Marcelo Paulo Altmann
Sou graduado em Eng. Mecânica pela PUC-RS e mestrando em Processos de Fabricação na UFRGS.
Possuo vasta experiência em empresa automotiva produtora de componentes para sistema de direção atuando como líder de projeto e coordenador de engenharia com equipe multidisciplinar e foco na manutenção de custo e prazo de implementação do projeto durante todo o desenvolvimento.
Com alto nível de resiliência no trabalho para superar as adversidades e os desafios do mercado global e competitivo adquiridos em mais de 20 anos de experiência na indústria. Além do mercado automotivo, também possuo experiência no desenvolvimento de novos projetos hidráulicos de válvulas para aplicação em máquinas agrícolas.
Também atuo como multiplicador ministrando cursos de conhecimento de produto (sistemas de direção) e hidráulica
Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em PPGEM
2013 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Tensões Residuais na Produção de Componentes,Orientador: Alexandre Rocha
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.
Graduação em Engenharia Mecânica
1996 - 2002
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Cálculo de Incerteza de Medição para Funções Através de Derivadas Parciais
Orientador: Carlos Crespo Izquierdo
Bolsista do(a): Caixa Econômica Federal.
Formação complementar
2008 - 2008
Formação de Green Belt - 6 Sigma. (Carga horária: 120h). , Siqueira Campos e Associados.
1992 - 1992
Instrumentação Industrial. (Carga horária: 2448h). , Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Líder De Projeto.
Outras produções
ALTMANN, M. P. ; Bomba de Direção Hidráulica. 2013.
ALTMANN, M. P. ; Bomba de Alta Performance. 2012.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
DHB COMPONENTES AUTOMOTIVOS, DHB COMPONENTES AUTOMOTIVOS. , Avenida das Indústrias, Anchieta, 90200290 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 21211396, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - Atual
DHB COMPONENTES AUTOMOTIVOSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Engenharia, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenação da equipe de melhoria contínua com foco na melhoria de produtos correntes e reduções de custo. Trabalho efetuado em conjunto com a área de compras no desenvolvimento de novas fontes (nacionalizações) e matérias primas alternativas (alumínio e plástico) e com a manufatura na redução do índice de rejeição na produção Participante do grupo de gestão do desenvolvimento da empresa (produto, manufatura, compras, EQF e projeto) Participante de Technical Review com clientes durante as cotações Líder de projetos de desenvolvimento com equipes composta por 13 pessoas das áreas engenharia de produto, engenharia de manufatura, logística, compras de produto e equipamentos, engenharia de qualidade de fábrica, engenharia de testes, PCP, engenharia de qualidade de fornecedor e gerencia de vendas. Apresentação para a diretoria dos gates do projeto com os dados de performance de projeto financeiros (custo e investimento) e prazo Presença marcante em reuniões diárias de status (fast response) com os gerentes e diretores. Redução de custo de garantia de campo atingindo reduções de 1,5 milhões de reais ao ano. Especialista em solução de problemas e análise de dados devido ao treinamento de Seis Sigma Green Belt Multiplicador interno porque ministro os cursos de conhecimento de produto e hidráulica
2005 - 2008
Parker Hannifin Indústria e Comércio LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Produto Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Cotações de novos produtos, nacionalizações de componentes e desenvolvimento de novos fornecedores para implementação de reduções de custo. Melhoria continua de válvulas de controle proporcional do 3º ponto do trator, cilindro do levante do trator, comandos hidráulicos de colheitadeiras, retroescavadeiras e gruas florestais Visitas a campo para solução de problemas em clientes junto ao SAC da empresa Contato semanal com a equipe de engenharia da Parker dos USA
2004 - 2005
JOHN DEERE DO BRASIL LTDA.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Produto Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Up-grade do sistema hidráulico da colheitadeira nacional de arroz. Neste projeto foram alterados os sistemas hidráulicos de levante da plataforma cilindro e bomba, lay out hidráulico, cilindro de direção e tração traseira da colheitadeira. Nacionalização de componentes e desenvolvimento de novos fornecedores para implementações de reduções de custo. Atualização do projeto no Brasil da colheitadeira projeto americano implementando as alterações feitas pela engenharia nos USA Acompanhamento dos protótipos em campo
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Paulo Altmann e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?