Rosilene Moraes Diehl
Possui graduação em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre - IPA (1990), especialização em Educação Física Adaptada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1995), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1998) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Foi professora adjunta na Faculdade Sogipa de Educação Física. Foi professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Coordenou o Centro de Atividade Motora Adaptada - CEAMA, na ULBRA, de agosto de 1996 a julho de 2020. Coordenou o projeto Serviço de Estimulação Essencial Recreativo - SEER, na Faculdade Sogipa de Educação Física, de 2014 a 2020. É autora do livro "Jogando com as diferenças" publicado em 2006 e reeditado em 2008. Autora do capítulo Recreação para Pessoas com Deficiência, do livro RECREAÇÃO TOTAL, publicado em 2015 e ampliado em 2019. Dedicou-se ao formação profissional na área da Educação Física, ênfase em Educação Física Adaptada e Pesquisa em treinamento físico bem como outras áreas: exercício físico para pessoas com deficiência, educação física adaptada, em desempenho físico, aprendizagem e desenvolvimento motor de pessoas em diferentes idades. Atualmente coordena com exclusividade o Studio SINGULAR de Treinamento Físico e Funcional e MatPilates para mulheres 40+, em Florianópolis, SC.
Informações coletadas do Lattes em 03/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências do Movimento Humano
2007 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Qualificação Científica da Bateria de Aptidão Física Para Crianças e Jovens Com Deficiência Visual (BAF-DV)
Orientador: Adroaldo Cesar de Araujo Gaya
Palavras-chave: deficiência visual; aptidão física; AVALIAÇÃO FÍSICA; cegos; baixa visão.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial. Setores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer; Educação.
Mestrado em Eduacação Física
1996 - 1998
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Qualidade e Cinesfera de Jogadores de Basquete em Cadeira de Rodas,Ano de Obtenção: 1999
Francisco Camargo Netto.Palavras-chave: basquete em cadeira de rodas; esforço/formato; cinesfera.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Formação complementar
1998 - 1998
Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 52h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
1995 - 1995
Educação Física e Desporto para Pessoas Portadoras. (Carga horária: 80h). , Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, INDESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: atividade motora adaptada.
Organização de eventos
DIEHL, R. M. . CONGRESSO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA DO MERCOSUL, 1.. 2002. (Congresso).
Participação em eventos
Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - CELAFISCS.Fatores de risco para doenças cardiovasculares em jogadores de várzea da região metropolitana de POA. 2017. (Outra).
IV Simpósio Nacional de Educação, Inclusão e Diversidade.Desafios motores na estimulação de alunos com deficiência intelectual. 2017. (Simpósio).
IX Salão de Extensão da ULBRA.Circuito funcional para pessoas com Díndrome de Down e TEA. 2017. (Outra).
IX Salão de Extensão ULBRA.CENTRO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA - CEAMA. 2017. (Outra).
VIII Salão de Extensão ULBRA.Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada ? CEAMA. 2016. (Outra).
X Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada. Circuitos Motores Funcionais na Estimulação e Motivação de crianças com TEA: um estudo de caso. 2016. (Congresso).
X Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada. Circuito funcional para alunos com deficiência intelectual: limitações e possibilidades. 2016. (Congresso).
I Seminário de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. 2015. (Seminário).
VII Salão de Extensão - EXPOULBRA.CEAMA - Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada. 2015. (Outra).
40 Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física.Movimento paralímpico no RS: vivências e memórias. 2014. (Encontro).
FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO: PEDAGOGIA, REGIÃO METROPOLITANA E PERIFERIAS.Avaliadora dos artigos apresentados. 2014. (Outra).
Dança: educação e inclusão.Dança: educação e inclusão. 2013. (Seminário).
Seminário Dança: Educação e Inclusão. 2013. (Seminário).
IV Salão de Extensão - EXPOULBRA. 2012. (Outra).
Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, 15.. 2012. (Seminário).
Seminário de Formação Continuada. 2012. (Seminário).
Encontro de Formação Docente Continuada, 4.. 2011. (Encontro).
JORNADA NACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS, 15..Atividade Adaptada. 2009. (Outra).
Jornada Nacional de Atividades Físicas, 9..Atividade Motora Adaptada. 2009. (Outra).
Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 12.. Corporeidade da Criança Cega. 2008. (Congresso).
Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 12.. 2008. (Congresso).
Simpósio Nacional de Educação Física, 22..Programas e Projetos Sociais Inclusivos. 2008. (Simpósio).
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas.Jogando com as Diferenças. 2008. (Simpósio).
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas.Vida Independente. 2008. (Simpósio).
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas.Deficiência Intelectual e atividade física/esportiva. 2008. (Simpósio).
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas.Atividade Física e Esporte com Ênfase na Deficiência Visual. 2008. (Simpósio).
Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 6.. 2007. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 15.. Imagem Corporal: corporeidade da pessoa com deficiência visual. 2007. (Congresso).
CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA. Refletindo a educação física, saúde e movimento. 2007. (Congresso).
CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA. Palestra de abertura. 2007. (Congresso).
International Symposium of Adapted Physical Activity, 16..Inclusion in Regular Physical Education: Perceptions of Blind Students. 2007. (Simpósio).
International Symposium of Adapted Physical Activity, 16..Blind People and Body Image. 2007. (Simpósio).
International Symposium of Adapted Physical Activity, 16..Ballroom Dance for Blind People. 2007. (Simpósio).
Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física, 3..Inclusão e Educação Física. 2007. (Seminário).
Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física, 3..Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada - CEAMA/ULBRA. 2007. (Seminário).
Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 11. atação para Pessoas com Paraplegia Alta. 2006. (Congresso).
Encontro em Educação Especial, 2..Lazer Esportivo para Pessoas com Deficiência. 2006. (Encontro).
ENCONTRO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2..Lazer esportivo para pessoas com deficiência. 2006. (Encontro).
Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física, 2..Exercícios para populações especiais. 2006. (Seminário).
Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física, 2..A percepção dos Alunos com Deficiência Visual sobre o Processo de Inclusão nas Aulas de Educação Fisica. 2006. (Seminário).
Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física, 2..Processo de Aprendizagem Coreográfica de Jovens com Síndrome de Down. 2006. (Seminário).
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA, 2..Atividade física. 2006. (Seminário).
Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 5.. Perfil Motor de Jovens com Síndrome de Down. 2005. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 6.. Jogos Recreativos para Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão. 2005. (Congresso).
Congresso Gaúcho de Neurologia e Neurocirurgia, 3.. Readaptação Funcional Pós Trauma Raque-Medular. 2005. (Congresso).
Congresso Internacional de Treinamento Esportivo da Rede CENESP, 2.. 2005. (Congresso).
Congresso Sul-Americano de Educação Física, Atividade Física e Esporte e II Encontro Internacional de Educação Física, 2.. 2004. (Congresso).
FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 5.; SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 10..Avaliadora. 2004. (Outra).
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas.Recreação e Lazer de Crianças e Jovens Surdos. 2004. (Simpósio).
Congresso Brasileiro de Inclusão UFMG/SOBAMA; Congresso Brasileiro da SOBAMA, 5.. Natação para Jovens Cegos e de Baixa Visão. 2003. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Inclusão UFMG/SOBAMA; Congresso Brasileiro da SOBAMA, 5.. Dança Expressão Down-Up. 2003. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Inclusão UFMG/SOBAMA; Congresso Brasileiro da SOBAMA, 5.. Estilo de Vida de Crianças e Jovens Surdos. 2003. (Congresso).
Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 15..Tempo Livre dos Adolescentes Surdos. 2003. (Encontro).
Jornada Nacional de Atividades Físicas, 3..Atividade Motora Adaptada. 2003. (Outra).
Semana Acadêmica do Curso de Educação Física.Projetos Sociais na Educação Física. 2003. (Outra).
Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 26..Desempenho Motor de Adolescentes Surdos. 2003. (Simpósio).
Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 26.. 2003. (Simpósio).
Simpósio Nacional de Educação Física, 22..Atividade Motora Adaptada. 2003. (Simpósio).
Arte para Todos: Semana Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, 5.. 2002. (Exposição).
Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul, 1.. Desporto na Escoila Especial para Alunos com Deficiência Mental. 2002. (Congresso).
Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul, 1.. Desempenho Motor em Crianças e Adolescentes Surdos: Flexibilidade e Resistência Muscular Localizada. 2002. (Congresso).
Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul, 1.. A cultura, o lazer e o trabalho inclusivo. 2002. (Congresso).
Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul, 1.. Arbitragem de Atletismo para Surdos no Contexto Nacional. 2002. (Congresso).
Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul, 1.. O Espaço Sócio-Esportivo para Jovens Surdos. 2002. (Congresso).
Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul, 1.. Adaptação na Arbitragem do Desporto Coletivo para Surdos. 2002. (Congresso).
Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul - Olimpíadas Especiais, 1.. 2002. (Outra).
Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul - Treinamento em Natação para Aletas Portadores de Necessidades Especiais: Estratégias de Avaliação e Intervenção, 1.. 2002. (Outra).
Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 14..Lazer Surdo na Perspectiva Multicultural. 2002. (Encontro).
Salão de Extensão da UFRGS, 3..Identidade e diversidade. 2002. (Seminário).
Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 4.. Desempenho Motor de Alunos Portadores de Deficïência Mental. 2001. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 4.. Trajetória do Basquete sobre Rodas no Rio Grande do Sul. 2001. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 4.. Aprendizagem da Dança para Adolescentes com Síndrome de Down. 2001. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 4.. Metodologia do Ensino de Ginástica Olímpica para Cegos. 2001. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 4.. 2001. (Congresso).
Curso de Capacitação de Recursos Humanos.Capacitação de Recursos Humanos - Área da Deficiência Mental. 2001. (Oficina).
ULBRA COMUNIDADE. 2001. (Encontro).
Congresso de Educação Física e Ciência do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, 8.. Aprendizagem da Dança para Adolescentes com Síndrome de Down. 2000. (Congresso).
Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, 6.; Salão de Iniciação Científica.Equilíbrio e Coordenação Motora de Crianças e Adolescentes Surdos. 2000. (Seminário).
Jornada Científica do Curso de Educação Física, 1..Aprendizagem da Dança para Pacientes com Síndrome de Down. 2000. (Encontro).
Jornada Científica do Curso de Educação Física, 1..Equilíbrio e Coordenação Motora de Crianças e Adolescentes Surdos. 2000. (Encontro).
Jornada Científica do Curso de Educação Física, 1..Capoeira estimulando o Desenvolvimento Perceptivo Motor de Adolescentes Surdos. 2000. (Encontro).
Seminário de Dissertações e Teses, 1..Qualidade e Cinesfera de Jogadores de Basquete em Cadeira de Rodas. 2000. (Seminário).
Colóquio de Pesquisa do Curso de Educação Física, 2..Qualidade e Cinesfera de Jogadores de Basquete em Cadeira de Rodas. 1999. (Oficina).
Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 3.. 1999. (Congresso).
Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2.. Cinesfera dos Membros Superiores de Jogadores de Basquete em Cadeiras de Rodas. 1999. (Congresso).
Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2.. A Capoeira Ampliando a Comunicação de Adolescentes Surdos. 1999. (Congresso).
Congresso de Educação Física e Ciências do Esporte dos Países de Língua Portuguesa, 7.. Cinesfera dos Membros Superiores de Jogadores de Basquete em Cadeiras de Rodas. 1999. (Congresso).
Seminário Internacional de Ciências do Movimento Humano, 1.; Congresso Inter-americano de Psicologia do Exercício e Esporte, 1.; Congresso Gaúcho e Fisioter- Re-leitura do Movimento, 3.. 1998. (Congresso).
Seminário Internacional de Ciências do Movimento Humano, 1.; Congresso Inter-americano de Psicologia do Exercício e Esporte, 1.; Congresso Gaúcho e Fisioter- Re-leitura do Movimento (Curso), 3.. Tema-Livre. 1998. (Congresso).
Congresso da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, 2.. Proposta de Avaliação da Pessoa Portadora de Deficiência Motora Praticante de Basquete em Cadeiras de Rodas. 1997. (Congresso).
Seminário de Integração Docente - ULBRA. 1997. (Oficina).
Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial - Aspectos Perceptuais e materiais instrucionais ara o ensino do aluno deficiente mental (Curso), 2.. 1996. (Congresso).
Jornada de Reabilitação do Cone Sul, 2.. 1996. (Oficina).
Simpósio Paulista de Educação Física Adaptada. 1996. (Simpósio).
Simpósio Paulista de Educação Física Adaptada, 6..Expressão pela via corporal para pessoas portadoras de deficiência física. 1996. (Simpósio).
Simpósio Paulista de Educação Física Adaptada - Desenvolvimento motor e deficiência (Curso), 6.. 1996. (Simpósio).
Simpósio Paulista de Educação Física Adaptada - Paraplegia e atividade física: aspectos psicobiológicos (Curso), 6.. 1996. (Simpósio).
Congresso da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada - E, 1.. Relato de Experiência. 1995. (Congresso).
Congresso da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada - Educação e Movimento, 1.. 1995. (Congresso).
Congresso da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada - Estimulação Elétrica em Pacientes co Lesão Medular, 1.. 1995. (Congresso).
Ciclo de Palestras em Medicina do Exercício. 1991. (Encontro).
Jornadas de Atualização em Psicomotricidade. 1989. (Oficina).
Encontro de Professores de Educação Físicia, 17.. 1988. (Encontro).
Planejamento Educativo da Escola Atual. 1988. (Seminário).
Participação em bancas
CARMONA, E. K.;DIEHL, R. M.. Atletas deficientes visuais Sul-Rio-Grandense nos jogos paralímpico (1984-2012): cenário e memória. 2015. Dissertação (Mestrado em Eduacação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
DIEHL, R. M.. QUALIDADE DE VIDA E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADULTOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física.
DIEHL, R. M.. EVASÃO DE IDOSOS DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA EM CANOAS/RS.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil.
DIEHL, R. M.. RISCO CARDIOVASCULAR E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM MULHERES NO CLIMATÉRIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
DIEHL, R. M.. MOTIVAÇÃO PARA PRÁTICA DE CORRIDA DE RUA. 2019 - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
DIEHL, R. M.. PERCEPÇÃO DOS PAIS SOBRE OS EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO MOTORA ATRAVÉS DO CIRCUITO FUNCIONAL COM ADULTOS TEA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
DIEHL, R. M.. PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A ÁREA DO EMPREENDEDORISMO E GESTÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil.
DIEHL, R. M.. PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES MATRICULADOS EM ESCOLINHAS DE FUTEBOL DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
COSTA, R.;DIEHL, R. M.. ESTUDO DA MARCHA EM CRIANÇAS COM TEA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física.
DUARTE, E.;DIEHL, R. M.. Desempenho Motor em Crianças e Adolescentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física.
BIANCHI, C. P.;DIEHL, R. M.. Desenvolvimento Motor de Praticante de Equoterapia com Paralisia Cerebral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física.
MACHADO, J. R.;DIEHL, R. M.. Expressão Corporal de Adolescentes com Autismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física.
VASCONSELOS, R. D.;DIEHL, R. M.. AUTO-AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE SURFISTAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil.
SANTOS, Carlos Alberto Malcorra dos;DIEHL, R. M.. Acessibilidade em Cadeira de Rodas para a Prática de Atividade Física em Academias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas São Judas Tadeu.
DIEHL, R. M.; VARGAS NETO, F. X.. Estereótipos Sociais Vinculados ao Corpo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituição Educacional São Judas Tadeu.
DIEHL, R. M.; VARGAS NETO, F. X.. A Satisfação Corporal e o Professor de Educação Física. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituição Educacional São Judas Tadeu.
BLANCO, Felipe Aires;DIEHL, R. M.. Motivação para a Prática de Musculação em uma Academia de Porto Alegre. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
OSIELSKI, M.;DIEHL, R. M.. Equilíbrio em Mulheres acima de 60 anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade La Salle - Canoas.
ZUANAZZI, Lucas Ferreira;DIEHL, R. M.. A Corporiedade da Criança Cega. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade La Salle - Canoas.
GEORG, Sandra Raubach;DIEHL, R. M.. A Percepção da Educação Física para os Alunos da EJA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil.
ELOVINO, Tiago Correa;DIEHL, R. M.. Avaliação do Nível de Flexibilidade entre Alunos Iniciantes, Intermediários e Avançados na Modalidade Yoga. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil.
DIEHL, R. M.; VARGAS, L. A.. Projeto Terceira Idade em Movimento e Habilidades Sociais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituição Educacional São Judas Tadeu.
DIEHL, R. M.; POWACZRUK, V.. Desenvolvimento Psicomotor: Alunos Regulares e Especiais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituição Educacional São Judas Tadeu.
KNOP, S.;DIEHL, R. M.. Alterações na Composição Corporal, Flexibilidade e Equílibrio de uma Jovem, Portadora de Deficiência Mental Leve, através de um Programa de Condicionamento Físico.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
PEREIRA, J. A. L.;DIEHL, R. M.. Estilo de Vida de Estudantes Surdos: uma abordagem descritiva.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
SOUZA, J. L. M.;DIEHL, R. M.. Motivos dos Atletas para a Prática de Basquetebol sobre Rodas: um estudo descritivo.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
PINTO, P. C.;DIEHL, R. M.. Prática de Basquetebol e Estilo de Vida de Pessoas com Lesão Medular: um estudo descritivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
SOUTO, R. R.;DIEHL, R. M.. O Ensino da Educação Física de 6a. a 8a. Série do Ensino Fundamental: o olhar dos alunos.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
POVOA, F. P.;DIEHL, R. M.. Processo da Aprendizagem Coreográfica de Jovens com Síndrome de Down.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
DIAZ, D. A.;DIEHL, R. M.. A Rel~ção dos Métodos de Ensino com a Aprendizagem da Iniciação à Dança de Salão para Pessoas com Deficiência Visual.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
COSTA, L. L.;DIEHL, R. M.. Análise Postural de Adultos Jovens Deficientes Visuais praticantes de Natação do Projeto CEAMA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
TEIXEIRA, C. B.;DIEHL, R. M.. Tempo de Reação e Tempo de Movimento em Crianças Surdas e Ouvintes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
SELLES, D.;DIEHL, R. M.. Análise Comparativa na Habilidade Motora Equílibrio Dinâmico entre Surdos e Ouvintes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil.
BITTENCOURT, I. L.;DIEHL, R. M.. O Aprendizado da Natação para Cegos: um estudo descritivo-observacional.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
MOURA, C. F.;DIEHL, R. M.. A Importância da Educação Física para Deficientes Mentais; um estudo bibliográfico.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
TRESCHER, R. P.;DIEHL, R. M.. O Movimento Desportivo para Deficientes Mentais: um estudo descritivo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
VASCONCELOS, E. P.;DIEHL, R. M.. A prática da Natação para um portador de Paralisia Cerebral: um estudo descritivo observacional.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
CAMIZA, R. M.;DIEHL, R. M.. Aptidão Física e Saúde: perfil dos funcionários de uma empresa petroquímica.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
KUNZLER, K.;DIEHL, R. M.. Diagnóstico da Proficiência Motora em Crianças com Síndrome de Down.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
LOUREIRO, L. K.;DIEHL, R. M.. Análise do Movimento Correr e a Estimulação Precoce em Diferentes Tarefas Realizadas por Crianças com Síndrome de Down na Faixa Etária de 8 a 11 anos.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
FINAMOR, M. N.;DIEHL, R. M.. Atribuição de Motivos para as Vitórias e Derrotas: um estudo com a equipe de Futsal do Sport Club Internacional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL.
Orientou
Aptidão física relacionada à saúde e no desenvolvimento motor: adolescentes com deficiência intelectual; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Perfil da marcha em crianças com transtorno do espectro autista (TEA); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Qualificação de testes de agilidade para atletas cegos (B1); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Força de Membros Inferiores em Mulheres Idosas Praticantes e não Praticantes de Ginástica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Percentual de Gordura em Praticantes de Treinamento Funcional, Zumba e Jump; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
O Brincar da Criança autista; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
A Evolução na Saúde e nas Aptidões Físicas em Adolescentes através da Prática de Exercícios Básicos das Artes Marciais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Efeito do Exercício Físico na Prevenção e Tratamento em Pacientes com Doença de Parkinson; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Sogipa de Educação Física; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Auto-avaliação da imagem corporal de surfistas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Perfil do usuário de suplementos alimentares; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Perfil da flexibilidade em praticantes de musculação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Perfil da velocidade de deslocamento e de agilidade em escolares praticantes de futsal; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Nível de atividade física em pessoas da terceira idade, funcionárias de um órgão público; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Perfil da aptidão física de escolares; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Inclusão escolar e um aluno cadeirante: análise do seu comportamento social entre colegas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Instituição Educacional São Judas Tadeu; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Aptidão física relacionada à saúde em escolares com sindrome de down; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Instituição Educacional São Judas Tadeu; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Estereótipo na educação de jovens e adultos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Inclusão de pessoas com deficiência física na natação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Futebol de campo como lazer esportivo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Perfil de esportistas praticantes de travessia da região sul; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Percepção de pais de jovens com deficiência mental sobre inclusão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Perfil do desempenho motor de alunos de escola rural; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Educação física nos anos iniciais: percepção de professores; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
A percepção dos pais sobre a participação do bebê na natação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Equilíbrio motor de mulheres acima de 60 anos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Perfil da adptidão física de alunos no ensino médio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Identificar o desenvolvimento do desempenho motor em jogadores de futebol de campo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Perfil motor de jovens com sindrome de down; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIVERSIDADE LUTERNA DO BRASIL, Universidade; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Desempenho de jovens surdos; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Lazer de jovens surdos; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Equilíbrio e coordenação motora de adolescentes surdos; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade; Orientador: Rosilene Moraes Diehl;
Produções bibliográficas
-
DIEHL, R. M. ; POVOA, F. P. ; GARCIA, A. B. . Jovens com síndrome de Down que dançam: um olhar sobre a aprendizagem coreográfica. Logos (Canoas) , v. 20, p. 29-38, 2009.
-
DIEHL, R. M. ; VARGAS, E. T. ; GAYA, A. C. A. ; GARLIPP, D. C. ; MAQUES, A. C. . Estudo do crescimento somático e da aptidão fisica relacionados a saúde em estudantes surdos das escolas especiais da região metropolitana de Porto Alegre. Revista de Iniciação Científica da ULBRA , v. 3, p. 135-144, 2004.
-
DIEHL, R. M. . Jogando com as Diferenças. 2. ed. São Paulo: Editora Phorte, 2008. v. 1. 216p .
-
DIEHL, R. M. . Jogando com as Diferenças. 1. ed. São Paulo: Phorte Editora, 2006. v. 1. 216p .
-
DIEHL, R. M. . Recreação para pessoas com deficiência. In: Hani Awad; Giuliano Pimentel. (Org.). Recreação Total. 1ed.Várzea Paulista - SP: Fontoura, 2015, v. , p. 3-272.
-
DIEHL, R. M. . Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada. Adapta, Rio Claro, SP, p. 42 - 44, 01 out. 2005.
-
DIEHL, R. M. ; PEIXOTO, P. E. F. . Imagem Corporal: corporeidade da pessoa com deficiência visual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 15.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2., 2007, Recife. Anais..., 2007.
-
MARTINS, R. ; DIEHL, R. M. . Inclusão de Jovens cegos na Educação Física. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E DA ATIVIDADE FÍSICA, 2., 2006, Canoas, RS. Anais..., 2006. v. 2. p. 153-163.
-
DIEHL, R. M. ; BITTENCOURT, R. P. ; PEREIRA, R.P. . Aprendizagem da Dança para Adolescentes com Síndrome de Down. In: IV Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 2001, Curitiba - PR. SOBAMA - Anais 2001, 2001. p. 55-57.
-
DIEHL, R. M. . Equilíbrio em Crianças e Adolescentes Surdos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, 4., 2001, Curitiba, PR. Anais..., 2001. p. 45-47.
-
DIEHL, R. M. . Metodologia de Ensino de Ginástica Olímpica para Cego. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, 4., 2001, Curitiba, PR. Anais..., 2001. p. 141-143.
-
ROXKOW, G. B. ; DIEHL, R. M. . MOTIVAÇÃO PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA. In: IX MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO, 2017, GRAVATAÍ. IX MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO, 2017.
-
ALMEIDA, Alexandre ; DIEHL, R. M. . ANÁLISE COMPARATIVA DA FORÇA DE ADULTOS DE GRAVATAÍ. In: VII MOSTRA DE PESQUISA EM SALA DE AULA, 2017, GRAVATAÍ. VII MOSTRA DE PESQUISA EM SALA DE AULA, 2017.
-
DIEHL, R. M. ; LINHARES, L. S. . EXERCÍCIO FÍSICO PARA ALUNOS COM OSTEOPOROSE E OSTEOARTROSE. In: IX Mostra de Pesquisa e Extensão (ULBRA Gravataí), 2017, Gravataí. Anais da IX Mostra de Pesquisa e Extensão, 2017.
-
DIEHL, R. M. ; SOUZA, M. S. . FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM JOGADORES DE VÁRZEA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. In: 40o. Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - CELAFISCS, 2017, São Paulo. Anais do 40o. Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - CELAFISCS, 2017.
-
DIEHL, R. M. ; HENRIQUE, J. ; LOBO, W. . CIRCUITO FUNCIONAL PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN E TEA. In: IX Salão de Extensão (ULBRA Canoas), 2017, Canoas. Anais do IX Salão de Extensão, 2017.
-
DIEHL, R. M. ; FRANCO, R. ; BADIN, S. M. . Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada - CEAMA. In: IX Salão de Extensão (ULBRA Canoas), 2017, Canoas. Anais do IX Salão de Extensão, 2017.
-
FERRAZ, C. ; DIEHL, R. M. . CIRCUITO FUNCIONAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES. In: X Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada / I Simpósio Internacional de Atividade Física e Saúde, 2016, Campinas. Anais do X Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada / I Simpósio Internacional de Atividade Física e Saúde, 2016.
-
DIEHL, R. M. ; BLOISE, T. ; COSTA, R. . CIRCUITOS MOTORES FUNCIONAIS NA ESTIMULAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA: UM ESTUDO DE CASO. In: X Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada / I Simpósio Internacional de Atividade Física e Saúde, 2016, Campinas. Anais do X Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada / I Simpósio Internacional de Atividade Física e Saúde, 2016.
-
DIEHL, R. M. ; FRANCO, R. ; BADIN, S. M. . CEAMA - Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada. In: VIII Salão de Extensão (ULBRA Canoas), 2016, Canoas. Anais do VIII Salão de Extensão, 2016.
-
DIEHL, R. M. ; POVOA, F. P. ; GARCIA, A. . Dança para jovens com sindrome de Down. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E DA ATIVIDADE FÍSICA, 2., 2006, Canoas, RS. Anais..., 2006. v. 2. p. 133-133.
-
DIEHL, R. M. ; HOFF, E. ; ROSSATO, M. J. . Natação para Pessoas com Paraplegia Alta. In: Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 11., 2006, São Paulo. Anais..., 2006. v. 20. p. 230-230.
-
DIEHL, R. M. ; MAQUES, A. C. ; VARGAS, E. T. ; GAYA, A. C. A. ; GARLIPP, D. C. . Physical Fitness Related With the Health of Deaf Students. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ADAPTED PHYSICAL ACTIVITY, 15., 2005, VERONA. Proceedings..., 2005. p. 177-177.
-
DIEHL, R. M. ; BRANCO, S. . Perfil motor de jovens com sindrome de Down. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, 5., 2005, Florianópolis. Anais.... Florianópolis, 2005. v. 10. p. 170-170.
-
DIEHL, R. M. ; ROSSATO, J. . Variação dos níveis de glicose em adultos diabéticos com deficiência visual na aula na aula de iniciação à natação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TREINAMENTO ESPORTIVO DA REDE CENESP, 12., 2005, Gramado. Anais..., 2005. v. VII. p. 49-49.
-
DIEHL, R. M. ; POL, Doralice O.C. ; HOFF, E. . Fatores Motivacionais em Pais de Jovens com deficiência na Promoção da Saúde. In: Congresso Internacional de Treinamento Esportivo da Rede CENESP, 2., 2005, Gramado, RS. Revista Perfil, 2005. v. VII. p. 97-97.
-
DIEHL, R. M. ; POVOA, F. P. ; ROSSATO, M. J. . Esporte promovendo autonomia em jovens com Síndrome de Down. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, 6., 2005, Rio Claro, SP. Revista da Sociedade Motora Adaptada, 2005. v. 10. p. 151-151.
-
DIEHL, R. M. ; BRANCO, S. . Desempenho Motor de Jovens com Síndrome de Down. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, 6., 2005, Rio Claro, SP. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, 2005. v. 10. p. 54-54.
-
DIEHL, R. M. ; ROSA, U. F. ; VARGAS, E. T. . Educar para o lazer: lazer para educar. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO: PODER, IDENTIDADE E DIFERENÇA, 1., 2004, Canoas, RS. Anais..., 2004.
-
DIEHL, R. M. . Tempo Livre dos Adolescentes Surdos. In: ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER, 15., 2003, Santo André/SP. Anais..., 2003.
-
DIEHL, R. M. ; FERREIRA, P. S. . Desempenho Motor de Adolescentes Surdos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 26., 2003, São Paulo. Anais..., 2003. p. 214-214.
-
DIEHL, R. M. ; MARAFIGA, O. D. . Estilo de vida de adolescentes surdos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 26., 2003, São Paulo, SP. Anais..., 2003. p. 214-214.
-
DIEHL, R. M. ; WAGNER, O. D. O. . Estilo de Vida de Crianças e Jovens Surdos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INCLUSÃO; CONGRESSO BRASILEIRO DA SOBAMA, 5., 2003, Belo Horizonte - MG. Revista da SOBAMA, 2003. v. 8; n.1. p. 10-10.
-
DIEHL, R. M. ; ROSA, U. F. ; BITTENCOURT, R. P. ; COSTA, L. L. . Natação para jovens cegos e de baixa visão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INCLUSÃO UFMG/SOBAMA; CONGRESSO BRASILEIRO DA SOBAMA, 5., 2003, Belo Horizonte, MG. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, 2003. v. 8, n.1. p. 40-40.
-
DIEHL, R. M. ; LESSA, C. O. ; ROSA, U. F. ; POL, Doralice O.C. . A natação para jovens com deficiência mental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INCLUSÃO UFMG/SOBAMA; CONGRESSO BRASILEIRO DA SOBAMA, 5., 2003, Belo Horizonte, MG. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, 2003. v. 8; n.1. p. 39-40.
-
DIEHL, R. M. ; POVOA, F. P. . Dança Expressão Down-Up. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INCLUSÃO UFMG/SOBAMA; CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, 5., 2003, Belo Horizonte- MG. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, 2003. v. 8, n.1.
-
DIEHL, R. M. ; JARDIM, C. A. S. ; NOGUEIRA, P. S. ; DIAS, W. P. B. . O espaço sócio-esportivo para jovens surdos. In: CONGRESSO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA DO MERCOSUL, 1., 2002, Porto Alegre. Anais do I Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul - CD-rom, 2002.
-
DIEHL, R. M. . Lazer surdo na perspectiva multicultural. In: ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER, 14., 2002, Santa Cruz do Sul. Coletânea 14. ENAREL - CD-room, 2002.
-
DIEHL, R. M. ; SANTOS, H. V. T. ; FERREIRA, P. S. . Desempenho motor em crianças e adolescentes surdos: flexibilidade e resistência muscular localizada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA DO MERCOSUL, 1., 2002, Porto Alegre - RS. Anais do I Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul - CD -room, 2002.
-
DIEHL, R. M. ; DIAZ, W. B. P. . Desporto na escola especial para alunos com deficiência mental. In: CONGRESSO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA DO MERCOSUL, 1., 2002, Porto Alegre, RS. Anais..., 2002.
-
DIEHL, R. M. ; MELLO, L. ; BRITO, V. V. R. T. . Adaptação na arbitragem do desporto coletivo para surdos. In: CONGRESSO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA DO MERCOSUL, 1., 2002, Porto Alegre, RS. Anais..., 2002.
-
DIEHL, R. M. ; SILVA, T. L. ; NOGUEIRA, P. S. . Arbitragem de atletismo para surdos no contexto nacional.. In: I Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul, 2002, Porto Alegre-RS. Anais do I Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul, 2002.
-
DIEHL, R. M. . Capoeira as Stimulance for the Perceptive and Motoric Development of Deaf Adolescents. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ADAPTED PHYSICAL ACTIVITY, 13., 2001, Viena. Proceedings..., 2001. p. 130-131.
-
DIEHL, R. M. ; PEREIRA, C. C. ; BITTENCOURT, R. P. . Aprendizagem da Dança para Adolescentes com Síndrome de Down. In: CONGRESSO NACIONAL DE DANÇA, 2001, Porto Alegre, RS. Anais..., 2001.
-
DIEHL, R. M. . Trajetória do Basquete sobre Rodas no Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, 4., 2001, Curitiba, PR. Anais..., 2001. p. 212-212.
-
DIEHL, R. M. ; DIAZ, W. B. P. . Aprendizagem da Dança para Adolescentes com Síndrome de Down. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, 4., 2001, Curitiba, PR. Anais..., 2001.
-
DIEHL, R. M. ; BITTENCOURT, R. P. ; PEREIRA, C. C. . Aprendizagem da Dança para Adolescentes com Síndrome de Down. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, 4., 2001, Curitiba, PR. Anais..., 2001. p. 173-173.
-
DIEHL, R. M. . Aprendizagem da Dança para Adolescentes com Síndrome de Down. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CÏÊNCIAS DO DESPORTO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 8., 2000, Lisboa, Portugal. Anais..., 2000. p. 173-173.
-
DIEHL, R. M. ; PERIN, L. F. . A Capoeira Estimulando o Desenvolvimento Perceptivo Motor de Adolescentes Surdos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 19., 2000, Pelotas, RS. Anais..., 2000. p. 279-279.
-
DIEHL, R. M. ; BITTENCOURT, R. P. ; PEREIRA, C. C. . Aprendizagem da Dança para Adolescentes com Síndrome de Down. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 19., 2000, Pelotas, RS. Anais..., 2000. p. 257-257.
-
DIEHL, R. M. . Qualidade e Cinesfera do Movimento de Jogadores de Basquete em Cadeiras de Rodas. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE DISSERTAÇÕES E TESES, 1., 2000, Porto Alegre, RS. Anais..., 2000. p. 14-15.
-
DIEHL, R. M. . A Capoeira Ampliando a Comunicação de Adolescentes Surdos. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 5., 1999, Canoas, RS. Anais.... Canoas - RS: Editora da Ulbra, 1999. p. 22-22.
-
DIEHL, R. M. ; DONATO, A. . Equilíbrio e Coordenação Motora de Adolescentes Surdos. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 5., 1999, Canoas - RS. Anais.... Canoas - RS: Editora da Ulbra, 1999. p. 21-21.
-
DIEHL, R. M. . Cinesfera dos Membros Superiores de Jogadores de Basquete em Cadeira de Rodas. In: CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2., 1999, Londrina, PR. Anais..., 1999. p. 169-169.
-
DIEHL, R. M. . A Capoeira Ampliando a Comunicação de Adolescentes Surdos. In: CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2., 1999, Londrina, PR. Anais..., 1999. p. 313-313.
-
DIEHL, R. M. . Cinesfera dos Membros Superiores de Jogadores de Basquete em Cadeira de Rodas. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 7., 1999, Florianópolis, SC. Anais..., 1999. p. 178-178.
-
DIEHL, R. M. ; KRAUSE, C. ; DONATO, A. . A Capoeira Ampliando a Comunicação de Adolescentes Surdos. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 7., 1999, Florianópolis. Anais..., 1999. p. 173-173.
-
DIEHL, R. M. . RECREAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DIEHL, R. M. . DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIEHL, R. M. ; HENRIQUE, J. . CIRCUITO FUNCIONAL: UMA PROPOSTA DE ESTIMULAÇÃO PARA ADULTOS COM TEA (AUTISMO). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DIEHL, R. M. ; HENRIQUE, J. . Intensidade da Frequência Cardíaca. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DIEHL, R. M. . ACESSIBILIDADE: O VISÍVEL E/OU INVISÍVEL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DIEHL, R. M. . INCLUSÃO: O QUE MUDOU EM 20 ANOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIEHL, R. M. . DESAFIOS MOTORES ESTIMULAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DIEHL, R. M. . ANÁLISE COMPARATIVA DA FORÇA DE ADULTOS DE GRAVATAÍ: FLEXÃO DE BRAÇO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DIEHL, R. M. . Análise comparativa da força de adultos de Gravataí: Flexão de braço. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINHARES, L. S. ; DIEHL, R. M. . Exercício Fisico para Alunos com Osteoporose e Osteoartrose. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROXKOW, G. B. ; DIEHL, R. M. . Motivação para a Prática de Educação Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DIEHL, R. M. . Educação Física Escolar: Desafios à Prática Pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIEHL, R. M. . Educação Física Escolar: Desafios à Prática Pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIEHL, R. M. . Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada - CEAMA/ULBRA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DIEHL, R. M. . Refletindo a Educação Física, Saúde e Movimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIEHL, R. M. . Atividade Física Adaptada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIEHL, R. M. . Educação Física Adaptada. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIEHL, R. M. . Portadores de Deficiências Especiais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIEHL, R. M. . Equilíbrio e Coordenação de Crianças e Adolescentes Surdos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIEHL, R. M. . Expressão Corporal para Pessoas ;Portadoras de Deficiência. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIEHL, R. M. . Pessoa Portadora de Deficiência Física e Educação. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANDARINO, C. M. ; DIEHL, R. M. . Atividade Motora Adaptada. Canoas: ULBRA, 2008 (Caderno Universitário).
-
DIEHL, R. M. ; SÁ, K. B. ; GONZALES, J. S. . Deficiência Mental - Capitulo III. Porto Alegre: UFRGS/INDESP, 1996 (Fascículo "Voleibol" do Projeto Desporto Adaptado a Portadores de Deficiência).
-
DIEHL, R. M. ; POTRICH, A. C. . Deficiência Física - Capitulo II. Porto Alegre: UFRGS/INDESP, 1996 (Fascículo "Basquetel" do Projeto Desporto Adaptado a Portadores de Deficiência).
Outras produções
DIEHL, R. M. . Projetos de Pesquisa da Universidade Luterana do Brasil. 2004.
DIEHL, R. M. . EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS SURDOS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DIEHL, R. M. . JORNADA NACIONAL DE ATIVIDADES FÍSCIAS, 9.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIEHL, R. M. . Jogando com as Diferenças. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIEHL, R. M. . Jogando com as diferenças. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DIEHL, R. M. . Jogos Recreativos para Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão (VI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIEHL, R. M. . Jogos recreativos para crianças e adolescentes em situação de exclusão. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DIEHL, R. M. . Dança para PDD's (II Congresso de Atividade Motora Adaptada do Mercosul). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIEHL, R. M. . Dança para PDDs. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIEHL, R. M. . Dança para PPDs. 2004. (Curso de extensão).
DIEHL, R. M. . Recreação e lazer de jovens surdos. 2004. (Curso de extensão).
DIEHL, R. M. . Atividade motora adaptada. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIEHL, R. M. . JORNADA NACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS, 3.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIEHL, R. M. . Atividade motora adaptada. 2003. (Curso de extensão).
DIEHL, R. M. . Curso de Capacitação de Recursos Humanos - Área da Deficiência Mental 'Ação Corporal por Meio do Jogo Sensório-Motor, Simbólico e Representativo'. 2001. .
DIEHL, R. M. . Ação corporal por meio do jogo sensório-motor, simbólico e representativo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DIEHL, R. M. . Curso de Capacitação de Recursos Humanos - Área da Deficiência Mental. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIEHL, R. M. . Capacitação de recursos humanos: deficiência mental. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIEHL, R. M. . Formação de Monitores de Acampamento - Atiivdades Recreativas e Dinâmicas de Grupo. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DIEHL, R. M. . Formação de monitores de acampamento: atividades recreativas e dinâmicas de grupo. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIEHL, R. M. . Projeto Desporto Adaptado para Portadores de Deficiência. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto).
DIEHL, R. M. . Expressão Down-Up. 2000. Coreográfica.
DIEHL, R. M. . Expressão Down-Up. 2000. Coreográfica.
DIEHL, R. M. . Dança para PPDS. 2004 (Curso de Extensão) .
DIEHL, R. M. . Recreação e Lazer de Jovens Surdos. 2004 (Curso de Extensão) .
DIEHL, R. M. . Atividade Motora Adaptada. 2003 (Curso de Extensão) .
DIEHL, R. M. . Atividade Motora Adaptada. 2003 (Curso de Extensão) .
DIEHL, R. M. . Atividade Motora Adaptada. 2003 (Curso de Extensão) .
DIEHL, R. M. . Curso de Extensão para Formação de Monitores de Acampamento. 1998 (Curso de Extensão) .
DIEHL, R. M. . Equipe de Recreacinistas da ULBRA na II Semana Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência - FADERS. 1996 (Coordenação Recreacionistas) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil - Canoas,RS. , Av. Farroupilha, 8001, Sao José, 92000900 - Canoas, RS - Brasil, Telefone: (51) 4774000, Ramal: 2250, Fax: (51) 4774000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Faculdade Sogipa de Educação FísicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
01/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física Adaptada, Recreação e Lazer, Treinamento Esportivo Paralímpico
-
01/2010
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Motora Adaptada, Estágio I - Saúde e Recreação, Lazer e Recreação
2003 - 2014
Instituição Educacional São Judas TadeuVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 8
2003 - 2012
Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, SobamaVínculo: Membro do Conselho Cosultivo, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Consultivo
1996 - Atual
Universidade Luterana do BrasilVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
03/1999
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Luterana do Brasil - Canoas,RS.,Linhas de pesquisa
-
03/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Coordenação do Centro de Esdtudos da Atividade Motora Adaptada - CEAMA
-
05/1997
Extensão universitária , Universidade Luterana do Brasil - Canoas,RS.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada.
-
08/1996
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Motora Adaptada, Centro de estudos de atividades motoras adaptada, Desenvolvimento motor, Educação Física especial aplicada, Esporte: Natação, Estágio em Educação Física I, II, III, IV e TCC em Educação Física I, Fundamentos Teóricos e metodológicos da inclusão e da
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Educação Física, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Vivência em Lazer e Recreação, Trabalho de Conclusão, Educação Física Adaptada
2003 - 2011
Universidade La Salle - CanoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
03/2003 - 06/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física Adaptada
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosilene Moraes Diehl e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?