Olga Maria Schild Becker
Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Geografia - London School Of Economics And Political Sciences (2000). Atualmente é coordenadora do Grupo de Estudos Espaço e População (GEPOP), vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da População, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio de Janeiro, diferenciação sócio-espacial, mobilidade espacial da população, migração e Amazônia brasileira.
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
1995 - 2000
London School of Economics and Political Sciences
Título: Recent Settlement in Brazilian Amazônia: Labour Mobility and Environmental Degradation
Orientador: Andy Pratt principal) e Anthony Hall (co-orientador)
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Amazônia Brasileira; mobilidade espacial da população; áreas de fronteira; degradação ambiental.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Mestrado em Planejamento Urbano e Regional
1974 - 1976
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Centralidade e Funções Administrativas no Rio Grande do Sul,Ano de Obtenção: 1976
Orientador: Roberto Lobato de Azevedo Correa
Palavras-chave: Hierarquia urbana; Funções administrativas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral.
Mestrado em Geografia (Geografia Humana)
1970 - 1971
Universidade de São Paulo
Título: Guaíba: Análise de uma Parcela da Área Metropolitana de Porto Alegre/RS,Ano de Obtenção: 1971
Orientador: Pasquale Petrone
Palavras-chave: Area metropolitana.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Graduação em Bacharelado Em Geografia
1964 - 1968
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Análise regional do municipio de Guaíba /RS.
Orientador: Hans Thoffern
Formação complementar
1989 - 1989
Aspectos Técnicos e Econômicos do Meio Ambiente. (Carga horária: 80h). , Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA / SEPLAN, Brasil.
1988 - 1988
I Taller Internacional Transformación Del Medio. (Carga horária: 100h). , Universidad de La Habana, UNH, Cuba.
1975 - 1975
Metodologia Em Ciências Sociais. (Carga horária: 40h). , Associação dos Geógrafos Brasileiros, AGB, Brasil.
1972 - 1972
Planejamento Econômico Regional. (Carga horária: 90h). , Comissão de Estudos Para América Latina, CEPAL, Brasil.
1969 - 1970
Treinamento Em Planejamento Local Integrado. (Carga horária: 220h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia da População.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: População e Meio Ambiente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Regionalização.
Organização de eventos
BERNARDES, J. A. ; BECKER, O. M. S. . 2º Workshop O projeto de expansão da produção de etanol no Brasil. 2013. (Outro).
BERNARDES, J. A. ; BECKER, O. M. S. . I Seminário Nacional Reestruturação no setor sucroenergético brasileiro: novas e velhas espacialidades. 2012. (Outro).
Participação em eventos
VII ALAP Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX ABEP Encontro Nacional de Estudos Populacionais. XX. Urbanização, Segregação e áreas Sociais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Autores: Olga Maria Schild Becker e Genilson Estácio da Costa. 2016. (Congresso).
XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. População, Governança e Bem-Estar..Panorama da migração de retorno para a região metropolitana do Rio de Janeiro em 2010.. 2014. (Encontro).
I SEMINÁRIO NACIONAL REESTRUTURAÇÃO NO SETOR SUCRONOENERGÉTICO BRASILEIRO: NOVAS E VELHAS ESPACIALIDADES CO.Mudança Técnica, Reorganização do Trabalho e Processos de Resistência. 2012. (Seminário).
IV Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM).Novos Fluxos Pendulares de População no Norte e Sul Fluminense. 2011. (Seminário).
I Workshop do projeto "O Processo de Expansão da Produção de Etanol no Brasil". 2011. (Outra).
XIII Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL).Deslocamentos populacionais pendulares em áreas ligadas á industria petrolífera no estado do Rio de Janeiro. Brasil. 2000.. 2011. (Encontro).
III Encontro Latino Americano de Ciências Sociais e Barragens.Transposição do Rio São Francisco: contexto, discursos e postura dos variados agentes regionais e locais. 2010. (Encontro).
Seminário Estatísticas Públicas e Indicadores Sociais: As Novas e Velhas Responsabilidades do Estado Brasileiro..Mesa 2. Indicadores Sociais: Temas (1). Mobilidade espacial da população: contextos e indicadores.. 2010. (Seminário).
XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. ABEP.. 2010. (Encontro).
XII Encuentro de Geógrafos de América Latina. EGAL. 3-7 abril 2009..Dimensão espacial do fenômeno migratório na metrópole do Rio de Janeiro. 2000.. 2009. (Encontro).
XVI Encontro Nacional de estudos Populacionais. 29 de set. a 3 de out..A população migrante na região Metropolitana do Rio de Janeiro: uma abordagem espacial das desigualdades em 2000.. 2008. (Encontro).
V Encontro Nacional sobre Migrações. NEPO. 15-17 out. 2007..Migração e Pobreza na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.: uma leitura espacial das desigualdades na década de 1990.. 2007. (Encontro).
VII Encontro Nacional da ANPEGE. 2007. (Encontro).
Gestão Territorial e Ambiental na Amazônia. Ciclo de debates..Relações Urbano-Rurais.. 2005. (Simpósio).
A condição feminina nos países do MERCOSUL. Sistema integrado de Indicadores de Gênero nas Áreas de Trabalho e Educação.. 2002. (Seminário).
Ética, planejamento e construção democrática do espaço. 2002. (Encontro).
Violências, o Estado e a Qualidade de Vida da População Brasileira.. 2002. (Encontro).
Acolhimento aos Refugiados no Contexto atual das Migrações Internacionais: ação e perspectivas no caso brasileiro.. 1998. (Seminário).
Desafios e Alternativas para a Gestão do Território.Encontro Nacional da ANPEGE. 1997. (Encontro).
As áreas de fronteira da América Latina no novo patamar da economia capitalista.Seminário Internacional sobre Áreas de fronteira da América Latina no novo patamar da economia capitalista.. 1996. (Seminário).
V Encontro Nacional de Estudos Populacionais.V Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 1984. (Encontro).
III Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais.III Encontro da Associação Brasileira de Estudos de População. 1982. (Encontro).
V Encontro Nacional de Geógrafos.V Encontro Nacional de Geógrafos. 1982. (Encontro).
II Encontro Nacional dos Geógrafos.II Encontro Nacional de Geógrafos (AGB). 1976. (Encontro).
Participação em bancas
BECKER, O. M. S.; RIBEIRO, M. A.; DAOU, A. M. L.. Aspectos Geográficos da migração chinesa contemporânea na cidade do Rio de Janeiro.. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; RIBEIRO, M. Â. C.; RIBEIRO, W.. Interações Espaciais na Rede Urbana Fluminense: Uma Análise Comparativa dos Deslocamentos Pendulares de População em 2000 e 2010. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ADÃO, J.; Silva, C.A. da. Nova estruturação produtiva do Norte Fluminense e desenvolvimento geográfico desigual. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; POVOA NETO, H.; DAOU, A. M.. A cidade do Rio de Janeiro no contexto das migrações internacionais contemporâneas: o exemplo dos equatorianos no comércio de rua.. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.. Democracia, Participação e Espaço Urbano Fronteiriço: da fratura sociopolítico-espacial ao ativismo transnacional de escala local em Santana do Livramento-Riveira. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; BERNARDES, J. A.; FORTUNA, D. S.. BR-163 Paraense: Caminho Para o Desenvolvimento ou Caminho Para a Exclusão?. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; BARROS, R.; CRUZ, C. B. M.; Correia, J.D.. Distribuição de Totais Populacionais através de representação de superficies continuas com apoio da classificação de imagens ALOS/AVNIR2. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; BICALHO, A.. Transformações dos Espaços Rurais no Piedemonte Amazônico. O Caso do Vale do Rio San Pedro no Município de Florência-Caquetá (Colombia), no Período 1990 - 2010. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; CARMO, R.; Pires do Rio, G.A.. Serviços de água e esgoto e qualidade de vida em Volta Redonda:discutindo o uso de indicadores para a formulação de Políticas Públicas. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ADÃO, J.;BECKER, O. M. S.. Atuais dinâmicas sócio-espaciais: a habitação em Juiz de Fora-MG.. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ADÃO, J.;BECKER, O. M. S.. Relações entre técnica, Trabalho e Espaço na Agricultura moderna em Mato Grosso.. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Geografia) - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.
BERNARDES, J. A.;BECKER, O. M. S.; ARRUZZO, R. C.; SILVA, C. A.; CAFEZEIRO, M. L.. Novas fronteiras da expansão do capital na rodovia Cuiabá-Santarém. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ADÃO, J.; Silva, C.A. da; Pires do Rio, G.A.. O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e a Inclusão da Agricultura Familiar: Acertos, Conflitos e Contradições. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; MATOS, R.; LAGO, L. C.; RIBEIRO, W.. Mobilidade Espacial da População e Mercado Imobiliário na Periferia Metropolitana : a expansão dos condomínios fechados em Nova Iguaçu/RJ. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ADÃO, J.; MONIÉ, F.; MARAFON, J. G.;BECKER, O. M. S.; FORTUNA, D. S.. Continuidades e Rupturas de Ordenamentos no Espaço: do Território da Cana ao Setor Logístico e Industrial no Norte Fluminense. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ADÃO, J.. Aracri. SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA E MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL: A DIFUSÃO DA AGRICULTURA DE PRECISÃO E A MODERNIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO EM MATO GROSSO. 2010. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; MONIÉ, F.; Egler, A.G.. Mattos. AS CIDADES MUNDIAIS DO SUL: MUMBAI, SÃO PAULO E JOANESBURGO. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ADÃO, J.;BECKER, O. M. S.; Egler, A.G.; Jardim, A.de P.; Silva, C.A. da. Técnica e reestruturação do trabalho e do espaço nas áreas de expansão da agricultura moderna na BR-163- Mato Grosso.. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ADÃO, J.;BECKER, O. M. S.; Haesbaert, R.; Pires do Rio, G.A.. Políticas Públicas, Espaço e Turismo. Uma Análise sobre a incidencia espacial do programa de desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Norte.. 2004. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Geografia-PPGG) - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.
SOUZA, M. J. L.;BECKER, O. M. S.; MAIA, E. J. P.. Regionofilia libertária? ... Um olhar libertário sobre a identidade socioespacial na região transnacional gaucha.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; LAGO, L. C.; RIBEIRO, W.. Mercado Imobiliário e Mobilidade Espacial da População na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: o Caso de Nova Iguaçu/RJ. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; Santos, G.A. dos; BARROS, V. C. S.. Geografia da violência contra a mulher na cidade do Rio de Janeiro.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; Santos, G.A. dos. A migração chinesa no Rio de Janeiro: da revolução maoista ao inicio do século XXI.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; RIBEIRO, W.; MARAFON, G. J.. Interações Espaciais na Rede Urbana Fluminense: Uma Análise Comparativa dos Deslocamentos Pendulares de População em 2000 e 2010. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ADÃO, J.;BECKER, O. M. S.; Silva, C.A. da. Nova estruturação produtiva do Norte Fluminense e desenvolvimento geográfico desigual.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DAOU, A. M.; POVOA NETO, H.;BECKER, O. M. S.. Imigrantes Equatorianos no Mercado Informal da Cidade do Rio de Janeiro: Um Exemplo no Contexto das Migrações Internacionais Contemporâneas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.. Mudanças Climáticas no Mundo: paleoclimas, ação antrópica cenários futuros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DAOU, A. M.;BECKER, O. M. S.. O crescimento da presença indígena nos centros nacionaisda Região Nordeste. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DAOU, A. M.;BECKER, O. M. S.. A industria de Shopping Centers brasileira: número, tipos de empreendimentos e índices de oferta de vagas de estacionamento.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ADÃO, J.;BECKER, O. M. S.. Mudança técnica e espaço:o caso da cotonicultura em Mato Grosso.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DAOU, A. M.;BECKER, O. M. S.. A série "Tipos e Aspectos do Brasil" e a constituição do imaginário das Regiões Norte e Centro Oeste.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DAOU, A. M.;BECKER, O. M. S.. O processo migratório na Região Amazônica como principal responsável pelo crescimento desordenado da cidade de Manaus.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO JUNIOR, E.;BECKER, O. M. S.. Impactos ambientais da monocultura canavieira sobre os ecossistemas nativos. Campos de Goytacazes/RJ.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BICALHO, A.;BECKER, O. M. S.. .As condições de vida do trabalhador assalariado temporário da cultura canavieira norte-fluminense no período 1980-2000. O caso de Campo dos Goytacazes.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; BERNARDES, J. A.. .Mudanças técnicas na agroindustria e a reorganização do espaço: o caso das industrias de transformação da soja em Rondonópolis. Mato Grosso.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; SILVA, A. C. P.. Ilha do Governador: uma análise da transformação da sua paisagem a partir do seu processo de ocupação.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO JUNIOR, E.;BECKER, O. M. S.. Saens Pena: uma pequena história contada em tres momentos.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ADÃO, J.. A aplicação da técnica na lavoura sojífera de Mato Grosso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.. Nível técnico no cultivo de soja e organização do trabalho: um estudo da Chapada dos Parecis/ MT.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ADÃO, J.. Repercussões ambientais das técnicas utilizadas na agricultura moderna na Chapada dos Parecis/ MT.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; GOMES, P. C. C.. Apropriação privada do espaço público : o caso do fechamento de ruas no Bairro da Vila da Penha.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; DAOU, A. M.. A geografia da evasão e repetência escolar: uma lição que a geografia e a educação podem ensinar. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ADÃO, J.. Análise sócio ambiental da Comunidade Nova Holanda. Macaé/RJ.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ADÃO, J.;BECKER, O. M. S.. A aplicação da técnica na lavoura sojífera de Mato Grosso: o caso das sementes melhoradas.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ADÃO, J.. Territorialização da atividade sojífera na região da Chapada dos Parecis- Mato Grosso.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ADÃO, J.. Nível técnico e organização do trabalho: o caso da microrregião de Rondonópolis no Sudeste Matogrossense.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; DAOU, A. M.. A Geopolítica das migrações internacionais.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.. As transformações espaciais decorrentes do cultivo do algodão em Mato Grosso. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ADÃO, J.. O transporte e a competitividade da soja matogrossense. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ADÃO, J.. A importância da utilização de sementes melhoradas de soja em Mato Grosso.. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ZANOTELLI, C.; ARAGON, L.. Concurso Publico de Provas e Títulos para Professor Adjunto do Magistério Superior. 2015. Universidade Federal do Espírito Santo.
BERNARDES, J. A.;BECKER, O. M. S.; BICALHO, A.. Seleção para mestrado e doutorado - Geografia/UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ROSSINE, R. E.. Concurso Publico Professor Adjunto Geografia Humana/População. Instituto Geociências/UERJ. 15 a 17/03/2010. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; MACHADO, L. O.. Concurso Publico Professor Adjunto Geografia da População. Depto. Geografia. Instituto Agronomia. UFRRJ. 4-5/05/2010.. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; BERNARDES, J. A.; MARCAL, M.. Membro Comissão Seleção Mestrado Geografia. PPGG/UFRJ. 17/11 a 21/12/2009. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.. Banca Concurso Professor Adjunto Geografia Humana. UFF. Campos dos Goytacazes/RJ. 8-11/12/2008.. 2008. Universidade Federal Fluminense.
BECKER, O. M. S.; MENEZES, P.; GUERRA, A. T.; FARIA, A. P.de. Banca Concurso para Mestrado em Geografia. PPGG/UFRJ. Nov/dez/2007. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; CORRÊA, R. L.; FERNANDES, N.; MENDES, T.. Banca Concurso para Mestrado em Geografia. PPGG/ UFRJ. Nov/dez/2003.. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; RIBEIRO, M. Â. C.. Banca Mestrado em Geografia de Sâmea Silva Barcelos. PPGG/UFRJ. 28/05/2010.. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; FERNANDES, U. S.; POVOA NETO, H.. Banca Mestrado em Geografia de Fabiana Mota da Silva. PPGEO/ UERJ. 09/09/2010. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.. Banca Mestrado em Geografia de Helena Ribeiro Dumond. PPGG/ UFRJ. 31/05/2010. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; Pires do Rio, G.A.; BERNARDES, J. A.; Silva, C.A. da. Banca de Doutoramento em Geografia de Luis Ãngelo Aracri. PPGG/UFRJ. 30/06/2010. 2010.
BECKER, O. M. S.; DAOU, A. M.. Banca Qualificação para Mestrado de Jhonatan Gutierrez. PPGG/UFRJ. 21/05/2010. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; CRUZ, C. B. M.; BARROS, R.. Banca de qualificação para mestrado em geografia de Ana Clara Matos Carneiro Barbosa.. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.. Banca de Doutorado em Geografia de José Carlos Lobo. UFMG. 14/07/2009. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.
BECKER, O. M. S.; Egler, A.G.. Banca Doutorado em Geografia de Margarida Mattos. PPGG/UFRJ. 27/08/2009. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; RIBEIRO, M. Â. C.; DAOU, A. M.. Banca Qualificação para Mestrado de Marcelo Reis Neto Rodrigues. PPGG/UFRJ. 27/03/2009. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; RIBEIRO, W.. Banca Qualificação para Mestrado em Geografia de Sâmea Silva Barcelos. PPGG/UFRJ. 18/06/2009. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; RIBEIRO, M. Â. C.. Banca Qualificação para Mestrado em geografia de Fabiana Mota Silva. PGEO/UERJ. 08/-7/2009. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; BERNARDES, J. A.; MATOS, R.. Banca Mestrado em Geografia de Faber Paganoto Araujo. PPGG/UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; MAY, P.. Banca Qualificação para Mestrado de Wilde Itaboray Ferreira. CPDA/UFRRJ. 06/03/2008. 2008. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; Pires do Rio, G.A.. Banca Mestrado em Geografia de Rosane Cristina Feu. PPGG/UFRJ. 30/08/2007.. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; BERNARDES, J. A.; Pires do Rio, G.A.. Banca Qualificação para Mestrado em Geografia de Faber Paganoto Araujo. PPGG/UFRJ. Fev/2007.. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; BERNARDES, J. A.. Banca de Mestrado em Geografia de Andrea de Souza Ribeiro Rodrigues. PPGG/UFRJ. 24/02/2005.. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; BERNARDES, J. A.. Banca de Doutorado em Geografia de Marlene Maria Moreira Guimarães. PPGG/UFRJ.. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; BERNARDES, J. A.. Banca de Mestrado em geografia de Roberta Carvalho Arruzo. PPGG/UFRJ. 28/06/2004. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; BERNARDES, J. A.; Haesbaert, R.. Banca de Doutorado em Geografia de Maria Aparecida Pontes da Fonseca. PPGG/UFRJ. 24/03/2004.. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; MAIA, E. J. P.. Coordenadora da Sessão "O-GH-VI" de Geografia Humana da JICTAC 2015 da UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.. Coordenadora da sessão "Humana I" do Centro de Ciência Matemáticas e da natureza na XXXV Jornada de Iniciação Científica, tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTRO, I. E.;BECKER, O. M. S.. Coordenadora da sessão GEO-GH III da XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; Pires do Rio, G.A.. Avaliadora de Sessão do IGEO/UFRJ XXXIIV Jornada de Iniciação Científica 2011. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Steinberger, M.;BECKER, O. M. S.; LEAL,S.; CAVALLAZZI,R.; JACQUES, P.; KLEIMAN, M.; COSTA, G.M.. Membro do Juri da ANPUR para concessão do VII Prêmio Brasileiro Política e Planejamento Urbano e Regional. Modalidade : dissertação de mestrado. XIV ENANPUR.. 2011. Associação Nacional de Pós-Grad. e Pesq. em Planejamento Urbano e Regional.
BECKER, O. M. S.; COELHO, M. C. N.. Coordenadora de Sessão do IGEO/UFRJ XXXIII Jornada de Iniciação Científica 2011. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; RIBEIRO, L.P.. Coordenadora de Sessão do IGEO. XXXII Jornada de Iniciação Científica. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; CASTRO, I. E.. Coordenadora de Sessão do IGEO. XXXI Jornada de Iniciação Científica. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; MARCAL, M.; FARIA, A. P.de. Banca de Coordenação do Exame de Qualificação Escrito Doutorado em Geografia PPGG/UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; RIBEIRO, L.P.. Coordenadora de Sessão do IGEO. XXX Jornada de Iniciação Científica. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; COELHO, M. C. N.. Coordenadora e avaliadora de Sessão do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. XXIX JIC - UFRJ.. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; DAOU, A. M.; RIBEIRO, M. Â. C.; Rossini, R.E.. Participante do Juri de Avaliação da melhor dissertação e da melhor tese em Geografia 2006-2007.ANPEGE.. 2007. Universidade Federal Fluminense.
BECKER, O. M. S.; CRUZ, C. B. M.. Avaliadora de Sessão do IGEO. XXVII Jornada de Iniciação Científica. 2005.
BECKER, O. M. S.. Avaliadora de Sessão da XXV Jornada de Iniciação Científica do Ccmn/UFRJ.. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.. Avaliadora de trabalhos do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza-CCMN/ UFRJ, na XXIV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.. Avaliadora dos trabalhos da XXII Jornada de Iniciação Científica. Sessão final IGEO/ CCMN / UFRJ. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; MENEZES, P.. Avaliadora de trabalhos do CCMN /UFRJ na XXII Jornada de Iniciação Científica.. 2000. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BECKER, O. M. S.; ADÃO, J.. Avaliadora de Sessão do CCMN na XX Jornada de Iniciação Científica . UFRJ.. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
Geografia da violência contra a mulher na cidade do Rio de Janeiro; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
; Migração de Retorno recente para o Estado do Rio Grande do Sul; 1991-2010; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; (Orientador);
Aspectos Geográficos da migração chinesa contemporânea na cidade do Rio de Janeiro; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós -Graduação em Geografia PPGG/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Deslocamentos Pendulares da População e Interações Espaciais no Sul Fluminense/RJ; 2012; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
O Estado do Rio de Janeiro no Contexto das Migrações Internacionais Contemporâneas; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Mobilidade e Trabalho em Macaé/RJ "A Capital do Petóleo"; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Mobilidade Espacial da População e Mercado Imobiliário na Periferia Metropolitana : a expansão dos condomínios fechados em Nova Iguaçu/RJ; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Impactos do Complexo Portuário do Açu: mobilidade e imobilidade espacial da população em São João da Barra/RJ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Imigração Internacional e o setor de Petróleo e Gas no Estado do Rio de Janeiro; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Lançamentos Imobiliários de Perfil Popular e a mobilidade espacial da população em Nova Iguaçu/RJ; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Espacialização de Políticas Públicas de Segurança Alimentar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Migração e Rede Social: um estudo de caso dos imigrantes baianos na cidade do Rio de Janeiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Idosos na Cidade do Rio de Janeiro: expressão de um grupo vulnerável; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Um Panorama da Habitação na Cidade do Rio de Janeiro: déficit e políticas públicas segundo áreas de ponderação (IBGE); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Uma Leitura Sócio-espacial da Mulher na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
O Migrante no Mercado de Trabalho na Cidade do Rio de Janeiro: Peculiaridades e Diferenciação Sócioespacial; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
As grandes corporações offshore em Macaé e sua dinâmica espacial; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
O jovem no municipio do Rio de Janeiro/RJ; 2000; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Migração sazonal de trabalhadores para o corte manual de cana de açúcar no estado de São Pailo: um estudo de caso da Usina Ester; Cosmópolis, no ano de 2007; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Ver a cidade: um importante diálogo entre paisagem e imagem; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Acampados do MST (Terra Prometida) em busca de um assentamento; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Segregação socio-espacial na cidade do Rio de Janeiro na década de 1990; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Vinte anos de migração no Estado de Minas Gerais:análise da mobilidade espacial da população nas microrregiões geográficas no período 1980-2000; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Migrantes ricos e migrantes pobres: as heranças da economia do petróleo em Macaé/RJ; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Migrantes ricos e migrantes pobre: as heranças da economia do petróleo em Macaé; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
A emergência do fluxo migratório urbano-rural como uma nova tendência do MST; Assentamento Zumbi dos Palmares; Campo dos Goytacazes/RJ; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Perfil sócio-econômico e mobilidade dos acampados do MST na Usina de São João no Norte Fluminense; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Cruzada de São Sebastião-RJ: um exemplo de convivência ou de exclusão?; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Indigência e Subnutrição no estado do Rio de Janeiro: a importância de políticas públicas de soberania alimentar; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Feira de São Cristóvão/RJ: um exemplo de re-territorialização do migrante nordestino; ; 2002; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Mobilidade espacial da população do estado do Rio de Janeiro no período 1980-1991; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
A migração pendular entre a Baixada Fluminense e a cidade do Rio de Janeiro; ; 2000; 32 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Padrões de crescimento populacional das microrregiões do Estado do Rio de Janeiro; Período 1980-1991; ; 1999; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
OS JOVENS E AS DIFERENÇAS SÓCIO-ESPACIAIS: ESTUDO DE UM GRUPO VULNERÁVEL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Desapropriação dos produtores rurais de São João da Barra/RJ: Um caso de reassentamento e resistência; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Migração de Retorno na região metropolitana do Rio de Janeiro: Panorama em 2000 e 2010; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Imigração internacional e indústria do petróleo e gás no estado do Rio de Janeiro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Lançamentos imobiliários de perfil popular e a mobilidade espacial da população em Nova Iguaçu/RJ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Imigração internacional e indústria do petróleo e gás no estado do Rio de Janeiro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Perfil dos imigrantes internacionais recentes no Brasil; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Imigração internacional e a indústria de petróleo e gás no estado do Rio de Janeiro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
O Rio de Janeiro no contexto das migrações internacionais contemporâneas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Caminhos e descaminhos da habitação no recente processo de urbanização da cidade do Rio de Janeiro (período 2000/2010); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Urbanização e migração na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: um panorama do período 2000-2010; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Imigrantes internacionais recentes qualificados na cidade do Rio de Janeiro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Mobilidade espacial da população e condomínios residenciais de perfil popular em nova iguaçu; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
A resistência dos pequenos produtores rurais em São João da Barra/RJ como expressão da imobilidade espacial da população; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Imigrantes Internacionais Recentes Altamente Qualificados no Estado do Rio de Janeiro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Deslocados compulsórios: uma categoria em expansão nos contextos capitalistas contemporâneos; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Caracterização dos Novos Fluxos Imigratórios Internacionais na Cidade do Rio de Janeiro a Partir de 2000; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Espacialização dos Lançamentos Imobiliários Destinados a População de Média e Baixa Renda em Nova Iguaçu a Partir de 2000; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Os Idosos em Niterói-RJ: uma análise das instituições de longa permanência; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Feminização da pobreza: uma temática relevante na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Novas Formas de Pendularidade no estado do Rio de Janeiro; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Padrões Espaciais Intra-urbanos da Estrutura Etária da População na Cidade do Rio de Janeiro; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Políticas Públicas de Habitação para a Cidade do Rio de Janeiro: um olhar sócio-espacial intra-urbano face ao Déficit Habitacional estimado em 2000; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Idosos na Cidade de Niterói-RJ: Uma Análise das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI?s); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
O Papel do Idoso na Família Carioca; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
A Mulher no Mercado de Trabalho da Metrópole do Rio de Janeiro; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Caracterização dos Antigos e Novos Fluxos Imigratórios Internacionais na Cidade do Rio de Janeiro; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Habitação como fator de diferenciação sócio-espacial na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
O Idoso na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Padrões Espaciais de Fecundidade na Metrópole do Rio de Janeiro: implicações sócio-culturais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
A Mulher na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
A Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro: uma visão intra-urbana das desigualdades sócio-espaciais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Uma Leitura Sócio-espacial do Migrante no Mercado de Trabalho da Cidade do Rio de Janeiro em 2000; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Diferenciais de Renda entre Migrantes e Não-migrantes: Uma Análise ao Nível de Áreas de Ponderação na Cidade do Rio de Janeiro; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Migração, Instrução e Emprego na Cidade do Rio de Janeiro: Espacialização das Desigualdades Segundo Áreas de Ponderação (IBGE-2000); ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
População Carcerária feminina do Rio de Janeiro: perfil sócio-demográfico das reclusas nas Unidades prisionais da Secretária de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
A população jovem no município do Rio de Janeiro por situação migratória, instrução e condição de emprego segundo unidade espacial de residência; Áreas de Ponderação; 2000; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
A População Jovem no Município do Rio de Janeiro por Situação Migratória, Instrução e Condição de Emprego Segundo Unidade Espacial de Residência; Áreas de Ponderação, 2000; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Espacialização das políticas públicas de segurança alimentar no Rio de janeiro: o caso dos Restaurantes Populares; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
A transferência da feira nordestina para dentro do Pavilhão de São Cristóvão: impacto do novo contexto sobre os feirantes; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
O fluxo migratório urbano-rural no Brasil: uma nova tendência?; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Mobilidade Espacial da População no Centro Oeste Brasileiro: padrões migratórios no período 1980-2000 a partir da escala microrregional; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Perfil socioeconômico da população do Acampamento /MST em Mangaratiba/RJ; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Espacialização do MST no estado do Rio de Janeiro; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Padrões de Mobilidade Populacional do Nordeste e Norte do Brasil ao nível das Microrregiões Geográficas; Período 1980-2000; Relatório final bolsista FAPERJ; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Padrões de mobiidade espacial da população no Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil, segundo microrregiões geográficas; Período 1980-2000; Relatório final bolsista FAPERJ; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Espacialização de políticas públicas de Segurança alimentar na Região Metropolitana do Rio d Janeiro: o caso dos Restaurantes Populares e do Cheque Cidadão; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Padrões de Mobilidade Espacial da População nas Microrregiões Geográficas do estado do Espírito Santo; Período 1980-2000; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Padrões de Mobilidade Espacial da População nas Microrregiões Geográficas dos estados da Região Sudeste; Período 1980-2000; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Padrões de mobilidade populacional segundo microrregiões geográficas do Norte do Brasil; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Aspectos da qualidade de vida no município de Angra dos Reis/RJ, a partir da percepção do cidadão local; ; 2002; 15 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Padrões de mobilidade da população nas microrregiões da Região Sul do Brasil; Periodo 1980-1991; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Relações de trabalho na cultura canavieira norte fluminense no período 1980-1991; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Padrões e ritmos de crescimento da população nas microrregiões da Região Sul do Brasil; ; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Migração na Região Norte no período 1980-1991: uma caracterização a partir da tipologia dos fluxos; ; 1999; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Imigração nacional e estrangeira nas microrregiões geográficas do Estado do Paraná; 1998; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Magnitude da migração brasileira segundo microrregiões geográficas no período 1991-1996; ; 1998; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Migração recente na Amazônia Legal Brasileira segundo áreas mínimas de comparação; ; 1998; 28 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Ritmos de crescimento da população na Amazônia Legal, no período 1980-1991; ; 1997; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Padrões de crescimento populacional na Amazônia Legal; 1997; 28 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Conselho Nacional de Pesquisa, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Violência contra a mulher na cidade do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Olga Maria Schild Becker;
Produções bibliográficas
-
BECKER, O. M. S. . Contribuição ao estudo da dimensão sócioeconômica na análise ambiental: uma experiência na Amazônia Brasileira. Revista Brasileira de Geografia , Rio de Janeiro, v. 52, n.3, p. 99-119, 1990.
-
BECKER, O. M. S. . Considerações sobre o Fenômeno Migratório na Área Servida pela Estrada de Ferro Carajás. Revista Brasileira de Geografia , Rio de Janeiro, v. 51, n.1, p. 5-26, 1989.
-
BECKER, O. M. S. . O significado das migrações em sociedades periféricas: comentários a partir do caso brasileiro.. Revista Geográfica do Instituto Panamericano de Geografia e História , México, v. 104, n.julho/dez, p. 61-70, 1986.
-
BECKER, O. M. S. ; OLIVEIRA, Z. L. C. . Proposição Metodológica para Análise das Diferenças entre Migrantes e Nativos nas Áreas Metropolitanas do Sudestee. Revista Brasileira de Geografia , Rio de Janeiro, v. 37, n.2, p. 3-43, 1975.
-
BECKER, O. M. S. ; FRIAS, J. A. . Áreas de atração e evasão populacional no Brasil no período 1960-1970. Rio de Janeiro: IBGE, 1979. v. 1. 112p .
-
BECKER, O. M. S. . Regionalização: proposiçào de organização territorial do Estado do Rio Grande do Sul para fins de programação regional e urbana.. Porto Alegre: Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Obras Públicas (SDO), 1974. v. 1. 121p .
-
BECKER, O. M. S. ; FARIAS, L. A. C. . Novos fluxos pendulares de população no estado do Rio de Janeiro. 2000-2010.. In: SANTOS, M.; PETRUS, R.; PÓVOA NETO, H.; GOMES, C. (orgs.). (Org.). Caminhos da migração: memória, integração e conflitos.. 1ªed.Rio de Janeiro: Leo Christiano Editor, 2014, v. , p. 359-375.
-
BECKER, O. M. S. . O trabalhador na atividade canavieira do Norte Fluminense: uma categoria em transformação. In: Júlia Adão Bernardes; Cátia Antônia da Silva. (Org.). Modernização e território: entre o passado e o presente do Norte Fluminense. 1ªed.Rio de Janeiro: Lamparina, 2014, v. , p. 77-92.
-
BECKER, O. M. S. . Migração e Áreas Sociais na Metrópole do Rio de Janeiro. In: Ana Maria Bicalho. (Org.). Questões Metodológicas e Novas Tmeáticas na Pesquisa Geográfica. 1ªed.Rio de Janeiro: Publit, 2009, v. 1º, p. 161-181.
-
Steinberger, M. ; Campos, N. ; Amado, T.M. ; Del Prette, M.E ; Fernandes, E. ; BECKER, O. M. S. ; Allen, A. . A Reserva Extrativista como instrumento de gestão territorial e ambiental. In: Marília Steinberger. (Org.). Território, ambiente e políticas públicas espaciais. 1ed.Brasília: LGE Editora e Paralelo 15, 2006, v. 1, p. 349-370.
-
BECKER, O. M. S. . Reservas Extrativistas e contra-mobilidade: a outra face da gestão do urbano em áreas da fronteira Amazônica Brasileira.. In: Iara Regina Castello; Mirian Regina Koch; Naia Oliveira; Neiva Otero Schaffer; Tânia Strohaecker. (Org.). Fronteiras na América Latina. Espaços em transformação.. Porto Alegre: Fundaçào de Economia e Estatística (FEE) e Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 1997, v. , p. -292.
-
BECKER, O. M. S. . Mobilidade espacial da população: conceitos, tipologia, contextos.. In: Iná Elias de Castro; Paulo César da Costa Gomes; Roberto Lobato Corrêa. (Org.). Explorações Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, v. , p. 319-367.
-
BECKER, O. M. S. ; MAGNAGO, A. ; SANTOS, J. ; RIBEIRO, M. Â. C. ; HEES, D. R. ; RODRIGUES, I. O. ; LIMEIRA, J. E. R. . Estrutura e dinâmica socioeconômicas da Área do PMACI II. In: Ailton Antônio Baptista de Oliveira; Teresa Cardoso da Silva; Olga Maria Schild Becker; Ricardo Forin Lisboa Braga; Airton Luiz de Carvalho; Alberto Luiz de Azevedo Delou. (Org.). PMACI II. Diagnóstico Geoambiental e Socioeconômico.Área de influência da BR-364: trecho Rio Branco/Cruzeiro do Sul.. Rio de Janeiro: IBGE / IPEA, 1994, v. , p. -144.
-
BECKER, O. M. S. ; HEES, D. R. ; BAHIANA, L. C. C. ; RIBEIRO, M. Â. C. ; LIMEIRA, J. E. R. ; RODRIGUES, I. O. . Estrutura e dinâmica sócioeconômicas da Área do PMACI I. In: Ailton Antônio Baptista de Oliveira; Teresa Cardoso da Silva; Ricardo Forin Braga; Olga Maria Schild Becker; Alberto Luiz de Azevedo Delou. (Org.). PMACI I.Diagnóstico Geoambiental e Socioeconômico. Área de influência da BR-364 trecho Porto Velho / Rio Branco.. Rio de Janeiro: IBGE / IPEA, 1990, v. , p. -.
-
BECKER, O. M. S. ; C, B. M. E. . Uma Visão do Crescimento Populacional Brasileiro no Período 1970-1980. In: Solange Tietzman Silva. (Org.). Brasil: uma visão geográfica nos anos 80.. Rio de Janeiro: IBGE, 1988, v. , p. -354.
-
BECKER, O. M. S. ; O, N. M. G. . O uso da cadeia de Markov como instrumento de mensuração de uma distância funcional percebida entre lugares. In: Speridião Faissol. (Org.). Tendências atuais na geografia urbano-regional.Teorização e quantificação.. Rio de Janeiro.: SEPLAN / IBGE, 1978, v. , p. -.
-
BECKER, O. M. S. ; FRIAS, L. A. M. ; BRITO, M. A. . Inmigration and outmigration areas in Brazil: an analysis of the 1960-1970 period.. In: Bertha Becker; Pedro Pinchas Geiger. (Org.). Brazilian Geographical Studies. Rio de Janeiro: Instituto de Geociências Aplicadas da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais., 1978, v. , p. 143-179.
-
BECKER, O. M. S. ; ALVES, G. P. G. N. . Panorama da migração de retorno para a região metropolitana do Rio de Janeiro em 2010.. In: XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. ABEP. 24-28 nov/2014, 2014, São Pedro/SP. Caderno de Resumos - XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. População, Governança e Bem-Estar 2014., 2014. v. 1. p. 128-129.
-
PAGANOTO, F. ; BECKER, O. M. S. . A emergência de novas centralidades na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e a reorganização dos deslocamentos espaciais da população. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 2012, Águas de Lindóia/SP. Transformações na População Brasileira: Complexidades, Incertezas e Perspectivas, 2012.
-
BECKER, O. M. S. . Deslocamentos populacionais pendulares em áreas ligadas á industria petrolífera no estado do Rio de Janeiro. Brasil. 2000.. In: XIII Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL), 2011, San José. XIII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2011. v. 01.
-
BECKER, O. M. S. . Transposição do Rio São Francisco: contexto, discursos e postura dos variados agentes regionais e locais. In: III Encontro Latino Americano de Ciências Sociais e Barragens, 2010, Belém. Anais do III Encontro Latino Americano de Ciências Sociais e Barragens, 2010.
-
BECKER, O. M. S. . Dimensão espacial do fenômeno migratório na metrópole do Rio de Janeiro.2000.. In: XII Encuentro de Geógrafos de América Latina. EGAL. 3-7 abril 2009., 2009, Montevideo. 12do encuentro de geógrafos de América Latina., 2009.
-
Vieira, C. da S. ; BECKER, O. M. S. . Migração, Instrução e emprego na cidade do Rio de Janeiro:espacialização das desigualdades segundo Áreas de Ponderação (APs).. In: XII Encuentro de Geógrafos de América Latina. EGAL. 3-7 abril 2009., 2009, Montevideo. 12do encuentro de geógrafos de América Latina., 2009.
-
BECKER, O. M. S. ; ARAÚJO, F. P. . Migração e Pobreza na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: uma leitura espacial das desigualdades na década de 1990.. In: V Encontro Nacional sobre migraçoes. NEPO.Universidade de Campinas-SP., 2007, Campinas. SP. Anais do V Encontro Nacional sobre migraçoes ABEP.15 a 17 de outubro de2007.. Rio de Janeiro: IBGE e CNPq, 2007.
-
BECKER, O. M. S. . Novos significados do Rural-Urbano a partirda experiência do MST. Assentamento Zumbi dos Palmares- Campos dos Goytacazes/RJ. In: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004, Goiânia. Anais do VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. AGB, 2004.
-
BECKER, O. M. S. . O Migrante de Retorno e o Migrante Intramunicipal: Novas Categorias a explorar no Censo Demográfico de 1980. In: Anais do III Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 1982, São Paulo. ABEP.Anais do Terceiro Encontro Nacional. São Paulo. 1982. São Paulo, 1982. p. 415-416.
-
BECKER, O. M. S. . Diferenciais entre Nativos e Migrantes nas Áreas Metropolitanas do Sudeste Brasileiro. In: II Encontro Nacional de Geógrafos (ABG), 1976, Belo Horizonte. II Encontro Nacional de Geógrafos. Resumo de Comunicações e Guias de Excursões., 1976. v. 1. p. 173-189.
-
BECKER, O. M. S. . Ambulantes nos centros urbanos de fronteira: os excluídos da terra e do emprego. In: IX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. ABEP, 1994, Caxambu-MG, 1994.
-
BECKER, O. M. S. . Mobilidade da força de trabalho no Terceiro Mundo. In: Conferência Regional Latinoamericana da União Geográfica Internacional. UGI, 1982, Rio de Janeiro, 1982.
-
BECKER, O. M. S. . Considerações acerca do conceito de Migrante. In: V Encontro Nacional de Geógrafos, 1982, Porto Alegre-RS. V Encontro Nacional dos Geógrafos. Resumos de trabalhos e Guias de Excursões., 1982.
-
BECKER, O. M. S. . Áreas de atração e evasão populacional no Brasil no período 1960-1970. In: III Encontro Nacional de Geógrafos (ABG), 1978, Fortaleza-CE. III Encontro Nacional de Geógrafos. Resumo de Comunicações e Guias de Excursão.. Fortaleza: Associaçào dos Geógrafos Brasileiros., 1978.
-
BECKER, O. M. S. . Considerações metodológicas sobre a definição de regiões para programação estadual. In: Terceiro Congresso Brasileiro de Geógrafos, 1974, Belém. Terceiro Encontro Brasileiro de Geógrafos. Resumo de Comunicações e Guias de Excursão., 1974.
-
BECKER, O. M. S. . São Borja/RS e suas relações. In: Assembléia Geral da Associação dos Geógrafos Brasileiros (ABG), 1969, Vitória-ES. AGB. Resumos de Comunicações e Guias de excursão..
-
BECKER, O. M. S. . Um aspecto da coleta e redistribuiçãpo no Planalto Médio Riograndense. In: Assembléia Geral da Associação dos Geógrafos Brasileiros (ABG), 1968, Montes Claros-MG. AGB. Resumo de Comunicações e Guias de Excursão. 1968., 1968.
-
BECKER, O. M. S. ; Estácio, G. . Urbanização Segregação e Áreas Sociais na Região Metropolitana do Ro de Janeiro.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BECKER, O. M. S. ; ALVES, G. P. G. N. . Panorama da migração de retorno para a região metropolitana do Rio de Janeiro em 2010.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, F. P. ; BECKER, O. M. S. . A emergência de novas centralidades na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e a reorganização dos deslocamentos espaciais da população.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BECKER, O. M. S. . Mudança técnica, reorganização do trabalho e processos de resistência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BECKER, O. M. S. ; FARIAS, L. A. C. . Novos Fluxos Pendulares de População no Norte e Sul Fluminense/RJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BECKER, O. M. S. ; FARIAS, L. A. C. . Novos Fluxos Pendulares de População no Norte e Sul Fluminenses/RJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BECKER, O. M. S. ; PAGANOTO, F. . A população migrante na região Metropolitana do Rio de Janeiro: uma abordagem espacial das desigualdades em 2000.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BECKER, O. M. S. ; PAGANOTO, F. . Migração e Pobreza na região Metropolitana do Rio de Janeiro: uma leitura espacial das desigualdades na década de 1990.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BECKER, O. M. S. . Oportunidades e problemas das Reservas Extrativistas: de Chico Mendes aos dias atuais.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BECKER, O. M. S. . População, Território e Desenvolvimento.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, R. ; SOARES, W. ; BECKER, O. M. S. . Desigualdades , redes e espacialidades emergentes nbo Brasil. Rio Janeiro- Brasil, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
BERNARDES, J. A. ; BECKER, O. M. S. . O processo de reestruturação do setor sucroenergético no estado do Rio de Janeiro: dilemas e desafios. 2013.
BECKER, O. M. S. . Folha de Populaçào do Atlas do Programa Grande Carajás. 1982. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
BECKER, O. M. S. . Palestra sobre População, território e desenvolvimento sustentável. 2003 (Palestra) .
BECKER, O. M. S. . Assessoria técnica no tema 'Migrações'para a Companhia Vale do Rio Doce. Participação de pesquisa de campo na Área servida pela Estrada de Ferro Carajás. Amazônia Brasileira.. 1985 (Consultoria) .
BECKER, O. M. S. . Palestra sobre a experiência de regionalização do Estado do Rio Grande do Sul. 1974 (Palestra) .
BECKER, O. M. S. . Palestra sobre a temática Espaço e Desenvolvimento. 1974 (Palestra) .
BECKER, O. M. S. . Curso Intensivo sobre Sistema de cidades. 1974 (Disciplina) .
BECKER, O. M. S. . Palestra sobre a politica de Desenvolvimento Regional e Urbano no Rio Grande do Sul.. 1973 (Palestra) .
BECKER, O. M. S. . Palestra sobre a experiência do Rio Grande do Sul na proposição de um sistema de desenvolvimento Regional e Urbano.. 1973 (Palestra) .
BECKER, O. M. S. . Curso Intensivo sobre a Estrutura Espacial do Brasil. 1973 (Disciplina) .
BECKER, O. M. S. . Palestra sobre a utilização de Métodos Quantitativos em Regionalização. 1973 (Palestra) .
BECKER, O. M. S. . Consultoria em Geografia para a elaboração do Plano de Diretrizes Urbanas de Santo  ngelo / RS.. 1973 (Consultoria) .
BECKER, O. M. S. . Consultoria em Geografia para elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) dos Municípios da Região de Apucarana / PR.. 1973 (Consultoria) .
BECKER, O. M. S. . Consultoria em Geografia para elaboração do Plano de de Diretrizes Urbanas de Ijuí / RS.. 1972 (Consultoria) .
BECKER, O. M. S. . Consultoria para a Universidade Católica de Pelotas SUDESUL/ ITEPA, para a elaboração do Plano Preliminar de Desenvolvimento Local Integrado dos Municípios de Pedro Osório e Canguçu/RS.. 1971 (Consultoria) .
BECKER, O. M. S. . Curso intensivo: Geografia Econômica. 1971 (Disciplina) .
BECKER, O. M. S. . Palestra sobre Geografia aplicada.. 1970 (Palestra) .
BECKER, O. M. S. . Consultoria em Geografia para elaboração do Plano Preliminar de Desenvolvimento Integrado dos Municípios da Zona Sul (AZONASUL) do Estado do Rio Grande do Sul.. 1970 (Consultoria) .
BECKER, O. M. S. . Consultoria em Geografia para fins de elaboração do Plano de Diretrizes Urbanas de Carazinho /RS.. 1970 (Consultoria) .
BECKER, O. M. S. . Consultoria em geografia para a elaboração do Plano de Diretrizes Urbanas do Município de São Borja /RS.. 1969 (Consultoria) .
BECKER, O. M. S. . Consultoria em Geografia para a elaboração do Plano de Diretrizes Urbanas do Município de Tubarão /SC.. 1969 (Consultoria) .
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Urbanização e Áreas Sociais na Cidade do Rio de Janeiro, Descrição: Nos últimos anos, a metrópole do Rio de Janeiro emergiu como um espaço privilegiado no aporte de vultosos investimentos em logística, habitação e obras de infraestrutura (ligadas em grande parte aos megaeventos de 2014 e 2016), que estão gerando grandes alterações em sua organização espacial. Ao seu turno, seu ?espaço social?, uma das dimensões geográficas influenciadas por essa nova dinâmica, também sofre grandes mudanças, mostrando a pertinência de estudos que visem a uma caracterização do processo de urbanização levado a efeito nas últimas décadas e uma atualização de seu mapa social, propostas do presente trabalho. Para tal, lançou-se mão de dados secundários da amostra dos Censos Demográficos 2000 e 2010, que utilizando a técnica da análise fatorial, permitem identificar áreas sociais. Para tanto, utilizou-se como embasamento teórico as dimensões básicas da teoria pioneira de SHEVKY e BELL (1974 [1955]). Em uma revisão bibliográfica acerca da aplicação da temática à referida área de estudo, foram resgatados os esforços de PYLE e MORRIS (1960) na produção de uma geografia social da cidade do Rio de Janeiro e de GEIGER (2001) na construção de um mapa social da mesma, ambos os estudos utilizando a análise fatorial de variáveis censitárias. Nos dois casos foi identificada uma cidade em que a diferenciação social de seu espaço reflete processos de segregação sócio-espacial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olga Maria Schild Becker - Coordenador / Hiago Luiz Bernardo Bastos - Integrante / Gabriel Pires Gomes Nonato Alves - Integrante.
-
2012 - 2014
Reflexos dos Novos Investimentos Estruturantes nas Formas de Mobilidade e Imobilidade Espacial da População no estado do Rio de Janeiro, Descrição: Este estudo está associado ao projeto "O processo de reestruturação do setor sucroenergético no estado do Rio de Janeiro: dilemas e desafios", aprovado pela FAPERJ (edital E_09, Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro - 2011) e sob a coordenação geral da professora Julia Adão Bernardes. A retomada do desenvolvimento que o estado do Rio de Janeiro vive na ultima década, parece estar voltada para a internacionalização de alguns segmentos da economia estando ancorada também na exportação de commodities primárias e semi-industrializadas. Esta reestruturação produtiva tem sido caracterizada por grandes investimentos públicos e privados em infraestrutura (portos, estaleiros, rodovias, minerodutos, plataformas de exportação, etc.) com vistas ao esforço exportador e à produção de energia, vindo acompanhada no Norte Fluminense pela modernização da cultura da cana. Tal padrão atual de acumulação capitalista articulada a múltiplas escalas espaciais e de poder, com características de fragmentação territorial e social, vem apresentando repercussões na dinâmica sócio-espacial de sua população, especialmente em sua mobilidade. A pesquisa propõe-se a identificar as principais mudanças na dinâmica populacional em curso na Região Norte Fluminense, decorrentes tanto da modernização da produção da Cana (com vistas à expansão do etanol), bem como dos investimentos maciços em infraestrutura regional, representados particularmente pela instalação de megaempreendimentos como o Complexo Logísitico Industrial do Porto de Açu e o Complexo Logístico Industrial Farol/Barra do Furado (setor naval e portuário). Os reflexos dessas mudanças calcadas na economia e logísitca deverão se fazer sentir tanto no reordenamento do mercado de trabalho e do território (novas interações espaciais, novos fluxos populacionais e novas territorialidades), como na emergência de novas formas de mobilidade e imobilidade espacial da população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Olga Maria Schild Becker - Coordenador / Camila da Silva Vieira - Integrante / Danielle Faria Peixoto - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2014
Mudanças no paradigma sucroenergético: o movimento de reestruturação produtiva e as novas territorialidades, Descrição: No âmbito das grandes transformações que vêm ocorrendo na primeira década do século XXI, tornando o mundo mais unificado em função de novas condições científicas e técnicas e no contexto da chamada ?revolução ambiental?, a política energética e o uso dos recursos naturais passaram a constituir argumentos que se transformaram em fatores de competitividade, recebendo maior atenção por parte dos gestores públicos e privados. O presente projeto busca identificar e analisar as estratégias territoriais dos grandes grupos do setor sucroenergético, suas ações e práticas, bem como as políticas públicas voltadas para o setor, responsáveis por processos de reorganização do território, no contexto da articulação das escalas regional, nacional e mundial. Assim sendo, a pesquisa está centrada em estudar o conjunto de relações e articulações existentes em uma determinada área da realidade, o espaço, e de como a incorporação técnica o afeta, exigindo modificações na organização espacial já existente, bem como das estratégias que induzem essa incorporação técnica, concretizadas em distintos contextos nacionais e sustentadas por determinados arranjos político-econômicos, significando fazer uma interpretação da realidade social via território. A materialização da técnica, bem como suas implicações econômicas, políticas, sociais e ambientais, serão estudados tanto em áreas de intenso desenvolvimento tecnológico, como São Paulo, que representa o estado da arte no setor, como do Centro-Oeste, a mais recente área de expansão da produção de etanol, bem como em possíveis áreas de reestruturação produtiva, a exemplo do Nordeste brasileiro e Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro, tendo a análise da técnica como eixo orientador no contexto do processo de modernização. Para discutir as estratégias dos grandes grupos econômicos, orientadoras das grandes metamorfoses do setor, a partir das quais ações vêm sendo implementadas, será necessário apreender os jogos políticos e os conflitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Olga Maria Schild Becker - Integrante / Júlia Adão Bernardes - Coordenador / Gisela Aquino Pires do Rio - Integrante / Denizart da Silva Fortuna - Integrante / Eduardo Sol Oliveira da Silva - Integrante / Fernando de Souza Moreira - Integrante / Lourenço Passeri Lavrado da Silva Moreira - Integrante / Lívia Dominiciano Cunha - Integrante / Fausto Gadelha Cafezeiro - Integrante / Simone Oliveira dos Santos - Integrante / Roberta Carvalho Aruzzo - Integrante / Dimas Moraes Peixinho - Integrante / Tereza Cristina Cardoso de Souza Higa - Integrante / Nívea Muniz Vieira - Integrante / Denise Elias - Integrante / Jorge Luiz Gomes Monteiro - Integrante / Cátia Antônia da Silva - Integrante / Ricardo Abid Castilho - Integrante / Marcos Vinícius Velozo da Costa - Integrante / Israella Pires Alves Gabrig - Integrante / Wanderson Rosa Zacarias da Silva - Integrante / Samuel Frederico - Integrante / Florinda de Souza Torreira Pose - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2014
Expansão Imobiliária e Rearranjos da Mobilidade na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Descrição: Este projeto busca compreender quais são os reflexos do processo de recuperação econômica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sobretudo do aquecimento do mercado imobiliário no municípios da Baixada Fluminense, sobre a mobilidade espacial da população. O surgimento, ao longo da primeira década do século XXI, de um elevado número de empreendimentos residenciais voltados à classe média, oferecendo infraestrutura de lazer e segurança, paralelo a um também elevado número de lançamentos de imóveis populares com subsídios do Programa Minha Casa, Minha Vida, em diversos municípios da periferia metropolitana, aponta para algumas questões. Quem são e de onde vem os novos moradores destes empreendimentos? A valorização do solo decorrente da concentração desses lançamentos estaria promovendo processos de nobilização, com conseqüente expulsão de populações mais pobres para outras áreas? O mercado de construção civil e os empregos gerados por estes condomínios estariam atraindo trabalhadores de outras áreas através de processos de deslocamentos cotidianos? A periferia estaria perdendo sua vocação de espaço dormitório como resultado do surgimento de novos núcleos dinâmicos? Os pares conceituais de mobilidade/imobilidade e metropolização/desmetropolização, além do processo espacial de invasão-sucessão sustentarão as reflexões sobre a temática, circunscrita à Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com destaque para os municípios que apresentam maior centralidade na periferia: Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo. Serão utilizados microdados dos Censos Demográficos (IBGE) a partir de 1980 e realizados trabalhos de campo com vistas à obtenção de dados primários. A primeira etapa prevê a produção de um panorama da situação da mobilidade intrametropolitana, seguida da verticalização da investigação no município de Nova Iguaçu. Na sequência espera-se expandir a pesquisa para os municípios de Caxias e São Gonçalo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olga Maria Schild Becker - Coordenador / Faber Paganoto - Integrante / Pedro Gabriel Silva dos Santos - Integrante.
-
2011 - 2016
O Rio de Janeiro no contexto das migrações internacionais contemporâneas, Descrição: A mobilidade espacial da população constitui importante indicador da dinâmica de uma sociedade, refletindo mudanças ocorridas tanto nos espaços de saída como nos de chegada das pessoas que migram. Esses movimentos de população sempre integraram a história da humanidade. Entretanto, a partir dos anos 1990 houve uma intensificação desses fluxos a nível mundial em decorrência do processo de globalização. Como resultado desse fenômeno, ocorreu o surgimento de novas categorias e novos fluxos migratórios que merecem ser investigados em suas múltiplas escalas de análise. O estudo do impacto desses fluxos migratórios internacionais pode revelar dinâmicas sócio-espaciais particulares, na medida em que os migrantes se constituem em reflexo e condição do processo de mudanças de uma sociedade e de alteração e produção do espaço nos países de origem e de destino. Sendo assim, a temática central desse projeto versa sobre a magnitude e o significado da imigração internacional no estado do Rio de Janeiro. Julga-se pertinente identificar a permanência ou mudança nas rotas imigratórias recentes quando comparadas com os tradicionais fluxos de imigrantes para o Rio de Janeiro e entender como isso se insere no novo mapa das migrações mundiais. Para tanto serão utilizados como embasamento estatístico microdados referentes aos Censos Demográficos de 2000 e 2010 (IBGE).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Olga Maria Schild Becker - Coordenador / Camila da Silva Vieira - Integrante / Genilson Estácio da Costa - Integrante / Maiara Santos Silva - Integrante.
-
2011 - 2013
O processo de reestruturação do setor sucroenergético no estado do Rio de Janeiro: dilemas e desafios, Descrição: Dada a importância do estudo da expansão da indústria sucroenergética e seu significado para o Brasil e o mundo na atual conjuntura, propomos neste projeto analisar o processo de estruturação/reestruturação produtiva e espacial que vem sendo produzida neste setor na região Norte Fluminense no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de apreender o significado social e político da implantação e renovação técnica do setor em sua dimensão espacial. Por isso, a proposta do trabalho está centrada no estudo do conjunto de relações e articulações existentes em determinados espaços e de como a incorporação técnica o afeta. O projeto objetiva analisar as estratégias que vêm sendo desenvolvidas no sentido de induzir a retomada da produção na região, bem como suas repercussões na reorganização territorial das atividades econômicas, dos recursos físicos e humanos, com conseqüências marcantes para o desenvolvimento regional e para a divisão social e territorial do trabalho. Storper (1997) afirma que a intensificação na escala planetária de fluxos comerciais e financeiros seria acompanhada de um aprofundamento da crescente especialização das economias regionais, significando que o capitalismo global possui uma configuração espacial que se traduz num mosaico de regiões e lugares que formam uma rede mundial de produção e comércio. Para Santos (2008) é o processo produtivo e sua evolução que fornecerão a gama de relações que criam o cimento regional. No que se refere à metodologia, deverá ser efetuada uma análise comparativa entre as diferentes variáveis que sustentam o modelo analítico das áreas a serem pesquisadas, envolvendo os recursos técnicos, os recursos físicos, os recursos humanos e os recursos de capital. A comparação do arranjo dessas variáveis tendo como referência o setor em São Paulo, permitirá perceber os limites e potencialidades da região e analisar sua capacidade competitiva na atual fase de acumulação capitalista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Olga Maria Schild Becker - Integrante / Júlia Adão Bernardes - Coordenador / Luiz Antônio Chaves de Farias - Integrante / Denizart da Silva Fortuna - Integrante / Nivia Muniz Vieira - Integrante / Roberta Carvalho Arruzzo - Integrante / Eduardo Sol Oliveira da Silva - Integrante / Fernando de Souza Moreira - Integrante / Marcus Vinícius Velozo da Costa - Integrante / Lourenço Passeri Lavrado da Silva Moreira - Integrante / Lívia Dominiciano Cunha - Integrante / Wanderson Rosa Zacarias - Integrante / Fausto Gadelha Cafezeiro - Integrante / Simone Oliveira dos Santos - Integrante / Camila da Silva Vieira - Integrante / Pedro Rougemont - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Pendularidade no estado do Rio de Janeiro, Descrição: O presente projeto está associado às pesquisas em realização no Grupo de Estudos Espaço e População/GEPOP do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGG deste Departamento, integra a Linha de Pesquisa ?Espaço e Dinâmicas Urbano-Regionais? da Área de Concentração ?Organização e Gestão do Território?. Os estudos da mobilidade espacial da população, e em especial dos movimentos pendulares (para o trabalho ou estudo), estão adquirindo significado crescente na medida em que se relacionam diretamente com a estrutura e as mudanças que ocorrem na economia e na sociedade. No presente trabalho, decorrem das transformações em curso na estrutura produtiva do Estado do Rio de Janeiro, vinculando-se tanto ao contexto urbano quanto ao rural. Destacam-se no urbano, de um lado, o processo de metropolização, e de outro, a expansão da indústria do petróleo. Já no rural, assiste-se a revalorização da cultura da cana de açúcar como fonte de biocombustível, com futuros impactos na reorganização do mercado de trabalho local e regional. Neste sentido, busca-se caracterizar as novas feições da mobilidade populacional no estado do Rio de Janeiro, com destaque para os deslocamentos pendulares (considerando distância, áreas de origem e destino, periodicidade, ocupação e perfil socioeconômico dos deslocados) segundo dois contextos distintos, temporal e socialmente estabelecidos: o Norte Fluminense e a Região Metropolitana (RMRJ). Para tal entendimento, objetiva analisar as repercussões das atividades ligadas à produção de energia (complexo do Petróleo em Macaé e da valorização recente da cultura da cana de açúcar em Campos de Goytacazes e adjacências) na reorganização das atividades econômicas e dos recursos físicos e humanos, com conseqüências para a divisão social e territorial do trabalho nesta porção do território fluminense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olga Maria Schild Becker - Coordenador / Faber Paganoto Araújo - Integrante / Fellipe Prado - Integrante / Luiz Antônio Chaves de Farias - Integrante.
-
2008 - 2012
Desigualdade, Migração e Pobreza na Região Metropolitana do Rio de Janeiro., Descrição: O presente projeto em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos Espaço e População GEPOP) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) propõe-se, inicialmente, a realizar uma leitura da distribuição espacial da população migrante (considerada segundo as categorias de migrante total, recente e retornado) na Região Metropolitana (ao nível municipal) e na metrópole do Rio de Janeiro (ao nível intraurbano). Considerando-se que ocorre um processo migratório diferenciado entre e intra conjuntos metropolitanos, busca-se qualificar áreas que reflitam diferenças da espacialidade metropolitana do Rio de Janeiro. Pretende-se caracterizar o espaço social da RMRJ, buscando-se a identificação de padrões gerados pela desigual ocorrência destes grupos no espaço metropolitano. Este estudo objetiva:a) traçar o perfil de diferentes grupos de população migrante buscando identificar as desigualdades entre estes grupos e entre estes e os não migrantes, em relação a níveis de instrução, de renda e de acesso ao emprego. Serão ainda considerados os indicadores de gênero. cor, estrutura etária e origem dos migrantes; as desigualdades espaciais serão observadas a partir do rebatimento das características destes grupos no espaço metropolitano. b) Identificar Áreas que reflitam a organização do espaço metropolitano segundo as características diferenciadas dos grupos sociais em estudo. O projeto foi estruturado em 4 módulos, a saber: Módulo 1: Dimensionamento do processo migratório na RMRJ. Módulo 2: Identificação do perfil socio econômico dos migrantes e não migrantes. Módulo 3: Caracterização de Grupos Vulneráveis na metrópole do Rio de Janeiro: jovens, mulheres pobres migrantes, idosos, etc .Módulo 4: Identificação de Áreas Sociais na cidade do Rio de Janeiro segundo características dos grupos migrantes e não migrante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olga Maria Schild Becker - Coordenador / Faber Paganoto Araújo - Integrante / Camila da Silva Vieira - Integrante / Beatriz Souza - Integrante / Fellipe Prado - Integrante / Luiz Antônio Chaves de Farias - Integrante.
Prêmios
2014
Tese de Doutorado selecionada para digitalização pela LSE/UK (LSE Theses Online - LSETO), London School of Economics and Political Science. England.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências. , Departamento de Geografia /Av.Athos da Silveira Ramos 274. Prédio do CCMN. Bloco H, Ilha do Fundão, 21941-916 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25989405, Fax: (21) 25989474, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Rede de Pesquisa sobre Regiões AgrícolasVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
A REAGRI foi criada por ocasião do I Seminário Nacional Reestruturação do Setor Sucroenergético Brasileiro: Novas e Velhas Espacialidades, em agosto de 2012, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nessa reunião, constatou-se uma convergência de linhas e projetos de pesquisa, desenvolvidos nos laboratórios e núcleos de estudo em Geografia Econômica da UFRJ, UNICAMP, UECE, UNESP-Rio Claro, UFMT, UFRRJ, UFU, UFJF e UFG-Jataí, cuja preocupação fundamental é compreender a nova regionalização que emerge no território brasileiro a partir da especialização regional da agricultura e suas implicações sociais e econômicas.
2001 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Direção e Administração, Enquadramento Funcional: Coordenadora do GEPOP
1995 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.,Atividade realizada, Participação em Projeto Cooperação Internacional (UnB/NEUR/CEAM/Brasil; UFRJ/IGEO/Brasil; UCL/EPM/DPU/ Inglaterra; DFID/British Council, Escritório Brasília). Projeto" Discussões Metodológicas e aplicação do Zoneamento Ecológico-Econômico em Áreas Urbanas.
-
08/1995
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da população, Estágio de campo I, Estágio de campo II, Estágio de campo III
-
05/2002 - 07/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências da UFRJ, Departamento de Geografia.,Linhas de pesquisa
-
01/1996 - 03/1997
Direção e administração, Instituto de Geociências da UFRJ, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Coordenadora de Graduação do Curso Noturno de Geografia.
1974 - 1995
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Aposentada desde 03/1995, Carga horária: 0
Atividades
-
10/1974 - 03/1995
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Geografia, Divisão de Pesquisas Sistemáticas.,Linhas de pesquisa
-
01/1987
Direção e administração, Departamento de Geografia, Serviço de Análise Regional.,Cargo ou função, Chefia da Equipe de Geografia do Projeto PMACI (Projeto de Prote;cão ao Meio Ambiente e das Comunidades Indígenas). Convênio IBGE / IPEA / SUDAM..
-
01/1983
Direção e administração, Departamento de Geografia, Serviço de Análise Regional.,Cargo ou função, Chefia do Serviço de Análise Regional do Departamento de Geografia.
-
01/1976
Direção e administração, Departamento de Estudos da População, Serviço de Estudos da Estrutura e Mobilidade Espacial da População.,Cargo ou função, Chefia do Serviço de Estudos da Estrutura e Mobilidade Espacial da População.
1968 - 1974
Secretaria de Desenvolvimento Regional e Obras Públicas do Estado do Rio GrVínculo: Servidor público estadual, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40
Atividades
-
01/1972 - 10/1974
Direção e administração, Supervisão de Programação Regional e Urbana, Equipe de Pesquisa e Normação.,Cargo ou função, Chefia da Equipe de Pesquisa e Normação.
-
01/1968 - 09/1974
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Desenvolvimento Regional e Obras Públicas, Unidade de Programação Regional e Urbana.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Olga Maria Schild Becker e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?