Renata Martins Plucenio
Bióloga, atua desde a graduação com o tema espécies exóticas invasoras, somando 11 anos de experiência. Para seu trabalho de conclusão de curso, estudou a invasão biológica pela espécie Terminalia catappa em áreas de restinga de Florianópolis (SC). Trabalhou junto ao Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental em diversos contratos ao longo dos anos estão a elaboração de análises de risco para invasão biológica de plantas, vertebrados terrestres e peixes (desde 2012), com ampla experiência no uso dos protocolos ajustados para o Brasil pelo Instituto Hórus e domínio dos conceitos e processos envolvidos. Além disso, trabalha periodicamente na atualização da Base de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras do Instituto Hórus (http://bd.institutohorus.org.br) desde 2009, realizando a inclusão de informações e de espécies novas com base em publicações, correções de dados, atualizações taxonômicas e consultas a especialistas da rede de colaboradores do Instituto.
Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Ciências Biológicas
2006 - 2012
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Invasão Biológica em restinga - O estudo de caso de Terminalia catana L. (Combretacea)
Orientador: Tânia Tarabini Castellani
Formação complementar
2007 -
Extensão universitária em Ciências Biológicas. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Capacitação - Espécies Exóticas Invasoras. (Carga horária: 40h). , Fundação do Meio Ambiente, FATMA, Brasil.
2008 - 2008
Oncogenética. (Carga horária: 8h). , University of Prince Edward Island, UPEI, Canadá.
2008 - 2008
"Genética de Populações humanas". (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Programas de Educação Ambiental em UC e entorno. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Biologia 3, CRBIO3, Brasil.
2007 - 2007
?Citogenética Humana Clássica e Molecular?. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Implantação de Programas de Educação Ambiental. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Biologia, CRBIO 3, Brasil.
2007 - 2007
Zona Costeira: Pressão, Impacto e Gestão. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Trilhas, Parques e áreas verdes. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Ecologia Vegetal.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de invasões biológicas.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Botânica Aplicada.
Organização de eventos
PLUCENIO, R. M. . Discussão de Texto Biologia Forense. 2008. (Outro).
PLUCENIO, R. M. . Mini-Curso Mudanças Climáticas Globais. 2007. (Outro).
PLUCENIO, R. M. . Mini-Curso Zona Costeira: Pressão, Impacto e Gestão. 2007. (Outro).
PLUCENIO, R. M. . II Festival de Biocinema da UFSC. 2007. (Festival).
Participação em eventos
1 Seminário de Sociologia da Saúde e Ecologia Humana.Abordagem da Sexualidade com Diferentes Grupos pelo Projeto de Extensão ?Educação em Saúde como um Exercício de Inclusão Social?. 2010. (Seminário).
61 Congresso Nacional de Botânica. Sucessão Primária em Restinga: o Monitoramento de Longo Prazo no Pontal da Daniela. 2010. (Congresso).
9ª Sepex ? Semana de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.Terminalia catappa L. (Combretaceae) no pontal da Daniela, Florianópolis, SC: análise de uma invasão biológica. 2010. (Encontro).
II Jornada de Espécies Invasoras.Biological Invasion in a Protected Area in Florianópolis (SC) - The Case Study of Terminalia catappa L. (Combretaceae). 2010. (Seminário).
Reunião Técnica ?Controle de Espécies Exóticas Invasoras em Áreas Naturais: Uso de Herbicidas para Uso Não Agrícola (Proteção de Florestas Naturais). 2010. (Encontro).
Seminário Mercosul Pós Copenhague. 2010. (Seminário).
Workshop Mudanças Climáticas e a Botânica no Brasil: o papel da Pós-Graduação na Formação de Recursos Humanos e Geração de Conhecimento. 2010. (Simpósio).
XII Semana da Biologia e XIII Mostra de Trabalhos do Curso de Ciências Biológicas. 2010. (Encontro).
Seminários PET-Biologia.?A Genética do Câncer?. 2008. (Seminário).
XX Congresso Brasileiro de Genética Médica. "Avaliação Citogenética em Síndrome Mielodisplásica no Hospital Universitário da UFSC". 2008. (Congresso).
8 Encontro de Biólogos da Região Sul. 2007. (Encontro).
IX Semana da Biologia. 2007. (Outra).
VIII Simpósito Nacional de Biologia Molecular Aplicada à Medicina. 2007. (Simpósio).
VIII Semana da Biologia. 2006. (Outra).
Produções bibliográficas
-
DECHOUM, MICHELE ; CASTELLANI, TÂNIA ; ZILLER, SÍLVIA ; PLUCÊNIO, RENATA ; DE SOUZA, VERONYCA ; LOPES, JONATHAN . Envolvimento comunitário e universitário na restauração da diversidade biológica. Revista de Extensão , v. 12, p. 51, 2015.
-
PLUCENIO, R. M. ; DECHOUM, M. S. ; Castellani, T. T. . Invasão biológica em restinga: o estudo de caso de Terminalia cattappa L. (Combretaceae).. BIODIVERSIDADE BRASILEIRA , v. 2, p. 118, 2013.
-
PLUCENIO, R. M. ; ASSIS, A. A. ; Orlandi, E. M. ; Castellani, T. T. . Atividades do Projeto ?Educação em Saúde como um Exercício da Inclusão Social?: Ações em 2009.. Extensio (Florianópolis) , v. 7, p. 12-23, 2010.
Outras produções
PLUCENIO, R. M. . Tópicos em Invasão Biológica. 2012. .
PLUCENIO, R. M. . Plano de Manejo em Unidades de Conservação. 2011. .
PLUCENIO, R. M. . Curso de Inverno em Ecologia de Mamíferos. 2009. .
PLUCENIO, R. M. . Curso de Bioestatística. 2008. .
Ribeiro, M.C.M. ; PLUCENIO, R. M. ; Foppa, C. E ; Bittencourt, L.F.F. . Atlas Digital de Citogenética. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atlas).
PLUCENIO, R. M. . O Berçário Natural. 2007. Fotografia.
PLUCENIO, R. M. . A Vida dos Chapeleiros. 2007. Fotografia.
Projetos de pesquisa
-
2011 - Atual
Mudanças de longo prazo e processos atuantes na dinâmica de comunidades vegetais de duna frontal na Ilha de Santa Catarina, SC., Descrição: Mudanças da vegetação de duna frontal vêm sendo monitoradas nas últimas décadas na Ilha de Santa Catarina e sugerem que a expansão de uma espécie arbustiva nativa vem reduzindo a presença de espécies sob sua copa em um processo de sucessão primária com predomínio monoespecífico desta planta (Dalbergia ecastophylla). Em sítios adjacentes, Eucaliptus sp., uma espécie exótica, parece atuar como nucleadora nestes ambientes, papel este já atribuído à algumas espécies de Bromeliaceae e Clusiaceae. Em função das modificações que vêm sendo observadas e da importância de se conhecer os processos envolvidos na dinâmica das comunidades vegetais costeiras, este trabalho visa responder: a) Dalbergia ecastophylla é uma espécie-chave no processo de sucessão primária de duna frontal?; b) Qual a taxa de expansão da espécie nas últimas décadas?; c) Que características favorecem sua colonização; d) A ocupação por D. ecastophylla gera um processo de inibição com perda de diversidade local; e) Espécies exóticas podem atuar como nucleadoras de forma similar a demais arbustivas nativas? f) Espécies de Bromeliaceae representam espécies berçários nos sistemas de duna em questão? Diferentes níveis de estudo e metodologias serão utilizadas neste projeto, desde a análise de imagens geo-referenciadas, para análise de expansão da vegetação em maior escala espacial e temporal, como análises de mudança de vegetação em curto tempo e espaço, com base em parcelas permentes. Estudos de germinação e análises de crescimento e sobrevivência serão empregados pra entender a estratégia de expansão de D. ecastophylla. Experimentos de remoção, avaliação da chuva de sementes e recrutamento de plântulas serão feitos para o entendimento das relações de inibição ou de nucleação (facilitação) das espécies.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Renata Martins Plucenio - Integrante / Tânia Tarabini Castellani - Coordenador / Michele de Sá Dechoum - Integrante / Elise Galitzki - Integrante / Polliana Zocche-de-Souza - Integrante / CRISTIANA BARBOSA - Integrante / Erika Tsuda - Integrante / Mariela Simões-Jesus - Integrante.
-
2009 - 2011
Invasão biológica em restingas de Florianópolis (SC) por Terminalia catappa l. (Combretaceae)., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata Martins Plucenio - Integrante / Tânia Tarabini Castellani - Coordenador / Michele de Sá Dechoum - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Catarina. , Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Graduação Em Ciências Biológicas., Trindade, Florianopolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 33316905, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - 2018
Instituto HórusVínculo: Assessoria e Consultoria, Enquadramento Funcional: Assessoria e Consultoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Realizou a análise de risco de invasão biológica do peixe Pangasius hypophthalmus (panga) para o Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. Esta análise de risco foi realizada por trabalho voluntário em função da ameaça de introdução e uso da espécie no Brasil para fins de aquicultura e do histórico de invasão em países asiáticos, para referência da Fundação de Meio Ambiente do estado de Santa Catarina (FATMA).
2017 - 2018
Instituto HórusVínculo: Assessoria e Consultoria, Enquadramento Funcional: Assessoria e Consultoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Aatualização e revisão de informações da Base de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras (http://bd.institutohorus.org.br).
2013 - 2014
Instituto HórusVínculo: Assessoria e Consultoria, Enquadramento Funcional: Assessoria e Consultoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Realizou trabalho de análise de risco de invasão biológica de 20 vertebrados exóticos e nativos para teste dos protocolos e registro na base de dados do Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental
2013 - 2013
Instituto HórusVínculo: Assessoria e Consultoria, Enquadramento Funcional: Assessoria e Consultoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Realizou 10 (dez) análises de risco de invasão biológica espécies exóticas para a base de dados do Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental.
2012 - 2012
Instituto HórusVínculo: Assessoria e Consultoria, Enquadramento Funcional: Assessoria e Consultoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Instalou experimentos para realização de testes de eficácia de espécies exóticas invasoras. Os experimentos visaram definir métodos de controle químico para Acacia mearnsii (acácia-negra) em propriedade da empresa Celulose Riograndense, no município de Guaíba ? RS, e de Ligustrum spp. (alfeneiro, ligustro) em propriedade particular no meio rural do município de Farroupilha ? RS.
2012 - 2012
Instituto HórusVínculo: Assessoria e Consultoria, Enquadramento Funcional: Assessoria e Consultoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Realizou trabalho de análise de risco de invasão biológica de 27 plantas exóticas.
2010 - 2011
Instituto HórusVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2007 - 2008
Neurogene Laboratório e Clínica MédicaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
2010 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações:
Laboratório de Ecologia Vegetal
2007 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Biológicas.
2009 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações:
Laboratório de Polimorfismos Genéticos
2007 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15
Outras informações:
Laboratório de Citogenética
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Renata Martins Plucenio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?