JOSELENE FERREIRA MOTA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1998), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2010) e Doutorado em Dinâmicas Territoriais da Amazônia pela Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará . É vice coordenadora da Linha de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL) da UFPA e integrante do Grupo de Pesquisa Amazônia de Desenvolvimento e Aprendizagem Territorial e do Grupo Axé Odara - Educação antirracista e formação de professore(a)s, ambos da Universidade Federal do Pará. Foi coordenadora do Programa Academia e Futebol em parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor. Foi coordenadora do Subprojeto de ensino "Práticas Corporais como produção humana no tempo e no espaço" do Programa Residência Pedagógica da UFPA/CAPES/MEC. É coordenadora do projeto de extensão "Educação, Práticas Corporais e Direitos Humanos" vinculado ao PIBEX/UFPA. É coordenadora do subprojeto "As Práticas Corporais e as Questões Étnico Raciais como ações humanas no tempo e no espaço: a implementação da Lei 11.645/08 nas aulas de Educação Física vinculado ao Programa de Incentivo à Docência na Educação Básica (PIBID). É integrante do Comitê Científico do GTT Relações Étnico-raciais, do Comitê Ampliado do GTT de Movimento Sociais e Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) do Pará. É associada à Associação Brasileira de Pesquisadores e Pesquisadoras Negras (ABPN). Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Organização do Trabalho Pedagógico, Ensino Aprendizagem, aplicação das Leis 10 639/03 e da 11.645/08 nas aulas de Educação Física. A principalmente nos seguintes temas: educação física, políticas públicas de esporte e lazer, formação inicial e continuada de professores de Educação Física, Educação e Educação Física Antirracista, bem como formação político sindical de professore(a)s da educação básica e superior.
Informações coletadas do Lattes em 23/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
2020 - 2024
Universidade Federal do Pará
Título: A UNIVERSIDADE COMO TERRITÓRIO DE RESISTÊNCIA E CONQUISTAS E A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE DA UFPA
Adolfo Oliveira. Palavras-chave: Universidade pública.; Território; Movimento sindical docente.Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Dinâmicas Territoriais.
Mestrado em Educação
2008 - 2010
Universidade do Estado do Pará
Título: A organização do trabalho pedagógico para o ensino da Ed.Física na Ed.Infantil na RME de Belem., Ano de Obtenção: 2010
Marta Genú Soares.Palavras-chave: Educação; Formação de Professores; Educação Física; Educação Infantil; Organização do Trabalho Pedagógico.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.
Especialização em PEDAGOGIA DO MOVIMENTO HUMANO
2001 - 2002
Universidade do Estado do Pará
Título: A Participação Popular nas políticas públicas de Lazer:uma proposta político -pedagógica da Escola Cabana da SEMEC/CEAL de Belém/Pa.
Orientador: Profº Drº Pedro Paulo Maneschy
Formação complementar
2017 - 2017
Doutoramento Interclar. , Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
2015 - 2015
Curso de Extensão do Esporte da Escola. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Dialética em Marx. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2008
Educar na Diversidade. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.
2007 - 2007
Elaborando Conhec. para Aprender a Reconstruí-lo. (Carga horária: 48h). , Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Professores em Informática Educacional. (Carga horária: 90h). , Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
2007 - 2007
Formação de capacitores do PELC. (Carga horária: 24h). , Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer/ME, SNDEL/ME, Brasil.
2000 - 2000
Política, organização e fund. da Educação Brasil. (Carga horária: 125h). , Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, SINTEPP, Brasil.
1999 - 1999
Aperfeiçamento para atuação com esporte e lazer. (Carga horária: 188h). , Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política de Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Organização do Trabalho Pedagógico.
Organização de eventos
MOTA, J. F. ; TORRES, Y.I.L. ; OLIVEIRA, G. S. ; PEREIRA, E.S. . I Mostra Novembro Negro "Nada sobre nós, sem nós: intelectuais negros e negras da Educação Física brasileira. 2023. (Outro).
MOTA, J. F. ; PEIXOTO, E.M.M ; CHAVES, V.L.J ; MAUES, o ; GUIMARÃES, A. R . VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2016. (Outro).
MOTA, J. F. . VII Coloquio da Linha de Política Pública Educaionais do PPGED/UFPA. 2016. (Outro).
MOTA, J. F. . V Seminário de Pesquisa: Política de Financiamento da Educação Superior no Brasil. 2016. (Outro).
MOTA, J. F. ; FONSECA, Z. V. D. . VI Seminário de Estágio e Práticas Docentes em Educação Física. 2014. (Outro).
MOTA, J. F. . II Encontro de Formação Interdisciplinar do Curso de Educação Física ? Educação Física e Ações Interdisciplinares?. 2013. (Outro).
MOTA, J. F. . 3º Congresso Norte Brasileiro de Ciencias do Esporte. 2010. (Congresso).
MOTA, J. F. . II Encontro das Disciplinas de Recreação e Lazer. 2003. (Outro).
MOTA, J. F. . III Seminário Nacional de Políticas Públicas em Esporte e Lazer. 2003. (Outro).
MOTA, J. F. . I Forum Municipal de Esporte e Lazer. 1999. (Outro).
Participação em eventos
I Congresso Norte Nordeste PIBID - PRP. FEST MANBOL: vivência do esporte nascido na Amazônia brasileira. 2024. (Congresso).
XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/X Congresso Internacional de Ciências do Esporte. EDUCAÇÃO, PRÁTICAS CORPORAIS E DIREITOS HUMANOS: POSSIBILIDADES PARA O TRATO DA POLÍTICA PÚBLICA DE ESPORTE E LAZER. 2023. (Congresso).
Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos e Educação. Formação Continuada de Professores de Educação Física. 2021. (Congresso).
VIII SEMANA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA (SMEF) E I ENCONTRO ESTADUAL DO CBCE MARANHÃO.A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO ACADEMIA & FUTEBOL DA UFPA. 2021. (Encontro).
XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Curso Virtual de Futebol e Formação Humana: análise dos elementos históricos e pedagógicos. 2021. (Congresso).
Ciclo webinário 1: Relativismo Cultural e Epistemológico no Currículo: Crítica e Proposições Marxistas apartir da Pedagogia Histórico - Crítica. 2020. (Outra).
Formação da Linha Práticas Corporais e Educação: Conhecimento e Curriculo na perspectiva da Pedagogia Histórico - Crítica. 2020. (Encontro).
II Seminário Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPA.Educação, Praticas Corporais e Direitos Humanos. 2019. (Seminário).
XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/Congresso Internacional de Ciências do Esporte. ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICAS DOCENTES E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2019. (Congresso).
XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.19. -. Educação, Práticas Corporais e Direitos Humanos. 2019. (Congresso).
Encontro Políticas Públicas e gestão escolar: novos imaginários, discursos e atores. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2017. (Encontro).
Encontro SLiA 2017- III Encontro sobre Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: entre o olhar dos especialistas e as práticas nas escolas. 2017. (Encontro).
III Congresso de História do Movimento Operário Português na Universidade Nova de Lisboa. 3 e 4 de maio de 2017- Lisboa/PT. 2017. (Congresso).
I Seminário Internacional do DESUP: desafios e futuros. Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Porto- PT.Política Educacional para o ensino superior e suas implicações para a atuação político-sindical dos docentes da UFPA/BR. 2017. (Seminário).
Seminário Subprojeto CESTES 2: Quem são os estudantes e quanto custa estudar no Ensino Superior Português em 2015/2016 - 2017. 2017. (Seminário).
VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Política educacional e movimento sindical docente do ensino superior: análise das convergências e divergências entre Brasil e Portugal. 2017. (Outra).
XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores - Internacionalização e Políticas de Avaliação da Pós-Graduação.6- Politica educacional e seus impactos na atuação político sindical dos docentes da UFPA. 2017. (Seminário).
II Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer. Cultura Corporal, Lazer e Espaço Escolar. 2016. (Congresso).
IV Encontro Institucional do PIBID/UFPA.Experiências na Formação Docente: o PIBID na UFPA- Cultura Corporal como possibilidade metodológica para o Ensino da Educação Física na Educação Básica. 2016. (Encontro).
VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Mediadora da Mesa MArxismo, Educação e Escola. 2016. (Encontro).
VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Marxismo, Política Pública e Práticas Educativas. 2016. (Encontro).
VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Coordenação do GT: Políticas Públias Educacionais e o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência. 2016. (Encontro).
Congresso da Pedagogia Histórico-Crítica: educação e edesenvolvimento humano. Possibilidades metodológicas para ensino da Educação Física à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Cultura Corporal: experiências do Programa de Incentivo à Docência na Educação Básica-PIBID/UFPA. 2015. (Congresso).
Congresso de Pedagogia Histórico Crítica: educação e desenvolvimento humano. 2015. (Congresso).
Encontro Anual da Rede Cedes. 2014. (Encontro).
Encontro Anual da Rede Cedes- 2014. 2014. (Encontro).
V Congresso Norte Brasileiro de Ciências do Esporte. A Formação em Educação Física, Lazer e Ciências do Esporte e a Organização para o Trabalho Pedagógico. 2014. (Congresso).
V Congresso Norte Brasileiro de Ciências do Esporte. Educação Física e Pedagogia Histórico-Crítica: limites e possibilidades para a organização do trabalho pedagógico. 2014. (Congresso).
V Congresso Norte Brasileiro de Ciências do Esporte. O Esporte na perspectiva da Cultura Corporal: possibilidades superadoras para o ensino do Esporte na EEEFM Maria Luiza da Costa Rego. 2014. (Congresso).
V Congresso Norte Brasileiro de Ciências do Esporte. As lutas enquanto produção humana da Cultura Corporal. 2014. (Congresso).
Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Pedagogia Histórico- Crítica e Estágio Curricular: desafios e possibilidades metodológicas para a formação de professores de Educação Física. 2013. (Encontro).
Encontro Regional de Estudantes de Educação Física.LICENCIATURA AMPLIADA/REGULAMENTAÇÃO E MUNDO DO TRABALHO. 2013. (Encontro).
Encontro Regional de Estudantes de Educação Física.O ensino do Jogo nas aulas de Educação Física. 2013. (Encontro).
Seminário docente PARFOR. 2013. (Seminário).
Seminário Interativo DIESPORTE: variáveis legislação e financiamento. 2013. (Seminário).
XIII Seminário ? O Lazer em Debate?. 2012. (Seminário).
3º Congresso Norte Brasileiro de Ciencias do Esporte. O papel da Universidade e os desafios dos Campos de Atuação - Escola. 2010. (Congresso).
Encontro de Pesquisa Educaional do Norte e Nordeste.As práticas corporais da infancia: a historia da disciplina Educação Física ou a historia da Educação Fìsica que disciplina?. 2009. (Encontro).
Encontro Nacional de Formadores e Pesquisadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade.Encontro Nacional de Formadores e Pesquisadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade. 2009. (Encontro).
I Congresso Científico Internacional de Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde. A racionalidade moderna e suas influencias na produção de conhecimento em Educação Fìsica. 2009. (Congresso).
I Encontro de Professores de Educação Física da Rede Publica Estadual de Ensino.Os desafios do ensino de Educação Física na Educação Básica no Contexto da Diversidade. 2009. (Encontro).
XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/III Congresso Internacional de Ciencias do Esporte. 2009. (Congresso).
1ª Conferência Estadual de Educação."Plano Estadual de Educação". 2008. (Outra).
Encontro de Formação de Formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade.Formadora. 2008. (Encontro).
Seminário Interativo Universidade Escola/Organização da Ginástica na escola: história, memória, necessidades e possibilidades.Hora do papo com Celi Taffarel. 2008. (Seminário).
18º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará. "Educação com qualidade e valorização profissional". 2007. (Congresso).
2 ª Reunião Nacional dos Gestores e Agentes do Programa Esporte e Lazer.A Experência de Planejamento de Formação da Formação do PELC na Região Norte.. 2007. (Outra).
59ª Reunião Anual da SBPC. 59ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 2007. (Congresso).
CURSO ECOAR ? Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo ? Conhecimento lógico ?matemático.CURSO ECOAR ? Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo ? Conhecimento lógico ?matemático. 2007. (Outra).
?Educação Física Escolar na Amazônia?-I Congresso de Ciências do Esporte/ Região Norte-CONCENO..?EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA AMAZÔNIA. 2006. (Seminário).
1ª Reunião Nacional dos Agentes do Programa Esporte e Lazer da Cidade..Esporte lazer da cidade. 2006. (Outra).
II Conferência Estadual de Esporte e Lazer;?Construindo o Sistema Nacional de Esporte e Lazer?.?CONSTRUINDO O SISTEMA NACIONAL DE ESPORTE E LAZER?.. 2006. (Outra).
Encontro de Agentes Municipais das Ações Educativas Complementares: Cidadania, Diversidade, Inclusão, Esporte e Lazer.ENCONTRO DE AGENTES MUNICIPAIS DAS AÇÕES EDUCATIVAS COMPLEMENTARES: Cidadania, Diversidade, Inclusão, Esporte e Lazer. 2004. (Encontro).
I Conferência de Esporte e Lazer; ?Esporte, Lazer e Desenvolvimento Humano?.?ESPORTE, LAZER E DESENVOLVIMENTO HUMANO?. 2004. (Outra).
I Encontro de Gestores Publicos em Recreação e Lazer-XV Encontro Nacional de Esporte e Lazer..ESPORTE E LAZER. 2004. (Encontro).
III Seminário Nacional de Políticas Públicas de Esporte e Lazer.II Encontro com as Comunidades de Belém: O exercício da co e auto gestão em políticas públicas de esporte e lazer. 2003. (Encontro).
Projeto Saude e Lazer:Caminhada em Busca da Democratização da Qualidade de Vida. XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO ESPORTE. 2001. (Congresso).
XI Congreso Brasileiro De Ciências do Esporte- CONBRACE.Educação Física e Ciências do Esporte: Intervenção e Conhecimento.. 1999. (Outra).
II Conselho de Entidades de Educação Física- CONEEF.Coselho de Entidades de Educação Física. 1998. (Outra).
I Mostra Científica do curso de Educação Física- UEPA.Pesquisa e Formação Acadêmica: Caminhos Possiveis.. 1998. (Outra).
Semana Acadêmica de Educação Física.A produção do Conhecimento em Educação Física. 1998. (Outra).
Semana do Profissional de Educação Física.Educação Física e Esporte: Ação Pedagógica no Esporte.. 1998. (Outra).
II Encontro de Monitores da UEPA.II Encontro de Monitores da UEPA. 1997. (Encontro).
IV Feira do vestibular.Feira do vestibular. 1997. (Outra).
X Congresso Brasileiro De Ciências do Esporte- CONBRACE.Renovações, Modismos e Interesses.. 1997. (Outra).
XIII Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física.Como e onde se Insere a Educação Física diante da nova ordem mundial?. 1997. (Outra).
Encontro nacional dos Estudantes de Educação Física- ENEEF.Legalidade ou legitimidade: Qual a nossa prioridade?. 1996. (Outra).
Participação em bancas
GOUVÊA, E.G.;MOTA, J. F.; COSTA, M.C.S.. O lúdico na educação infantil: tempo e espaço de aprendizagem na escola "a mão cooperadora" da rede municipal de Ananindeua. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Pará.
GOUVÊA, E.G.; COSTA, M.C.S.;MOTA, J. F.. A prática pedagógica no Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Pará.
TEIXEIRA, S. R. S.; MEGUINS, R.C.;MOTA, J. F.. O papel das cantigas de roda no processo de constituição cultural de crianças de uma turma de educação infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Pará.
MEGUINS, R.C.;MOTA, J. F.; CORDEIRO, G.N.K. A inclusão da criança com deficiência na Educação Infantil: vivências, descobertas e desafios. 2013 - Universidade Federal do Pará.
TEIXEIRA, S. R. S.; PENA, S.C.;MOTA, J. F.. As interações e as brincadeiras como eixos norteadores do trabalho pedagógico na Educação Infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.; FONSECA, Z. V. D.. Educação Física e lazer:as possibilidades de vivências de lazer através da ludicidade nas aulas de educação física na escola estadual de ensino fundamental Brasília, na Ilha de Caratateua.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Lazer) - Universidade do Estado do Pará.
MOTA, J. F.; FONSECA, Z. V. D.. Escola, lazer e suas relações no processo ensino-aprendizagem.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Lazer) - Universidade do Estado do Pará.
FRANCA, N. F.; CRAVO, R. C. S.;MOTA, J. F.. Políticas Públicas de Lazer em Belém: a experiência da Coordenadoria de Esporte, Arte e Lazer de 2002 a 2008. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Lazer) - Universidade do Estado do Pará.
MOTA, J. F.; FONSECA, Z. V. D.. Jogos e brincadeiras: as possibilidades do educar para e pelo lazer no ambiente escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Lazer) - Universidade do Estado do Pará.
MOTA, J. F.; ARAUJO, P. S.; BAIA, M. C.. Políticas Públicas de Lazer e Inclusão Social: o PELC/PRONASCI em um Núcleo de Belém/PA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Lazer) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS JUNIOR, O.G; OLIVEIRA, L.N.;MOTA, J. F.. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROJETO MUNDIAR DA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO BARBOSA. 2022 - Universidade Federal do Pará.
LIMA, A.R.S.;MOTA, J. F.; REIS, M. I. A.. EDUCAÇÃO POPULAR E A LUTA DAS MULHERES: O PERCURSO HISTÓRICO EINTELECTUAL DE MOEMA VIEZZER. 2022 - Universidade Federal do Pará.
FERREIRA, M.P.A;MOTA, J. F.; PINHEIRO, W.C. O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.. As concepções de Educação Física dos Professores de educação básica da Escola Raimunda Paiva Celestino do município de Concórdia do Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.. Avaliação da aprendizagem nas aulas de Educação Física no município de Quatro-Bocas/Tomé-Açu-Pa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.. Ginástica Escolar: histórico, fundamentos e prátias educativas para educandos/as do ensino fundamental maior da E.M.E.F. São Francisco Xavier. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.. A inclusão dos educandos com deficiência física nas aulas de Educação Física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.. A ludicidade no trabalho pedagógico no ensino infantil e fundamental menor: O "não lugar" da Educação Física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.
TEIXEIRA, S. R. S.;MOTA, J. F.; DELGADO, A. S. B.. A Brincadeira e o Papel do Professor no Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento de Crianças na Idade Pré Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.. Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física na Educação Infantil no município de Mocajuba/Pa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.. As práticas corporais na educação infantil na Escola Dilsa da Cunha Gordo no município do Mojú/Pa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.. Ginástica nas aulas de Educação Física: limites e possibilidade no município de Igarapé-Miri/Pa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.; TEIXEIRA, S. R. S.; FELIPE, E. S.. Produção do Conhecimento do Curso de Pedagogia: uma análise das Monogafias que tratam do Lúdico na Educação Infantil do período de 2003-2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
BASTOS, R. S.;MOTA, J. F.; FELIPE, E. S.. Implicações do lúdico na práxis docente: um estudo sobre os antagonismos ideológicos no trato com o conhecimento na educação escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SANTOS, M.A.R;MOTA, J. F.. Os elementos didáticos expressos nos documentos institucionais: um olhar sobre educação física no bairros Montese. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.
LOPES, L.; Pinheiro.P;MOTA, J. F.. Os benefícios da atividade física regular na qualidade de vida de idosos do ?Projeto saúde Solidária?.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior Madre Celeste.
FONSECA, Z. V. D.; ARAUJO, A.;MOTA, J. F.. Souza e Ludmila J.B. de Souza.A organização do trabalho pedagógico na disciplina Estágio I e II do CEF/ESMAC.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior Madre Celeste.
PACHECO,P.;MOTA, J. F.. F. Filho e Murillo C. dos Santos.O bulliyng como agente agressor nas aulas de Educação Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior Madre Celeste.
ARAUJO, A.;MOTA, J. F.; Sta Rosa. O trato com o conhecimento do Basquetebol na formação de professores da ESMAC.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior Madre Celeste.
MOTA, J. F.; FARO, C. L. C.. A Ginástica como conteúdo nas aulas de EF: dificuldades e superações.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Pará.
MOTA, J. F.. O Jogo Infantil dentro so acampamento sem -terra "abril vermelho", do MTTL em Sta Bárbara/Pa: reflexo de uma realidade social agrária. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Pará.
FARO, C. L. C.;MOTA, J. F.. A Ginástica das Exclusões: um conteúdo esquecido nas aulas de Educação Física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Pará.
MOTA, J. F.; COELHO, H.R. Presidente da banca do Processo Seletivo Simplificado para professor substituto para o Núcleo Tucuruí- disciplina Lazer,Politicas Publicas de Esporte, Ed.Física e Lazer. 2010. Universidade do Estado do Pará.
COELHO, H.R;MOTA, J. F.. Membro do Processo Seletivo Simplificado destinado ao provimento de vagas para professor substituto das disciplinas Fundamentos e Métodos das lutas e futebol do CEDF/UEPA-Núcleo Tucuruí. 2010. Universidade do Estado do Pará.
Ferreira Mota; MORERIA, F. S.; COSTA, M.C.S.. Processo Seletivo Simplificado para Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência na Educação Básica da FEF/UFPA. 2024. Universidade Federal do Pará.
Clímaco J C; Rosa C N;MOTA, J. F.. Grupo de Trabalho Temático "Educação Física e relações étnico raciais do CBCE". 2023. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.
MOTA, J. F.. Comissão Científica do IV Encontro Institucional do PIBID UFPA. 2016. Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.; MORERIA, F. S.. Presidente da Banca de Avaliação e Seleção de Bolsistas PROAD/UFPA. 2015. Universidade Federal do Pará.
MATOS.L.S; COSTA, M.C.S.; LIMA, P.L.;MOTA, J. F.; BAHIA, M. C.; Sales, L.. Fundamentos Sócio-Históricos e Metodologia de Ensino em Educação Física e Esportes. 2013. Universidade Federal do Pará.
MATOS.L.S; COSTA, M.C.S.;MOTA, J. F.. Banca de Revalidação do Diploma de Professor da Universidad de Ciências Física y El Desporto "Manuel Fajardo". 2013. Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.. Comissão para a seleção de bolsista PROAD. 2013. Universidade Federal do Pará.
MOTA, J. F.. Membro da comissão científica do II Congresso Norte de Ciências do Esporte. 2010. Universidade do Estado do Pará.
MOTA, J. F.. Examinadora do comitê científico de Seleção de projetos de pesquisa par o III Curso de Especialização em Lazer. 2009. Universidade do Estado do Pará.
Orientou
Educação Infantil: trajetórias teóricas e práticas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A relação entre o brincar e o educar na prática pedagógica da educação infantil; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
O jogo na prática pedagógica das professoras da pré-escola: uma analise conceitual dos limites e possibilidades para o desenvolvimento da aprendizagem; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
O Jogo e a brincadeira na educação infantil:uma analise na Escola; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Brincadeira e brinquedos na educação infantil; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A brincadeira na prática pedagógica do professor de ed; Infantil e o desenvolvimento das crianças do pré I: uma análise da escola X do Município de Bragança; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Políticas Públicas de Esporte e Lazer: análise do Programa Segundo Tempo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Lazer) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
O SUBPROJETO "PRÁTICAS CORPORAIS NO TEMPO E NO ESPAÇO" E A APLICAÇÃO DA LEI 11; 645/08 NA ESCOLA ESTADUAL BENTO XV: Limites e Possibilidades para uma Educação Física Antirracista; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DA FEF/UFPA PARA OS DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Uma Análise das Ações de Monitoria nos Anos de 2022 e 2023; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
MEMORIAL SOBRE O IMPACTO DO SUBPROJETO PRÁTICAS CORPORAIS NO TEMPO E NO ESPAÇO E A APLICAÇÃO DA LEI 11; 645/08 NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROF; PALMIRA GABRIEL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
AS DANÇAS DE MATRIZES AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NAS AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Analise da Produção Científica nos Anais do CONBRACE; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
MAS, AFINAL O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA? Contribuições dos Docentes da Faculdade de Educação Física da UFPA Campus Belém; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: contribuições para formação inicial de bolsistas da faculdade de Educação Física da Ufpa- campus Belém; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
RELIGIÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR O CORPO (S)AGRADO: análise dos periódicos da CAPES 2004 a 2024; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A EFETIVAÇÃO DA LEI 11; 645/08 NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UFPA -CAMPUS BELÉM; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A EDUCAÇÃO FÍSICA E JOGOS ELETRÔNICOS: uma análise bibliográfica das possibilidades metodológicas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL: a espetacularização da desigualdade e algumas possibilidades pedagógicas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A AÇÃO ?RITMOS? E A QUESTÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOSSERVIDORES DA UFPA: ALGUNS APONTAMENTO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A Organização do Trabalho Pedagógico do Professor de Educação Física em diferentes espaços de atuação: limites e possibilidades; =; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
OS CONHECIMENTOS REFERENTES À SAÚDE MENTALDE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAMCOM O FUTEBOL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Esporte e Mulher: o fisiculturismo feminino para além das aparências; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
APROXIMAÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA E DA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA COM O DOCUMENTOCURRICULAR DO MUNICÍPIO DE MARPANIM: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
As condições de trabalho do professor de Educação Física na rede pública municipal de Capitão Poço/PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A disciplica Educação Física na visão dos gestores escolares das séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Santa Maria do Pará; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A MUSCULAÇÃO COMO PRÁTICA CORPORAL TERAPÊUTICA EM MULHERESAFETADAS PELOS TRANSTORNOS MENTAIS: DEPRESSÃO E OU ANSIEDADE; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE GÊNERO NO CONGRESSOBRASILEIRO DE CIENCIAS DO ESPORTE (CONBRACE); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EMESPAÇOS ESCOLARES: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DEPROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A dança nas aulas de Educação Física: uma análise a partir do Estágio Supervisionado; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Análise bibliográfica da produção do conhecimento sobre PIBID do curso de Educação Física e a relação com as principais abordagens metodológicas da Educação Física; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Educação Física Escolar entre a legitimidade e legalidade: limites e possibilidades; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Crítica à formação crítica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Concepções Teórico-Metodológicas para o Ensino do Conteúdo nas aulas de Educação Física?; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
?O Curso de Educação Física no PIBID: limites e possibilidades para Organização do Trabalho Pedagógico?; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A brincadeira e o papel do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Avaliação da aprendizagem nas aulas de Educação Física no município de Quatro-Bocas/Tomé-Açu-Pa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
As concepções de Educação Física dos professores de educação básica da Escola Raimunda Paiva Celestino do município de Concordia do Pará; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Organização do trabalho pedagógico da Educação Física na educação infantil no município de Mocajuba/Pa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Ginástica nas aulas de Educação Física: limites e possibilidades no município de Igarapé- Miri/Pa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
As práticas corporais na educação infantil na Escola Dilsa da Cunha Gordo no município de Mojú/ Pa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
O PARADIGMA DA INCLUSÃO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA DA FUNDAÇÃO PESTALOZZI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
PARADIGMAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma análise bibliográfica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ANALISE DOS LIMITES E POSSIBILIDADES PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/ UFPA-BELÉM: Uma análise dos TCCs que tratam das temáticas da Saúde e da Educação Escolar no período de 2009 a 2013; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - UFPA - CAMPUS GUAMÁ: contribuições para o debate da Formação Unificada; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
da Cunha Junior e Paulo Vitor B; dos Santos; Natação: análise dos métodos, princípios, conteúdos de ensino e avaliação da aprendizagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Educação Física e o Mundo do Trabalho: estágio curricular em Academias de Ginásticas em Belém/PA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Produção do Conhecimento do Curso de Pedagogia: uma análise das monografias que tratam do Lúdico na Educação Infantil do perído de 2003 -2013; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
? Produção do Conhecimento do curso de Pedagogia: Uma análise das monografias que tratam do Lúdico na Educação Infantil do período de 2003-2013; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Concepção de Esporte como Inclusão Social no Programa Segundo Tempo em Belém/PA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
O Ensino da Capoeira no Programa Segundo Tempo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Possibilidades pedagógicas para o ensino do conteúdo esporte nas aulas de Ed; Física; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Educação Física: o brincar nas aulas da Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Joselene Ferreira Mota;
Produções bibliográficas
-
MOTA, J. F. ; RANGEL, Iguatemi Santos ; FREITAS, Rosineide Cristina . Estágio Supervisionado e Docência em Educação Física nas Infâncias. Revista a favor da igualdade racial , v. 8, p. 210-226, 2025.
-
FERREIRA, J.M. ; TEIXEIRA, D. C. ; FREITAS, F.C.C. ; SÁ, F. E. ; NOVAES, S.E. ; SILVA, I.M.R ; MOTA, J. F. ; OLIVEIRA, A.C. . Territórios de Resistência: identidade e cultura em comunidades quilombolas e indígenas. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 4127-4146, 2025.
-
FERREIRA, DIANE RIBEIRO SOUZA ; AZEVEDO, GABRIELE ALVES DE ; TOMAZ, JUFRAN ALVES ; BANDEIRA, MÁRCIA ALVES ; BARROS, EVANIR APARECIDA RAMOS ; MENDONÇA, ALDENIZE MARIA CHAVES DE ; SOUZA, JOABE RAMOS DE ; MOTA, Joselene Ferreira ; MEIRELLES, LILIANE BRUNA ; MELO, ANDRÉ DE OLIVEIRA ; FILHO, ADEMAR HENRIQUES DA SILVA ; TENÓRIO, MARIA LILIANE DE LIMA ; BOESING, MARLISE ; STINGHER, DEBORA . A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA E A INCLUSÃO DE SABERES QUILOMBOLAS E INDÍGENAS NO CURRÍCULO ESCOLAR. Revista de Derecho y Câmbio Social , v. 22, p. e3648, 2025.
-
Ferreira Mota ; De Souza ; Moreira J F . O contexto dos jogos quilombolas do Território de Jacarequara no Pará: aproximações com o lazer de base comunitária. Verde Grande geografia e interdisciplinariedade , v. 7, p. 68-85, 2025.
-
Arapiun A ; TEMBE, I. R. ; BARBOSA SS ; MOTA, J. F. . As mulheres indígenas do estado do Pará e luta pela revogação da Lei 10 820/24, entre imagens, rituais e vozes: educação é um direito que não se negocia, não vai ter COP, vai ter luta!. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (BRASÍLIA) , v. 1, p. 58-62, 2025.
-
ALVES, E. S. ; MOTA, J. F. ; Brito, L.S.A. . A greve de 1982 na UFPA: estratégias de luta pela valorização da carreira e das condições de trabalho. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (BRASÍLIA) , v. XXXIV, p. 138-151-151, 2024.
-
SANTOS JUNIOR, O.G ; MOTA, J. F. ; PEREIRA, E.S. . O ensino do futebol para educação antirracista no componente curricular educação física: anos iniciais do ensino fundamental. https://doi.org/10.22456/2595-4377.142517 , v. 37, p. 1-10-11, 2024.
-
SILVA, JUCILENE BELO DE OLIVEIRA ; MOTA, Joselene Ferreira . Políticas de ação afirmativa para a população negra na América Latina: visibilidade às comunidades negras rurais. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 8424-8446, 2023.
-
CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira ; MOTA, Joselene Ferreira ; FRANÇA, NEY FERREIRA ; DE FREITAS, RHENAN FERREIRA . CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO) , v. 16, p. e2872, 2023.
-
MOTA, Joselene Ferreira ; DE OLIVEIRA, JUCILENE BELO ; OLIVEIRA NETO, ADOLFO DA COSTA . AS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS LIMITES DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA BNCC. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 20813-20832, 2023.
-
MOTA, Joselene Ferreira ; FERREIRA, Emerson Maciel ; FREITAS, RHENAN FERREIRA DE ; REIS, SAULO VIANA . Curso virtual de futebol e formação humana: análise dos elementos históricos e pedagógicos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 44, p. 1-7, 2022.
-
MOTA, J. F. ; SANTOS, I.R. ; OLIVEIRA, L.N ; SILVA, M.E,N. . Futebóis do Norte ano II. 1. ed. Recife: Even3 Publicações, 2023. v. II. 93p .
-
MOTA, J. F. ; FONSECA, Z. V. D. ; FRANCA, N. F. ; SANTOS.DCS, . Dez anos da Rede LEPEL: balanço perspectivas e contribuições para Educação Física do estado do Pará. In: Celi Nelza Zulke Tafferel, Cássia Hack, Joelma Oliveira Albuquerque e Márcia Morschbacher. (Org.). Ensino, Pesquisa e Extensão na Rede LEPEL: contribuições na Formação de professores, Trabalho Pedagógico, Produção de Conhecimento e Política Pública de Educação, Educação Física, Esporte e Lazer. 1ed.: , 2025, v. , p. 219-250.
-
SANTOS JUNIOR, O.G ; PEREIRA, E.S. ; DIAS, J.S. ; MOTA, J. F. . O TRATO COM O CONTEÚDO LUTAS NO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DA ABORDAGEM CRÍTICOSUPERADORA E DA LEI 11.645/08 d. In: Celso Eduardo Brito et al. (Org.). Novos tempos, novos ares: Trilhando perspectivas outras para a formação docente nos programas institucionais PIBID e PRP. 1ed.Campina Grande/PB: Realize Editora, 2024, v. , p. 833-861.
-
LISBOA, L. F. A. ; MOTA, J. F. ; BASTOS, R. S. . A Lei 11645/08 na organização do trabalho pedagógico dos professores de educação física: estudos a partir do Programa Residência Pedagógica da UFPA. In: Ana Carolina Lacorte Lima; Kate Lane Costa de Paiva; Natália Barbosa da Silva. (Org.). Culturas Negras na Escola. 1ed.Rio de Janeiro: Matanoia, 2024, v. , p. 105-118.
-
MOTA, J. F. ; SANTOS JUNIOR, O.G ; PEREIRA, E.S. ; SANTOS, G.S. ; TORRES, Y.I.L. . A perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora para uma educação antirracista. In: Ana Carolina Lacorte Lima; Kate Lane Costa de Paiva; Natália Barbosa da Silva. (Org.). Culturas Negras na Escola. 1ed.Rio de Janeiro: Matanoia, 2024, v. , p. 167-182.
-
PEREIRA, E.S. ; DIAS, R. E.G. ; BARBOSA, S.C. ; MOTA, J. F. . Programa Residência Pedagógica UFPA: experiência com jogos de matriz africana no ensino fundamental e indígena. In: Celi da Silva Costa Bahia; Dalva Valente Guimarães Gutierrez. (Org.). Formação de professores e desafios da construção de conhecimento na Amazônia. 1ed.Belém: ICED UFPA, 2024, v. 1, p. 209-213.
-
Paixão, M.L.P. ; SANTOS, G.S. ; TORRES, Y.I.L. ; MOTA, J. F. . O novo Ensino Médio e os desafios para a organização do trabalho pedagógico em Educação Física: uma experiência a partir do estágio supervisionado II. In: Celi da Silva Costa Bahia; Dalva Valente Guimarães Gutierrez. (Org.). Formação de professores e os desafios da construção do conhecimento na Amazônia. 1ed.Belém: ICED UFPA, 2024, v. 2, p. 221-226.
-
TORRES, Y.I.L. ; MOTA, J. F. . Mas, afinal o que é Educação Física? as perspectivas teóricas e conceituais dos docentes da Faculdade de Educação Física da UFPA. In: Celi da Silva Costa Bahia; Dalva Valente Guimarães Gutierrez. (Org.). Formação de professores e os desafios da construção do conhecimento na Amazônia. 1ed.Belém: ICED UFPA, 2024, v. 2, p. 238-242.
-
MOTA, J. F. ; FREITAS, Rhenan Ferreira ; CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira ; FONSECA, Z. V. D. . POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER E A CONCEPÇÃO DE LAZER DOS GESTORES DE ANANINDEUA E MARITUBA-PA. In: Lucília da Silva Matos;Mirleide Chaar Baia. (Org.). Política Pública, memória e diversidade nas práticas de esporte e lazer no Estado do Pará. 1ªed.Belém: Paka Tatu, 2019, v. , p. 07-204.
-
MOTA, J. F. ; GENU, M. . . A relação trabalho e educação e as implicações das teorias educacionais na organização pedagógica dos professores. In: Marta Genú Soares, Emanuel Ribeiro, Pedro Sá. (Org.). Formação de Professores: teorias e práticas cotidianas. 1ed.Belém: EDUEPA, 2016, v. 1, p. 78-96.
-
MOTA, J. F. ; FRANCA, N. F. ; REIS, S.V ; SANTOS JUNIOR, O ; FURTADO, R. S. . Possibilidades Metodológicas para o Ensino da Educação Física à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Cultura Corporal: experiência do PIBID/UFPA. In: Marilena Loureiro da Silva; Luiza Nakayana; Marcia Aparecida da Silva Pimentel; Maria de Fátima Vilhena da Silva. (Org.). Novos saberes e fazeres nas pol´ticas e práticas de Formação Docente: construindo diálogos entre Ensino Superior e a Educação Básica no Estado do Pará. ´1ªed.Belém: UFPA, 2016, v. , p. 347-360.
-
MOTA, J. F. ; FARO, C. L. C. ; SANTOS.DCS, ; FONSECA, Z. V. D. ; MATOS.L.S ; BASTOS, R. S. . A formação dos agentes de esporte e lazer no Norte da Amazônia brasileira: uma estratégia de intervenção pedagógica para e pelo Lazer. In: Pinto.LMSM; SILVA.DAR; RODRIGUES.RP;BONALUME.CR;ARAÚJO.LRM. (Org.). Brincar, Jogar E Viver:Lazer e intersetoralidade com o PELC. 1ed.Brasília: Gráfica e Editora América LTDA, 2008, v. I, p. 364-375.
-
MOTA, Joselene Ferreira ; REIS, S.V ; FREITAS, Rhenan Ferreira ; FERREIRA, Emerson Maciel . Curso virtual de futebol e formação humana: análise dos elementos históricos e pedagógicos. Revista do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, p. 1 - 7, 19 dez. 2022.
-
COSTA, M.V.S. ; TORRES, Y.I.L. ; OLIVEIRA, L.N ; MOTA, J. F. . APLICAÇÃO DA LEI 11.645/08 NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DIAGNÓSTICO DAS REDE PÚBLICA DE ENSINO DE BELÉM/PA. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortaleza. Anais GTT 13 do XXIII CONBRACE/X CONICE, 2023.
-
ARAUJO, B. C. L. C. ; MELO, M.P. ; MOTA, J. F. . EDUCAÇÃO FÍSICA E MARXISMO: CICLO DE DEBATE, PANDEMIA E INVESTIGAÇÕES. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortaleza. Anais GTT 11 do XXIII CONBRACE/X CONICE, 2023.
-
MOTA, J. F. ; FONSECA, Z. V. D. ; SANTOS.DCS, ; FRANCA, N. F. . 10 ANOS DO GRUPO LINHA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER NA UFPA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO PROFISSIONAL. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortaleza. Anais GTT 06 do XXIII CONBRACE/X CONICE, 2023.
-
DIAS, R. E.G. ; DIAS, J.S. ; PEREIRA, E.S. ; SANTOS, G.S. ; BARBOSA, S.C. ; MOTA, J. F. . APLICAÇÃO DA LEI 11.645/08 NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortalesa. Anais GTT 13 do XXIII CONBRACE/X CONICE, 2023.
-
MOTA, J. F. ; OLIVEIRA, G. S. ; REIS, S. V. ; SOUZA, A.C.B. . Possibilidades metodológicas para ensino da Educação Física à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Cultura Corporal: experiências do Programa de Incentivo à Docência na Educação Básica-PIBID/UFPA. In: Congresso Pedagogia Histórico-Crítica, 2016, Bauru. Anais do Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano, 2016. p. 472-481.
-
FERREIRA, A.L.M ; MOTA, J. F. . Pedagogia histórico-crítica: Contribuições para a Organização do Trabalho Pedagógico do professor de Educação Física.. In: Congresso Pedagogia Histórico-Crítica, 2016, Bauru SP. Anais do Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano. UNESPE Bauru: UNESP Bauru, 2016. p. 607-619.
-
MOTA, J. F. ; FRANCA, N. F. . Organização do trabalho pedagógico do professor de educação física que atua nos espaços não escolares inclusivos de Belém. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste/ Reunião Científica Regional da ANPED, 2014, Natal. Reunião Científica Regional da ANPED, 2014.
-
MOTA, J. F. . As teorias educacionais e suas implicações na organização do trabalho do professor de Educação Física. In: Encontra Brasileiro de Educação e Marxismo, 2011, Florianopólis. Marxismo, educação e emancipação humana, 2011.
-
PAES NETO, G.P. ; MOTA, J. F. . MATERIALISMO HISTORICO DIALÉTICO COMO REFERÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPA. In: V Colóquio de Epistemologia da Educação Física, 2010, Alagoas. V Colóquio de Epistemologia da Educação Física, 2010.
-
MOTA, J. F. ; Marta Genú Soares Aragão . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SABERES NECESSÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. In: VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2009, Belém. Anais do VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO, 2009.
-
MOTA, J. F. ; Marta Genú Soares Aragão . A formação de professores de educação física e seus saberes para o trato com a educação infantil. In: V Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2009, Uberlândia. Anais do V Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2009.
-
MOTA, J. F. ; Marta Genú Soares Aragão . AS PRATICAS CORPORAIS DA INFÂNCIA:A HISTÓRIA DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OU A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE DISCIPLINA. In: 19º Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2009, Paraíba. Anais do 19º EPENN, 2009.
-
MOTA, J. F. . A RACIONALIDADE MODERNA E SUAS INFLUENCIAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. In: I CONGRESSO CIENTÍFICO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE,LAZER E SAÚDE DO BRASIL/NORTE, 2009, Belém. Anais I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde do Brasil/NOrte, 2009.
-
MOTA, J. F. . II ENCONTRO COM AS COMUNIDADES DE BELÉM: O EXERCÍCIO DA CO E AUTO GESTÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER. In: XVI-Encontro Nacional de Recreação e Lazer-ENAREL/2004, 2004, Salvador. Anais do XVI-Encontro Nacional de Recreação e Lazer-ENAREL/2004, 2004.
-
MOTA, J. F. . PROJETO SAUDE E LAZER: CAMINHADA EM BUSCA DA DEMOCRATIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA. In: XII Congresso Brasileiro de Ciências de Esporte, 2001, Caxambu. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ciências de Esporte, 2001.
-
TORRES, Y.I.L. ; MOTA, J. F. ; SILVA, M.E,N. . EDUCAÇÃO, PRÁTICAS CORPORAIS E DIREITOS HUMANOS: POSSIBILIDADES PARA O TRATO DA POLÍTICA PÚBLICA DE ESPORTE E LAZER. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortaleza. Anais GTT 12 do XXIII CONBRACE/X CONICE, 2023.
-
ANDRADE, M.S.S. ; ROCHA, A.V.A. ; MACHADO, E.A. ; SANTOS, P.S.D. ; MOTA, J. F. . A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO TEMA DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL NO CATAR. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortaleza. Anais GTT 05 do XXIII CONBRACE/X CONICE, 2023.
-
CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira ; SOUZA, H ; LIMA, J.D. ; MOTA, Joselene F. . FUTEBOL CALLERJERO: uma análise a partir da experiência na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE DA/NA AMAZÔNIA VIII CONGRESSO NORTE BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONCENO) E VIII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFAP, 2022, Macapá. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE DA/NA AMAZÔNIA VIII CONGRESSO NORTE BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONCENO) E VIII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFAP, 2022.
-
MOTA, Joselene F. ; FREITAS, Rhenan Ferreira ; FERREIRA, Emerson Maciel ; REIS, S.V . CURSO VIRTUAL DE FUTEBOL E FORMAÇÃO HUMANA: ANÁLISE DOS ELEMENTOS HISTÓRICOS E PEDAGÓGICOS. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ iX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2021, Belo Horizonte. Anais GTT 06 do XXII CONBRACE/iX CONICE, 2023.
-
MOTA, J. F. ; CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira ; SOUZA, H ; OLIVEIRA, A.P.P. ; LIMA, J.D. ; LIMA, L.F.P.C. . A Pedagogia Histórico-Crítica: Um relato de Experiência do Projeto Academia & Futebol da UFPA. In: VIII Semana de Educação Física Maranhense, 2021, São Luis. Anais da VIII SMEF e I Encontro Estadual do CBCE - MA, 2021.
-
MOTA, Joselene F. ; LEAL, D.G ; OLIVEIRA, L.N ; Protásio Filho, M.A.C ; Moraes, N.M.P. ; FREITAS, Rhenan Ferreira . Educação, Práticas Corporais e Direitos Humanos. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2019, Natal. Anais GTT 06 do XXI CONBRACE/VIII CONICE, 2019.
-
LEAL, D.G ; MOTA, J. F. . EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICAS CORPORAIS E DIREITOS HUMANOS. In: VII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE REGIÃO NORTE, 2018, PALMAS. VII CONCENO. PALMAS: CBCE, 2018. v. 7. p. 1-2.
-
REIS, S.V ; MOTA, J. F. . Políticas Públicas Educacionais e o Desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. In: VII ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 2016, BELEM. Portal de Eventos da Associação Brasileira de Educadores Marxistas, 2016.
-
MOTA, J. F. ; FRANCA, N. F. . O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: EXPERIENCIA DO PROGRAMA DE INCENTIVO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA -PIBID/UFPA.. In: VI Encontro Regional de Educação, Marxismo, e Formação Humana, 2015, Feira de Sanatana. VI EEMEH, 2015.
-
MOTA, J. F. ; PAES NETO, G.P. . A Educação Física e a Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos do materialismo histórico-dialético para a prática pedagógica do professor da escola básica. In: X Seminário Internacional de Politicas Educacionais e Currículo: tensoões da Educação Física e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo, 2011, Belém. Anais do X Seminário Internacional de Politicas Educacionais e Currículo: tensoões da Educação Física e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo, 2011.
-
FRANCA, N. F. ; MOTA, J. F. . O CONTEÚDO JOGO DE MATRIZES AFRICANA E INDÍGENA NAS AULAS DE EDUCACÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROF RAIMUNDO VIANNA NO PARÁ: experiencias com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. ; FRANCA, N. F. . AS PRÁTICAS CORPORAIS E AS E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS COMO AÇÕES HUMANAS NO TEMPO E NO ESPAÇO: a implementação da Lei 11 645/08 nas aulas de Educação Física. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. ; FONSECA, Z. V. D. ; Almeida R . A luta das mulheres Amazônidas no Movimento Sindical. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. . A política nacional brasileira no campo da formação e trabalho de professores de Pedagogia e Educação Física: impactos e desafios da educação básica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. . Educação física, esporte e lazer nas Amazônias: existências e resistências em tempos de COP 30.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. . Função social da escola no século XXI: desafios e perspectivas para formação humana. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIAS, R. E.G. ; DIAS, J.S. ; PEREIRA, E.S. ; SANTOS, G.S. ; BARBOSA, S.C. ; MOTA, J. F. . Aplicação da Lei 11.645/08 nas aulas de Educação Física: possibilidades a partir do Programa Residência Pedagógica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, M.V.S. ; TORRES, Y.I.L. ; OLIVEIRA, L.N ; MOTA, J. F. . Aplicação da Lei 11.645/08 nas aulas de Educação Física: diagnóstico da rede pública de ensino de Belém. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N.E.E.S. ; MOTA, M.A. ; MOTA, Joselene F. ; FRANCA, N. F. . Criatividade nas aulas de Educação Física. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, L.A.S. ; NASCIMENTO, A.S. ; LISBOA, L. F. A. ; MOTA, J. F. . PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO DOS JOGOS DE MATRIZES INDIGENAS E AFRICANAS: A LEI 11.645/08 PRESENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM BELÉM DO PARÁ. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, P.S.D. ; MOTA, J. F. . A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELADO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA I AMOSTRA DE DANÇAS E LENDAS AMAZÔNICAS DA ESCOLA ESTADUAL PROF. PALMIRA GABRIEL EM BELÉM DO PARÁ. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, P.S.D. ; MOTA, J. F. . A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELADO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA I AMOSTRA DE DANÇAS E LENDAS AMAZÔNICAS DA ESCOLA ESTADUAL PROF. PALMIRA GABRIEL EM BELÉM DO PARÁ. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, G.S. ; PEREIRA, E.S. ; TORRES, Y.I.L. ; MOTA, J. F. . DANÇAS AFRO-INDÍGENAS NO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFPA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. . O papel social e político das universidades públicas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira ; SOUZA, H ; LIMA, J.D. ; MOTA, J. F. . FUTEBOL CALLERJERO: uma análise a partir da experiência na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOTA, J. F. ; Protásio Filho, M.A.C . Formação continuada de professores de Educação Física em Marapanim/PA: análise da experiência do Projeto Educação, Práticas Corporais e Direitos Humanos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Protásio Filho, M.A.C ; MOTA, J. F. . Formação continuada de professores de Educação Física em Marapanim/PA: análise da experiência do Projeto Educação, Práticas Corporais e Direitos Humanos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOTA, J. F. ; SOUZA, H ; LIMA, J.D. ; OLIVEIRA, A.P.P. ; CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira . A Pedagogia Histórico Crítica: um relato de experiencia do Projeto Academia & Futebol da UFPA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. . O Trabalho Pedagógico e a pedagogia Histórico- Crítica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOTA, J. F. . A formação continuada de profissionais do Futebol de Projetos Sociais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. ; Protásio Filho, M.A.C . Educação, Práticas Corporais e Direitos Humanos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FREITAS, Rhenan Ferreira ; MOTA, J. F. ; OLIVEIRA, L.N ; LEAL, D.G ; Protásio Filho, M.A.C ; Moraes, N.M.P. . Educação, Práticas Corporais e Direitos Humanos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEAL, D.G ; MOTA, J. F. . EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICAS CORPORAIS E DIREITOS HUMANOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOTA, J. F. ; FRANCA, N. F. ; SANTOS JUNIOR, O . A parceria universidade-escola na formação de professores de educação física pelo viés da pedagogia histórico-crítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. ; CHAVES, V.L.J . Política Educacional para o ensino superior e suas implicações para a atuação político-sindical dos docentes da UFPA/BR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. ; CHAVES, V.L.J ; CERDEIRA, M. L. . Política educacional e movimento sindical docente do ensino superior: análise das convergências e divergências entre Brasil e Portugal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. . Atuação político-sindical dos docentes da UFPA frente às reformas para o ensino superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L.H. ; MOTA, J. F. . Diretrizes Governamentais para o Ensino da Educação Física Análise Teoríca-Metodológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOTA, J. F. . A Produção do Conhecimento em Educação Física: os enfoques metodológicos em questão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. ; REIS, S.V . Políticas Públicas Educacionais e o Desenvolvimento do Programa de Iniciação à Docência na Educação Básica- PIBID. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. . Cultura Corporal, Lazer e Espaço Escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, A.L.M ; MOTA, J. F. . Educação Física e Pedagogia Histórico-Crítica: limites e possibilidades para a organização do trabalho pedagógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. . A História do Movimento Estudantil da Educação Física no Pará: o reflexo das contradições e avanços em meios as lutas contra a hegemonia do capital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. . Apresentação do Grupo de Pesquisa da Faculdade de Educação Física da UFPA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. . O Currículo e as DCN para a Formação de Professores de Educação Física a partir da produção acadêmica local. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. . A Produção do Conhecimento em Educação Física: os enfoques metodológicos em debate- marxismo, fenomenologia e positivismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. . Ginástica, Jogo, Esporte,Dança e Lutas: a Educação Física e a formação omnilateral do ser humano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. . A Formação em Educação Física, Lazer e Ciências do Esporte e a Organização do Trabalho Pedagógico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. ; ROCHA, D. ; SANTOS, J. . O Ensino do Conteúdo Jogo na Perspectiva da Cultura Corporal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, D. C. ; SANTOS, J. H. R. ; MOTA, J. F. . O Ensino do Conteúdo Jogo na Perspectiva da Cultura Corporal: experiências, reflexões e reelaborações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, D. T. ; MOTA, J. F. ; OLIVEIRA, G. S. . As lutas enquanto produção humana da cultura corporal: ensaios para a sua aplicabilidade no contexto escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RAMOS, A. H. F. ; MOTA, J. F. ; FURTADO, R. S. . O esporte na perspectiva da cultura corporal: possibilidades superadoras para o ensino do esporte na E.E.E.F.M. Maria Luiza da Costa Rego. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, A.L.M ; MOTA, J. F. . Educação Física e Pedagogia Histórico Crítica: Limites e Possibilidades para a organização do trabalho pedagógico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RAMOS, A. H. F. ; MOTA, J. F. ; FURTADO, R. S. . O esporte na perspectiva da cultura corporal: possibilidades superadoras para o ensino do esporte na E.E.E.F.M Maria Luiza da Costa Rego. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, D. T. ; MOTA, J. F. ; OLIVEIRA, G. S. . As lutas enquanto produção humana da cultura corporal: ensaios para a sua aplicabilidade no contexto escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, D. C. ; SANTOS, J. H. R. ; MOTA, J. F. . O Ensino do conteúdo jogo na perspectiva da cultura corporal: Experiências, Reflexões e Reelaborações a partir do programa PIBID/UFPA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, R.M. ; MOTA, J. F. . Educação Física e o Mundo do Trabalho: estágio extracurricular em Academias de Ginästicas em Belém/PA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. ; FERREIRA, A.L.M ; MELO, R. L. ; FERNANDES, T.P . Pedagogia Histórico- Crítica e Estágio Curricular: desafios e possibilidades metodológicas para a formação de professores de Educação Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. ; CUNHA, F. A. P. . Educação Física e Saúde: como adolescentes do ensino médio identificam essa relação?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOTA, J. F. . Legislação brasileira e atuação na área de Educação Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. . Políticas públicas no contexto da educação básica: questões para o debate. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. ; TAFFAREL, C.Z. . Realidade, possibilidades e contradições a partir do campo da saúde: uma contribuição ao debate na formação docente em Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. ; FERREIRA, A.L.M ; BRITO, B. C. S. ; MELO, R. L. . Práticas Docentes e Estágios Escolares: desafios e possibilidades metodológicas para a Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. ; MELO, R. L. . Projeto de Monitoria: a prática pedagógica no estágio supervisionado e as possibilidades para a produção de conhecimento na formação de professores de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOTA, J. F. ; BRITO, B. C. S. ; FERREIRA, A.L.M . Práticas Docentes e Estágios Escolares: desafios e possibilidades meotodológicas para a Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOTA, J. F. ; TAFFAREL, C.Z. . O papel do professor de Educação Física e seus diversos campos de atuação: protagonistas ou coadjuvantes?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAES NETO, G.P. ; MOTA, J. F. . A Educação Física e a Pedagogia Histórico Crítica: fundamentos do materialismos histórico dialético para a prática pedagógica do professor da escola básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOTA, J. F. . A formação inicial dos professores de educação física da rede municipal de Belém: a organização do trabalho pedagógico para o ensino da educação física na educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. . A Organização do Trabalho Pedagógico do Professor de Educação Física nos diferentes campos de atuação: multiplos olhares.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. ; Marta Genú Soares Aragão . As práticas corporias da infância:a história da disciplina educação física ou a história da educação física que disciplina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. . A racionalidade moderna e suas influencias na produção de conhecimento em educação física.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. . Conteúdos e Metodologia do Módulo de Avaliação do Programa Esporte e Lazer da CIdade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, J. F. . A Experência de Planejamento na Formação do PELC na Região Norte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. . A Formação dos Agentes de Esporte e Lazer no norte da Amazônia Brasileira:uma estratégia pedagógica para e pelo Lazer. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. . ?A Formação Profissional de Educação Física e seus saberes para o trato com a Educação Infantil?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, J. F. . :?O Exercício da Co e Auto Gestão:uma proposta do I Encontro com as Comunidades de Belém?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOTA, J. F. . Projeto Saúde e Lazer:caminhada em busca da democratização da Qualidade de Vida. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORRÊA, M. ; MEDEIROS, Maria G. ; MOTA, J. F. ; VALE, D. . Caderno Nº 4 - ESPORTE, ARTE E LAZER EM BELÉM : SOB O OLHAR DOS QUE FAZEM. Belém: Sedretaria Municipal de Educação, 2002 (Artigo).
-
MOTA, J. F. . ESPORTE, LAZER E MERCADO DE TRABALHO in: Publicado no Caderno de Textos do I Fórum Municipal de Esporte e Lazer ? ESPORTE E LAZER : CONSOLIDANDO DIREITOS.. Belém: Secrtaria Municipal de Educação, 1999 (Artigo).
Outras produções
MOTA, Joselene F. . Programa Segundo Tempo/Escola Aberta. 2014.
MOTA, J. F. . Programa Esporte e Lazer da Cidade. 2007.
MOTA, J. F. . Programa Esporte e Lazer da Cidade. 2006.
MOTA, J. F. . Revista Corpoconsciência UFMT. 2026.
MOTA, J. F. . Revista Cocar - PPGED UEPA. 2025.
MOTA, J. F. . Revista Verde Grande Geografia e Interdisciplinariedade UNIMONTES. 2025.
MOTA, J. F. . Revista Arquivos em Movimento UFRJ. 2025.
MOTA, J. F. . Programa Nacional do Livro Didático Edital 2025. 2025.
MOTA, J. F. . Revista Ensino e Perspectivas UECE. 2024.
MOTA, J. F. . Congresso Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Escolar: a primavera dos dentes. 2023.
MOTA, J. F. . XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE no GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho. 2022.
MOTA, Joselene F. . Edital Eixo Transversal 2022 PROEX UFPA. 2022.
MOTA, J. F. . Edital PROEXIA MARAJÓ PROEX UFPA. 2022.
MOTA, J. F. . Edital Eixo Transversal 2019. PROEX UFPA. 2019.
MOTA, J. F. . Caderno Ensino Pesquisa e Extensão da EAUFPA. 2019.
MOTA, J. F. . Comissão Científica da Série CADERNOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - Edital 2018. 2018.
MOTA, J. F. . Educação, saúde e lazer:caminhos possíveis para o exercício da cidadania. 1998.
MOTA, J. F. . ADUFPA 44 anos de desafios e conquistas. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAIM, P. ; AMARAL, G. ; CRUZ, G.M.P ; CORRÊA, R. ; MOTA, J. F. . Regulamentação da Profissão de Educação Física PL 2486/21. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MOTA, Joselene F. ; HACK, L. ; ALVES, M.S. ; SILVA, W.A. ; CUNHA, F.J.C. . Seminário Nacional da Rede LEPEL: ?30 anos do livro Metodologia do Ensino de Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadoras?.. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MOTA, J. F. ; FERREIRA, E.M . III Formação Hora Pedagógica dos professores de Educação Física. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MOTA, J. F. ; Sales, L. ; FONSECA, Z. V. D. . Debates virtuais Rede Lepel Pará. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MOTA, J. F. ; BASTOS, R. S. . Reforma do Ensino Médio e a importância da Educação Física para formação do aluno. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DUARTE, N. ; ANTUNES, C. ; FERREIRA, J.M.R.C. ; MOTA, Joselene F. . VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MOTA, J. F. . O Estágio Supervisionado na Formação de Professores: realidade e possibilidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MOTA, J. F. . A Produção do Conhecimento em Educação Física: Os enfoques metodológicos em debate (Marxismo, Positivismo e Fenomenológico). 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MOTA, J. F. . Educação Física e os desafios da legalidade da profissão. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MOTA, J. F. . A Educação Física no Ensino Infantil e Fundamental do 1º ao 5º ano e sua relação com o trabalho pedagógico. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MOTA, J. F. ; FREITAS, Rhenan Ferreira ; REIS, S. V. . Curso Virtual de Futebol e Formação Humana: análise dos elementos históricos e pedagógicos. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOTA, J. F. ; Protásio Filho, M.A.C ; FREITAS, Rhenan Ferreira . Formação continuada de Educação Física: diálogos e aprendizado. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOTA, J. F. ; Silva, A.C. . Práticas Corporais na Escola: conhecimento, apropriação e reflexão como direito à formação. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOTA, J. F. . Organização e o trato com o conhecimento da disciplina Educação Física na escola: possibilidades da perspeciva crítico-superadora. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MOTA, J. F. ; Oliveira, M.R.F. . Organização e trato com o conhecimento da Educação Física na escola. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOTA, J. F. . I Módulo Introdotório para Formação de Agentes do Programa Esporte e Lazer da Cidade/Ministério do Esporte. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MOTA, J. F. . ?II Módulo de Avaliação dos Agentes de Esporte e Lazer da Cidade/Ministério do Esporte. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2020
Formação e Assessoramento de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Descrição: 5.Mapeamento do perfil socioeconômico, acadêmico e profissional dos gestores, professores e militantes culturais: Consiste na pesquisa que busca responder Como se configura o perfil dos sujeitos sociais que atuam nas políticas de esporte e lazer na Região Metropolitana de Belém?. Localizada nesta questão central, a pesquisa será desenvolvida com base no referencial teórico sobre políticas de esporte e lazer, gestão e participação social, será realizada a pesquisa de campo por meio da aplicação de questionário semiestruturado, durante as etapas de formação aos gestores, professores e militantes culturais de esporte e lazer.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Joselene Ferreira Mota - Integrante / Dalva de Cássia s. - Integrante / Zaira Valeska Dantas da Fonseca - Integrante / Lucilia da Silva Matos - Coordenador.
-
2014 - Atual
Política Educacional e Sindicalismo Docente ; desafios e limites para atuação docente, Descrição: é analisar o movimento docente do ensino superior a partir do contexto histórico e político que levou o conjunto de trabalhadores da educação a se organizarem em Associações de docentes, tanto da educação básica como da educação superior, indicando os principais prejuízos no que concerne aos direitos trabalhistas conquistados, e hoje ameaçados como: a carreira docente, intensificação do trabalho docente e desvalorização salarial, prejuízos decorridos da crise estrutural do capital/reestruturação produtiva por meio da Política Educacional neoliberal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joselene Ferreira Mota - Coordenador.
-
2013 - Atual
Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil-Programa Observatório da Educação (2013-2016) - OBEDUC nº 20346, Descrição: O projeto visa à investigação das ?Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil?. Considera as mudanças, ocorridas a partir das quatro últimas décadas e entende que elas exigiram reformas também no Brasil. Localiza a matriz teórica e política deste movimento, na reforma do aparelho do Estado brasileiro (1995), que sugeria um ambiente institucional com controle dos gastos do Estado, fim da regulação estatal e liberdade máxima para o capital. Na educação superior, o vazio deixado pelo Estado foi ocupado pelo mercado, configurando o que vem sendo definido como mercantilização da educação superior. A pesquisa apresenta por justificativa dois princípios: a indiscutível necessidade de ampliação do acesso à educação superior, mas com qualidade. Argumenta, no entanto, que a expansão em curso requer forte reflexão, pois tem sido marcada pela edição de medidas baseadas num imediatismo pragmático, o que resulta em impactos sobre a sua qualidade. O projeto desenvolve-se no âmbito da rede Universitas/Br, com aproximadamente 20 anos de trabalho coletivo, e compreende 7 subprojetos: (1) financiamento, (2) organização acadêmico-institucional e formação de professores, (3) avaliação, (4) trabalho docente, (5) acesso e permanência, (6) produção do conhecimento e (7) educação do campo. Pretende fazer uso de métodos quantitativos e qualitativos, dependendo do que se apresentar em foco. Especial destaque será dado à captação e análise de dados estatísticos, a partir da consulta às bases de dados do INEP e outras fontes. Estão previstos, ainda, estudos de caso em universidades, observações, realização de entrevistas, levantamentos de realidades locais, dentre outros procedimentos. Entende, todavia, que a teoria deverá manter o seu lugar catalisador na investigação, pois somente a conjunção dos eventos no campo da empiria com rigorosa teorização possibilita a análise das forças, poderes e estruturas presentes na realidade em análise.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (57) / Mestrado acadêmico: (30) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (35) . , Integrantes: Joselene Ferreira Mota - Integrante / Vera Lucia Jacob Chaves - Coordenador.
-
2011 - 2013
A Organização do Trabalho Pedagógico do professor de EF em espaços não-escolares, Descrição: O projeto de pesquisa ?Organização do Trabalho Pedagógico do Professor de Educação Física que atua nos espaços não-escolares/inclusivos de Belém/PA? teve como objetivo geral ?analisar pela disciplina estágio IV o trabalho docente dos professores de Educação Física que atuam nos espaços não-escolares e inclusivos de Belém/PA,o referido projeto indica como categorias de analise os pares dialéticos da organização do trabalho pedagógico, condições de trabalho e formação inicial e continuada dos professores que atuam nos espaços em que a disciplina Estágio Supervisionado IV foi desenvolvida, focando assim a possibilidade da articulação entre ensino e pesquisa. Logo os referidos professores se tornaram sujeitos do projeto de pesquisa. Além disso, o projeto aponta possibilidades concretas de reflexões a respeito do tema da Inclusão, que nos servirá de avaliação sobre a atual dinâmica que disciplina se encontra no atual momento, tais como: os paradigmas que envolvem o debate da Inclusão, o papel da universidade na produção de conhecimento referente a tal temática, bem como da necessidade de repensar a formação de professores de Educação Física que atuará nesses espaços não formais, porém educativos. Já que o resultado da pesquisa mostra que existem muitas limitações sobre ?o que é Inclusão??, por parte dos professores que atuam nesses espaços, em sua maioria a concepção de Inclusão é baseada na lógica da "intereção", da "adaptação" e de "acesso". A Organização do Trabalho Pedagógico se dá pela ?adaptação? das práticas corporais sistematizas, como meio facilitador da execução dos movimentos, caracterizando uma lógica reprodutivista, competitivista e excludente, pois o foco das aulas, em grande parte, assim o relatório descreve, é baseado na eficiência. Ou seja, um paradoxo frente aos debates da Inclusão. Sobre a formação dos professores, o projeto entrevistou no total de sete professores, todos tiveram suas formações iniciais pela Escola Superior de Educação Física, hoje Curso de Educação Física da UEPA. Sobre a formação continuada, o relatório mostra que nenhum apresentou curso de pós-graduação na área da Inclusão, mas como é critério da Secretaria Estadual de Educação, lotar professores nesses espaços aqueles que possuem ao menos cursos de aperfeiçoamento, sendo assim, todos os sujeitos da pesquisa já cursaram algum curso de trata especificamente sobre pessoas com deficiência ou com temáticas mais abrangentes. E por fim o relatório também analisou a categoria condições de trabalho, e como resultado o mesmo apresenta, que assim como nos espaços escolares, os espaços não-escolares também apresentam precarização de infraestrutura comprometidas, falta de recursos didáticos específicos para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e a desvalorização do magistério, comprometendo e reforçando os apontamentos de outros estudos que tratam da falta de qualidade no ensino público.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joselene Ferreira Mota - Coordenador / Ney Ferreira França - Integrante.
-
2008 - 2010
A formação de professores de educ fisica e o trato com o conhecimento para educ infanftil, Descrição: Projeto de Pesquisa em desenvolvimento pelo Programa de Pós graduação em Educação-Mestrado da Universidade do Estado do Pará,linha Formação de Professores, cujo objetivo da pesquisa é identificar quais os conhecimentos especificos da Educação Infantil estão presentes na prática docente dos Professores de Educ Fisica da RME/Belém .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joselene Ferreira Mota - Coordenador.
Prêmios
2025
Prêmio CBCE de Literatura Científica e Artes Visuais no XXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e XI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, realizado na USP, Colégio brasileiro de Ciências do Esporte.
2024
Honra ao Mérito de reconhecimento da dedicação e compromisso com a formação política, ética e técnica dos estudantes da Faculdade de Educação Física da UFPA, Universidade Federal do Pará.
2023
PRÊMIO CBCE DE LITERATURA CIENTÍFICA E ARTES VISUAIS NO XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO ESPORTE E X CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.
2021
PRÊMIO CBCE DE LITERATURA CIENTÍFICA E ARTES VISUAIS NO XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO ESPORTE E IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.
2020
PARANINFA DA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (216) da UFPA campus BELÉM, Universidade Federal do Pará.
2015
PARANINFA DA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (111) da UFPA campus BELÉM, Universidade Federal do Pará.
2014
PROFESSORA HOMENAGEADA DA TURMA (210) DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA UFPA campus BELÈM, Universidade Federal do Pará.
2012
PARANINFA DA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (208) da UFPA campus BELÉM, Universidade Federal do Pará.
2010
PRÊMIO MELHOR TCC UEPA 2010, Universidade do Estado do Pará.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação/Faculdade de Educação Física. , Rua Augusto Corrêa, N° 1., Guamá, 66060239 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017000
Experiência profissional
2014 - Atual
Linha de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e LazerVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
Outras informações:
Trata-se do Termo de Cooperação Técnica, Científica, Cultura 352/2013, publicado no DOU. Seção 3 - p. 124 - (02 de julho de 2014). Nº Processo: 23066.015130/13-94. Convenentes: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. CNPJ: 15.180.714/0001-04. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. CNPJ: 34.621.748/0001-23. Objeto: Estabelecer atividades de cooperação entre o departamento de Educação Física da FACED/UFBA, e o Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPA - Campus de Castanhal. Fund. Legal: 8.666/93 e suas alterações, dec. 93.872/86 e a IN/97. Vigência: 18.06.2014 a 17.06.2019. Data de Assinatura: 18.06.2014.
2022 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estágio da FEF, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Professora Assistente, Enquadramento Funcional: Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministrando as disciplinas: Didática e formação docente em Educação FísicaPesquisa Educacional aplicada à Educação FísicaEstágio Supervisionado I- Ed.Física na Educação Infantil e Ensino FundamentalEstágio II- Ed. Física no Ensino MédioEstágio IV- Educação Física em espaços inclusivos
2011 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora das disciplinas, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ludicidade e Educação do curso de Pedagogia;Didática e Formação Docente em Educação Física.Estágio Supervisionado I e II - Espaço Escolar;Estágio Supervisionado III e IV - Espaços não escolares;Pesquisa Educacional em Educação Física;Avaliação Educacional;Metodologia do Ensino da Educação Física
2011 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Membra do Conselho da Faculdade de Ed Física, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membra do Conselho da Faculdade de Educação Física da UFPA
2018 - 2018
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Presidenta da Comissão Eleitoral, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Presidente da Comissão Eleitoral para escola da direção da Faculdade de Educação Física da UFPA biênio 2018 - 2020.
2014 - 2015
Universidade Federal do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Vice - diretora da Faculdade de Ed.Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2013
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Integrante da Comissão Resolução 4402/13, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Integrante da comissão de elaboração de instrumentos de avaliação dos concursos públicos de provas e títulos para ingressos na carreira do Magistério Superior da UFPA, conforme resolução 4402/2013 do CONSEPE..
Atividades
-
12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Fiscal do Sindicato de Docentes da UFPA- ADUFPA.Cargo ou função, Conselheira Fiscal.
1999 - 2011
Secretaria Municipal de Educação de BelémVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Licenciada Plena em Educ.Física, Carga horária: 100
Atividades
-
03/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, Professora de Educação Física da Educação Infantil e de 1ª a 4 séries do Ensino Fundamental
-
08/2003 - 12/2004
Direção e administração, Coordenadoria de Esporte, Arte e Lazer/SEMEC-Belém.Cargo ou função, Chefe da Equipe Técnica de Eventos e Apoio ao Esporte.
-
03/1999 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Coordenadoria de Esporte, Arte e Lazer/SEMEC-Belém, Coordenadoria de Esporte, Arte e Lazer/SEMEC-Belém.Atividade realizada, Técnica de acompanhamento e assessoramento de programas e projetos de esporte e lazer da CEAL/SEMEC..
2003 - 2011
Secretaria de Estado de Educação do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Licenciada Plena em Educ.Física, Carga horária: 100
Atividades
-
08/2007
Ensino,Disciplinas ministradas, Coordenadora da sala de Informática da Escola Estadual Profª Palmira Gabriel
-
01/2007
Ensino,Disciplinas ministradas, Professora Itinerante da Unidade Técnica de Educação Especial de Icoaraci, atuando na Escola Estadual Profª Palmira Gabriel
-
03/2003 - 12/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Professora de Educação Física
2009 - 2011
Universidade do Estado do ParáVínculo: Professora de graduação, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora das disciplina Prática Docente I ;
Professora da disciplina Fundmentos e Métodos da Ginástica;
Professora da disciplina Estágio Supervisionado.
2009 - 2011
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estagio do Curso de Ed.Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenado de Estágios do Curso de Educação Física
2009 - 2010
Universidade do Estado do ParáVínculo: Comiissões /Colegiado, Enquadramento Funcional: Representante Discente no Colegiado do PPGED
2009 - 2009
Universidade do Estado do ParáVínculo: Representante Discente, Enquadramento Funcional: Rep. Discente Câmara de Ensino e Pesquisa
2009 - 2009
Universidade do Estado do ParáVínculo: Professora na Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização em Lazer, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina ministrada ANIMAÇÂO SÓCIO CULTURAL EM LAZER- III Curso de Especialização em Lazer.
1998 - 1998
Universidade do Estado do ParáVínculo: Programa de Extensão, Enquadramento Funcional: Subprograma Campus Avançado- III etapa.
Outras informações:
Autora do Projeto de Extensão Universitária/Subprograma Campus Avançado - III Etapa da UEPA, cujo título foi: "Temporada de lazer: conhecer refletindo e espaço lúdico".
1997 - 1998
Universidade do Estado do ParáVínculo: Programa de Ensino/Monitoria, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Atividades
-
08/1997 - 12/1998
Estágios , Curso de Educação Física.Estágio realizado, Monitoria da disciplina Ginástica Escolar do Curso de Educação Física do centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
2014 - 2014
Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer/MEVínculo: Formadora, Enquadramento Funcional: Formadora do Programa Esporte da Escola, Carga horária: 4
2006 - 2010
Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer/MEVínculo: Formador, Enquadramento Funcional: Formadora do Prog Esporte e Lazer da Cidade, Carga horária: 8
Outras informações:
No PELC desenvolvia atividades de planejamento, produção de materiais, realização e avaliação de formação para agentes sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade.
Atividades
-
08/2004 - 12/2004
Direção e administração, Coordenadoria de Esporte, Arte e Lazer.Cargo ou função, Coordenadora Geral do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Belém) da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte/Ministério do Esporte.
2016 - 2018
Escola Superior Madre CelesteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministrou a disciplina Educação Física na Educação Infantil no Curso de Especialização em Educação Física Escolar
Ministrou a disciplina Educação Física no Ensino Médio no Curso de Especialização em Educação Física Escolar
2009 - 2011
Escola Superior Madre CelesteVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora da Disciplina Educação Física na Educação Infantil e TCC
2015 - 2015
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Avaliadora do Programa Esporte da Escola, Carga horária: 3
Outras informações:
Coordenadora da equipe de formadores do Programa Esporte da Escola da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social desempenhando a função de análise de projetos pedagógicos dos núcleos, análises e recomendações até a finalização do processo, apoio nas questões administrativas dos núcleos, atendimento ao plantão.
2014 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora do Programa Esporte da Escola, Carga horária: 4
Outras informações:
Atuação na formação de monitores do Programa Esporte da Escola: planejamento, avaliação, conceitos das práticas corporais no espaço escolar da Secretaria de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte.
2017 - 2017
Instituto de Educação e PsicologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações:
Doutoramento Intercalar em Educação pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PSDE da CAPES/ MEC
2020 - Atual
Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do TorcedorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Projeto Academia e Futebol na UF, Carga horária: 10
Outras informações:
Desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), o Programa Academia Futebol proporciona a prática do futebol, futsal e Beach Soccer a crianças e adolescentes e pessoas com deficiência, bem como apoia a produção e difusão da produção científica, com aporte de recursos para a realização de pesquisas, produção de artigos e livros, participação dos pesquisadores em congressos e a realização de cursos e eventos.
1999 - Atual
Colégio Brasileiro de Ciências do EsporteVínculo: Sócia Efetiva, Enquadramento Funcional: Sócia, Carga horária: 0
Outras informações:
Sócia efetiva da entidade e membra do Comitê Ampliado do GTT de Movimentos Sociais e Integrante do Comitê Científico do GTT de Relações Étnico Raciais
2022 - Atual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora subprojeto Educação Física PRP, Carga horária: 0
Outras informações:
O subprjeto de Educação Física do campus Belém se constitui, metodologicamente, em estudo planejamento e intervenção acerca da: a) organização do trabalho pedagógico a partir das categorias conteúdo-método; objetivos-avaliação; tempo-espaço; relações educadores-educandos apresentadas por Freitas (1995); b) concepção teórica- metodológica para o ensino da Educação Física (COLETIVO DE AUTORES, 1992); c) método didático da prática social para intervenção será baseada na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2008). Vale ressaltar que a prática pedagógica das aulas de Educação Física terá como sustentação política e pedagógica a materialização da Lei 11.645/08 que institui no Art. 26 A que nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (BRASIL, 2008)
2011 - Atual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora do PARFOR UFPA, Carga horária: 0
Outras informações:
Professora do Plano Nacional de Formação de Professores Paulo Freire/PARFOR ministrando as seguintes disciplinas:Estágio Supervisionado Planejamento Escolar BTM da Cultura Popular
2015 - 2017
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora subprojeto de Ed Física PIBID, Carga horária: 10
Outras informações:
O subprojeto denominado A Cultura Corporal como possibilidade metodológica para o ensino da Educação Física nos ensinos fundamental e médio é apresentado como continuidade dos projetos do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica - PAPIM e do Programa de Monitora, ambos da Pró Reitoria de Graduação - PROEG da Universidade Federal do Pará UFPA, cujo o objeto central de estudo, ensino, pesquisa, sistematização e intervenção foi dado pela (re) Organização do Trabalho Pedagógico dos Professores de Educação Física que atuam nas redes públicas de Belém, no sentido de entender as práticas corporais: Esporte, Jogo, Dança, Luta e Ginástica como bens culturais que precisam ser desenvolvidos nos seus mais elevado grau de elaboração/sistematização.
2013 - 2015
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Subprojeto Ed Física PIBID, Carga horária: 10
Outras informações:
O subprojeto denominado A Cultura Corporal como possibilidade metodológica para o ensino da Educação Física nos ensinos fundamental e médio é apresentado como continuidade dos projetos do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica - PAPIM e do Programa de Monitora, ambos da Pró Reitoria de Graduação - PROEG da Universidade Federal do Pará UFPA, cujo o objeto central de estudo, ensino, pesquisa, sistematização e intervenção foi dado pela (re) Organização do Trabalho Pedagógico dos Professores de Educação Física que atuam nas redes públicas de Belém, no sentido de entender as práticas corporais: Esporte, Jogo, Dança, Luta e Ginástica como bens culturais que precisam ser desenvolvidos nos seus mais elevado grau de elaboração/sistematização.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de JOSELENE FERREIRA MOTA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?