Márcia Helena Leal

Mestranda no Mestrado Programa de Mestrado Profissional de Políticas Públicas em Saúde na Escola FIOCRUZ de Governo -Brasília, possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Volta Redonda-RJ (2005),Pós Graduação Latu Sensu em Saúde da Família e da Comunidade pelo Centro Universitário de Barra Mansa UBM - RJ(2007) , Pós Graduação em Latu Sensu em Gerenciamento da Atenção Básica pela Fundação Osvaldo Aranha- Centro Universitário de Volta Redonda-UniIFOA RJ (2010) e Curso de especialização Modalidade Extensão Universitária em Apoio em Saúde pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP-SP(2013). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuação profissional na área: Técnica de Enfermagem no Centro de Promoção a Saúde Maria Nilse Fagundes Costa- Unidade Básica Saúde da Família São Geraldo no Município de Volta Redonda -RJ (2000-2005); Enfermeira Gerente/ Assistente na Unidade Básica de Saúde da Família São Carlos no Município de Volta Redonda -RJ (2008-2009); Enfermeira Gerente/ Assistente na Unidade Básica de Saúde da Família Roma I no Município de Volta Redonda -RJ (2009-2010); Enfermeira Gerente na Unidade Básica de Saúde da Família Rogério Leopoldo Toledo- Vila Americana no Município de Volta Redonda -RJ (2010-2011); Supervisora e Apoiadora Técnica da Atenção Básica do Distrito Sanitário Sul no Município de Volta Redonda -RJ(2011 -2012) Coordenadora da Atenção Básica do Distrito Sanitário Norte no Município de Volta Redonda -RJ (2012); Consultora OPAS para o Ministério da Saúde no Departamento de Atenção Básica como apoiadora institucional na Atenção Básica para os estados do Rio Grande do Norte, Piaui, Paraíba e Ceará e interface com as ações de Vigilância em Saúde.(2012-2013); Preceptora do Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básica, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP da Fundação Osvaldo Cruz - FIOCRUZ no período de Outubro a Dezembro de 2014;Preceptora- Orientadora de Serviço no Programa de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora em Atenção Básica e Educação na Saúde, promovido pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde ? Educa Saúde, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( 2014-2015); Tutora no Curso de Especialização/Atualização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde na modalidade de Ensino à Distância (EAD), coordenado pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense-UFF (2014-2015); Analista em Atenção Primária em Saúde pela FIOTEC, no Ministério da Saúde, Departamento de Atenção Básica como apoiadora institucional na Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica , apoiando o estado de Minas Gerais (2014-2017), referência técnica da Atenção Básica para interface com a Rede Cegonha Nacional e Vigilâncias em Saúde do Ministério da Saúde (2013 -2017). Atualmente na assessoria técnica do gabinete da diretoria do Departamento de atenção Básica-Ministério da Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Políticas Públicas em Saúde

2018 - Atual

Escola Fiocruz de Governo
Título: Práticas de cuidado das equipes de consultório na rua para mulheres que vivem em situação de rua., Ano de Obtenção:
Orientador: Maria Fabiana Damásio
Coorientador: Marcelo Pedra Martins Machado.

Especialização em Especialização em Apoio em Saúde

2012 - 2013

Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP
Título: Superando as fragilidades do apoio institucional do estado aos municipios do Rio Grande do Norte
Orientador: Coletivo de estudos e apoio Paideia

Especialização em Gerenciamento da Atenção Básica

2009 - 2010

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
Título: Acolhimento na Atenção Básica
Orientador: Márcia Batista Gil Nunes

Especialização em Saúde da Familia e da Comunidade

2006 - 2007

Centro Universitário de Barra Mansa-UBM
Título: O Acolhimento como instrumento do processo de trabalho da Equipe de Saúde da Família
Orientador: Sheila Rodrigues Dias Filgueiras

Graduação em Enfermagem

2002 - 2005

Centro Universitário de VOlta Redonda-UniFOA
Título: A Atuação do enfermeiro no controle de tuberculose no programa saúde da família
Orientador: Bernadete Dionízio da Silveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2012

Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. (Carga horária: 180h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação para Tutora do curso CDG SUS. (Carga horária: 24h). , Centro de Estudos da Faculdade de Engenharia da UERJ, CEFEN, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS- CDG-SUS. (Carga horária: 80h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2009 - 2009

Instrumentalização na ATSAJ. (Carga horária: 32h). , Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, SES RJ, Brasil.

2009 - 2009

Introdução a Tuberculose para Equipes de PSF. (Carga horária: 8h). , Bem -Estar Familiar no Brasil, BEMFAM, Brasil.

2008 - 2008

Treinamento de educação continuada em Mastologia. (Carga horária: 8h). , Instituto Fernandes Figueira-FIOCRUZ, IFF/FIOCRUZ, Brasil.

2008 - 2008

Nível IV -Abordagem Intensiva do Fumante. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação e Aconselhamento em DST/AIDS. (Carga horária: 36h). , Secretaria Municipal de Saúde-Volta Redonda-RJ, SMSVR, Brasil.

2005 - 2005

Mini Curso: Consulta de Enfermagem no Pré-natal. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Atualização em Tuberculose. (Carga horária: 30h). , Fundação Osvaldo Cruz- Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, FIOCRUZ, Brasil.

2004 - 2004

Mini-Curso : Hemoterapia. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Enfermagem Obstetricia do Estado do Rio de Janeiro, ABENFO-RJ, Brasil.

2004 - 2004

Mini-Curso : Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil.

2002 - 2002

Abordagem Mínima do Fumante. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde-Volta Redonda-RJ, SMSVR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LEAL, M. H. . V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica. 2015. (Outro).

LEAL, M. H. . IV Mostra Nacional de experiencias em da Atenção Básica/Saúde da Família. 2014. (Outro).

LEAL, M. H. . Seminário Nacional Potencialidades da Atenção Básica na Atenção Integral à saúde dos trabalhadores. 2013. (Outro).

LEAL, M. H. . Qualificação das ações de Tuberculose na Atenção Básica: Acesso e Cuidado. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

16° Congresso Nacional ANAMT 2016.Aspectos conceituais, estratégias e potencialidades para o cuidado à saúde do trabalhador na atenção primária a saúde. 2016. (Oficina).

Estratégia Global de hanseníase 2016-2020 adaptada ao SUS: atualizações, desafios e perspectivas.Hanseníase no contexto da Atenção Básica. 2016. (Encontro).

II CONCE-Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros. O Papel do Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família na Melhoria da Qualidade de Vida na Comunidade ante a Crise Econômica. 2016. (Congresso).

Oficina Estadual sobre PMAQ -eSUS -Requalifica UBS.Oficina PMAQ- 3º Ciclo; Oficina eSUS AB e Requalifica UBS. 2016. (Oficina).

11 ° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Acesso ao tratamento da sífilis durante a gestação na atenção básica. 2015. (Congresso).

I Oficina de Gerente de Unidade Básica de Saúde. 2015. (Oficina).

X Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e VI Congresso Brasileiro de Aids. Acesso ao tratamento da sífilis durante a gestação na atenção básica. 2015. (Congresso).

XXXI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Ações na atenção básica,desafios para o controle e assistência da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. 2015. (Congresso).

14ª Mostra de Experiencias Bem Sucedidas em epidemiologia e controle de doenças. 2014. (Exposição).

I Seminário do NASF- Núcleo de Apoio a Saúde da Família do Estado do Piaui.Estratégias de fortalecimento do NASF para apoio as equipes de atenção básica. 2014. (Seminário).

Oficina 5 Gestão da vigilância em saúde- 14 ªEXPOEPI 2014. 2014. (Oficina).

Seminário Internacional de Chikungunya. 2014. (Seminário).

Seminário Nacional de Tuberculose, acesso e populações mais vulneráveis. 2014. (Seminário).

Treinamento para profissionais de saúde sobre teste rápido molecular para tuberculose. 2014. (Outra).

Atendimento do Ministério da Saúde no Encontro de Recepção dos Novos Prefeitos(as) do estado do Mato Grosso.Atendimento do Ministério da Saúde. 2013. (Encontro).

Forum Estadual da Atenção Básica do Estodo do Rio Grande do Norte.Política Nacional de Atenção Básica. 2013. (Outra).

I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde das Regiões Norte e Nordeste. A Atenção Basica e Rede Cegonha nos estados do Norte e Nordeste. 2013. (Congresso).

II Seminário de Aprimoramento das ações de Vigilância do Óbito Materno rno,Infantil e Fetal no estado do Piaui.Ações da Atenção Básica para o enfrentamento da mortalidade Materno-Infantil no estado do Piaui. 2013. (Seminário).

I Seminário Nacional sobre consultório na Rua e Saúde Mental na Atenção Básica.Consultório na Rua e Saúde Mental na Atenção Básica:Novas tecnologias e desafios para a gestão do cuidado. 2013. (Seminário).

Oficina Nacional do Apoio Integrado do Ministério da Saúde.Integração das Políticas nos Territórios: Como Apoiar?. 2013. (Oficina).

Seminário dos resultados do diagnóstico situacional do Programa Nacional de Triagem Neonatal.Participação na discussão de grupo. 2013. (Seminário).

Seminário dos Resultados do Diagnóstico Situacional do Programa Nacional de Triagem Neonatal. 2013. (Simpósio).

Seminário Internacional Saúde, Adolescência e Juventude : Promovendo a Equidade e Construinindo hHabilidades para a Vida o.participação na relatoria. 2013. (Seminário).

Seminário Nacional de Potencialidades da Atenção Básica na Atenção Integral à saúde dos trabalhadores.Potencialidades e desafios da Atenção Básica. 2013. (Seminário).

10° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva-ABRASCO. Adesão Integrada: Unificação de Compromissos da Rede Cegonha com o Programa Nacional de Melhoria de Acesso e Qualidade -PMAQ-AB. 2012. (Congresso).

10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Congressista. 2012. (Congresso).

I Fórum Nacional da Atenção Básica. 2012. (Outra).

II Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica.Facilitadora de oficina nos grupos de trabalho. 2012. (Outra).

Oficina Nacional de Apoio Integrado do Ministério da Saúde.Articulando Redes nos Territórios: Possibilidades de Contratualização. 2012. (Oficina).

Oficina Telessaude Brasil Redes na Atenção Básica.Facilitadora da oficina para os estados do Nordeste: Piaui, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba. 2012. (Oficina).

XXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Congressista. 2012. (Congresso).

Atualização em Assistência Pré -natal da Região Medio Paraiba. 2011. (Seminário).

IX Conferência Municipal de Saúde de Volta Redonda.Participação como delegada. 2011. (Outra).

Seminário Regional de Gestão do Trabalho em Saúde-Região Médio Paraiba. 2011. (Seminário).

II simpósio de informática em enfermagem.Informática na enfermagem. 2010. (Simpósio).

Seminário de Apresentação da Nova Caderneta de Saúde da Criança. 2010. (Seminário).

Tutorial: Ferramentas de informática para pesquisa em saúde(parte B). 2010. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. 2010. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Informática em Sáude.II Simpósio de Informática em Enfermagem. 2010. (Simpósio).

Curso de Introdução à tuberculose para Equipes de PSF. 2009. (Encontro).

III Seminário de Sensibilização dos profissionais Homeopatas do SUS/VR. 2008. (Seminário).

Treinamento de educ. continuada em Mastologia: Fatores de Risco para o desenvolvimento do câncer de mama em mulheres residentes na região metropolitana do RJ. 2008. (Outra).

Treinamento de Nível IV-Abordagem intensiva do Fumante.Abordagem intensiva do Fumante. 2008. (Outra).

Aconselhamento em DST/Aids.Capacitação e aconselhamento em DST/Aids. 2007. (Oficina).

II Conferencia Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.Participação como delegada. 2006. (Outra).

Oficina de Trabalho dos Conselhos Gestores Municipal. 2006. (Oficina).

Campanha de Vacinação Anti-rábica animal.Campanha de vacinação. 2005. (Outra).

Mini Curso: Consulta de Enfermagem no Pré-Natal: Uma abordagem humanizada. 2005. (Outra).

Curso de Atualização em Tuberculose. 2004. (Outra).

Mini Curso: Hemoterapia. 2004. (Outra).

Mini Curso: Suporte Básico de Vida. 2004. (Outra).

Treinamento Abordagem Mínima do Fumante. 2002. (Outra).

Jogos Estudantis de Volta Redonda.Atendente de Primeiros Socorros na Cruz Vermelha Brasileira. 1999. (Outra).

Seminário: Prevenção e Tratamento do Uso Indevido de Drogas. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

LEAL, M. H.. II Mostra de Experiencias Exitosas Municipais. 2015. V Congresso de Secretários Municipais de saúde do Estado do piaui.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edson Agostinho Maciel

MACIEL, E. A.; SILVA, I. S.; MARIA, M. C. S.. INFLUÊNCIA DO CLIMA PARA A DEGRADAÇÃO DO PAVIMENTO ASFÁLTICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Fundação Educacional Rosemar Pimentel.

Maria Fabiana Damásio Passos

PASSOS, Maria Fabiana Damásio. Práticas de cuidado das equipes de consultório na rua para mulheres que vivem em situação de rua. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Euzeli Araújo Silva

As Ações do Departamento de Atenção Básica para Melhoria da Atenção a Saúde da Mulher e da Criança e sua Trajetória na Rede Cegonha; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcia Helena Leal;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Bernadeth Dyonisio da Silveira Ribeiro

Atuação do Enfermeiro no Controle de Tuberculose no PSF; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Bernadeth Dyonisio da Silveira Ribeiro;

Marcelo Cosme da Silva Maria

INFLUÊNCIA DO CLIMA PARA A DEGRADAÇÃO DO PAVIMENTO ASFÁLTICO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Geraldo di Biase; Orientador: Marcelo Cosme da Silva Maria;

Marcelo Pedra Martins Machado

Os Consultórios na Rua e a Saúde da Mulher; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Políticas Públicas em Saúde) - Fiocruz Brasília; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEAL, M. H. . A importância da Atenção Básica de Saúde como ordenadora das redes de atenção a saúde no atual cenário nacional. In: Elizabeth Costa Dias; Thais Lacerda e Silva. (Org.). Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde. Possibilidades,desafios e perspectivas.. 1ed.Belo Horizonte-MG: COOPMED, 2013, v. , p. 1-404.

  • LEAL, M. H. ; SCHERER. C.I ; M.M.FIGUEREDO, D. C. . Acesso ao tratamento da sífilis durante a gestação na atenção básica. In: 11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiania. Acesso ao tratamento da sífilis durante a gestação na atenção básica, 2015.

  • LEAL, M. H. . A Rede Cegonha na Atenção Básica nos estados do norte e nordeste. In: I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde das Regiões Norte e Nordeste, 2013, São Luiz-Maranhão. A Rede Cegonha na Atenção Básica nos estados do norte e nordeste, 2013.

  • LEAL, M. H. . Adesão integrada: Unificação de compromissos da Rede Cegonha com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica ( PMAQ-AB) em Novembro de 2012;. In: no 10° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-URGS, 2012, Porto Alegre. Adesão integrada: Unificação de compromissos da Rede Cegonha com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica ( PMAQ-AB) em Novembro de 2012;, 2012.

  • LEAL, M. H. ; PASSOS, M. F. D. ; RODRIGUES, R. B. . Mulheres em situação de Rua: Uma análise das políticas públicas para as mulheres. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LEAL, M. H. ; SCHERER. C.I ; FIGUEIREDO, D. C. M. . Acesso ao tratamento da sífilis durante a gestação na atenção básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEAL, M. H. . Uso da Penicilina na Atenção Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LEAL, M. H. . Estratégias para Implantação dos Testes Rápidos na Atenção Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEAL, M. H. . Uso da Penicilina na Atenção Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHERER. C.I ; LEAL, M. H. ; MELO. E.A . Adesão integrada: unificação de compromissos da Rede Cegonha com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LEAL, M. H. . Prevenção Combinada do HIV-Bases Conceituais para Profissionais, Trabalhadores(as) e E Gestores de Saúde. 2017.

LEAL, M. H. . Protocolo para vigilância do óbito com menção de tuberculose nas causas de morte. 2017.

LEAL, M. H. . Protocolo de Atenção à Saúde e Resposta a Ocorrência de Microcefalia. Ministério da Saúde. 2016.

LEAL, M. H. . Diretrizes de estimulação precoce: Crianças de zero a três anos com atraso no desenvolvimento. Ministério da Saúde. 2016.

LEAL, M. H. . Caderno de Atenção Básica 39- Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF Volume 1. 2014.

LEAL, M. H. . Diretrizes para organização dos serviços de atenção a saúde em situação de aumento de casos de epidemia de dengue. 2013.

LEAL, M. H. ; SCHERER. C.I . Manual de Orientações para implantação dos testes rápidos de HIV e Sífilis para Atenção Básica na Rede Cegonha. 2012.

LEAL, M. H. . Manual sobre o cuidado à saúde junto a população em situação de rua / Ministério da Saúde.. 2012.

LEAL, M. H. . Manual Técnico para Diagnóstico da Sífilis / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais. ? Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 52 p. : il.. 2016. (Guia Tecnico).

LEAL, M. H. . O Manejo da Infecção pelo HIV na Atenção Básica. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Orientador).

LEAL, M. H. . Teste rápido de gravidez na Atenção Básica caderno 10 série direitos sexuais e reprodutivos. 2014. (Guia Tecnico).

LEAL, M. H. . Orientações para implantação dos testes rápidos de HIV e sífilis na Atenção Básica. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

LEAL, M. H. . Teste Rápido de Gravidez na Atenção Básica. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Orientador).

LEAL, M. H. . Guia orientador para a realização das capacitações para executores e multiplicadores em Teste Rápido para HIV e Sífilis e aconselhamento em DST/Aids na Atenção Básica para gestantes. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Orientador).

LEAL, M. H. . Capacitação para Multiplicadores em teste rápido HIV.Sífilis e Aconselhamento no âmbito da Rede Cegonha. 2012. .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista em Atenção Primária em Saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuando no Ministério da Saúde em Brasília no Departamento de Atenção Básica, na Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica como referência do Departamento de Atenção Básica para as ações da Rede Cegonha Nacional e Departamento de DST/Aids para ações de descentralização dos testes rápidos e diagnóstico de HIV na Atenção Básica e interface com outras áreas de Vigilância em Saúde como Tuberculose, dengue e apoiadora Institucional para o estado do Piaui na atenção básica.

  • 2012 - 2013

    Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude

    Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: Consultora OPAS/OMS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuando no Ministério da Saúde em Brasília no Departamento de Atenção Básica, na Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica como Apoiadora Institucional para os estados do Nordeste, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Referencia da Atenção Básica para as ações da Rede Cegonha Nacional.

  • 2014 - 2014

    Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Fundação Osvaldo Cruz

    Vínculo: Preceptora, Enquadramento Funcional: Preceptora

    Outras informações:
    Preceptoria no Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básica.

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptora

    Outras informações:
    Preceptora do Curso de Formação em Saúde Coletiva e Educação na Saúde-Especialização em Serviço, promovido pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde- EducaSaúde, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • 2014 - 2015

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora do Curso EAD, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutora do Curso EAD de Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde.