Vera Lucia Tierling
Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição e mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Atua principalmente na vigilância de doenças e agravos não transmissíveis e do acesso e uso de medicamentos, por meio de inquéritos de saúde de base populacional. Atualmente é servidora no Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças não Transmissíveis do Ministério da Saúde.
Informações coletadas do Lattes em 31/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Saúde Coletiva
2022 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Orientador: Noemia Urruth Tavares
Mestrado profissional em Política e Gestão de C&T e Inovação em Saúde
2011 - 2013
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Implantação do Hórus nos municípios: contribuições para o monitoramento, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
Especialização em Economia da Saúde
2017 - 2018
Universidade Federal de Goiás
Título: Aquisição de medicamentos e insumos contraceptivos no Sistema Único de Saúde
Orientador: Erika Santos de Aragão
Especialização em Saúde da Família e Comunidade (Residência)
2006 - 2008
GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO
Título: Tratamento do Paciente Hipertenso: Fatores Associados à Baixa Adesão
Bolsista do(a): Grupo Hospitalar Conceição, GHC, Brasil.
Formação complementar
2009 - 2009
Medicamentos Excepcionais e Ações Judiciais. (Carga horária: 8h). , Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina, SINDIFAR/SC, Brasil.
2007 - 2007
Cuidados Farmacêuticos na Farmácia. (Carga horária: 6h). , Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, CRFRS, Brasil.
2007 - 2007
Metodologias de Educação Popular. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Ciclo de Palestras em Hipertensão. (Carga horária: 10h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Epidemiologia na Prática Médica. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2001 - 2001
Plano de Negócios II Maratona de Empeendedorismo. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul, SEBRAE/ RS, Brasil.
2001 - 2001
Validação de Metodologia. (Carga horária: 6h). , Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, CRFRS, Brasil.
2000 - 2000
Farmácia Hospitalar. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Farmácia UFRGS, FACFAR, Brasil.
2000 - 2000
Vigilância Sanitária. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Farmácia UFRGS, FACFAR, Brasil.
2000 - 2000
Atenção Farmacêutica na Antibioticoterapia. (Carga horária: 6h). , Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina, SINDFAR-SC, Brasil.
1992 - 1995
Inglês. , Escola de Inglês Freedom, FREEDOM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Assistência Farmacêutica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Inquéritos de saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Doenças crônicas.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Vigilância em saúde.
Organização de eventos
TIERLING, V. L. . III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. 2009. (Congresso).
TIERLING, V. L. . Oficina de trabalho "Atuação dos Farmacêuticos nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família". 2009. (Outro).
TIERLING, V. L. . Oficina A promoção do uso racional de medicamentos na atenção básica: o papel dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família. 2009. (Outro).
TIERLING, V. L. . XXVIII Semana Acadêmica de Estudos Farmacêuticos ? ?Farmacêutico Generalista?!?. 2003. (Outro).
TIERLING, V. L. . XVII Farmasul. 2002. (Outro).
TIERLING, V. L. . XXVII Semana Acadêmica de Estudos Farmacêuticos ? ?Farmacêutico Empreendedor?. 2001. (Outro).
TIERLING, V. L. . XXVI Semana Acadêmica de Estudos Farmacêuticos ? ?A Farmácia dos Novos Tempos?. 2000. (Outro).
Participação em eventos
3° Oficina de Formação de Apoiadores do Projeto QualiSUS-Rede e da Estratégia do Apoio Integrado do Ministério da Saúde. 2012. (Oficina).
IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Organização dos serviços farmacêuticos no processo de seleção de medicamentos na atenção básica. 2012. (Congresso).
Oficina de Trabalho do Programa de Capacitação Gerencial. 2010. (Oficina).
XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. 2010. (Congresso).
III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Análise da Conformidade dos Elencos de Medicamentos de Referência Estadual com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). 2009. (Congresso).
IV Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica. 2009. (Encontro).
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Incentivando a reorientação da formação do farmacêutico: a assistência farmacêutica no Pró-Saúde. 2009. (Congresso).
XXII Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos, 14° Farmapolis. Descentralização dos Recursos Financeiros para Assistência Farmacêutica na Atenção Básica em Saúde. 2009. (Congresso).
1° Oficina de Qualificação dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde. 2008. (Oficina).
Encontro Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Santa Maria.Assistência Farmacêutica ? uma atividade multiprofissional. 2008. (Encontro).
VIII Congresso Mundial de Epidemiologia, VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Tratamento do Paciente Hipertenso: Fatores Associados à Baixa Adesão. 2008. (Congresso).
2° Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Reflexão sobre Estratégias de Educação em Saúde para Promoção do Uso Racional de Medicamentos. 2007. (Congresso).
2° Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Planejar e Agir: A Elaboração de um Plano de Assistência Farmacêutica na Unidade de Saúde Santíssima Trindade. 2007. (Congresso).
2° Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Assistência Farmacêutica: Percepções sobre a Etapa de Dispensação em Unidades de Saúde de Porto Alegre. 2007. (Congresso).
2° Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Diagnóstico da Situação da Assistência Farmacêutica no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição. 2007. (Congresso).
II Congresso Gaúcho de Medicina de Família e Comunidade. De Frente com a Realidade: Fotonovela no Estudo do Perfil de uma Comunidade. 2007. (Congresso).
II Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade. De Frente A Realidade: Fotonovela no Estudo do Perfil de uma Comunidade. 2007. (Congresso).
III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde.Curso para Gestantes Construído a partir de Varal de Idéias. 2007. (Encontro).
III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde.Educando para o Uso Racional de Medicamentos. 2007. (Encontro).
II Seminário Nacional de Residência Multiprofissional. 2007. (Seminário).
IV Encontro Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso Latino-Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Políticas de Saúde. Acolhendo Pessoas na Saúde e na Doença. 2007. (Congresso).
IV Encontro Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso Latino-Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Políticas de Saúde. Discutindo a Atenção Primária na Residência. 2007. (Congresso).
Pré-Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia.Residência Integrada em Saúde. 2007. (Encontro).
V Congresso Gaúcho de Farmacêuticos. 2007. (Congresso).
1° Encontro da Rede Sentinela do Grupo Hospitalar Conceição. 2006. (Encontro).
1° Seminário de Saúde em Casa. 2006. (Seminário).
8° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11° Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. (Congresso).
Conferência Estadual de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica. 2003. (Outra).
Conferência Municipal de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica. 2003. (Outra).
Conferência Nacional de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica. 2003. (Outra).
Pré-Conferência Regional de Saúde. 2003. (Outra).
XXIII Concurso Acadêmico de Pesquisa Científica.Localização Domiciliar dos Medicamentos Responsáveis pelas Intoxicações mais Freqüentes na Cidade de Porto Alegre. 2003. (Outra).
I Encontro Gaúcho de Farmacêuticos. 2001. (Encontro).
III Fórum de Avaliação do Movimento Estudantil de Farmácia. 2001. (Outra).
XL Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia. 2001. (Outra).
XXXVII Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia. 2001. (Outra).
VII Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos. Nível de Informação sobre Medicamentos Analgésicos. 2000. (Congresso).
XII Salão de Iniciação Científica.Sessão de Trabalhos Farmácia/Controle de Qualidade e Tecnologia. 2000. (Seminário).
XXI Concurso Acadêmico de Pesquisa Científica.Investigação da Informação das Pessoas sobre Medicamentos. 2000. (Outra).
XXVI Semana Acadêmica de Estudos Farmacêuticos. 2000. (Outra).
Participação em bancas
TIERLING, V. L.. DIAGNÓSTICO DOS POSSÍVEIS ERROS EM PRESCRIÇÕES DE ANTI-HIPERTENSIVOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE EM BRASÍLIA-DF. 2021 - Escola Superior de Ciências da Saúde.
TIERLING, V. L.. O cuidado farmacêutico na atenção primária do DF: uma perspectiva de profissional farmacêutico. 2020 - Escola Superior de Ciências da Saúde.
Produções bibliográficas
-
DA SILVA, LUIZA EUNICE SÁ ; GOUVÊA, ELLEN DE CÁSSIA DUTRA POZZETTI ; STOPA, SHEILA RIZZATO ; TIERLING, VERA LÚCIA ; SARDINHA, LUCIANA MONTEIRO VASCONCELOS ; MACARIO, EDUARDO MARQUES ; CLARO, RAFAEL MOREIRA . Data Resource Profile: Surveillance System of Risk and Protective Factors for Chronic Diseases by Telephone Survey for adults in Brazil (Vigitel). INTERNATIONAL JOURNAL OF EPIDEMIOLOGY , v. 50, p. 1058-1063, 2021.
-
FRANCISCO, PRISCILA MARIA STOLSES BERGAMO ; RODRIGUES, PATRÍCIA SILVEIRA ; COSTA, KAREN SARMENTO ; TAVARES, NOEMIA URRUTH LEÃO ; TIERLING, VERA LÚCIA ; BARROS, MARILISA BERTI DE AZEVEDO ; MALTA, DEBORAH CARVALHO . Prevalência de diabetes em adultos e idosos, uso de medicamentos e fontes de obtenção: uma análise comparativa de 2012 e 2016. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA , v. 22, p. E190061, 2019.
-
PIZZOL, T. S. D. ; TIERLING, V. L. ; FACCINI, L. S. ; SANSEVERINO, M. T. V. ; MENGUE, S. S. . Reproductive results associated and other substances utilized for interruption of pregnancy. European Journal of Clinical Pharmacology , v. 61, p. 71-72, 2005.
-
TIERLING, V. L. ; PAULINO, M. A. ; FERNANDES, L. C. ; SCHENKEL, E. P. ; MENGUE, S. S. . Nível de conhecimento sobre a composição de analgésicos com ácido acetilsalicílico. Revista Mineira de Saúde Pública , v. 38, p. 223-227, 2004.
-
CLARO, R. M. (Org.) ; CALDEIRA, T. C. M. (Org.) ; SOARES, M. M. (Org.) ; GOUVEA, E. C. D. P. (Org.) ; SILVA, L. E. S. (Org.) ; TIERLING, V. L. (Org.) . Vigitel Brasil 2006-2021 : vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico : estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de morbidade referida e autoavaliação de saúde nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. v. 1. 55p .
-
CLARO, R. M. (Org.) ; MONTEIRO, C. A. (Org.) ; FRANCA, G. V. A. (Org.) ; OLIVEIRA, P. P. V. (Org.) ; GOUVEA, E. C. D. P. (Org.) ; SILVA, L. E. S. (Org.) ; CALDEIRA, T. C. M. (Org.) ; SOARES, M. M. (Org.) ; STOPA, S. R. (Org.) ; FRANCISCHETTO, N. B. (Org.) ; BRITO, V. C. A. (Org.) ; TIERLING, V. L. (Org.) ; PEREIRA, V. O. M. (Org.) ; RODRIGUES, R. (Org.) ; BERNAL, R. T. I. (Org.) . Vigitel Brasil 2020: Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. 124p .
-
MONTEIRO, C. A. (Org.) ; CLARO, R. M. (Org.) ; SOUZA, M. F. M. (Org.) ; MACARIO, E. M. (Org.) ; COELHO, M. R. S. (Org.) ; FRANCISCHETTO, N. B. (Org.) ; STOPA, S. R. (Org.) ; VALENCA NETO, P. F. (Org.) ; SANTOS, R. O. (Org.) ; BARROS, F. C. R. (Org.) ; TIERLING, V. L. (Org.) ; SILVA, L. E. S. (Org.) ; MAIA, E. G. (Org.) ; GRANADO, F. S. (Org.) ; CALDEIRA, T. C. M. (Org.) ; MALTA, D. C. (Org.) ; MACHADO, I. E. (Org.) ; SILVA, A. G. (Org.) ; BERNAL, R. T. I. (Org.) ; RODRIGUES, R. (Org.) . Vigitel Brasil 2018: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico : estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2018. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 132p .
-
COSTA, K.C. ; WANNMACHER, L. ; COSTA, L.H. ; TIERLING, V. L. . Uso racional de medicamentos: temas selecionados. 1. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. v. 1. 156p .
-
BARBANO, D. ; JUNGES, F. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. M. ; COSTA, K.C. ; DIAS, K.D. ; COSTA, L.H. ; CASTRO, M. S. ; SOEIRO, O.S. ; LEITE, S.N. ; TIERLING, V. L. . Diretrizes para estruturação de farmácias no âmbito do Sistema Único de Saúde. 1. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. 44p .
-
SILVA, L. E. S. ; BRITO, V. C. A. ; GOUVEA, E. C. D. P. ; SARDINHA, L. M. V. ; OLIVEIRA, M. M. ; STOPA, SHEILA RIZZATO ; TIERLING, V. L. . Prevalência de sintomas depressivos e razões para sair de casa na população adulta brasileira durante a pandemia de covid-19. Prevalência de sintomas depressivos e razões para sair de casa na população adulta brasileira durante a pandemia de covid-19. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2022, v. , p. 53-.
-
PEREIRA, V. O. M. ; HELMAN, B. ; SILVA, D. C. L. E. ; GOUVEA, E. C. D. P. ; SILVA, L. E. S. ; SOARES, M. M. ; OLIVEIRA, M. M. ; CLARO, R. M. ; SANTOS, R. O. ; STOPA, S. R. ; CALDEIRA, T. C. M. ; BRITO, V. C. A. ; TIERLING, V. L. . Análise de indicadores de morbidade, exames de detecção precoce de câncer em mulheres e autoavaliação de saúde, segundo sexo e escolaridade, Vigitel 2006 a 2019. In: Secretaria de Vigilância em Saúde. (Org.). Secretaria de Vigilância em Saúde. (Org.). SaúdeSaúde Brasil 2020/2021: uma análise da situação de saúde e da qualidade da informação. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2021, v. 1, p. 139-160.
-
Botega, A. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. M. ; TORRES, K. R. ; DIAS, K.D. ; MOLINA, L.R. ; LEITE, S.N. ; TIERLING, V. L. . Assistência Farmacêutica no NASF. In: DAB/MS. (Org.). (Org.). Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010, v. , p. 75-86.
-
TIERLING, V. L. ; LUNA, W. F. ; REIS, S. ; PIRES, R. . Curso para Gestantes Construído a partir de Varal de Idéias.. In: III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, 2006, São Carlos. Anais do III ENEPS. p. 50-50.
-
TIERLING, V. L. ; BARBOSA, A. R. L. ; COSTA, E.M. ; AZEVEDO, J.N.B. . Programação de Medicamentos e Insumos Contraceptivos nos Municípios. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do Evento, 2017. v. 1.
-
BARBANO, D. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. M. ; DIAS, K.D. ; LEITE, S.N. ; TIERLING, V. L. . Descentralização dos recursos financeiros para a Assistência Farmacêutica na Atenção Básica em Saúde. In: XXII Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos, 14° Farmapolis, 2009, Florianópolis. Anais 14° Farmapolis, 2009.
-
NASCIMENTO JUNIOR, J. M. ; COSTA, K.C. ; DIAS, K.D. ; LEITE, S.N. ; TIERLING, V. L. . Incentivando a reorientação da formação do farmacêutico: assistência farmacêutica no Pró-Saúde. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.
-
Réus, D. R. ; TIERLING, V. L. ; STEFFENS, A. ; Kopittke, L. . Educando para o Uso Racional de Medicamentos. In: III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, 2007, São Carlos. Anais do III ENEPS.
-
SOARES, R. S. ; LIMA, A. K. ; KAMMSETZER, C. S. ; TIERLING, V. L. ; LUNA, W. F. . Acolhendo Pessoas na Saúde e na Doença. In: X Congresso Latinoamericano de Medicina Social, IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e XIV Congress of the International Association of Health Policy, 2007, Salvador. Anais do Congresso ABRASCO.
-
SOARES, R. S. ; LIMA, A. K. ; KAMMSETZER, C. S. ; CORREA, F. A. ; TIERLING, V. L. ; LUNA, W. F. . Discutindo a Atenção Primária na Residência. In: X Congresso Latinoamericano de Medicina Social, IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e XIV Congress of the International Association of Health Policy, 2007, Salvador. Anais do Congresso ABRASCO, 2007.
-
LUNA, W. F. ; GUIMARÃES, A. R. ; SOARES, R. S. ; LOPES, R. D. ; ROCHA, E. T. ; TIERLING, V. L. . De Frente a Realidade: Fotonovela no Estudo do Perfil de uma Comunidade. In: II Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade, 2007, Campinas. Anais do II CPMFC.
-
LUNA, W. F. ; TIERLING, V. L. ; BARRETO, D. S. ; REIS, S. ; PIRES, R. . Educação Permanente de Agentes Comunitários de Saúde: Construção Conjunta da Abordagem Familiar. In: II Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade, 2007, Campinas. Anais do II CPMFC.
-
GUIMARÃES, A. R. ; TIERLING, V. L. . Planejar e Agir : elaboração de um plano de Assistência Farmacêutica na Unidade de Saúde Santíssima Trindade. In: 2 Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2007, Florianópolis. Livro Eletronico de Resumos.
-
TIERLING, V. L. ; Réus, D. R. ; GUIMARÃES, A. R. ; STEFFENS, A. ; ROSA, A. M. ; HECKLER, A. P. ; Kopittke, L. ; CAMILLO, E. G. S. . Reflexão sobre Estratégias de Educação em Saúde para Promoção do Uso Racional de Medicamentos. In: 2 Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2007, Folrianópolis. Livro Eletrônico de Resumos.
-
Réus, D. R. ; GUIMARÃES, A. R. ; TIERLING, V. L. ; STEFFENS, A. ; ROSA, A. M. ; HECKLER, A. P. ; CAMILLO, E. G. S. ; Kopittke, L. . Atuação do Farmacêutico em Equipe Multi-interdisciplinar: O Desafio de Problematizar a Formação. In: 2 Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2007, Florianópolis. Livro Eletronico de Resumos.
-
STEFFENS, A. ; GUIMARÃES, A. R. ; ROSA, A. M. ; HECKLER, A. P. ; Réus, D. R. ; CAMILLO, E. G. S. ; Kopittke, L. ; TIERLING, V. L. . Diagnóstico da Situação da Assistência Farmacêutica no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição. In: 2 Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2007. Livro Esletronico de Resumos.
-
ROSA, A. M. ; STEFFENS, A. ; GUIMARÃES, A. R. ; HECKLER, A. P. ; Réus, D. R. ; CAMILLO, E. G. S. ; Kopittke, L. ; TIERLING, V. L. . Assistência Farmacêutica: Percepções sobre a Etapa de Dispensação em Unidades de Saúde de Porto Alegre. In: 2° Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2007. 2° Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2007.
-
PAULINO, M. A. ; TIERLING, V. L. ; FERNANDES, L. C. ; SCHENKEL, E. P. ; MENGUE, S. S. . Localização Domiciliar dos Medicamentos Responsáveis pelas intoxicações Mais Freqüentes na Cidade de Porto Alegre. In: XXIII Concurso Acadêmico de Pesquisa Científica, 2003, Porto Alegre. Programa e resumos do XXIII CAPEC. p. 40-40.
-
TIERLING, V. L. ; SANSEVERINO, M. T. V. ; DUNCAN, B. B. ; SCHIMIDT, M. I. ; MENGUE, S. S. ; FACCINI, L. S. . Uso do Misoprostol e Malformações Congênitas na Prole de Gestantes em Seis Capitais Brasileiras. In: XIV Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. Livro de Resumos do XIV SIC. p. 601-601.
-
PAULINO, M. A. ; TIERLING, V. L. ; FERNANDES, L. C. ; SCHENKEL, E. P. ; MENGUE, S. S. . Investigação da Informação das Pessoas sobre Medicamentos.. In: XXI Concurso Acadêmico de Pesquisa Científica, 2000, Porto Alegre. Resumos dos Trabalhos do XXI CAPEC. p. 20-20.
-
TIERLING, V. L. ; PAULINO, M. A. ; FERNANDES, L. C. ; SCHENKEL, E. P. ; MENGUE, S. S. . Investigação do Nível de Informações sobre Medicamentos Analgésicos. In: XII Salão de Iniciação Científica, 2000, Porto Alegre. Livro de resumos do XII SIC. p. 374-374.
-
TIERLING, V. L. ; PAULINO, M. A. ; FERNANDES, L. C. ; SCHENKEL, E. P. ; MENGUE, S. S. . Investigação do Nível de Informação sobre Medicamentos Analgésicos. In: VII Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos, 2000, Florianóplis. Caderno de Resumos dos Trabalhos Científicos. p. 55-55.
-
COSTA, K. S. ; TAVARES, N. U. L. ; TIERLING, V. L. ; LEITAO, V. B. G. ; STOPA, S. R. ; MALTA, D. C. . Pesquisa Nacional de Saúde 2019: obtenção de medicamentos para hipertensão e diabetes no Programa Farmácia Popular do Brasil. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE , 2022.
-
COSTA, K. S. ; TAVARES, N. U. L. ; TIERLING, V. L. ; LEITAO, V. B. G. ; STOPA, SHEILA RIZZATO ; MALTA, DEBORAH CARVALHO . Obtenção de medicamentos para hipertensão e diabetes no Programa Farmácia Popular. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TIERLING, V. L. . Política de Assistência Farmacêutica e Estratégia da Saúde da Família. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TIERLING, V. L. . Assistência Farmacêutica - uma atividade multiprofissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Réus, D. R. ; TIERLING, V. L. ; STEIN, A. T. ; Kopittke, L. . Tratamento do paciente hipertenso: fatores associados à baixa adesão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LUNA, W. F. ; TIERLING, V. L. ; REIS, S. ; GIACOMAZZI, M. C. . Encontros dialógicos entre gestnates e profissionais de saúde partindo do varal de idéias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TIERLING, V. L. ; Réus, D. R. . O papel do farmacêutico no Programa de Saúde da Família. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TIERLING, V. L. ; SANSEVERINO, M. T. V. ; DUNCAN, B. B. ; SCHIMIDT, M. I. ; MENGUE, S. S. ; FACCINI, L. S. . Uso do misoprostol e malformações congênitas na prole de gestantes em seis capitais brasileiras. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TIERLING, V. L. ; PAULINO, M. A. ; FERNANDES, L. C. ; SCHENKEL, E. P. ; MENGUE, S. S. . Invertigação do nível de informação sobre medicamentos analgésicos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
TIERLING, V. L. . Capacitação para utilização do Hórus - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, modalidade EaD e presencial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PONTES, M. A. ; ZOLLIKOFER, L. A. ; Silva, T.H.S. ; SILVA, B. R. A. ; DIAS, K.D. ; TIERLING, V. L. . Entradas no HÓRUS. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimentodematerialdidáticoouinstrucional-Apostila).
PONTES, M. A. ; ZOLLIKOFER, L. A. ; Silva, T.H.S. ; SILVA, B. R. A. ; DIAS, K.D. ; TIERLING, V. L. . Dispensação no HÓRUS. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimentodematerialdidáticoouinstrucional-Apostila).
PONTES, M. A. ; ZOLLIKOFER, L. A. ; Silva, T.H.S. ; SILVA, B. R. A. ; DIAS, K.D. ; TIERLING, V. L. . Orientações gerais - HÓRUS. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimentodematerialdidáticoouinstrucional-Apostila).
PONTES, M. A. ; ZOLLIKOFER, L. A. ; Silva, T.H.S. ; SILVA, B. R. A. ; DIAS, K.D. ; TIERLING, V. L. . Movimentações no HÓRUS. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimentodematerialdidáticoouinstrucional-Apostila).
TIERLING, V. L. . Capacitação para utilização do Hórus - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, modalidade EaD e presencial. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PONTES, M. A. ; ZOLLIKOFER, L. A. ; Silva, T.H.S. ; SILVA, B. R. A. ; DIAS, K.D. ; TIERLING, V. L. . Conhecendo o HÓRUS. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimentodematerialdidáticoouinstrucional-Apostila).
PONTES, M. A. ; ZOLLIKOFER, L. A. ; Silva, T.H.S. ; SILVA, B. R. A. ; DIAS, K.D. ; TIERLING, V. L. . O sistema SCAWEB. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PONTES, M. A. ; ZOLLIKOFER, L. A. ; Silva, T.H.S. ; SILVA, B. R. A. ; DIAS, K.D. ; TIERLING, V. L. . Cadastros básicos do HÓRUS. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimentodematerialdidáticoouinstrucional-Apostila).
TIERLING, V. L. . Capacitação para utilização do Hórus - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, modalidade EaD e presencial. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TIERLING, V. L. . Capacitação para utilização do Hórus - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, modalidade EaD e presencial. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TIERLING, V. L. . Capacitação para utilização do Hórus - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, modalidade EaD e presencial. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TIERLING, V. L. . Capacitação para utilização do Hórus - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, modalidade EaD e presencial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TIERLING, V. L. . Atenção Farmacêutica: Princípios da Prática. 2009. .
TIERLING, V. L. ; GUIMARÃES, A. R. ; LOPES, R. D. ; LUNA, W. F. ; ROCHA, E. T. ; SOARES, R. S. . Fotonovela Páginas da Dique. 2007. (Vídeo).
TIERLING, V. L. ; Kopittke, L. . Curso para cuidadores de pessoas restritas ao domicílio. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis por inquérito telefônico no Brasil, Descrição: O inquérito VIGITEL é realizado anualmente desde 2006, com indivíduos residentes nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, utilizando amostras probabilísticas da população adulta ( 18 anos), a partir do cadastro das linhas de telefone fixo das cidades. O Vigitel monitora os fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissiveis e anualmente são entrevistados cerca de 54.000 indivíduos. Em 2021 o Vigitel completou dezesseis anos de coleta contínua e tem servido como importante ferramenta da vigilância em saúde, subsidiando o o monitoramento de indicadores nacionais sobre os principais fatores de risco para DCNT, bem como o planejamento de políticas públicas e programas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vera Lúcia Tierling - Coordenador / Luciana Monteiro Vasconcelos Sardinha - Integrante / Carlos Augusto Monteiro - Integrante / Eduardo Marques Macário - Integrante / Ellen de Cássia Dutra Pozzetti Gouvea - Integrante / Luiza Eunice Sá da Silva - Integrante / Naiane de Brito Francischetto - Integrante / Patrícia Pereira Vasconcelos de Oliveira - Integrante / Rafael Moreira Claro - Integrante / Sheila Rizzato Stopa - Integrante.
-
2001 - 2003
Localização Domiciliar dos Medicamentos Responsáveis pelas Intoxicações mais Freqüentes na Cidade de Porto Alegre, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vera Lúcia Tierling - Integrante / Sotero Serrate Mengue - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2000 - 2001
Análise de Saponinas em Espécies do Gênero Ilex microdonta, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vera Lúcia Tierling - Integrante / Eloir Paulo Schenkel - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
1999 - 2000
Caracterização e Análise do Nível de Informação Sobre o Uso de Medicamentos Prescritos aos Pacientes Ambulatoriais no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vera Lúcia Tierling - Integrante / Eloir Paulo Schenkel - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. , SRTVN 701, Via W5 Norte, Ed. PO 700, 6° andar, Asa Norte, 70723040 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (061) 33156132
Experiência profissional
2014 - 2016
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço
Outras informações:
Tutoria do curso Gestão da Assistência Farmacêutica", na modalidade à distância (EaD)
2015 - Atual
Ministério da SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista, Carga horária: 40
Outras informações:
Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis
2008 - 2015
Ministério da SaúdeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviços
Outras informações:
Atuação no desenvolvimento, suporte e capacitação nas modalidades presencial e à distância (EaD) dos municípios para utilização do HÓRUS - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, na formulação de legislação relacionada ao financiamento da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, no acompanhamento e monitoramento da implementação do QUALIFAR-SUS Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica e no acompanhamento, monitoramento e avaliação da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica.
2008 - 2008
Ministério da SaúdeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 40
2008 - 2008
Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Técnica, Carga horária: 20
2007 - 2007
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 5
Outras informações:
Projeto Atenção Farmacêutica direcionada a pacientes hipertensos - Ambulatório de Hipertensão
2006 - 2008
GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Farmacêutica residente, Carga horária: 60
Outras informações:
Projeto Gerenciamento em Serviços de Atenção Primária à Saúde/Sistema Único de Saúde
2005 - 2006
Farmavida FarmáciaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável Técnica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2005
Farmácia AmazonenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Atendimento, Carga horária: 44
2003 - 2004
Prefeitura Municipal de Porto AlegreVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto Reorganização da Assistência Farmacêutica, desenvolvido em Unidades de Saúde da rede municipal
1999 - 2000
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Bolsista iniciação científica, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vera Lucia Tierling e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?