Leopoldo Nogueira Santana Júnior
Doutorando pela PUC-RJ. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2008); Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001); Especialista em História da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (1997) e Historiador formado pela Universidade Federal do Pará (1992). Atualmente é professor do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais DFCS da UEPA e Coordenador Geral da Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (COAD), do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Informações coletadas do Lattes em 06/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2023 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Orientador: Jefferson da Costa Soares
Coorientador: Lucélia de Moraes Braga Bassalo.
Mestrado em Educação
2006 - 2008
Universidade do Estado do Pará
Título: Saberes Amazônicos presentes nos sambas enredos da Escola de Samba Racho Não Posso Me Amofinar, Ano de Obtenção: 2009
Denise de Souza Simões Rodrigues.Bolsista do(a): Goverdo do Estado do Pará, GOV/PA, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Setores de atividade: Educação.
Especialização em História do Brasil
1999 - 2001
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: História do Brasil
Especialização em História da Amazônia
1995 - 1997
Universidade Federal do Pará
Título: Eucação e Imaginário Baratista
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Amazônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Organização de eventos
SANTANA JUNIOR, L. N. . "Histórias e memórias do município de Vígia de Nazaré: construindo narrativas e interconexões de saberes entre ensino superior e médio". 2022. (Outro).
SANTANA JUNIOR, L. N. ; BASSALO, L. ; PONTES, H. M. N. ; SOUZA, A. A. ; CARRERA, A. D. M. ; SOUZA, M. A. C. ; COSTA, W. C. L. . I Seminário do JEDS: Juventude, Educação e Sociabilidades. 2017. (Outro).
SANTANA JUNIOR, L. N. . MESA: 50 ANOS DE DITADURA MILITAR NO BRASIL: PELA MEMÓRIA. CONTRA O ESQUECIMENTO. 2014. (Outro).
SANTANA JUNIOR, L. N. . DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ. 2011. (Outro).
SANTANA JUNIOR, L. N. . I MOSTRA TEATRAL DE PEDAGOGIA COM O TEMA: "MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NO BRASIL: ENCENAÇÃO TEATRAL E MUSICAL". 2010. (Outro).
SANTANA JUNIOR, L. N. . I AMOSTRA DE PESQUISA HISTÓRICA D EDUCAÇÃO NO PARÁ-APHED. 2010. (Outro).
SANTANA JUNIOR, L. N. . JÚRI SIMULADO SOBRE BELO MONTE. 2010. (Outro).
Participação em eventos
As Licenciaturas Amazônicas e os desafios de suas linguagens: Dialogando com a Interculturalidade Indígena. 2022. (Encontro).
Motivos para comprar produtos na feira da reforma agrária. Memórias Populares na Amazônia. 2022. (Feira).
VI SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA. O PAPEL SOCIAL E POLÍTICO DAS UNIVERSIDADES. 2022. (Exposição).
XIII Encontro Estadual de História da ANPUH - Seção Pará.Jornal Resistência: imprensa alternativa no Pará durante a Ditadura Militar. 2022. (Simpósio).
XII SEMANA ACADÊMICA. A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NA AMAZÔNIA: OS DESAFIOS NA INTERIORIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA. 2022. (Exposição).
XII SEMANA ACADÊMICA DA UEPA - Campus XVII / Vigia.A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NA AMAZÔNIA: OS DESAFIOS NA INTERIORIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA. 2022. (Seminário).
?O QUE É COMUNISMO?A REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA, FILOSÓFICA E SOCIOLÓGICA?. 2021. (Encontro).
o I Jornada de Projetos PIBID e Residência pedagógica.Histórias e Memórias do município de Vigia de Nazaré: construindo narrativas e interconexões de saberes entre ensino superior e médio. 2021. (Outra).
Emaús 50 anos - Nenhum Direito a menos - Padre Bruno Vive!. 2020. (Encontro).
VII ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTEE GRUPEMA: "DIÁLOGOSOS, APROXIMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE REDES POR ENTRE PESQUISAS COLABORATIVAS E PARTICIPANTES".Pedagogia do Jovem Oprimido: Movimento de Educação Popular Inclusiva do Jurunas. 2020. (Encontro).
II Conferência Virtual de Protagonismo Juvenil."Como a Educação popular está mudando o Brasil?". 2019. (Outra).
I Seminário Amazônico sobre Juventude, Educação e Direitos Humanos.Juventude, Educação e Democracia. 2019. (Seminário).
Seminário 60 anos Revolução Cubana. 2019. (Seminário).
Seminário Direitos Humanos: resistir por educação e justiça na amazônia. 2019. (Seminário).
V Seminário de História - UEPA: o ensino de História no tempo da duração sem espera.Educação Popular e Experiências de Cursos Preparatórios na Periferia de Belém. 2019. (Seminário).
Fotografia: um retratro da História. 2018. (Exposição).
I Encontro Guamaense de Estudantes de História.Historiografia e Interculturalidade na Amazônia. 2018. (Encontro).
IV Seminário de História - UEPA - 30 Anos de Constituição: Cidadania e Democracia na Amazônia. 2018. (Seminário).
XI Encontro Regional de História. 2018. (Encontro).
XXXIX ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO.DA HISTÓRIA AO PRESENTE: AS PERSPECTIVAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL. 2018. (Encontro).
Ética Profissional na Formação do Trabalhador.Ética Profissional na Formação do Trabalhador. 2017. (Outra).
III Seminário de História - UEPA - História e Políticas: entre conflitos e revoluções.Movimentos Sociais na Amazônia Contemporânea. 2017. (Seminário).
I Seminário do JEDS: Juventude, Educação e Sociabilidades. 2017. (Seminário).
XIV Jornada Pedagógica de Estágio Supervisionado do Curso dede Licenciatura Plena em Pedagogia.Estágio e Docência: conhecimentos disciplinares e conhecimentos pedagógicos na formação do pedagogo. 2017. (Outra).
6ª Semana Acadêmica de Letras - UEPA.Midia e cinema no processo de desconstrução de paradigmas. 2016. (Outra).
Feira de Ciências - Escola Municipal Benvinda de França Messias.Missigenação do Povo Brasileiro. 2016. (Outra).
Feira de Ciências - Escola Municipal Benvinda de França Messias.Empreendedorismo. 2016. (Outra).
Semana do Calouro de Letras, 2016.Exposição dos grupos de pesquisa do CCSE. 2016. (Outra).
Ciências Humanas e suas tecnologias - História.História no ENEM. 2015. (Outra).
FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL. 2015. (Outra).
II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO PENAL. 2015. (Congresso).
MESA REDONDA SOBRE REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL E A DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA. 2015. (Outra).
VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. 2015. (Outra).
Culminância do curso de Pedagogia UEPA. PROJETO MUSICAL TEATRAL: BRASIL ONTEM E HOHE. 2014. (Exposição).
FEIRA VOCACIONAL UEPA. Cursos da UEPA. 2013. (Exposição).
CURSO ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. 2012. (Outra).
EGITO FARAÔNICO: TRABALHO, SOCIEDADE, PODER E RELIOGIOSIDADE. 2012. (Outra).
FÓRUM INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. 2012. (Outra).
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REALIDADE, ATUALIDADE E POSSIBILIDADES. 2011. (Outra).
Curso Gestão para Pequenos Negógios. 2008. (Outra).
Seminário Culturas e Memórias Amazônicas: Avaliação e Prospecção. 2008. (Seminário).
18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Carnaval como Identidade Cultural. 2007. (Encontro).
V Congresso Internacional de Educação. 2004. (Congresso).
I Encontro de Formação Continuada do Sistema de Ensino Universo. 2003. (Encontro).
I Fórum Amazônico de Educação. 2003. (Outra).
III Encontro Regional da Associação Nacional de História - ANPUH.Educação Paraense nos anos 30/40. 2003. (Encontro).
III Simpósio e V Expo-Ambiental do Curso de Formação de professores.Mesa Redonda "Movimento Zapatista e Revolução Mexicana: Continuidade ou Ruptura?. 2003. (Simpósio).
IV Simpósio do Curso de Formação de Professores, "Culturas locais, construções identitárias e saberes diversos"."Quintino: heroi ou bandido social". 2003. (Simpósio).
Conferência de Responsabilidade Social da Amazônia. 2002. (Outra).
VI Semana Acadêmica."Leitura Crítica dos Relatórios (1944 e 1957) do Governador Magalhães Barata: Enfatizando seus Discursos sobre Educação Pública no Pará". 2001. (Outra).
Série Práticas de História / Mini-curso "História Social". 1999. (Outra).
Série Práticas de História / Mini-Curso História Cultural. 1999. (Outra).
I Encontro Regional Norte de História.Mesa redonda "Diretrizes para reforma do ensino de graduação em História". 1998. (Encontro).
I Encontro Regional Norte de História (Curso História e Literatura na Amazônia). 1998. (Outra).
I Encontro Regional Norte de História - Amazônia: Fronteiras da história. 1998. (Encontro).
"História, Memória e Cultura ". 1997. (Outra).
História da Cultura e História Social. 1997. (Seminário).
Série Encontros. 1997. (Encontro).
Simpósio de Estudos Republicanos - Centenário do Monumento à rpública em Belém (1897-1997). 1997. (Simpósio).
48º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 1996. (Outra).
Curso "A História nas Histórias de Machado de Assis". 1996. (Outra).
Curso História e identidade: Conceito e experiências Étnicas - 48ª Reunião Anual da SBPC. 1996. (Outra).
I Encontro da Administração Superior da Universidade do Estado do Pará UEPA. 1996. (Encontro).
I Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE. 1996. (Outra).
Avaliação e Redirecionamento do Curso de Formação de Professores para o Pré-escolar e 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. 1995. (Outra).
Encontro Inter-Regional dos docentes das universidades Estaduais (Regionais Norte-Nordeste I e Norte-NordesteII). 1995. (Encontro).
II Treinamento em Questões Analítico-Discursivas na Disciplina História. 1995. (Outra).
I Ciclo de Palestras: Interdisciplinaridade e Ética em Educação. 1994. (Outra).
V Encontro Estadual sobre Formação do Educador. 1994. (Encontro).
Curso "A Estrutura de Poder na Segunda Rpública no Pará". 1993. (Outra).
Curso O Romantismo Alemão e o Conceito de Crioticas em Walter Benjamin. 1993. (Outra).
Curso Os Problemas Fundamentais de Walter Benjamin. 1993. (Outra).
II Encontro de Eduacação Básica. 1993. (Encontro).
Mini-curso "Imaginário e Poder". 1993. (Outra).
Semana de História. 1993. (Outra).
Seminário Liberalismo: A doutrina Liberal e o Liberalismo. 1993. (Seminário).
Simpósio "170 anos de Adesão do Pará à Independência". 1993. (Simpósio).
III Seminário de Iniciação Científica da UFPA."Uma Contribuição a História da Universidade Federal do Pará". 1992. (Seminário).
IX Semana de Ciências Sociais "As Ciências Sociais e o Mundo Contemporâneo: impasses e Perspectivas". 1992. (Outra).
Seminário "Liberalismo: A Doutrina Liberal e o Liberalismo". 1992. (Seminário).
III Seminário Interno de Bolsistas do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA."A Iniciação Científica Enquanto Transição". 1991. (Seminário).
II Seminário de Iniciação Científica na UFPA."A Iniciação Científica enquanto Transição". 1991. (Outra).
Curso de Extensão "História e Memória". 1990. (Outra).
Semana de História "A República Burguesa no Brasil (100 anos)". 1989. (Outra).
Seminário Nacional em Defesa da Amazônia. 1989. (Seminário).
Ciclo de Debates "O Capitalismo no Limiar do Século XXI". 1988. (Outra).
Semana de História (O Negro na Formação da Sociedade Brasileira). 1988. (Outra).
Participação em bancas
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira. Os livros didáticos de Educação Moral e Cívica no período do Regime Militar (1964-1985). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
BASSALO, L.;Santana Júnior, Leopoldo Nogueira; SILVA FILHO, A. C.. A Importância da Educação não Formal no Processo de construção da Identidade política de Jovens Mulheres no Instagram. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira. A construção da primeira República na cidade de Vigia de Nazaré. (1889-1894).. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira. História da Escola Padre Alfredo De Lá-Ó na Comunidade do Cacau em Tempos de Pandemia no Município de Colares ? PA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira. Cinema Ópera: A Pornochanchada em Belém do Pará (1964-1968). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira. Política, voto e tempo presente: história e memória da mercantilização do voto. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira. Gueto Hub no Jurunas e a Educação Popular. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira. O Cinema Feminino e suas representações: um olhar sobre as vivências de Mulheres Negras no Cinema Amazônico no século XIX. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira. Museu Paraense Emílio Goeldi: A História da Fundação do Parque Zoobotânico por Meio da Fotografia e as percepções do Público. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.; GIMENES, R. A. O.; SILVA, S. C. C.; COSTA, T. L.. OS MUIRAQUITÃNS DE ABAETÉ: DA BOATE DO GIGI AO CARIMBÓ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado do Pará.
RODRIGUES, V. N. R.;SANTANA JUNIOR, L. N.; SILVA, A. P.. NASCE A CUT PARÁ: MEMÓRIAS, EMBATES E NOVOS ATORES NA CONSTRUÇÃO DE UMA CENTRALCLASSISTA, INDEPENDENTE E DE LUTA (1981-1984).. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado do Pará.
MACHADO, E. F.;SANTANA JUNIOR, L. N.; OLIVEIRA, M. H. S.. O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR DO JURUNAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TRANSFORMAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL DE JOVENS E ADULTOS NA PERIFERIA DE BELÉM. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.; SOUZA, A. A.; GIMENES, R. A. O.. PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado do Pará.
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira; MELO, K. M. S.; MELLO, M. N. C.. IDENTIDADE CULTURAL NO ENSINO DA AMAZÔNIA PARAENSE: CONTEXTUALIZANDO A REALIDADE DE VIGIA (PA) PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSNO FUNDAMENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
SILVA, A. R.;SANTANA JUNIOR, L. N.; COSTA, T. L.; RODRIGUES, V. N. R.. MEMÓRIAS DO SURGIMENTO DA VILA CANAÃ MUANÁ, MARAJÓ, PARÁ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.; COSTA, T. L.; RODRIGUES, V. N. R.. HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA LOCALIDADE CRUZEIRO-RIO FLEXAL- MUNÍCIPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA- PA E A PARTICIPAÇÃO DOS MORADORES NA EXTRAÇÃO DA BORRACHA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado do Pará.
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira; MORAIS, S. P. F.; MARTINS, V. N. M.. HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA VILA DE MARUDAZINHO-MARAPANIM-PARÁ.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.; OLIVEIRA, M. H. S.; CONCEICAO, D.. Educação Popular do Bairro do Jurunas: uma experiência de Cursinho Popular Pré-Vestibular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.; SILVA, M. G.. Memórias de um povo sofrido: histórico das lutas e resistências dos atingidos à montante da Usina Hidrelétrica - Tucuruí (1980 - 2019). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.; GIMENES, R. A. O.. Integralismo e Anti-Integralismo na Capital Paraense (1934 - 1939). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.; GIMENES, R. A. O.. Uma história social do Rock na capital paraense: O festival Rock 24 horas no ar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
RODRIGUES, V. N. R.;SANTANA JUNIOR, L. N.. Trabalho escravo na Amazônia contemporânea: O episódio Camisa de Onze Varas em São João da Ponta (Pará, 1973). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
RODRIGUES, V. N. R.;SANTANA JUNIOR, L. N.; CARVALHO, Marcos Antônio de. Círios de Vigia de Nazaré em memórias fotográficas (Vigia de Nazaré - Pa décadas de 1970 - 80). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
CARVALHO, Marcos Antônio de; RODRIGUES, V. N. R.;SANTANA JUNIOR, L. N.. Símbolos de poder: arquitetura jesuítica em Vigia de Nazaré Colonial (1653 - 1755). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
CARVALHO, Marcos Antônio de; RODRIGUES, V. N. R.;SANTANA JUNIOR, L. N.. Barreto e Edivan Ferreira Nascimento.Itinerários pela Amazônia: um estudo sobre as trajetórias de migrantes nordestinos na Cidade de Santa Luzia do Pará (1960-1980). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
CARVALHO, Marcos Antônio de; RODRIGUES, V. N. R.;SANTANA JUNIOR, L. N.. A quebra das correntes: uma análise do processo abolicionista escravocrata em Curuçá (1870-1890). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
RODRIGUES, V. N. R.;SANTANA JUNIOR, L. N.; CARVALHO, Marcos Antônio de. Pesca artesanal em Vigia de Nazaré - Pa: saberes, fazeres e sociabilidades. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.; CARVALHO, M. A.; RODRIGUES, V. N. R.. PESCA ARTESANAL EM VIGIA DE NAZARÉ ? PA: SABERES, FAZERES E SOCIABILIDADES.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado do Pará.
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira; RODRIGUES, V. N. R.; BRINGEL, F. O.. CAMISA DE ONZE VARAS: TRABALHO ESCRAVO NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA (S. JOÃO DA PONTA, PARÁ, 1973). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.. E Pele tem só uma cor? Protagonismo negro na literatura: uma experiência em Educação Infantil numa escola municipal de Belém- Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.. Ser ambulante na Rua João Alfredo em Belém do Pará: memórias, lutas e cotidiano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.; TAVES JUNIOR, R. W.. São José Liberto: a construção da liberdade através da impresa paraense (1998-2002). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidad Nacional Amazonica de Madre de Dios.
BASSALO, L.;SANTANA JUNIOR, L. N.. Das margens do rio para o mundo: um estudo sobre as perspectivas de vida de jovens ribeirinhos estudantes do Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.; BASSALO, L.. Mercantilização da Educação: como os jovens da cidade de Belém analisam as instituições de ensino superior privado, da cidade de Belém no século XXI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.; BASSALO, L.. Jovens do Rock: processos de sociabilidade e educação a partir da influência do estilo musical rock. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.. UM OLHAR NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
RODRIGUES, V. N. R.;SANTANA JUNIOR, L. N.. Ser ambulante na Rua João Alfredo em Belém do Pará: memórias, lutas e cotidiano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará.
RODRIGUES, V. N. R.;SANTANA JUNIOR, L. N.. Educação Judaica do século XXI em Belém do Pará. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.. Banca Examinadora da Prova para Professor Licenciado Pleno em História. 1994. Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.. Banca Corretora da Disciplina História do Concurso Vestibular/96. 1996.
SANTANA JUNIOR, L. N.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2019. Universidade do Estado do Pará.
SANTANA JUNIOR, L. N.; SOUSA, C. F. N.; SA, P. F.. Presidente da Banca Examinadora na disciplina História da Amazônia. 2015. Universidade do Estado do Pará.
Orientou
Cursinho Popular do Jurunas: ações e transformações promovidas por um Movimento de Educação Popular na periferia de Belém; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);
Gueto Hub no Jurunas e a Educação Popular; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
Os livros didáticos de Educação Moral e Cívica no período do Regime Militar (1964-1985); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
A construção da primeira República na cidade de Vigia de Nazaré; (1889-1894); ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
A construção da primeira República na cidade de Vigia de Nazaré; (1889-1894); ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
História da Escola Padre Alfredo De Lá-Ó na Comunidade do Cacau em Tempos de Pandemia no Município de Colares ? PA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
Título: Cinema Ópera: A Pornochanchada em Belém do Pará (1964-1968); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
História da Escola Padre Alfredo De Lá-Ó na Comunidade do Cacau em Tempos de Pandemia no Município de Colares ? PA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA VILA DE MARUDAZINHO - MARAPANIM - PARÁ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
A FORMAÇÃO HISTÓRICA, SOCIAL E CULTURAL DA COMUNIDADE DE SANT'ANA DO CARACARÁ, NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO ARARI - PARÁ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA LOCALIDADE CRUZEIRO-RIO FLEXAL - MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA E A PARTICIPAÇÃO DOS MORADORES NA EXTRAÇÃO DA BORRACHA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História(1757)) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
Jovens do Rock: processos de sociabilidade e educação a partir da influência do estilo musical rock; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
Mercantilização da Educação: como os jovens da cidade de Belém analisam as instituições de ensino superior privado, da cidade de Belém no século XXI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
CARVALHO E CLEIA CINETH MORAES DA SILVA; EDUCAÇÃO NO CAMPO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
UM OLHAR NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
EDUCAÇÃO JUDAICA NO SÉCULO XXI EM BELÉM DO PARÁ: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO INFORMAL A PARTIR DA MEMÓRIA DO POVO HEBREU PARA O PARÁ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
A MANUTENÇÃO DOS VALORES SÓCIO- CULTURAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DO POVO TEMBÉ DE SANTA MARIA DO PARÁ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
S; M; RODRIGUES, R; S; Uma abordagem das ideologias contidas nos livros de Estudos Sociais na $º Série do Ensino Fundamental; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de professores para pré-escolar e 1ª e 4ª série do ensino) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
M; S; OLIVEIRA, L; F; C; CAMPULONGO, M; Breve Histórico do Curso de Formação de Professores do Pré-Escolar à 4ª série do Ensino Fundamental; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Leopoldo Nogueira Santana Junior;
Produções bibliográficas
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Saberes e Culturas Amazônicas nas composições da Escola de Samba ?Rancho Não Posso Me Amofiná? L. REVISTA SENTIDOS DA CULTURA , v. 6, p. 98-119, 2019.
-
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira . Quem é do Rancho tem amor e não se amofina: saberes e cultura amazônicos presentes nos sambas-enredos da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná. 1. ed. Belo Horizonte: Caravana, 2023. v. 1. 199p .
-
SANTANA, J. V. ; Santana Júnior, Leopoldo Nogueira ; MIRANDA, L. C. ; PANTOJA, J. H. C. . Movimento de educação popular inclusiva no jurunas: resistências da juventude na periferia de Belém/Pará.. In: Amanda Lacerda Jorge; André Augusto Pereira Brandão; Sidimara Cristina de Souza.. (Org.). Juventude e periferia no Século XXI. 1ed.Niterói: Syal Letras e Livros, 2022, v. 1, p. 209-240.
-
BASSALO, L. ; Moraes, Ceila ; SILVA, Jardinélio ; SANTANA JUNIOR, L. N. . Juventude e ensino médio: trajetórias, desafios e perspectivas de futuro de estudantes de são Sebastião da Boa Vista. In: Angélica Paula Ferreira Gomes, Leopoldo Nogueira Santana Júnior. (Org.). Capítulo I: Juventude e ensino médio: trajetórias, desafios e perspectivas de futuro de estudantes de são Sebastião da Boa Vista. 1ed.Belém - Pará: Editora Publica Dalcídio Jurandir - IOEPA, 2021, v. 1, p. 19-44.
-
SANTANA JUNIOR, L. N. ; Oliveira, Matheus Henrique Silva de . Mercantilização da educação: a influência do capital sobre o ensino superior privado e na formação de jovens belenenses. Juventude e Educação no Pará: Projetos de vida, trajetórias e gênero.. 1ed.Belém - Pará: Editora Publica Dalcídio Jurandir - IOEPA, 2021, v. 1, p. 155-178.
-
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira ; Oliveira, Matheus Henrique Silva de . MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR NO JURUNAS MEPJU: AÇÃO NO JURUNAS PARA ACESSO DE JOVENS AO ENSINO SUPERIOR. MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR NO JURUNAS ? MEPJU: AÇÃO NO JURUNAS PARA ACESSO DE JOVENS AO ENSINO SUPERIOR. 49ed.: , 2020, v. , p. 666-674.
-
CONCEICAO, D. ; Santana Júnior, Leopoldo Nogueira ; Oliveira, Matheus Henrique Silva de . PROJETO JURUNAS PRÉ-VESTIBIULAR E EDUCAÇÃO POPULAR: AÇÃO DOS ANOS 80 DE RESISTÊNCIA E INDIGNAÇÃO. In: Felipe Silva de Freitas; Gabrielle Andrade da Silva; Tales Damascena de Lima. (Org.). ENSAIOS DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTARIA: EM BUSCA DE AUTONOMIA. 1ed.Goiânia: Kelps, 2020, v. 1, p. 129-144.
-
Santana Júnior, Leopoldo Nogueira ; BARRAS, J. A. C. . JUVENTUDE E LUTA POLÍTICA: MORTE DE EDSON LUÍS. ENSAIOS DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTARIA: EM BUSCA DE AUTONOMIA. 1ed.Goiânia: Kelps, 2020, v. 1, p. 189-208.
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Uma contribuição à História da Universidade Federal do Pará. Boletim Informativo do Projeto Enraizando a Pesquisa - NAEA, Belém - Pará, p. 1 - 1, 01 jan. 1990.
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Prefeitura Anti-povo: Das botas as sapatilhas. Jornal Resistência, Belém - Pará, p. 1 - 1, 01 jan. 1988.
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Nascimento Precoce. Jornal Resistência, Belém, p. 1 - 1, 09 maio 1986.
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . ?Jornal Resistência: imprensa alternativa no Pará durante a Ditadura Militar?. In: XIII Encontro Estadual de História da ANPUH-PA: História e historiografia na Amazônia: independência e ensino., 2022, Belém. Anais do XIII Encontro Estadual de História da ANPUH-PA: História e historiografia na Amazônia: independência e ensino, 2022. v. 1. p. 1-349.
-
SANTANA JUNIOR, L. N. ; Oliveira, Matheus Henrique Silva de . JUVENTUDE JURUNENSE FRENTE A PANDEMIA DA COVID-19 E A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR INCLUSIVA DO BAIRRO DO JURUNAS (MEPIJU). In: VIII SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA, 2020. ANAIS DO VIII SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA, 2020.
-
SANTANA JUNIOR, L. N. ; SA, S. M. A. E. . Enraizamento da pesquisa na UFPA. In: III Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 1992. III Seminário de Iniciação Científica da UFPA.
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . A Iniciação Científica enquanto Transição. In: II Seminário de Iniciação Científica, 1991, Belém. II Seminário de Iniciação Científica, 1991.
-
SANTANA JUNIOR, L. N. ; MAGNO, E. S. ; OLIVEIRA, M. H. S. . Economia da cultura, povos tradicionais e a democracia na Amazônia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Da História ao Presente: as perspectivas do movimento estudantil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Historiografia e Interculturalidade na Amazônia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . História e Política: entre conflitos e revoluções.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Estágio e Docência: conhecimentos disciplinares e conhecimentos pedagógicos na formação do pedagogo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Ética profissional na Formação do Taralhador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Mídia e Cinema na construção de paradigmas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . BREVE HISTÓRIA SOBRE O MERCADO DE SÃO BRÁS-BELÉM-PARÁ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . HISTÓRIA,CULTURA E MOVIMENTOS SOCIAIS: UM ESPAÇO PARA O DIÁLOGO ENSINO MÉDIO X ENSINO SUPERIOR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . PALESTRA DE HISTÓRIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Quem é do Rancho tem amor e não se amofina: Saberes e cultura Amazônicos presentes nos samba-enredos da Escola de Samba Rancho Não Posso me Amofiná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . "O gênero feminino e seus avanços ao longo da história". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . "Carnaval: Manifestação Cultural de Transgressão e Liberdade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Palestra de História Para o vestibular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Educação Paraense nos anos 30/40. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Movimento Zapatista e Revolução Mexicana: Continuidade ou Ruptura?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Quintino: herói ou bandido social?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . "Leitura Crítica dos Relatórios (1944 e 1957) do Governador magalhães Barata: Enfatizando seus Discursos sobre Educação Pública no Pará". 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . História e Memória da Educação no Pará. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Oficina "A Organização Estudantil: Um desafio para o Curso de Formação de Professores". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . A Política dos Governos Militares na Amzônia: Repressão e resistência - A guerrilha do Araguaia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Mesa Redonda "Diretrizes para reforma do enino de graduação de História". 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . O Movimento de 30 no Pará: o governo do Interventor Magalhães Barata. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . O Administrador como Construtor da Cidadania Social. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . I Semana Cepeceana da História do Pará. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . A Política dos Governos na Amazônia: A Repressão e as Resistências - A Guerrilha do Araguaia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Educação Pública no Discurso de Magalhães Barata. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Amazônia e Nova Ordem Mundial. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . A Revolução de 30 no Pará: A Interventoria de Magalhães Barata. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . O Fim da Bipolaridade e seus Reflexos na américa Latina. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . A América Latina no Contexto da Nova Ordem Mundial. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . A Pedagogia do Medo. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Ordem e Desordem Mundial. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Monitor do 2º Módulo do Curso Básico de Formação Sócio-política. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Interdisciplinariedade e Ética na Educação. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . "Uma Contribuição à História da Universidade Federal do Pará". 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . "A Iniciação Científica Enquanto transição". 1991. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . "A Iniciação Científica enquanto Transição". 1991. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA JUNIOR, L. N. . Monitor do Módulo Básico da Unidade I - Primeiro Começos. 1989. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SANTANA JUNIOR, L. N. . História e Memória da Escola Benvinda de França Messias. 2017.
SANTANA JUNIOR, L. N. . Projetos de Pesquisa sobre Patrimônio Histórico em Belém do Pará. 2017.
SANTANA JUNIOR, L. N. . Relatório do Estágio Supervisionado da Universidade do Estado do Pará. 2017.
SANTANA JUNIOR, L. N. . Relatório do Estágio Supervisionado da Universidade do Estado do Pará. 2016.
SANTANA JUNIOR, L. N. . Construção da História do Município de Santa Izabel. 2004.
SANTANA JUNIOR, L. N. . O dia em que a Democracia foi atacada.. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTANA JUNIOR, L. N. . Coxeção Cultura. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTANA JUNIOR, L. N. . Pesquisa da UEPA resgata narrativas históricas do município de Vigia e os atuais desafios. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTANA JUNIOR, L. N. . História Oral e Tempo Presente: desafios teórico-metodológicos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BASSALO, L. ; SANTANA JUNIOR, L. N. . Juventude e Gerações: desnaturalizando conceitos, estabelecendo perspectivas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SANTANA JUNIOR, L. N. ; MAGNO, E. S. . Relatório de Atividades do Movimento de Educação Popular do Jurunas (MEPJ). 2019. (Relatório de Atividades).
SANTANA JUNIOR, L. N. . Introdução aos Eestudos Sociais. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTANA JUNIOR, L. N. . Reciclagem. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2022
Histórias e Memórias do município de Vigia de Nazaré: construindo narrativas e interconexões de saberes entre ensino superior e médio, Descrição: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leopoldo Nogueira Santana Junior - Coordenador.
-
2019 - 2019
Coletânea de artigos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Leopoldo Nogueira Santana Junior - Coordenador / Matheus Henrique Silva de Oliveira - Integrante.
-
2017 - Atual
Não, eu sou do norte! Um estudo sobre a juventude universitária amazônida, suas origens, valores, redes de sociabilidades e projetos de futuro., Descrição: A região norte é a mais extensa das regiões do país e é composta pelos estados do Acre (AC), Amapá (AM), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO). Formada por sete dos nove estados da Amazônia Legal, os/as que nascem na região podem ser chamados de nortistas ou de amazônidas. A Amazônia é reconhecidamente uma região complexa e marcada pela diversidade. A história da ocupação humana de suas terras, a extensão territorial, a localização geográfica, os dispares interesses econômicos sobre a região, a ideia de que a Amazônia é o pulmão do mundo são, possivelmente, elementos que potencializam o desconhecimento sobre a vida dos habitantes da região. É nesse contexto que os jovens objetos desse estudo se inserem. Pouco ou nada podemos afirmar sobre os jovens da região. No caso desta investigação, tomamos o conceito juventude amazônida, como forma de reconhecer um fenômeno social com suas singularidades e determinações históricas, sociais e culturais, que parte do conceito de geração desenvolvido pela escola alemã manheimiana e toma a juventude como um grupo geracional que historicamente está em permanente processo de avaliação e atribuição de sentidos, promovendo a ressignificação ou a construção de novos significados. Este projeto tem a pretensão de dar visibilidade aos posicionamentos, sentidos e significados que circulam ou são assumidos pelos jovens da região. A investigação delineada neste texto se propõe a realizar um estudo sobre os jovens amazônidas, estudantes de 14 (catorze) universidades públicas, sendo uma pública federal e uma pública estadual ou municipal, em cada um dos sete estados que compõem a região norte, acerca de seus valores, redes de sociabilidade e projetos de futuro. Parte-se do pressuposto de que é preciso identificar vestígios e rupturas entre gerações de jovens e, ao mesmo tempo, desconstruir modelos midiáticos sobre os moradores da região, compreendendo esse grupo geracional em suas singularidades e especificidades, desnaturalizando definições que pré-concebam seus interesses e objetivos. Assim como no restante do país, a ampliação dos anos de estudo é também uma realidade na região. Mesmo assim entende-se que o acesso à universidade ainda se constitui num diferencial social e qualitativo para aqueles que a frequentam. Comparados com outras regiões o acesso da parcela da população da região norte, na faixa etária esperada para cursar o Ensino Superior, entre 18 a 24 anos, é o menor de todo o país. Ultrapassa-se assim a dimensão da vida material e uma visão determinista das condições da existência para dar visibilidade aos jovens da região norte, suas opiniões e posicionamentos, valores e projetos de futuro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leopoldo Nogueira Santana Junior - Integrante / Lucélia Bassalo - Coordenador / Hamanda Maiara Nascimento Pontes - Integrante / Walber Christiano Lima da Costa - Integrante / Anderson Madson Oliveira Maia - Integrante / Thais da Silva Mendonça - Integrante / Ana Daniele Mendes Carrera - Integrante / Mayanne Adriane Cardoso de Souza - Integrante / Alessandra de Almeida Souza - Integrante.
-
2016 - Atual
Rock e Transgressão Cultural, Descrição: O Projeto objetiva perceber as relações entre as composições do rock como cultura de trasngressão da juventude.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leopoldo Nogueira Santana Junior - Coordenador / Lucélia Bassalo - Integrante.
-
2013 - 2013
Histórias e memórias da Vila de Americano - Município de Santa Izabel do Pará, Descrição: História e Memória é o tema desse trabalho de pesquisa realizado pelos alunos do curso de Pedagogia B 2011, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - da Universidade do Estado do Pará - UEPA do Município de Castanhal - Pará.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (35) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Leopoldo Nogueira Santana Junior - Coordenador.
-
1990 - 1991
"Inter-disciplinariedade: Sim e Não a Vasos Comunicantes em Educação-Pós-Graduada", Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leopoldo Nogueira Santana Junior - Integrante / Samuel de Amorim e Sá - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Pará, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. , Travessa Djalma Dutra - até 566/567, Telégrafo Sem Fio, 66113010 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 40099547
Experiência profissional
2002 - Atual
Sistema de Ensino UniversoVínculo: Diretor de Ensino, Enquadramento Funcional: Diretor de Ensino
1999 - Atual
Sistema de Ensino UniversoVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1998 - 2000
Curso Nonato Reis - Pré-VestibularVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1997 - 2000
Curso Exclusivo CBVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1997 - 2000
Colégio TeoremaVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1995 - 2000
Colégio Vera CruzVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1994 - 1994
Colégio NazaréVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1993 - 1993
Centro Educacional da AmazôniaVínculo: Professor de Hisória, Enquadramento Funcional: Centro Educacional da Amazônia
1992 - 1992
Colégio AngloVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1992 - 1992
Colégio UniversitárioVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1992 - 1992
Colégio ImpactoVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1992 - 1992
Colégio Santo AntônioVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
2019 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágio Supervisionado, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso de História
2019 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado de Pedagogia
2018 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40
2016 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Membro do JEDS, Enquadramento Funcional: Pesquisador do JEDS, Carga horária: 10
Outras informações:
JEDS- Grupo de Pesquisa do Juventude, Educação e Sociabilidades
2010 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 20
1992 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
2019 - 2019
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III
2019 - 2019
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 80
2018 - 2018
Universidade do Estado do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações:
Ministrou a disciplina História do Brasil III para acadêmicos do 5º Semestre do Curso de Licenciatura Plena em História do PARFOR.
2018 - 2018
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações:
Ministrou a disciplina:
História da Educação para a turma 1PG1N, 1º semestre do ano de 2018
2018 - 2018
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 100
2018 - 2018
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 80
2018 - 2018
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 80
2017 - 2017
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 200
Outras informações:
Ministrou as disciplinas:
Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental para a turma 8PG1N, 1º semestre do ano de 2017
Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental para a turma 8PG1N, 2º semestre do ano de 2017
2017 - 2017
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 200
2017 - 2017
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 200
2016 - 2016
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 200
Outras informações:
Ministrou as disciplinas:
Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental para a turma 8PG1N, 1º semestre do ano de 2016
Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental para a turma 8PG1N, 2º semestre do ano de 2016
2016 - 2016
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 200
2016 - 2016
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 200
2016 - 2016
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor na disciplina História da Amazônia, Carga horária: 80
Outras informações:
Programa Nacional de Formação de Professores - PARFOR
2016 - 2016
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor na disciplina História da Educação, Carga horária: 60
Outras informações:
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR)
2015 - 2015
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações:
Ministrou as disciplinas:
História da Educação para a turma 1PG1N, 1º semestre do ano de 2015.
História da Educação para a turma 1PG1N, 2º semestre do ano de 2015.
2015 - 2015
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 100
2015 - 2015
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 100
2015 - 2015
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor na disciplina História da Educação, Carga horária: 80
Outras informações:
Plano Nacional de Formação Docente do Governo Federal - PARFOR
2014 - 2014
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 80
Outras informações:
Ministrou as disciplinas:
História da Educação e Metodologia do Ensino de História para a turma 3PG1V, 1º semestre do ano de 2014.
2014 - 2014
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 100
2013 - 2013
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 80
Outras informações:
Ministrou as disciplinas:
História do Brasil e Metodologia do Ensino de História para a turma 3PG1V, 1º semestre do ano de 2013
História do Brasil e Metodologia do Ensino de História para a turma 3PG1V, 2º semestre do ano de 2013
2012 - 2012
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 80
Outras informações:
Ministrou as disciplinas:
História do Brasil e Metodologia do Ensino de História para a turma 3PG1V, do 1º semestre do ano de 2012.
História do Brasil e Metodologia do Ensino de História para a turma 3PG1V, do 2º semestre do ano de 2012.
2011 - 2011
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrou as disciplinas
História da Educação, História do Brasil e Metodologia do Ensino de História para a turma 1PG1V e 3PG1V do curso de Pedagogia.
2011 - 2011
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
2011 - 2011
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 80
1997 - 1997
Universidade do Estado do ParáVínculo: Vice-coordenador, Enquadramento Funcional: Vice-coordenador do Curso de Formação de Prof
Atividades
-
08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Pará.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura Plena em História.
-
01/2018 - 01/2018
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA AMAZÔNIA II
-
07/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América I
-
02/2016 - 02/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA AMAZÔNIA
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUDAMENTAL
-
01/2015 - 01/2015
Ensino, HISTÓRIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
-
07/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II, ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I, HISTÓRIA DO BRASIL E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DO BRASIL E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DO BRASIL E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DO BRASIL E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DO BRASIL E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DO BRASIL E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
-
05/1997 - 05/1997
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Problemas Amazônicos I e II
-
05/1997 - 05/1997
Outras atividades técnico-científicas , Universidade do Estado do Pará, Universidade do Estado do Pará.,Atividade realizada, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.
1995 - 1995
Universidade Federal do ParáVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20
1991 - 1992
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário-Bolsista, Carga horária: 20
1991 - 1991
Colégio OlimpusVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1991 - 1991
Escola Nossa Senhora de Lourdes 1º e 2º GrausVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1991 - 1991
Curso Andes VestibularVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1990 - 1990
ESCOLA DE EMAÚSVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Escola de Emaús
1990 - 1990
Colégio AthenasVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1990 - 1990
Centro Educacional Professor Roosevelt BrasilVínculo: Profesor de História, Enquadramento Funcional: Profesor de História
1989 - 1989
Instituto Universidade PopularVínculo: Monitor de Educação Polpular, Enquadramento Funcional: Monitor de Educação Polpular para Lideranças
1987 - 1987
Colégio RutherfordVínculo: Monitor de OSPB - Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Monitor de OSPB
1989 - 1990
Colégio ModernoVínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História
1987 - 1987
Colégio ModernoVínculo: Monitor de OSPB - Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Monitor de OSPB - Ensino Médio
2017 - Atual
Universidade da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
2016 - 2016
Prefeitura Municipal de BelémVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
2015 - Atual
Secretaria Municipal de Educação de BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EDUCADOR DE CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leopoldo Nogueira Santana Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?