Guilherme Pinto Bertuzzi

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011 e Mestre em Genética e Biologia Molecular pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM - UFRGS) em 2013. Possui experiência na área de pesquisa em Biologia Molecular e Genética Humana, com ênfase em Genética Psiquiátrica. Desde 2012, atua na Educação Básica, tendo trabalhado na rede federal de ensino (Colégio de Aplicação - UFRGS) e estadual. Atualmente, é Supervisor Escolar na Rede Pública Municipal de Porto Alegre e Professor de Biologia de Ensino Médio na rede privada. Integra o Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação (GEPSE), como aluno de Doutorado do PPG em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Luis Armando Gandin.

Mestrado em Genética e Biologia Molecular

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Sistema de Estresse e Transtorno por Uso de Substâncias: Efeito de polimorfismos no gene CRHR1 sobre as dependências de crack e nicotina,Ano de Obtenção: 2013
Claiton Henrique Dotto Bau.Coorientador: Rodrigo Grassi-Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

2006 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Processos de Ensino e Aprendizagem: Interações professor-aluno em salas de aula do Ensino Médio
Orientador: Prof. Dra. Russel Teresinha Dutra da Rosa

Formação complementar

2018 - 2018

Leituras em Sociologia da Educação: Teoria e Método. (Carga horária: 45h). , PPG Educação UFRGS, PPG EDU, Brasil.

2013 - 2013

Aprender a dialogar com os processos de Extensão. (Carga horária: 5h). , Salão de Extensão - UFRGS, UFRGS, Brasil.

2013 - 2013

Formação de Professores de Educação Popular. (Carga horária: 15h). , Departamento de Educação e Desenvolvimento Social - UFRGS, DEDS - UFRGS, Brasil.

2013 - 2013

Inteligência Coletiva: desafios da escola Séc. 21. (Carga horária: 4h). , Colégio Farroupilha, FARROUPILHA, Brasil.

2012 - 2013

Curso de Educação Continuada para Professores. (Carga horária: 360h). , Colégio de Aplicação - UFRGS, CAP - UFRGS, Brasil.

2012 - 2012

Processos Cognitivos e Aplicações em Sala de Aula. (Carga horária: 8h). , Departamento de Fisiologia - UFRGS, UFRGS, Brasil.

2012 - 2012

Livros Que Seu Aluno Pode Ler V. (Carga horária: 4h). , Departamento de Letras Clássicas e Vernáculos - UFRGS, DECLAVE - UFRGS, Brasil.

2011 - 2011

Workshop em Neurociência Cognitiva Básica. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2010 - 2010

Semana Científica - Genética Médica Populacional. (Carga horária: 2h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

2009 - 2009

VII Annual Meeting of the ADHD Outpatient Program. (Carga horária: 8h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

2009 - 2009

Evolução, Cinema e Literatura. (Carga horária: 15h). , Departamento de Genética - UFRGS, GENÉTICA/UFRGS, Brasil.

2008 - 2008

Curso Vigilância Epidemiológica em Amb. Hospitalar. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, SBMT, Brasil.

2007 - 2007

Simpósio Biologia Molecular Apl. Ciências da Saúde. (Carga horária: 6h). , Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, FFFCMPA, Brasil.

2007 - 2007

Simpósio sobre Terapia Gênica e Celular. (Carga horária: 12h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

2007 - 2007

Genética: Uma Ferramenta Moderna. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Organização de eventos

BERTUZZI, G. P. ; SALATINO-OLIVEIRA, A. ; RIGO, M. ; ZAMBRA, F. ; BRISOLARA-CORREA, L. . Curso Método Lógico para Redação Científica Internacional. 2013. (Outro).

BERTUZZI, G. P. ; ALEMAR, B. ; KIEHL, M. ; MACEDO, G. ; RODRIGUES, G. F. ; PAIXAO-CORTES, V. ; ASHTON-PROLA, P. . I Curso de Inverno em Genética e Biologia Molecular Humana. 2012. (Outro).

BERTUZZI, G. P. . VII JABUFRGS - Jornada Acadêmica da Biologia UFRGS. 2010. (Outro).

Participação em eventos

I Encontro Docência Colaborativa e Interdisciplinaridade. 2015. (Encontro).

IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente. Biologia da Adolescência: um desafio para os alunos da Licenciatura e Ciências Biológicas. 2015. (Congresso).

V Encontro Nacional de Ensino de Biologia.O Ensino de Biologia no contexto da Educação Popular: relatos e reflexões sobre a prática docente em um pré-vestibular popular de Porto Alegre. 2014. (Encontro).

XXIV Congresso Brasileiro de Genética Médica. Influência de polimorfismos no gene CRHR1 sobre o Alcoolismo e Fenótipos relacionados em uma amostra de homens dependentes de álcool. 2012. (Congresso).

57 Congresso Brasileiro de Genética. Could age be an explanation for heterogeneity in meta-analysis for ADHD?. 2011. (Congresso).

XXII Salão de Iniciação Científica.Avaliação do papel do gene DRD4 no desenvolvimento do Trastorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em Adultos. 2010. (Outra).

XXI Salão de Iniciação Científica UFRGS.Estudo de associação entre o polimorfismo Val158Met do gene COMT e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2009. (Outra).

44 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2008. (Congresso).

XX Salão de Iniciação Científica UFRGS.Clonagem e Caracterização da Região 5' Flanqueadora do Gene EgAgB8/2 de Echinococcus granulosus.. 2008. (Outra).

XVIII Salão de Iniciação Científica UFRGS. 2006. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Laura Junqueira Trarbach Ruga

Bertuzzi, Guilherme P.. Possibilidades pedagógicas de textos de Divulgação Científica na Revista Mundo Estranho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thais Fernanda Dornelles

BERTUZZI, G. P.; CONTINI, V.; SALATINO-OLIVEIRA, A.; FALLAVENA, P. R. V.. Efeitos das variantes rs7903146 e rs 12255372 no gene TCFL72 sobre o Diabetes Mellitus tipo II avaliado em uma amostra de pacientes cardiopatas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Aluno: Marina Zaiondez de Mello

BERTUZZI, G. P.; SALATINO-OLIVEIRA, A.; CONTINI, V.; FALLAVENA, P. R. V.. Ausência de efeitos do polimorfismo rs17799752 no gene da enzima conversora de angiotensina (ACE) na dependência de álcool em uma amostra de homens. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Comissão julgadora das bancas

HELOISA JUNQUEIRA

JUNQUEIRA, H.. Processos de ensino-aprendizagem: interações professor-aluno em salas de aula do Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tatiana Roman

ROMAN, T.. Sistema de estresse e uso de substâncias: efeito de polimorfismos no gene CRHR1 nas dependências de crack e nicotina. 2013. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marise Basso Amaral

AMARAL, M. B.; JUNQUEIRA, H.. Trabalho de Conclusão - Processos de Ensino e Aprendizagem: Interações Professor-Aluno em Salas de Aula do Ensino Médio.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foi orientado por

Russel teresinha Dutra da Rosa

Processos de Ensino e Aprendizagem: interações professor-aluno em salas de aula do Ensino Médio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Russel Teresinha Dutra da Rosa;

Rodrigo Grassi-Oliveira

Sistema de Estresse e Uso de Substâncias: Efeito de polimorfismos no gene CRHR1 nas dependências de crack e nicotina; 2011; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rodrigo Grassi-Oliveira;

Claiton Henrique Dotto Bau

Sistema de Estresse e Dependência Química: Efeito de polimorfismos no gene CRHR1 nas dependências de crack e nicotina; 2013; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claiton Henrique Dotto Bau;

Claiton Henrique Dotto Bau

Estudo de associação entre genes candidatos e o TDAH em adultos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claiton Henrique Dotto Bau;

Outras produções

BERTUZZI, G. P. . O Instituto de Educação na Luta contra o Racismo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BERTUZZI, G. P. . Com a Palavra, os Supervisores. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BERTUZZI, G. P. ; RODRIGUES, G. F. ; SCHUCH, J. B. ; ROVARIS, D. L. . Atividades Práticas em Genética Psiquiátrica - I Curso de Inverno em Genética e Biologia Molecular Humana. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Maus-tratos na infância e genes do eixo HPA: possível impacto na gravidade e craving de dependentes de crack, Descrição: Estudos envolvendo interações entre variações em genes dos componentes do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HHA) e fatores ambientais, como o trauma na infância, já revelaram associações com transtorno de uso de substância. Entretanto, não há estudos avaliando o papel de variações em genes que codificam componentes do eixo e interações com trauma na infância sobre parâmetros clínicos de dependentes de cocaína/crack. Como a gravidade da dependência e a intensidade do craving são relacionadas com a taxa de recaída de pacientes que passaram por um período de desintoxicação, faz-se necessário entender os fatores que exacerbam essas condições clínicas. No futuro, a aplicação desse conhecimento em triagens de rotina poderá identificar os pacientes que estão em risco mais elevado de recaída, contribuindo, com planos de terapia diferenciados. O principal objetivo desse projeto é: 1- Avaliar o impacto de polimorfismos em genes do eixo HPA sobre o desenvolvimento da dependência em usuárias de crack; 2- Analisar o efeito de possíveis interações entre maus-tratos na infância e SNPs em genes envolvidos na ação do cortisol sobre parâmetros clínicos de dependentes de crack; 3- Investigar o efeito dessas interações sobre aspectos cognitivos das usuárias.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Pinto Bertuzzi - Integrante / Claiton Henrique Dotto Bau - Coordenador / Diego Luiz Rovaris - Integrante / Rodrigo Grassi de Oliveira - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Heterogeneidade Genética e Fenotípica no Alcoolismo, Descrição: Estudos com gêmeos e adoções demostraram que uma parcela significativa da variância na suscetibilidade ao alcoolismo e tabagismo é devida a fatores genéticos (Cook e Gurling, 1991; Pickens e cols., 1991; McGue e cols., 1992). O alcoolismo é clinicamente heterogêneo, podendo ser subdividido em dois ou três grupos de alcoolistas (Bau e Salzano, 1995; Bau e cols., 2001a) Dada ainda a grande importância do alcoolismo na saúde pública, são objetivos do presente projeto: 1- Caracterizar alcoolistas e controles brasileiros quanto às freqüências gênicas e genotípicas em genes candidatos para o alcoolismo e problemas associados, com ênfase no tabagismo; 2- Realizar estudos de associação envolvendo genes candidatos para o alcoolismo e tabagismo, comparando amostras já disponíveis e caracterizadas de alcoolistas e indivíduos da população geral; 3- Analisar interações entre os genótipos e características do ambiente e de personalidade na evolução clínica da dependência; 4- Investigar o papel dos genótipos estudados em tipos clínicos de alcoolismo e associações preferenciais com outras doenças psiquiátricas, especialmente o tabagismo.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Pinto Bertuzzi - Integrante / Claiton Henrique Dotto Bau - Coordenador / Diego Luiz Rovaris - Integrante / Verônica Contini - Integrante / Nina Roth Mota - Integrante / Evelise Regina Polina - Integrante / Mara Helena Hutz - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Genética do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em adultos, Descrição: O Transtorno de Déficit de Atenção tem recebido crescente interesse na última década, não só pela sua prevalência (perto de 3% da população) mas também por sua associação com repetência e abandono escolar, vida profissional irregular e uma característica de conquistas sociais, profissionais e econômicas abaixo do potencial. Além disso apresenta comorbidade alta com Trantorno Afetivo Bipolar e Abuso de Álcool e de Outras Substâncias Psicoativas. São objetivos do projeto: 1- Caracterizar adultos com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAHA) e controles brasileiros quanto às freqüências gênicas e genotípicas em genes candidatos para o transtorno e fatores associados, incluindo outros problemas psiquiátricos e dimensões de personalidade; 2- Realizar estudos de associação envolvendo genes candidatos para o TDAHA, comparando amostras de afetados e um grupo controle; 3- Analisar interações entre os genótipos e características do ambiente e de personalidade na evolução clínica do transtorno; 4- Investigar o papel dos genótipos estudados em tipos clínicos de TDAHA (hiperativo, desatento e combinado) e associações preferenciais com outras doenças psiquiátricas.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Pinto Bertuzzi - Integrante / Claiton Henrique Dotto Bau - Coordenador / Diego Luiz Rovaris - Integrante / Lucas Araújo de Azeredo - Integrante / Verônica Contini - Integrante / Eugênio Horácio Grevet - Integrante / Carlos Alberto Iglesias Salgado - Integrante / Nina Roth Mota - Integrante / Katiane Lilian da Silva - Integrante / Evelise Regina Polina - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Colégio Israelita Brasileiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Biologia e Ciências - EFII e EM, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências - 8 Ano

  • 11/2014 - 06/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia - 2ª série

2016 - Atual

Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ciências - EFII e EJA, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências - 9 Ano do Ensino Fundamental e EJA

2014 - 2016

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - UFRGS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor

Atividades

  • 03/2014 - 12/2016

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisor de Bolsistas de Graduação

2014 - 2014

Colégio de Aplicação - UFRGS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Biologia - E.M. e EJA, Carga horária: 40

2012 - 2013

Colégio de Aplicação - UFRGS

Vínculo: Programa Educação Continuada, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia - E.M., Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia - 1 Ano (Regular), 1, 2 e 3 Anos (EJA)

  • 04/2012 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia - 2 Ano

2012 - 2017

Instituto de Educação Gen. Flores da Cunha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia - E.M., Carga horária: 20

Atividades

  • 12/2012 - 03/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia - 1, 2 e 3 Anos, Seminário Integrado - 2 e 3 Anos

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2009 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2007 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Iniciação Cíentífica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética - NUT. Carga horária total: 15h (Colaborador)

  • 04/2012 - 07/2012

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética - NUT. Carga horária total: 30h (Estágio Didático)

  • 02/2009 - 12/2010

    Estágios , Instituto de Biociências, Departamento de Genética.,Estágio realizado, Laboratório de Genética Humana Molecular.

  • 09/2007 - 07/2008

    Estágios , Centro de Biotecnologia, .,Estágio realizado, Laboratório de Biologia Molecular de Cestódeos.

2011 - 2011

Rede Romano de Educação

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências - E.F.II, Carga horária: 23

Atividades

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências - 5ª e 6ª Série - EFII