Renato Irgang
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), Mestrado em Agronomia, com ênfase em Produção Animal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), Doutorado em Melhoramento Genético Animal pela North Carolina State University (1984) e Pós-doutorado pela University of Guelph (1993). Foi Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves de 1976 a 1998 e consultor em melhoramento genético de suínos da Sadia S/A de 1989 a 2006. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural, onde leciona Suinocultura, Melhoramento Genético Animal, Ciência da Carne e Estatística Experimental e é consultor em melhoramento genético de suínos das empresas Biribas Genética de Suínos e Pamplona Alimentos S.A. onde desenvolve projetos de pesquisa em produção e melhoramento genético de suínos. Tem experiência acadêmica e de campo na área de Genética Animal, Produção de Suínos, Programas de Melhoramento Genético de Suínos, Desenvolvimento de Genótipos, Avaliação Genética, Cruzamentos, Sistemas de Produção de Suínos, Delineamento e Análise de Experimentos, Tipificação de Carcaças e Qualidade da Carne Suína. Realiza pesquisas com produção e melhoramento genético de suínos.
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Melhoramento Animal
1981 - 1984
North Caroline State University
Título: DIRECT AND CORRELATED RESPONSES TO SELECTION FOR WEANING WEIGHT AND POSTWEANING GAIN IN HEREFORD CATTLE
Orientador: ODIS WAYNE ROBISON
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil. Palavras-chave: BEEF CATTLE; SELECTION RESPONSE; DAILY GAIN.Grande área: Ciências Agrárias
Mestrado em Agronomia Produção Animal
1975 - 1977
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: DETERMINAÇÃO DO DESEMPENHO REPRODUTIVO DE FEMEAS DA RAÇA LARGE WHITE, PURAS DE ORIGEM, REGISTRADAS NO PIG BOOK BRASILEIRO,Ano de Obtenção: 1977
Orientador: SERGIO NICOLAYEWSKY
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil. Palavras-chave: SUINOS; LARGE WHITE; DESEMPENHO REPRODUTIVO.Grande área: Ciências Agrárias
Pós-doutorado
1992 - 1993
Pós-Doutorado. , University Of Guelph, U.G., Canadá. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias
Formação complementar
2005 - 2005
Melhoramento Genético Animal. , Instituto Nacional de Investigatión y Tecnología Agraria y Alimentaria, INIA, Espanha.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal/Especialidade: Criação de Animais.
Organização de eventos
IRGANG, R. . I Simpósio de Rendimento e Qualidade de Carne Suína. 1998. (Outro).
Participação em eventos
Alguns aspectos do melhoramento genético de suínos no Brasil.Seminário para el Departamento de Mejora Genética Animal de INIA (Instituto Nacional de Investigación y Tecnologia Agraria y Alimentar) - Madrid. 2005. (Outra).
Melhoramento Genético Aplicado à Suinocultura.42º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 2005. (Encontro).
. 2º Congresso Latino Americano de Suinocultura / 4º Congresso de Suinocultura do Mercosul. 2004. (Congresso).
Mejoramento Genética Porcino.Producción de Carne Porcina para Exportación. 2004. (Seminário).
Tipificación y Calidad de Carne Exportable.Producción de Carne Porcina para Exportación. 2004. (Seminário).
Atualidades no Melhoramento Genético de Suínos. I CONBREMEV - Congresso Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária. 2002. (Congresso).
Carne Suína: uma exigência do consumidor moderno.Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária. 2002. (Encontro).
Melhoramento Genético de Suínos.Grand Expo Bauru 2002. 2002. (Outra).
Melhoramento Genético na Suinocultura.Curso de Aperfeiçoamento para Docentes dos Centros de Educação Profissional Agrotécnicos. 2002. (Outra).
Resultados de Testes com Suínos Alimentados com Grão Integral de Soja.ASSUINOESTE e Biriba´s Agropecuária. 2002. (Encontro).
Melhoramento Genético na Suinocultura.Curso de Reciclagem Técnica para Médicos Vaterinários Atuantes da Suinocultura Industrial Coamo. 2001. (Outra).
Participação em bancas
IRGANG, R.. Avaliação Quantitativa dos Dejetos de Suínos e Sistema Confinado. 2005. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Relações entre produção, processamento e uso da cama de aviário nos agreocossitemas. 2005. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. "Avaliação Quantitativa e Qualitativa dos Dejetos de Suínos em Sistema Confinado". 2005. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. "Avaliação de sistemas de produção de frangos de corte no pasto". 2004. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Processamento e uso da cama de aviário e suas implicações nos agroecossistemas. 2004. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Características sensoriais e físico químicas do iogurte produzido com leite bubalino e em mistura com leite bovino. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Potencial do uso de Homeopatia e Fitoterapia como opção na Bovinocultura Leiteira: Avaliação dos aspectos sanitários e de produção. 2002. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Efeito do Genótipo Halotano e de Diferentes Sistemas de Produção no Desempenho e na Qualidade de Carcaça e da Carne Suína. 2001. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
IRGANG, R.. Entoure aos 14 meses de novilhas Braford: A experiência da Fazenda Meia Lua. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Sistema de Qualidade Aplicado à Produção de Rações. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Aspectos de Manejo e da Alimentação de Aves de Postura da Granja Áurea. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Avaliação da Interação entre Densidades Populacionais de Semeadura e Variedades de Trigo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Pesquisa e Desenvolvimento da Cultura de Milho na Região de Agrangência da Agroeste no Centro Oeste Brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Produção de Frango de Corte: Estimativa da idade de abate com base no peso médio e na uniformidade dos lotes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Suinocultura como Alternativa de Renda no Extremo Oeste Catarinense. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Produção de Grãos e Criação de Suínos na Região de Abrangência da Cooperativa COAMO - Campo Mourão - PR. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Suinocultura no Planalto Catarinense - Caso "MASTER". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Produção, Manejo e Estudo do Crescimento de Suínos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Varela.Cadeia Produtiva e Mercadológica de Produtos Orgânicos: Carne Bovina. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Estimativa de Poluição por Dejetos Suínos na Sub Bacia Hidrográfica do Rio Coruja, Município de Braço do Norte, SC. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Professor Adjunto do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural/ZOT, do campo de conhecimento: Produção Animal: Ênfase em Anatomia e Fisiologia.. 2005. Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Concurso Público de Títulos e Provas para Provimentos de Cargos na Classe de Professor Adjunto da Faculdade de Agronomia, do Departamento de Zootecnia, na Área de Zootecnia, subárea: Melhoramento Genético Animal. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Comissão de Definição da política de uso do espaço físico do Centro de Ciências Agrárias. 2005. Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Comissão Eleitoral para escolha do Diretor e Vice Diretor do Centro de Ciências Agrárias. 2004. Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Banca Examinadora para Técnico em Agropecuária. 2004. Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Concurso Público para Preenchimento de Vaga de Professor Substituto na área de Forragicultura, Nutrição Animal, Produção Animal a Pasto.. 2004. Universidade Federal de Santa Catarina.
IRGANG, R.. Comissão para o processo Eleitoral dos Representantes do Centro de Ciências Agrárias no Conselho Universitário. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
Relação entre o peso ao nascimento e o peso final do teste de granja em suiínos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Renato Irgang;
Efeito do manejo da cama aviária, de sistemas de criação e de linhagens comerciais nas condenações post-mortem de frangos de corte por celulite; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Renato Irgang;
Prolificidade, peso ao nascer e número de tetos em raças de suínos de linhas maternas e paternas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Renato Irgang;
Produções bibliográficas
-
Hötzel, M. J. ; Machado Filho, L. C. P. ; IRGANG, R. ; Alexandre Filho, L. . Short-term behavioural effects of weaning age in outdoor-reared piglets. Animal (Cambridge. Print) , p. 1-6, 2009.
-
HOTZEL, M. J. ; SOUZA, G. P. ; MACHADO FILHO, L. C. ; IRGANG, R. ; PROBST, R. . ESTRESSE E RECONHECIMENTO DE SERES HUMANOS EM LEITÕES RECÉM DESMAMADOS. Biotemas (UFSC) , v. 20, p. 91-98, 2007.
-
LUIZ ALEXANDRE FILHO ; IRGANG, R. ; PADILHA, M.T.S ; ALEXANDRE, A. A. C. ; MOTEKA, S. L. . AVALIAÇÃO DE IDADES DE DESMAME E MANEJO ALIMENTAR DE LEITÕES EM SISCAL. Revista Acadêmica : Ciências Agrárias e Ambientais (PUCPR. Impresso) , v. 3, p. 67-71, 2005.
-
IRGANG, R. ; SCHEID, I. R. ; BERTANI, G. R. ; BARIANI, W. ; WENTZ, J. ; AFONSO, S. . Gonadal sperm reserve is not influenced by the growth rate of improved Çandrace and Large White boars.. Theriogenology , 2001.
-
IRGANG, R. ; GUIDONI, A. L. ; BERLITZ, D. ; CORSO, C. . MEDIDAS DE ESPESSURA DE TOUCINHO E DE PROFUNDIDADE DE MUSCULO PARA ESTIMAR RENDIMENTO DE CARNE EM CARCACAS DE SUINOS. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, v. 27, n.5, p. 928-935, 1998.
-
IRGANG, R. . BALANCO FAVORAVEL. Anuario da Suinocultura Industrial, SAO PAULO, SP, v. -, n.6, p. 26-27, 1997.
-
IRGANG, R. . REPRODUTORES SUINOS DE ALTO VALOR GENETICO PARA NUMERO DE LEITOES NASCIDOS VIVOS POR LEITEGADA. Documentos, CONCORDIA, SC., n.43, p. 1-76, 1997.
-
IRGANG, R. . O REPRODUTOR SUINO MACHO. Instrução Técnica Para O Suinocultor, CONCÓRDIA, SC, v. -, n.1, p. 1-1, 1997.
-
IRGANG, R. . EVALUACION Y TIPIFICACION DE CARCASAS DE CERDOS EN BRASIL. Todo Cerdo Del Conosud, BUENOS AIRES, ARGENTINA, v. -, n.2, p. 32-39, 1996.
-
IRGANG, R. . CATALOGO DE REPRODUTORES SUINOS DAS RACAS DUROC, LANDRACE E LARGE WHITE. Documentos, CONCORDIA, SC, v. -, n.43, p. 1-76, 1995.
-
IRGANG, R. ; SCHEID, I. R. ; FAVERO, J. A. . ASSOCIACAO ENTRE COMPORTAMENTO SEXUAL E TAMANHO TESTICULAR EM SUINOS DE RACAS PURAS E MESTICOS. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, v. 23, n.4, p. 688-697, 1994.
-
IRGANG, R. ; FAVERO, J. A. ; KENNEDY, B. W. . GENETIC PARAMETERS FOR LITTER SIZE OF DIFFERENT PARITIES IN DUROC, LANDRACE, AND LARGE WHITE SOWS. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 72, p. 2237-2246, 1994.
-
IRGANG, R. ; SCHEID, I. R. ; WENTZ, I. ; FAVERO, J. A. . OVULATION RATE, EMBRYO TRANSFER AND UTERUS LENGTH IN PUREBRED AND CROSSBRED DUROC, LANDRACE AND LARGE WHITE GILTS. LIVESTOCK PRODUCTION SCIENCE, v. 33, p. 253-266, 1993.
-
IRGANG, R. ; FAVERO, J. A. . DESEMPENHO, IDADE AO ABATE E ESPESSURA DE TOUCINHO IN VIVO DE SUINOS MACHOS INTEIROS E CASTRADOS E FEMEAS DE RACAS PURAS E MESTICOS. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, v. 22, n.3, p. 389-398, 1993.
-
IRGANG, R. ; SCHEID, I. R. I. R. ; FAVERO, J. A. ; WENTZ, I. . DAILY GAIN AND AGE AND WEIGHT AT PUBERTY IN PUREBRED AND CROSSBRED DUROC, LANDRACE AND LARGE WHITE GILTS. LIVESTOCK PRODUCTION SCIENCE, v. 32, p. 31-40, 1992.
-
FAVERO, J. A. ; IRGANG, R. ; COSTA, C. N. ; COSTA, O. D. ; MONTICELLI, C. J. . FATORES DE AJUSTE DO PESO DE SUINOS PARA 154 DIAS DE IDADE. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, v. 21, n.4, p. 683-690, 1992.
-
IRGANG, R. ; CARDOSO, J. M. ; CARDOSO, S. ; SEVERO, J. L. P. . DESEMPENHO DE SUINOS MESTICOS CRIADOS EM CONFINAMENTO E A CAMPO. REVISTA DA SOCIEDADE BRASIELIRA DE ZOOTECNIA, v. 21, n.4, p. 718-729, 1992.
-
IRGANG, R. . SISTEMAS DE CRUZAMENTOS ENTRE RACAS PARA A PRODUCAO DE SUINOS PARA O ABATE. Suinocultura Dinamica, CONCORDIA, SC., v. 1, n.4, p. 1-5, 1992.
-
IRGANG, R. . REPRODUTORES PARA PRODUCAO COMERCIAL DE SUINOS. Suinocultura Dinamica, CONCORDIA, SC., v. 1, n.1, p. 1-5, 1992.
-
FAVERO, J. A. ; IRGANG, R. ; COSTA, C. N. ; COSTA, O. A. ; MONTICELLI, C. J. . FATORES DE AJUSTE DA ESPESSURA DE TOUCINHO DE SUINOS PARA 90 KG DE PESO VIVO. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, v. 20, n.1, p. 33-39, 1991.
-
IRGANG, R. . LANDRACE CRUZA COM PIAU E MOSTRA QUE O MESTICO E VIAVEL PARA O BRASIL. Revista A Granja, PORTO ALEGRE, RS, v. 47, n.516, p. 37-40, 1991.
-
IRGANG, R. ; FAVERO, J. A. ; COSTA, O. A. ; MONTICELLI, C. J. . EFEITOS PATERNOS, MATERNOS E DE COMBINACOES RACIAIS NO DESEMPENHO DE LEITOAS DE RACAS PURAS E MESTICAS DAS RACAS DUROC, LANDRACE E LARGE WHITE. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNA, v. 19, n.1, p. 58-64, 1990.
-
IRGANG, R. . PESO DE LEITOAS DE RACA PURA E MESTICAS DO DESMAME AOS CINCO MESES DE IDADE. Comunicado Tecnico, CONCORDIA, v. -, n.149, p. 1-3, 1989.
-
IRGANG, R. . SUINOS TABELAS DE AJUSTE DA ESPESSURA DE TOUCINHO PARA 90 KG E DO PESO PARA 154 DIAS. Documentos, CONCORDIA, SC., v. -, n.17, p. 1-44, 1989.
-
IRGANG, R. . O PIAU COMECA A SAIR DA LAMA. Guia Rural, SAO PAULO, SP., v. 3, n.6, p. 14-18, 1989.
-
IRGANG, R. . FATORES DE AJUSTE DA ESPESSURA DE TOUCINHO PARA 90 KG E DE PESO PARA 154 DIAS EM SUINOS SUBMETIDOS A TESTE DE PERFORMANCE. Comunicado Tecnico, CONCORDIA, SC., v. -, n.140, p. 1-4, 1989.
-
IRGANG, R. . MAIOR PRODUTIVIDADE NO CRUZAMENTO DE RACAS SUINAS. Revista Balde Branco, SAO PAULO, SP, v. -, n.290, p. 46-48, 1988.
-
IRGANG, R. . DESEMPENHO E QUALIDADE DA CARCACA DE SUINOS CRIADOS COM ACESSO A PASTAGEM NAS FASES DE CRESCIMENTO E TERMINACAO. Comunicado Tecnico, CONCORDIA, SC., v. -, n.125, p. 1-2, 1987.
-
IRGANG, R. ; PROTAS, J. F. S. . PESO OTIMO DE ABATE DE SUINOS. I. DESEMPENHO DOS ANIMAIS. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA, v. 21, n.10, p. 1101-1108, 1986.
-
IRGANG, R. ; PROTAS, J. F. S. . PESO OTIMO DE ABATE DE SUINOS. II. RESULTADOS DE CARCACA. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA, v. 21, n.12, p. 1337-1345, 1986.
-
IRGANG, R. . DESEMPENHO DE SUINOS DURANTE O CRESCIMENTO E A TERMINACAO E ESCOLHA DO PESO OTIMO DE VENDA DE ANIMAIS PARA O ABATE. Comunicado Tecnico, CONCORDIA, SC., v. -, n.107, p. 1-4, 1986.
-
IRGANG, R. ; DILLARD, E. U. ; TESS, M. W. ; ROBISON, O. W. . SELECTION FOR WEANING WEIGHT AND POSTWEANING GAIN IN HEREFORD CATTLE. I. POPULATION STRUCTURE AND SELECTION APPLIED. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 60, n.5, p. 1133-1141, 1985.
-
IRGANG, R. ; DILLARD, E. U. ; TESS, M. W. ; ROBISON, O. W. . SELECTION FOR WEANING WEIGHT AND POSTWEANING GAIN IN HEREFORD CATTLE II. RESPONSE TO SELECTION. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 60, n.5, p. 1142-1155, 1985.
-
IRGANG, R. ; DILLARD, E. U. ; TESS, M. W. ; ROBISON, O. W. . SELECTION FOR WEANING WEIGHT AND POSTWEANING GAIN IN HEREFORD CATTLE. III. CORREALTED RESPONSES TO SELECTION IN MILK YIELD, PREWEANING AND POSTWEANING TRAITS. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 60, n.5, p. 1156-1164, 1985.
-
IRGANG, R. . REPOSICAO DE REPRODUTORES NO PLANTEL SUINO. Anuario Suinicola, SAO PAULO, SP., v. -, n.6, p. 44-45, 1985.
-
IRGANG, R. . ESTIMATIVAS DE HERDABILIDADE PARA CARACTERISITICAS QUE COMPOEM A PRODUTIVIDADE ANUAL DE LEITOES POR PORCA. Comunicado Tecnico, CONCORDIA, SC, v. -, n.81, p. 1-4, 1985.
-
IRGANG, R. ; ROBISON, O. W. . HERITABILITY ESTIMATES FOR AGES AT FARROWING, REBREEDING INTERVAL AND LITTER TRAITS IN SWINE. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 59, n.1, p. 67-73, 1984.
-
PINHEIRO, A. C. A. ; PROTAS, J. F. S. ; IRGANG, R. . A FUNCAO DE PRODUCAO E A RELACAO DE PRECOS INSUMO-PRODUTO, COMO DETERMINANTES DO PESO OTIMO DE ABATE DE SUINOS. REVISTA DE ECONOMIA RURAL, v. 21, n.3, p. 371-379, 1983.
-
SARALEGUI, W. H. ; IRGANG, R. ; FAVERO, J. A. . ESTRUTURA GENETICA DE UM REBANHO DE SUINOS LANDRACE. 1 - POPULACAO DE PEDIGREE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. PESQUISA AGROPECUARAI BRASILEIRA, v. 16, n.2, p. 281-295, 1981.
-
IRGANG, R. ; SARALEGUI, W. H. ; FAVERO, J. A. . ESTRUTURA GENETICA DO REBANHO DE SUINOS LANDRACE. II - POPULACOES DE PEDIGREE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA, v. 16, n.4, p. 591-605, 1981.
-
SARALEGUI, W. H. ; IRGANG, R. . ESTRUTURA GENETICA DE UM REBANHO DE SUINOS LANDRACE. III - POPULACOES DE PEDIGREE DOS ESTADOS DO PARANA, SAO PAULO E MINAS GERAIS. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA, v. 16, n.6, p. 855-865, 1981.
-
IRGANG, R. . VIGOR HIBRIDO NA PRODUCAO COMERCIAL DE SUINOS. Miscelanea, CONCORDIA, SC, v. -, n.5, p. 1-9, 1981.
-
IRGANG, R. . CONSANGUINIDADE MEDIA, ATE 1977, DA POPULACAO DE SUINOS LANDRACE DE PEDIGREE DO BRASIL. Circular Tecnica, CONCORDIA, SC., v. -, n.1, p. 1-11, 1980.
-
LUDWIG, A. ; ALVES, R. G. O. ; SARALEGUI, W. ; IRGANG, R. . ESTIMATIVA DOS PARAMETROS GENETICOS E FENOTIPICOS DAS CARACTERISTICAS DE DESEMPENHO E DE CARCACA DE SUINOS LANDRACE E PROPOSICAO DE UM INDICE DE SELECAO. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, v. 8, n.3, p. 473-487, 1979.
-
IRGANG, R. . INDICES DE SELECAO PARA SUINOS LANDRACE TESTADOS NAS ESTACOES DE AVALIACAO. Revista Suinocultura Catarinense, CONCORDIA, SC, v. -, n.3, p. 28-33, 1978.
-
IRGANG, R. ; NICOLAIEWSKY, S. . DETERMINACAO DO DESEMPENHO REPRODUTIVO DE FEMEAS DA RACA LARGE WHITE, PURAS DE ORIGEM, REGISTRADAS NO PIG BOOK BRASILEIRO. APROVEITAMENTO DAS FEMEAS NAS CRIACOES BRASILEIRAS. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, v. 6, n.2, p. 225-237, 1977.
-
IRGANG, R. ; IRAGNG, R. ; NICOLAIEWSKY, S. . DETERMINACAO DO DESEMPENHO REPRODUTIVO DE FEMEAS DA RACA LARGE WHITE, PURAS DE ORIGEM, REGISTRADAS NO PIG BOOK BRASILEIRO. PRODUTIVIDADE DASFEMEAS. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, v. 6, n.2, p. 238-251, 1977.
-
IRGANG, R. . MELHORAMENTO GENETICO DE SUINOS. In: SOBESTIANSKY,J.; WENTZ,I.; SILVEIRA, P.R.S.; SESTI, L.A.C.. (Org.). SUINOCULTURA INTENSIVA PRODUCAO, MANEJO E SAUDE DO REBANHO. BRASILIA: EMBRAPA. SERVICO DE PRODUCAO DE INFORMACAO, 1998, v. , p. 351-359.
-
IRGANG, R. . MELHORAMENTO GENETICO ANIMAL. In: BONETT, L.P.; MONTICELLI, C.J.. (Org.). SUINOS O PRODUTOR PERGUNTA, A EMBRAPA RESPONDE. BRASILIA: EMBRAPA SERVIVO DE PRODUCAO DE INFORMACAO, 1997, v. , p. 185-196.
-
IRGANG, R. . Genética, alimentação e produtividade de porcas. Suino.com, www.suino.com, 28 maio 2003.
-
IRGANG, R. . Perspectivas da Suinocultura a Curto e Médio Prazo. Pork World - Jan/Fev 2004, p. 20 - 21.
-
IRGANG, R. ; CANDIDO, S. . Utilização de Grão Integral de Soja Desativada na Alimentação de suínos em Creascimento e Terminação. PANAPHARM Produtos Agropecuários.
-
ANRAIN, M. ; IRGANG, R. . Cor da placenta em porcas Duroc, Landrace, Large White e Pietrain e seu efeito sobre o número e peso de leitões por leitegada. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringá. Anais da 46a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009.
-
IRGANG, R. ; ANRAIN, M. . Número de tetos em leitões de raças puras de suínos. In: Reunião Anual da Sociedade Brasielira de Zootecnia, 2009, Maringá. Anais da 46a. Reunião Anual da Sociedade Brasielira de Zootecnia, 2009.
-
IRGANG, R. . MELHORAMENTO DA QUALIDADE DA CARNE SUÍNA. In: VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 2008, SÃO CARLOS, S. P.. ANAIS DA VII REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MELHORAMENTO ANIMAL, 2008. v. VII.
-
PROBST, R. ; MACHADO FILHO, A. C. P. ; HOTZEL, M. J. ; IRGANG, R. ; Teixeira, D. L. ; Souza, G. P. P. . Avaliação do Medo em Leitões Recém Desmamados. In: XXIII Encontro Anual de Etologia, 2005, Assis - SP, Brasil. Caderno de Resumos.
-
IRGANG, R. ; COSTA, A. R. . Melhoramento Genético Aplicado à Suinocultura. In: 42º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005, Goiânia, GO. Anais da 42º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005.
-
SIMIONI, J. ; COMIM, J. J. ; IRGANG, R. ; SEGANFREDO, M. A. . Risco de Contaminação do Solo, Águas Subsuperficiais e Fitotoxidez às cultuuras por Cobre e Zinco aplicados via Dejetos de Suínos. In: XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2002, Florianópolis, SC. Anais do XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas.
-
IRGANG, R. . First International Virtual Conference or Pork quality - final remarks. In: First International Virtual Conference on Pork Quality, 2000, Concórdia. First International Virtual Conference on Pork Quality, 2000.
-
IRGANG, R. . INTERACAO GENETICA X AMBIENCAI X NUTRICAO NA PRODUCAO DE SUINOS. In: SIMPOSIO SOBRE NUTRICAO ANIMAL E TECNOLOGIA DE PRODUCAO DE RACOES, 1998, CAMPINAS, SP, BRA, 1998.
-
IRGANG, R. . LIMITES FISIOLOGICOS DO MELHORAMENTO GENETICO DE SUINOS. In: 35. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1998, BOTUCATU, SP, BRA, 1998.
-
IRGANG, R. . UTILIZACAO DE CRUZAMENTOS NA PRODUCAO COMERCIAL DE SUINOS. In: II SEMINARIO NACIONAL DE SUINOCULTURA, 1998, CONCORDAI, SC, BRA, 1998.
-
IRGANG, R. . INFLUENCIA GENETICA SOBRE O RENDIMENTO E QUALIDADE DA CARNE EM SUINOS. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE VETERINARIOS ESPECIALISTAS EM SUINOS, 1997, FOZ DO IGUACU, PR, BRA, 1997.
-
IRGANG, R. . MATERIAL GENETICO DE SUINOS A SER USADO NO SISTEMA INTENSIVO DE CRIACAO DE SUINOS AO AR LIVRE (SISCAL) NO BRASIL. In: 1. SIMPOSIO SOBRE SISTEMA INTENSIVO DE SUINOS CRIADOS AO AR LIVRE SISCAL, 1996, CONCORDIA, SC, BRA, 1996.
-
IRGANG, R. . O MELHORAMENTO GENETICO DE SUINOS NO CNPSA - EMBRAPA. In: 1. SIMPOSIO NACIONAL DE MELHORAMENTO ANIMAL, 1996, RIBEIRAO PRETO, SP, BRA, 1996.
-
IRGANG, R. . AVALIACAO E TIPIFICACAO DE CARCACAS DE SUINOS NO BRASIL. In: CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE CIENCIA E TECNOLOGIA DE PRODUCAO E INDUSTRIALIZACAO DE SUINOS, 1996, CAMPINAS, SP, BRA, 1996.
-
IRGANG, R. . IMPLICACOES DO ABATE DE MACHOS INTEIROS NOS PROGRAMAS DE MELHORAMENTO GENETICO DE SUINOS NO BRASIL. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE VETERINARIOS ESPECIALISTAS EM SUINOS, 1995, BLUMENAU, SC, BRA, 1995.
-
IRGANG, R. . RENDIMENTO E QAULIDADE DA CARNE DE SUINOS - FATORES GENETICOS. In: SEMINARIO DE ATUALIZACAO DE TECNOLOGIAS DE CARNE - CETAL, 1994, CHAPECO, SC, BRA, 1994.
-
IRGANG, R. . PERSPECTIVAS DO MELHORAMENTO GENETICO DE SUINOS NAS PROXIMAS DECADAS. In: REUNIAO ANUAL DA SBZ, 1990, PIRACICABA, SP, BRA, 1990.
-
IRGANG, R. . SUGESTOES PARA UM PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENETICO DE SUINOS. In: 1. SIMPOSIO NACIONAL DE MELHORAMENTO GENETICO DE SUINOS, 1987, CONCORDIA, SC, BRA, 1987.
-
MAGAGNIN, S. F. ; Irgang, R. ; WAPERCHOWSKI, M. B. . Causas de variação no manejo de indução de partos em porcas. In: AveSui 2014, 2014, Florianópolis. XIII Seminário Técnico Cinetífico de Aves e Suínos - AveSui 2014, 2014. v. 2.
-
TEIXEIRA, M. ; OLIVEIRA, E. A. ; MAGAGNIN, S. F. ; HAUPTLI, L. ; Irgang, R. . Body weight gain comparison between sucling piglets and piglets on a transition feeder. In: Proceedings of the 21st ASPA Congress, 2015, Milano. Proceedings of the 21st ASPA Congress, 2015. v. 14. p. 149-150.
-
IRGANG, R. . Avaliação comparativa da qualidade da carcaça, da carne e da concentração de androstenona e escatol em suínos machos inteiros e castradoa abatidos leves.. In: XII Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas em Suínos, 2001, Porto Alegre. Anais do XII Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas em Suínos., 2001.
-
IRGANG, R. . Relação entre os genótipos da síndrome do estresse suíno determinados por endonucleose de restrição em amostras de pernis resfriados e os valores da qualidade da carne.. In: XII Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas em Suínos., 2001. Anais do XII Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas em Suínos..
-
IRGANG, R. . Medidas 'in vivo'e na carcaça de suínos em crescimento e terminação utilizados para estimar rendimento de carne.. In: 36a. Reunião Anual da sociedade Brasileira de Zootecnia., 1999, Porto Alegre. Anais da 36a. Reunião Anual da sociedade Brasileira de Zootecnia, 1999.
-
IRGANG, R. . A TAXA DE CRESCIMENTO NAO INFLUENCIA A RESERVA GONADICA DE CACHACOS LANDRACE E LARGE WHITE. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE VETERINARIOS ESPECIALISTAS EM SUINOS, 1997, FOZ DO IGUACU, PR, BRA, 1997.
-
IRGANG, R. . NUMERO DE CELULAS ESPERMATICAS NO PARENQUIMA TESTICULAR DE MACHOS LARGE WHITE E LANDRACE NO PERIODO DA PUBERDADE. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE VETERINARIOS ESPECILAISTAS EM SUINOS, 1997, FOZ DO IGUACU, PR, BRA, 1997.
-
IRGANG, R. . INFLUENCIA DO GENE HALOTANO SOBRE O DESEMPENHO PRODUTIVO DE SUINOS. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE VETERINARIOS ESPECIALISTAS EM SUINOS, 1997, FOZ DO IGUACU, PR, BRA, 1997.
-
IRGANG, R. . DESENVOLVIMENTO DE LINHA MACHO PARA CRUZAMENTO INDUSTRIAL EM SUINOS. In: 34A. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1997, JUIZ DE FORA, MG, BRA, 1997.
-
IRGANG, R. . FUNCAO SEXUAL DE MACHOS SUINOS JOVENS COM DIFERENTES DESEMPENHOS DE CRESCIMENTO. 1. LIBIDO E CAPACIDADE DE MONTA. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE VETERINARIOS ESPECIALISTAS EM SUINOS, 1995, BLUMENAU, SC, BRA, 1995.
-
IRGANG, R. . FUNCAO SEXUAL DE MACHOS SUINOS JOVENS COM DIFERENTES DESEMPENHOS DE CRESCIMENTO. 2. CARCATERISTICAS ESPERMATICAS. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE VETERINARIOS ESPECIALISTAS EM SUINOS, 1995, BLUMENAU, SC, BRA, 1995.
-
IRGANG, R. . ASSOCIATION BETWEEN MATING BEHAVIOUR AND GONADAL TRAITS IN PUREBRED AND CROSSBRED BOARS. In: 12. INTERNATIONAL PIG VETERINARY CONGRESS, 1992, THE HAGUE, HOL, 1992.
-
IRGANG, R. . GONADAL TRAITS IN PUREBRED AND CROSSBRED BOARS. In: 12. INTERNATIONAL PIG VETERINARY SOCIETY, 1992, THE HAGUE, HOL, 1992.
-
IRGANG, R. . SUSCEPTIBILIDADE DE SUINOS DAS RACAS PIAU, LANDRACE E SEUS CRUZAMENTOSA INFECCAO POR ACTINOBACILLUS PLEUROPNEUMONIAE. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DOS VETERINARIOS ESPECIALISTAS EM SUINOS, 1989, ITAPEMA, SC, BRA, 1989.
-
IRGANG, R. . EFICIENCIA REPRODUTIVA, PROLIFICIDADE E DESEMPENHO DE LEITEGADAS DE FEMEAS SUINAS. In: 26. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1989, PORTO ALEGRE, RS, BRA, 1989.
-
IRGANG, R. . DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA FRENTE A LINHAGENS COMERCIAIS. In: 26. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1989, PORTO ALEGRE, RS, BRA, 1989.
-
IRGANG, R. . COMPARACAO ENTRE DIFERENTES LOCAIS DE MEDICAO DA ESPESSURA DE TOUCINHONO SUINO VIVO, USANDO-SE O ULTRA-SOM. In: 26. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1989, PORTO ALEGRE, RS, BRA, 1989.
-
IRGANG, R. . RESPUESTA CORRELACIONADA EN PRODUCCI[ON DE LECHE Y CARACTERISTICAS PREDESTETE PARA SELECCION DE PESO AL DESTETE Y GANANCIA POSTDESTETE EN GANADO HEREFORD. In: 10. REUNIAO DA ALPA, 1986, ACAPULCO, MEX, 1986.
-
IRGANG, R. . Retrospectiva e Perspectiva da Melhoria da Genética da Qualidade da Carne Suína. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . 1º Conferência Viirtual Internacional sobre Qualidade de Carne Suína - Alguns Comentários Finais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
IRGANG, R. . DESEMPENHO E VIABILIDADE DE SUINOS MACHOS CASTRADOS E FEMEAS DE DIFERENTES GENOTIPOS PATERNOS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . EQUACOES PARA ESTIMAR RENDIMENTO DE CARNE E QUANTIDADE DE CARNE EM CARCACAS DE SUINOS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . TENDENCIAS FENOTIPICAS E GENETICAS DO NUMERO DE LEITOES NASCIDOS VIVOS EM PORCAS LANDRACE E LARGE WHITE. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . CORELACOES GENETICAS E FENOTIPICAS ENTRE PESO AOS 90 DIAS, IDADE AOS 100 KG E ESPESSURA DE TOUCINHO EM SUINOS. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . VARIANCIAS GENETICAS E FENOTIPICAS E DE AMBIENTE COMUN E PROLIFICIDADEEM DIFERENTES PARICOES DE PORCAS DUROC, LANDRACE E LARGE WHITE. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . ESTIMATIVAS DE HERDABILIDADE E CORRELACAO GENETICA PARA TAMANHO DE LEITEGADA DE DIFERENTES PARICOES EM PORCAS DUROC, LANDRACE E LARGE WHITE. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . CAPACIDADE DE PRODUCAO DE LEITOES DE FEMEAS PIAU E LANDRACE. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . TAXA DE CRESCIMENTO DE SUINOS PIAU E MESTICOS LANDRACE X PIAU, SUBMETIDOS A DIFERENTES CONDICOES DE CRIACAO. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . OCORRENCIA DO PRIMEIRO CIO EM LEITOAS DE RACAS PURAS E MESTICAS DE DIFERENTES COMBINACOES RACIAIS. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . INDICE DE SELECAO PARA GANHO DE PESO DIARIO E ESPESSURA DE TOUCINHO DESUINOS LANDRACE TESTADOS NA GRANJA. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . DESENVOLVIMENTO PONDERAL DE SUINOS DA RACAS PIAU, LANDRACE E SEUS CRUZAMENTOS RECIPROCOS, DO NASCIMENTO AS 12 SEMANAS DE IDADE. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . RENDIMENTO E QUALIDADE DA CARCACA DE SUINOS PIAU E MESTICOS LANDRACE X PIAU. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . QUALIDADE DE CARCACA DE SUINOS MESTICOS DE DIFERENTES COMBINACOES RACIAIS, SUBMETIDOS A TRES SISTEMAS DE CRIACAO. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . EFEITO DA COMBINACAO RACIAL E SISTEMA DE CRIACAO NO DESEMPENHO DE SUINOS EM CRESCIMENTO E TERMINACAO. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . PRODUCAO DE LEITOES DE RACA PURA E MESTICOS DE FEMEAS PIAU E LANDRACE. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . ESPESSURA DE TOUICNHO MEDIDA IN VIVO EM MACHOS INTEIROS E CASTRADOS E FEMEAS DE DIFERENTES COMPOSICOES RACIAIS. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . EFEITO DA IDADE AO PRIMEIRO PARTO E DA RACA NO DESEMEPNHO REPRODUTIVO POSTERIOR DE FEMEAS DE SUINOS. 1986. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . PESO OTIMO DE ABATE DE SUINOS. II. RESULTADOS DE CARCACA. 1985. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . PESO OTIMO DE ABATE DE SUINOS. 1. DESEMPENHO DOS ANIMAIS. 1985. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
IRGANG, R. . Quanto custa um leitão ao desmame? 2005 (Boletim Técnico N.7 - BIRIBA´S Agropecuária).
-
IRGANG, R. . Avaliação, Seleção e Melhoramento Genético de Suínos 2005 (Boletim Técnico N.8 - BIRIBA´S Agropecuária).
-
IRGANG, R. . A Suinocultura em 2005 2005 (Boletim Técnico N.6 - BIRIBA´S Agropecuária).
-
IRGANG, R. . Crescimento e consumo de ração de suínos da Biriba´s Agropecuária alimentados com grão integral de soja desativado em substituição ao farelo de soja na ração. 2004 (Boletim Técnico N.4 - BIRIBA´S Agropecuária).
-
IRGANG, R. . Vantagens do uso de reprodutores geneticamente melhorados 2004 (Boletim Técnico N.5 - BIRIBA´S Agropecuária).
-
IRGANG, R. . Perspectivas da Suinocultura a Curto e Médio Prazo 2003 (Boletim Técnico N.3 - BIRIBA´S Agropecuária).
-
IRGANG, R. . Utilização do Grão Integral de Soja desativada na Alimentação de Suínos em Crescimento e Terminação 2002 (Boletim Técnico N.2 - BIRIBA´S Agropecuária).
Outras produções
IRGANG, R. ; MIOTTO, A. A. . O PRODUTOR DE SUÍNOS INDEPENDENTE. 2008.
IRGANG, R. . ALTERNATIVAS DE REPOSIÇÃO DE FÊMEAS E MACHOS DE PLANTEL. 2007.
ANRAIN, M. ; IRGANG, R. . ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DA PRODUÇÃO DE LEITE EM FEMEAS DE SUÍNOS. 2007.
IRGANG, R. ; MIOTTO, L. R. . BM-500: Um novo Macho Terminador para a Suinocultura Brasileira. 2007.
IRGANG, R. . CRIAÇÃO INTENSIVA DE SUÍNOS AO AR LIVRE. 2006.
IRGANG, R. . Programas de Produção de Suínos. 2001.
IRGANG, R. . Desenvolvimento Genético de Linhas de Suínos. 2000.
IRGANG, R. . Sistemas de Tipificação de Carcaças de Suínos. 2000.
IRGANG, R. . Programa de Melhoramentos Genéticos de Suínos. 1999.
IRGANG, R. . FATORES QUE INTERFEREM NA SUSTENTABILIDADE DA SUINOCULTURA. 2008. (PALESTRA).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
Estimativas de variâncias e covariâncias para a avaliação genética de suínos pela metodologia de ?Modelo Animal?., Descrição: Programas de melhoramento genético de suínos são raros no Brasil. Diversas empresas que atuam no país dependem de programas em execução no exterior, trazendo para cá, anualmente, animais ou sêmen para atualizarem geneticamente seus plantéis. Além dos custos, os riscos sanitários com a entrada de material biológico de suínos no país crescem de importância à medida que aumenta a incidência no mundo de doenças tais como a Diarreia Epidêmica dos Suínos, de origem viral, e de outras doenças, exigindo sistemas rígidos de quarentena antes de sua introdução nos plantéis. A Pamplona Alimentos S.A., empresa do ramo agroalimentar localizada em Rio do Sul, Santa Catarina, utiliza um Sistema de Parceria que envolve granjas próprias e produtores de leitões e de suínos em crescimento e terminação para abastecer duas unidades de abate e processamento industrial voltadas para atender o mercados interno e o mercado externo, em especial a Rússia e o Japão, com alimentos de qualidade. O Sistema de Parceria tem na sua base um programa de melhoramento genético que utiliza reprodutores das raças Landrace e Large White e de uma Linha Sintética e uma Central de Inseminação Artificial de Suínos para a disseminação dos ganhos genéticos. O programa tem utilizado até agora índices zootécnicos simples para selecionar reprodutores geneticamente superiores para características de importância econômica, tais como número de leitões nascidos por leitegada, ganho de peso diário, espessura de toicinho, rendimento e qualidade da carne suína, e pretende entrar em uma nova fase que inclui, inicialmente, o uso de metodologias inovadoras de testagem e de avaliação genética de animais candidatos a reprodutores pelo uso da metodologia de Modelo Animal, e depois, na sequencia, a inclusão da avaliação genômica no processo de seleção e de obtenção de ganhos genéticos para essas mesmas características de importância econômica em Suinocultura. Para a avaliação genética faz-se necessário dispor de componentes de variância e de covariância para as características para os quais os animais serão selecionados, necessitando-se pesquisa-los nos dados disponíveis das linhas genéticas em produção e em dados a serem obtidos num período de dois anos. O objetivo desse projeto de pesquisa é o de compilar e de analisar estatisticamente dados de produção de suínos Landrace, Large White e de uma Linha Sintética de Machos existentes em um banco de dados, para avaliação genética e seleção de reprodutores suínos para características de importância econômica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Renato Irgang - Coordenador.
-
2015 - Atual
Estimativas de componentes de variância genética e ambiental de carcaterísticas reprodutivas, crescimento, conversão alimentar e carcaça de suínos, Descrição: Serão analisados dados de produção de suínos do Programa de Melhoramento Genético de Suínos da Pamplona Alimentos S.A. com o objetivo de obter componentes de variância e estimar valores genéticos de características de importância econômica associados com o desempenho zootécnico dos animais e seu valor de carcaça.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Renato Irgang - Integrante / R IRAGNG - Coordenador.
-
2011 - 2013
Peso ideal de abate de suínos, Descrição: Identificar o peso ideal, do ponto de vista zootécnico, industrial e econômico de abate de suínos para o Frigorífico Riosulense S/A, Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renato Irgang - Coordenador.
Prêmios
2009
Patrono da Turma - Formandos de Agronomia 2008/2, Universidade Federal de Santa Catarina.
2009
Paraninfo da Turma - Formandos de Agronomia 2009/1, Universidade Federal de Santa Catarina.
2008
Patrono da Turma - Formandos de Agronomia 2007/2, Universidade Federal de Santa Catarina.
2007
Professor Homenageado - Formandos de Agronomia 2007/1, Universidade Federal de Santa Catarina.
2007
Professor Paraninfo - Formandos de Agronomia 2006/2, Universidade Federal de Santa Catarina.
2006
Paraninfo da Turma - Formandos de Agronomia 2005/2, UniversidadeFederal de Santa Catarina.
2005
Professor Homenageado - Formandos de Agronomia 2005/1, Universidade Federal de Santa Catarina.
2004
Professor Homenageado - Formandos de Agronomia 2003/2, Universidade Federal de Santa Catarina.
2002
Professor Homenageado - Formandos de Agronomia 2001/2, Universidade Federal de Santa Catarina.
2002
Professor Homenageado - Formandos de Agronomia 2002/1, Universidade Federal de Santa Catarina.
2000
Professor Homenageado - Formandos de Agronomia 2000/1, Universidade Federal de Santa Catarina.
2000
Paraninfo da Turma - Formandos de Agronomia 2000-2, Universidade Federal de Santa Catarina.
1999
Professor Homenageado - Formandos de Agronomia 1999/2, Universidade Federal de Santa Catarina.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia. , ROD. ADMAR GONZAGA, 1346, ITACORUBI, 88034-001 - Florianopolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476, Telefone: (48) 37215355, Ramal: 5355, Fax: (48) 37215350
Experiência profissional
1998 - Atual
Departamento de ZootecniaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2003
Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia.,Cargo ou função, SUPERVISOR DO LABORATÓRIO DE CARNES - CCA/UFSC.
-
07/1998
Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia.,Cargo ou função, RESPONSAVEL PELO LABORATORIO DE SUINOCULTURA - UNIDADE DA RESSACADA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.
-
07/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia.,Linhas de pesquisa
-
07/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Zootecnia Especial II - segmento de Suinocultura, Zootecnia Geral II - melhoramento genético animal, Ciência da Carne e Avaliação Animal, Zootecnia especial III - melhoramento genético animal
-
07/1998
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia.,Serviço realizado, PROGRAMAS DE MELHORAMENTO GENETICO DE SUINOS; DESENVOLVIMENTO GENTICO DE LINHAS DE SUINOS; SISTEMAS DE TIPIFICACAO DE CARCACAS DE SUINOS; PROGRAMAS DE PRODUCAO DE SUINOS.
-
04/2004 - 04/2006
Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
01/2002 - 06/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural.,Linhas de pesquisa
-
04/2002 - 04/2004
Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
04/1999 - 04/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural.,Atividade de extensão realizada, IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE SUÍNOS UTILIZANDO O "MODELO ANIMAL" E DESNVOLVIMENTO DE SUÍNOS HÍBRIDOS COMERCIAIS.
-
08/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural.,Atividade de extensão realizada, Sistema de Tipificação de Carcaça de Suínos.
-
11/2002 - 11/2002
Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural.,Atividade de extensão realizada, Palestra sobre Melhoramento Genético de Suínos.
-
11/2002 - 11/2002
Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural.,Atividade de extensão realizada, Palestra sobre Melhoramento Genético de Suínos.
-
01/2002 - 06/2002
Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural.,Atividade de extensão realizada, Extensão da Suinocultura da COAMO.
-
03/2002 - 03/2002
Extensão universitária , FAPEU - Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, Ministrante no Curso de Atualização em Agronomia, com tema Criações Animais Sustentáveis I (Suinocultura, Avicultura e Cunicultura).
-
11/2000 - 11/2001
Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural.,Atividade de extensão realizada, Prdução de Suínos na BAWMAN Agropecuária e Comercial S.A..
1998 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: membro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2000 - 2002
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Sub-Chefe Departamento de Zootecnia e Desenv, Carga horária: 5
2000 - 2001
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Responsável pelo Laboratório de Carnes, Carga horária: 3
Outras informações:
Portaria sujeita à renovação em janeiro/2002
Atividades
-
01/1985
Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, CONSULTOR AD HOC.
1987 - 1988
Sadia S A Indústria e ComércioVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40
1976 - 1998
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1989 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, .,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Renato Irgang e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?