Charles Chemale Yurgel

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) concluído em 2002. Tem mestrado na área de Engenharia com ênfase em Processos de Fabricação - Conformação Mecânica. Este mestrado foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Laboratório de Transformação Mecânica (LdTM) e concluído em Julho de 2007. Também tem doutorado pela UFRGS (mesma área) concluído em fevereiro de 2014. Atua com participação constante em pesquisa e congresso relacionados as áreas de processos de fabricação e materiais metálicos. Atualmente é coordenador de Engenharia Mecânica no Centro Universitário Unijorge.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais

2010 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Efeito da Agitação Eletromagnética nas Propriedades de Aços AISI 1025 Forjados a Quente
Lírio Schaeffer. Palavras-chave: agitação eletromagnética; Forjamento a quente.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos; Metalurgia.

Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais

2005 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Substituição do Processo de Usinagem pelo Processo de Forjamento a Quente na Fabricação da Pré-Forma de brocas de furação de rochas,Ano de Obtenção: 2007
Lírio Schaeffer.Palavras-chave: forjamento; conformação mecânica.

Graduação em Engenharia Mecânica

1995 - 2002

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Maquinas de Usinagem e Conformação.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Matrizes e Ferramentas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Elementos de Máquinas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Instalações e Equipamentos Metalúrgicos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

YURGEL, C. C. . X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM). 2018. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

38º SENAFOR.Análise da Influência dos Parâmetros de Deposição de Revestimento por Soldagem nas Características Metalúrgicas de Matrizes e ENDs para Avaliação. 2018. (Seminário).

CONEM - X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica 2018. CURVA LIMITE DE CONFORMAÇÃO NA ESTAMPAGEM INCREMENTAL EM LINHA RETA. 2018. (Congresso).

CONEM - X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica 2018. TEORIA ELEMENTAR DA PLASTICIDADE APLICADA AO FORJAMENTO DE BROCAS. 2018. (Congresso).

V WORKSHOP INTERNACIONAL DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.Seleção de Processos de Conformação. 2018. (Outra).

V WORKSHOP INTERNACIONAL DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.Conformação dos Materiais Metálicos e as Possíveis Gerações de Defeitos. 2018. (Outra).

V WORKSHOP INTERNACIONAL DE ENGENHARIA DE MATERIAIS.Processos de Conformação Mecânica na Engenharia de Materiais. 2018. (Outra).

37º SENAFOR - 21ª Conferência Internacional de Forjamento. Proposição de Melhorias para Recuperação de Matrizes em Aço DIN 55NiCrMoV7 Considerando Ensaios de Verificação de Falhas e Procedimento de Soldagem para Melhor Desempenho no Forjamento de Válvulas. 2017. (Congresso).

36° SENAFOR. APLICAÇÃO DE ALGUNS ENSAIOS DESTRUTIVOS E NÃO DESTRUTIVOS POR. 2016. (Congresso).

Cona End&Iev 2016. Uma abordagem da aplicação de alguns ensaios destrutivos e não destrutivos em pecas forjadas e fundidas através de amostragem para o resultado final em pecas utilizadas em equipamentos industriais. 2016. (Congresso).

35º SENAFOR - 19º Conferência Internacional de Forjamento. 2015. (Seminário).

8º COBEF - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. Substituição de Martelo de Queda por Prensa Excêntrica para Forjamento a Quente de Tesouras e Outros Instrumentos Cirúrgicos. 2015. (Congresso).

ConaEnd & Lev. AVALIAÇÃO QUALITATIVA MACROGRÁFICA E POR LÍQUIDO PENETRANTE DE FLANGES FORJADAS EM AÇO ABNT NBR 1025 OBTIDAS A PARTIR DE TARUGOSPRODUZIDO POR LINGOTAMENTO CONTÍNUO COM E SEM AGITAÇÃO. 2014. (Congresso).

SENAFOR - 16º Seminário Internacional de Forjamento.Defeito Interno de Aço Trefilado para Conformação a Frio Acompanhado de Carburação de Microestrutura. 2012. (Seminário).

SENAFOR - 16º Seminário Internacional de Forjamento.Influência da Fibragem na Vida em Fadiga de Componentes Obtidos Pelo Processo de Forjamento a Quente. 2012. (Seminário).

6º COBEF - Congresso Brasileiro de Engenharia de fabricação. Comparação para Validação de Aços Baixo Carbono de Mesma Composição Química Provindos do Lingotamento Contínuo Com o Processo de Agitação Eletromagnética e da Laminação para Peças Forjadas a Quente. 2011. (Congresso).

SENAFOR - 15º Seminário Internacional de Forjamento. 2011. (Seminário).

1° Seminário Baiano de Tecnologias de Fabricação. Caracterização Da Evolução Da Microdureza Vickers No Processo De Forjamento De Alumínio. 2010. (Congresso).

30° Senafor - 14ª Conferência Internacional de Forjamento. Proposição de analise de forjados com matéria prima provinda da laminação e do lingotamento continua com agitação eletromagnética. 2010. (Congresso).

29° Senafor - 13ª Conferência Internacional de Forjamento. 2009. (Congresso).

International Congress of Mechanical Engineering. Die Project and Fem Analisys for Automotive Component Production. 2009. (Congresso).

28° Senafor - 12° Conferência Internacional de Forjamento. 2008. (Congresso).

CONEM - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. VALIDAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROCESSO DE FORJAMENTO A QUENTE NA FABRICAÇÃO DA CAVIDADE INTERNA DE BROCAS DE FURAÇÃO DE ROCHAS ATRAVES DA TEORIA ELEMENTAR DA PLASTICIDADE (TEP). 2008. (Congresso).

27º SENAFOR - 11ª Conferência Internacional de Forjamento. Desenvolvimento de Tecnologia de Forjamento de Aço Baixa Liga para Aplicação Petrolífera. 2007. (Congresso).

26 SENAFOR - 10º Conferência Internacional de Forjamento. 2006. (Congresso).

III Forum Teuto Brasileiro de Inovação. 2006. (Outra).

XVII Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Estudo da Microestrutura e da dureza da liga de alumínio AA6351 após o forjamento e tratamento térmico. 2006. (Congresso).

II Forum Teuto Brasileiro de Inovação. 2005. (Outra).

24 SENAFOR - 8º Conferência Internacional de Forjamento. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcus Vinícius Pascoal Ramos

SOUZA, G. O.;YURGEL, C. C.; Rodrigo Santiago Coelho; ZANATTA, A. M.. Estudo dos Impactos da Tolerância CAM e da Resolução de Programas CN sobre a Precisão de Trajetórias de Ferramenta para Microfresamento. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Aluno: Juliana Ribeiro Tourinho Dantas Sartori

YURGEL, C. C.; Rodrigo Santiago Coelho; Maco Antonio dos Reis; Gustavo Medeiros Freitas. Robô de Inspeção de Linhas de Transmissão: Análise Geométrica e Cinemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Aluno: Juliana Ribeiro Tourinho Dantas Sartori

Rodrigo Santiago Coelho; Maco Antonio dos Reis;YURGEL, C. C.; Gustavo Medeiros Freitas. Robô de Inspeção de Linhas de Transmissão: Análise Geométrica e Cinemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Aluno: Bruno Caetano dos Santos Silva

Rodrigo Santiago Coelho;YURGEL, C. C.; Leone Peter da Silva Correia Andrade; Jacson Machado Nunes. Efeitos Tribológicos da Superfície de Ferramentas para Estampagem de Chapas de Magnésio AZ31B. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Aluno: Paulo Roberto Rego Silva

CARREIRA NETO, M.; SOUZA, G. O.;YURGEL, C. C.. Avaliação do Aço inoxidável 347 Quando Submetido a Sucessivos Reparos por Soldagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Indu) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Robert Santos Corbacho

SOUZA, G. O.; CARREIRA NETO, M.;YURGEL, C. C.. ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA DO PROCESSO DE REMOÇÃO DO ÓXIDO DE FERRO ATRAVÉS DA DECAPAGEM MECÂNICA NA TREFILAÇÃO DO AÇO ABNT 1075. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Indu) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Leandro Roseira da Silva

SOUZA, G. O.;YURGEL, C. C.; CARREIRA NETO, M.. Estudo da Viabilidade Técnica e Financeira do Revestimento Duro para Recuperação de Matrizes de Forjamento a Quente em 55NiCrMoV7. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Aluno: Marcus Vinícius Pascoal Ramos

SOUZA, G. O.;YURGEL, C. C.; Rodrigo Santiago Coelho. Aplicação de Estratégias CAM de Fresamento em Altas Velocidades ao Microfresamento de Superfícies Complexas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Aluno: Juliana Ribeiro Tourinho Dantas Sartori

Rodrigo Santiago Coelho; Maco Antonio dos Reis;YURGEL, C. C.; Gustavo Medeiros Freitas. Análise Cinemática e Geométrica de um Robo de Inspeção de Linas de Transmissão de 138 kV. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Aluno: Raoni Barreto de Oliveira

YURGEL, C. C.; VIANA, J. D.; PINTO, H. C.; Rodrigo Santiago Coelho. Avaliação da Fabricação de Implantes de Titânio Puro através do Processo de Extrusão Gradual. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Aluno: Diego Ursulino dos Santos

SOUZA, G. O.;YURGEL, CHARLES CHEMALE; Jacson Machado Nunes. Desenvolvimento de Sistema para Medição de Força em Operações de Microfresamento. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Indu) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Bruno Caetano dos Santos Silva

Rodrigo Santiago Coelho; Leone Peter da Silva Correia Andrade; Jacson Machado Nunes;YURGEL, C. C.. EFEITOS TRIBOLÓGICOS DA SUPERFÍCIE DE FERRAMENTAS PARA ESTAMPAGEM DE CHAPAS DE MAGNÉSIO AZ31B EM ELEVADAS TEMPERATURAS E CARACTERIZAÇÃO DO MATERIAL ENSAIADO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Indu) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Bruno Guatieri Neves Oliveira

SOUZA, G. O.;YURGEL, C. C.; RODRIGUES, A. R.. Microfresamento do Aço Inox ABNT Aplicado à Fabricação de Microreatores para Síntese de Biodiesel. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Aluno: Robert Santos Corbacho

SOUZA, G. O.;YURGEL, C. C.. Análise da viabilidade técnica do processo e remoção de óxido de ferro através da decapagem mecânica na trefilação do aço SAE 1075. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Indu) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Raphael Félix Rezende

SOUZA, G. O.; CARREIRA NETO, M.;YURGEL, C. C.. Estudo Comparativo da Resistência a Corrosão em Juntas soldadas entre as Ligas de Alumínio AA1060 e AA3003. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Indu) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Lucas Souza Pereira

Ivo Andrei Lima;YURGEL, C. C.; LUNA, W. H. D.. Utilização do Phased Array em Substituição a Radiografia Convencional na Fabricação de Vasos ASME. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Lorena Motta Arnaldo

CARREIRA NETO, M.;YURGEL, C. C.; LUNA, W. H. D.. ESTUDO DO USO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA O CONTROLE DE CORDÕES DE SOLDA EM PEÇAS NO SETOR AUTOMOTIVO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Rafael Almeida Martins

CARREIRA NETO, M.;YURGEL, C. C.; LUNA, W. H. D.. COMPARATIVO ENTRE PISTÃO DE AÇO SOLDADO POR FRICÇÃO E PISTÃO DE ALUMÍNIO PARA APLICAÇÃO EM MOTORES DIESEL. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Aluno: Helen Rodrigues Araújo

NEVES, H. P.; SOUZA, C. A.;YURGEL, C. C.. ANÁLISE DOS CUSTOS DE SOLDAGEM EM EVENTOS DE PARADAS PARA MANUTENÇÃO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Eduardo Silva Cenachi

CARREIRA NETO, M.; LUNA, W. H. D.;YURGEL, C. C.. UTILIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS POR SOLDAGEM NA MANUTENÇÃO DE MICRONIZADORES. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Jaquaraci de Souza

CARREIRA NETO, M.; LUNA, W. H. D.;YURGEL, C. C.. REPARO POR SOLDAGEM EM UM EVAPORADOR DE PROCESSO CONFECCIONADO EM NÍQUEL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Heider Santos Souza

Ivo Andrei Lima; LUNA, W. H. D.;YURGEL, C. C.. COMPARAÇÃO ENTRE O REVESTIMENTO DE CARBONETO DE TUNGSTÊNIO APLICADO PELOS PROCESSOS GMAW MANUAL E AUTOMATIZADO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Salvatore Verde

CARREIRA NETO, M.; SOUZA, C. A.;YURGEL, C. C.. MÉTODOS PARA A MINIMIZAÇÃO DE DISTORÇÕES INDUZIDAS POR SOLDAGEM. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Danilo dos Reis Lima

Rodrigo Santiago Coelho;YURGEL, C. C.; LUNA, W. H. D.; LORA, F. A.. AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE FORJAMENTO ATRAVÉS DO MÉTODO TAGUCHI COM FOCO NA SOLICITAÇÃO TÉRMICA E MECÂNICA DAS MATRIZES. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conformação e União de Materiais) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Geivson de Jesus Cedraz

BELITARDO, M. T.; SANTANA, C. G.;YURGEL, C. C.. Elaboração em um Compêndio para Qualificação de Soldadores, Conforme ASME IX, para Soldagem de Ligas de Alumínio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Inspeção de Equipam. e de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Rodrigo Damasceno Barbosa

SANTANA, C. G.; BELITARDO, M. T.;YURGEL, C. C.. Estudo dos Métodos de Preparação de Superfície para Pintura de Manutenção da Tubulação de Píer da Empresa X. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Inspeção de Equipam. e de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec.

Aluno: Geison Igo Silva Rodrigues

YURGEL, C. C.; SILVA, R. R. E.. ESTUDO DA SOLDAGEM DO AÇO ASTM A335 GR P22 SEM TRATAMENTO TÉRMICO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Anderson Luiz de Castro Oliveira

YURGEL, C. C.; SOUZA, G. O.. IMPLEMENTAÇÃO DE MODELO VIRTUAL DE CENTRO DE USINAGEM PARA SIMULAÇÃO GRAFICA DE COMPORTAMENTO CINEMATICO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Igor de Oliveira Mattos

YURGEL, C. C.; Tiara Pimentel de Oliveira; Augusto Cesar Almeida Araujo. Estudo da Viabilidade do Processo de Soldagem a Laser de Tailor Welded Blanks na Industria Automobilística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Salvador.

Aluno: Leandro Messias

YURGEL, C. C.; Ivo Andrei Lima. Ruído Magnético de Barkhausen: Teoria e Aplicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Manoel Orlando da Silva Júnior

YURGEL, C. C.; SOUZA, C. A.. Avaliação da Amostragem de Tubos Inspecionados Por Ensaio IRIS em Trocadores de Calor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Gislene Souza Couto

YURGEL, C. C.; Fabio Lora. Desgaste de Ferramenta de Estampagem e Modos de Recuperação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Danilo Santos Almeida

YURGEL, C. C.; Fabio Lora. Aplicação da Técnica de Estampagem Incremantal na Conformação de Chapas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Salvador.

Aluno: Deoclécio Alves Ferreira

YURGEL, C. C.; PUIME, G.. Analise da redução do Índice de Barras de tarugus na Aciaria através da Utilização de Equipamentos Reciclaveis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Salvador.

Aluno: Gutemberg Melo Santos

YURGEL, C. C.. Desenvolvimento de Software Acadêmico para a Área de Soldagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Sérgio dos Santos Souza

YURGEL, C. C.. proposição de um Método para Determinação da Vazão do Gás de Proteção na Soldagem TIG em Aço carbono. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Orliangela Machado Magalhaes

BELITARDO, M. T.;YURGEL, C. C.. Influência do Jateamento na Detecção de Descontinuidades através do Ensaio por Líquido Penetrante. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Reginaldo Moreira Soares

YURGEL, C. C.; Ivo Andrei Lima. Utilização de Tubos em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) para Dutos Enterrados e Emissários Submarinos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Marcelo Galvão Cunha

Marcelo Galvão;YURGEL, C. C.. Analise de Fatores que Influenciam o Método Iris em Tubos de Trocadores de Calor Casco e Tubo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Urbano Miranda

Urbano Miranda;YURGEL, C. C.. Análise Comparativa de Normas e Guias que Tratam sobre Periodicidade de Inspeção para Válvulas de Segurança Instaladas em Vasos de Pressão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: TonisMagno Mattos

Tonis Magno Mattos;YURGEL, C. C.. DESENVOLVIMENTO DE UM ATENUADOR DE IMPACTO PARA UM CARRO TIPO FORMULA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES DE CRASH TEST DE ACORDO COM AS REGRAS DO FORMULA SAE 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: ROBSON RODRIGUES

Robson Rodrigues;YURGEL, C. C.. ESTUDO DA FIBRA VEGETAL ?SISAL? COMO REFORÇO DE COMPÓSITOS PARA FABRICAÇÃO DE UMA CARENAGEM DESTINADA A UM CARRO DO TIPO FÓRMULA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Eduardo Matos de Oliveira

YURGEL, C. C.; BELITARDO, M. T.. Analise de Consumo de Gás no Processo de Soldagem MAG visando a Redução de Custos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Salvador.

Aluno: Igor dos Santos Almeida

YURGEL, C. C.. Caldeiras Aquatubulares: Utilização da Inspeção de Rotina para Melhoria da Integridade, Confiabilidade e Segurança Operacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Hugo Diego Araujo da Silva

YURGEL, C. C.. Estudo da Susceptibilidade a Corrosão de Parafusos com Revestimento Eletrolítico e Orgânico Metálico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Carlos Ernane Fernandes dos Santos

YURGEL, C. C.. Influência dos Parâmetros de Soldagem na Caracterização da Zona Fundida e da zona termicamente Afetada na Soldagem Autógena de um aço ABNT 1045. 2009.

Aluno: Juliano Nascimento da Paixão

YURGEL, C. C.. Estudo da Ocorrência de Corrosão em Chapas Utilizadas na Indústria Automobilística. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Orliangela Machado Magalhaes

YURGEL, C. C.. Influência do Jateamento na Detecção de Descontinuidades através do Ensaio por Líquido Penetrante. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Aluno: Guilherme Boulhosa Rodamilans

YURGEL, C. C.. SISTEMA DE REFERENCIMENTO DE PEÇAS EM CENTROS DE USINAGEM ATRAVÉS DE IMAGEM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Salvador.

Aluno: Ingrid Argolo

Ingrid Argolo;YURGEL, C. C.. Proposta de Planejamento de Inspeção para uma Unidade de Agua Acida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Milson Pinto da Silva

SILVA, M. P.; VIEIRA, M. C. B.; ISQUIERDO, C. C.. Estudos de Processos Envolvidos na Soldagem Sub-aquática. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Carlos Augusto Silva de Oliveira

SCHAEFFER, Lirio;OLIVEIRA, C. A. S.; LIMA, Diego Rodolfo Simões de; BRITO, A. M. G.. Efeito da Agitação Eletromagnética nas Propriedades de Aços AISI 1025 Forjados a Quente. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carlos Augusto Silva de Oliveira

SCHAEFFER, Lirio;OLIVEIRA, C. A. S.; SPIM JUNIOR, J.A.; BRITO, A. M. G.. Avaliação de Forjados de Aços ABNT 1025 Modificados Provindos do Lingotamento Contínuo com a Utilização de Agitação Eletromagnética. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Diego Rodolfo Simões de Lima

LIMA, D. R. S.; Brito, A.M.G.; Oliveira, C. A. S. de;SCHAEFFER, L.. Efeito da Agitação Eletromagnética nas Propriedades de aços AISI 1025 Forjados a Quente. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Grad. Eng de Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alberto Moreira Guerreiro Brito

CETLIN, Paulo Roberto;BRITO, A. M. G.; REGULY, A.. Substituição do Processo de Usinagem pelo Processo de Forjamento a Quente na Fabricação da Pré-Forma de Brocas de Furação de Rochas. 2007. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alberto Moreira Guerreiro Brito

OLIVEIRA, C. A. S.; LIMA, D. R. S.;BRITO, A. M. G.; Schaeffer, Lírio. Efeito da agitação eletromagnética nas propriedades de aços AISI 1025 forjados a quente. 2014.

Alberto Moreira Guerreiro Brito

BRITO, A. M. G.; OLIVEIRA, C. A. S.; SPIM JUNIOR, J. A.; SCHAEFFER, L.. Avaliação de forjados de aço ABNT 1025 modificados provindos do lingotamento contínuo com a utilização da agitação magnética. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eduardo Tourinho Santana

Identificação e avaliação de descontinuidades em juntas soldadas utilizando ultrassom com visualização A-Scan - maior eficiência em relação a outros ensaios; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Centro Universitário SENAI CIMATEC; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Heider Santos Souza

COMPARAÇÃO ENTRE O REVESTIMENTO DE CARBONETO DE TUNGSTÊNIO APLICADO PELOS PROCESSOS GMAW MANUAL E AUTOMATIZADO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Alison Machado Bandeira

OTIMIZAÇÃO DA FREQUÊNCIA DE SUBSTITUIÇÃO DOS ELETRODOS NAS ESTAÇÕES DE SOLDAGEM A PONTO POR RESISTÊNCIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Leandro Messias Santos Oliveira

Deformação de Flange Soldado em Torre Eólica; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Orlando Pereira vilas Bôas

APLICAÇÃO DE VIBRAÇÃO NA EXECUÇÃO DE SOLDAGEM DE CHAPAS EM AÇO CARBONO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Francisco Breno de Holanda

RECUPERAÇÃO DIMENSIONAL DE SUPERFÍCIES POR ASPERSÃO TÉRMICA ? MÉTODO DE ARCO SPRAY; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Jussimar Correia dos Reis

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA MANUTENÇÃO DE FORNOS ATRAVÉS DE MELHORIAS NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA O PROCESSO DE SOLDAGEM TIG; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Daniel Vidal Fernandes

Avaliação de um vaso de pressão selado utilizando a metodologia do código ASME secção VIII divisão 1 e suas vantagnes; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Marcos Barros Souza da Silva

CARACTERÍSTICAS DA ZTA NA SOLDAGEM DE UMA SERPENTINA TIPO HALF-PIPE JACKET EM REATOR DE PROCESSO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Luciano Alvim Borges

SOLDAGEM DE MANUTENÇÃO DE REVESTIMENTO UTILIZANDO AÇO INOXIDÁVEL 316L EM FACE DE VEDAÇÃO DE FLANGE EM AÇO CARBONO ASTM A105; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Raoni Barreto de Oliveira

Nova Abordagem para Fabricação de Implantes de Titânio Puro (CP TI) de Alta Resistência Através de Extrusão Gradual; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conformação e União de Materiais) - Faculdade Senai Cimatec; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Rodolfo Heitor Campos

Avaliação de desempenho de tubos soldados de AL-Mn AA3003 em condições de serviço com ácido nítrico; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em engenharia de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Claudilene Ramalho dos Santos

Correlação entre parâmetros de Soldagem e resistência a Corrosão de Soldas ?overlay? em Aço carbono Inoxidável 316L; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Inspeção de Equipam; e de Soldagem) - Faculdade Senai Cimatec; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Ricardo dos Santos Eguchi

A Tecnologia na Construção de Veículos Eficientes, Eficazes e Ecologicamente Corretos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Salvador; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Tiago Borges Visco

Estudo da Viabilidade de Reativação de Unidade de Tratamentos Térmicos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Salvador; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Wellington Flaubert Lima Xavier

Utilização de equipamentos de conformação mecânica nos processos de forjamento e estampagem na estruturação do centro de tecnologia em conformação mecânica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Caio Emanuel de Jesus Gomes

Especificação e funcionamento de equipamentos para a estruturação do centro de tecnologia em conformação mecânica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Marcus Vinícios Queiroz Lima

Especificação e funcionamento de equipamentos para a estruturação de um centro de tecnologia em fundição e conformação; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Ingrid Souza Argolo

Caracterização mecânica de ligas metalicas utilizadas e processos de forjamento; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnólogo - Inspeção de equipamentos e de Soldagem) - SENAI-CIMATEC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Edilene Rocha de Jesus

Estudo dos efeitos da variação dos parâmetros de controle do processo de fusão parcial na microestrutura de um material tixofundido; 2007; Orientação de outra natureza - SENAI-CIMATEC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Cristina Silva do Nascimento

Projeto de estabelecimento de um centro de tecnologia em conformação mecânica em Salvador BA; 2007; Orientação de outra natureza - SENAI-CIMATEC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Charles Chemale Yurgel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lírio Schaeffer

Substituição do Processo de Usinagem pelo Processo de Forjamento a Quente na Fabricação da Pré-Forma de Brocas de Furação de Rochas; 2007; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Lirio Schaeffer;

Lírio Schaeffer

Avaliação de Forjados de aços ABNT 1025 Modificados Provindos do Lingotamento Contínuo com a Utilização da Agitação Eletromagnética; 2010; Tese (Doutorado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Lirio Schaeffer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LORA, Fábio André ; YURGEL, C. C. . Incremental forming process strategy variation analysis through applied strains. Brazilian Journal of Science and Technology , v. 1, p. 5, 2014.

  • LORA, F. A. ; YURGEL, C. C. ; FOLLE, L. ; SCHAEFFER, L. . Validação do processo de simulação computacional aplicado à estampagem incremental. Corte e Conformação de Metais , v. VIII, p. 82-89, 2013.

  • LORA, FABIO ANDRE ; BOFF, UILIAN ; YURGEL, CHARLES CHEMALE ; FOLLE, LUIS FERNANDO ; SCHAEFFER, LIRIO . Validation of the Computer Simulation Process Applied to the Incremental Forming Process for the Evaluation of Strain Paths. Key Engineering Materials (Online) , v. 554-557, p. 2453-2461, 2013.

  • YURGEL, C. C. ; LORA, F. A. ; SCHAEFFER, L. ; Oliveira C.A.S . Effect of using eletromagnetic stirring on AISI 1025 steel forged flanges. International Journal of Material Forming , p. 1-10, 2013.

  • LIMA, DIEGO RODOLFO SIMOES DE ; YURGEL, CHARLES CHEMALE ; HENTZ, EDUARDO ANDRE ; SCHAEFFER, LIRIO . Development of hot forged drill bits of low alloy steel for petroliferous applications. International Journal of Mechatronics and Manufacturing Systems (Print) , v. 1, p. 282, 2008.

  • Fabio Lora ; YURGEL, C. C. ; SCHAEFFER, L. . Projeto Computacional de Ferramenta para Produção de Componentes Automotivas. Corte e Conformação de Metais, p. 82 - 91, 15 dez. 2010.

  • Knoll, P ; SCHAEFFER, L. ; YURGEL, C. C. . Forjamento a Frio de Engrenagem de Alumínio AA6020. FERRAMENTAL, Brasil, p. 15 - 17, 07 jul. 2007.

  • YURGEL, C. C. ; LORA, Fábio André ; SCHAEFFER, L. . TEORIA ELEMENTAR DA PLASTICIDADE APLICADA AO FORJAMENTO DE BROCAS. In: CONEM - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2018, Salvador. Conem, 2018.

  • YURGEL, C. C. ; LORA, Fábio André . CURVA LIMITE DE CONFORMAÇÃO NA ESTAMPAGEM INCREMENTAL EM LINHA RETA. In: CONEM - Congresso nacional de Engenharia mecânica, 2018, Salvador. Conem, 2018.

  • YURGEL, C. C. ; SILVA, L. R. ; SOUZA, G. O. ; SCHAEFFER, L. . Análise da Influência dos Parâmetros de Deposição de Revestimento por Soldagem nas Características Metalúrgicas de Matrizes e ENDs para Avaliação. In: 38º SENAFOR, 2018, Proto Alegre. Análise da Influência dos Parâmetros de Deposição de Revestimento por Soldagem nas Características Metalúrgicas de Matrizes e ENDs para Avaliação, 2018.

  • YURGEL, C. C. ; SILVA, L. R. ; SOUZA, G. O. ; SCHAEFFER, L. . Proposição de Melhorias para Recuperação de Matrizes em Aço DIN 55NiCrMoV7 Considerando Ensaios de Verificação de Falhas e Procedimento de Soldagem para Melhor Desempenho no Forjamento de Válvulas. In: SENAFOR - 21ª Conferência Internacional de Forjamento, 2017, Porto Alegre. SENAFOR, 2017.

  • YURGEL, C. C. ; Ivo Andrei Lima ; SCHAEFFER, L. . APLICAÇÃO DE ALGUNS ENSAIOS DESTRUTIVOS E NÃO DESTRUTIVOS POR LIQUIDOS PENETRANTES EM PEÇAS FORJADAS ATRAVÉS DE AMOSTRAGEM PARA COMPONENTES DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. In: 36º SENAFOR, 2016, Porto Alegre. APLICAÇÃO DE ALGUNS ENSAIOS DESTRUTIVOS E NÃO DESTRUTIVOS POR LIQUIDOS PENETRANTES EM PEÇAS FORJADAS ATRAVÉS DE AMOSTRAGEM PARA COMPONENTES DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS, 2016.

  • YURGEL, C. C. ; Ivo Andrei Lima . Uma Abordagem da Aplicação de Alguns Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos em Peças Forjadas e Fundidas Através de Amostragem para o Resultado Final em Pecas Utilizadas em Equipamentos Industriais. In: ConaEnd&lev, 2016, São Paulo. Uma Abordagem da Aplicação de Alguns Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos em Peças Forjadas e Fundidas Através de Amostragem para o Resultado Final em Pecas Utilizadas em Equipamentos Industriais, 2016.

  • YURGEL, C. C. ; Mario Cifali ; CHIODI, R. R. . SUBSTITUIÇÃO DE MARTELO DE QUEDA POR PRENSA EXCÊNTRICA PARA FORJAMENTO A QUENTE DE TESOURAS E OUTROS INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS. In: COBEF - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2015, SALVADOR. SUBSTITUIÇÃO DE MARTELO DE QUEDA POR PRENSA EXCÊNTRICA PARA FORJAMENTO A QUENTE DE TESOURAS E OUTROS INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS, 2015.

  • YURGEL, C. C. ; SOUZA, C. A. ; Celso Barbosa . AVALIAÇÃO QUALITATIVA MACROGRÁFICA E POR LÍQUIDO PENETRANTE DE FLANGES FORJADAS EM AÇO ABNT NBR 1025 OBTIDAS A PARTIR DE TARUGOS PRODUZIDO POR LINGOTAMENTO CONTÍNUO COM E SEM AGITAÇÃO. In: ConaEnd&Lev - Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, 2014, São Paulo. AVALIAÇÃO QUALITATIVA MACROGRÁFICA E POR LÍQUIDO PENETRANTE DE FLANGES FORJADAS EM AÇO ABNT NBR 1025 OBTIDAS A PARTIR DE TARUGOS PRODUZIDO POR LINGOTAMENTO CONTÍNUO COM E SEM AGITAÇÃO, 2014.

  • LORA, F. A. ; YURGEL, C. C. ; FOLLE, L. ; SCHAEFFER, L. . Validação do processo de simulação computacional aplicado ao processo de estampagem incremental para avaliação dos caminhos de deformações. In: 2ª Conferência Internacional de Conformação de Chapas. In: 2nd International Sheet Metal Forming Conference, 2012, Porto Alegre. 32º SENAFOR - 2ª Conferência Internacional de Chapas, 2012., 2012, Porto Alegre. SENAFOR - International Sheet Metal Forming Conference, 2012.

  • GONCALVES, S. ; YURGEL, C. C. ; SCHAEFFER, L. . DEFEITO INTERNO EM FIO DE AÇO TREFILADO PARA CONFORMAÇÃO A FRIO ACOMPANHADO DE CARBURAÇÃO DA MICROESTRUTURA. In: 32º SENAFOR - 16º CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FORJAMENTO, 2012, Porto Alegre. DEFEITO INTERNO EM FIO DE AÇO TREFILADO PARA CONFORMAÇÃO A FRIO ACOMPANHADO DE CARBURAÇÃO DA MICROESTRUTURA, 2012.

  • YURGEL, C. C. . Comparison of Forging with Raw Material Resulted From Rolling and Ingo Casting with and without Electromagnetic Steering Through Metalography and Non-Destructive Test. In: 21 Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. Cobem 2011, 2011.

  • YURGEL, C. C. ; LIMA, D. S. ; GONCALVES, S. ; SCHAEFFER, L. . Comparativo de Propriedades de Forjados em Matriz Aberta de Aço de mesma Composição Química provindo da Laminação e do Lingotamento Contínuo. In: 30° Senafor - 14ª Conferência Internacional de Forjamento, 2010, Porto Alegre. 30° Senafor - 14ª Conferência Internacional de Forjamento, 2010.

  • Fabio Lora ; YURGEL, C. C. ; SCHAEFFER, L. . Die Project and Fem Analisys for Automotive Component Production. In: International Congress of Mechanical Engineering, 2009, Gramado. Die Project and Fem Analisys for Automotive Component Production, 2009.

  • LIMA, D. S. ; YURGEL, C. C. ; SCHAEFFER, L. . Desenvolvimento de Tecnologia de Forjamento de Aço Baixa Liga para Aplicação Petrolífera. In: SENAFOR - 26º Conferência Internacional de Forjamento, 2007, Bento Gonçalves. 27º SENAFOR - 11ª Conferência Internacional de Forjamento, 2007, Bento Gonçalves. ANAIS - 11ª Conferência Internacional de Forjamento/BR. Porto Alegre, RS : Grafica Metrópole, 2007. v. 27. p. 157-170.. Porto Alegre: Gráfica Metrópole, 2007. v. 27. p. 157-170.

  • SCHAEFFER, L. ; LIMA, D. S. ; YURGEL, C. C. . Estudo da microestrutura e da dureza da liga de alumínio AA6351 após forjamento e tratamento térmico. In: XVII Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais-XVII CBECiMat, 2006, Foz do Iguaçu. XVII CBECiMat - Anais. São Paulo, 2006., 2006, Foz do Iguaçu. XVII CBECiMat, 2006, Foz do Iguaçu. XVII CBECiMat - Anais. São Paulo, 2006.. São Paulo, 2006.

  • YURGEL, C. C. ; Fabio Lora ; SCHAEFFER, L. . Validação dos Resultados do Processo de Forjamento a Quente na Fabricação da Cavidade Interna de Brocas de Furação de Rochas Através da Teoria Elementar da PLasticidade (TEP). In: CONEM 2008 - V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2008, Salvador. V CONEM - V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2008. p. 286-287.

  • YURGEL, C. C. ; SILVA, L. R. ; SOUZA, G. O. ; SCHAEFFER, L. . Proposição de Melhorias para Recuperação de Matrizes em Aço DIN 55NiCrMoV7 Considerando Ensaios de Verificação de Falhas e Procedimento de Soldagem para Melhor Desempenho no Forjamento de Válvulas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • YURGEL, C. C. . Processos de Conformação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • YURGEL, C. C. ; Ivo Andrei Lima ; SCHAEFFER, L. . APLICAÇÃO DE ALGUNS ENSAIOS DESTRUTIVOS E NÃO DESTRUTIVOS POR LIQUIDOS PENETRANTES EM PEÇAS FORJADAS ATRAVÉS DE AMOSTRAGEM PARA COMPONENTES DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • YURGEL, C. C. ; Ivo Andrei Lima . Uma abordagem da aplicacao de alguns ensaios destrutivos e nao destrutivos em pecas forjadas e fundidas atraves de amostragem para o resultado final em pecas utilizadas em equipamentos industriais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • YURGEL, C. C. ; Mario Cifali ; R. R., C. . COBEF - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • YURGEL, C. C. ; Celso Barbosa ; SOUZA, C. A. . Avaliação qualitativa macrográfica e por líquido penetrante de flanges forjadas em aço ABNT 1025 obtidos a partir de tarugos produzidos por lingotamento contínuo com e sem agitação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • YURGEL, C. C. ; LIMA, D. S. ; SCHAEFFER, LIRIO . Caracterização da evolução da microdureza Vickers no processo de forjamento de alumínio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • YURGEL, C. C. ; Fabio Lora ; SCHAEFFER, L. . Validação dos resultados do processo de forjamento a quente na fabricação da cavidade interna de brocas de furação de rochas através da teoria elementar da plasticidade (TEP). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Senai-Cimatec ; YURGEL, C. C. ; Fabio Lora . Processos de Fabricação. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Processos de Fabricação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

  • 2005 - 2007

    Substituição do processo de usinagem pelo processo de forjamento a quente na fabricação de brocas de furação de pedras ornamentais, Descrição: Projeto de parceria e Inovação entre o Senai Cimatec Bahia e a empresa Rodopar, fabricante de brocas de perfuração de pedras ornamentais e rochas petrolíferas. O Projeto atingiu como inovação a substituição do processo de usinagem pelo de forjamento a quente na empresa como melhoria e inovação. Foi desenvolvido em parceria com essa empresa a proposta de inovação com o estudo desenvolvido no projeto para a possibilidade de substituição de processo e como consequência, o gano em propriedades mecânis e menor perda de matéria prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Charles Chemale Yurgel - Coordenador / Fabio Lora - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Destaque acadêmico - 2º colocação para Coordenadores de Curso, .

2013

Destaque acadêmico - Melhor Coordenador de Curso, Faculdade Senai Cimatec.

2012

Destaque Acadêmico - Melhor Coordenador de Curso, Faculdade Senai Cimatec.

2011

Destaque acadêmico - 2ª colocação para coordenadores de curso, Faculdade Senai Cimatec.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • SENAI-CIMATEC. , Avenida Orlando Gomes 1845, Piatã, 41650010 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 34628432, Ramal: 8432, Fax: (71) 34629599, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - 2019

    Senai Cimatec

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalho envolvido com processos de fabricação por conformação mecânica e materiais de construção mecânica, parceiras e atendimentos a industria, convenio e parcerias com a Universidade Feral do Rio Grande do Sul (UFRGS) através do Laboratório de Transformação Mecânica (LdTM), dentre outros. Desde 2005 trabalhado com docência e orientações (TCCs, Projetos Integradores e Metologia Theoprax) de graduação nas áreas relacionadas a processos de fabricação por Conformação Mecânica, Soldagem e Usinagem. Desde 2008 foi assumida a coordenação de um curso de graduação (Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldagem). E desde setembro de 2014 coordenador do curso de Especialização em Engenharia de Soldagem.

    Atividades

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Inspeção de Equipamentos e Soldagem

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais Metálicos e Tratamentos Térmicos

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência dos Materiais e Metalografia

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Tecnologia em Manutenção Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos dos Processos de Fabricação I

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos dos Processos de Fabricação I

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Inspeção de Equipamentos e Soldagem

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Tecnologia em Manutenção Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos dos Processos de Fabricação I

    • 02/2015 - 07/2015

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos dos Processos de Fabricação I

    • 02/2015 - 07/2015

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Inspeção de Equipamentos e Soldagem

    • 07/2014 - 12/2014

      Ensino, Tecnologia e Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de fabricação I

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Inspeção de Equipamentos e Soldagem

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos dos Processos de Fabricação I

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Projeto de Final de Curso II

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Tecnologia e Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de Fabricação I

    • 02/2013 - 07/2013

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metalurgia de Processos - Fundição e Conformação

    • 02/2013 - 07/2013

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Inspeção de Equipamentos e Soldagem

    • 02/2013 - 07/2013

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Projeto de Final de Curso II

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Tecnologia e Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de Fabricação I

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Inspeção de Equipamentos e Soldagem

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Projeto de Final de Curso II

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metalurgia de Processos - Fundição e Conformação

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Tecnologia e Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de Fabricação I

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metalurgia de Processos - Fundição e Conformação

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Inspeção de Equipamentos e Soldagem

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Projeto de Final de Curso II

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Tecnologia e Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de Fabricação I

    • 02/2010 - 07/2010

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metalurgia de Processos - Fundição e Conformação

    • 02/2010 - 07/2010

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Inspeção de Equipamentos e Soldagem

    • 02/2009 - 07/2009

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metalurgia de Processos - Fundição e Conformação

    • 02/2009 - 07/2009

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Inspeção de Equipamentos e Soldagem

    • 10/2008 - 11/2008

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Faculdade FAMEC, Processos de Fabricação, 24 horas ministradas

    • 08/2008 - 10/2008

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Faculdade UNIFACS, Processos de Fabricação, 36 horas ministradas

    • 02/2008 - 07/2008

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Faculdade SENAI-CIMATEC-BA, 72 horas ministradas, Metalurgia de Processos - Fundição e Conformação

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Faculdade UNIFACS, 64 horas ministradas, Materiais de Construção Mecânica

    • 05/2007 - 06/2007

      Ensino, Tecnologia em Mecatrônica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Faculdade SENAI-CIMATEC, Processos de Fabricação, 24 horas ministradas

    • 02/2007 - 06/2007

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metalurgia de Processos - Fundição e Conformação Mecânica

    • 02/2007 - 06/2007

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Faculdade UNIFACS, 64 horas ministradas, Conformação Mecânica

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Faculdade UNIFACS, 64 horas ministradas, Materiais de Construção Mecânica

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Faculdade UNIFACS, 64 horas ministradas, Materiais de Construção Mecânica

    • 06/2006 - 06/2006

      Ensino, Curso de Habilitação Profissional, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Materiais de Construção Mecânica - CHP - 28h

    • 02/2006 - 06/2006

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Produtivos I

    • 02/2006 - 06/2006

      Ensino, CQP Curso de Qualificação Profissional, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Processos de Fabricação

    • 02/2006 - 06/2006

      Ensino, Curso de Habilitação Profissional, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Processos de Fabricação

    • 01/2006 - 01/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Materiais de Construção Mecânica - CAI TEC - 28h

    • 09/2005 - 12/2005

      Ensino, Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldag, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Faculdade SENAI-CIMATEC, 72 horas ministradas, Metalurgia de Processos - Fundição e Conformação

  • 2004 - 2005

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante de desenvolvimento tecnologico indu, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista de DTI na area de forjamento de ligas de alumínio para a fabricação de ferraduras com bolsa de Julho a Dezembro de 2004. O desenvolvimento deste trabalho continuou até Agosto de 2008

  • 2000 - 2001

    Stemac Geradores de Energia

    Vínculo: Assistente da engenharia de ap, Enquadramento Funcional: Assistente da engenharia de aplicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estudo horosazonal do gerador de energia no horario de ponta para substituição da carga da rede fornecedora de energia

  • 2004 - 2004

    Ceplan Engenharia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2004 - 05/2004

      Estágios , Engenharia, .,Estágio realizado, Supervisão de obras e orçamentos.

  • 1999 - 1999

    Companhia Riograndense de Saneamento

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiario da divisão de bombas submersíveis, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    CORSAN ? DIOC (Divisão de Oficina Central) Atividades: Cadastramento e controle de equipamentos (principalmente bombas submersíveis); ordens de serviço; setor de compras de materiais e orçamentos de materiais e serviços, e revisão de equipamentos (manutençã preventiva e corretiva).