Bianca Gonçalves Lara

Possui graduação em Engenharia de Transportes pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2021). Atualmente é mestranda em engenharia de transportes no CEFETMG. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Engenharia de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade urbana e regulação de transportes.

Informações coletadas do Lattes em 13/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Civil

2023 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO ? UMA NOVA PROPOSTA DE FINANCIAMENTO PARA O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO POR ÔNIBUS
Guilherme de Castro Leiva.Coorientador: Renato Guimarães Ribeiro.

Graduação em Engenharia de Transportes

2015 - 2021

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: PROPOSTA DE UM SERVIÇO DE TRANSPORTE SOB DEMANDA PARA QUALIFICAR OS DESLOCAMENTOS DA ÚLTIMA MILHA DO TRANSPORTE COLETIVO: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE SARZEDO
Orientador: Renato Guimarães Ribeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Operações de Transportes/Especialidade: Operação de Sistemas de Transporte.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes/Especialidade: Economia dos Transportes.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes/Especialidade: Planejamento e Organização do Sistema de Transporte.

Produções bibliográficas

  • LARA, B. G. ; RIBEIRO, G.R ; Pinheiro, G.O.M. ; Ferreira, F.A. ; Rocha, C.D. . Transporte público sob demanda. In: Matheus Oliveira et all. (Org.). Descomplicando a mobilidade: Manual de ações para gestores públicos. 01ed.Belo Horizonte: Mob.inc, 2021, v. 01, p. 299-317.

  • LEIVA, C. G ; RIBEIRO, G.R ; ARAÚJO, T. O. F. ; LARA, B. G. . GÊNERO E MOBILIDADE SOB UMA PERSPECTIVA RELACIONAL EM BELO HORIZONTE/MG. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2023, Santos. Anais do Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2024.

  • LARA, B. G. ; RIBEIRO, G.R ; GUERRA, A. L ; ARAÚJO, T. O. F. . PROPOSTA DE UM SERVIÇO DE TRANSPORTE SOB DEMANDA PARA QUALIFICAR OS DESLOCAMENTOS DA ÚLTIMA MILHA DO TRANSPORTE COLETIVO: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE SARZEDO. In: 36º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2022, Fortaleza. Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2022. v. 36.

  • ARAÚJO, T. O. F. ; LARA, B. G. ; RIBEIRO, G.R ; ABREU, P. T. ; GUERRA, A. L ; LEIVA, C. G . O IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL NO EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DE CONTAGEM NO CONTEXTO DO COVID-19. In: 36º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2022, Fortaleza. Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2022. v. 1.

  • LARA, B. G. ; Pinheiro, G.O.M. . Implementação de um plano de mobilidade corporativa como forma de mitigar impactos apontados no RIC.. In: ARENA ANTP ? CONGRESSO BRASILEIRO DE MOBILIDADE URBANA, 2019, São Paulo. ARENA ANTP ? CONGRESSO BRASILEIRO DE MOBILIDADE URBANA, 2019. v. 1.

  • LARA, B. G. ; LEAL, C.B. K ; CARDOSO, C. R. L ; CORDEIRO, H. O. L. C ; TEODORO, B. A . ANÁLISE DE ACIDENTES DE TRÂNSITO OCORRIDOS COM PEDESTRES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA VIA ARTERIAL DE BELO HORIZONTE/MG. In: 33º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2019, Balneário Camboriú. Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2019. v. 1.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de MG

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8

Outras informações:
Estudos da Condições de Trabalho da equipe de bordo do transporte coletivo urbano por ônibus.

2018 - 2019

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de MG

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 6

Outras informações:
Apoio no desenvolvimento de projetos de extensão junto aos gestores públicos:. ECOSBETIM - Revisão do sistema de transporte público coletivo urbano do município de Betim. Secretaria de Transportes de Poços de Caldas - Elaboração de Estudos para concessão do serviço de transporte público coletivo urbano do município de Poços de Caldas

Atividades

  • 04/2022 - 12/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.,Linhas de pesquisa

  • 10/2018 - 09/2019

    Extensão universitária , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.,Atividade de extensão realizada, ECOSBETIM - Revisão do sistema de transporte público coletivo urbano do município de Betim.

2019 - 2021

Systran S.A.

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

Outras informações:
Apoio ao desenvolvimento de projetos de consultoria em engenharia de transportes: . Estruturação da rede do município de Salvador; . Estruturação do Serviço de Transporte Público Escolar de Nova Lima; . Estudos para ampliação de Rede de Transportes sobre trilho da Região Metropolitana de Recife; . Estudos de viabilidade para implantação da rede de transporte de trilhos do Estado de Minas Gerais.

2021 - 2022

Autarquia Municipal de Trânsito e transportes de Contagem

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão de Vistoria de Veículos, Carga horária: 8

Outras informações:
Gerenciamento e controle da frota de veículos dos sistemas de transportes público do município de Contagem, tendo desenvolvido as seguintes atividades: . Gestão da Frota do sistema de transporte público coletivo por ônibus . Gestão do sistema de táxi municipal; . Gestão do sistema de transporte escolar; . Gestão do serviço de transporte suplementar - Sem Limite; . Cálculo dos custos do sistema de transporte coletivo municipal; . Estudos do equilíbrio econômico-financeiro do contrato do Sem Limite.

2023 - 2024

Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente de transporte, Regime: Dedicação exclusiva.