Aline Silva de Bona
Em 1996, como primeira opção de vestibular: ingressa na UFRGS para ser "professora de matemática". Desde 1997 dedica-se ao Ensino de Matemática, possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UFRGS (1999) e Bacharelado em Ciências Contábeis pela FAPA (2008), sendo a mesma uma aplicação da matemática à ciência social. Professora nomeada de matemática do Ensino Fundamental e Médio/Profissional do Colégio Estadual Ruben Berta por mais de 10 anos, e em constante formação continuada e em busca de novos desafios sempre. Em 2010 foi um ano de muitos concursos públicos e novas aprendizagens EAD, em busca de uma matemática para todos! Atualmente professora do IFRS - Campus de Osório, que estou adorando!
Defendi minha dissertação sobre os Portfólio de Matemática em 6/12/2010, e no segundo ano do doutorado em Informática na Educação, na UFRGS/PPGIE, com um estudo sobre "Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação, sob a orientação da Prof. Léa Fagundes e coorientação do Prof. Marcus Basso, qualifico a pesquisa em 17 de abril de 2012, e defendo a minha tese dia 22 de novembro de 2012, aprovada e homologada em 26 de novembro de 2012, pela Banca: Prof. Cleci Maraschin, Elisabeth Búrigo e Lúcia Giraffa. Só Alegria.
Além disso, finalizei um curso de especialização EAD para aprender como o estudante sente-se nessa modalidade de curso, além de aprender mais sobre metacognição, pois já atuei como tutora da distância de curso de especialização em Matemática, Mídias Digitais para educação básica, então viso aprender também vivenciando a experiência!
Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), em 2013, no Instituto de Psicologia - Departamento Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade, com a supervisão da professora Maria Thereza Costa Coelho de Souza. Nesta pesquisa estudo a aprendizagem de Matemática sob o olhar de Piaget.
MÃE da Eduarda em 29/03/2014, do Igor em 28/01/2017, e da Alice em 06/09/2018. Todas gestações completas e com amamentação de no mínimo até 1 ano de idade. E sempre trabalhando e estudando!
Informações coletadas do Lattes em 07/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em PPGIE- Informática na Educação
2011 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação (Proposta de Tese Qualificada com Aprovação em 17 de abril de 2012)
Dra. Léa da Cruz Fagundes. Coorientador: Dr. Marcus Vinicius de Azevedo Basso. Palavras-chave: Espaço de Aprendizagem Digital; Tecnologias Digitais; Processo de Aprendizagem; Cooperação e Colaboração; Educação Matemática.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Tecnologias Digitais. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Aprendizagem Cooperativa.
Mestrado profissional em Porgrama de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
2009 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem, Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Prof. Dr.Marcus Vinicius de Azevedo Basso
Palavras-chave: Portfólio de matemática; Estratégia de Aprendizado; Avaliação Reflexiva; Autonomia e Tecnologias.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Especialização em Educação Matemática Comparada
2010 - 2011
Escola Superior Aberta do Brasil
Título: Avaliação de Matemática via Metacognição
Orientador: Ms. Patricia Enabi Peixoto
Aperfeiçoamento em Curso de Aperfeiçoamento em Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola
2024 - 2024
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Título: Transfer Learning na Educação: Uma Meta-Análise sobre a eficácia em diferentes ambientes de aprendizagem. Ano de finalização: 2024
Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis
2004 - 2008
Faculdade Porto-Alegrense
Título: Demonstrações Contábeis do Município de Porto Alegre
Orientador: Prof. Ms. José Alfredo Flores Rojas
Pós-doutorado
2013 - 2013
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Pscicologia da Aprendizagem. , Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Formação complementar
2024 - 2024
Curso de Aperfeiçoamento em Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola. (Carga horária: 180h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2023 - 2024
Extensão universitária em CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TECNOLOGIAS PARA A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO. (Carga horária: 190h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2023 - 2023
Aprendizagem prioritárias para alfabetização e letramento matemático. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO, Brasil.
2022 - 2022
Educação Matemática Inclusiva- Formação inicial e Continuada. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Gestão de Custos. (Carga horária: 120h). , Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2011 - 2011
Métodos e Técnicas no Uso de Novas Tecnologias. (Carga horária: 40h). , Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Educação a Distância: Avaliação, Legislação e Tuto. (Carga horária: 120h). , Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Inteligências Múltiplas. (Carga horária: 80h). , Centro de Estudos e Informações Técica Educacionais e Culturais, CEITEC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Gramática da Língua Portuguesa: dúvidas e soluções. (Carga horária: 40h). , Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. (Carga horária: 40h). , Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia na Educação.
Organização de eventos
BONA, A. S. . 38ª FEIRA DO LIVRO DE OSÓRIO. 2024. .
BONA, A. S. . XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2023. (Congresso).
BONA, A.S.D. . Workshop de Informática na Escola (WIE). 2023. (Congresso).
BURIGO, E. Z. ; BONA, A. S. . VII FORUM REGIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA. 2023. (Outro).
LEIVAS, J. C. P. ; BASSO, M. V. A. ; SANT?ANA, A. A. ; SILVA, R. S. D. ; BONA, A.S.D. ; SAMA, S. . VII Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. 2023. (Outro).
BONA, A.S.D. ; Fernandes, B. ; Almeida, S. . Semana Acadêmica Integrada entre Lic. Matemática, ADS e TPG. 2016. (Outro).
BONA, A. S. ; ALBUQUERQUE, F. M.de ; OLIVEIRA, H. L. ; PUGEN, B. ; SARAIVA, Ana Lúcia O. ; CUNHA, A. L. M. ; AIUB, T. ; SILVA, E. M. da . 1° MOEXP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do IFRS - Campus Osório. 2011. (Outro).
BONA, A. S. ; FURLAN, L. G. ; BERTAGNOLLI, S. ; AZAMBUJA, E. P. ; ESCOTT, C. M. . Seminário de Inovação Tecnológica. 2011. (Outro).
BONA, A. S. . Participação do IFRS - Campus Osório na Feira do Livro do Município. 2010. .
Participação em eventos
14ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa- IFRS Campus Osório.Oficinas de Matemática e Pensamento Computacional na Escola Estadual Indígena Kuaray Rese. 2024. (Oficina).
VII FORUM REGIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA. 2023. (Outra).
Workshop de Informática na Escola.Uma Oficina de Dobradura de Sacolas Plásticas Aliando o Pensamento Computacional com Atividades Desplugadas no Ensino Fundamental. 2023. (Outra).
Workshop de Informática na Escola.Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante. 2023. (Outra).
Workshop de Informática na Escola.Atividades Plugadas na Escola: um Relato de Experiência com alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. 2023. (Outra).
Workshop de Informática na Escola.Formação docente em Robótica na Educação Básica: um processo investigativo em rede. 2023. (Outra).
Workshop de Informática na Escola.Um ?Objeto de Fazer Pensar? Desplugado, Plugado e Maker: a Estrela de Dobradura. 2023. (Outra).
Workshop de Informática na Escola.Modelagem de Matemática em Situações Criativas e o Algoritmo mediado pelo Pensamento Computacional. 2023. (Outra).
WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO.A Cultura Digital e os Algoritmos ?presentes? na sala de aula da Educação Básica em Itinerários Formativos. 2023. (Outra).
WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO.Ensino de algoritmos através de atividade híbrida, plugada e desplugada. 2023. (Outra).
WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO.O uso de tecnologias digitais na combinação de modelos híbridos para o ensino de função afim. 2023. (Outra).
VII Seminário Internacional de Cultura.(DES)PLUGA: ATIVIDADES INOVADORAS DE COMPUTAÇÃO DESPLUGADAS COM O USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. 2021. (Seminário).
VII Seminário Internacional de Cultura.A LÓGICA DOS ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES DESPLUGADAS DE MATMÁTICA. 2021. (Seminário).
VII Seminário Internacional de Cultura.O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES DESPLUGADAS NO ENSINO REMOTO: UMA APROPRIAÇÃO DA CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2021. (Seminário).
VII Seminário Internacional de Cultura.A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INVESTIGATIVOS DE MATEMÁTICA E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ESCOLA BASICA: UM PROCESSO COMPLEXO DE ABSTRAÇÃO SEGUNDO A TEORIA DE PIAGET. 2021. (Seminário).
VII Seminário Internacional de Cultura.METODOLOGIAS INOVADORAS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ALGUMAS QUESTÕES DA OBMEP. 2021. (Seminário).
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2013. (Encontro).
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO NA AULA DE MATEMÁTICA. 2013. (Encontro).
XV Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire.O DIÁLOGO E A AUTONOMIA NA PRÁTICA INVESTIGATIVA DE MATEMÁTICA. 2013. (Outra).
1° Encontro de Educação: partilhando e construindo saberes..ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL DA MATEMÁTICA: O APRENDER A APRENDER POR COOPERAÇÃO. 2012. (Encontro).
26 Reunião LatinaAmericana de Matemática Educativa.REDES SOCIAIS E A CULTURA DIGITAL: UM ESPAÇO COOPERATIVO PARA APRENDER A APRENDER MATEMÀTICA. 2012. (Outra).
26 Reunião Latina Americana de Matemática Educativa - RELME.ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: O APRENDER A APRENDER POR COOPERAÇÃO. 2012. (Outra).
3° Sipemat - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: O APRENDER A APRENDER POR COOPERAÇÃO. 2012. (Simpósio).
8° Salão de Ensino da UFRGS.REDE SOCIAL - FACEBOOK: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL COOPERATIVO. 2012. (Outra).
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática. 2012. (Outra).
Salão de Ensino da UFRGS.Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. 2012. (Outra).
Salão Jovem da UFRGS.Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática. 2012. (Outra).
XVII Congresso Internacional de Informática Educativa. Mathematics Digital Learning Space: learning how to learn by cooperation. 2012. (Congresso).
XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. 2012. (Encontro).
XX Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação.Facebook: um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da Matemática. 2012. (Outra).
XX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Gibi Digital: uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook. 2012. (Outra).
5ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep).Padronização de um bolo diet através da metodologia de superfície de resposta. 2011. (Outra).
6ta. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologías para la Educación. LACLO 2011.Portfólio de Matemática e as Tecnologias Digitais: no formato swf. 2011. (Outra).
I Encontro Interdiciplinar Conexões em Educação e Novas Tecnologias. 2011. (Outra).
IV Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnologica da Região Sul.Feedback: uma estratégia metcognitiva em Portólios de Matemática. 2011. (Outra).
Mostra de Ciência e Tecnologia - MOSTRATEC - 26 edição.Padronização de um bolo diet através da metodologia de superfície de resposta. 2011. (Outra).
X FÓRUM FAPA Conhecimento em perspectiva.Matemática Financeira: uma prática atrativa valendo-se da tecnologia digital. 2011. (Outra).
XIII Conferência Interamerica de Educação Matemática - CIAEM.Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. 2011. (Outra).
XIII ENGEMA ? Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Educação para a Sustentabilidade: ações realizadas no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Canoas. 2011. (Encontro).
XV Fórum Internacional de Educação - Identidade: Interação e Saberes.Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. 2011. (Outra).
XVII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática. 2011. (Outra).
XVIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática. 2011. (Outra).
21 Seminário Municipal de Edcação: Inclusão (8h). 2010. (Seminário).
Congresso Nacional do Saber Pedagógico: "Desenvolimento Contínuo?Educação Continuda". 2010. (Congresso).
Ensino de Física e Matemática: Práticas Docentes Inovadoras.Portfólio de Matemática: análise reflexiva do erro como parte do processo de aprendizagem. 2010. (Simpósio).
Fórum do Programa de Pós-Garduação em Ensino de Matemática de UFRGS.Portfólio de Matemática: um instrumento e análise do processo de aprendizagem. 2010. (Outra).
III Jornada de Educação Matemática e XVI Regional..ALFABETIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E MATEMÁTICA VIA PORTFÓLIOS. 2010. (Outra).
III Jornada Nacional de Educação Matemática: Tendencias, Desafio e Perspectivas. 2010. (Outra).
Semana Acadêmica do Instituto de Matemática da UFRGS.Como Avaliar o Porcesso de Aprendizagem de matemática segundo diferentes instrumento?. 2010. (Outra).
Seminários em Educação Matemática ao Curso de Especialização em Educação Matemática.Uso de ortfólios nas aulas de Matemática. 2010. (Seminário).
X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).
X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Portfólio de Matemática: um intrmento de análise do proceso de aprendizagem. 2010. (Encontro).
XII Fórm de Estudo: Leituras de Paulo Freire.Portfólio de Matemática: uma prática educativa para autonomia. 2010. (Outra).
XIV Ciclo e Palestras sobre Tecnologias na Educação.Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. 2010. (Outra).
Mesa Redonda:Diferentes Caminhos que um Licenciado pode Trilhar.Semana Acadêmica da Matemática na UFRGS. 2009. (Outra).
Palestra: Avaliação Quaitatitva em Matemática: Problematizando Prátcas Escolares nos anos Iniciais o Ensino Fundamental. 2009. (Outra).
XIII Ebrapem - Enontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Eduaçao Matemática.O Portfólio de Matemática: um instrumento de avaliação reflexiva e também uma estratégia de aprendizado. 2009. (Encontro).
VI Fórum Fapa - Múltiplos Olhares - VII - Mostra de Iniciação Científica.Minicurso: Diferença entre trabalhos de auditoria contábil e perícia contábil.. 2007. (Outra).
Palesta Bacen e Universidade: Atuação do Banco Central na Prevenção e no Cambate à Lavagem de Dinheiro.. 2006. (Outra).
Palestra Bacen e Universidade: Integração Financeira nos Acordos Internacionais.. 2006. (Outra).
Seminário de Assuntos Contábeis: Programa de Fiscalização Preventiva - Educação Continuada - CRC/RS. 2006. (Seminário).
Seminário de Integração da Contabilidade com os Tributos e Liderança Profissional. 2006. (Seminário).
Seminário Fapa de Ciências Contábeis - Gestão Financeira e Tributária. 2006. (Seminário).
V Fórum Fapa: Conhecimento - Caminho para um novo mundo - Mostra de Iniciação Científica (VII).Minucurso: Responsabilidade Jurídica de Administradores e Contadores na Gestão Empresarial.. 2006. (Outra).
Fórum Acadêmico de Ciências Contábeis: Qualidade na Elaboração das Demonstrações Contábeis. 2005. (Outra).
Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação. 2002. (Congresso).
Oficina de Ortografia. 2002. (Oficina).
VI Jornada Pedagógica Nossas Práticas, Nossos Desafios. 2002. (Outra).
VI Jornada Pedagógica Nossas Práticas, Nossos Desafios.Uma Proposta Interdisciplinar: AS QUATRO FACES DO CAPITALISMO. 2002. (Outra).
Encontro de Matemática: atividade pedagógica - IMENES. 2000. (Outra).
Encontro de Matemática - UFRGS. 2000. (Encontro).
Feira Das Profissões - Extensão Universitária.Matemática é Dez!. 1999. (Outra).
VI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 1999. (Encontro).
VI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática.As múltiplas aplicações da Matemática combinatória. 1999. (Encontro).
VI ENEM - Encontro Nacional de Eduação Matemática. 1998. (Encontro).
LDB - Caminhos da educação no Brasil. 1997. (Seminário).
Participação em bancas
JELINEK, K. R.; SILVA, J. A.;BONA, A. S.. A EXPERIMENTAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma análise investigativa do guia livro didático e do trabalho docente articulado à BNCC. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande.
FIOREZE, L. A.; NOTARE, M. R.; ALVES, A. M. M.;BONA, A.S.D.. HISTORIA CONTADAS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS AO PROGRAMAR NO SCRATCH: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDER MATEMÁTICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS. 2023.
SANFELICE, G. R.; SANTOS, G. A.;BONA, A. S.. Representações do SELF de Idosos Praticantes de Exercícios Físicos e Possíveis Contribuições das redes Sociais Digitais. 2022. Dissertação (Mestrado em DIVERSIDADE cultural E INCLUSÃO social) - Universidade Feevale.
BONA, A. S.; BARREIRO, C. B.; CALIXTO, P. M.; PORTO JUNIOR, M. J.. Alterensino: produzindo a disciplina de ética e responsabilidade social de um curso técnico subsequente de cooperativismo. 2019 - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BONA, A. S.; NOTARE, M. R.; NUNES, L. N.. Estatística no geogebra: uma análise dos processos de abstração Reflexionante sobre conceitos de medidas de tendencias central. 2019. Dissertação (Mestrado em Porgrama de Pós-Graduação em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BONA, A.S.D.; CONTE, E.; TASCHETTO, L. R.. Redes e narrativas: uma análise das interações em espaços digitais virtuais. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.
BONA, A. S.; WANDERER, F.; BURIGO, E. Z.. O Segredo do números , um estudo de caso sobre múltiplos e divisores no quinto ano do ensino. 2015. Dissertação (Mestrado em Porgrama de Pós-Graduação em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.; NOTARE, M. R.; MORO, M. L. F.. Análise de Interações no Facebook sob o Olhar da Teoria dos Campos Conceituais. 2014. Dissertação (Mestrado em Porgrama de Pós-Graduação em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
NOTARE, M. R.;BASSO, M. V. A.; STORMOWSKI, V.;BONA, A. S.. Aprendizagem Colaborativa Síncrona em Ambientes de Geometria Dinâmica. 2024. Tese (Doutorado em PPGIE- Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BASSO, M. V. A.BONA, A. S.; MENEZES, C. S.; STORMOWSKI, V.. Pensamento Computacional para Professores de Matemática: pensar-com abstrações reflexionantes. 2023. Tese (Doutorado em PPGIE- Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.. Avaliação do Interesse e do fluxo por meio de jogos digitais educacionais no ensino de matemática. 2019. Tese (Doutorado em PPGIE- Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BECKER, F.; MENEZES, C. S.;BONA, A. S.. A Construção de um modelo de Intervenção do professor para a promoção da aprendizagem de matemática apartir de projetos de aprendizagem da cultura digital. 2017. Tese (Doutorado em PPGIE- Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BONA, A.S.D.; ANZANELLO, M. J.; VIDOR, G.. COMBINAÇÃO DE PREVISÕES: UMA PROPOSTA UTILIZANDO ANALISE DOS COMPONENTES PRINCIPAIS. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BECKER, F.;Bona, Aline Silva De; Martins, E. F.;BASSO, M. V. A.. Abstrações Reflexionantes e o Meio Digital: Aliando Recursos para a Aprendizagem de Conceitos de Análise Combinatórios no Ensino Fundamental. 2024.
BASSO, M. V. A.Bona, Aline Silva De; STORMOWSKI, V.. GEOMETRIA DINAMICA NA CONSTRUÇÃO COLABOARTIVA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. 2024.
BASSO, M. V. A.BONA, A. S.; NOTARE, M. R.; STORMOWSKI, V.. Construindo (com) Fractais no Geogebra: dos Registros Dinâmicos às Abstrações Reflexionantes. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em PPGIE- Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
MENEZES, C. S.; STORMOWSKI, V.;BONA, A. S.. Pensamento Computacional para Professores de Matemática: pensar ? com abstrações reflexionantes. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em PPGIE- Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BONA, A.S.D.; ANZANELLO, M. J.; VIDOR, G.. COMBINAÇÃO DE PREVISÕES: UMA SISTEMÁTICA ALTERNATIVA UTILIZANDO ACP. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.; MATOS, D. S. M.; SANTOS, F. D.; CLESAR, C. T. S.. O Uso do Scratch Desplugado na Formação de Professores de Matemática para a Viabilização de Práticas Pedagógicas Voltadas ao Desenvolvimento do Pensamento Computacional. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engen) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.; FIOREZE, L. A.; STORMOWSKI, V.;BASSO, M. V. A.. EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM PLANILHAS: ENTENDENDO O CENÁRIO ECONÔMICO PARA PROTEGER O PODER DE COMPRA ATRAVÉS DOS INVESTIMENTOS. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Porgrama de Pós-Graduação em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BASSO, M. V. A.BONA, A. S.; GIORDANI, L.; STORMOWSKI, V.. COMPUTAÇÃO DESPLUGADAS EM GRUPOS DE HABILIDADES MISTAS: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Porgrama de Pós-Graduação em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BONA, A.S.D.; Martins, E. F.; STORMOWSKI, V.. ROBOTICA EDUCACIONAL NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES EM SOCIOEDUCAÇÃO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADÉMICO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Bona, Aline Silva De; NOTARE, M. R.; ALVES, A. M. M.. HISTÓRIAS CONTADAS PELA PROGRAMAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDER MATEMÁTICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS. 2023.
BONA, A. S.; GIORDANI, L.; STORMOWSKI, V.. ATIVIDADES MATEMATICA EM GRUPOS DE HABILIDADES MISTAS: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2023.
BONA, A. S.; BALTAZAR JUNIOR, R. C. C.; OGLIARI, L. N.; DIEHL, N. M. L.. INTERFACES ENTRE UM MEDIDOR DE VELOCIDADE PORTÁTIL E O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande.
BONA, A. S.. Alterensino: Produzindo a Disciplina de Ética e Responsabilidade Social de Um Curso Técnico Subsequente de Cooperativismo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Teconológica) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Charqueadas.
BONA, A. S.. Percepção dos professores do municípiodeTramandaí/RS sobreos impactosdapandemianas aulas de ciências do ensino fundamental-sériesfinais:Umolhar sobre o desenvolvimento das habilidadese competências da Base Nacional ComumCurricular. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.. O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NAS PRÁTICAS DOCENTES. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.. O PENSAMENTO INFANTIL E A CONCEPÇÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICARACIAL. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
BONA, A.S.D.; WANDERER, F.. Ensinando Geometria Básica através da construção do cubo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BONA, A.S.D.; WANDERER, F.. Geometria na escola: uma análise do ensino do Teorema de Pitágoras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BONA, A.S.D.; WANDERER, F.. Resolução de Problemas de Area e Perímetro das principais figuras geométricas com o uso do software Geogebra.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BONA, A.S.D.; WANDERER, F.. Frações no cotidiano. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BONA, A.S.D.; WANDERER, F.. Area e Perímetro com o uso de mídias digitais: uma proposta de ensino.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.. A Emergência da Profissionalidade Docente:umcaleidoscópioDinâmico dePráticasdeSaladeAula. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.. Por umametodologiadeensinode marketing a partir de gêneros textuais:dasaladeaulaàprática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.. A INTEGRAÇÃO DE DOBRADURAS E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO BÁSICO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Bona, Aline Silva De; MONTEIRO, G. F.; POMPERMAYER, E. M.. UM CONJUNTO DE ATIVIDADES INVESTIG(ATIVAS) DE FUNÇÃO AFIM ANCORADAS NO MODELO HIBRIDO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Bona, Aline Silva De; MONTEIRO, G. F.; POMPERMAYER, E. M.. ORIENTAÇÕES SOBRE A VIVÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA HÍBRIDA DE MATEMÁTICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
ALVES, L. P.;BONA, A. S.. Espaço Lógico: Desenvolvimento de uma aplicação web com o intuito de ensinar conceitos de programação ancorado na metodologia do pensamento computacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
GARCIA, C. M. C.BONA, A. S.. A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA EM SINTONIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.. UMA ANÁLISE DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICA NA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.. USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
HECKLER, M.; PARAVISI, MARCELO;Bona, Aline Silva De. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR SOBRE O ENSINO NA PANDEMIA. 2023.
BONA, A. S.. A INCLUSÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.. A TEORIA DA ATIVIDADE COMO UMA CONCEPÇÃO PARA O ESTUDO DO CONTEÚDO DE PROPORCIONALIDADE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
CARDOSO, L. R. P.;BONA, A. S.. EcoPet: Aplicativo móvel para adoção de animais e denúncias ambientais da região de Osório - RS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
BONA, A. S.; MARTINS, M. G.. Otimização de software para análise filogenética (ExaML) utilizando a arquitetura CUDA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
HEINKE, R. S.;BONA, A. S.. Jogo ?Critérios de Divisibilidade?: Ampliando o Ensino da Matemática Através da Tecnologia Mobile. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
PELISSOLI, C.BONA, A. S.. CLIMA ORGANIZACIONAL E MOTIVAÇÃO EM UNIDADE DE SAÚDE PÚBLICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
FIALHO, P. C. E.;BONA, A. S.. IMPLANTAÇÃO DE CONTROLE E GESTÃO DE CUSTOS DE UMA ENTIDADE SINDICAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
RAIZER, L.;BONA, A. S.; ALBUQUERQUE, F. M.de. Uma Análise Qualitativa sobre os Impactos do Ensino à Distância na Aprendizagem de Programação para Internet. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Pedagógica) - IFRS - Campus Osório.
BONA, A. S.; ALBUQUERQUE, F. M.de; OLIVEIRA, M. A. M.. Rodrigues Franco de Campos Andrighetto.GEOMETRIA: APRENDENDO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Pedagógica) - IFRS - Campus Osório.
BONA, A. S.; ALBUQUERQUE, F. M.de; SOUZA, M. C. H.. Tecnologia de alimentos: uma reflexão sobre o processo de aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Pedagógica) - IFRS - Campus Osório.
BONA, A. S.; SILVA, R. M. S.; BAVARESCO, D.; LUTZ, M. R.. Memorial Descritivo Jussara Aparecida da Fonseca. 2024. INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SAO VICENTE DO SUL.
FONSECA, J. A.; BAVARESCO, D.;BONA, A. S.; NUNES, S. C.. MEMORIAL DESCRITIVO DE MAURICIO RAMOS LUTZ. 2024. INSTITUTO FEDERAL FARROPILHA CAMPUS ALEGRETE.
JELINEK, K. R.; SILVA, J. A.;BONA, A. S.. GUIA DIDÁTICO SOBRE EXPERIMENTAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA: Guia de sugestões para professores que ensinam matemática. 2023. Universidade Federal do Rio Grande.
BONA, A. S.. IV Jornada Científica Sul - Instituto Federal Catarinense. 2011. Instituto Federal Catarinense.
Orientou
UM CONJUNTO DE METODOLOGIAS ANCORADAS NA DANÇA COMO CONTEXTO PARA ENSINAR MATEMÁTICA; Início: 2024; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR SOBRE O ENSINO NA PANDEMINA; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Revisitando a utilização de terrários como prática pedagógica no ensino de Ciências: uma nova abordagem; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Projeto integrador: espaço para a efetivação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA NO IFRS CAMPUS ROLANTE; ATENDENDO AOS INTERESSES DE QUEM?; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Trabalhando com números racionais a partir da perspectiva de uma turma de 2o ano do ensino médio; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
O pensamento ecologizante de Edgar Morin: uma apresentação e algumas percepções na escola básica; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Surf salva: um projeto social esportivo que proporciona autonomia e cidadania a seus participantes; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
A mídia social como ferramenta de engajamento aos temas transversais ao ensino: estudo de caso sobre o facebook do IFRS Campus Osório; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
O exercício físico para o idoso: um movimento de cidadania; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE REFLEXÕES SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
?code; org? UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Uma reflexão sobre os tributos no âmbito do investimento; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS LÚDICAS; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
O uso de compiladores no ensino de algoritmos; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
O MÉTODO DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ESTRUTURAS DE EDIFICAÇÕES NO ENSINO TECNOLÓGICO E OS RESULTADOS NA APRENDIZAGEM; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
ARTISTAGEM DA RECONSTRUÇÃO: A INTERVENÇÃO PROPOSITIVA NO ESPAÇO ESCOLAR REVIS(I)TADO; ; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
?A INTEGRAÇÃO DE DOBRADURAS E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO BÁSICO; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
ORIENTAÇÕES SOBRE A VIVÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA HÍBRIDA DE MATEMÁTICA; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
?UM CONJUNTO DE ATIVIDADES INVESTIG(ATIVAS) DE FUNÇÃO AFIM ANCORADAS NO MODELO HÍBRIDO; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Espaço Lógico: Desenvolvimento de uma aplicação web com o intuito de ensinar conceitos de programação ancorado na metodologia do pensamento computacional; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
?USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
?A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA EM SINTONIA; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
UMA ANÁLISE DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICA NA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
?A INCLUSÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
A TEORIA DA ATIVIDADE COMO UMA CONCEPÇÃO PARA O ESTUDO DO CONTEÚDO DE PROPORCIONALIDADE; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Jogo ?Critérios de Divisibilidade?: Ampliando o Ensino da Matemática Através da Tecnologia Mobile; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
: IMPLANTAÇÃO DE CONTROLE E GESTÃO DE CUSTOS DE UMA ENTIDADE SINDICAL; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
CLIMA ORGANIZACIONAL E MOTIVAÇÃO EM UNIDADE DE SAÚDE PÚBLICA; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia; (Orientador);
Wiki-Pbworks e Portfólios de Matemática; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Aprendendo a aprender Matemática com os Portfólios de Matemática; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
ATIVIDADES LÚDICAS: INSTRUMENTO IMPORTANTE PARA O ENSINO DA GEOMETRIA; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
UM CONJUNTO DE METODOLOGIAS ANCORADAS NA DANÇA COMO CONTEXTO PARA ENSINAR MATEMÁTICA; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educacao Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Aline Silva De Bona;
Revisitando a utilização de terrários como prática pedagógica no ensino de Ciências: uma nova abordagem; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
Projeto integrador: espaço para a efetivação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
Trabalhando com números racionais a partir da perspectiva de uma turma de 2º ano do ensino médio; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
Surf salva: um projeto social esportivo que proporciona autonomia e cidadania a seus participantes; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
A mídia social como ferramenta de engajamento aos temas transversais ao ensino: estudo de caso sobre o facebook do IFRS Campus Osório; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
O exercício físico para o idoso: um movimento de cidadania; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
?code; org? UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE REFLEXÕES SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
O uso de compiladores no ensino de algoritmos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS LÚDICAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
ARTISTAGEM DA RECONSTRUÇÃO: A INTERVENÇÃO PROPOSITIVA NO ESPAÇO ESCOLAR REVIS(I)TADO; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
O MÉTODO DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ESTRUTURAS DE EDIFICAÇÕES NO ENSINO TECNOLÓGICO E OS RESULTADOS NA APRENDIZAGEM; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
Teorema de Pitágoras com GeoGebra; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Aline Silva De Bona;
Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Aline Silva De Bona;
Uso da planilha eletrônica para calcular juro composto : uma experiência na educação de jovens e adultos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Aline Silva De Bona;
Uma prática com planilhas e GeoGebra na escola básica para abordar matemática financeira; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Aline Silva De Bona;
O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Aline Silva De Bona;
A matemática financeira e a planilha eletrônica aliadas na educação financeira emancipatória; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Aline Silva De Bona;
ORIENTAÇÕES SOBRE A VIVÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA HÍBRIDA DE MATEMÁTICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
Um conjunto de atividades investig(ativas) de função afim ancoradas no modelo híbrido; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
Jogo "Critérios de divisibilidade": ampliando o ensino da matemática através da tecnologia mobile; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - IFRS - Campus Osório; Orientador: Aline Silva De Bona;
Feedback: um estratégia metcognitiva em Portfólio de Matemática; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia; Orientador: Aline Silva De Bona;
Energia Eólica versus Energia Hidraulica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia; Orientador: Aline Silva De Bona;
Artigo Científico: aprendendo a ler; 2011; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Aline Silva De Bona;
Artigo Científico: Energia Eólica versus Energia Hidráulica; 2011; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio Técnico Integrado em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia; Orientador: Aline Silva De Bona;
ALICE 3D EM PORTFÓLIOS DE MATEMÁTICA; 2010; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio Estadual Ruben Berta; Orientador: Aline Silva De Bona;
CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS DE MATEMÁTICA USANDO PBWORKS; 2010; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio Estadual Ruben Berta; Orientador: Aline Silva De Bona;
CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS DE MATEMÁTICA NA FORMA DE HIPERTEXTO; 2010; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio Estadual Ruben Berta; Orientador: Aline Silva De Bona;
PORTFÓLIOS DE MATEMÁTICA: APRENDENDO COM ALEGRIA E DE FORMA COOPERATIVA; 2010; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio Estadual Ruben Berta; Orientador: Aline Silva De Bona;
Produções bibliográficas
-
GERMANO, R. A. ; BONA, A. S. . DESENVOLVENDOHABILIDADESMATEMÁTICASCOMDOBRADURASDEPAPEL:UMAPESQUISA-AÇÃO. https://doi.org/10.35819/publica-ifrs.v3.n1.a7590 , v. v3, p. 1-12, 2025.
-
GERMANO, R. A. ; BONA, A. S. . Algoritmos Adaptados para Alunos com Deficiência Visual: Inovando o Ensino de Matemática Através de Dobraduras de Papel e Pensamento Computacional. WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE) , v. 1, p. 68-79, 2024.
-
GERMANO, R. A. ; SOARES. J. M. ; BONA, A. S. . EXPLORANDO AS DOBRADURAS E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTEGRADA. Anais CIET:Horizonte|2024 , v. 7, p. 1-16, 2024.
-
GERMANO, R. A. ; NUNES, N. B. ; BONA, A. S. . Explorando Funções Lineares através da Dobradura do Barco: Uma Abordagem Interativa para a Educação Matemática. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação , v. 1, p. 2079-2088, 2024.
-
REICHOW DE SOUZA, EDUARDA ; SILVA DE BONA, ALINE ; LEMKE KOLOGESKI, ANELISE . USO DAS TECNOLOGIAS NA INFÂNCIA. Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação , v. 2, p. 1-9, 2024.
-
DE SOUZA PEREIRA, HENRIQUE ; LEMKE KOLOGESKI, ANELISE ; SILVA DE BONA, ALINE . Notas que ficam: uma abordagem lúdica para o ensino de violãoNotes that Stay: A Playful Approach to Teaching Guitar. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia , v. 13, p. 1-12, 2024.
-
PETSCH, C. ; VELHO, Luiz Felipe ; BATISTA, N. L. ; BONA, A. S. ; SIMÕES, J. C. . Estudantes blogueiros: interagindo com a educação polar. Revista Tamoios , v. 19, p. 223-241, 2023.
-
PETSCH, C. ; BATISTA, N. L. ; VELHO, Luiz Felipe ; FRANCAS, B. S. ; FERNANDES, J. B. ; BONA, A. S. . O que os livros didáticos trazem sobre o continente antártico e a criosfera?. CADERNO DE GEOGRAFIA , v. 33, p. 987-1009, 2023.
-
GERMANO, R. A. ; BONA, A. S. . A DOBRADURA E O USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO PERÍODO DE SONDAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Anais da 13.ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa â013 MoExP , v. 1, p. 58-68, 2023.
-
EHLERT, M. J. H. ; BONA, Aline de . A educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica no IFRS: uma análise do perfil dos estudantes para a construção de indicadores de permanência e êxito. EJA EM DEBATE , v. 12, p. 90-117, 2023.
-
DE BONA, ALINE SILVA ; SILVA, RODRIGO SYCHOCKI DA . O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas: um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente. Educação Matemática em Revista , v. 28, p. 1-15, 2023.
-
Nunes, Natália Bernardo ; DE BONA, ALINE SILVA ; Kologeski, Anelise Lemke ; BATISTA, VITHÓRIA DA SILVEIRA ; ALVES, LUCAS PINHEIRO . (DES)PLUGA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL APLICADO EM ATIVIDADES INOVADORAS. CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 36, p. 72-88, 2021.
-
PELISSOLI, C. ; BONA, Aline Silva de . Curso MOOC construído em tempo de Pandemia: Matemática em Diferentes Contextos. Viver IFRS - Revista da Pró-reitoria de Extensão do IFRS , v. 9, p. 187-189, 2021.
-
NUNES, N. B. ; BONA, Aline Silva De . O pensamento computacional e algumas questões da OBMEP como Metodologias inovadoras para as aulas de Matemática. Anais do VIII Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais , v. 1, p. 9-12, 2021.
-
DE BONA, Aline ; TRUYLIO, JOSÉ . A metodologia adotada para a construção de um banco de questões de geometria. REVISTA THEMA , v. 15, p. 133-142, 2018.
-
DE BONA, Aline ; LUTZ, MAURÍCIO . A tecnologia digital: um recurso que proporciona uma metodologia diferenciada. REVISTA THEMA , v. 15, p. 143-155, 2018.
-
DE BONA, Aline ; MONTEIRO, LUCAS ; MAGALHÃES, MARCELO ; METINGER, JONATA ; MIGOWSKI, SERGIO . A Formação de Equipes na Organização da Semana Acadêmica Integrada de Três Cursos Superiores do IFRS - Campus Osório. REVISTA THEMA , v. 14, p. 199-211, 2017.
-
PELISSOLI, CLAUDIA ; DE BONA, Aline . Metodologia de ensino e aprendizagem sobre relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. REVISTA THEMA , v. 14, p. 243-267, 2017.
-
DE BONA, Aline ; PARAVISI, THAÍS ; PARAVISI, MARCELO . A relação professor-aluno por dois olhares entre colegas-professores no curso de Formação Pedagógica Básica e Profissional. REVISTA THEMA , v. 14, p. 50-61, 2017.
-
DE BONA, Aline ; MARCON, GLAUCIA ; SILVEIRA, SILVANA ; MEDEIROS, SILVANA . Formação Docente: um processo permanente e atual. REVISTA THEMA , v. 14, p. 14-24, 2017.
-
BONA, A. S. ; VIEGAS, T. R. ; LUTZ, M. R. ; PARAVISI, M. ; MAGALHAES, M. B. . A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA E OS ALGORITMOS: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR METODOLÓGICA DE SALA DE AULA. Revista Educação & Tecnologia , v. 22, p. 39-51, 2017.
-
DE BONA, Aline ; PARAVISI, MARCELO . O Whatsapp: um espaço de construção escolar e administrativa. Revista Thema , v. 13, p. 15-23, 2016.
-
Ribeiro, Dário ; BONA, A.S.D. . PLANILHAS ELETRÔNICAS: UM RECURSO PARA APRENDER MATEMÁTICA FINANCEIRA. REMAT: REVISTA ELETRÔNICA DA MATEMÁTICA , v. 1, p. 1-11, 2016.
-
BONA, A.S.D. ; Ribeiro, Ricardo. . O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia , v. 5, p. 1-15, 2016.
-
BONA, A.S.D. ; Ribeiro, Ricardo. ; SILVA, B. O. ; ENGEL, C. D. G. S. ; GARCIA, C. M. C. ; SANTOS JUNIOR, C. R. ; MONTEIRO, J. L. ; DADA, L. G. M. ; BARATO, M. N. ; SILVA, M. ; SILVA, R. R. ; VASCONCELLOS, T. R. P. ; VIERA, T. B. ; GRASSI, T. B. ; ROSSI, W. A. . Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática , v. 2, p. 138-158, 2016.
-
DE BONA, Aline ; FARIAS, M. ; Lorensi, Danielli ; Almeida, S. . Equipes de trabalho ou grupos de cooperativos na Semana Acadêmica Integrada do IFRS - Campus Osório. REVISTA THEMA , v. 13, p. 79-87, 2016.
-
BONA, A. S. ; MONTEIRO, J. L. ; ENGEL, C. D. G. S. ; GARCIA, C. M. C. ; SANTOS JUNIOR, C. R. ; DADA, L. G. M. ; BARATO, M. N. ; SILVA, M. ; SILVA, R. R. ; VASCONCELLOS, T. R. P. ; VIERA, T. B. ; GRASSI, T. B. ; ROSSI, W. A. . Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente. REMAT: REVISTA ELETRÔNICA DA MATEMÁTICA , v. 2, p. 138-153, 2016.
-
MATTOS, E.B.V. ; BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . Iniciação Científica e a Aprendizagem de Matemática na Educação Básica. REVISTA IBEROAMERICANA DE TECNOLOGIA EN EDUCACIÓN Y EDUCACIÓN EN TECNOLOGÍA (EN LÍNEA) , v. 18, p. 41-50, 2016.
-
BONA, ALINE SILVA ; Ribeiro, Dário . As planilhas eletrônicas e a matemática financeira: um espaço para aprender a aprender. REVISTA SCIENTIATEC , v. 3, p. 16-28, 2016.
-
DE BONA, ALINE SILVA ; RIBEIRO, RICARDO . O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia , v. 5, p. 1-13, 2016.
-
BONA, Aline Silva de ; SOUZA, MARIA THEREZA COSTA COELHO DE . Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget. PSICOLOGIA USP (IMPRESSO) , v. 26, p. 240-248, 2015.
-
DE BONA, ALINE SILVA ; BRAVO, LUCAS ; MACIEL, VINICIUS ; BASSO, MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO . APRENDENDO MATEMÁTICA NA REDE SOCIAL FACEBOOK POR AÇÕES COOPERATIVA. REVISTA SCIENTIATEC , v. 1, p. 5-16, 2014.
-
BASSO, M. V. A. ; BONA, A.S.D. ; PESCADOR, C. M. ; KOEHLER, C. ; FAGUNDES, L.C. . Redes sociais: espaço ganhar dinheiro na internet de aprendizagem digital cooperativo. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS) , v. 18, p. 135-149, 2013.
-
BONA, A.S.D. ; LEAL, L.B. . O DIÁLOGO E A AUTONOMIA NA PRÁTICA INVESTIGATIVA DE MATEMÁTICA. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire , v. 1, p. 1, 2013.
-
BONA, A.S.D. ; DREY, Rafaela Fetzner . PIAGET E VYGOTSKY: UM PARALELO ENTRE AS IDEIAS DE COOPERAÇÃO E INTERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia , v. 2, p. 1-17, 2013.
-
BONA, A. S. ; MORAIS, A. D. ; MATTOS. E. B. V. ; BASSO., A. V . APRENDIZAGEM COOPERATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE ATRAVÉS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade , v. XI, p. 1-15, 2013.
-
BONA, A. S. ; MORAIS, A. D. ; MATTOS. E. B. V. ; BASSO., A. V . APRENDIZAGEM COOPERATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE ATRAVÉS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade , v. XI, p. 1-15, 2013.
-
BONA, A. S. ; MORAIS, A. D. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . Cultura Digital e a Aprendizagem Cooperativa. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 10, p. 1-11, 2012.
-
BONA, A. S. ; MATTOS, E.B.V. ; ROSA, M. B. ; PESCADOR, C. M. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA:percepção do professores a partir dos projetos de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 10, p. 1-11, 2012.
-
BONA, A. S. ; DALMINELLI ; OLIVEIRA, H. L. . Aprendendo a ler artigo científico. Revista Científica Trajetória Multicursos , v. 5, p. 20-25, 2012.
-
BONA, A. S. ; MATTOS. E.B.V ; ROSA, M.B. ; PESCADOR, C. M. ; FAGUNDES, Léa da Cruz ; BASSO, M. V. A. . Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA: percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 10, p. 1-10, 2012.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, Léa da Cruz . Facebook: um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da Matemática. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 10, p. 1-9, 2012.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, Léa da Cruz . Gibi Digital: uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 10, p. 1-11, 2012.
-
BONA, A. S. ; MORAIS, A. D. ; FAGUNDES, Lea da Cruz ; BASSO., A. V . Cultura Digital e Aprendizagem Cooperativa. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 10, p. 1, 2012.
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 9, p. 1-10, 2011.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 9, p. 1-11, 2011.
-
BONA, A. S. ; SCHAFER, P. B. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . Cooperação na Complexidade: Possibilidades de Aprendizagem Matemática. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 9, p. 1-10, 2011.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática: uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 15, p. 1-10, 2010.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA:análise reflexiva do erro como parte do processo de aprendizagem. Anais do 1o Simpósio de Ensino de Física e Matemática: Práticas Docentes Inovadoras , v. 1, p. 1-14, 2010.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Construção de Portfólios de Matemática usando Pbworks. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 16, p. 1-11, 2010.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática:um instrumento de análise do processo de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 7, p. 1-11, 2009.
-
BONA, A. S. . Programação Financeira: elemento importante para o exercício profissional do contador. Cadernos FAPA , v. 3, p. 1/1, 2008.
-
BONA, A. S. . O CONTROLE DOS ATOS DE GESTÃO DA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA. Cadernos FAPA , v. 1, p. 29-197, 2008.
-
BONA, A. S. . O MARKETING SOCIAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL. Cadernos FAPA , v. 1, p. 30-210, 2008.
-
HENKEL, M. S. ; BONA, A. S. . As dobraduras Mágicas. 1. ed. Itapiranga/SC: Editora Schreiben, 2024. 52p .
-
SELISTRE, I. C. T. (Org.) ; Bona, A. S. (Org.) . Cenas e Cenários Teatrais no Ensino Médio : fundamentos e experiências. 1. ed. Itapiranga: Schreiben, 2024. 69p .
-
BONA, A. S. ; SILVA, E. F. D. (Org.) ; LAMEIRO, M. G. S. (Org.) ; HECKLER, M (Org.) . Atmosfera STEAM na escola básica: um processo colaborativo entre teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Pragmatha, 2022. 220p .
-
Bona, Aline Silva De ; OLIVEIRA, D. A. . Concepções da Educação Matemática: um olhar docente reflexivo em formação no contexto do Ensino Remoto. 1. ed. Sâo Paulo: LF - Livraria da Física, 2021.
-
Bona, Aline Silva De ; LUZ, B. F. ; OLIVEIRA, F.R. ; MONTEIRO, G. F. ; OLIVEIRA, J. C. S. . Projeto "Práticas investigativas para a verdade matemática no ensino médio".. 1. ed. Sâo Paulo: LF - Livraria da Física, 2020.
-
BONA, Aline Silva de ; ROSA, L. P. . Vivências e práticas da educação infantil no município de Osório: um olhar encantador sobre o desenvolvimento das crianças. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019.
-
BONA, Aline Silva de . Ações Mobilizadoras em Diferentes Espaços de Aprendizagem. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019.
-
BONA, Aline Silva de . Práticas, experi~encias e fazeres na educação: uma diversidade em prol da complexidade.. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019. 276p .
-
DE BONA, Aline ; LOPES, L. M. D. . A Educação e suas Múltiplas Possibilidades em Tempos Atuais. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018.
-
DE BONA, Aline ; LUFT, G. F. C. . Conexão no processo educativo:Possiveis olhares sobre a Matemática, a literatura, a Informática e a Ética. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 100p .
-
DE BONA, Aline ; PELISSOLI, C. . A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB OLHAR INTERDISCIPLINAR. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 100p .
-
BONA, A.S.D. ; BASSO, M. V. A. ; SANT?ANA, A. A. ; Bortoletti, A.A ; Ripoll, C.C ; Salin, E. B. ; DALMINELLI ; Martins, E. F. ; MARTINS, F.L.F. ; MOELLWALD, F. E. ; MATTE, I. ; MORAES, J. F. D. D. ; ROCHA, J. ; DOERING, L. R. ; NOTARE, M. R. ; GRAVINA, M. A. ; SANT?ANA, M. D. F. ; FURLAN, M. ; LUTZ, M. R. ; MEIER, M. ; et.al . A matemática na escola: pesquisas na sala de aula. 1. ed. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2016. v. 1. 284p .
-
BONA, A.S.D. . AULAS INVESTIGATIVAS E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITO DE MATEMÁTICA: um estudo a partir da teoria de Piaget.. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 132p .
-
BONA, A.S.D. . Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática. 1. ed. Saarbrucken - Alemanha: Noves Edições Acadêmicas, 2014. v. 1. 340p .
-
BONA, A.S.D. . Portfólio de Matemática. 1. ed. Saarbrucken - Alemanha: Novas Edições Academicas, 2014. v. 1. 526p .
-
MACHADO, E.L.M. (Org.) ; SILVA, R. O. (Org.) ; BONA, A.S.D. (Org.) ; SCHNEIDER, Andressa Caroline (Org.) ; DREY, Rafaela Fetzner (Org.) . Decifrando o balanço patrinomial e o estatuto social. 1. ed. Porto Alegre: Corag, 2013. 48p .
-
ZANELLA, L. ; ROCHA, J. G. ; PUGEN, B. ; BONA, A. S. . Agroecologia e Educação Ambiental também são sobre afeto: vivências ambentais no IFRS Campus Osório. In: Núcleo de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental do IFRS. (Org.). Caminhos da agroecologia no IFRS: a política institucional e as práticas em agroecologia, segurança alimentar e nutricional e educação Ambiental [recurso eletrônico]. 1ed.Bento Gonçalves: [2025] Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - PROPPI, 2025, v. 1, p. 172-193.
-
Blumm, Alexia Lenara ; BONA, Aline Silva de . SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: FRANCISCO ANTÓNIO MACHADO ARAÚJO. (Org.). EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E CONTEMPORANEIDADE: Pesquisa, Formação, Política e Processos Educativos. IIed.: Acadêmica Editorial, 2024, v. 4, p. 66-81.
-
Dada, Leonardo Geziel de Matos ; BONA, Aline Silva de . O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: UMA PROPOSTA E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: FRANCISCO ANTÓNIO MACHADO ARAÚJO. (Org.). EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E CONTEMPORANEIDADE: Pesquisa, Formação, Política e Processos Educativos. IIed.: Acadêmica Editorial, 2024, v. 4, p. 82-96.
-
BONA, Aline Silva de ; Machado, Lisandro Bitencourt ; BASSO, MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO . UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA NO CONTEXTO DA COPA DO MUNDO COM RESOLUÇÃO GEOMÉTRICA CRIATIVA NO GEOGEBRA. In: FRANCISCO ANTÓNIO MACHADO ARAÚJO. (Org.). EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E CONTEMPORANEIDADE: Pesquisa, Formação, Política e Processos Educativos. IIed.: Acadêmica Editorial, 2024, v. 4, p. 97-121.
-
GERMANO, R. A. ; NUNES, N. B. ; BONA, A.S.D. . ESPIRAIS E MOLAS NA MATEMÁTICA: DOBRADURAS E PENSAMENTO COMPUTACIONAL. In: AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR (ROINUJ TAMBORINDEGUY); GABRIEL SILVEIRA PEREIRA; BRUNA BEATRIZ DA ROCHA; REBECA FREITAS IVANICSKA. (Org.). Educação, trabalho e transformação social : caminhos para uma práxis pedagógica emancipatória. Ied.Itapiranga: Editora Schreiben, 2024, v. , p. 308-318.
-
SANTOS, L. T. ; GUERRA, L. C. ; PORTAL, L. S. L. ; BONA, A.S.D. . DOBRADURAS E A COMPUTAÇÃO (DES)PLUGADA: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR (ROINUJ TAMBORINDEGUY); GABRIEL SILVEIRA PEREIRA; BRUNA BEATRIZ DA ROCHA; REBECA FREITAS IVANICSKA. (Org.). Educação, trabalho e transformação social : caminhos para uma práxis pedagógica emancipatória. Ied.Itapiranga: Editora Schreiben, 2024, v. , p. 319-328.
-
BONA, A. S. ; SILVA, R. S. D. . A mobilização der uma trajetória docente em "pesquisa" na Educação Matemática por meio das tecnologias: meios e formas. In: Rodrigo Sychoski da Silva. (Org.). Açoes e proposições com o uso das tecnologias digitais na educação matemática: experimentos, reflexões e aprendizados de/para quem ensina matemática. 1ed.Porto Alegre: Casaletras, 2024, v. 1, p. 9-210.
-
BONA, A. S. ; SANTOS, T. P. ; KAISER, K. S. . O TEATRO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) CAMPUS OSÓRIO. In: Isabel Cristina Tedesco Selistre ; Aline Silva de Bona. (Org.). Cenas e Cenários Teatrais no Ensino Médio : fundamentos e experiências. 1ed.Itapiranga: Schreiben, 2024, v. 1, p. 33-40.
-
BONA, A. S. . A INTEGRAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS TEATRAIS: IFRS E ALBATROZ. In: Isabel Cristina Tedesco Selistre ; Aline Silva de Bona. (Org.). Cenas e Cenários Teatrais no Ensino Médio : fundamentos e experiências. 1ed.Itapiranga: Schreiben, 2024, v. 1, p. 55-60.
-
BONA, A. S. . A MATEMÁTICA É DIFICIL? CONSIDERAÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO EJA INTEGRADA A EPT DO IFRS SOBRE A DISCIPLINA. PROJETO EJA/EPT NO IFRS: AÇÕES E REFLEXÕES. Ied.BENTO GONÇALVES: GRAFFOLUZ EDITORA E INDUSTRIA GRAFICA, 2023, v. , p. 125-136.
-
EHLERT, M. J. H. ; BONA, A. S. ; OLIVEIRA, G. G. . UM PERFIL DOCENTE EM CONSTRUÇÃO AOS CURSOS EJA INTEGRADO A EPT DO IFRS DE 2022: DO CONHECER AO ENTENDER. In: RUBILAR SIMOES JR; GREICIMARA VOGT FERRARI;FERNANDO LÓRIS ORTOLAN. (Org.). PROJETO EJA/EPT NO IFRS: AÇÕES E REFLEXÕES. Ied.BENTO GONÇALVES: GRAFFOLUZ EDITORA E INDUSTRIA GRAFICA, 2023, v. , p. 49-62.
-
BONA, A.S.D. ; EHLERT, M. J. H. ; OLIVEIRA, G. G. . O PERFIL DO ESTUDANTE DA EJA INTEGRADA À EPT DO IFRS EM 2022: PERSPECTIVAS DE UMA ANALISE QUANTI-QUALITATIVA EM PROCESSO PARA PERMANÊNCIA E EXITO. In: RUBILAR SIMOES JR; GREICIMARA VOGT FERRARI;FERNANDO LÓRIS ORTOLAN. (Org.). PROJETO EJA/EPT NO IFRS: AÇÕES E REFLEXÕES. Ied.BENTO GONÇALVES: GRAFFOLUZ EDITORA E INDUSTRIA GRAFICA, 2023, v. , p. 63-78.
-
FRANZMANN, S. ; Bona, Aline Silva De . MEMÓRIAS-APRENDIZAGEM E DURAÇÃO NO ACONTECIMENTO EDUCATIVO: NOTA ACERCA DE UM EXPERIMENTO VITAL PARA FORMAÇÃO DOCENTE. In: ALEXANDRE RICARDO LOBO DE SOUZA; ELISA DAMINELLI; MARCELO VIANNA; MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA. (Org.). ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL: REFLEXÕES, PRATICAS E DESAFIOS. Ied.: , 2022, v. , p. 05-290.
-
GREFF, G. V. ; ALVES, L. P. ; NUNES, N. B. ; BONA, A. S. . - ?Construa uma casa?: atividade investigativa através do Pensamento Computacional e a construção de algoritmos. In: ALINE SILVA DE BONA. (Org.). (DES)PLUGA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRELADO A ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E UMA METODOLOGIA INOVAORA. Ied.SÃO PAULO: PRAGMATHA, 2022, v. 03, p. 160-179.
-
NUNES, N. B. ; BONA, A. S. . O Pensamento Computacional como metodologia na aprendizagem de matemática: uma experimentação com base em questões da OBMEP. In: ALINE SILVA DE BONA. (Org.). (DES)PLUGA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRELADO A ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E UMA METODOLOGIA INOVAORA. Ied.SÃO PAULO: PRAGMATHA, 2022, v. 03, p. 180-192.
-
BONA, A.S.D. ; BASSO, M. V. A. . - A Diversidade de Resoluções criadas para Problemas de Matemática na Escola Básica ancorada no Pensamento Computacional. In: ALINE SILVA DE BONA. (Org.). (DES)PLUGA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRELADO A ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E UMA METODOLOGIA INOVAORA. Ied.SÃO PAULO: PRAGMATHA, 2022, v. 03, p. 193-210.
-
GREFF, G. V. ; BONA, A.S.D. . Pensamento Computacional e a aprendizagem por desafios: um estudo de caso na educação básica. In: ALINE SILVA DE BONA. (Org.). (DES)PLUGA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRELADO A ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E UMA METODOLOGIA INOVAORA. Ied.SÃO PAULO: PRAGMATHA, 2022, v. 03, p. 211-254.
-
DORNELES, A. C. F. ; BONA, A.S.D. ; KOLOGESKI, A. L. . Análise do Uso da Tecnologia por Crianças com Base na Aplicação de um Jogo de Labirinto nas Versões Concreta e Digital. In: ALINE SILVA DE BONA. (Org.). (DES)PLUGA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRELADO A ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E UMA METODOLOGIA INOVAORA. Ied.SÃO PAULO: PRAGMATHA, 2022, v. 03, p. 273-291.
-
SILVA, E. K. G. ; BONA, A. S. ; KOLOGESKI, A. L. . Comparando a Utilização da Tecnologia na Infância com uma Tarefa nas versões Plugada e Desplugada com Crianças de 4 a 5 anos. In: ALINE SILVA DE BONA. (Org.). (DES)PLUGA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRELADO A ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E UMA METODOLOGIA INOVAORA. Ied.SÃO PAULO: PRAGMATHA, 2022, v. 03, p. 292-303.
-
DORNELES, A. C. F. ; BONA, A.S.D. ; KOLOGESKI, A. L. . - Recomendações para o uso das Tecnologias na Infância. In: ALINE SILVA DE BONA. (Org.). (DES)PLUGA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRELADO A ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E UMA METODOLOGIA INOVAORA. Ied.SÃO PAULO: PRAGMATHA, 2022, v. 03, p. 304-317.
-
BONA, A. S. ; SILVA, E. F. D. ; LAMEIRO, M. G. S. ; HECKLER, M . Orientação ao leitor!. In: Aline Silva De Bona; Edson Fabrício Dias da Silva; Magna da Gloria Silva Lameiro; Marla Heckler. (Org.). Atmosfera STEAM na escola básica: um processo colaborativo entre teoria e prática. 1ed.São Paulo: Pragmatha, 2022, v. , p. 6-220.
-
BONA, A. S. . O pensamento computacional como uma metodologia inovadora em atividades investigativas. In: Aline Silva De Bona; Edson Fabrício Dias da Silva; Magna da Gloria Silva Lameiro; Marla Heckler. (Org.). Atmosfera STEAM na escola básica: um processo colaborativo entre teoria e prática. 1ed.São Paulo: Pragmatha, 2022, v. , p. 6-220.
-
BONA, A. S. ; FERNANDEZ, F. da S. M. ; FLÔR, R. C. ; FRASSÃO, K. K. F. ; MARTINS, Dayse M. ; MATEUS, Y. G. A. S. ; MÜLLER, M. V. ; PEREIRA, A. M. ; PEREZ, D. L. S. C. ; RODRIGUES, F. L. ; SILVA, B. V. ; VARGAS, C. S. . UM OLHAR EM FORMAÇÃO PARA AS TENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DO ENSINO REMOTO AOS TEMPOS COMPLEXOS. CIÊNCIA E INOVAÇÃO: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR. 1ed.: Arco Editores, 2022, v. , p. 42-90.
-
MAGALHAES, M. B. ; Santos, L.S. ; BONA, A. S. ; KOLOGESKI, A. L. . Uma Proposta Desplugada e Investigativa para a Educação Física no Ensino Remoto com uma Metodologia Ancorada no Pensamento Computacional. In: ALINE SILVA DE BONA. (Org.). (DES)PLUGA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRELADO A ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E UMA METODOLOGIA INOVAORA. Ied.SÃO PAULO: PRAGMATHA, 2022, v. 03, p. 255-272.
-
Bona, Aline Silva De . A disciplina de Concepções em Educação Matemática na Modalidade Ensino Remoto: um relato analítico. In: Aline Silva De Bona; Débora Almeida de Oliveira. (Org.). Concepções da Educação Matemática: um olhar docente reflexivo em formação no contexto do Ensino Remoto. 1ed.Sâo Paulo: LF - Livraria da Física, 2021, v. , p. 17-32.
-
Bona, Aline Silva De ; OLIVEIRA, D. A. ; ROSA, L. P. . Conclusão: Vamos Acreditar na Educação?. In: Aline Silva De Bona; Débora Almeida de Oliveira. (Org.). Concepções da Educação Matemática: um olhar docente reflexivo em formação no contexto do Ensino Remoto. 1ed.Sâo Paulo: LF - Livraria da Física, 2021, v. , p. 191-.
-
BONA, Aline Silva De ; SOARES, C. J. ; WELTER, L. M. ; HECKLER, M ; GOMES FILHO, S. A. . PROJETO INTEGRADOR EM TEMPO DE PANDEMIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRS ? CAMPUS OSÓRIO: UM PROCESSO DE APRENDER A APRENDER COLABORATIVO ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES. In: Cristiana Barcelos da Silva e Andrelize Schabo Ferreira de Assis. (Org.). Vivências didáticas Metodologias aplicadas em ensino e aprendizagem. vol.1. 1ed.Rio de Janeiro: e-publicar, 2021, v. 1, p. 10-31.
-
BONA, A.S.D. ; NUNES, N. B. ; Bobsin, Rafaela da Silva . O PENSAMENTO COMPUTACIONAL PRESENTE EM ATIVIDADES DESPLUGADAS E PLUGADAS MOBILIZAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: Cristiana Barcelos da Silva e Andrelize Schabo Ferreira de Assis. (Org.). Vivências didáticas Metodologias aplicadas em ensino e aprendizagem. vol.1. 1ed.Rio de Janeiro: e-publicar, 2021, v. 1, p. 63-84.
-
BONA, Aline Silva De . CRIANDO/CONSTRUINDO PROBLEMAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PRÁTICA ACADÊMICA E PROFISSIONAL. In: Cristiana Barcelos da Silva e Andrelize Schabo Ferreira de Assis. (Org.). Vivências didáticas Metodologias aplicadas em ensino e aprendizagem. vol.3. 1ed.Rio de Janeiro: e-publicar, 2021, v. 3, p. 297-315.
-
NUNES, N. B. ; BONA, Aline Silva De ; Kologeski, Anelise Lemke . INVESTIGAÇÃO DE INICIATIVAS RELACIONADAS AO USO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO MÉDIO. In: Cristiana Barcelos da Silva e Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Tecnologia educacional em perspectiva: Caminhos da pesquisa para inovação, Vol. 1. 1ed.Rio de Janeiro: e-publicar, 2021, v. 1, p. 11-28.
-
HOFFMANN, L. M. ; Santos, L.S. ; BONA, Aline Silva De . A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS: AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO QUANTO AOS CUIDADOS COM A SAÚDE. In: Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Enfermagem: Atuação e inovação no cuidado aos pacientes, Vol. 1. 1ed.Rio de Janeiro: e, 2021, v. 1, p. 34-50.
-
BONA, Aline Silva de ; Nunes, Natália Bernardo ; Bobsin, Rafaela da Silva ; Kologeski, Anelise Lemke . PROBLEMAS INVESTIGATIVOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MOBILIZADOR À APRENDIZAGEM. In: Ernane Rosa Martins. (Org.). Ciência da Computação: tecnologias emergentes em computação - Volume 2. 1ed.Guarujá, SP: Científica Digital, 2021, v. 2, p. 171-185.
-
BONA, A. S. . ATIVIDADES DESPLUGADAS E INVESTIGATIVAS DE MATEMÁTICA: A ABSTRAÇÃO ENQUANTO INTEGRANTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DA PRÁTICA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. In: Adilson Cristiano Habowski; Liziany Müller; Daniele da Rocha Schneider; Silvana Zancan. (Org.). SOBRE AS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCATIVO: ABORDAGENS COMUNICATIVAS, AUTOCRÍTICAS E (RE) CONSTRUTIVAS. 1ed.Santa Maria RS: Arco Editores, 2021, v. 1, p. 27-45.
-
BONA, A. S. ; LUCCHESI, I. L. ; FIOREZE, L. A. . A potencialização de estratégias de ensino durante o período de pandemia do coronavírus. In: Leandra Anversa Fioreze; Fabrício Fernando Halberstadt. (Org.). Aprendizagens e Vivências no Ensino de Matemática em tempos de pandemia [recurso eletrônico]. Ied.PORTO ALEGRE: EDITORA FI, 2021, v. , p. 163-206.
-
BONA, A. S. ; OLIVEIRA, D. A. ; ROSA, L. P. . Conclusão: Vamos acreditar na educação?. In: Aline Silva De Bona; Débora Almeida de Oliveira. (Org.). Concepções da Educação Matemática. 1ed.São Paulo: Editora e Livraria da Física, 2021, v. , p. 9-191.
-
Kologeski, Anelise Lemke ; BONA, Aline Silva de ; Weiand, Augusto ; Bobsin, Rafaela da Silva . Pensamento computacional: Tecnologias, inclusão digital e ludicidade. Série Educar- Volume 22 ¿ Tecnologia. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 22, p. 22-36.
-
Bona, Aline Silva De ; Chaves, F. A. ; HECKLER, M . MULTIPLANO: um recurso atrativo aos estudantes da escola básica no processo de aprender a aprender matemática. In: Luciano Andreatta Carvalho da Costa. (Org.). A Docência em STEM: a sala de aual como o espaço do professor-pesquisador.. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 123-134.
-
Bona, Aline Silva De ; BRUMM, A. L. ; LUZ, B. F. ; OLIVEIRA, J. C. S. ; LIMA NETO, L. P. ; TEDESCO, M. F. G. . O Processo de Criação de Problemas de Matemática durante a Formação Docente Superior. In: Luciano Andreatta Carvalho da Costa. (Org.). A Docência em STEM: a sala de aual como o espaço do professor-pesquisador.. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 135-150.
-
Bona, Aline Silva De ; BRUMM, A. L. ; OLIVEIRA, J. C. S. ; LIMA NETO, L. P. ; TEDESCO, M. F. G. . Atividades Diferenciadas Com Material Reciclado: um contexto para o ensino dos conceitos de matemática. In: Luciano Andreatta Carvalho da Costa. (Org.). A Docência em STEM: a sala de aual como o espaço do professor-pesquisador.. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 151-166.
-
Bona, Aline Silva De . Diário da quarentena: tempo em família e de muita produção. In: Ioli Gewehr Wirth, Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Liliane Madruga Prestes. (Org.). Diálogos insurgentes durante a pandemia : vozes para uma educação (trans)formador. 1ed.Marília, São Paulo: Lutas Anticapital, 2020, v. , p. 89-106.
-
Bona, Aline Silva De ; LOPES, L. M. D. ; MAGALHAES, M. B. . Uma metodologia Colaborativa para Construir um Curso na Modalidade MOOC: Matemática em Diferentes Contextos. In: Ana Elicker. (Org.). Literacia Digital: gêneros e mídias em sala de aula. 1ed.Porto Alegre: CirKula, 2020, v. , p. 35-58.
-
Santos, L.S. ; Bona, Aline Silva De ; SANFELICE, G. R. . A Participação social dos idosos através das redes sociais e tecnologias digitais. In: Ana Elicker. (Org.). Literacia Digital: gêneros e mídias em sala de aula. 1ed.Porto Alegre: CirKula, 2020, v. , p. 105-122.
-
FERREIRA, F ; Bona, Aline Silva De . Surf Salva: um projeto social esportivo que proporciona autonomia e cidadania a seus participantes.. In: Helena Venites Sardagna; Maria Critina Schefer; Sandra Monteiro Lemos. (Org.). Itinerários da pesquisa em educação: diferentes olhares.. 1ed.São Paulo: Liber Ars, 2020, v. , p. 245-256.
-
BONA, A. S. ; Bobsin, Rafaela da Silva ; KOLOGESKI, A. L. . CONTEXTUALIZANDO A MATEMÁTICA EM OFICINAS COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL. In: Patricia Gonçalves de Freitas; Roger Goulart Mello. (Org.). Educação em foco[recurso eletronico]: Tecnologias digitais e inovação em práticas de ensino. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 189-206.
-
BONA, A. S. ; VELHO, L. F. ; SILVA, S. L. C. ; PETSCH, C. . Matemática em Diferentes Contextos: um recorte do curso MOOC colaborativo na área da Cartografia. In: Patricia Gonçalves de Freitas; Roger Goulart Mello. (Org.). Educação em foco[recurso eletronico]: Tecnologias digitais e inovação em praticas de ensino. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 324-344.
-
BONA, A. S. ; MAGALHAES, M. B. ; GREFF, G. V. . O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA MODALIDADE EAD: UMA FERRAMENTA DINÂMICA. In: Patricia Gonçalves de Freitas; Roger Goulart Mello. (Org.). Educação em foco [recurso eletronico]:Tecnologias digitais e inovação em praticas de ensino. 1ed.Rio de JAneiro: e-Publicar, 2020, v. , p. 432-441.
-
BONA, Aline Silva de ; LUFT, G. F. C. . Matemática e Literatura: uma estratégia interdisciplinar para mobilizar o processo autônomo de aprendizagem por meio da obra Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato.. In: Aline Silva De Bona. (Org.). Ações Mobilizadoras em Diferentes Espaços de Aprendizagem. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. , p. 11-22.
-
FERREIRA, F ; BONA, Aline Silva de . Surf Salva: um projeto social esportivo que proporciona autonomia e cidadania a seus participantes. In: Aline SIlva De Bona. (Org.). Ações Mobilizadoras em Diferentes Espaços de Aprendizagem. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. , p. 23-40.
-
AGLIARDI, T. B. ; BONA, Aline Silva de . Números Racionais sob a ótica de uma turma do Ensino Médio. In: Aline SIlva De Bona. (Org.). Ações Mobilizadoras em Diferentes Espaços de Aprendizagem. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. , p. 41-54.
-
VELHO, L. F. ; KAPUSTA, S.C. ; BONA, Aline Silva de . Projeto Integrador: relatos e reflexões sobre a prática docente em um currículo de educação profissional tecnológica. In: Aline SIlva De Bona. (Org.). Ações Mobilizadoras em Diferentes Espaços de Aprendizagem. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. , p. 55-66.
-
BONA, Aline Silva de . A Aprendizagem Cooperativa e Investigação: elementos que proporcionam qualidade à Educação Matemática na Escola Básica.. In: Aline SIlva De Bona. (Org.). Ações Mobilizadoras em Diferentes Espaços de Aprendizagem. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. , p. 67-88.
-
BONA, Aline Silva de ; AGLIARDI, I. R. . Os Espaços Não Formais de Educação: Possibilidades de uma aprendizagem cidadã ao docente e ao estudante. In: Aline SIlva De Bona. (Org.). Práticas, experiências e fazeres na educação: uma diversidade em prol da complexidade.. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. , p. 13-30.
-
BONA, Aline Silva de ; MORAIS, A. D. ; GOLDSCHMIDT, F. . Repensando a P´ratica pedagógica através do Uso das tecnologias Digitais numa Aula de Matemática com uma turma de pessoas em Situação de Rua.. In: Aline SIlva De Bona. (Org.). Práticas, experiências e fazeres na educação: uma diversidade em prol da complexidade.. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. , p. 87-110.
-
BONA, Aline Silva de ; GARCIA, C. M. C. ; SAVÓIS, J. N . O Ciclo Trigonométrico: uma prática concreta e digital da sua construção. In: Aline SIlva De Bona. (Org.). Práticas, experiências e fazeres na educação: uma diversidade em prol da complexidade.. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. , p. 111-146.
-
BONA, Aline Silva de ; MORAIS, A. D. ; BASSO, M. V. A. . Projetos de Aprendizagem para Ensino Superior: uma forma de aprender a aprender geometria plana. In: Aline SIlva De Bona; Luana Monique Delgado Lopes. (Org.). A Educação e suas Múltiplas Possibilidades em Tempos Atuais. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 13-26.
-
BONA, A.S.D. ; TEDESCO, A. . A Prática Docente no Ensino de Química na EJA no IFRS - Campus Rolante. In: Aline SIlva De Bona; Luana Monique Delgado Lopes. (Org.). A Educação e suas Múltiplas Possibilidades em Tempos Atuais. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 27-40.
-
BONA, A.S.D. ; Santos, L.S. . O Idoso e o Exercício Físico: um olhar muldimensional. In: Aline SIlva De Bona; Luana Monique Delgado Lopes. (Org.). A Educação e suas Múltiplas Possibilidades em Tempos Atuais. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 41-62.
-
BONA, Aline Silva de ; PELISSOLI, C. ; COSTA, L. A. C. . Relacionamento interpessoal: uma análise deste conteúdo nos Projetos Pedagógicos do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. In: Aline SIlva De Bona; Luana Monique Delgado Lopes. (Org.). A Educação e suas Múltiplas Possibilidades em Tempos Atuais. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 101-120.
-
BONA, Aline Silva de ; PACHECO, N.P. . Os Direitos Humanos e a Cidadania na Sala de Aula. In: Aline SIlva De Bona; Luana Monique Delgado Lopes. (Org.). A Educação e suas Múltiplas Possibilidades em Tempos Atuais. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 121-138.
-
DE BONA, Aline . A MATEMÁTICA DA ESCOLA: Parte de um processo de construção conceitual da ciência exata. In: Aline Silva De Bona; Gabriela Fernanda Cé Luft. (Org.). Conexões no processo educativo:possiveis olhares sobre a Matemática, a literatura, a Informática e a Ética.. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. ', p. 13-26.
-
DE BONA, Aline . A INTERDISCIPLINARIDADE NA ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA COMO O DIFERENCIAL E APRENDIZADO RECÍPROCO. In: Aline Silva De Bona; Claudia Simone Cordeiro Pelissoli. (Org.). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB UM OLHAR INTERDISCIPLINAR. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 11-24.
-
DE BONA, Aline . A Matemática na Licenciatura em Pedagogia: uma ciência viva e alegre. In: Gabriela Fernanda Cé Luft; Josiane Carolina Soares Ramos. (Org.). O Parfor no IFRS-Campus Porto Alegre: um balanço da práxis. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2017, v. 1, p. 155-168.
-
DE BONA, Aline . Uma trajetória profissional voltada à Educação Matemática na Escola Básica e Pública. In: RODRIGO SYCHOCKI DA SILVA. (Org.). Diálogos e reflexões sobre tecnologias digitais na educação matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 180-209.
-
Bona, Aline Silva De . A Ação Investigativa nas Aulas de Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia. In: Josiane Caroline Soares Ramos do Amaral; Márcia Amaral Côrrea de Moraes. (Org.). A pedagogia na educação profissional: trajetória do PARFOR no IFRS campus Porto Alegre. 1ed.Porto Alegre: Corag, 2013, v. , p. 103-124.
-
BONA, Aline Silva De ; LUFT, G. F. C. . Trajetórias Docentes: o percurso de alunas do curso de Pedagogia do IFRS Campus Porto Alegre. In: Josiane Caroline Soares Ramos do Amaral; Márcia Amaral Côrrea de Moraes. (Org.). Da vida para a docência: vozes de professoras e alunas do PARFOR no IFRS campus Porto Alegre. 1ed.Porto Alegre: Corag, 2013, v. , p. 9-.
-
VARRIALE, M. C. ; TREVISAN, V. ; BONA, A. S. ; FRONZA, J. ; PIOVESAN, L.R. ; BARRETO, M.M. ; STROSCHEIN, S.D. . Novas Abordagens e Novos Conteúdos no Ensino de Matemática. In: Maria Alice Gravina; Elisabete Zardo Búrigo; Marcus Vinicius de Azevedo Basso; Vera Clotilde Vanzetto Garcia. (Org.). Matemática, Mídias Digitais e Didática - tripé para formação de Professores de Matemática. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2011, v. 1, p. 113-143.
-
PEREIRA, H. S. ; KOLOGESKI, A. L. ; BONA, A. S. . NOTAS QUE FICAM: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE VIOLÃO. Tear Revista de Educação, Ciencia e Tecnologia, https://periodicos.ifrs.edu.br, p. 1 - 12, 24 dez. 2024.
-
Santos, L.S. ; MAGALHAES, M. B. ; BONA, A. S. ; PSCHICHHOLZ, P. C. A. ; BATTISTELLO, V. C. M. . CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO NO CONTEXTO DIGITAL DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Dossiê Educação, Conhecimento e Sociedade, Revista Dissol, p. 1 - 18, 20 jun. 2024.
-
NUNES, N. B. ; BONA, A. S. ; ALVES, L. P. . Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional. Informática na educação: teoria & prática, https://seer.ufrgs.br/index.ph, p. 118 - 127, 20 nov. 2023.
-
NUNES, N. B. ; BONA, A. S. . METODOLOGIAS INOVADORAS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ALGUMAS QUESTÕES DA OBMEP. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), Reter, p. 1 - 15, 19 out. 2021.
-
MAGALHAES, M. B. ; BONA, A.S.D. ; BORGES, K. S. . A LÓGICA DOS ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES DESPLUGADAS DE MATEMÁTICA. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), SANTA MARIA, p. 01 - 14, 19 out. 2021.
-
PELISSOLI, C. ; BONA, A. S. . Curso MOOC construído em tempo de Pandemia: Matemática em Diferentes Contextos. Revista Viver IFRS, Viver IFRS, p. 187 - 189, 22 jun. 2021.
-
PESCADOR, C. M. ; SCHMIDT, S. ; BONA, A. S. . A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA. Revista Ciranda, https://www.periodicos.unimont, p. 95 - 113, 15 set. 2020.
-
BONA, A. S. . Iniciação a Docência: um primeiro passo para o futuro Professor de Matemática. Revista Viver IFRS, VIver IFRS, p. 146 - 151, 13 nov. 2017.
-
BONA, A. S. . Formação Docente: Desafios e Reflexões. Revista Viver IFRS, Revista Viver IFRS, p. 143 - 145, 13 nov. 2017.
-
BONA, A. S. ; VIEGAS, T. R. ; LUTZ, M. R. ; PARAVISI, M. ; MAGALHAES, M. B. . A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INVESTIGATIVOS DE MATEMÁTICA E OS ALGORITMOS: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR METODOLOGICA DE SALA DE AULA. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, CEFET-MG, p. 39 - 51, 01 mar. 2017.
-
BONA, A. S. . A Cultura Digital e a Tecnologia Digital: um contexto/recurso para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Viver IFRS, Revista Viver IFRS, p. 26 - 28, 24 nov. 2016.
-
BONA, A. S. ; Ribeiro, Ricardo. . O fazer docente de Matemática através do uso das tecnologias digitais em rede. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Tear, p. 1 - 13, 11 jul. 2016.
-
BONA, A. S. . (Re)Aprendendo alguns conceitos básicos de matemática(Re)Aprendendo alguns conceitos básicos de matemática. Revista Viver IFRS, p. 33 - 34, 28 out. 2015.
-
BONA, A. S. ; DREY, Rafaela Fetzner . Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Tear, p. 1 - 17, 21 jul. 2013.
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO., A. V . Facebook: um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da Matemática. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação, https://seer.ufrgs.br/index.ph, p. 1 - 9, 30 dez. 2012.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook. Revista Renote, Lume UFRGS, p. 1 - 11, 01 dez. 2012.
-
BONA, A. S. ; MATTOS. E. B. V. ; ROSA, M. B. ; PESCADOR, C. M. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO., A. V . Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA: percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação, https://seer.ufrgs.br/index.ph, p. 1 - 10, 20 jul. 2012.
-
BONA, A. S. ; MORAIS, A. D. ; BASSO., A. V ; FAGUNDES, L.C. . Cultura Digital e Aprendizagem Cooperativa. Revista Renote Novas Tecnologias na educação, https://seer.ufrgs.br/index.ph, p. 1 - 10, 20 jul. 2012.
-
BONA, A. S. ; SCHAFER, P. B. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO., A. V . Cooperação na Complexidade: Possibilidades de Aprendizagem Matemática suportadas por Tecnologias Digitais. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação, https://seer.ufrgs.br/index.ph, p. 1 - 10, 28 dez. 2011.
-
BONA, A. S. ; BASSO., A. V ; FAGUNDES, L.C. . A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da matemática. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação, https://seer.ufrgs.br/index.ph, p. 1 - 10, 28 dez. 2011.
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Revista Renote, p. 1 - 10, 28 jul. 2011.
-
BONA, A. S. ; MARTIAREMA, M. A. . Perfil dos aluno do Campus de Osório. Informativo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório, Osório, 02 jan. 2011.
-
BONA, A. S. ; BASSO., A. V . Portfólio de Matemática: uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação, https://seer.ufrgs.br/index.ph, p. 1 - 10, 30 jul. 2010.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Revista Renote, p. 477 - 487, 21 dez. 2009.
-
BONA, A. S. . O Planejamento Público. Jornal do Comércio/Caderno de Contabilidade, Porto Alegre, 19 dez. 2007.
-
GOPPINGER, A. ; GERMANO, RAFAELA DE A. ; BONA, A. S. ; KOLOGESKI, A. L. . Dobradura Interativa: Abordagens Plugadas e Desplugadas no Ensino de Matemática. In: V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2025, Juiz de Fora. Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP). Porto Alegre: SBC, 2025. p. 380-390.
-
GERMANO, R. A. ; BONA, A.S.D. . A DOBRADURA E O USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO PERÍODO DE SONDAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA. In: 13ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - MOEXP do IFRS Campus Osório, 2024, Osorio. Anais da 13ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - MOEXP do IFRS Campus Osório. Osorio: IFRS, 2023. p. 6-361.
-
LIMA NETO, L. P. ; BONA, A. S. . ADAPTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO GAÚCHO: UMA EXPERIÊNCIA EM DISCIPLINAS DO EIXO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. In: 13ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - MOEXP do IFRS Campus Osório, 2024, Osorio. Anais da 13ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - MOEXP do IFRS Campus Osório. Osorio: IFRS, 2024. p. 6-361.
-
FLOR, R. C. ; BONA, A. S. . O CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. In: 13ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - MOEXP do IFRS Campus Osório, 2024, Osorio. Anais da 13ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - MOEXP do IFRS Campus Osório. Osorio: IFRS, 2023. p. 6-361.
-
GERMANO, RAFAELA DE A. ; BONA, Aline Silva de . Algoritmos Adaptados para Alunos com Deficiência Visual: Inovando o Ensino de Matemática Através de Dobraduras de Papel e Pensamento Computacional. In: Workshop de Informática na Escola, 2024, Brasil. Anais do XXX Workshop de Informática na Escola (WIE 2024), 2024. p. 68-79.
-
CECCONELLO, ANA CLARA SOUZA ; CARUSO, RAFAELA MATSUBARA ; BONA, Aline Silva de ; Kologeski, Anelise Lemke . Atividades Desplugadas na Escola: a Importância de Levar o Pensamento Computacional de Maneira Concreta para a Educação Básica. In: Workshop de Informática na Escola, 2024, Brasil. Anais do XXX Workshop de Informática na Escola (WIE 2024), 2024. p. 394-404.
-
ALVES, LUCAS PINHEIRO ; BONA, Aline Silva de . Desenvolvimento de Soft Skills a partir de atividade relacionada a computação desplugada. In: Workshop de Informática na Escola, 2024, Brasil. Anais do XXX Workshop de Informática na Escola (WIE 2024), 2024. p. 417-426.
-
SILVA, GIULIA GONÇALVES DA ; SOUZA, KELLI LESSA DE ; BONA, Aline Silva de . A perspectiva docente na integração das tecnologias: utilizando atividades investigativas no ensino de Matemática. In: Workshop de Informática na Escola, 2024, Brasil. Anais do XXX Workshop de Informática na Escola (WIE 2024), 2024. p. 681-688.
-
Kologeski, Anelise Lemke ; BONA, Aline Silva de . Informática Interdisciplinar no curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: uma disciplina autoral e de educação inclusiva. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2024, Brasil. Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), 2024. p. 223-237.
-
PORTAL, LUCAS S. L. ; SANTOS, LEONARDO T. ; BONA, Aline Silva de . Desenvolvimento de Algoritmos Visuais de Dobraduras para Educação Matemática com Pensamento Computacional. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2024, Brasil. Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), 2024. p. 392-403.
-
GERMANO, RAFAELA DE A. ; Nunes, Natália Bernardo ; BONA, Aline Silva de . Explorando Funções Lineares através da Dobradura do Barco: Uma Abordagem Interativa para a Educação Matemática. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2024, Brasil. Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), 2024. p. 2079-2088.
-
CARUSO, RAFAELA MATSUBARA ; Kologeski, Anelise Lemke ; BONA, Aline Silva de . O Sólido de Arquimedes e a Copa do Mundo: Um Relato de Experiência Envolvendo Atividades Plugadas e Desplugadas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2024, Brasil. Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), 2024. p. 2125-2135.
-
BONA, A. S. ; KOLOGESKI, A. L. ; BASSO., A. V . A DOBRADURA DE PAPEL: UM OBJETO-DE-PENSAR (DES)PLUGADO QUE MOBILIZA O APRENDER A APRENDER MATEMÁTICA COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL. In: XV Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2024, Bagé. Anais do Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Bagé: UNIPAMPA, 2024. p. 1-12.
-
BONA, A. S. ; SATURNINO, A. H. M. . UMA PRÁTICA (DES)PLUGADA DE GEOMETRIA PLANA PARA FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: APRENDENDO A APRENDER PELA SUA EXPERIÊNCIA. In: XV Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2024, Bagé. Anais do Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Bagé: UNIPAMPA, 2024. p. 1-12.
-
BONA, Aline Silva de ; ROCHA, KÁTIA COELHO DA ; BASSO, MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO . Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante. In: Workshop de Informática na Escola, 2023, Brasil. Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023), 2023. p. 202.
-
BONA, Aline Silva de ; BASSO, MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO . Modelagem de Matemática em Situações Criativas e o Algoritmo mediado pelo Pensamento Computacional. In: Workshop de Informática na Escola, 2023, Brasil. Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023), 2023. p. 213.
-
MATSUBARA, RAFAELA ; CECCONELLO, ANA CLARA ; COSTA, JOSÉ ARTUR ; BONA, Aline de ; LEMOS, JANAÍNA ; KOLOGESKI, ANELISE . Uma Oficina de Dobradura de Sacolas Plásticas Aliando o Pensamento Computacional com Atividades Desplugadas no Ensino Fundamental. In: Workshop de Informática na Escola, 2023, Brasil. Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023), 2023. p. 192.
-
MAGALHÃES, MARCELO BARBOSA ; BONA, Aline Silva de ; Kologeski, Anelise Lemke ; MATTOS, VICTOR DAVI POMPEU DE . Um ¿Objeto de Fazer Pensar¿ Desplugado, Plugado e Maker: a Estrela de Dobradura. In: Workshop de Informática na Escola, 2023, Brasil. Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023), 2023. p. 1090.
-
COSTA, JOSÉ ARTUR ; MATSUBARA, RAFAELA ; BONA, Aline de ; LEMOS, JANAÍNA ; KOLOGESKI, ANELISE . Atividades Plugadas na Escola: um Relato de Experiência com alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. In: Workshop de Informática na Escola, 2023, Brasil. Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023), 2023. p. 1194.
-
MAGALHÃES, MARCELO BARBOSA ; BONA, Aline Silva de ; CAMBRAIA, ADÃO CARON ; SHNEIDER, IDIANA T. MULLER . Formação docente em Robótica na Educação Básica: um processo investigativo em rede. In: Workshop de Informática na Escola, 2023, Brasil. Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023), 2023. p. 1343.
-
MAGALHÃES, MARCELO BARBOSA ; BONA, Aline Silva de . A Cultura Digital e os Algoritmos ¿presentes¿ na sala de aula da Educação Básica em Itinerários Formativos. In: Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação, 2023, Brasil. Anais do I Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE 2023), 2023. p. 1.
-
ALVES, LUCAS PINHEIRO ; BONA, Aline Silva de . Ensino de algoritmos através de atividade híbrida, plugada e desplugada. In: Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação, 2023, Brasil. Anais do I Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE 2023), 2023. p. 32.
-
SOUZA, KELLI LESSA DE ; SILVA, GIULIA GONÇALVES DA ; BONA, Aline Silva de . O uso de tecnologias digitais na combinação de modelos híbridos para o ensino de função afim. In: Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação, 2023, Brasil. Anais do I Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE 2023), 2023. p. 42.
-
Nunes, Natália Bernardo ; ALVES, LUCAS PINHEIRO ; BONA, Aline Silva de . O Pensamento Computacional como base para o ensino-aprendizagem de matemática através da OBMEP. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021, Brasil. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021), 2021. p. 1087-1095.
-
Bobsin, Rafaela da Silva ; Nunes, Natália Bernardo ; Kologeski, Anelise Lemke ; BONA, Aline Silva de . O Pensamento Computacional presente na Resolução de Problemas Investigativos de Matemática na Escola Básica. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), 2020. p. 1473-1482.
-
KOLOGESKI, A. L. ; BATISTA, V. S. ; Bobsin, Rafaela da Silva ; ESPINDOLA, R. W. P. ; BONA, Aline Silva De . Inclusão Digital através da Computação Desplugada e do Ensino de Programação Básica. In: TISE 2019 - XXIV Congresso Internacional de Informática Educativa, 2019, Arequipa/Peru. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2019. v. 15. p. 38-49.
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. In: 3° Sipemat - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza. Anais do 3° Sipemat, 2012.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. In: XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2012, Canoas. Anais do XVII EBRAPEM 2012, 2012.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . Mathematics Digital Learning Space: learning how to learn by cooperation. In: XVII Congresso Internacional de Informática Educativa, 2012, Santiago do Chile. Anais do TISE 2012, 2012.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática e as Tecnologias Digitias: no formato swf. In: 6ta. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologías para la Educación (LACLO 2011), 2011, Montevideo, Uruguai. 6ta. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologías para la Educación (LACLO 2011). Montevideo: Universidade da República do Uruguai, 2011. v. 13. p. 1-10.
-
BONA, A. S. ; MORAIS, A. D. ; MATTOS, E.B.V. ; ROSA, M. B. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . Concepções de Currículo, Projetos de Aprendizagem e Interação no Projeto UCA/RS. In: 22° Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17° Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracaju. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. v. 1.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do. In: XIII Conferência Interamerica de Educação Matemática, 2011, Recife. Anis do CIAEM, 2011. v. 1.
-
BONA, A. S. ; MORAIS, A. D. . Como avaliar de maneira formativa e não somente somativa um Portfólio de MAtemática?. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 2011, Recife. Anais do CIAEM, 2011. v. 1.
-
MORAIS, A. D. ; BONA, A. S. . Objetos Digitais de Aprendizagem para as operações com números positivos e negativos. In: XIII Conferência Interamerica de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais do CIAEM, 2011. v. 1.
-
BONA, A. S. . Portfólio de Matemática: Uma Prática Educativa para Autonomia. In: XIII Fórum De Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2010, Porto Alegre. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire, 2010. v. 1. p. 1-12.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática: análise do erro como parte do processo de aprendizagem. In: 1o Simpósio de Ensino de Física e Matemática: Práticas Docentes Inovadoras, 2010, Santa Maria. Praticas DocentesInovadoras, 2010. v. 1. p. 1-13.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Alfabetização em Tecnologias Digitais Matemática via Portfólios. In: III Jornada Nacional de Educação matemática: Tendências, Desafio e Perspectivas, 2010, Passo Fundo. III Jornada Nacional de Educação matmática: Tendências, Desafio e Perspectivas, 2010. v. 1. p. 1-15.
-
BONA, A. S. ; LESSA, V. E. ; BASSO, M. V. A. . Construção de ambientes de aprendizagem para o ensino de matemática. In: II Jornada Nacional de Educação matemática: Tendências, Desafio e Perspectivas, 2010, Passo Fundo. II Jornada Nacional de Educação matmática: Tendências, Desafio e Perspectivas, 2010. v. 1. p. 1-13.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática: um instrumento para análise do processo de aprendizagem. In: X ENEM - Encontra Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. X ENEM - Encontra Nacional de Educação Matemática, 2010.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . O Portfólio de Matemática: um instrumento de avaliação reflexiva e também uma estratégia de aprendizado. In: XIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2009, Goiania - GO. Resumos dos trabalhos apresentados no XIII Ebrapem, 2009.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender cooperativo. In: 1° Encontro de Educação: partilhando e construindo saberes., 2012, Osório. Anais do I Encontro de Educação: partilhando e construindo saberes, 2012.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . Espaço de aprendizagem digital: o aprender a aprender por cooperação. In: 26 Reunião Latina Americana de Matemática Educativa - RELME, 2012, Belo Horizonte. 26 Anais do Relme, 2012.
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Objeto de Aprendizagem: Portfólio de Matemática. In: 6ta. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologías para la Educación (LACLO 2011), 2011, Montevideo, Uruguai. 6ta. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologías para la Educación (LACLO 2011). Montevideo: Universidade da República do Uruguai. v. 1.
-
ROSA, L. R. ; LENTZ, S. P. ; ROCHA, J. G. ; BONA, A. S. . Oficinas de Matemática e Pensamento Computacional na Escola Estadual Indígena Kuaray Rese. In: 14ª MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do IFRS Campus Osório, 2024, Osorio. Anais da 14ª MoExP. OSorio: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
SANTOS, T. P. ; POZZER, M. R. O. ; BONA, A.S.D. . Incubadora: Colarte, a gráfica dos artistas. In: 14ª MoExP MOstra de Ensino,Extensão e Pesquisa, 2024, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
DIAS, L. F. ; VITORINO, M. A. ; BONA, A.S.D. . PRÁTICAS E CONSTRUÇÕES DE APRENDIZAGEM NA DIVERSIDADE. In: 14ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2024, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
PEREIRA, H. S. ; BONA, A.S.D. ; KOLOGESKI, A. L. . Uma Abordagem Lúdica para o Ensino de Violão na Sala de Aula contemplando Elementos de Lógica. In: 14ª MoExP, 2024, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osório: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
GUERRA, L. C. ; BONA, A.S.D. . Dobraduras de Matemática: potencializando o pensamento computacional. In: 14ª MoExP, 2024, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSorio: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
PORTAL, L. S. L. ; TOLEDO, B. V. ; BONA, A.S.D. . As Dobraduras de Papel e o Pensamento Computacional: Algoritmos em stop-motion. In: 14ªMoExp, 2024, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
SILVA, T. M. C. ; SARAIVA, F. S. ; BONA, A.S.D. . A Matemática presente na Dança - Jazz e Hip Hop: Um contexto alegre de aprender. In: 14ª MoExp, 2024, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSorio: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
ARAUJO, J. M. G. ; FONSECA, A. C. ; ESTEVAM, I. R. ; LANG, P. P. ; SARAIVA, R. F. ; KOLOGESKI, A. L. ; BONA, A.S.D. . Programando Fácil: Conhecendo a Computação (7ª edição). In: 14ª MoExP, 2024, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
GERMANO, R. A. ; GOPPINGER, A. ; BONA, A.S.D. . DO PAPEL AO DIGITAL: A DOBRADURA DO ORGANIZADOR COM ALGORITMOS PLUGADO E DESPLUGADO. In: 14ª MoExp, 2024, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
VARGAS, C. S. ; BONA, A.S.D. . A matemática existente no movimento: dançando e aprendendo. In: 14ª MoExP, 2024, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osrio: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
HENKEL, M. S. ; BONA, A.S.D. . Histórias em Quadrinhos e Dobraduras: a arte sequencial como uma metodologia de aprendizagem. In: 14ª MoExP, 2024, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
ANDRADES, H. S. ; OLIVEIRA, K. L. ; BONA, A.S.D. . Gênero e Sexualidades na Educação Matemática: conexões e possibilidades. In: 14 ª MoExP, 2024, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
DIAS, D. S. ; BONA, A.S.D. . A MATEMÁTICA E A DANÇA: APRENDENDO MATEMÁTICA COM DIFERENTES METODOLOGIAS. In: 14 ª MoExP, 2024, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2024. p. 1-2.
-
BONA, A.S.D. ; GARCIA, C. M. C. . Educação Crítica e Financeira: um caminho para a cidadania. In: 13ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2023, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osório: IFRS, 2023. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; ALVES, L. P. . Espaço Lógico: Desenvolvimento de uma aplicação que ensina conceitos de programação através de fluxogramas e pensamento computacional.. In: 13ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2023, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2023. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; TOLEDO, B. V. ; COSTA, J. A. ; CECCONELLO, A. C. ; NICOLAU, J. V. P. ; KOLOGESKI, A. L. ; MATSUBARA, R. . Programando Fácil: Conhecendo a Computação. In: 13ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2023, OSorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2023. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; FLOR, R. C. . O CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA ANÁLISE A LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. In: 13ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2023, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2023. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; LIMA NETO, L. P. . Adaptação curricular no Ensino Médio Gaúcho: uma experiência em Estudos Fundamentais em Tecnologia. In: 13ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2023, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSorio: IFRS, 2023. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; SANTOS, L. T. . Pensamento Computacional e Dobraduras: Explorando Sinergias para o Aprendizado de Matemática. In: 13ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2023, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSorio: IFRS, 2023. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; KAISER, K. S. ; SELISTRE, I. C. T. ; SANTOS, T. P. . Se joga, cria e improvisa. In: 13ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2023, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSRIO: IFRS, 2023. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; GERMANO, R. A. . A DOBRADURA E O USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO PERÍODO DE SONDAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA. In: 13ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2023, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2023. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; KOLOGESKI, A. L. ; REICHOW DE SOUZA, EDUARDA . Alfabetização na Escola: Estimulando o Bom Uso das Tecnologias na Infância. In: 12ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2022, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2022. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; SANTOS, H. C. . A criação de Atividades Desplugadas ancoradas no Pensamento Computacional: dos professores aos estudantes da Escola Básica. In: 12ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2022, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2022. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; KOLOGESKI, A. L. ; DORNELES, A. C. F. . Programando Fácil: conhecendo a computação (5ª edição). In: 12ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2022, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2022. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; BITENCOURT, V. E. M. S. . Pensamento Computacional em Jogo e Experimento de Fisica e Quimica. In: 12ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2022, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2022. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; GARCIA, C. M. C. . Os Contextos e os Livros Didáticos para a Matemática: práticas investigativas. In: 12ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2022, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2022. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; DADA, L. G. M. . A Inclusão do Ensino de Matemática para Surdos: Uma Proposta Didática em uma Perspectiva de Aprendizagens Investigativas e com Mídias Digitais. In: 12ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2022, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2022. p. 1-2.
-
OLIVEIRA, G. G. ; BONA, A. S. ; EHLERT, M. J. H. . A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica no IFRS: o primeiro olhar quanti e qualitativo aos sujeitos envolvidos. In: 12ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2022, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSORIO: IFRS, 2022. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; ALVES, L. P. . Desenvolvimento de um aplicativo para ensinar conceitos de programação através de fluxogramas e desenhos. In: 12ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2022, osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2022. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; NASCIMENTO, M. S. ; MATSUDA, M. A. ; Bobsin, Rafaela da Silva . (Des)Pluga: atividades inovadoras atreladas ao Pensamento Computacional. In: 11ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2021, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSorio: IFRS, 2021. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; BASTOS, A. C. M. ; FRASSAO, K. K. F. . Contextualizando Aulas de Matemática a Partir das Paraolimpíadas. In: 11ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2021, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2021. p. 1-2.
-
ESPINDOLA, E. A. P. ; BOGADO, A. P. E. S. ; BONA, A. S. . Lógica de sequência aplicada em movimentos de video game. In: 11ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2021, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2021. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; BITENCOURT, V. E. M. S. ; WINTERKORN, H. R. . A lógica de programação como elemento auxiliador do ensino-aprendizagem do pensamento computacional. In: 11ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2021, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2021. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; RODRIGUES, F. L. . Literatura na matemática. In: 11ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2021, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2021. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; SANTOS, M. R. ; TEIXEIRA, K. B. . O conceito do elemento Triângulo no Livro Didático no processo de Ensino e Aprendizagem. In: 11ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2021, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2021. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; ALVES, L. P. . Uma plataforma ancorada em gamificação e pensamento computacional para a educação Básica. In: 11ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2021, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2021. p. 1-2.
-
KOLOGESKI, A. L. ; BONA, A. S. ; STEINMETZ, M. R. ; DORNELES, A. C. F. ; SILVA, E. K. G. . Tecnologias na Infância e seus Efeitos. In: 11ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2021, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2021. p. 1-2.
-
SIMOES JUNIOR, R. ; BONA, A. S. ; EHLERT, M. J. H. ; MONFRINI, D. K. S. . A Educação de Jovens e Adultos no IFRS: construção de indicadores para permanência e êxito. In: 11ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2021, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2021. p. 1-2.
-
BONA, A. S. ; GARCIA, C. M. C. ; BRUMM, A. L. . A Utilização do Livro Didático pelos professores de Matemática em sala de aula. In: 11ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2021, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2021. p. 1-2.
-
NUNES, N. B. ; BONA, A. S. ; SANTOS, D. V. . Provas Investigativas para a Verdade Matemática de Nível Médio. In: 10ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2020, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2020. p. 1-1.
-
BONA, A. S. ; BATISTA, V. S. . (Des)pluga: o pensamento computacional aplicado em atividades inovadoras. In: 10ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2020, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2020. p. 1-1.
-
BONA, Aline de ; BRUMM, A. L. ; REMIAO, A. M. . Análise de Erros com Enfoque no Argumento. In: 10ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2020, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2020. v. 2. p. 1-1.
-
BONA, Aline de ; LIMA NETO, L. P. ; FRASSAO, K. K. F. . A Argumentação na Perspectiva do Estudante. In: 10ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2020, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2020. v. 2. p. 1-2.
-
BONA, Aline de ; BITENCOURT, I. H. ; NEUHOLD, R. R. ; BRUMM, A. L. . Trajetórias profissionais e acadêmicas de egressos do ensino médio integrado ao técnico: um estudo sobre o Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. In: 10ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2020, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2020. v. 2. p. 1-2.
-
BONA, Aline de ; NUNES, N. B. . Metodologias inovadoras para as aulas de Matemática utilizando o Pensamento Computacional e a algumas questões da OBMEP. In: 10ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2020, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2020. v. 2. p. 1-2.
-
BONA, Aline de ; MORAIS, W. B. ; LUZ, B. F. . Práticas Investigativas para a verdade matemática de nível médio. In: 10ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2020, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2020. v. 2. p. 1-2.
-
BONA, Aline de ; NUNES, N. B. ; BATISTA, V. S. ; ALVES, L. P. . (Des)pluga: o pensamento computacional aplicado em atividades inovadoras. In: 10ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2020, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. Osorio: IFRS, 2020. v. 1. p. 1-1.
-
BONA, A. S. ; NUNES, N. B. ; KOLOGESKI, A. L. . Investigando a Lógica de Programação como possibilidade de um novo método educacional nas salas de aula do Ensino Médio em diferentes contextos. In: 10ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2020, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSRIO: IFRS, 2020. v. 1. p. 1-1.
-
CAZZAROTTO, Simone ; BONA, Aline de ; FERREIRA, K. F. . Indicativos que viabilizam o acesso e permanência de alunos surdos no Ensino Superior do IFRS Campus Osório.. In: 9ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2019, Osorio. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSORIO: IFRS, 2019. v. 1. p. 1-1.
-
BONA, Aline de ; ALENCASTRO, M. T. C. . ABORDAGEM HISTÓRICA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.. In: 9ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2019, OSORIO. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSORIO: IFRS, 2019. v. 1. p. 1-1.
-
BONA, A. S. ; FERREIRA, F . Surf salva: um projeto social esportivo que proporciona autonomia e cidadania a seus participantes. In: 9ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2019, OSORIO. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSRIO: ifrs, 2019. v. 1. p. 1-2.
-
BONA, Aline de ; AGLIARDI, T. B. . Um estudo sobre números racionais. In: 9ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2019, OSORIO. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSORIO: IFRS, 2019. v. 1. p. 1-2.
-
BONA, Aline de ; VELHO, L. F. . Identificação da interdisciplinaridade e da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão no currículo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS - Campus Porto Alegre. In: 9ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2019, OSORIO. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSRIO: IFRS, 2019. v. 1. p. 1-2.
-
BONA, Aline de ; PORTO, A. B. . Uma nova ótica da vida para uma nova ética do existir. In: 9ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2019, OSORIO. Anais MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. OSORIO: IFRS, 2019. v. 1. p. 1-2.
-
BONA, A. S. . Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática. In: II Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2012, Florianópolis. Anais do II FPT, 2012.
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . REDES SOCIAIS E A CULTURA DIGITAL: UM ESPAÇO COOPERATIVO PARA APRENDER A APRENDER MATEMÁTICA. In: 26 Reunião Latina Americana de Matemática Educativa - RELME, 2012, Belo Horizonte. 26 Anais do Relme, 2012.
-
Bravo, L. ; Maciel, V. ; BONA, A. S. . Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática. In: Salão Jovem da UFRGS, 2012, Porto Alegre. Anais do 6° Salão Jovem da UFRGS - 2012, 2012.
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. In: Salão de Ensino da UFRGS, 2012, Porto Alegre. Anais do 8° Salão de Ensino da UFRGS, 2012.
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . REDE SOCIAL - FACEBOOK: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL COOPERATIVO. In: 8° Salão de Ensino da UFRGS, 2012, Porto Alegre. Anais do 8° Salão de Ensino da UFRGS, 2012.
-
BONA, A. S. . Portfólio de Matemática - Pbworks: um instrumento de aprendizagem aos estudantes. In: IX Fórum Fapa - Conhecimento: descobertas e construções, 2010, Porto Alegre. Cadernos FAPA, 2010.
-
CARNEIRO, V. C. ; BONA, A. S. . As múltiplas aplicações da Matemática combinatória. In: VI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 1999, Osório. Resumos dos Mini-Cursos - MCQ, 1999.
-
BONA, A. S. ; KOLOGESKI, A. L. ; BASSO, M. V. A. . AS DOBRADURAS DE PAPEL E OS PADRÕES DE MATEMÁTICA DAS DOBRAS VISIVEIS: UM PROCESSO DE APRENDER A APRENDER MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) , 2025.
-
BONA, A.S.D. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) , 2013.
-
Maciel, V. ; Bravo, L. ; BONA, A.S.D. . Facebook: um espaço de aprendizagem cooperativo de matemática.. Revista Thema , 2013.
-
BONA, A. S. . Demostrações Contábeis do Município de Porto Alegre. Cadernos FAPA , 2010.
-
GERMANO, R. A. ; NUNES, N. B. ; BONA, A. S. . Explorando Funções Lineares através da Dobradura do Barco: Uma Abordagem Interativa para a Educação Matemática. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALVES, L. P. ; BONA, A. S. . Desenvolvimento de Soft Skills a partir de atividade relacionada a computação desplugada. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, G. G. ; SOUZA, K. L. ; BONA, A. S. . A perspectiva docente na integração das tecnologias: utilizando atividades investigativas no ensino de Matemática. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, K. L. ; SILVA, G. G. ; Bona, Aline Silva De . O uso de tecnologias digitais na combinação de modelos híbridos para o ensino de função afim. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, L. P. ; Bona, Aline Silva De . Ensino de algoritmos através de atividade híbrida, plugada e desplugada. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAGALHAES, M. B. ; Bona, Aline Silva De . A Cultura Digital e os Algoritmos ?presentes? na sala de aula da Educação Básica em Itinerários Formativos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, J. A. ; MATSUBARA, R. ; Bona, Aline Silva De ; LEMOS, J. ; KOLOGESKI, A. L. . Atividades Plugadas na Escola: um Relato de Experiência com alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAGALHAES, M. B. ; Bona, Aline Silva De ; KOLOGESKI, A. L. ; MATTOS, V. D. P. . Um ?Objeto de Fazer Pensar? Desplugado, Plugado e Maker: a Estrela de Dobradura. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Bona, Aline Silva De ; BASSO, M. V. A. . Modelagem de Matemática em Situações Criativas e o Algoritmo mediado pelo Pensamento Computacional. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Bona, Aline Silva De ; ROCHA, KÁTIA COELHO DA ; BASSO, M. V. A. . Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATSUBARA, R. ; CECCONELLO, A. C. ; COSTA, J. A. ; Bona, Aline Silva De ; LEMOS, J. ; KOLOGESKI, A. L. . Uma Oficina de Dobradura de Sacolas Plásticas Aliando o Pensamento Computacional com Atividades Desplugadas no Ensino Fundamental. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAGALHAES, M. B. ; Bona, Aline Silva De ; CAMBRAIA, A. C. ; SHNEIDER, I. T. M. . Formação docente em Robótica na Educação Básica: um processo investigativo em rede. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. . Práticas Investigativas nas Aulas de Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A.S.D. ; LEAL, L.B. . O DIÁLOGO E A AUTONOMIA NA PRÁTICA INVESTIGATIVA DE MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A.S.D. . AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO NA AULA DE MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A.S.D. ; LEAL, L.B. . NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . REDES SOCIAIS E A CULTURA DIGITAL: UM ESPAÇO COOPERATIVO PARA APRENDER A APRENDER MATEMÀTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: O APRENDER A APRENDER MATEMÀTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Bravo, L. ; Maciel, V. ; BONA, A. S. . Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . REDE SOCIAL - FACEBOOK: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL COOPERATIVO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . Mathematics digital learning space: learning how to learn by cooperation. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . Gibi Digital: uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . Facebook: um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática:um instrumento de análise do processo de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONA, A. S. ; MORAIS, A. D. . Como avaliar de maneira formativa e não somente somativa um Portfólio de Matemática?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BONA, A. S. ; MORAIS, A. D. . Objetos Digitais de Aprendizagem para as operações com números positivos e negativos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática e as Tecnologias Digitais: no formato swf. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Objeto de Aprendizagem: Portólio de Matemática no formato swf. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAIS, A. D. ; BONA, A. S. . Objetos Digitais de Aprendizagem para as operações com números positivos e negativos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONA, A. S. ; MORAIS, A. D. . Como avaliar de maneira formativa e não somente somativa um Portfólio de Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONA, A. S. . Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; FAGUNDES, L.C. . A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. ; SCHAFER, P. B. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . Cooperação na Complexidade: Possibilidades de Aprendizagem Matemática suportadas por Tecnologias Digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. ; ALVES, N. B. ; BASSO, M. V. A. . Matemática Financeira: uma prática atrativa valendo-se da tecnologia digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. ; FAGUNDES, L.C. ; BASSO, M. V. A. . O espaço de aprendizagem digital potencializa as estratégias metacognitivas dos estudantes no processo de aprender a aprender matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PALMA. L. C. ; ALVES, N. B. ; BONA, A. S. . Educação para a Sustentabilidade: ações realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Canoas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINTO, F. T. ; BONA, A. S. ; WITT, M. S. ; FERREIRA, L. de S. . Padronização de um bolo diet através da metodologia de superfície de resposta. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PINTO, F.S. T. ; BONA, A. S. ; WITT, M. S. ; FERREIRA, L. de S. . Padronização de um bolo diet através da metodologia de superfície de resposta. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Bravo, L. ; Maciel, V. ; BONA, A. S. . Feedback: uma estratégia metacognitiva em Portfólios de Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Costa, G. ; Fialho, T. ; BONA, A. S. . Energia Eólica versus Energia Hidraulica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de apredizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática: análise reflexiva do erro como parte do processo de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . ALFABETIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E MATEMÁTICA VIA PORTFÓLIOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. ; LESSA, V. E. . CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. . Portfólio de Matemática: uma prática educativa para autonomia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. . Uso de Portfólios nas aulas de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Portfólio de Matemática: um intrmento de análise do proceso de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. . Inteligências Múltiplas e a Matemática EAD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. . Portfólio de Matemática: Avaliação e suas Tecnologias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. . Portfólio de Matemática - Pbworks: um instrumento de aprendizagem aos estudantes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. . O que são Portfólios de Matemática?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. ; LESSA, V. E. . Mesa Redonda: A inclusão chegou à Escola, e agora?Será que o professor de Matemática tem 'Formação' para bem atender esses estudantes?". 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. . Uma sequência didática de estatística investigando a relação entre o estresse docente e a resiliência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . POSTER: Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BONA, A. S. . Portfólio de matemática: Avaliação e suas tecnologias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . Construção de Portfólios de Matemática usando Pbworks. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, C. F. F. ; RITTER, A. M. ; FELL, A. ; CAPILHEIRA, B. H. ; BONA, A. S. . Conceitos Básicos de Geometria no Ensino Fundamental: Visualização de Elementos no Plano e o Espaço. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. ; BASSO, M. V. A. . O Portfólio de Matemática: um instrumento de avaliação reflexiva e também uma estratégia de aprendizado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. . POSTER: Demonstrações Contábeis do Município de Porto Alegre. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. . Comunicação: Programação Financeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. . MINIOFICINA: O Controle dos Atos de Gestão da Administração Pública. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BONA, A. S. . O Novo Código Civil e a Responsabilidade do Contador. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONA, A. S. . O Marketing Social e a Responsabilidade Social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
BONA, A. S. . Coordenadora de sessão de trabalhos científicos (comunicação oral) na área de Educação Matemática e suas Tecnologias. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
BONA, A. S. . Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na escola. 2024. .
BONA, A. S. ; GARCIA, R. S. . Gestão Escolar, Diversidade e Direitos Humanos. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didatico IFRS curso RENAFOR).
BONA, A. S. ; INOCENTE, A. . Formação de Professores: Aprendizagem Digital e as Tecnologias Digitais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BONA, A. S. . Avaliação Formativa na Escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BONA, A. S. . Formação de Professores: Portfólio de Matemática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BONA, A. S. . Capacitação de Professores em Ensino/Aprendizagem da Matemática. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BONA, A. S. . Programa de Monitoria da UFRGS - Mat011354 - Cálculo e Geomentria Analítica II. 1999. .
MENEZES, M. F. R. ; BONA, A. S. . Programa de Apoio ao Melhoramento do Ensino de Ciências do 2 grau - Matemática:. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BONA, A. S. . Programa de Monitoria da UFRGS - Mat01354 - Cálculo e Geometria Analítica II. 1998. .
BONA, A. S. . Programa de Monitoria da UFRGS - Mat01114 - Matemática Financeira. 1998. .
Projetos de pesquisa
-
2025 - 2025
Produção de artigos científicos relacionados com a tecnologia, Descrição: A ideia deste projeto de pesquisa surgiu com a intenção de familiarizar o estudante bolsista com a leitura e escrita de artigos científicos, relacionando-os com as grandes inovações da tecnologia que cada vez mais chegam aos usuários sem muita explicação, apenas despertando no usuário o desejo pelo seu uso e pela sua necessidade. Muitos são os impactos e transformações proporcionados pela tecnologia em nossas vidas, e estudar sobre essa vasta temática junto com a metodologia de leitura e escrita de artigos científicos pode fazer com que o estudante bolsista tenha mais interesse pelo assunto, permitindo a disseminação desta temática para que outras pessoas possam ler e compreender os mais diversos temas que envolvem a tecnologia de forma fácil e acessível, propagando o acesso ao conhecimento, e despertando a curiosidade de um pesquisador. Quais foram as transformações que a tecnologia trouxe para nossa sociedade nos últimos anos, de forma amplamente perceptível para todas as pessoas? Quais foram as principais transformações que podem ser relacionadas em um artigo científico? Quais são os principais pontos que podem ser analisados, diante de cada temática escolhida? Essas são algumas das perguntas que pretende-se investigar e responder, relacionando quais foram as principais tecnologias inseridas em nossas vidas recentemente, e o quanto estas tecnologias foram capazes de causar transformações em nossas vidas, sintetizando cada temática, a ser escolhida mensalmente, em um artigo científico, que poderá ser utilizado em aula posteriormente, ou para divulgação entre a comunidade, a fim de disseminar o conhecimento sobre os assuntos abordados. Em 2024, vário artigos foram desenvolvidos, e dentre as publicações aceitas, tivemos um artigo que será publicado na revista TEAR, outro a ser publicado no Congresso Brasileiro de Informática na Educação, e 5 textos aceitos para publicação no edital do Livro de Memórias da Catástrofe Climática do IFRS, além de outros 2 artigos que foram desenvolvidos e ainda estão em processo de submissão e avaliação.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Integrante / Anelise Lemke Kologeski - Coordenador.
-
2024 - 2024
A Dança e a Educação Matemática: um contexto em movimento para a lógica, Descrição: Atualmente os estudantes não estão mais interessados em aprender matemática desenhando formas geométricas no quadro, e nem desenhando. Paralelamente as tecnologias digitais também exigem uma série de conhecimentos prévios que exigem dedicação dos estudantes. Com isso, o movimento, a dança é uma ação presente na vida dos jovens, e crianças desde pequenos, e no movimento do corpo está presente as proporções de matemática, e ao alinha-se com a música, temos ritmo e outros elementos como passos, sendo todos explicados pela matemática, em particular da geometria e da artimética. Tendo o objetivo de mobilizar o processo de aprender a aprender matemática com diferentes contextos como a dança, além de interdisciplinar, pretende-se construir ao final do projeto uma sequência de print/slides de uma ou mais danças, com música e passos, para mostrar a matemática presente, contemplando conteúdo do ensino fundamental e médio, para fins de ser um produto educativo interessante aos professores da rede pública. A metodologia de pesquisa será bibliográfica e depois de pesquisa-ação entre os estudantes bolsistas e voluntários (se houverem), e docentes interessados em participar do projeto, sejam do IFRS - Campus Osório, ou de escolas públicas estaduais que vamos convidar. A parte teórica proporcionará criar o protótipo e depois sua testagem com ajustes com o grupo, a cada elemento novo criado, num paralelo teoria e prática. Espera-se no final contribuir com a aplicabilidade da matemática na dança.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador.
-
2024 - 2024
Gênero e Sexualidades na Educação Matemática: conexões e possibilidades, Descrição: Este projeto pretende abordar a relação entre o ensino de matemática e a afirmação da diversidade de gênero. Trata-se de explorar referenciais no campo dos estudos de gênero que possibilitem elaborar materiais educativos para o ensino-aprendizagem da Matemática. Referências como Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Berenice Bento, Heleieth Saffioti são centrais nos estudos e discussões. Perceber e refletir sobre a realidade escolar possui relevância, pois se torna possível propor meios de mudança dessa realidade e impulsionar a construção de relações educativas que afirmam a diversidade de gênero e sexualidade. Tais diversidades são desafiadoras nas relações de ensino-aprendizagem da matemática. Por isso, essa pesquisa, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade do campus Osório (NEPGS -Osório), quer contribuir com práticas educativas em direitos humanos pela diversidade de identidades de gênero.É necessário, portanto, buscar formas de romper com o padrão e o normal nas aulas de Matemática e nos estudos de Educação Matemática, e trazer a atenção dos alunos (e dos professores) a questões sociais de gênero e sexualidade, tanto para contribuir para uma visão crítica da realidade, quanto para apoiar e exercer uma prática pedagógica inclusiva, diversa, humana, acolhedora e amorosa (na perspectiva de Freire, 2013). É necessária a produção de materiais didáticos com vista a representação e diversidade LGBTQIAPN+ (BELTRÃO; BARROS, 2017), o desenvolvimento de olhares críticos sobre materiais e mensagens que reforçam padrões (UNESCO, 2015), e a busca por práticas pedagógicas inclusivas e diversas para grupos e pessoas LGBT+, com vista aos direitos humanos destes sujeitos e de todos (BELTRÃO; BARROS, 2017; FAUSTINO et al., 2018; MENDES; ESQUINCALHA, 2021). O projeto busca contribuir para a pesquisa sobre práticas pedagógicas inclusivas para pessoas LGBT+ na Educação Matemática, realizando uma pesquisa exploratória sobre as conexões e as possibilidades entre Educação Matemática e a diversidade LGBT+, com o fim de formular materiais didáticos e práticas pedagógicas que apoiem e problematizem a temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Integrante / Kathlen Luana de Oliveira - Coordenador.
-
2024 - 2024
A cidade e a infância: estudo sobre a adesão do município gaúcho de Osório à Rede Mundial Cidade das Crianças, Descrição: EDITAL PROPPI N 19/2023 DE FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2024. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador / ROBERTA DOS REIS NEUHOLD - Integrante.
-
2024 - Atual
A dobradura de matemática potencializa o pensamento computacional (2 ano), Descrição: O projeto de pesquisa pretende estudar e aprimorar atividades manuais de dobradura de papel (diferenciar-se do orgami) passando pela resolução de problemas de matemática e a modelagem, até se configurar em um algoritmo para cada dobradura, através da metodologia do pensamento computacional. As dobraduras escolhidas serão as que contemplam os principais objetivos de conteúdos de matemática do ensino da Educação Básica, pois através do manuseio, da ludicidade é possível construir conceitos de matemática com significado, e a apropriação das tecnologias, sejam desplugadas e/ou plugadas ocorre pela necessidade e também de uma forma natural pela geração dos estudantes atualmente. Assim, fomentar a conquista de um algoritmo para cada dobradura como um resultado que pode ser compartilhado aos professores da Escola Básica, segundo um detalhamento de plano de ensino construído pelo licenciandos, é um dos resultados na forma de produto imediato da pesquisa, além da contribuição do estado da arte das áreas: Educação Matemática e Informátiica na Educação, ancorados na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) como emergente nos dias de hoje. Paralelamente pretende-se ir conquistando estas sistematizações das dobraduras e ir implementando em cursos de extensão promovidos por este grupo de pesquisa (como se insere em anexo a parceria da ação de extensão com a 11 CRE). No primeiro ano do projeto foi possível de desenvolver mais de 10 modelos de dobraduras desplugadas, e plugadas, aplicados em diferentes contextos e públicos, com resultados de criação e inovação, além do desenvolvimento de matemática muito além do planejado, ou seja, o projeto vem promvendo o aprender a aprender matemática para além da sala de aula e a apropriação do pensamento computacional para além das disciplinas, para a interdisciplinariedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador / Rafaela Fetzner Drey - Integrante / Anelise Lemke Kologeski - Integrante / Ana Helena Matias Saturnino - Integrante.
-
2024 - Atual
A modelagem de matemática em situações contextualizadas criativas mediadas pelo pensamento computacional (2 ano), Descrição: O projeto de pesquisa tem como pergunta norteadora: Como contemplar a modelagem matemática em situações contextualizadas que valorizem a criatividade do estudante na definição inicial, na resolução e na consolidação da resolução encontrada, mediada pela metodologia do pensamento computacional? Situações estar que podem ser corriqueiras como fazer a dobradura de uma sacola plástica de mercado para otimizar espaço nas gavetas da cozinha, como uma situação de estabelecer uma relação ou proporcionalidade do corpo (de suas partes) com a sequência de Fibnacci, e outras, mas tais serão delineadas pelo grupo de pesquisa, professores aqui, coordenadora e colaboradora, e bolsista (se contemplada) de ensino superior. Estudante de ensino superior para que este consiga construir o estado da arte da modelagem matemática e da programação desplugada e plugada para fins de levar estas atividades (com roteiro e orientação de uso) possam ser disponibilizadas a escola básica, para todos professores e educadores interessados na temática, que é destacada e citada na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A metodologia da pesquisa é qualitativa e investigativa, iniciando-se pelo estado da arte das temáticas, depois oficinas de criação e coleta de situações contextualizadas para se enunciar problemas, e resolver os mesmos, em seguida criari um ciclo de resolução e aplicação, até um modelo se possível plugado e desplugado. Como resultado, além do produto com toda criação das situações, também articular e aplicar em ações de extensão com cursos de formação de professores na escola básica, mediadas pelo grupo de pesquisa MATEC. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador / Rafaela Fetzner Drey - Integrante / Anelise Lemke Kologeski - Integrante / Simone Cazzarotto - Integrante.
-
2023 - 2024
A dobradura de matemática potencializa o pensamento computacional, Descrição: O projeto de pesquisa pretende estudar e aprimorar atividades manuais de dobradura, e origami, passando pela resolução de problemas de matemática ea modelagem, até se configurar em um algoritmo para cada dobradura, através da metodologia do pensamento computacional. As dobraduras escolhidasserão as que contemplam os principais objetivos de conteúdos de matemática do ensino da Educação Básica, pois através do manuseio, da ludicidade épossível construir conceitos de matemática com significado, e a apropriação das tecnologias, sejam desplugadas e/ou plugadas ocorre pela necessidade etambém de uma forma natural pela geração dos estudantes atualmente. Assim, fomentar a conquista de um algoritmo para cada dobradura como umresultado que pode ser compartilhado aos professores da Escola Básica, segundo um detalhamento de plano de ensino construído pelo licenciandos, éum dos resultados na forma de produto imediato da pesquisa, além da contribuição do estado da arte das áreas: Educação Matemática e Informátiica naEducação, ancorados na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) como emergente nos dias de hoje. Paralelamente pretende-se ir conquistando estassistematizações das dobraduras e ir implementando em cursos de extensão promovidos por este grupo de pesquisa (como se insere em anexo a parceriada ação de extensão com a 11 CRE).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador.
-
2023 - 2024
O metodo do pensamento computacional e a dobradura de matemática, Descrição: O projeto de pesquisa pretende estudar e aprimorar atividades manuais de dobradura, e origami, passando pela resolução de problemas de matemática e a modelagem, até se configurar em um algoritmo para cada dobradura, através da metodologia do pensamento computacional. As dobraduras escolhidas serão as que contemplam os principais objetivos de conteúdos de matemática do ensino da Educação Básica, pois através do manuseio, da ludicidade é possível construir conceitos de matemática com significado, e a apropriação das tecnologias, sejam desplugadas e/ou plugadas ocorre pela necessidade e também de uma forma natural pela geração dos estudantes atualmente. Assim, fomentar a conquista de um algoritmo para cada dobradura como um resultado que pode ser compartilhado aos professores da Escola Básica, segundo um detalhamento de plano de ensino construído pelo licenciandos, é um dos resultados na forma de produto imediato da pesquisa, além da contribuição do estado da arte das áreas: Educação Matemática e Informátiica na Educação, ancorados na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) como emergente nos dias de hoje. Paralelamente pretende-se ir conquistando estas sistematizações das dobraduras e ir implementando em cursos de extensão promovidos por este grupo de pesquisa (como se insere em anexo a parceria da ação de extensão com a 11 CRE).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador.
-
2023 - 2024
Atividades Plugadas e o Pensamento Computacional, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por principal objetivo coletar, reunir, desenvolver e classificar atividades plugadas para serem utilizadas em sala de aula, com o propósito de estimular o pensamento computacional em conjunto com as mais diversas disciplinas e conteúdos que possam ser trabalhadas durante o Ensino Fundamental e Médio. Todos sabemos que nos dias de hoje a tecnologia está cada vez mais próxima de nós, e por isso, queremos ir em busca de atividades que possam ser usadas na sala de aula, com o auxílio de recursos tecnológicos, especialmente de maneira plugada (digital), que possam auxiliar o professor e facilitar a educação e a aprendizagem dos estudantes. A pesquisa irá permitir que o bolsista envolvido conheça múltiplos recursos, identificando-os adequadamente conforme tópicos posteriormente definidos dentro do escopo deste trabalho, catalogando e testando as atividades investigadas, podendo também desenvolvê-las com os recursos conhecidos e aprendidos durante o curso Técnico de Informática. As atividades poderão ser testadas em sala de aula, por professores capacitados, bem como dentro de um projeto de extensão que já existe em nossa instituição e que lida diretamente com o pensamento computacional, também desenvolvido por essa mesma equipe de execução.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Integrante / Anelise Lemke Kologeski - Coordenador.
-
2023 - 2024
A modelagem de matemática em situações contextualizadas criativas mediadas pelo pensamento computacional, Descrição: O projeto de pesquisa tem como pergunta norteadora: Como contemplar a modelagem matemática em situações contextualizadas que valorizem a criatividade do estudante na definição inicial, na resolução e na consolidação da resolução encontrada, mediada pela metodologia do pensamento computacional? Situações estar que podem ser corriqueiras como fazer a dobradura de uma sacola plástica de mercado para otimizar espaço nas gavetas da cozinha, como uma situação de estabelecer uma relação ou proporcionalidade do corpo (de suas partes) com a sequência de Fibnacci, e outras, mas tais serão delineadas pelo grupo de pesquisa, professores aqui, coordenadora e colaboradora, e bolsista (se contemplada) de ensino superior. Estudante de ensino superior para que este consiga construir o estado da arte da modelagem matemática e da programação desplugada e plugada para fins de levar estas atividades (com roteiro e orientação de uso) possam ser disponibilizadas a escola básica, para todos professores e educadores interessados na temática, que é destacada e citada na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A metodologia da pesquisa é qualitativa e investigativa, iniciando-se pelo estado da arte das temáticas, depois oficinas de criação e coleta de situações contextualizadas para se enunciar problemas, e resolver os mesmos, em seguida criari um ciclo de resolução e aplicação, até um modelo se possível plugado e desplugado. Como resultado, além do produto com toda criação das situações, também articular e aplicar em ações de extensão com cursos de formação de professores na escola básica, mediadas pelo grupo de pesquisa MATEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador.
-
2023 - 2024
A dobradura de matemática potencializa o pensamento computacional, Descrição: O projeto de pesquisa pretende estudar e aprimorar atividades manuais de dobradura, e origami, passando pela resolução de problemas de matemática e a modelagem, até se configurar em um algoritmo para cada dobradura, através da metodologia do pensamento computacional. As dobraduras escolhidas serão as que contemplam os principais objetivos de conteúdos de matemática do ensino da Educação Básica, pois através do manuseio, da ludicidade é possível construir conceitos de matemática com significado, e a apropriação das tecnologias, sejam desplugadas e/ou plugadas ocorre pela necessidade e também de uma forma natural pela geração dos estudantes atualmente. Assim, fomentar a conquista de um algoritmo para cada dobradura como um resultado que pode ser compartilhado aos professores da Escola Básica, segundo um detalhamento de plano de ensino construído pelo licenciandos, é um dos resultados na forma de produto imediato da pesquisa, além da contribuição do estado da arte das áreas: Educação Matemática e Informátiica na Educação, ancorados na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) como emergente nos dias de hoje. Paralelamente pretende-se ir conquistando estas sistematizações das dobraduras e ir implementando em cursos de extensão promovidos por este grupo de pesquisa (como se insere em anexo a parceria da ação de extensão com a 11 CRE).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador.
-
2023 - Atual
Atividades Plugadas e o Pensamento Computacional, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por principal objetivo coletar, reunir, desenvolver e classificar atividades plugadas para serem utilizadas em sala de aula, com o propósito de estimular o pensamento computacional em conjunto com as mais diversas disciplinas e conteúdos que possam ser trabalhadasdurante o Ensino Fundamental e Médio. Todos sabemos que nos dias de hoje a tecnologia está cada vez mais próxima de nós, e por isso, queremos ir em busca de atividades que possam ser usadas na sala de aula, com o auxílio de recursos tecnológicos, especialmente de maneira plugada (digital), quepossam auxiliar o professor e facilitar a educação e a aprendizagem dos estudantes. A pesquisa irá permitir que o bolsista envolvido conheça múltiplos recursos, identificando-os adequadamente conforme tópicos posteriormente definidos dentro do escopo deste trabalho, catalogando e testando asatividades investigadas, podendo também desenvolvê-las com os recursos conhecidos e aprendidos durante o curso Técnico de Informática e durante o Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. As atividades poderão ser testadas em sala de aula, por professores capacitados, bem como dentro de um projeto de extensão que já existe em nossa instituição e que lida diretamente com o pensamento computacional, também desenvolvido por essa mesma equipe de execução... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Aline Silva De Bona - Integrante / Anelise Lemke Kologeski - Coordenador / GUSTAVO RECH COSTA - Integrante / MATHEUS DE FRAGA PEREIRA - Integrante / LUCIO ALVES DOS SANTOS - Integrante.
-
2022 - 2023
As transformações proporcionadas pela tecnologia, Descrição: A ideia deste projeto de pesquisa surgiu com base em um projeto de extensão que já vem sendo realizado na instituição, chamado de "Programando Fácil: Conhecendo a Computação". No projeto de extensão mencionado, a principal ideia consiste em oferecer oficinas lúdicas que envolvem raciocínio lógico e pensamento computacional para a comunidade escolar, especialmente alunos das séries finais do ensino fundamental. Contudo, observando-se as oficinas realizadas, surgiu a necessidade de analisar os principais impactos e transformações que a tecnologia já proporcionou na vida das pessoas, em um aspecto geral, em especial nas últimas décadas. Os participantes do referido projeto de extensão já relataram que de certa maneira a participação no projeto contribuiu para suas decisões futuras, em especial para aqueles participantes interessados a cursarem o Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo IFRS Campus Osório. Sendo assim, pretende-se investigar de que forma a transformação ocorre na vida das pessoas pela inserção da tecnologia. Não necessariamente por conta da participação no projeto mencionado, mas sim uma investigação diante de todo o contexto social e educacional relacionado com a tecnologia. Existem outros projetos que incentivam os jovens a conhecerem a tecnologia? E além disso, quais as transformações que a tecnologia trouxe para nossa sociedade nos últimos anos, de forma amplamente perceptível, especialmente após a pandemia? Há um conhecimento mínimo sobre recursos tecnológicos que permite novos e diferentes horizontes para a população em geral? E quais as oportunidades que os alunos e estudantes possuem, por ter algum conhecimento específico de determinado recurso tecnológicos? Essas são algumas das temáticas que pretende-se investigar neste projeto, além de relacionar quais foram as principais tecnologias utilizadas na última década... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Integrante / Anelise Lemke Kologeski - Coordenador / Pedro Arthur Lysakovski Da Silveira - Integrante / Isadora Soares Cordeiro - Integrante.
-
2022 - 2022
Os Contextos e os Livros Didáticos para a Matemática: práticas investigativas, Descrição: A pesquisa visa explorar e melhor delinear alguns contextos e livros didáticos para explorar a construçãode conceitos de matemática, partindo de práticas investigativas, da resolução de problemas, e doamparado de material da maioria dos estudantes e professores, ainda, em tempos atuais que são os livrosdistribuídos para as escolas públicas. A metodologia de pesquisa é investigativa, do tipo pesquisa-ação,pois com as parcerias pretende-se, mesmo virtualmente, se estabelecer uma aproximação da prática, e dateória, e vice-versa. Pretende-se estudantes os anos finais do ensino fundamental, e se possível o ensinomédio, nos contextos: da saúde (fisioterapia, educação física, psicologia, e outros), da cartografia e seusdesdobramentos; da ludicidade necessária a criança até 14 anos; da inclusão digital e apropriação dalógica de programação cada vez mais intimamente relacionada com todas as nossas atividades escolarese cotidianas. A pesquisa pretende organizar um ou mais curso de extensão de forma remota paravalidação e compartilhamento das análises e criações de mapeamentos e atividades, assim como roteirosde livros didáticos, além de participar de eventos científicos.O projeto é um desdobramento de dois projetos com fomento interno e externo de 2020, e apresentatambém uma demanda da comunidade quanto a formação docente de matemática e suas repercussões nacomunidade do Litoral Norte Gaucho RS pela multiplicação da produção online em 2020.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador.
-
2021 - 2022
Tecnologias Digitais na Infância e seus Efeitos (Fomento Interno e CNPq), Descrição: Este projeto visa investigar o uso de recursos da tecnologia digital na primeira infância, a fim de mapear e classificar alguns recursos digitais amplamente utilizados nos dias de hoje pelas crianças, e identificar seus efeitos em relação ao desenvolvimento e aprendizagem a longo prazo na vida dos seus usuários, bem como a influência que o meio digital pode causar diante do período de mais intenso aprendizado das crianças. Assim como no meio educacional, o uso de recursos digitais pode trazer benefícios para a aprendizagem, mas mesmo pode não ser observado quando não há a devida mediação de um responsável, seja ele pai, mãe, professor ou cuidador responsável. Desta forma, pretende-se analisar e mapear diferentes aplicativos gratuitos, testando e buscando dados científicos que tragam relações com alguns dos seus respectivos efeitos, tanto para situações de benefícios quanto prejuízos, visando identificar se há alguma relação com o desenvolvimento intelectual, social e afetivo das crianças, sob a perspectiva construtivista piagetiana do processo de desenvolvimento e aprendizagem para crianças de até 7 anos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Aline Silva De Bona - Integrante / Anelise Lemke Kologeski - Coordenador / Ana Carolina de Fraga Dorneles - Integrante / Enzo Klein Gomes da Silva - Integrante / Milena Rodrigues Steinmetz - Integrante.
-
2020 - 2023
O Pensamento Computacional presente em Diferentes Contextos na Escola Básica através de Atividades (Des)plugadas., Descrição: Projeto iniciado em 2020, com fomento do IFRS - Campus Osório e CNPq.Programação Básica. Metodologia Inovadora. Problemas Investigativos. Cultura Digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador / Kologeski, Anelise Lemke - Integrante / Weiand, Augusto - Integrante / Simone Cazzarotto - Integrante.
-
2020 - 2022
Atividades Diferenciadas e Inovadoras para Computação Plugada e Desplugada, Descrição: Criação de atividades Desplugadas e Plugadas com uma metodologia inovadora ancorada em problemas investigativos e o pensamento computacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador / Anelise Lemke Kologeski - Integrante / Lucas Pinheiro Alves - Integrante.
-
2020 - Atual
Provas Investigativas para Verdade Matemática de Nível Médio, Descrição: O projeto de pesquisa objetiva pesquisas e construir provas matemáticas contemplando conteúdos do ensino fundamental e médio mais simples e lógicas para a Escola Básica, proporcionando e incentivando alunos e professores a explorarem, trabalharem e se apropriarem dos conceitos de matemática através das demonstrações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador / Jenifer Cassandra da Silva Oliveira - Integrante / Bruno Ferreira da Luz - Integrante / Guilherme Ferreira Monteiro - Integrante / Fernando Rodrigues de Oliveira - Integrante.
-
2013 - Atual
Novas Práticas Investigativas na Aula de Matemática, Descrição: Projeto de Pesquisa contemplando a bolsista Leandra Borba Leal - Licenciatura - Ensino Superior no IFRS - Poa. Este projeto contempla professores do campus de Poa, Bento e Osório de forma interdisciplinar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador / Rafaela Fetzner Drey - Integrante / Clarice Monteiro Escott - Integrante / Alex Martins Oliveira - Integrante / Liliane Dufau - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2011 - 2013
Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no IFRS - Campus Osório em paralelo com a pesquisa de doutorado do PPGIE - UFRGS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador / Vinícius Maciel - Integrante / Lucas Bravo - Integrante., Número de orientações: 1
-
2011 - 2012
Compreendendo documentos do Processo Gerencial: uma abordagem linguística, Descrição: A pesquisa pretende construir uma metodologia que permita ao estudante do curso de tecnologia em Processos Gerenciais analisar documentos jurídicos e contábeis, que integram a rotina de empresas em que terão atuação. Essa metodologia será desenvolvida com a interface de três áreas: Contabilidade, Direito e Linguísitica aplicada. A abordagem linguística visa identificar as dificuldades de linguagem demonstradas pelos estudantes, que têm de interpretar e compreender dados jurídicos e contábeis variados e com os quais não são ainda familiarizados. A pesquisa envolverá o estabelecimento de parcerias com empresas da região litorânea em que se localiza o Campus Osório do IFRS e que permitam o acesso a documentos seus para análise. Na hipótese de não haver empresas interessadas na região, a pesquisa analisará documentos publicados em jornais de grande circulação ou em sites, como os estatutos sociais, balanços e outros de sociedades anônimas, que têm o dever legal de tornar públicos documentos como os acima exemplificados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aline Silva De Bona - Integrante / Rafaela Fetzner Drey - Coordenador / Andressa Caroline Schneider - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2011 - 2012
Aprendendo uma linguagem de programação: Python. Aplicações de Funções Matemáticas em Soluções de Problemas na Mecânica., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador.
-
2011 - 2011
Aprendendo a aprender matemática com os Portfólios de Matemática, Descrição: Trabalho de pesquisa desenvolvido no IFRS - Campus Osorio com estudantes do ensino mèdio integrado em Informàtica. Conta com a colaboracao do Prof. Dr. Humberto Luz Oliveira, e com dois bolsistas: Lucas Bravo e Vinicius Maciel, estudantes deste IFRS. O objetivo do trabalho è pesquisar sobre o instrumento denominado portfòlio de matemàtica, trabalhando critèrios de avaliacao, valendo-se da leitura metacognitiva de cada estudante para aprender a aprender matemàtica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2011
Padronização de produto de confeitaria através da metodologia de superfície de resposta, Descrição: Com a finalidade de atender consumidores mais exigentes e que possuem um estilo de vida onde a praticidade é prioridade, a indústria de alimentos tem buscado novidades para satisfazer os anseios deste novo nicho de mercado. O segmento de produtos de panificação e confeitaria tem aumentado como resposta a demanda do mercado. Dentro deste segmento destacam-se os produtos para fins especiais visando atender um público específico. Nesta pesquisa o foco será dado para a padronização de produtos dietéticos, com isenção de açúcar, utilizando a Metodologia de Superfície de Resposta. Este projeto conta com as bolsitas do ensino médio integrado técnico em informática: Morgana Witt e Luiza Pereira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Integrante / Elisa Daminelli - Integrante / Flávia Santos Twardowski Pinto - Coordenador / Fernanda Arboite de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2010
Perfil do Visitante da Feira do Livro de Osório, Descrição: O trabalho de pesquisa foi realizado no período da Feira do Livro de Osório/RS,durante os mês de outubro até dezembro de 2010. A pesquisa tem uma parte quantitativa e outra qualitativa, realizada, respectivamente, via técnicas estatística e pela análise de dados e conteúdos correlacionados com os dados do IBGE,por exemplo, na região, tendo como finalidade responder a questão de qual é o perfil do visitante da feira do livro nesta cidade, e assim auxiliando a Prefeitura Municipal de Osório com informações para sua gestão em parceira com o IFRS - Campus Osório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Silva De Bona - Coordenador / Elisa Daminelli - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Cooperação.
Prêmios
2024
HOMENAGIADA DA 38ª FEIRA DO LIVRO DE OSORIO, PREFEITURA DE OSORIO.
2012
Destaque no Salão Jovem da UFRGS - Matemática e Sua Tecnologias, UFRGS.
2011
Objeto de Aprendizagem: Portfólio de Matemática no formato swf (finalista), Universidade da República do Uruguay - LACLO.
2010
Distinção na apresentação do trabalho: PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA - PBWORKS: UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM AOS ESTUDANTES, Fapa.
2007
Menção Honrosa na apresentação dos trabalhos: Programação Financeira e Demonstrações Contábeis do Município de Porto Alegre, Fapa.
2006
Menção Honrosa na apresentação do trabalho: O Novo Código Civil e a Responsabilidade do Contador, Fapa.
2006
Distinção na apresentação dos trabalhos: O Marketing Social e a Responsabilidade Social, Fapa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Osorio. , Avenida Santos Dumont, 2127, Albatroz, 95520000 - Osório, RS - Brasil, Telefone: (051) 36013500, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - 2010
Centro de Educação IntegradaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20
Outras informações:
Localiza-se no Municipio de Campo Bom.
Atuava nesta escol atambém na sala de apoio pedagógico (ou sala de recursos) de matemática, e a escola tinha projeto diverso sobre inclusão social.
2010 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Lotação Campus de Osório;
Coordenadora da Pesquisa e Inovação do IFRS - Campus Osório (FG1) em 2011-2.
Coordenadora da Linha de Pesquisa MaTec - Matemática e suas Tecnologias - grupo de pesquisa interdisciplinar.
Em 2011, lecionei matemática para Ensino Integrado de Informática (ensino médio e técnico), gestão de custos para Técnico Subsequente em Adminstração e introdução a contabilidade para o Ensino Superior em Processos Gerenciais.
Em 2012, lecionei matemática para Ensino Integrado de Informática (ensino médio e técnico), fundamentos de matemática para o Ensino Superior em Processos Gerenciais.
Em ambos os anos realizei projetos de pesquisa e de extensão como constam no decorrer do meu curriculo.
Em novembro de 2012 atuem no Campus de Porto Alegre, nos cursos técnios em Administração, Transações Imobiliária e Proeja - Vendas.
Em 22 de julho de 2013 retorno ao IFRS - Campus Osório.
Em 2013-2 estou ministrando Matemática Financeira e Estatística Aplicada no curso superior em Processos Gerenciais em Osório e Teoria e Prática do Ensino de Matemática ao curso superior
Em 2013-2 estou ministrando no IFRS - Osório as disciplinas de Matemática Financeira e Estatística Aplicada ao ensino superior em Processos Gerenciais, e ainda continuo professora da Licenciatura em Pedagogia (Parfor) no IFRS - Campus Porto Alegre, lecionando Teoria e Prática do Ensino de Matemática para a Licenciatura em Pedagogia (Parfor) em Porto Alegre.
Em Osório desenvolvo ainda projeto de pesquisa sobre Práticas investigativas nas Aulas de Matemática (projeto iniciado em Porto Alegre em março de 2013) e ação de extensão como curso (Re)Aprendendo Conceitos Básicos da Matemática.
2012 - 2013
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Campus Porto Alegre
Em 2012-2, ministrei aulas de matemática e matemática financeira nos cursos técnicos em Administração, Transações Imobiliárias e Proeja - Vendas.
Em 2013-1, ministrei aulas de matemática financeira nos cursos técnicos em Adminsitração e Transações Imobiliárias, no ensino superior em Processos Gerenciais e na Licenciatura em Pedagogia - Parfor.
Além disso em Porto Alegre desenvolvei um projeto de pesquisa com bolsista de ensino superior sobre Práticas Investigativas nas Aulas de Matemática, colaborou com outros, e participou e ainda faz avaliação de revistas como ação de extensão. Desenvolveu-se também um curso em extensão junto com as professoras Liliane Dufau e Carine Boeira, sobre Funções e Suas Representações.
Retorno ao IFRS - Campus Osório em 22 de julho de 2013.
Atividades
-
12/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Osorio.Linhas de pesquisa
-
10/2015 - 08/2016
Direção e administração, IFRS - Campus Osório.Cargo ou função, Coordenadora do Curso Superior de Licenciatura em Matemática.
-
07/2011 - 11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Osorio.Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa e Inovação do IFRS - Campus Osório. Em 2011-2 como presidente da CAGPPI do IFRS - Campus Osório..
-
06/2011 - 11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Osorio.Cargo ou função, Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante do curso superior em tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS - Campus Osório..
-
08/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Campus Osorio, Campus Osorio.Atividade realizada, Orientadora de Estágio Supervisionado do Ensino Técnico Subsequente em Adminstração das Turmas de 2011.
-
07/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Reitoria.Cargo ou função, Membro do Copi - Comitê de Pesquisa e Inovação do IFRS - Reitoria em 2011-2..
-
05/2011 - 12/2011
Direção e administração, Campus Osorio.Cargo ou função, Coordenadora de Pesquisa e Inovação do IFRS - Campus Osório.Função Gratificada de Coordenada de Pesquisa e Inovação do IFRS - Campsu Osorio. De maio até julho substituta do titular Humberto de Oliveria e de julho a dezembro de 2011 como titular..
-
05/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Osorio.Cargo ou função, Função Gratificada de Coordenada de Pesquisa e Inovação do IFRS - Campsu Osorio. De maio até julho substituta do titular Humberto de Oliveria e de julho a dezembro de 2011 como titular..
-
11/2011 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Osorio.Cargo ou função, Membro responsável pela pesquisa da Comissão para a Organização da 1ª Moexp - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do IFRS - Campus Osório..
-
05/2011 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Osorio.Cargo ou função, Membro da Comissão com finalidade de organizar a Festa Junina ? 2011 e Comemorações do 1º ano de funcionamento do Campus Osório,.
-
05/2011 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Osorio.Cargo ou função, Membro da Comissão que tinha finalidade de Elaborar o Regimento de Monitoria de Discentes, do Campus Osório,.
2013 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professor Bolsista do FNDE, Enquadramento Funcional: Professora - Bolsista da Especialização EAD, Carga horária: 15
Outras informações:
Site: http://www.ufrgs.br/espmat/
2010 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsa do FNDE, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsa que não carateriza vinculo empregatício, pois é apenas um incentivo ao estudante de pós-graduação - mestrado.
Tutora a distância de outras disciplinas do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA, MÌDIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA, de site: http://www6.ufrgs.br/espmat/, também no pólo de Novo Hamburgo, sendo elas:
Novas Abordagens com a Professora Maria Varriale, e Novos Conteúdos com o Professo Vilmar Trevisan, ambos no Moodle.
2009 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista do FNDE, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsa que não carateriza vinculo empregatício, pois é apenas um incentivo ao estudante de pós-graduação - mestrado.
Tutora a Distância da disciplina de Alafabetização EAD, pólo de Novo Hamburgo, minstrada pelo Prof. Marcus Vinicius de Azevedo Basso, do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA, MÍDIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA, coordenado pela Prof. Maria Alice Gravina. Site: http://www6.ufrgs.br/espmat/
1999 - 1999
Escola Estadual Paulo da GamaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 5
Outras informações:
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental- 8 série- referente ao curso de graduação- Licenciatura Plena em Matemática/UFRGS.
1999 - 1999
Escola Estadual Dom Diogo de SouzaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 4
Outras informações:
Estágio Supervisionado no Ensino Médio - 1 ano - referente ao curso de graduação- Licenciatura Plena em Matemática/UFRGS.
1998 - 1998
FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃOVínculo: Estagíária, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitorava as aulas de matemática segundo um material dirigido elaborado pela Fundação Brasileira de educação, na sede da Marinha Mercantil Brasileira, no próprio porto - sede aos marinheiros e demais cargos da instituição com interesse.
1997 - 1998
UFRGS - Programa de Ensino Fundamental para Jovens e Adultos TrabalhadoresVínculo: Professora Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 15
Outras informações:
Programa dividido em níveis, equivalendo-se de 5 a 8 séries do Ensino Fundamental.
Ministrava aulas ao nível IV e plantões aos III e IV.
2001 - 2010
Colégio Estadual Ruben BertaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrava aulas para o Ensino Fundamental - 7 séries/Matemática, e Ensino Médio - 3 ano/Matemática, além de ensino religioso para as turmas de 8a séreis do fundamental, nesta escola que cursei meu Ensino Médio de 1993 a 1995.
Desenvolvia um projeto interdisciplinar com química e inglês no 3 ano do Ensino Médio, há 6 anos,envolvendo geometria espacial e matemática financeira, tendo como foco a construção de um produto a ser comercializado e todo seu aparato legal. Ainda, na disciplina de matemática, em todas as séries e anos que ministrava, um projeto de lógica, desafios matemáticos e sudoku (entre outros jogos), com a finalidade de desenvolver/despertar uma série de habilidades e competências necessárias ao mercado de trabalho e as novas tecnologias.
O projeto sobre os portfólios de matemática foi desenvolvido nesta escola com as turmas que sou regente a mais de dez anos.
2001 - 2002
Colégio Estadual JapãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 9
Outras informações:
Ministrava aulas de Física ao Ensino Médio - 2 ano. Desenvolvido um projeto sobre a BIKE x Física x Matemática, integrando escola e a comunidade.
2000 - 2003
Instituto Educacional Presidente KennedyVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 10
Outras informações:
Ministrava aulas para o Ensino Fundamental e Médio. Sendo no Ensino Fundamental, um período por semana para cada turma, desenvolvido um projeto sobre o Jogo de Xadrez, com as turmas de 5 e 6 séries.
2002 - 2003
Instituto Beneficiente e Educaional Vicente PallottiVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrava aulas no Ensino para Jovens e Adultos - EJA, sendo a escola organizada por níveis.
1999 - 1999
Colégio Estadual Protásio AlvesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio - Matemática, Carga horária: 14
Outras informações:
Ministrava aulas para o Ensino Profissionalizante, na disciplina de Matemática Geral e Financeira, inclusive para alunosd e inclusão: cegos.
1999 - 1999
Escola Estadual de 2 Grau Senador Ernesto DornellesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio - Matemática, Carga horária: 14
Outras informações:
Ministrava aulas de Matemática Básica e Geral para o Curso Técnico em Prótese Dentária, sendo a escola semestral.
2021 - Atual
Sociedade Brasileira de Educação MatemáticaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro da Diretoria SBEM-RS, Carga horária: 0
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aline Silva de Bona e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?