Mapeamento dos Encontros da Verdade no Serviço de Triagem do Hospital Mãe de Deus. 2000. (Palestrante).

JUNG, G. . Perspectiva de atuação dos serviços de enfermagem de Porto Alegre. 2000. (Palestrante).

JUNG, G. . Atendimento ao Cliente: Case Hospital Mãe de Deus. 1999. (Palestrante).

JUNG, G. ; MORAES, C. . Atualização em Preparo e Administração de Medicamentos. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Secretaria Municipal de Saúde Porto Alegre

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Setor de Contratualização, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2015

Secretaria Municipal da Saúde de Canoas-RS

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atua como Diretora de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, tendo implantado a Central de Regulação e Internações de Urgência e Eletivas, informatizou os processos de autorizações de procedimentos hospitalares e de alto custo, dando início a informatização dos contratos e planos operativos na saúde pública. Nos processos de trabalho, deu início à elaboração dos Protocolos de Regulação do Acesso aos Serviços de Saúde e montou o Grupo Técnico (GT) de Regulação do município.

2013 - 2014

Hospital do Coração de Campo Grande

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 8

Outras informações:
Consultoria em Processos de Gestão Hospitalar voltado para Serviços de Enfermagem

2010 - 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação do Projeto de Modernização e Informatização da Saúde de Porto Alegre, tendo solicitado afastamento do cargo por cedência à Secretaria de Saúde de Canoas.

2010 - 2010

Lifecare

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultora em Saúde Ocupacional, Carga horária: 40

Outras informações:
Exames admissionais, de rotina e demissionais. Atendimentos de urgência em Locais remotos (províncias de Angola).

2009 - 2010

Intercontinental Trading Company

Vínculo: Contrato tempo determinado, Enquadramento Funcional: Administradora, Carga horária: 40

2008 - 2009

Clinica Girassol

Vínculo: Contrato determinado, Enquadramento Funcional: Diretora de Operações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2007

Hospital de Pronto Socorro Deputado Nelson Marchezan

Vínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessoria no Planejamento Estratégico e no Planejamento da Gestão dos Centros de Resultados do Hospital. Coordenação do Grupo de Gestão Hospitalar. Responsável pela implantação do Sistema de Custos.

Atividades

  • 05/2004

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Especial para Implantação do Hospital de Pronto Socorro Dep. Nel, .,Serviço realizado, Assessoria Técnica em Gestão Hospitalar - Implantação do Balanced Scorecard.

2007 - 2007

Parametrus - Gestão Empresarial

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 3

Outras informações:
Consultor na área de Gestão em Saúde

2005 - 2006

Centro Universitário Metodista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

2006 - 2007

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - POA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira de Urgência, Carga horária: 40

2007 - 2008

Escola de Enfermagem da UFRGS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-graduação Enfermagem de Emer, Carga horária: 2

2007 - 2007

Universidade Feevale

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Gestão de Processos, Carga horária: 4

2003 - 2007

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente na disciplina de Planejamento dos Serviços de Urgência e Emergência

Atividades

  • 10/2003

    Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento dos Serviços de Urgência Emergência e Trauma

2002 - 2004

Centro Educacional São Camilo Sul

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Coordenação Técnica de Pós-graduação

Outras informações:
Coordenadora dos Cursos de pós-graduação de Auditoria em Sistemas de Saúde e Enfermagem Gerencial

Atividades

  • 10/2002

    Ensino, Auditoria em Sistemas de Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Auditoria de Enfermagem, Fundamentos de Auditoria, Gestão de Custos Hospitalares, Gestão de Serviços e Processos

  • 05/2003 - 06/2004

    Ensino, Enfermagem Gerencial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamentos dos Serviços de Enfermagem, Gestão dos Serviços de Urgência e Emergência

2002 - 2006

Hospital Municipal de Pronto Socorro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Público Nível Técnico-científico, Carga horária: 40

Outras informações:
Enfermeira Assistencial no Serviço de Atendimento Externo - Sala de Politraumatizados HPS

Atividades

  • 06/2004 - 12/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Serviço de Atendimento Externo - SAE HPS, Serviço de Atendimento Externo - SAE HPS.,Atividade realizada, Membro do Grupo de Protocolos Clínicos SAEHPS.

  • 10/2002 - 04/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Assessoria da Direção de Enfermagem HPS, Assessoria da Direção de Enfermagem HPS.,Atividade realizada, Membro do Grupo de Indicadores de Qualidade da Enfermagem - 2002/2004.

1995 - 2002

Hospital Mãe de Deus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Enfermagem, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão do Serviço de Emergência e Pronto Atendimento, Serviço Ambulatorial e Centro de Terapia Endovascular.

Atividades

  • 04/1995 - 12/2002

    Direção e administração, Hospital Mãe de Deus, .,Cargo ou função, Supervisão da Enfermagem do Plantão Médico e do Centro de Terapia Endovascular.

2016 - Atual

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo Economia em Saúde, Carga horária: 6

Outras informações:
Atividade executada conjuntamente com as atividades da Contratualização dos serviços de saúde.