Maria Helena Cavalheiro

Arquiteta, pesquisadora e professora, situa suas investigações e práticas na fronteira entre arte, arquitetura, cidade e educação. Atualmente é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na FAUUSP e residente do Galpão Comum, espaço independente dedicado à prática e pesquisa sobre cidade e imagem no território latinoamericano. Como professora, desde 2019 colabora com a Faculdade de Arquitetura Escola da Cidade e oferece cursos em outros espaços de formação. Também escreve para veículos de comunicação sobre cultura contemporânea, como a revista SeLect (Brasil) e o portal Artishock (Chile). De forma independente ou em associação, realiza também projetos expográficos, entre os quais a 30ª Bienal de Arte de São Paulo (2012), a reedição dos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi (MASP, 2015), a 11ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2017) e Farsa.Língua, fratura, ficção: Brasil-Portugal (Sesc Pompeia, 2020). Helena também atua junto a movimentos sociais. Desde 2018 colabora com o Movimento dos Sem-Teto do Centro na Ocupação 9 de Julho. Como artista, desenvolve trabalhos individuais e coletivos. Entre outros, destaca-se a instalação São Paulo: Diálogos e limites, realizada na XXI Bienal de Arquitectura y Urbanismo de Chile (2019) com Marcella Arruda e estudantes da Escola da Cidade, a convite da curadora Paula Monroy, e Autocrítica, obra site-specific realizada na Ocupação 9 de Julho para a exposição O que não é Floresta é Prisão Política (2019). No final de 2021 Helena esteve por três meses em Berlim, desenvolvendo parte de sua pesquisa Arquitetura Ordinária: aprendendo com o existente, com o apoio do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). Este é também o seu tema de pesquisa do doutorado e de parte de suas atividades como docente.

Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

2022 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Arquitetura Ordinária: aprendendo com o existente
Profº Dr. Guilherme Teixeira Wisnik.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

2017 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: A forma ambígua: diálogos entre arte, cidade e o 'público' no Brasil, Ano de Obtenção: 2019
Agnaldo Aricê Caldas Farias.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: artes visuais; contexto urbano.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Arquitetura, Educação e Sociedade

2019 - 2021

Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Título: Travessia Jetarkte: viajar, construir, aprender
Orientador: Ana Carolina Tonetti e Maira Rios

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2002 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Manifesto Mauá - uma costura urbana no Centro de Porto Alegre
Orientador: Benamy Turkienicz

Formação complementar

2011 - 2011

Arte pós-2ª Guerra: de Pollock à Arte Conceitual. (Carga horária: 50h). , Arena Cursos | formação teórica nas áreas das artes e humanidades, ARENA, Brasil.

2011 - 2011

Teoria da Arte: arte e vida na cidade - módulo 2. (Carga horária: 25h). , Arena Cursos | formação teórica nas áreas das artes e humanidades, ARENA, Brasil.

2011 - 2011

Da Arte Conceitual ao Pós-Modernismo. (Carga horária: 50h). , Arena Cursos | formação teórica nas áreas das artes e humanidades, ARENA, Brasil.

2011 - 2011

Teoria da Arte: arte e vida na cidade - módulo 1. (Carga horária: 25h). , Arena Cursos | formação teórica nas áreas das artes e humanidades, ARENA, Brasil.

2005 - 2005

5ª Bienal do Mercosul - Formação de Mediadores. (Carga horária: 70h). , Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, FBAVM, Brasil.

2003 - 2003

4ª Bienal do Mercosul - Formação de Mediadores. (Carga horária: 60h). , Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, FBAVM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Projeto de espaços expositivos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Cultura, política e cidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Arte contemporânea.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

Organização de eventos

CAVALHEIRO, M. H. . Cadernos de Campo Tomo 1: a cidade sem imagem. 2017. (Outro).

VIEIRA, Tuca ; CAVALHEIRO, M. H. ; TONETTI, A. C. . Cumbica, de Tuca Vieira. 2017. (Exposição).

CAVALHEIRO, M. H. ; LAY, M. C. D. . Viagem de estudos da disciplina Urbanismo I - 2007/1. 2007. (Outro).

TURKIENICZ, B. ; CAVALHEIRO, M. H. . Desenho e Planejamento Urbano de Eldorado do Sul. 2007. (Outro).

CAVALHEIRO, M. H. ; TURKIENICZ, B. . Viagem de estudos da disciplina Projeto Arquitetônico III - 2006/2. 2006. (Outro).

TURKIENICZ, B. ; CAVALHEIRO, M. H. . Desenho e Planejamento Urbano de Santa Clara do Sul. 2006. (Outro).

CAVALHEIRO, M. H. ; TURKIENICZ, B. . Viagem de estudos da disciplina Projeto Arquitetônico III - 2005/1. 2005. (Outro).

CAVALHEIRO, M. H. ; TURKIENICZ, B. . Viagem de estudos da disciplina Projeto Arquitetônico III - 2005/2. 2005. (Outro).

CAVALHEIRO, M. H. ; TURKIENICZ, B. . Viagem de estudos da disciplina Projeto Arquitetônico III - 2004/2. 2004. (Outro).

CAVALHEIRO, M. H. ; LAY, M. C. D. . Viagem de estudos da disciplina Urbanismo I - 2004/2. 2004. (Outro).

CAVALHEIRO, M. H. ; TURKIENICZ, B. . Viagem de estudos da disciplina Projeto Arquitetônico III - 2004/1. 2004. (Outro).

Participação em eventos

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea.Viajar, construir, aprender: um abrigo kawesqar e uma escola yanomami. 2020. (Seminário).

12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.Do plano à prática: produzindo uma bienal de arquitetura. 2019. (Outra).

2 Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte ? Arte Além da Arte.Viver o precário: Hélio Oiticica e a ?virada pública? de sua arte. 2019. (Simpósio).

Arquitetura Efêmera - Encontros de Arquitetura.Sobre arquitetura efêmera. 2019. (Encontro).

O que não é floresta é prisão política. Autocrítica. 2019. (Exposição).

XXI Bienal de Arquitectura y Urbanismo 2019.Arte, Participación y Resiliencia. 2019. (Outra).

Laboratório Vila Itororó: experimentos de uma vida em comum.Laboratório Vila Itororó: experimentos de uma vida em comum. 2018. (Oficina).

Viagem de pesquisa a Nova York.Visitas a instituições culturais e espaços urbanos de interesse. 2018. (Outra).

26 Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Food e Las Divas: Práticas na Fronteira entre arte do interesse público, arquitetura e cidade. 2017. (Congresso).

Ampliando Práticas na Programação Cultural / SESI SP.Arte, cidade, comunidade. 2017. (Encontro).

III Colóquio Cidades: Experimentações Sociais e Criatividade Política. 2017. (Seminário).

III Seminário de Estética e Crítica de Arte: As artes entre a urgência e a inoperância.Debater a cidade: obras de Hector Zamora. 2017. (Seminário).

LGD Laboratório Gráfico Desviante - Temporada de Projetos Paço ds Artes.Os limites da instituição de arte: expografia. 2017. (Encontro).

VIII Jornadas Arte y Ciudad / Universidad Complutense de Madrid.O uso do espaço e do tempo nos limites entre a cidade e a instituição de arte - o caso do projeto Bar las Divas, de Hector Zamora. 2017. (Seminário).

XVII ENANPUR - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. 2017. (Congresso).

XVII ENANPUR Oficina 2 - Ocupar, resistir e construir: autogestão habitacional na reabilitação de edifícios vazios na área central. 2017. (Oficina).

Feira Plana 4.Cidades Transversais (Debate). 2016. (Outra).

61ª Feira do Livro de Porto Alegre.A cidade que queremos (Debate). 2015. (Outra).

Seminário Cultura e Cidade | MinC. 2015. (Seminário).

XVI ENANPUR - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. 2015. (Congresso).

PROJETAR 2005 ? II Seminário sobre ensino e pesquisa em projeto de arquitetura.Função ampliada, flexibilidade e contextualização. 2005. (Seminário).

XVII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Formas naturais, princípios estruturais e arquitetura. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Teresa Vicini Lodi

MARTINS, Patricia Pereira; PONTES, Ana Paula Gonçalves;CAVALHEIRO, H.. ENSAIO SOBRE O MUSEU CONTEMPORÂNEO:TEORIA E PRÁTICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Alexandra da Silva Roque

BUGS, G.; PETRY, N.;CAVALHEIRO, H.. HABITAÇÃO POVO SEM MEDO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: BIANCA SILVEIRA STECANELA

BUGS, G.; PETRY, N.;CAVALHEIRO, H.. MOENDA ARTE E CULTURA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Maria Victoria Rudge Leite

MARTINS, Patricia Pereira; PONTES, Ana Paula Gonçalves;CAVALHEIRO, M. H.. O que é um museu contemporâneo?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Eduardo Faria Cordeiro

MARTINS, Patricia Pereira; PONTES, Ana Paula Gonçalves;CAVALHEIRO, M. H.. "Playgrounds" e "Entreato para crianças": Uma reflexão acerca das exposições de Lina No Bardi que contemplam crianças. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

CAVALHEIRO, M. H.. Comissão Científica do 21° Congresso Brasileiro de Arquitetura. 2019. Instituto de Arquitetos do Brasil - Depto. Rio Grande do Sul.

Orientou

Valentina Kacelnik

Todos os caminhos levam para casa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Maria Helena Cavalheiro;

Produções bibliográficas

  • CAVALHEIRO, H. ; UCHOA, L. (Org.) ; IWAMIZU, S. (Org.) ; FANUCCHI, F. (Org.) . Ainda o direito à cidade?. 1. ed. São Paulo: Editora da Cidade, 2020. 128p .

  • CAVALHEIRO, H. ; UCHOA, L. (Org.) ; IWAMIZU, S. (Org.) ; FANUCCHI, F. (Org.) . Ainda o direito à cidade?. 1. ed. São Paulo: Editora da Cidade, 2020. 240p .

  • CAVALHEIRO, H. ; UCHOA, L. (Org.) ; IWAMIZU, S. (Org.) ; FANUCCHI, F. (Org.) . Habitando a barriga do monstro. 1. ed. São Paulo: Editora da Cidade, 2020. 190p .

  • CAVALHEIRO, H. ; UCHOA, L. (Org.) ; IWAMIZU, S. (Org.) ; FANUCCHI, F. (Org.) . Habitando a barriga do monstro. 1. ed. São Paulo: Editora da Cidade, 2020. 112p .

  • ROCA, J. ; CAVALHEIRO, M. H. ; SAORIN, E. . Projeto Museográfico. In: José Roca; Alexia Tala; Aracy Amaral; Cauê Alves; Fernanda Albuquerque; Pablo Helguera Paola Santoscoy. (Org.). Catálogo da exposição 8ª Bienal do Mercosul: Ensaios de Geopoética. 1ed.Porto Alegre - RS: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011, v. 1, p. 30-39.

  • TURKIENICZ, B. ; WESTPHAL, E. ; CAVALHEIRO, M. H. . The Affordance between Context and Function as a means to estimulate the cognitive process in architectural design. In: Nicolai Stein ; Mine Özkâr. (Org.). Shaping Design Teaching. Aalborg: UAalborg University, 2007, v. 1, p. -.

  • WESTPHAL, E. ; CAVALHEIRO, M. H. ; TURKIENICZ, B. . Função ampliada, flexibilidade e contextualização. In: Paulo Afonso Rheingantz; Cristiane Rose Duarte, Giselle Azevedo; Lais Bronstein. (Org.). O Lugar do Projeto: no Ensino e na Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. 1ed.Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria Ltda, 2007, v. 1, p. 195-202.

  • CAVALHEIRO, H. . Perfil: Francis Kéré. Select: arte e cultura contemporânea, São Paulo, , v. 47, p. 52 - 59, 01 jun. 2020.

  • CAVALHEIRO, M. H. . Héctor Zamora cuestiona los sistemas de poder, clase y raza en Brasil. Artishock: revista de arte contemporáneo, Santiago do Chile, 28 set. 2018.

  • CAVALHEIRO, M. H. ; VIEIRA, Tuca . Sedução em escala monumental. Select: arte e cultura contemporânea, São Paulo, , v. 35, p. 68 - 73, 01 jun. 2017.

  • CAVALHEIRO, M. H. ; SUMAN, K. . Carta Aberta a Rosane de Oliveira (pelo coletivo Cais Mauá de Todos). Jornal SUL21 e outros, Porto Alegre - RS, 21 set. 2015.

  • CAVALHEIRO, M. H. . Do outro lado do muro: perguntas ao Cais Mauá de Todos (CMT). Jornal Nossa Voz, São Paulo, 28 fev. 2015.

  • CAVALHEIRO, M. H. . Viver o precário: Hélio Oiticica e a ?virada pública? de sua arte. In: 2 Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte ? Arte Além da Arte, 2019, São Paulo. 2 Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte ? Arte Além da Arte, 2019.

  • CAVALHEIRO, M. H. . O uso do espaço e do tempo nos limites entre a cidade e a instituição de arte - o caso do projeto Bar las Divas, de Hector Zamora. In: VIII Jornadas Arte y Ciudad / Universidad Complutense de Madrid, 2017, Madrid. NARRATIVAS URBANAS: VIII Jornadas Internacionales Arte y Ciudad. 9788409078226, 2017.

  • CAVALHEIRO, M. H. . Debater a cidade: obras de Hector Zamora. In: III Seminário de Estética e Crítica de Arte: As artes entre a urgência e a inoperância, 2017, São Paulo. Anais III Seminário de Estética e Crítica de Arte: As artes entre a urgência e a inoperância, 2017.

  • CAVALHEIRO, M. H. . Food e Las Divas: Práticas na Fronteira entre arte do interesse público, arquitetura e cidade. In: 26 Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2017, Campinas. Anais 26 Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2017.

  • WESTPHAL, E. ; CAVALHEIRO, M. H. ; TURKIENICZ, B. . The affordance between context and function as a means to estimulate the cognitive process in architectural design. In: Second International Conference on Design Computing and Cognition (DCC' 06), 2006, Eindhoven. Proceddings Second International Conference on Design Computing and Cognition. Dordrecht: Design Computing and Cognition '06, 2006. v. 1. p. 47-48.

  • CAVALHEIRO, M. H. ; TURKIENICZ, B. . Função Ampliada e Contextualização. In: XVII Salão de Iniciação Científica, 2005, Porto Alegre. Livro de Resumos do XVII Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, 2005. v. 1. p. 766-766.

  • LINDENMEYER, C. M. ; CAVALHEIRO, M. H. ; KLEIN, G. M. B. . Formas naturais, princípios estruturais e arquitetura. In: XVII Salão de Iniciação Científica, 2005, Porto Alegre - RS. Salão de Iniciação Científica - Livro de Resumos, 2005.

  • CAVALHEIRO, M. H. ; BENUCCI, Thiago . Viajar, construir, aprender: um abrigo kawesqar e uma escola yanomami. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALHEIRO, H. . Trajetórias profissionais em perspectiva: expografia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALHEIRO, H. . Projeto expográfico: do plano à prática. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALHEIRO, H. . Escola de Valparaíso: arquitetura, poesia e ofício. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALHEIRO, M. H. . Viver o precário: Hélio Oiticica e a ?virada pública? de sua arte. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAVALHEIRO, M. H. . Sobre arquitetura efêmera. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALHEIRO, M. H. . Do plano à prática: produzindo uma bienal de arquitetura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALHEIRO, M. H. . Quem não luta tá morto: apreendendo sobre arte pública, política e cidadania na Ocupação 9 de Julho. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALHEIRO, M. H. ; GUINESS, Tiago . Os limites da instituição de arte: expografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALHEIRO, M. H. . O espaço da cidade sob o olhar da instituição cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALHEIRO, M. H. . Manifesto Mauá - Uma costura urbana no Centro de Porto Alegre. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALHEIRO, M. H. . O caso do Coletivo Cais Mauá de Todos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAVALHEIRO, M. H. ; SAORIN, E. ; KONRATH, G. . 8ª Bienal do Mercosul: projeto museográfico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALHEIRO, M. H. ; TURKIENICZ, B. . Função Ampliada, flexibilidade e contextualização. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WESTPHAL, E. ; CAVALHEIRO, M. H. ; TURKIENICZ, B. . Função ampliada, flexibilidade e contextualização. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAVALHEIRO, M. H. . Mil Folhas: #1 Paisagem. São Paulo SP: Jubarte Mugidor, 2015 (Livro de Artistas).

Outras produções

CAVALHEIRO, H. . Espaço público, espaço crítico: práticas artísticas na fronteira entre a instituição e a cidade. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVALHEIRO, H. . Projeto expográfico: do plano à prática. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAVALHEIRO, H. . Projeto expográfico: do plano à prática. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAVALHEIRO, H. . Projeto expográfico: do plano à prática. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAVALHEIRO, M. H. . Relatório de pesquisa bolsista demanda social. 2018. (Relatório de pesquisa).

CAVALHEIRO, M. H. . Relatório ref. a apoio a viagem de pesquisa. 2018. (Relatório de pesquisa).

CAVALHEIRO, M. H. . Relatório Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. 2017. (Relatório de pesquisa).

CAVALHEIRO, M. H. . Relatório ref. a apoio a apresentação de trabalho em seminário internacional. 2017. (Relatório de pesquisa).

CORULLON, M. G. ; Cedroni, G. ; CAVALHEIRO, H. . Bamboo São Paulo: empatia pela cidade. 2016. (Editoração/Periódico).

MONROY, P. ; ARRUDA, M. ; CAVALHEIRO, M. H. . São Paulo: Diálogos y limites. 2019. Instalação.

CAVALHEIRO, M. H. . Autocrítica. 2019. Instalação.

CAVALHEIRO, M. H. . Dez de Ouros. 2019. Desenho.

VIEIRA, Tuca ; CAVALHEIRO, M. H. ; TONETTI, A. C. . Cumbica. 2018. Instalação.

CAVALHEIRO, M. H. . Cadernos de Campo: a cidade sem imagem / Tomo II. 2018. Performance.

JABLONSKI, D. ; CAVALHEIRO, M. H. . As coisas. 2018. Instalação.

CAVALHEIRO, M. H. . Cadernos de Campo : a cidade sem imagem / Tomo I. 2017. Performance.

SOMMER, Michele F. ; CAVALHEIRO, M. H. . Lado a lado - Willys de Castro. 2016. Diversas.

CAVALHEIRO, M. H. . Mil Folhas #1 / Paisagem. 2015. Livro de Artista.

CAVALHEIRO, M. H. ; KONRATH, G. . Procura-se paisagem. 2014. Intervenção Urbana.

CORULLON, M. G. ; Cedroni, G. ; CAVALHEIRO, M. H. ; TAVARES, L. . S.Paulo. 2013. Instalação.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    Arquitetura ordinária: aprendendo com o existente, Descrição: Pesquisadora convidada através de bolsa concedida pela agência de fomento alemã DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). Realização de parte do projeto 'Arquitetura ordinária: aprendendo com a existente'. Pesquisa experimental de campo e diálogo pedagógico com o grupo de professores do Prof. Rainer Hehl, professor-chefe do Estúdio de Tipologia, que faz parte do Programa Internacional de Mestrado em Tipologia Arquitetônica (M-Arch-T), oferecido pelo Instituto de Arquitetura da TU Berlin (Technische Universität Berlin), em Berlim, Alemanha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena Cavalheiro - Coordenador.

Prêmios

2021

Study Visits for Academics in Art and Architecture, DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst.

2015

Recuperação do MASP [em associação com METRO ARQUITETOS] / categoria Patrimônio cultural, modalidade Arquitetura e Urbanismo, APCA.

2012

Projeto Expográfico Trigésima Bienal de São Paulo [em associação com METRO ARQUITETOS] / Categoria Fronteiras da Arquitetura, APCA.

2006

Prêmio CAIXA IAB para Habitação Social no Brasil, Caixa Econômica Federal; Instituto de Arquitetos do Brasil.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Technische Universität Berlin, TUBerlin

Vínculo: Pesquisadora convidada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora convidada

Outras informações:
Pesquisadora convidada através de bolsa concedida pela agência de fomento alemã DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). Realização de parte do projeto 'Arquitetura ordinária: aprendendo com a existente'. Pesquisa experimental de campo e diálogo pedagógico com o grupo de professores do Prof. Rainer Hehl, chefe do Estúdio de Tipologia, que faz parte do Programa Internacional de Mestrado em Tipologia Arquitetônica (M-Arch-T), oferecido pelo Instituto de Arquitetura da TU Berlin (Technische Universität Berlin), em Berlim, Alemanha.

2021 - 2021

Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora coordenadora da disciplina eletiva semestral "Arquitetura ordinária: aprendendo com o existente".

2021 - 2021

Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora colaboradora na disciplina eletiva semestral "Arquitetura de exposições: conhecimento e prática". Com Prof Alvaro Razuk

2020 - 2021

Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora da disciplina eletiva 'Arquitetura de exposições: conhecimento e prática'. Com Prof Alvaro Razuk.

2019 - 2020

Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 9

Outras informações:
Professora assistente da disciplina 'Estudio vertical: projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo' sob coordenação geral professores Shundi Iwamizu e Francisco Fanucchi. O Estúdio Vertical (EV) é um ateliê coletivo de projeto realizado com a participação de alunos de diversos anos da grade curricular. De natureza interdisciplinar, o EV tem como principais objetivos o estímulo ao trabalho coletivo e o enfrentamento de questões a temas candentes sobre a cidade e a sociedade contemporânea. Os temas da disciplina são modificados a cada semestre, sendo que os estudantes tem liberdade na escolha da estratégia de abordagem da temática proposta. Os resultados dos trabalhos realizados são igualmente variados: há não apenas projetos de arquitetura e urbanismo como também intervenções artísticas, documentários, publicações e até mesmo estudos teóricos.

2019 - 2020

Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora editorial

Outras informações:
Coordenadora editorial dos catálogos semestrais do Estúdio Vertical do ano de 2019. Com Louise Uchoa, Shundi Iwamizu e Francisco Fanucchi.

2019 - 2019

Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisadora integrante projeto Estudio 9 de Julho, grupo de professores e estudantes da Associação Escola da Cidade responsável pela pesquisa de conteúdo da exposição 'MSTC: Moradia como prática de cidadania', realizada Bienal de Arquitetura de Chicago de 2019. Coordenação geral Ana Carolina Tonetti e Luis Felipe Abbud. São Paulo, SP.

2020 - Atual

Platô Studio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora coordenadora do curso de especialização "Projeto expográfico: do plano à prática". Platô Studio, São Paulo, Brasil.

2021 - Atual

SESC SP Serviço Social do Comércio de São Paulo

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta

Outras informações:
Arquiteta responsável pelo projeto expográfico de "Lotus Lobo: Fabricação própria". Com curadoria de Marcelo Drummond. Sesc Pompéia. São Paulo, Brasil.

2021 - 2021

SESC SP Serviço Social do Comércio de São Paulo

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta

Outras informações:
Arquiteta responsável em associação com Juliana Ziebell pela elaboração do Manual de operação do projeto expográfico de "Farsa: língua, fratura ficção". Sesc Pompéia. São Paulo, Brasil.

2021 - 2021

SESC SP Serviço Social do Comércio de São Paulo

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora coordenadora do curso livre Espaço público, espaço crítico: práticas artísticas na fronteira entre a instituição e a cidade. Sesc Centro de Pesquisa e Formação, São Paulo, Brasil. 12h.

2019 - 2020

SESC SP Serviço Social do Comércio de São Paulo

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteta

Outras informações:
Arquiteta responsável em associação com Juliana Ziebell. Projeto expográfico de "Farsa: língua, fratura ficção". Com curadoria de Marta Mestre e Pollyana Quintella. Sesc Pompéia. São Paulo, Brasil.

2017 - 2019

Universidade de São Paulo

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Estudante

Outras informações:
Orientador: Prof. Dr. Agnaldo Aricê Caldas Farias Área de concentração: Projeto, espaço e cultura Linha de pesquisa: Projeto, espaço e cultura

2017 - 2017

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria Acadêmica, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitora do PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto Disciplina: AUH28043 Introdução à Arte e Arquitetura II Docente: Guilherme Teixeira Wisnik Atividades: auxílio ao docente na preparação das aulas teórico/práticas, busca de bibliografia e montagem do material didático. Acompanhamento e auxílio nas aulas; apoio na aplicação de exercícios e provas. Elaboração e apresentação da aula ?Revisão do urbanismo moderno: o Team X e o Situacionismo?, ministrada no dia 19 de setembro de 2017.

2022 - 2022

Museu Judaico de São Paulo

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta responsável

Outras informações:
Arquiteta responsável pelo projeto expográfico da mostra Giselle Beiguelman: Botannica Tirannica

2021 - 2022

El Museo del Barrio

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta responsável

Outras informações:
Arquiteta responsável pelo projeto expográfico da mostra Raphael Montaez Ortiz: A Contextual Retrospective

2020 - 2022

Instituto Moreira Salles

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta responsável

Outras informações:
Arquiteta responsável em associação com Isa Gebara pelo projeto expográfico da mostra Daido Moriyama: uma retrospectiva

2019 - 2020

Instituto Moreira Salles

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta responsável

Outras informações:
Arquiteta responsável pelo projeto expográfico de "Miguel Rio Branco: palavras cruzadas". Curadoria de Miguel Rio Branco e Thyago Nogueira. Instituto Moreira Salles, São Paulo, Brasil.

2018 - 2019

Instituto Moreira Salles

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta responsável

Outras informações:
Arquiteta responsável pelo projeto expográfico de "Claudia Andujar: a luta Yanomami". Curadoria de Thyago Nogueira. Instituto Moreira Salles, São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil.

2018 - 2019

Instituto Moreira Salles

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta responsável

Outras informações:
Arquiteta responsável pelo projeto expográfico de "Palermo: Letizia Battaglia". Curadoria de Paolo Falcone. Instituto Moreira Salles, São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil.

2017 - 2018

Instituto Moreira Salles

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteta responsável

Outras informações:
Arquiteta responsável pelo projeto expográfico de Seydou Keïta. Curadoria de Samuel Titan e Jacques Lenhardt. Instituto Moreira Salles, São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil.

2019 - 2019

IAB SP / Instituto de Arquitetos do Brasil - Depto São Paulo

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Produtora executiva

Outras informações:
Produtora Executiva das instalações site-specific integrantes da 12ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. Curadoria de Charlotte Malterre-Barthes, Vanessa Grossman e Ciro Miguel. Sesc 24 de Maio, São Paulo, Brasil.

2017 - 2017

IAB SP / Instituto de Arquitetos do Brasil - Depto São Paulo

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteta responsável

Outras informações:
Arquiteta responsável pelos projetos expográficos da "11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo: Em processo". Curadoria de Marcos Rosa. São Paulo, Brasil.

2012 - 2017

metro arquitetos associados

Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Arquiteta coordenadora

Outras informações:
Participação na concepção e coordenação de projetos de arquitetura civil, arquitetura de exposições e desenho urbano. Participação nos processos administrativos, financeiros e de planejamento estratégico do escritório. PARTICIPAÇÃO NOS SEGUINTES PROJETOS DE ARQUITETURA CIVIL E DESENHO URBANO: MASP: projetos diversos de reestruturação do edifício ? 2015-17, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, 2015; Refettorio Gastromotiva, Rio de Janeiro, 2016; Nova Casa Triângulo, São Paulo, 2015; Centro Aberto, São Paulo, 2014; Aesop - loja Oscar Freire, São Paulo, 2014; Expansão ITA: Quadra Educacional [consorcio composto pelos escritórios METRO, MMBB e Piratininga Arquitetos Associados]. São José dos Campos, 2013; Axel Springer Campus [concurso em colaboração Paulo Mendes da Rocha], Berlim ? Alemanha, 2012. PARTICIPAÇÃO NOS SEGUINTES PROJETOS DE ARQUITETURA DE EXPOSIÇÕES: MASP: Exposições do Plano Anual ? 2015/2016, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, 2015; Post-Soviet Russia 1995/2015: Mauro Restiffe. Garage Museum, Moscou, Rússia, 2016; No lugar do outro: Claudia Andujar. Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, 2015; Terra Comunal + MAI: Marina Abramovic, Sesc Pompeia, São Paulo, 2015; A cor americana: William Eggleston. IMS, Rio de Janeiro, 2015; Cidade Gráfica. Itaú Cultural, São Paulo, 2014; São Paulo fora de alcance: Mauro Restiffe. IMS, Rio de Janeiro, 2014; Casa Triângulo no Pivô, Associação Cultural Pivô, São Paulo, 2014; Mitologias por Procuração. Museu de Arte Moderna - MAM, São Paulo, 2013; Itinerâncias da Trigésima Bienal de São Paulo, Palácio das Artes, Belo Horizonte. Unidades SESC Campinas, Bauru, São José do Rio Preto e Araraquara. 2013; 26 Premio Design Museu da Casa Brasileira, São Paulo, 2012; Trigésima Bienal de São Paulo: a iminência das poéticas, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo, 2012.

2014 - 2017

CASA PLANA

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta responsável

Outras informações:
Desenvolvimento dos projetos de arquitetura efêmera da 3, 4 e 5 edições Festival Plana de Publicações Independentes (anual) sendo essa ultima edição ocorrida no pavilhão da Bienal de São Paulo em março de 2017.

2011 - 2011

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta responsável

Outras informações:
Desenvolvimento do projeto museográfico e produção executiva dos espaços da 8ª Bienal do Mercosul, em conjunto com o arquiteto Eduardo Saorin. Foram compreendidos pelo projeto: _ Cais do Porto ? Armazéns A4, A5 e A6 (Mostra Geopoéticas); armazém A7 (Mostra Cadernos de Viagem e espaços institucionais); Telheiro (espaço de convivência, loja, café e receptivo); _ Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Mostra Além Fronteiras) _ Santander Cultural (Mostra Eugenio Dittborn) _ Casa M (projeto de ocupação - interiores)

2007 - 2007

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Assistente de produção, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assistência de produção das mostras monográficas Öyvind Fählstrom e Francisco Matto, exibidas no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul); produção da alimentação das equipes de produção, montagem, curadores e artistas, nos períodos de montagem e desmontagem da mostra; produção da festa de abertura da mostra, ocorrida na noite de 1 de setembro, no armazém A do Cais do Porto.

2003 - 2003

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 36

Outras informações:
Atuação como Mediadora das representações nacionais do México, Argentina e Brasil, nos armazéns do Cais do Porto, em Porto Alegre - RS

2009 - 2011

SuperUber _ Arte + Tecnologia + Design

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto e acompanhamento de execução de trabalhos de cenografia e arquitetura, sob coordenação do arquiteto Marcelo Pontes. Entre outros destacam-se o projeto técnico e coordenação de montagem da tecnologia do Memorial de Minas Gerais | Belo HorizonteMG (agosto 2009 ? novembro 2010); projeto cenográfico de Gringo Cardia.

2009 - 2009

Galeria Leme

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Assistente geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Controle e manutenção do acervo e banco de dados de obras de arte; atualizações do site e produção de portfolios impressos de exposições e artistas; montagem e envio de releases e newsletters; produção das mostras

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica CNPQ, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa intitulada "Função Ampliada e Contextualização", coordenada pelo Prof. Dr. Benamy Turkienicz

2005 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Monitoria acadêmica, Enquadramento Funcional: Monitora disciplina graduação, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria acadêmica voluntária da disciplina Projeto Arquitetônico 3, ministrada pelo Prof. Dr. Benamy Turkienicz

2007 - 2007

Secretaria do Planejamento de Eldorado do Sul

Vínculo: Estagio remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Finalização de questões referentes à elaboração do PDDUA da cidade (ver vínculo UFRGS - Bolsista FAURGS Maio a Novembro de 2006). Diagramação da publicação do Plano; desenvolvimento da estrutura organizacional para aplicação do PDDUA.

2006 - 2006

Sole & Associados

Vínculo: Estagio remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Escritório de Arquitetura e Engenharia especializado em restauro de edificações históricas e projetos de cenotecnia. Participação no desenvolvimento dos projetos Caixa Cultural Porto Alegre (em execução) e Teatro Municipal de Paulínia (concluído em 2008)